Barack Obama – O novo presidente dos Estados Unidos da América

MAIS FORTES SÃO OS PODERES DO POVO!

New York- Não sei se conseguirei chegar até o fim deste post. Me desculpem. Lutei muito. Muitos lutaram e levaram muitos insultos por suas convicções e muitos foram objetos de gozação!

EUA é lugar de racista“, daí pra baixo.

Mas aqui ainda estamos em 4 de novembro de 2008. Tenho 54 anos de idade e, se fiz algo de importante na minha vida, foi participar dessa campanha! Tenho amigos íntimos que não concordam comigo. Tudo bem.

Não vou continuar a escrever…

O espirito Republicano não poderia mesmo ganhar. Por quê? Porque agora mesmo há pouco estavam com os ollhos e ouvidos fechados ouvindo uma banda de country music, telas de TV  e seus iPhones apagados em estado de DENIAL, dançando e cantando em seus headquarters em Phoenix, AZ. Assim, como se o mundo não existisse ou como se a vitória fosse fato consumado. Assim tem sido a gestão Bush, e por isso se distanciou tanto de todos que até McCain pediu que não aparecesse. Mas o GOP está mesmo out of touch.

Essa também é a metáfora perfeita para administração Bush: OUT of TOUCH.

Temos que tomar cuidado para não cairmos em euforia. Cautela é a palavra, pois agora é o primeiro e não o último dia de uma longa, perigosa e árdua jornada para Obama e Biden! Vão herdar a pior economia já vista. Vão herdar uma guerra horrenda que ninguém quer: e o voto mostrou isso. Digo, o voto mostrou que ninguém mais quer a guerra no Iraque, ninguém mais quer essa brincadeira com o dinheiro e esse outsourcing desvairado. Sim, muita coisa vai mudar. Mas o quê? Confesso que assim como muitos no partido democrata, estou pra ver. Não sei. Mas os danos deixados pela administração Bush levarão anos para serem desfeitos. Muitas ruínas. Muito Beckett e Heiner Mueller para reerguer, assim de um momento para o outro!

Chega. Chega de preconceito racial. Temos um negro na Casa Branca! Agora o mundo segue o exemplo, espero. Não preciso dizer mais nada. Quero comemorar no silêncio da minha alegria silenciosa. Ainda não é momento de grandes explosões. Os EUA já tiveram grandes líderes negros, brancos, tortos, não tortos, de ascendência irlandesa, protestantes e católicos (JFK).

Só posso agradecer a todos que tiveram fé!

Agradeço a todos que tiveram fé! Aos detratores, a resposta desse país fala mais alto, mas mesmo assim meu muito obrigado àqueles que me trataram durante esse ano inteiro como se eu fosse uma criança que nada sabe, que não entende lhufas de política, como se eu não fosse um politcoholic. Sou. Obcecado, louco, quase um doente mental, confesso!

McCain, depois de uma campanha vergonhosa, a smear campaign (até hoje, dia da eleição) agora fala manso. Ele mesmo adotou o slogan “CHANGE”. Não adiantou. Claro. Agora fala até da avó de Obama que não viveu para ver esse dia e, sim, nos comove.

Aqui, nesse país, mesmo em guerra, somos civilizados. Temos a tradição de lutar com luvas e com a retórica mas, no final do dia, nos damos as mãos! Talvez no BR, como diz o Reinaldo, as pessoas não entendam isso. Eis a diferença enorme entre os dois paises.

Um enorme beijo para todos. Eu não poderia estar mais feliz. E não poderia estar mais preocupado.

O mundo não acaba aqui. Começa aqui. Hoje é o primeiro dia. Agora começa uma longa e interminável escada.

Do fundo do meu coração agradeço, sem mágoas. Não é uma revolução, não se trata disso. Mas uma tremenda evolução. Existem três léguas e quarenta anos de diferença entre uma coisa e outra e estou com um nó na garganta! Me perdoem, mas agora vou desligar.

LOVE

Gerald Thomas, nessa data histórica e, deus do céu!, como estou orgulhoso do meu país!

Update: O Presidente Obama falou: digno, lindo. De certa maneira não enfatizou o fato de ser negro. Enfatizou o enorme trabalho pela frente. Congratulou McCain e disse que iriam trabalhar juntos. Agradeceu a todos, o Axelrod, Howard  Dean, Michelle (sua mulher), Biden, todos.

Continuo: as multidões em Chicago, aqui em NY em todos os pontos dos EUA são sem precendentes! Entramos numa nova era.

O telefone aqui não pára de tocar, e-mails não param de entrar.

1- A luta pelas liberdades civis da década de 60 chega aqui à fruição! As coisas não nascem do dia pra noite. Grassroots movements: Oprah e Jesse Jackson na platéia aos prantos é, de fato, contagiante. This is the best of the United States of América.

2- Não houve vaias quando ele mencionou McCain. Mas quando McCain mencionou Obama, houve vaias.

 

 

(O Vampiro de Curitiba na edição) 

 

 

435 Comments

Filed under artigos

435 responses to “Barack Obama – O novo presidente dos Estados Unidos da América

  1. Guimaraes

    IG -Manchete da home page:
    Um brasileiro representate deste Website, encontrou uma negra americana em Chicago que se prontificou a declarar que tem viajado bastante mundo afora e sentido vergonha de ser americana.
    O brasileiro que nunca saiu do pais toma isso como a verdade absoluta.
    Eu tambem tenho viajado pelo mundo ha muitos anos e decidi nao viver mais no Brasil.
    Eu a compreendo.
    Mas, se ela que nasceu num pais de gente inteligente sente vergonha , eu que nasci ai, onde a exploracao e matanca humanas, a desonestidade e a burrice sao as principais caracteristicas do meu pais , sinto o que ?
    Meu povo sente orgulho, se acha o maximo !!!
    Pelo menos “Entao o que vc esta fazendo aqui” nao e’ uma pergunta que tenha que ouvir

  2. Carlos, o mesmo

    ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL!!!!!!!
    Gritos de emoção soaram nas ruas…
    Parabéns ao povo americano. É um fato grande demais para ser digerido de uma só vez.
    No momento, resumo em uma palavra:
    BRAVO!!!!!!!!!!!!!!

  3. Eu choro, o povo chora, canta, telefona, abracos, lagrimas e tudo isso que imos. neste momento Obama e sua familia sobem ao palco em Chicago!!!!! Vai ser o primeiro discurso como Presidente.

    Ele emocionado!!!!!!! e eu aqui narrando este fato historico.

    O mundo amanha nao sera mais o mesmo. Viva!!!!!!!

    Sandra Evanoff

  4. tiago

    Excelente análise de Thomaz. Não se poderia esperar que ele fizesse diferente, dada a sua conscientização. Quem dera que realmente nós brasileiros fossemos assim, de ter ” tradicao de lutar com luvas e com a retorica”. Estaríamos em outra situação.

  5. Parabéns pelo trabalho nessa campanha Gerald.
    O mundo agradece!

    Grande abraço
    PS :Agora compartilho da sua felicidade! 🙂

  6. gthomas

    Carlos
    vc era um que tinha certeza que McCain iria ganhar
    eh hora de rever toda a tua vida
    LOVE
    G

  7. gilda

    I’m watching, I’m proud.
    the dream seems to be back.

    gOd
    B less
    A
    dreaM
    Again

  8. fernanda

    acompanho seu blog desde o uol… sim, apenas acompanho, gosto de ler o q vc escreve pq é vc em estado puro…o q sente e o q pensa…claro, confuso, louco, normal, rude, gentil, duro, doce… de fato, OBAMA talvez seja uma nova Era ou símbolo da Era que o fez nascer e florescer… nada é certo mas tudo é possível… parabéns pela bravura, determinação, argumentos e humildade em defender essa luta… como ele acaba de dizer: “essa vitória não é a mudança, mas a oportunidade de mudar”…bj

  9. Rodrigo Gaiarsa

    Caro Gerald,

    Concordo com você quanto à Obama, é uma expectativa por enquanto sem estardalhaço e euforia, mas sem querer ofender!; please don’t kill the portuguese! Ok?
    Lembre-se de suas origens!
    Embora exista velocidade nas comunicações globalizadas e prazos para se cumprir, o que se espera é no mínimo a prática de certas formalidades para que não percamos nossa identidade cultural em todas as formas de interpretação do significado de cultura e que haja ao menos um idioma em comum para uma comunicação clara ante aos vários regionalismos que se tornam incomunicáveis quando transpassam barreiras.

    Agradecido

    Atenciosamente

    Rodrigo Gaiarsa

    Santo André, SP 5 de novembro de 2008

    3H20

  10. gthomas

    do Atila Roque

    No momento em que escrevo este post Barack Obama se encontra a poucos votos de se tornar o próximo Presidente dos Estados Unidos. Um fato efetivamente extraordinário não apenas por imprimir uma derrota de proporções históricas aos republicanos, mas por tudo o que representa para o processo político nos EUA e no mundo.

    Obama é o principal protagonista de um momento revolucionário na vida política e cultural de um país em que isso parecia não ser mais possível desde o movimento pelos direitos civis na década de 1960. Ele trouxe coragem e dignidade a vida política americana depois de décadas de esvaziamento, mercantilização e desmobilização cívica.

    Presenciamos um desses raros momentos em que uma sociedade é capaz de se apresentar muito melhor e mais generosa do que ela realmente é de fato e isso o faz revolucionário. Revolucionário porque traz a promessa de que podemos ser melhores do que somos. A realização dessa promessa é outra história e outra luta, mas agora o momento é o da emoção e o da celebração, sem o que não se faz nenhuma revolução.

    Yes, we can!

  11. gthomas

    Thank you Kate Holland

    and others

  12. Ivo Veiga

    Gerald, como disse no inicio da tarde de ontem, nós brasileiros somos muito mais racistas, que vcs.americanos, como exemplo
    qual é o possível candidato negro a presidência do Brasil em 2010?
    Agora é esperar que o Obama acerte a mão, de tantos problemas a enfrentar, coitado dele se as coisas não derem certo.
    Mas parabéns a todos que votaram nele, parece ser um caminho mais suave, para as mudanças que virão
    Abraço
    Ivo

  13. Ana

    por mais dificuldades que existam, e elas vão existir principalmente pela mudança total do enfoque (“não adianta existir uma wall street rica e outras streets pobres”), eu acredito que o mundo mudou hoje. ele é um vitorioso. alguém que cresceu junto à campanha. os EUA são vitoriosos, e o mundo é vitorioso.
    não será qualquer um mais que poderá se candidatar à presidência de qualquer república, sem um mínimo de coerência. e ela está amplamente embasada nessa mudança.

  14. Ivo Veiga

    Gerald enquanto isso aqui continuamos sem governadores, generais,cardeais,membros da ABL etc… etc… sem negros e nos
    achamos vestais.
    Quanta hipocrisia.
    Abraço
    Ivo

  15. O que diferencia os EUA do resto do mundo é a capacidade de autocrítica. Viva os EUA, viva o Obama, viva o povo norte-americano !!!

  16. Ivo Veiga

    Gerald para terminar o sonho de Martin Luter King, se concretiza 40 anos depois, mas antes tarde do que nunca.
    Abraço e Boa noite
    Ivo

  17. Ana

    Flavio, qualquer povo pode ter auto-crítica. Basta querer. O que venceu, nos EUA, foi o espírito de civilidade que segue com eles.
    Eu estou profundamente emocionada!

  18. gthomas

    ESSE ARTIGO NAO VALE SOZINHO
    POR FAVOR LEIAM O DE BAIXO

  19. Ana

    Vou dormir. Começamos uma nova Era! I’m sure!

  20. gthomas

    PRA AQUELES QUE EU ACHO QUE EU ASSASSINO O IDIOMA PORTUGUES, SORRY, MAS PRECISO DE REVISAO.
    NAO TENHO A ESSA HORA, COM 3 HORAS DE DIFERENCA
    LEIAM OS POSTS ABAIXO

    OU NAO
    WHO CARES
    OBAMA IS THE NEW PRESIDENT

  21. ruy filho

    Política se faz com rostos e palavras. E você mostrou a sua sempre. A vitória apenas dignifica a participação. O mais importante, é emprestarmos nossa postura, nossos sentimentos e crenças…

    Vence o sonho, a esperança que nem sabemos ser de fato possível ou meramente passional. Mas vence. Poesia romântica enfatizada num sorriso de alívio. E como bem colocaria Goethe, contrariando Newton, não é do branco puro que surgem as outras cores, e sim, da junção de todos os espectros que fazemos nascer o negro.

    Uma respirada profunda, a tentativa de dormir. E vale a pena acordar (ou levantar, abrir as janelas) e ver o céu. Na ausência da fé, o infinito se propõe como perspectiva de futuro…

    beijos
    parabéns pela vitória que é também muito sua.
    RUY FILHO

  22. Franciny Chequer

    Gerald meus parabens, já que seu candidato ganhou, mas concorda que todos podem ter uma opiniao contaria tá o Carlos acreditava que o outro candidato seria melhor, mas rever a vida nao e um pouco pesado, sabe partido politico, time de futebol mutas vezes, acabam em brigas, sabe so o tempo dira se o Obama sera a melhor escolha, e se nao for ele podera falar o mesmo para vc??? sabe que e precipitado toda essa euforia, e se amanha nao for nada da forma que estao todos esperando, estao depositando muita fe nele. como vc mesmo ja falou so o tempo dira.

    beijos meu querido Carlos o mesmo

  23. Ronald.

    Collor 2010.
    Vc não sabe de nada.
    Tá rindo agora?
    Eu sei, vc vai escrever isto…, ou aquilo…, ou aquilo outro.
    Vc tem sempre resposta pra tudo, não é mesmo?
    tsc, tsc…..

  24. Jefferson

    Fui atingido por ele. Sinto-me orgulhoso. Obama, Deus te abençoe.

    Inacreditável!! Estou vivenciando esta história.

  25. Mariza

    Sou brasileira residente na cidade de Chicago, acompanhei o desenrolar da eleição e concordo em parte com a sua euforia. Deixou-se de dizer que o senador Obama foi eleito pela comunidade estrangeira naturalizada norte-americana. O que me aborrece é vc sempre fazer referência ao Brasil de forma desrespeitosa. Sabemos que não é uma maravilha, mas não jogamos bombas no quintal do vizinho nem invadimos países menos favorecidos. Seria de bom tom vc moderar, não escrever tão errado e procurar um site norte-americano para o seu deslumbramento já que a sua falta de sutileza é abusiva e deselegante!

  26. Ja e manha de 5 de Novembro no Brasil. Obama discursava e aqui no estado de Washignton o povo ainda votava. Ja sabiam o resultado das eleicoes, mas ainda assim tinham que finalizar o dever de cidadao, que aqui nem e obrigatorio.

    Eu ainda estou aqui, emocionada, vendo os discursos da Governadora de Washigton que acaba ganhar o segundo mandato.

    E isso!!!! Fico feliz de poder ver de perto esta mudanca na historia da politica mundial.

    E isso!!!!!!!! vou dormira agora.

    Viva Obama,Viva MartinLutherKing, que deve esta feliz, sorrindo, com a frase: YES WE CAN.

  27. Jandira Baptista

    É um momento i magnífico, insdiscútível, imensurável para os americanos concerteza os Estados Unidos da América agradeço por sua vitória “BARACK OBAMA”. De todos o filmes que vi sobre decades passadas este, foi com um final feliz concerteza LuterKing está saltando de alegria… Que Deus te possa dar toda força necessária para conseguir gerir este pais cheios de problemas e que não faça perder esperança para o melhor…

  28. Jandira Baptista

    IAM VERY VERY HAPPY… CONGRATULATIONS OBAMA, BARACK

  29. Jandira Baptista

    Com a vitória de Obama os Estados Unidos da América já começou bem… Estou bastante emocionada…

  30. So mais uma noticia que acabei de ver na CNN:

    Spike Lee disse: This is fiction? No this is not a ficction: The World now have this world: BBAB: Before Barack and After Barrack.

    Isso e ficcao? Nao, Nao e ficcao . O mundo agora e BBAB. Antes de Barack e depois de Barack

    Bye!!!!!!

  31. Vicente de Castro

    Torci muito daqui mesmo do BR. Ganhei. Sinto que ganhei junto com o povo americano. Obama significou mudança. Mudança é sempre bom. E mudar “Bushismo” foi bom demais. Parabéns ao povo norte-americano.

  32. Paulo G.

    Eu recebo os Newsletters do Obama desde o inicio da campanha dele. Uma coisa interessante foi que em TODOS ele pedia doacoes. Mas eu havia me afastado dos EUA em 2004 onde morava na California por nao suportar mais a merda total do governo Bush. Realmente eh um novo comeco para um grande pais!!

  33. claudia

    Ehhhhhhhhhh……….imagino teus pulos de alegria……
    Vivemos pra ver a mudança da historia…..
    Bjsssssssss

  34. PARABÉNS OBAMA
    AGORA AO TRABALHO
    QUATRO ANOS PARA ARRUMAR AS CAGADAS DO BUSH
    PARABÉNS

  35. Lee

    Todo mundo tem sim que comemorar, é um Negro, no poder, mas um negro que com sacrificio estudou, se formou, tem percepção do mundo, da realidade, não é como nosso governante, que se orgulha de ser semi-analbeto, e quem tem horror de ler….
    viva a mudança,,,
    Mas que o poder não engula todos os ideais do novo Presidente.

  36. alexandre

    “Aqui, nesse pais, mesmo em guerra, somos civilizados. Temos a tradicao de lutar com luvas e com a retorica mas, no final do dia, nos damos as maos”. Pirou? Um país que já matou vários presidentes e lideranças civis é civilizado? A luva com que eles lutam é só para não deixar impressões digitais.

  37. Alescio Chinaglia

    Nunca o mundo torceu tanto para uma eleição Americana.

    Parabens Barack Obama, que Deus te proteja e te Ilumine.

  38. Nanci

    Liguei meu computador aqui no Brasil logo cedo 6:30hs pra ler sobre a vitória de Obama, mas, não consegui dimensionar a grandeza desse grande acontecimento até o momento em que li sua coluna, então aí as lágrimas rolaram num pranto quase convulsivo.
    Lágrimas pelos anos de opressão no mundo, pelo ódio entre os povos, entre as raças, enfim entre os “humanos” desse mundo.
    Mas, agora parece que a luta chegou ao começo do fim…

    Parabéns ao Obama, aos americanos e a todos que no mundo afora lutam constantemente contra todo e qualquer tipo de opressão!

  39. …………………………………………………………………………………………………………….
    ……………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………
    …éssa noite,….”eu tive um sonho”……………..!!!!………………………………
    ………………………………………………………………………quando acordei…..
    ……………………………………………………………………………………………………
    ……..ele tinha se tornado,………………REALIDADE……!!!!!!!……………
    ……………………………………………………………………………………………………..
    ………………………valeu, Gérald Thômas..!!!……………………………………

  40. Cristina

    Tenho muita fé que Obama não vai nos decepcionar. Vislumbro uma nova fase para a América, quando o verdadeiro espírito do americano vai se expressar, um espírito mais generososo e sem rancor vai comandar a Casa Branca. O mundo inteiro sempre desejou a redenção da América e com Obama, as pessoas de fé, acreditam nesta redenção. Pode ser ingenuidade minha nutrir esperanças com relação a um político, gosto do estilo cool do Barack Obama, lembra Nelson Mandela, tenho muita esperança que Obama, como presidente da maior potência do mundo, haja como um americano de verdade, como um americano generoso, benevolente, caridoso, pacifista, um verdadeiro líder pós-moderno.

  41. Ro Costa

    Menino… a América deu um belo e grande exemplo ao mundo … com toda certeza uma evolução e estou feliz por estar viva hoje para presenciar mesmo que do Brasil.
    Parabéns América!!!!!!!!!

  42. Thiago P.

    O quanto é emocionante este seu depoimento Gerald. Você que tanto lutou, que tanto já produziu neste mundo, dizer que se engajar na campanha de OBAMA foi a coisa mais importante da sua vida é realmente emocionante.

    A vitória de Obama, é fundamental, seja ela uma revolução ou evolução como você colocou, pois para mim, independente de ele ser negro ou democrata ele ousou desejar a mudança. È isso que impulsiona a humanidade. O desejo de mudança, de evoluir, melhorar. Nós últimos anos, vivemos atordoados pela aparentemente imutável realidade, disseram que era o fim da história e outras balelas….não viamos outra opção, não tinhamos escolha. Aí aparece nos USA, um candidato que ousa dizer que sim, podemos e queremos mudar. CHANGE!!!

    Parabéns Gerald, Parabéns USA, o mundo hoje acordou mais leve.

    Cheers

  43. Ao mestre com carinho. Veja quem chegou para jantar.
    A historia humana esta sempre em evolução.
    Agora é necessário mudar o sistema financeiro mundial.
    Fazer chegar ao bolso do povo o lucro das multinacionais.
    Aqui foi criado um grande banco.
    O quanto isso vai representar de melhorias na vida dos bancários?
    Acredito, muito pouco ou quase nada.
    Para melhorar o mundo é preciso equalizar.
    God save Obama.

  44. Heitor

    Uahh, que sono, acabei de acordar, é a nova era já? Parabéns Gerald, Congratulations! Como eu disse só um milagre faria MacCain ganhar. Nice, I wake up in wonder wonderfull world !!!

  45. Heitor

    Já é para vestir a cueca por cima da calça?

  46. franklin albuquerque

    E PRECISA-SE FALAR ALGUMA COISA ??? ACORDEI ESTRANHO, LI O JORNAL E VIM DIRETO PARA CÁ TE LER AINDA NOS ECOS
    DOS NOSSOS ENCONTROS EM SAMPA AGORA MAIS DO QUE CONSUMADOS…VOU FICAR EM SILENCIO TAMBÉM…ISTO É MUITO ASSUSTADOR…
    ATÉ BREVE…

  47. harumi

    Foi dada a largada para uma nova era! Uma grande oportunidade para o ser humano crescer, evoluir. O sonho da geração de 68, começa a ter um formato de realidade. We can get it, if we really want.
    LOVE

  48. aloisio reus alvarenga

    a esperança venceu o medo,chega de cowboys

  49. Um novo amanha?? Claro que sim! Ge ! do porteiro do meu prédio, no elevador, nas ruas, nas escolas, onde quer que
    se vá, o assunto hoje é um só Barack Obama! o novo presidente dos Estados Unidos. O zelador do nosso prédio sr, Cícero disse:
    “a partir de agora começa um novo capítulo da história do mundo”.

    Eu também concordo!

    Rosana Wölfl

  50. Lilian

    AêêÊê Gerald!!!

