50 anos de Cultura – A "Folha Ilustrada" comemora meio século de existência

 

O IMPÉRIO DAS MEIAS VERDADES 

New York – Brecht, o Bertold, assim como Chaplin, foram perseguidos pelo macartismo. Foram investigados por Hoover e foram blacklisted e perseguidos pela bruxaria. Também milhares de escritores, cineastas, atores acabaram nos fornos da perseguição! Muitos colaboraram, como sempre colaboram, e entregaram os outros para se SAFAR. No espetáculo (bem autobiográfico) “Rainha Mentira”  eu contava episódios sobre a minha própria família: odisséias nada simpáticas através do Terceiro Reich, que Ruy Castro e a Cia. Das Letras resolveram distorcer de tal forma num livro horrendo, que acabou por causar, indiretamente, a morte da minha mãe, poucos anos após o lançamento dele. 

50 ANOS DE ILUSTRADA. PÓS-TUDO

(50 anos de cultura) 

Recebi aqui o livro e estou até agora meio bestificado. Quero dizer, bestificado de uma forma boa. Muito boa.

A seleção feita por Marcos Augusto Gonçalves nos seis meses em que teve para cavar nos calabouços dos arquivos de 50 anos de cultura do caderno, resultaram num livro incrível e… Não posso deixar de REGISTRAR aqui a minha enorme gratidão pelo destaque dado ao meu trabalho e a essa figura que lhes escreve. 

Entre outras várias entradas e fotos, na página 236, por exemplo, fico lisonjeado em aparecer numa entrevista que o Otavio Frias Filho fez comigo em 1988 (caramba! O tempo!). Transcrevo um trechinho: 

Gerald Thomas e a Impossibilidade de Dizer” 

Arte é uma coisa menor. A ciência, hoje em dia, é muito mais artística do que a Arte, só que não é entretenimento. A Cibernética, a Matemática que se estuda de dez anos para cá é uma coisa muito mais artística. Ela é hoje o que o teatro foi para os gregos. Está para nossa civilização como Freud esteve cento e poucos anos atrás. Pela primeira vez a Física está usando termos místicos, falando de “a coisa”. Eles não têm coragem de falar em deus ainda, mas daqui a pouco vão admitir um deus, não por forças místicas, mas porque as equações derramam nisso aí. A Arte hoje em dia é uma arte de declamação e falha, inclusive, nisso, porque é adornada, decorada com artificiozinhos. Pegue qualquer pintura: ela não é a síntese da nossa existência resolvida nem a problemática da nossa existência por resolver.” 

(Janeiro de 1988) 

Tem mais, mas só transcrevo isso, porque já está ótimo. O livro é uma homenagem à cultura, a brasileira, se é que existe isso. Existe. A Santíssima Trindade do Teatro, como Nelson de Sá assim a batizou, está lá: Zé Celso, Antunes e eu. Eu e Bete. Bete e eu, o eterno casal. O casal que nunca se vê. Já não vejo a Bete há (desde que o Muro de Berlim foi erguido em 1961… ooops!) 

De resto, estou sem tempo para me estender numa grande coluna porquê, numa troca de e-mails ontem com o Vamp, questionamos o quanto vale o Blog, o quanto ocupa o nosso tempo ficar analisando o chat dos comentaristas entre si próprios. Ao mesmo tempo, o blog é para isso mesmo. As contradições e suas sombras, os nicknames e as pessoas iradas que parecem tudo saber, nada saber, curta memória e aqueles que curtem a memória. 

Jurei que não escreveria nada hoje, Domingo, dia de chuva em NY e encontros com gente do passado, e com uma papelada enorme aqui diante do computer. O quê? Como? Sim! Uma compilação de COLUNAS e artigos e mais colunas e peças escritas e livros de compilações de tudo e pós-tudo. 

Aqui, um trechinho de uma coluna que escrevi para as contra-capas do “Caderno B”, do JB, das terças (esta de 15 de abril de 2003, o ano em que voltei a morar em Londres): 

“…Quem lucra? Quem perde? É complicado. Uma nova ordem econômica mundial está se formando. Evidente que os americanos já estão com total controle sobre o petróleo iraquiano. Ao mesmo tempo, o Congresso Americano não debate mais as questões que estavam massacrando há seis meses (Enron, WorldCom, Inclone, AOL-Time Warner e outros escândalos corporativos). Os ingleses, que nunca aderiram ao EURO, se juntaram com os americanos e, ao que me parece, o alvo é continuar a procurar inimigo do “eixo diabólico”… Já que a Al Qaeda está aí e tudo que aconteceu foi o seguinte: já que não conseguiram, até hoje, encontrar o Bin Laden, foram atrás do Saddam Hussein.” 

Quem diria, quem diria… relendo isso 5 anos e meio depois não dá um CERTO CALAFRIO???? 

Caramba! Já escrevi em tantos jornais e de tantos cantos do mundo, desde Zagreb, Budapest, Miami, Tel-A-Viv, Tucson (Arizona), Munique, Chapada da Diamantina,  até sei lá onde. Me pego lendo colunas como “Sir Fernanda Montenegro” ou “Um ano sem Paulo Autran” ou “Doutor Sergio Britto”, o homem de teatro que me levou ao Brasil e a quem sou e serei eternamente GRATO – porque sei ser GRATO, SIM – sempre  e que me deu “Quatro Vezes Beckett” de presente em seu “Teatro dos Quatro”. 

Era uma versão de “Beckett Trilogy” daqui, aquela com o Julian Beck no palco. Sérgio me levou pro Rio uma, duas vezes. A segunda foi pra fazer o “Quartett”, de Heiner Mueller, com ele e Tonia Carreiro. Ambas as montagens nos renderam prêmios Moliere. 

Numa conversa com meu amigo Caetano Vilela, ele me dizia que o teatro não se prestigia mais; não existem mais prêmios e que os prêmios de hoje surgem de pequenas panelinhas. Eu ouvi, pensei e pensei de novo.

Tudo já foi mais glorioso. Deixei meu prêmio Moliere cair no chão de propósito e recusei a passagem em econômica da Air France porque… porque eu ia daqui de NY para Paris anyway, então para que ir do Brasil, apertado, sendo que aqueles QUINHENTOS MIL dólares de mídia que NÓS rendíamos a eles, por causa daquele evento (sendo os 6 melhores do país) não podia, ao menos, nos render assentos em classe executiva? (Um ano depois de meu protesto, parece que virou executiva, sim) 

Este livro me traz muitas memórias. O Brasil precisa delas. Um país que quer apagá-las, como o Incêndio do Teatro Cultura Artística, o fogo mais metafórico da história. 

Obrigado, galera, por terem deixado ser quem eu sou!

Somando e dividindo tudo, só tenho mesmo a dizer:

OBRIGADO, estou super de BEM com a vida!

 

Gerald Thomas

 

(O Vampiro de Curitiba na edição)

Advertisements

298 Comments

Filed under artigos

298 responses to “50 anos de Cultura – A "Folha Ilustrada" comemora meio século de existência

  1. sol - sampa

    Ontem assistindo a um documentário lindíssimo do Domingos de Oliveira sobre Dr.Sérgio Brito -o homem que esteve na vanguarda de toda a história do teatro brasileiro – Ele falou de “Quatro vezes Beckett” e da sua arte Gerald.Voce é muito importante prá nós e não é só pelos Moliéres e seu talento indiscutível é pela “pessoa” entende? Voce é ar, oxigênio no teatro. Voce pirou nossa cabeça e continua pirando,no sentido de mexer ,perturbar, tirar do torpor.Sou muito admiradora do teu pendamento.Bom final de domingo.Um forte abraço.L

  2. Sandra

    A matemática e a física não podem se ver além delas, Gerald, assim como não podemos ver, no espelho, além do que ele reflete. Mas a física e a matemática podem ver que são limitadas. Não dá para chegar a Deus através delas. Talvez com a arte…

  3. Nina

    Obrigada vc! por tudo e tanto

    e ultimamente por possibilitar incríveis blog-conversas

    tua citação de 1988, Gerald Thomas e a impossibilidade de viver, é surpreendente, pois completamente atemporal…. estamos vivendo isso hoje de forma mais forte… é o deus ciência em carne e osso, e palavras, e diretrizes, e dizendo cada vez mais o que devemos ou não fazer com nossas vidas…

    Obrigada sr. Gerald Thomas por ser quem vc é.

  4. Sandra

    “OBRIGADO, estou super de BEM com a vida!”

    Que lindo, Gerald!!!!!

  5. Sandra

    “Quem diria, quem diria… relendo isso 5 anos e meio depois não dá um CERTO CALAFRIO???? ”

    Dá sim…

  6. Nina

    Engraçado…
    o teatro hoje não é tão glorioso

    o teatro bom prá mim hoje, o único que eu vou, é nos porões da praça Roosvelt, onde travestis são atores e peças incríveis são encenadas sem menhuma “gloria”….

    mas… ainda assim, apesar de gostar muito, não tocam minha alma como as peças de GT. É surreal porque se comunica com algo em nós que é absolutamente incomunicável com palavras. Não sei onde vai, mas percorre um lugar que nos é estranho a nós mesmos.
    Como sabe onde é Gerald? Como sabe… incrível

  7. Sandra

    “Arte é uma coisa menor”
    Não é não, querido. O Criador é um artista!!!

  8. Sandra

    Como você!

  9. Nina

    sim Sandra

    dá um enorme calafrio….

  10. Luciana

    “Pitagoras teria chegado a conclusão de que todas as coisas são números através, inclusive, de uma observação no campo musical: Verifica , no monocórdio , que o som produzido varia de acordo com a extensão da corda sonora.Ou seja, descobre que há uma dependência do som em relação à extensão , da música(tão importante como propiciadora de vivências religiosas estáticas)em relação à matemática.”

  11. Luciana

    A pessoa que trás algo novo ao mundo é criadora, seja no campo artístico, científico,etc,etc…

  12. Caramba, e lembrar daquele comovente quartett com a Tônia e o Sérgio. Um dos momentos mais belos do teatro carioca. Fiquei aqui tentando recordar…. bom pra caralho!

  13. Luciana

    L’art est un mensonge que nous permet de dévoiler la vérité.

    J’ai mis toute ma vie à savoir dessiner comme un enfant.

    Picasso

  14. Parabénsssss! voce vê mil anos luz mesmo! Sir Gerald über Thomas voce merece! beijos da Rô e cia.

  15. amina

    “A ciência, hoje em dia, é muito mais artística do que a Arte, só que não é entretenimento.”

    Achei esse trecho de entrevista extremamente interessante. Engraçado porque quem faz arte também tem uma relação científica com aquilo. É um estudo o tempo inteiro. É matemático também, principalmente para os que querem inventar a roda. E ainda mais hoje, que já existem todos os manuais e sistemas para salvar qualquer ator, diretor, dramaturgo ou o que for que seja medíocre.
    Bem, essa arte científica só deve mesmo estar na onda de um mundo em que a ciência cumpra sim essa papel que era da arte. E é muito louco isso… o teatro veio da religião, tinha esse papel divino. A ciência, pelo menos no mundo ocidental, era algo que fugia exatamente das explicações divinas… mas agora pode chegar perto de se encontrar com a própria religão.

    Enfim, fiquei querendo ler o resto. Terei que ler o livro. rs

  16. Luciana

    Ma mère me disait:

    “Si tu deviens soldat, tu seras général.

    Si tu deviens moine , tu será pape.”

    J’ai voulu être peintre et je suis devenu Picasso.

  17. amina

    A ciência não é propriamente entretenimento. Mas é o que propícia os novos entretenimentos.
    E é através da ciência que o homem hoje tenta fugir ou aceitar o que ele mais teme… a morte. E no fim ta tudo ligado a isso mesmo, né? Religião, arte… tudo tentando fugir da morte em suas várias formas.

  18. Tene Cheba

    O jornal que mais me marcou foi o JB, e o seu caderno B, um jornal tão bem concebido, que quando passava pela sua antiga sede na Francisco Bicalho, ficava olhando aquele prédio enorme, que produzia tudo que eu precisava.Comecei a lê-lo por influência do meu Pai, que gostava do O Globo, com meus trocados aos onze ou doze anos comprava o Jornal do Brasil, e lia tudo que gostava, a Física começava ali a ter notícias, e eu lia, não sei por que razão não me formei em FÍsica, talvez pelo Velho.
    É duro, relembrar o passado com fontes e fotos, é duro folhear um passado tão rico e tão inocente. Ilustrada comecei a ler no meu exílio, mas o caderno que mais apreciava era o Mais!, não sei se continuam produzindo, a internet rifou os meus hábitos.A Folha é um Senhor jornal, um senhor site, o Ilustrada concentra muito do nosso tempo cultural. Retrospectivas e albuns de família sempre me deixam muito mal.

  19. Sandra

    Eu me lembro quando a Folha veio com uma tirinha amarela dizendo: Use amarelo pelas Diretas-Já
    Comecei a chorar e disse: Que lindo! A Folha veio colorida!

  20. Sandra

    A transição do mundo cinza e silencioso para o mundo caótico das cores e ruídos da Internet.

  21. Biquei

    Estamos frente ao racismo ou constatação.

    Barack il mulatto

    http://www.corriere della serra.com.
    Scritto da: Rocco Cotroneo alle

    In Brasile, e in quasi tutta l’America Latina, Barack Obama non è un nero o negro (termine quest’ultimo che non ha connotazioni razziste in spagnolo e portoghese), ma un mulatto. Di madre bianca e padre nero. Per un noto processo di autorazzismo, Obama in Brasile si definirebbe addirittura un “moreno”, cioè un po’ più bianco di un mulatto. “Ho molti amici mulatti”, disse una volta Ronaldo, il calciatore, facendo intendere che lui, dalla pelle in effetti non troppo “abbronzata”, si considera sufficientemente bianco da considerare “mulatti” gli altri.
    Quando si parla delle quote nelle università, c’è sempre qualcuno in America Latina che si alza e ricorda che definire chi è nero e chi non lo è, in questo calderone di sfumature cromatiche, non è così facile come negli Stati Uniti.
    In una bella intervista su Repubblica di oggi lo scrittore Gay Talese fa notare che la vera rivoluzione, più che l’elezione di Obama, l’hanno fatta i suoi genitori, sposandosi nell’America razzista e intollerante dei primi anni Sessanta e mettendo al mondo un “mulatto”.
    Perchè allora la parola “mulatto”, la più corretta, è assente dalle cronache di questi giorni? Semplice, perchè negli Stati Uniti non si usa, sennò vengono in mente i brasiliani. Perchè la netta separazione delle razze non è solo un fatto numerico (rispetto all’America Latina, ci sono meno incroci), ma è figlia anch’essa del razzismo, che si rifiutava di ammettere, chiamiamoli così, persino gli stadi intermedi. Oggi la questione terminologica è in parte superata, grazie all’avvento del termine “afroamericano”. Nel caso di Obama ci sta tutto, perchè lui è davvero figlio di un africano e di una americana. Ma è un caso. Anche se fosse stato figlio di due cittadini nati e vissuti negli Stati Uniti lo si definirebbe così. Ma Obama è e resta un mulatto, per la gioia e l’orgoglio di milioni di latinoamericani.

  22. Tene Cheba

    O tempo tem uma esquisita conexão, que se manifesta somente através do observador, como a nossa capacidade está restrita ao passado, percebemos o tempo pela saudade, pela distante saudade dos vivos, que hoje jaz em algum lugar.Triste constatar a frieza dos ateus, triste não poder usufluir plenamente da ilusão, não poder acreditar em algo mais, na reedição da minha existência.Quem sabe, como diz o artigo, que os Físicos constatem que aquela alguma coisa é alguma coisa mesmo, e não mais equação que quase explica tudo, inclusive a mim.Quem sabe, conforme o texto Deus exista, mas para isto se tornar realidade, dependemos da clarevidência dos Físicos, ao constatarem que aquela igualdade não tem solução, não se explica, indeterminada, mas não impossível, simplesmente porque existe, sendo portanto possível.Os Padres, os Monges, os Pastores, os Rabinos, os Clérigos, tantos milênios cultuando o nada, tantos Totens criados, tantos tabus onipresentes.Só não compreendo a razão do nosso racionalismo ter sido sempre tão submisso as nossas ilusões.

  23. A ciência, as tecnologias estão na arte como ferramentas, a recíproca
    é mais ou menos verdadeira. A arte depende muito mais de conceitos
    científicos, que a ciência depende da arte.
    Se Deus criou o mundo, primeiro ele criou a matemática.
    O mundo, fora da ciência é muito subjetivo. Tem universidade
    ensinando o criacionismo, tem PHD defendendo o criacionismo.
    O que é cultura, anos e anos de estudo em cima de um determinado
    tema para depois defini-lo de forma equivocada de acordo com
    seus princípios filosóficos. Ciência não é filosofia,
    embora seja enquadrada como tal, não é sofisma.
    Ciência é evolução, a procura da verdade, do conhecimento.
    Tudo que possa ser provado, medido, equacionado, é ciência,
    o resto é suposição, subjetividade.

  24. Sandra

    “Pegue qualquer pintura: ela não é a síntese da nossa existência resolvida nem a problemática da nossa existência por resolver.”

    Eu não disse que você procurava MUITO mais do que o espelho lhe mostra?

  25. gthomas

    A todos
    volto mais rapido possivel

    aqui sao quase 7 da noite: agradeco a todos pelos comentarios

    ainda nao pedimos capa ou home pro IG por ser domingo

    amanha, espero acordar cedo (fuso horario…menos 3 horas aqui) pra poder promover um otimo debate sobre cultura nesse blog

    nesse meio tempo, deem um pulo no Blog do Reinaldo e se DIVIRTAM com o esporro que ele da no Saramago!

    GENIAL

    LOVE
    G

  26. O que o espelho mostra não é real.
    Eu quero ver o que esta atrás do espelho,
    aquilo que ninguém viu.
    Para mim não interessa ver o que todo mundo vê
    ou pensa que vê. Eu quero desbravar o novo mundo.
    A minha terra não se assenta em cima de 4 elefantes.

  27. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal mandem ver nos comentários! O Gerald já volta, mas eu estarei liberando até ele voltar.

  28. O Vampiro de Curitiba

    Esse livro da Folha já esta à venda, acho que vale a pena conferir.

  29. Luciana

    Tene

    E será que o racionalismo também não é uma ilusão, quem disse que a realidade é como a razão nos mostra…ela é incompleta no meu ponto de vista.

  30. Luciana

    Nem toda arte é entretenimento.A televisão, cinema podem em algumas de suas manifestações ser arte , mas a definição de arte é mais ampla, não a consideraria somente um entretenimento.

  31. Luciana

    E pq o Reinald está dando esporro no Saramago…o que o homem fez para ele

  32. Luciana

    Será que Leonardo da Vinci se vivesse hoje em dia pintaria como pintou.A própria ciência já não lida mais com o mundo imediato e pq a pintura deveria continuar assim…

  33. Luciana

    Tudo é subjetividade.

  34. Luciana

    Leonardo da Vinci, falou que a pintura é uma coisa mental.

  35. amina

    luciana

    a razão forma a realidade e a ilusão.
    os sentimentos e a subjetividade só existem porque a razão existe.

  36. Luciana

    Será que a ciência substituirá a arte, será….ciência é ciência, podemos utilizar a ciência como pesquisa para arte , mas ciência implica no que está fora de mim, e arte também é a manifestação do que ocorre dentro de mim.A pintura é uma linguagem, como o teatro, a música,a poesia…

  37. Tene Cheba

    Nunca saberemos se existi outras civilizações em outros planetas no Universo, portanto geometricamente não estamos no centro do Universo, porém sob o aspecto evolutivo somos a sua maior singularidade, e assim sendo somos o seu centro.Freneticamente cientistas buscam vidas passadas em Marte e Europa, vestígios, qualquer coisa que para que possam inferir vidas em outros sistemas solares.A constatação de que estamos sozinhos, impactará, filosoficamente, cientificamente, no mais absurdo ato do acaso.Se nenhum buraco de minhoca, única janela possível para atalhar o tempo for possível, e parece que não é, dado que os campos envolvidos são enormes, absurdos, estaremos fadados a nos suportar para todo e sempre.Enfim, ONVIs não existem, porque a luz não deixa.

  38. Luciana

    A subjetividade engloba tudo isso amina.

