Boal Morto: Quantos Ainda Pensam a Sua "Própria" ARTE?

A tristeza da perda e a imbecilidade do dia a dia

 New York- Não posso dizer que não fiquei triste com a morte do Boal. Óbvio que fiquei. Fiquei triste com a morte de um artista. Quantos deles temos hoje em dia? Poucos.

Muito poucos.

Se você liga a televisão ou vai ao cinema pode medir: vai ouvir a palavra KILL ou MATAR ou MORRER a cada 3 minutos (se não mais) e o Ibope exige que os programas sejam baseados na vida e na relação polícia versus bandido e os procedimentos legais: são milhares de programas, em milhares de formatos. Na política é a mesma coisa. A retórica é a mesma.

Pontes explodem, carros explodem, pessoas explodem. Raramente nota-se que já existiu uma sinfonia como a de Mahler, a SEGUNDA, a Ressureição, para ser mais preciso. Poucas vezes a mídia, seja ela qual for, nos remete a uma sinfonia de Beethoven ou a uma ópera da Wagner. Não há mistérios! É a violência que dá audiência mesmo. E, se não é a violência bruta, a crassa, então é o melodrama barato, estúpido. E se não é isso, somos consumidos pela notícia do PÂNICO (como o terror da gripe suína e outras coisas do tipo. Nossa vida sempre em “perigo de vida” e a tal chamada guerra dos mundos, que Orson Welles tão magnificamente satirizou pelo rádio). Ah…

Boal morreu. Seu Teatro do Oprimido não era a “minha coisa”. Mas faz pensar. Faz pensar o que ele pensava sobre seu teatro. E isso não é pouco. E nos faz pensar sobre a vida, ou melhor, a morte.  Os grandes artistas, ou melhor, a ARTE GENIAL, como a de Mahler, como a de Beckett, como a de Joyce ou a de Gogol, Tolstoy ou Conrad ou seja lá qual for seu autor predileto, faz pensar sobre a morte: como deve ser, como somos imbecis com nossos valores materiais aqui nesta terra. Claro, Goethe e seu Fausto, assim como Marlowe e seu Fausto. Shakespeare e as comédias trágicas e as tragédias trágicas ou as moderadas.

O sistema nos traiu. Sim, fomos traídos. Somos todos cornos! Estamos vivendo há uma década, ou mais, sob falsas pretensões e sob falsos valores esperando um messias.

Somos uns imbecis achando que o dia de amanhã será melhor porque o politico A, B, ou C nos salvará da crise absoluta do sistema vigente. Não nos salvará.

E Boal nisso tudo? Bem, Boal tinha suas convicções. Podia não me convencer com seu teatro “em prática”, mas ele já previa e já cantava essa bola há muito tempo. Qual bola? A de que somos cornos de um sistema que nos trai. Mas ele, diferente do Living Theater, diferente dos outros que cantavam a mesma bola, levou seu teatro pro lugar do consumo: o supermercado, ou o lugar onde se consumia aquilo que o sistema martelava na gente! Teatro de Martelo! Um ensaio permanente e inocente (até) de como fazer de corno um sistema que nos faz de corno. Boal estudou aqui na Columbia University e fez grandes amigos.  Mas era outra era, outro tempo.

Esse tempo hoje:

Um bando de imbecis tweetando, ou twitando, como preferirem, achando que estão na “última”, exacerbando o ego e elevando o seu anonimato berrando pros oito cantos do mundo o “nada” do que fazem todos os dias. Que lindo! Já o teatro do invisível de Boal já cantava a bola justamente desse invisível ou desse oprimido (que somos nós, todos nós. Não necessariamente se fala de uma CLASSE, e sim de um estado de ser).

A Arte volta a fazer parte de nossas vidas e de nossas lágrimas. Tentei resistir e não escrever, pois não gosto de escrever emocionado. Augusto Boal morreu e com a morte dele se percebe que morreu um artista.

Isso deixa a ARTE num estado de fragilidade. Ou com a imunidade baixa, fraca.

O mundo não é feito, mas “está” feito de programas que trivializam a alma, que derrubam o ser humano para um lugar onde ele não merece estar: a sua pior ignorância.

É isso. Escrevo pois pesa o peso da M.O.R.T.E. e, nesses dias de angústia, a falta de um ser que construiu um vocabulário teatral é realmente triste. Muito triste.

Quantos construíram um vocabulário teatral?

Quantos sequer “pensaram” sua arte?

Estamos sendo traídos pelo sistema: talvez seja hora de pararmos de nos acusar uns aos outros e pensarmos na CENA de ORIGEM. Sim, aquela que os filósofos invocam quando têm de enfrentar a GRANDE CRISE, ou melhor,  GRANDE ARTE, ou seja: a morte!

 

Gerald Thomas, 3 de Maio de 2009.

.

 

(O Vampiro de Curitiba na edição)

 

Advertisements

313 Comments

Filed under artigos

313 responses to “Boal Morto: Quantos Ainda Pensam a Sua "Própria" ARTE?

  1. gthomas

    The Bush administration struggled in 2007 to find a way to keep Mr. Musharraf in power amid a political crisis. The administration prodded him to share authority with his longtime rival, former Prime Minister Benazir Bhutto, but those efforts ended after Mrs. Bhutto — the wife of Mr. Zardari — was shot and killed. The situation in Pakistan has become so dire, with the fragile government battling Taliban insurgents who have gotten close to Islamabad, that both American and Pakistani officials are looking hard to bring stability to the nuclear-armed nation.

    “For the United States, there’s no ambiguity about where the danger lies; it’s in the people who are attacking the state,” said Teresita C. Schaffer, a Pakistan expert at the Center for Strategic and International Studies in Washington. She said Mr. Sharif could broaden the appeal of the Zardari government, and his ties to Islamist militants give him added heft right now. “So the U.S. would dearly love to see both of those parties on the same page.”

  2. gthomas

    PACHECO

    EH, OFICIALMENTE, DOMINGO

    PORTANTO

    HAPPY BIRTHDAY

    ESPERO QUE TENHAS RECEBIDO MEU EMAIL

  3. gthomas

    DA FOLHA DE DOMINGO

    Morre Augusto Boal, 78, criador do teatro do oprimido
    Dramaturgo, que lutava contra leucemia, estava internado desde terça no Rio; corpo será cremado hoje à tarde

    Metodologia criada por Boal conjugava teatro e ação social; em março, diretor foi nomeado embaixador do teatro pela Unesco

    DA SUCURSAL DO RIO
    DA REPORTAGEM LOCAL

    Morreu na madrugada de ontem, aos 78 anos, no Rio, o teórico, diretor e dramaturgo Augusto Boal, expoente do teatro de resistência à ditadura no Brasil. Ele teve insuficiência respiratória, complicação decorrente de uma leucemia.
    Boal estava internado desde terça-feira com infecção nas vias respiratórias, segundo o Hospital Samaritano. Lutava contra a leucemia “havia vários anos”, de acordo com seu filho Julian. O corpo será cremado no fim da tarde de hoje, no Cemitério São Francisco Xavier.
    O diretor tornou-se mundialmente conhecido pelo teatro do oprimido, metodologia criada por ele em 1972 que conjuga teatro e ação social.
    Em 25 de março deste ano, em Paris, ele foi nomeado embaixador mundial do teatro pela Unesco. Na ocasião, encerrou seu discurso assim: “Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!”.
    Nascido em 1931, no Rio, Boal formou-se químico aos 21 anos, mas, aos 24, decidiu cursar teatro na Universidade Columbia (EUA). Um ano depois, em 1956, estreou como diretor no Teatro de Arena, em São Paulo, com a peça “Ratos e Homens”, de John Steinbeck.
    Em 57, criou seu primeiro texto, a comédia “Marido Magro, Mulher Chata”. Dois anos mais tarde, o sucesso de “Chapetuba Futebol Clube”, com direção dele, confirmou o acerto da decisão do Arena de investir em dramaturgia nacional.

    Parceria com o Oficina
    No começo dos anos 60, Boal foi um dos articuladores de um intercâmbio entre os grupos Arena e Oficina, que gerou espetáculos como “A Engrenagem” e “José, do Parto à Sepultura”. Diretor deste último, Antônio Abujamra disse ontem que Boal “era a demonstração de que um diretor de teatro é um bicho social que tem de atuar com uma visão crítica”.
    A partir de 62, ainda no Arena, esteve à frente de um movimento de nacionalização de textos clássicos, que incluiu montagens de “A Mandrágora”, de Maquiavel, e “Tartufo”, de Molière. Pouco após o golpe de 64, dirigiu no Rio o show “Opinião”, que reuniu artistas num gesto de resistência ao regime.
    A partir daí, assinou musicais que recriavam biografias de personagens históricos, como “Arena Conta Zumbi” e “Arena Conta Tiradentes”. Nessa série, criou o chamado “sistema coringa”, em que atores se revezavam nos papéis.
    Entre 68 e 70, excursionou com o Arena por EUA, México e outros países. Em 1971, foi preso pelo regime militar, pelas ligações com o Partido Comunista do Brasil. Três meses depois, ao ser solto, foi para os EUA e, em seguida, para Argentina e Portugal.
    Ali, começou a difundir o teatro do oprimido, em suas palavras, “uma metodologia transformadora que propõe o diálogo como meio de refletir e buscar alternativas para conflitos interpessoais e sociais”.
    No exílio, escreveu “Mulheres de Atenas” (adaptação de “Lisístrata”, de Aristófanes), com letras de Chico Buarque, que ontem lembrou: “A gente se correspondia muito e disso resultou a canção “Meu Caro Amigo” (1976), parceria com Francis Hime, destinada a ele. Nos últimos tempos […], deixamos de nos ver, mas a amizade se manteve”.
    Com a anistia, Boal retornou ao Brasil, em 1984. Em 1993, enveredou pela política: foi eleito vereador e usou as técnicas do teatro do oprimido para ouvir as queixas da população e elaborar projetos de lei.

  4. mnc

    Pachecão querido!!!
    Em nossa constante busca de novos objetivos, está uma amizade sincera d duradoura !
    Vc é presença marcante na vida de todos aqueles que o cercam, dentro tantos os seus amigos virtuais, recebendo intensamente de vc tanto carinho e zelo, um ser tremadamente afetuoso, como asão os taurinos.
    Desejo a vc toda a felicidade do mundo ao lado de sua amada Baby e a linda família que vc construiu (Ana, genrão, e o trio ternura, a sogrona), enfim toda esta trupe ouro puro.
    Continue sempre desfrutando a vida com otimismo, alegria e muita música (vital p um taurino)
    No jardim de sua existência muitas flores e frutos.
    Conte sua idade não pelos anos vividos, e sim pelos inúmeros amigos, que tanto admiram e tem em vc Um Porto Seguro e tb um navio pronto p zarpar rumo a aventuras fascinantes.

    Parabéns, parabéns, parabéns!!!
    Deus lhe cubra de bençãos.
    Abraço fraternal

    PS: ontem tentei achar na infinidade de comentes o lindo poema com a mensagem cifrada, não achei…vou tentar de novo, queria tocar os parabéns p vc, eu e a sanfoneira no telefone, homenagem que fazemos aos nossos amigos e familiares quando dsitantes.

  5. mnc

    Boal, combateu o bom combate.
    Vai o mestre, a obra fica aqui perpetuada, sementeira fértil, que deixou frutos de continuidade….
    Espalhada mundo afora, os oprimidos, que não tinham voz, ganharam ferramentas de expressão generosamente doadas pelo eterno Boal.
    Uma vida não vivida em vão.
    God rest his soul.

  6. mnc

    Gerald,
    SE cuida viu?
    Melhoras p vc.

  7. mnc

    Pacheco,
    Estou aki tentando decifrar, mas o que n bate por exemplo é o cod do sul da Bahia…073…e o resto o prefixo…de Caravelas…bem dá uma olhadinha,abaixo e dê uma checada:

    30/04/2009 – 10:08

    Enviado por: Poeta

    mnc Mariene

    Bom dia amiga.

    Para você em especial minha nova poesia.

    Zero era
    Quatro veio
    Um ficou

    Dois se bicaram
    Sete olharam

    Oito opinaram
    Um implorou
    Um se desculpou
    Dois conversaram
    Dois se entenderam
    Quatro olharam
    Cinco riram
    Oito aprovaram

    Beijos e caso tenha gostado simplesmente:

    T
    E
    L
    E
    F
    O
    N
    E

    (no caso zero era sete e veio o três, estou certa?) …depois o prefixo de Caravelas…acho que n tá batendo…
    Bem criativa esta maneira…
    N precisa pressa n, vai cuidar da bacalhoada e da cervejada…hum me deu água na boca.
    Abçs.

  8. é realmente uma grande perda como diz gerald hoje o que mais nos oferecem são programas onde os temas tem como foco a palavra kill as boa cabeças estão rareando cada dia mais.

  9. A traição da última década vem produzindo crianças profundamente deprimidas.

  10. mnc

    Vamp Bom dia!
    Sinceramente agradeço sua atitude em relação…bem vc sabe, abafa o caso e pá de cal radical mesta página já virada.

    Bom domingo p vc e a Polaca.

  11. O Vampiro de Curitiba

    Bom dia, mnc!
    Um excelente final de feriado pra você e seus familiares.

  12. O Vampiro de Curitiba

    Pacheco, guerreiro, feliz aniversário,meu querido!!!
    Não exagera na cerveja, hein!

  13. Gerald Thomas.

    Querido amigo virtual.

    Posso estar preparando agora uma surpresa aos nossos amigos participantes do blog.
    Antes de tudo meus agradecimentos pelo carinhoso e-mail enviado com parabéns pelo meu aniversário de hoje. Adorei.O mesmo digo para o comentário que pode ser lido nesta seção e que foi enviado as 04 05.

    Entrei neste pedaço de mundo global há aproximadamente quase um ano já indo. Vindo por orientação do jornalista que usa chapéu panamá.
    Recordo muito bem do dia da minha estréia com participante.
    Estava em uma imaginária estação quando se aproximou um trem. trem com trajeto comprometido pois o manobrista prometia abandonar o transporte e deixar os passageiros sem maquinista.
    Pelas janelas fui vendo quem no trem viajava. todos alegres ,falantes , trocando opiniões e conflitos.
    Que maravilha pensei. bem diferente da escola que eu freqüentava pois que lá apesar de excelente somente o mestre falava.verdade que eu também ia ao botequim onde me servia da pura e boa cachaça de verdade.servida ora pelo Mestre e hora pela sua esposa dona Reinalda a qual sempre ajudava e creio que ainda ajuda ao marido.tudo isto fruto da minha imaginação que criava e descrevia situações no dia a dia.Com permissão não declarada mas notadamente tolerada pelo criador original do botequim que foi o próprio jornalista já citado.
    Preciso embarcar neste trem.
    Havia porem um problema a ser considerado.
    Pelas diversas janelas eu notei que o nível das conversas e os assuntos eram para mim novidades aos meus ouvidos. os passageiros falavam de teatro e citavam nomes de pessoas que eu jamais havia antes escutado a respeito.Das que falavam as poucas que os nomes eu conhecia pouco sabia de suas artes ou feitos.
    Como irei conversar com esta gente?
    Vacilei e fiquei só com um pequeno dito.
    Passou então na estação um Vampiro que percebendo o meu vacilo deu-me um pontapé na bunda e me colocou de surpresa dentro do trem.
    Estando embarcado e com o trem nos trilhos fui aos poucos conhecendo os companheiros de viagem. fomos nos descobrindo mutuamente.
    -Alo eu sou o Pacheco. Muito prazer. eu acho isto e mais aquilo.E você o que pensa?
    E começaram a conversar comigo também.
    -Prazer sou a Sandra!Como vai? Sou o Ronald. Alo sou o Anino.Hei eu sou o Ivo.Companheiro sou o Targino.Alo sou a Glorinha e tantos outros de iguais valores e amados por mim
    Conheci até o maquinista logo na primeira travessia.
    Como em um sonho de repente em um amanhecer a situação e a cena rio já era outro.
    Hei – estamos no mar. Sim e na nau 22 indo para Cuba inicialmente. estávamos em blog- novela.Todos embarcados.De imediato o Vampiro de Curitiba. Vampiro escalado pelo comandante Thomas para nos cuidar. Fiquei acomodado na popa escutando meus discos do BB King.alias ainda estou pois lá permaneço até os dias de hoje e estarei no caso de a novela não ter continuação.Temo que quando me reencontrar eu já agora estando um ano mais velho vá encontrar meu portátil sem uso.As pilhas já devem ter se acabado.E o Cd no mínimo está bem molhado.
    Mais recentemente por inicialmente eu ter sido chamado pelo amigo sumido Flavio Pi de Narmista de repente passou a ser proprietário de uma empresa de produções de infantilidades. A Walt – checo.Um sucesso repentino.Um brilho fugas .em franco desenvolvimento e incorporando inclusive recursos de comunicações com o grupamento da Walt – checo newns letras órgão informativo.Esta empresa com filantrópico sentimento passou a cuidar também de um hospício cheio de Loucos e malucos varridos.Até o diretor era meio biruta mas não bobo porque o safado alem de tudo e outros pequenos pecados gostava de literalmente atacar as enfermeiras e bolinar as pererecas que encontrava.
    Seriedade com brincadeira não se misturam e o império em franco crescimento ao contrário dos negócios e aplicações do bispo macedinho dez por cento em vez de subir desceu. despencou.Acabou.
    Todos os funcionários estarão bem guardados nos neurônios de uma cabeça a sete chaves. Dizem que o Doido varrido se afogou o que é desmentido pelo seu amigo maluco varrido que sabe muito bem do que afirma.
    Sendo hoje o dia no qual pretendo comemorar em estado de graça e mais tarde talvez etílico pretenda ter mais um dia feliz igual, ou melhor, do que o dia de ontem vários de vocês enviaram belas e gratas mensagens pelo meu natalício dia e as quais estarão sempre guardadas comigo. É a minha riqueza que ninguém pode me tirar.Ninguém e nada. Nem gripe ex-suina nem crise mardofiana sacana.
    Saio lamentando a passagem do Boal. Saio pedindo a Deus por nos todos e em especial paz e saúde para Ellen e Malina que todos sabemos quem são.Saio prometendo que volto.Só não estimo o quando porque bem intencionado e já autorizado pela luz negra que ilumina o caminho da minha velhice pretendo nesta saída tomar e pagar todas que estejam ao alcance dos meus bolsos.mas saio explicando para os que não sabem que a luz negra é a Baby.Que me atura suporta e protege.
    Saio ainda temendo pelo que se espera que o Ronaldão faça com meu peixe na tarde de hoje. saio com a certeza de apesar de prolixo e cansativo talvez leiam esta carta e saio acima de tudo sem medo do Alzheimer.Porque deles vocês me protegem e de poucos de vocês que Deus me proteja.
    Combinados?OK
    Há! Sim. A surpresa que mencionada que faria no inicio é esta:
    _ Embora pareça que somos íntimos e que alguns até já pensaram e uns ainda pensam até hoje eu e o Gerald não somos a mesma pessoa. não conheço o dramaturgo nosso anfitrião mais do que o que já vi em vídeos.trocamos e-mails e comentários no blog
    E durante este tempo apenas uma vez tive a honra de atender um telefonema direto de New York de onde o guia me celufonou. O águia é com eu gosto tratar o Gerald.A Baby atendeu e me passou o telefone,
    Mais ouvi do que falei.
    Primeiro porque por descuido usei para ouvir a entrada esquerda na qual sou meio deficiente (efeito tiros de canhão e som alto nos tímpanos).
    Segundo porque detesto telefone quando se fala sem olhar nos olhos do interlocutor. E terceiro pelo fator surpresa do inesperado embora bem chegado telefonema.
    Portanto fica bem claro que o Gerald é o Thomas e Pacheco é o José.

    Muito obrigado e fiquem com quem for melhor par cada um.

    Eu saio com meus amigos Pai José e Anjo Gabriel. Ambos de luz e bondades embora possamos entrar em maldades sem sermos por elas atingidos.

    E certamente todos nós estaremos protegidos pelo chefão de todos e de tudo. O nosso amado e bem dito DEUS.
    Deixo em casa o celufone e Fred Niet para não complicar meus planejados rumos.
    E só falarei mesmo mentalmente com os que me procurarem

    Um grande abraço a todos.

    Obrigado.

    Pacheco.

    No melhor estilo Contrera esta carta poderá: TO BE CONTINUED

  14. O Vampiro de Curitiba

    É sempre doloroso quando perdemos alguém que pensava a Arte. A humanidade fica um pouquinho mais medíocre.

  15. liz

    Pois é, Amélia, do comentário das 10:00h
    E cada vez mais vemos “kills” em imagens maiores em nossas casas. São telas gigantes, vendidas em 24 vezes. Conteúdo que faz pensar raramente chega até a maioria das casas, e com os 120 canais da TV a cabo, fica sempre uma opção do nada para se ver, sem precisar pensar…
    Estamos muito longe das coisas (não o contrário). As programações estão cada vez mais perto da gente, lendo o nosso íntimo…
    Reforço: o que está perto mesmo são as imagens enormes do caos em que vivemos. LAMENTÁVELLLLLLL
    O povo sempre se põe no lugar de vítima… de uma programação ruim… de uma música ruim…. AFE! Mas não se mexem mesmo!

  16. mnc

    e

    sanfoneira

    queridas

    OBRIGADO.

    MIGAAAA!!

    EU DISSE:
    -Pede ajuda pro neto mais antigo.

    TÁ TUDO CERTO NO ENVIADO POR JAMES BOND rsrsrsrsrsr.

    O celufone é de Vitória.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    MIGAAAAA!!!!!!

    ce marcou bobeira,

    Chama o netão

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    criança nos ensina,

    Mas agora não dá.

    to saindo.

    fui.

    Beijos.

  17. Neusa Conte

    Gerald, Simplesmente MAGNÍFICO. Eu acredito em Jesus e em suas promessas, caso contrário nada faria sentido para mim! Ao menos para mim, pq cada um tem a suas verdades! E acho que só quem acredita nisso pode descrever com tanta beleza as mazelas dos humanos, como você descreveu! Parabéns vc é BRILHANTE!!!

  18. mnc

    Pachecão celebre sim.
    Endosso o conselho do Vamp, Juízo heim criança…
    Muitas emoções…vou acabar queimando as panelas…
    Até mais tarde.
    Abçs a todos

  19. targinosilva

    Não é a violência que da audiência.
    Um jornal policial é mais barato que um programa com artistas consagrados.
    Bandido e policia não cobram cachê, so paga o salário do repórter.
    O Cinema tinha um código de ética., depois que os estúdios foram comprados por
    grandes empresas o código foi abandonado e a violência imperou.
    Não é que a violência da audiência, é que so tem violência.
    Lembro-me da minha juventude quando freqüentava casa de um amigo que tinha
    uma coleção de musica clássica. Na minha casa eu ouvia, Francisco Alves,
    Vicente Celestino, Carlos Galhardo, na casa do amigo eu ouvia Mozart, Wagner,
    a família Strauss, Beethoven, Schubert, foi ai que comecei a gostar de musica clássica.
    A gente come o que tem na mesa.
    A exploração da violência é uma forma de intimidação.
    Veja a TV Record do Bispo Edir Macedo da Igreja Universal é a televisão que mais explora
    a violência, ate a meia eles matam a granel depois da meia noite eles choram os mortos.
    O mundo é essa panacéia, eu não tenho dinheiro mas, estou feliz por não fazer parte
    da manada, nem estar no meio de quem toca o berrante.
    Eu sou analista de sistemas, vendo sistemas para jogos de loteria.
    As vezes eu não vendo porque falo a verdade, que o sistema ajuda a ganhar,
    mas não é certeza, se eu mentisse, talvez ate ficasse rico e dono de canal de televisão
    com direito a bancar jogo.

  20. juliano

    Gerald seus melhores textos ocorrem quando vc escreve com emoção, com o figado ou com o coração. Que belo texto! É muito bom frequentar esse blog, melhoras pra ti.

  21. mnc

    Homenagem feita ao Boal nos seus 77 anos:

    Os 77 anos de Augusto Boal: nosso Nobel da Paz

    Dia 16 de março, Augusto Boal comemorou seus 77 anos de vida. O diretor e dramaturgo carioca é um dos nomes indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2008.

    por Stela Fischer*

    “No princípio, o teatro era o canto ditirâmbico: o povo livre cantando ao ar livre. O carnaval. A festa. Depois, as classes dominantes se apropriaram do teatro e construíram muros divisórios. Primeiro, dividiram o povo, separando os atores de espectadores: gente que faz e gente que observa. Terminou-se a festa! Segundo, entre os atores, separou os protagonistas das massas: começou o doutrinamento coercitivo!” (Teatro do oprimido e outras poéticas políticas)

    No domingo passado, dia 16 de março, Augusto Boal comemorou seus 77 anos de vida. O diretor e dramaturgo carioca é um dos nomes mais significativos do teatro brasileiro. Mas a sua contribuição se estende também a diversos países. Com o seu Teatro do Oprimido, técnica de criação teatral em que o espectador torna-se ator e, consequentemente, consciente de sua realidade e atuação social, Boal tornou-se reconhecido internacionalmente. São centenas de grupos fazendo do Teatro do Oprimido um movimento sócio-cultural mundial. Países como a França, Canadá, Estados Unidos, Moçambique, Palestina, Índia utilizam o método de criação teatral para compreender e transformar a sociedade disseminando a paz.

    E por essa razão, Boal é um dos nomes indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2008. Mesmo antes da divulgação dos finalistas ao prêmio e sabendo das dificuldades em se ganhar o título, podemos aproveitar o ensejo do seu aniversário para lembrar que Boal é um grande representante da defesa dos direitos humanos utilizando o teatro como instrumento de luta do povo por melhores condições de existir. A premiação acontecerá em outubro.

    A gênese do Teatro do Oprimido aconteceu ainda quando Boal era integrante do Teatro de Arena, um dos grupos mais importantes do panorama teatral nacional que, ao lado do Teatro Oficina, Grupo Opinião e o CPC da UNE renovaram a dramaturgia, a estética e a cena brasileira a partir da segunda metade do século 20. Todos esses grupos vertiam uma orientação de esquerda, combativa, reivindicando um teatro com princípios ideológicos nacionalistas. Esses grupos teatrais se não foram dizimados, tiveram sua expressividade esmaecida com a hostilidade destruidora da nossa ditadura militar.

    E foi no exílio, de 1971 a 1986, que Boal desenvolveu com mais ferocidade a práxis e a teorização do Teatro do Oprimido. Inicialmente na Argentina, onde residiu cinco anos, e depois no Peru, México, Portugal, França, Boal colocou em prática o seu Teatro do Invisível, Teatro Jornal, Teatro Fórum, Teatro Imagem: técnicas em que se teatraliza um problema, dando voz expressiva e ensinando “as pessoas a fazer teatro para que elas mesmas divulgassem as idéias que queriam transmitir”, segundo Boal. “Fora do Brasil começaram a aparecer as formas novas a partir das novas realidades.

    O Teatro Invisível surgiu porque eu não queria ser preso e tinha que me esconder em cena. E com o Teatro Invisível isso é possível. O Teatro Imagem surgiu por conta de a gente ter que travar um diálogo com os indígenas que falavam espanhol e eu não conseguia me comunicar bem com eles, então aprimoramos a técnica de trabalhar o teatro a partir de imagens, mais do que palavras.

    Trabalhava com o Teatro Imagem no México, na Colômbia, na Venezuela, no Peru. E depois, quando toda a América Latina, ou quase toda, passou a ter governos ditatoriais, fui para Portugal e de lá comecei a trabalhar mais na Europa, Estados Unidos e Canadá. Então ia para os lugares por conta das ditaduras e disseminava o Teatro do Oprimido aqui e ali. Hoje a gente calcula que haja mais de 300 grupos no mundo inteiro, bem mais, muito mais. É assim, a ditadura fez um mal enorme ao Brasil, mas a gente também respondeu. A gente, digo, muita gente, tanto no Brasil como lá fora”, revela Boal em entrevista para a Revista Fórum.

    No Teatro do Oprimido o espectador torna-se cidadão, atuando no lúdico teatral para depois se tornarem protagonistas de suas vidas Sob preceitos democráticos e humanísticos, o método é aplicado na educação, em programas de alfabetização, na saúde, em instituições psiquiátricas, presídios, em comunidades e movimentos sociais, como o MST. Segundo a Associação Internacional do Teatro do Oprimido (AITO), organização que coordena e promove o desenvolvimento da técnica em diversos países, o “objetivo básico do Teatro do Oprimido é o de Humanizar a Humanidade”.

    Hoje Boal dirige o Centro do Teatro do Oprimido, com sede no Rio de Janeiro. O espaço oferece diversas atividades como oficinas, palestras, seminários de dramaturgia, produção e apresentação de espetáculos de grupos do Teatro do Oprimido. Segundo o site do CTO-Rio, a partir de 2005 a Casa do Teatro do Oprimido tornou-se um Ponto de Cultura do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, ampliando a oferta de atividades gratuitas para a comunidade.