  51. Márcia G. Franco

    Estou sozinha… Liguei o rádio às 5h45 da manhã para conhecer o novo presidente dos EUA. Obama – estou, silenciosamente, feliz. Uma felicidade que não sei bem explicar. Sou professora, aqui no Brasil – SP, chego na escola, ligo a T.V. para poder ouvir momentos do discurso de Obama. Os outros professores vão chegando, falando alto, comentam algo aqui e ali, ninguém se ouve muito mesmo (pra quê?) e eu não consigo ouvir Obama… Acho que minha felicidade silenciosa tem a ver com o fato de saber que estou vivenciando a história. Quando contarem nos livros, filmes (sim, haverão muitos livros e filmes que retratarão a biografia do ex-presidente negro dos EUA) a vitória de Obama, contarão também a minha história. “Meninos, eu vi”, vivi, vivenciei. Éh, estou sozinha mesmo! Aqui, na escola, parece que não se está dando conta do grande feito. Será que essa sensação de fazer a história é coisa só para o meu ego? Resta-nos aguardar os próximos dias, semanas, meses, anos. Acredito que uma transformação está acontecendo. Que bom poder falar (escrever) aqui. Gerald, de certa forma compartilho de uma certa felicidadizinha ainda acanhada, mas promissora.

  52. Marcos Villa

    Não mudará absolutamente nada, o egoísmo imperialista é igualmente negro.
    ps. reparem nas comemorações na casa da avó do cara em Quenia, não há luz elétrica, populares comemoram a vitória daquele que jamais lembrou deles, ou fará algo a respeito.
    Não mudará nada, esse slogam foi usado aqui lembram-se, deu no que deu, o umbigo impera, pobres americanos, mais uma ilusão!!
    Abraços no coração de todos, vigiem e orem, vocês vão precisar muito.

  53. Flavio

    A humanidade agradece esse dia.

  54. McWilliam

    O George Bush nao e’ um mortal comum – concordem !
    Ele tem pleiteado um lugar de destaque na historia da humanidade e pra isso certamente deve se comparar aos maiores vultos historicos de nossa civilizacao , como Cesar, Napoleao, Winston Churchill e mesmo Hitler.
    E’ evidente que nao se pode esperar dele a humildade de se comparar com mortais comuns , convenhamos !
    Afinal, ser finho de presidente, ter companhia de petroleo como principal business, exercer dois mandatos de presidente na -por muito ainda considerada- nacao mais importante do planeta, nao e desejo de mortal comum que vai lhe trazer excitement, concorda ?
    O cara ja comecou a governar tendo ao seu alcance tudo que possa sonhar o restante da humanidade.
    Entao, somente a guerra pelo oleo e cifras acima de bilhoes podem dar-lhe o excitement necessario- coisa que todo mortal precisa..
    Nao duvide que ele possa ter explodido o World Trade Center
    Nao duvide que ele tenha arquitetado e antecipado o caos em Wall Street, embora tal colapso um dia ia mesmo ter que acontecer.
    O bailout de 700 bi foi doado, mas o Richard Fuld , chaiman da Lehman Brothers /AIG saiu com os bolsos entupidos e o FDIC (orgao federal que controla e assegura o funcionamento das instituicoes financeiras – corresponde a CVM no Brasil,) nao fez nada. Sequer sabia de nada !
    Muito estranho nao ?
    Tao mais estranho do que a nao divulgacao da lista de passageiros dos voos que derrubaram as torres gemeas.
    Nao menos estranho do que a nao existencia de armas quimicas no Iraq

    O Bill Clinton era demasiado soft nas relacoes internacionais.
    Famoso por nao ter atitude e coragem de enfrentar problemas cruciais e apenas evitar os conflitos na defesa dos interesses dos USA.
    Foi em cima desta plataforma que o Bush convenceu os americanos a lhe dar o primeiro mandato. A promessa de ser o pulso firme que faltava nos USA para negociar a favor do progresso de todos .
    Uma vinganca em nome do pai, foi a primeira razao da morte do Sadan Russein, atropelando qualquer que fosse a opiniao das Nacoes Unidas em impedi-lo. Coisa que o pai nao conseguira no passado e que o mundo o assistiu temdo que dar re nas suas tropas no comeco dos anos 90.
    Apenas para dizer que tudo que o Bush fez foi legislando em causa propria.
    O cotidiano do cara era apenas pro show off. Aparecer na televisao !
    Eu moro no Lyncoln Towers em Manhattan
    Ninguem no meu condominio acha que o Bush os representa como governante que defende os interesses dos americanos.
    Nunca conversei com ninguem em Manhattan que pense que sim
    VIA DE REGRA a populacao inteira de NYC considera o cara um asshole
    Assim como os votos de cabrestos que acontecem ai no Nordeste, deu-se tambem a vitoria do Bush no segundo pleito. Vitoria que pocos duvidam nao ter sido fraudulenta.
    RESUMINDO: United States of America e George Bush nada mais foi do que um erro de percurso na historia Americana.
    O Barack Obama e’ mais do que apenas a esperanca do BACK to TRACK for the American Dream, e’ a certeza de que NOTHING WORSE COULD HAVE HAPPENED.
    O povo americano e’ grande, muito maior do que os que torcem pela sua desgraca possam imaginar !!!
    Nao e’ nenhuma Inglaterra, mas depois desta e’ o que ainda se tem de melhor no raciocinio do ser humano. Com todos os seus gaps between, e’ ainda onde o liberdade tem fincado a sua maior bandeira !!!

    Assim como na dramaturgia eis que no momento certo surge nos USA alguem com o arquetipo do heroi.
    O cara que gera a catarse !
    Aquele de origem humilde, que surge do nada e tem um crescimeto exponencial.
    Na dramaturgia o fim tragico eterniza o heroi
    Aconteceu com Jesus Cristo
    Aconteceu com o Airton Sena ai
    Que os deuses deem vida longa ao Obama
    O sua origem e historia ja o credencia . Ele ja e’ heroi !

    Congratulattions !!!

    Viva Barak Obama !!

    Cheers !!!

  55. http://Efeitobumerangue.blig.com.br

    O George Bush nao e’ um mortal comum – concordem !
    Ele tem pleiteado um lugar de destaque na historia da humanidade e pra isso certamente deve se comparar aos maiores vultos historicos de nossa civilizacao , como Cesar, Napoleao, Winston Churchill e mesmo Hitler.
    E’ evidente que nao se pode esperar dele a humildade de se comparar com mortais comuns , convenhamos !
    Afinal, ser finho de presidente, ter companhia de petroleo como principal business, exercer dois mandatos de presidente na -por muito ainda considerada- nacao mais importante do planeta, nao e desejo de mortal comum que vai lhe trazer excitement, concorda ?
    O cara ja comecou a governar tendo ao seu alcance tudo que possa sonhar o restante da humanidade.
    Entao, somente a guerra pelo oleo e cifras acima de bilhoes podem dar-lhe o excitement necessario- coisa que todo mortal precisa..
    Nao duvide que ele possa ter explodido o World Trade Center
    Nao duvide que ele tenha arquitetado e antecipado o caos em Wall Street, embora tal colapso um dia ia mesmo ter que acontecer.
    O bailout de 700 bi foi doado, mas o Richard Fuld , chaiman da Lehman Brothers /AIG saiu com os bolsos entupidos e o FDIC (orgao federal que controla e assegura o funcionamento das instituicoes financeiras – corresponde a CVM no Brasil,) nao fez nada. Sequer sabia de nada !
    Muito estranho nao ?
    Tao mais estranho do que a nao divulgacao da lista de passageiros dos voos que derrubaram as torres gemeas.
    Nao menos estranho do que a nao existencia de armas quimicas no Iraq

    O Bill Clinton era demasiado soft nas relacoes internacionais.
    Famoso por nao ter atitude e coragem de enfrentar problemas cruciais e apenas evitar os conflitos na defesa dos interesses dos USA.
    Foi em cima desta plataforma que o Bush convenceu os americanos a lhe dar o primeiro mandato. A promessa de ser o pulso firme que faltava nos USA para negociar a favor do progresso de todos .
    Uma vinganca em nome do pai, foi a primeira razao da morte do Sadan Russein, atropelando qualquer que fosse a opiniao das Nacoes Unidas em impedi-lo. Coisa que o pai nao conseguira no passado e que o mundo o assistiu temdo que dar re nas suas tropas no comeco dos anos 90.
    Apenas para dizer que tudo que o Bush fez foi legislando em causa propria.
    O cotidiano do cara era apenas pro show off. Aparecer na televisao !
    Eu moro no Lyncoln Towers em Manhattan
    Ninguem no meu condominio acha que o Bush os representa como governante que defende os interesses dos americanos.
    Nunca conversei com ninguem em Manhattan que pense que sim
    VIA DE REGRA a populacao inteira de NYC considera o cara um asshole
    Assim como os votos de cabrestos que acontecem ai no Nordeste, deu-se tambem a vitoria do Bush no segundo pleito. Vitoria que pocos duvidam nao ter sido fraudulenta.
    RESUMINDO: United States of America e George Bush nada mais foi do que um erro de percurso na historia Americana.
    O Barack Obama e’ mais do que apenas a esperanca do BACK to TRACK for the American Dream, e’ a certeza de que NOTHING WORSE COULD HAVE HAPPENED.
    O povo americano e’ grande, muito maior do que os que torcem pela sua desgraca possam imaginar !!!
    Nao e’ nenhuma Inglaterra, mas depois desta e’ o que ainda se tem de melhor no raciocinio do ser humano. Com todos os seus gaps between, e’ ainda onde o liberdade tem fincado a sua maior bandeira !!!

    Assim como na dramaturgia eis que no momento certo surge nos USA alguem com o arquetipo do heroi.
    O cara que gera a catarse !
    Aquele de origem humilde, que surge do nada e tem um crescimeto exponencial.
    Na dramaturgia o fim tragico eterniza o heroi
    Aconteceu com Jesus Cristo
    Aconteceu com o Airton Sena ai
    Que os deuses deem vida longa ao Obama
    O sua origem e historia ja o credencia . Ele ja e’ heroi !

    Congratulattions !!!

    Viva Barak Obama !!

    Cheers !!!

  56. Vera Cardoni

    Muito trabalho, trabalho. Evolução. Cautela, crítica e estranhemento para com os demônios e os messianicos arquétipos que insistimos em significar em nossa arqueologia priméva. Trabalho, muito trabalho. Escolha. LOVE. Vera

  57. Tene Cheba

    Parabéns Gerald Thomas, já que você também batalhou por essa vitória. Mas nós, pró MacCain, claro, guardadas as imensas desproporções dos sentidos, já que não somos americanos, talvez por perversidade de comentaristas sádicos, queríamos o seu melhor argumento, e isto aconteceu nesses cinco meses, na forma brilhante. Cinco meses, quase seis, parecem mil anos, parecem muito tempo.
    Bush, sua História será uma função de sua seqüencia.

  58. O Vampiro de Curitiba

    Bom, eu sou Republicano desde criancinha e torcí para McCain.
    Quero parabenizar a todos que torceram e trabalharam pela campanha de Obama e desejar toda sorte do mundo ao novo presidente americano.
    Parabéns, Gerald! Eu sei o quanto esta vitória significa para você!

  59. Maria Fernanda

    Gerald,

    PARABENS!!!

    Finalmente, chegamos ao século XXI com maior liberdade política. Essa eleição é um marco histórico não só estadunidense, mas mundial. Tenho a impressão que o mundo
    torceu pelo Obama. E hoje nos sentimos realizados.

    “Se podes olhar vê. Se podes ver, repara”. Essa epígrafe resume esse momento para o mundo que abre os olhos e vê uma nova era. Não se trata só de reparar no significado das coisas, mas também proceder à reparação do que foi perdido, ou mutilado durante muito tempo.

    Nada é mais contagiante como o gosto pela liberdade!

    Muito emocionada me despeço de todos.

    beijos

    Maria Fernanda

  60. Paulo A

    Sei não. o cara ganhou e o pessoal comemora como se fosse nosso presidente.

    O cara ganhou e comemoram com se o mundo já tivesse mudado completamente.

    Eu prefiro esperar.

    Com essa crise vai ser difícil governar.

    É muito fácil depois culpar uma eventual administração problemática dele pelo fato de ser negro.

    Ele vai ter que trabalhar muito.

    Agora, se resolver os problemas, ele vira o super Barak Obama.

    E aí niguém segura.

  61. …..mcWilliam….!!!…………………………………………………………………………………
    ……………………………o momento péde,…reflexão…!!!!……………………………
    ……..poupe-NÔS,………………………………………………….de suas ASNEIRAS
    …………………………………….lógo, CEDO…!…..ok..??…………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………..
    …o povo brasileiro dispensa seus “comentários”,……e suas “análises”………!!!!……………..vá até o mãnrrathan conéquichãn,……….
    …………………e péça prá eles te “entrevistarem”………………………………..
    ………VOCÊ TEM TUDO HÁ VER COM aquele,………………………………. ………………………………………….”POVO”…!!!………………

  62. Tene Cheba

    Humor Negro.MacCain, nasceu para ser torturado, é o seu Karma.Que surra apocalíptica, para quem visitou o Tio.O Tio tá que tá.

  63. Silvério Cardoso Corrêa

    Parabéns ao povo estadunidense. Se eu morasse nos EUA com certeza votaria OBAMA.

    Mas o que mais me dá esperança na eleição do OBAMA é vislumbrar a derrocada da direita representada pelos republicanos que dissiminaram pelo mundo um tipo de filosofia que contempla a intolerancia, o preconceito ultraconservador e cristão fundamentalista a diversos aspectos da vida do cidadão inclusive na politica.

    Fez este conservadorismo ultra, fomentar nos EUA e pelo mundo um tipo de imprensa como os “neocons” que espero, em breve sejam enterrados junto com os Bush da vida.

    Viva OBAMA!

    Estes

  64. ATAIDE

    Eu torci como nunca na minha vida!!!Nunca votei! Nunca torci. Muito obrigado meu DEUS, proteja todas ações do BARACK OBAMA. Viva para o novo mundo que começou quando OBAMA nasceu!!!

  65. Gerald.
    Bom dia. Muito bom dia. E que outros bons dias apareçam. Fica provado que sonhos se realizam. Que já não é tão forte o dólar e que ansiedade de muitos nem o diabo segura. Apesar dos bushes da vida. E que não malhastes em ferro-frio.
    Amigos do blog (todos (as).
    Bom dia geral.
    Meus e de abacate, Donald Duck,Pateta.outros da Walt – checos menos citados e até do anti-pt.
    Falo por todos. Eles falaram por mim. Por uma ou outra ou por todas as razões. Fui todos e eles todos nasceram em mim.
    E que Deus esteja com todos.
    Ele Chamado já me ajudou na noite de ontem. Sai rebocando. Voltei rebocado e dando reboque ao que eu rebocava. Meio complicado não é. Sei que o Ronald me entende.
    Embora sabendo que para alguns nada estou dizendo, me basta saber que Nele acredito.
    Aos que me aceitaram em facetas diversas agradeço.
    Aos que eu decepcionei peço entendimentos.
    Vocês (mesmo dos que discordo) são importantes no meu dia a dia. Já disse e repito que com todos apreendo.
    Pretendo assim continuar.
    Estarei vivendo melhor.
    O povo norte americano acreditou e mostrou ser Obama. O mundo idem.
    Fui sempre bem claro. Pensei que venceria o velho MacCain. Nada contra a esperança de mudar.Eu mesmo aqui estando sempre é buscando mudanças.
    Talvez minhas poucas crenças em tentar souberem o que pensam os outros já esteja ultrapassada. Eu ainda tenho na mente a Disneylândia e crianças mais desta época admiram desenhos japoneses de monstros. Ou dinossauros. Ou dos Simpsons. Pulando para musicas. Eu ainda escuto B.B.King quando mais jovens nem sabem quem dedilha a velha Lucille.
    De burro me basta na infância ter usado o chapéu que a falecida, mas não esquecida mestra Yolanda me fez colocar um dia. No primário, lá no passado.
    É para mudar?OK? Mas vamos bem devagar. Apressado come cru.
    Começo por mim.
    Pra que falar mal do lula?Mudarei algo?Que pretensão mais idiota não é.
    Se a oposição não muda quem sou eu?
    Vamos falar do que mais interessa. De nós e da vida.
    Abaixo um exemplo de que o que se faz e se canta foi dito com um sentido e entendido de outro.
    Prestem bem atenção, por favor:
    O que inspirou a musica “Flor de Lis” – DJAVAN

    PARA QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA… DE DJAVAN

    Muitas vezes ouvimos dentro de uma melodia, uma frase poética bem estruturada, mas, não entendemos o seu significado.

    Soa bem aos nossos ouvidos! É um prazer ouvi-la.

    Nesta música do Djavan, casam bem letra e música, o auditório, esboça o desejo de dançar, se movimenta e marca o ritmo com as palmas.

    Então pensamos: é uma poesia que brotou da mente iluminada do poeta.

    Mas sem o motivo da inspiração, fica difícil entendê-la. Este o fato que o inspirou:

    – Djavan foi casado com Maria. Ela grávida, souberam que teriam uma filha e o nome escolhido por eles para a menina, foi ‘Margarida’.
    Porém, sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teve que optar por ela ou por sua filha.
    Perdeu as duas por obra do destino.

    Assim, é possível entender a letra da música, sobre o ponto de vista de Djavan, que para o mundo, transformou sua dor em arte.

    Flor de Lis

    Valei-me, Deus!
    É o fim do nosso amor
    Perdoa, por favor,
    Eu sei que o erro aconteceu
    Mas não sei o que fez
    Tudo mudar de vez
    Onde foi que eu errei?
    Eu só sei que amei,
    Que amei, que amei, que amei

    Será talvez
    Que minha ilusão
    Foi dar meu coração
    Com toda força
    Pra essa moça
    Me fazer feliz
    E o destino não quis
    Me ver como raiz
    De uma flor de lis
    E foi assim que eu vi
    Nosso amor na poeira,
    Poeira
    Morto na beleza fria de Maria

    E o meu jardim da vida
    Ressecou, morreu
    Do pé que brotou Maria
    Nem Margarida nasceu.

    E o meu jardim da vida
    Ressecou, morreu
    Do pé que brotou Maria
    Nem Margarida nasceu.

    Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama , torne estes momentos inesquecíveis.

    Aproveite a sua vida! Problemas todos têm. E é bom saber que um dia, os de hoje, vão se resolver, e, outros surgirão. Não podemos ficar esperando a ausência deles para sermos felizes!

    ‘A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego… de tanto rir, de surpresa, de êxtase, de felicidade. ‘

    Desejando que todos não esperam que Obama de imediato tenha que dar mais do que ele prometeu.

    Desejando que sinceramente que encarem o new number one como sendo o primeiro fruto de uma arvore que seus antepassados e suas raízes deram ao jardineiro M.Luther King um caroço para plantar e que Colin Powell colocou uma escada para se chegar ao fruto OBAMA

    Muito obrigado.

    Jose Pacheco Filho.

  66. Carlos Alberto

    Chega de conservismo repúblicano, com Obama o mundo não precisará se arrastar para poder ser atendido pela até então reservada “Casa Branca”. Agora eles tem um homem com novas idéias e que vem de uma classe social que almejava sempre por mudanças radicais na conservada república, mas nunca com chances para isto. Renove, mostre para o mundo que nem só aperfeiçoa-se circuitos, programas, etc… mas também uma administração federal.

  67. Luiz Paulo

    Sr. Thomas, o Brasil não entende realmente os EUA. Vocês nos entendem? Quando elegemos um operário para Presidente você, e seu amigo Reinaldo, não fizeram qualquer comentário favorável a respeito desse momento histórico. Se lá venceu um negro, e o sr. diz que isso nega a existência de racismo, o que eu não concordo: ele existe sim, mas é claro que não é a maioria do povo, aqui continua o preconceito dessa classe elitista e burra, da qual o sr. e seu amigo Reinaldo são defensores. Certamente vocês prefeririam ver o intelectual distante da realidade do povo no poder, mas foi o operário que colocou o país na agenda internacional e a vitória de Obama pode, torço, para fazer com que os EUA comecem a entender o Brasil. Em comum com o senhor tenho a esperança na transformação, não apenas na mudança da retórica, e nada mais. Peço apenas que tenha a mesma coerência ao analisar brasileiros e americanos, sem pender sua balança a partir do local de nascimento, instrução acadêmica e cor da pele.

  68. Silvério Cardoso Corrêa

    Caraca pelos comentarios tem gente aí que pensa que nasceu um novo Messias.

    Calma, nem tanto assim, as diferenças entre Republicanos e Democratas nem é tão grande assim.

    Coisas ao de mudar, coisas ão de melhorar mas nem tudo, algumas ficaram exatamente como estão.

  69. Flavio

    PARABÉNS A VOCÊ GERALD THOMAS que
    também se entregou a essa mudança, mergulhou nela.
    Você sabe o que significa essa mudança de referência, de visão, de PODER. Valeu!

  70. Hoje é um dia muito importante para o mundo,pois faz-se cumprir palavras de DEUS (Podemos até não plantarmos nada, mas a colheita será certa , e américa hoje colhe seus frutos………….salve Obama e junto a américa, e que DEUS o proteja nesta caminhada e que Obama use a mesma misericórdia de DEUS com auqueles que os oprimiram por mais de um seculo……..sua missão é muito importante Obama useua com sabedoria e umildade, e tenha muito cuidado para não ser mais um kenned……………………………………

  71. McWilliam

    Brasileirissimo o seu reply Fabio, super polite, uma primasia, bem tipico!!!
    Tem vaga para imperador na caverna do Platao.
    Aqui no GT o lance e’ civilizado e ele assim como eu e’ um democrata

  72. Paulo G.

    Acho que essas pessoas que dizem que a eleicao de Obama eh comparavel a do Lula no Brasil estao completamente equivocadas.
    A unica coisa que eles tem em comum eh o fato de terem comecado como underdogs (por baixo). Fora isso o Lula CACHACEIRO tem muito mais em comum com o Bush (ex- alcoolatra), como havia dito a ex-embaixadora dos EUA no Brasil
    (Danna Hirak) eles tem muita QUIMICA! (a quimica do alcool)

  73. Nina

    Bom dia a todos!

    Gerald, dá prá sentir sua emoção transbordando nas palavras… que bonito!

    E são perfeitas, cautelosas neste momento delicado. Me assustou muito ver hoje de manhã as fotos de histeria coletiva. Obama vai passar por maus bocados. Não interessa o que acho dele, ele ganhou, isso é importante, apoio completamente. Mas hoje para mim o dia é de reflexão e preocupação, não de comemoração.