  39. Luciana

    Tene

    Já ouvi cientistas renomados dizerem sim na possibilidade de vida sim em outros pontos do universo, ou de outros universos, onde há a possibilidade de encontrar vida talvez mais evoluídas que a nossa n o planeta terra.

  40. Luciana

    Acredito na possibilidade de vida em outros planetas , não na nossa galáxia, mas em outras..

  41. Luciana

    Imagina se alguém dum futuro bem distante, de repente, estivesse entre nós.Como reagiriamos a sua presença…será que o aceitariamos, ou achariamos ser mais um lunático

  42. Tene Cheba

    O Homem pode ser avaliado por dois indicadores, Quociente intelectual e Quociente emocional, ambos definem aproximadamente seu perfil. Emocional, capacidades abstratas, capacidades de decisões.O que é isto?Talvez as arestas do cubo, cujas as equações só admitem soluções no corpo dos complexos, (esta não é minha, pesquei em um Blog sobre ciência, Idéias Cretinas, ótimo), arrebentem de vez com as quatro dimensões.que conhecemos, e então poderemos modelar o nosso abstraísmo.Eu sei lá.

  43. Gerald, você e a mente coletiva … Você cutuca a ferida, hein?

    Você me lembra muito o Bunuel … Obrigado por você existir! Gênio, louco; filósofo, formador de opinião; rebelde com ou sem causa (rs) etc…. parabéns!!! Você chegou lá! Sabe quem é! Auto-conhecimento é tudo de que precisamos nesta vida!

    Hum … Tene Cheba, e Targino Silva: ótimas colocações, as suas!

    Engano-me ou vocês cá estão a discutir ciencias exatas e/ou ciencias humanas? Antes que me esqueça (rs) … já provaram que o ovo nasceu primeiro do que a galinha; idem para a velha discussão do sexo dos anjos (anjos? existem?) e por aí vai …

    Legal essa pendenga toda! “Tudo que possa ser provado, medido, equacionado, é ciencia – o resto é suposição, subjetividade” … Perdi-me com a teoria da relatividade de Einstein? Bem, de subjetividade … acho que entendemos um pouco, todos nós, não é mesmo?

    Ciências de modo geral, quer as chamadas exatas ou humanas, são nossas estratégias de sobrevivencia. O modo como nos situamos no mundo, pensamos e interagimos com os outros nos motiva a criar, inventar, questionar, descobrir, etc…etc…

    Afinal, se ignorássemos êsse ôba-ôba existencial todo, iríamos morrer de tédio … esperando a morte chegar, não? E, cá entre nós, sabemos que somos finitos biológicamente – essa verdade inconteste é a “verdade verdadeira” – não é “mentira de mentirinha” (rs) não! Finitude biológica – incomoda essa certeza?

    Ih! Incomoda, sim! Montão! Mesmo que pensemos já ter obtido o visto de permanencia por bom comportamento em …algum lugar por aí, etc… etc…

    Ciencias … O “sofrimento pensado” do onipotente homem o impulsiona na criação do novo (fantástico!!!). O “sofrimento” em si não cria nada; pode ser, ou não, simplesmente o elemento propulsor das mudanças (aprendizado de vida, empatia, coragem, liberdade, sabedoria, ambição, etc…).

    Ciências … Artes de modo geral e a subjetividade: aí estão traduzidos o nosso estado de “espírito” (mente, psique, alma, etc…) e a ótica pela qual vemos e sentimos o mundo, a vida!!!

    Vivamos, então, pelo menos como “bons cidadãos” …

  44. Tene Cheba

    Susam Judia, a galinha nasceu primeiro, lógico, a ameba foi o seu primeiro galo, lógico de novo.Não sei em quê, pode-se atribuir a discussão do sexo dos Anjos.Psique, explique isto melhor, falando também em alma, claro? Aposto que é o Annymous.

  45. Tene Cheba

    Chega, vou para blogânamos anônimos, as reuniões acontecem em uma caverna, nem pinturas ruprestes tem por lá, para não despertar compulsões.Até a próxima recaída.

  46. Luciana

    A ciência é feito por quem , pelo homem, então é subjetiva, Entendo subjetividade tudo que está contido no sujeito.Isso é subjetividade.Pode ser a subjetividade de um cientista, de um artista,subjetividade de qualquer pessoa, o cientista usa sua subjetividade para entender o mundo que o cerca, então tudo é subjetividade.De onde vem a filosofia de Pitágoras, seria do grão da areia da praia, quem sabe….é fácil ficar ridicularizando tudo o que eu escrevo ,assim até eu posso ridicularizar tudo o que escrevem aqui, o que vcs querem com isso,
    Acho o trabalho de Picasso geniais, mas certamente ele deveria ser um chato, muiiiiiiiiiiito chato, chato de ficar se achando o máximo e dizendo o tempo todo isso, isso é chatérrimo……o convívio com ele devia ser um porre.Eita homem chato esse Picasso.

  47. Rio Maynart

    “Gerald Thomas e a Impossibilidade de Dizer” … Mas você sempre diz a impossibilidade de dizer, Gerald. Você DIZ, SIM!!! Você vomita com a sua arte aquilo que ninguém quer que seja dito. DIGA, SIM, Gerald!!! DIGA TUDO!!! DIGA TODA A VERDADE!!! Amo a sua ousadia!!! Você, pra mim, Gerald, é o próprio verso do Pessoa : ” Que, da obra ousada, é minha a parte feita: O por-fazer é só com Deus.”
    Obrigada a você, Gerald, que nos dá tremendos toques; que, às vezes, também nos causa calafrios; outras vezes é como um choque elétrico d’uma descarga de 5.000 volts.

  48. Luciana

    Vivamos como bons cidadãos….ahahahhahahahahahhah Susan, vc bebeu hj….só pode.Sim, a liberdade é fundamental para a criação.

  49. Luciana

    O que vc quis dizer com isso, vivamos como bons cidadãos….. não é questão de ser bom cidadão, Susan, a questão que cada pessoa reflete aquilo o que tem dentro de si, se alguém tem só coisas que vc considera boa no sentido careta, vai ver é o jeito dela, é algo natural…não imposto.Ou uma pessoa muito madura, e não uns que acham maduros e são uns infantilóides .
    Vi um filme sobre o Picasso, e tinha um cena onde mostrava o que ele fazia quando não satisfaziam suas vontades, ele virava um bebezinho mimado, chatinho…se atirava no chão e chorava…

  50. Cristina

    Eu não gostaria de ter um blog, deve dar um trabalhão filtrar e ler todas as mensagens; se deixar sem filtrar o blog vira uma bagunça com um participante insultando o outro, acaba perdendo o propósito, que é discutir idéias, mas gosto de conversar nos chats dos blogs, mesmo nos sem censura, substitui uma conversa de boteco. Leio e escrevo em chats na internet há mais de 10 anos, às vezes fico mais num blog, como neste, que entrei e fiquei, até meio que abandonei outro chat que eu entrava que estava ficando muito chat(o), estou gostando da blognovela, gostei dos temas debatidos e gosto das provocações do Gerald Thomas.
    É verdade tudo já foi mais glorioso, Jorginho Guinle dizia que o mundo ficou cafajeste, antigamente havia mais glamour, vivemos numa época onde até a riqueza ficou medíocre, massificada. Havia um respeito por tudo, que hoje em dia não há.
    Obrigada a você Gerald por dedicar parte de seu tempo a nós.

  51. Cristina

    Estou com o livro “A física da Alma” do físico indiano Amit Goswami, que ainda não li. A física e a matemática aplicadas têm tudo a ver com as artes e tem tudo a ver com Deus, já dizia Pitágoras, e toda pessoa criadora está em contato direto com Deus ( ou com o Diabo), a imaginação é um dom divino.
    Talvez a arte seja a técnica e a ciência a procura do belo e da evolução do ser humano. Seria descobrir o belo platônico dentro de nós, ser bom naquilo que temos talento.
    Vejo Deus na Natureza, num tié sangue pousando numa planta, ao ver a planta crescer, ao ver a lua se por no mar, deixando um rastro prateado nas águas. Vejo Deus também nas belas criações humanas, como, por exemplo, no concreto embelezado de Niemeyer.

  52. Cristina

    É estranho que até pouco tempo atrás, na época onde havia glamour e respeito, as pessoas matavam e prendiam por causa da opinião, expressão ou do pensamento político. Hoje é possível dizer quase tudo no Brasil, desde que não se ligue para as reações contrárias e energias negativas.
    Li o comentário do Reinaldo Azevedo sobre Saramago, acabei de ler “Ensaio Sobre a Cegueira” e também critico o ganhador do Nobel, que imaginou uma cegueira portuguesa com certeza, e o Saramago não gosta das mulheres, a única que enxerga no mundo imaginado por Saramago é a mulher do médico, isto é, está imune à cegueira, mas ela não reina, mente para todo mundo que não vê, só para ficar ao lado do marido, sem comentários não dá para contar o livro. Reinaldo Azevedo não deveria comparar Paulo Coelho com Saramago, o brasileiro tem imaginação melhor, é mais positivo, se ele fosse escrever uma utopia não seria tão negativa como a do Saramago, o mago brasileiro é otimista e gosta das mulheres. A cega do Paulo Coelho enxergaria mais que o resto da humanidade, enxergaria a alma de todo mundo.

  53. Cristina

    Observem senhoras e senhores, Paulo Coelho está na capa do livro dos 50 Anos da Folha Ilustrada. É leitura obrigatória. Para quem nunca leu o mais famoso best seller brasileiro recomendo “Verônica Decide Morrer”.

  54. Biquei

    Aqui a prova oferecida pelo próprio poder de monopolizador da justiça estatal.
    Começa hoje em São Paulo, o projeto Conciliar, único meio de fazer a Justiça Estatal trabalhar.
    “O juízo conciliatório é perfeitamente factível de ser executado no âmbito de uma Justiça privada ou Justiça Arbitral, tendo como benefício o jurisdicionado à celeridade que pode ser implementada pelas próprias partes, longe do ‘RANÇO” dos interesses corporativistas da toga oficial.
    Possível de ser efetuadas, com maior celeridade e com um custo, de um terço menor, basta que se repasse a Justiça Arbitral.
    Talvez apareçam os iluminados calcados na teoria do caranguejo, de que o acordo aprazado entre às partes, no juízo arbitral, não tenha o mesmo valor, pelo fato de não ter sido acertado frente aos iluminados da toga.

  55. Paulo G.

    A couple named George and Christine had been engaged for years and had put off their wedding day repeatedly because George’s work was so important to him he didn’t feel he could take any time off even for a honeymoon. Finally, however, Christine’s constant prodding made him weaken and they were married. They were all set to drive off to Hollywood on their honeymoon when George got a phone call from his boss.
    “Yes, sir,” George said, “I will be right there.”
    “But George,” wailed Christine, “what about our honeymoon?”
    “I am sorry, honey,” he said, “it can’t be helped. There is an emergency situation at the office and I am the only one who can take care of it. I will tell you what: you drive out to Hollywood as we planned and I will catch a plane after things are straightened out and meet you there.”
    “But what if I arrive before you do?” she asked. “What can I do about our honeymoon?”
    “Well,” George replied, “just begin without me.”

  56. Paulo G.

    Doris, Carol and Maria were arrested and brought into night court.
    The judge looked at Doris and she rolled her eyes and exhibited her legs.
    “What is your business?” the judge demanded.
    “Well, Judge,” she cooed, “I am a dressmaker and this awful cop….”
    “Thirty days!” interrupted His Honor.
    Carol was called and she tried the weeping stunt. “Ah, Your Honor, I am a respectable dressmaker with a family to support, a crippled mother and a dying baby.”
    “Thirty days!” rasped the judge.
    Maria was called to order and the judge asked, “What is your business?”
    “I am a whore,” she answered.
    “How is business?” he asked.
    “Just lousy,” said Maria, “what with all these dressmakers around!”

  57. Nina

    Bom dia a todos!

    só passei prá olhar, mas dizer que o Paulo Coelho é melhor que o Saramago é pecado, vc vai para o Inferno pelo caminho de Santiago Cristina, e lá existem fadas e gnomos do mal que irão te aterrorizar.

  58. Cada morte que ocorrer em Santa Catarina por exclusiva falta de recursos, vai ter o carimbo na testa do morto com o nome do responsavel ” L U L L A “………………. Vejam a verdade dos fatos:…………… A Medida Provisória assinada pelo presidente Lula tem apenas um item com recursos carimbados para Santa Catarina. São os destinados à recuperação do Porto de Itajaí. O deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) afirmou que está preocupado com a declaração da ministra Dilma Roussef, no Rio de Janeiro, onde afirmou que a liberação dos recursos será condicionada. Mas não disse a que. O deputado vem percorrendo os municípios atingidos e falando com os prefeitos. Pretende sugerir emendas coletivas à MP das Enchentes para garantir recursos aos municípios. O prazo para apresentação de emendas parlamentares no Congresso termina às 18h00 horas de terça-feira.

  59. Biquei

    ALIBARBUDO enganou o MST,braço,……, do PT.

    http://www.Elpais.com.

    La asignatura pendiente de Brasil

    Lula no ha cumplido su promesa de un reparto justo de tierras cultivables

    Afrontar dicha reforma significaría acabar con una de las mayores injusticias que aquejan a este gigante económico: La situación actual apenas ha cambiado, y Brasil, en sus 500 años de historia, nunca ha dividido la tierra, que continúa en las manos de unos pocos privilegiados.
    Es el único país, con un inmenso territorio bajo su control, que mantiene una distribución de la tierra semejante a la de su fundación, la realizada durante la colonización portuguesa, que concedió a un pequeño grupo las famosas Capitanías Hereditarias, inmensos latifundios cuyos propietarios podían a su vez distribuir a su antojo. La tierra no se podía ni vender ni comprar.
    En este momento existen en Brasil 27.556 latifundios con más de 2.000 hectáreas cada uno, lo que supone el 43% de la tierra, la mayoría de ellos improductivos. “Conmigo no necesitaréis invadir las tierras porque yo os las voy a dar”.
    De esa forma, los Sin Tierra continuaron invadiendo tierras no cultivables e incluso cultivables en mayor número que con el Gobierno anterior del ex presidente Cardoso.
    El lobby más poderoso en el Parlamento brasileño, un número de diputados capaces de paralizar cualquier votación, lo constituyen los llamados ruralistas, defensores del actual sistema de latifundio.
    Los Sin Tierra responden a estas críticas acusando al Gobierno de no cumplir las promesas a los campesinos de facilitarles los prometidos instrumentos de labranza y créditos para las explotaciones. Mientras tanto, los conflictos en el campo no disminuyen, y cada día las crónicas hablan de muertes causadas en enfrentamientos con los colonos, que, armados hasta los dientes, responden con ametralladoras a las piedras y hoces de los Sin Tierra.

  60. Cristina

    A imaginação do Paulo Coelho é melhor que a do Saramago, no sentido de ser mais positiva e otimista, não tem fadas e gnomos nos livros de Paulo Coelho.

  61. sol - sampa

    Sem a arte não há trancedencia fica tudo muito curto muito limitado.Só a arte pode alterar estados de conciencia.Só o abstracionismo dá chance de continuidade ao teatro.L

  62. O Vampiro de Curitiba

    Me perdoem pela falta de, digamos, sensibilidade. Mas comparar Paulo Coelho com Saramago é o mesmo que comparar Lula com Chaves: É tudo lixo!

  63. Nina

    Desculpe, discordo Cristina…

    Em imaginação Saramago é mestre.
    Positividade, otimismo, energias não fazem a minha cabeça, acho palhaçada. Não desmerecendo o autor que é um tremendo de um marketeiro de primeira, acho seus livros um porre descomunal.

    Mas esse é o tipo de coisa que não se discute, né? Gosto é gosto mesmo quando é um desgosto.

    Mas Saramago é Saramago, apesar de chat de ler, difícil de ler, o cara é genial.

  64. Nina

    pq Saramago é lixo Vamp?
    fiquei curiosa

  65. O Vampiro de Curitiba

    Nina, gosto é gosto, tudo bem. Na minha modestíssima opinião, Saramago é bom quando a gente tem 15, 16 anos de idade. Depois precisamos de algo mais refinado, mais inteligente, mais sutil.

  66. Cristina

    Já li uns cinco livros do Paulo Coelho e apenas um do Saramago, não posso generalizar a obra do escritor português apenas pelo “Ensaio Sobre a Cegueira”. Considero Saramago um homem culto, gosto quando ele aparece na TV, até consegui ler seu livro até o fim, mas eu não gostei da forma como ele tratou a cegueira e nem de sua metáfora com a brancura, seja ela qual for, a doença causa uma brancura na visão e é contagiosa. Havia a turma dos bonzinhos e a turma dos mauzinhos, e entre os bonzinhos tinha esta mulher portuguesa, com certeza, que enxergava, coitadinha, mentiu que também havia cegado para não ser explorada. Vocês acham que as mulheres são tão dependentes? A moral da estória do Saramago é a seguinte: em terra de cegos se a mulher tiver os olhos, não adianta muito.

  67. Nina

    Saramago não é só lixo, e um demente apoiador de Hitler, Stalin, Mao e Fidel que juntos conseguiram uma marca inedita no mundo, mais de 100 milhões de mortos, é só um LIXO ao quadrado, ao cubo .

  68. O Vampiro de Curitiba

    Eu li quase todos os livros do Saramago. “A Caverna”, por exemplo, é plágio de um escritor gaucho, que não me recordo o nome. O que até valeu a pena ter lido foi um livrinho chamado “Objeto Quase”, ou melhor, “Objecto Quase”.

  69. Cristina

    Para falar a verdade leio pouco livro de ficção, particularmente, como entretenimento, considero Paulo Coelho melhor que o Saramago. Paulo Coelho é depreciado por parte dos leitores brasileiros, não valorizam sua cultura e sua arte, mas ele é um escritor bastante talentoso, tanto que vende horrores. Saramago também tem bastante talento para escrever, e também vende e ganhou o Nobel de Literatura.

  70. O Vampiro de Curitiba

    Cristina, todos, ou quase todos os livros dele, ficam nessa mesma infantil briguinha entre os bonzinhos e os mauzinhos. Desde o “Levantado do chão”, um dos primeiros, até esses últimos.

  71. Nina

    Nossa… calma calma minha gente….
    lixo? 15, 16 anos… Vamp!

    vou expor minha também humilde opinião pessoal sobre o tal ensaio:

    E de cegueira branca é feito o escuro.
    O que é normal, o que é possível, o que é real? Ser normal é ser incluído, ser aceito. Ser comum é ser banal, é ser mediano. Assim, posso ser. As paixões não me permitem ser, me possuem, me desnudam, melhor, tudo controlar. Da transgressão aos caos, que a alma seja normática. No mundo dos cegos de Saramago, a linguagem é muda. Não gostaria de discorrer sobre toda essa questão da transgressão associada ao declínio do nome do pai na sociedade contemporânea como suporte para a lei simbólica, nem porque a mulher do médico é uma heroína que limpa a bunda de seu marido, que trepa com a prostituta cega em meio ao caos, nem porque quando tudo está novamente em paz, o lindo casal faz amor em sua cama, em sua casa, quase que sem se mexer. E o estupro coletivo se contrapondo ao banho de tres mulheres nuas e brincando na água, também se revelam complementares. A ética, a ordem, a moral, o tal do bom senso, estão ligadas a uma ideologia social, ou a uma certa civilidade. Sem ela somos apenas caos. Seres do caos. Transgredir, é não aceitar esta ideologia social. Nem sempre é algo ruim, transgredir é arte, transgredir é resistência. Transgredir, como diz um amigo italiano é responsabilidade, e neste sentido, apenas humano. Cito Jurandir Freire Costa: “A Arte é um meio legitimado pela moral dominante de gozar com aquilo que seria proibido, caso fosse exposto no conteúdo das fantasias individuais”. Assim a arte de Saramago é transgressora, ao meu ver.
    Retornando a cegueira branca, conservação e transgressão são tratadas como porções de um mesmo conteúdo. Belo filme, onde o tema do desamparo encontra um escape na autopreservação. O laço social que pode ser destruído, também pode ser reconstruído. Lindo isso, é claro, estou sendo sarcástica. A criação da ordem pela desordem, é fonte de evolução. (hahaha, desculpe… adoro pedir desculpas, é a forma mais covarde de transgressão).
    Sobre o bem e o mal, a discussão é interessante e intensa: A pessoa em estado de auto-satisfação, sem autocrítica, pode abolir suas inibições, sentimentos de consideração pelos outros e autocensura. Sermos “civilizados” é o preço que se paga pela inibição dos instintos. E é alto.
    Enfim, filme lindo, fotografia com uma claridade que incomoda, porque deve incomodar mesmo. Fico com a claridade da cegueira diante da escuridão da clarividência.
    Não há lugar, não há nomes, não há identidade na história. Somos nós, em nossa própria barbárie.

    do livro:

    “Tão longe estamos do mundo que não tarda que comecemos a não saber quem somos, nem nos lembrámos sequer de dizer-nos como nos chamamos, e para quê, para que iriam servir- nos os nomes, nenhum cão reconhece outro cão, ou se lhe dá a conhecer, pelos nomes que lhes foram postos, é pelo cheiro que identifica e se dá a identificar, nós aqui somos como uma outra raça de cães, conhecemo- nos pelo ladrar, pelo falar, o resto, feições, cor dos olhos, da pele, do cabelo, não conta, é como se não existisse, eu ainda vejo, mas até quando?”

    dói olhar nos espelhos…

    beijo a todos vou trabalhar um pouco……

  72. Nina

    Estou lendo O Homem Duplicado do Saramago.