    No último domingo comemorou-se os 77 anos de Augusto Boal e também o Dia Mundial do Teatro do Oprimido. Foram mais de 20 países mobilizados em rede para homenagear Boal. Coordenados por um grupo de Teatro do Oprimido do Canadá, foram propostas atividades artísticas dedicadas ao ativismo ambiental, como a conscientização do aquecimento global. No Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, foi o dia inteiro de programação cultural e manifestações artísticas de vários grupos e entidades vinculadas ao Teatro do Oprimido dedicando uma grande e merecida celebração a Boal. Outras cidades brasileiras também prestaram suas homenagens, como São Paulo, no Teatro Fábrica onde se realizaram oficina e debates sobre o método.

    Ter seu nome indicado para o Nobel da Paz é um merecido reconhecimento de uma vida dedicada ao teatro e à cidadania. Um exemplo motivador na utilização do teatro para a construção de uma sociedade igualitária. Sua técnica do Teatro do Oprimido é um multiplicador da conscientização de que todos podem e devem transformar o seu entorno e que “todos os grupos teatrais verdadeiramente revolucionários devem transferir ao povo os meios de produção teatral, para que o próprio povo os utilize, à sua maneira e para os seus fins. O teatro é uma arma e é o povo quem deve manejá-la!”, encoraja-nos Augusto Boal.

    *Stela Fischer, É atriz e diretora teatral, Mestre em Artes Cênicas pela Unicamp

    Fontes:
    BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1975.
    _____. Hamlet e o filho do padeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira – 2000
    Revista Forum. Ediçao 59. fevereiro de 2008.
    Sites: http://www.ctorio.org.br/ e http://www.theatreoftheoppressed.org/

  22. BIQUEI

    Não temos nada com isto!

    Será !!?

    Este é o regime do Sr. Mahmood Ahmadi-Najad,que vende armas para o Coronel de
    Mierda da Venezuela, que apóia o
    Cocaleiro, invasor das Instalações
    da Petrobras, todos orquestrados
    pelo sanguinolento Gran Comandante de Cuba, que será recebido com pompas de grande chefe de Estado por ALIBARBUDO.
    http://www.Elpais.com.
    Irán ejecuta a una joven pintora
    Amnistía afirma que Delara Darabi, acusada de homicidio con 17 años, no tuvo un juicio justo –
    El tribunal había dictado una moratoria que no fue respetada
    Se dieron mucha prisa. Tanta, que ni siquiera avisaron a su abogado ni a su familia. Las autoridades iraníes
    ahorcaron el viernes a Delara Darabi, una joven pintora de 22 años, acusada de haber cometido un homicidio
    cuando tenía 17 años. Y ello a pesar de la moratoria de dos meses que los jueces habían decretado sobre La
    ejecución, decidida tras un proceso plagado de irregularidades. La Unión Europea y Amnistía Internacional
    han expresado su indignación y han exigido a Irán la abolición de la pena de muerte para menores de edad.

  23. gthomas

    Eh realmente estranho: nas pouquissimas vezes em que estive com o Boal, os abracos foram fortes.

    Vou tentar achar um texto sobre a morte do Plinio Marcos, pra Folha, onde o Boal eh mencionado.

    Nao sei se esta online.

    Estou cansado, exausto. Mas hei de achar esse texto.

    Sim, sao nesses momentos que nos podemos nos medir.

    A morte de uma pessoa assim eh, de fato, algo tristerrimo, mas ….te leva a um expoente da sua existencia! alias, a de todos, a de todos nos.

  24. Thiago P.

    Caro Gerald, vc diz que evita escrever quando está emocionado , mas ainda bem que escreveu. Que belo texto, que bela homenagem a este ARTISTA. Que descanse em paz o grande Boal.

    Parece que é aniversário do grande Pacheco. Meus Parabéns Pachecão…felicidadas , muitas.

    cheers

  25. daniel leros

    Foi-se Boal, assim como Roberto Freire (o anarquista).
    Espero que nós (que ficamos) consigamos realizar nossos
    projetos, nossas formas de responder as provocações…

    P.S. ( queria ter visto o Desejo pego pelo Rabo ) pena que não deu.

  26. Sandra

    Nossa… que lindo…
    Sem palavras… Só lágrimas…

  27. Até que enfim, mais um que eu gostei.Um puta texto emocionado e emocionante.

  28. targinosilva

    Biquei.

    A Venezuela compra armas da Rússia.
    O Iran não vende mais armas que Israel.
    Os maiores vendedores de armas são os EUA, Reino Unido, França, Alemanha,
    China, Ucrânia, Suécia, Israel, Itália.
    Os maiores compradores são Arábia Saudita, Taiwan, China, Egito, Coréia d Sul,
    Israel, Emirados Árabes, Kuwait, Índia e Paquistão.
    O Brasil está em décimo segundo lugar.
    Matar, todos os governos matam, legal ou ilegalmente.
    Matam por omissão, por inanição, por corrupção, por preconceito, por dinheiro.
    Quando não matam em suas terras, matam em terras alheias,
    crianças, jovens e velhos, homens e mulheres.
    Concentrar o fogo em uma so pessoa, em um so pais é cegueira política,
    é preconceito.

  29. Marcio M

    O Boal parece que fez junto com o ZéCelso a adaptação para o teatro da obra feita para o cinema ”A Engrenagem” do filósofo e escritor Jean-Paul Sartre.
    Não sei se isso foi encenado.
    Curioso, o texto do GThomas fala sobre a engrenagem da indústria cultural e da engrenagem da morte bem num sentido existicialista, sei lá. O texto do GThomas poderia se chamar ”A Engrenagem 2, o Retorno”.

  30. Lombardi .

    Nada se cria…tudo se copia.

    Inclusive.

  31. Valéria

    Um olá pra todos, da sumida do blog

    Sinto que um dos temas e maneiras de viver que mais me comove, que mais me afeta, é a capacidade de transformação do ser humano. E, por conseguinte, a capacidade de alguém afetar o outro.

    Uma atitude, uma palavra, um olhar, um livro, uma peça, um sorriso, um gesto, uma idéia, uma vida, uma música, enfim, tudo pode detonar e inaugurar algo novo dentro de nós, se estivermos abertos e atentos. Pode afetar no momento mesmo ou muito tempo depois, e ressoar, ressoar, ressoar…

    Boal, pra mim, acreditava e praticava esta capacidade de transformação do homem, de suas relações consigo e com os outros, seja no trabalho, na arte, na política, entre pais, filhos, mulheres, instituições etc. E isso é LINDO e COMOVENTE.

    Gerald uma vez escreveu: “estamos sempre à beira de uma grande transformação”, frase que não me sai da cabeça, pois ela é uma das minhas estradas, assim como a frase-ideia de Julian Beck, sobre afetar o mundo, não sai da mente-coração do Gerald, como ele sempre fala.

    Esta frase do Gerald não deixa de ser um dos lemas do teatro do Boal. Ele era um catalisador, uma chama que chama, um doador e ativador de possibilidades.

    A morte dele, mesmo que nos deixe frágil, e principalmente aos seus companheiros teatreiros pelo mundo, também lhes dará força pra continuar; sim, esta frágil-força, esta mabealidade de estado, vai iluminar o quanto eles estão envolvidos e estimulados por esta corrente do bem viver , do bem dialogar e do bem transformar diário que há em todos nós, seres de imaginação.

    As entrevistas que vi do Boal eram incríveis, um olhar atento e risonho, um olhar que viu muito, que sentiu e que tocou muita gente. Acho maravilhoso quem vê o teatro como algo transformador, nos convidando a nos enxergar com um olhar mais crítico ( e este olhar se ramifica em muitas direções) e nos incentivando a nos pensar, a agir de outras formas.
    O Teatro do Boal não era o meu tipo de teatro, mas isso não importa, pois eu o admiro muito, muito, muito, por tudo o que ele fez, deixou e plantou. O mágico e o maravilhoso é perceber como o teatro é múltiplo, e como cada um pode ser afetado por esta forma de pensar, ler e viver a vida.

    Que ele viva em todos nós como transformação.

    ____________________________________

    Pacheco, vi que hoje é o seu dia de receber muitos abraços carinhosos! Que vc curta este dia plenamente e se deixe envolver neste carinho que nos levanta e nos dá força! PARABÉNS!!!

    bjim

  32. Sandra

    “Quem faria isso comigo?
    Olhe fundo nos meus olhos e diga!
    Aqui? Um universo?
    Os de cima, os de baixo?
    Os menores erros… EU DISSE
    Os menores erros EU DISSE
    EU DISSE!
    LUZ!
    SOM!
    Palavras!
    Mas do que valem?
    Nossos poetas estão mortos
    Nossa musica não tem heroísmo
    Nos não temos corpos, somos fracos, somos rasos
    Nossos casos, moribundos.
    Julgamentos: cada caso, um acaso.
    Nossa obra, uma obra do acaso total.
    CLAMO!
    EU DISSE
    CLAMO!
    Que me acordem se eu estiver dormindo
    Minha angustia, meu espírito!
    CONVOCO!
    EU DISSE!
    CONVOCO!
    Uma NOVA geração de criadores!
    Que se afunilem
    E que se intoxiquem
    E ouçam os lamentos das cidades!
    Que se estrangulem, mas achem a geometria das cidades!
    CONVOCO!
    EU Disse. Convoco. Um novo Parangolé Brasileiro!
    E Que chova sobre a NOSSA POESIA!

    Não faço mais teatro. Faço ópera. Ópera seca. Há anos digo isso e há anos faço isso. Só que agora mais do que nunca.

    Estou constrangido pela falta de pensadores no mundo. Constrangido pela falta de loucos, obcecados, visionários. Parece que só existem os políticos e os que entretém os políticos com shows ou com consentimento. O nojo nacional é, antes de mais nada, um nojo cultural. E não adianta centralizar informação e distribuir verba. Isso vira FBI sangrento e burocrático e, para minha infelicidade, não parece mais ópera.

    M.O.R.T.E.

    (Movimentos Obsessivos e Redundantes pra Tanta Estética), há mais ou menos vinte anos.”

    (GT)

    (http://www.geraldthomas.com/chronicles/gt-260908.htm)

  33. Tene Cheba

    Muito bacana o post, além de bacana, emotivamente trágico, sem peneiras, mantém a elegância com o Colega que se foi.
    Mesmo não sendo atraído pela sua linguagem teatral, o grotesco não entrou em cena, ao contrário, a fina cultura, manteve o texto no estreito intervalo entre a dor e a visão honesta do Artista teatral que partiu. Bacana!!!

  34. Sandra

    “Por que será que tanto Beckett quanto Pinter decidiram morrer no Natal ou perto do Natal?

    Estranho… muito estranho! Pelo menos Pinter não nasceu no dia da Páscoa, como Sam.”
    (GT)

    (http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2008/12/25/harold-pinter-o-silencio-do-silenciador/)

  35. Rodrigo Contrera

    querido
    não tenho muito tempo agora. mas aproveito para te dizer COMO preciso de tudo isso que você, e vocês, escrevem – mesmo que às vezes escrevam tanto, mas tanto…
    sim, gerald, morreu um artista e um artista a menos é realmente UM MUNDO A MENOS. mas ele deixou um mundo PARA NÓS. cabe-nos trasformar o mundo com ele, ou com nossas interpretações dele.
    há uns dois anos assisti singela apresentação, tendo como base o teatro do oprimido, feita por sem tetos, vendedores de revista Ocas, etc. e assim notei o quanto havia – e há – de interessante nesse caminho – com que contudo não compartilho na integridade.
    mas não importa. MORREU UM ARTISTA. VIVA A ARTE!
    beijos
    contrera

    logo continuo. agora iremos brincar com nosso sobrinho, o querido Pedrinho.

  36. sol - sampa

    Quero perguntar as pessôas que entram aqui dizendo que Gerald Thomas não ama o Brasil, que o mandam prá fora daqui.
    Voces sabem quem é Augusto Boal? Já ouviram falar desse artista?Eh..
    precisamos conhecer este nosso país . nossos artistas. É um caminho..que nos leva aos outros artistas, que nos leva ao mundo, que nos leva a nós mesmos, que nos leva ao homem ao humano. Amar um país, alguem ou alguma coisa passa obrigatóriamente por conhecer. Sr. Boal palmas por sua vida, sua coragem .G, ily

  37. Cláudia Mesquita

    O Boal se foi mas o seu teatro continua vivo.
    Uma salva de palmas para ele, que os anjos o coloquem no panteão da dramaturgia brasileira.
    Gerald, muita saúde e vida longa para você.

  38. Sandra

    “Os grandes artistas, ou melhor, a ARTE GENIAL, como a de Mahler, como a de Beckett, como a de Joyce ou a de Gogol, Tolstoy ou Conrad ou seja lá qual for seu autor predileto, faz pensar sobre a morte: como deve ser, como somos imbecis com nossos valores materiais aqui nesta terra.”

  39. Sandra

    “Estamos sendo traídos pelo sistema: talvez seja hora de pararmos de nos acusar uns aos outros e pensarmos na CENA de ORIGEM. Sim, aquela que os filósofos invocam quando têm de enfrentar a GRANDE CRISE, ou melhor, GRANDE ARTE, ou seja: a morte!”

  40. ezir

    BOA TARDE, PACHECO…JOSÉ PACHECO!!!

    Estou chegando de VIAGEM…e QUE SERVIÇO DE PRIMEIRA você ter-nos avisado COM ANTECEDÊNCIA seu ANIVERSÁRIO…YOUR BIRTHDAYYYYY, BIRTH- DAY!!!…

    Toda vez que rola a barra aqui, neste BLOG tablóide ON LINE do SR. MR. GERALD THOMASSSS , desde que tenho PARTICIPADO AQUI DESTE ES-PA-ÇOOOOO…você, E SUAS CRIAÇÕES tem TIRADO RISOS E EXPRESSÕES DE “UMA SURPRESA ATRÁS DA OUTRA”…VERDADEIROS ROMPANTES DE ADMIRAÇÃO pela QUALIDADE DE SEUS TEXTOS…mas , principalmente DE SUA MATURIDADE PSÍQUICA como PESSOA…SUAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA compartilhada aqui COM os OUTROS E OUTRAS…e COM O MAIOR DIS-CERNIMENTO da sua PESSOA e suaHISTÓRIA …SUPER RESPEITOOOOO …E OBSERVAÇÃOOOO CUIDADOSA , CUIDADO CONSTANTE E SÉRIO com O QUE VOCÊ GERA E COMPARTILHA aqui para os LEITORES E LEITORAS DIANTE DO AUTOR-DONO E CRIADOR DESTE BLOG , NOSSO ÍDOLOOOOO…NOSSO MESTRE DAS LETRASSS E DAS 5ºS E 6ºS ARTES : O TEATRO E AS LITERATURAS E VICE -VERSAS. Isso mesmo quando VOCÊ , PACHECO , como um ESCRITOR APRENDIZ CUIDADOSO COM A QUEM VOCÊ DIRIGE SUAS IDÉIAS , principalmente e a PARTIR DO SR. GERALD THOMAS…VOCÊ ,mesmo ao se remeter A PALAVRAS DE SENSO COMUM …e á REFERÊNCIAS ao CAMPO DO LINGUAJAR COLOQUIAL, …até AO ÍNTIMO…e à SEXOLÓGICO , VOCÊ , sempre CUIDOU DE SUA POSTURA ..não DIANTE DE NÓS …mas em PRIMEIRO LUGAR , DIANTE DO FUNDADOR DESTE BLOG ” O SR. MR. GERALD THOMAS” …e PELA ÚNICA RAZÃO DE SER DE VOCÊ E TODOS E TODAS …ou AQUELES que AQUI VISITAM , e vão e VOLTAM …ou CAEM DE PARA-QUEDAS…OU … ( bem , O JEITO q AS VISITAS SE APRESENTAM AQUI …e A MODERAÇÃO E O SR. GERALD THOMAS CUIDAM…já DEU PRA PERCEBER: SPAM… ou … ou ….)…E aqueles que FREQUENTAM o BLOG…OU MELHOR, A ESTE SÍTIOOOOOOOO (SITE) DO SR. GERALD THOMAS COM EDUCAÇÃO E CULTURA NOVA …e principalmente RESPEITOOOO à ELE, pela HISTÓRIA E A ARQUITETURA DO TEATRO CONTEMPORÂNEO , MUNDIAL que ele , SR. GERALD THOMAAAAASSS representou desde SUAS PRIMEIRAS APARIÇÕES EM LONDRES…até SUA IMENSA E PROFUNDA CARREIRA galgada aqui NO BRASIL, EM NOVA YORK E em VÁRIOS TEATROS E ÓPERAS DA EUROPA , ÁSIA, JAPÃO, LESTE EUROPEU.

    VOCÊ cresceu COMO um “ROCKETEE” , aqueles FOGUETES das PROPAGANDAS AMERICANASSS , mr. PACHECOOOO. Só sinto, a gente não poder APRECIAR MAIS SEUS TEXTOS, e EU , particularmente , não poder COMENTÁ-LOS MAIS , com O TEMPO… UM SUPER FELIZ DIA …E INÍCIO DE UM ANO NOVO SOLAR ÍNTIMO E COMO CIDADÃO para VOCÊ …COM ESTES SEUS NOVOS DONS DAS ESCRITAS “EM DOBRADURAS” ( diferente do estereotipado “camaleônica” q OS ESCRITORES AMADORES não se cansam de ficar dando nomes “surrados” por FALTA DE CUIDADO com SUA POSTURA e HISTÓRIA TEXTUAL ).

    SEI O QUANTO SUA FAMÍLIA ESTÁ TE NUTRINDO DE AMOR E CARINHOSSS…porque você PASSA E ELAS , a ANA LUISA, sua BABY , TODOS entram aqui sempre com CARINHO e ESPÍRITO DE UMA FAMÍLIA super SINTONIZADA COM AS LETRASSS….AS LETRASSSSS são AMIGAS E FONTE DE EXPRESSÃO E APRENDIZAGENS para VOCÊS o tempo inteiro…senti DESDE AS MINHAS PRIMEIRAS PARTICIPAÇÕES AQUI , quando a ANA LUIZA conseguia entrar mais…até HOJE …e cada vez que VOCÊS entram para SAUDAR O MR.SR. GERALD THOMAS , E fazer ora ou outra COMENTÁRIO se dirigindo vez ou outra a um de nós …e AO PRAZER DE FAMÍLIA REUNIDA…DO ESPÍRITO DE UMA FAMÍLIA REAL, UMA REALEZA DE CARÁTER E INTELECTO…E DISTINÇÃO REFLETIDA NO MODO NOBRE DE VOCÊS se apresentarem aqui….FIQUEI MUITO FELIZ de TER CONHECIDO VOCÊS, TODOS por aqui , mesmo NESSA EFEMERIDADE e EVANESCÊNCIA que É ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO , …TUDO POR CAUSA DO SR. MR. GERALD THOMAS!!!…

    ASSIM , tenho que AGRADECER SEMPRE … e ETERNAMENTE , ao SR. MR. GERALD THOMAS , POR TER ME OFERECIDO esta OPORTUNIDADE de TER VIRADO UMA PARTICIPANTE mais ASSÍDUA E CONSTANTE aqui pela FLUÊNCIA …e A GENEROSIDADE DESTE TABLÓIDE-ON LINE dele, para MIM , uma OPORTUNIDADE sempre DE RE-DESCOBERTASSSSS ….E FORTALECIMENTOS IN-COMUNS…ÚNICOS DA FORÇA DE CERTOS SENTIDOS DAS LITERATURAS para MIM , junto A UM “ROLL” de COMENTARISTAS aqui , QUE COM O TEMPO , desde que VIM parar AQUI , VIA A HOME-PAGE PROPAGANDA E SLOGAN E FOTO DELE NO IG…E DES-COBRI O “BLOG” dele.Na verdade, FOI UM´OÁSIS DE UM BLOGGGG no MEIO DE TANTOS BLOGS QUE CONHECI …e DEPOIS de ter PARTICIPADO de um SUPER LEGAL …e dentro DA NOSSA TRADIÇÃO DA ESCRITA DA SEMIÓTICA DA INVENÇÃO…

    FICO IMENSAMENTE REALIZADA de SABER QUE VOCÊ OUVIUUUU NOOSSSOSSS CONSELHOSSSS E PAROUUUU…DESISTIU …DE BUSCAR OS CIGARROSSSSS…O FUMO…buscou A ESTE BLOG …A noSSAS CRIAÇÕES E IDÉIAS…E FICOU MAIS RE-MOÇADO….REJUVENESCEU MILHÕES DE ANOS …como OS ANJOS para além DAS QUÍMICAS DA PESADAAAA. E sei QUE VOCÊ COM ESTE SEU HUMOR E TINOOOO Para TODAS CRIAÇÕES andam CUIDANDO SUPER BEM DA ALIMENTAÇÃO, DOS BONS HÁBITOS….Á SUA MESAAA…PORQUE SOMOS OS QUE COMEMOS FISICAMENTE , MATERIALMENTE …E INVISIVELMENTEEEE!!!Então, PRECISAMOS SEMPRE ter NOSSA CONSCIÊNCIA de NOSSO INCONSCIENTE para AMPLIARMOS cada vez mais em GRAUSSSSS nossa AMPLITUDE DE ATENÇÃO de NOSSO MICRO-COSMO …e as extensões de nossos RASTROS, nossas PROXIMAÇÕESSSS…NOSSOS PASSOS…!!!!

    MUITAS CELEBRAÇÕES PARA VOCÊ E SUA AMADA …TODA SUA FAMÍLIA!!!! com cada dia …instante …sempre UM MOTIF de CELEBRAÇÃO DE SUA VIDA JUNTO A SEUS QUERIDOS E AMADOS E AMADASSS…e esta nossa PRESENÇA aqui de distintas formas …junto AO SR. MR. GERALD THOMASSSS, com TODAS AS HONRAS que ele nos representa, para sempre!!!!!!
    eSTOU TENTANTO enviar o link DO SITE ” BIRTHDAY ALARM.COM que uso desde 2004 …E É PRA GENTE LEMBRAR DE TODA A FAMÍLIA EM TODAS AS CELEBRAÇOS …e SERMOS RE-LEMBRADOS dos ANIVERSÁRIOS DE TUDO…Eles são infalíveissss…e agora é FREE SIGN UP.

    http://www.birthdayalarm.com/ECard.jsp?a:22&CardId=1621

    PARABÉNS ..PARALELOS…PARALEGRAMS DE INFINITOS BENSSSS….DO BEM MATERIAL E ESPIRITUAL e de todas as GRANDEZAS para VOCÊ e sua FAMÍLIA , ANA LUIZA, FILHOTES…FILHOTAS..papis mamis ETC ETC ETC …E BRINDEMOS A VOCÊ , O ESCRITOR-MODERADOR R-E-V-E-L-A-Ç-Ã-OOOOOO….NOSSO ESCRITOR-REVELAÇÃO deste BLOG DO SR. MR. GERALD THOMAS ,,.hoje e sempre, NOSSA FONTE MUSA DO TEATRO INSPIRADORA de tudo que TEMOS FEITO AQUI …indistintamente , cada 1 UM à sua MANEIRA ( exCLUINDO …OS QUE NÃO O TRATAM COM RES-PEI-TO, É CLARROOOO!!!! INDISCUTIVELMENTEEE!!!! ) ….BRINDEMOSSSSS Á SUA SAÚDEEEEEE UNIVERSALLLL, SEMPRE , neste NOVO ANO 2009 e 2010…ON AND ON ….AGAIN AND AGAIN…PACHECOOOO…PACHECOOOO…NOSSO MAIOR CAPITÃO DA MARRINNNNHHHHHAAAAAA aqui CONOSCO …TRANSFORMADO NO NOSSO MAIOR ESCRITOR R-E-V-E-L-A-Ç-Ã-OOOOOO que só O BLOG do SR. MR. GERALD THOMAS poderia TER CRIADO …com SEUS MILHARES DE ACESSOS DIA APÓS DIA…. SUPER SAUDAÇÕES Á MODA DE ENTREGA DE PRÊMIO-REVELAÇÃO pra VOCÊ, PACHECO , claro com A LICENÇA …e A ANUÊNCIA do MR. SR. GERALD THOMAS, O NOSSO “PATROCINADOR” de todos ESTES ENCONTROS …OS MAIS SAUDASOS …E ÚNICOOSSSS…HISTÓRICOSSSS PARA SEMPRE!!!!…

    HAAAPPPYYYYY GORGEOUSSSS….CARINGGG….HAPPYYY BIRTHDAY….ANIVERSARYYYYY FOR YOUUUUU, SPECIALLY FOR YOU …ATÉ a PRÓXIMA INVENÇÃO NARRATIVÍSTICA SUA, PACHECOOOO!!!! de Ezir Miriam de Paiva

  41. Sandra

    “A Arte volta a fazer parte de nossas vidas e de nossas lágrimas”

  42. Sandra

    Estou delirando, lógico. Suas palavras causam um turbilhão em minha alma. E vão resgatando outras, e mais outras…

  43. Fabi Gugli

    Lindo, GT!!!
    adoro quando a Sandra coloca aquele trecho de MORTE!!!
    bjs carinhosos nessa comundade toda de pensadores
    que o Boal esteja num lugar mais justo!!!

  44. Reginaldo Araújo

    Em geral não gosto do que o Gerald escreve e faz muito tempo que não o leio nesse portal, porém a passagem do Boal que para eu representa uma grande perda me levou a lê-lo e para minha surpresa o grande artista, Gerald, superou-se na escrita e fez uma grande homenagem a esse grande brasileiro, embora não concordasse com a sua arte e isso me parece denotar que o Gerald não é narcisista como apregoam afinal ele parecia muito com o Boal e não é pelos seus cabelos longos, mas na forma exagerada de mostrar sua arte.

  45. Sandra

    A Arte é o que nos aproxima das perguntas:
    -O que é a vida?
    -O que é a morte?

    Não a ciência.

    Ou melhor, a aproximação da Ciência se dá pelo reconhecimento de sua fraqueza, de sua impossibilidade de responder essas perguntas. E isso as faz mais fortes.

    A aproximação da Arte se dá pela sua força.

  46. Sandra

    Falando de vida e morte, hoje temos uma celebração de vida. Pacheco, reforço meus votos de FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!

    E AMO DE PAIXÃO os seus causos.

  47. Sandra

    Claudio, também amo os seus!

  48. Sandra

    A vida, a morte,…
    A Arte…
    Beckett, no fluxo contrário da vida e da morte, nascendo na Páscoa e morrendo no Natal.
    O blog do Gerald, falando de vida e morte e Arte…
    E Gerald, pedindo uma nova Arte, em M.O.R.T.E.

  49. Sandra

    Saindo agora! Beijos em todos!

  50. Paulo from the G Spot

    Para quem pensa em imigrar, Gerald and Associates:

    http://www.geraldassociates.com/index.html

  51. ezir

    SANDRA QUÂNTICA :

    VOCÊ é UMA DAS PESSOAS , COMENTARISTAS, FREQUENTADORAS DESDE quando O MR. GERALD THOMAS estava no UOL…a QUE MAIS LÊ …É LEITORA ASSÍDUA de TUDO QUE O SR. GERALD THOMAS APRESENTA AQUI nesta IMENSA GALÃXIA-ESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES E HISTÓRIAS E MATERIAIS …CURIOSIDADES…ARQUIVOS …DOCUMENTAÇÕES AUDIO-VISUAIS, IMPRESSAS…E BIBLIOGRÁFICAS, BIOGRAMÁTICASSSS….LITERÁRIASSS ….ESPECULARESSS…
    INTERNÉTICASSS…CYBERS…ARQUEOLÓGICAS …que É O S-I-T-E dele DO SR. GERALD THOMAS .

    SANDRA , você está SEMPRE NOS RE-LEMBRANDO A RIQUESAS DAS CRÔNICAS ….IDÉIAS…MEMÓRIASSSS….TUDO QUE O SR. GERALD THOMAS ESCREVE SOBRE AS ARTESSSS ….E O(S) TEATROOOOO (OS) …E SEU PRÓPRIO TEATRO SEMIÓTICO DA INVENÇÃOOOOO….E TUDO você faz COM RESPEITOOOO …E SABEDORIA…PAIXÃO PELA OBRA DO SR. GERALD THOMASSSSS…SINTO RES-PEI-TO e DEDICAÇÃO por ADMIRAÇÃO que VOCÊ TRANSPARECE em TUDO que VOCÊ FALA aqui COM PODER DA ESCRITA…DA ARGUMENTAÇÃO RAZOÁVEL …DA POSTURA NAS DISCUSSSÕES UNS COM OS OUTROS.

    Estar e LER VOCÊ aqui , SANDRA , me FAZ\ REDOBRAR O DESEJO de DISCUTIR A OBRA DO SR. GERALD THOMAS …E CULTIVAR TUDO QUE ELE É E FOI PARA MIM desde o INÍCIO DE SUA CARREIRA EM 1984 …E eu COMECEI A CONHECÊ-LO como O MAIOR ÍCONE DO TEATRO desde aqui DO BRASIL …DE PRESENTE PARA NÓSSSS…BENÇÃO DE GRAÇAAAAA…por ELE TER SE APAIXONADO POR ESTAS NOSSSAS TERRAS E CULTURASSSS….SÃO PAULO , RIO DE JANEIRO , principamente, já que ELE MOROU AQUI , nestas CIDADES…APESAR que ELE DEMONSTRA PAIXÃO POR TUDO…NÃO COMO UM TURISTA CONVENCIONAL …MAS …UM RESIDENTE COM A FAMÍLIA , por UM TEMPO AQUI …E SEUS CASAMENTOSSSSS ….SUAS VIVÊNCIAS COM PESSOAS DE RAÍZES NATIVAS AQUI NO BRASIL , como O HÉLIO OITICICA ao qual ele sempre se remete ,por ter lhe feito conhecer A CULTURA DO RIO DE JANEIRO …se APAIXONAR pela “MANGUEIRA” …CONHECER AS DIFERENTES CULTURAS DO RIO …como A CULTURA POPULAR DO AFRO REGGAE…E até SER CAPA DA “VEJA RIO” por subir UM BAIRRO DE SERRA…MELHOR …UM MORRO.

