O Que Eu Sou e o Que não Sou

LondresPois é! Esta cidade amanheceu soterrada por quase 30 cm de neve. Já ontem a noite o carro patinava pelas ruas como se fosse uma nave desgovernada. Para quem está em plena crise existencial, isso é a própria metáfora perfeita. 

Olha, vou tentar explicar: o blog me reduz. Por favor, não me leiam mal. Mas, sim, ele me reduz. Ao mesmo tempo, eu vivo dizendo aqui que “estou me despedindo do blog, que estou acabando com isso aqui”. 

A razão é simples. Talvez nem tanto. 

Seguinte: Eu sou um ser político. 

Não sou um ser político. 

Bem, não é bem isso. 

Este blog comemorou ontem CINCO anos de existência, contando com o do UOL.  Mas, numa recente entrevista que o Philip Glass deu a meu respeito (linda, deslumbrante, e que o Vamp irá disponibilizar aqui para vocês nos próximos dias), ele me situa dentro do mundo TEATRAL, assim como a Ellen Stewart, a minha MaMa, do La MaMa, também havia feito, a cerca de umas semanas em sua cama de hospital em Nova York. 

O BLOG 

Isto aqui  acabou virando uma tela de Pollock. Mas não lúdica. Não estamos no campo da cultura, como eu havia me proposto. Acabo me vendo no campo das “mundanices” respondendo e atacando coisas e pessoas que são, em última instância, a MENOR das minhas preocupações. 

Me vejo pequeno! 

Sim, me vejo pequeno. Não nasci blogueiro. Sou autor e diretor teatral e , desde que essa entrevista do Philip foi editada, eu tenho pensado o que fazer da vida, qualitativamente. O que fazer? 

Claro que durante esse último ano o assunto era Obama. Eu não poderia deixar de comentar com PAIXÃO aquilo que mais me movia e comovia no campo da política, cultura e comportamento mundial e Barack Obama compreendia tudo isso.  

Mas Obama agora é presidente. Pronto. Já aconteceu. Agora o Presidente Obama completa praticamente 2 semanas desde o seu ‘comando’ na Casa Branca. 

Lula, lulismo, Castro e castrismo, Brown e brownismo, Merkel e merkelismo e ficar reclamando disso e daquilo não é o meu barato.  Tem gente muito mais qualificada para fazer isso.  Entenderam? 

Estou escrevendo “HARD SHOULDER” (Acostamento), um novo espetáculo. E… não posso e não irei mais ficar blogando a favor ou contra aspectos “menores” de governos locais. Sim, é isso. Daqui de Londres eu poderia estar comentando o que o mais recente PLOT da MI5 contra os paquistaneses extremistas-islâmicos tem… Mas não vou. Poderia falar do ETERNO debate local sobre a ETERNA luta contra o a UNIÃO EUROPEIA em que Edward Heath jogou o Reino Unido… e que hoje traz para cá uma quantia desproporcional de romenos, de croatas, de búlgaros, enfim, do Leste Europeu e que ‘não estavam no contrato’ quando Heath (Primeiro Ministro nos anos 70) queria ligar a ilha ao ‘continente’ (significando França, Alemanha, Itália e olhe lá!!!!).  MAS, mais uma vez, não vou falar disso. UFA! 

Então, este artigo é um artigo de alguém em plena crise. Quando o Vamp quiser escrever sobre problemas políticos locais, tá ótimo. Vocês comentam, pulem em cima, se rebelem, mas, por favor, prestem atenção na assinatura do artigo: ele é ele e eu sou eu. 

Nem de Obama eu falo mais.  

Nem sei exatamente sobre o que escreverei até maio próximo. Sei que de política estou de saco repleto. E porquê? O motivo é simplérrimo: é só voltar para Londres para se ter uma sensação de que o tempo parou. 

Encapsulou-se o tempo. Deu-se um pulo para trás. São as mesmas reclamações conservadoras ou trabalhistas de sempre e sempre… 

Mas eu não sou um sujeito do “sempre e sempre”. 

Prefiro ser do NUNCA e nunca. Ou na linha do Risco, sem rede embaixo. Afinal é teatro, ou não? Estou mais para Lewis Carroll ou Borges do que para esses Saramagos que resmungam e resmungam. 

Tenho um dia enorme pela frente. Estou de bem com a vida: acreditem. Londres me faz bem, me “aterra” apesar de ser o lugar da Madness of King George e do avô de Mick Jagger! E no mais, obrigado a todos vocês por terem me aturado por esse tempo todo! 

Vou tentar me mover nessa cidade nevada e, debaixo do braço, alguns livros ‘basicos’: “Náusea”, “1984” (acreditem se quiser) e outros menos conhecidos como “O que fazer?”

 

Gerald Thomas

2 Fevereiro 2009, Londres

 

PS do Vamp: Sempre que entrarem no Blog teclem “F5” para atualizar a página, pois a mesma não está atualizando automaticamente.

 

 

(O Vampiro de Curitiba na edição)

Advertisements

237 Comments

Filed under artigos

237 responses to “O Que Eu Sou e o Que não Sou

  1. Fala de arte pelo amor de deus!

  2. Leonardo C.

    Internet é uma coisa estranha… já me senti mais ou menos assim, preso à interações (desgastantes ou não) com milhares de pessoas online. Já fui membro ativo do famigerado Orkut, e lá eu era dono de centenas das maiores comunidades existentes(algumas comunidades na casa dos milhões de membros), ou seja chamava atenção de uma parcela grande de pessoas, e daí dedicava muito do meu tempo àquilo, de modo que deixou de ser divertido e passou a ser um pouco penoso. Além de tudo as comunidade exigem moderação quase constante, devido a spam, brigas, etc. Se eu passasse um tempo fora as pessoas já vinham no meu perfil encher o saco. Eu podia me desligar daquilo quando quisesse claro, mas seria quase como abrir mão de um lugar ao sol, mesmo sendo um lugar meio jinxed. Finalmente chegou um ponto que não dava mais, com meu mestrado e meu trabalho, e daí eu simplesmente doei tudo que eu tinha lá e deletei meu perfil…. foi bom, viu. É bom se afastar por um tempo pra enxergar melhor a montanha. Eu se fosse você faria isso… ficava longe disso aqui um mês ou até mais quem sabe, algo assim. Só o tempo necessário pra você reencontrar sua serenidade, e depois disso, imbuído de novas perspectivas, tomar as decisões devidas.
    Como já disse Albert Einstein:
    “The significant problems we face cannot be solved at the same level of thinking we were at when we created them.”

    Sds,

  3. Concordo prefeitamente com sua crise, estava lendo o blog de teimosa em consideração a tudo que conheço de ti.

    Isso está muito sem graça, com pessoas mediocres espiando suas frustrações e discutindo banalidades, ou pior, querendo se mostrar para pessoas virtuais, a vida destas pessoas deve ser muito frustrante!

    Continuarei lendo e vendo suas obras, porque quando está nessa fase deprê acredito que vc cria suas obras com muito mais sensibilidade.

    Bj

    Tudo bem, desabafei!!

  4. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, quer dizer que sobrou para eu bater na canalha política?
    Farei com o maior prazer!

  5. Rodrigo Aguiar

    Gerald, através deste espaço conheci seu lado político. E como vc disse: vc é um ser político, não é um ser político. Isso também serviu para mim: Eu não sou um ser da utopia teatral, eu sou um ser da utopia teatral. A partir de agora, lhe observarei e escutarei o que tens para dizer. Seja aqui, ou no seu habitat natural. Então até breve.

  6. Silvério Cardoso Corrêa

    “ele é ele e eu sou eu.” Mas parece que em termos de ideologia e lógica poitica são iguais até onde eu lí até aqui no blog. Quando ele escreve tal qual o “post” anterior” GT assina embaixo.

    Então são iguais. (pelo menos em termos de posição politica)

  7. sol -sampã

    Tem sido uma honra compartilhar sua idéias neste Blog esses anos. É meio surreal essa acessibilidade .Sempre achei muito desgastante voce responder aos comentários quase diariamente.Bôa leitura bom trabalho.Bom dia.wl

  8. marcelo

    cara, vc é um mala-sem-alça. vc devia derreter junto com a neve de londres e sumir do mapa. quanta besteira… só viado cabeça oca pra ler essas m.erdas. BIXONA!!!

  9. Interessante o poder de encadear assuntos e mais assuntos, do profissional do teatro para a política. Não que lhes falte relação, lhes falta se muito a necessidade de estarem reunidos num só post. Estão bem coerentes com a metáfora do desgorverno no gelo, foi perfeito.

  10. Para descontrair enquanto analiso o que o Gerald disse neste post.

    Enterro em Cuba

    Toda a família em Cuba se surpreendeu quando chegou de Miami um ataúde com o cadáver de uma tia muito querida.
    O corpo estava tão apertado no caixão que o rosto estava colado no visor de cristal….
    Quando abriram o caixão encontraram uma carta, presa na roupa com um alfinete, que dizia assim:

    Queridos Papai e Mamãe.

    Estou lhes enviando os restos de tia Josefa para que façam seu enterro em Cuba, como ela queria.
    Desculpem por não poder acompanhá-la, mas vocês compreenderão que tive muitos gastos com todas as coisas que, aproveitando as circunstâncias, lhes envio.
    Vocês encontrarão, dentro do caixão, sob o corpo, o seguinte:

    12 latas de atum Bumble Bee,
    12 frascos de condicionador,
    12 de xampu Paul Mi tchell,
    12 frascos de Vaselina Intensive Care (muito boa para a pele. Não serve para cozinhar!),
    12 tubos de pasta de dente Crest,
    12 escovas de dente,
    12 latas de Spam das boas (são espanholas),
    4 latas de chouriço El Miño.

    Repartam com a família, sem brigas!

    Nos pés de titia estão um par de tênis Reebok novos, tamanho 39, para o Joseíto (é para ele, pois com o cadáver de titio não se mandou nada para ele e ele ficou amuado).
    Sob a cabeça há 4 pares de ‘popis’ novos para os filhos de Antônio, são de cores diferentes (por favor, repito não briguem!).
    A tia está vestida com 15 pulôveres Ralph Lauren, um é para o Robertinho e os demais para seus filhos e netos.
    Ela também usa uma dezena de sutians Wonder Bra (meu favorito), dividam entre as mulheres;
    Também os 20 esmaltes de unhas Revlon que estão nos cantos do caixão. As três dezenas de calcinhas Victoria’s Secret devem ser repartidas entre minhas sobrinhas e primas.
    A titia também está vestida com nove calças Docker’s e 3 jeans Lee.
    Papai, fique com 3 e as outras são para os meninos.
    O relógio suíço que papai me pediu está no pulso esquerdo da titia.
    Ela também está usando o que mamãe pediu (pulseiras, anéis, etc).
    A gargantilha que titia está usando é para a prima
    Rebeca, e também os anéis que ela tem nos pés.
    E os oito pares de meias Chanel que ela veste são para repartir entre as conhecidas e amigas, ou, se quiserem, as vendam (por favor, não briguem por causa destas coisas,não briguem).
    A dentadura que pusemos na titia é para o vovô, que ainda que não tenha muito o que mastigar, com ela se dará melhor (que ele a use, custou caro).
    Os óculos bifocais, são para o Alfredito, pois são do mesmo grau que ele usa, e também o chapéu que a tia usa
    Os aparelhos para surdez que ela tem nos ouvidos são para a Carola. Eles não são exatamente os que ela necessita, mas que os use mesmo assim, porque são caríssimos.
    Os olhos da titia não são dela, são de vidro. Tirem-nos e nas órbitas vão encontrar a corrente de ouro para o Gustavo e o anel de brilhantes para o casamento da Katiuska.
    A peruca platinada, com reflexos dourados, que a titia usa também é para a Katiuska, que vai brilhar, linda, em seu casamento.

    Com amor, sua filha

    Carmencita.

    PS1: Por favor, arrumem uma roupa para vestir a tia para o
    enterro e mandem rezar uma missa pelo descanso de sua alma ,
    pois realmente ela ajudou até depois de morta.
    Como vocês repararam o caixão é de madeira boa (não dá
    cupim); podem desmontá-lo e fazer os pés da cama de mamãe
    e outros consertos em casa.
    O vidro do caixão serve para fazer um porta-retrato da fotografia da vovó, que está, há anos precisando de um novo. Com o forro do caixão, que é de cetim branco (US$ 20,99 o metro) Katiuska pode fazer o seu vestido de noiva.
    Na alegria destes presentes, não esqueçam de vestir a titia para o enterro!!!

    Com amor,

    Carmencita.

    PS2: Com a morte de tia Josefa, tia Blanca caiu doente.Façam os pedidos com moderação. Bicicleta não cabe nem desmontada e carburador de Niva, modelo 1968, aqui ninguem ouviu falar.

    Vão lendo que retorno quando tiver algo a comentar.

    Obrigado.

    Pacheco.

  11. Aimee Cohen

    Ontem estava andando, meio sem rumo, próximo a Gramacho. (se não conhecem procurem no google) Encontrei pedaços, recortados ou rasgados não sei bem, de um RG e um passaporte brasileiro, que pertenciam ao senhor Gerald Thomas, acho que era da silva, não dava prá ler direito. Estou em preocupação total, não sei prá quem envio os paedaços. Ou se deixo lá mesmo, ou se… enfim…
    De qualquer forma, estava junto algo escrito, talvez um bilhete para quem o achasse, que dizia:
    Once upon a time is how it always goes
    But I’ll make it brief
    What was started out with such excitement
    Now I’d gladly end end with relief
    In what now has become a familiar motif

    That nothing is good enough
    For people like you
    Who have to have someone take the fall
    And something to sabotage
    Determined to lose it all

    Só prá entender… o blogueiro não ia pedir demissão?
    Gramacho é um lixão urbano….
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Bom dia a todos

    obs. não leio nada aqui
    escrevio e me vou
    que se lixem os moderadores
    isso me diverte, profundamente

  12. Eduardo Falioni

    Gerald, vê se curte o “verão” europeu e não volta
    seu chato de galocha

  13. Irwin

    Capacho moderador que coloca um documento pessoal de um italiano exposto num blog, mas não é capaz de pensar por si próprio, reacionário, bom não vale a pena gastar com vc, uma anta
    Moderador Fake, avesso de si mesmo, mentiroso do caramba, grande encenador no nada que é si mesmo.

    o e-mail é verdadeiro, e então?

    que blog … tão democrático quanto verdadeiro.

    Mil faces da mesma órbita: giro em suas hipocrisias.

  14. Ekran

    Força, Gerald!

    E que venham suas maquinações infernais em forma de obras de arte provocadoras e provocadas.

    Abraços

  15. Ekran

    Gerald.

    sobre genios da arte em crise, eu vi “8 e 1/2” do Fellini. ADOREI. É magnifico. Lembrei de voce naquele filme, que é uma pintura! A musica do Nino Rota, aqueles cenarios absurdos, tudo perfeitamente em crise.

  16. O que eu sou e o que eu não sou.

    Caravelas – Pois é!Esta cidade amanheceu com mais de trinta barcos fundeados e enfeitados prontos para a procissão de Iemanjá.Já ontem à noite barcos fundeavam com ocupantes alegres e ansiosos pelo amanhecer.Para quem está feliz isto é a certeza de que não terei tão cedo crise existencial.

    Olha, vou tentar explicar: O blog me vicia.Por favor, não me leiam mal. Mas sim, ele me vicia.Ao mesmo tempo eu já disse que ia sair do blog.Que eu estou saindo daqui.

    A razão é simples. Talvez nem tanto.
    Seguinte: Eu sou um ser político.
    Não sou um ser político.
    Bem, não é bem isso.
    Este blog comemorou ontem não lembro quanto tempo em minha vida. Mas, numa recente conversa que tive com um amigo que é jornalista em Belmonte ele me alertou.Ele me situa como cronista o que tenho sido no jornal que ele dirige e é também o proprietário

    O BLOG

    Isto aqui acabou virando para mim um balaio de gatos.Mas não totalmente. Não estou no campo da cultura, como eu havia me proposto. Acabo me vendo no campo das “mundanices” respondendo e atacando coisas e pessoas que são, em última instância, a MENOR das minhas preocupações.
    Vejo-me pequeno! Quase um anão.
    Sim, me vejo pequeno. Não nasci blogueiro. Sou militar reformado, mestre de cabotagem, compensador de agulhas magnéticas.E tenho ainda carta de Capitão Amador.Sou também instrutor e Trabalho muito bem em cozinhas. E desde a palestra com o jornalista citado eu tenho pensado o que fazer da vida, qualitativamente. O que fazer?
    Claro que durante esse último ano os assuntos eram diversos.Inclusive Obama. Eu não poderia deixar de comentar com PAIXÃO aquilo que mais movia e comovia no campo da política, cultura e comportamento mundial e no blog do Gerald.Barack Obama compreendia tudo isso.
    Mas Obama agora é presidente. Pronto. Já aconteceu. Agora o Presidente Obama completa praticamente 2 semanas desde o seu ‘comando’ na Casa Branca.

    Lula, lulismo, Castro e castrismo, Tarso e punheteiros e ficar reclamando disso e daquilo não é o meu barato. Tem gente muito mais qualificada para fazer isso. Entenderam?
    Estou escrevendo puto da vida em lan house e pagando por hora. E… não posso e não irei mais ficar blogando a favor ou contra aspectos “menores” de governos locais. Sim, é isso. Daqui de Caravelas eu poderia estar comentando o que de mais belo tem numa procissão a al maré homenagem a Iemanjá.… Mas não vou. Poderia falar do ETERNO debate local sobre a ETERNA necessidade que alguns ainda tem de entrarem nas filas de bolsas isto e aquilo já que são tantas. Poderia falar da França, Alemanha, Itália e olhe lá!!!!(). MAS, mais uma vez, não vou falar disso. UFA!
    Então, este artigo é um artigo de alguém em plena alegria Quando o Vamp quiser escrever sobre problemas políticos locais, ta ótimo. Vocês comentam, pulem em cima, se rebelem, mas, por favor, prestem atenção na assinatura do artigo: ele é ele e eu sou eu.
    Nem de Obama eu falo mais.
    Nem sei exatamente sobre o que escreverei até maio próximo quando no dia três será meu aniversário. Sei que de política estou de saco repleto. E porquê? O motivo é simplérrimo: é só voltar para Caravelas para se ter uma sensação de que o tempo parou.
    Encapsulou-se o tempo. Deu-se um pulo para trás. São as mesmas reclamações conservadoras ou trabalhistas de sempre e sempre…
    Mas eu não sou um sujeito do “sempre e sempre”.
    Prefiro ser do NUNCA e nunca. Ou na linha do Risco, sem rede embaixo. Afinal é do mar , ou não? Estou mais para Comandante ou Lobo do mar do que para esses navegantes que resmungam e resmungam.
    Tenho um dia enorme pela frente. Estou de bem com a vida: acreditem. Caravelas me faz bem, me “aporta” apesar de ser o lugar do avô de do meu amigo Ulisses Scofield e da avó da Edleuza! E no mais, obrigado a todos vocês por terem me aturado por esse tempo todo!
    Vou tentar me mover nessa cidade gelada em pausas para cervejas e, debaixo do braço, alguns livros ‘básicos’: “Navegar é facil”, (acreditem se quiser) e outros menos conhecidos como “O que fazer para o jantar?”

    Jose Pacheco Filho.
    2 Fevereiro 2009, Caravelas.

    Li uma vez que devemos copiar aos que admiramos.
    Eu admiro o Gerald Thomas.
    Portanto alem de copiar o texto dele e fazer enxertos meus vou também copiar os passos que ele der.
    Muito obrigado a todos vocês.Foi uma alegria a vossa companhia.Enriqueceu um pouco mais a minha velhice.
    Abraços.
    Pacheco.

  17. SandraZ

    A verdade…
    (com certeza)
    está lá fora……

  18. Senhor Vampiro de Curitiba.

    Obrigado mais uma vez pelo empurrão(pontapé na bunda inicial) Saio sózinho.
    De tempos em tempos passarei e da janela matarei saudades.
    Foi bom lutar ao teu lado.
    Tive esta honra.

    Obrigado.

    Pacheco.

  19. santanna

    Pacheco,

    FECHOU!!!
    Amei!! Que sacada, hein?
    Vc entrou legal na “sala dos espelhos” do GT, adorei!

    Eu também estou por aqui recebendo os eflúvios da festa de Iemanjá, a Rainha do Mar.
    Coisa pra se inspirar!

    beijos

  20. Aninomyous

    To be or not to be, That is the question…. Bom Dia! belê?
    Não sei não…gostaria de ver a continuidade, do blog, um espaço diferente que pode não ser Teatral mas também não é político, a política sim se deteriora e desgasta pela repetição do que não acontece…a repetição da repetição, repetindo, trepetindo, novamente…isso cansa e não avança.
    Mas é diferente, de vez em quando abrir um blog de Cultura que fala sobre algo além das aparências e convenções, vc pode continuar assim e continuará sendo impactante, legal como ver uma comédia pastelão onde o personagem olha e leva uma tortada na cara repetidamente…outras vezes é tocante, emocionante, intrigante, outras nos deixam no vazio imaginando o que realmente é a substância…independentemente se vai até maio, além de maio ou não, já está valendo, neste exato instante e momento que ‘artisticamente’ se cristaliza no tempo e no espaço.
    Abraços.