  73. Cristina

    Vamp, nos livros do Saramago os bonzinhos são sempre coitadinhos?

  74. O Vampiro de Curitiba

    Nina, como eu disse, gosto é gosto. Tem gente que afirmava que Paulo Coelho era um gênio quando compunha com Raul Seixas. Essas mesmas pessoas começaram a criticá-lo quando ele se tornou mundialmente famoso. Vá entender…

  75. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, essa foto sua, na capa do livro da Folha, de que ano é? Quem é a atriz que está com você?

  76. gthomas

    1987 – a atriz eh Bete Coelho….

    Essa foto (insistem nela como se fosse uma raridade so porque o new york times deu capa do arts and leisure em 88 quando trouxemos pra ca a Trilogia Kafka.
    Ta la na minha home page

    http://www.geraldthomas.com

    do jeito que o Times deu.

    Mas, eu nao aguento mais olhar praquilo!

    bete e eu nao nos vemos mais, nao temos mais o menor contato.

  77. O Vampiro de Curitiba

    Sim, Cristina! Essa é uma marca que empobrece todos os escritores esquerdistas: SEMPRE os bonzinhos são coitadinhos e perfeitos. Não há uma descrição mais real do ser humano, com suas virtudes e seus defeitos. Tudo tão previsível! Saramago é ateu mas é mais influenciado pelo catolicismo que qualquer direitista. Ele parece um padre dizendo que é “mais fácil um camelo passar por uma agulha que um rico ir ao Reino dos céus.”, ou qualquer coisa do gênero.

  78. O Vampiro de Curitiba

    1987??? Caramba!!! Os dois bem novinhos…
    Eu já havia visto essa foto, mas não sabia quem era a atriz.
    Cara, você tem história, hein?!
    Bom, não é por acaso que este livro da Folha destaca tanto você.

  79. Cristina

    Francamente Nina, não achei a sua opinião humilde. Ainda não vi o filme do Fernando Meirelles, então não posso falar sobre a cegueira do Saramago vista pelo Meirelles. O médico transa com a prostituta de óculos escuros na cara da mulher que olhou friamente, se ele fosse transgressivo colocaria os três trepando juntos. O estupro foi ridículo, a mulher do médico, a única que enxergava se deixou estuprar friamente por causa da comida.

  80. Tito

    Ora que é verdade, um amigo meu me falou que tinha um blog do Gerald Thomas no ig e eu duvidei achei que ele tinha ficado lá pelos EUA, e não é que tem – me lembrava do autor no programa Manhattaman Conexion junto com o Caio Blinder e o Paulo Francis. Era de otimo nivel pois o Paulo e o Caio davam um calor no programa. Ai fui ler o blog logo no IG que eu não gosto, pois tem muito reacinário e me deparei com um Gerald Thomas cercado de lunáticas e alguns lunáticos discutindo Paulo Coelho e Saramago – parece ate clak de programa popular tudo mundo batendo palmas para o autor, sera que é mesmo o Gerald Thomas que eu lia e via na TV, ou sera apenas alguem se passado por ele, acompanhado de um tal vampiro e um bando de tietes deslumbradas, Até parece o programa do Amauri Jr. onde todo mundo se elogia é um babando no ovo do outro, me perdoem o espanto.

  81. gthomas

    Como eu falei pro Reinaldo ontem, me confesso um total ignorante em questoes Saramagueensens. Nao li nada do que ele escreveu, nunca me interessei.
    Nao posso substanciar minha causa. So vejo o nome dele MUITO na imprensa brasileira,.fora isso, nao vejo

  82. gthomas

    Tito, a coisa mais importante que o Gerald Thomas fez em sua vida foi participar daquele programa. Eu nao sou aquele Gerald Thomas. Eu simplesmente imito ele. O meu negocio eh teatro, Opera, etc.
    Sorry, tambem moro em NY, as vezes ate encontro com ele (aqui em casa e tal) e ele me diz assim: para com esse negocio de blog no IG porque la tem muito reacionario

    Mas ai eu respondo: nao Gerald, nao paro nao, porque tem imbecis que valem a pena, assim como esse leitor a quem eu respondo agora

  83. O Vampiro de Curitiba

    Tito, não seja deselegante. Eu deixo você “babar no meu ovo” também. Fique à vontade, viu, Tito?!

  84. Cristina

    Por motivos óbvios Saramago é mais comentado no Brasil e em Portugal, que em outros países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra. Trata-se de um escritor da língua portuguesa. É também leitura obrigatória, para não ficar boiando.

  85. O Vampiro de Curitiba

    Não perdeu muita coisa, não, Gerald. O Saramago está sendo falado aqui no Brasil porque fizeram um filme sobre um de seus (dele) livros.
    Como eu te falei ontem, o Reinaldo critica bastante o “pobrismo”, essa cultura imbecil em defender os pobres e oprimidos. Eu concordo absolutamente com ele. Mas vem cá: Essa cultura do pobrismo não foi desenvolvida aqui na América Latina exatamente pela Igreja Católica (que Reinaldo tanto defende?) A “Teologia da Libertação”, por exemplo, não veio de Marte. Veio da Igreja Católica. Todo esse petismo, esse pobrismo, é uma junção do submarxismo e do cristianismo.

  86. Cristina

    Até que o Saramago tem senso de humor. Os mauzinhos dominam os bonzinhos e estupram as mulheres porque estão armados, mas ninguém enxerga, apenas a mulher do médico, que acaba matando o chefe maldoso, mas logo outro maldoso assume o seu lugar …. ela fica com sentimento de culpa por ter cometido assassinato.

  87. gthomas

    Pois eh. O Reinaldo tem suas contradicoes mas…..mas em questoes religiosas eu fico com a minha – por assim dizer – fixacao, ou especialidade – que sao os conflitos no oriente medio: sunitas, xiitas, curdos, surdos, cegos e mudos. A questao de Israel, de ser ou nao ser: a questao nossa, Norte Americana de entrar em tudo quanto eh lugar:

    essa coisa do Reinaldo esbarra ainda em outras contradicoes: o homosexualismo, por exemplo. Pelo que sei, o Vaticano se pronuncia CONTRA mas o Rei eh a favor. Entao essa postura eh um pouco, ou um pouco muito subjetiva mesmo

    Mas entendo que seja mesmo, pois nao precisamos e nao devemos NUNCA ser dogmaticos (opa, que frase dogmatica) ou monolitistas.
    LOVE
    G

  88. Cristina

    Tito, o que você queria de um blog de Gerald Thomas? É como se fosse uma Folha Ilustrada, tem artes, coluna social, entretenimento em geral e um pouco de política, muita tietagem e babação de ovo, às vezes alguns insultos.

  89. Cristina

    Agora lembrei, os maldosos do Saramago têm apenas uma arma, mas eles têm um cego de nascença que trabalha na contabilidade, este assume o lugar de líder quando a mulher do médico mata o chefe dos maldosos.

  90. Um demente que escreve o lixo “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, deveria estar vivendo em Cuba é não nas Canarias.

    Comparo este demente a Gramsci e a Lulla, tres analfabetos morais, simples como uma flor.

  91. Nina

    Cristina:
    “Francamente Nina, não achei a sua opinião humilde. Ainda não vi o filme do Fernando Meirelles, então não posso falar sobre a cegueira do Saramago vista pelo Meirelles. O médico transa com a prostituta de óculos escuros na cara da mulher que olhou friamente, se ele fosse transgressivo colocaria os três trepando juntos. O estupro foi ridículo, a mulher do médico, a única que enxergava se deixou estuprar friamente por causa da comida.”

    sim, aí é que tá, quem te disse que é por comida? metáfora
    a transgressão está no olhar (da mulher do médico para os dois fazendo sexo), não na cegueira….

    Tito
    “um Gerald Thomas cercado de lunáticas e alguns lunáticos discutindo Paulo Coelho e Saramago”

    que delícia….. quer juntar-se?

    “tietes deslumbradas…onde todo mundo se elogia é um babando no ovo do outro”

    nossa orgia total! mais delícia, mas prá essa não te convido não…

  92. Cristina

    Será que o Tito é daqueles que acha que a arte é coisa menor? Saramago e Paulo Coelho são escritores menores? Deveríamos estar falando de programas de computadores e novas e soluções de problemas matemáticos?
    Tenho interesse em assuntos do mundo, mas não sou muito ligada emocionalmente com o Oriente Médio, não entendo o motivo daquele povo brigar tanto, quer dizer até entendo, se vocês lerem a Bíblia com muita atenção vão entender o motivo. Israel era um país mítico até o século XIX, quando o nacionalismo virou mania, a Inglaterra dominava o lugar onde hoje é Israel, os judeus imaginaram que Israel poderia se transformar em realidade, mas é um país guerreiro, igual o país mítico da Bíblia.

  93. Nina

    me esqueci de dizer…

    no Ensaio… ninguém é bonzinho.
    aonde vcs viram bonzinhos?
    é tudo barbárie, exposta e um pouco camuflada
    falamos de hipocrisia e maldade descarada
    não é essa a dicotomia de Saramago, tá longe de ser…

  94. Nina

    Collor querido,

    faz tempo que resolvi não falar mais com vc, mas hoje vc está especialmente malvado…

    O Evangelho segundo… é maravilhoso

    sou agnóstica

    um abraço preto e branco

  95. amina

    Eu nunca tive saco pra terminar um livro do Saramago. Me dá preguiça mesmo. Ensaio sobre a cegueira está nesta minha lista de não terminados!
    Quando fui ver o filme, já estava preparada para detestar. E não é que até que ele é bonzinho? Uma fotografia legal, boas soluções de adaptação de roteiro…
    O maior problema do filme é o Saramago mesmo.

  96. Cristina

    Nina, como disse não vi o filme, li o livro. No livro, não me lembro se a mulher do médico fica com tesão ao ver os dois transando. Não há transgressão, eu me lembro que o médico não transou mais com a rapariga de óculos escuros. Paulo Coelho é mais transgressivo.
    No livro do Saramago os maldosos ficam com toda a comida para eles, deixam os bonzinhos sem alimentos, eles podem pegar alimentos se as mulheres fizerem sexo com eles. Metáfora de quê?

  97. Sandra

    Boa tarde! Eu AMO os livros do Saramago. Bem…, nem todos. O Levantados do Chão é um panfletinho de boa qualidade. Mas, O Ensaio Sobre a Cegueira, o Ensaio sobre a Lucidez, O Ano da Morte de Ricardo Reis e As Intermitências da Morte (meu favorito) são geniais. Acho que os livros do Saramago têm fotografia. Ele reconstrói um dia a dia, uma conversa, as roupas, os jornais,… Adoro o cinismo dos políticos: Como resolver uma crise? Por decreto. Eles resolvem até desastre naturais por decreto. Eu ADOREI o Evangelho. O dia a dia, os debates, a reconstrução da época. O Cristo lembrou-me o dos poemas de Caeiro. Deus também pareceu-me o Deus de Caeiro, e o diabo, o próprio Caeiro. Inclusive, no livro, o diabo é o um pastor.

  98. Nina

    Cristina

    ela não ficou com tesão, ela permitiu…. tão diferente…. e…. ficou olhando (sem tesão)

    o problema ali não é comida, é a condição humana, talvez a natureza humana… comida podia ser conseguida de outra forma.

    Não posso opinar sobre o Coelho, porque detesto ele e toda baboseira dele, mas a única coisa que ele transgride deve ser sua própria conta bancáris…

  99. Nina

    ufa Sandra

    alguém na escuridão
    tava me sentindo tão só…

  100. Nina

    vamos falar então de transgressão, o que vcs entendem por isso,
    Thomas é transgressor? transgressivo?

  101. Cristina

    A solução política do Saramago na crise da cegueira é portuguesa, impera o arbítrio e o medo, ao mesmo tempo em que a única imune não quer largar do marido, o resto das pessoas não querem se aproximar, a única que é imune à doença é uma cagona. O Exército atira e mata os cegos que reclamam por comida, os maldosos se aproveitam e exploram o medo …

  102. Nina

    José Saramago foi sabatinado por Vaguinaldo Marinheiro, secretário de Redação da Folha, jornalista Sylvia Colombo, da Ilustrada, Manuel da Costa Pinto, colunista da Ilustrada e Luis Costa Lima, colunista do caderno Mais!. O evento faz parte da comemoração dos 50 anos da Folha

    quem quiser ver:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u472986.shtml

  103. Sandra

    Acredito que o que mais incomode o Reinaldo Azevedo seja o ataque direto à igreja católica, e o aplauso à alternativas tão ou mais sanguinárias. Mas a igreja católica teve uma força muito grande em Portugal. Meu pai contava que as pessoas tinham muito medo dela. Que, se os padres não gostassem de alguém, falavam que essa pessoa era comunista e sumiam com ela. Contava de pequenas arbitrariedades, como ter que pagar para comer carne na quaresma, quando tinham a colheita da azeitona, que era pesadíssima. E os padres comiam carne normalmente.
    Saramago viveu isso e viveu o governo Salazar, e provavelmente achou que o comunismo queria e iria acabar com todas essas injustiças. Acho que todos nós tivemos essa ilusão um dia. Até mesmo o Reinaldo. O problema é que não vejo um único lugar do mundo onde o comunismo tenha acabado com injustiças e não as tenha piorado muito. Também não vejo um único lugar no mundo onde os comunistas quisessem realmente acabar com as injustiças em vez de ficar no lugar dos antigos tiranos. Incomoda-me Saramago aplaudir a barbárie em terra alheia para manter seu sonho de mundo melhor.

  104. Tito

    É um blog muito receptivo, e não pode ser mesmo o Gerald que responde as pessoas com o adjetivo de imbecil, é lamentavel ver um talento se rendendo a elogios baratos e fugindo de uma boa polêmica, quanto a esse vampiro de fundo de quintal, que figura tosca, por acaso é seu CAPACHO MOR? não sou chegado a babar no ovo de ninguem nem do dono do blog que é detentor de uma obra de reconhecimento internacional, ate em Luanda onde estive já ouvi falar dele, mais esse vampirinho de araque não da para levar a sério. – fui e não pretendo voltar, pois estou convencido que esse blog não é do Gerald.

  105. Sandra

    Quanto ao Oriente Médio, gosto do jeito apaixonado dos povos de lá. Sei que um dia canalizarão essa paixao para as artes, ciências e debates religiosos, e elevarão o mundo.

  106. gthomas

    01/12/2008 – 12:55
    Enviado por: Tito
    É um blog muito receptivo, e não pode ser mesmo o Gerald que responde as pessoas com o adjetivo de imbecil,

    GT: ja te falei e vc nao acredita. Nao sou o mesmo GT
    Sou o outro. Existem varios. Eles se multiplicam e ficam chamando imbecis de imbecis. Eh lamentavel mesmo, concordo plenamente com vc,

    Tito: é lamentavel ver um talento se rendendo a elogios baratos e fugindo de uma boa polêmica, quanto a esse vampiro de fundo de quintal, que figura tosca, por acaso é seu CAPACHO MOR?

    GT: Lamentavel. Esse GT e um capacho fugindo de uma polemica de um tito. Ai ai. lamentavel.

    Tito: não sou chegado a babar no ovo de ninguem

    GT: Alguem trouxe o guarda napo?

    Tito: nem do dono do blog que é detentor de uma obra de reconhecimento internacional, ate em Luanda onde estive já ouvi falar dele

    GT: Vc diz, daquele que participava do Manhattan ConX

    Tito: mais esse vampirinho de araque não da para levar a sério. – fui e não pretendo voltar, pois estou convencido que esse blog não é do Gerald.

    GT: Nao, nao eh mesmo. Esse blog eh do Thomas. Por isso que vc entra aqui e THOMAS!

    LOVE
    Gerald

  107. Sandra

    Cristina, se a mulher do médico fosse uma cagona, não teria dito que tinha ficado cega para acompanhá-lo. Ela é extremamente lúcida, e está acima das fraquezas dos demais. Às vezes, sabedoria é não usar um poder. O que você faria se, por um dia, tivesse todo o poder do mundo? O que faria se, por um dia, tivesse o poder de Deus?

  108. Sandra

    Vamp, o comentário do Gerald das 13:12 poderia ser a Frase da Semana!!!!!!!!!!!!!!!!!

  109. Sandra

    Tito, você não ensina o outro a dirigir a própria casa. No seu blog, contudo, você faz o que quiser.

  110. Biquei

    TCU vê irregularidades nas novas sedes do Judiciário.

    Sem dinheiro para saúde dos velhinhos aposentados, mas sobrando para fazer Palácios para guardar papel que deveria ser resolvido.

    Sem dinheiro para preparar a geração futura, que deverá continuar sem educação e sem cultura, maneira brilhante deles manterem seus privilégios, vendando os olhos da nova geração.

    Auditorias do TCU (Tribunal de Contas da União) apontam irregularidades na construção das novas sedes em Brasília do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Juntas, as obras custarão cerca de R$ 800 milhões. Na construção do TRF, “irregularidades graves” representam, segundo a auditoria, prejuízos ao erário de R$ 58 milhões, ou 12,3% dos R$ 477,8 milhões a serem gastos. Só com o ar-condicionado poderiam ser economizados R$ 25,8 milhões, dizem os auditores. Em relação ao TSE, os questionamentos levaram a uma redução de R$ 4 milhões no valor da obra. Agora o prédio custará R$ 324 milhões, mas o próprio TSE diz que, após estudos, poderá economizar mais R$ 22 milhões. Os dois tribunais negam irregularidades, enquanto as empreiteiras contratadas não se manifestaram.

  111. gthomas

    Isabella Sandrini
    algum mal terrivel eu devo ter te feito
    e se fiz, I’m terribly sorry
    mas,…por que o silencio?

  112. Sandra

    Nina, transgressão é quebrar uma regra. Pode ser uma atitude egoísta, como furar uma fila, pode ser uma coisa que te prejudique, como ficar sem dormir uma noite e comer algo não tão saudável, ou pode ser uma atitude contra uma regra que você considere injusta. A primeira é mesquinha, a segunda, de vez em quando, faz um grande bem para a alma, e a terceira… essa é a perigosa

  113. André M.

    Prezados

    Não me atrevo a discutir cultura com quem tem conhecimento sobre Paulo Coelho (não li e não pretendo ler) e Saramago (não li e talvez um dia leia, pois achei o filme “Blindness” um soco no estômago). Mas tenho informação. Parte desse auê todo em cima do velhinho português é que foi inaugurada em São Paulo uma exposição em homenagem a ele. E por conta disso ele tem dado muitas entrevistas para jornal e demais mídias. Daqui uns dias ele se recolhe para a ilha dele e fica sumido uns tempos.

    Sobre o tema do post, eu sempre me lembro do velho e bom Mel Brooks, in silent movie: Ars est pecunia.

    Saudações cordiais

  114. Nina

    Pois não deixe, o Collorido é gente boa, as vezes radical mas também depois de 06 anos de tortura já chegou ao limite.

    Sobre o livro, voce fala de Doutrina ou Literatura?

  115. Sandra

    A arte é transgressora?
    Transgressão pode ser criticar uma regra e dizer que o certo é a outra. Por exemplo, como os bares holandeses, que proíbem o cigarro e liberam a maconha em suas dependências.