    SANDRA , VOCÊ faz A CARA REAL DA “ALTA CULTURA E MODERNIDADE” , FONTE DA QUAL VEM nosso MR. SR. GERALD THOMASSSS, nosso ÍDOLO, BELO HOMEM DE TEATRO DAS ALTAS ARTESSSS, das POP-ÓPERAS TEATRAISSS MUNDIAIS …O ÚNICO A FAZER NOSSO TEATRO…UM TEATRO DE EX-POR-TA-ÇÃO PARA O MUNDO INTEIRO …e EM VÁRIOS CIRCUITOS DA NOSSA CULTURA MUNDIAL, OCIDENTAL PARA A ORIENTAL….É só IRMOS LÁ EM CIMA …e VER SUAS TURNÊS Á MODA DE MADONNNA …e as grandes BANDAS ,,,para as PESSOAS começarem A FAZER LEITURAAAAASSSS para CONHECER O NOSSSO AUTOR DIRETOR DE TEATROOO tal como ELE SEMPRE FOI …digno de ter sido COMPARADO com HITCHCOCK por ser AMIGO MESTRE DA ÓPERA MODERNA “PHILLIP GLASS” ( ver entrevista NA HOME PAGE!!! ).

    SAUDAÇÕES , e obrigada por sua PRESENÇA aqui DE UMA LETRA E PODER DE INTERAÇÕES ABSOLUTAS ….ESPANTOSOSSS…SUPER ENGRANDECEDORES DO REAL SENTIDO DESTE BLOG TABLÓIDE ON LINE do SR. GERALD THOMASSS !!! BYEEE,
    Ezir Miriam de Paiva

  52. Glorinha

    Gerald…

    outro post belíssimo….
    []

  53. Glorinha

    Pacheco….

    desde outro dia si que esse dia é seu aniversário…
    desde outro dia sei

  54. Tene Cheba

    No post anterior, creio que a sua última intervenção se deu lá pela uma da madrugada e, afirmou incisivamente, que não iria produzir um texto sobre o Boal, citou até o Karma que isto poderia atrair, justificando para a Sandra, a sua negativa.
    Mas sabe como é que é?
    Cheguei no portal, e vi a chamada, pensei, deve ser do Vamp, caramba era do Gerald Thomas, mandando ver, de fato, um texto primoroso.
    Como consegue, acho que nunca saberemos, 2 horas e alguns minutos.
    O Gênio que desdenha do tempo.

  55. Glorinha

    Pacheco…
    vou dinovo pois mandei o coment ali acima antes de concluir…

    desde outro dia sei que esse dia é seu aniversário
    também sei desde faz muito que você mora por aqui, nos arredores por onde circulam ares das 4 estações…
    desde e para sempre te desejo sempre e sempre 4 ou mais estações de frio e sol, de flor e luz pois que por aqui nesse lugar onde habitamos tudo que é bom de viver vale ser vivido…
    me pergunto algumas vezes se sei exatamente o que é bom….
    sei que não sei…
    nesse mundo de incertezas, tenho algumas, essa é uma: te gosto muito amigo de agora e sempre e que fica no meu sempre!!!!
    pensei no que poderia lhe desejar?
    como não sei extatamente o que vc desejaria, desejo que seu desejo mais profundo seja seu guia…e te carregue nas noites frias, lhe ventile nas tardes quentes, lhe dõe aquele sorriso que só a paixão pode dar e acima dos picos do Everest…que a Luz seja sua também….
    Feliz Aniversário….
    [[[[[]]]]] abraços dobrados e multiplicados para vc sua baby e família.

  56. Glorinha

    Bom dia para todos!!!
    [[]]

  57. Glorinha

    Gerald….

    sobre esse grande espaço que vc abriu nessa mensagem…

    “O mundo não é feito, mas “está” feito de programas que trivializam a alma, que derrubam o ser humano para um lugar onde ele não merece estar: a sua pior ignorância.”

    o que você escreveu é belo…é mesmo belo…e também triste e verdadeiro….
    pois quando leio o ser humano sintetizado assim em algumas consoantes e vogais tenho certeza de que ainda existem os “bugs” e os fugitivos…isso é uma benção que furtará o ser dessa massa….e desse programa….
    obrigada….
    [[[]]]

  58. lama de woodstock

    Tem um monte de gente boa morrendo porque está na época 75 anos pra cima, é dificil passar disso com essa vida regada a várias coisas e comida as vezes sobrenatural, tem um ator sergio Viotti em coma, ator super legal hoje em noticia do ig , uma droga , começou com Tom Jobin isso se nao me engano ou foi Vinucius de Morais ou Elizeth Cardoso ou Vicente Celestino? Fora o Jimi Hendrix
    que poderia estar vivo ate hoje, nao tem jeito: a fila anda! como dizem as meninas .em sua expressao mais machista e vingadora e genial
    o corpo padeçe
    tudo amolece, incluisve o verdadeiro cérebro
    Bruno viagra , cardíaco, circulaçao ruim sabia disso
    mas preferiu a morte com a jovem mancure
    porque a vida seria mais divertida as 74 anos
    mas antes me disse onde a terebentina era mais barata
    depois o vi na porta do Bradesco em outra manhã de sol….
    Terezinha de Jesus ligou e disse ; o BRUNO VIAGRA MORREU dai falei chapado com a noticia
    Cacilda …. becker!

  59. ezir

    SANDRA , my dear ” ANCHOR-WOMAN” , nossa “ãncora” …não MELHOR , O MR. SR. GERALD THOMAS te chamou DE “A MUSA deste BLOG dele”!!!!

    Sim…VOCÊ …vai PUXANDO A GENTE AQUI COM SUA COMPETÊNCIA DE OBSERVAÇÃO DOS PONTOS NUCLEARES ….E DAS DOMINANTES dentro DAS MATÉRIAS-ARTIGOS ou POSTINGS do Sr. Gerald Thomasssss… que quando EU VEJO , eu QUE SOU MAIS DE SÍNTESES …E CONTEXTUALIZADORA …E ADMIRADORA PRINCIPALMENTE da CAPACIDADE do SR. MR. GERALD THOMAS …se MANTER NOSSA TRADIÇÃO DAS ARTES DAS INVENÇÕES , SUA VISÃO DE MUNDO SEMIÓTICA E PULSIONALLLLL….ESCÓPICA …como bem explica NOSSO MESTRE MAIOR HArold DE CAMPOS …e TODOS desde A FONTE PRINCIPIAL de toda A NOSSA TRADIÇÃO DAS ARTES DAS DESCOBERTAS .

    FONTE DA CRIAÇÃO no TEATRO do Sr. Gerald Thomas, que vejo afluir desde OS NOSSOS PRIMÓRDIOS das ARTES DA LITERATURA …e depois DO TEATRO :
    …desde nossos POETAS HESÍODO “GÊNESIS” e HOMERO “ODISSÉIA” …E DOS TEATROS GREGOS COMÉDIAS das PARÓDIAS ARISTÓFANES, SÓFOCLES, MENANDRO…das FARSAS , Os ITALIANOS DANTE ALIGHIERE, …BOCACCIO “DECAMERON”… com CALDERÓN DE LA BARCA, GIL VICENTE , NELSON RODRIGUES… as SÁTIRAS de JONATHAN SWIFT… peças de OSCAR WILDE, “sketches ” de Charles DICKENS …ANTONIN ARTAUD….JEAN GENET…. um pouco de SARAH BENHARDT ( ver TRISTAN UND ISOLDE de MR. GERALD THOMASSSSSS!!! )… de CHARLES CHAPLIN … ( AINDA vou fazer UMA LISTA DESTA nossa TRADIÇÃO a que AS PEÇAS DO SR. GERALD THOMASSSSS nos fazem re-lembrar COMO se fossem CADA UMA DE SUAS PEÇAS E ÓPERAS uma HOMENAGEM AO TEATRO MUNDIAL DA INVENÇÃO…E DO CINEMA….E DAS ARTES DAS INVENÇÕES desde O RENASCIMENTO …e suas RE-INVENÇÕES NO ALTO BARROCO …até nossa ALTA MODERNIDADE DAS SÁTIRAS de OSWALD DE ANDRADE…E …CLAROOOO, nosso INVENTOR-DO-AINDA-POSSÍVEL-DESDE-O-FIM… TEATRO-invenção INAUGURADORESSSS (MARCOS)… DO TEATRO de NOSSO MR.SR. GERALDTHOMASIANO em 1984 , no LA MAMA de NOVA YORK, …todas as PEÇAS E A PRÁTICA DO TEATRO DA “VIVENCIAÇÃO” …O “LIVING THEATREEEEE” de JULIAN BECK E nossa CONHECIDA AMIGA GERALDIANA PREMIADDDDAAAA,,,sempre aqui NO BLOG ” A JUDITH MALINNNNAAAA” com seu NOVO “EURECA”…

    SANDRA : são tantas SÃO AS LIGAÇÕESSSS ” OS CIRCUITOS” que O SR. GERALD THOMAS TEM CRIADO aqui no BRASIL , NOVA YORK E LONDRES E EUROPA …COM ESTA SUA NOVA TRADIÇÃO DO :
    TEATRO PÓS-TODAS AS AURASSSS DO OBJETO DE ARTE—
    O TEATRO … DO SIGNO CONCRETO ” PULSANTE” DA VIDA ..das NOSSA RAZOABILIDADES … CRIAÇÕES DE MEDIDAS DO SENTIDO DA VIDA para nós VIA ..VIA AS ARTES DO TEATRO…DAS EXPRESSÕES E PERFORMANCES…E AS PROXEMIASS nos ESPAÇOS e TEMPOS de CRIAÇÃO…

    SANDRA ,
    acho que a melhor forma de SAUDARMOS A MEMÓRIA DO TEATRO DO AUGUSTO BOAL …o qual CONHECI PESSOALMENTE fazendo OFICINAS DE TEATRO pela ONG “REDE MULHER DE EDUCAÇÃO” , em 1989..É PODER RE-LEMBRAR A FORÇA DA TRADIÇÃO DO TEATRO MAIS VIVO E MAIS TEATRO …que SINTO NA OBRA PRIMA DO SR. GERALD THOMASSSS …

    É PODER LEMBRAR que HÁ VERTENTES DO TEATRO…E CADA UMA DESSAS VERTENTES como A DO “TEATRO DO OPRIMIDOOOO” , do SR. AUGUSTO BOAL …FOI BUSCAR LÁ NA FONTE DE NOSSA CIVILIZAÇÃO …desta NOSSA TRADIÇÃO que acabei de “LEMBRAR” …para DAR EXPRESSÃO AO MAIS DES-PRIVILEGIADOOOO….DA CULTURA POPULAR.

    POR isso, como MARCA bem do SR. GERALD THOMAS aqui , neste post:

    “A Arte volta a fazer parte de nossas vidas e de nossas lágrimas. Tentei resistir e não escrever, pois não gosto de escrever emocionado. Augusto Boal morreu e com a morte dele se percebe que morreu um artista.”… ( imitando VOCÊ ao CITAR AO SR. GERALD THOMAS aqui , REFORÇANDO AS PALAVRAS DELE PARA NÓS , o tempo TODO…). Super OBRIGADA, pela sua BELEZA de PRESENÇA …e FORÇA da MUSAAA em tudo aqui !!!
    bEIJOS, Ezir

  60. lu--------------->>>>>>>>>>>>Maga Patalógica

    É o que dá a falta de sangue ( sangue derramado ) na nossa estória.

    Na abertura do jogo Santos e timinho, 3 ou 4 jogadores abriram

    a boca na hora de cantar o Hino Nacional.

    A torcida do timinho, essa então, nem silêncio fez.

    Se fosse uma música da ivete sangalo eles cantariam contentes

    hehehe

  61. Maria Libia Freire Cabral de Mello

    Dói muito perder um AMIGO … o que consola, no caso de BOAL,
    é ter certeza … que ele se desintegrou em poeira de luz e … se tranformou em uma Constelação !!!

    Quanto a emocionante crônica de Gerald Thomas … fica claro … que ele e BOAL são … universos paralelos !!!

  62. mnc

    OK Pachecão!
    Copiei.
    Elementar meu caro lobo do mar…
    Vitória.
    Era o que tava pegando…

  63. mnc

    Aguarde contato,

    O HD até que tá bom, mas o meu processador interior tava meio lento…a dança dos hormônios…e vc tb seu menino espertinho, misturou os dados no princípio p confundir.
    Gosto de quebra-cabeças, linguagens codificadas, herméticas, linguagens de programação virtual : HTML (a mãe de todas elas substituída pela XTML)( Hipertext make-up language e extensive make-up language) esta base que nos permite entre-conectarmos aqui no cyber-espaço…
    Desculpa a demora p decifrar…a pedra de roseta estava esquecida num canto da cozinha entre as panelas.

    Abçs.

  64. Tam

    A crítica para o cinema com violência não é só para os americanos, o q temos visto no cinema brasileiro é um grupinho fechado de atores que dominam, que dizem fazer “cultura” “filme cabeça” , mas conseguem superar a matança dos americanos. Ver crianças atirando em cidade de deus é deplorável, não me venham com realidade…..vou a cinema pra acalentar a minha alma depois de uma semana de trabalho, quero ver beleza de sentimentos..quero emoção que me acrescente como ser humano, que me faça rir..critica a sociedade???sim, mas com leveza e sensibilidade, esse é o papel do cinema divertir e levar cultura. E cultura é despertar sentimentos bons,que enriquece, não é exploração e vulgaridade do sexo, droga, violência, Isso não é realidade é pesadelo, é o esgoto da humanidade. Realidade é ser jovem e ir a escola todos os dias, jogar bola com os amigos, estudar pra caramba pra ter uma profissão legal e ja adulto, batalhar no dia dia como fazem os médicos, Engenheiros, professores…e isso agente não vê no cinema e na TV, isso pra eles é caretice….nos, os caretas, é que fazemos esse país!!!!Nós que vivemos com dignidade, mas lutamos com uma mídia que teima em dizer aos nossos filhos que bacana e moderno é fumar uma, ir a balada e voltar bêbado, fazer sexo mesmo na imaturidade da adolescência e curtir a vida….Espero ver um dia um cinema e uma TV que mostem que não existem caretas e modernos, violência ou melodramas, mas sim pessoas que querem viver em paz, seja na ignorância ou na cultura, com o coração aliviado e a cabeça serena, mas cheias de sentimentos, conflitos e busca de um ideal maior que nos surpreendam na emoção de viver.

  65. ezir

    SANDRA :

    voltando…leia-se lá No 3º parágrafo de 15:55 :

    “…E …CLAROOOO, nosso INVENTOR-DO-AINDA-POSSÍVEL-DESDE-O-FIM…O TEATRO-invenção de SAMUEL BECKETT …INAUGURADORESSSS (MARCOS)… DO TEATRO de NOSSO MR.SR. GERALDTHOMASIANO em 1984 , no LA MAMA de NOVA YORK, … “. Ezir

  66. Marcio M

    Texto:
    AUGUSTO BOAL, PRECURSOR DO BIG BROTHER BRASIL ???
    Autor: Marcio M

    Augusto Boal redimensionou a dialética do teatro ao transportar o público abolido da cena e da luz ao próprio espetáculo.

    Esse tipo de inversão também é utilizado pelo programa Big Brother onde indivíduos sem nenhuma experiência cênica e até então anônimos passam a gozar do status de atores e celebridades.

    Curiosamente, o apresentador do Big Brohter Nacional tem um nome muito semelhante ao de Boal, ou seja, Bial.

    O Big Brother ediçao Brasil é, na verdade, um dos programas mais AMADOS e ODIADOS da TV brasileira. Um dos motivos pelos quais o BBB é odiado é justamente porque muitos não digerem/suportam o fato de que um caipira do interior transforme-se instantaneamente num ator e celebridade..

    Se Boal é um dos precursores do Big Brother, aqueles que odeiam esse tipo de programa – entre os quais eu não me incluo – o chamariam de Boçal.

  67. ezir

    SANDRA ( …E a todos os leitores, COMENTARISTAS que me lêem ) :

    Bom, DEIXAR CLARO : “NÃO SOU DA VERTENTE DO BOAL…SOU DO TEATRO SEMIÓTICOOOOO…repeti sempre aqui…!!!,mas , NÃO deixei de ADMIRAR A INTENÇÃO dele.

    Falei de quando participei de UMA ONG de EDUCAÇÃO DE ADULTOS …e DAS OFICINAS de TEATRO que A EQUIPE DE TEATRO DA ONG realizou 1 VEZ com ele , JÁ que a ONG ajudou a CRIAR um GRUPO DE TEATRO dirigido por 1 diretora q ATUA aqui em São Paulo. NA VERDADE, EU, Ezir , …….NÃO PARTICIPEI DAS OFICINAS ………., só li O ROTEIRO delas …e fui LÁ SÓ PRA PARTICIPAR DA FESTA DE ENCERRAMENTO…POIS , eu ERA responsável PELO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO …e NÃO PUDE ENTRAR ou FAZER AS OFICINAS …mas , já tinha LIDO um LIVRO SOBRE O TEATRO no BRASIL , E GOSTAVA MESMO DO TEATRO MODERNISTA E SEMIÓTICO…QUE MEU EX-AMIGO lá DA PUC-SP , O BRÁULIO MANTOVANI , e meu EX-NAMORADO , ALEXANDRE MORALES praticavam desde os festivais de teatro lá de SÃO BERNARDO DO CAMPO .Fui ver UMA PEÇA DE BERTOLD BRECHT ( não me lembro o nome ) lá em SBC EM 1982.Meu EX-NAMORADO era FISSURADO …E QUASE “DOENTE” DE PAIXÃO pelo FRANZ KAFKA, TODOS DO TEATRO EXISTENCIALISTA E DO VAZIO “SAMUEL BECKETT, JEAN GENET…TODOS!!!” … Ele apresentou 1 peça “o PORTEIRO” uma vez lá no TUCA-SP.

    Mas , ELE DETESTAVA TODOS OS “MODERNOS, E AS TROPICÁLIAS” porque ELE ACHAVA A TODOS SÓ “PURA MODA, EXIBICIONISTA”. Ele me proibiu de tocar “MENINO DO RIO” ao violão 1 VEZ , de RAIVA , porque ACHAVA QUE O CAETANO VELOSO…SÓ FALAVA MUITO…COLOCAVA POEMAS PRA LÁ E PRA CÁ…Mas, REALIZAR TRANSFORMAÇÕESSSSSS de VERDADE , MESMO NA LINGUAGEM E NA MENTALIDADE DO POVO BRASILEIRO …ele achava que NADA!!!….JÁ o BRÁULIO, eu ADORAVA TUDO QUE ELE BUSCAVA …E fazendo PORTUGUÉS COM A MINHA profa. MARIA ROSA D.OLIVEIRA, a MELHOR PROFESSORA SEMIÓTICA das ARTES …E VERDADEIRA TRADUÇÃO DAS ARTES CONCRETAS E DA INVENÇÃO FRUIÇÃO DE TODOS OS TEMPOS aqui no BRASIL…o BRÁULIO deu UM SALTO para A CRIAÇÃO DE PEÇAS ….E APRENDEU TUDO DOS RUSSOS…BERTOLD BRECHT , TEATRO NÔ…KABUKI …assisti a 2 peças q ele MONTOU NO TUCA-SP…depois ele FOI FAZER CINEMA…E Com ELE GANHEI O “VÍRUS” DA DISCUSSÃO COM DESEJO E FRUIÇÃO DE ARTES POR TODOS OS POROS.Mas, eu estava ENVOLVIDA com O MEU CURSO DE LÍNGUA E LITERATURAS INGLESAS…e ESTUDAVA CONTOS , FEMINISMOS, PSICANÁLISE …E TEXTOS…MÍDIA BEM DIFERENTE DA DELE…esTUDAVA para TRADUÇÕES …E INTERPRETAÇÕES mais TÉCNICAS.Depois , EU MESMA , é que “PUXEI” e GRAÇAS A DEUS consegui ENCONTRAR A Ma. ROSA na GRADUAÇÃO ..para APRENDER SEMIÓTICAAAAA .Porque NO MEU CURSO , só com as OPTATIVAS é que CONSEGUI ESTUDAR “TRADUÇÃO TRANS-LITERAL E INTERSEMIÓTICA” ( mas, muito pouco!!!).
    SAUDAÇÕES , nossa BELA MUSAAAA , Sandra!!! Ezir

  68. ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….O
    …………………………………………..Vélho
    ……………………………………………..e
    ……………………………………..Bom,…Boal..!
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………….O que será de nós,………póbres mortais,
    …………………………………………..sem
    …………………………………………..você,
    …………………………………………..Boal…??

  69. Liliane.

    Fico chateada quando ouço por aí que temos poucos artistas. Tanta gente se equilibrando nas cordas bambas. Tanta gente dando mortais por aí. Pessoas que engolem garfos, facas. Tem também aquelas que se revestem em um personagem e nos fazem sorrir.

    Artistas temos muitos. O que nos falta é alma de poeta. O que nos falta é coragem para nos entregarmos aos apelos do verbo sentir.

    E nem de longe falo do outro, falo sempre daquilo que pesa em mim. Em minha defesa tenho a dizer que choro muito quando me vejo assim.” Vou tentar ser melhor, vou tentar ser melhor.”

    Não que eu pretenda “ser melhor” para ser melhor por si só, mas para fazer o outro enxergar o que ele desperta em mim.

    Acho gratificante quando um outro, artista do povo, faz explodir um universo dentro de mim. Só que ele, o outro, o artista, ele nunca sabe.

  70. targinosilva

    Tam.

    Assino em baixo com louvor.

  71. Tene Cheba

    Em princípio, renegar a cultura, todo o acervo que o Homem produziu, não está coerente com a nossa evolução.Desde o surgimento do Homem teórico, passando pelo racionalismo crítico de Karl Popper, (que não li, apenas alguns trabalhos sobre a obra dele), a esquerda busca alguma alternativa ao marxismo puro. A santificação da pobreza, o inebriante e romantico mundo dos expostos, tomam o lugar da bandeira proletária, não sendo mais necessário a foice e o martelo. Aderiram ao ópio e as suas variedades, não brigam mais com o sistema. Neste exato ponto, não me espanta o mundo pequeno que criamos para nós mesmos. A menina, o nênem e o zumbi.
    No Brasil, os oprimidos, estão anestesiados e, a esquerda tupiniquim, completamente destroçada. Ou se cheira o Pastor, ou se cheira a margarida, mas ambos sempre estarão no jardim.
    Big Brother Brasil, ácido mais forte não conheço.

  72. ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………..O
    ……………………………………………Vélho
    ………………………………………………..e
    ……………………………………..Bom,……..Boal..!
    ………………………………………………………………..
    ……………..O que será de nós…..?……..Póbres mortais,
    ………………………………………………….
    ……………………………………………..sem
    ……………………………………………..você,
    ……………………………………………..Boal..?
    ………………………………………………….

  73. mnc

    Interessante a analogia, BBB, Bial e Boal.
    O BBB pode até ter copiado a fórmula, Marcio, com fins meramente, digamos comerciais.
    Mas o propósito do Boal, era muito mais nobre.
    O teatro como transmutante de almas e realidades.
    Uma vez fui em uma performance uma intervenção em rua da trupe de Boal na Cinelânida RJ
    Um ator arrastava uma mulher presa a uma coleira, os provocadores da trupe….os transeuntes sem saber que se tratava de uma cena…começaram a intervir…estava formado o script.
    Uma experiência inesquecível p mim e todos aqueles que viveram naquele momento fractual de hora do rush, num formigueiro como é a Cinelândia.
    Matéria prima para profunda redlexão da opressão que a mulher sofre, e muitas vezes nem se dá conta.

  74. ps..: favor apagar o das 18:52….pois saiu falatando o “O”.

  75. Tene Cheba

    O Brasil, acho que já citei isso aqui, tem um dos menores coeficientes de Engenheiros do mundo, ou mais amplamente, nos cursos superiores relacionadas a Ciências Exatas.Gritante, o nosso péssimo desempenho em matemática. O governo Lula, se é que podemos definir este intervalo de governo, somente piorou estes dados. As Universidades particulares, começam a ter um desempenho melhor do que as públicas, em algumas regiões, a coisa está feia. Mas o sistema continua nos corneando, sem dó.
    Tome o seu leitinho, compense o seu cálcio, para que os chifres cresçam vistosos.
    Fulano parece um touro – Por que ele está forte? – Não é por causa dos chifres.

  76. ……………………………………Boal,…..(part..l)
    ………………………………………………
    ………Você éra nósso nórte,
    ……..
    …………………….nóssa bússola,
    …………..
    ……………………………….nóssa véla
    …………………
    ………………………………………nósso leme
    ……………………………..
    ……………………………………………….nóssa,………caravéla..!
    ………………………………………………………………………………………………………….

  77. mnc Mariene

    Voltando ao nosso convívio blogeraldiano vou logo comentando com você a respeito do telefone de numero complicado.
    Que mania tem os mais velhos de complicar o que uma criança simplesmente resolve não é?Pode acreditar nisto.
    Não sei se o fato é verídico, mas narro o que de outra boca ouvi:
    Einstein o grande matemático tinha três cachorros de tamanhos diversos. Um alto,o meio e por lógica o terceiro menorzinho.entre eles e na mesma seqüência de altura eram os pesos relativos de cada um.toda manhã o primeiro que aparecia e ficava latindo e arranhando a porta do quarto do físico era o cão de menor peso e altura.Depois aprecia o de peso e altura mediana e minutos depois o maior de todos.Em época de férias escolares um neto de Einstein ficava alojado na casa do avo e dormia no quarto com o velho sábio.E Era o menino que por três vezes se levantava para abrir a porta e deixar os cães entrarem.
    Uma tarde depois de demorados cálculos e arrumações de engenho um avo orgulhoso chamou o neto e começou a explicar seu recente invento para ser usado em relação aos cães.
    O sistema pensado e executado pelo grande físico funcionava da forma como orgulhosamente o avo explicou ao neto:
    -A porta do quarto teria três abertas. Cada uma com altura e largura suficiente par permitir a entrada do cão que chegasse primeiro. Se vier o menor deles a menor entrada seria aberta e por ai vamos. Toda brilhante engenhoca era controlada rigorosamente e acionado o dispositivo abre e fecha pelo peso do animal que estivesse sobre o tapete encostado na porta pelo lado de fora. Feito testes Einstein tão empolgado ficou com seu sucesso que preparou dois sistemas. Um tapete por fora do quarto e outro por dentro.deste modo os cães teriam transito livre e controlado por eles mesmo pois em se aproximando da saída ou entrada sempre pisariam antes em um dos formidáveis tapetes.Entendeu?
    -Sim vovo.Entendi perfeitamente.
    -Ótimo disse o mais orgulhoso ainda avo ao notar que o neto com aplicação seguiu suas explicações claras do funcionamento do sistema.
    Lógico que a pergunta feita a seguir para o neto não poderia ser outra.
    -Simples não é?Assim Einstein não sem uma ponta de vaidade queria ouvir do menino uma aprovação ao sistema que tanto trabalho lhe dera, mas que resolveria e facilitaria a entrada dos cães.
    O que Einstein jamais poderia esperar foi à resposta que ouviu.
    -Vo! Porque o senhor fez três aberturas?Não bastaria ter feito à maior e acionar o abrir e fechar com qualquer peso em cima do tapete?Deste modo menos material seria gasto e com uma só abertura maior qualquer um dos cães passaria por ela.
    Einstein quase em lágrimas e emocionado e orgulhoso abraçou o neto. Por um breve minuto o cérebro descompromissado de um menino suplantar o do genioso avo.

    Então cara amiga como disse inicialmente ainda não recordo exatamente de quem ouvi este relato. Ouvi e guardei. Passo agora a todos que lerem e se alguém tiver confirmação dos fatos provavelmente se manifestará a respeito. De qualquer maneira me parece um belo enredo e elucidativo na descrição da tendência que as pessoas que mais sabem têm de complicar o que é fácil. Exatamente por pensarem mais que os outros é que talvez busquem soluções mais elaboradas.
    No caso do telefone talvez o teu neto simplesmente se perguntado ao ler o poema diria:
    -Vó. O numero é este xxx xx xxxxxxxx sem estar lucubrando com o código de Caravelas e outros detalhes.
    O engano não foi só teu porque eu mesmo poderia simplesmente ter teclado com fiz agora. Mas se tudo fosse feito de modo igual. Se todos soubéssemos fazer de tudo. Se todos, por exemplo, soubéssemos tocar sanfona.
    -Quem ficaria feliz e bateria palmas para a velha sanfoneira?
    Miga. Um grande abraço e, por favor, telefone amanhã porque dos assuntos que pretendo tratar contigo talvez o mais importante deles no momento ainda estou dependendo de uma resposta da Cláudia de Porto Seguro da qual espero ter noticias ainda nesta noite.