  21. Jorge Plato Platon

    Gerald, seus dois últimos posts estão, por assim dizer, serenos. De um lado, isso me agrada, porque eu consigo entender melhor a mensagem que você quer passar. De outro, isso me desagrada, pois posts serenos não têm a mesma imprevisibilidade tão amável que o senhor faz.

    J.P.P.

  22. Contrera

    pois é, gerald, finalmente gostei.
    de minha parte, sinto-me enojado em ficar remoendo “questões de (ditos) especialistas”, os quais na verdade são apenas “entrões” (ou penetras). é gente que quer o poder. opinam só para aumentarem seus espaços. e realmente ninguém liga naquilo que eles dizem – só eles.
    fala sobre arte, cara. ou sobre a ausência de rumo dela.
    aproveito: vejam meu blog http://comentariosdocontrera.blogspot.com. lá tem uma foto que eu tirei numa livraria MEGASSSSTORE que sintetiza tudo. temos holofotes demais. gente de menos.
    beijocasssssssssssss
    contrera

  23. santanna

    “Nem sei exatamente sobre o que escreverei até maio próximo.”
    (Gerald Thomas, no post acima).

    Sr. Thomas,

    Vc pode escrever sobre QUALQUER coisa, o que der na veneta.
    O que mais atrai por aqui é o fascínio que exerce a sua “presença”, a sua personalidade, agindo como catalizadora, independente do assunto.
    O que ninguém por aqui quer, contentes ou descontentes, é que vc pare de escrever…! Enfim…

    abraço

  24. Londrina

    Vamp.
    Veja bem como vc vai bater e em quem vc vai bater…..
    Hoje estão elegendo os presidentes do senado e da camara.
    Acredite se quiser. PSBD com o PT pra eleger Tião Viana contra Sarney.
    Também pudera. Sarney quer trazer de volta um morto vivo Fernando Collor de Melo. Ai nem o PSDB aguenta.

  25. Jorge Plato Platon

    ”O motivo é simplérrimo: é só voltar para Londres para se ter uma sensação de que o tempo parou.

    Encapsulou-se o tempo. Deu-se um pulo para trás. São as mesmas reclamações conservadoras ou trabalhistas de sempre e sempre… ” ( GT)

    Os homens são incapazes de entender e lidar com o tempo, a meu ver. Em outras palavras, a humanidade não cria mais nada e discute o de sempre, sem resolver nada. APORIA TOTAL!!! NO WAY!!

    J.P.P.

  26. O Vampiro de Curitiba

    Londrina, PT e PSDB SEMPRE estiveram juntos e sempre estarão. Enquanto as torcidas brigam, lá em cima eles se revezam no poder. Por isso sou da seguinte opinião: porradaria geral e irrestrita. Vacilou, leva um pé no traseiro!

  27. Sandra

    Gerald, adorei sua literatura para momentos de crise.

  28. MIneiro

    Escreve sobre arte e teatro, então. Ou sobre sua vida.

  29. Renato

    Londres é muito legal – uma espécie de encruzilhada dos mundos – modernidade, tradição, cosmopolita, provinciana, européia, paquistanesa, hindu, muçulmana. Não é à toa que Greenwich fica ali por perto.

    Encontros, desencontros, achar, se perder – tudo é possível nessa cidade. Bela escolha Gerald (sem contar, é claro, as belas cervejas inglesas…). Em Londres, você pode até sair mais perdido do que entrou, mas certamente vai se divertir muito no processo.

    Foi numa crônica do Fernando Sabino que eu li uma frase ótima sobre essa cidade: “Nunca ninguém conseguiu enxergar a verdadeira Londres, porque a verdadeira Londres se encontra sob fortíssimo nevoeiro – e Londres, sem nevoeiro, não é Londres.”

    Sorte, Gerald!

  30. O Vampiro de Curitiba

    Ahh, Sandra, conseguiu finalmente!!!
    Não esqueça do F5 sempre que entrar.
    Beijo, querida!

  31. Sandra

    Essa sua crise está muito para cima, Gerald. É uma crise de mudanças, de crescimento.

  32. Sandra

    Vamp, eu entrei pelo outro post. Quando entrei no blog, esse não apareceu.

  33. Fulgêncio Jr.

    É isso aí Gerald Thomas,
    deixa a europa ser falada pelos europeus…
    Franceses, Alemães, Italianos, até pelos Romenos,
    Croatas, Bulgaros, enfim pelos europeus.
    Quanto ao BARAK OBAMA, deixa ele pra lá também;
    porque se ele tiver a desenvoltura e habilidade de
    governar, como o nosso (de todos Brasileiros)
    LULA DA SILVA, com certeza o império americano
    voltará a ser forte nem que demore uma decada.

    Fulgêncio S. Júnior

  34. FRANCINY CHEQUER

    Uns dizem que é mediocre, ficar aqui, o fazer comentarios, julgam além de mediocres, outros carentes, sim carentes, de informação, de se comunicar com outras pessoas e de aprender com as mesmas ou até mesmo discordar, mas e para isso que serve, para dar e colher informações, e o melhor se faz sim amigos e até inimigos, e um mundo virtual de pessoas reais, quem está aqui teclando e uma pessoa real, sim, bem real, mas muitas pessoas acham que somos personagens, e isso e um engano, somos pessoas dos 4 cantos do Brasil, que por meio deste blog se comunicam, e não so da Brasil mas sim do mundo, beijos

  35. Sandra

    Pacheco, AMEI!!!

  36. Jorge Plato Platon

    Gerald, não concordo com a seguinte afirmação:

    “Lula, lulismo, Castro e castrismo, Brown e brownismo, Merkel e merkelismo e ficar reclamando disso e daquilo não é o meu barato. Tem gente muito mais qualificada para fazer isso. Entenderam?” (GT)

    Talvez existam pessoas com mais instrumentos para escrever acerca disso. No entanto, a sua sensibilidade de artista é muito mais valiosa do que qualquer qualidade de um analista político.

    Andy Warhol, que você tanto cita, para mim, denunciou o mundo consumista. As obras dele são a expressão do mundo político em que ele estava inserido. Exemplificando:

    No meu entender, seria uma grande perda para todos nós ( inclusive você) a sua ausência das discussões políticas. Incluo as discussões políticas no Brasil, porque o PT, MST e etc. são apenas ramificações de um pensamento, que se encontra na América Latina e em todo o mundo, esquerdista ( com viés lunático) e burocratizador. Eles ( muitas pessoas) querem agigantar o Estado para transformar o mundo ( no que, eu não sei). Eu sou contra, pois agigantar o Estado é algo muito semelhante ao totalitarismo e ao autoritarismo. O mesmo autor de 1984, escreveu Revolução dos Bichos, que mostra como são perigosos esses revolucionários messiânicos.

    Gerald, precisamos de pessoas como você para sentir o mundo, e contar para nós. Não faça isso com seus admiradores e irmãos terráqueos!

  37. Jorge Plato Platon

    Gerald, não concordo com a seguinte afirmação:

    “Lula, lulismo, Castro e castrismo, Brown e brownismo, Merkel e merkelismo e ficar reclamando disso e daquilo não é o meu barato. Tem gente muito mais qualificada para fazer isso. Entenderam?” (GT)

    Talvez existam pessoas com mais instrumentos para escrever acerca disso. No entanto, a sua sensibilidade de artista é muito mais valiosa do que qualquer qualidade de um analista político.

    Andy Warhol, que você tanto cita, para mim, denunciou o mundo consumista. As obras dele são a expressão do mundo político em que ele estava inserido. Exemplificando:

    No meu entender, seria uma grande perda para todos nós ( inclusive você) a sua ausência das discussões políticas. Incluo as discussões políticas no Brasil, porque o PT, MST e etc. são apenas ramificações de um pensamento, que se encontra na América Latina e em todo o mundo, esquerdista ( com viés lunático) e burocratizador. Eles ( muitas pessoas) querem agigantar o Estado para transformar o mundo ( no que, eu não sei). Eu sou contra, pois agigantar o Estado é algo muito semelhante ao totalitarismo e ao autoritarismo. O mesmo autor de 1984, escreveu Revolução dos Bichos, que mostra como são perigosos esses revolucionários messiânicos.

    Gerald, precisamos de pessoas como você para sentir o mundo, e contar para nós. Não faça isso com seus admiradores e irmãos terráqueos!

    J.P.P.

  38. Sandra

    Saramago é resmungão? Um pouquinho, talvez, mas seus livros não.

  39. Jorge Plato Platon

    Se possível, apague o meu penúltimo comentário, moderador!

  40. Sandra

    A chegada do navio em Lisboa, em O Ano da Morte de Ricardo Reis, é dolorosamente triste.
    Pessoas amargas não conseguem ficar tristes. A tristeza requer elevação espiritual.

  41. Paulo do ponto G.

    Fulgencio Jr. primo do Fulgencio Batista…

  42. Sandra

    Orwell é triste e pessimista. Olha no fundo dos nossos olhos e revela-nos todas as fraquezas de nossa natureza.
    (Genial para ler em momentos de crise. Melhor que isso, só Beckett. Ou Sade).
    Mas, curiosamente, não é amargo.

  43. Sandra

    Jonathan Swift é triste, de uma ironia finíssima, pessimista e também não é resmungão.

    Talvez a amargura seja maior nos otimistas.

  44. Mr. Thomas.
    O que sou, o que não sou, o que deveria ser, o que deixei de ser,
    é um questionamento diário para muitas pessoas inclusive para mim.
    Um espírito como o seu roda o mundo procurando a essência da vida.
    O que consegue descobrir é a enorme diferença que existe entre
    os seres humanos, entre as camadas sociais em qualquer lugar do
    planeta, da altivez a mesquinharia.
    Se calcularmos, eu gosto disso, esse é o resultado mais provável
    desse jogo de muitas regras maleáveis que é a vida.

    Tem hora que temos que mudar.
    Ja pensei muitas vezes em deixar de escrever em blog,
    mudar de cidade, viver no campo.
    Deixar de discutir, de tentar convencer os outros sobre o meu ponto de vista.
    Usar as minhas ideias, o meu conhecimento para proveito próprio mas,
    o ser humano quer ser amado, admirado.
    Outros se contentam em ser odiados, falem mal mas falem de mim.

    Como disse o velho marujo,
    a vida é uma peça que não pode ser ensaiada.
    Só nos resta o contentamento de ter feito a coisa certa,
    ou então, se possível, tentar de novo.

  45. Jorge Plato Platon

    Sandra, será que nossa natureza não é fraca? Será que não somos naturalmente fracos? Será que não há muita circunferência, muito messianismo, muito éden no pensamento humano?

    Bem!, o “DEUS MORREU” ( parece que nem tanto) de Nietzsche, a meu ver, é a prova da falta de sensatez humana acerca de todas as coisas!

    J.P.P.

  46. Sandra

    Sobre o que falar? Eu iria sugerir que você falasse da vida, da morte, de Deus, de você,… mas você já faz isso. Você incuba todos os sentimentos que capta e, de repente, explode do cinza, como Sampa em setembro, com seus ipês e azaléias.

  47. Sandra

    Jorge, você falou em circunferência, e lembrei-me de Kepler, que indignou-se quando descobriu que as órbitas dos planetas eram elipses. Ele achou que Deus não poderia ter usado uma figura tão feia para construir o universo.
    Deus errou em não fazer um mundo perfeito? Mas esse seria um mundo perfeito na opinião de Kepler. Um mundo perfeito é sempre perfeito na opinião de alguém.
    Como seria uma pessoa perfeita, sem o que consideramos fraquezas? Zero de teimosia, zero de egoísmo, zero de frivolidade, zero de mesquinharia, zero de tudo o que podemos achar ruim?

  48. Paulo from the G spot...

    A Baptist, a Presbyterian, a Methodist and a Roman Catholic met by agreement to dine on fish. As
    soon as grace was said, the Catholic rose, armed with knife and fork, and taking about one third of
    the fish, including the head, removed it to his place saying, ’The pope is the head of the church.’
    Immediately the Methodist minister stood up and helped himself to about one third, including the
    tail, saying, ’The end crowns the work.’
    The Presbyterian taking the remainder of the fish to his plate, exclaimed, ’Truth lies between the two
    extremes.’
    The Baptist had nothing before him but an empty plate and the prospect of a slim dinner. So seizing
    a bowl of melted butter, he dashed it over them exclaiming, ’I baptize you all!’

  49. Paulo do ponto G.

    Rabbi Hirsch was sitting in the confessional box with Father Dolan to learn the principles of the
    Catholic religion. Two woman confessed to having made love with their boyfriends, and when
    questioned further, admitted that it was not once but three times. As penance they were told to
    say three prayers and put ten dollars in the poor box.
    Just then the phone rang and Father Dolan was called away to give the last sacraments to a dying
    man. ’You stay here and confess the rest of these people,’ said the priest to the rabbi. ’It is Saturday
    night and they won’t otherwise be able to take communion tomorrow. After all, it is all one God, just
    be sure to get the ten dollars.’
    He left and Rabbi Hirsch sat nervously in the box. The first girl to enter confessed to having relations
    with her lover. ’Three times?’ asked the rabbi.
    ’Just once, Father.’
    ’You are sure it was not three times?’
    ’No, Father, just once.’
    ’I will tell you what. Go back and do it twice more. We have got a special this week. Three for ten
    dollars.’

  50. Paulo do ponto G.

    A priest and rabbi happened to find themselves sharing a first class carriage on a long rail journey.
    They argued without rancour about the truths of religion until the priest, feeling he was getting the
    worst of it, said rather sharply, ’Look here, Rabbi, on your oath as a man of religion, can you swear
    you never enjoyed the taste of pork?’
    The rabbi coloured up, wrestled with his conscience a moment, and said, ’Very well, Father, I will
    admit it. I have eaten pork. ’
    ’And it was very nice, wasn’t it?’ exclaimed the triumphant man of Rome.
    The rabbi retired behind his Jewish Times in a long and thoughtful silence. suddenly, re-emerging
    he said, ’I say, Father…..’
    ’Yes, Brother, what is it?’
    ’Can you swear as a Christian priest that you have never enjoyed sex with a girl out of the flock?’
    The priest tried to beg off, but the rabbi insisted. ’The truth, come on, the truth!’
    ’Well, Rabbi, I confess it, I have.’
    ’Nicer than pork, isn’t it?’

  51. ezir

    VAMPIRO DE CURITIBA,

    Consegui entrar no BLOG via o RSS, com o F5 atualizou p o post anterior. BOM, tem ENTRADA PARA TODOS OS LADOS para dentro do BLOG. Eu, entro , geralmente, PELO SITE DO MR.THOMAS, E CLICO NO TAG” BLOG DO GERALD”. Ou, via a HOME PAGE DO “IG” q tem várias entradas da esquerda na lista descendo ; da direita NOS LEADS DE CHAMADAS p as MATÉRIAS.

    POSSO perceber O QUANTO VOCÊ E O SR. THOMAS se sente administrando UM BLOG desta DIMENSÃO ( TRILHÃO OU BILHÃO DE GIGA-bytes , ainda NÃO né? ). Participei de um OUTRO por algum tempo, do FOTÓGRAFO “EDUARDO BARROX”, E ás vezes SAIA SÓ “LIXO ATÔMICO , quase” com GENTE entrando só PRA XINGAR , OU CUSPIR, OU PRA ACABAR COM O CLIMA DE “GRUPO DE DISCUSSÕES ” sobre OS TEMAS dirigidos…AS PESSOAS usavam O LINGUAJADO INTERNÉTICO , com ABREVIAÇÕES etc. e ME ENCHIA O SACO , porque A PRESENÇA DAS FALAS DAS PESSOAS era QUASE “OCA”, parecia alguém SEM-IDENTIDADE , MENOS QUE UM “ANÔNIMO”. O “ANONÍMO” é CHEIO DE VIDA quando a gente LÊ O TEXTO DELE ( como das Peças musicais barrocas antigas ), e não se pôde dar O NOME DO AUTOR , mas a ALMA DELE está ali NA LETRA DELE, A MARCA SÍGNICA DELE , mesmo que SEM A “IDENTIFICAÇÃO”, ” O SEMA”.
    Acho UMA SUPER PRÁTICA DA LETRA possuir UM BLOG TÃO ATIVO E COM UM BOM “ASPECTO” DO NOSSO UNIVERSO DE ASSUNTOS DO DIA A DIA E DA CULTURA.Gosto de ME SENTIR como VEJO NAS FOTOS DOS GRANDES MESTRES como “Sigmund FREUD E JACQUES LACAN ” com A FAMÍLIA ou COM AMIGOS como HANNAH ARENDT ou SCHREBER , OU GERTRUDE STEIN ou OUTROS SOCIÓLOGOS, LINGUISTAS, CIENTISTAS POLÍTICOS , PSICANALISTAS, ESCRITORES, ARTISTAS … passando O TEMPO NA VARANDA DE SUAS CASAS m numa TARDE DE SOL ou NUMA MANHÃ LOUÇA , OU NUMA noite de LUAR …FALANDO DE ASSUNTOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA NOSSA VIDA E DO MUNDO , mas COM A ALTA QUALIDADE DE FALA E DE INFORMAÇÕES DE PURO DELEITE DE CULTURA UNIVERSAL E PESSOAL que ELES POSSUIAM.

    ME lembro de uma foto publicada na FOLHA DE SÃO PAULO de uns PENSADORES , ou de ESCRITORES OU ARTISTAS em foco no cadernode CULTURA, nessa clima BEM DA FORMA QUE OS INGLESES E FRANCESES E NÓS , BRASILEIROS, DO SUDESTE OU DO NORTE E NORDESTE OU DO SUL gostamos também de FAZER COM A MODA DA CONVERSA em CASAS DE CULTURA destilando O MAIS PURO ESPÍRITO DA LEI DO DESEJO : conhecer e nutrir NOSSA FONTE INTERNA DE VIDA. Estava lembrando agora a pouco c meu professor de SOFTWARES, o quanto JÁ ME RELACIONEI COM PESSOAS IDOSAS SOZINHAS E BEM DE VIDA , OU PESSOAS “CAIDONAS” POBRES OU RICAS
    que pareciam ESTAREM ATÉ PERDENDO “A VIDA MAGNÉTICA” , DESENERGIZADAS por não se ALIMENTAREM DE DESEJOS e REDUZIREM SEU DIA A DIA , SUA ROTINA , NO PASSAR DAS HORAS , com O RELÓGIO INTERNO parecendo ser ORIENTADO SÓ pela TELEVISÃO ou POR UMA PESSOA QUE PASSAVA E FALAVA UMA COISA OU OUTRA , lembrando a HORA , O DIA para essas PESSOAS “PARADAS NO TEMPO”. Me lembro uma vez com UMA SENHORA JUDIA , QUE HAVIA TIDO UMA VIDA MARAVILHOSA , mas MORRERAM TODOS. VIVIA SÓ COM A EMPREGADA.Quando a conhecei sÓ DE FALAR E FICAR UM POUCO CONVERSANDO E fazê-la LEMBRAR DE SUA VIDA BOA …E CONTAR DO QUE ELA GOSTAVA , ou FALAR DE CULTURAS…E BOAS NOTÍCIAS …E IR EQUUILIBRANDO O PESO DAS NOTÍCIAS RUINS COM AS BOAS …Elas foi se ANIMANDO …voltou a LIGAR MAIS PRA FILHA …e VIAJAR nos feriados de vez em quando pra ver os netos…e ATÉ “PAQUERAR” MEU PRÓPRIO NAMORADO…me deixando muito INFELIZ , pois ela queria SE VESTIR COM EU. E USAR ROUPAS MAIS VIVAS E…querendo CHAMÁ-LO pra CURTIR OS RESTAURANTES ITALIANOS que ela SUPER CONHECIA. A AMIZADE teve que SER CORTADA.Pra ela , instigar meu namorado , ERA NORMAL, PORQUE ELA NÃO ESTAVA NEM UM POUCO INTERESSADA EM ME RECONHECER como AMIGA … (descobri O DESEJO DELA era VOLTAR A TER O BELO HOMEM , como ELA , de fato , teve com seu MARIDO falecido, e CHEIO DE BOA CULTURA, produtor DE VINHOS).
    Com ela , descobri O QUANTO O IMAGINÁRIO das PESSOAS EXISTE e PODE SER A FONTE ÚNICA DE ALEGRIA E INTERCÃMBIO com os OUTROS.Mas, O INCONSCIENTE dela ERA DE FAZER O MAL pra MIM , como se NUMA DISPUTA PARA A GENTE TER UM HOMEM. Ela perdeu A única chance de TER UMA AMIZADE COM UMA MULHER AMIGA QUE , DIFERENTE DAS “AMIGAS E FILHA” dela , EU DAVA VALOR À ELA COMO PESSOA independe da IDADE DELA.
    Como numa fábula, posso terminar esse meu comentário á moda ÁRABE , ou 1001 NOITES OU IRMÃOS GRIMM …ou com o infinito IMAGINÁRIO DAS HISTÓRIAS INFANTIS , com um MONTE DE PROVÉRBIOS .Mas , VOU dizer apenas um , porque me lembro que , EU NÃO ESTAVA PERCEBENDO O INCONSCIENTE dela , DAÍ , comentei com meu PSICANALISTA sobre O JEITO ESTRANHO DELA ME OLHAR …e O QUE ELA IA FAZENDO…SEM DAR A MÍNIMA BOLA PRA MIM.Fui À MOSTRA DO “GOYA” na BIENAL E lembrei-me do quanto O GOYA retratou O LADO MAL DAS MULHERES E DOS HOMENS , A TRAIÇÃO etc.Para esta senhora, ficou a LIÇÃO de que ” O SONHO DA RAZÃO PRODUZ MONSTROS”.Não sei o que aconteceu mais , porque NÃO A VI MAIS , e fiz QUESTÃO DE ESQUECER. MAS , PUDE SABER QUE , COM A MINHA AMIZADE , ELA APRENDEU A VIVER TUDO QUE PODIA , INDEPENDENTE DA FORÇA DA GRAVIDADE DOS TEMPOS,DE SEU PRÓPRIO TEMPO PESSOAL. Adoro TROCAR COM AS PESSOAS E NUTRIR-ME DE OXIGÊNIO NOVO, NOVAS VIDAS DENTRO DE UMA SÓ , A MINHA PROPRIA FONTE DE VIDA, INSUBSTITUÍVEL E ÚNICA, tanto em MEU SILÊNCIO PRIMORDIAL, como EM MINHA BELA VOZ. Saudações, de Ezir

  52. ezir

    VAMPIRO DE CURITIBA,

    Consegui entrar no BLOG via o RSS, com o F5 atualizou p o post anterior. BOM, tem ENTRADA PARA TODOS OS LADOS para dentro do BLOG. Eu, entro , geralmente, PELO SITE DO MR.THOMAS, E CLICO NO TAG” BLOG DO GERALD”. Ou, via a HOME PAGE DO “IG” q tem várias entradas da esquerda na lista descendo ; da direita NOS LEADS DE CHAMADAS p as MATÉRIAS.