  116. Cristina

    Não acho que a condição humana seria do jeito que o Saramago descreve numa epidemia de cegueira, o ser humano não entraria naquele estado de degradação se não enxergasse, ele inventaria meios para lidar com a vida sem os olhos. A mulher do médico ficou com medo de ser levada para a área dos contaminados, separada do marido.
    O último livro que li do Paulo Coelho foi “O Zahir”, não gostei, também não é muito simpático com as mulheres.

  117. Cristina

    Talvez o que incomode Reinaldo Azevedo é que o Saramago é um católico ateu, o comunista é um católico sem transcendência, luta pelos ideais de igualdade e fraternidade de Jesus, mas não acredita em Deus, não acredita na força maior. Talvez Reinaldo também se incomode com o pessimismo, com a visão maniqueísta de maldosos e trouxas …

  118. Cristina

    Jesus Cristo era transgressivo, São Francisco de Assis era transgressivo.

  119. Sandra

    Mas, Cristina, quando você luta pelos ideais de igualdade e fraternidade de Jesus, pode gerar ainda mais desigualdade e dor. Está quebrando uma regra injusta e colocando no lugar outra que VOCÊ acha que é justa. Veja a Revolução Cultural na China, por exemplo.

  120. Cristina

    “Por que das coisas serem como são? Olhem para as aves … Que não semeiam e nem ceifam, nem mesmo juntam suas colheitas em celeiros … Seguras que nosso Pai Celestail as alimetará”, diz São Francisco no filme ” Irmão Sol Irmã Lua”. Na ficção de Saramago o Pai Celestial não alimenta nem os ceguinhos bonzinhos, é muito deprê, tudo bem acontece na humanidade, a gente vê muita miséria no reino dos humanos.

  121. Sandra

    Transgressão não é necessariamente boa.

  122. Sandra

    Na minha opinião, Saramago não é ateu. No livro de Sebastião Salgado, tudo o que ele faz é cobrar Deus pelas dores da humanidade. Um ateu não cobra Deus. Mas o que ele acha que Deus deveria fazer? O que ele faria? O que nós faríamos?

  123. Simas

    Qta cabotinagem, junta…
    Deus, livrai-me!…

    Em tempo: este livro, não compro mesmo. Em especial, partindo de uma folha… (risos). Deve ser coisa, menor; falando de outras coisas sem significado. Não compro, mesmo.

  124. Cristina

    Transgressor é uma pessoa que desafia paradigmas.

  125. Sandra

    Quanto ao livro da Ilustrada, irei comprá-lo nas férias. Você me convenceu, Gerald. Eu adoro retrospectivas. Compramos até o do Zuenir, que eu disse que não compraria. A curiosidade venceu a bronca.

  126. Sandra

    Cristina, e por que ele faz isso?

  127. Cristina

    Sandra, o Saramago foi educado numa sociedade muito católica, que é a portuguesa, então seus valores são cristãos.

  128. Sandra

    Aprendi, com o Gerald, que:

    -paixão não leva necessariamente à guerra;
    -razão não leva necessariamente à paz;
    -razão não é sinônimo de lucidez.
    -transgressão não é antônimo de lucidez;
    -transgressão não é sinônimo de lucidez.

    Aprendi isso com os textos apaixonados e lúcidos do Gerald. Verdadeiras declarações de amor à paz e à humanidade.

  129. Aninomyous

    Não sei não, tipo aquilo lá que eu falava, tipo…as paixões são o pior com relação a tudo! o maior apaixonado é o pior ciumento! os Rabi lá não criam que Deus encarnasse, eles ‘mataram’ Deus em nome da Religião…eu não era cristão, mas levando em conta isso eu passei a ser…não tinha dúvidas com relação à evolução, mas á partir disto eu tenho…será que um pseudo-cientistaZÃO não enterrou a história em nome de sua paixão com relação à teoria científica?

  130. Sandra

    Puxa… meio século… Como era o mundo há 50 anos? Cesarianas eram operações de risco, a TV era preto e branco, os jornais eram preto e branco, as crianças morriam de paralisia infantil, os discos eram de vinil, a lua era um sonho distante, um disco lançado nos EUA seria lançado no Brasil 10 anos depois, aviões eram sonhos distantes, a terra natal dos imigrantes era um lugar onde eles nunca mais voltariam, a comunicação com outros estados era por carta, que chegaria depois de uma semana,…

  131. Nina

    Cristina e Sandra

    a arte é transgressora

    Pier Paolo Pasoline, Robert Mapplethorpe, Diane Arbus, Sylvia Plath, Gerald Thomas, Sigmund Freud, Marguerite Duras… ih.. tanta gente…

    Cristina,

    “Não acho que a condição humana seria do jeito que o Saramago descreve numa epidemia de cegueira, o ser humano não entraria naquele estado de degradação se não enxergasse, ele inventaria meios para lidar com a vida sem os olhos.”

    Com certeza, vc tem razão, seria bem pior.
    Já assistiu Albergue do Tarantino?
    Já se imaginou naquele lugar…
    então.

  132. Sandra

    Volto mais tarde! Beijos em todos!

  133. André

    Sem sentido esse texto (como muitos do Gerald, enfim…) que tenta definir ou esquematizar arte e ciência, mesmo que momentaneamente. Mais sem sentido ainda separá-las. A Física usa a matemática para evitar contrapontos. Como disse o cientista (artista?) Stephen Hawking, é muito difícil (pra não ser indelicado ao dizer: impossível) discutir com um teorema. Se Deus existe ou não, é irrelevante; suas escolhas, não.

  134. Nina

    da literatura Collor….

  135. Cristina

    O ser humano luta pela liberdade, mas é o único ser do reino dos viventes que tira a liberdade de seus semelhantes. Na ficção do Saramago os cegos e os contaminados são presos num hospital psiquiátrico e submetidos à violência do sistema de segurança do Estado. “Verônica Decide Morrer” do Paulo Coelho é ambientado num hospital psiquiátrico, faz tempo que li, e não me lembro tão bem a estória, como o livro do Saramago.

  136. Cristina

    Nina, não gosto de gastar muito a minha imaginação com fantasias impossíveis, a cegueira branca do Saramago por exemplo, eu acho que o ser humano se adaptaria melhor.Não assisti “Albergue” do Tarantino.

  137. Cristina

    A cegueira do Saramago é do século passado, não é da época da internet, não é do mundo on-line, seu pensamento não é avançado, imagino que o transgressor nas artes esteja avançado com relação ao seu tempo, ou alguém que mude os padrões, observei que o Saramago transgride algumas regras gramaticais.

  138. Londrina

    Gerald>
    Eu que sempre participei dos blos politicos estou adorando participar do seu blog. Algumas coisas que eu não sabia e fiquei sabendo´. Até mesmo sobre vc, tinha uma outra ideia. Pena que não posso participar com mais frequencia.

    Qto a Folha, 50 anos de cultura. Lembro-me que no fim dos anos 80 e até metade dos anos 90 usei muitos os livros da folha. Eram aquelas enciclopédias. Qtas duvidas eu não tirei ali.
    Quero ver se leio esse livro.
    Abraços
    Londrina

  139. Lílian

    1988… o ano que eu nascí e vc já dizia estas coisas… ainda hoje poucos colocam a ciência e arte neste lugar. Adorei esse post.
    Deu vontade de comprar pra ver a página 236.

    Beijo Gerald.

  140. O Vampiro de Curitiba

    Londrina e Lilian, beijos!

  141. Londrina

    Vampiro.
    Li o seu comentário sobre Reinaldo Azevedo.
    Eu acho que ele é contraditorio. Ele é catolico praticante (a filha esses dias fez primeira comunhão) Se ele fosse petista seria da ala mais radical do PT. …Ele prega exatamente o que o PT xiita prega. Ele é contra o aborto,tb sou . …Mas tem casos que o aborto é inevitavel. Ele é contra pesquisas com celulas tronco. Ele é contra tudo o que a igreja catolia tb é….. ……Só que essa parte da igreja catolica é petista, comunista, defende as ações sociais do governo, a reforma agraria e muitas vezes as invasões de terra. Tudo o que o RA é contra. Dá pra entender?

  142. Londrina

    Vampiro .

    O RA sempre preservou o nome da esposa e da filhas.
    Num desses blogs da vida, o blogueiro disse o nome da três. Seria falta de carater da minha parte dizer o nome delas.
    Só me respoda uma coisa. A esposa do RA participa aqui do Blog.

  143. O Vampiro de Curitiba

    Pois é, Lilian! Cada um é cada um, né? Mas acho que não precisamos estar sempre concordando 100% com o outro para podermos dialogar, respeitar e mesmo admirar este outro.

  144. juliano

    Saramago é ateu, critico feroz da Igreja Católica e do capitalismo, marxista convicto. Reinaldo é católico, conservador de direita, crítico do pensamento esquerdista. Duas visões completamente antagônicas de ver o mundo e não deixam de serem geniais nas suas respectivas profissões.

  145. O Vampiro de Curitiba

    Londrina, me confundí, o comentário anterior foi pra você!

  146. O Vampiro de Curitiba

    Não, não paricipa, Londrina.

  147. Londrina

    Vampiro.
    Não é quem eu estava pensando. Se vc sabe o nome da esposa dele, percebeu pqe. Não tem como.

  148. O Vampiro de Curitiba

    Eu entendí, Londrina, mas não tem nada a ver, não.

  149. Londrina

    Vampiro
    Qdo cheguei aqui, cheguei tão armada pronta pra brigar com vc, ai encotrei um vamp tão doce que tive que me desarmar.
    Beijos,Vamp!

  150. O Vampiro de Curitiba

    É por isso, que eu digo, Londrina, não precisamos concordar 100% em todos os assuntos. O importante é o diálogo, a troca de idéias.

  151. interessante uma coisa aqui sobre o manhatan conection
    um mes antes de morrer Paulo Francis chamava hilary clinton de vagabunda com se hilary fosse a vizinha dele em copacabana que trepava com o predio todo enquanto o marido trabalhava a dia todo….pensei isso pode dar cacada
    um depois morreu derrepente apos um programa em que como eptafio brilhantemente defendeu a maconha e que morar em Roma seria uma coisa otima no final da vida porque roma é roma …..so nao sabe quem namora…. diria cazuza
    sera que so passou pela minha cabeça ?
    que ele falou demais na tv ?
    e sei la eu se fosse presidente e falassem da minha mulher daquele jeito….. isso comentei com amigos e me falaram que nao….ta maluco…. passa logo esse prato… paranoia sua que eu estava louco demais, tudo bem entao chamei o garçon e pedi outra cerveja bem gelada e nunca mais toquei no assunto .

  152. interessante uma coisa aqui sobre o manhatan conection
    um mes antes de morrer Paulo Francis chamava hilary clinton de vagabunda com se hilary fosse a vizinha dele em copacabana que trepava com o predio todo enquanto o marido trabalhava a dia todo….pensei isso pode dar cacada
    um depois morreu derrepente apos um programa em que como eptafio brilhantemente defendeu a maconha e que morar em Roma seria uma coisa otima no final da vida porque roma é roma …..so nao sabe quem namora…. diria cazuza
    sera que so passou pela minha cabeça ?
    que ele falou demais na tv ?
    e sei la eu se fosse presidente e falassem da minha mulher daquele jeito….. isso comentei com amigos e me falaram que nao….ta maluco…. passa logo esse prato… paranoia sua que eu estava louco demais, tudo bem entao chamei o garçon e pedi outra cerveja bem gelada e nunca mais toquei no assunto .

  153. Cristina

    Paulo Francis que está na capa do livro da Folha Ilustrada era transgressivo no Manhattan Connection, aquele personagem era bem louco, mas não era bom escritor, já li um romance dele.

  154. Sangue-suga compara a Ministra da Italia Mara Carfagna com a Terrorista Estela.

    Até na categoria de ministras nós perdemos para o Primeiro mundo.

    No primeiro caso “UM AVIÃO”, no segundo “UM CANHÃO”

  155. Oi, GT. Que legal ver sua foto na capa desse livro! Parabéns! Que bom saber que vc ajudou a fazer essa história.

    Estive vendo a cena de ópera do Quantum of SOlace no Youtube, by Caetano Vilela´s suggestion. Se a Veja fosse mais inteligente, agregaria uma pessoa como ele como colunista. Ele é a cultura lírica e a verve à la Francis + respeito à diversidade.

    Abraços do Lúcio Jr.

  156. Pessoal: O Francis ali deve ser o Francis da Folha nos anos 80, da polêmica com Caetano Veloso (“essas bichas amargas são safadinhas! BONECA TRAVADA!”), assim como o que chamaram de “fase niilista” do Francis…

  157. Nina

    Tem razão Vamp, o importante é a troca de idéias, a troca.

    Vou-me…
    hoje estou extremamente tocada e emocionada com um filme que vi ontem, chamado A Pele. Me deixou do avesso…

    beijo a todos!

  158. Nina

    “O que é a carne? O que é esse Isso
    Que recobre o osso
    Este novelo liso e convulso
    Esta desordem de prazer e atrito
    Este caos de dor dobre o pastoso.
    A carne. Não sei este Isso.

    O que é o osso? Este viço luzente
    Desejoso de envoltório e terra.
    Luzidio rosto.
    Ossos. Carne. Dois Issos sem nome.”

    Da Noite – Hilda Hilst

  159. Sandra.
    Um ateu cobra a Deus para provar que ele não existe.
    Se Deus existe, se mandou o seu filho para morrer
    na cruz e sublimar todos os pecados do mundo
    por que tanta dor? É um contra senso.
    Não bastaram os sofrimentos de Cristo?

    Quando me dizem que um intelectual é católico
    praticante eu fico preocupado.
    Penso, ele acredita que a Maria concebeu do Espírito Santo.
    Como foi essa concepção?.
    Foi inseminação artificial, teve contato físico?
    Maria era virgem e casada. Meu Deus do céu.
    Sinto muito, me perdoem os católicos,
    não da para engolir.

    Um ser superior magnânimo, magnífico fazer uma besteira dessa.
    Quem construiu o mundo em 6 dias e no sétimo descansou,
    podia, simplesmente apagar e fazer de novo.

    A religião prova que até Deus faz coisas erradas,
    e conserta mal, por que o mundo esta pior que A/C.

  160. Oi, GT. Será que RA é pró-gay, mesmo? No programa do Jô eu o vi dizer que o projeto contra a homofobia pretende criminalizar uma simples piada com gay, como a que Jô acabava de fazer (de um despertador que gritava ACORDA VIADO!)

    Vejamos o que o Congresso em Foco esclareceu sobre esse projeto (combatidíssimo por Marcelo Crivella e os evangélicos amestrados).

    O que diz a lei contra a homofobia
    Projeto altera CLT e prevê até cinco anos de prisão para quem discriminar indivíduo por causa de sua orientação sexual

    Edson Sardinha

    Prestes a se tornar a primeira lei federal do país a tratar dos direitos dos homossexuais, o PLC 122/06 (veja a íntegra) torna crime a discriminação de pessoas por “gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero”.

    A proposta, apresentada em 2001 pela então deputada Iara Bernardi (PT-SP), altera o Código Penal e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), tipifica como conduta criminosa a dispensado trabalhador em função de sua orientação sexual e prevê até cinco anos de prisão para quem discriminar qualquer cidadão por sua orientação sexual.

    “É um projeto necessário, que vem em boa hora colocar um freio nos mais de 100 homicídios que ocorrem no país a cada ano envolvendo homossexuais”, defende o senador Geraldo Mesquita Jr (PMDB-AC), vice-coordenador da Frente Parlamentar Cidadania GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), composta por 222 congressistas.

    De acordo com estatísticas levantadas por entidades ligadas ao movimento gay, a cada dois dias um homossexual é morto no país, vítima do ódio e da intolerância despertadas por sua orientação sexual.

    Entre outras coisas, o projeto de lei pune, com até cinco anos de prisão, quem proibir a livre expressão e manifestação da afetividade de homossexuais, bissexuais ou transgêneros nos locais em que esses atos forem permitidos aos heterossexuais.

    Freio à discriminação

    Na prática, caso o projeto seja transformado em lei, o empregador não poderá demitir uma pessoa por ela ser homossexual. Estabelecimentos como igrejas, hotéis, motéis e restaurantes, por exemplo, não poderão se recusar a receber alguém pelo mesmo motivo. Também fica vedado qualquer tipo de discriminação no aluguel e venda de imóveis ou mesmo na seleção ou na promoção de pessoal nas empresas e no sistema de ensino.

    A proposta prevê a perda do cargo ou da função pública para o servidor público que discriminar qualquer pessoa por sua orientação sexual e a suspensão, por até três meses, do estabelecimento que praticar esse tipo de discriminação.

    Além disso, o projeto de lei estabelece multa e veda acesso a crédito público e qualquer tipo de benefício fiscal a empresas condenadas por homofobia. O dinheiro arrecadado com as multas seria destinado a campanhas educativas de combate à discriminação.

  161. Fico olhando cada comentário, quem já conviveu com uma biba acha mesmo que este pessoal tem idoneidade para alguma coisa, não estou generalizando, mas é com certeza a esmagadora maioria.

    Qualquer um que for demitido a primeira coisa que fará será chamar uma reportagem e dizer que foi mandada embora por descriminação, homo fobia ou outra coisa parecida.

    Será a lei do emprego vitalício para bibas e afins, fico me perguntando aonde este pais vai parar, isto já está extrapolando todos os limites suportáveis, Baitolismo, Indiobolismo, Pretolismo, Africanismo, pobrismo e Quilombolismo, e muito ismo minha gente, daqui a pouco você estará proibido de andar na rua, pois achará um ismo deste e ainda corre o risco de ser preso sem direito a fiança.

    Vão se catar bando de recalcados!!!!!!!!!

  162. Só mais uma coisa, como este pessoal gosta de chocar a sociedade, eles vão fazer de tudo para aparecer como vitimas, já imaginaram um domingo a churrascaria Porção lotada de famílias, e duas bibas se beijando na boca, é não se enganem isto vai acontecer , já imaginou o constrangimento das famílias e seus filhos.

    Para o trem que eu quero descer!!!!!!!!

  163. sol - sampa

    Correção: Coment 30/11 17 :40 “pensamento”.Sorry pessoas.

  164. Rio Maynart

    E eu pensava que a atriz que está c/ o Gerald na foto fosse a Giullia Gam… Qta. ingenuidade a minha!!!… Hahaha…

  165. Rio Maynart

    Gerald escreveu:

    “Como eu falei pro Reinaldo ontem, me confesso um total ignorante em questoes Saramagueensens. Nao li nada do que ele escreveu, nunca me interessei.
    Nao posso substanciar minha causa. So vejo o nome dele MUITO na imprensa brasileira,.fora isso, nao vejo”.

    Eu também, Gerald. Nunca li nada do Saramago… E nunca tive interesse… Só o conheço pela mídia… Sou uma total ignorante no assunto José Saramago, assim que não posso esboçar nenhum comentário sobre ele e a sua obra.

  166. gthomas

    Rio: Naquela epoca: A Bete estava pra virar a Giulia e vice versa. Tal era a rapidez dos “eventos” noturnos…….(rs)

  167. gthomas

    Collor 2010 acho que vou te levar pra uma sauna gay que nem o teu idolo!!!!! o Collor himself.

    De la voce nao sai mais! Ah nao sai mais….Especialmente quando eles fazem o “trenzinho”

    Se rolar mais preconceito aqui no Blog, eu corto!

    FALEI !

  168. gthomas

    Lucio: nao se tem que ser “pro” gay ou anti gay, Meu deus…em que seculo ou milenio estamos…..

  169. Oi, pessoal. Collor/Kátia:

    Nunca é bom generalizar. Diziam que Collor também dava uma utilização não-ortodoxa para seus supostos oríficios, introduzindo neles coca-collor através de SUPOSICOLLORS. Talvez seja mentira, precoceito, etc.

    Sou a favor da piadas de Jô, sejam com gay ou machão. O Capitão Gay era supersimpático e engraçado.

    O fato é: RA é pró-gay? Ele é anti-politically correct, that is a fact.