    O bolo virtual do meu aniversário esta sendo partido agora e a segunda fatia vai para tua formidável mãe que apesar de eu não saber com se parece imagino que seja gente de boa fé e muitas alegrias.
    E vamos em frente que a noite está começando.
    O Santos não sendo derrotado
    Uma cidade chorando.
    O Corinthians sendo premiado
    Sampa rindo
    Ronaldão remoçando
    Pacheco aniversariando

    Parabéns ao timinho que acidentalmente chega ao final e torna-se campeão apesar de ter apenas empatado com o Glorioso Santos Futebol Clube.O que de resto prova que o Destino também complica os acontecimentos.

    Obrigado.

    Pacheco.

    Nota: Acreditem se quiserem.

    Mal terminei de teclar este comentário e Baby vinda do quarto onde assistia televisão me passa o celular.
    Maravilha.
    Ao som de sanfona duas agradáveis vozes cantam parabéns para mim.
    Vocês são capazes de identificar de quem cantou?
    Não vivo afirmando que: A VIDA É BELA!
    Pois é.

    Case Closed

  78. ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………….Boal…(part ll)
    ………………………………………………
    ……………..Você nôs deixou,……….a,………….deriva,……….Boal.
    …………………………………….
    ……………..Nêsse,…..TITÃNÍC,…comandado pelo,………..Bial.
    …………………………………….
    ……………………………………………….
    ……………O que será déssa, ……juventude…..?
    ……………..
    ………………..Que de trãnsviada,……….só tem o viada,
    ………………………..
    …………………………… e o trãns,……….foi tudo prô
    ………………………………
    ………………………………..trãsngênicos,…….Boal…?!
    ………………………………………………………………………………………………………….

  79. mnc

    Pachecão,
    Gostou da surpresa???

  80. Sandra

    Ezir, puxa… Comoveu.

    Sou muito racional. Meu texto é quase matemático:
    Se…então…senão…portanto…cqd.

    As emoções ficam represadas atrás dessa barreira lógica.

    Os textos do Gerald destruíram essa barreira. A primeira vez que chorei lendo um texto foi nesse blog, com o artigo de 16/4/2008. Logo nas primeiras linhas, chorei sem parar, e assim foi até o final. A peça Kepler, extremamente perturbadora, causou o mesmo efeito. A música, o cenário, o texto, as imagens fortíssimas… Eu não sei o que o Gerald quis dizer ou transmitir, mas, para mim, uma série de imagens veio por associação. Gavetas em cemitérios, o Obelisco, …
    E ainda é assim. Quando leio um texto como esse, as frases ficam ecoando, e outras vêm por associação, e nem sem bem qual é a relação entre elas.

    Seus comentários também têm um estranho efeito. Eles quebram a linha clássica de raciocínio, e tenho uma sensação quase física do pensamento dilatar-se, encolher, ir de um lado para outro, fragmentar-se. São cheios de sons e cores.

    Admiro muito quem, como vocês, usam as palavras como um pintor usa as cores.

  81. ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………….Boal…..(part..lll).
    ………………
    ………………….O que será do,…..teatro,……………Boal..?
    ………………
    ………………….O que será do,……………..oprimido…?
    ………………….
    …………………Cada vez mais,………………………….comprimido…?
    …………………………….
    ……………….E sê ele,….além, ….de,……. oprimido comprimido,………
    …………………………………..
    …………………………..ainda for,………………..preto…?
    ……………………………………………
    …………………………………………….Boal..?
    …………………………………………………………..
    …..Você acha que ele tem chãnce de conseguir um,.. “emprêgo”?
    …………………………………………………………………………..
    ………………………….E se conseguir,…o patrão,..
    ……………………………………vai ser um
    ………………………………………Boçal..?
    ……………………………………………………………………………………………
    ……………………….Que na primeira pisada de bóla,….
    …………………………………………………………………………………………………..
    ………………………..vai dar um pé na Bunda,..falãndo….
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………..” Sái daquí,……….animal…”
    ………………………………………………………………………………………………………..

  82. TAM

    Comentário enviado as 17 01

    Como eu gostaria de ter escrito exatamente o que você enviou.

    Eu não mudaria nada e nem mais nada teria para acrescentar ao assunto.

    Copio a Sandra:

    TAM A R R A S O UUUUUUUUUUUU.

    Abraços e uma fatia de bolo.9 meu aniversário )

    Pacheco.

  83. NILTON

    Confesso que não conheço a fundo a vida e a obra de “Boal”…porém é na morte que normalmente se falm eou se homenagiam os grandes artistas…se foram tantos e será que virão outros ocupar o espaço… plínio marcos…Guarnieri…Boal…
    infelismente nossa arte e cultura está infestada pela tônica do poder e do sucesso a qualquer preço…vejam essas atrizes globais que se casam com seus diretores…e suas filhas ocupando os espaços o nepotismo artistico…nisso o Boal foi gênial …todos somos oprimidos e por isso podemos ser os verdadeiros artistas desse novo mundo…vivam os oprimidos vivam os revolucionarios…e vivam sues personagens reais…na sua empresa …na escola…no teatro…se expressem vivam os Boal”s…abraços…e tenha um bom descanso.

  84. Fábio.

    Seja bem retornado.

    Entendo porque deixas o Pi PI PI na porta de entrada.

    Lamento a passagem do teu companheiro.

    Ao contrário do teu lamento eu acredito que enquanto ele permanecer sendo considerado o norte dos que o seguiam em vida jamais morrerá.Passa a matéria mas o simbolismo dos
    ideais ficam.

    O grito de M.Luther King ainda guia milhões pelo mundo afora.

    Os oprimidos do teatro deverão conduzir a bandeira Boal aos quatro cantos do mundo onde existam.

    Assim sendo a luta do dramaturgo não terá sido em vão.

    Outro grande e menos conhecido artista que hoje também é saudades cantou.

    ” Depois que eu tornar saudades
    não preciso de vaidades
    quero preces e nada mais”

    Nelson Cavaquinho.

    Que se existir realmente um céu e se ele lá estiver certamente reencontrara Boal no caso de este tambem merecer a Glória de Deus.

    E os meus se são aqui incluidos porque um eu conheci pessoalmente e o ido mais recente estou aos poucos conhecendo atravez deste post.

    Fabio.

    respeito ao teu Norte.

    Abraços e uma fatia de bolo.

    pacheco

  85. mnc

    A surpresa foi algo insuperavel.

    Se gostei?

    não!

    eu não gostei

    EU AMEI

    e jamais saberei retribuir com tanto amor como recebi ao escutar duas maravilhosas senhoras ao som de sanfona cantarem com exclusividade celufonar um parabens musical para mim.

    ESTOUROU NO NORTE

    ARRAZOU.

    Beijos e uma fatia de bolo.

    do bolo só estou mandando uma fatia porque a segunfda que cortei já foi dada a velha sanfoneira e sabemos nós o quanto pode lhe ser prejudicial o exagero no consumo de doces

    xxxxxx

    Pacheco.

  86. Ezir.

    Por maior vontade que eu possa ter sei que não poderei sequer igualar com belas palavras o que de importante recebo em forma carinhosa e de ensinamentos que me envias.

    Simplesmente aceite meus agradecimentos na forma direta de um MUITO OBRIGADO.

    Que Deus sempre esteja velando teus passos e principalmente evitando que a mentira em suas múltiplas variantes sequer se aproxime de ti e dos teus.

    Aceite respeitosos beijos e uma fatia de bolo.

    Xxxxxx

    Pacheco

  87. Thiago P.

    Agradeço tua gentil lembrança.

    Abraços e uma fatia de bolo

    Obrigado.

    Pacheco

  88. santanna

    Fernando Pessoa

    O mistério do mundo,
    O íntimo, horroroso, desolado,
    Verdadeiro mistério da existência,
    Consiste em haver esse mistério.

    Não é a dor de já não poder crer
    Que m’oprime, nem a de não saber,
    Mas apenas completamente o horror
    De ter visto o mistério frente a frente,
    De tê-lo visto e compreendido em toda
    A sua infinidade de mistério.

    Quanto mais fundamente penso, mais
    Profundamente me descompreendo.
    O saber é a inconsciência de ignorar…

    Só a inocência e a ignorância são
    Felizes, mas não o sabem. São-no ou não?
    Que é ser sem o saber? Ser, como a pedra,
    Um lugar, nada mais.

    Quanto mais claro
    Vejo em mim, mais escuro é o que vejo.
    Quanto mais compreendo
    Menos me sinto compreendido. Ó horror
    paradoxal deste pensar…

    Alegres camponesas, raparigas alegres e ditosas,
    Como me amarga n’alma essa alegria!

  89. gthomas

    O Fabio eh engracado!
    nunca viu uma peca do Boal e fica chorando as magoas da morte de alguem cuja obra ele nunca viu, participou, sobre alguem que nada sabe de verdade!

  90. Glorinha

    Fabio,

    bom te ver aqui novamente…de verdade…
    [[]]

  91. Valéria.

    Obrigado. Acredito não ser esta a primeira vez que comentamos,Bom te ler novamente.

    Beijos e bolo para você.

    E no mesmo embalo sirvo a:

    Glorinha

    Você é especial. Especial por motivos até pessoais de influências benéficas em minha vida.

    Desculpem a juntada, mas este sobe e para enviar os comentários aqui na tela já estão me cansando

    xxxxxx.

    Para as duas.

    Se uma de vocês estiver de regime deixe o pedaço de bolo para a outra. Só tenho o pedaço entregue para a Valéria porque o bolo como imaginado e já distribuído acabou

    Pacheco

  92. …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………Boal….(part lV)
    …………………..
    ………………………………………………É,
    …………………..
    …………………………………………….Boal,
    ……………………
    …………………………………Você lutou contra o,…..
    ………………………….
    …………………………………………….Capital,
    …………………………………..
    …………………nos palcos,…..nas platéias,…….nas falas,…..
    ………………………………………………
    ……………………………..nas mãos, ………….nas mentes
    ……………………………………………………….
    ………………………………………………….porém,..
    ………………………………………………..
    ……………………………………………………êste,
    ……………………………………………………….
    …………………………………..sempre patrocinou a farsa,….
    ………………………………………………..
    ……………………………………….comprãndo dementes
    ………………………………………………………
    …………………………………..disfarçados de competentes,
    ………………………………………………………
    …………………………………para tornar o público impotente,
    ……………………………………………………….
    ………………………………………….alejãndo e alienãndo
    ………………………………………………………..seu
    …………………………………………………………..
    …………………………………………………..”CÉLEBRO”,
    …………………………………………………………….
    ……………………………………………………………já
    …………………………………………………………..tão,
    ……………………………………………………… carente.
    …………………………………………………………………………………………………………

  93. gthomas

    Nao quero entrar nessa discussao logo apos a morte dele.
    E especialmente com o Fabio

    Mas algum dia, deem uma espiada no quanto custou o Corsario do Rei (um dos maiores…..(…..)…..no Teatro Joao Caetano no Rio, em 87.

    Vcs tem ideia do quanto custou? E quem patrocinou? Nao ne fabio?
    Contra o Capital MY ASS!

  94. Gerald,

    em um post a paixão por Obama, no seguinte a crítica à espera pelo messias. O segundo, claro, motivado por forte emoção que turva e limpa a vista ao mesmo tempo.

    Mas dá para imaginar um psicodrama “geraldiano”, seria um bom texto para se ler: seus lados opostos degladiando para o prazer onanista desse(s) leitor(es).

    Mas pelo amor de Zeus, no que isso me transforma?! No corno na da mão peluda?!

    []s

  95. Sandra.

    Notei teu comentário falando a respeito de como se fazem leituras.

    Meu modo de ler o Gerald parece diferente de quando leio outros autores.

    Quando eu leio aqui um post formo opinião do assunto não com o que o Gerald deixa e mostra escrita. Comigo funciona mais e melhor é lendo exatamente o que o Gerald não escreveu.
    Ou seja, leio nas entrelinhas ocultas que saltam e aparecem aos meus olhos.
    Leio o que o Gerald não desejava mostrar, mas mostrou. Leio o que o Gerald não disse, mas acabou dizendo.
    E se pensas que eu estou ficando louco então para teu consolo digo que não estarás sozinha. Certamente pensarão como você os demais participantes assim com o Gerald e eu.
    Só não pensarão assim aqueles que também sabem ler tudo no nada ou ler nada no tudo.
    Porque aqui eu posso estar tentando fazer uma espécie de arte que não é arte com posso estar teclando merda nenhuma.
    E agora como ficamos?

    Solidários?
    Participativos.

    Ou

    EXCLUIDOS.

    ENTENDEU?

    N ã o?!!!!!.

    Nem eu

    Mas agradeço por ter lido até o que eu não escrevi.

  96. …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………….Boal….(part V).
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………É,…Boal,
    ………………..
    ……………………….o Bial,…..”.venceu”,…..com suas,.
    ……………………………
    ……………………………………….” crônicas”
    ……………………………..
    …………………………………….que só de ouví
    ……………………………………
    ………………………………..dá vontade de corrê,
    ……………………………………………..prô
    …………………………………………..quintal.
    …………………………………….
    ………………………E beijá o primeiro porco,…na boca
    …………………………………………………
    ………………………………….só prá pegá gripe,
    ………………………………………………………
    …………………………………………..morrê,
    ………………………………………………..
    …………………..e quem sabe,….virá,….manchéte no
    ………………………………………………………
    ……………………………………………jornal.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….

  97. Walkiria

    nada a comentar, já q meu outro comentário foi VERGONHOSAMENTE censurado…tenho muita pena de quem se diz tão genial mas não aguenta quem lhe é contra , ou como ele prefere SHAME

  98. Rogério

    Só quero registrar o silêncio que fiz ao ler o texto de Gerald Thomaz sobre Bual.
    Ficarei silencioso!

  99. Será exatamente o que este dramaturgo Boal queria dizer quando afirmou que todos somos artistas.

    -Que podemos ser não sendo?
    -Que podemos ser uma pessoa mostrando ser outra?
    -Que podemos enganar aos outros.
    -Que podemos fazer parte de um só grupo ou que podemos ser de qualquer grupo.

    estou meio que como num meio BBB onde sinto que podem me atacar e portanto combino com outros um modeo de atacar primeiro o que desconfio que pretende me atacar.

    -Hei! Vamos matar o assassino antes que ele nos mate.

    Porque se ele nos escolhe para matar então do meio estaremos EXCLUIDOS.

    Puxa vida esttá confuso de entender este negócio.

    Ainda mais agora que estou sem o apoio do Critico de Arte.

    Sabem o que é melhor.

    Fiquem a vontade com todos que eu vou encerrando o meu aniversário.

    mais uma vez agradeço o comparecimento dos amigos e as lembranças que recebi.
    Aos que entraram em respeito ao falecido meus sentimentos.

    Boa Noite

    A UNICA CERTEZA QUE TEMOS NA VIDA È A DA MORTE.

    e
    um
    famoso
    inglês
    disse
    ou
    mandou
    falarem
    que
    a
    questão
    era
    é
    e
    sempre
    será:

    – TO BE OR NOT TO BE.

    Não confundir com Tupi ou não Tupin em com PATO NO TUCUPI

  100. gthomas

    Quando Shakespeare morreu, ninguem derramou uma so lagrima,

    Ao contrario. A corte inglesa festejou sua morte.

    e Barbara Heliodora ficou….

  101. O Shakespeare MORREU?

    Puxa vida!!!!

    Então com é que ainda ganham dinheiro até o dia dia hoje explorando sues legados:?

    Quem ganha?

    Quem perde?

    Hein……?

  102. …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………Boal…(..thê énd..)
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………….É,….Boal,
    …………………………………………………………..
    ………….é verdade,…isso que o multifacetado,….falou,
    …………………………………………………………..
    ………………………………………………porém,
    ………………………………………………………………..
    …………apesar de eu nunca ter assistído uma única péça
    ………………………………………………………………..
    …………………………………………….tua,
    ………………………………………………………………..
    ………………………………….eu já sinto a tua,
    ……………………………………………………………….
    …………………………………………….falta.
    ……………………………………………………………………………….
    ……………Nêsse desérto de neóns,…….de bíts and bytes,
    ……………………………………………………………………………..
    …………………………………..você éra um oásis…!
    ………………………………………………………………..
    …………………………………………Você éra,…
    ……………………………………………..REAL,…..
    ……………………………………………………………………
    ……………………………………..e não,…Virtual,
    ……………………………………………………………………………
    ……………………………………………..Boal.
    …………………………………………………………………………………………….
    ……………………….Queria escrever na tua lápide,…..
    ……………………………………………………………………………………………..
    …………………………………….” Aquí,….Jáz
    ………………………………………………..o
    …………………………………………..coração
    ……………………………………………….de
    ……………………………………………..uma
    …………………………………………revolução…”
    …………………………………………………………………………
    …………………………………”..ele não éra,…GREGO
    ………………………………………….mas éra um
    ……………………………………………príncipe..”
    ……………………………………………………………………………………….
    …………………………” ..um príncipe dos príncipes…”
    ……………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………….”seu nóme…?…”
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ……………………………………….”.AUGUSTO.”
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………

  103. Será que o Capital do qual fala o Fábio lucra ou participa de lucros ou financia algo do deixado pelo:

    Willian?

    este Capital não apoia o BBB ?

    O BBB que eu considero punheta de voyeur

    Periodo de férias surubativas não para artistas mas sim para excluidos da moral e dos bons costumes.

    É UPROGRAMA COM INTENÇÕES GLOBAIS OU REALIZADO PARA GRUPO

  104. Atenção por favor.

    não estou perguntando nada pra ninquém.

    estou apenas divagando comigo mesmo.

    não é necessário que me respondam.

    claro que tambem não posso impedir quem desejar entrar no assunto.

  105. Angelo

    Gerald,
    Devo admitir que nunca fui com a tua cara.Te achava um pseudo-íntelectual que escrevia coisas sem sentido e que como ninguem entendia porra nenhuma,alguns mais imbecís ainda diziam que era maravilhoso…Sei que prá ti não quer dizer nada,mais vc ganhou mais um fã…Puta-que-pariu…será que é mesmo como reanto Russo cantou?”Estou acordado e todos dormem!Todos dormem!”A nossa sociedade vai indo por um caminho tão sem graça,vazio,sem objetico algum…só buscamos a imagem…o estar na moda…só vamos assistir BBB?que merda…sei lá…sinceramente as vezes me dá vontade de mudar pro Tibete e virar monge…

  106. targinosilva

    semiotica.

    [Do gr. semeiotiké (téchne), ‘a arte dos sinais’.]
    S. f.
    1. E. Ling. Denominação utilizada, principalmente pelos autores norte-americanos, para a ciência geral do signo; semiologia.
    2. E. Ling. V. semasiologia (1).
    3. Desus. Arte de comandar manobras militares por meio de sinais, e não da voz.
    4. Med. Semiologia.
    5. E. Ling. V. semântica (1).

  107. Meu pai de criaçaõ também em vida se chamava:…………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………AUGUSTO………………………………………………………………..

    Agora ele está numa pequena caixa debaixo de uma igreja lá em Santos e na minha mente como agora.
    Quenta um pouco que preciso dar um tempo para pensar nele melhor.

    isto chama-se saudades.

  108. Para se tornar monge não é necessário ir para o Tibet

    Em Curitiba existe um mosteiro no local chamado campo dos Tenentes.

    É possivel fazer estágio com candidato.

    Eu estive lá como visitante e fiquei em clausura por dois dias e duas noites.

    Vi e ouvi até no silencio.

    SILENCIO

    ORAÇÕES

    DEVOÇÕES

    PROIBIÇÕES

    HOMENS SANTOS

    SAI DE LÀ MEIO TRANSFORMADO

    QUASE MUDADO.

    O QUE APRENDI?

    Não sei.

    ainda estou procurando as partes de mim que nunca mais encontrei

    Alias já mesmo nem sei se realmente as tive um dia.

    COMPLICADISSIMO.

  109. mnc

    Pachecão,
    A sanfoneira comeu o bolo escondido…fiz vista grossa, tb n dá ficar regulando a glicose o tempo todo, vira psicose…amanhã cedo faço um chá de carqueja p reforçar o Glimepil (diabete).
    Os netos n apareceram por aqui hoje, me deram um folguinha, amanhã cedo estarão por aqui, dever de casa, tive que decifrar by myself.
    Sim as crianças tem um conhecimento intuitivo espantoso.
    Aprendemos muito com elas, temos tb que fornecer aos nossos pimpolhos ferramentas para estimular , motivá-las, fazer brotar o que de melhor tem em cada uma delas.

  110. TEM UM SINAL DE COMANDO MILITAR QUE EU NUNCA GOSTEI

    SEM VOZ.

    APENAS COM AS MÂOS SE MANDA MATAR ALGUEM.

    OS FILMES MOSTRAM E QUASE TODOS CONHECEM ESTE SINAL

    VOCÊ CONHECE?

    É ASSIM

    Apontase o indicador para o alvo sequido de movimento do dedão para o solo.
    Se necessitar de sil~encio então depois de se apontar o alvo você passa a mão rápidamente no seu pescoço.
    Assim você estará dando ordens para alquém maluco o bastante ou muito treinado para te obedecer ir até o alvo e cortar o pescoço dele.

    Coisas absurdas.
    Coisas torturantes.
    Gestos hediondos e NOJENTOS

  111. mnc

    Uma ótima semana de sorte, saúde, prosperidade…
    Proteção Divina.
    Abçs fraternal a todos, todos mesmo.

    Até mais e muito agradecida GT por proporcionar estes momentos mágicos de boa convivêcia, informação, cultura, arte, cartases, insigths, etc…
    Vc é o cara, e seu legado de tremenda importância p o teatro.

  112. Os monges só usam as mãos para agradecer a Deus.
    e
    para:

    Trabalhar.
    Curar.
    Limpar
    Plantar.
    Colher.
    Selecionar
    Escrever

    Na intimidade:
    limpar a bunda.
    escovar os dentes
    tomar banho.
    coçar o corpo nu.

    No pecado:

    tudo que você que tem a mente suja possa imaginar.
    e se aqui você imaginou algo mais do que bater uma punheta pode tirar o cavalo da chuva que você jamais será um monge de verdade

    eles avaliam os teus pensamentos e acabam por te EXCLUIR.

    não pense que você possa enganar.

    nem artistas conseguem

    Quero dizer eu penso que é assim

    SERÀ ?

    Colher.
    Produzir

  113. mnc

    Uma ótima semana de sorte, saúde, prosperidade…
    Proteção Divina.
    Abçs fraternal a todos, todos mesmo.

    Agradecimentos ao GT por proporcionar estes momentos mágicos de boa convivêcia, informação, cultura, arte, cartases, insigths, etc…
    Vc é o cara, e seu legado de tremenda importância p o teatro como linguagem universal.

  114. ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………..Pacheco…?
    ………………………………………………………
    ………………….Parabéns,…pelo teu aniversário.
    ……………………………………….
    …………………Porém,..queria pedir,…..prá você
    …………………………
    ………………tentar maneirar na quantidade de coménts,
    …………………….
    …………………..Por que senão,…você acaba parecendo
    ……
    ……………………………………….aquele véinho do,…
    …………………….
    ……………………………………… MÃPET´S SHOW,..
    ………………………………….
    ……………………………………………….lembra?
    …………………………………………..
    ……………………Ele ficava no camaróte do lado do palco,……
    ……………………………………………
    ………………………………..atormentãndo todo bonéco
    ……………………………………………
    ………………..que entrava prá fazer um,….”número”.
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………..

  115. Ana Luiza

    Por acaso está na janela agora?

    Preciso de tua ajuda.

    esqueci o nome da igrja onde te conduzi ao altar e também onde estão as caixinhas com os ossos dos meus pais de coração.

    Sei que é Catedral………vazio………..do que?

    Assisti o video do you tube onde meus netos teus filhos cantam o parabens para mim.

    Agradeça ao Diego ter me indicado a entrada ontem.

    Valeu.

    Olha ou melhor leia:

    Cortei um bolo virtual e guardei a primeira fatia para você.Caso leias este comentário mais tarde pode responder que eu lerei ao amnhecer.

    Boa Noite

    xxxxxxxx

    TIVE UM EXCELENTE ANIVERSÁRIO.

    MEIO SURREAL PORQUE NO SALÃO TAMBEM VIERAM PESSOAS
    EM RESPEITO E ATENÇÃO A UM SENHOR FALECIDO.

    PARECE QUE O CORPO JÁ FOI CREMADO.

    Portanto a vida continua.
    Ele era um homem de e do Teatro.
    Portanto sabia que o show tem de continuar.
    Então para mim:

    Case Closed

    Beijos.

    Papis

  116. Sandra

    O texto foi uma homenagem a Boal, mas… meus ouvidos foram para o Gerald.

    Quando ele reclama do desrespeito à alma, à vida e à morte, fica evidente seu respeito.

  117. mnc

    Semiótica…gestos, sinais…
    O terço rezado na rede vida, tem uma menina que faz os sinais p surdos, num quadradinho abaixo na tela da tv, no “agora e na hora de nossa morte amém”, ela passa a mão no pescoço, como se tivesse se auto-degolando, o Samuca sempre ri… tenho de me controlar muito p não desconcentrar da reza e pocar na risada tb, dando mau exemplo.
    Com o sagrado n se brinca, mas que é engraçado é…

    “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”…um filme que tem como título a frase escrita na entrada de um portão de cemitério, só no fim do filme vc entende que se trata de uma reflexão da morte, porque aparece a frase que dá título ao filme. “Nós que aqui estamos, por vos esperamos.
    Muito bom. Trata do tema com muita leveza.

  118. [=

    Bem!, não ia comentar esse post, mas… Mas… Mas é necessário desejar feliz aniversário para o comentarista que costuma ditar o rumo dos outros comentários:

    FELIZ CUMPLEAÑOS!, PACHECO( ao estilo mexicano)!

    [=

  119. Sandra

    Quando nos perguntamos: somos apenas isso? Somos apenas átomos? – deixamos evidenciar nossa ignorância sobre o quão complexos são átomos ou isso que somos.

    Quando vemos mortes em quantidade na TV e no cinema, tratamos a morte como algo que dominamos, trivial,… e nos cegamos para sua imensa complexidade.

  120. Sandra

    E, Tam,
    ARRASOOOOOOOOOOOOOOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  121. Sandra

    Fábio, bem vindo! Estava sumido!

  122. Fábio. (sem aqueles ridiculos PIPIPIs )

    Obrigado pelos cumpimentos.

    Não sabia que eu estava te incomodando BONECO

    Faça o teu numero ou melhor teu personagem de excluido a vontade.

    Assim que o Gerald ou o Vamp comunicar que temos de seguir teus conslehos terei prazer em atender o que sugeres e diminuirei minhas entradas.

    Antes disto entro a hora e quantas vezes eu quiser porque sendo aqui um blog democratico só o dono ou o vamp podem me impedir ou mesmo Deus se me levar agora.

    Com toda delicadeza sugiro que engulas este humilde sapo assim com um ilustre amado e odiado General engoliu um sapo barbudo.

    E não me atiçe porque estamos perto das 0000 horas e proximos de terminar o dia do meu aniversário.

    depois disto for para falar mal desta merda de governo eu estarei mais do que disposto.

    contudo teremos muito tempo para isto depois.

    Boneco Excluido você ?

    Excluido de onde?

    Eu sempre pensei que por ser um cara amigavel e inteligente você nunca seria um EXCLUIDO de nada.

    Que pena meu amigo.
    Que pena…..

    Abraços.

    Pacheco

  123. Sandra

    Beijos em todos!

    Cuide-se Gerald!

    E você escreve MUUUUUUUUUITO, menino!!!!

    Boa noite a todos!

  124. mnc

    Pacheco, quando quero lembrar de uma coisa, aí que esqueço, pratico a lei do esforço inverso, não force que rapidinho o nome da Igreja onde estão os retos mortais de seu pai, vem, num click.
    O mais importante é lmbrança do seu pai vivo em sua memória afetiva.
    Tudo de bom p vc, mais vez.
    Preciso descançar agora.
    Câmbio, desligando.

  125. Fábio.

    Dei uma contada.

    Você tambem entrou com uma porrada de comentários.
    A maioria com espaços vazios é verdade.Despediçando espaços.

    Porque é que você julga poder fazer o que pretende proibir aos outros?

    porra isto é mania de imitar o chefe.?

    Eu pensei que só o lula pensava assim.

  126. claudio

    “Augusto Boal redimensionou a dialética do teatro ao transportar o público abolido da cena e da luz ao próprio espetáculo.”

    mané público abolido da cena ? graças a deus !

    em 85 gerald thomas colocou 3 camadas de tela separando o palco da platéia . teatro é assim para mim : palco é palco . platéia é platéia . personagens de um lado , público do outro . fantasia lá , realidade cá .

    público participativo não é teatro , é programa de auditório . ou circo .

    tenho pavor de teatro interativo . odeio a ideia de
    personagens me pegando pelo braço , ou sentando no meu colo . personagens não são reais . não tem limites . tenho medo de interagir com pessoas , humanas ou não , sem limites .

    em ”eletra com creta’ está o meu ideal de teatro . se uma , duas ou três telas aparentemente nos distanciam , é pela emoção que penetramos no espetáculo .

    teatro interativo acho constrangedor , quase cafona . tenho meus problemas .