    POSSO perceber O QUANTO VOCÊ E O SR. THOMAS se sente administrando UM BLOG desta DIMENSÃO ( TRILHÃO OU BILHÃO DE GIGA-bytes , ainda NÃO né? ). Participei de um OUTRO por algum tempo, do FOTÓGRAFO “EDUARDO BARROX”, E ás vezes SAIA SÓ “LIXO ATÔMICO , quase” com GENTE entrando só PRA XINGAR , OU CUSPIR, OU PRA ACABAR COM O CLIMA DE “GRUPO DE DISCUSSÕES ” sobre OS TEMAS dirigidos…AS PESSOAS usavam O LINGUAJADO INTERNÉTICO , com ABREVIAÇÕES etc. e ME ENCHIA O SACO , porque A PRESENÇA DAS FALAS DAS PESSOAS era QUASE “OCA”, parecia alguém SEM-IDENTIDADE , MENOS QUE UM “ANÔNIMO”. O “ANONÍMO” é CHEIO DE VIDA quando a gente LÊ O TEXTO DELE ( como das Peças musicais barrocas antigas ), e não se pôde dar O NOME DO AUTOR , mas a ALMA DELE está ali NA LETRA DELE, A MARCA SÍGNICA DELE , mesmo que SEM A “IDENTIFICAÇÃO”, ” O SEMA”.
    Acho UMA SUPER PRÁTICA DA LETRA possuir UM BLOG TÃO ATIVO E COM UM BOM “ASPECTO” DO NOSSO UNIVERSO DE ASSUNTOS DO DIA A DIA E DA CULTURA.Gosto de ME SENTIR como VEJO NAS FOTOS DOS GRANDES MESTRES como “Sigmund FREUD E JACQUES LACAN ” com A FAMÍLIA ou COM AMIGOS como HANNAH ARENDT ou SCHREBER , OU GERTRUDE STEIN ou OUTROS SOCIÓLOGOS, LINGUISTAS, CIENTISTAS POLÍTICOS , PSICANALISTAS, ESCRITORES, ARTISTAS … passando O TEMPO NA VARANDA DE SUAS CASAS m numa TARDE DE SOL ou NUMA MANHÃ LOUÇA , OU NUMA noite de LUAR …FALANDO DE ASSUNTOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA NOSSA VIDA E DO MUNDO , mas COM A ALTA QUALIDADE DE FALA E DE INFORMAÇÕES DE PURO DELEITE DE CULTURA UNIVERSAL E PESSOAL que ELES POSSUIAM.

    ME lembro de uma foto publicada na FOLHA DE SÃO PAULO de uns PENSADORES , ou de ESCRITORES OU ARTISTAS em foco no cadernode CULTURA, nessa clima BEM DA FORMA QUE OS INGLESES E FRANCESES E NÓS , BRASILEIROS, DO SUDESTE OU DO NORTE E NORDESTE OU DO SUL gostamos também de FAZER COM A MODA DA CONVERSA em CASAS DE CULTURA destilando O MAIS PURO ESPÍRITO DA LEI DO DESEJO : conhecer e nutrir NOSSA FONTE INTERNA DE VIDA. Estava lembrando agora a pouco c meu professor de SOFTWARES, o quanto JÁ ME RELACIONEI COM PESSOAS IDOSAS SOZINHAS E BEM DE VIDA , OU PESSOAS “CAIDONAS” POBRES OU RICAS
    que pareciam ESTAREM ATÉ PERDENDO “A VIDA MAGNÉTICA” , DESENERGIZADAS por não se ALIMENTAREM DE DESEJOS e REDUZIREM SEU DIA A DIA , SUA ROTINA , NO PASSAR DAS HORAS , com O RELÓGIO INTERNO parecendo ser ORIENTADO SÓ pela TELEVISÃO ou POR UMA PESSOA QUE PASSAVA E FALAVA UMA COISA OU OUTRA , lembrando a HORA , O DIA para essas PESSOAS “PARADAS NO TEMPO”. Me lembro uma vez com UMA SENHORA JUDIA , QUE HAVIA TIDO UMA VIDA MARAVILHOSA , mas MORRERAM TODOS. VIVIA SÓ COM A EMPREGADA.Quando a conhecei sÓ DE FALAR E FICAR UM POUCO CONVERSANDO E fazê-la LEMBRAR DE SUA VIDA BOA …E CONTAR DO QUE ELA GOSTAVA , ou FALAR DE CULTURAS…E BOAS NOTÍCIAS …E IR EQUUILIBRANDO O PESO DAS NOTÍCIAS RUINS COM AS BOAS …Elas foi se ANIMANDO …voltou a LIGAR MAIS PRA FILHA …e VIAJAR nos feriados de vez em quando pra ver os netos…e ATÉ “PAQUERAR” MEU PRÓPRIO NAMORADO…me deixando muito INFELIZ , pois ela queria SE VESTIR COM EU. E USAR ROUPAS MAIS VIVAS E…querendo CHAMÁ-LO pra CURTIR OS RESTAURANTES ITALIANOS que ela SUPER CONHECIA. A AMIZADE teve que SER CORTADA.Pra ela , instigar meu namorado , ERA NORMAL, PORQUE ELA NÃO ESTAVA NEM UM POUCO INTERESSADA EM ME RECONHECER como AMIGA … (descobri O DESEJO DELA era VOLTAR A TER O BELO HOMEM , como ELA , de fato , teve com seu MARIDO falecido, e CHEIO DE BOA CULTURA, produtor DE VINHOS).
    Com ela , descobri O QUANTO O IMAGINÁRIO das PESSOAS EXISTE e PODE SER A FONTE ÚNICA DE ALEGRIA E INTERCÃMBIO com os OUTROS.Mas, O INCONSCIENTE dela ERA DE FAZER O MAL pra MIM , como se NUMA DISPUTA PARA A GENTE TER UM HOMEM. Ela perdeu A única chance de TER UMA AMIZADE COM UMA MULHER AMIGA QUE , DIFERENTE DAS “AMIGAS E FILHA” dela , EU DAVA VALOR À ELA COMO PESSOA independe da IDADE DELA.
    Como numa fábula, posso terminar esse meu comentário á moda ÁRABE , ou 1001 NOITES OU IRMÃOS GRIMM …ou com o infinito IMAGINÁRIO DAS HISTÓRIAS INFANTIS , com um MONTE DE PROVÉRBIOS .Mas , VOU dizer apenas um , porque me lembro que , EU NÃO ESTAVA PERCEBENDO O INCONSCIENTE dela , DAÍ , comentei com meu PSICANALISTA sobre O JEITO ESTRANHO DELA ME OLHAR …e O QUE ELA IA FAZENDO…SEM DAR A MÍNIMA BOLA PRA MIM.Fui À MOSTRA DO “GOYA” na BIENAL E lembrei-me do quanto O GOYA retratou O LADO MAL DAS MULHERES E DOS HOMENS , A TRAIÇÃO etc.Para esta senhora, ficou a LIÇÃO de que ” O SONO DA RAZÃO PRODUZ MONSTROS”.Não sei o que aconteceu mais , porque NÃO A VI MAIS , e fiz QUESTÃO DE ESQUECER. MAS , PUDE SABER QUE , COM A MINHA AMIZADE , ELA APRENDEU A VIVER TUDO QUE PODIA , INDEPENDENTE DA FORÇA DA GRAVIDADE DOS TEMPOS,DE SEU PRÓPRIO TEMPO PESSOAL. Adoro TROCAR COM AS PESSOAS E NUTRIR-ME DE OXIGÊNIO NOVO, NOVAS VIDAS DENTRO DE UMA SÓ , A MINHA PROPRIA FONTE DE VIDA, INSUBSTITUÍVEL E ÚNICA, tanto em MEU SILÊNCIO PRIMORDIAL, como EM MINHA BELA VOZ. Saudações, de Ezir

  53. Thiago P.

    faz bem gerald…a politica é menor que a arte, e vc é artista. Não se preocupe com as miudezas, trabalhe com seu teatro que é onde vc se faz grande.

    Escreva sobre o que lhe der na telha….por mais que seu teatro seja político, vc seja um ser político, não é necessário entrar o tempo todo na nojenta e interminavel discusão da politica profissional…

    Belos livros esses que carregas, veja como não foge da temática política…rsrsrsrsr

    esse “O que fazer?” é o do Lenin?

  54. O Vampiro de Curitiba

    Pois é, Ezir!
    Todos os blogs do IG estão com o mesmo problema.
    Mas nós damos um jeito em driblar esses problemas e sempre conseguimos nos encontrar aqui.
    Beijos!

  55. ezir

    VAMPIRO DE CURITIBA,

    corrigindo O TÍTULO DO QUADRO deFRANCISCO JOSÉ DE GOYA Y LUCIENTES ” O SONO DA RAZÃO PRODUZ MONSTROS”
    (Pintor espanhol de finais do séc.18 e princípios do séc. 19. )
    1746-1828.Nasceu em Fuentedetodos, Aragão, Espanha, em 30 de Março de 1746). tCHAU, de Ezir

  56. Sandra

    O sono da razão produz monstros
    GENIAL!!!!!!

  57. Sandra

    O título desse quadro é para se pensar…
    A primeira coisa é se a razão é o sono ou a vigília.

  58. Sandra

    Ezir, é como o Gerald disse na blognovela: se você não existir, ele vai ter que te criar, porque você é incrível!!!!!!!

  59. Sandra

    Beijos em todos! Até mais tarde!

  60. Carlos Alberto

    Fala o que pra você! Ah já sei, não se jogue, não nos deixe de consciência pesada por não tentar impedir, mas só umas coisas, não despreze a casa em que está e nem aquela de onde saiu, gosta do teatro? Então faça e faça bem feito. O Blog, não pare, mas se aprimore para não ter problemas, são suas vocações parece.

  61. O QUE EU SOU E O QUE NÃO SOU …

    Sugestões minhas (risos para descontração, please! rsr):

    – e por que não eu?
    – e por que eu?

    – e por que eu sou quem gostaria de ser?
    – e porque eu não sou quem gostaria de ser?

    – e por que eu sou quem não gostaria de ser?
    – e por que gostaria de ser?
    – e por que não gostaria de ser?

    – Quem eu gostaria de ser? (essa é fácil?)
    – Quem eu não gostaria de ser? (essa é fácil?)

    Beijão!
    Susan judia

    PS.: Estou muitissimo bem, Gerald! “Brigadão” pelo texto!
    PS.: O que fazer? Não sei – estou tentando decifrar esse enigma

  62. O QUE EU SOU E O QUE NÃO SOU …

    Participo deste Blog (amo!) logo, vou me manifestar a respeito do texto. Permitem-me, senhoras e senhores?

    A obra de Luigi Pirandello – “Seis personagens à procura de um autor” – estreada em 1921. A peça (livro) conta-nos a história de seis personagens que

    INVADEM O ENSAIO DE UMA OUTRA PEÇA DE PIRANDELLO e INSISTEM EM REPRESENTAR SUAS VIDAS LEGÍTIMAS, PROPONDO AO DIRETOR DO TEATRO QUE ASSUMA O PAPEL DE AUTOR.

    Estou pensando … Ufa! Arre! Interagimos aqui – o tempo todo.

    – Qual o papel do autor procurado pelos seis personagens da obra (o texto) em foco?

    – Qual o papel do Diretor do Teatro e dos personagens?

    – Qual a diferença entre eles e os atores originais?

    – Esses personagens (atores originais e invasores) encontram o autor procurado?

    – Quem importa quem fala?

    – A relação texto-autor importa?

    – A entrada dos seis personagens invasores provoca estranhamento no Diretor do Teatro?

    etc… etc…

    Beijão a todos!
    Susan judia

    PS.: Michel Foucault – Análise do Discurso.

    PS.: Aqui, interagimos no mundo virtual – analisamos discursos.

  63. Jorge Plato Platon

    Sandra, pois é! eu incorporei essa palavra, no meu vocabulário atual, em razão do Kepler.

    Perfeição,a meu ver, não é real (numa perspectiva de imaginar alguém reto[ linear], alguém que sente o mínimo de dores e sempre age favoravelmente).

    Quanto as suas afirmações do que seria perfeito: acredito que há muitos entendimentos de mesquinharia, egoísmo, bem, mal e etc. que são frutos da nossa imaginação ( preconceitos). Então, fica difícil julgar isso como perfeição.

    Podemos afirmar que as pessoas são imperfeitas: carentes, desejosas, caóticas, esfomeadas, tristes, alegres, dolorosas e etc. As pessoas não podem ser reprimidas pelo bel-prazer de alguns em favorecer um mundo supostamente linear( comunista, nazista e etc.), porque vai contra a natureza delas, e as deixa tristes e infelizes. Eu condeno qualquer tentativa de reprimir as pessoas em favor de ideais. As pessoas não são perfeitas. Um mundo ideal resulta em más experiências como a URSS.

    J.P.P.

  64. O QUE EU SOU E O QUE NÃO SOU …

    Teatro da anarquia, seria este blog? Maravilha!!!

    Estou reproduzindo um comentário técnico de terceiro.

    … “Para quem desconhece o que seja PSICODRAMA, urgem duas palavrinhas: trata-se de

    PROPOSTA PARA TRABALHAR AS RELAÇÕES HUMANAS, em SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E GRUPAIS

    – pedagógicas e psicológicas; terapeuticas e existenciais, através dos elementos revolucionários do chamado “teatro espontaneo”, criado pelo médico Jacob Levi Moreno, em 1921.

    O assunto interessa a um leque de categorias profissionais: artistas, atores, TEATRÓLOGOS, DRAMATURGOS, sociólogos, educadores, psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras ou, simplesmente,

    PESSOAS INTERESSADAS EM CONHECER COMO SE DÃO OS PROCESSOS CRIATIVOS PELOS PAPÉIS PSICODRAMÁTICOS”.

    Beijão a todos! Boa noite e bom descanso!
    Susan judia

    PS.: Querem mais “dramas” do que aqueles que comentamos aqui? Minha “nossa”! – “dinamica de vida” é isto (mesmo esta nossa, a virtual, não é verdade?)!

    PS.: ESTE BLOG INTERESSA A TODOS NÓS!!!

    PS.: GT: MUITO SUCESSO PARA VOCE E SUA ‘NOVA CRIAÇÃO’!
    Coragem, querido! Vá em frente!!! 07 de fevereiro, não?

  65. Jorge Plato Platon

    Aliás, Sandra, o único livro que eu li do Saramago, foi Ensaio Sobre a Cegueira( não, não assisti o filme). Aquele texto, no meu entender, é um dos que melhor retrata a situação do mundo contemporâneo. Ou seja: todos cegos e desorientados. Não sei se o final otimista de tal obra seja verdadeiro. Porque talvez a cegueira seja irreversível; mas é talvez.

    J.P.P.

  66. Luciana

    Viva a Vida!!Viva o Brasil !! Viva a vida de qualquer pessoa independente de religião,raça,cor !!!

  67. Luciana

    Não sei como podem ter pessoas que incitam o racismo, a discriminação de qualquer espécie, sinto-me mal com certas mentalidades que vejo por aí. O que estou dizendo não tem nada que ver com esse blog, são por outros motivos.Fico pensando nas mães que não educam seu filhos, que não transmitem terem respeito por outras pessoas que não sejam da mesma origem que as suas.Onde vamos chegar com essa mentalidade.Que mães são essas….estou indignada somente.

  68. santanna

    Jorge Plato Platon, 18:57,

    Jorge, eu ainda não li o livro nem vi o filme, mas sei mais ou menos qual é “o espírito da coisa”.
    Seguindo essa temática da ‘cegueira’, o que eu observo no dia a dia é que muitas pessoas parecem estar literalmente surdas. Não ouvem, não prestam nenhuma atenção ao que as outras dizem, só querem falar, falar e falar, mas não conseguem parar para ouvir.
    Eu me vi outro dia numa cena surreal. Eu teoricamente estava ‘conversando’ com duas outras pessoas, mas elas de repente começaram cada uma a falar de uma coisa diferente, e ao mesmo tempo! Eu fiquei parada, boquiaberta, só olhando…! Por fim elas se despediram, satisfeitas, como se tivessem realmente travado algum diálogo!
    Não, eu não moro num hospício, rs!
    A coisa tá mesmo esquisita.

  69. Luciana

    JÁ EXISTE TANTO CONFLITO NO MUNDO PORQUE INCITAR MAIS O RACISMO, A DISCRIMINAÇÃO, A TIRANIA BURRA,IDIOTA,NÃO AGUENTO ESSE TIPO DE COISA E VIVA A VIDA!!!!!

  70. Neto

    repórter: garota de 4 anos sobrevive a bombardeio em Gaza02 de fevereiro de 2009 • 17h51 • atualizado às 18h28Notícias
    Mai perdeu 29 parentes em ataque a vilarejo onde morava
    02 de fevereiro de 2009Sameh Habeeb/vc repórterimprimirreduzir tamanho da fonte tamanho de fonte normal aumentar tamanho da fonte

    Mai, uma garota de quatro anos, sobreviveu aos ataques israelenses que mataram 29 membros de sua família e feriram outros 10 em Gaza no mês de janeiro. Ela viu a morte de parentes próximos depois que soldados atirarem projéteis na casa onde morava.

    Flagrada pelas lentes de Sameh Habeed, jornalista que acompanha a ofensiva na região, Mai abriu um sorriso. A fotografia foi tirada três semanas após o massacre.

    Segundo o jornalista, a família Samouni vivia no vilarejo Zaytoun, no sudoeste de Gaza, e era formada por pequenos fazendeiros que habitavam casas de alvenaria. Pelo menos 12 delas viraram escombros. A história ficou internacionalmente conhecida.

    A poucos metros dali, o exército de Israel bombardeou uma fazenda de frangos. Quase toda a criação foi perdida. “Alguns dos animais morreram imediatamente. Outros, vagarosamente, sem comida e água por quatro dias”, contou Habeed.

    A ofensiva em Gaza matou mais de 1.335 pessoas e deixou ao menos 5,5 mil feridos.

    Os internautas Cecilia Mares Guia, de Jundiaí (SP), e Sameh Habeeb, de Gaza, participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
    vc repórter

  71. Luciana

    O que adianta o conhecimento se não for para nos dar uma compreensão melhor, mais respeito por outras vidas que não são iguais a minha vida.Quem tem o direito de tratar outro ser humano de forma tirânica,sem respeito e dignidade.Não sei como tem pessoas que deixam isso acontecer, isso é uma burrice enorme.

  72. santanna

    Susan,

    Adorei os seus comentários das 17:58, 18:23 e 18:55.
    beijos!

  73. Luciana

    O Brasil tem a sua própria faixa de Gaza, porque ficar ressaltando algo que é nossa realidade.E os rapazes que colocam fogo em mendigos, rapazes de classe média alta, que ficam nas ruas, que estupram meninas, etc,etc,…vamos olhar para o nosso quintal que tem muita coisa para ver e melhorar.Nem todos judeus são a favor de guerra e sangue, uma coisa é o povo , outro é o governo.

  74. Luciana

    Por que ficar ressantando algo que não é nossa realidade.E os meninhos por aqui que matam mendigos,pessoas fragilizadas,olhem para o Brasil.