  170. Oi, GT, não corte o Collor ainda, a gente tem que esclarecer umas coisas. A questão não é shakespeare, não é ser ou não ser gay. O que eu quero saber — e estou aberto a questionamentos — o que é o tal projeto no congresso? Isso vale um debate legal, GT. Se ele criminaliza piadas, sou contra, assim como o RA.Se ele cria um mecanismo para impedir os crimes contra os gays, sou a favor. Se o Crivella é contra, examino com mais atenção. No dia em que o Maluf falou que o Chávez é psicopata e cafajeste, passei ver o Chavez com outros olhos.

    O horror do mundo é o terrorismo, a injustiça, a discriminação. Os pais passam diante da favela e não fazem discurso contra a desigualdade para os filhos.

  171. Luciana

    O que a pessoa faz com sua sexualidade é problema exclusivamente dela, desde que não prejudique ou faça algo sem consentimento de outra pessoa, tudo é permitido.

  172. Luciana

    Há desigualdades sociais , pessoas pobres, miseráveis, ricos,etc e pq será que em alguns lugares isso é mais acentuado

  173. Luciana

    O problema não são as religiões, são os fanáticos .Como em tudo ,o que atrapalha são os fanáticos que seguem tudo à risca.

  174. Luciana

    Será que o Nazismo, o comunismo,etc,etc, teriam tido sucesso sem os fanáticos, o que leva alguém se tornar um fanático.Tem os que se tornam fanáticos por lavagem cerebral, etc,etc….e há os que já têm essa personalidade.

  175. gthomas

    Muito bem colocado, Luciana.

    Todos os teus comentarios sao muito bem colocados.

    mas eu estou te julgando e quem sou eu pra te julgar.

    Fiz o mesmo com o Collor 2010.

    Ha dias, o Fabio se estressou com o Vamp e vice versa.

    Gente: temo que esse blog se torne autofagico! Nos vamos acabar na piscina de feijoada de Macunaima de tanto falar nada ou tudo,

    Todos esses nicks….Collor2010, por que?

    Pra que tudo isso?

    Estou perto de algumas estreias e…..neo deveria abrir meu proprio Blog.

    Vou entrar no BA (Blog Anonimous)

    LOVE
    G

  176. Garganta

    Caro senhor Gerald,

    “Só mais uma coisa, como este pessoal gosta de chocar a sociedade, eles vão fazer de tudo para aparecer como vitimas, já imaginaram um domingo a churrascaria Porção lotada de famílias, e duas bibas se beijando na boca, é não se enganem isto vai acontecer , já imaginou o constrangimento das famílias e seus filhos.

    Para o trem que eu quero descer!!!!!!!!” e

    “Collor 2010 acho que vou te levar pra uma sauna gay que nem o teu idolo!!!!! o Collor himself.

    De la voce nao sai mais! Ah nao sai mais….Especialmente quando eles fazem o “trenzinho”

    Se rolar mais preconceito aqui no Blog, eu corto!

    FALEI !”

    Quem foi mais preconceituoso de vocês dois? Por que alguém é obrigado a ir na padaria e ver dois rapazes se beijando? É constrangedor para as velhinhas, as moças de família, os homens trabalhadores e os indivíduos que têm uma vida regrada.Por incrível que pareça, a maior parte da sociedade não usa cocaína, não sai de casa depois das dez da noite, vai na Igreja e bebe leite antes de dormir. Por que as pessoas que tem uma vida regrada( ou alienada, como quiserem) são obrigadas a ir na padaria e se constranger com pessoas que, por assim dizer, fogem da regra heterossexual?

    Eis Gerald o que Aristófanes escreveu na obra “As Nuvens”, alertando sobre a cautela e respeito que os filósofos têm que ter com a ordem vigente: “Raciocínio Justo:’Pelos deuses, os esculhambados são mais numerosos. (Mostrando ao acaso). Eis ali um, bem o conheço, e aquele cabeludo que lá está… “(Os Pensadores, Abril, p.217). O risco é, como na obra grega, que tanta agressividade acabe mal. Em outras palavras, o pensatório foi queimado. O que será que vão incendiar com tanta licenciosidade, hein?

    Para concluir, se respeitosamente, todos têm direito de reclamar de uma lei que cria uma classe especial em razão da sexualidade. Isso é um absurdo, repito, um absurdo e merece um tiro de verdade quem não concordar.

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  177. Luciana

    Não estou escrevendo aqui para tirar nota A.Já saí do colégio faz tempo.Mas mesmo assim obrigada pelos comentários bem colocados.Quem é você para me julgar….não sei, será que temos que julgar o que os outros fazem dentro da sua casa….

  178. indgno

    Esse curitibano Vamp deve ser um daqueles, típicos, que frequenta o Graciosa contry club e anda com um BMW ano 97. Hahaha…Chega a ser engraçado…Ele dizer que Saramago é um lixo?!

  179. Luciana

    Quem é você para me julgar, como assim….não entendi.Eu fiz algo errado….se fiz, digam me , até para eu poder me defender.

  180. Luciana

    Às vezes sinto me aqui como estivesse na santa inquisição.

  181. Luciana

    E em outras vezes sinto me à vontade para me expressar.

  182. Luciana

    Bem, levo tudo como aprendizado …

  183. Luciana

    Ainda se discutindo isso de sexualidade .Hoje em dia tem gente que faz patrulha até para quem não quer fazer sexo.O que é isso….

  184. Luciana

    Hoje o que chama atenção não são os que transam, mas os castos.

  185. O Vampiro de Curitiba

    Indgno, por acaso acabei de comprar “O Homem sem Qualidades”, do Robert Musil. Perto de Musil, Saramago é um lixo, sim!
    Ahh, para uma leitura mais suave comprei também o do jornalista Larry Rohter, aquele mesmo, que chamou o Lula de cachaceiro, hehe… (Calma, Londrina!)

  186. Luciana

    O último presidente da Russia era bebum , e daí…Lembro duma cena dele nos EUA falando no microfone e enrolando a lingua, o Clinton atrás morrendo de rir, ahhhhh tempos bons aqueles.

  187. Luciana

    O que um Presidente faz na sua intimidade não é da conta de ninguém , desde que dê conta do recado .

  188. Luciana

    D. João, quinto do nome na tabela real, irá esta noite ao quarto de sua mulher, D. Maria Ana Josefa, que chegou há mais de dois anos da Áustria para dar infantes à coroa portuguesa e até hoje ainda não emprenhou. Já se murmura na corte , dentro e fora do palácio, que a rainha, provavelmente , tem a madre seca, insinuação muito resguardada de orelhas e bocas delatoras e que só entre íntimos se confia.Que caiba a culpa ao rei, nem pensar, primeiro porque a esterilidade não é mal dos homens, das mulheres sim, por isso são repudiadas tantas vezes, e segundo, material prova, se necessária ela fosse, porque abundam no reino bastardos da real semente e ainda agora a procissão vai na praça.Além disso , quem se extnua a implorar ao céu um filho não é o rei, mas a rainha, e também por duas razões. A primeira razão é que um rei, e ainda mais de Portugal for, não pede o que unicamente está em seu poder dar, a segunda razão porque sendo a mulher, naturalmente, vaso de receber, há de ser naturalmente suplicante, tanto em novenas organizadas como em orações ocasionais. José Saramago, Memorial do Convento.

  189. Luciana

    Na verdade , o que devemos à França não é a Cultura Francesa, é a cultura universal.

    Nada de brilhaturas. Nada de elegantes passes de esgrimistas.Não é uma dança.Um poema é um soco na alma do leitor.

    Acaso algum de vocês já experimentou pensar sem palavras

    Dos Elefantes

    O único defeito dos elefantes é não serem portáteis.

    Mas há os que se refugiam de Deus na Igreja.

    Quem é que , neste mundo, se preocupa com o interesse geral
    O público adora assuntos particulares.

    Ninguém ouve um discurso por muito tempo: começa-se a pensar em outras coisas.

    Não leia romances, leia poesias. Ou melhor, leia dicionários.

    Mario Quintana

  190. Rio Maynart

    “Vamp, o comentário do Gerald das 13:12 poderia ser a Frase da Semana!!!!!!!!!!!!!!!!!”

    Concordo plenamente com a Sandra!!!.

  191. gthomas

    INICIO de uma (possivel discussao:

    01/12/2008 – 20:10
    Enviado por: Garganta
    Caro senhor Gerald,

    GT: sim, Mr Throat.

    Garg;“Só mais uma coisa, como este pessoal gosta de chocar a sociedade, eles vão fazer de tudo para aparecer como vitimas, já imaginaram um domingo a churrascaria Porção lotada de famílias, e duas bibas se beijando na boca, é não se enganem isto vai acontecer

    GT: Mr Throat. Eu vivo na mais livre das sociedades desse Mundo redondo que colombo colocou em pe! NY e Londres. Fico triste pelo sr. que seu imperio stalinista tenha despencado, mas, despencou. Foi-se. Acabou, Estilhacos. Homens, mulheres, qualquer ser se beija em restaurante, fora dele e nada acontece. A vida continua. Celebs gays e nao gays adotam criancas, criam elas e a vida continua linda (ou pessima pros niilistas, mas vamos deixar esse depto pra Schopenhauer, que tal?). Desde Rosie o’Donnel ate Ellen De Generis ou outros notorios Gays, Lesbians e Simpatzantes vivem vidas noemais, pedem o mesmo prato que o Mr Garganta Stalinista gostaria de mandar pros Gulags,

    Mr Throat: já imaginou o constrangimento das famílias e seus filhos.

    GT- Que loucura! Ja pensou?? Lembra quando Johnson assinou o FIM DA SEGREGAVAO aqui nos EUA? Que LOUCURA!!! negros e brancos bebendo da mesma fonte. QUE LOUCURA E ….
    SENTADOS LADO A LADO NOS TRANSPORTES PUBLICOS, MR THROAT.

    Mr Throat: (me parafraseando) Para o trem que eu quero descer!!!!!!!!” e “Collor 2010 acho que vou te levar pra uma sauna gay que nem o teu idolo!!!!! o Collor himself.
    De la voce nao sai mais! Ah nao sai mais….Especialmente quando eles fazem o “trenzinho”
    Se rolar mais preconceito aqui no Blog, eu corto!
    FALEI !” Quem foi mais preconceituoso de vocês dois? Por que alguém é obrigado a ir na padaria e ver dois rapazes se beijando?

    GT- Confesso que o paozinho que vcs chamam de frances no BR eh realmente constrangedor. Muito BROMATO. Pouca farinha. Muito BROMATO DE SODIO!!! Donde se conclui….embromacao! Constrangedor mesmo. Jamais pisaria numa padaria (ih,,,rimou)

    Mr Throat: É constrangedor para as velhinhas, as moças de família, os homens trabalhadores e os indivíduos que têm uma vida regrada.

    GT- Nao entendi. Homens tem menstruacao no Brasil? Eh o que vc quis dizer com vida regrada???? de 28 dias em 28 dias a ‘coisa ‘ desce e ….ao verem homens se beijando…a ‘coisa’ nao desceria mais??? QUE HORROR QUE HORROR QUE HORROR QUE HORROR…
    AINDA EXISTEM MEDICOS-ESPECIALISTAS DA KGB VIVOS QUE VCS POSSAM CHAMAR PRA RESOLVER ESSA GRAVE QUESTAO DOS HOMENS TRABALHADORES QUE MENSTRUAM??

    MR THORAT: Por incrível que pareça, a maior parte da sociedade não usa cocaína

    GT- EU SEI. preferem remedios tarja preta mesmo! Dopamina, serotonina, panico, ansiedade, MEDO do CAO, etc. depressao que nao se fala, etc

    Mr Thoat:, não sai de casa depois das dez da noite,

    GT; Nao disse? PCC, armas pesadas ou estao com o estomago dilatado porque foram a padaria de manha comer o pao com BROMATO DE SODIO e TIVERAM O GRAVE PROBLEMA, AGORA , DA TPM

    MR THROAT-vai na Igreja e bebe leite antes de dormir.

    GT- O SR DIZ, macumba, umbanda, candomble e cachaca?
    Perai!!! O sr eh um sovietico em exilio em Cuba? Me escreve de Havana? Ah, esse eh o regime de Fidel. Comecando a enteder.
    Esse Garganta deve ter feito parte de Sierra maestra e agora a serra dele esta…. ah…

    Mr Thorat: Por que as pessoas que tem uma vida regrada( ou alienada, como quiserem) são obrigadas a ir na padaria e se constranger com pessoas que, por assim dizer, fogem da regra heterossexual?

    GT – me descreva mais Havana, sr Throat. Estou interessado en los panes del su pais. Muy interessando. Aqui, nos paises del pirmero mundo, felizmente temos PROTECCION – me entiendes? PROTECCION que defenden el individuo…. Mas ha lugar en Miami ainda se queres vos yo tengo amigos que…. pueden…

    Mr Throat- Eis Gerald o que Aristófanes escreveu na obra “As Nuvens”, alertando sobre a cautela e respeito que os filósofos têm que ter com a ordem vigente: “Raciocínio Justo:’Pelos deuses, os esculhambados são mais numerosos. (Mostrando ao acaso). Eis ali um, bem o conheço, e aquele cabeludo que lá está… “(Os Pensadores, Abril, p.217). O risco é, como na obra grega, que tanta agressividade acabe mal. Em outras palavras, o pensatório foi queimado. O que será que vão incendiar com tanta licenciosidade, hein?Para concluir, se respeitosamente, todos têm direito de reclamar de uma lei que cria uma classe especial em razão da sexualidade. Isso é um absurdo, repito, um absurdo e merece um tiro de verdade quem não concordar.
    Com os melhores cumprimentos,
    Garganta

    GT- Garganta my muy querido. Su mensagen nos llego en perfecto estado. Se nos escribe de un ministerio de Cuba por favor continue lo haciendo.
    mas…por favor, discretamiente. Los hombres trabajadores podem ter grandes problemas con la, tu sabes, la….menstruacion!

  192. O Vampiro de Curitiba

    Rio, a princípio só concorrem à Frase da Semana os leitores, ou seja, o Gerald não disputa. Depois, acho que esse negócio de Frase já encheu, né?
    Putz, eu queria te falar outra coisa, sobre um comentário teu, agora não lembro..
    Beijo!

  193. gthomas

    So mais uma coisinha Mr Throat…
    Em Cuba essa churrascaria (aumentativo do animal porco) leva cedilha?
    estranho mesmo esse Fidel Castro e seu regime militar

  194. Rio Maynart

    Esqueçamos um pouco o Saramago. Relembremos um grande poeta daqui mesmo… Oswald de Andrade… Não sei pq eu me lembrei do Oswald agora… acho que foi porque eu estive relendo alguns fragmentos do João Miramar (tenho preguiça de escrever o título completo do poema)… mas o fato é que o Oswald era antropofágico (eu falei antropofágico, e não, antropófago, se bem que pra mim, em termos de cultura, dá tudo no mesmo); O Gerald também é antropofágico, se não é, tem uma grande simpatia pela antropofagia brasileira; o Caetano foi (não sei se ainda é) antropofágico; A Adriana Calcanhoto nos faz uma apologia ao antropofagismo quando nos convida a deglutir Caetano… Eu amo essa antropofagia cultural, então,plagiando a Adriana aqui, eu VOS convido a COMER o Gerald Thomas.

    “VAMOS COMER ‘GERALD’
    VAMOS DESFRUTÁ-LO
    VAMOS COMER ‘GERALD’
    VAMOS COMEÇÁ-LO
    VAMOS COMER ‘GERALD’
    VAMOS DEVORÁ-LO
    DEGLUTI-LO, MASTIGÁ-LO
    PELA FRENTE, PELO VERSO
    VAMOS COMÊ-LO CRU
    VAMOS COMER ‘GERALD’
    VAMOS REVELARMO-NOS/NUS”.

  195. Luciana

    A noite se antecipou. Os homens ainda não a esperavam quando ela desabou sobre a cidade em nuvens carregadas. Ainda não estavam acesas as luzes do cais, no Farol das Estrelas não brilhavam ainda as lâmpadas pobres que iluminavam os corpos de cachaça, muitos saveiros ainda cortavam as águas do mar, quando o vento trouxe a noite de nuvens pretas.
    Os homens se olharam e como que se interrogavam.Fitavam o azul do oceano a perguntar de onde vinha aquela noite adiantada do tempo. Não era a hora ainda. No entanto, ela vinha carregada de nuvens, precedida do vento frio do crepúsculo, embaciando o sol, como num milagre terrível.
    A noite veio, nesse dia, sem música que a saudasse.Não ecoara pela cidade a voz clara dos sinos do fim da tarde.Nenhum negro aparecera ainda de violão na areia do cais.Nenhuma harmônica saudava a noite da proa de um saveiro.Não rolava sequer pelas ladeiras o baticum monótono dos candomblés e macumbas. Por que então a noite já chegara sem esperar a música, sem esperar o aviso dos sinos, a cadência das violas e harmônicas, o misterioso bater dos instrumentos religiosos Por que viera assim antes da hora, fora do tempo Jorge Amado, Mar Morto

  196. O Vampiro de Curitiba

    Ihh, Mr. Throat, ou Garganta profunda, como queira, sinto em lhe dizer, mas acho que você perdeu uma grande oportunidade de ter ficado calado, hehe…

  197. amina

    Gente do céu!
    Poucas vezes ri mais em um blog do que desse comentário do Mr. throat e, principalmente, das réplicas dadas.

    Fiquei aqui pensando: Como que ainda existe gente que pensa assim? Meu mundo cai quando eu vejo tanto preconceito. Ainda mais quando a figura termina com um :”Isso é um absurdo, repito, um absurdo e merece um tiro de verdade quem não concordar.”
    Daí chego a conclusão que a figura só pode ser burra mesmo, pois não percebe a contrariedade da própria postura com o ato de vir aqui deixar tais palavras.
    Se essas palavras são lidas, permitidas e respondidas de forma a debater e não impor idéias, é porque definitivamente não pensam como vc, Mr. throat. Não venha se aproveitar de um espaço de debate democrático de idéias para dizer que merece um tiro quem não concorda com você. É muita contradiçao, querido.

  198. Luciana

    Antes do Início

    Deus , o Transcenddente, é chamado em Kaballah de Ayin.Ayin significa coisa alguma.Ayin está além da Existência , separado de qualquer coisa.Ayin é o Nada Absoluto.

    Ayin não está acima nem abaixo.Nem está imóvel ou em movimento.Não há nenhum lugar em que Ayin esteja, pois Ayin não é. Sobre Cabala, Z’ev ben Halevi

  199. ricardo rezende

    quanta besteira.

  200. Sandra

    Boa noite!
    Targino, acho que fica claro quando alguém é ateu ou está revoltado com Deus. Saramago está no segundo grupo. Carl Sagan estava no primeiro. Vamp está no primeiro. E você está no segundo.

  201. Luciana

    Desviou-se o paralelo um quase nada e tudo escureceu :

    era luz disfarçada em madrugada

    a luz que me envolveu.

    A geométrica forma dos meus passos

    Procura um mar redondo.

    Levo comigo , dentro dos meus braços,

    oculto , todo o mundo.

    Sozinha já não vou.Apenas fujo

    às negras emboscadas.

    Em cada esfera desenho o meu refúgio

    as minhas cordenadas. Fernanda Botelho/ As coordenadas Líricas

  202. Sandra

    Gerald, nas padarias e churrascarias perto de casa não rola nem beijo hetero.

  203. Luciana

    Ich haufe ungeheure Zahlen,

    Gebirge Millionen auf,

    Ich walze zeit auf zeit und wlt auf welten hin,

    Und wann ich auf der march des endlichen nun bin

    Und von der furchterlichen Hohe

    Mit schwindeln wieder nach dir sehe…

    Ist alle Macht der Zahl, vermehrt mit tausend Malen,

    Noch nicht ein Teil von dir.

    Ich tilge sie, und du liegst ganz vor mir.

    Albert Von Haller

  204. gthomas

    Como pode um sujeito escrever uma asneira tao GRAVE como esse Regis Bonvicino? Olha so que loucura!

    Tamanho do textoAA
    Santa Catarina, Amazônia e Mumbai
    01/12 – 14:49 – Régis Bonvicino, especial para o Último Segundo
    ImprimirEnviarCorrigirFale Conosco

    As chuvas em Santa Catarina e suas conseqüências constituem-se em evento muito mais grave do que os atentados em Mumbai, ex-Bombaim, na Índia. As chuvas mataram 114 e desabrigaram 80 mil pessoas. Em menos de dois anos, o Estado não refaz seu perfil anterior à catástrofe, que é manifestação evidente do aquecimento global – nunca choveu tanto naquele território, uma chuva sem relação com a primavera e com a história remota e ou mesmo recente.