    ……………………..
    depois eu conto a relação entre o cenário de ‘eletra com creta’ no museu de arte moderna do rio , em 85 , e o meu projeto na ‘primeira feira de ciências’ dos colegios estaduais do estado da guanabara , no mesmo mam , em 68 .

    …………………………
    e , graças a deus , ja é dia 4 de maio .

  127. Garganta.

    Agradeço a tua antiga maneira com os meus melhores cumprimentos.

    Se eu ditasse rumos ditaria os meus. Tive prejuizos e fechei a Walt-checo por solicitações de outros.De quebra foi junto o meu jornal que vinha se firmando na bloglandia .

    O que mais posso perder alem da liberade de manifestação que o Fábio já chegou querendo me tirar?

    E este cumprimento mexicano terie de deixar em quarentena.

    Assiti na TV o ministro TINHOSÂO falar que estamos prontos para isolar mexicanos e outro cidadão que vier do méxico.

    Abraços.

  128. não conhecia o fabio . achei interessante seu estilo ezir-desidratado .

  129. Exemplo de como devemos prestar atenção no que estamos lendo e no que respondemos aos outros:

    ESPANHOL É FÁCIL?

    PARA AQUELES QUE DIZEM QUE ESPANHOL É FÁCIL, QUASE IGUAL AO PORTUGUÊS…
    Traduza a frase abaixo:
    ‘ LA VIEN UN TARADO PELADO COM SU SACO EN LAS MANOS CORRIENDO ATRAZ DE
    LA BUSETA. ‘
    Traduziu ?
    Acertou?
    Tem certeza?

    TRADUÇÃO:

    ‘LÁ VEM UM TONTO CARECA COM SEU PALETÓ NAS MÃOS CORRENDO ATRÁS DO
    MICRO ÔNIBUS. ‘

    Pois é, além de não saber nada de espanhol, vc só pensa besteira…

    ANTA

    Obrigado.

    Pacheco

  130. mnc

    Fazer amizade, com a morte p que ela nos seja suave, digna e santa.
    Dançar p ela, como fazem os xamãs.
    È inevitavel e a única certeza que podemos ter…um dia iremos.
    A fila anda, embora ninguém aqui queira furar essa fila.
    Realmente posso afirmar e testificar por experiência própria, aqui neste blog do G Thomas o espaço é ultra-democrático mesmo!
    Boa noite.

  131. Coisas que andam me intrigando.

    Para ser varredor de rua e ganhar pouco aqui em caravelas um brasileiro tem que ter diploma primário e fazer seleção.
    Entram os que lograrem notas mais alta.
    Até ai tudo bem e até desejavel.

    O QUE ME INTRIGA É.

    PORQUE PARA SER PRESIDENTE PODE SER ANALFABETO?

    estamos na msma nação?
    todos são iguais perante as leis?
    As leis são justas?
    ??????????????????????????????????????????????????
    e
    +
    1
    ?

    Obrigado

  132. gthomas

    Entro aqui, sem sono.
    Eh o final da comemoracao do aniversario do Pacheco.

    Ele parte pro 69.

    wow. Super sexy.

    Lerei os comentarios amanha.

    Beijos em todos

    LOVE
    G

  133. claudio.

    o Fábio é um excelente inimigo no meu caso.
    Até minha filha gosta dele.

    Assim como pessoas gostam do lula
    Assim como pessoas gostam da dilma
    assim como pessoas gostam ou aparentam gostar do ministrinho comunista tarso genro

    este tarso é um capitulo a parte.
    em tudo que é assunto ele se ve persequido por desafetos politicos.
    é metido a poeta.
    a sua obra maior é uma na qual ele diz que o personagem do monologo derrama esperma em razão da mulher amada.
    e
    desgraçadanmente
    este
    cidadão
    é
    a
    autoridade
    maxima
    da
    injusta JUSTIÇA BRASILEIRA

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Continuem me enganando
    eu

    GOSTO

  134. Cerjo

    Lamento muito a morte do Boal, e seu teatro de todos. No entanto não me sinto corno porque não me enamoro pelo sistema, não consigo ser espectator (sic), pra ser sincero, o sistema me estupra todos os dias.

  135. SE AQUI O ESPAÇO NÃO FOSSE DEMOCRÁTICO EU JAMAIS TERIA ENTRADO.

    ENTREI COM UM PÉ NA BUNDA

    GOSTEI

    FIQUEI

    TO FICANDO

    FICAREI

    ATÉ
    O
    DIA
    QUE
    EU DECIDIR
    OU ANTES DISTO CASO PECEBA QUE SEREI IMPEDIDO DE LIVRE MANIFESTAÇÂO

    PERDI MINHA EMPRESA FICTICIA.
    PERDI MINHA FORTUNA IMGINARIA.
    MAS MANTIVE MINHA VERGONHA NA CARA

    PORTANTO NADA TEMO PORQUE NÂO ME CONSIDERO MELHOR MAS TENHO CERTEZA DE QUE NÃO SOU PIOR DO QUE NINQUÉM

    BASTA

    VOU TENTAR DORMIR.

  136. peter punk

    Ei Gerald , lindo seu texto . Emocionante. Quando morre um artista bacana , entristeço. Mesmo só tendo visto o Boal duas vezes e conversado rapidamente , vi a inquietação em seus olhos ,tentei ouvir a fala rápida , estranhei a cabeleira revolta…
    Hoje ele foi cremado . O pessoal do Teatro tava lá. Amir e outros tantos.
    Voltemo-nos para a Morte !! Sim !!O teatro eh um diálogo com os mortos eterno. Com todo o paradoxo. Genet disse que o local ideal para o teatro eh o cemitério. O teatro nô gravita em torno do retorno dos mortos. A arte e a filosofia , a cultura nascem desse choque.
    ” O elemento fundamental da arte eh a metamorfose e a morte seria a derradeira metamorfose” Acho que Kantor disse isso. Kantor!!!
    Belíssimo texto querido.
    bjs. Peter.

  137. José sgorh

    Boal refez o teatro…refez os olhares para o teatro….foi um grito no vazio do palco….abriu caminhos….restaurou dignidades….fez da arte um sonho…
    Valeu Gerald…

  138. gthomas

    DA FOLHA DE S PAULO DE SEGUNDA

    200 dão adeus a Boal ao som de Chico
    Cerimônia antes de cremação de dramaturgo teve execução de “Meu Caro Amigo”, de Francis Hime e Chico Buarque

    Criador do teatro do oprimido morreu anteontem; cremação aconteceu no cemitério São Francisco Xavier, no Rio

    MÁRIO MAGALHÃES
    DA SUCURSAL DO RIO

    Um violinista executou “Meu Caro Amigo” e o ator Celso Frateschi leu um trecho do musical “Arena Conta Zumbi” na despedida ao dramaturgo, encenador e pensador do teatro Augusto Boal, no começo da tarde de ontem, no cemitério São Francisco Xavier (zona portuária do Rio).
    Boal morreu aos 78 anos na madrugada do sábado, de complicações decorrentes de leucemia. Seu corpo seria cremado após a cerimônia em sua homenagem, da qual participaram em torno de 200 pessoas.
    “Meu Caro Amigo”, de Chico Buarque e Francis Hime, foi composta (ou “endereçada”) a Boal na década de 1970, quando ele se encontrava no exílio.
    A peça “Arena Conta Zumbi” foi escrita por Boal com Gianfrancesco Guarnieri e musicada por Edu Lobo. Boal a dirigiu meses depois do golpe de Estado que instaurou a ditadura militar no Brasil em 1964.
    Ao comentar a trajetória de Boal, amigos seus do teatro, da cultura e da política avaliaram a envergadura histórica daquele que possivelmente foi o homem de teatro brasileiro de maior projeção no exterior.
    Na década de 1970, ele se tornou conhecido mundo afora pela criação do teatro do oprimido, sistema ou metodologia que conjuga arte e ação social.
    “Boal é o único brasileiro que criou um sistema ao nível de Brecht [dramaturgo alemão], Stanislavsky [diretor russo] e Grotowski [diretor polonês]”, afirmou o cineasta Orlando Senna. “É o cara mais importante do Brasil lá fora, o mais traduzido e mais inspirador”, disse Celso Frateschi, ex-presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes). Para o atual presidente da instituição, o ator Sérgio Mamberti, “Boal foi um libertário, um dos grandes brasileiros do século passado”.
    O poeta Ferreira Gullar, colunista da Folha, conviveu com Boal quando o amigo dirigiu o show “Opinião”, um dos primeiros espetáculos a contestar o regime militar. “Boal era um Quixote pelo mundo todo a pregar que o teatro deveria dar voz aos oprimidos.”
    Um dos dirigentes do MST, João Pedro Stedile, contou que o movimento mantém dezenas de grupos de teatro do oprimido. “Boal mesclava arte e política sem maniqueísmo, mas conscientizando”, comentou.
    “Boal lutava pela deselitização do teatro”, disse o sambista Martinho da Vila. Na opinião do diretor teatral Amir Haddad, um dos legados de Boal é a ideia de que “ser artista e criador não é privilégio, é direito da cidadania”. Para a atriz Renata Sorrah, o centro do pensamento de Boal era a noção de que “o teatro é modificador”.

  139. Bom dia pessoal.

    Bem antes doFacyoli,do Datena e talvez até do teu despertador.
    Talvez não do teu galo se tenha um por perto e certamente bem mais antes do que do Casoy, da Braga e do louro Jose que devem estar dormindo
    Posso estar atrasado talvez em relação a quem dormisse ao teu lado o que digamos logo ninguém tem nada a ver com isto. Salvo se estiveres participando de uma temporada do BBB.Nesta hipótese você já autorizou a qualquer um meter o nariz na tua privacidade.
    Porque se estiveres dentre os digamos… Artistas?Bem se achas que quem participa do BBB seja ou possa ser considerado um artista então como eu sou contra o que pensa já estamos entendidos e nada mais temos a conversar.
    Um forte abraço e

    Obrigado

    Pacheco

    Este é um case Close Closed e vamos ao próximo.

  140. Eu considero uma criança um artista.
    Com domínio da artimanha.

    Dentro desta consideração faço uma pergunta.

    Entre uma criança africana com fome e uma criança loira de olhos azuis sem fome.

    Qual delas representaria melhor uma cena para mostrar o desejo de comer uma maça?

    Se você souber responder esta pergunta com convicção arrume uma câmera e faça a filmagem sugerida.
    Pode ser um útil não sei exatamente para que porque eu não estou afirmando nada.
    Apenas estou enchendo lingüiça e querendo conversar

    Obrigado.

    Pacheco.

  141. Cozinhar é arte?

    É!

    Tens certeza?

    Certeza mesmo?

    Então porque ao que tudo indica só a minha filha me elogia?
    Cadê o reconhecimento dos outros.
    Cadê meu premio?

    Acho que estão me enganando. Vou pensar bem neste assunto
    Com seriedade.

  142. Vou enviar os comentários que possa antes que o Fabio apareça.

    O Fabio que é dos que dizm que lutaram pela liberdade de expressão quer tirar este direito de mim.

    Você duvida?

    Posso provar.esta escrito ai por cima onde ele fala que eu o estava incomodando quando ele estava representando um papel de BONECO.

    Pode conferir.Não se apresse.O que aqui é publicado não se apaga tão rapidamente como parece que alguns gostariam

  143. Chacrinha na sua opinião foi ou não um grande artista?

    Foi um criador?

    Um inovador?

    Ou um excelente palhaço?

    Eu gostava de assistir o Chacrinha nos palcos.

    ria quando ele jogava bacalhau na plateia.
    ria quando ele buzinava os coitados que iam tentar cantar no programa de calouros.
    ria quando ele exibia as chacretes tipo rita cadilac rebolando suas cobiçadas bundas.
    ria durante toda a exibição do programa.
    ria de qualquer merda.

    O Chacrinha morreu.
    Eu fiquei mais velho
    Já não rio tão facil como ria antigamente.

    mas ainda gosto de lembrar uma frase marcante de Jose Abelardo Barbosa

    ” Neste mundo tudo se copia, nada se cria ”

    o Chacrinha era pernanbucano terra também natal do presidente lula.

    Por alguma razão eu acho que o lula tambèm gosta e talvez até faça proveito desta frase.

    porque será que eu tenho este pensamento?

    porque é que eu lembrei disto agora?

    pansar é uma arte?

    pertence a que grupo de arte.

    dos INTEGRADOS ou dos EXCLUIDOS?

    Eu sinceramente não sei.

    mas li que o stedile sabe.

    e quem sabe também saiba o zé

    Que zé?

    e importa?Pode ser qualquer zé.escolha um!!!!

    minha sugestão para te ajudar.

    ou o zé dirceu ou o zé rainha.

    não procure o zé mané porque zé mané geralmente não explica nada salvo se o assunto for futebol

  144. Se alquém estiver achando chato meu modo de escrever não esqueça que eu também penso igual.

    não tenho culpa da walt-checo ter encerrado atividades.Aconteceu e pronto.
    eu gostava mais quando diversos personagens teclavam um de cada vez por mim.Agora teclando sózinho e com todos eles qurendo falar ao mesmo tempo dentro da minha cabeça é mais dificil.tenho que ficar mandando alguns calarem a boca e eu não gosto de calar ninquem.

    fica quieto ai seu Critico de arte!
    já estou enviando

  145. mnc

    “Retrato dos Artistas, desde jovens.”

    A arte como permanência no mundo
    Dança nas beiradas de olhos fechados
    Muitos morreram no globo da morte antes da estréia
    Caíram da corda bamba, antes da rede erguida
    Até os bambas vacilam e tombam
    Ouvem o chamado que ensurdece
    voz do mundo que encarna em sí
    Cabaça de biriba

    Não trocam o ofício
    O tornam sagrado.
    O ofício do novo
    Não estamos sozinhos!
    A arte permanece quando morrem as mães
    A arte permanece quando fracassam os políticos
    Quando o casamento acaba
    Quando não se evitam as falências

    Somos ARTISTAS, até sem domicílio ou nação
    Não faremos concursos públicos
    Não seremos crianças obidientes
    Seremos expulsos, mas a arte:
    PERMANECERÁ
    Não somos intelectuais nem professores
    Somos artistas!!!
    Criatividade insubmissa,
    Exuberância íntima, intuíção

    O cotidiano como medida de plenitude
    Sem meio expediente
    Ainda que se fabriquem
    Armas nos desertos
    Ainda que se auto-destruam
    Comensais num manicômio
    Piratas das heranças.
    Artistas não morrem
    Antecipam a madrugada.
    Quem n come pimenta no almoço
    Não tem fogo na língua

  146. Amigos ( as ).

    Dento do assunto do post façamos ( entra quem qur ) um teste.

    Imagine que aceitado a tese Boal que todos somos artistas.
    Imagine ainda que todos sejam a favor da liberdade de expressão.
    Agora
    Some a estas imaginações as hipóteses de que em plenos direitos de cidadão e cidadã os seguintes participantes com os comportamentos ao lado de cada nome:

    A Ezir sempre destacando os trabalhos do Gerald
    A Glorinha quase sempre sendo poética
    A Luciana dominando vários assuntos
    A Sue informando o quanto NY é linda.
    A Susan Judia dando excelentes conselhos.
    A Sandra sempre afirmando que o Gerald ARRAZAAAAA.

    Pronto de mulher já temos meia dúzia.

    Vamos aos homens.

    O Targino quase sempre contestando o Gerald
    O Vamp sempre apoiando e raramente discordando do Gerald
    O Pacheco sempre querendo escrever mais palavras das que estão no post.

    Pronto. De homens três já são suficientes para competir onde estejam seis mulheres ( machista é a vovozinha)

    Com todo o escrito acima para ser considerado responda.

    Qual deles esta sendo o melhor artista?

    Eu tenho a minha opinião a qual necessariamente pode não ser igual a tua.

  147. mnc

    Amo o universo interior de um teatro, a atmosfera, o palco, luzes, as cortinas, o espetáculo, OS ATORES, e enredo da peça, todas essas maravilhosas artimanhas que ampliadas no palco nos levam a fantásticas viagens ao imaginário humano, com seus dramas, mazelas´, sátiras…
    No entanto, pouquíssimos brasileiros tem acesso ao teatro, como espetáculo fechado, acho que menos de 6% da população.
    Daí a importância de Boal, com seu teatro do oprimido, como agente transformador.
    Embora saiba que ele tb vivia de sua arte como profissão, todos precisamos trabalhar e do fruto do trabalho prover nosso sustento, sem puritanismos hipócritas tb, ora bolas.
    Os dois lados de conceber o teatro podem co-existir dialéticamente.
    Um n pode deixar de existir em detrenimento de outro.

  148. MODIFICAR O TEATRO SIGNIFICA EXATAMENTE O QUE????????.

    Levar o predio para outra rua?

    Sentar os atores nas cadeiras da platéia e o publico no chão do palco?

    não cobrar entradas? Ai não seria uma modificação total porque muitas peças não são pagas ( não são é ? ).

    Colocar o palco nos fundos do teatro?

    Ou só encenar peças com assuntos que tenham sido EXCLUIDOS.

    Pronto

    Já temos ai por cima material para reflexão a respeito do post.
    Vou dedicar meu tempo para escrever para a Sandra o que deixei prometido.A estadia do navio Hidrgrfico Sirius no Principado de Monaco quando eu em la estando estive bem proximo da sempre lembrada Rainha Grace De Monaco.

    esta sim uma verdadeira

    ARTISTA.

    Obrigado.

    Pacheco.

    Grace Kelly = A realidade que virou um sonho na vida real sendo realizado ou um realizado sonho da vida real.

  149. mnc

    Good news,
    A menina suspeita de gripe suína está fora de perigo.
    Esperando resultado de teste p saber se foi mesmo a danada.

  150. gthomas

    Pacheco

    deixa passar alguns dias de luto da morte do Boal
    que vou expor umas boas aqui no blog sobre as mafias
    ….mas nao hoje nem amanha….
    LOVE
    G

  151. ATENÇÃO:

    NOTA EXPLICATIVA.

    O bem proximo da Rainha de Monaco ou melhor da Princesa de Monaco que eu disse ter estado se referem a uma distancia de quase duzentos metros do balcão onde ela apareceu para saudar por um breve momentos umas centenas de pessoas que com o eu esperaram mais de uma hora para ela aparecer.

    Foi emocionante.

    Bem que eu tentei chegar mais proximo.

    Mas um daqueles guardas com penas no chapeu me ordenou voltar para a linha que limita a aproximação de turistas.
    E os europeus e americanos e japoneses e não sei mais quantos que lá estavam ficaram me olhando com se eu porventura tivesse feito algo errado.

    Ainda bem que os brasileiros presentes me aplaudiram.

    Se eu estivesse sem a companhia de brasileiros eu estaria naquele momento me sentindo um verdadeiro EXCLUIDO concorda ?

    Excluido de que?

    Ora do grupo dos que obedecem as boas maneiras
    do grupo que lá estava com turista

    DO GRUPO QUE VOCE ACHAR MELHOR. PORQUE SE TODOS SOMOS ARTISTAS ENTÂO CADA UM PODE FAZER O QUE QUIZER DENTRO DE QUALQUER ARTE

    E por enquanto

    Case unclosed

  152. gthomas

    NADA SOBRE O BOAL NO OBITUARIO DO NEW YORK TIMES (eles geralmente sao bons nisso!) , entao fiquem com um trechinho da critica da Waiting for Godot, de Beckett , que esta em cartaz aqui em NY agora

    But in 2009, Anthony Page’s smart, engaging production for the Roundabout Theater Company makes it clear that this greatest of 20th-century plays is also entertainment of a high order. It seems fitting that “Godot” — which also stars Nathan Lane, John Glover and John Goodman — returns to Broadway in an interpretation that emphasizes the irresistible rhythms achieved by Beckett’s radical literary surgery, that of cutting basic theatrical diversions off at the knees.

    Listen, for example, to Estragon (Mr. Lane), Vladimir’s vagabond companion of many decades, starting to tell a joke about an Englishman in a brothel and then forgetting all about after it the first line.

    Or the lordly, arrogant Pozzo (Mr. Goodman), his booming authority fading as he finishes a lush pastoral description and says: “I weakened a little toward the end. Did you notice?” Or the cadaverous Lucky (Mr. Glover), Pozzo’s ill-used slave, trying to dance on collapsing legs.

    At first glance, Vladimir and Estragon (or Didi and Gogo), side by side, resemble Judy Garland and Fred Astaire, slumming it in Irving Berlin’s larky hobo duet, “A Couple of Swells.” Look closer, though: these tramps’ faces are encrusted with what look like syphilitic chancres and fresh cuts, as well as stage dirt.

  153. ATENÇÃO POR FAVOR

    Ontem eu disse para a Sandra que:

    Eu leio o que o Gerald escreve exatamente onde ele não escreveu.
    Pode procurar que está lá por cima.
    Agra vou copiar uma parte do dito abaixo e colar em baixo do comentário

    • 04/05/2009 – 00:33 Enviado por: gthomas
    Entro aqui, sem sono.
    Eh o final da comemoracao do aniversario do Pacheco.
    Ele parte pro 69.
    wow. Super sexy
    .
    Lerei os comentarios amanha.
    Beijos em todos
    LOVE
    G

    Ele parte pro 69.
    wow. Super sexy

    Uma leitura apressada fica entendendo que eu vou fazer uma deliciosa brincadeira com uma perereca que estará chupando sorvete.

    Mas na verdade eu li que
    Completados meus 68 anos:
    : Eu estou partindo para os
    Meus 69 anos.
    QUE GRANDE ARTISTA É O GERALD.
    APLAUDO EM PÉ.
    E não pensem que ele inventou toda malicia da frase assim de repente.tenham a certeza que ele trabalhou para chegar ao resultado final
    Obrigado.
    Pacheco.

  154. Tito

    Teoria da conspiracao

    A recente descoberta de petroleo na bacia de tupi e a responsavel pela crise mundial

    Com aproxidmadamente 6 bilhões de barris de petróleo de qualidade e gás natural a Petrobras é operadora do campo com 65%
    de participação no empreendimento, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25%, e a portuguesa Petrogal/Galp,
    com 10%. O anúncio aconteceu em um momento em que o preço do barril do petróleo beirava os US$ 100, atingindo recordes históricos .

    O Brasil iria tornar-se um dos grandes e isto incomoda muita gente.

    Sentados em uma mesa, “ELES”, nao sei quem sao, os macons, os judeus, a turma da nova ordem mundial, os americanos, os chineses, nao sei
    como diz o ditado: Nao creio em bruxas mas que elas existem ,existem.

    – Declaro aberta a sessao, pauta do dia : Temos uma republica de bananas sentada em cima de um gigantesco colchao de petroleo
    que com o preco do barril a U$ 100, vai transformar esses mulatos em uma grande potencia, temos que fazer algo urgente antes
    que seja tarde.

    – Por que nao fazemos o mesmo que fizemos quando eles tentaram lancar um satelite no espaco, mandamos aqueles engenheiros do ITA
    pro espaco, agora eles vao demorar mais vinte anos para desenvolver outro projeto.

    – Nao da, nao podemos explodir tudo, o petroleo esta la e custa caro tirar ele do fundo do mar e alem do mais nos queremos este petroleo.

    – Qual o custo?

    – Secretario, quanto custa tirar a lama de la?

    – De acordo com os estudo aproximadamente U$ 20 o barril.

    – Eles tem dinheiro pra fazer isso?

    – Nao, dependem de financiamento externo.

    – Ok, proponho uma queda no preco do barril,a U$ 40 e enxugamento do capital mundial para investimento.

    – Com relacao ao povo, mantenham a divisao, capitalizem as igrejas evangelicas e a midia, muito sexo, futebol e carnaval,
    nao queremos este povo com um soh Deus ja chega a dor de cabeca que temos com o Ira, estes muculmanos nao se
    dividem de jeito nenhum e ainda temos a Coreia do norte enchendo o saco na Asia.

    – Todos concordam?

    – Ok, ok,ok,ok!!!!

    – Algum problema para executar a missao?

    – Sim, para enxugarmos o sistema financeiro temos que fazer nosso povo economizar e isso voces sabem que eh dificil,
    eles nao se contentam com uma cervejinha gelada e um churrasco, querem escolas, hospitais, moradia,ferias e tudo mais.

    – isto eh facil..

    – Secretario….ligue para o departamento responsavel pelas epidemias e doencas contagiosas

    – Ve q virus eles tem la que se espalham rapido e o remedio pra curar, vamos matar dois coelhos com uma cajadada

    – Declaro encerrada a sessao, cumpra-se a missao.

    CRISE FINANCEIRA MUNDIAL EH A PIOR DA HISTORIA

    GRIPRE SUINA ESPALHA-SE PELO MUNDO

  155. Oi, GT e pessoal.

    Entrei hoje justamente para ver se o GT postou algo sobre o Boal. Também fiquei triste: esse pessoal se vai (Guarnieri, Freire, Fernando Montenegro) e a gente não sabe se vai conseguir segurar a barra que eles deixam…

    Fábio: tem …mutcho…tempo q vc não fazia seu
    número, hein boneco! mápetis xóu? Vc tá vendo aquele chimpamzé na novela? Tá vendo tudo novo de novo? E a psicopata? E o esquizofrênico?

    Não esquece de citar meu artigo na revista Questaõ de Critica na sua tese, não, hein? Senão vou na sua defesa e ficou olhando nos seus olhos fofuchos!

    Ri demais outro dia quando entrei no blog do Marcelo Coelho e vi vc pegando no pé dele igual vc pega no do GT….

    Vc tinha que ser “ombudsman”, obus-man, de um portal desse ou da folha onláine, já pensou!

  156. Tito

    By the way, Boal didn’t die is just a matter of time, back and forward !!!

  157. Oi, GT e pessoal.

    Olha o que comentaram lá do artigo “Notas sobre o teatro de GT”:

    André Luiz disse…

    eita! todo mundo no mesmo saco de gatos? complicado, hein…

    em 2009-05-02 03:25:46 horas.

    Lúcio Camilo disse…

    O Gerald é um desses diretores único,seu trabalho é personalizado e questionador. Diretores como Gerald Thomas, Antunes Filho, Paulo de Morais, Moacir chaves, Enrique Diaz, Moacir Góes, Camilo Pelegrine, Márcio Zatta, Gabriel Vilela, Paulo Biscaia Filho, Ana Kfouri, imprimem um gênero de trabalho uterino e sem vertigens. São viscerais.

  158. Amigos (as) e possíveis inimigos (as). TODOS.

    MAIS UMA ATENÇÃO POR FAVOR.

    Sábias as colocações de mnc.

    Sejamos JUSTOS com todos.

    Nada pode resultar de útil ou bom quer seja endeusando uns e tentando destruir outros.
    Grupinhos não levam a nada mais que ódios e rancores e amarguras.Enfim SOFRIMENTOS.

    Vamos nos dar. Amar-nos. Respeitar-nos.

    Excluídos porra nenhuma.

    Todos INCLUIDOS.
    Vivendo

    AMANDO

    Unidos.

    Quantas carpideiras de ontem visitaram o senhor Boal no período de sua enfermidade?
    Quantos telefonaram para o seu filho procurando saber se ele precisava de algum auxílio.Ou foram apenas para conversar um pouco?
    Quantas notas de jornais avisaram a seus admiradores que ele estava enfermo?

    Talvez o mesmo numero de notas que foram dedicadas ao diretor inglês do filme Carruagens de Fogo e outras grandes produções que o Gerald trouxe para falar em Sampa não é?
    Gerald você é dono do teu nariz
    Faça o que desejar fazer.

    Mas com humildade te peço.

    NÃO DE CARNE A GATOS.

    É tudo que eles querem.

    DEVORAR.

    Fico com uma única frase tua:

    LOVE.

    Que pode ser tudo no mundo.
    Embora para uns não seja nada

    To be or not be Eis a questão.
    Love or not Love eis a solução.

    e

    Case Closed

    Obrigado.

    Pacheco.

  159. a primeira peça da primeira vez que fui ao teatro , com 10 anos , foi ” alice no pais das maravilhas ” , com cenários gigantes que deixavam nós público tão pequeninos quanto alice . fantasia . teatro é fantasia .

    boal fez milhares de coisas . ganhou muitos premios em razão de diversas atividades . mas acabou rotulado , ad eternum , amém , como o criador do ‘ teatro do oprimido ‘ .

    era boal oprimido ? ou é só título ? …. deprimente !

    imagine uma coleção de objetos chamada “design do oprimido ” com a intenção de trazer os oprimidos para o mundo do design .
    well …

  160. Eureca!

    Eu continuo muito impressionado com a cena daquela gostosura ( com todo respeito ) amarrado como cachorro ( grande artista ) puxada por um homem ( será ? ) e cagando no palco na peça o cão de Kepler.As vezes até reassento o vídeo.Este trecho principalmente.

    Ai de repente lembrou que um artista britânico disse que para fazer uma comédia a ele bastaria dispor de uma mocinha. Um guarda e um parque.

    Será que o Gerald também gosta de Charles Chaplin com eu gosto.
    Será que o geral assim como eu gosta do personagem Carlitos?

    Oh, Gerald.
    Como é que é.
    Ou
    Como é que não é
    Ou ainda como é que poderia ser mesmo não sendo e se não for já ta explicado.
    Ao menos para mim.
    Para os outros não sei.

    Obrigado.