    Comovida com vc G.
    beijos
    Nina

  74. Aninomyous

    Um ótimo dia a todos! hehehe…e um viva à democracia!!!
    Parabéns aos EUA por mais um Show e um exemplo de liberdade e que tudo de bom se torne realidade.
    Abraços.

  75. Julival

    Qual a importância de Deus no discurso de vitória de Obama?
    Estou torcendo por um tempo melhor para os EUA e o mundo. Contudo é preocupante ouvir um presidente eleito, alegre, eufórico, que tem uma tradição cristã e evangélica não citar Deus, não reconhecer Deus, como deveria em su discurso de vitória. Que lugar ocupa Deus na vida e ocupará no governo de Obama? Isto é preocupante.

  76. samuel samuca

    Voltei só pra tirar um sarro do chupa-cabra curitibano.

    Lugar de republicano hoje e durante algum tempo é na caminha tomando chazinho, com bolsa de gelo na cabeça e no cotovelo.

    Mas muito gostoso foi ver o discurso do McCainn na madrugada. Sobretudo os rednecks e wasps com caras de derrrota. Aquela branquelada azeda toda com cara de choro e susto. Isso foi fantástico!!!

    O melhor é que vamos ficar longe daquela ladainha pentecostal que dizia aquelas coisas absurdas como: “esta guerra é um designio de deus”, “deus está com os EUA”, “deus abençoa as nossas tropas” e bla-bla-bla. Estamos livres desta porcaria por um bom tempo.

    Agora é ver como vai ser na prática.

  77. samuel samuca

    Engraçadíssimo o discurso de derrota dos conservadores hoje.

    Segundo esta retórica, o povo dos EUA passou de defensor intransigente da democracia, de portadores dos valores da civilização cristã-ocidental para … pasmem! … burros idiotas que são facilmente manipulados pela mídia esquerdista e que acreditam em canto de sereia.

    Interessante como os discursos, seja de esquerda ou direita, sempre têm explicação para tudo. Para os conservadores, ontem os americanos eram o máximo, hoje são tão estúpidos quanto o povo brasileiro, venezuelano, boliviano, etc.

    Adeus a todos.

    Os pró-Obama que curtam a ressaca da vitória.

    Os pró-republicanos … bom … que sintam lá no fundo a dor derrota monumental que sofreram. Desejo a eles a maior dor de cabeça do ano.

  78. Glorinha

    …momento em que afinal somos todos transparentes,
    me lembrei do Pacheco…
    Pacheco, me desculpe, não pude me conter, peço para que olhe (tenho certeza que já o fez) para os lados e sinta que o mundo realmente muda quando se quer…
    Veja como as pessoas buscam mais do que a cor da pele, a crença e a raça…
    As pessoas estão buscando em suas esperanças, honestidade, coragem, avanço, menos guerra, mais comunhão, lutas…talvez sim mas com armas de crescimento e não armas de morte…
    Pacheco, pensei muito em você e em milhares de pessoas desse mundo,…estamos todos dentro dessa bola redondinha chamada terra, não sabemos por quanto tempo…
    Se esse tempo for de apenas mais um minuto já está valendo por tudo o que vi até hoje e pelo que sinto que ainda virá daqui pra frente…
    Vejo coragem, determinação, honestidade, respeito…na transparência sem cor de Obama, mas também e principalmente na energia que move o mundo quando o ser humano pensa com força e determinação.
    Espero do ser humano Obama o que ele puder dar de melhor, não será fácil, tenho certeza que ele sabia e sabe disso…muita coragem ele tem,
    Muitas pessoas o apoiarão com certeza, assim como haverá aquelas pessoas que irão torcer por cada possível queda que acontecer durante o trabalho do Obama.
    Sim as quedas acontecerão e de minha parte, se pudesse, lhe estenderia a mão porque sei que precisamos lá e em muitas partes desse mundo de pessoas, Presidentes, Políticos, que acima de tudo pensem no mundo como um todo e não apenas se preocupem com o quintal de sua casa.
    Essa é nossa casa, esse é nosso mundo, cada um de nós está em um país, um lugar diferente no entanto respiramos dentro desse mesmo globo e nosso respirar é único.
    Parabéns ao povo que consegue enxergar além das pinturas e cores que nos foram ensinadas até hoje!!!
    com calma, ponderação e serenidade é preciso.. caminhar..sempre..essa história começou ha muito tempo e vai sendo completada a cada novo dia…
    [[]]

  79. arthur de paula

    Parabens à America(USA),aos negros,latinos,afroamericanos,indios,brancos de todas as origens,homens,mulheres,crianças,católicos,comunistas,judeus,protestantes,que enfrentaram as filas,as provocações,desafios,ofensas, mas não desistiram e elegeram Obama ,primeiro negro Presidente dos USA,impondo larga derrota à extrema direita americana.
    Que ele seja,faça,promova as mudanças compromissadas durante a campanha e revogue os protocolos que autorizam torturas,feche as prisões clandestinas espalhadas pelos países ocupados ou não pelo USA,retome o diálogo com Cuba,respeite a autodeterminação dos países ,dos povos,acate e cumpra as resoluções da ONU e demais organismos internacionais.Que faça valer integralmente nos USA a declaração Univeral dos Direitos Humanos.
    Gerald ,curta esta vitoria que é sua tambem.

  80. samuel samuca

    …. ou melhor: aos republicanos desejo muita dor de cabeça e dor de cotovelo pela próxima década inteira, pois Obama, tenho certeza, ficará 8 anos do cargo.

  81. Aninomyous

    Ufa! ainda bem que não vou ter que sair do anonimato…Uuuuuaaaaarrrrrggggggghhhhh, essa bocejada deu sorte! hahahahahahahaaaaaaaaaaaaa…mas agora vou dar um urro de felicidade…RRRRRROOOOOOAAAAAAAAARRRRRRR…. :p

  82. Oi, Gt e pessoal: parabéns! Obama é o vc do discurso famoso do Luther King! Um belo dia para a a humanidade! Lindo dia!

    Relaxa e goza, GT, drink a champagne, sai de férias, leia um livro de Denny Yang!

  83. Aninomyous

    Eu sou astrologo, vocês precisam acreditar em mim, eu sou astrologo e conheço a historia do início ao fim…. 😛
    Hip Hip Urra!

  84. Glorinha

    Vampiro,

    Bom dia!!!

    o céu aqui está azul igual ao seu coração e o da sua polaca!!!

    [[]]

  85. Glorinha

    Bom dia é para todos!!!!

    Anino,

    essa é do meu amigo Raul!!!
    [[]]

  86. Marcos

    Esperemos que a ascenção de membros que vêm de grupos historicamente oprimidos não repita o engendramento sistemático da exclusão capitalista. Ou seja, que não se repita novamente o ciclo que é intrinsicamente ligado ao sistema capitalista de ascenção de uns e exclusão de outros. O que é preciso é a mudança no sistema econômico de produção que a crise financeira parece sinalizar. Excluídos em grupos formam novas forças sociais de reivindicação e ação, por enquanto mais ativos na virtualidade internética. Mas esse ambiente se mostra cada vez mais propício a servir de via para organização e crescimeto desses grupos pelo mundo. É a globalização da ação social dos desfavorecidos da riqueza suplérflua circulante.

  87. Aninomyous

    Éh, vai ter muito Al Capone fugindo de barquinho para Cuba ahahahahahahahahaaaaa… essa agora foi boa!

  88. O Vampiro de Curitiba

    Bom dia, Glorinha!
    Beijos!

  89. Cavaleiro Templario

    Calma Gente guarde suas lagrimas.
    Obama não é um negro norte americano tradicional sua descendência não é escravista e sim uma descendência voluntaria de imigração, que tem a ver Luther King foi usado só pra fazer bonito parece podemos achar que não tem nada haver uma coisa com a outra.
    E também e se o Obama for uma desilusão? hum em em

  90. Leandro Ramos

    É difícil entender estes americanos! Mais difícil ainda é entender os brasileiros! Sou brasileiro e não me importo se o eleito nos EUA foi o Obama, Mccain, ou outro ricaço. Mas, o que me impressiona nas eleições dos EUA (não é eleição americana, pois todos que vivem nas américas são americanos) é a atenção absurda que a mídia brasileira e alguns cidadãos brasileiros dão. Para o Brasil, na minha opinião, as eleições nos EUA não fazem a mínima diferença para a nossa vida. EUA é um país que não tem nada de melhor que o Brasil, que não seja a quantidade de dinheiro. E isso se dá, porque é o EUA que fica próximo à Europa e não o Brasil. Senhor Gerald, se despreza o meu país, deveria, também, desprezar o nosso dinheiro. Afinal, eu não faço a mínima falta para você, da mesma forma, você não faz para mim. Absurdo que o ig abra espaço para um ser mitológico como V. Exa. se expressar e ainda faça publicidade disso. Tenha mais respeito quando se referir ao meu país. Um dia, o seu ficará pior que o meu devido ao “pensamento americano” . Americano? Não. Norte americano.

  91. Maurício

    Nâo consigo entender mais nada. Ver um monte de brasileiros se dizendo emocionados com a eleiçâo de um presidente norte americano me deixou até com náuzeas. Sabe o que vocês sâo e sempre serâo para eles? Cucarachas (para quem nâo entende espanhol isso significa, baratas), sim, vocês são nâo passam de umas baratas nas quais eles pisam e esmagam. No dia que começar a faltar água nos EUA, tanto republicanos como os democratas vâo invandir nossa Amazônia sob qualquer pretexto igualzinho ao que eles fizeram no Iraque e vâo matar sem nenhuma dó muitos de nós pobres coitados brasileiros. E vocês ainda conseguem se emocionar com as coisas que acontecem naquele país? Façam um favor para nós brasileiros. Mudam-se para lá e nos livrem de vossa presença.

  92. O Vampiro de Curitiba

    Olhem aqui: Perdí, sim! Estava torcendo para McCain.
    Agora, aqueles que acham que Obama vai lutar contra os EUA e a favor de terroristas, como Chaves, Castro, etc., vão quebrar a cara!

  93. Cesar Almeida ( O Homem das correntes ensanguentadas)

    Realmente a Esperança é a última que morre. Mas o capitalismo não é tão ingênuo quanto vcs…

  94. Caraaaca! Como tem idiota no mundo! Estão achando um monte de coisas na tal da “raça negra”, cujo termo reúne qualquer mistura racial que não seja branca! Coitado dos “negros”, e dos idiotas que acreditam nisso! A história da raça humana começou igual para todos 0X0! Se os tais “negros” não fossem carregados, literalmente, no colo por um monte de brancos estúpidos, ou de más intenções, eles estariam comendo (?) gafanhoto na África! Se destacou quem tinha mais capacidade, e pronto! Isso não mudou, apenas a somatória de condições favoráveis herdadas pelos descendentes dos brancos é que faz a diferença nesse sentido e talvez aí esteja a injustiça! Contra “negros” e “brancos!”. Existe uma situação franco-maçônico-judaica em ação! Só não vê quem não quer! Vamos ver o que vem por aí! Os idiotas brancos/homossexuais/drogados e coisas outras que tais estão exultantes! Como se estivessem em algum nirvana diabólico! Seres do bem! preparem-se! Vem chumbo grosso aí!

  95. Aninomyous

    E com essa reviravolta, acho que o Capitão da Nau pode virar o leme e retornar, ninguém mais quer fugir pra Cuba, senão eles…
    Até +

  96. Nina

    Vamp,

    já viu vampiro chupar sangue de vampiro?

    aproveitando um beijinho prá vc!

  97. Joan D'Oliv

    Blá, blá, blá, melhor o silêncio que palavras ao vento que passam ser deixar rastro.

  98. Aninomyous

    Augusto, é cedo ainda pra vc vir fazer julgamentos, deixe os vitoriosos comemorarem e se reclua a sua insignificância (heheheheheheeee… 😛 ) veja a Historia do Barak Obama, ele não é apenas negro, ele tem 2 faculdades, uma na Columbia e outra em Harvard, e ao invés de se tornar um alto executivo de empresa ele se tornou um ativista social, assim acabou caindo na política…estude primeiro de quem fala para depois falar.

  99. Se o cara é sãopaulino e torce pela vitória do coríntians, se o cara é homem e se diz feminista, ou se o cara é branco e torce pelos “negros”, algo de estranho está acontecendo! Será que estou errado? Cristandadee o outro braço judaico, comunismo é judaico, os judeus se colocam na posiçao de “outra raça” “aliados” dos “menos favorecidos”, nem brancos se consideram(?!). Algo de podre no reino da Dinamarca. Gerald Thomas(?) Esse cara é o que? (judeu?)

  100. Gerald,
    Os americanos desta vez surpreenderam mesmo. Eu sou parte dos que algumas vezes rotulava os americanos como fundamentalmente racistas, atrasados e indiferentes ao resto do mundo.
    Finalmente estou mudando de opinião, o que eu sempre esperei fazer, mas sempre me provavam o contrário. Viva Presidente Obama!!!!

  101. Aninomyous

    Poderia estar bem colocado como um dos poucos que alcançam o alto escalão, mas se decidiu em ser Lider de uma Nação, no mínimo merece respeito.
    Abração

  102. A classezinha-média brasileira e a burguesia mundial lutam pelo interesse do mal! Pode crêr! Se deixar nas mãos deles tudo vai por água abaixo! E acho que já está indo! Se salvaguardam em chavões do tipo: “machista”, “racista”, “nazista”, sendo que isso tudo eles próprios é que são! Preste atenção!

  103. ..Mc (entóp) Williian……….!!!………………………………………….além de você
    ………………………………………….ser cháto e sem graça,…………………………
    ………é covarde…!!!!…………………………………………………..Não tem coragem
    de descer o PAU no LULA, (fica fazendo rodeios) e depois vem por
    os ZÔTRO,…. no rolo…!!….( no caso Gérald t.)………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………..
    ….Quanto a “cavérna” do Platão,…..que me lembre tinha uma “fogueira” e as sombras na parede,…….só..!!…éssa “vaga” de imperador déve ser “criação” SUA,….né….??!!!……………………………
    ……………………………………………………………………………………………………..
    ………que tal você tentar evocar o Império Romano,…..?!?,………..
    ……………………………prá sua “analogia” ficar pelo MENOS um pouquinho,…… COERENTE……….!!!!!!!!!!!…………………………………………

  104. Fabiano

    Fico feliz de ver a mudança de comportamento nos EUA, libertando-se aos poucos de preconceitos profundamente arraigados. E esta eleição mostrou isso. Mas, apesar desta felicidade, não acredito que Obama será capaz de cumprir esta prometida mudança, não por falta de capacidade, mas pelo complexo sistema globalizado em que vivemos.

  105. André M.

    Prezado Blogueiro

    Sempre nutri uma simpatia pelo candidato vencedor, pois a sua vitoria significaria uma quebra de paradigma na sociedade americana. Pois bem, o dia chegou.

    Parabenizo a todos os votantes do Obama por me proporcionar essa visão.

    Espero sinceramente que ele faça um governo de acordo com as expectativas nele depositadas, que não tenha vergonha de admitir o quanto estão erradas as políticas internas e externas do seu país, e que tenha culhão para tocar aquelas decisões que são urgentes e delicadas. Um viva ao povo americano que teve coragem e mostrou o quanto é fabuloso.

    Como eu sentia inveja dos cariocas por poderem votar em Gabeira. Revelo que também senti inveja dos americanos por poderem votar e dar a vitória para um candidato com essa significação.

    Que agora os USA continuem honrando a sua capacidade multicultural, multiracial e multigênero. Que não retrocedam mais como retrocederam nos últimos 8 anos.

    E o Obama que se cuide, pois o povo republicano é do tipo ressentido, e vão vir com tudo na próxima eleição, exterminador do futuro, conan e o escambau. Que o Obama faça um governo que mereça a releição.

    Fica por fim a minha expectativa que ele honre os compromissos mais caros dele.

    Saudações cordiais e se me permite um abraço fraterno.

  106. …………………………………………….JULIVAL………………………………………………!!!
    ………….preocupante,………………………………..é você ter um NICK dêsses
    …………………………………não sei sê é seu nóme,……………mesmo,………?????..!!!!!…………………………………………
    ……….mãns,…em todo caso,………………………….antes de evocar DEUS
    ……no recém-eleito gov. de OBÃMA,……………………………………………………
    …………………………………………………………faça uma proméssa a
    SÃO GÉRALD THÔMAS,……………………………………………………………………..
    ………………………………………..e internautas,…………………………………!!!!??.
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ……Que dá próxima vez que entrar aqui,……………………………………..
    ……………………………………………………………….seu “..NICK..”……………..
    …………………será até,…………”JAVALI..”………………………………………..
    ……………………………………………………………mas “JULIVAL..”……..não..!

  107. Jeferson

    Falar de lutas com luvas citando Reinaldo é hilário!

    Tratar o Brasil com desrespeito é um absurdo!

    Viva os EUA??? Que porcaria é essa??? Onde estamos???

    Essa página é séria???

  108. O Vampiro de Curitiba

    Em homenagem a Gerald Thomas e a todos aqueles que apoiaram Obama para Presidente, coloquei um vídeo lá em cima.
    “Mais Fortes São os Poderes do Povo”, (Glauber, em Deus e o Diabo na terra do Sol)

  109. Anynomious(?) o que é vc? Apenas o “Otário Satisfeito da Siva”. Voce me conhece? Claro que não! E dando seu “veredito” a meu respeito, nota-se quem VOCE é! Bobão!

  110. JORGE A SOARES

    FOI MUITO BOM OBAMA GANHA,EU NÃO VEJO DIFERENÇA ALGUMA ENTRE OS FANATICOS MUÇUMANOS E A DIREITA REPUBLICANA

  111. JORGE A SOARES

    FOI MUITO BOM OBAMA GANHA,EU NÃO VEJO DIFERENÇA ALGUMA ENTRE OS FANATICOS MUÇUMANOS E A DIREITA REPUBLICANA

  112. O rapaz de nome….”anynomious” alí em cima realmente é um equivocado…o Augusto tem toda a razão! Ingenuidade é uma característica perigosa hoje em dia…

  113. Nina

    Fábio
    já disse que sou sua fã?

  114. Glorinha

    Pacheco,

    sobre a música e Djavan, não conhecia essa estoria…
    realmente quando se escreve o escrito e seu significado não pertecem mais somente ao que o escreveu…vai ser reescrito e interpretado pela diferença da natureza humana…
    muito legal a sua mensagem!
    Abraço de pertinho pro cê e pra sua maior e mais que metade!!!

  115. Heitor

    A CNN não lançou o primeiro holograma negro, que pena. Foi uma branquela mesmo.

  116. cooks

    Muito bem, palmas para o Obama. É um sujeito brilhante e cumpriu direitinho seu papel na pantomima política. Mas, vamos acabar com essa criancice de tirar a bunda da seringa se o herói decepcionar: é tudo culpa da herança do miserável Bush. Deixa só o Bin Laden jogar um avião bomba na Casa Branca, para ver se o presidente eleito ainda vai discutir sem pré-condições com os agressores. Isso é papo para ganhar a eleição, dizendo o que o povão gosta de ouvir. E não esqueça que 48 por cento ainda preferiram o MacCain que vc deplora; queiram ou não seus detratores democratas, é um homem de bem. Quanto ao elogio à nação americana, concordo em GN&G.

  117. Brasileiro

    Tive a paciência de ler todo blog, me surpreendi com coisas escritas por Brasileiros.
    Espero que o Novo Presidente dos EUA tenha a luz necessária para governar.
    Conquista com sangue não é conquista, se tiver que derramar sangue que seja de americanos.
    Um abraço a todos
    .

  118. Myrtes

    CONGRATULATIONS TO US !!!!! LIVE THE NEW WORLD!!!!!

  119. Glorinha

    Vamp, vídeo lindo, justa homenagem…

  120. Aninomyous

    Equivocado? bobão? vou então evocar a Wikipedia então… leiam e vejam se não tenho razão… http://pt.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama

    Acho que vcs é quem são, pensam que há alguma vitória em revolução, vcs pensam que as coisas se resolvem com destruição ou invasão, não existem mágicas para o progresso e a evolução política, só trabalho e inteligência para com o tempo alcançar a superação.

  121. ……………………..Já, NINA,…….!!…..e obrigado, de novo..!!!!!!!!!!!……………….

  122. Aninomyous

    Equivocado? bobão? vou então evocar a Wikipedia então… leiam e vejam se não tenho razão… http://pt.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama

    Acho que vcs é quem são, pensam que há alguma vitória em revolução, vcs pensam que as coisas se resolvem com destruição ou invasão, não existem mágicas para o progresso e a evolução política, só trabalho e inteligência para com o tempo alcançar a superação…se não acreditam, vão pra China ou Cuba então e vejam se existe seu milagre naquela escravidão.

  123. A moda agora é atacar os brancos, os bem-sucedidos e outras besteiras. Só que, não fossem os brancos, ninguém teria luz elétrica, carro, teevisão, computador, penicilina, avião, indústria, viagens espaciais, Da Vinci, Picasso, Bach, Beethoven, Lizst, Villa-Lobos, transplantes cirúrgicos , instrumentos musicais de qualidade, Gláuber Rocha, Raio Laser, Albert Einstein, Enrico Fermi, Blues, Rock, Samba, indústria do vestuário e todoo “resto”!
    Enfim, cospem no prato que comem. Claro que isso é promovido pelos (brancos) que estão na “cúpula”, porque a única “ameaça” que existe para eles são exatamente os brancos pobres, que são a “bucha de canhão” dos atose atitudes deles! Claro!

  124. Aninomyous

    Logicamente que eles precisam colocar a ‘casa’ em ordem, para depois ser o exemplo, o Brasil também e todos que quiserem ver no futuro acabarem os Impérios e a exploração, tornando o Planeta inteiro em uma nobre habitação.

  125. Antonio Lucio

    È hora dos Parabéns àquele que se intitulou “1º candidato pós racial”, Parabéns aquele que é o maior país da terra. E que “Andy may God continue Bless Amerian”

  126. Kéka

    Eu acho uma certa parte elitista do povo brasileiro muito gozado, de uma HIPOCRISIA sem limite. APLAUDEM EM PÉ, a “democracia” que acham existir em outros paise, mas esquecem qual é o significado da palavra PATRIOTAS, e o que é pior não o são.

    Deveriam ir embora do Brasil, pois não fazem nada por ele, siquer tentamfazer alguma coisa por nós o povo, se acham tão politizados e siquer tentam dar sugestões para soluçionar os nossos problemas, muitos dos quais oriundos do tão aplaudido “eldourado”.