    GT: Uma coisa eh a natureza agindo cruelmente, assim como em New Orleans ou com seus Tsunamis ou com terremotos no Paquistao, Turquia, Tchechenia, Georgia, etc…

    OUTRA COISA EH TERRORISMO SEU IMB…
    IBM.
    SEU!!!

    nao. nao irei mais me irritar hoje

    saio ileso do computador

    afinal, eh somente um computador nao eh?
    sim, somente um computador

  205. Sandra

    Gerald, todo mundo tem direito à menstruação.
    Companheiras e companheiros! Pelo menos uma vez por mês exerça seu direito de mandar tudo e todos ao seu redor à merda, pouco importando se você tem razão ou não! Aliás, estar menstruada(o) é ter razão!

  206. O Vampiro de Curitiba

    E o pior, Gerald:

    “…que é manifestação evidente do aquecimento global”

    Eu não acreditei, fui lá conferir e, pasmem!, estava lá, exatamente dessa forma.
    Quer dizer que o “aquecimento global” repercutiu só em Santa Catarina???? Meudeusdocéu!!! Não bastava o Escrotcho? Mais um??? Putz… esse IG… deixa pra lá…

  207. Sandra

    Gerald, comentávamos isso mesmo aqui em casa.
    Catástrofes como inundações, terremotos,…, por mais horríveis que sejam, são fatalidades. Mas assassinato frio e planejado de inocentes é um total desrespeito à vida.

  208. gthomas

    Sandra: AMEI

  209. gthomas

    Vamp – eh inacreditavel nao? Sera que pagam esse sujeito?

  210. gthomas

    Sandra – Morrendo de rir com a tua padaria ai. Poxa mas nem um abracinho nada nada? Nem entre…irmaos??? Deve ser a combinacao entre o Bromato de sodio e aquela estatua que fica perto da tua casa!

  211. gthomas

    Vamp: voltando ao tal Vicino…..pois eh…escolhetram a Santa da Catarina (Katrina em ingles) pra castigar: Tem que se chamar o Al Gore URGENTEMENTE porque, antigamente…digo, ha milhoes de anos atras, nao subia a temperatura da terra nao

    sabe por que? Porque os vulcoes nao entravam em erupcao…

    Mas com terroristas tinha-se uma solucao bem PRATICA!

    PRACA PUBLICA: CABECAS ROLAVAM !!!!!

    ai meu santo

    eu aqui de novo

  212. Sandra

    Pô, Gerald! Perto de casa fica o empurra-empurra (Monumento às Bandeiras), que parece o trenzinho da sauna gay. Já viu alguém empurrar um barco fazendo aquelas poses?

  213. O Vampiro de Curitiba

    Pois é, Gerald! Eu nem vou entrar no mérito do tal aquecimento global. Mas dizer categoricamente que as chuvas (somente em Santa Catarina) foram consequencias do aquecimento global é de uma estupidez sem tamanho. E a comparação com os atos terroristas… poxa… se o cara não tem nada pra falar, fica quieto, porra!

  214. Sandra

    Às vezes tento me imaginar fazendo isso: jogando uma bomba numa escola, num trem, num prédio…
    Eu choro por uma árvore, por uma planta,… Como podem?

  215. O Vampiro de Curitiba

    Sandra, ontem eu assisti o filme baseado no livro “O caçador de Pipas”. Fala um pouco sobre o Taleban: os caras são doentes mentais.

  216. Sandra

    Não consigo imaginar um grupo que mata pessoas em estádios de futebol, como se fosse um espetáculo.

  217. Londrina

    Vampiro
    Como foi bom dar uma chegadinha no blog antes de dormir.. Vamp, Vamp!.

    Quer dizer que vc comprou o livro do jornalista Larry Rohter, aquele que chamou o Lula de cachaceiro ? Vc quer eu eu digo o que vc deve fazer com esse livro?hehehehehehhe.

  218. Sandra

    A humanidade precisa de tempo para amadurecer. Minha filha, às vezes, pergunta-me porquê já não nascemos sabendo. Eu respondo que isso nos tiraria o prazer de aprender.

  219. Sandra

    Boa noite a todos! Durmam o sono dos justos!

  220. Deuses meus, qui qui é isso (rs)??? Tá todo mundo surtando por aqui, é? De que falávamos, mesmo? Ah, eu não bebo, viu,
    Luciana? Aliás, bebo: água, sucos, refrigerantes e leite!

    Quanto à explicação do que entendo como “sejamos bons cidadãos” … Confucio, lembra-se?

    “Façam aos outros o que GOSTARIAM QUE LHES FIZESSEM. Não façam aos outros o que NÃO GOSTARIAM que lhes fizessem. Vocês só precisam dessa lei. É a base de todo o resto”!!!

    Em tempo: Espírito de humanidade? Ateus e agnósticos o praticam, pelo que venho observando, muito mais do que a maioria dos religiosos que conheço! Religião e um zilhão de otras cositas mas são meros freios sociais e … blá-blá-blá!

    “… Não acho que os ateus devam ser considerados cidadãos ou que devam ser considerados patriotas. Esta é uma nação temente a Deus” … (George Bush (pai) enquanto Presidente dos USA!)
    Pois é … todos conhecem o resultado disso aí! Hitler não era ateu, não – como dizem por aí, sabiam? E … chega! Vou dormir! Estou cansadérrima! Bah, isso aqui tá muito bom! Isso é o que chamo de comunicação sem hipocrisia!

  221. Mau

    “Arte é uma coisa menor. A ciência, hoje em dia, é muito mais artística do que a Arte, só que não é entretenimento. A Cibernética, a Matemática que se estuda de dez anos para cá é uma coisa muito mais artística. ”

    Quando li isso pensei logo em – STOCKHAUSEN…alias, o gênio, talvez seja o único artista que morreu mas ainda tem uma obra em andamento. Gerald, será que termina-se a “Licht -luz” do Stock antes do armagedom??????

  222. gthomas

    Rio Maynart: lindo poema concreto acima
    so fui notar agora que voltei
    Lindo
    LOVE
    boa noite
    G

  223. Cristãos, Muçulmanos, Judeus, Hinduístas, Budistas, etc… etc… sempre praticaram seus atos de ” terrorismo prediletos”!Perceberam a minha “sutileza de elefante” quando falei “dos”
    Bush e de Hitler? Quando me refiro a atos de terrorismo predileto?

    BOM DIA PARA NÓS TODOS!!!

  224. Sandra.
    A minha revolta, contra Deus, assim você pensa, é que Deus humilha as pessoas.
    Eu nunca esperei o meu filho chorar, de fome, implorar comida para eu lhe dar o que comer.
    Nunca pedi nada em troca, não colocaria o meu filho numa cruz
    para salvar a humanidade, nunca o coloquei de joelhos.
    Ele nasceu de uma relação normal, prazerosa, não foi abduzido.
    Não foi e nunca será crucificado por uma coisa
    que eu possa resolver sozinho.
    Eu sou melhor pai, cuidei melhor do meu filho.
    Não posso me revoltar contra uma coisa que não existe.
    ……..
    Senhor! Eu durmo na calçada.
    Sei o quanto a noite é gelada
    o quanto dói a solidão.

    Às vezes eu não durmo.
    A noite demora a passar.
    Eu olho o céu as estrelas correm
    as minhas lagrimas caem.

    Eu olho a rua…
    o vento sopra
    a mina esperança se esvai.

    Eu fico triste, pensando, chorando…
    gritando…gritando …
    que Tu Senhor!!!
    Não tens coração!!!

    ato final da única peça teatral que escrevi na vida.

  225. Susan judía.
    Voce me cativa.
    Você nunca vera um ateu jogando bombas em cima de inocentes.
    Não temos essa motivação. O nosso lema é paz e amor.
    Já que Deus não nos amou, nos colocando nesse mundo
    caótico, cheio de extremistas religiosos, nos oferecemos a paz,
    a concórdia, a racionalidade.

  226. roque santeiro

    deu vontade ler Jorge Amado

    GRANDE GAROTA

  227. roque santeiro

    deu vontade ler Jorge Amado

    GRANDE GAROTA

  228. Cristina

    Na Ilhabela as pessoas também não se beijam nas padarias, não dá para imaginar as bibas se beijando na churrascaria Porcão. Já tivemos uma prefeita homossexual, quer dizer, não sei se ela era sexual, ela era homo, quando ela se candidatou à reeleição, alguém escreveu no out-door com a foto da prefeita:“Fora Sapatão”, fiquei triste, achei as palavras injustas, mas ao mesmo tempo ficou engraçado. Estes sujeitos tipo Collor 2010 são tristes, mas ao mesmo tempo são engraçados.
    Realmente o brasileiro gosta do bromato e da embromação. O brasileiro é rei da embromação. Você lê páginas de conversação e nada, discussões bizantinas, quando a pessoa não concorda desqualifica a sua opinião com argumentos fracos, atacando sua inteligência, diz que o seu relé queimou. Confesso que dou risada com a expressão porque realmente eu já queimei alguns relés do meu cérebro.

  229. Cristina

    Alguém já leu o escritor cubano Pedro Juan Gutierrez? O cubano é um exemplo de escritor transgressivo, conhecer Cuba sob a ótica de Gutierrez nos fornece outra visão da ilha de Fidel. A vida do Gutierrez com certeza não é regrada, talvez ele viva menstruado.

  230. Davi Lima de Araujo

    O TEATRO JAMAIS MORRERÁ.
    Enquanto houver grandes dramaturgos, grandes escritores, o teatro, a literatura, viverão e produzirão belos frutos. Vivemos hoje um momento de discrédito de tudo. O relativismo moral, os pseudos intelectuais, os falsos artistas,grassam e dominam a cena cultural. O mesmo desafio que o homem da caverna tinha em fazer um desenho, seja lá em Lascaux ou Altamira, o artista moderno tem em fazer a sua composiçao. O problema da criação é o mesmo, e será eternamente. Os princípios do design, a saber: `ÊNFASE, HARMONIA, UNIDADE , GRADAÇÃO, ALTERNAÇÃO, …”; não mudaram, e permanecerão os mesmos. Em arte como disse Gombrich, não há avanço algum, o que existe são artistas infatigáveis que buscam soluções originais.
    Davi Lima de Araujo

  231. juliano

    Sou assiduo frequentador de padarias, de manhã um paozinho na chapa com café com leitre, de tarde a cervejinha no balcão. Também nunca vi nenhum casal gay ou hetero se beijando em padarias,rs .Por que será? Tem algum sociologo no blog? Não seria melhor ir a um motel do que dar uns pegas na padaria,rs.

  232. Gerald, Lucio, Garganta

    Vou responder, mas vou tentar explicar minha posição sobre o fato com mais clareza.

    Gerald: Vc pergunta o que representa meu nick, e exatamento o que está escrito, uma campanha para Collor sair candidato a presidente, e Katia Abreu vice.

    Gerald
    Collor 2010 acho que vou te levar pra uma sauna gay que nem o teu idolo!!!!! o Collor himself.

    De la voce nao sai mais! Ah nao sai mais….Especialmente quando eles fazem o “trenzinho”

    Se rolar mais preconceito aqui no Blog, eu corto!

    FALEI !

    …………rsrsrs, Vou agradeçer a tal sauna Gay e o trenzinho, mas podemos ir a sauna e fazer o trenzinho com algumas mulheres lindas, pode deixar que quando estiver em São Paulo te convido e deixa que o time eu levo.kakaka

    Falando serio, aonde vc viu preconceito no meu comentário??

    Vc poderia ter feito o comentário é no lugar de preconceito ter usado CIVILIDADE, vc acha normal em “LUGARES PUBLICOS”
    cenas de intimidade entre Gays e Lesbicas??

    Eu não!!………..Por mais que vcs queiram dizer que são modernos, livres de preconceitos e que são a JABUTICABA do pós moderno, não acho que voce queira que um filho ou filha de 10,12,14 anos assista sem sua autorização beijos e amassos de pessoas do mesmo sexo, não tenho nada contra pelo contrario, mas ninguem e obrigado a assistir estas cenas em publico, a grande maioria ainda se choca com o quadro.

    Vc tentou desqualificar a posição do Throat e a minha, acho sinceramente que não é por ai, o debate deve ser feito sem paixões ou lados, quem e a favor ou contra, se vivemos em uma democracia, e vc na mais avançada em direitos civis, deveria saber que seu direito termina aonde começa o meu, é uma questão de CIVILIDADE e não de PRECONCEITO.

    Lucio:

    Voce pergunta sobre a lei?

    Hoje no Brasil usando o nome de movimentos sociais, existe uma GESTAPO colocando lei em tudo, que praticamente na minha modesta opinião está tirando o direito das pessoas até de expressar sua visão sobre qualquer assunto.

    Está lei que alguns dementes querem aprovar no Senado diz mais ou menos o seguinte:

    -Se voce demitir um Gay, esteja preso.
    -Se voce chamar um Gay de Gay, esteja preso.
    -Se voce em uma brincadeira chamar o Gay de viado, esteja preso.
    -Se voce contar uma piada de biba, e perto estiver um adepto de queimar a rosca(nossa olha o preconceito), ele simplesmente pode chamar a policia e mandar te prender, e voce não tem direito nem a fiança, realmente um caso unico no mundo.

    O que tento mostrar, e que Negros, Indios e agora os Gays e Lesbicas, com estas leis só aumentam ai sim PRECONCEITO, pois eles estão conseguindo dividir a sociedade em castas, e isto é o pior que pode acontecer em um pais como nosso, onde não existe preconceito, somos a mistura de 1000 raças, somos um povo alegre e ordeiro, e estes dementes estão tentando de toda a maneira criar uma divisão entre brancos e negros, eteros e gays e assim por diante.

    Espero ter esclarecido, em tempo Lucio quem usa supositorio de cocaina é a mãe, mas logico tudo educadamente.

    Abraços do collorido.

  233. Cristina

    Estes sujeitos tipo Collor 2010 são tristes, mas ao mesmo tempo são engraçados.

    Voce errou na sua avaliação sobre minha pessoa, não sou triste pelo contrario, sou muito alegre e em meus 4.8 anos de vida, bem vividos por sinal, só conheço alegria, e minha maior fortuna são os amigos.
    Sobre ser engraçado, sim sou sei até contar piada de biba, mas depois do seu comentário vou apreender a contar piada de LOUCA, mas querida educadamente.

    Beijos, não fiquei zangado com seu comentário, vivemos em uma democracia.

    beijos

    LOVE

    Como diz GT.

  234. Biquei

    Carlos Ayres Britto,Não consegue reprimir às companhias ilegais, afinal a Justiça
    Eleitoral pune em um dia e no dia seguinte, concede liminar;
    http://www.Le.Monde.com.
    La Cour constitutionnelle thaïlandaise a ordonné, mardi 2 décembre, la dissolution du parti au pouvoir, le Parti du pouvoir du peuple (PPP),
    reconnu coupable de fraude électorale, a annoncé le juge Chat Chonlaworn, qui dirigeait un groupe de neuf magistrats. Les deux autres formations de la coalition gouvernementale sur lesquelles les juges devaient statuer, Chart Thai et Matchima Thipataya, sont également dissoutes. Cette décision a été prise alors que la Thaïlande est le théâtre de manifestations antigouvernementales depuis une semaine, qui ont abouti à la fermeture des deux aéroports de Bangkok, bloquant plus de 350 000 passagers.
    Fraude dinheiro não contabilizado em qualquer lugar do mundo,ainda é ilegal,permanece sendo crime.
    Sò sobrou o Sr.Dr.Barbosa.

  235. samuel samuca

    Sobre a polêmica em torno de Saramago e, também, Paulo Coelho.

    Primeiro, valorizo a vitória. Vencedores, para mim, são o que importa.

    Não importa se o cara é vendedor de pastel, grande empresário, músico de sucesso, prêmio Nobel ou escritor multimilionário (lido em mais de 50 países) …

    O que importa é que eles venceram.

    Assim, Saramago e Paulo Coelho são vencedores e ponto final.

    Aqueles que falam que eles são lixo … bom, esses … parece discurso de perdedor.

    Aliás, todo (quase) crítico é um perdedor, um fracassado por excelência. Azevedo não foge à regra, com seu blog lido pelas mesmas 80 pessoas diariamente.

    Dá até pena de ler a opinião que um fracassado tem de um vencedor ….

    Dá muita pena mesmo.

  236. samuel samuca

    Na verdade, a literatura pra mim é bosta. Bibliotecas e livros estão condenados a virarem (se já não são) peças de museu no futuro da humanidade. O futuro vai abolir essa lenga-lenga literária, verborrágica …

    O aprendizado, a escola e a criação de conhecimento/arte do futuro, como diz Kurzweil, será dimensionada pela interação entre humanos e máquinas (que cada vez mais deixarão de ser metálicas, para serem compostos orgânicos).

    Mas até lá vocês já morreram. Por isso se deliciem com suas fantasias.

    Eu, como estou na fila para a clonagem, permanecerei e viverei estes proximos tempos……

  237. samuel samuca

    Tem gente que gosta de estudar Saramago, Tomás de Aquino, Aristóteles, Pessoa, etc e tal ….

    Pra mim tudo merda.

    Me dedico a estudar a obra de Hendrix. Mais que os solos, a pegada ritmica do cara é uma obra-prima … é uma das criações mais fantásticas da música dita popular.

    Estou fissurado tirando a guitarra base de “Like a Rolling Stone”, ao vivo em Monterey … Fantástico … Tire a voz dele e escute somente a guitarra … aquilo sim é que é arte. Aquilo é que é criação …

    Palavras … palavras são equivalentes a peidos …. Fedem, podem ofender, etc., mas no fundo se evaporam e desaparecem da mesma forma como surgiram.

    A música permanece …

  238. samuel samuca

    Com licença, tenho um desenho pronto de um corpo de guitarra …

    Estou doido pra cortar a madeira, começar a lixar e dar forma às curvas da preciosa … Guitarra feita por mim, com ajuda do melhor luthier destas bandas, para o mundo, para os verdadeiros artistas …. Em breve … em alguma loja de música …

    Adeus, pois …. time is money …

  239. Biquei

    Espanha:ALIBARBUDO ganha ’elogio’ de ’cagão’

    Até o Papa Bento XVI já recebeu a tradicional homenagem dos artesãos da Catalunha: o boneco de barro Caganer (ou “Cagão”), típico da região e que enfeitam até presépios nesta época do ano. Os catalães garantem que em vez de gozação ou desrespeito, o momento tão íntimo representa prosperidade, segundo tradição do século XVIII. Além de Lula (foto) estão à venda os “cagões” Barack Obama, a presidente da Argentina Cristina de Kirchner e a primeira-dama da França, Carla Bruni. Todos com os traseiros de fora, exibindo as respectivas “obra”. Pode não ser lá de muito bom gosto para os mais sensíveis, porém há gosto (e tradição) para tudo. São vendidos nas feiras de Barcelona ou pelo site http://www.caganer.com.

  240. Garganta

    Caro Gerald,

    De fato, pensei que não fossem publicar o meu comentário malcriado. Mas me enganei, muito obrigado pela gentileza. Pois bem!, sem retórica abusiva: criar leis beneficiando um grupo de pessoas em razão de sua sexualidade é, no meu entender, perigoso e contra a isonomia que um Estado Democrático de Direito necessita.

    Quanto a primeira parte que você me respondeu, de um texto que– transcrevi–( COLLOR), também acho preconceituosa a afirmação de que todos os homossexuais gostam de chocar a sociedade. Nem todos e qualquer coisa a respeito disso que eu dissesse seria mentirosa, pois não teria como provar.

    E você, Gerald, parte do pressuposto, pelo que se pode entender, de que a maior parte da sociedade não tem vida regrada( apesar de tudo indicar que você entendeu: trabalha dez horas, prepara a janta para os filhos,assisiste a Favorita e dorme oito horas, trabalha dez horas, prepara a janta para os filhos…pelo menos aqui no meu bairro é o comum). Com essa vida padronizada, quem vai entender, sem se constranger, que o homossexual precisa de direitos especiais para ter uma vida menos indigna? No meu entender, essa lei é desnecessária por duas razões: a Constituição Federal e as leis brasileiras asseguram aos brasileiros isonomia( há, apesar de poucas, decisões favoráveis ao pleno direito do homossexual). A segunda razão é que isso fere a isonomia entre os cidadãos, ou seja, uma coisa é você proteger, com leis especiais, idosos, crianças, deficientes e etc. Outra, e entendo descabidas, privilegiar “raças”, homossexuais, gordos( se não for um obeso mórbido, claro) e etc. Assim como as cotas raciais, a meu ver, aumentarão o preconceito contra os por ela privilegiados, uma lei especial beneficiando homossexuais seria o mesmo desastre.