    Pacheco,

    Case to be Closed

  161. “” … um gênero de trabalho uterino e sem vertigens. São viscerais … ”
    ou :

    a pressão arterial do cirurgião que fez a cesariana não caiu . mas o corte foi mais profundo que o necessário , e atingiu os intestinos da paciente .

  162. Cristina

    Fiquei triste com a morte da minha cachorra, ainda estou de luto.
    O regime militar foi o maior equívoco que aconteceu no Brasil, ao invés de perseguir políticos corruptos, perseguia escritor, autor teatral, jornalista, enfim qualquer tipo de oposição crítica ao regime. Hoje podemos escrever qualquer coisa, mas a opressão parece maior, não é mais a ditadura que oprime, é o excesso de liberdade, principalmente de liberdade dos políticos e funcionários públicos, um bando de folgados.
    Com o advento dos novos meios de comunicações e da tecnologia a forma de fazer arte mudou, mas os artistas continuam existindo, talvez o que tenha mudado é a massa crítica, mesmo o artista é um grande consumista e precisa de dinheiro para gastar, perdeu poder de crítica e capacidade de interferir na sociedade e mudar valores, ele precisa desesperadamente do sistema para sobreviver, não é independente. A nossa sensibilidade mudou, e a sensibilidade do artista também mudou, ficou mais superficial.
    O ser humano moderno não quer pensar na morte, por isto a banaliza. Afinal de contas … o que é arte? Parece uma palavra tão banalizada quanto droga ou morte. Quando Gerald Thomas fala no artista a quem ele está se referindo? Ao dramaturgo? Ao compositor de música? Hoje em dia as artes estão vinculadas à indústria cultural, o roteirista depende da indústria cinematográfica, o músico da indústria fonográfica …

  163. targinosilva

    Pacheco.
    Eu não sou contestador do Gerald.
    Eu so fui ao teatro uma vez na vida.
    Não posso ser contra nem a favor por desconhecimento de causa.
    Ele não precisa dos meus elogios, já os tem de sobra. Seria redundante.
    Eu julgo aquilo que julgo conhecer.
    Eu apenas coloco a minhas opiniões baseadas na minha lógica,
    naquilo que consigo ver. O fato de eu não rasgar elogios a uma pessoa
    ou a alguma coisa não quer dizer que não aprecio.
    Eu tenho por habito não engrossar a manada.
    Eu fico na beira da estrada vendo a manada passar para concluir alguma coisa.
    Tem um detalhe: o que eu falo é o que eu penso, as vezes ate omito para não criar conflito.

  164. Silvério Cardoso Corrêa

    Lí recentemente um livro que se chama ‘Em busca do Povo Brasileiro” de Marcelo Ridenti. Falava muito de Boal e aquela máxima de que “todo artista tem de ir aonde o povo está” e a busca de uma identidade nacional nas artes. Fala também do período de exilio, anos 60/70.

    Lamentável a morte.

  165. Gregória Samsa

    Gregória, aos treze anos comprou na livraria seu primeiro livro sobre teatro. “200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro”. De Augusto Boal.

    Só depois, muito depois, aos dezoito veio ” A Preparação do Ator”.

    Gregória conhece a segunda sinfonia de Mahler e passou o sábado, 02/05, encasquetada com o personagem Ivan Ilich e sua morte lenta e dolorosa (como deve ser na opinião de Gregória a morte de todo burocrata).

    Gregória se despede na terceira pessoa muitíssimo emocionada com o post.

    Adeus Boal
    Adeus Gerald
    Adeus…

  166. Tito.

    Pelo amor de Deus homem.
    Fala baixo.
    Esta tal de teoria da conspiração.
    Vou comandar uma draga para trabalhar entre Belmonte e Caravelas.
    Vamos mexer com: lamas tirando de um lado e despejando em outro.Dragando e descartando o dragado.todos já sabem.
    Nesta área também tem reservas de petróleo.
    O chefe do IBAMA local é meu amigo.
    O prefeito também.
    Alias quase todas gostam de mim. Até os meus amigos e importantes lixeiros.
    Eu preciso muito do meu emprego.

    Vai que comecem a falar nesta tua teoria imaginária. Começam a repetir.O todo ganha contornos de verdades,fazem uma leitura complicada ou mesmo errada e pum.
    Fico desempregado.
    Terei que reduzir drasticamente a cota de uísque que dedico em poupar par futuro consumo dos meus netos.
    Não te posso impedir.
    Então peço que ao menos não divulgues muito na teoria.

    Obrigado.

    Pacheco.

    Case Stand By

  167. O Vampiro de Curitiba

    Bom dia, meus oprimidos!
    Claudio, concordo integralmente contigo.
    E tem mais:
    Arte é Arte, panfleto é panfleto.
    Teatro é Teatro, circo é circo.
    Ator é Ator, platéia é platéia.
    Depois reclamam que o povo não vai ao Teatro… Oras, eu quero pagar pra ver um Nanini, não pra ver um “oprimido”. Pro “oprimido” a gente já paga bolsa-esmola…
    Senão, vai continuar tendo mais gente no palco do que na platéia.

  168. Tito

    Boal now is leached ashes.

    It was only the name.

    Let us pray for the soul

    Respecting the name

    AUGUSTO BOAL.

    O resto é nada e nada já somos

    Obrigado.

    Pacheco.

  169. Vampiro

    os oprimidos que tão bem representaram papel de querriljiro e mataram seguranças estão agora impunes e com nova atuação.

    estão atuando na oprimida novela em andamento:

    OS IMPUTÀVEIS

    diariamente brepresentada nos mesmos solos invadidos e com os mesmos atores e com a mesna direção;

    variam apenas os custos da produçaõ dependendo de qual ONG eles recebem a parte para os trabalhos de campo.

    descontados é claro a parte que cabe aos politicos e lideres chegados nos atores do local

    CONTINUAM QUERENDO QUE O DRAGÃO FIQUE DE SACO CHEIO E SAIA DA GRUTA.

    QUEM MEXE COM FOGO DEPOIS TEM QUE CORRER PARA APAGAR OU SAI COM O RABO QUEIMADO E FICA FALANDO QUE È EXCLUIDO

  170. targinosilva

    Isto foi colocado na pagina anterior eu até
    repassei para algumas pessas.
    Acho importante o Pacheco, a Lucina, o mnc, o [= lerem isto.

    Enviado por: Nivaldo Ignacio Junior

    A quem interessar possa:

    http://www.riototal.com.br/feliz-idade/psicologia08.htm

  171. Sandra

    Não acho que todo mundo é artista. Artistas são o Gato Risonho, o coringa do baralho, os que roubam o fogo dos deuses. Suas criações têm vida. Eles estão fora e acima do espaço e do tempo. Quando uma criação “serve para”, “tem o objetivo de”, “conscientiza”,… ela não está viva. É só um panfleto. É uma filha de Medéia.

  172. Sandra

    Não que um artista não possa estar num circo (amo palhaços!!!!), não que ele não possa falar de opressão. Beckett falava. Mas… existe algo. Existe uma chama. Não, o palco não é para qualquer um.

  173. Sandra

    Nós não somos excluídos. Temos regras e padrões de conduta. Somos tribos. Mesmo os mais miseráveis se incluem. Os artistas, Gatos Risonhos e coringas, são únicos, excluídos do nossos tempo, espaço e percepção.

  174. Sandra

    Pacheco, sim… achei que você foi um artista em Mônaco. Lembrou-me de Gerald deitando-se no chão da Capela Sistina para ver as pinturas, e tomando um esporro do guarda.
    Acho que artistas mantem sua alma de criança. “O menino, o moleque, dentro dos seus corações”.

  175. Sandra

    Saindo agora com essa chave de ouro:

    “CONVOCO!
    EU DISSE!
    CONVOCO!
    Uma NOVA geração de criadores!
    Que se afunilem
    E que se intoxiquem
    E ouçam os lamentos das cidades!
    Que se estrangulem, mas achem a geometria das cidades!
    CONVOCO!
    EU Disse. Convoco. Um novo Parangolé Brasileiro!
    E Que chova sobre a NOSSA POESIA!”
    (GT)

  176. Vampiro:

    Quando eu era terceiro sargento e casei com a mãe da Ana Luiza fui morar no Jardim
    América bairro do Rio de Janeiro.
    Meu baixo salário não me permitia lugar melhor. O apartamento era tão reduzido que estando a mulher na cozinha não cabia mais ninguém. Então não era apartamento. Apertava no espaço e no bolso. Era um APERTAMENTO.

    Mas nas folgas no bar do dono do conjunto eu quase todo fim de semana encontrava o Nelson cavaquinho e tomava uns birinaites.E adorava quando ele cantava isto ai embaixo.
    As vezes o Nelson só tocava e mandava eu ficar cantando enquanto o sacana ficava fumando e me mandando continuar.
    Quem sabe talvez ele encontre o Boal lá por cima e diga: Menino Boal você empacotou logo no aniversario do Sargento?

    Acho que os dois vão rir muito e ainda pode acontecer do Jamelão participar dizendo.
    Epa!.Pera ai quando eu conheci o Pacheco em Santos ele era Suboficial.Estamos falando do mesmo branquelo?

    Vampiro eu sou milionário.
    Seque a canção:

    Homenagem

    Sei que amanha quando eu morrer
    Os meus amigos vão dizer
    Que eu tinha um bom coração.
    Alguns até vão se lembrar e querer homenagear
    Fazendo de ouro um violão.
    Mas depois que no tempo passar
    Sei que não mais vão se lembrar
    Que eu fui embora
    Por isto é que digo assim
    Se alguém quiser fazer por mim
    Que faça agora.
    Me de as flores em vida
    Um carinho, a mão amiga
    Pra suportar os meus males.
    Depois que eu me tornar saudades
    Não preciso de vaidades
    Quero preces e nada mais.

    Targino;

    eu não disse que voce contesta a pessoa humana do Gerald.
    eu tentei dizer que voce defende tuas posições.posso não ter dito correto mas sei que você entende muito bem.
    você é por mim respeitado mesmo quando estamos em possivel colisão.
    eu amo o Targino
    eu não
    gosto
    do
    targino que defende exageradamente no meu entender o lula por exemplo.
    é

    onde
    divergimos.

  177. targinosilva

    Cristina.

    A revolução não era moralizadora.
    Ela era ideológica, por isso perseguia em pensava.
    O pensamento tem mais poder que as armas.

  178. targinosilva

    quem pensava

  179. O Vampiro de Curitiba

    Grande Pacheco!
    Ahh, ontem também foi aniversário da Vampirinha mais velha.

  180. Sandra

    O palco é para quem nasceu para ele.
    A nos os EXCLUIDOS do palco cabe aplaudir os do palco.
    aplaudir e não vaiar.
    porque mesmo não gostando um gostará outro
    e
    o direito do um começa onde o do outro termina.
    saia sntença popular;

    CADA MACACO NO GALHO QUE O SUPORTE.

    se eu for atuar vou fazer merda.
    se eu tivesse nascido para ser artista já seria desde criancinha.
    vários fazem escolas de arte.

    quando james Dean fez fizeram diversos com ele.
    Eu sei quem foi o jovem Dean
    não sei quam foram os seus amigos de turma.

    Porque quem é bom já nasce feito.
    A escola necessária lapida e melhora quem já veio diamante.
    o resto é igual artigo chines.
    Parece,Engana,
    MAS NÃO É
    ne nunca
    Será

  181. Elaine

    Ainda bem que temos voce, Gerald (perdoe-me a intimidade) para nos lembrar e nos alertar de que temos o poder da escolha. Pelo menos creio que uma minoria ainda se apercebe de que tem o PODER DA ESCOLHA. Toda a mídia, toda a sociedade, tudo, tudo, tudo está essa porcaria porque a massa faz as escolhas erradas e no final é o que vale.
    A Arte da Beleza da Vida está cada vez mais esquecida e os poucos que ainda a representam e a fazem, tem pouco espaço mas ainda reverberam nesta minoria que aprecia a Arte e se compraz nela.
    Obrigada por diariamente me lembrar que nem tudo está perdido.
    Com seu brilhantismo voce nos lembra de nossa HUMANIDADE (quase) perdida.

  182. Aninomyous

    Bom dia, meus sentimentos pela passagem do grande Artista.
    Mas, a vida é assim, uma passagem, dentro dos ciclos na matéria formamos e desenvolvemos nossas possibilidades e projetos, que nos transferem a outra dimensão da propria vida, experimentamos ser grandes, senão em nós mesmos, sentindo a grandeza de nossos semelhantes.
    Mergulhados e conservados nela esquecemos completamente, mesmo que por instantes, destes ciclos e de nosso destino que fatalmente será também semelhante…grande ou não.
    Se foi deixado algo mais do que isso, então há uma grande vitória, um grande vitorioso se foi e nos deixou algo ‘vivo’ que nos faz ainda sentir a facilidade de esquecer este ciclo, que naturalmente se esgotará também, e que não queremos passar a vida temendo ou sofrendo por antecipação, so resta então homenagear, seja em silêncio, numa oração, canto ou revendo sua obra…
    Somos sim, de certa forma cornos, porque acreditamos sim que viver numa sociedade inteligente e evoluida é melhor do que ao sabor do desconhecido…há gente ruim, gente que mais se assemelha a carniceiros, gente que usa a traição e falsidade para se dar bem, nos fazer desacreditar, porém há sim um progresso, mesmo que lento, mesmo que em conta-gotas, de inteligência e superação que levarão um dia à auto-recuperação, o Homem ainda vai salvar o planeta, e vai chorar quando daqui a milhares de anos tiver que abandonar esse amado planetinha, quando atingir a maturidade e puder observar que em sua rebeldia e juventude irresponsável ele foi muito injusto com aquele que o sustentava.

  183. Targino:

    • 04/05/2009 – 10:58 Enviado por: targinosilva
    Cristina.
    A revolução não era moralizadora.
    Ela era ideológica, por isso perseguia em pensava.
    O pensamento tem mais poder que as armas.
    Se você está certo porque a oposição pensante na Venezuela é dominada pelas armas pagas e compradas por chaves.
    Por favor, não diga que as chavesmanobras são democráticas e coisa e tal porque do fundo do meu coração eu não quero acreditar que o meu amigo Targino seja COMUNISTA.
    Porque o Comunismo acabou e só uns poucos não sabem disto ou fingem não saber.

    Abraços

  184. Vamp.

    Qual vampirinha aniversáriou ontem?

    A da direita?
    A da esquerda?

    BRINCADEIRINHA

    Seja qual for certamente a aniversáriante deve ser uma linda vampirinha e muito amada pelo pai pela mãe e pela mãe de coração que em sendo Polaca deve ter um coração não Excludente e portanto joga no time que pensa em agregar e não em dividir.
    Se eu estou certo parabens para toda familia vampiresca e se eu estou falando merda para não falar mais vou encerrando com beijinhos.
    não para você mas com sua permisão com todo carinho e respeito para a VAMPIRINHAe para garantir que não vou errar o alvo os beijos vão para as duas.

  185. BIQUEI

    Na administração do Requião, cada feriadão é pior que no AFEGANISTÃO!
    Abaixo do registrado no feriado de Páscoa
    18 mortes nas estradas que cortam o Paraná
    È evidente que Intenção de Requião
    é pura arrecadação.
    Desde 2006, taxa média de infrações registradas por ano cresce 19% no Paraná,bem acima do crescimento da frota de
    veículos no estado, que é de 6%.
    Nas rodovias federais e estaduais de SC durante o feriadão,
    mortes chegam a 10.
    .

  186. Gerald,

    Parabéns, ótimo post, é uma pena que você não gosta de escrever emocionado, pois, retirando ideologias diversas, pude ver que sua essência é muito mais do que podemos imaginar …

  187. Aninomyous

    Pousando os pés no chão, há mesmo muito mais problemas do que soluções, e nos faz parecer que trouxas somos nós…mas por outro lado, sabemos o quão erradas estão as coisas, enquanto tentam ainda esconder o Sol com a peneira, estamos já aqui de braços cruzados e batendo a ponta do pé no chão impacientes para ver até onde a sem vergonhice e descaramento dos que são cínicos, sarcásticos e irônicos vai continuar…eles querem com isso nos humilhar, querem vencer pelo cansaço, pelo desgaste e pela descrença…por isso é preciso perseverar.
    A interminável guerra do bem contra o mal não pode ser vencida pelo abandono, omissão ou covardia, e os que se juntam a eles são exatamente culpados no mínimo destas qualidades…o mal sabe estar errado, e se mesmo assim ele se sobressai é porque os detentores do poder o alimentaram, já que o certo é o esperado, e para isso trabalhamos, vivemos e respiramos, votamos (damos nosso voto).
    O cinismo começou lá nos matemáticos, como ‘abandono’ material…mas acredito eu, que não sou historiador, que quando a Igreja deixou de agradar às elites carniceiras, eles se desligaram do tal conceito de que ‘são eleitos de Deus’ (e até querem desacreditar a fé), perderam a proteção pregada sobre o “absolutismo” (que é uma distorção e erro daquela igreja ignorante do passado) e então eles passaram a ser cínicos e irônicos contra o povo para se manterem parasitas que são…não! não critico ‘toda a elite’, mas é claro o alvo desta crítica.
    Mudando de assunto, os matemáticos tinham um n° que representava a matéria…lá os Socraticos chamavam o n° 9 de matéria.
    Por que? porque ele pode se multiplicar o quanto for, quando ele é reduzido a um único dígito, a soma de seus componentes sempre retorna o 9…veja por exemplo:
    9X1= 9 não é, mas 9X8= 72 e 7+2 é 9!
    9X666= 5994 = 5+9+9+4 = 27 = 2+7 = 9…qualquer n° por mais que você multiplique, somando os componentes até o dígito resusltante sempre será 9.

  188. Targino

    Eu já li Simone Sotto Mayor.

    Não me enquadro no que é descrito embora pareça.

    A técnica já é coisa estudada.

    Às vezes em mãos erradas mal conduzidas podendo levar o tiro a sair pela culatra.

    Analise a posição do teiú ídolo que fica se fazendo de coitadinho se dizendo que não estudou porque era do norte e pobre.
    Ou então a do morales que se faz de índio EXCLUIDO
    Ou do Fidel
    Ou do Chávez que na realidade seria no meu entender o que o Lamarca sonhou em ser um dia.

    TODOS SE DIZEM EXCLUIDOS E VIVEM NABABESCAMENTE NO LUXO NA FARTURA
    Targino;

    Eu também sufoco coisas que não posso falar.Em respeito aos amigos que já foram e em cautela com os que estão vivos.Não tenho medo de nenhum dos dois lados por mim.
    Temo somente pelos meus netos.

  189. Se me permitirem, um comentário sobre a arte, acho que existe uma arte superior ao qual nos curvamos (mesmo sem saber) todos os dias, tal comentário é inocente, mas é um comentário:

    “A arte é a expressão do sentimento humano, a arte do músico é a música, a arte do escultor é a escultura, a arte do poeta é a poesia. Enquanto integrantes de um sistema, somos escravos da vontade deste, que é produzir, vender, auferir lucros a qualquer preço, nós, indivíduos comuns, somos apenas o produto do meio e não o produto do fim, logo, a arte do músico, do escultor e do poeta ficará sempre em segundo plano, pois em primeiro plano é necessário colocar a arte do sistema, assim como resultado desta operação aritimética, todas as outras artes sempre serão escravas da arte do sistema, digam agora enquanto temos voz e podemos respirar, até quando seremos escravos do sistema ?”

  190. Aninomyous

    O fato é que a Lei, ou digamos a descência e moral humanos anda de munheca frouxa, desmunheca mais que mulherzinha ou viado…mas, os bandidos, estes tem pulso firme, eles são implacáveis e duros, tal qual as doenças no meio de sociedades sucateadas pela ação dos bandidos lobbistas, tal qual os salários vergonhosos que são tungados pelos governos corruptos..tal qual…tal….qual?

  191. Em tempo, pelo que vejo, desejo parabéns ao meu amigo virtual e virtuoso PACHECO.

    Parabéns Pacheco !

  192. gthomas

    Estou de saida aqui em NY, tempo cinza, horrendo.
    Andei lendo (com um certo horror) algumas coisas extrememente UFANISTAS sobre o Boal na imprensa brasileira online
    Eh…essa mesma imprensa que nao lhe dava uma unica pagina enquanto vivo.
    Tem que se morrer mesmo. Ai vem os GRANDES discursos dos GRANDES amigos invisiveis.

    Era isso que ele previa? O teatro invisivel era sobre os amigos invisiveis que apareceriam depois da morte?

    QUANTA HIPOCRISIA!

    TEM UM QUE FALA DA QUANTIDADE DE LIVROS ele vendia no “exterior”. Meu deus. Imagina o dia em que Paulo Coelho morrer!!!

  193. targinosilva

    Pacheco.

    Você ainda vive o espírito revolução.
    Quem pensa, quem tem idéias, quem não quer ser alinhado, é comunista.
    Você procura rebater, desqualificando, pejorando, tarjando o Targino.
    Comunista é ateu come criancinha.
    O Chaves é comunista, o Lula é amigo do Chaves,
    o Lula é comunista, o Índio Boliviano é amigo do
    Chaves, o Morales é comunista.
    Acorda Pacheco o comunismo já acabou.
    Enfrente o mundo liberal, onde o homem é livre para crer em quem quiser.
    Eu sou amigo do Obama.
    Por isso não sou racista, não sou comunista, não sou anti sionista,
    almoço hambúrguer com coca cola. Ta bom assim?

  194. targinosilva

    Pacheco.

    Ser comunista não é crime no Brasil e em varios
    paises do mundo onde partido comunista é legalizado.
    Crime é derrubar governos eleitos pelo povo,
    como aconteceu em 1964.

  195. Brewster, também conhecido como O Guru, é um personagem muppet da série The Muppet Show criado por jim Henson e interpretado por Dave Goelz. Ele é, na verdade um dos muppets menos usados e conhecidos.

    Brewster é um senhor sábio de careca barba branca “estilo Papai Noel” que as vezes é visto de chapéu e óculos. Ele apareceu pela primeira vez no especial/piloto The Muppets Valentine Show e continuou aparecendo durante as primeiras temporada do Muppet Show, geralmente nos Paineis de Discussão, um quadro onde os muppets e seus convidados especiais discutem assuntos polêmicos e de conteúdo cultural mais elevado que o do resto do show. Brewster discutiu nos painéis A Conversação É uma Arte que Está Morrendo? e Seria William Shakespeare de Fato Bacon?. Brewster também apareceu cantando junto com os outros muppets em duas ocasiões, mas nunca cantou sozinho, como a maioria dos personagens já fez. Ele também apareceu em um especial de televisão intitulado Julie Andrews: One to One, que revela que Brewster é um fazendeiro.

    Após as primeiras temporadas, Brewster não foi mais visto, exceto assistindo o show na audiência. Depois que o Muppet Show terminou o personagem jamais foi usado novamente. Dentro do contexto do show, pode-se atribuir a falta de atividade do personagem à sua idade avançada e é provável que ele tenha deixado de aparecer porque se aposentou ou voltou para sua fazenda. Em um episódio ele fala sobre o seu país, implicando que o personagem é extrangeiro.

  196. Pacheco, feliz aniversário!

    Gerald, seu texto é maravilhoso. com certeza o sr Boal deve estar muito orgulhoso das homenagens e palavras que lhe estao sendo ofertadas neste momento, E para nós ele nos deixou seu legado e arte feita puramente com arte pela arte!um ser assim nao morre, se transforma em oxigenio, em estrela no céu, em paz no coracao. Beijos Rô

  197. “” O fato é que a Lei, ou digamos a descência e moral humanos anda de munheca frouxa, desmunheca mais que mulherzinha ou viado …”

    entretanto , para compensar , o preconceito continua com o pulso forte !

  198. S u e

    Magnifico G.T.

    Lindo texto / Post ,
    Texto para reflexao….
    Voce realmente *eternamente* doce…
    Fazendo-nos pensar nas *entrelinhas*….

    Cuide-se nesse tempo horroroso…

    Beijos

    Sue

    PS; Infelizmente no Brasil so dao valor as *pessoas* apos
    a morte…..ai todos viram *Herois*

  199. targinosilva

    Pacheco.
    Quais são os seus ídolos.
    Você não defende ninguém, so ataca.
    Eu não quero pensar que você seja um comunista arrependido
    que não teve coragem de pegar em armas e seguir o Lamarca,
    agora fica escondido atrás dessa faceta de anti comunista.
    Quem desdém (me perdoe MacWlliam é assim que o povo fala)
    quer comprar. Mostra a cara Pacheco, não fica fazendo tipo.
    Você pode enganar as criancinhas, eu sou macaco velho igual você.

  200. S u e

    Vamp , parabens pelo *Birthday* da *Vampirinha*….
    Saude felicidade a ela e aos pais para seguirem na missao de educar encaminhar….(rs …eh a missao mais dificil)…..ao caminho do *bem* , *certo*….

    Pachequito(Sr Pacheco) , como passaste seu dia ontem??? Lembrei muito de voce e mandei muitos bons fluidos…*pare de se enganar*…
    FUMO ZERO agora….

    Beijos

  201. parece que deu certo .
    a ameaça iraniana cancelou sua presença devastadora na america do sul .
    respiremos fundo aqui e aliviados .

  202. Targino.

    Já te disse. Repito.
    Sei do que aconteceu. Até mais que outros. Fiquei na posição da minha consciência.
    Lamento o período negro que todos sofremos.
    Por rachas de ambos os lados.
    Por aproveitadores de ambos os lados.
    Por achacadores de ambos os lados.
    Uns largaram as mamatas que tinham.
    Outros que nunca tiveram mamatas desejaram conservar o mel que provaram.
    Golpe dentro do golpe.
    Aproveitadores rodeando a carniça igual urubus.
    Sacrifício de herois
    Mais confusão.
    Mais perigos
    Mais tolerâncias
    Acordos
    Perdoes.
    Retornos
    Novas lideranças
    Esperanças em novas promessas
    Mentiras
    Tudo com dantes no quartel de Abrantes.
    Concordo contigo que o comunismo acabou.
    Por mim nem deveria ter existido.
    Não comem crianças
    Apenas deixam que elas morram desde que sirvam aos seus intentos.
    Avise isto ao tarso genro.
    É fácil.
    Você domina coisas e procura na net.
    Ache blog comunista
    Ele o ministrinho anda sempre por La.
    Também tomo coca cola. ( quando não exista fanta sabor uva )
    Fabrico os hamburguers que como.
    Adoro o BBKing o Nelson Gonçalves o Waldick e outros tanto sinclusive o Pavaroti
    Sou teu amigo.
    E pretendo continuar sendo
    Até que a morte nos separe
    Sem casamento.
    Não desejo que possamos ser separadps
    Por novas merdas iguais as já acontecidas
    Abraços e de minha parte.
    Case closed

    Abraços renovados.

    Pacheco.

    Ufa!

  203. Franciny Chequer

    Mais uma perda, mas se vai o criador, mas suas criações ficam, e isso que deve ser lembrado para que ele de alguma forma continue vivo, pelo menos nas lembranças, mas se vai mais um, e com isso nosso país ficou um pouco mais pobre, e triste olhar para traz e ver as perdas de nosso país e olhar para frente e não ver ninguem que ao menos tente suprir essas perdas, a cada dia que passa sinto que estamos carentes de grandes autores, grandes criadores, sabe temos muitas informações com a globalização, mas acho que são muito fragmentadas, que acaba sendo até inutil, pois as vezes não construimos um pensamento uma linha de raciocinio so nossa, infelizmente essas perdas, não afetam so as familias, mas como uma nação.
    Precisamos de novos criadores

  204. “” com certeza o sr Boal deve estar muito orgulhoso das homenagens e palavras que lhe estao sendo ofertadas neste momento “”

    pena que ele não vai poder retribuir , né ?

  205. Targino.

    4/05/2009 – 12:38 Enviado por: targinosilva
    Pacheco.
    Ser comunista não é crime no Brasil e em vários
    países do mundo onde partido comunista é legalizado.
    Crime é derrubar governos eleitos pelo povo,
    como aconteceu em 1964.

    Ser comunista é opção e direito de quem quiser.
    Entregar o Brasil ao Comunismo contra a vontade do povo é .
    Diga o nome de um chefe militar que se declarou ditador do brasil.
    Estude os acontecimentos friamente sem ser partidário.
    Veja as razões do racha.
    Comece pela renuncia (tentativa de golpe fracassada de Janio )
    Analise a inocência e fragilidade de Jango. bem intencionado e com maus conselheiros.
    Aponte o nome de um militar rico (exceto se houver por heranças legais e honestas )
    Aponte o nome de um oficial ( exceto as bestas do rio centro ).
    Eu te digo e assino embaixo embora a contragosto que um político influente na ocasião disse e eu estava lá que nós marinheiros deveríamos matar oficiais e tomar os navios.
    Este mesmo político que como outros foi anistiado sendo de origem (humilde ) coitadinho acabou sendo fazendeiro e grande proprietário de terras gados e frigoríficos inclusive no exterior.
    De uma vez e dando com Case Closed

    Abraços.

    Pacheco.

    1964 – UMA VERGONHA.

