Fernanda Montenegro: EU CHORO (Folha de S Paulo)

GT - Nanda - Fernanda

GT – Nanda – Fernanda

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro

Folha de S. Paulo
26 de Maio de 2013
REVISTA SERAFINA
Fernanda Montenegro: ‘eu é um outro’

TERCEIRO ATO

Vaidosa, Fernanda diz manter a silhueta esguia por sorte. “Não tenho propensão para engordar. Como bem, mas não gosto de gordura nem de doce.”
Há 40 anos, fez sua primeira e única cirurgia plástica. “Tirei bolsas debaixo dos olhos. Elas voltaram, maravilhosas. Percebi que era inútil lutar. Inútil paisagem, como cantou Tom Jobim.”
O passar dos anos e a fragilidade do corpo parecem não a incomodar. Difícil é testemunhar a morte dos amigos.
Nos últimos dez anos, Fernanda convive com esses vazios: Sérgio Britto, Gianni Ratto, Gianfrancesco Guarnieri, Chico Anysio, Millôr Fernandes, Ítalo Rossi e Fernando Torres, que morreu em 2008, após 60 anos de casamento. “Os primeiros anos sem Fernando quase me derrubaram”, desabafa.
Sobre a perda de colegas, confessou ao ex-genro, Gerald Thomas, chorar diariamente. “Na hora de dormir, olho para o teto e choro. Na hora de acordar, olho para o teto e choro de novo. E, se você quer saber, às vezes, no meio da madrugada, eu choro também.”
A declaração fez o dramaturgo produzir um texto intitulado “Eu Choro”. “Fernanda tem aqueles olhões para fora e se emociona facilmente. Dá para ver ali toda a angústia da humanidade.”
À “Ilustrada”, confessou. “É horrível. São pessoas que vão embora e não têm peça de reposição. Com cada um se viveu uma memória. E agora só eu estou com aquela memória em comum… Por enquanto.”
Fernanda acredita que já viveu os melhores anos da vida, portanto, a preparação para a morte é inevitável. “Mas vamos carregando o processo vital até onde der.”
————————————————————————-

Otimo bate papo com a ex sogra (great talk -intimate with my ex mother in law) : http://geraldthomas.net/T-Fernanda-Montenegro.html

_________________________________________________________________________

Comments Off on Fernanda Montenegro: EU CHORO (Folha de S Paulo)

Filed under Uncategorized

Comments are closed.