Editora Perspectiva – 1.000 titulos: parabens!

Jacó Guinsburg

Jacó Guinsburg

O ENCENADOR DE SI MESMO

O ENCENADOR DE SI MESMO

MEMORIA E INVENÇAO: GERALD THOMAS EM CENA: por Silvia Fernandes

MEMORIA E INVENÇAO: GERALD THOMAS EM CENA: por Silvia Fernandes

(Da Folha – Ilustrada) – Um jovem editor arrecada dinheiro para lançar uma série de livros. Vende mil coleções antes de imprimi-las e funda uma editora decisiva na cultura brasileira. Crowdfunding, uma vaquinha na internet? Cooperativismo editorial?
Seria isso, se a história não tivesse começado em 1965, quando Jacó Guinsburg, paulistano nascido na Bessarábia em 1921, lançou a coleção Judaica, o marco zero da editora Perspectiva, que fez a cabeça de fornadas inteiras de universitários brasileiros. Em plena ditadura, um grupo de intelectuais reunidos em torno de Jacó e sua mulher, Guita, realizou a proeza de renovar a bibliografia das ciências humanas, lançando modas intelectuais como a semiótica e um novo jeito de fazer livros no Brasil. De quebra, trouxeram ao debate brasileiro quadrinhos, MPB, drogas e outros temas que eram tabus até para as cabeças mais esclarecidas.
Começava-se a virar a página do velho modelo de editor brasileiro, de perfil missionário e obrigatoriamente esquerdista, para um tipo de edição universitária “clean”, de inspiração europeia, que hoje repercute em editoras como a 34, a Cosac Naify e a mineira Autêntica.
Chega às livrarias, 48 anos depois do primeiro, o milésimo título da editora: “Coisas e Anjos de Rilke”, de Augusto de Campos. Seria injusto tratá-lo como mera reedição: o concretista acrescentou 70 novas traduções e voltou a outras 60, além dos ensaios críticos incluídos no volume.
Parabens Jacó e Guita. Devo a voces os meus primeiros livros: “O Encendador de Si Mesmo” (curdadoria de Haroldo de Campos e J. Guinsburg) e “Memoria e Invenção, Gerald Thomas em Cena”, de Silvia Fernandes.
Profundamente grato e orgulhoso,
LOVE
Gerald Thomas

Comments Off on Editora Perspectiva – 1.000 titulos: parabens!

Filed under Uncategorized

Comments are closed.