    Ufa e U F A

  206. Rogério Jacques

    Do Última Hora português, para atores e não atores:

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1378354

  207. Aninomyous

    Quase como um atestado de ignorância, confesso que já devo ter visto, lido, assistido, talvez até copiado muita coisa da obra do Boal…mas, como eu poderia dizer? a obra certamente fica, e tal e qual…tal….qual?
    É triste perceber, mas mesmo ou nem mesmo…tudo cai no esquecimento, exceto que usemos como ‘ícones’ de nossos atos, tal e qual se usam de Jesus a Hitler…todos os que são ou não são…esquecemos…perdidos no nada que fomos ou que seremos.
    😦

  208. Aninomyous

    Errata: copiado não pois não sou dramaturgo e nem profissional da área, digo ‘imitado’ de alguma maneira ou forma, em algum momento…

  209. Aninomyous

    A vida imita a Arte ou a Arte copia a vida…não sei…mas que a violência é a diversão barata da vez, com certeza! enquanto bombas explodem, tiros ricocheteiam, pessoas morrem…as testemunhas ficam cada vez mais sem reação…’ah, isso eu já vi pior’ – comendo pipoca e bebendo refri, e lá vai mais e mais bestialidades, estupidez, coisas traumáticas e hediondez…e os expectadores repetem…’ah, isso eu já vi pior’ – comendo chocolate e bebendo limonada…assim caminha a humanidade.’

  210. adoro esses programas reality de transformação . ta cheio deles na tv . o do sbt é muito interessante pq eles transformam a pessoa inteira e por dentro . muito legal .

    já o reality da mtv , mostra o que entendi de “a traição do sistema’ dito pelo gerald :

    o programa juvenil escolhe uma pessoinha cheia de atitude ou anti-atitude , que tb é atitude , e a transforma num jovem completamente pasteurizado . lamentável .

    não tem nenhum reality que transforma pessoas ruins em boas . seria um bom roteiro …

    o reality do oprimido !

  211. gthomas

    Reality do Oprimido eh OTIMO

    gostei!

    Poderiam fundar (de verdade) uma sociedade nas favelas: BBBOPRIMIDOS

    com apoio da GLOBO TV Oprimida

    Oba! como iria dar audiencia!

  212. TARGINO

    Seguir Lamarca?!TÁ PIRANDO

    O lamarca traiu seu próprio juramento de servir a Pátria.

    O Lamarca arrebentou a cabeça de uma praça a coronhadas na frente da mãe.Entre outras merdas feitas

    Porque eu deveria seguir o Lamarca.

    Um ídolo meu?
    Alem do amei pai que queria, mas não tinha condições de ma formar? É difícily.Talvez da infância …….Roy Rogers? Hopalong Cassid….mais adiante serve americano do Norte?KING é isto.Os dois.Tanto o musico assim com o pastor.Aquele pastor que disse que teve um sonho e …você sabe quem foi.Alias foi não.Ele jamais morrerá de fato

    Que tal um oficial da marinha que me mostrou coisa que um cabo não podia saber só com a intenção de me ajudar. O nome é Almirante Bruzzi.Já falecido

    Targino preciso ficar repetindo que minha preocupação é com os meus netos?esta ficando cansativo.

    Desde sempre sou o Pacheco.
    Só e no que acredito exponho minha cara, o Nicks que usei tinham outros motivos.

    Pegar em armas as que não sejam para defender o Brasil nunca. Ainda mais se forem para matar irmãos.
    Sou do amor não da pancada.
    Jamais engano crianças. Apenas lhes passo verdades de forma engraçada tenho sucessos.
    Somos sim macacos velhos.

    A diferença talvez seja pelo fato de que em eu sendo mais velho não faço como você que fica toda hora metendo a mão em cumbuca e ainda se lambuza quando come melado.

    Ainda te abraçando, mas encerrando este assunto até mesmo porque nada há mais para falar

    Abraços

    Pacheco

  213. gthomas

    Juro!

    O UFANISMO e a quantidade de BESTEIRA QUE ESTAO DIZENDO A RESPEITO DO COITADO DO BOAL NAO EH BRINCADEIRA

    PAULO COELHO, SE CUIDE!

    NAO MORRA TAO CEDO

    PORQUE O QUE DIRAO DE VC NAO VAI SER BRINCADEIRA

    (nao que o Paulo e o Augusto tenham algo em Comum. Nao tem)

    mas estao comecando a apelar pros “livros vendidos no exterior e a traducao em varios idiomas”….

    QUANDO COMECA ASSIM EH PORQUE OS INIMIGOS DE ONTEM (OS COVARDES) APARECEM JUNTO COM OS CUPINS

  214. cade as mulheres ? i’m bored . até revolução de 64 ta rolando aqui . pelo amor de deus senhores .
    nem comunismo , nem militarismo .

    ……………………….
    pacheco , se alguém parabenizar vc mais um vez eu corto os pulsos . e não serão os meus !

  215. foi dedicado a voce gerald …

  216. foi dedicado a voce gerald … o reality do oprimido !
    não os cortes de pulso …

    se bem que …

  217. Claudio.

    Boa tarde.

    Escuta esta. Você talvez saiba que existe um jovem jornalista de TV.muito simpático e bem falante.
    Este jornalista esteve na cidade de Belmonte com uma equipe de filmagens.
    Eu nem sabia nada a respeito dele.
    A casa onde eu morava era a beira do rio Jequitinhonha.
    Uma tarde tanto eu como ele tivemos a mesma idéia.
    Fotografar o por do sol que justamente de frente da casa na qual u morava tinha uma visão espetacular.
    Assim eu conheci o simpático e bem falante jornalista.
    Pão vai e vem e eu muito falante procurei ser prestativo ao Maximo.acabei contando pra ele e até com orgulho que eu antes comentava na seção do Reinaldo e agora na Dio Gerald.ele nada dizia,no final conheci toda a equipe.Andei espontaneamente me preocupando com detalhes que pudessem ser úteis a todos.
    Ficaram dois dias, sempre com papos agradáveis e divertidos.
    Com eu tinha certeza que a minha foto tinha saído espetacular eu na despedida prometi que mandria uma para ele por e-mail.
    Abraços deram e receberam de quase toda a equipe.
    Enfiei o papel no bolso no momento no qual dele recebi.
    Partiram.
    De noite após tirar a foto da máquina anexei e mandei o e-mail.
    Por curiosidade acessei o site do jornalista e quase cai da cadeira.
    Claudio o cara é comunista desde criancinha e não teve hombridade de me contar.
    O Rodrigo aqui nosso amigo eu até quase maltratei por uma vez ter confundido com o jornalista. Pelo nome inicial igual.
    O modus operandi deles não muda. Insistem em serem donos da verdade e são mentiras. Não perdi nada. Ele jamais respondeu meu e-mail graças a Deus.Antes só que mal acompanhado.
    Quem era o jornalista? Descubra. dei pistas .quase o nome inteiro. Só faltou eu dizer que:

    OLHEI MINHA FILHA

    KKKKKKKKKKKK,

    Eu passo cada uma que reconheço é até difícil de acreditarem.

    Abraços .

    Pacheco

  218. gthomas

    Pacheco e Targino

    sugiro uma leve e breve tregua!

    o passado eh passado.

    nao adianta ressussitar defunto!

  219. Que tal falarmos de outros assuntos.

    como por exemplo:

    RETIMBOCAS DE PARAFUSETAS.

    PORQUE COM TODO RESPPITO ESTOU FICANDO COM SAUDADES DO AFOGADO DOIDO VARRIDO

    e do DONALD DUCK TAMBEM.

  220. Sandra

    Pacheco, é verdade: o que não agrada um, pode agradar outro.
    Eu não sei definir Arte.

    Passo a palavra ao Gerald:
    “Teatro não é rock and roll, but I like it. Levei muita porrada na adolescência em Londres por não gostar dos Beatles e amar os Stones: Mick Jagger interpreta Mick Jagger! Não cria tipo. Ele é ele mesmo e não deita na cama por um ano fazendo campanha pela paz. Não raspa a cabeça ou segue guru na India. Não veste roupagem nova pra cada disco que saia.

    Os Beatles? Representavam uma imagem e, justamente por isso, se perderam, des-bandaram.”
    (http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2008/03/08/eu-somos-tantos/)

  221. Sandra

    ” Eu sou um que viram dois ou quatro como nas melhores cidades: New York tem Uptown e Downtown, tem East Side e West Side, Paris é cortado e vira Gauche e Droite e moedas tem dois lados, todos os jogos tem dois lados, temos dois olhos, duas pernas, duas mãos e duas nádegas. O teatro e seu duplo (de Artaud) tem mais que dois. Mas quem está do lado de cá, vê o que a platéia está vendo, mas também enxerga os pregos e as alcaparras (inventei agora) que seguram o sarrafo que segura a incerteza do cenário. E ainda tem que olhar pro colega lixando as unhas na coxia.

    No entanto, cobramos da vida uma certeza. Uma certeza do “sim e do não” como se isso existisse”. Como? Vou repetir a pergunta? Como? E por isso, nos filiamos a partidos politicos que, aparentemente, nos dão respostas prontas. Absurdo? Maniqueismo??? Sim, total.”
    (http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2008/03/08/eu-somos-tantos/)

  222. Sandra

    “”Nem tudo é o que parece” – um quase Pirandello. Ou Abraham Lincoln: ” O melhor do futuro é que ele chega um dia de cada vez”. Boa frase de Lincoln . Frases são sempre boas. Nós tentamos nos provar através delas. A arte, não. Quando ela bate fundo , ela bate e cala. E nesse silêncio, vem o som do universo. E nesse som, somos um, dois , três, quatro…não temos mais que ter o compromisso partidário. Sinceramente?

    A arte ainda faz sentido, sim. E como! E nessas horas deveríamos refletir sobre a baboseira, a enorme baboseira diária. O vazio diario. Como é doloroso esse vazio diario. Talvez por isso nós o preenchemos com baboseiras políticas.”

    (http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2008/03/08/eu-somos-tantos/)

  223. Por muitas razões eu sinto falta da Luciana .

    E o Everaldo sumiu.?

    O MAU.?

    O Fabio achoa que só veio para a cerimonia do enterro.

    Foi meio constrangedor aniversariar ao lado de umas pessoas sofrendo.

    Mas isto faz parte da vida.

    Para mim foi uma lição a mais.

    Reforçou o que eu já sabia.

    Eu sabia que nada somos e que de uma hora para outra podemos virar cinzas,
    ou germes.

    Então VIVA O AMOR.

    VIVA AS MULHERES

    VIVA EU

    VIVA TODOS

    VIVA O BRASIL

    VIVA O PRESId e n…..este não.

    VIVA 2010 ANO DA NOSSA MUDANÇA

    VIVA A BABY

    VIVA O MUNDO
    VIVA A CERVEJA……se possivel gelada.

    VIVA O CIGAR……este tambem não

    VIVA O MACRO E O MICRO<

    E VIVA O FINAL QUE SERÁ O COMEÇO

  224. Gerald

    UNDERSTOOD

    mas repare que eu teclei no ultimo pro amigo targino Case Closed.

    Ademais já to de saco cheio de falar de ditadura ,do lula ,da dilma, e de tudo que é ladrão.

    vou ler mais um pouco e só vou falar de artes ,teatro,educação enfim destas coisas tão maravilhosas e que tem sido tão bem realizadas e amparadas nesta nação que eu acho muito decriminativo que até hoje nois num tem ninhum nobel.

    Embora a Rainha Silvia seja bem Brasileirinha.

    Será que o lula emplacaria?

    Sei não hein……….?

    Com toda a simpatia que o Duda programou pode até dar zebra.

    O problema vai ser ele ganhar do Papa.

    heheheheheheheheh ( o doido se soltou sem eu perceber )

    desculpem

  225. Sandra

    “Não vivemos mais em época interessante e, ainda hoje, quando olho pra cima, meu universo só se acende quando acende um refletor. Não pretendo ser nenhum Johannes Kepler ou Galileo e me aprofundar no vazio do universo. Deus me livre. Fico mesmo com o teatro vazio ou cheio. Mas – juro – ficar discutindo o dia a dia da política manipulada (existe outra?) e conjecturando o “who is who”de amanhã quando até hoje não sabemos de onde surgiu a bala que matou John Kennedy em novembro de 1963 e que calou o mundo (ah sim, claro, ela veio do “livre” atirador Lee Harvey Oswald, pai do cineasta Oliver Stone e sobrinho do seu proprio assassino, Jack Ruby!!!!). Basta!”

    (http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2008/03/16/basta/)

  226. Sandra

    Vamp, feliz aniversário para a Vampirinha!!!!!!! (Atrasado pode. Adiantar, não me deixam. Nem questiono. Virou TOC!)

  227. Sue.

    Fique a vontade.

    gostei do pachequito.

    O problema é que soa meio mexicano.

    e com este papo de gripe mexicano ta ficando detido e confinado.

    cigarros dois por dia.tentando um.causando ansiedade e dificuldades para dormir.
    amanhã consulta com médico para acompanhamento.
    chego lá.

    XXXXXXXX

  228. gthomas

    SANDRERRIMA: Lindissimo! obrigado essa colecao ai que nem me lembrava, Que bom. Assim consigo pensar em outros temas.
    Obrigado mesmo, meu amor.

    Pacheco: Mau? Vem e vai. Nao aparece faz tempo, acho que desde o post do Ze Celso aqui em NY,
    Everaldo foi-se. Nao voltou nem pra celebrar a morte de tao solene BRASILEIRO patriota!!!! Asssim eh!

  229. Rosana W.

    Obrigado.

    Tudo bem?

    Muito gentil de sua parte.Todos tem sido maravilhosos.

    xxxxxx

  230. gthomas

    FOFOCA RAPIDA AQUI DA MINHA FARMACIA RITE AID (Sam, o famramaceutico, um judeu sefaradim, da remedio de graca, atende como se fosse medico, etc)

    Bem, na maioria dos lugares, aqui em NY as coisas sao escritas em ingles e en espanol. E logo os hispanicos vao hablando en espanol sem a menor cerimonia,

    PRIMEIRA PERGUNTA: Donde es?

    Mexico.

    maior clima.

    Todos se afastam da pobre mulher (pobre mesmo).

    Obvio que ela nao havia pisado no Mexico ha decadas ou tido contato com algum mexicano de verdade ha seculos.

    Mas tem essa gripe suina automaticamente associada ao Mexico.

    a mulher ficou isolada num canto e o Sam ficou tratando com ela, usando uma mascara e luvas de borracha ( e ainda brincou dizndo que borracha era bebedeira; nao , essa eu inventei agora!)

  231. targinosilva

    Aceito a tregua.
    So não chame de comunista.
    Quero o direito de comentar qualquer fato historico
    sem ser tarjado de comunista ou de outra coisa
    qualquer. Feliz aniversario atrasado.
    A minha opinião é a minha identidade.

  232. Sandra

    Gostei do Sam!

  233. Aninomyous

    Parabéns Pacheco, e para a vampirinha do vampiro também!
    Muitas felicidades e que esta data se repita por muitas e muitas vezes… 😀

  234. André M.

    Prezados

    Tirinha engraçada sobre teatro da crise:

    http://g1.globo.com/Noticias/Quadrinhos/0,,MUL1107932-9662,00-MUNDINHO+ANIMAL.html

    Saudações cordiais

  235. Sandra

    Umas das minhas favoritas, Gerald:

    “Não conseguiram enxergar a honestidade no depoimento de um artista em crise, a dor de uma orelha cortada. Mas, mais sujo ainda, é tentar se aproveitar dessa fragilidade artística e fazer disso uma plataforma política para poder manifestar frustrações ou lançar uma faísca numa direção que deixaria o próprio Mamet horrorizado: a faísca do oportunismo político. Seria como dizer que Godot chegou e chegou com o uniforme de papai Noel, cheio de presentinhos, dentro dessa maior crise econômica em que vivemos.”
    (http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2008/03/30/direto-aqui-do-meu-apt-em-ny/)

    Agora, é com os tablóides. Vejam só: “Oprah Winfrey chegou aos 123 kilos!!!”, ou na revista STAR “Triângulo amoroso entre Jen e Kate e Owen (não sei quem são, mas está otimo!). Ou na revista IN TOUCH:” É um menino..e uma menina! Finalmente Brad e Angelina vão falar sobre os gêmeos!” (puxa que alivio!!! Eu não aguentava mais esse silêncio).”

    “Num outro tablóide: “Como fui esfaqueada pelas costas” (uma tal de Lauren Conrad conta com exclusividade). Não tenho idéia de quem seja a Lauren mas agora vou ler a coitada esfaqueda! Afinal, não é todo dia que se lê sobre um mutildado que fala!”

    (http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2008/03/22/fico-com-os-tablides/)

    Mas me atacam aqui no blog com seus próprios embustes (“sua bicha enrustida”, etc….). Pergunto-me: Por que sempre esse tipo de ataque? E porque enrustida? E se eu disser que saí hoje pra comemorar o 99 dia de Obama “dando por aí”? Ah, deixa pra lá! ESTOU MUITO FELIZ!

    (http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2009/04/29/1001-noites-de-barack-obama/)

  236. gthomas

    Sandra!

    Mandando ver! MUITISSIMO OBRIGADO!
    MUITISSIMO OBRIGADO!

    LOVE
    G

  237. gthomas

    saindo agora

    volto depois

  238. Sandra

    Saindo também! Beijos em todos!

  239. Agradeço o atrazado.Antes tarde do que nunca.

    quem deseja ser tratado por sua nidentidade não inventa uma para o amigo.

    o importante é o Brasil.

    Nós vamos morrer.

    O Brasil vai ficar para nossos netos.

    e só disse que comunista é o Rodrigo olhie minha filha

    porque ele mesmo diz e com orgulho isto lá no blog dele.

    e se ele tivesse me ditomisto pessoalmente não teria a menor importancia.

    fiquei PDV porque ele escondeu e conversou comigo de modo diferente

    OLHEI MINHA FILHA + VI ANA

  240. RODRIGO VIANA

    QUEM ACERTOU?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    e o cara na maior cara de pau ainda recebeu uma linda foto de por do sol

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    o abestado fui EU

  241. Para descontrair

    E a briga começou…
    Minha esposa sentou-se no sofá junto a mim enquanto eu passava pelos canais.
    Ela perguntou, “O que tem na TV?”
    Eu disse, “Poeira.”
    E a briga começou…

    Minha esposa estava dando dicas sobre o que ela queria para seu aniversário que estava próximo.
    Ela disse, “Quero algo brilhante que vá de 0 a 200 em cerca de 3 segundos.”
    Eu comprei uma balança para ela.
    E a briga começou…

    Quando cheguei em casa ontem a noite, minha esposa exigiu que a levasse a algum lugar caro.
    Então eu a levei ao posto de gasolina.
    E a briga começou…

    Minha esposa e eu estávamos sentados numa mesa na minha reunião de colegial.
    Eu fiquei olhando para uma moça bêbada que balançava seu drinque enquanto estava sozinha numa mesa próxima à nossa.
    Minha esposa perguntou, “Você a conhece?”
    “Sim,” disse eu, “Ela é minha antiga namorada.
    Eu sei que ela começou a beber logo depois que nos separamos há alguns anos, e pelo que sei ela nunca mais ficou sóbria.”
    “Meu Deus!”, disse minha esposa, “quem pensaria que uma pessoa poderia ficar celebrando por tanto tempo?”
    E a briga começou…
    Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício.
    A funcionária que me atendeu solicitou minha identidade para verificar a minha idade.
    Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa.
    A funcionária disse que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois.
    A funcionária disse, “Desabotoe sua camisa.”
    Então, desabotoei minha camisa deixando exposto meus cabelos crespos prateados.
    Então ela disse, “Este cabelo prateado no seu peito é prova suficiente para mim,” e processou meu benefício.
    Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha esposa.
    Ela disse: ” Por que você não abaixou as calças?
    Você poderia ter conseguido auxílio-invalidez também!”
    E a briga começou…

  242. Para mais descontração

    Fiofó
    Rir faz bem!!!!
    Na favela, dois homens entram num barraco arrastando um cara pelos braços.
    Lá dentro, o Djalmão, um negão enorme e suarento limpa as unhas com um facão.
    – Djalmão, o chefe mandou você comer o fiofó desse cara aqui, que é para ele aprender a não se meter a valente com o nosso pessoal.
    – Pode deixar ele aí no cantinho que eu vou cuidar dele daqui já já.
    Quando o pessoal sai, o rapaz diz:
    – Ô seu Djalmão, faz isso comigo não, depois de enrabado minha vida vai acabar, tem piedade pelo amor de Deus!!
    – Cala a boca e fica quieto aí no seu canto que eu já te pego.
    Pouco depois, mais dois homens arrastando outro cara:
    – Esse ai o chefe mandou você cortar as duas mãos e furar os olhos, é para ele aprender a não tocar no dinheiro da boca.
    – Deixa ele aí que eu já resolvo.
    Daí a pouco chega outro pobre coitado:
    – Djalmão, esse o chefe quer que você corte o pinto e a língua para ele não se meter com mais nenhuma mulher da favela!
    – Já resolvo isso. Bota ele ali no cantinho junto com os outros.
    Mais alguns minutos entra outro:
    – Aí Djalmão, esse aí é pra você cortar em pedacinhos e mandar cada pedaço pra família dele.
    Nisso o primeiro rapaz diz em voz baixinha, baixinha:
    – Seu Djalmão, por favor, com todo respeito, só pro senhor não se confundir:

    O cara do fiofó sou eu, tá?

    MORAL DA HISTÓRIA:
    ‘Conforme a gente vai conhecendo os problemas dos outros percebemos que o nosso nem é assim, um grande problema’.

  243. repetindo por solicitação

    Ê!!!! (isto é o famoso uai zip – significa “olha para você ver”)

    Foi comprovado em pesquisa cientifica, que se você beber mais de um
    litro de água por dia, durante um ano, no final do ano, você terá

    ingerido mais de 1 quilograma de coliformes fecais que estão diluídos
    na água, ou seja, um quilo de bosta !!!
    Já bebendo cerveja… você não corre esse risco uma vez que coliformes
    fecais não sobrevivem ao processo de produção da cerveja !!!

    Divulguem isso, principalmente para aquele seu colega de trabalho que
    tem uma garrafinha em cima da mesa e fica se achando ‘ o saudável ‘.
    Eu, bebedor de cerveja, fiz minha parte e avisei ! !!

    – Muito melhor tomar cerveja e falar merda, do que tomar merda e não
    falar bosta nenhuma!!

  244. S u e

    Eh Gerald , *discrimicao* esta terrivel… aos Mexicanos e a *olhos* vistos…coitada *imagino a situacao…

    Beijos

  245. S u e

    Sandrissima…

    Amei voce tem tudo **arquivado** os *melhores* momentos de cada POST….Muito legal de ler assim…so voce!!! Maximo…..

    Beijos na Juju…

    ***********************

    Pachequito (Sempre lhe chamei assim)
    Mas nao eh *derivado* do Mexico…eh que sou *geracao*
    Paquita (Fui aspirante a Paquita nos idos 1988….89…) entao era
    tudo assim…Pachequito…era daquela epoca…
    Uma forma carinhosa que chamavamos os meninos da producao !!!

    Enfim….

    Mas volta a chamalo Pacheco Fumo Zero…(somente)

    Beijinhos

    Voltanto ao trabalho…(e bota trabalho nisso)…

  246. Procópio ferreira disse uma vez em programa de televisão que todo artista tinha de fazer uso das mãos para enfatizar suas posturas e falas no palco.
    Nunca me esqueci deste conselho.
    Quando estou conduzindo aulas eu faço uso das mãos.
    O Boal ai em cima está com a mão esquerda quase totalmente fechado e a direita quase totalmente aberta.

    Quando eu uso esta postura geralmente estou falando que devemos abrir mãos dando um pouco do que temos a quem precisa,deste modo ficaremos sempre com uma das mãos livres para recebermos mais.Se fecharmos ambas nada mais entra.Os que me escutam ficam impressionados
    O que será que o senhor Boal dizia e para quem no momento da foto?

    Será que era o mesmo assunto?

  247. Rodrigo aguiar.

    e

    Annino.

    Agradeço a gentil lembrabnça de aambos.

    Abraços

  248. Piadas com a gripe suína

    Pessoal,

    Das que ouvi, as que são de mais mau gosto são:

    – “Se Deus nos ajudar (benzendo-se), essa gripe suína não vai chegar aqui”.

    Luiz Inácio Lula da Silva. Só pedindo ajuda divina mesmo, porque se dependermos do MS e da Anivsa, estamos ferrados!;

  249. to pegando na internet

    Piadas com a gripe suína

    Pessoal,
    Essa é nova!!
    Lá em portugal os portugueses estão dndo suco de limão com mel para os porcos!!

    Razão:
    Para evitar a gripe!

    kkkkkkkkkkk

  250. BIQUEI

    Requião não está só,Mas sempre em péssimas companhias.
    Feriado: Cresce 14,5% o número de acidentes nas estradas.
    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta segunda-feira (4/5) o balanço da operação Dia do Trabalhador.
    Neste ano, ocorreram 48 acidentes nas rodovias que cortam o Distrito Federal. Quarenta e sete pessoas ficaram feridas e
    três perderam a vida nas estradas.

  251. Gerald,

    Boal também não é minha praia, mas deve-se sempre aplaudir de pé um grande artista, ainda mais num mundo onde a grande arte é posta de escanteio. Ou, como diz Finkielkraut, um par de botas vale tanto quanto Shakespeare.
    Também ia escrever sobre Boal, “ressuscitar” sua importância histórica nos “Arena conta…”, a visibilidade que ele deu ao teatro brasileiro, enfim, faço minhas as suas palavras.
    Num momento onde tentamos combater a mediocridade e a estupidez em nossa trincheira mínima e mal munida, qualquer companheiro de batalha, mesmo que de outra nação, credo ou ideologia faz falta.

    grande abraço e espero que até breve, aqui em Salvador,

    GVT.

  252. Aninomyous

    O pior é que tem mesmo…estão até fabricando bichinhos de pelúcia na forma da Influenza A: http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/05/04/ult5025u103.jhtm

    E falando em Muppet…prenderam a Miss Pig: http://www.freakingnews.com/pictures/41000/Bad-Miss-Piggy–41323.jpg

  253. Contrera

    bom.
    releio o que escrevi e lamento. quanta bobagem (a minha).
    mas fazer o quê.
    quantos pensam “sua própria” arte?
    muitos, gerald, muitos (basta ver quantos estréiam o tempo todo, todo o tempo). mas PARA QUÊ? para brilharem. conseguirem patrocínios. conseguirem se manter à tona. como pedaços de madeira após o afundamento de algum titanic qualquer.
    eu nem assisto mais. todos VALEM TANTO (para si mesmos). se eu nem ME assisto mais…
    você, gerald, como muitos aqui, prezam aquele ALGO A MAIS. eu fiquei este fimdesemana assistindo chaplin sem parar em busca desse ALGO. e não sei se achei. tudo tão elevado e tão mundano, também. tão pouco. (IMAGINEM!!! ESTOU DESANCANDO CHAPLIN!!!! OHHHHH!!!!)
    tomo antidepressivos. na verdade, estabilizador de humor. e preciso. pois eu estava bem pior, estes dias, digo, antes de janeiro. mas a origem da depressão parece outra. nada orgânica. isso mesmo que nós vivemos.
    sabe, gerald, acabo de terminar uma matéria aqui para a revista onde trabalho. era sobre transformadores. houve vários momentos em que eu exultei de prazer. é legal ver o mundo, em sua tecnicidade. mas dura pouco. a gente avança e logo a gente se acostuma com a paisagem. há algum problema EM NÓS.
    gerald, querido, há muitos sim que tentam criar seu vocabulário em arte. mas esses sofrem tanto quanto você. e alguns encontram similares. outros não. você está neste segundo grupo. o problema – como você já salientou outrora – é que NÃO ADIANTA. o mundo não nos quer. o mundo não quer TUDO ISSO. o mundo, esse prostituto, quer violência mesmo. quer isso que se mostra. (será?) pode não ser, queridos, mas o ibope está aí para simplesmente constatar, não é mesmo?
    todos nós precisamos LUTAR JUNTOS. minha chefe luta como uma condenada, e eu a apóio. ela ACREDITA em algo mais do que em NADA. eu por vezes também acredito. ela me paga pelo serviço. mas ela sabe que eu também acredito. por enquanto.
    nós precisamos acreditar.
    noite dessas assisti um programa sobre o chamado teatro mágino (é um grupo de artistas circenses). de repente, ao ler o jornal, vi que havia uma garota que foi num espetáculo só para vê-los. isso é fruto de algo em que se acredita. eu nem acredito muito NISSO. meu clown é outro. e preciso desenvolvê-lo. é o meu caminho. SÓ NÃO POSSO DEIXAR DE ACREDITAR. enquanto isso, a política vai, imune a todos nós. imune e safa. filha da puta. mas é assim o mundo. sempre foi.
    termino do mesmo jeito que vários aqui:
    (continuo)
    beijos
    contrera

  254. Contrera

    feliz cumpleaños, pachequito.
    contrera
    (continuo?)

  255. Marcio M

    Atenção
    Odisseia não tem mais acento cincunflexo. Alô admiradores de Kubrik.
    Plateia não tem mais acento circunflexo. Alô amantes do teatro.
    Paranoia não tem mais acento circunflexo.