  75. Luciana

    Estão querendo um motivo para justificarem a maldade , a discriminação.O Brasil é outro país.Aqui convivem pessoas de todas as raças, religiões, cor,classe social,etc.E todas deveriam ser respeitadas.

  76. Luciana

    Não estou defendendo Israel por agirem desta forma mas também não dou razão ao outro lado que mandam pessoas bombas para explodirem em Israel, mantando seus próprios jovens e crianças por uma causa.E o Brasil é outro país.Bem diferente.

  77. Tene Cheba

    As vezes entro no Youtube, para garimpar músicas ,e sempre vejo a figura irresístivel do Jonh Lennon, e ouço Beatles e ouço Jonh Lennon, em algumas cenas ele se parece com você de uma forma tão nítida que me assusta, não apenas fisicamente, mas na capacidade de promover rupturas.Quando tudo está dando certo, então tudo está dando errado, são os contrastes o mais cobiçado objeto de desejo dos anormais.A nossa normalidade, a nossa pobreza de horizontes, nos promove ao teu espaço, por aqui a anti rotina(sem hímem), rotina rompida pela liberdade ao sofisticado pensamento do Gênio que é você. Milhões de janelas se abriram, após o pensamento, que mudam de lugar os nossos adestrados neurônios, o beijo que nos despertou, a face sombria dos nossos mundos rotinados, sempre banhadas, por aquela luz, na mesma intensidade, os mesmos passos sobre a mesma rua, aquele mesmo trajeto sem sinuosidades.
    Mas agradeço, de coração, a carga elétrica em meu coração, estou muito melhor, mais Humano, mais vivo, muito melhor.
    Finalizando, você, Querido Gerald Thomas, é imenso, sua arte, seus textos, resume o privilégio de sermos Humanos.

    Peço desculpas, pelos meus excessos, perdi a noção do meu teto.

    Grandes Abraços.

  78. Luciana

    O que adianta ficarem colocando filhos , mais vidas no mundo se os pais e mães não educam a transmitirem aos seus filhos mais respeito por outras pessoas, outras vida independente de raça ,cor ou religião.Estou me referindo a todas as classes sociais.

  79. santanna

    “Fico pensando nas mães que não educam seu filhos, que não transmitem terem respeito por outras pessoas que não sejam da mesma origem que as suas.”
    (Luciana, 20:20)

    Luciana, é aquela estória que diz que: “só se pode dar do que se tem”.
    Essas mães que não têm valores não têm o que passar pros filhos, daí eles crescem sem parâmetros, sem referências.
    Esse tipo de pais acham que todo o trabalho de educação tem que ser feito pelas escolas.
    Já ouvi isso com todas as letras da boca de uma dessas mães.
    É de lascar.

  80. Oquenãoé oquenãopodeser oquenão é o que não pode ser oquenãoéoquenãopodeser que não é…

  81. santanna

    Gente!
    O cabelo da Dilma tá tão armado que tá parecendo o cabelinho dos lumpa-lumpa da “Fantástica Fábrica de Chocolate’ com o Johnny Depp!!

  82. Esqueci, o texto acima é com aspas””

  83. Luciana

    Só porque sou de tal classe social, raça ,etc tenho o direito de tratar o outro de forma indigna, desrespeitosa, só porque sou um ser humano tenho o direito de trucidar outras formas de vida…quem nos dá esse direito,quem…
    Toda a sociedade deveria educar suas crianças, em casa, no colégio, na rua.Todos nós somos responsáveis pelas crianças que vêm ao mundo se quisermos um mundo melhor.Mas não uma educação autoritária, tirânica e violenta.Uma educação firme baseada no respeito.O conhecimento não é somente para ostentá-lo, ou para termos uma profissão, ou emprego, também isso,claro, mas o mais importante do conhecimento é nos tornar seres humanos melhores , mais civilizados.

  84. Zinoviev

    Êta Sul Maravilha porreta, sô!!! Não sei se é Africa do Sul ou Sul dos States uai!!!

    É segregação que não acaba mais, é miséria que não acaba mais, é prostituta que não acaba mais. Estão até mandando aqui pro Rio de Janeiro, malandro, aquelas loironas adoram rebolar no colo de um morenaço como eu xará!!!

    E os psicopatas de lá, parecem até com os dos States, guia-turístico-psicopata-estuprador. Parce até coisa de Hollywood, aí meu irmão. Êta Sul Maravilha danado, parce até os States, ou a África do Sul, só quem morre nas enchentes são os negros e os brancos pobres. Êta Sul Maravilha!!!

  85. Zinoviev

    O que é, é e o que não é não é, brilhante, brilhante, palmas, mais palmas, que profundidade filosófica, que gênio, palmas para o pseudo-intelectual mor, Gerald Thomas, e pro seu grupinho de puxa-sacos também. Bravo! Bravo! Bravo!

  86. Ana Luiza

    Oláaaa
    Boa noite !!!

    Como sempre atrasada…… lendo de baixo pra cima…… na correria….

    Sandrinha linda saudades de ti too

    Susan judia obrigada pelo pcomts e desculpe a demora mais aqui é “compricado” a palavrinha TEMPO…..

    VAMP O BELO< que bom saber de ti !! Que bom saber que alguem ainda lembra que eu existo !!!!!!

    GERALD THOMAS:
    Meu querido, por vc ser assim, político, apolitico, um SER HUMANO de verdade
    Diferenciado
    Faça o que quiseres sempre, e mude de novo, mude de novo e mude de novo isso é o que o faz ainda mais belo
    Não escreva mais ou escreva MUITO
    VVc é TEATRAL, mas BLOGEIRO TAMBÉM, duvido que consigas largar o vício que te consome mais tbm acredito que te alegra
    Vc tem a maior das virtudes : SER SEMPRE VC
    Continue assim meu querido
    Sempre apoiarei sua decisões..
    Su fã, ouso dizer , amiga

    Love,
    Ana Luiza

  87. Luciana

    Será que ser um vencedor é trapacear,roubar, agir de forma violenta com outras vidas, usar de esperteza para subjulgar, humilhar ,usar de tirania, violência outras pessoas….será que isso é ser vencedor

  88. Paulo from the G Spot

    Benedita vai encontrar com Barack Obama na quinta

    Secretária de Assistência Social tem dois encontros com presidente.
    Agenda inclui reunião com congressistas de outros 180 países.

    Do G1, no Rio

    A secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, anunciou nesta segunda-feira (2) que vai se encontrar na quinta-feira (5) com o presidente americano Barack Obama. Segundo a secretaria, o encontro acontecerá em duas ocasiões: durante um café da manhã em um hotel e em uma reunião com algumas congressistas e o presidente, em Washington .

    Benedita revelou o encontro na manhã desta segunda-feira (2), antes da inauguração do primeiro Centro de Referência da Juventude do governo do estado, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

    “Há muitos anos trabalho com o Congresso dos Estados Unidos em políticas sociais e raciais e já fui muitas vezes lá. E agora não vou apenas participar do café da manhã, como também do encontro das mulheres congressistas de 180 países. Haverá uma agenda muito cheia a cumprir, com palestras, debates e outras atividades”, revelou a secretária.

    A secretária viaja na noite desta terça-feira (3) e se disse muito feliz com a possibilidade de cumprimentar e parabenizar Obama pela vitória nas eleições americanas. “Deus me deu esta oportunidade e estou indo muito feliz da vida. Vou aproveitar para discutir nossos projetos com os congressistas americanos e conhecer as ações de inclusão social deles que deram resultados positivos. Os Estados Unidos têm uma história de lutas vitoriosas na área dos direitos humanos e civis e é sempre bom estar ali discutindo essas questões.”

  89. Luciana

    Quis dizer subjugar.E pior dos que cometem barbaridades são os que se silenciam, os que se omitem ao verem as coisas erradas.

  90. Sandra

    Jorge, não seria possível enquadrar uma pessoa nesses ideais, e nem desejável. Uma pessoa perfeita seria muito chata. Nossas pequenas imperfeições nos personalizam.

  91. everaldo

    …no meu comentário anterior, no post anterior, deixei que ia engraxar o meu sapato, lavar a minha calça velha e desbotada, pegar minha nêga, e, a noite dançar um forró, num mela cueca perto aqui de casa.
    E fui.
    Um dos baiões, que os “cabas” tocaram lá, tinha uma letra muito interessante, que dizia mais ou menos o seguinte:


    A saudade é tão importante quanto a presença
    Pois ambas compõem a nossa essência
    Uma vida, só se dá por concluida
    Quando se passa pelas duas
    Nas suas formas mais intensas.

    …é isto aí…e ramu qui ramu.

  92. O ponto crucial de Ensaio Sobre a Cegueira é quando as
    mulheres têm que prostituir para conseguir comida.
    Elas vão ao sacrifico para alimentar o seu grupo, os seus
    maridos. A sobrevivência é o maior instinto do ser humano.
    A dignidade tambem, em determinado momento elas reagem
    e matam os seus exploradores. É um ensaio sobre o apocalipse moral
    que sempre acompanham as grandes tragédias porque com elas
    vem a miséria e a forme.

  93. Sandra

    Ensaio sobre a Cegueira é um livrão, mas 1984, o livro do Gerald para as horas de crise, é ainda melhor. No Ensaio sobre a Cegueira ainda há heróis. Ainda há bons e maus e esperança. Em 1984, não. Acho que o lado um pouco amargo de Saramago vem de uma decepção com o mundo, quando ele compara as pessoas com seus modelos. Ainda assim, ele é capaz de ironias finíssimas, bom-humor e tristezas. Quem idealiza demais o mundo tem um discurso mais agressivo e panfletário, sem bom-humor ou genuínas tristezas e alegrias.

  94. Sandra

    Kafka eu só fui ler depois que comecei a freqüentar esse blog. Fugia dele. Sabia que ficaria mal quando o lesse. E fiquei mesmo. Mas AMEI. Acho que gosto de livros tristes, pessimistas e críticos.
    E Beckett. Esse é para quem tem estrutura. Ou seja, para todo mundo. A gente não morre por lê-lo. Ao contrário: sobrevive e cresce.

  95. Sandra

    Boa noite a todos!

  96. FRANCINY CHEQUER

    Oi Luciana concordo com vc, não sao as escolas que educam, mas sim os pais, hoje muitos acham que as escolas que tem o dever de educar, para um dia falar não foi comigo que ele aprendeu isso. mas sim aprendeu vendo pais qie não educam, nem ensinam, mas sim acabam estragando, e eu acho que a base de toda a ignorancia e o racismo, e qualquer tipo, cor, credo, etcs……. Infelizmente, não sabemos mais nada, e nem mesmo sabemos ao menos ensinar e educar,

    Agora outra coisa ser ou não ser eis a questão????
    Acho que a dualidade, ou fazer uma coisa ou outra e o dilema, que nos persegue a muitos seculos, e não vejo respostas a sua questão, G.T. ou até resposta para seu dilema. mas alguns afirmam, que e este o equilibrio de todos os seres, nesta erra, mas não sei como uma coisa dessa como se ou não ser, seja algo que nos equilibre , para falar a verdade ascho que hoje eu não estou muito bem para lidar com os dilemas, da vida, acho que estou mais para chorar, e para perguntar aos outros para me responderem do que eu responder para alguem.
    A unica coisa que eu gostaria de falar, que eu sei que já e o grande dilema, por que vcs homens não nos entendem, acham que tudo e frescura, e quando choramos, somos frageis, ?????
    alguem pode me responder mas eu estou perguntando aos homens . mil beijos

  97. FRANCINY CHEQUER

    Aos homens deste blog vamos falar de dilema, um maior que o titulo deste post.

    O que vcs acham de complexo nas mulheres???
    O que vcs não entendem, em nós mulheres???
    Por que nos acham complicadas???

    quero ver se vcs tem as respostas para isso

    Mil beijos
    Franciny

    Ps até tu Jose Pacheco, que e o maior entender das mulheres deste blog pode responder

  98. Marina S.

    AT LAST, querido Gerald.

    viva borges e viva vc.

    beijo

  99. Reinaldo Pedroso

    “O artista não é um ser suspenso entre o céu e a terra.” Adelmo Genro Filho, irmão precocemente morto de Tarso Genro.

    Vou continuar com as “mundanices”.
    Reinaldo

  100. Poxa, agora que eu comecei a brincar de blog do Gerald, a brincadeira acabou !

    Lembro-me como me senti qdo fui ver minha primeira peça de Becket … DELICIOSAMENTE DEVASTADA!

    Este blog, mesmo que por pouco tempo, teve o poder e a magia de me fazer sentir assim…

    Entao eu acho que o Gerald tem uma profunda ligaçao com o teatro mesmo e blog suga tempo…

    OBRIGADA por me deixar participar e faça ainda muito sucesso, com muita saude e Paz no coraçao.

    Targino, tb te amei!!

    SDS
    Fanzoca Gigi

  101. Reinaldo Pedroso

    03/02/2009 – 00:32
    Enviado por: FRANCINY CHEQUER
    “Aos homens deste blog vamos falar de dilema, um maior que o titulo deste post.
    O que vcs acham de complexo nas mulheres???
    O que vcs não entendem, em nós mulheres???
    Por que nos acham complicadas???
    quero ver se vcs tem as respostas para isso”

    A minha resposta é esta: eu não acho as mulheres complexas nem complicadas, e as entendo como mulheres. Até aquelas que pretendem ser complexas e complicadas. Não é o teu caso, né, Franciny?
    Beijo,
    Reinaldo

  102. KY

    Britto: OAB não admite que país democrático tenha investigações S E C R E T A S.

    E votação SECRETA na Câmara e no Senado?
    Aí é permitido!
    Sendo para enganar você,
    contem com a omissão da OAB.
    “A decisão tomada hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao editar a Súmula 14, é uma vitória da cidadania, pois não se pode admitir, em um país democrático, investigações SECRETAS para o próprio investigado”. A afirmação é do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, ao comentar há pouco o resultado do julgamento do STF, acolhendo proposta de súmula vinculante apresentada pelo Conselho Federal da OAB, que garante acesso pelo advogado aos autos de inquérito sob sigilo. Por nove votos a 2, o STF decidiu editar a súmula garantindo o acesso aos autos de inquérito. Britto acrescentou que a decisão significa o respeito aos direitos e garantias individuais, previstas na Constituição, sem prejuízo da eficácia das investigações.

  103. Sandra

    Franciny, será que somos complicadas?

    Quando pergunto ao Chefe que horas são, ele responde:
    -Está quase na hora de acordar a baixinha;
    -Ainda é cedo. O filme só começa daqui a meia hora;
    -Daqui a uns 10 minutos nossas sobrinhas chegam.

    Ele sempre acerta. Eu devo ser muito previsível. Mas acho que, com o tempo e intimidade, todo mundo passa de complicado para previsível. Acho que são necessários tempo, olhos, ouvidos, nariz, paladar e tato. E alongar um pouco o pavio.

  104. Sandra

    Gigi, eu entendi que o Gerald quer discussões um pouco mais profundas, culturais, e que discussões políticas sejam sustentadas com referências históricas. Não entendi que ele quer acabar com o blog, mas dar uma enquadrada nesse filho rebelde e meio porra-louca.

  105. Sandra

    Pacheco, o comentário de ontem foi uma despedida? Espero que não. Espero que continue a dividir conosco suas experiências, seu bom-humor, suas dúvidas, sua cultura,…
    Venha conversar conosco!

  106. Sandra

    Mas crise em Londres, num dia frio, ainda por cima, deve ser um charme.
    Ainda mais uma crise tão para cima, temperada com uma tristeza de fundo:

    “Tenho um dia enorme pela frente. Estou de bem com a vida: acreditem. Londres me faz bem, me “aterra” apesar de ser o lugar da Madness of King George e do avô de Mick Jagger! ”

    Beijos em todos!

  107. Luciana

    Franciny,

    Não falei que a escola não deve educar as crianças, falei que toda a sociedade é responsável por elas.Além da família, a escola tem sim um papel muito importante para as crianças.
    Se em casa não tem condição de educar , a escola deveria sim preencher esse vazio.Não acho correto deixar crianças soltas por aí onde nem a família, nem a escola e nem a própria sociedade como um todo as protegem e as educam.

  108. Aimee

    menos medo do silêncio
    menos pavor da morte
    mais condescendencia com letras de música
    aprender a amar
    sem ódio
    sem julgar o outro
    mais ser, menos fake
    não há como destruir o outro sem destruir um pouco de si…

    Magnólia prá todos….:

    Save Me
    Aimee Mann

    You look like… a perfect fit,
    For a girl in need… of a tourniquette.
    But can you save me?
    Come on and save me…
    If you could save me,
    From the ranks of the freaks,
    Who suspect they could never love anyone.

    ‘Cause I can tell… you know what it’s like.
    A long farewell… of the hunger strike.
    But can you save me?
    Come on and save me…
    If you could save me,
    From the ranks of the freaks,
    Who suspect they could never love anyone.

    It struck me down, a gradient
    Like Peter Pan, or Superman,
    You will come… to save me.
    Come on and save me…
    If you could save me,
    From the ranks of the freaks,
    Who suspect they could never love anyone,
    Except the freaks,
    Who suspect they could never love anyone,
    But the freaks,
    Who suspect they could never love anyone.

    Come on and save me…
    Why don’t you save me?
    If you could save me,
    From the ranks of the freaks,
    Who suspect they could never love anyone,
    Except the freaks,
    Who suspect they could never love anyone,
    Except the freaks,
    Who could never love anyone.

  109. everaldo

    Repassando

    POR QUE AS PESSOAS GRITAM ?

    Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta aos seus discípulos:
    “Por que é que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ?”
    “Gritamos porque perdemos a calma”, disse um deles.
    “Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? “questionou novamente o pensador.
    “Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça”, retrucou outro discípulo.
    E o mestre volta a perguntar:
    “Então não é possível falar-lhe em voz baixa” ?
    Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.Então ele esclareceu:
    “Vocês sabem por que se grita com uma pessoa quando se está aborrecido ? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, os seus corações afastam-se muito. Para cobrir esta distância, precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente, Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para se ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas ? Elas não gritam. Falam suavemente. E por que ? Porque os seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos os seus corações, que nem falam, somente sussurram.
    Quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham e basta. Os seus corações entendem-se. É isso que acontece quando duas pesoas que se amam estão próximas.”
    Por fim, o pensador conclui, dizendo:
    “Quando vocês discutem, não deixem que os seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.”

    Mahatma Gandhi

  110. Blog meu bendito vicio.

    Pacheco rides again.

    Dei a impressão de despedida?Então não leram inteiramente o que copiei do Gerald inserindo enxertos em uma linha e outra.
    No final deixei explicado que seguiria os passos do Gerald.
    De qualquer modo entro novamente e não posso evitar.Assumo meus dois vícios atuais mais destacados.Fumar e blogar.Ou blogar fumando.Ou fumar blogando.
    A ordem não interessa.Interressa é o prazer que sinto.Sim prazer embora ciente que ambos me são arriscados. No que fumo estrago saúde.No que escrevo me exponho e de certo modo me abala a saúde também.Ler certas opiniões que nos atingem no mínimo nos prejudica um pouco.Sentimentos negativos não fazem bem a ninguém.
    Mas tem o lado que compensa.
    Lógico que temos as leituras que nos agradam, que nos inflam o ego e nos fazem sentir muito bem.
    No somatório dos pros e dos contras levo vantagens.
    Um espírito moleque sopra em mim: – Sou blogueiro sou feliz, sou dono do meu nariz.
    Sou blogueiro sou feliz, portanto nada de despedida do blog.
    Sou dono do meu nariz.,Portanto não deixarei que um ou outro desafeto gratuito me induza a sair de onde desejo ficar.
    De onde não quero sair.
    De onde preciso estar.
    De onde alimento meu vicio.
    De onde aprendo um pouco mais do que sei.
    De onde amo os outros que encontro.
    Mesmo que me mandem ir ao puteiro.
    Mesmo que limpem um beijo enviado por erro, mas mantido por vontade de apaziguar.
    Mesmo remando contra a maré.
    Fico.
    Em respeito às mulheres.
    Em respeito aos homens.
    Em respeito a mim mesmo.
    Fico porque amo o blog.
    E faço como disse o Vampiro uma vez:
    Estou cagando e andando para as criticas.
    Embora ache difícil fazer as duas ações ao mesmo tempo.
    Não sendo Vampiro e apoiando a idéia.
    Resolvo ao meu modo.
    Quando for necessário.
    Por enquanto só andar entrando e enviando:

    Muito obrigado.

    Pacheco.