    Aqui não estamos em guerra contra este ou aquele outro país. É antes de tudo uma guerra contra uma parcela pobre de seu povo, que se acha elitista e intelectual, mas na verdade são é tão ou mais ignorantes do que muitos “analfabetos”, que são pessoas boas, trabalhadoras, pacíficas, sinceras, que lutam para sobreviver e não têm tempo de ficar aplaudindo a falsa e racista civilidade dos norte-americanos .

    Exultam com a civilidade norte-americana e esquecem a grandeza dos sul-americanos. Aplaudem a eleição de um negro nos Estados Unidos mas vaiam a eleiçaõ de um operário ou de um índio nos paises sul-americanos.

    Aplaudem a civilidade dos americanos, mas não vêm a intolerancia, a rejeição e o preconceito contra seu próprio representante, simplesmente por ele ser povão… e muitos outros adjetivos negativos e ultrajantes para qualquer SER HUMANO.

    Aplaudo e faço minhas as palavras do Sr Luiz Paulo e de outros, porque se acautelam, não se deslumbram e não se iludem.

    “O Brasil não entende realmente os EUA. Vocês nos entendem? Quando elegemos um operário para Presidente, não fizeram qualquer comentário favorável a respeito desse momento histórico. Se lá venceu um negro, e o sr. diz que isso nega a existência de racismo, o que eu não concordo: ele existe sim, mas é claro que não é a maioria do povo, aqui continua o preconceito dessa classe elitista e burra, da qual (….) são defensores. Certamente vocês prefeririam ver o intelectual distante da realidade do povo no poder, mas foi o operário que colocou o país na agenda internacional e a vitória de Obama pode, torço, para fazer com que os EUA comecem a entender o Brasil. Em comum com o senhor tenho a esperança na transformação, não apenas na mudança da retórica, e nada mais. Peço apenas que tenha a mesma coerência ao analisar brasileiros e americanos, sem pender sua balança a partir do local de nascimento, instrução acadêmica e cor da pele.”

  127. Eder

    Glorinha, voce é Brasileira?

  128. Aninomyous

    Não vou mais perder tempo com a sua frustração, estou ocupado demais na minha comemoração…abração.

    Vou dar um mergulho agora, depois volto à embarcação… 🙂

  129. Ana Luiza

    Bom diaaa ( quase tarde)

    Um brinde a todos…

    Um novo começo !!!

    Bjus

  130. Aninomyous

    Parei com minhas rimas malucas, e com a minha gozação…
    Just Give Me Peace…The Rest Will Follow…

  131. Glorinha

    Eder,
    nasci aqui…mas considero que o mundo é minha maior nacionalidade..por que pergunta?

  132. Glorinha

    Ana Luiza,
    estava com saudades de vc…da sua alegria!!!
    beijos,

  133. Fred

    Caro, muitamuitamuita emoção nesta hora. Vamos em frente, a luta continua
    Abrax

  134. PARABENS PRESIDENTE OBAMA PELA ESTRONDOSA VTORIA TEMOS CERTEZA QUE FARA UM GRANDE GOVERNO, APESAR DAS IMENSAS DIFICULDADES QUE ENFRENTARA E QUE TAMBEM CRIARA PERIODOS DE MUITA PAZ

  135. Ana Luiza

    Nossa papis
    Vivo cantando essa música
    Já amava
    Vivia cantando no karaoke
    Mas.. nunca tionha percebido a profundida da música
    Um artista…
    Da dor consegue levar alegria a todos

    Bjus
    E viva OBAMA!!!!11

  136. FRANCINY CHEQUER

    Sabe o Cavaleiro Templario, tem razão em seu comentario, sabe parece que ele vai ser o Salvador da patria, acho que e o momento de cautela agora beijossssssssssss

  137. Luiz Paulo

    Voltei para comentar sobre ingenuidade… realmente me parece que, como tudo hoje em dia, cada momento da eleição foi elevado à enésima potência tal e qual um BBB (argh!) estilizado. Teve até Pedro Bial (porque a Globo tirou o cara? Estava muito pró-Obama?). Esse show pirotécnico é como aqueles shows em que o artista é tão ruim que precisa de 200 bailarinos, luzes, etc, para que ninguém preste muito a atenção no conteúdo. Aliás, vivemos tempos em que o conteúdo é muito menos importante que a forma. A vitória de Obama vem sendo tratada como símbolo de mudança e aí que trato de ingenuidade: seu comportamento no Senado não nos faz crer em transformação, talvez mudança de estilo (o que já seria positivo) na condução dos EUA, mas a sociedade americana votou com os olhos na economia, não tenhamos dúvidas quanto a isso, e, nesse caso, as mudanças não tem qualquer ligação a política externa, abertura ou direitos individuais. Basta pensar um pouco para ver que, mesmo com um governo desastroso, um imbecil na casa branca por oito anos e políticas públicas extremamente rejeitadas, o candidado do Bush ainda deu trabalho… mudança? Ingenuidade, mas no momento é um sopro de esperança que nos faz sentir bem e, pensando humanisticamente, o que faz bem para a alma deve ser preservado a aproveitado. Aproveitemos, então, ingênuos ou não.

  138. Eder

    A maneira que você expressa, parece que é americana, fico triste com um Brasileiro que admira um Pais que ignora a vida e usa a força para impor a sua vontade

  139. Tsc! Tsc!…Obrigado ao Charles.
    Realmente é triste ver a situação de equívoco das pessoas em geral…Como gostam de um “ôba-ôba” inconsequente! Não enxergam nada! Nem o que está na sua (deles) frente. E ainda me aparecem os “anynomious”(?). É uma besteira de pequeno-burguês terceiro-mundista que dá pena! Esses não deveriam ter acesso a nada, mesmo! Esses são os “demônios” realmente! O capitalismo, o comunismo, o cristianismo e o judaísmo são invenções judaicas! O machismo é uma invenção feminista! O racismo é uma invenção racista! Veja quem tiver olhos de vêr, se ainda der tempo…

  140. Glorinha

    Eder,
    admiro as melhores coisas de qualquer país e repudio as piores de qualquer lugar….
    não desejo levantar qualquer falsa moral aqui…
    o que é bom deve ser mostrado e o que não é bom também…
    como lhe disse nasci no planeta terra…gosto daqui inteirinho…não gosto das coisas ruins para os povos (todos eles).
    abraços pra você!

  141. everaldo

    Também me senti alegre
    Porém, sem tanta extasia
    Hoje não vou comentar
    Pra não estragar a alegria
    Mas amanhã vamos voltar
    Ao nosso real dia-a-dia.

    Tene!
    cumé que tá sua azia???

  142. gthomas

    Oba Oba eh o cacete! tenham respeito com o sistema mais democratico do mundo seus racistas! Obvio que os Brancos inventaram isso e aquilo. Claro, nao preciso aqui dar a aula obvia de historia da opressao e nem vou ficar martelando o que ha de mais ridiculo
    Enfim, pensem o que quiserem. Quem perde? Voces, incapazes de enxergarem qualquer tipo de mudanca, qualquer tipo de….

    deixa pra la
    nao vou deixar vcs colocarem vinagre no meu computador

  143. Glorinha

    Augusto Leite,

    muitos morreram subjugados pelo que vc chama de invenção, morreram de verdade!!! não há morte inventada.

  144. Glauber Rocha viveu uma outra realidade em uma outra época! Eu assistí os filmes dele.
    O Anynomious é um bobão mesmo, isso é certo, agora…é um ser humano gente! Merece um vaso sanitário de ouro! Lá faria melhor do que com o teclado do computer nas mãos! hahahahahaha!!!!

  145. Através do Gerald quero dar parabéns a todos que torceram pelo candidato agora Presidente Obama.

    Vou aguardar a posse e mais 06 meses para dar uma opinião sobre quem é realmente este estranho, vamos torcer para não ser um segundo Lulla.

    Abraços colloridos!!

  146. Cristina

    A questão do racismo sempre foi levantada nos debates sobre Obama. Eu até acho que o americano seja racista, se bem que a nova geração é completamente diferente, o americano não é burro, e sabe rever os seus conceitos. Ficava cada dia mais evidente que o Obama tem várias qualidades de líder, além do impressionante carisma, a outra chapa era composta por um velho político que foi herói de guerra, com aquela tacanhez de republicano militarista, sua vice uma mulher completamente louca, com possibilidades reais de chegar ao poder. Não há racismo que se sobreponha ao perigo da chapa McCain/Palin no poder, se o Bush, que era mais bonzinho e não teve educação militar, fez tantos estragos. Veio o crash nas bolsas, que consolidou a vitória democrata, que já era esperada, apesar do temor mundial com relação ao racismo do americano.
    Como professor de Direito Constitucional pode ser que Obama lidere reformas nas leis americanas, a começar pelo sistema eleitoral.

  147. Vamos aguardar o anuncio do ministério, pelos nomes saberemos o caminho que seguirá o novo governo.

    Estou pedindo a deus que eu esteja errado, e que a política do POBRISMO, FUNDAMENTALISMO E DO BABAQUISMO, não seja o caminho de Barack!

    A duvida é imensa!

  148. Essa Katia Abreu é outra que deveria se restringir ao seu lugar! Vai arranjar um marido que te ame, ter cinco filhos e cuidar da sua família! Assim seremos todos felies! Vai filhota, vai!

  149. Aninomyous

    Obrigado Augusto Leite, fico muito lisonjeado com sua atenção, mas guarde seus elogios para não ter que engolir de volta quando ver a mudança da situação.
    Vc não vê vitória porque parou no tempo, na epoca das revolução…mas agora perdido está nas nova geração…hahahahahahahaha…não tem noção, essa galera é por demais de bão…aceito o vaso sanitário, mas pra derreter e fazer de estatueta, para premiar esta eleição.

  150. Oi, pessoal. Gozado é ver a repercussão do joe the blumper que divulgamos aqui em sites democratas como esse aí:

    http://www.hillaryclintonforum.net/discussion/showthread.php?p=457523

  151. Aninomyous!!! Puxa!!! Caia na estrada e perigas vêr! Eu sou a vanguarda mesmo! Voce não está entendendo de novo!

  152. Aninomyous

    De rocker, virei repentista, mas aqui o espaço é de artista.
    Não adianta procurar, em lugar algum vai encontrar, porque do nada não tem o que tirar, e quem nunca foi jamais vai chegar…no primeiro passo começa a jornada, e dos teus choros faço piada.
    Eu estou andando, um pé está voando mas o outro me sustentando…um pé no chão e o outro avançando.
    Enquanto vc ai chorando, com os dois pés lhe atrasando, pois fincados demais no chão o mantém estaguinando…
    Abraços.

  153. A genialidade pseudo-cocainística é ridícula! E a cocainística é mais ainda! Agora os maconhistas são doentinhos pândegos que precisam, não de uma internação, mas de uma sumária execução! Sei do que estou falando! A sociedade é canalha e corrupta! O povão é uma merda! O povo é outra! Essa corrupção toda não é só dos governantes, é do “povo” (blearghhh!)

  154. Akhenathon

    Já seu amigo e excelente articulista Reinaldo Azevedo não se conformou com a derrota de McCain. Investe em um discurso ressentido e (literalmente) apocalíptico…

    Ainda acho que ele é muito melhor que isso.

  155. Augusto Leite

    Vai para a P.Q.P…………………………..Educadamente!!!

    Está nota da coluna do CH é otima.

    Desgraça pouca é bobagem

    O vice-presidente de Cuba, Carlos Lage, quer que o próximo presidente dos Estados Unidos não seja “demente” nem “alcoólatra”. E se eleição fosse no Brasil, “compañero”?

  156. everaldo

    Se, o negro, Collin Power, fosse o eleito
    Haveria tanta euforia?
    Ou é por ser o “torneiro” Obama
    A razão desta alegria?

  157. Aninomyous

    Achas então que não sei o que falo? eu pago pra ver…se quiser apostar, depois não vá se arrepender.

    Acredito sim, na sociedade, mas não nos comuns, e sim nos de identidade, os que sonham junto são realidade.

  158. Sergio R. G. Silva

    O mundo está mais feliz hoje. Porem não sei até que ponto o amor vai vencer o ódio. Será que aqueles que aplaudiam o mau por ser branco, não impedirá o bem com violencia?
    Luterking chegou até ao topo da montanha…
    Abraços esperançosos..

  159. Gustavo A.

    Diante da sua emoção oceânica, é incrível ver a lucidez e pé no chão do seu post.

    Deve ser mesmo incrível viver a maior democracia do mundo por dentro.

    Que o Século XXI comece a dizer para o que veio.

  160. Marcos

    ”Carlos
    vc era um que tinha certeza que McCain iria ganhar
    eh hora de rever toda a tua vida
    LOVE
    G”.

    Gerald, lembra que no início deste ano eu debati intensamente com o Carlos aqui, no blog, onde eu dizia que Obama iria vencer a eleição presidencial?

    Bem, aí está!

    Obama é o novo Presidente dos EUA!

    E você, Gerald, disse, quando Obama venceu a votação Democrata em Iowa, surpreendendo, que havia se emocionado, que Obama o havia feito de se lembrar de Martin Luther King, também ajudou muito na conquista dessa brilhante e histórica vitória.

    Ah, você viu o choro do Jesse Jackson, na CNN, no meio da multidão em Chicago na comemoração da vitória? o choro dele diz tudo! Comovente!

    Go Obama!

    link com o vídeo:

  161. Glorinha, todos vão morrer de qualquer jeito! A vida é um blefe! Caia na real! Tudo é transitório e mutante! A essência é o que conta, a busca da estabilidade e constância é um sonho perseguido pelas pessoas. Um dia chegaremos lá…

  162. samuel samuca

    Falando em racismo, navegando por ai, na blogosfera, encontrei um extrato interessantíssimo (que um comentarista citou em outro blog de uma revista de grande circulação):

    Por Reinaldo Azevedo
    “Bem, meus caros, como vocês sabem, escreve alguém que não caiu na chamada “Obamamania”. Deixei a exaltação do “corpo moreno, cheiroso e gostoso, da cor do pecado” de Obama para Marcelo Coelho e para a desinibida Amber Lee. Acho Obama um picareta de estilo terceiro-mundista que irrompe na política americana. Mas, até aí, convenham, é questão de gosto.
    (…) Que diabo se passa com o Partido Democrata americano, que tem como favoritos uma mulher e um negro com sobrenome islâmico e nenhum homem branco para enfrentá-los? (…) Para bom entendedor: tomo o par “homem branco” como apelo simbólico à tradição e à conservação de um modelo que, inegavelmente, deu certo e fez a maior, mais importante e mais rica democracia do mundo, que venceu, por exemplo, o embate civilizatório com o comunismo.” reinaldo azevedo colunista da VEJA em seu BLOG.

    Bom, agora entendo por que o Gerald ficou com receio de escrever sobre o jantar maravilhoso que teve com o dito cujo, autor das frases acima.

    Bem … amizade se cultiva e até se toleram certas coisas, mas convenhamos … o texto é bem WASP, não é?

  163. Glorinha, mas que vc desfruta daquilo que eu chamo de “invenção” vc desfruta, né?!

  164. Collor2010(?)
    É “aquele” mesmo?

  165. everaldo

    COLLOR 2010

    Tu nasceu pra ser babaca, aliás: Tu já nasceu babaca.Se não for POBRISMO, FUNDAMENTALISMO, BABAQUISMO, o que mais pode ser , pois tudo o mais já é?

  166. Glorinha

    Augusto Leite,

    na real, a minha vida não é de jeito nenhum um blefe….vou morrer… mas não é por isso que vou viver de qualquer jeito

    tudo é transitório e mutante…é verdade…então por que não aceita as mudanças?
    só a partir delas as coisas na real como vc diz, acontecem…

  167. roberto dalefi

    Adorei o texto. Adorei a vitória de Obama. É bom para todos.
    Também me emocionei muuuuuuito.

  168. samuel samuca

    continuação;

    e que texto machistinha, o do tal Reinaldo Azevedo, né?

    Nunca fui lá no blog, agora é que nem passo perto. Os racistas e machistas que se entendam entre eles ….

  169. Marcos

    ”Acho Obama um picareta de estilo terceiro-mundista que irrompe na política americana. ” por Reinaldo Azevedo.

    Já o Bush Jr. e suas guerras mentirosas, preventivas, eternas, criminosas, é o típico político do ‘Primeiro-Mundo’?

    Que piada…

  170. samuel samuca

    Para os que não sabem:

    WASP = WHITE – ANGLO-SAXON – PROTESTANT

    Ou seja, aqueles doidos da supremacia branca que votaram maciçamente em McCain ….

    Sei que aqui no Brasil, lá no PR, o racismo é forte … espero que não seja o seu caso, chupa-cabra!

  171. Glorinha, vc continua não entendendo nada…Bem, ganhei um perfume da “Natura” legalzinho…! Podeskréun!!!

  172. Renata

    Então…esperamos sinceramente que a vitória do Obama traga novos ares, menos conservadores, pq a coisa anda feia. Fico me perguntando se a votação do segundo turno no Rio fosse agora, estas lufadas mais frescas não teriam dado a vitória ao Gabeira.
    Abraços.

  173. everaldo

    Sinceramente
    Gostaria que não fosse assim
    Mas o negro (?) Obama é uma criação dos BRANCOS, que não estavam no poder.

    Morar na Casa Branca poooode! Tranformar a Casa Branca no Barraco do Obama, aí NÃO POOOOODE!

  174. Tudo muda, queira ou não. Mas pode ser pra “pior”. A mente e a inteligência (é escassa, ein!) é que direcionam o movimento para o “bom”, q passa por uma conceituação que demanda “Luz!”

  175. ……………………

    PAZ…
    HARMONIA…
    ALEGRIA…

    LIBERDADE SEMPRE!

    DEMOCRACIA…
    TRANSPARÊNCIA…
    JUSTIÇA SOCIAL…

    LIBERDADE SEMPRE!

    UNIÃO DOS POVOS…
    CULTURA E EDUCAÇÃO…
    TOLERÂNCIA…

    VIVA BARACK OBAMA!

    A MÃE ÁFRICA ESTÁ SORRINDO…

    ………………………………………………………

    EU ESTOU MAIS LEVE… MUITO ALEGRE!

    ………………………………………………………

  176. Glorinha

    Augusto Leite,

    vivo sim…não desfruto de nada que não seja meu direito
    não uso nada que de alguma forma lhe ofenda…
    então minha vida é muito simples…não deve lhe interessar de fato!
    abraços e até a próxima…

  177. Pesoal, vão lá no”Google”: “Os protocólos dos Sábios de Sião”. Dêem uma xeretada lá!

  178. Aninomyous

    Eles formarão a saída de verdade, e salvarão a humanidade, até aos que matam sem ter vontade, por incompetência e crueldade tentando manter-se em um poder sem legitimidade…porque o legítimo poder vem do povo em sua perfeita ciência e humanidade.

  179. Clóvis

    Obama, esse é o cara, a personalidade que faltava. de hoje em diante acredito que o mundo vai ser melhor parabens obama e que DEUS te proteja…

  180. everaldo

    O ” estabelecimento” ianque é tão vagabundo, que chego a pensar que o Obama nem negro é. Passaram uma graxa preta, nalgum, atorzinho branco…
    …sinceramente detesto pensar isto.

  181. Aninomyous

    Não vou mais falar do que não interessa na verdade, vou comemorar e entrar na festividade.

  182. Eu sou macho, branco, brasileiro, reservista de primeira categoria, artista plástico, guitarrista de blues-rock e os caráio! E, aí! Eu sou “O Cara!”, mano!

  183. Aí Everaldo! Huáhuáhuá!!!

  184. everaldo

    AUGUSTO LEITE, 11:58

    TUA SABES DAS COISAS…OS PROTOCOLOS,… JÁ FUI MUITO GOZADO POR FALAR DELE AQUI.

  185. Londrina

    Só deu Democratas. linnnnnnnnnnnnnnnnndo, linnnnnnnnndo.
    É verdade Vamp. Mas forte são os poderes do povo.
    ‘V I VA OBAMA. Mais uma vez o povo votou sem medo de ser feliz.,

    Collor ,qdo vc vai largar de ler aquele collorido idiota, Claudio Humberto?

    Por que será que ele não postou no blog dele que Collor de Mello pode ser cassado novamente e ficar inelegivel por 5 anos. Ahhhhhh ,se fosse o Lula ou alguém do PT?????

    OBAMA, O NOVO PRESIDENTE DOS EUA. PARABÉNS !!!!!

  186. A voz do povo é a voz do capeta, ó besteirão!

  187. everaldo

    AUGUSTO LEITE 11:56

    …TU É DANADO DE BOM!!!

    …COM O TEU OUTRO “APELIDO

    ‘ NÃO ÉS TÃO BOM ASSI. VAI POR MIM.

  188. Ih! Rapaz (everaldo), mas aquílo é real,MESMO! Os enviados do mal estão aí mesmo! Querem é a passividade “benzodiazipínica” dos “gays” para poderem se dar bem!

  189. Glorinha, na verdade eu te amo!!!!

  190. I first want to thank God the creator of the universe and of all things, his will is supreme things happen on his will. It is time for a change but a dark black, more a human being worthy of being in front of a great country. Congratulations Obama U.S. needs you to change.

    Hugs
    Sydney I’m Brasileiro

  191. everaldo

    Voltando às minhas estrofinhas
    Poetizando a discussão
    Fico feliz por ver
    Anti-petralhas nesta emoção
    Dando gritos, pulinhos, soltando rojão
    Que bom agente saber
    Todos aqui são povão

    …é isto aí meuirmão!

  192. Londrina/Curitibana

    Os pobres petramulambos andam com tanto medo do homem que agora abriram esta falácia, querem julgar as contas da presidência de 1.991, não precisa nem entender de lei para saber que ninguém pode ser penalizado pelo mesmo (suposto) erro duas vezes.

    Olha ás vezes acho que vc está ficando boa da doença petramulambista, mais suas recaídas são gigantescas.

    Pena, estava te olhando com lindos olhos castanhos claros!!

  193. everaldo

    Augusto Leite,
    Já notou, como querem impigir tatuagens, em toda nossa juventude? Vê as novelas, o BBB! Êles conhecem bem o efeito das tatuagens.
    Êles podem quase tudo, quase…

  194. Everaldo

    Babaca eu???

    A boneca está ficando louca???

    Vou te mandar fazer um curso com o Lancelloti.

  195. gthomas

    Luiz Paulo: vc nao sabe porra nenhuma a meu respeito

    Consulte os arquivos do Jornal do Brasil onde eu tinha uma coluna no caderno B todas as tercas feiras.

    Fiz campanha PRO LULA sim. Hoje me arrependo, depois e mensaloes e a maior corrupcao ja vista na historia,
    Mas me deixem em paz sobre esse assunto.