    Respondendo as brincadeiras à parte: apesar de eu parecer autoritário ( fui mesmo), confesso que defendo o que acredito de modo a não titubear; porém, desejo que quem me ouvir tenha igual direito. Quanto ao tiro de verdade que reclamaram em alguns comentários( essa expressão é bonita, duas coisas com sentidos tão diferentes), posso dizer que foi um sarcasmo, quem pensou errado não está preparado para ler Hegel, por exemplo(Aliás, o Gerald disse, numa revista, que é leitor de Hegel: se ele explicar o que é o para si, o em si e esse negócio todo ele merece uma medalha. Nem o próprio Hegel deve ter entendido).

    PS: Minha intenção foi essa mesmo: amplificar o debate de algo tão importante a todos nós. Profundamente( sem trocadilhos) encantado com o modo descontraído do blog. Parabéns.

    Com os melhores cumprimentos,

    Garaganta.

  241. Amigos (as).

    Lamento ter lido todos rapidamente.
    Necessidade do local onde está e do tempo disponível.

    Primeira curiosidade: quem é este tal de TITO.
    Deve ser daqueles que uma mulher por cem gramas de lingüiça leva o porco inteiro. Lamentável, mas existem mulheres assim.Não fossem elas os Titos da vida estariam fudidos.Não comeriam ninguém.Estou falando de Titos iguais a este que entrou de sola em todos.Porque existe um Tito que eu adimiro.Adimiro o saudoso Tito Madi.De quem tive a honra de ser vizinho no Jardim América no Rio de Janeiro e de quem escutei primeiras versões e ensaios neste local citado.
    Vocês conversaram bastante trocando impressões de escritores dos quais só conheço as referências que são publicadas na imprensa.Das obras nada sei e por isto nem me atrevo a opinar.
    Falaram também em religião e Deus.
    Deus, religião e futebol são assuntos que causam melindres. Todos querendo afirmar as suas razões e nunca chegando a consensos.
    Então eu apenas lembro o magnífico exemplo de solidariedade que os brasileiros estão mostrando ao mundo nesta corrente que está sendo feita em apoio aos nossos irmãos catarinenses.
    E para dar uma alfinetada nos defensores de lula eu pergunto:

    Por que o lula não aparece e como um verdadeiro estadista não vai até onde as enchentes causaram e causam desgraça?
    Será a Síndrome do Maracanã?

    Ou será devido ele saber que existe a possibilidade de ser vaiado por mais de oitenta por cento dos que lá estão.

    Mais uma vez eu insisto.Se algum defensor deste governo me responder satisfatoriamente às perguntas acima: EU NUNCA MAIS MALHAREI O lula E AINDA PEDIREI PERDÃO.

    Obrigado.

    Pacheco.

  242. Samuel Samuca.

    É isto cara.

    Vais de Hendrix como eu vou de BBKing.

    Do que mais precisamos para entender o que qieremos?

    Abraços.

    Vou te acompanhar e trabalhar um pouco.

    Obrigado.

    Pacheco.

  243. Samuel Samuca.
    Eu tambem sou escritor famoso.
    Depois que passei a escrever aqui recebo e-mail do mundo inteiro.
    O ultimo que recebi foi do Rei da Espanha me perguntando:
    Por que não te calas?

  244. Cristina.
    Gostei de voce.
    Para ganhar uma discussão não precisa xingar
    nem desqualificar. Essa é saída de quem não tem argumento e
    não sabe perder. Quem não sabe perder, não aprende.
    Tem maior dificuldade de evolução
    fica estacionado na sua opinião.
    Pelo que sei, pão não usa mais bromato,
    usa vitamina c.

  245. Sandra

    Targino, por mais que nos doa ver nossos filhos sofrerem, não pintamos o mundo de rosa e nem o atapetamos. Sabemos que, para crescerem, precisam de dor. Veja o primeiro parágrafo do texto do Gerald. Se estivesse ao meu alcance, ele e sua família seriam poupados de tanta dor, mas aí ele não seria BRILHANTE.

  246. Sandra

    Susan, Stalin não era ateu?
    Ser religioso ou ateu não impede alguém de ser assassino.

  247. Pacheco.
    Ontem eu tive que ir ao posto de saúde pegar alguns
    remédios de uso continuo. Afinal, tambem sou
    brasileiro, paguei muita previdência e recebo muito pouco.
    No caminho, parei numa lojinha para fazer xerox.
    Travei um papo com a balconista que me contava
    que o pai morreu cedo, a mãe teve que trabalhar
    para educar os filhos. Consegui se aposentar com
    um salário mínimo e que o único presidente,que melhorou
    o salário mínimo,foi o Lula e que conhece muita gente pobre
    que se beneficia do Bolsa Família.
    No posto de saúde não consegui alguns remédios,
    houve um problema na interpretação da data da receita.
    Na saída parei numa banca de jornais para ler as manchetes.
    Travei outro papo com uma senhora que comprava um jornal de concursos.
    Dizia ele ser para filha, que o emprego publico era o melhor dos empregos.
    Tinha uma sobrinha, filha de militar, que recebia e pensão.
    Que o militar tinha sido promovido depois de morto e a
    sobrinha não fazia nada na vida, so gastava a pensão.
    Dizia ser formada em ciências sociais. que não exercia
    a profissão por não concordar com a política social do governo.
    O Presidente Lula esteve em Santa Catarina, sobrevoou a tragédia de helicóptero
    liberou verbas para os governos locais.
    Se ele desce e põe o pe na lama voce e outros iriam dizer
    que ele estava fazendo demagogia com a desgraça povo.

  248. Nina

    Samuel Samuca,

    vc é assim mesmo ou tá passando por alguma experiência genética?

    que papo é esse de vencedores e perdedores? fizeram vc sofrer na escola?

    tô cho
    cada…

    mas vc é corajoso, ou pelo menos sincero.

  249. Sandra

    Samuel, Fernando Pessoa fazia música com seu olhar, como Hendrix com o seu ouvir.

  250. Sandra

    Reinaldo não é invejoso. Ele realmente não gosta de Saramago, e diz isso com argumentos brilhantes. Eu acho os dois sensacionais. Reinaldo diz que, quando você se desilude com a humanidade, está há um passo de dividi-la em certos e errados e justificar a matança dos errados. Eu acho que está a um passo depois, quando acha que isso também não é solução, pois conclui que não há certos, que mesmo os oprimidos podem ser maus. Mas acho que ser bom é um aprendizado que vem no fim de um longo processo.

  251. Glorinha

    Talvez nada disso…talvez não seja o que se passou, se tocou, se mostrou…
    Olhos do tempo que passa ante e dentro de nossos olhares internos e nos dizem e dizem ao outro o que é que aconteceu…
    O que aconteceu? Não sei…talvez algum dia, quando o ser falar mais do que seus vários corpos presos em espelhos que miram e se miram e se reviram e pelos avessos não se acham nem no desprezo nem na agonia nem no despeito de ser o que não queria…
    Falar pela dor, quem sabe pelo amor…
    Não desejo nenhum brilho que seja pela sua dor…não…não….
    Fique apagado, luz incerta, eu lhe procuro nessa escuridão, onde estiver te acho e lhes abraço.
    []

  252. Sandra

    Num livro autobiográfico de Saramago, ele fala muito do amor que tinha pelos seus avós. Uma frase de sua avó mostra a pessoa maravilhosa que ela era: Que pena morrer num dia tão lindo!
    Acho que essa é a paz que ele procura.

  253. gthomas

    Mr Throat

    Talvez o grande problema da vida “regrada” esteja em ver a …..
    ,,,,a,,,,, Favorita!

  254. gthomas

    Assistam menos novela!

    Alias, o que dizer de um pais reg(r)ado a novela e futebol?

    Eh por isso que….

    por isso que!

    Eh por isso que!

    entenderam ne?

  255. Sandra

    Acho que Saramago também procura seu:
    “OBRIGADO, estou super de BEM com a vida!”

  256. Sandra

    Samuel, você tem um choro preso na alma. Por que não deixa essa represa arrebentar?

  257. samuel samuca

    Nina,

    eu é que fiz outros sofrerem na escola e no colégio …

    Primeiro, no futebol … marcava todos os gols do time da classe …

    Depois, conquistando as meninas com meus solos de guitarra … Tenho uma versão fantástica para o solo de órgão do John Paul Jones (Led Zeppelin) na canção All My Love … Elas (algumas, óbvio, pois não sou GT ou Alain Delon), ficavam caidinhas …

    Pronto, acabou meu descanso … De volta pro massacre da serra elétrica … A guitarra tá ficando do caralho, meu!!!!

  258. samuel samuca

    Sandra, antes que eu vá para minha labor cotidiana de produzir e vender guitarras, violões e CDs …. te falo que:

    O choro da minha alma é a tradução perfeita da música Crying de Yngie Malmsteen … Escute-a e verás como minha alma chora, principalmente na última parte com a entrada da guitarra ….

  259. samuel samuca

    No futuro, e sem sacanagem, as pessoas deixarão as palavras de lado, pois nada ou pouco expressam de verdadeiro, e utilizarão a música como meio de comunicação … Com música, não é possível enganar ninguém…

    Ou você toca ou toca mal ou não toca, assim de simples.

    Mesmo Madonna ou Britney, tem que ter músicos e arranjadores competentes …

    Com palavras, não ocorre isso. Um medíocre que maneja razoavelmente o texto, pode se fazer passar por um grande escritor ou coisa parecida …. quando na verdade é um impostor …

  260. Glorinha

    Samuel Samuca,
    ainda creio que os olhos que se propoem a ler sabem reconhecer… assim como seus ouvidos reconhecem a música.
    janelas são várias….
    []

  261. gthomas

    Samuel

    boa ideia

    ninguem mais se comunica:

    no more words

    Beckett dizia isso atraves de palavras: PARADOXO TOTAL

    ALIAS, PIOR QUE ISSO, CUNUNDRUM

    todo mundo se comunica atraves de MUSICA

    Flautas flautando

    clarinetas clarinetando

    Trompetas trompando….

    que mundo lindo

    HAJA SOPRO

    HAJA FLATULENCIA!!!!

  262. Garganta

    Caro Gerald,

    Em razão de vida, como você afirmou, reg(r)ada à novela e futebol que as pessoas, em geral, têm tanto preconceito. O mais razoável é educá-las. Ora, a garota americana pode não engravidar, porque –sabe– que isso irá desestruturar sua vida. E a brasileira pobre? Com alguma sorte um pastor, dessas Igrejas em ascensão, lhe dirá que é pecado. O que fazer para resolver o problema das garotas grávidas? Os congressitas ( que eu sempre mantenho um olho no gato e outro no peixe) dirão que talvez uma lei especial, que encha de direitos especiais as puras moças, ajude. De repente uma bolsa estudo pra criança, ou privilégio para a moça matricular as crianças e etc.. Será que alguém me entende? Os políticos manipulam os problemas sociais, e usam a máquina do Estado para resolverem os problemas que nem…

    O raciocínio é o mesmo, eles estão manipulando um problema que é a falta de educação das pessoas ( do trabalhador ao juiz de direito) para combater –diretamente– a massa cheia de minhoca na cabeça. Não é bem fundamentado que ocorrerá a revolução das minhocas? Em outras palavras, o Estado não educa a população e privilegia um determinado grupo em razão de sua sexualidade? O vendedor de roupas não-homossexual , por assim dizer, achará ótimo que o seu colega que não trabalha bem e tem fama de homossexual, não foi demitido por medo do chefe, pois há uma lei que protege o trabalhador que for homossexual. Convenhamos, cotas raciais, direitos especiais a gays e tudo que privilegia deficiências tão subjetivas é algo perigoso. Não pode ser tratado de modo tão grosseiro pelo Congresso Nacional.

    Eis algumas das indagações favoráveis a necessidade de tal lei : não morrem centenas de gays por preconceito? Até onde eu sei, nosso código penal pune quem mata qualquer pessoa, seja o morto branco, negro, gay, deficiente físico e etc.. Não se reconhece o direito de união homossexual? O filho da Cássia Eller, por exemplo, teve sua guarda auferida à parceira da cantora a despeito dos avôs ( não é que reconheceram que a Cássia, sua mulher e o garoto e a eram uma família). Não deixam adotar? Há exceções, há exceções e há exceções. Os juízes não bateram a cabeça e proferiram tais decisões sem fundamentação legal. Nosso Estado tem leis que garantem a isonomia. Tais leis não são aplicadas, tão-somente, em razão dos preconceitos dos homens; não se cumpre a lei, digamos assim.

    Enquanto não desmistificarem os preconceitos, educando a plebe, não há lei especial que de jeito. Muito pelo contrário: as minhocas estão a solta, eu não sou doido de sair por aí contrangendo-as. Meu porteiro disse que o cara lá na esquina é “viadinho”, quem sou eu para mexer nas minhocas do meu porteiro e ele ficar insatisfeito comigo. Deixem as minhocas em paz!

    Por isso citei Aristófanes que, no diálogo “As Nuvens”, expõe o choque da ordem vigente, representada pelo pai endividado e o filho do amante cavalos, e , por outro lado, um Sócrates lunático. No fim do texto ( me desculpem estragar a surpresa para quem não leu): botaram fogo no pensatório. Eu que não serei insensível de despertar a fúria das minhocas.

    PS: Nunca escrevi tanto num blog, Jesus!

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  263. Garganta

    Caro Gerald,

    ERRATA.

    Sem abigüidades: “não foi demitido por um medo pertencente ao chefe”

    e interrogação cá: ” O vendedor de roupas não-homossexual , por assim dizer, achará ótimo que o seu colega que não trabalha bem e tem fama de homossexual, não foi demitido por medo do chefe, pois há uma lei que protege o trabalhador que for homossexual ?”

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  264. Nina

    Que lindo Samuel, vc é um romântico…

    no futuro as pessoas se comunicarão por música…

    mas isso já não acontece hj? musica não é uma forma de comunicação?

    só somos humanos pq ficamos eretos e nosso instinto mais aguçado que era o olfato passou a ser a visão, do outro em pé, dos órgão sexuais, daí surge o primeiro par e a primeira procriação (com prazer)

    só somos humanos pq o que nos distingue dos outros animais é a linguagem…. estou falando de palavras…

    também adoro Led Zeppelin

    bj

  265. Nina

    Samuca,

    Sabe que conheci um músico, por sinal meu namorado, que queria aterrar o mar…

    Vcs são complexos….

  266. Garganta

    Aqui elas são orientadas pelos pais a ficarem gravidas para receberem o “BOLSA-MENINO”, 1.500,00 + 03 parcelas de 210,00

  267. Sandra

    Somos verbo. E somos música. Os dois são a mesma substância.

  268. Nina

    ah Sandra…. sim!

    me fez lembrar de novo do Saramago, que não sai dos meus pensamentos desde ontem, ele tem um verbo rebuscado…mas soa como melodia…

    “(…)é que não há comparação entre viver num labirinto racional, como é , por definição, um manicómio, e aventurar-se, sem mão de guia nem trela de cão, no labirinto dementado da cidade, onde a memória para nada servirá, pois apenas será capaz de mostrar a imagem dos lugares e não os caminhos para lá chegar. “

  269. Garganta

    Caro Collor,

    Pois é. A estupidez, como vemos, que os congressistas amam legitimar tem vigor.

    Eu sou contra as sombras, mentiras e enganos. Vida à educação e morte à canalha mentirosa de Brasília( isso foi uma hipérbole, não me acusem de desejar a morte de congressistas bandidos)

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  270. Ronald.

    02/12/2008 – 13h07
    Daniel Dantas é condenado a dez anos de prisão e pagamento de R$ 12 milhões
    Rosanne D’Agostino
    Do UOL Notícias
    Em São Paulo
    Atualizada às 15h52

    O juiz Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, condenou nesta terça (2) o banqueiro Daniel Dantas, sócio-fundador do Grupo Opportunity, a dez anos de prisão por corrupção ativa, por tentativa de suborno a um delegado durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

    Daniel Dantas responde por tentativa de suborno a delegado durante a operação Satiagraha, da PF
    PF pede a prisão de Dantas pela terceira vez
    Imagens do dia
    Leia mais sobre o caso
    UOL Notícias

    Dantas responde a processo por supostamente ter oferecido propina de US$ 1 milhão a um delegado da PF para que o nome dele fosse retirado do caso. O UOL entrou em contato com o advogado do banqueiro, mas ainda não obteve retorno. Cabe recurso da decisão

    leia mais.

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/12/02/ult5772u1930.jhtm

  271. Gerald! Nao assisto novela tem uns 11 anos. Mas, a Favorita
    tá bem legal, até meu marido assiste rsrsrsrs pode??
    Já Saramago, comecei a ler Ensaio sobre a Cegueira. esta universalizacao da falta de visao é chato demais. nem acabei de ler.

  272. Alguem tem noticia do Everaldo??

    Amigo Everaldo estou com um cordel pronto para publicar mais só o farei depois de voce voltar, fala do PATO MANCO (Lulla).

    Abraços amigo

  273. Maria Simone (393)

    Hi Colegas, que saudades de comentar aqui e nos demais blogs!
    Será que passará pela moderação, “wait that yes”.
    Olha fui internada por causa desses comentários. Num sanatório. Quase duas semanas.

    Gostaria de perguntar à CRistina, se ela é a mesma do livemocha, aquela de Washington D.C., a quem indiquei o seu Blog G.T.?

  274. Maria Simone (393)

    Estou contente, vocês aceitaram o comentário.
    Ainda estou sob o efeito dos remédios que me aplicaram lá no HEM.
    SABE O Nº DA CASA DE MEUS PAIS É 190. Dá para fazer alguma associação, não?

  275. Maria Simone (393)

    Já li e reli o texto, mas estou tentando digerir melhor.
    A Rua é Julieta, associaram desde que mudei para cá, a mesma do Shakespeare. Estava quase morrendo envenenada, tal qual.

  276. Well … well … well

    “Minha gente” (essa era do Collor – o Presidente que pensava que poderia governar sòzinho rsrs!)

    TERRORISMO: é o uso sistemático da violencia (crueldade) contra REGIMES POLÍTICOS, POVOS ou PESSOAS, para alcançar um FIM POLÍTICO, IDEOLÓGICO ou RELIGIOSO!!!

    Democracia: governo do povo; soberania popular; sistema de governo que se caracteriza pela liberdade do ato eleitoral e pela interdependencia dos poderes.

    Ditadura: governo em que os poderes do estado são exercidos por um só homem; excesso de autoridade; despotismo.

    Anarquia: negação do principio de autoridade; sociedade política; estrutura social em que não há dominações, que se constituem sem governo.

    ANARQUISMO: sistema político segundo o qual o governo ou a dominação é UM MAL ABSOLUTO.

    Sandra: decididamente você não caiu do berço quando era criancinha! Você me entendeu direitinho, garota! Uau!

    Assassinos “podem ou não” serem religiosos, ateus e/ou agnósticos! Arre! Que susto! Por um segundo, pensei que você
    me “levara a mal” (rs)! Sou “do bem e pela PAZ”!!!

    Não xinguei ou desqualifiquei religosos e/ou ateus e/ou agnósticos – muito pelo contrário, até mesmo usei de uma frase de Confucio para “explicar o que entendo” como “ser” um bom cidadão! Sou radicalmente contra quaisquer radicalismos (rsrs)!

    Ateus não são, “necessàriamente” (sic!) seres cruéis, pervertidos, imorais, insensíveis, vazios e tolos. Sabem, ainda, contemplar a beleza infinita da natureza e dos animais – racionais e irracionais. Racionais e irracionais e … quem é quem aí, mesmo? Hã???

    Confesso: nasci judia e assim serei “classificada” pelo resto de minha vida. “Mesmo sendo uma atéia engajada e muito identificada com o humanitarismo”. Simples assim, viu? (rs)

    Aos demais:

    Estou pensando sèriamente em reivindicar o “Dia da Consciencia
    Branca” e as “cotas” que me são devidas (rs)! Já pensei em processar quem me “ofende e xinga” de branquela e magrela .. .mas … deixei pra lá – não é a minha cara!