  111. Ninguém nesse mundo foge da condição de ser politico. Mesmo os que não se manifestam sobre politica estão sendo políticos. Mesmo os que transferem para Deus ou para Diabo todas as agruras do mundo estão sendo políticos. Em arte todos estão fazendo politica, dos músicos aos pintores abstratos. Ninguém consegue fazer uma obra de arte sem que nela estejam inscritos valores que concernem a politica. GT é politico como todos. O problema é que há uma grande contradição entre o que ele fala sobre politica e a maneira como ele tenta se apresentar na arte: artista de vanguarda. Os artistas de vanguarda não tem como “mestre” um homem com as ideias de RA, que, entre outras idiotices, afirma que “não gosta de jazz”, “de solo de saxofone”, é contra o aborto, contra as experiências em células tronco,etc, etc, etc. Quem pactua com os conceitos de RA, é, como ele, um reacionario, um ser de ideias atrasadas e sombrias. Portanto não pode ser um artista de vanguarda.Os artistas de vanguarda não se orgulham do poder dos mariners, ou mesmo de qualquer outra força militar. Tampouco apoiam o bombardeamento de escolas da ONU, pela aviação de Israel. Portanto quem assim se manifesta, não pode ser um artista de vanguarda. O que não quer dizer, que não possa ser artista. A direita tem seus representantes também nas artes. Depois da queda do muro de Berlim, quando os EUA e a direita passaram a dominar todas as atividades do mundo, a arte sofreu esse ataque. Criaram uma arte de valores ultrapassados, mas com uma casca de “novo”, “de vanguarda”. Mudou-se a roupagem para se difundir ideias antigas e reacionarias. No momento em que o mundo esta faminto por verdades para resolver sua crise, essa farsa começa ficar clara. Esses falsos artistas de “vanguarda” estão em “crise existencial”. Seria mais simples admitirem claramente os valores que acreditam e defendem nos palcos, nos livros, na musica.

  112. Sandra.

    Eu entendi que o Gerald quer um espaço mais adequado para ele se dedicar mais ao que ama e aos que ama.
    Concordo com tua feliz definição que somos parte do filho (criação de GT) porra-louca.O blog como é.
    Modificar?Não seria a solução.
    Façamos, pois como fizeram os políticos ontem.
    Deixaram tudo como dantes no quartel de Abrantes.
    Sarney e Temer.Figuras previsíveis.O mesmo do mesmo.O mesmo de sempre.
    Agora com a agravante de que Renam está de volta.E que volta Sandra. Tipo volta por cima.
    Aquele que disse que para tirá-lo de onde estava teriam que balançar o coqueiro saiu antes mesmo do balanço sugerido.
    Saiu deixando o congresso pequeno.
    Cagou e andou melhor do que o Vampiro disse.
    E lá (no congresso e na chefia oculta) está novamente.
    Vai continuar mandando.Agora na sombra.Como disse que faz o Zé Dirceu.
    PQP amiga Sandra.
    Onde estamos?
    Pensar que outro dia jogaram pedras no Gerald.Só porque o Gerald de modo peculiar nos retratou como sub-desenvolvidos!
    E o que somos a julgar pelos nossos representantes?
    A julgar pelos nossos políticos?
    Vamos nos orgulhar de que?
    Acordos são feitos descaradamente para manter a mesma corja nos governando?
    A tudo assistimos entre um assassinato e outro dentre tantos que noticiam diariamente.
    Pare Pacheco pare.Chame tua trupe.
    Traga de volta o Pato Donald.
    Traga se preciso o Papai Noel antes do tempo.
    Se divirta e nos engane.
    Ao menos de tuas artimanhas não nos cobram impostos.
    Melhor que o bando de políticos que também nos oferecem PENAS SONHOS E AINDA RECEBEM SALÁRIOS ALTOS FORA MORDOMIAS E ROUBARIAS.
    Traga Pacheco teus personagens.
    Eu mesmo me agradeço caso eu atenda meu pedido.

    Muito obrigado.

    Pacheco.

  113. Glorinha

    Bom dia a todos!!!
    Tempo

    Encontrei-me aos 90 anos, incerta de tantas coisas
    O mundo está aqui na tela do celular!
    Pessoas diferentes conversam a distância em um mesmo espaço que chamam de “blog”, notícias chegam em um segundo a contar coisas do mundo.
    Tudo está diferente…na minha época a vida era mais lenta, não a minha, mas essa vida das notícias, das conversas com pessoas de longe, as cartas que demoravam a chegar, imagens só no papel…
    Essa modernidade e tudo “andando” depressa. Percebo entre nossos olhares que o ser humano parece mais devagar, não “andou” tão depressa quanto à tecnologia, não mesmo. Sinto isso preso em notícias de guerras, roubos, assassinatos, intolerância, descaminho, politicos e politicagens…
    É claro existem as linhas dedicadas à cultura, ao lazer, a tecnologia mas, as manchetes são reservadas para os piores dos piores momentos do homem, isso não mudou….ah como somos lentos…
    Partirei brevemente, é da natureza, é natural que seja assim.
    Lamento partir sem poder ver o melhor do homem no que de melhor ele criou…
    Não sei qual será o próximo destino…essa incerteza tão característica do ser humano.
    Lembrarei daqui? Talvez..
    Se lembrar, lembrarei de fazer uma oração em qualquer língua, qualquer crença desejando que o homem seja mais honesto com seu próximo, que a tecnologia sirva em essência para agrupar pessoas e não para desagregar e que o mundo gire mais rápido conspirando para o bem…o bem de todos sem fronteiras para intermediar.
    [[]]

  114. Francyni.

    Alo querida neta.A real também anda nos lendo.
    Hesitante para entrar.Talvez devido não nos entender ainda muito bem.
    É menina moça.Ou moça menina. Um amor do que seja.Um amor do que foi e um amor do que será.
    Está se descobrindo.Está se achando e achando o que acha de nós.
    Francyni não sei se realmente eu entendo bem as mulheres.
    Sempre digo que vocês são na verdade o sexo forte.
    Veja o porque eu penso assim:
    Nasci de uma e fui criado por outra.
    Esta outra tinha três filhas que passaram a ser e ainda são minhas três irmãs.
    Desde pequeno fui cercado, alimentado, vestido, banhado e adorado por mulheres.
    Mais tarde fui por elas ensinado.De andar a viver andando.
    A mãe exigente me ensinando como ser companheiro.
    Com ela eu passeava uma vez que o trabalho do pai era o deixando sempre ausente.
    Co a mãe eu aprendi a ver com olhos femininos o mundo.
    Com as irmãs aprendi as tarefas de estudo.
    As tarefas de casa também.
    Escovar e encerar e brilhar o assoalho eram comigo.E ajudar a lavar a louça também.
    Francyni se Deus não me fizesse em forma e cabeça de macho eu poderia ter desmunhecado.
    Sei lavar, passar e cozinhar.Sei tomar conta de casa e faço compras melhor que muitas donas de casa.E sei também trocar fraldas.È fácil!Duro é o cheiro no ato.Bom é o cheiro depois.
    No primário outra mulher tudo me ensinou.Que saudades da negra e risonha Dona Yolanda.
    Esta me ensinou inclusive na base da porrada.Quando uma vez a ofendi chamando-a de macaca, tive por ela a cabeça atingida com meu estojo.Tres pontos na cabeça.Tres pontos tirados do comportamento.Tres grandes lições.
    1) Respeitar os mais velhos.
    2) Não ser racista.
    3) Amar quem mesmo te agredindo quer o teu bem.

    Francyni com 16 anos fui ser marinheiro.
    Ai conheci uma mulherada diferente.
    Aquela conversa de que marinheiro tem uma mulher em cada porto não é verdadeira.
    Marinheiro pode ter quantas mulheres agüentar no porto no qual esteja.
    Ou ganha uma ao menos na lábia.Ou procura outras se tiver dinheiro.Procura na zona.Quem procura acha.Infelizmente o mundo é assim.
    Aprendi pelo que conheci a respeitar inclusive as damas da noite.
    De algumas assisti e senti o quanto tem de belo escondido.O quanto choram rindo.E o quanto riem chorando.O quanto são amadas não amando e o quanto amam não sendo amadas.Enfim o quanto representam seus papeis assumidos.Ser puta no que vivenciei observando-as é ser artista que representa para uma platéia que não aplaude.Uma platéia que usa a representação que procura.Uma platéia faminta que as devora.Enfim deixa pra lá.
    Depois casamento,filhos .Uma filha que é a Ana Luiza.Uma neta que é a Dudinha.Outra mais recente que é a Juju.E a mais nova que é a Francyni.E esta mais nova afirma crer que eu entendo de mulheres.Será que alguém realmente entende?E é preciso entender quem nos completa.
    Agora estou com casamento desfeito e nova mulher.Na verdade não desfeito oficialmente.Na verdade uma nova e mais nova mulher.Uma que era não sendo e agora não sendo é. Fisicamente sim.
    Acho que temos é tão somente de amar e respeitar as mulheres.
    Saber achar nossa metade mesmo estando no final de nossa estrada.
    Portanto o que posso dizer é que ainda estou aprendendo com as mulheres.
    E gosto que seja assim.
    Sabemos que os cérebros masculinos têm mais neurônios.
    Como também sabemos que quantidade necessariamente não significa qualidade.
    Acredito que ai eu disse tudo.
    Tudo o que eu acho.Sujeito a espinho e flores.
    Adivinha quem me mandará os espinhos?

    Beijos para Francyni.
    Com a certeza de que não limparás o rosto como fez um machão outro dia.Rsrsrs.

    Obrigado.

    Pacheco.

  115. Glorinha

    …tenho muito carinho por todos daqui…
    sou especialmente grata ao Gerald e ao Vamp por manter esse espaço…
    [[]]

  116. Ronald

    Vocês escolheram a profissão errada.
    Estes sim merecem todo o dinheiro que ganham, mas como eles são menosprezados pela sociedade, e não ganham o suficiente, e não possuem mordomias………….

    Deputados: R$ 16,5 mil por um dia de trabalho

    Alguns deputados, que estavam afastados da legislatura ocupando cargos em órgãos estaduais ou municipais, retornaram ontem ao Congresso Nacional, por um dia, e ganharam R$ 16,5 mil a título de ajuda de custo. Seus mandatos vinham sendo ocupados por suplentes, mas eles voltaram ao Congresso para participar das eleições da Câmara. A legislação prevê que cada um deles tem direito a uma ajuda de custo, “a título de indenização”, no início de cada sessão legislativa, no valor do próprio salário, mesmo que fiquem apenas um dia no exercício do mandato.

    Ouvidos pelo Correio Braziliense, os parlamentares juraram que não sabiam da mordomia e prometeram devolver ou doar a quantia. Os deputados que retornaram aos seus mandatos – Rodovalho (DEM-DF), Cassio Taniguchi (DEM-PR), Alberto Fraga (DEM-DF), Jorge Bittar (PT-RJ), Walter Feldman (PSDB-SP) e Osmar Terra (PMDB-RS) – justificaram a ida ao Congresso devido à importância da votação para a presidência da Casa.

    O entra e sai acaba envolvendo não só os parlamentares como também os funcionários dos gabinetes, que às vezes têm de recorrer às secretarias distrital, estaduais ou municipais onde os deputados afastados ocupam algum posto para resolver questões trabalhistas.

    No ano passado, 48 suplentes que assumiram o mandato receberam um total de R$ 792 mil de ajuda de custo. Este ano, novamente, quando retornarem ao mandato, os suplentes dos seis deputados também receberão a ajuda de custo, pois estarão iniciando uma nova sessão legislativa. Mesmo que assumam o mandato pela primeira vez no ano em novembro ou dezembro, os deputados têm direito e receber esse “salário extra”. No ano passado, 12 suplentes assumiram o mandato depois de metade do ano. A ajuda de custo paga no final do ano só é paga ao parlamentar que comparece a pelo menos dois terços da sessão legislativa.

    O Ato Conjunto das Mesas da Câmara e do Senado que regulamenta a remuneração dos parlamentares esclarece que a ajuda de custo destina-se “à compensação de despesas com transporte e outras imprescindíveis ao comparecimento à sessão legislativa ordinária ou extraordinária convocadas na forma da Constituição”. Os deputados já contam com quatro passagens aéreas de ida e volta para os seus estados todo mês. Além disso, três dos deputados que assumiram o breve mandato moram e ocupam secretarias de governo em Brasília.

    Leandro Kleber
    Do Contas Abertas

  117. Aimee

    hummmmmmmmmmm
    tendi…..

  118. Londrina

    Vampiro.
    Acho que daria um bom tema.Ontem houve eleições pra presidente do senado e da camara.
    PSBD fechou com o PT. Até ai nada de estranho.. Muitos dizem que eles são irmãos siameses. Mas houve traições, 2 trairam e votaram no sarney.
    O PT é conhecido como o partido que tem mais fogo amigo. Qdo fala em fogo amigo sempre se imagina Suplicy. Dessa vez não foi diferente. O fogo amigo esteve presente, só que não foi o Suplicy,foi Delcidio Amaral o “MUSO” do mensalão. Que já está de olho num carguinho.
    Agora a grande surpresa e que vai deixar o nosso amigo COLLORIDO. p**** da vida. O PTB do Jefferson se empenhou pessoalmente pra garantir a vitoria do Sarney,em troca daria um cargo na mesa pro Fernanrdo Collor. Relações exteriores.Tudo acertado. Só que o Sarney esqueceu de avisar os DEMOS. Agripino Maia disse que não vai deixar os seus 14 senadores “desaguar “os votos em Collor,prefere Azeredo. Pqe deseja continuar com á aliança DEMO-TUCANO.
    Ai que o nosso amigo Collorido vai ficar P****. Ele sempre diz que os DEMOS,Democratas pra ele, é o melhor partido de oposição,é o partido mais honesto. Ele é filiado dos DEMOS. Agora, os DEMOS na figura de Agripino Maia vai dar um chute no traseiro do Fernando Collor, o idolo do Collor.
    Pra ganhar a eleição se promete até o céu. Ganhou “SIFU, como diz o Lula.
    Falando em Lula……. Mais uma pesquisa…… Não precisa nem dizer, né????? E, a oposição? SIFU, mais uma vez.

  119. O Vampiro de Curitiba

    Londrina, o que eu achei mais interessante nessa historia toda foi o fato de PSDB, apoiando o PT, “trair” o inimigo. Alguns senadores do PSDB não votaram no PT. É só mesmo aqui na Banânia em que um partido consegue “trair” seu inimigo. Trair o amigo eu até entendo, mas trair o inimigo??? Como assim???
    É por isso que eu me sinto plenamente satisfeito sendo minoria, não aprovando esse governo, essa situação. Sarney e Temer novamente, Collor voltando… Era essa a mudança que o PT pregava?

  120. O Vampiro de Curitiba

    Ahh, sim: Continuo falando em politica, sim!
    Arte é como sexo, o bom é praticar, falar sobre é um saco!

  121. Ronald

    Não há nada mais ecológico do que o salário de um homem separado:

    27% para o LEÃO
    25% para as PIRANHAS
    33% para a VACA
    15% sobra para o BURRO

    vou surfar, que o mar está bombando
    inté

  122. santanna

    Boa tarde a todos!

    Mulherada do blog:
    blog também é beleza!

    experimentem!
    beijos

    Deixe seu rosto em forma:

    Esta ginástica pode ser feita por pessoas de qualquer idade, e é recomendado seu início por volta dos 25 anos de idade sendo esta uma medida preventiva. Os resultados podem ser observados a partir do primeiro mês desde que sejam feitos corretamente e também diariamente. Antes de iniciar dê atenção a alguns cuidados necessários:

    – limpe e tonifique a pele;
    – hidrate muito bem;
    – faça os exercícios em frente ao espelho para que possa observar e corrigir os movimentos;
    – faça os movimentos devagar;
    – concentre-se.

    Com apenas 15 minutos por dia em frente ao espelho, fazendo ginástica facial, é possível eliminar rugas e marcas de expressão.
    Depois de aprender os movimentos, basta um pouco de disciplina que rapidamente os resultados aparecem. E, acredite, eles são surpreendentes. Quer experimentar? Então corra para o espelho e confira a série de exercícios.

    1. Faça um biquinho, deixando os lábios levemente abertos. Conte até 15 e repita os movimentos por dez vezes.
    RESULTADO atua nas rugas laterais, em volta dos lábios e na flacidez bucal.

    2. Dê um sorriso bem aberto e conte até 15, repita por dez vezes. RESULTADO fortalece as rugas ao lado da boca e as maçãs do rosto.

    3. Com a ajuda dos dedos, arregale os olhos o mais que puder, conte até 15 e repita por dez vezes.
    RESULTADO clareia olheiras e reduz as rugas ao redor dos olhos.

    4. Feche bem os olhos, apertando-os ao máximo. Conte até 15, repita por dez vezes.
    RESULTADO aumenta a visão e atenua bolsas inferiores e superiores.

    5. Franza o pescoço e o queixo, repuxando-os ao máximo. Conte até dez. Repita por dez vezes.
    RESULTADO melhora a circulação no pescoço e levanta o busto.

    6. Faça um biquinho fechado e pressione bem forte para a frente. Conte até 15 e repita por dez vezes.
    RESULTADO atua nas maçãs do rosto.

    7. Com os dedos, suspenda bem as sobrancelhas e franza a testa. Conte até 15 e repita dez vezes.
    RESULTADO levanta o olhar e estica a testa.

    8. Feche os olhos e tente abrir as pálpebras com os indicadores e polegares. Repita dez vezes.
    RESULTADO ameniza os pés-de-galinha e as olheiras.

    9. Una os lábios e, com a ponta dos indicadores, estique os cantos da boca. Conte até dez e relaxe. Repita dez vezes. RESULTADO atenua rugas laterais (bigode chinês).

    10. Vire lentamente os lábios e o nariz em direção à orelha (um lado de cada vez). Repita por dez vezes.
    RESULTADO atua nas rugas ao lado da boca (bigode chinês).

    11. Pronuncie as vogais (a, e, i, o, u) bem abertas e forçando a musculatura em cada movimento.
    RESULTADO aumenta a elasticidade dos músculos.

  123. José Youssef José

    Brima Chequer,

    As mulheres são complicadas, porque elas são, por assim dizer, atrizes. As mulheres nunca revelam as suas reais intenções com os homens ( prendê-los). Então, elas usam mil adereços, vozes, palavras e etc. para encantar os pobres homens. Daí os homens libertos, que escaparam da prisão ( se separaram e são livres de alma também), dão o troco nas senhoras de mais ou menos 45 anos ( que não tem o mesmo encanto duma moça de menos de 30), dizendo coisas como “Moça, você está linda”. Mas é tudo galhofa desses homens de 50, que querem apenas fazer Justiça.

  124. santanna

    Glorinha,

    Vc tem 90 anos??
    Nossa, que legal!!!!!!!!!
    Parabéns e beijo carinhoso!

  125. Sandra

    Everaldo, gostei da história!

  126. Sandra

    Pacheco, o café da tarde terá um sabor especial. Você iria fazer falta!

  127. Sandra

    Antonio, não sabia que vanguarda era tão patrulheira e cheia de certezas.

  128. everaldo

    …e NiNa ?

    …será que vem de ninar?

  129. everaldo

    …sinceramente, não queria tocar nisto aqui hoje, mas…

    LULA LÁ>>>>>>>>>>>> 84 %
    …é ruim hem!?

  130. santanna

    José Youssef José, 13:21,

    José,

    Tomara que vc seja ainda bem novinho, pois terá bastante tempo para aprender e perceber que as mulheres podem ser muito BELAS e sempre encantadoras em qq idade!
    Eu sou mulher, tá, rs!
    Posso estar enganada, mas acho que tem pelo menos 4 homens aqui no blog que devem concordar comigo…

  131. Sandra

    O perfeito é um ideal. O que nos torna amargos é ver que o mundo foge ao nosso conceito de ideal. O que eu mudaria nos homens? NADA.

  132. Jorge Plato Platon

    Querida Santanna,as pessoas, atualmente, não mais se relacionam adequadamente( principalmente nas grandes metrópoles). Porque, a meu ver, elas não têm mais domínio sobre a realidade em que estão inseridas, deixando de cultivar relacionamentos profundos ( adquiridos com o hábito, que gera confiança).

    Entendo que esse é um dos sintomas da cegueira em nosso mundo contemporâneo. Podemos dizer que essa desorientação, que gera decadência, também é observável em muitos campos humanos: governos, arte, família e etc. Não temos critérios ( porque a razão –parece– não ser capaz) para orientar as nossas vidas de modo favorável.

    O querido Gerald, nesse post, denunciou um sintoma dessa desorientação:

    “Encapsulou-se o tempo. Deu-se um pulo para trás. São as mesmas reclamações conservadoras ou trabalhistas de sempre e sempre… ”

    J.P.P.

  133. Londrina

    Vampinho.
    Tem uma coisa. Ninguém e melhor que o PT na oposição.
    Ahhhhhh, se a Dilma não ganhar. Sai debaixo!.
    Quem quer trazer o Collor de volta não é o Lula.è o Jefferson ,Sarney.
    Vamp ,a respeito eu recebi um e-mail de uma amiga interessante.
    Collor em pela campanha pra presidente.
    O primeiro ato qdo eu tomar posse é mandar prender o Sarney por roubo.
    Se juntar tudo o que os ladrões roubaram no brasil durante 500 anos, não é nem a metade do que Sarney roubou em 5 anos..

  134. Londrina

    ERRATA em plena campanha pra presidente.

  135. José Youssef José

    É, Santanna… você deve estar enganada; ou eu que vivi pouco e fui radical.

    Talvez você tenha razão. Aliás, nem sempre a união é uma prisão ( certamente fui radical nesse ponto).

