Critica de Miguel Arcanjo: “TRAIDOR de Gerald Thomas com Marco Nanini é aula magna de poética teatral no Festival de Curitiba”

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★★★★ Crítica: Traidor de Gerald Thomas com Marco Nanini é aula magna de poética teatral no Festival de Curitiba

É preciso respeitar quem nos ajudou a pavimentar a estrada que construímos. E o Festival de Curitiba, sabiamente dirigido por Leandro Knophfolz e Fabíula Passini, cumpre essa elegância. Prova disso é o espetáculo Traidor, um dos destaques de sua 32ª edição, com duas sessões esgotadas no Teatro Guairão com seus mais de 2.000 lugares. A obra, sabiamente enxuta para dialogar com os atuais tempos velozes, é escrita e dirigida por Gerald Thomas, nome fundamental na história do Festival de Curitiba, onde sempre foi uma figura de provocação estética e pessoal com suas montagens de nível internacional. Também autor da sublime concepção visual, Thomas transforma o espetáculo em variados quadros vivos, enquanto coloca na boca de um ator gigante sua verborragia. A obra cresce no encontro com a atuação magistral de Marco Nanini, capaz de criar nuances e graças inimagináveis para as duras palavras que diz, na pele de um homem em meio aos seus devaneios — ou seriam pesadelos, ou seriam sonhos? O público é transposto para um estado onírico.
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Em seu “quase monólogo” repleto de recados sutis desconcertantes, Nanini está acompanhado em cena dos atores Apollo Faria, Hugo Lobo, Marllon Fortunato e Wallace Lau, que são fundamentais na composição das cenas, com corpos abolutamente presentes e intensos — ponto para a direção de movimento de Dani Lima. Outra forte influência é a trilha e direção musical de Alê Martins, que cria suspensões e abismos em diálogo profundo com o texto pós-dramático
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Com temas contemporâneos, que vão desde a exaustão mental do homem diante das novas tecnologias até mesmo a uma ânsia por sexo, Traidor é um tributo de um grande diretor a um grande ator, em um encontro potente que torna-se uma aula magna de poética teatral e também e uma bela homenagem a estas duas trajetórias tão importantes para a história do teatro.

★★★★
TRAIDOR
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

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📷 @annelizetozetto
Equipe @dansorrel @festivaldecuritiba

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