  256. Marcio M

    Eu hoje escrevi uma poesia de apenas quatro versos que necessita de três esclarecimentos antes de ser lida:

    1-A poesia se baseia na canção ”Odara” do Caetano Veloso.
    2-A poesia é uma homenagem ao 100 dias da administração Obama.
    3-A poesia também é uma homenagem ao ato de amor entre as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres na peça ”The Flash and the Crash Days” do Gerald Thomas.

    deixa eu dançar
    pra ficar tudo barack obama
    qualquer coisa que se faça na cama
    lambo e chupo sua xana

    LOVE AND CHANGE

  257. Contrerito.

    El pensamiento qué afirma dictado que los pasados serán primeros entonces sus felicitaciones para mi aniversario sin embargo tarde ya de él entra en el frente de eso adentro primero que realmente habían venido.

    Lo prueban que no importa la orden de encariñado y que los afobados unos comen el Cu.

    Porque éste es probado yo no haga la idea mínima así pues no sé de modo que él sirviera una prueba de esto.

    Entonces con usted demostró ya demostrar que solamente yo yo del restos recordado uno probar que tuve gusto de su prueba muy.

    Un gran abrazo E-I cariñoso esto sí sin necesitar no probar nada.

    Pachequito

  258. Glorinha

    Contrera…

    por favor continue….

    [[]]

  259. Tene Cheba

    Outro dia eu assisti um filme brasileiro, no Telecine, Meu nome não é Johnny, alguns amigos falaram bem do filme, achei o mesmo de sempre, caricatural, hora James Bond, Cidade de Deus, as cenas com a Juíza foram patéticas, bizarras.
    Eu acho que o problema sou eu, estou crítico demais, ranzinza.
    Uma história de tirar o fôlego, a transformam em comédia pastelão de presídio. Aí, Fala sério.
    Da mesma forma o Teatro, enaltecem a pobreza, mas coabitam outros mundos melhores. Arte, tem um outro tipo de vínculo com o mundo, algumas coisas no Brasil tem muito a ver com o Fermento Royal.
    Mas o nosso Cinema, não sabe quem realmente deve adotar.

  260. Contrera

    5 X Chaplin

    “A arte é uma emoção suplementar que é somada a uma técnica hábil.”

    “A beleza existe em tudo: tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la.”

    “A vida deixou de ser uma anedota para mim; já não lhe acho graça.”

    “A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”

    “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios… Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos…” Charles Chaplin “A vida não é significado; a vida é desejo.”

    Contrera

    havera continuação

  261. Glorinha

    vi dois trabalhadores num andaime balançando ao vento da natureza…batendo no prédio nas janelas que minutos atrás lustravam com seus panos de limpeza…pensei neles e nesse segundo que poderia ser fatal…a vida minimamente minimizada a um segundo de tudo que se fez e de tudo que se passou…
    e nós, falsos deuses de pedra e mármore com nenhum poder sobre isso, talvez apenas o de fazer enquanto achamos que o tempo é verdadeiramente nosso…ou melhor,fazer porque nosso coração…ser de nosso mais extremo ser chora e pede…
    []

  262. CONTRERA

    Mais

    5 x Chaplin

    “Há uma coisa tão inevitável quanto a morte: a vida.”

    “Não é a realidade que conta num filme, mas o que a imaginação pode fazer.”

    “Não preciso me drogar para ser um gênio; Não preciso ser um gênio para ser humano; Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.”

    “Não sou nenhum gênio. Não é nada fácil para mim fazer um filme.”

    “No final das contas, tudo é uma piada.”

  263. Contrera.

    5 X Sinatra

    “Basicamente, sou a favor de qualquer coisa que se faça para atravessar a noite – seja uma prece, tranqüilizantes ou uma garrafa de Jack Daniel’s.”

    “Como é trágico para um homem nos seus melhores anos, se for colocado ante o impasse da consciência, se deve se casar ou adotar uma senhora nova.”

    “Lamento pelas pessoas que não bebem. Quando elas acordam de manhã, estão tão bem quanto vão estar durante todo o dia.”

    “Nem o inferno tem tanta fúria quanto um operário em relação a um agente literário.”

    “O dia inteiro, eles mentem sob o sol, e quando o sol se vai, eles mentem um pouco mais.”

  264. Um monte de frases do lula.

    “Depois que fiz uma caravana pelo Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, voltei convencido de que o Brasil precisaria transformar essa região, como Roosevelt pensou o Vale do Tennessee, nos Estados Unidos.”

    “É preciso que a gente acredite e redesenhe o Brasil que queremos, porque, se a gente ficar como um bando de madona chorona, que levanta todo dia achando que nada vai dar certo, é melhor nem sair de casa.”
    Obs.: Em 2005, em discurso em Aparecida de Goiânia (GO).

    “Estamos dando um sinal ao mundo de que, em um futuro bem próximo, o petróleo não será motivo para que haja guerra no mundo ou para que um país consumidor invada um país produtor.”
    Obs.: Em 2005, durante homologação da primeira usina autorizada a comercializar combustível verde, o chamado biodiesel.

    “Estou feliz porque acho que nós vamos conseguir fazer mais do que prometemos durante a campanha, sem ficar olhando o adversário. Eu não fui eleito para ficar falando mal de ninguém. Eu fui eleito para governar.”
    Obs.: Em 2004, em um evento em Santa Catarina, revelando estar feliz por confiar que vai realizar no governo mais do que prometeu.

    “Eu estou presidente. Mas sou mesmo é dirigente sindical.”
    Obs.: Em 2005, em encontro com dirigentes trabalhistas.

    “Muita gente que estava desempregada agora faz um biquinho. É assim que nosso querido Brasil vai se desenvolver.”
    Obs.: Em 2005, explicando sobre a oscilação dos empregos.

    “Na hora em que o pobre conquista um milímetro de espaço, ele incomoda, mesmo que não tenha tirado um milímetro de espaço dos ricos, mas eles ficam incomodados.”
    Obs.: Em 2005, durante cerimônia de sanção do Prouni (Programa Universidade para Todos) no Palácio do Planalto.

    “Nós poderemos fazer do século XXI o século do Brasil.”
    Obs.: Em 2005.

    “O Bolsa-Família é um grande programa. Às vezes ele incomoda um pouco os adversários, mas ele é o mais importante programa de transferência de renda que nós temos em toda a América Latina, e ele vai continuar crescendo (…) e, se Deus quiser, em 2006, atingiremos a totalidade das famílias que, pelo IBGE, estão abaixo da linha da pobreza.”
    Obs.: Em 2005, no programa de rádio “Café com o Presidente.”

    “O Brasil teve um ministro da Educação chamado Eduardo Portela (governo João Figueiredo), que, uma vez, deu uma declaração dizendo: “Eu não sou ministro, eu estou ministro.” “…A gente tem de ter muita consciência de que o mandato é muito passageiro. Voltamos a ser o que éramos. Não há eternidade na função, se não a democracia corre sérios riscos.”
    Obs.: Em 2005, às vésperas de fazer uma reforma ministerial, afirmando que os políticos deveriam estar conscientes de que um mandato é passageiro.

    “O Estado nada mais é que uma mãe, e a mãe sempre vai dar mais atenção ao filho mais fraquinho.”
    Obs.: Em 2005.

    “Olho para 2005 e vejo um mar de almirante e um céu de brigadeiro.”

    “Política é olho no olho.”
    Obs.: Em 2005, durante a visita oficial à Nigéria, defendendo suas costumeiras viagens ao exterior.

    “Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito.”

    “Precisamos mudar as relações de força no mundo. Não podemos ser observadores passivos de decisões que afetam diretamente o nosso destino. (…) Juntos temos de lutar pela eliminação dos pesados subsídios e de outras medidas protecionistas praticadas pelos países ricos.”

    “Quando terminar meu mandato, não vou nem para a França nem para os Estados Unidos fazer pós-graduação, vou para São Bernardo do Campo, que é onde eu sempre vivi e onde estão meus companheiros.”
    Obs.: Em 2005, em discurso no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

    “Quem o Severino pensa que é? Quem manda aqui sou eu.”
    Obs.: Em 2005, irritado com um ultimato dado pelo presidente da Câmara.

    “Quem tiver terra grilada, o governo vai tomar conta dessa terra, porque o Brasil não é terra de ninguém. Este país tem governo, tem lei, e a lei vale para o presidente e para um pistoleiro.”
    Obs.: Em 2005.

    “Queria dizer ao presidente Wade e ao povo do Senegal e da África que não tenho nenhuma responsabilidade pelo que ocorreu no século 18, nos séculos 16 e 17. Mas penso que é uma boa política dizer ao povo do Senegal e ao povo da África: perdão pelo que fizemos aos negros.”
    Obs.: Em 2005, em discurso na Casa dos Escravos, em Dacar, capital do Senegal.

    “Se eu ceder, acabou o governo. Tem alguém que possa segurar o Severino?” Obs.: Em 2005.

    “Vou a Davos hoje para dizer o que eu estou dizendo aqui. Fui convidado para ir ao G8, estarei lá e direi a eles o que eu estou dizendo aqui. Seria muito mais fácil eu reunir meus amigos e tomar meia dúzia de refrigerantes e ficar em torno de uma mesa apenas falando o que meus amigos gostariam de ouvir.”
    Obs.: Em 2005, durante discurso no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, defendendo sua ida ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  265. Tene Cheba

    O presidente Lula temeu o pior, e pediu o cancelamento da visita do presidente iraniano. Departamento de Estado americano, atuando bem, e mostrando a chancelaria brasileira, a forma sutil de se evitar incêndios. Venezuela e Equador, também pediram clemência. Na hora da onça beber água, todos mascam chicletes, ploc.

  266. gthomas

    Isso da um belo post

    CHAPLIN E SINATRA

    THE UN-RAT PACK

  267. gthomas

    BUSTER KEATON E DEAN MARTIN

    SAMMY DAVIS JR E ALFRED HITCHCOCK

  268. gthomas

    titulo

    POST MODERN TIMES

  269. gthomas

    saindo

    ate mais tarde

  270. gthomas

    O OPRIMIDO DOS OPRIMIDOS

    Chaplin’s principal character was “The Tramp” (known as “Charlot” in France, and the French-speaking world, Italy, Spain, Andorra, Portugal, Greece, Romania and Turkey, “Carlitos” in Brazil and Argentina, and “Vagabond” in Germany). “The Tramp” is a vagrant with the refined manners and dignity of a gentleman. The character wears a tight coat, oversized trousers and shoes, and a derby; carries a bamboo cane; and has a signature toothbrush moustache. The Tramp character was featured in the first movie trailer to be exhibited in a U.S. movie theater, a slide promotion developed by Nils Granlund, advertising manager for the Marcus Loew theater chain, and shown at the Loew’s Seventh Avenue Theatre in Harlem in 1914.[14] In 1915, Chaplin signed a much more favorable contract with Essanay Studios, and further developed his cinematic skills, adding new levels of depth and pathos to the Keystone-style slapstick. Most of the Essanay films were more ambitious, running twice as long as the average Keystone comedy. Chaplin also developed his own stock company, including ingenue Edna Purviance and comic villains Leo White and Bud Jamison.

  271. mnc

    Olá!
    Artistas são aqueles que conseguem emocionar…simples assim…
    A arte que brota com verdade cria uma centelha de luz , arranca parelhas, descortinando infinitas possibilidades conectam direto com a alma de quem comtempla o artista.
    Quantos anônimos neste mundo de meu Deus nasceram com algum dom, pedra bruta perfeita filosofal, no entanto não tiveram oportunidades…
    E encontraram pessoas generosas como Boal, que sabia tirar delas a beleza e talento que cada uma tinha ou não.

    Pedra bruta,…qualquer uma pode ser lapidada, só que as imperfeições vêm a tona ou não aguentam o rebôlo diamantado e se partem.
    As pedras brutas limpas, cristalinas e brilhantes, um bom lapidador simpesmente revela a prefeição pré-existente, assim é o talento de cada um, em estado bruto, uma pedra assim é rara, é uma arte saber tirar o máximo de sua pedra.
    Mesmo sem estar no orbituário do New York Times, Boal foi um grande lapidador.

    Com certeza que temos que saber qual é o lugar de cada um neste teatro, se plateia, se palco, se protagonista, coadvante, figuração,se bilheteria, iluminador, se limpador dos banheiros, se diretor, e por aí vai…p que o espetáculo aconteça tds fazem parte de um todo…e merecem respeito.

  272. mnc

    Pacheco, meu bom!
    Tudo tranquilo por aí?

  273. FRANCINY CHEQUER

    Me desculpe G. T.

    Eu não vejo nada demais em Paulo Coelho, podem chama-lo de autor que ele escreveu de bom só besterira

  274. FRANCINY CHEQUER

    A humanidade é uma só, subordinada à mesma condição, e todos os homens são iguais????? isso e verdade.
    Porém, todos os homens são diferentes e , no intimo de seu coração, cada homem é, na verdade, uma ilha. temos que ter consciencia dessa dualidade entre o homem universal e o homem particular.
    À busca de um equilibrio entre solidariedade humana geral e as de um individuo livre.
    Acho que aí a diferença do criador e da criatura, o criador se doa, fica preso a sua criação e sempre tentando criar melhor, mas a criatura, nada tem a oferecer tentam até alcançar algo, mas sem seu criador se frustram, e assim com a arte, quando se vai o criador, so fica a criatura, mas dela não temos mais nada do que está lá sendo representado, nada mais. e infelizmente e assim em todas, as areias da vida.
    mil beijos
    Tene obrigado pelo elogio ao meu nome, pelo menos algo em mim e bonito o nome
    Caro e querido Pacheco mil beijos

  275. Sandra

    Acho que estamos comparando nosso papel no teatro com nosso papel na vida, e a coisa não é assim. Muitas pessoas que seriam péssimos atores podem ser ótimos médicos, cientistas, engenheiros, jornalistas,… Eu tenho certeza que seria uma péssima médica, uma péssima atriz e uma péssima professora de geografia.

  276. Sandra

    Nada contra o Paulo Coelho, mas prefiro autores que me abalem. Fico feliz por ter conseguido ler Kafka. Fugi dele durante anos. Fiquei mal, como imaginei que ficaria. Mas fiquei completamente apaixonada pela Metamorfose.

  277. targinosilva

    Paraóia nunca teve acento circunflexo.
    Só tem acento circunflexo vogais com som grave.
    Vôo – você – o acento do chapeuzinho ainda vale.
    Ha um tempo de validade para a velha e nova ortografia.

  278. Sandra

    Chaplin era brilhante…

    BRILHANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  279. mnc

    Muitos precisam idolatrar ídolos…talvez p preencher algum vazio existencial…orbitando ao redor do umbigo do ente eleito…até a quem se dedica a este ofício temos que respeitar tb…livre escolha.

  280. targinosilva

    A marolina esta passando.

    Balança comercial tem melhor resultado em 2009
    Superávit subiu para US$ 3,712 bilhões no mês
    G1
    As exportações brasileiras superaram as importações em US$ 3,7 bilhões no mês de abril, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O resultado é o melhor desde maio de 2008, quando o superávit da balança comercial ficou em US$ 4,075 bilhões.

    O dado também representa o terceiro mês de recuperação do comércio exterior brasileiro, desde o déficit de US$ 524 milhões registrado em janeiro deste ano.

    Considerando o critério da média diária, o superávit de abril também significa uma alta de 130,4% sobre o dado de março e de 124,4% sobre abril de 2008.

    Em abril, as exportações somaram US$ 12,3 bilhões (média diária de US$ 616 milhões), enquanto as importações ficaram em US$ 8,6 bilhões (média diária de US$ 430 milhões).

    Somente na semana de 27 a 30 de abril, com quatro dias úteis, o superávit comercial foi de US$ 1,167 bilhão em razão de exportações de US$ 2,828 bilhões e importações de US$ 1,661 bilhão.

  281. Tene Cheba

    Puxa, Franciny, não foi isto que eu quis transmitir. Seu nome é lindo, admito esta sedução, mas meu encanto está na delicadeza dos teus textos, na franqueza associada ao elegante formato das suas idéias e críticas. A resultante, Franciny Chequer.

  282. Sandra

    Uma vez assisti a uma entrevista com um manipulador de bonecos. Ele disse algo que me surpreendeu: que o boneco criava vida e, inclusive, rebelava-se contra o manipulador. Zélia Gatai disse o mesmo de um personagem de um livro que estava escrevendo. Ela contou que um rapaz do seu livro estava muito ousado ao abordar uma garota, e Zélia queria “cortar as asas” do menino. Mas a garota estava adorando o assédio. Então, Jorge Amado a aconselhou a não se meter na vida deles.
    Será que um personagem de uma peça também cria vida e se desprende do ator?

  283. Sandra

    Será que uma música se desprende do autor? Qual será a sensação de reger uma orquestra? De “manipular” uma sinfonia? Vê-la nascer de suas mãos?

  284. Tene Cheba

    Reparem que com esse Dólar, estão exportando até pente quebrado, depois da marolinha vem a correnteza, tudo ao sabor das marés, não existe propulsão. O mundo virtual de Alice, que maravilha, né não?

  285. FRANCINY CHEQUER

    MNC

    Bem que eu gostaria de achar um idolo, ou idolatrar algo, mas as vezes me sinto vazia, eo vejo pessoas e atitudes vazias que eu não consigo nem ao menos admirar alguem ou algo

  286. Liliane.

    O teatro é o diálogo do ser humano com a vida.
    Nada nele cheira morte, sequer a dita cuja.
    No teatro morte é vida.
    Viver a perda, viver a vida antes da perda, viver a vida após a perda.
    Teatro, repito, é vida.
    Interpretações são a sua tônica. Leituras e releituras tirando o máximo sentido do viver.
    Viver a dor, viver o sofrimento, viver a hipocrisia, viver o orgulho, viver o amor, viver a baixaria, viver a dignidade, viver a lascívia.
    Teatro cheira a vida.
    Viver, e reviver, e nascer, e renascer.
    Parir é o que dizem.
    Parir vida. Isto é o teatro.
    Soprar vida em marionetes e vê-los atuar segundo aquilo que entendemos como VIDA.

  287. Sandra

    Acho que admiramos quem tem habilidades que admiramos ou valores morais que temos como norte.

  288. Tene Cheba

    Dizem que Lula, o presidente, pretende incentivar a EMBRAER, a se tranferir para Varginha, para obter ganhos aerodinâmicos em suas aeronaves, EXTRAORDINÁRIOS, através da formação do consórcio ET – EMBRAER.
    Putz, mil putz, e se o distinto resolve transferir o Centro de Pesquisa Aeroespacial de Alcântara? Iríamos chegar antes que os americanos, em Marte. Carnaval em Marte, com desfile de Escola de Sambas, e o nobre governante, naquele ambiente seco, apreciando o seu dry martini. Menas, é claro, se o governador Aécio não deixar. Uai, por que não?

  289. Sandra

    Liliane, ARRASOOOOOOOOOOOOOOOOOOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  290. mnc

    Oi Franciny!
    Admiramos, amamos pessoas que nos despertam tal sentimento.
    Os ídolos são de barro, como nós.
    Este vazio… a tela em branco onde nasce sua própria arte.
    Sua expressão.
    Abçs.
    Sempre atenta ao que vc revela, admiro vc!

  291. Liliane.

    A maçã: Criança loura, gorducha, ingênua, àvida por conhecimento.
    A Maçã: Criança negra, magra, fraca, àvida por alimento.
    A escolha é sua.

    Melhor artista: Gerald que coordena “os marionetes:P”

    Modificar o teatro: Tratar o homem comum como marionete de forças invisíveis: Hormônios, adrenalina, ira, amor, tumor tudo isso retratado em um monótono diálogo da mente para com a mente mesmo.
    Monólogo.
    Mas tem que fazer de modo a tudo ficar muito chato e entediante. (Alguém já se colocou nessa posição deliberadamente?) Poderiam chamar de teatro novo.
    Só uma idéia, óbvio:P

  292. Tene Cheba

    Dizem que o Cerimonial do Planalto já tinha reservado uma Burca para Dona Marisa Letícia. Recepção a cárater. É, não deu certo. Aquele amor de pessoa cancelou a visita. Fazer o quê, né? Passeatas com camelos, visitas a Angra I e II, Foz de Iguaçu, contatos do terceiro grau, por aí. Ah, que coisa boa, só faltaria mesmo um acordo comercial para exportaçao das nossas cordas.
    Que covardia.

  293. Liliane.

    Todos são artistas na medida em que como um ator escolhem de forma consciente o papel que pretendem interpretar. E o fazem com tanta perfeição que esquecemos que não existe este ou aquele tipo de ser humano. Somos todos Homens ignorantes sobre o real papel que devemos interpretar.

  294. Sandra

    Acho que Arte não tem “tenques”, nem “não tenques”. Ela é livre.

  295. Sandra

    Quero dizer: não sei se Arte tem receita. Se tem, quem conhece são os artistas.

  296. Sandra

    O que faz um Chaplin, um Beckett, um Gerald, um Hendrix? Não sei. Mas sei que são ARTISTAS.

  297. Sandra

    Boa noite a todos! Beijos!!!!

  298. mnc

    A palavra PERSONALIDADE vem do grego: PERSONA, no teatro grego antigo, as pessoas atuavam usando máscaras…personalidade é o conjunto de máscaras com que “atuamos”, cotidianamente…
    Estamos o tempo todo atuando no teatro da vida, tudo encenação.
    , tirar as máscaras e se descobrir atrás delas, e achar aí o nosso definitivo ser.
    Uma ótima noite a todos,

  299. Liliane.

    Estou amando ler vocês. Hoje tomei uma taça de vinho e deu no que deu. Amanhã, já sóbria, manterei a boca fechada. Mas, quero que todos saibam que estou adorando a novela.

    Marcelito do meu coração amor sempre.

    Boa noite para O RESTO (ai, Liliane. Que feio!)

  300. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, adivinhem: Post novo lá em cima.

  301. Sandra

    Anino, a prova da propriedade que você enunciou:

    jihgfedcba = múltiplo de nove

    a + 10b + 100c + 1000d+… = 9 x inteiro

    a + (9+1)b + (99+1)c + (999+1)d+… = 9 x inteiro

    a +9b+b+ 99c+c + 999d+d+… = 9 x inteiro

    a + b + c + d +… + 9b + 99c + 999d +… = 9 x inteiro

    a + b + c + d +… +9(b+11c+111d+..) = 9 x inteiro

    a + b + c + d +… +9 x outro inteiro = 9 x inteiro

    a + b + c + d +… = 9 x inteiro – 9 x outro inteiro

    a + b + c + d +… = 9 x (inteiro – outro inteiro)

    a + b + c + d +… = 9 x novo inteiro

    a + b + c + d +… = múltiplo de nove

    Ou seja, se somarmos os algarismos de um múltiplo de 9, também teremos um múltiplo de 9. Se prosseguirmos com a soma, chegaremos ao único múltiplo de 9 com um algarismo, que é o próprio 9. (c.q.d.)

    Desculpa, Gerald. Não resisti.

  302. Contrera

    chaplin.
    assisti the gold rush, um rei em nova iorque, city lights e tem mais um que ainda falta.
    antes: AMO o que chaplin faz. estou em fase de decupação do que mais eu amo nele.
    mais: AMO mesmo.
    há nele algo que em nenhum outro lugar se encontra.
    a procura do chaplin, digo, do ator-diretor, consegue personificar a de todos. todos nós, artistas, buscamos algo disso que ele consegue trazer. mas: conseguimos?
    carlitos é um milagre oriundo da teimosia do ator-diretor.
    (continuo)

  303. Contrera

    e nós, por que não nos ABANDONAMOS como ele – chaplin, em carlitos – se abandonou? por que não apostamos nesse eu tão mais lírico que é esse eu eternamente oprimido?
    vejo muito em chaplin. mas infelizmente estamos numa outra época. precisamos de mais, demais. dizemos superar estrelas que vemos ad infinitum mas permanecemos apáticos no mesmo lugar. chaplin, o homem, tinha múltiplos interesses, muitas ênfases, políticas, inclusive, mas nós permanecemos estagnados. no MEU caso, é o meu lado B que atrapalha. a razão, o racional, aquele que NÃO acredita.
    estou cansado.
    mas por isso precisamos continuar. CONTINUAR.
    beijos
    (continuo, à noite)
    contrera

  304. Leonardo Góis

    “A cultura não é apenas o que o povo consome, é também o que o povo produz.”

    Acredito que nessa frase Augusto Boal sintetizou muito do que penso sobre o que o sr. escreve.

    Acredito na fertilidade do academicismo, dos letrados, da erudição… mas o mundo não finda nisso. O povo produz, de sua maneira (não-acadêmica, não-erudita, não-letrada) formas maravilhosas, sensíveis, sofisticadas: de palavras, imagens e sons.

    “Nine out of ten movie stars make me cry
    I’m alive
    And nine out of ten film stars make me cry
    I’m alive ”

    Caetano Veloso

  305. Tene Cheba

    Não li, mas vou ler,
    sendo corsário ,sendo pirata
    sendo dos mundos, dos imundos,
    infinitas alegrias,
    meu mundo partido,
    duas dores, dois cedros,
    dois Sinais, dois Montes,
    dois ninguém, muros,
    minhas barreiras,
    mundos,
    talvez.
    Mundos dos talvez,
    mundos e tal,
    mundos hipócritas,
    dos idiotas,
    mundos sem arte,
    mundos senm vida,
    mundos inorgânicos,
    minhas mesclas,
    meus dissabores.
    Tudo é bom, males, mares,
    muitos.
    Mas eu te digo,
    mas eu te falo,
    não tenho saudades,
    das multidões,
    nem dos valentes mundos,
    nem dos valentes monstros,
    nem dos valentes mares,
    nem meu Mano,
    nem dois panos,
    nem o enfim,
    nem nada mesmo.

  306. Tene Cheba

    Ignóbil ser,
    estrutura defasada,
    senos e cossenos,
    dividindo, tangente,
    eis o raio,
    meu noventa,
    um quarto, de todo radiano,
    de todo o mundo,
    das derivadas,
    das pequenas integrais,
    minhas parciais,
    minha lógica,
    onde está a distância?

  307. Tene Cheba

    Mundo dos pirados,
    dos vinte e dois,
    dos excluídos,
    dos mares caribenhos,
    das ilhas.
    Estou muito afim de dormir,
    afim de me manter,
    Sinto muito, mas eu tenho,
    que expor, duas latitudes,
    duas longitudes.
    Tenho sono.

  308. Toda e qualquer pessoa pode se tornar ator e diretor de teatro. E o podem tão somente pelo mesmo motivo que leva o Direito a ser diferente de Ética e até mesmo da Estética. Forma e conteúdo definitivamente não são atributos necessários à investidura no cargo.

    Pré requisito de ator é saber bater os dentes, saber emitir alguns grunhidos, e ter habilidade para se mover como marionete. Pinóquio é exemplo de ator, tolo boneco tentando ser gente. Batia a boca, emitia os grunhidos. E, acredite quando eu era criança, em prantos, pedi a Deus que o tornasse menino. O boneco me enganou direitinho.

    Com os diretores pouco se dá diferente. Basta um pouco de habilidade com as mãos para saber movimentar o boneco, ter a capacidade de soltar aqueles gritinhos estridentes, e acima de tudo ter dignidade suficiente para não se importar com o que dele pensem. Pronto, agora só falta dirigir a dança das marionetes.

    Direito não somente é a aplicação do conjunto de todas as leis vigentes como também é a materialização aplicada daquilo que se entende por justiça. A entrada no Direito pode se dar de duas formas. Ou o Legislativo Rei faz a lei é esta passa a ter a obrigação de ser aplicada, ou o Tribunal Rei usando de sua infinita sabedoria legisla fazendo assim a jurisprudência que suplantará todas as lacunas do Legal em vigor.

    Funciona na pratica a velha máxima do ator diretor: Eu faço o meu teatro. Eu digo o que é legal. Ai de quem reclamar.

    Caso Ética e estética fossem atributos necessários ao Direito a justiça seria, no mínimo, mais bonita. Caso a palavra Grande fosse adjetivo necessário para as profissões de ator e diretor os espetáculos (Ah, esses, meu filho) seriam sempre “sem comentários”. E simplesmente por não haver palavras em quantidade suficiente para exprimir o que nos causa prazer.

  309. Boal, Boal, Boal!…

    Se, pra Mário Quintana,
    na voz dos grilos
    cantam os poetas encantados,
    é na dos sapos
    que teu nome ecoa:
    Boal, Boal, Boal!…

    Que a violência já tá tão normal.
    Que a opressão é a de sempre,
    mas, jamais à toa.

    E quem não sabe disso tudo sofre
    o seu sofrer ingênuo de oprimido.
    E quem é Artista precisa não de cofre:
    urge o viver que faça algum sentido.

    E se teu sonho de um alvorecer total
    – o sonho nosso – parece adiado,
    escuta as vozes do Sul outonal:
    Vai florescer o que já foi plantado.

    Para os do Norte, que já nem te lembram,
    saibam que a Vida vence no final.
    Cá, pós-inverno, as flores setembram!
    E já compomos novo madrigal;
    coro de sapos, de grilos-poetas,
    a entoar: Boal, Boal, Boal!…

    S. R. Tuppan,
    Poeta, editor da Revista POÉTICA XXI,
    em homenagem ao – desde há pouco – saudoso Pensador, Escritor, Político, Homem de Teatro Augusto Boal;
    e em resposta a artigo de Gerald Thomas.
    srtuppan@yahoo.com.br

  310. marcelo

    puxa, esse gerald se acha norte americano…credo….tenho nojo de gente que acha que é o que gostaria de ser…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s