  136. Jorge Plato Platon

    Leia ( ou releia) o comentário de Glorinha, Gerald Thomas. Por certo o mais proveitoso entre todos deste post:

    “Bom dia a todos!!!
    Tempo

    Encontrei-me aos 90 anos, incerta de tantas coisas
    O mundo está aqui na tela do celular!
    Pessoas diferentes conversam a distância em um mesmo espaço que chamam de “blog”, notícias chegam em um segundo a contar coisas do mundo.
    Tudo está diferente…na minha época a vida era mais lenta, não a minha, mas essa vida das notícias, das conversas com pessoas de longe, as cartas que demoravam a chegar, imagens só no papel…
    Essa modernidade e tudo “andando” depressa. Percebo entre nossos olhares que o ser humano parece mais devagar, não “andou” tão depressa quanto à tecnologia, não mesmo. Sinto isso preso em notícias de guerras, roubos, assassinatos, intolerância, descaminho, politicos e politicagens…
    É claro existem as linhas dedicadas à cultura, ao lazer, a tecnologia mas, as manchetes são reservadas para os piores dos piores momentos do homem, isso não mudou….ah como somos lentos…
    Partirei brevemente, é da natureza, é natural que seja assim.
    Lamento partir sem poder ver o melhor do homem no que de melhor ele criou…
    Não sei qual será o próximo destino…essa incerteza tão característica do ser humano.
    Lembrarei daqui? Talvez..
    Se lembrar, lembrarei de fazer uma oração em qualquer língua, qualquer crença desejando que o homem seja mais honesto com seu próximo, que a tecnologia sirva em essência para agrupar pessoas e não para desagregar e que o mundo gire mais rápido conspirando para o bem…o bem de todos sem fronteiras para intermediar.
    [[]]
    ” ( Glorinha)

    Você entende, Gerald? O tempo empacou ( como você bem afirmou, encapsulou-se).Brilhante o comentário acima!

  137. Fulgêncio Jr.

    Só mais um pouquinho,
    enquanto não termina.
    Valeu Everaldo, bem lembrado:
    Lula – 84% de aprovação,
    em breve o Obama vem aqui
    pegar umas dicas.

    Fulgêncio S. Júnior

  138. KY

    Já imaginou Tio Rey;

    Battisti,planejando Marcolá executando e tudo iniciando pelo Congresso Nacional;
    Primeiro “o belo do Maranhão” aquele lá está, para compor qualquer situação,desde que seja, para sacanear o cidadão.
    Segundo “Renan” e sucessivamete até chegar ao fim da quadrilha.
    Estela chegaria a Presidente!
    Só assim para livrar-se desta gente?
    Iriamos de bandido e terrorista a herói tal como Menachem Beguim
    Wikepedia;
    Notas biográficas
    Em 1939 ele tornou-se líder da organização sionista Betar. Em 1940-1941 foi prisioneiro da União Soviética, sendo libertado em 1941 após o Acordo Sikorski-Mayski para, em seguida, juntar-se ao Exército de Anders polaco.

    Não oficialmente libertado desse exército juntamente com outros soldados judaicos, em 1942 ele aderiu ao Irgun (também conhecido como Etzel) e em 1947 assumiu a liderança.
    ” Ele foi responsável pelo atentado à bomba do hotel King David em Jerusalém”, na altura a central administrativa e militar dos britânicos no Mandato Britânico da Palestina, um atentado que fez 91 mortos.
    Será que Marcolá já assassinou 91 pessoas em toda,sua vida de crime.
    Em 1948 ele esteve envolvido no transporte de armas para Israel, para o Irgun, o que acabou no afundamento do navio Altalena, ordenado por David Ben-Gurion.
    Como podemos vereficar,de bandido á herói,basta estar a favor do vento na hora certa.
    Pela nossa Constituição será sempre entre Sarney e a quadrilha

  139. O que eu sou e o que eu não sou discutindo.

    -Quac finalmente me deixas livre.Cansei de ficar de férias.Todos estes dias de bico fechado.Hoje tenho que participar do blog.Não tente me impedir seu velho teimoso.
    Pato Donald me intimou de repente.Dou o troco.
    -Donald, negócio é o seguinte.Fica na tua que ainda não te chamei.

    Asseguro-me que o pato está de bico fechado e fico procurando o que comentar.
    Li que alguém pensa que Glorinha tem 90 anos.Caramba que exagero.
    Glorinha amorosa como é, se 90 anos tivesse agora já não gastaria seu tempo escrevendo em blog.Ganharia seu tempo distribuindo rosas.Ou rosas reais ou rosas escritas.Mas sempre rosas.Ou você conhece outra flor que esteja mais ligada ao amor?Amigo no que eu sei Glorinha é uma jornalista amorosa ou uma amorosa jornalista.Um Amor tão grande ela carrega no coração que se dividido em partes proporcionais daria para cada um levar uma das partes divididas e ainda sobraria para o Gerald levar um pouco para a Inglaterra.Ou para a Alemanha.Ou para os States ou para onde fosse.Para outros Glorinha pode ser diversa.Para nós Glorinha é um espelho de amor.E este para nós a Glorinha sabe quem somos.

    -Quac licença. Também quero falar agora.
    -Donald, já te disse não me atrapalhe quando estou teclando.Espere sua vez pato atrevido. E afobado.
    -QUAC QUAC tirano.GLORINHA EU TAMBEM TE AMO QUAC QUAC Q…….ei não me empurre…Espere!….es….quac qua..c….UAC.

    -Mas que pato atrevido.

    Vou encerrando.

    Obrigado.

    Pacheco.

  140. oitocentos milhões de chineses, que comem pouco
  141. FRANCINY CHEQUER

    Ronald, amei a sua paidinha
    Reinaldo Pedroso, não sou chata, muitas vezes sou até muito legal e muito amiga, acho que meu erro está aí.

    Meu querido José José José Brimo querido, eu não tenho 45 anos e mesmo assim, não e justo alimentar as esperanças de uma pessoa independente de qualquer idade, e vc como alguem da mesma raça, sejamos francos, prender, vcs não quando se ama alguem não se prende mas sim se liberta a mesma, e reais intenções, pois eu digo para vc a dois momentos que devemos ser sós o primeiro quando nasce e o 2 quando morre, ninguem prende ninguem e nem se prende a ninguem que não queira, e vamos ser honestos vcs homens sirios que ainda mais são super apegados nas mães, vem me falar em mulher que queira prender e dominar, tenho 2 irmãos homens os tipicos sirios, Deus no céu e a mãe na terra, me desculpem, vcs são eternamentes dependentes das mulheres……….

    Youssef quanto José vc tem no nome

  142. Sandra.

    Em alguns homens eu gostaria de ver mudado o modo como encaram a vida.
    Porque existem aqueles que por diversas razões ainda não descobriram que o mundo pode ser cor de rosa.
    Alguns homens parecem que não enxergam o arco-íris.
    Nem o vôo de um pássaro.
    Nem o riso de uma criança.
    Enfim não enxergam nada de belo.
    Porque procuram pelo oposto.
    Porque são intolerantes.
    E também temos aqueles que odeiam mulheres.
    Com ou até sem razões.
    Simplesmente odeiam.

    Ou que outra razão levaria e levou os merdas que ontem metralharam um ônibus lotado de semelhantes cantando e regressando para seus lares no Rio de Janeiro?
    Que outro motivo levou outro merda a matar o namorado e abusar sexualmente a moça que ainda esta agonizando em Curitiba.
    Que outros motivos teriam estes assassinos frios senão odiar as mulheres?
    Odeiam porque não podem ou não conseguem amar.
    Enchem-se de bebidas e de tóxicos.
    Simplesmente porque para eles ser macho desde menino é não ser parecido nem de leve com meninas e nem brincar com meninas.
    Já talvez apanharam quando crianças e ouviram:
    – Brincando com meninas seu fresco!Quer ser viado quando crescer?Macho é macho.
    Pobre coitado.
    Cresce.Arredio.Separado.Se marginal bem jovem vai preso.
    E ai vira mulher de bandido.È usado sexualmente.Sai fodido.
    O que lhe resta fazer?

    Leia nos jornais ou assista na televisão o que eles andam fazendo.
    Sabe, estou enojado.
    Se voltar a comentar hoje voltarei com um dos meus personagens.Voltarei com meu mundo cor de rosa Sandra.Sigo teu conselho e pauso o teclado para sair e tomar café.
    Servida?

    Obrigado.

    Pacheco.

  143. Youssef Youssef José

    Caríssima Franciny, apesar de ”José Youssef José” não ser meu nome, eu sou descendente de árabes da Síria e do Líbano. Então, esse nome é apenas uma brincadeira de Josés( você pegou o espírito da brincadeira).

    Aliás, confesso: não fui justo no meu comentário anterior. Você está certa. Os homens e mulheres se unem porque se gostam.

    Abraços.

  144. GT passeando pela nevada (e sombria! rs) Londres; tendo, nas mãos, um livro de Sartre e outro de Lenin. Deprimido ele não está. Triste, melancólico, preocupado? “Acho” que sim!

    “Altas” reflexões interiores e … “tudo isso aí” não poderia ser catalogado como “mundanices” do GT, também (rs)? Cada um de nós tem seu próprio estilo de exercitar essas mundanices, né, gente?

    A nossa “mundanice de estimação”, aqui no Blog é a arte da vida; vida com arte; “vida arteira” e … vida sem “arte” não é vida, concordam? “Vida arteira” da política? “Brigadão”, Vamp!!!

    Ops! “vamu qui vamu” … (como diria o Everaldo) porque esse é o “show da vida e o espetáculo não pode parar” – vida!

    CURIOSIDADE …

    Gente, não nos foi dito que a “arte desnuda a humanidade”?

    Confesso (rs)! Empaquei no tempo com aquela do Battisti e a palavra “arte” – esta definida como sendo “aquela” que vemos, sentimos, interpretamos, vivemos, criamos, etc… etc…, não?

    Política e arte? A “arte” da política. “Artes” da política e …

    “Cismei” com o Battisti! Cesare Battisti (“Il Cesare di oggi”?)
    “Lembrei” de outro Cesare, o Meneghetti (“Il Cesare! Il Nerone di San Paolo”) – das cronicas policiais.

    Meneghetti: o lendário “bom-ladrão” e … o maior gatuno da América Latina “daqueles anos” 20, 30, 40 … (caçado pela Polícia Italiana; foi para a França; veio para o Brasil, etc…)

    Ok! Era bandidão, de qualquer forma, e deu “um baile” em todo mundo, a começar pela nossa Polícia Militar, opinião pública e mídia (“igualzinho” o Cesare Battisti de hoje).

    Já o Filippo Tommaso Marinetti foi “comparado” ao Meneghetti e sei lá quais foram os critérios adotados para tal. Imagino quais sejam mas … não sei … se “encapsularam-se” no tempo ou estamos fazendo uma releitura desses tempos …

    “MANIFESTO FUTURISTA …
    Escrito por Filippo T. Marinetti e publicado no Jornal frances Le Fígaro, em fevereiro de 1909, o “manifesto” inaugurou um dos mais importantes movimentos artísticos do século XX.

    Tendo por base o desenvolvimento tecnológico do final do século XIX, a pintura futurista apostava, muitas vezes, na sobreposição de imagens, imprimindo dinamismo à cena representada.

    A primeira grande exposição de pintura futurista teve lugar em Milão, em 30 de abril de 1911.
    Daí a tres anos, a maioria dos artistas que aderiram ao “movimento” tornaram-se críticos uns dos outros e alvos da pressão exercida pelo próprio Marinetti”.

    Vejam, por favor, caso se interessem:

    ALMANAQUE FOLHA ON-LINE
    Marinetti e Meneghetti – A arte e o crime
    Jornal Folha da Manhã – sábado, 05/06/1926

    Amigos de Blog, queridos meus eu … acabo de perceber que me perdi nessa conversa virtual – dos efeitos e reflexões das notícias na sociedade e no tempo. “Embolei-me” no tempo!
    Perdi o “fio da meada”, até mesmo em relação ao que comecei escrevendo (rs).

    Neuronios em pane. São femininos e “tento fazer um zilhão de cositas ao mesmo tempo”. Nós, mulheres, carregamos esse “carma” (rs)! Brincadeirinha (rs)!!!

    Beijão para todos!
    Susan judia

  145. Vampiro.

    Já nem mais saco tenho para comentar de política.
    Vamos logo chamar de sujeira o que vemos em política.
    Amigo.È nojento assistir o nojento do renam rei do gado coveiro do senado que eu assisti hoje em reportagem na televisão.Calmo ele estava, sorria e acenava tranqüilo.Ainda senador.Ainda articulando e sujando o nome do senado que de tão sujo já pouco resta a sujar.
    Você com razão fica abismado.Inimigo trair inimigo?Mama mia.
    O que nos leva a suspeitar que no fundo no fundo são todos amigos.
    Confraria dos amigos dos bens alheios.Tudo ladrão.
    – Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão.
    Já no passado o Martinho cantou a pedra.
    Ninguém grita e eles vão ficando…Negociando…Ficando…Enganando o Everal…. ops…Enganando o outro que não digo…Ficando uma bolsa aqui, uma remessa de dólares ali…Ficando…Um acerto aqui…Ficando mais bolsas please…..OK…Obama yes…Ficando…Enganam…Tapeando…Esperando 2010…Help.

    Senhoras e senhores passageiros avisamos que o vôo para Cuba está completamente lotado.
    Ultima chamada para embarque. Corruptos na frente na frente.
    Fechando a pista após esta partida.

    Obrigado.

    Pacheco

  146. Glorinha

    Santana…
    obrigada…os anos me são como janelas…as vezes estou nessa outras estou bem antes…há vezes me perco e não sei mais em que tempo estou….
    abraços carinhoso pra vc!
    [[]]

  147. Glorinha

    Pacheco…
    nem sei como lhe agradecer…não passo nem perto dessa coisa boa que vc descreve de mim…..
    só mesmo assim…agradecendo de coração…
    [[[]]]abraço amigo querido (vocês dois)

  148. Santanna – 13.19hs.

    Amei sua “tirada” – blog também é beleza! (“Arte”, antigamente, era definida como … “tudo que é belo”, não?)

    “Brigadão” pela “dica”!

    Santanna, menina, menina … voce está querendo “mexer em vespeiro”, hein (rs)?

    Beijão pra você, amiga!
    Susan

  149. Francyni.

    BELEZA PURA.

    Disse tudo querida.

    Quem ama liberta.Solta e confia na volta.Confia na volta.
    Se voltar o amor existe.
    Se não voltar o amor acabou.
    Prender o que?
    Para que?
    Possuir o que já perdeu.
    Segurar o que já foi.
    Liberdade sempre.
    Ainda que tardia.
    O Contrera sempre destaca esta frase,
    Nisto estou com o Contrera e não abro.
    Amor não se prende.
    Amor se retribui.
    Dependemos sim das mulheres.
    Nisto estou contigo.
    Antes de te conhecer virtualmente, te conhecendo ainda e cada dia mais te gostando.Que bom te ter como neta.

    Beijos.

    Pacheco

  150. Glorinha

    Jorge P P
    vc foi muito generoso com meu coment…
    obrigada!
    [[]]

  151. Susan Judia.

    Que bom te ler.
    Gosto de tuas colocações.Mesmo as das quais não concordo.
    Até recomendei minha neta para ler o que escreves.
    Para ajudar teu comentário poderias incluir o outrora famoso “sete dedos”.
    Não sei se encontrarás no Google algo a respeito.
    No futuro talvez o Google tenha matéria do “nove dedos”.
    Mas isto é outra estória que só a história poderá confirmar.

    Obrigado.

    Pacheco.

    Saindo.Leio depois os comentários.

  152. Edward

    Meu primeiro comentário, sem antes ler os comentários, é: o que foi que a sandra achou des texto?

  153. Edward

    Meu primeiro comentário, sem antes ler os comentários, é: o que foi que a sandra achou desse texto?

  154. Vamos falar a verdade
    sobre a felicidade
    que o destino nos roubou.

    Sei que erramos e pecamos
    mas é o pecado que existe
    em todo romance de amor.

    Sei por fora me odeias mas,
    por dentro tu me queres
    é meu o teu coração.

  155. Glorinha

    A neve deve ser linda…não conheço assim de “pegar”….
    talvez na natureza a única que consiga soterrar como descreve o Gerald….depois se transforma,desliza…volta para onde…não sei….
    []

  156. Santanna.

    Estou te lendo e amando o que comentas, aguardando o que me prometeu. Estou selecionando.
    Selecionando piadas que mandarei logo.
    Beijos.
    Não daqueles que um médico está sendo acusado de dar nas clientes que o procuravam para fazer enxertos.
    Não daqueles que desesperados roubam de quem não os ama.
    Não daqueles que malucos e tarados roubam de crianças inocentes.
    Apenas um simples beijo escrito de forma sincera.Escrito e por engano enviado foi mantido para quem disse que mesmo assim limpou o rosto.Não me ofendeu.Apenas me magoou, pois me deram a certeza que existem ainda pessoas que odeiam por odiar e fazem questão de deixar escrito que odeiam.
    Paciência.
    Não sou dono de verdades, apenas destaco e sigo as minhas verdades. Que culpa tenho de achar que podemos ser todos amigos?
    Não concordas amiga?
    Obrigado.

    Pacheco.

  157. FRANCINY CHEQUER

    Aos homens.
    Primeiro, deve-se amar o espírito de uma mulher, depois o corpo.
    O corpo envelhece, o espírito, a alma evolui.

    Os homens fazem, exatamente, o contrario.

  158. Aninomyous

    Na verdade, as pessoas são dominadas pelo inconsciente, e usam uma máscara no consciente, isso é parte do que chamo de inversão de valores, porque a pessoa tem uma vontade, fraquinha e tem imaginações e desejos que vão contra suas vontades ou não se ajustam, isso leva às doenças ou curas, vícios ou virtudes, porque todos podem assumir poses e fingir atitudes, porém o que vale mais é ser honesto consigo mesmo, não mentir para sí mesmo…um artista honesto consegue expressar e ser convincente, um artista fanfarrão vai ensaiar, ensaiar e ensaiar para no final quem assiste ter que usar a imaginação senão não convence…porque no domínio de sí mesmo há 4 regras simples:
    1° Quando a vontade e a imaginação estão em luta, é sempre a imaginação a vencedora, sem excessão alguma;
    2º No conflito entre a vontade e a imaginação, a força da imaginação é a razão direta do quadrado da vontade;
    3º Quando a vontade e a imaginação estão de acordo, uma não se ajustando à outra, então a imaginação é multiplicada pela vontade;
    4º A imaginação pode ser governada.

    Sei sei, não são minhas estas palavras, mas eu queria falar sobre a sugestão, porque a sugestão na verdade não existe, ela apenas se torna real quando penetra no ser inconsciente do outro e se torna auto-sugestão, ou quando vc fala em voz alta para sí mesmo sem prestar atenção no que diz (ladainha) jogando as palavras diretamente no inconsciente sem que ela seja questionada ou filtrada pela vontade.
    A melhor e maior auto-sugestão é tipo “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor”
    Tal qual mentalizar sempre: é fácil e eu posso, são chaves para libertar de difícil, impossível, não posso, está acima das minhas forças, não consigo evitar, etc.
    Experimente programar sua mente logo de manhã, sem fixar a atenção ao que diz e permitir que a verdade o preencha, e ela é uma só, não adianta dizer ‘da boca pra fora’, mas sim que Todo pensamento que preocupa inteiramente o nosso espírito, torna-se verdadeiro para nós e possui laténcia a se realizar ou fazer ação.
    Quando sugestionamos o nosso ‘subconsciente’ trabalhando nosso inconsciente podemos assim programar nossa mente e realizar curas ou estimulos que resultam em forças tidas como misteriosas para muitos, … até neurastênicos podem se beneficiar, somente quem é incapaz de compreender as palavras ou quem não quer aprender permanecem fora desta capacidade, é exatamente algo como ‘auto-hipnose’ e portanto quem sou e quem não sou? depende exatamente se eu sou por exemplo, honesto comigo mesmo e se permaneço assim ou desejo mudar isso…afinal a mudança é a única certeza, mas o controle da mudança não é certeza se não assumirmos isso com a franqueza e lealdade da dignidade e personalidade adequados.

  159. Glorinha.

    Par que alguns ou alguém não fique conjeturando besteiras toma a liberdade de antecipadamente esclarecer.