    Já “senti na pele” muitos “afro-descendentes” fazerem a hostil pregação de que o Barack Obama é um enviado de Deus para resolver todos os problemas mundiais … criados “pelos branquelos”! Deuses meus … até quando se discutirá o preconceito de cor? Preconceitos? Pré-conceitos???

    Vivemos numa sociedade democrática. Será? Será que não estamos vivendo uma “ditadura democrática”? Entenderam a ironia (essencia?) da pergunta?

    Em tempo: Não sou Petista. Sou da turma do “ateu” FHC (êsse daí perdeu a eleição, em SP, quando se declarou como tal! rs),
    mas admiro, e muito, a obstinação do Sr. Luis Inácio Lula da Silva. “Garra” ! É um vencedor, sim! (Fiquem à vontade para
    me atirar pedras (rs)!)

    Respeitemos e tentemos – pelo menos – conciliar as diversidades humanas …

    Liberdade!
    Igualdade!
    Fraternidade!

    São, sim, os 3 postulados Maçônicos e êsses não têm nenhum pacto com o “demo”, não! Quero dizer … eu não sei, capicce? rs

  277. Paralelos

    Não tem haver com o assunto, mas …

    Cotas dos negros para a humanidade:

    “Cantor é condenado à prisão por genocídio em 1994

    Um dos mais famosos cantores de Ruanda, Simon Bikindi, foi sentenciado a 15 anos de prisão por ter incitado a violência durante o genocídio de 1994.
    O cantor foi condenado devido a um discurso feito em um carro de som na época do genocídio, no qual ele encorajou integrantes da etnia hutu a matarem tutsis enquanto passava pelas estradas do país.

    Bikindi foi julgado no Tribunal Internacional Criminal da ONU para Ruanda, que é baseado na Tanzânia, e poderia ter sido condenado até à prisão perpétua se fosse atendido o pedido dos promotores.

    Os promotores pediam a prisão perpétua de Bikindi alegando que suas músicas e letras, que eram muito populares na época, incitavam o ódio contra os tutsis.

    Mas, os juízes afirmaram que as músicas foram escritas antes do genocídio e não existiam provas de que Bikindi tenha tocado ou cantado as músicas em 1994.

    Em 1994 cerca de 800 mil pessoas, da minoria tutsi e hutus moderados, morreram nas mãos de milícias hutu em apenas cem dias.”

    Tadinhos dos negros

  278. Biquei

    Eles são o problema maior;
    Chegou o momento da Justiça de primeiro grau ser um Justiça Arbitral, PRIVADA, que atenda os interesses das PARTES, cujo objetivos fundamental sejam as PARTES.
    Na mesma linha, o vice-presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Nino Toldo, afirma que “os juízes de primeira instância acatam as decisões do Supremo. Eu não vejo problemas de abarrotamento dos tribunais”.
    São tão independentes, que não assumem responsabilidade pelos excessos que praticam
    “Graças a Deus, os juízes são independentes e, felizmente, neste país, a independência da magistratura é respeitada”, afirma Toldo.
    No dia em que eles forem responsabilizados, pela discricionariedade que praticam, pela arbitrariedade, acabará os recursos aos Tribunais Superiores, só que neste mesmo dia, acabará o velho adágio, “quando a lei vira negócio”.
    O problema destes senhores do primeiro grau, é que eles esqueceram o que papai-do-céu colocou na barriga, não era para deixar subir para a cabeça.

  279. Targino Silva.

    Boa tarde.

    Estive parado em teus comentários.
    Vamos deixar de falar do lula.Eu ataco o que defendes e deste modo ficaremos em permanente discussão.

    Vamos comentar do que falas acima aos outros e outras e para quem leu o teu comentário.
    Ao contrário da tua afirmativa ateus jogam bombas.Jogaram no jovem Lovechio quando raptaram o embaixador americano.E arrancaram uma perna de um passante inocente.Isto é fato.Aconteceu.Ou vais negar?Podes até negar, mas não mudará o acontecido.Foi a dilma e seus companheiros guerrilheiros de outrora.Os que nos queriam comunistas.

    È teu direito duvidar de Deus.
    Eu mesmo que procuro me enquadrar como católico muitas vezes duvido.

    Por exemplo:

    Onde estava Deus quando terroristas incendiaram o hotel e jogaram bombas?
    Onde estava quando vagabundos abusaram sexualmente de uma menor na frente do pai?
    Onde Ele estava quando crianças são violentadas por adultos.
    E onde Ele estava quando netos agridem com socos e tapas a avó que deveriam amar e respeitar?
    Tem muito mais.
    Não pense que estou te gozando.
    Onde Ele estava de quatro anos idos até agora?Em acampamento de invasores de terra eu sei que Ele não estava.Tenho esta certeza após ter assistido hoje pela TV uma reportagem a respeito de um pai (um filho da puta) que se dedica a invadir terras e gozar com a filha que hoje tem quatorze anos.Faz isto como se fosse normal.Ato que nem cachorro da pior raça pratica.Assista na TV se já não assistiu.Foi preso e filmado com a camisa que o movimento lhe deu.Camiseta vermelha (comunista saudoso com inscrição ridícula) que por si só já define quem está orientando estas invasões.Garanto-te que as Forças Armadas não são.Nem os que insistes em afirmar que deixam polpudas pensões para suas filhas.Targino descubra tudo direito porque só você parece conhecer estas leis que falas e eu quero proteger a minha Ana Luiza que trabalham bastante para garantir os filhos que ela e meu genro me presentearam com lindos netos eles poderiam trabalhar menos caso você lhes diga como ela pode receber a soma que insinuas depois que eu partir daqui desta vida.

    Por isto sou contra as bolsas e as invasões.
    Por isto até duvido de Deus.
    A única certeza que tenho é que eu não gosto do lula.
    E também que o Targino sendo professor vai arrumar belos exemplos para me contradizer.
    Paciência.
    Nossos direitos são iguais.
    Obrigado.

    Pacheco.

  280. Maria Simone (393)

    Interessante! Desculpe-me Susan Judia contrariá-la, mas não consigo enxergar essa Garra no Inácio. Será que estou sofrendo da visão? Pode ser.

    Em 1999 fiz uma cirurgia com uma Médica que era Silva, desde então tive a minha privacidade e intimadade violada, por quê será? Algum CHIPS OU ship?
    Amanhã faz exatamente 08 anos,. Sem contar que o meu computador depois de assaltado, a polícia me entregou, e parece-me que está também capturado. Aliás tudo em minha casa parece publicado.

  281. Maria Simone (393)

    Sabe, Susan Judia, meu sangue naquela época era de um tipo, hoje, mal posso me expor ao sol, que fico totalmente preta.

  282. Maria Simone (393)

    Sabe o Inácio, eu ficava do mesmo jeito, que ele, vermelhinha. Hoje fico pretinha. No meu orkut tem algumas fotos de como eu era antes da cirurgia da garganta.

  283. Paulo G.

    The preacher decided to enumerate the Ten Commandments to his flock.
    When he got to “Thou Shalt Not Steal,” he noticed a fellow in the first row acting nervously. When the preacher got to “Thou Shalt Not Commit Adultery,” he noticed the fellow brighten up and smile. After the service, the preacher approached the man and asked him the reason for his unseemly conduct — to which the happy one replied, “When you said, ‘Thou Shalt Not Steal,’ I discovered my umbrella was gone. But when you said, ‘Thou Shalt Not Commit Adultery,’ I remembered where I had left it.”

  284. Paulo G.

    A bachelor named Clem showed up at his weekly poker game with a black eye.
    His friend Joe asked what had happened to him.
    “Well,” Clem replied, “when I was getting dressed this morning a button came off my pants. I don’t know how to sew a thing, so I went to the next apartment and asked the woman there if she would sew it on for me.”
    “Oh boy,” Joe said, “she probably thought you were making a pass and socked you, huh?”
    “No, that was not it,” said Clem. “She was as nice about it as she could be. Got out a needle and thread right then and there. She sat down in front of me and sewed the button on while I was standing there. But just as she finished and was biting the thread off, her husband walked in.”

  285. A peça que o Gerald levou no Sesc cada dia mais está em minha mente.Aquela do cão.Aliás uma bela cachorra( parecia mesmo uma, mas não era )encenando o cão.

    Aquele negócio da abertura dizendo que o que você está vendo….não parece o que você está vendo…..mas é realmente o que você está vendo me vem a mente toda vez que a TV ou a vida me mostra absurdos.

    Estou começando a gostar de teatro.
    Semana que vem estarei novamente em Vitória.
    Vou procurar uma peça e assistir.Talvez eu descubra que perdi muito tempo achando que só cinema e TV eram os meios de distração.
    Nunca é tarde para nada.
    Valeu o incentivo indireto que mais parece direto que o Gerald me deu.

    Obrigado.

    Pacheco.

  286. Paulo G.

    One very hot day a dog was walking along a road when he saw a take-away food shop. He went in and asked for a can of lemonade.
    “Get out!” said the shopkeeper. “Dogs are not allowed in food shops.”
    “But look here,” said the thirsty canine, “you’ve got a big sign outside that says, WE SERVE HOT DOGS!”

  287. Paulo G.

    Betty was constantly losing her boyfriends because of her grandmother’s tendency to say the wrong things to them in her attempt to be modern.
    One day, her current boyfriend arrived while Betty was upstairs changing, and the old lady started to brag about her granddaughter.
    “I think Betty would rather screw than eat,” Granny chatted cheerfully to the young man. “There is hardly a young man around she has not screwed with, and she even has a record to screw by.”
    The young man blushed, stammered, grabbed his hat, and beat it out the door.
    A moment later Betty came downstairs, noted his absence and said, “Alright, Granny, what did you say this time?”
    “Nothing,” protested the old lady, “I was just telling him how much you liked to screw, when he ran out the door.”
    “Oh my goodness, Granny, how many times must I tell you, the word is not ‘screw’, it is ‘twist’!”

  288. Paulo G.

    An American girl visiting England went to a posh party. She was dancing with a rather stuffy Englishman when her necklace became unfastened and slipped inside the back of her gown. So she asked her partner to retrieve it.
    Though he felt rather uncomfortable about it, he courteously attempted to reach the necklace. After a couple of tries, he finally said, “I am awfully sorry, but I am having trouble getting to it.”
    “Try further down,” she instructed.
    Just then he noticed that all eyes in the room were on him, and he blushed beet-red. He whispered to the lovely American, “I feel such a perfect ass!”
    “Never mind about that,” she said. “Just get the necklace!”

  289. Maria Simone (393)

    Sabe o Alberto que eu conheci na faculdade, é médico psiquiatra, não advogado. Também é descendente de árabe ou judeu, não sei ao certo. Por isso que tentam me enlouquecer de vez em quando, pois ele também é LUIS.

  290. Rio Maynart

    vc vive apenas para vc mesmo.

  291. gthomas

    Cheguei a um ponto nesses comentarios que, sinceramente, nao entendo mais nada.
    LOVE
    G

  292. cafeínado.

    Foi despertado em mim um amor ao seu trabalho e esse espaço de pensamento. Encontros e desencontros de pessoas que não pertecem à manada. Pensam por ela. Condicionam-a. Meus sinceros cumprimentos.

  293. Tene Cheba

    Estava só lendo os comentários, estava até me sentindo legal, depois uma visita a outro blog, alguns sites, retornei a este então, pintou a fissura, conclusão: dependente químico de espaço visual e virtual é uma merda mesmo.Interessante os muitos comentários que li.Especialmente do Collor-2010, notei uma certa brutalidade na descrição de sua repulsa por dois seres iguais se arrochando na padaria.Depois, inteligentemente compôs uma manjada argumentação, bem elaborada, mas com teor muito batidinho.
    Minha filha, uma vez na casa de uma colega, foi apresentada aos seus tios que estavam no Brasil revendo familiares.Um destes tios estava acompanhado do seu par, Homem da mesma forma.A coleguinha contou para ela que seu tio era Gay, minha filha não esboçou qualquer reação.Ela me contou sobre os parentes da coleguinha, com muita naturalidade, e este detalhe não foi enfatizado, apenas narrado naturalmente, entre vírgulas, aí, né Pai, tipo tipo, e outros vícios de linguagem da garotada.Naquele momento percebi que não falhei muito em sua formação “Humana”.Fiquei prá lá de Feliz.O Negro e Loura, em mil novecentos e trocadinhos despertavam fúrias e repulsas.Judeus eram obrigados a mudarem de calçadas, ou não tinham acessos a restaurantes, Negras eram definidas como Macacas lá pelos idos de hoje, sim hoje enrustida ou na boca miúda ainda ouço manifestações do tipo.Me calo, porque tenho que me calar.Covardia?Talvez.Mas Collor, não estou tentando criticá-lo, mesmo porque, não posso, apenas tentando através do meu anonimato, expor novos parâmetros para sua realidade.Quanta pretensão a minha.As tanguinhas de Ipanema, com muita carne boa exposta, fariam uma padaria parecer um açougue.
    Grandes Abraços, apenas batento um papo.

  294. gthomas

    Tem post novo la em cima gente!

    vamos pra proxima please

  295. Maria Simone,
    “Buenas noches”!

    Agora quem pirou fui eu! Pelo que entendi, você afirma ter sido internada numa clínica de repouso (é mais fashion essa palavra – sanatório é démodé! rs) porque seus neuronios entraram em pane por algum motivo. No stress, ok?

    Entendi, tolinha, seu sarcasmo. Por outro lado, fico preocupada com você … Sério! Preconceituosa você? 1 mm abaixo da pele e todos nós somos rigorosamente iguais. Antropologia (classificação e caracteres físicos do ser humano)? Esqueça, temporàriamente, por favor! Não compliquemos, concorda?

    – G.A.R.R.A: (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos,
    subordinado ao D.E.I.C – SP – SP)?

    Fique tranquila! A palavra garra que usei nada tem a ver com seu computador sequestrado e muito menos com aquela tal da sua
    desconfiança de que … “tudo em casa parece publicado”… (?!!!)
    Que coisa! Mania de perseguição? Verdade? Noooossa! Arre!!!

    – Informação técnica, essa minha: seu sangue era de um tipo e hoje está diferente? Duvido (rs)! Tipagem sanguínea e … cabulou
    as aulas de biologia, hein, Maria Simone?

    De qualquer forma, independentemente da cor da sua pele, use, sempre, protetor solar! Não se esqueça. ok? Sangue nada tem a ver com a alteração da sua cor de pele – dentro dos padrões da normalidade clínica. Algumas patologias, entretanto, …. Não! PeloamordeDeus, aqui, não!

    – Você … me parece ter algum tipo de “trauma” com o sobrenome
    Silva, judeus, árabes e … também me parece daltonica. Acredite,
    o daltonismo é observado com maior incidencia em homens. Mulheres, porém, podem apresentar essa “clínica”. Estatísticas mostram: 8% homens e 1% mulheres – população mundial).

    – Silva e … “novos cristãos” – História do Brasil. Será? (rs)

    – Afinal, o Alberto é médico psiquiatra? Você diz que pensava que êle fôsse advogado e …? Gostei dessa suposição! Será que êle apresenta a síndrome de dupla personalidade? Múltipla?
    Os “pacientes”, ou “clientes” dêle sabem disso? Só você? Ops!

    Alberto Luiz? Luiz Alberto? Belíssimo nome! Eu gosto! (rs). O nome combina mais com a “vocação” (não é profissão!) para a prática da Medicina. Árabe ou judeu – você não sabe! Arriscaria: é
    de origem judaica! rs

    Judaísmo e Medicina? Hum-hum! Pràticamente inseparáveis; assim como o Cristianismo e o Judaísmo e … isso não interessa, agora (rs)!

    Maria Simone: gostei desse seu “jeito meio pinel de ser”!
    “Louca de pedra”, é? Me too! Sei! Tá bom! Acredito! Mes-mo!!!

    Esqueça-se do nosso Presidente! Esqueça-se do nome Luiz!
    Esqueça-se de judeus, árabes, asiáticos, americanos, europeus, etc. Ah, esqueça-se de tudo e todos – se preferir!

    Muita saúde! Muito amor! Muita PAZ!
    Abração!

  296. Garganta

    Caro Tene Cheba,

    Apesar de você ter direcionado para outro leitor do BLOG do Thomas a seguinte pergunta: “Judeus eram obrigados a mudarem de calçadas, ou não tinham acessos a restaurantes, Negras eram definidas como Macacas lá pelos idos de hoje, sim hoje enrustida ou na boca miúda ainda ouço manifestações do tipo.Me calo, porque tenho que me calar.Covardia?”.

    Tem que ser realista e não covarde. Tem que saber a medida certa para não provocar a massa preconceituosa; e, assim, combatê-la. As alegações dos defensores de direitos especiais estão preocupados com mortes e outras restrições que os homossexuais sofrem; mas o Direito brasileiro não autoriza nada disso( va lá, e eu dou o braço a torcer, o código civil é desfavorável a eles, talvez seja necessária uma reforma. Mas só isso, também). A meu ver, é mais uma manobra de políticos, que resultará em novos crimes à sociedade. Nem pensar em estabelecer leis especiais para gays, religiões e etc, punindo os demais cidadãos. Nunca. Vamos educar a população, que é o justo.

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  297. Oi, GT e pessoal. G: dê uma olhada nessa matéria no Today Show. Esse caso está dando repercussão na imprensa brasileira e a família do menino aqui no Brasil reage a todo mundo que fala dele. A fonte abaixo e´o Google/Today Show:

    Dad battles for son taken to Brazil four years ago
    Nightmare began when late wife took boy: ‘I’ve been desperately fighting’

    Video
    Dad’s battle to bring son home
    Sept. 24: David Goldman is fighting to get his son back after his wife took him to Brazil more than four years ago. TODAY’s Meredith Vieira talks to Goldman about the custody battle.

    Today show

    In the news
    Image: Mumbai residents protest
    Getty Images

    Fallout from Mumbai
    From India to Pakistan, people speak out in the aftermath of the deadly terrorist attacks.
    AP

    World AIDS Day 2008
    Activists, sex workers, patients and more commemorate AIDS awareness around the world.
    U.S. Capitol Visitor Center Prepares To Open To Public
    Getty Images

    Exploring the U.S. Capitol
    New $621 million visitor center opens in Washington, D.C.
    Image: Eddie Silva
    AP

    The long road back
    Tens of thousands of U.S. troops have returned from Iraq needing intensive rehab and counseling. Follow the progress of three of those veterans.
    U.S Senator Barack Obama
    EPA

    Road to the White House
    Barack Obama’s two-year journey to his historic election encompassed fist bumps, controversies and celebrations.
    AP

    World food crisis
    Faces of hunger from across the globe
    By Mike Celizic
    TODAYShow.com contributor
    updated 6:38 p.m. ET Sept. 24, 2008

    It is like a nightmare for David Goldman, except that when he wakes up, it is still there. His son Sean, abducted to Brazil by the boy’s mother four years ago, remains almost in sight but always out of reach, in defiance of the laws of two nations and the world.

    “I haven’t seen him in four years, and I’ve been desperately fighting and fighting to be with him,” Goldman told TODAY’s Meredith Vieira Wednesday in New York.

    Fighting his emotions, Goldman seemed always on the verge of breaking down as he told his story of loss and frustration. It began more than four years ago, on June 16, 2004, when the New Jersey man drove his wife, Bruna; their 4-year-old son, Sean, and Bruna’s parents to Newark Airport so they could go on a two-week vacation to Bruna’s native Brazil.

  298. Ronald

    RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE

    Num banquete, botaram um padre sentado ao lado de um rabino.

    O padre, querendo gozar o rabino, enche o prato com pedaços de um suculento
    leitão e depois oferece para o ‘colega’.

    O rabino recusa, dizendo: – Muito obrigado, mas….não sabe que a minha

    religião não permite a carne de porco?

    – Noooossa! Que religião esquisita! Comer leitão é uma delííícia!
    Comenta o padre com ironia.

    Na hora da despedida, o rabino chega e diz para o padre: – Mande minhas
    recomendações a sua mulher!

    E o padre, horrorizado: – Minha mulher? Não sabe que a minha religião não
    permite casamento de sacerdotes?

    – Noooossa! Que religião esquisita! Comer mulher é uma delííícia!!!…. Mas se você prefere leitão……!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s