    Apertei a mao de Lula no Pavilhao de Niemeyer em Londres, ainda em 2003, e assim eh
    tudo gravado pelas camaras da TV GLOBO

    se vc nao sabe, ou es un imbecil
    ou estas opinando a toa
    ou va te catar!

  196. Augusto Leite

    Bate continência aloprado : White Castle.

  197. Gerald

    informa se vc tiver os numeros quem no Alaska fez Governo e senado?

    Quero tirar minha duvida quanto o prestigio de Palin no estado.
    E os numeros para presidente!

  198. Fred

    Tá, não é hora para isso, é hora de cautela e mais luta, mas num tô me guentando: “enquanto isso, Sampa elege Kassab e perde Marta”…
    af, eu não mereço! Em que pese todas as burrices e cagadas da campanha petista em Sampa, eu, paulista e paulistano, não mereço o pefelê

  199. Mário

    Embora seja um fato mais do que marcante a eleição do Obama não representa, necessariamente, mudanças profundas na política internacional muito menos quanto à Segurança da “américa”. Porque não depende só dos Estados Unidos e sim de princípio éticos e religiosos fora de seu alcance tais quais as convivções religiosas de extermínio aos ocidentais momente aos EUA.

    As convicções religiosas muçulmanas radicais em sua maioria são a maior ameça ao mundo ocidental haja vista a imposição de querer valer o que pensam sobre todos os outros conceitos.

    A eleição de Obama representa muita coisa sim, mas ele só e o povo norte americano só não são capazes de trocar (CHANCHE) preconceitos de radicais religiosos que não são contra somente os EUA mas, sim, cotra todos os cristãos.

    Essa também é a mentalidade que tem de ser mudada !

  200. everaldo

    AUGUSTO LEITE!!!

    NUM IA DIZÊ NÃO, MAS VÔ, ‘TU É MESMO O CARA, CARA!!!

    …some não negão!!!

  201. jose romulo

    SEI não…….lá existem muitos radicais…..e um negro na presidencia? Sei não….isso ta cheirando a mais um presidente norte americano assassinado…..Deus queira que eu esteja errado

  202. Mário

    DEUS te abençõe OBAMA !!!!!

  203. Londrina

    Collor>
    E, eu te olhando com os lindos olhos verdes. Fazer o que? “verdes mesmo sem brincadeira”

    Collor, viu que lindo o discurso do candidato republicano. Perdeu com dignidade ,gostei muito.
    Diferente de alguns politicos aqui no Brasil que não sabem perder.
    Acabei de ver que o Obama vai por alguns republicanos para fazarem parte do seu governo. Isso que é civilidade.

    Collor, tenho alguns parentes que votaram no Collor. Eles sempre dizem que se Serra e FHC tivessem feito parte do governo Collor talves tivessem evitado aquele escandalo e Collor não teria sido cassado.

    Dizem que Collor convidou os dois pra ministro , mas Mario Covas não deixou. Por isso até hoje Collor odeia Mario Covas.
    Isso é realmente verdade?

  204. everaldo

    …só uma dica pro Obama, ah! êle sabe disto! mas pra não esquecer.
    em tempo de escassaz,
    Todos nós somos iguais
    Um querendo comer o outro
    Todos somos canibais

  205. Tergiv

    Comentários:

    O presidente venezuelano, Hugo Chávez, felicitou o presidente eleito dos Estados Unidos, e disse que “chegou a hora de estabelecer novas relações” entre os dois países, informou hoje a Chancelaria.

    “Estamos convencidos de que chegou a hora de estabelecer novas relações entre nossos países e com nossa região, com base nos princípios do respeito à soberania, à igualdade e à cooperação verdadeira”, afirmou Chávez.

    Evo Morales, presidente da Bolívia, aplaudiu a “grande vitória” de Obama na eleição presidencial americana e previu uma retomada nas atualmente deterioradas relações entre os dois países. A vitória do democrata na e terça-feira é “certamente histórica”, disse Morales a jornalistas.

    A presidente argentina Cristina Kirchner definiu a vitória de Barack Obama como um marco importante na luta contra a discriminação e em prol da igualdade de oportunidades, em carta enviada ao novo presidente americano nesta quarta-feira.

    “Todas as minorias do mundo observam com grandes esperanças como o povo americano novamente caminha junto a elas, da mesma forma que o mundo marchou, mesmo a longa distância geográfica, com Martin Luther King na épica marcha em Washington”, afirmou a presidente.

    O presidente colombiano, Álvaro Uribe, também felicitou o novo presidente americano. “Felicitações ao presidente Obama e ao povo dos Estados Unidos por essa grande democracia que é motivo de admiraçao”, afirmou Uribe à rádio Caracol, quando também expressou seu desejo de que o Tratado de Livre Comércio (TLC) seja negociado o mais rápido possível.

    A presidente chilena, Michelle Bachelet, por sua vez, parabenizou Obama e afirmou que compartilha de seus princípios de justiça social e igualdade de oportunidades. “Desse país tão ao sul da Américas, nossos votos de êxito em sua gestão”, afirmou Bachelet.

    O líder uruguaio, Tabaré Vázquez, expressou seu desejo de impulsionar as relações comerciais, científicas e culturais com o futuro governo dos Estados Unidos. “Enviamos uma felicitação ao povo dos Estados Unidos” e o “desejo de sucesso para o futuro governo do presidente Obama”, afirmou Vázquez, em declarações à imprensa antes de um ato oficial.
    Já Lula, declarou que a vitória de Barack Obama nas eleições americanas é “extraordinária”. “Eu acho que ele é corintiano também”, brincou o presidente

  206. Agora me aparece este lunático com historia de Martaxa, acorda petralha!!

    Estou aqui pensando como um Petralha, pronto agora Obama vai dar as refinarias dos EUA para o povo pobre, vai abrir o sistema de imigração para todos os Islâmicos e povo da América Latrina, consentir que as minorias invadam terras particulares, financiar o terrorismo e estender um tapete vermelho para receber Chaves, Evo, Ortega, o aloprado do Irã e Castro, depois vai ‘CUPIAR” o bolsa miséria para o povo pobre americano.
    Kakakakakakakaka, ai só resta uma pergunta: He não ta bom???

  207. everaldo

    …a partir, de hoje, o Obama deve desconfiar de qualquer preto a menos de 20 metros.

  208. Antonio M.

    Gerald,
    “Aqui, nesse país, mesmo em guerra, somos civilizados. ” Ora Gerald, me poupe. Civilizados? Já parou pra contar quantos presidentes foram assassinados? Em quantas guerras inúteis os EUA se meteram? A civilização desse país é fundamentada no cano de uma arma. Em qualquer lojinha se compra um fuzil ou uma bazuca. O povo americano só da a mão para rezar pelos mortos assassinados em escolas e que tombaram em guerras sujas, hipócritas e até covardes. Cadê as armas de eliminação de massa do Iraque? Porque elegeram duas vezes um imbecíl como G. Bush? Cadê a ajuda pros desabrigados de New Orleans devastada pelo furacão Katrina? E a guerra civil onde milhares de irmãos se mataram? Obama que se cuide, pois sempre estará na mira de algum civilizado por aí.

  209. Antonio M.

    Ah, é claro, esqueci do racismo!!!!!!!!

  210. Tergiv

    Oh, desculpe-me, esqueci de colocar a fonte.

  211. axro

    vejo um pais vencendo uma guerra.sim uma guerra contra os piores inimigos O PRECONCEITO EO RACISMO PARABENS A TODOS OS AMERICANOS .E agora somos nós brasileiros temos uma grande batalha que é contra a injustiça e a corrupção que toma conta de todos os poderes desta nação.

  212. Armando Paiva

    Prezado Thomas ,
    parabéns pela eleição de Obama, acho que esse acontecimento pode servir de exemplo para o MUNDO e principalmente para os BRASILEIROS, negros que permanecem parados achando que nunca vão chegar lá. Mais uma vez PARABÉNS, e tudo de bom para você.
    Armando Paiva
    OBS: fico agurdando o seu contato para conversar-mos sobre o filme.

  213. Antonio M.

    Uau, quanta gente emocionada. Calma gente, é mais um político que vai lutar pelos “ideais” dos seus patrocinadores. E aqui no Brazil, já notaram que as urnas nem esfriaram e já estão tramando pelas eleições de 2010. Vou continuar como sempre: 00 confirma, 00 confirma.

  214. Mau

    Parabens Gerald, acho que vc é o cara mais esperançoso que ja vi – nesses ultimos 3 anos que acompanho seu blog nunca vi alguem tão apaixonado pela politica – paixão no sentido sério – não paixão pelo poder.

    Falo isso pq eu mesmo não tenho paixão nenhuma nem ao poder e nem esperança no ser humano.

    Mas gosto de quem tem essa paixão, que seja ela verdadeira.

    Abs

  215. Cláudio Fernandes

    Que o Brasil possa aprender um pouco com a democracia Americana e com o povo americano.
    Quando as coisas não estão funcionando é hora de mudar.
    Parabéns Obama.

  216. Dacio Bicudo

    Parabens ao USA !! Enfim parece que a idiotice está dando um importante passo atrás.

  217. Rene Bastos Baptista

    Alô, OBAMA !!!

    A jornada que começa
    poderá ter dissabores,
    mas nada haverá que o impeça
    de plantar e colher flores!!!

  218. Ivo Veiga

    Gerald, Vamp e pessoal, confesso minha ignorância em relação ao Sr.Barack Obama, só vim a conhece-lo(muito superficialmente)nos ultimos 11 meses, sei que é Senador por Illinois, 47 anos com duas faculdades e mais uma ou duas coisinhas. Portanto não me julgo capaz sequer de analizar o que ele faz, fez ou pensa, acredito que o Gerald saiba tudo(ou quase tudo) dele, já que é americano, membro do partido democrata e como se dizia”inserido no contexto”, usando este mote quero falar em algo mais abrangente, CULTURA, essa coisa que após a Internet, Google, Wikipedia e afins, tornou-se inútil (INFELIZMENTE)até os anos 80/90, para ter-se informação e formação exigia de nós lermos centenas de livros, vermos centenas de filmes, ouvirmos milhares de músicas etc…etc…,o que demandava anos e anos, agora com um simples click, recorre-se a essas midias(que são úteis em si) mas estão acabando com o embasamento cultural , pois em 5 minutos somos informados sôbre tudo e todos, mas não somos formados, pois como já disse leva anos e anos(décadas na verdade) para se formar e copreender(mais que comprender).
    Gerald quando vc. encena Gotterdamerung de Wagner vc. não recorreu a Wikipedia, mas suas leituras e interpretações que levam anos para serem maturadas compreendidadas e assimiladas, vejo aqui no blog pessoas que demonstrar ter essa
    CULTURA, por terem ido ao conteúdo e não se aterem apenas na forma, mas também vejo pessoas, que vomitam “cultura” wikipediana, aí fica dificíl discutir idéias( o Vamp sabe disso também) hoje relendo ALSO SPRACH ZARATHUSTRA, achei na 2a parte(DA REDENÇÃO) uma passagem que traduz bem o que penso diz lá “VEJO E JÁ VI COISAS PIORES: E AS HÁ TÃO ESPANTOSAS, QUE NÃO QUERERIA FALAR DE TÕDAS ELAS NEM TAMBÉM CALAR-ME SÕBRE ALGUMA, A SABER: HÁ HOMENS QUE CARECEM DE TUDO. CONQUANTO TENHAM QUALQUER COISA EM EXCESSO – HOMENS QUE SÃO ÙNICAMENTE UM GRANDE ÔLHO, OU UMA GRANDE BÔCA, OU UM GRANDE VENTRE, OU QUALQUER OUTRA COISA GRANDE- A ESSES CHAMO EU ALEIJADOS ÀS AVESSAS.” Resumo da Ópera a procura do conhecimento está morrendo, eu que com 59 anos tive que ler, ver, ouvir, falar, vejo que as novas gerações terão uma “cultura fast-food” com informação rápida(5 minutos e 30 linhas) mas jamais terão formação e embasamento para, pelo menos tentar entender as coisas, já que ficaram na informação básica do google ou da wikipedia, sem se darem ao trabalho(e que trabalho dá) de ir atrás de um aprofundamento maior, seja em qualquer ramo do conhecer.
    Abraço
    Ivo

  219. RENATO MARQUES

    V. Exa. é o máximo,
    Parabens caro lutador isso expica tudo, agora o mundo verá que o racismo só fortalece os injustiçados, bola para frente e mostre seu trabalho, custe o que custar, sem descriminação e com um mundo colorido, preto, branco, mameluco, japonês, brasileiro, americano, alemão, africano, etc…, faça sua parte e se cuide não deixe sua escosta desguarnecida.
    Boa sorte

  220. Ivo Veiga

    DA ELEIÇÃO DE BARACK OBAMA, os USA com 12% de população negra além de terem centenas de personalidades negras, tem agora inclusive o Presidente, nós aqui como disse ontem(creio que o Bravo que o Gerald me dirigiu deve-se ao meu comentário), sequer apresentador de televisão negro temos, e detalhe o Brasil tem mais de 50% de sua população compostas de Negros(conforme o IBGE)
    Abraço
    Ivo

  221. Londrina, olhos verdes???

    Hummm collorido adora, bem bem!!

    O Presidente Collor tentou montar um ministério com os melhores nomes disponíveis no Brasil, sobre FHC tenho certeza, tanto que depois do crime Itamar o levou para Ministro da Fazenda, para implantar a terceira etapa do plano Collor que foi o Real, desenvolvido pelo Bresser.
    Sobre o Serra tenho duvidas.

    Ainda existem pessoas que duvidam que foi o Bresser com sua equipe que desenvolveu o plano Real para o Presidente Collor, fica fácil de confirmar, se não me engano ele está morando em Floripa.

    Paixão vcs até agora não entenderam, o unico crime cometido pelo Presidente Collor foi peitar os Bancos, e moralizar o sistema financeiro só isto!

  222. Rogerio SiAl

    Obama , um lider negro no mundo .
    Parabêns aos Democratas Americanos e toda América por esta vitoria .
    Que Deus abençõe Obama.

  223. Luciana

    Venceu a DEMOCRACIA!!!!!!!!!!

  224. Everaldo

    Mala!!!

    Está fazendo escola, olha a Rene.

  225. Armando Paiva

    Prezado Claudio Fernandes, concordo com tudo que voc~e colocou aqui, precisamos sim aprender muito com a democracia americana….
    Armando Paiva

  226. CARLÃO

    O DIOGO MAINARDI NÃO GOSTOU DA VITÓRIA DO OBAMA.

  227. Heitor

    E agora Gerald ?

    O Banco faliu
    O dinheiro sumiu
    O Globo esquentou

    E agora Gerald?

    Lula quer Doha
    Mandela quer riqueza
    Palestina quer paz
    Israel quer sossego
    Irã quer nuclear
    Iraque é de araque
    Usbestaaquiestão

    E agora Gerald?

  228. Aninomyous

    “Na curva do futuro muito carro capotou
    Talvez por causa disso é que a estrada ali parou
    Porém, atrás da curva
    Perigosa eu sei que existe
    Alguma coisa nova
    Mais vibrante e menos triste”

  229. Paulo G.

    Collor 2010, ta se esquecendo do saudoso gangster tupiniquim
    PC Farias? Preso em Bangkok na Tailandia apos uma fuga espetacular por diversos paises…. O cara estava ficando no Oriental,
    o melhor hotel de Bangkok, e foi arrumar briga por causa de uma mesa com um empresario brasileiro que o reconheceu e dedou
    para o consulado. Muito otario mesmo, o PC

  230. Sandra

    Fico feliz por você, Gerald!!!!! Boa sorte a Obama!!!!

    Eu, olhando tudo muito de longe, tendo apenas uma visão mais que superficial dos dois candidatos, vi boas qualidades em ambos.
    Acho que os EUA se empolgaram com a perpectiva de eleger um canditado negro, e acho que isso pesou na escolha de muitos. Isso é errado? Seria se ele fosse apenas isso: um candidato negro. Mas Obama tem boas qualificações. Por outro lado, muita gente se incomodou com o “tenque” gostar de Obama, senão você é racista. Estão errados? Também não. Esse: não gosta dele só porque é negro – enche.

    O próximo salto quântico será quando a cor não for levada em conta. Mas o de ontem teve de vir primeiro!

  231. Antonio

    Recentemente estive em uma cerimônia de posse do Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, e discusso corrente era que seria feito justiça ao negro e ao pobre. Bem!… Eu cá fiquei pensando: “Não é SECRETARIA DE JUSTIÇA E CIDADANIA? Por quê é que se proclama justiça para dois grupos apenas em um Estado? Só existem negros e pobres no nosso Estado? Claro que não! O Estado é LAICO! Um homem público quando assume um cargo, seja ele qual for, mesmo o de presidente da nação mais poderosa da atualidade, não o assume para servir uma determinado grupo. A vitória, não é dos negros, dos espanos, e de quem quer que seja, a vitória é da democracia, pois é através dela que tanto um branco como um negro pode assumir o mesmo cargo. O que tenho visto é que política não tem cor, pois se tivesse os Estados Unidos não estariam saindo tão aliviado da era Bush.
    Me preocupa os comentários da mídia. Ela sempre quer colocar lenha na fogueira. Ela sempre precisa de novidades, sejam elas boas ou más. O maior exemplo é o caso da menina Eloá. Quem assitiu às 100 horas sabe do que estou falando. Se alimentam das desgraças.
    Queira Deus esse homem, político, presidente e negro não seja o grande desastre nesses quatro anos. Ninguém governa só um País. Ele pode até ter boas intenções.
    Se quisermos vencer os conflitos raciais, não é com discussos fuleros e aparentemente embuídos de boas intenções. É necessário ações e educação.
    Não se muda um pensamento de um dia para a noité, é necessário que cada um de nós esteja disposto a ver mudanças e pagar o preço dessas mudanças, o que não quer dizer luta armada.
    Minhas filhas são negras e minha mulher também, mas quando vejo discussos inflamados de pessoas que levantam essas bandeiras eu digo para elas: “Tenho certeza que esse cara seria contra o racismo se ele casasse com uma negra”. Discussos são palavras, muitas das vezes vazias, atos sim, esses demonstram o que nós somos e o que pensamos e como queremos que seja a vida. Isso sim é válido.
    Não seria melhor esperar o que nos reserva a história?

  232. Ivo Veiga

    Pessoal, mais uma peróla de nosso Presidente”acho que o Obama é corintiano também”, o pobre do Obama se ficar sabendo disso após a devida tradução deverá pensar” será que o presidente do Brasil pensa que eu nasci em Corinto na Grécia?
    Só rindo(prá não chorar)
    Abraços
    Ivo

  233. Adalto da Silva Camargo

    Parabéns ao povo norte americano, pelo exemplo de democracia que demonstraram, neste dia de eleição comparecendo as urnas em massa. Pois neste dia escreveram uma nova página na história desta nação e do mundo todo.

  234. Sandra

    Gerald, adoro esse seu jeito apaixonado!!!

    Você e a sua vizinha, a senhora de 72 anos, já se apertaram as mãos?

  235. Carlos, o mesmo

    Gerald:

    De fato preciso rever toda minha vida, acertou na mosca! Mas não por causa das eleições americanas!!!!
    Parece que quem resolveu rever toda a vida foi o povo americano que errou feio duas vezes e agora deu a volta por cima de forma brilhante, felizmente.

    De fato sempre achei que McCain levaria. É meu pessimismo inerente, principalmente após a patética e surreal re-eleição de Bush em 2004.

    E diga-se de passagem: Bush foi o grande cabo eleitoral de Obama.

  236. Sandra

    Pacheco, que história triste essa do Djavan… Puxa…

  237. Bonnares

    Concordo com Antonio, todos devemos participar em caso de uma intencao real de mudancas.

  238. Renato

    Enquanto nos EUA Obama fazia um apelo para a união, para o trabalho conjunto, para o fim dos guetos ideológicos, aqui, a Ministra da Integração Racial (ou coisa que o valha), Dona Matilde, soltava a pérola de que um negro explorar um branco seria uma espécie de compensação histórica (ou algo do gênero).

    Um chegou à presidência da maior potência mundial. A outra,… bem, a outra sacou sua dívida histórica no cartão corporativo…

  239. Nina

    Concordo com Mau…
    Gerald cheio de esperança é bonito de ver há algum tempo, está apaixonado e apaixonante…
    Ando tão indiferente. a tudo.

  240. Amigos(as).

    Com vossa permissão reprisoo o que comentei pela manhã.

    Ou não estamos todos falamdo a mesma lingua ou não entendo mais nada.

    Ao que tudo indica poucos leram o abaixo.Na verdade poucas.

    Será que isto já é sinal de mudanças?

    Solicito vossas leituras.

    05/11/2008 – 08:59

    Enviado por: José Pacheco Filho.

    Gerald.
    Bom dia. Muito bom dia. E que outros bons dias apareçam. Fica provado que sonhos se realizam. Que já não é tão forte o dólar e que ansiedade de muitos nem o diabo segura. Apesar dos bushes da vida. E que não malhastes em ferro-frio.
    Amigos do blog (todos (as).
    Bom dia geral.
    Meus e de abacate, Donald Duck,Pateta.outros da Walt – checos menos citados e até do anti-pt.
    Falo por todos. Eles falaram por mim. Por uma ou outra ou por todas as razões. Fui todos e eles todos nasceram em mim.
    E que Deus esteja com todos.
    Ele Chamado já me ajudou na noite de ontem. Sai rebocando. Voltei rebocado e dando reboque ao que eu rebocava. Meio complicado não é. Sei que o Ronald me entende.
    Embora sabendo que para alguns nada estou dizendo, me basta saber que Nele acredito.
    Aos que me aceitaram em facetas diversas agradeço.
    Aos que eu decepcionei peço entendimentos.
    Vocês (mesmo dos que discordo) são importantes no meu dia a dia. Já disse e repito que com todos apreendo.
    Pretendo assim continuar.
    Estarei vivendo melhor.
    O povo norte americano acreditou e mostrou ser Obama. O mundo idem.
    Fui sempre bem claro. Pensei que venceria o velho MacCain. Nada contra a esperança de mudar.Eu mesmo aqui estando sempre é buscando mudanças.
    Talvez minhas poucas crenças em tentar souberem o que pensam os outros já esteja ultrapassada. Eu ainda tenho na mente a Disneylândia e crianças mais desta época admiram desenhos japoneses de monstros. Ou dinossauros. Ou dos Simpsons. Pulando para musicas. Eu ainda escuto B.B.King quando mais jovens nem sabem quem dedilha a velha Lucille.
    De burro me basta na infância ter usado o chapéu que a falecida, mas não esquecida mestra Yolanda me fez colocar um dia. No primário, lá no passado.
    É para mudar?OK? Mas vamos bem devagar. Apressado come cru.
    Começo por mim.
    Pra que falar mal do lula?Mudarei algo?Que pretensão mais idiota não é.
    Se a oposição não muda quem sou eu?
    Vamos falar do que mais interessa. De nós e da vida.
    Abaixo um exemplo de que o que se faz e se canta foi dito com um sentido e entendido de outro.
    Prestem bem atenção, por favor:
    O que inspirou a musica “Flor de Lis” – DJAVAN

    PARA QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA… DE DJAVAN

    Muitas vezes ouvimos dentro de uma melodia, uma frase poética bem estruturada, mas, não entendemos o seu significado.