    Sei quem é Glorinha.È jornalista.Sei como ela looks like my friend.Já vi retrato na Internet.
    Nunca nos encontramos pessoalmente embora eu tanto anseie por isto.
    Conheci Glorinha virtualmente quando navegamos na nau 22 aqui no blog.Onde ainda estou sentado na popa tomando conta do leme e escutando B.B. King.Recordam disto?O Gerald parece que esqueceu, talvez por causa do frio que ele está enfrentando em Londres.
    Porra Gerald arruma um tempo porque o disco do King está gastando.E meu desejo de ser ator de blog – novela em outro capitulo sempre em ansiedade.Ansiedade de espera.Provei o mel.Quero me lambuzar.Quero mais navegar.Esta nau navega ou não?
    Voltando a G.M.
    O que? Falando de carros eu?Falando da General Motors?Nada disto.
    Nada disto.Continuo falando da Glorinha.A ela compete dar o nome por inteiro se desejar.Mas UM BOM OBSERVADOR JÁ MATA QUE: Glorinha é Gloria e o M pode ser de Maria.Ou Marta. Ou Magnólia.Matarazzo garanto que não é. Tampouco Maisa.Adivinhe o que e quem é. Tem ainda mais um nome.Então fica Glorinha é Gloria M…de X. Ache o X ou pergunte a ela.
    Quanto a nós que somos um a chamamos como sempre de amor.Glorinha é puro amor.
    Tanto escrevendo como agradecendo.Conseque colocar amor em tudo que vê e sente.Mesmo olhando um lixão.
    Mesmo olhando meninos pedintes de rua.
    Mesmo lendo asneiras que existem no mundo.
    Outras mulheres amam também igual a Gloria tudo e todos que eu citei.Mas nenhuma ama mais do que a nossa amada Glorinha.

    Obrigado.
    Agora saio por enquanto.
    Porra querem que eu me deixe ser visto chorando em plena Lan House?Já aceitei ser babão.Chorão ainda reluto.Só se estiver vendo filme ou cena dramática de novelas.Aqui na Lan House nem pensar.

    Saio agora.

    Obrigado.
    Pacheco.

  160. FRANCINY CHEQUER

    Glorinha

    Jura 90 anos, nossa meus parabens
    Vc e maravilhosa
    mil beijos

    Jose Pacheco, sempre que vc se dirige como um avô a unica coisa agora que eu consigo lhe falar que eu o adoro, e estou muito emocionada, depois quando estiver melhor eu respondo com mais profundo carinho

    Mil beijos

  161. Aninomyous

    A inversão de valores usa exatamente isso…falar besteirinha, tsc ah! mas não pense nisso não, é bobeira…aí as besteirinhas entram no inconsciente das pessoas e geram essas doenças morais ou taras inadas adquiridas…na verdade pense e pense muito bem nas coisas que vc não quer ou tem dúvidas e deixe de pensar apenas nas coisas boas, nas ladainhas e tal…não subestime seu inconsciente, ele pode ser seu maior aliado ou o pior inimigo que vai lhe destruir…hahahahahahaaaaaaaaaa
    Fui.

  162. Aninomyous

    Não sou abstemio, selibatário, moralista, etc etc etc. so queria falar um pouco sobre a natureza do ser das pessoas, o inconsciente que arrasta o viciado ao seu veneno destruidor contra sua propria vontade, que domina o assassino ou estuprador, desenvolve as doenças psicossomáticas, estresses, neurastenias, úlceras e crises, também é o mesmo que leva à fé é aos milagres e curas, às descobertas e desenvolvimentos, etc. etc. etc. e blah blah blah hahahahahaaaaaaaa.
    Agora eu fui memu! ciao.

  163. Aninomyous

    Errata: Doenças Morais e Taras Inatas Adquiridas.

    Coisas tipo as calúnias e ofensas, podemos nos programar tipo, primeiro sair do alcance e se guardar da agressão, momento em que vc sentiu a agressão é urgente que vc se volte para sí e afaste o restante, então repita: vai passar, vai passar, vai passar, isso passa, … quando vc domina esta técnica em meio minuto vc já se desfez da mágoa…passou, passou, passou, agora passou.
    Tchau

  164. Aninomyous

    Hey, outra errata: é a mesma que leva à fé e curas milagrosas…mas é isso mesmo, não estou negando a Deus, mas faz parte, digamos assim, vc joga ‘pro vazio’ e isso retorna pra vc, jogue um beijo e não uma pedra…
    Não vou me despedir…até mais… 😛

  165. Sue (Nevando lindamente em Manhattan - NY)

    Magnifico….

    Respira…inspira….
    Voce eh TUDO e muito mais….
    O que escrever ?? Sobre cultura…sobre o que voce tem de melhor e faz de melhor TEATRO….
    Sei que nada eh tao **simples** assim…mas aprendi que podemos descomplicar o que parece complicado….

    Faca o que te faz FELIZ , pois so voce FELIZ conseguira ser
    melhor e maior…a voce mesmo!!!

    Vi ontem as imagens de Londres (embaixo de neve) cartao postal…que a 18anos nao se via….mas ate ela (neve) no meio do caos tem seu glamour , … , !!

    Te cuida , cuida de voce , desse **Brain** unico…que faz a tantos tao bem !!!

    Mas acima de tudo VOCE fique bem !!!

    Beijos

    PS: Estou *doida para ler entrevista de Philip Glass ….

  166. everaldo

    …o artista produz a obra, o observador a transforma em arte.

  167. um desentendido

    Reloading…

    O Gerald conduz o diálogo no blog por meio dos Posts , intervindo se necessário para recolocar a discussão num script determinado? Às vezes, eu penso isso.

  168. Márcio M (São Paulo)

    Tem uma música antiga do Billy Idol que talvez mostre o sentimento do Gerald Thomas em relação ao blog:

    I spend so much time
    Believing all the lies
    To keep the dream alive
    Now it makes me sad

    Billy Idol ”Eyes Without a Face”

  169. Márcio M (São Paulo)

    Tem uma música antiga do Billy Idol que talvez mostre os sentimentos do Gerald em relação ao Blog:

    I spend so much time
    Believing all the lies
    To keep the dream alive
    Now it makes me sad

    Bily Idol-Eyes Without a Face

  170. Caro colega “desentendido” (palavra difícil! rs) …

    Eu “acho” (não estou afirmando, ok?) que de desentendido voce não tem nada (rs)!

    Beijão!
    Susan judia

    PS.: Não é ironia ou sarcasmo – sou muito brincalhona.

  171. FraN

    Alguem ja assistiu o filme “ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA”??
    vamp e G.Thomas vcs viram?
    UuuAauu!
    Impressionaaante!

    Ja PENSARAM naquilo??
    O mundo alem de insano ia regredir e virar totalmente selvagem!!

    Assustador!!

    o.O

  172. Contrera

    Pacheco
    fico lisonjeado sempre que vc me cita. pois é como se deve: com ações.
    beijo
    contrera

  173. ……………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………..tun,..dun,….!………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………….
    ………………..tun dun,…tiri,..cun dun,…..tun dun,….tiricun dun,…………
    ……………………………………………………………………………………………………………
    ………piiiiiiiiiiiiiiiiiii,…..pi,..pi,…pi piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii………………..!
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ….tu,,du tchicun dun,..tchicundun,….tchicundun,….tchicundun……….
    ………………………………………………………………………………………………………
    ….piiii,..piiiii riiii,..piii piiiii………..tundun tchiricundun,…..tundun…..!..
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
    ….( isaura de chinélinho havaianna,…sambando co a negrada
    ……………………..na senzala,………comemorãndo,….os,….
    ……………………………………84% da APROVAÇÃO,.
    ………………………………………..do pres. LULA…!!!…………..
    ……………………………………………e a subida,.
    …………………………………………….da DILMA…!!…………………..)
    ……………………………………………………………………………………………………
    …ahahahahahaahahahaahahahahahahahahahahahahahahaha
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
    ……….é melhó ,..sêis,…í lá no,…” terrêro”,…… da tia reinalda,………..
    ………………………………………………………………………………………………………
    ..por que aquí,…no,..multifacetado,……tá dãno,….AZÁ…!!………………
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………

  174. Pacheco,

    Tentei buscar alguma matéria sobre o “Sete Dedos” mas apenas encontrei referencias ao nome dele. Vi uma matéria interessante do Dr. Dráuzio Varella (Folha on-line: 28/11/2003 – “A ética de Sete Dedos, Meneghetti e Promessinha”).

    Fiz referencia ao Meneghetti porque domingo passado, numa conversa com uma tia, ela referiu-se a ele e lembrei-me de associá-lo ao meu comentário anterior, sobre o Battisti e a midia.

    Oh, Pacheco! PelamordeDeus (rs)! Procurando pelo Google, acabei encontrando o Chico Picadinho, Os Sete Samurais de Tupã, Bandido da Luz Vermelha, Promessinha, Pareja…

    Arre, nem me lembrava desses dai! Sete Samurais e eu desconhecia completamente a atuação política deles, aqui, em SP.

    Beijão pra voce, querido amigo!
    Susan judia

    PS.: Aqui em SP a “coisa tá violenta” lá na “comunidade de Paraisópolis” – desde ontem!!!

  175. FRANCINY CHEQUER

    Jose Y. Jose?

    Sim vc e brimo, mas como vc sabe que eu tb sou?
    Pois eu comentei algumas vezes neste blog, mas vc não entrava nele, e Chequer e um sobrenome incomum, ou vc frenquenta o club sirio libanes??
    Ou alguem que me conheçe???
    Estou bem curiosa
    Pois até a brincadeira com seus nomes e estranho pois e atrdução do nome do meu avô, materno e o nome dele em sirio
    Tudo bem que e um nome bem comum como Muhamed

  176. O QUE EU SOU E O QUE NÃO SOU …

    Penso que não estarei fugindo ao “tema”; perdoem-me se assim entenderem, por favor.

    Pacheco,
    Reinaldo,
    Targino,

    Posso tentar conciliar os “ânimos” de voces? Sou uma senhora e eu … hã … bem eu … hã … “lá vai”: Com licença, sim?

    Amo voces! Gosto de chamá-los de trio-ternura porque voces são “durões” nos comentários entre si mas … “parecem-me” senhores cujo coração (aquele órgão do lado esquerdo do peito, original ou transplantado) é do tamanho do mundo e acumula “muitas emoções vividas”.

    “Sinto” isso! Carinho, afeto, ternura! Êsse “defeito de fabricação” (rs) voces não conseguem esconder, mesmo em meio a tantas “farpas trocadas no Clube do Bolinha”, sabiam???

    Beijão!
    Susan

    PS.: Pacheco: tabagista inveterado voce … vai “morrer” com muito
    menos saúde que os outros, um dia, sabia? “Piadinha de mau gosto”, de autoria de um amigo médico ( que fuma “feito um condenado”! rs).

    PS.: Pacheco, Reinaldo e Targino: voces estão muito bem resolvidos, “parece-me”, com uma constatação elementar: voces são homens – diferentes, portanto, das mulheres. “Conciliam” nossas diferenças naturais, enquanto homens e mulheres. Aprenderam, “né”, já do alto dos seus 40, 50, 60 anos (rs)?

    Bom descanso e excelente final de noite para nós todos!
    Beijão!

    Susan

  177. santanna

    Oi Querida Susan!

    Então, eu me inspirei no Ekran e no Pacheco, que outro dia mandaram receitas culinárias, pra mandar a diquinha de beleza!
    Vi uma vez no programa do Jô Soares uma senhora de quase 70 anos que é professora de ginástica facial, e os resultados são mesmo surpreendentes!
    Qdo a gente experimenta, fica com a cara “cansada”, rs!, igualzinho como qdo se faz musculação, mó barato!

    E não.. num quero mexer no vespeiro, não…! Por aqui tem uns zangões muito zangadões, hehe! 🙂

    beijão pra vc também!

  178. Paulo from the G Spot

    Gerald, alguem acaba de escrever aqui que voce caminha em London com um livro de Sartre e outro de Lenin!!!
    Is that true???
    Have you lost your marbles??

  179. O Hino Nacional faz 100.

    Ouviram, do Ipiranga, as margens plácidas,
    de um povo heróico, o brado retumbante.

    Ouviram quem?
    Sujeito indeterminado.

    De onde veio o som?
    Do Ipiranga, as margens plácidas,

    De quem é o som?
    De um povo heróico.

    O que é som ?
    Um brado retumbante.

    Não sei porque tanta polêmica, Bandeirantes, em cima do verso?
    O Ipiranga não ouviu nada, é o lugar de onde veio o som.

  180. santanna

    “…os anos me são como janelas…as vezes estou nessa outras estou bem antes…há vezes me perco e não sei mais em que tempo estou….”
    (Glorinha)

    Glorinha,

    Acho que vc deve ser uma fofura!
    Uma vez perguntei ao meu Pai como era envelheder, e ele me respondeu exatamente com essas suas palavras… as janelas que se descortinam… muito lindo isso!!

    beijão carinhoso!

  181. Susan.

    Não fale em Trio Ternura.
    Não me faça morrer de saudades.
    Nessa epoca eu estava apaixonado
    e não era correpondido.

    Tarde fria chuva fina, e ela a me esperar
    Condução pra ir embora, mas sem me encontrar
    Um problema de aparente e fácil solução
    Eu lhe ofereci ajuda, e dei meu coração

    Toda vez que chove eu me lembro da garota
    Quase sonho que me deu tanta emoção
    E ao lembrar eu sinto novamente o seu perfume
    Envolvente que me aperta o coração

    Eu a encontrei e logo me apaixonei
    A semana inteira, nela muito eu pensei
    Foi amor eu sei não nego, eu não sou assim
    Vivo só pensando nela, que nem ligou pra mim

    Toda vez que chove eu me lembro da garota
    Quase sonho que me deu tanta emoção
    E ao lembrar eu sinto novamente o seu perfume
    Envolvente que me aperta o coração

    Tarde fria chuva fina, e ela a me esperar
    Condução pra ir embora, mas sem me encontrar
    Um problema de aparente e fácil solução
    Eu lhe ofereci ajuda, e dei meu coração

  182. Sandra

    Targino, errado. Viu o que dá não ler o blog do tio Rei? O sujeito é: As margens plácidas do Ipiranga.
    Esse As não tem crase. Então, As margens plácidas do Ipiranga não é um adjunto adverbial de lugar.

  183. santanna

    Oi Pacheco!

    Vc está me conquistando, hein, Velho Marujo (essa copiei do Targino)? hehe!
    Retribuo com carinho a sua beijoca!

    Qto ao Pedroso, ele é um amável guerreiro duro na queda, acho que vai ser necessário mais que alguns beijinhos para dobrá-lo! 🙂 Mas creio que vale muito a pena continuar tentando; tô com a Susan.

    E sim, concordo que podemos ser todos amigos, contanto que se barre a entrada de pessoas armadas no blog! 🙂 🙂 🙂

    grande beijoca pra vc! e também tô adorando seus textos, a cada dia mais inspirados e inspiradores.

  184. Lílian

    Gerald, Brochante… muito brochante… que você é dramaturgo ninguém duvida… ás vezes eu acho que é preciso reconhecer a perda de testosterona e tocar o Barco… compensar a libido com o cérebro… e enquanto não aparece um Beckett nós ( eu pelo mesmo) me contento com suas tentativas de jornalismo político… e por falar em Samuel Beckett, engraçado… muito engraçado… andei revendo “Dias Felizes” me pareceu datada… e eu que supunha ser uma coisa da eternidade… a vida é mesmo um INFERNO né Gerald… mas VOCÊ é meu HOmero… mesmo não tendo feito nada igual… que tal montar alguma coisa de Aquiles,Odisseu ou alguma coisa parecida… pelo menos ainda tem algum frescor de tudo que ando vendo ultimamente… é uma pena que a efemeridade não tem DEVIR… seria mais fácil ser artista e escritor eterno… ou dramaturgo eterno… CORAJEM GERALD !!!! mas não esqueça é claro de colocar suas meias térmicas… neve muita alta pode parar o carro e aí pelo menos fica assegurada sua próxima peça sem PNEUMONIA…

    Abraços, beijos e muita neve!!! porque aqui está um calor de 40, minto 46….

  185. Meu caro Presidente Sarney.

    É pra fazer economia ou é pra fazer demagogia?

    Reduza os salários dos deputados e senadores em 15%
    como as empresas estão fazendo com os operários.

    Lembro-me de quando Vossa Excelência era Presidente
    e fez uma campanha contra desidratação usando soro fisiológico.

    Eu tenho uma teoria. Gordo é um cara hidratado.
    O que engorda é o soro do Sarney.
    Água, açucar e sal.

  186. Sandra

    Pacheco, estupradores, graças a Deus, não são uma generalização masculina.
    Mas você está correto. A patrulha é bem maior em cima deles. Uma menina pode brincar de boneca, bola e carrinho, o menino não. Uma menina pode fazer ballet ou judô, e o menino tem que brigar muito para fazer ballet. Meninos não podem chorar (e nem diretores de teatro). Acho que o mundo é duro com os meninos.

  187. Ele vinha sem muita conversa
    Sem muito explicar
    Eu só sei que falava e cheirava
    E gostava de mar

    Sei que tinha tatuagem no braço
    E dourado no dente
    E minha mãe se entregou
    A esse homem, perdidamente

    Ele assim como veio partiu
    não se sabe pra onde
    E deixou minha mãe com o olhar
    Cada dia mais longe

    Esperando, parada, pregada
    Na pedra do porto
    O seu homem, com o velho vestido
    Cada dia mais curto

    Quando, enfim, eu nasci
    Minha mãe embrulhou-me num manto
    Meu vestiu como se eu fosse assim
    uma espécie de santo

    Mas por não se lembrar de acalantos
    a pobre mulher
    Me ninava cantando cantigas
    de cabaré

    Minha mãe não tardou a alertar
    toda vizinhança
    A mostrar que ali estava bem mais
    que uma simples criança

    E não sei bem se por ironia
    ou se por amor
    Resolveu meu chamar com o nome
    de nosso senhor

    Minha história, esse nome
    Ainda hoje carrego comigo
    Quando vou para um bar
    Viro a mesa, berro, bebo, brigo

    Os ladrões, as amantes
    Meus colegas de copo e de cruz
    Me conhecem só pelo meu nome
    de Menino Jesus

    Era filho do Espirito Santo.

  188. Sandra

    O José disse que as mulheres são atrizes. Por que sempre relacionamos atores com falsidade? Não me parece que seja assim.

  189. FRANCINY CHEQUER

    Targino que lindo, assim eu não vou mais parar de chorar, Jose Pacheco meu caro e querido o que eu gostaria de falar ou escrever ainda não dá, ainda doi muito, sabe li em um comentario que envelhecer e descortinar a vida, como eu gostaria de ter essa sabedoria, ver além, desse meu horizonte, sabe eu gostaria de não amar, mas o que e a vida sem amor, amor e tudo amor por estar me comunicando amor pelo proximo, amor a minha amiga e tudo mais, a vida sem amor sem o friozinho na barriga do primeiro encontro o que e???
    Não consigo imaginar nem em uma fração de segundo uma vida sem amor, não digo so o carnal, mas em todos os atos, Susan Judia, eu tenho lido os seus comentarios e vejo que vc e uma pessoa coerente , e muito inteligente me diga como eu poderia viver a vida??? Seguir em frente, ou mesmo vc Vamp como ve a vida???
    Sabe essa coisa de ser romantica ou credula muito me fez sofrer, sim muito, mas sem isso como eu seria ???w
    O que eu sou eo que eu não sou??? o que somos e o que não somos, dificil de respoder eu sei e muito o que sou, mas será que sabemos o que não somos, estranho mas eu não sei . Mas uma coisa eu sei que não quero uma vida sem amor, sem envelhecer ao lado de alguem, de madrugada acordar so para ver ele dormir, sentir a sua respiração, ou que ao menos na hora da novela eu deite minha cabeça no ombro dele, e isso já e tudo e a felicidadde, em sua totalidadepois amor e isso, e feito de pequenos gestos do dia dia, e ver beleza na rotina, pois a vida e uma rotina e nela que temos que ver a verdadeira beleza da vida, pois e a vida
    Melancolica, triste, e chata mas tudo bem , eu sei que posso contar com vcs, pois aqui aos poucos vou aprendendo e respeitando e os amando tb, sabe muitas vezes eu procuro palavras amigas e reconfortantes em vcs, e não vou fazer como o machão Jose Pacheco (vovô) e choro mas guardo tudo que vc me escreve na minha alma, nem em meu coração, pois suas palavras tocam minha alma

    Mil beijos
    mas se alguem tiver respostas para as minhas pergunats ainda estou curiosa para saber

  190. Sandra

    “O que eu sou e o que não sou” (Gerald Thomas)

    “Não sou nada.
    Nunca serei nada.
    Não posso querer ser nada.
    À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
    (Fernando Pessoa)

  191. Tene Cheba

    Não sei escrever nada, tem til eu não sei.
    Não sei escrever Mano, nem absurdo,
    b mudo, b imundo, não sei escrever,
    sei ditar, sei falar do sobremundo, sem hifem, sei falar, sei dizer.Sei de muito, sei de nada, sei dos rios, sei das mentes, dos morros que não uivam, dos ventos sem assovios, sei de mim, não comemos peixes, não pescamos, não temos redes, não gosto das ovelhas.Sei de tudo, não sei de nada.Sei apenas, das algemas, do encantado brilho, da pele, do nada, da inexatidão.
    Sem merdas, sem protestos, submundo, baixo mundo,
    vamos escalar as virtudes, iremos baixar as velas, lógica sem
    razões, o vento calmo, as oliveiras, as folhas sem brisas, as folhas sem folhas, os camelos, damascos secos, nozes com cascas.
    Alá de todos nós, de todos narizes, de todos os prostados, ajoelhados, Cruxificados, espetados, de todos os leões.
    Blog, para quê blog?Gênios, para que a maçã?

  192. Vampiro – essa é pra voce.

    E comentei em outro blog sobre a libertação do
    prisioneiro das FARC.

    Para quem estava ha 7 anos no cativeiro ele está com os dentes bonitinhos, ou é dentadura?

    Veja o respondeu um internauta

    Juruna

    O Targino foi na bucha!!! Já repararam que todos os ”reféns” das FARC, libertados, estão c/ ótima aparência????? Ficam anos enfurnados dentro da selva me péssima condições de infra-estrutura, s/ higiene, s/ alimentação adequada, s/ assistência médica e supostamente sob terrível pressão psicológica pela condição de reféns de terroristas. Então COMO É POSSÍVEL que aparentam como se tivessem passado uma temporada num spa??? Veja os últimos reféns libertados, todos bem nutridos, de cabelo cortado, barba feita, dentes limpos, esbanjando saúde… Acho muito ESTRANHO essa relação das FARC c/ seus reféns…. Será que são REALMENTE reféns, ou pessoas corrompidas e treinadas p/ fazer a propaganda de legitimação política do terrorismo, EXATAMENTE como esse ex-governador está fazendo????? Sugerindo ”diplomacia” p/ lidar c/ traficantes e guerrilheiros… A podridão latina é maior do que se imagina. Se pensarmos que a esposa de um dos líderes das FARC, Olivério Medina, foi nomeada por Lula p/ uma chefia de gabinete em Brasília, não fica difícil concluir que uma das prioridades dos governos latinos de esquerda é legitimar o terrorismo. Pobre do povo que coloca esses escroques no poder. Será eternamente a escória da humanidade.

  193. Sandra

    “Na verdade, as pessoas são dominadas pelo inconsciente, e usam uma máscara no consciente, isso é parte do que chamo de inversão de valores”
    (Aninomyous)

    “Fiz de mim o que não soube
    E o que podia fazer de mim não o fiz.
    O dominó que vesti era errado.
    Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
    Quando quis tirar a máscara,
    Estava pegada à cara.”
    (Fernando Pessoa)

  194. Sandra

    “…os anos me são como janelas…as vezes estou nessa outras estou bem antes…há vezes me perco e não sei mais em que tempo estou….”
    (Glorinha)

    “Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?

    Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
    Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!”

    (Fernando Pessoa)

  195. Tene Cheba

    Fino seres, fina relva, fina imensidão.
    Finos sacos, finas expressões, fino não,
    fina apatia, fina solicitude, fina visão,
    fina melancolia, adjetivos, verde e vermelho,
    substantivos, plurais, singulares, gêneros,
    singular sem plural.
    Finas fatias, esbelto o corte, a Corte,
    mínimo o meu ser é crer.
    E nestes máximos, nesses mínimos,
    nessas ruas, vou crescendo, cresci adulto,
    no sonho, eu vou vivendo.
    Morrendo, e o tempo vai me comendo,
    rugas, lendo poemas, vou sentindo a igualdade,
    a hipocrisia, o lamento, me desculpe, nasci assim,
    nad posso fazer.
    Vou vivendo, curtindo, todas as curtições. Vou amando, Alá, vou pedindo a Iemanjá, Deus meu barco eterno, Meu Nosso Senhor, Mãe Santíssima, proteja os seus Fiéis, das pedras, da inveja e do rancor.

    Pacheco, Querido, prá você. Com Grande Fé, Grande Cristão.

    Tene Cheba.

  196. Sandra

    “A verdade…
    (com CERTEZA)
    está lá fora……” (SandraZ)

    “afinal a mudança é a única certeza”
    (Aninomyous)

    “Não, não creio em mim.
    Em todos os manicômios há doidos malucos com tantas certezas!
    Eu, que não tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo?”

    (Fernando Pessoa)

  197. O Vampiro de Curitiba

    Targino, confesso que não acompanhei a libertação destes últimos sequestrados. Agora, entre os prisioneiros das FARC existem militares norte-americanos, politicos pró-Uribe, etc.

  198. FRANCINY CHEQUER

    Tene nossa que lindo e ao mesmo tempo triste, mas os morros uivam, pois esse tipo de amor que eu acredito, Sandra os versos perfeitos a cada dia que passa eu me encanto com que vc escreve, e sim Pacheco liberdade mesmo que tardia, e meu coração quando vai se libertar?????????????????????????????????????????????????

  199. Tene Cheba

    Não, sou o Maluco Beleza, não sou o poeta, nem o vinho q

  200. FRANCINY CHEQUER

    Jose Jose Jose cade tu, não vai responder

  201. Glorinha

    Sandra,
    pensei em você…
    enquanto reescreve o que se escreveu e
    busca o que não escreveu
    e escreve para iluminar a quem escreveu, antes, o que o outro escreveu depois…
    achei isso que vc está fazendo demais de bonito..
    abraços super felizes procê!

  202. Sandra

    Franciny, para você:
    ” Eu não tenho filosofia: tenho sentidos…
    Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
    Mas porque a amo, e amo-a por isso,
    Porque quem ama nunca sabe o que ama
    Nem sabe por que ama, nem o que é amar …
    Amar é a eterna inocência,
    E a única inocência não pensar…”
    (Fernando Pessoa)

  203. Glorinha

    Franciny e Santana,

    lhes agradeço as palavras….
    não chegarei aos 90….estive lá apenas em meus sentimentos
    quero desculpar-me se pareceu ser eu e minha idade, de fato, sim sou eu em minha idade que não tenho mas que sinto quando passo pelas janelas…

    [[]]abraço carinhoso procês!!!

  204. Sandra

    Para você, Gerald, e para os poetas do blog: Targino e Tene.

    “Desencanto

    Eu faço versos como quem chora
    De desalento. . . de desencanto. . .
    Fecha o meu livro, se por agora
    Não tens motivo nenhum de pranto.

    Meu verso é sangue. Volúpia ardente. . .
    Tristeza esparsa… remorso vão…
    Dói-me nas veias. Amargo e quente,
    Cai, gota a gota, do coração.

    E nestes versos de angústia rouca,
    Assim dos lábios a vida corre,
    Deixando um acre sabor na boca.

    – Eu faço versos como quem morre.”

    (Manuel Bandeira)

  205. Glorinha

    Pacheco,
    qualquer outra palavra que eu escreva estará insignificante diante do que vc escreveu….fiquei quietinha por aqui mas vc saberá me entender nessa minha reservada emoção…
    []abraço querido amigo.

  206. Sandra

    Gerald, sempre quis saber como era o zero absoluto. Não é do Meridiano de Greenwich que eu estou falando! É da temperatura!

  207. Sandra

    Beijos em todos!
    Boa noite!

  208. Sandra

    Até tentei, mas estou bem-humorada demais para falar de FARC. Fica para amanhã!
    Mais beijos!

  209. Sandra

    Câmbio final!!!

  210. Glorinha

    Vampirinho,
    estavas tão quieto…aqui já é hoje mas como ainda não dormi estou no ontem e nesse ontem chove muito….o céu em rajadas de luzes e trovões, o vento batendo na janela…as folhas secas que assobiam no asfalto…sim…vai chover…..a terra pede e o céu chora e nós dentro de casulos muitas vezes não temos o lenço certo para pausar a enxurrada do incerto…
    [[]]

  211. Glorinha

    Gerald,
    se não chove agua ai onde vc está, deve estar chovendo chuvinhas granuladas e branquinhas de neve….
    []

  212. everaldo

    …e por falar em amor:

    LULA MEU AMOR……84%……SÓ SURFANDO NA MAROLINHA.

    É RUIM EHM NEGÃO!?

  213. Tene Cheba

    Engraçado, todas as minhas fissuras grátis acabam, e anunciam.
    Parece o namoro.O eterno tesão do não,o fusca encantado, a visão obliqua do mundo encantado, a dor sem o mínimo o máximo, a dor anestesiada.
    Mas, a poesia depois da contração, depois dos poetas, o Big Bang, a expansão,a grande supernova, reveladora, da Idade do Universo, dos mundos obscuros que não vemos, mundos inertes, sem cargas, sem repulsas,só atração, desaceleram, são matérias, mas não emitem luz.Mundo escuro,mundo de trevas, não brilham, nem sequer sabemos seus quânticos, pacotes, ondas, gap, buracos, massa crítica.

  214. santanna

    “Era filho do Espirito Santo.
    (Targino, 22:51)

    Pô Targino, qualé??
    Cê estragou tudo no final!

  215. Reinaldo Pedroso

    03/02/2009 – 13:19
    Enviado por: santanna
    “Mulherada do blog: blog também é beleza! experimentem! (…)

    1. Faça um biquinho, deixando os lábios levemente abertos.(…)
    RESULTADO (…)” Será beijada.

    Reinaldo

  216. Tene Cheba

    Sempre achei, esse espaço algo singular, especial, algo nosso, de brigas, das sacanagens só aqui reveladas, brigamos, nos amamos, aquela poesia, aquele nosso mar, nosso vôlei, nossa rede, nossa cesta, tudo tão livre, imenso nível, mas vai acabar, em gêmeos ou touro, vai acabar.Esta, nossa praia, no mar calmo e sereno, daquele Sol infinito, que solicita o crepúsculo, vai se por.Vamos apreciar o breve brilho da Alma.

  217. santanna

    Glorinha,

    Ah tá, rs! Coisas da virtualidade!!
    Perfeita então a Sandra das 23:26:

    “Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
    Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!”
    (Fernando Pessoa)

    beijos!

  218. santanna

    Sandra,

    Hoje foi vc que ARRASOU!!!!!!!!!

    abraços

  219. Reinaldo Pedroso

    03/02/2009 – 22:05
    Enviado por: santanna (…)

    Uma vez perguntei ao meu Pai como era envelheder, e ele me respondeu exatamente com essas suas palavras… as janelas que se descortinam…(…)”

    BINGO!

    Beijo,
    Reinaldo

  220. Reinaldo Pedroso

    03/02/2009 – 21:36
    Enviado por: susan judia (…)

    Susan
    Afino com o Targino.
    Beijo,
    Reinaldo

  221. Reinaldo Pedroso

    Santanna
    “Entrevero” e “veneta” são termos muito usados por nós gaúchos.
    Reinaldo

  222. Ronald.

    84% de aprovação???
    Joseph Goebbels deve estar coordenando as pesquisas.

  223. Reinaldo Pedroso

    02/02/2009 – 17:58
    Enviado por: susan judia
    “O QUE EU SOU E O QUE NÃO SOU …
    Sugestões minhas (…)”

    Quáááá!!!!
    Reinaldo

  224. santanna

    Jorge Plato Platon, 14:01,

    Jorge, é isso aí… Hoje é tudo tão alucinantemente rápido, tudo tão rapidamente descartável, tudo tão apocalíptico… que realmente parece que nós mesmos não acompanhamos a realidade.
    No filme ‘O Sonho de Cassandra’, do Woody Allen, um personagem diz que ” a vida tem vida própria”, ou seja, muitas vezes ela nos foge totalmente ao controle, e hoje, parece que a própria “realidade” também criou vida própria! independente de seus “fazedores”. As “novas realidades” nos atropelam e vamos nos adaptando a elas aos trancos e não sei se lá muito satisfeitos…

    A propósito, segue interessante texto do Frei Betto.

    abraços

    Passeio Socrático

    Ao viajar pelo Oriente, mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos em paz em seus mantos cor de açafrão.

    Outro dia, eu observava o movimento do aeroporto de São Paulo: a sala de espera cheia de executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam. Com certeza, já haviam tomado café da manhã em casa, mas como a companhia aérea oferecia um outro café, todos comiam vorazmente. Aquilo me fez refletir:

    – ‘Qual dos dois modelos produz felicidade?’
    Encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei:

    – ‘Não foi à aula?’

    Ela respondeu: – ‘Não, tenho aula à tarde’. Comemorei:

    – ‘Que bom, então de manhã você pode brincar, dormir até mais tarde’.

    – ‘Não’, retrucou ela, ‘tenho tanta coisa de manhã…’

    – ‘Que tanta coisa?’, perguntei.

    – ‘Aulas de inglês, de balé, de pintura, piscina’, e começou a elencar seu programa de garota robotizada.

    Fiquei pensando: – ‘Que pena, a Daniela não disse: ‘Tenho aula de meditação!’
    Estamos construindo super-homens e supermulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados. Por isso as empresas consideram agora que, mais importante que o QI, é a IE, a Inteligência Emocional. Não adianta ser um superexecutivo se não se consegue se relacionar com as pessoas. Ora, como seria importante os currículos escolares incluírem aulas de meditação!

    Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias! – Não tenho nada contra malhar o corpo, mas me preocupo com a desproporção em relação à malhação do espírito. Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos: ‘Como estava o defunto?’. ‘Olha, uma maravilha, não tinha uma celulite!’ Mas como fica a questão da subjetividade? Da espiritualidade? Da ociosidade amorosa?

    Outrora, falava-se em realidade: análise da realidade, inserir-se na realidade, conhecer a realidade. Hoje, a palavra é virtualidade. Tudo é virtual. Pode-se fazer sexo virtual pela internet: não se pega aids, não há envolvimento emocional, controla-se no mouse. Trancado em seu quarto, em Brasília, um homem pode ter uma amiga íntima em Tóquio, sem nenhuma preocupação de conhecer o seu vizi­nho de prédio ou de quadra! Tudo é virtual, entramos na virtualidade de todos os valores, não há compromisso com o real! É muito grave esse processo de abstração da linguagem, de sentimentos: somos místicos virtuais, religiosos virtuais, cidadãos virtuais. Enquanto isso, a realidade vai por outro lado, pois somos também eticamente virtuais…

    A cultura começa onde a natureza termina. Cultura é o refinamento do espírito. Televisão, no Brasil – com raras e honrosas exceções -, é um problema: a cada semana que passa, temos a sensação de que ficamos um pouco menos cultos. A palavra hoje é ‘entretenimento’ ; domingo, então, é o dia nacional da imbecilização coletiva. Imbecil o apresentador, imbecil quem vai lá e se apresenta no palco, imbecil quem perde a tarde diante da tela.

    Como a publicidade não consegue vender felicidade, passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: ‘Se tomar este refrigerante, vestir este tênis,­ usar esta camisa, comprar este carro, você chega lá!’ O problema é que, em geral, não se chega! Quem cede desenvolve de tal maneira o desejo, que acaba­ precisando de um analista. Ou de remédios. Quem resiste, aumenta a neurose.

    Os psicanalistas tentam descobrir o que fazer com o desejo dos seus pacientes. Colocá-los onde? Eu, que não sou da área, posso me dar o direito de apresentar uma su­gestão. Acho que só há uma saída: virar o desejo para dentro. Porque, para fora, ele não tem aonde ir! O grande desafio é virar o desejo para dentro, gostar de si mesmo, começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor.. Aliás, para uma boa saúde mental três requisitos são indispensáveis: amizades, auto-estima, ausência de estresse.

    Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Se alguém vai à Europa e visita uma pequena cidade onde há uma catedral, deve procurar saber a história daquela cidade – a catedral é o sinal de que ela tem história. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constrói-se um shopping center. É curioso: a maioria dos shopping centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de missa de domingos. E ali dentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira pelas calçadas…

    Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinha de esperar dentista. Observam-se os vários nichos, todas aquelas capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas. Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Se deve passar cheque pré-datado, pagar a crédito, entrar no cheque especial, sente-se no purgatório. Mas se não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno…. Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do McDonald’s…

    Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: ‘Estou apenas fazendo um passeio socrático.’ Diante de seus olhares espantados, explico: ‘Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia: ‘Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz’.

  225. 50 anos de La Bamba.

    La Bamba
    Richie Valens
    Composição: Folclore Mexicano/ Adap.Richie Valens

    Para bailar la bamba,
    Para bailar la bamba,
    Se necesita una poca de gracia.
    Una poca de gracia por mí, por ti.
    Ay arriba y arriba
    Y arriba y arriba, por ti seré,
    Por ti seré.
    Por ti seré.

    Yo no soy marinero.
    Yo no soy marinero, soy capitan.
    Soy capitan.
    Soy capitan.

    Bam-ba-bamba,
    Bam-ba-bamba,
    Bam-ba-bamba,
    Ba…

    Para bailar la bamba,
    Para bailar la bamba,
    Se necesita una poca de gracia.
    Una poca de gracia por mí, por ti.
    Ay arriba y arriba.

    R-r-r-r-r, Ja! Ja!

    Para bailar la bamba,
    Para bailar la bamba,
    Se necesita una poca de gracia.
    Una poca de gracia por mí,por ti.
    Ay arriba y arriba
    Ay arriba y arriba, por ti seré,
    Por ti seré.
    Por ti seré.

    Bam-ba-bamba.
    Bam-ba-bamba.
    Bam-ba-bamba.

    O avião tem nos levado muita coisa boa.
    O pássaro da morte.

    Carlos Gardel.
    Agostinho dos Santos.
    Mamonas Assassinas.
    Glenn Miller

  226. Reinaldo Pedroso

    “DOENÇAS MORAIS E TARAS INATAS ADQUIRIDAS”

    “Doenças” Morais…?
    Taras Inatas “Adquiridas”…?

    Reinaldo

  227. Tene Cheba

    Lucidez, palidez. pálidas nuvens,
    pálidas pratas, pálidos pálidos,
    lucidez palidez,pálidos encantos,
    pálida e anêmica luz, gritos, uaares,
    mentas.me mintas esperanças,
    uivos, gritos, latidos, latas catadas,
    chicletes, cabelos e pentelhos.
    Mas, minha poesia nítida,
    minha Lua, minha fonte pálida,
    minha crase suprimida, os gemidos de dor,
    nove gêneros, nove notas musicais,
    dó ré mi, mai doi tu dei, nera vera,
    sem trema, sem chapéu, sem turbante,
    comer o chá e beber a tea, com o sedutor salgado.
    Trema acima do u,não mais.

  228. Reinaldo Pedroso

    Em algum post deste blog alguém perguntou se é possível conhecer mesmo alguém em blogs.
    Sim, basta ler criticamente o conjunto dos seus textos.
    Alguém pode não ser o que parece se avaliado pontualmente.
    Reinaldo

  229. Reinaldo Pedroso

    A principal causa da crise financeira e econômica é o capitalismo.
    Reinaldo

  230. santanna

    “Era filho do Espirito Santo.”
    (Targino, 22:51)

    Pô Targino, qualé??
    Cê estragou tudo no final!

  231. santanna

    Zé Youssef,

    Je suis desolée!
    Nenhum homem por aqui manifestou concordância com aquela minha opinião….! 😦
    Diante disso, daqui a uns 5 anos vou correndo pra uma clínica de botox!!!
    E em seguida, of course, fazer que nem a Madonna, arranjar rapidinho um Jesus pra chamar de meu!! 🙂

  232. FRANCINY CHEQUER

    oi

  233. Lombardi.

    A vida é assim mesmo, porém para aqueles que tem a emoção a flor da pele e amam, muitas vezes acabam por descobrir que não vale a pena ter opinião formada porque o argumento se dissolve ao ver uma imagem, sentir um odor, ouvir um lamento, perceber uma lágrima ou vestir outra roupa.
    Não adianta ser também uma ‘metamorfose ambulante’ simplesmente para se safar das culpas porém é salutar perceber que a certeza só existe na cabeça dos tolos.
    Se não houver um caminho a nossa frente melhor ainda porque caberá a nós desbravar, aplainar e direcionar até o próximo desemboque.
    Sobre as pedras de tropeço é bom que elas existam para que passamos retira-las ou passarmos sobre elas ou convivermos com elas para que aprendamos o que é sinergia.

  234. Neto

    A ministra dança COMEMORANDO O INFANTIC[IDIO cometido em GAZA. Em cada música que ela ouvia na boite, os moradores de Gaza ouviam o choro das crianças despeddaçadas pelas bombbas de fósforo e urânio. Era esta a reação desproporcional que Israel queria. Assim o mundo fica sabendo das verdades. Pena que nem todos os sites mostraram isto. O IG ficou devendo. Não mostrou. Pq? Ninguém do IG comentou. PQ? A alegria da ministra mostra tudo. E ela disse que foi pouco o que Israel fez em Gaza. É uma coisa nojenta esta imagem. Tão nojenta quanto às imagens das crianças despedaçadas. Alguém pode comentar????? Terra
    Notícias»Esportes»Diversão»Vida e Estilo»Terra TV»Sonora»Shopping»Dia-a-Dia»Comunidades»Chat»VC Repórter»BrasilCiênciaEconomiaEducaçãoMundoTecnologiaTerra MagazineVolta às AulasMais NotíciasCidadaniaJornais e RevistasPopularTrânsitoEnviar para amigos Comentar Terra
    Notícias»Esportes»Diversão»Vida e Estilo»Terra TV»Sonora»Shopping»Dia-a-Dia»Comunidades»Chat»VC Repórter»BrasilCiênciaEconomiaEducaçãoMundoTecnologiaTerra MagazineVolta às AulasMais NotíciasCidadaniaJornais e RevistasPopularTrânsitoEnviar para amigos Comentar

  235. Liliane

    As pessoas gostam de ler sobre o tempo. Também conheço algumas que curtem horóscopos. E sempre se pode falar da vida alheia. Arrasar personalidades publicas dá ibope. Enfim,…

    Espero estar ajudando, pois amo ajudar os outros.

    Aff.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s