    Soa bem aos nossos ouvidos! É um prazer ouvi-la.

    Nesta música do Djavan, casam bem letra e música, o auditório, esboça o desejo de dançar, se movimenta e marca o ritmo com as palmas.

    Então pensamos: é uma poesia que brotou da mente iluminada do poeta.

    Mas sem o motivo da inspiração, fica difícil entendê-la. Este o fato que o inspirou:

    – Djavan foi casado com Maria. Ela grávida, souberam que teriam uma filha e o nome escolhido por eles para a menina, foi ‘Margarida’.
    Porém, sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teve que optar por ela ou por sua filha.
    Perdeu as duas por obra do destino.

    Assim, é possível entender a letra da música, sobre o ponto de vista de Djavan, que para o mundo, transformou sua dor em arte.

    Flor de Lis

    Valei-me, Deus!
    É o fim do nosso amor
    Perdoa, por favor,
    Eu sei que o erro aconteceu
    Mas não sei o que fez
    Tudo mudar de vez
    Onde foi que eu errei?
    Eu só sei que amei,
    Que amei, que amei, que amei

    Será talvez
    Que minha ilusão
    Foi dar meu coração
    Com toda força
    Pra essa moça
    Me fazer feliz
    E o destino não quis
    Me ver como raiz
    De uma flor de lis
    E foi assim que eu vi
    Nosso amor na poeira,
    Poeira
    Morto na beleza fria de Maria

    E o meu jardim da vida
    Ressecou, morreu
    Do pé que brotou Maria
    Nem Margarida nasceu.

    E o meu jardim da vida
    Ressecou, morreu
    Do pé que brotou Maria
    Nem Margarida nasceu.

    Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama , torne estes momentos inesquecíveis.

    Aproveite a sua vida! Problemas todos têm. E é bom saber que um dia, os de hoje, vão se resolver, e, outros surgirão. Não podemos ficar esperando a ausência deles para sermos felizes!

    ‘A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego… de tanto rir, de surpresa, de êxtase, de felicidade. ‘

    Desejando que todos não esperam que Obama de imediato tenha que dar mais do que ele prometeu.

    Desejando que sinceramente que encarem o new number one como sendo o primeiro fruto de uma arvore que seus antepassados e suas raízes deram ao jardineiro M.Luther King um caroço para plantar e que Colin Powell colocou uma escada para se chegar ao fruto OBAMA

    Muito obrigado.

    Jose Pacheco Filho.

  241. Londrina

    TODOS DE RESSACA. Vampiro de Curitiba, Diogo MaiSnada.Reinaldo AzEdo. Bem feito heheheheheheheh

  242. gthomas

    Pacheco querido,
    se te leio direito, agradeco os votos de confianca, etc

    Mas vc era um daqueles que repetia e repetia VAI DAR McCAIN,
    ha um ou dos posts atras…com uma certeza absoluta, assim como se eu nao existisse

    Como se eu nao vivesse aqui
    nao soubesse um pouco do movimento das coisas
    Enfim, a neve de ontem como se diria em alemao
    LOVE
    estamos todos no mesmo barco, a Nau 22
    G

  243. sol - sampa

    Gerald , meu amor.esse dia inesquecível. Essa sensação de que tudo não está totalmente perdido.Obama na Kabana Branca que Bacana! Não tem nada a ver em ser “Baba Ovo” dos US.O mundo é uma bola e tudo que acontece lá reage aqui.E vice-versa. Quero lembrar que a Passagem do cargo presidencial do Fernando para o Lula foi igualmente emocionante e a meu ver sincera. Parabéns aos americanos que hoje pareciam brazucas no carnaval.Alegria pública. Agora que o povo esteja só começando a “change”.Há muito que fazer mas todos estão loucos prá fazer acontecer e isso já muita coisa.um bj enorme prá voce querido.L sempre

  244. Pessoal, aí vai um artigo de um jornalista amigo meu:

    BARAK HUSSEIN OBAMA

    Laerte Braga

    É difícil definir no olho do furacão as conseqüências da vitória do Democrata Barak Hussein Obama nas eleições presidenciais norte-americanas. Mas não é difícil interpretar o voto do eleitorado depois de oito anos de governo de George Bush e uma crise do tamanho do Everest.

    De saída, então, temos que o voto em Obama e a presença maciça de eleitores (o que difere do perfil das últimas eleições) foi um voto anti-Bush. Mas terá sido um voto contra as políticas imperiais dos Estados Unidos?

    Outro dado relevante foi o comparecimento às urnas surpreendente de eleitores jovens, via de regra arredios ao voto, ainda mais num país onde esse direito é facultativo. É evidente que o eleitorado negro iria votar majoritariamente em Barak Hussein Obama. A eleição de Obama rompe um ciclo que parecia eterno, o de presidentes brancos. É o primeiro negro na Casa Branca e não tenho certeza se é também o primeiro norte-americano não nascido no continente (é havaiano) eleito presidente. Me parece que sim.

    Os Estados Unidos são uma federação ao contrário do Brasil, por exemplo, que se intitula em sua constituição República Federativa do Brasil, na prática não funciona. O Texas, por exemplo, tem um regime diferenciado dos demais estados norte-americanos. É uma república associada aos EUA sob condições peculiares e, em tese, pode sair da União quando dois terços de sua população assim o entenderem.

    Uma olhada no mapa daquele país e nos resultados estado a estado mostra que McCain venceu nas regiões conservadoras, não necessariamente as mais atrasadas, mas as dominadas por igrejas fundamentalistas, o que ali tem um peso notável. No início do século XX um professor por pouco não foi condenado à morte por ensinar a teoria de Charles Darwin nas escolas. Não mudou muito de lá para cá.

    Inspirado em um caso real o professor John Thomas Scopes foi execrado pela população do Tennessee, na cidade de Dayton. Foi em 1925 e registrou a primeira transmissão de rádio ao vivo de um fato assim. Isso foi decisivo para a que Scopes não fosse condenado à morte. Clarence Darrow, um dos maiores advogados da história dos EUA defendeu-o contratado por um jornal de Baltimore. E a acusação teve como assistente um ex-secretário de Estado e candidato duas vezes à presidência da República.

    McCain venceu no Tennessee e recentemente a Assembléia Legislativa e o Senado Estado de Michigan discutiam uma lei que tornava obrigatório o ensino do criacionismo nas escolas públicas. Acabou rejeitado e ali Barak Hussein Obama venceu. No estado de Utah, no centro oeste do país as leis permitem a poligamia. O estado é predominantemente habitado por mórmons.

    Quando do furacão que devastou New Orleans o presidente Bush foi duramente criticado por ter se omitido na defesa preventiva da cidade e depois pela demora do auxílio. A mãe de Bush, Bárbara, fez uma declaração que mostra o modo de pensar dos texanos, para onde muitos refugiados e desabrigados pelo furacão foram levados: “aqui eles estão melhor que na cidade deles. Comem três vezes por dia e têm camas e banheiros decentes”.

    A expressão que dá nome ao país “Estados Unidos” reflete uma realidade. Maior ainda se nos reportarmos que em sua história uma guerra civil entre sul e norte devastou a nação e mantém, até hoje, ressentimentos e questões mal resolvidas, digamos assim.

    A consolidação de um sentido de União veio com a crise de 1929 até o término da IIª Grande Guerra, época em que o país se transformou na superpotência que é hoje e viveu por quase 16 anos sob a presidência de Franklin Delano Roosewelt. Foram quatro mandatos consecutivos e surgiu depois dele a emenda constitucional que limitou o número de mandatos presidenciais a dois.

    Começa a nascer ali o conglomerado de interesses que John dos Passos havia previsto por volta de 1900 e qualquer coisa, “complexo industrial e militar” e o general Eisenhower, com a autoridade de comandante aliado na guerra contra o nazismo e presidente por dois mandatos, referendou ao deixar a presidência da República, em 1960, exatamente com John Kennedy. Muitos comparam a eleição de Obama à de Kennedy.

    Que mudança querem os norte-americanos? Nos jogos olímpicos de Los Angeles, em 1984, um cidadão comum entrevistado por um repórter de uma rede brasileira sobre o acontecimento foi enfático: “estou louco para acabar. Ficam esses negros circulando pela cidade, sujando as ruas, esses estrangeiros todos, somos um país civilizado”.

    O fim da guerra do Iraque? O fim da ocupação no Afeganistão? Na cabeça do cidadão comum dos EUA o país paga a conta do mundo. Não têm a menor noção de geografia, a imensa e esmagadora maioria população do país.

    Os EUA têm a maior dívida pública do mundo e também o maior poder militar dentre todas as nações. Controlam a Europa através da OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte), enfrentam o crescimento econômico da China e a maior presença política do país de Mao Tsé Tung, dependem de petróleo e fontes de energia dos países produtores, desenvolvem políticas de globalização que transformam pouco a pouco países como o Brasil em produtores de matérias primas, numa nova etapa do colonialismo, enfim, sustentam-se no resto do mundo.

    Neste momento assistem ao ressurgimento da Rússia como potência econômica e militar e carregam um aliado incômodo, porque controlado pelos grandes grupos financeiros do mundo, o Estado de Israel, uma espécie de departamento para o trabalho sujo.

    Mudar tudo isso é inviável. Obama não resistiria um mês. Constatar que, por si só, os Estados Unidos, hoje, são um império em decadência tanto é um sinal do voto, como é um pedido de socorro para que não falte o hambúrguer nosso de cada dia.

    Foi Bil Clinton quem fez o acertos com o brasileiro Fernando Henrique Cardoso para a privatização do Estado brasileiro. Enrolou FHC com a conversa fiada de tornar o Brasil uma potência mundial, garantir ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU e fechou o calendário para a implantação da ALCA (Associação de Livre Comércio das Américas). Se tivesse sido implantada, a ALCA, prevista para 2005, o pré sal que é em boa parte de companhias estrangeiras, não seria nosso na totalidade.

    E foi o mesmo Clinton que não hesitou em mandar bombardear a antiga Iugoslávia para garantir interesses de países europeus aliados.

    A diferença entre Democratas e Republicanos está no fato que Democratas conhecem artefatos como garfo, faca, sabem o talher adequado para cada momento e Republicanos ainda acham que se come perna de carneiro tal e qual o faziam os velhos cowboys. E terminada a degustação limpam a boca com as costas da mão.

    Todo esse espetáculo montado em todo o mundo por conta da eleição de Barak Hussein Obama faz parte do show dos tempos atuais. Todo o projeto de mudanças e todas as expectativas criadas são falsas e vãs.

    Vai acontecer apenas um estilo diferente e o fato de um negro (o mais importante dentre todos) ter sido eleito presidente da mais poderosa nação do mundo.

    Barak Hussein Obama vai assumir o governo em 20 de janeiro sabendo que cada passo terá que ser pesado e calculado, pois existem minas espalhadas por todos os cantos em todo o território norte-americano.

    Mostrou que sabe contornar esses obstáculos desde quando derrotou Hilary Clinton na disputa pela indicação do Partido Democrata. Mostrou durante a campanha e mostrou ontem ao fazer declarações firmes, mas sem conteúdo em se tratando de mudanças.

    O que o norte-americano que votou em Obama espera é que as aventuras militares que custam caro e custam vidas terminem e que cada consumidor do país possa voltar a comprar no feérico mundo do capitalismo show, onde o ter é bem mais importante que o ser.

    E se isso depender de políticas imperiais contra governos adversários, os velhos golpes montados em nome da “democracia” se farão presentes. O problema de Bush é que nem o big stick o texano soube usar. Produto de duas fraudes vai para casa com uma rejeição de 75% dos cidadãos de seu país.

    Posso queimar a língua, mas Obama é apenas um produto novo na vitrine. Se movido a pilha, bateria ou chip não sei. Mas sei que tem um tempo de validade e esse tempo, quatro ou oito anos vai depender de sua capacidade de assegurar o hambúrguer a cada um dos seus compatriotas.

    William Bonner já pode voltar. Cumpriu com louvor sua missão de diretor do espetáculo para o Brasil e os brasileiros. Criou no cidadão médio a sensação que a eleição de Barak Hussein Obama foi um dos momentos cruciais de nossa história. Agora é esperar o Natal, o Carnaval e depois o BBB-9 com direito a quarto espelhado.

    Até Lula deu palpite. E já começou a esculhambação. A mídia registra que nas comemorações da vitória o presidente eleito deu um “selinho” na mulher do vice.

    Com relação a América Latina há, é claro, expectativas que o bom senso prevaleça e o bloqueio econômico contra Cuba seja suspenso. É uma nódoa, dentre muitas, na história dos EUA. E esperanças, remotas, que as constantes tentativas de golpes contra governos contrários às políticas de Washington, especificamente os dos presidentes Chávez, Evo Morales, Rafael Corrêa, Ortega e Fernando Lugo, respectivamente, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua e Paraguai, cessem. Sem falar é lógico, na criminosa ocupação do Haiti, da qual o governo brasileiro é cúmplice.

    E o famigerado Plano Colômbia. Bush durante esses oito anos de governo usou o narco/presidente Álvaro Uribe para disseminar ações golpistas e criminosas na América do Sul. Como os democratas se recusaram a aprovar um tratado de livre comércio com a Colômbia pelas constantes violações dos direitos humanos, como os democratas são maioria na Câmara e no Senado dos EUA, o que se espera é que a Colômbia deixe de ser base de operações sujas por parte de Washington inclusive usando terroristas do serviço secreto de Israel.

    Barak Hussein Obama não é “Deus”. E mesmo com sua descendência muçulmana não é profeta como Maomé. Logo os desafios são bem maiores do que se imagina. Um outro show vai ter que ser organizado rápido para evitar que se desvaneçam as esperanças geradas pelo espetáculo eleitoral de quatro de novembro.

    Às vezes, quem sabe, Pastinha consegue reconhecimento internacional e vai fotomontar a nova realidade norte-americana. É o clássico miquinho amestrado pronto a ajoelhar e lamber botas por qualquer quinhentos mil réis. Americanos adoram esse tipo de pilantra, com cabelos untados por brilhantina.

  245. gthomas

    Gente, eu imploro pra que nao insultem,

    Seria possivel isso?

    Aqui reina um clima de harmonia

    por que entao no BR vcs tem que se provocar uns aos outros?

    ENJOY o clima meu santo deus

    PERCEBAM o que esta acontecendo

  246. gthomas

    Muitos Republicanos…ate eles tao contentes!
    Encontrei alguns que estao aliviados. Muita gente se sentia obrigada a “cheer on” o McCain mas estava envergonhada com a Sarah Palin. Realmente ela foi um erro estrategico infantil.
    O McCain camp deve estar se comendo!

  247. Este dia simboliza uma nova oportunidade de revitalização da imagem do EUA perante o mundo, esperamos que Obama não seja como políticos que fala o que o povo quer ouvir e quando estão no poder nada fazem para cumprir os sonhos vendidos!
    O povo americano está entrelaçado na mesma alegria e esperança e nós Brasileiros estamos aqui sonhando com uma atitude do nosso povo em querer mudar realmente a nossa Historia, de povos que aceitam tudo e se importam apenas com o momento seu, um pais igual ao Brasil não precisaria estar vivendo esta crise, temos todo tipo de riqueza que um pais precisa! E você que se diz patriota vai acordar ou não?

  248. maria luiza

    eu acho que ele merecia ganhar

  249. Sandra

    Mas Gerald… Aquela cuspida da filhinha da Sarah no cabelo do irmãozinho foi fofíssima!

  250. Sandra

    Mas, voltando ao assunto briga, em três dias você brigou:
    -com uma senhora de 72 anos no pátio do prédio;
    -com um intelectual orgânico (seja lá o que for isso) no supermercado;
    -no elevador.

    Só no blog que você está Gerald paz e amor!

  251. gthomas

    Adriano…
    eu estou dormindo?
    uau! nao sabia…
    deixa eu dar uma beliscada aqui….
    mmmmmmm
    nao. To acordaderrrrrrimo!

  252. Tergiv

    Bem Lúcido esse Laerte Braga, ótimo texto.

  253. ROGÉRIO DE OLIVEIRA

    Chorei com seu post! Parabéns Gerald Thomas. Abraço forte!!!!!!!!!!!!!!!!

  254. Sandra

    Quanto ao artigo que o Lúcio citou…
    Palpite meu: o Obama não vai virar chavista.

  255. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Alguem pode postar os numeros do Alaska?
    Governador, Senador e Presidente.

    Não demorou muito já começou a brincadeira, e veja que estou parceiro que os republicanos também estão contentes, não devem ser todos, mais os de NY acho que sim.

    Isto é só o começo, 24 horas depois da eleição vejam as declarações e cobranças dos grande lideres mundiais:

    Venezuela, Bolívia, Equador, Irã e Rússia já cobram promessas de campanha.

    Iraque e Afeganistão querem a retirada IMEDIATA das tropas americanos.

    Palestina já cobram do Presidente Obama a retirada IMEDIATA dos Israelenses do território OCUPADO POR Israel.

    Vem da África a solicitação IMEDIATA da abertura das fronteiras para povo Queniano.

    O negocio está só no começou!!!!

  256. gthomas

    Rogerio de Oloveira: obrigado.
    Eh esse o clima aqui e eh esse o clima que gostaria de passar

    chega de divisionismos.

    pelo menos por ora

    Sandra: Chavista?

    de onde vem isso agora? Pelo amor de deus! OBAMA EH AMERICANO, DEUS DO CEU E NAO CANALHA! Nao acredito que a discussao passe por ai.

  257. Heitor

    Pacheco, esta história que você colocou sobre Djavan é uma destas mentiras que rolam na internet. Ridículo tem limite Pacheco.

  258. gthomas

    Desculpa
    Rogerio de Oliveira

  259. GT: sorry por esse artigo, queria postar no meu blog, postei aqui por acidente. Caiu mal no clima, Laerte é ainda ligado a uma esquerda tradicional. O final foi algumas coisas que ele repete, ele não está se referindo a Obama.

    Parece que Obama disse querer dialogar com Chávez, foi isso q ele comentou, ao invés de estimular golpes como fez o Bush.

    Viva Obama, parabéns GT!

  260. Sandra

    Só mudando um pouquinho de assunto, pensei muito sobre o que o Dagom perguntou ontem: O que é a liberdade?
    Fiz essa pergunta à minha filhinha de 8 anos, crente que ela responderia que liberdade era poder fazer o que se quer. Mas a resposta foi:

    “Liberdade é quando a gente vai num lugar, por exemplo, ao shopping, e depois pode voltar para casa. Liberdade de ir e voltar. Está no Estatuto da Criança e do Adolescente.”

    Minha interpretação: ela tem noção de que não é certo fazer o que quiser. Quer limites, mas não tirania, tanto é que citou leis que garantam direitos. Acho que ela não tem muita fé na consciência: embora ela não tenha dito que liberdade é dormir a hora que quiser, pois sabe que não pode, se eu deixar ela faz isso.
    E o curioso é que ela poderia ter citado a liberdade de opinião, de ter a religião que quiser, mas o que a tocou foi a liberdade de voltar para casa.

    Adoro crianças.

  261. hugo

    Obama / Bindem
    Osama Bin La dem
    As cartas não mentem.

  262. Sandra

    Gerald… sim…. foi o que eu disse: Obama NÃO vai virar chavista.

    Achei que o Laerte tem essa esperança. Veja no comentário do Lúcio:

    “E esperanças, remotas, que as constantes tentativas de golpes contra governos contrários às políticas de Washington, especificamente os dos presidentes Chávez, Evo Morales, Rafael Corrêa, Ortega e Fernando Lugo, respectivamente, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua e Paraguai, cessem. Sem falar é lógico, na criminosa ocupação do Haiti, da qual o governo brasileiro é cúmplice.”

  263. Franklin Sergio

    Que Obama! Acabe com a guerra! E MOMENTO DO MUNDO ESTAR EM PAZ SER CIVILIZADOS. E TER JESUS NO CORACAO INDEPENDENTE DE COR RACA E RELIGIAO!

    QUE DEUS ABENCOE E QUE ELE FACA UM MANDATO DE PAZ!!!

  264. Espirito

    Então quer dizer que por uma pessoa de pele negra chegar a presidência dos EUA significa uma nova geração de líderes?

    No Brasil um operário que se orgulha da mãe ter nascido analfabeta é da mesma geração do eleito em análise e o que mudou, a corrupção acabou?, as malas de dinheiro para comprar dossiê fajuto cuja origem nem o Presidente de honra sabia a procedência, o que temos a comemorar?

    Que grupos patrocinaram o Sr. Obama na campanha mais cara dos últimos tempos, seriam os mesmos que patrocinaram Bush, lógico que sim, então?, qual a diferença entre Bush, Obama e Lula, ah sim, a cor da pele e somente a cor da pele.

  265. everaldo

    AUGUSTO BRANCO! KD VC!!! VOLTEI AQUI SÓ PRÁ TE VÊ!.

    COLLOR 2010…estou com outro poeminha no gatilho prá vc.
    Amanhã te passo.
    Abraços seu filho da Truta ( Truta, era uma velha faladeira, amiga de minha mãe, fuxiquiera, preguiçosa, mas, muito viva e caridosa.)

  266. Guy Fawkes

    Remember, remember the fifth of November,
    Gunpowder, treason, and plot,
    I know of no reason why the gunpowder treason
    Should ever be forgot.
    Guy Fawkes, Guy Fawkes, ’twas his intent
    To blow up the King and Parliament.
    Three score barrels of powder below,
    Poor old England to overthrow;
    By God’s providence he was catch’d
    With a dark lantern and burning match.
    Holloa boys, holloa boys, make the bells ring.
    Holloa boys, holloa boys, God save the King!

    Hip hip hoorah!

  267. Aninomyous

    Lucio Jr

    Com relação a essas afirmações, tem uma visão tendenciosa e sem isenção sobre os EUA.
    Os países da America Latina que vc citou tem clara posição Ditatorial, Império de Drogas e mortes e vc pinta como se o quadro fosse o contrário…Alvaro Uribe, presidente da Colômbia está trabalhando junto com os EUA para que o narcotráfico das FARC não tomem o poder, e vc joga a culpa neles? vc é um narcotraficante ou é simpatizante? porque eles é quem davam guarida para o Fernandinho Beiramar do Comando Vermelho brasileiro e o presidente Urib ajudou na captura dele…vc certamente distorce os fatos…ou ganha alguma coisa na política deles, ou é envolvido no tráfico ou não sabe o que fala.

  268. Tergiv

    Que interpretação é essa Sandra?
    Claramente o texto diz que cessem ( as constantes tentativas de golpes contra governos contrários às políticas de Washington).
    Isso significa ser de esquerda? Não, apenas respeitar a cada país como se deve, não interferindo em sua política.

  269. Aninomyous

    Cuba executa qualquer um que tente ‘fugir’ e vc apoia que o mundo negocie com essa Ditadura sanguinária como se não fosse nada? minha nossa…vc deve ser mui amigo…mui letal…ops, digo legal….pros partidarios de el paredon.

  270. Aninomyous

    Particularmente, acho que isenção deve haver com quem a pratica, por que tratar igual alguém que é desigual? ser honesto com quem é desonesto? ter compaixão de quem é impio? fazer comercio com quem usurpa? Deus nos livre.

  271. everaldo

    Sandra! Sandrinha!
    Também adoro
    crianças
    pecamos muito
    nós adultos
    por
    não lhes mostrar
    esperanças.
    Sabe quando a pessoa morre? Quando não tem uma criança como amigo.
    Que mundo horrível êste mundo de adultos?
    Tenho um, garotinho, vizinho aqui de casa, um capetinha, como meu amigo. Mas, gosto tanto da alma de criança, que você não vai acreditar, podem até pensar que é gozação por estar em um espaço que possa levar a isto, que comprei um bibelô, um viadinho de porcelana, fica em cima de nossa geladeira, pois tem uma expressão, linda, tem alma, de criança, me sinto bem olhando pra êle.

  272. Ronald.

    Agora eu quero ver.
    Como tirar as tropas do Iraque?

    quanto a economia, tem gente escevendo isto:

    http://resistir.info/crise/geab_28.html#notas

  273. Thiago José Arraes

    Quem sabe um dia, iremos ver o povo pobre e miserável do nosso Brasil lutar como eles lutaram, contra um sistema PODRE de governo.
    Quem sabe um dia o nosso povo perceba, que protestar nos estádios de futebol, invadir vestiários, ameaçar jogadores de futebol não mudam nosso país; Não é o futebol muito menos jogadores q são responsáveis pela educação, saúde e segurança.
    Quem sabe um dia esses protestos sejam feitos para exigir mais…
    …mais não, pois não temos, exigir saúde, segurança e educação.

  274. Armando

    Parabéns ao Mr Barack Obama, porém ele vai ter que fazer uma reestruturação na econimia Americana, e se tudo der certo no final do seu mandato a China será a Fabrica (Industria) o Brasil o Celeiro (Fazenda) e o EUA o Shoping,… Rsrsrsrsr,… Valeu.

    Abraço.

    Armando.

  275. Aninomyous

    Ops, desculpe, sorry, minha gargalhada extravazou…

  276. Aninomyous

    Pode excluir na Moderação, please, vou voltar à festa…abraços e até+

  277. Oi, pessoal. Em p primeiro, eu posto os artigos do seu Laerte, mas é mais porque não tenho tempo nem disposição de fazer essas análises abrangentes como ele faz, que com frequência fazem a gente queimar a língua.

    Peraí, Sandra, se eu conversar com vc ao invés de conspirar contra vc, aí virei “sandrista?”

    Anonimus: sou contra é esse lance de ficar fazendo “eixos”. Bachelet-vasquez-Uribe-Lula são o eixo do bem latino-americano e Chavez-Lugo-Rafael-Evo são o eixo do mal. Tem um tal de Hélio Póvoa fazendo isso e acaba de lançar um livro e eu o vi na Rede Vida. E postei um artigo do Povoa provando que ele chama Gerald de fidelista e Jabor de franquifurtiano! É loucura, não é? Esses governos são diferentes, ficar agrupando assim é algo mecânico e leva ao erro. A questão de Chávez é a nação e o nacionalismo. Se ele estivesse interessado em fomentar uma revolução no Brasil se aliaria ao PSTU e não ao Lula. Ele pensa é no próprio país e quer aliados.

    Não queria trazer esse debate hj. É de festa mesmo, vamos relaxar. Vamos colocar um poema do Obama aí GENTE!OBAMA É POESIA!

  278. Osmair Camargo Cândido

    Esta é a América do Norte, parabéns ao novo Lider.
    Os saxões e demais etnias mostram como, mas por aqui
    o blá blá dos racistas enrustidos permanece.
    Aproveitem o tempo de inépcia e profunda ignorância, hoje
    ele inicia seu declínio, não há espaço para o retrocesso!
    Parabéns Barak, parabéns USA!

  279. Alessandro

    Concordo muito com este texto aqui.

    ————————

    do Atila Roque

    No momento em que escrevo este post Barack Obama se encontra a poucos votos de se tornar o próximo Presidente dos Estados Unidos. Um fato efetivamente extraordinário não apenas por imprimir uma derrota de proporções históricas aos republicanos, mas por tudo o que representa para o processo político nos EUA e no mundo.

    Obama é o principal protagonista de um momento revolucionário na vida política e cultural de um país em que isso parecia não ser mais possível desde o movimento pelos direitos civis na década de 1960. Ele trouxe coragem e dignidade a vida política americana depois de décadas de esvaziamento, mercantilização e desmobilização cívica.

    Presenciamos um desses raros momentos em que uma sociedade é capaz de se apresentar muito melhor e mais generosa do que ela realmente é de fato e isso o faz revolucionário. Revolucionário porque traz a promessa de que podemos ser melhores do que somos. A realização dessa promessa é outra história e outra luta, mas agora o momento é o da emoção e o da celebração, sem o que não se faz nenhuma revolução.

    Yes, we can!

  280. everaldo

    COLLOR 2010!
    …Truta, não. Tuta, dona Tuta. Que saudades da velhinha.Que saudades de minha Mãe. Durante 27 anos, todos os dias passava na casa dela…Bom dia mamãe!
    Por falar nisto!? Alguém aqui, desejou hoje, bom dia pra sua mãe?
    Acalma e alimenta a alma.
    …é isto.

  281. Ronald.

    Isto foi só neste mês que passou.

    O plano de salvamento financeiro americano já acrescentou US$17 mil à dívida de cada americano. Fonte: CommodityOnline , 06/10/2008.
    Pai Obama de Ogun vai salvar todo mundo, misifiuuu.
    Vai caminhar sobre as águas e, como num passe de mágica, Shazannnnnn, estamos salvos.

  282. Aninomyous

    Ok, desculpe se peguei pesado…mas veja que eles reclamam, mas aumentam o investimento deles em drogas, doenças, morte e tráfico…porque plantam cada vez mais cocaína… http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL606254-5602,00-BOLIVIA+TEM+CAPACIDADE+PARA+PRODUZIR+DA+COCAINA+DO+MUNDO+INFORMA+ONU.html
    Isso deve ser levado a sério? se fazem de vítima de exploração, mas exploram as mazelas humanas do pior que existe em suas doenças…o vício em drogas.
    Não vou mais então falar nisto, desculmem e abraços.

  283. Morfil

    Entendo a euforia dos eleitores de Obama, o incontido jorro das emoções sufocadas ao longo de anos e anos vividos sob o relho de umas das socieades sobejamente mais racistas do mundo contemporâneo. Felizmente, o dia de hoje chegou para eles, já podem se igualar a outros países americanos que antes deles viveram a experiência de ter um mestiço na presidência de seus países. Esquisito é que o senso comum da mídia, contrariando a etonologia e a genética de nossos dias, insista na deslavada tese de um Obama negro. E, na sanha dessa bipolaridade suspeita, realizam estrambóticas operações. Fazem resultar da união de branca com negro um filho negro, não um mestiço. Se o caso fosse da combinação de meros pigmentos, nem o mais surreal dos pintores seria capaz de realizar tal proeza. Chamar Obama de negro é remoer os vícios de uma mentalidade arcáica. Filho de negro com branca, por que tem que ser negro, como o senso comum da mídia insiste em propalar? Não é nem negro nem branco, é mestiço, diferente do que pretende fazer parecer o obscurantismo midiático. É claro que não é descuido. Por trás da intenção de classificar Obama de negro está certo esforço de colocar, até nesse quesito, os EUA na frente de outros países, quando, pelo menos na america latina, não é novidade nenhuma. Nesse momento mesmo, ainda que usando essa terminologia racial ultrapassada, temos na presidência da Bolívia um representante de origem indígena; na Venezuela e Brasil um mestiço de negro com branco, para ficar nesses exemplos mais notáveis. É escancarado que a predominância fenotípica de cada um pende mais pra essa ou aquela raça, como é o caso do próprio Obama, em quem prdomina mais os traços negros..
    Nisso, os EUA não são exemplos para nós, americanos do sul e e do centro. Mas quem sabe se igualariam a nós, brasileiros, se um tipo como Joe, o encanador (que nem encanador é), chegasse a presidência de seu país, como aqui, no BRasil, chegou um certo Luis, o metalúrgico. E detalhe, pra historiador nenhum esquecer: o metalúrgico é mestiço como Obama, e, apenas com o ensino fundamental, está dando continuidade administrativa, com igual ou superior competência, ao governo de outro presidente mestiço, este com doutorado, tendo sido professor na Sorbonne, o agora atuante de bastidores FHC.
    Sem querer negar o que a aparência mostrava, o próprio FHC chegou a declarar que tinha um ‘pé na cozinha’. Tímida metáfora para sua mestiçagem, embora não justique o pé no rabo que chegou a nos dar em certos momentos!

  284. gthomas

    CARAMBA!

    OLHEM OS NUMEROS!

    colegio eleitoral

    349 Obama (so precisa 270 pra ganhar)

    162 McCain

    Senado

    56 Democratas
    61 Repuclicanos

    Congresso

    254 Democratas
    174 Republicanos

    as 2:40pm horario Eastern

  285. Alessandro

    Acredito em cada palavra que o pastor de Obama, Reverendo Jeremiah Wright disse naquela cerimônia de ontem a noite em oração.

    É bonito de ver o compromisso daquela nação com a coisas de Deus, o pastor foi o primeiro a ter a palavra, como sempre é assim.

    Vitória do povo afroamericano, do povo americano como um todo. Parabéns, por isso. Os invejosos se levantaram para criticar, mas como sempre, esse povo não vai ligar. Os EUA vão se levantar mais uma vez como águias, eu só espero é que nós não continuemos prostrados como galinhas invejosas.

    Tomemos como exemplo, esse povo que olha para si, encara os seus problemas de frente e vai para luta buscando resolvê-los, com a ajuda de Deus, sempre.

    Yes they can and so can we.

  286. marcya oliveira del valle

    Acredito no amanhã para a América ,e para o mundo!
    Hoje me emocionei quando li o discurso do Presidente Obama ,da mesma maneira que me emocionei na posse de Lula ,gosto de ver a quebra de padroes estabelecidos pela maioria concervadora que sempre domesticou o ser humano ,o negro ,o pobre,as pessoas que não tiveram a mesma oportunidade na vida.
    Isto prova que a inteligência emocional e criadoradora está acima de qualquer norma e regra,somos únicos e podemos o que sonhamos, basta que lutemos com toda nossa força e nossa força e deixemos abertos o canal da aprendizagem aberto para as sensações do mundo…
    Tb vejo que como passar do tempo cada vez menos o ser humano va ser julgado por sua raça ,sua cor seu status ,isto me deixa muito feliz pois estamos caminhando para um futuro ,que liberta as correntes da hipocrisia do passado…

  287. Vander José das Neves

    “Yes We Can!”… Como nos tempos em que sonhávamos um Brasil sem os ditames impetuosos da direita no poder, vi a era Bush massacrar o mundo com os ditames impetuosos do republicanismo aloprado. Como nos tempos em que gritávamos “Lula-lá” e “FORA FHC”, vi o mundo gritar “Yes We Can!” e “FORA RACISMO”, “NÃO À GUERRA”, “QUEREMOS UMA NOVA ERA”… Yes We Can!… E agora vejo que o atraso político, social e econômico começa a morrer também no país mais poderoso do mundo, tal como começou a morrer há 6 anos neste Brasil, impulsionado pela “HOPE” de vidas melhores para todos.

  288. Ronald.

    Se acabar o tráfico, o que vai ser do DENARC, do DEA?
    Vão mandar todo mundo embora?
    E as clínicas de reabilitação?
    O pó de R$5,00 nas favelas do Rio? Vai passar pra R$10,00?
    E o sonho de virar avião de vários jovens das favelas?
    E a Any, vai pirar como?
    E o C_ _ _ _r?
    E as festas dos bacanas que deixam a bandeja de pó no banheiro??
    Vc acha que se fosse pra acabar com as plantações, já não teriam acabado?

  289. Ronald.

    Marcia, vc ficou orgulhosa então com o mensalão???
    A desculpe, ele foi inventado pela elite conservadora paulista.

  290. Oi, GT e pessoal: sabiam que a mãe do Obama era fã daquele filme Orfeu Negro? Esse artigo detalha essa história e achei bem curioso:

    http://jorgeroriz.wordpress.com/2008/11/05/se-nao-fosse-o-brasil-jamais-barack-obama-teria-nascido/

  291. NOVATA

    O mundo inteiro comemora a vitória de Obama…. é admirável e ao mesmo tempo assutadora a influência americana na vida de todos….. e relembrando a vitória amarga na boca do mundo quando o Bush venceu 1… venceu 2…. que estremeceu o mundo também. Se todos pudéssemos votar…para presidente dos EUA, o Bush nem teria tido o topete de se candidatar. Admiro a capacidade de uma nação tão grande e até pouco tempo tão egocêntrica de se unir. Vcs americanos vêem como essa exaltação mundial sobre a vitória de Obama, respiramos todos juntos essa liberdade? Parabéns a todos nós por que a esperança também é nossa!

  292. Luciana

    Somente pelo fato de um negro se torna presidente dos EUA já é algo a ser aplaudido e comemorado.Os problemas individuais certamente não mudarão de uma hora para outra.Mas , na minha opinião, um presidente tem que ser o foco , a referência de um povo.De dar ao povo a esperança por um mundo melhor.

  293. Aninomyous

    Respondo…

    Se acabar o tráfico, o que vai ser do DENARC, do DEA?
    O DENARC vira Departamento Especializado em Arcar com Recursos Civís e o DEA em Departamente Enigmaticamente Alocado.

    Vão mandar todo mundo embora?
    Não, mantém eles com recursos do Estado.

    E as clínicas de reabilitação?
    Poderiam virar, SPA, Escolas de Dança ou simplesmente algum restaurante Self-Service.

    O pó de R$5,00 nas favelas do Rio? Vai passar pra R$10,00?
    O pó é mármore, talco, gesso, pó de silica, bicarbonato…fica na mesma…com algum outro veneno para anestesiar a língua e tal…

    E o sonho de virar avião de vários jovens das favelas?
    Isso terá que ser repensado, poderiam pensar em estudar e trabalhar.

    E a Any, vai pirar como?
    Não conheço essa mina, mas ela pode começar cheirando escapamento de caminhão desregulado, ou mesmo bebendo gasolina com ácido cítrico.

    E o C_ _ _ _r?
    Aí piorou…manda pro manicômio…

    E as festas dos bacanas que deixam a bandeja de pó no banheiro??
    A mesma resposta daquela alternativa anterior.

    Vc acha que se fosse pra acabar com as plantações, já não teriam acabado?
    Não digo acabar, mas manter sob controle apenas para usos medicinais, anestésicos, coca-cola e derivados… 😛

  294. Silvério Cardoso Corrêa

    Tergiv
    A sua comparação das notas oficiais de chefes de Estado com a fala do presidente LULA, que não foi oficial me parece ter tido a imprensão de ridiculariza-lo.

    Procure colocar o pronunciamento oficial do governo brasileiro. Seja honesto em comparações deste tipo.

  295. marcya oliveira del valle

    Continuando…
    Estamos em um momento que como já disse chaplin: “mas que máquinas precisamos de humanidade…`
    Penso que o maior conquista da nossa liberdade está dentro de nós mesmos…
    Temos que que nos libertar de correntes internas que prendem nosso movimento e sufocam nosso grito.
    A maior busca hoje em dia do ser humano ,é a busca de si mesmo ,da verdade do seu eu ,da verdade de seu desejo ,da sua verdadeira emoção…Somos seres de contradições ,a nossa librdade só é tolida pelo outro se nós a temos acorrentadas dentro de nos mesmo, muitas vezes somos nos o nosso próprio algoz….
    Estou questionando tudo isso porque penso que hoje tivemos um grade exemplo que PODEMOS que somos especias e vencedores já nascemos vencedores…
    Uma vez quando fui fazer um teste para uma peça de teatro ,pedi para sair do meu trabalho ,e foi muito dificil,quando cheguei lá já não podia mais fazer o teste não deu tempo ,sai chorando parei em um carrinho de pipoca e um pipoqueiro ,me disse ,uma coisa que tenho comigo sempre :
    Olha ,eu não sei porque está chorando ,mais posso te dizer uma coisa ,que seja o que for não vale a pena,pois vc já nasceu vencedora,pense quantos espermatozoides tentaram fecundar o ovulo e só vc conseguiu,vc já teve o maior premio, a vida ,o resto é facil…
    Gerald queria te falar que era um texte para um espetaculo seu no sesc,era uma homenagem a Garcia lorca a muito tempo atráz ,estava chegando em SP ,direto do tunel do tempo,rssss
    beijosssssssssssssssss

    `

  296. Marcia

    guys! muuuiiittto champagne! eu queria comemorar e então vim para cá. GThomas, acho que hoje, pela primeira vêz
    eu senti orgulho da, pela e com a América… e mais: eu não acreditava que isso fosse ser possível ainda… today, America is the place and you americans are the guys…
    I send you all my Love and… Thank – each one of – You.

    Marcia

  297. gthomas

    Marcia
    agradeco

    um dia, quem sabe
    um dia

    um dia a historia esquece e tudo volta pro mesmo ponto!

    sorry, humor…negro!

  298. OI, Gt, olha que texto bom sobre o Obama:

    # Fernando Salem disse:
    Novembro 5th, 2008 at 5:55 pm

    Casa Branca & Senzala

    A eleição de Obama vem repleta de significados. A derrota de McCain também.’Ma quem era esse senhor? Não sei quem ele é hoje. O velho republicano foi um cara bonitão. Vocês devem tê-lo visto fotografado na sua juventude bélica e bela. Um herói do tempo em que matar vietnamitas não parecia crueldade aos olhos dos americanos. Os EUA são uma super-produção. Um filme que parece sempre estar chegando ao clímax. A troca da figura do herói é bem representativa nessa curva dramática.

    Obama, como Ismael Silva, parece um cara cool. Não o vi aos berros nos palanques. Isso já é uma mudança de estilo bem interessante. Mas também não o conheço. Me parece um sujeito calmo, altivo e um tanto enigmático.

    O fato é que estamos em um momento de suspense e a entrada do personagem parece perfeita para o curso da história. O homem cordial, talvez.

    O mito do herói está no imaginário do povo norte-americano e de seus filmes.

    Nós por aqui, sempre tivemos dificuldade na construção e personificação do mito político. Desde Vargas. Temos muitos traumas.

    Mas temos um mito imaginado por pensadores como Darcy, Gilberto Freyre e Mautner. E ele passa pela miscigenação. Nesse sentido, a eleição de Obama nos toca. Talvez mais por ser mulato do que preto.

    Bush foi desnecessariamente necessário pra que os Estado Unidos tivessem um choque de humildade. Produziu 2 guerras intermináveis e caríssimas; e assolou a economia mundial. Um anti-clímax fundamental para a reconstrução do mito do sucessode sse longa-metragem.

    A história dos norte-americanos é um blockbuster. E a cena de tiroteio cansou. Os roteiristas entraram em greve no ano passado. Parece que retomaram o fio da narrativa, escrevendo certo por linhas tortas.

    Torço por cenas emocionantes e pra grande entrada dos coadjuvantes “emergentes” nesse campeão de bilheteria.

    O Brasil tem que entrar nos créditos.

  299. marcya oliveira del valle

    Ronald ,não fiquei orgulhosa com mensalão ,como também não fiquei orgulhosa com os mandatos anteriores onde também esconderam muita sujeira ,mas embaixo de tapetes de obssom,como também não fiquei orgulhosa com as privatizaçãoes ,e etc….

  300. Valéria

    CARAMBA!!!
    TAVA DOIDA PRA VIR AQUI E SABER O QUE VC, GERALD, TÃO ATIVAMENTE APAIXONADO E ARTICUALDO E PARTICIPATIVO, E ENVOLVIDO ETC IRIA DIZER NUM DIA HISTÓRICO COMO ESTE!

    PARABÉNS À MUDANÇA. E NÃO TEM COMO NÃO PENSAR QUE HÁ UM NEGRO NA PRESIDÊNCIA DOS EUA. ISTO É UM MARCO, UMA PASSAGEM, UM OUTRO OLHAR, UM OUTRO VALOR (se fosse otimista e cega diria que isso era uma valor humano, mas então entraríamos na questão do que é ser humano então deixa pra lá!)

    Tô muito muito feliz. Mas sei que os desafios são grandes, olhos de medusa por todos os cantos e orelhas do planeta, e corações preciptados achando que é na mágica que um Obama vai resolver a sujeirada do mundo! Calma. Isto foi um PASSO, UM GRANDE PASSO. POR ISSO UMA REVOLUÇÃO. E REPITO O QUE O ÁTILA ESCREVEU:
    “Presenciamos um desses raros momentos em que uma sociedade é capaz de se apresentar muito melhor e mais generosa do que ela realmente é de fato e isso o faz revolucionário. Revolucionário porque traz a promessa de que podemos ser melhores do que somos. A realização dessa promessa é outra história e outra luta…”

    Gerald e os americanos e o mundo de olho e orelha em pé: vamos curtir esta emoção da mudança, do querer tentar mudar!
    E é os anos 60 batucando e gritando vitória aqui, seu eco de futuro, é uma novo olhar, assim como foi ver um rei guilhotinado, um Napoleão ser o que foi etc.

    E Gerald, adorei o “a neve de ontem como se diria em alemao”,o tal poema medieval vai longe e nos diz muito em sua simplicidade e no seu claro enigma! Não é à toa que muitos citam esta dose de sabedoria e experiência vestida de uma frase tão simples.

    bjim

  301. Marco

    Obama mereceu a vitória. Não por ser negro. Até porque, ele é filho de mãe branca, sendo que seu pai, um africano do Quenia, jamais foi descendente de escravos, como são os afro-americanos dos EUA e portanto, em seu país, não sofreu discriminações.
    Obama mereceu a vitória, porque soube jogar! McCain se atrapalhou. Estava indo bem, mas cometeu uma série de amadorismos imperdoavéis para alguém que se dizia tão experiente.
    Obama mostrou entender mais do inconsciente coletivo do cidadão americano, que McCain.
    Contudo, com um mandato de 4 anos, é bom que ele realize grande parte do que prometeu, ainda nos primeiros 2 anos de governo, sem interferir nas liberdades que tanto orgulho causam ao povo americano e tanta inveja causam ao resto do mundo.
    Obama já disse que se inspira em John Kennedy. Tomara que leve isto a sério, caso contrário, poderá acabar como Bush.

  302. ITU é Obama

    O professor em relações internacionais Ricardo Seitenfus, membro integrante do Comitê Jurídico da Organização dos Estados Americanos (OEA), disse que a vitória do democrata Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos é comparável ao momento histórico da queda do muro de Berlim, em 1989.

    » Veja fotos do discurso de Obama em Chicago
    » Obama é eleito 1º presidente negro dos EUA
    » Assista aos vídeos das eleições nos EUA
    » Discurso · Perfil · Opine · Outras eleições

    “Eu vejo três momentos – a queda do muro de Berlim, com o reencontro dos dois mundos, que foi perdido em 11 de setembro de 2001 (com os ataques terroristas contra os Estados Unidos) e agora pode ser recuperado com eleição de Barack Obama. É o momento que ensaiamos durante a década de 90 e perdemos em 2001, onde fomos interrompidos pelas questões militares nas relações internacionais”, afirmou Seitenfus.

    De acordo com ele, após a eleição do democrata, há uma grande expectativa em relação aos problemas fundamentais das relações internacionais, como segurança e manutenção da Paz. “Seria fundamental que nós resolvêssemos a questão do Estado Palestino, que está na raiz de todos os problemas da região. Agora é um momento crucial para isso.”

    O especialista afirmou que acredita que os Estados Unidos também irão rever a posição de embargo em relação a Cuba, que já dura mais de 40 anos, e fazer um esforço para reintegrar a comunidade americana à Ilha de Cuba.

    Para Seitenfus, é fundamental que se olhe os grandes desafios da miséria e da fome e que se tenha uma agenda de desenvolvimento econômico para reduzir as diferenças entre o norte desenvolvido e sul em desenvolvimento.

    “Desmilitarizar as relações internacionais é trazer novamente a questão do desenvolvimento, como se pensou que se realizaria depois da queda do muro de Berlim”, afirmou.

    Legitimidade
    O especialista em relações internacionais definiu a eleição de Obama como “extraordinária e história”. “Histórica porque é a primeira vez (que um negro chega à presidência dos Estados Unidos). E extraordinária porque é em uma sociedade que teve guerra civil basicamente por questões raciais. É algo absolutamente inovador, extraordinário, histórico e, mais do que isso, é a maneira como foi a conquista.”

    “Tinha-se imaginado que seria uma vitória muito contundente, que teria larga vitória no colégio eleitoral e conquistaria a maioria do congresso. No entanto, não foi somente ungido pelos votos das urnas, mas pela comunidade internacional. Levantamentos de opiniões nos quatro cantos do mundo sempre deram a ele um enorme capital de simpatia. É de uma legalidade incontestável. Ele tem legitimidade interna e internacional. Sua eleição está carregada de esperanças para que se vire a página dos oito anos de administração Bush”, afirmou.

    Economia
    Seitenfus afirmou que os EUA extrairão “lições da crise e com isso será possível regulamentar de forma objetiva o sistema financeiro internacional, único sistema que não é regulamentado transnacionalmente”.

    Com essa regulamentação, de acordo com ele, será plausível fazer com que o capital volte a ser produtivo e não especulativo. “Não basta vontade de um homem e um governo. É importante um novo sistema financeiro internacional. E um novo líder como Barack Obama se apresenta para (viabilizar) isso.”

  303. Luciana

    Sim podemos ser livres até estando numa prisão seja ela qual for.O ideal é poder expressar e viver plenamente essa sensação de liberdade. E o incrível que há pessoas mesmo vivendo em lugares que privam a liberdades das pessoas por vários motivos como uma guerra, ou por tirania,etc,etc mesmo assim pessoas cultivam essa sensação dentro delas e não perdem a esperança de dias melhores.

  304. Luciana

    Mas em alguns anos atrás nunca iriam imaginar um negro na presidência dos EUA independe qual foi sua origem.Se ele venceu não foi pq ,claro , somente por ser negro mas por merecer ganhar essa eleição.Ele reuniutodos os requisitos o que o povo americano estava querendo ouvir.Ninguém aqui está querendo dizer que EUA é bonzinho, talvez com a vitória de Obama muitos conflitos externos serão amenizados.

  305. Marcia

    humor negro? hum… don’t think so.

    acho que é uma possibilidade real! I know. we know…(e uma postura filosófica, segundo W.Benjamin… )

    but not today. amanhã and so on a gente pensa nisso.
    à nós a liberdade e o risco…
    hoje… champagne!!

    Marcia

  306. Ronald.

    Aninomyous.
    Tem um documentário muito legal que a revista Super Interessante lançou sobre a maconha.
    Se não me engano o nome é MACONHA mesmo.
    Faz uma relação das drogas, e o dinheiro que gira em vários setores diferentes.
    Como começou e tal.
    Vale a pena assistir.
    O buraco é mais fundo do que parece.

  307. ESSE CARA VEIO PRA FAZER A DIFERENÇA.SÓ QUE A COISA DA DESCONFIANÇA AINDA EXISTE.HJE FALAMOS DE DEMOCRACIA,AMANHÃ FALAREMOS,OU FICAREMOS ASSISTINDO O ENGANO?TENHO MINHAS DUVIDAS.MAS SOMENTE ALGUÉM DE DEUS PODERIA MELHORAR ALGUMA COISA.O CARA É DE DEUS,BEM ASSIM TEM O RÓTULO,MAS ELE SERÁ USADO POR DEUS,PQ ELE É O ENVIADO PARA COLOCAR O MUNDO INTEIRO UNIDO,E ESSA UNIÃO PRA MIM E UM SINAL.SINAL DE QUE ESTAMOS CHEGANDO NA HORA,A HORA ANTES DO ANTICRISTO.PREPARE SEU CORAÇÃO QUERIDO(A) JESUS ESTÁ VOLTANDO.

  308. jorge luiz ramalho

    parabéns mister obama o senhor nos mostrou que a mudança é possível fui dormir ess noite feliz e achando que é possivel essa mudança em meu país esperarei pacientemente surgir um candidato com essas atribuiçôes

  309. IOSILVER

    Pela prima vez, na hist. do planeta agua, vimos e acompanhamos um eua que muda de um dia para outro.
    Esperamos que Mister Baraka atinja toda a espectativa que nele foi depositada por um povo que queria mudar…deram a deus ao velho omem e buscaram trazer sang novo para o cenário do mundo. Sr. Obama, por favior não decepcione este povo, este planeta. Busque orientação daquele q pode lhe orientar “DEUS”

  310. McWilliam

    Hi GT, how r u making out ???
    Este e’ o quarto comentario que publico aqui.
    Para minha surpresa eles tem passado pela peneira da moderacao.
    Parabens pelo respeito `a liberdade democratica, isso e’ pouco comum quando se escreve aberto em portugues dirigido a brasileiro !
    I’m very likely to become a Maverick here or just being banned !
    Never mind, I’ll hardly ask: “Does it make sense ?”
    Alguem ai clama credito a brasileiro pelo fato do Obama ter se eleito presidente dos USA.
    I’ll be good boy, i’ve said nothing
    Eu corria no parque todo dia quando o Lula e vc estava la naquele dia
    Naquela epoca eu preferia instead ouvir qualquer lunatico falando no HP corner, afinal tinha sido por causa dele e da leseira geral que decidira abandonar o pais um ano antes.
    Voce sabia que tres dias depois aquele projeto de lanchonete foi removido dali ? Nivelaram o buraco com areia e puseram um tapete de grama em cima. Ninguem podia perceber que houvera algo ali. Nao havia sequer rastro no Hyde Park , enquanto a Folha e do Estadao ainda destacavam do grande feito brasileiro.
    Nothing wrong with that, Niemeyer is great anyway e o Lula tava apenas comecando um passeio de 100 dias out of 130 dias de governo.
    Congratulation for the blog, i can see it has pumped !!!
    Please keep telling my people to wake up !!!
    Take care, we share breathing the same NYC’s air some months/year, which is really great, isn’t it !!!.

  311. Antonio Junior

    Pergunto:
    O que é mais espetacular:
    Um negro presidente dos Estados Unidos ou um metalúrgico presidente do Brasil?

  312. everaldo

    E agora Obama?
    E agora?
    Que a festa acabou
    Que o povo aquetou
    Que a luz apagou
    Obama
    E agora?
    Que a disputa encerrou
    O adversário calou
    A crise chegou
    Obama
    E agora?

    Obama??? E agora???

    Muita luz negão,
    Sabe por que?
    Porque agora é o agora.

    Previsão do tempo: Nuvens escuras, como nunca vistas, direcionam-se para a américa.

  313. jimmy

    Olá gerald as vezes leio a sua coluna confesso que acho algumas coisas que vc escreve difíceis de entender mas mesmo assim leio rsrsr é um dia histórico mesmo para o mundo e o povo americano gostaria que o povo brasileiro despertasse e acordasse desse pesadelo que nos assola há décadas desse conformismo irritante e burro quando a nossa evolução vai chegar quando?

  314. O taquixista

    Meu Deus!!!
    Olhando pra esse país sinto vergonha do meu, que tem um presidente completamente im-be-cíl, burro e incompetente.

  315. everaldo

    …sabedoria piauiense:
    A feijão comido ontem não enche hoje a barriga.

    Muita luz negão
    Pois o ontem é ontem, o hoje é hoje

  316. contraponto

    Linda a eleição do Obama. Parabéns aos USA pela coragem.

    No entanto, não vejo a eleição do Barak como a redenção dos negros e oprimidos do mundo.

    Quem é racista por formação e convicção não deixará de sê-lo. A questão é muito mais profunda para ser superada pela eleição de um negro.

    Ao mesmo tempo, não acho que o Barak tem a obrigação de acertar.

    Ele pode errar, sim, por que não? A eleição do Obama é antes de tudo si´mbólica, como foi a eleição de Lula; como foi a ascensão política da Benedita da Silva (por onde andará, depois da puxada de tapete covarde e desrespeitosa do Dirceu e do Lula da candidatura dela no Rio de Janeiro?); da Marina Silva (foi analfabeta até os 16 anos e se tornou deputada, senadora, ministra respeitada).

    Os símbolos são importantes, precisamos deles para viver.

  317. Mais que uma luta racial, mais que um demonstrativo de caráter e respeito ás outras classes.

    “O PRIMEIRO NEGRO A SER PRESIDENTE NOS EUA, UM DOS PRIMEIROS A QUEBRAR AS CORRENTES DO PRECONCEITO.”

    MAIS QUE UM HOMEM, UM PRESIDENTE QUE CONFIA NO FUTURO DA HUMANIDADE.

    Os reflexos das votações, agora plainam sobre o planeta terra.

    Parabens Obama, Parabens EUA…

  318. Nina

    ilusão: nem mentira, nem verdade, está numa categoria que serve à algo, encobrindo uma situação fundamental (de falta, de desamparo)
    ideologia: algo que mascara

    tudo necessário, para nossa desgraça terna

  319. Wilson

    Acontece na eleição de Obama mas não aconteceu tal alarido na eleição de MUAMBA à presidente de Gana. Qual a diferença de um pra outro, hem?

  320. Heitor

    Obama operando milagres

    Um sabiá fez um ninho aqui dentro de casa, na área, incrível que ele não tem medo. Deve ser por causa do Obama, a natureza agradeceu.

    Ahhhhh, que lindo! Os pardais não gostaram, mas eu ralhei com eles e deixaram o sabiá em paz. ahhhhh!

    Você deixaria um sabiá fazer ninho dentro de sua casa, o canto dele é tão bonitinho, é o Sabiá-poca, acho.

    A fêmea está no ninho, botando ovo, acho, quanto tempo demora será?

  321. everaldo

    Tem alguma treta, grande, por trás desta fusão do Itaú com o Unibanco.Alguns já estão vendo, outros vão esperar prá ver.

    Eu nunca acreditei numa terceira guerra mundial, mas …o imponderável, senhor dos senhores…

  322. contraponto

    Gerald: os telejornais brasileiros deram um show de hipocrisia ao frisar a eleição do primeiro negro presidente dos USA.

    Se referiam aos Estados Unidos como se eles não vivessem e compartilhassem de um país tão ou mais racistas que os EUA.

    Que horror aquilo. O Brasil é racista, muito racista, de um racismo velado, que machuca muito mais do que o declarado americano, porque às escondidas, sem dar direito de defesa ao discriminado.

    Por que a mídia não debate o racismo brasileiro às claras, Por que a hipocrisia de ressaltar o racismo dos americanos. E nós brasileiros não somos racistas?

    Somos e muito. Até hoje o PT, Lula e Dirceu não se desculparam pela ingratidão com a Benedita da Silva (por onde andará?), por que? Ninguem ficou do lado dela, pelo contrário, o PT deve uma explicação sobre aquele episódio.

    Nós racistas brasileiros, vamos sair das sombras. Vamos deixar a hipocrisia de lado, o tempo urge.

  323. Heitor

    Lula só fala no Obama, é Obama isso, Obama aquilo, Obama aquilo outro.

    Mas agora só estou preocupado com meu sabiá.

  324. espetacular? vc acha que os estudantes de hoje podem se espelhar ou ter nosso presidente como exemplo? de quem se orgulha de nao ter um diploma? um dos alunos um dia me fez a seguinte pergunta porque tenho que estudar se o Presidente não cursou uma Faculdade!

  325. Heitor

    Benedita da Silva aprontou, Pitta Aprontou, aquela outra ministra que roubou nos cartões corporativos, aprontou, o cara que comprou tapioca com dinheiro público aprontou. Não se trata de racismo é caso de polícia mesmo.

    Que tal meu contraponto?

  326. Expedio da Silva Barbosa

    É simplesmente mágico , Não só a vitória de um negro nos Estados Unidos , Mas a vitória da raça humana , e da possibilidade da perpetuação desta .
    Temos nesse momento a indicabilidade de volvermos os nossos olhares para aquilo que não só se encontra na quinta avenida , mas na periferia das nossas almas, da vida que brota e morre nas favelas das nossas esperanças e dos abraços e olhares para uma nova ordem mundial … uns cheiros . Professor Expedito Barbosa

  327. Ivo Veiga

    Olá Heitor e Ronald, a área está limpa ou os pastores continuam no pedaço, será que prá entrar no blog vamos ter que pagar dízimos.
    Abraço
    Ivo

  328. leticia

    oi!!!!
    Muita gente pode achar que eu toh loca mas eu sonhei que estava nos estados unidos e tava torcendo para obama pq ele tinha ganhado!!!!!!
    esse sonho foi no dia 03-11-2008

  329. Ivo Veiga

    Olá Heitor e Ronald, a área está limpa, os pastores já foram embora ou será que pra entrar no blog vamos ter que pagar dízimo?
    Abraço
    Ivo

  330. Paulo A

    Os EUA elegeram o Super Homem pra presidência.

    O Brasil elegeu o Homer Simpson.

  331. Bruno Goulart Nery

    Agora sim muda completamente a raça negra dos Estados Unidos, mas não só nos EUA quando no mundo inteiro.

  332. Ivo Veiga

    cadê o pessoal, Pacheco e filha, Ani, Ezir, Glorinha, Sandra, Fábio ,Vampiro etc…, sumiram?
    Ivo

  333. nalva

    “os americanos se acham muito é querem ser sempre o melhor , mais não e atoa que e maior potencia mundial, pois o povo lutam por isso, então o poder do estado ficam no póvo, a maioria vive se bem, e querem uma vida boa , o povo busca junto a precidencia , sempre uma vida melhor, imagine se o pais cai ,o povo cai em cima , já o povo brasileiro, só não dorme , mais cochila muito,e uma pena … mais tem menos preconceitos ,.vivemos num mundo de culturas , onde as mistura das raças e muito grande, negras indigenias , japoneses , então aceitamos se aceitam melhor as diferenças , mais acho que por falta de oportunidades eles não podem ter uma vida de um pais de 1 mundo, e sem contar , por esse fator o pais e subdesenvolvido, as pessoas não tem muitos direitos se comparando a uma vida de um pais de 1mundo, e pois isso ficam sem deveres então…

    ” O Brasil gira entorno de uma pontecia mundial
    onde o giro fica em envolta do elo mundial!”

  334. Luciana

    “Delicio-me em dizer que não me regozijo-me em ser uma livre pensadora, pois, acima de tudo , quero ser uma pensadora livre.Quero ser livre, não somente para pensar, mas sonhar, falar, errar e acertar livremente.
    Liberdade, no fundo, é isto: O direito de errar, acertar e pensar sozinho.”Rosane Magarof

  335. nalva

    “os americanos se acham muito é querem ser sempre o melhor , mais não e atoa que e maior potencia mundial, pois o povo lutam por isso, então o poder do estado ficam no póvo, a maioria vive se bem, e querem uma vida boa , o povo busca junto a precidencia , sempre uma vida melhor, imagine se o pais cai ,o povo cai em cima , já o povo brasileiro, só não dorme , mais cochila muito,e uma pena … mais tem menos preconceitos ,.vivemos num mundo de culturas , onde as mistura das raças e muito grande, negras indígenas , japoneses , então aceitamos se aceitam melhor as diferenças , mais acho que por falta de oportunidades eles não podem ter uma vida de um pais de 1 mundo, e sem contar , por esse fator o pais e subdesenvolvido, as pessoas não tem muitos direitos se comparando a uma vida de um pais desenvolvido , por isso ficam sem deveres então…

    ” O Brasil gira em torno de uma potencia mundial
    onde o giro fica em torno do elo mundial!”

  336. JORGE C. ROCHA

    Acredito na democracia, pois o Estado para ser respeitado é necessário que tenha compontes que o integre. O ente estatal funciona com ideologia e a ideologia dever atender os anceios da sociedade e isso é democracia. Independente de cutis ou rótulo ou fiosionomia. O importante que atenda os anceios do povo. Esse povo não e só a elite, mas os menos favorecidos. O negro é na maioria o menos favorecido, pois o estigma carrega ele para esse buraco e o rotulam com tal. Mas aqueles que são inteligentes não votam pela cor da pele e sim pela ideologia que atenda aquelas necessidades. Mas não espere algo positivo dos EUA agora, pois o resultado só refletirão no futuro. Vamos brasileiros parar com essa ipocrisia em dizer que não somos racistas, pois o brasileiro é e não dão oportunidades para os negros e somente mediante conta, como se fosse esmola, copiando idéas de outros paise como os EUA. Não vemos professores negros, gerentes, médicos, engenheiros e advogados etc… A sociedade só dá espaço para o esporte, samba, pagode, ou seja, para o entreterimento.

    JORGE C ROCHA – SGRT EXÉ
    UFPR -DIREITO- NOTURNO 5º

    Acredito no mundo melhor (negro com orgulho)

  337. Ivo Veiga

    Hoje foi o dia dos pastores(3) desse jeito isto aqui vai virar blog do Edir Macedo.
    Lúcio Jr. eu li o blog indicado por vc. s/o filme Orfeu do Carnaval(ótimo filme) agora o cara que escreveu a certa altura diz que Obama e a mãe assistiam o filme quando Obama ficou meio enfastiado, mas olhando o brilho dos olhos da mãe…….,peraí esse cara tava lá na sala dos Obama prá saber desse detalhe?
    Abraço
    Ivo

  338. Bob

    Obama foi eleito por falta de opção, ou o americano deixou de ser racista?

  339. Ivo Veiga

    Oi Luciana que bom te reencontrar e a Ezir, não vem hoje enrolar a gente , não?
    Beijos
    Ivo

  340. Ana

    Lúcio Jr, vc é o Lúcio Filho lá do outro blog?!

    Obama mostrou ao mundo uma coisa muito importante: não dá mais para eleger qualquer um. Ou se tem a seriedade que ele demonstra ter – e o tempo dirá – ou não tem conversa.

  341. … e eu, se fiz alguma coisa importante nesta vida foi torcer, muito … minha campanha, à distância, incluiu, substituir as costumeiras costumizações das unhas das mãos, por pintá-las 8 de azul, 2 de vermelho … ainda bem que deu certo!!! :))))))

  342. Sinto satisfação por presenciar esse momento inédito e histórico mas tb sinto medo do que poderá vir pela frente. Acredito que os EUA estavam precisando de algo desse nível pra que a ”auto-estima” da nação voltasse a existir. Se tem uma coisa que prejudica uma nação é o sentimento de vergonha de si. Infelizmente muitos brasileiros adotam essa postura, ou falta de postura talvez rs…e envergonham-se de um país que embora seja tão sofrido é SIM UMA NAÇÃO COMPOSTA POR PESSOAS DÍGNAS E INTELIGENTES, O fato do presidente do nosso país ser um homem com a historia política e de vida que tem já me faz ter ORGULHO de ser BRASILEIRA. E infelizmente a arrogância de alguns acaba cegando-os pra a excelência que é ser representado por alguém que cresce durante sua vida, como vc cita em seu texto…EVOLUI. Tanto os EUA hj como o Brasil há alguns anos atrás vivenciaram essa evolução e nós cidadãos dessas nações devemos nos orgulhar disso. ;*

  343. Ana

    Queridos: Gerald, Sandra, Vamp, Gilda, Valéria, Carlos, Lu (queridona), e mais alguns que, tenho certeza, esqueci: hoje é também um dia histórico para mim. Ficarei afastada do blog por conta de projetos pessoais, que não podem mais esperar para acontecer!
    Desejo muito sucesso para o blog, para o Gerald, que sempre foi um grande amigo antes de tudo, e para o debate salutar que existe aqui; sem dúvida o melhor da internet brasileira!
    Um beijo para todos!
    Volto qualquer dia!

  344. JORGE C. ROCHA

    Acredito na democracia, pois o Estado para ser respeitado é necessário que tenha componentes que o integrem. O ente estatal funciona com ideologia e a ideologia dever atender os anceios da sociedade e isso é democracia. Independente de cutis ou rótulo ou fiosionomia. O importante que atenda os anceios do povo. Esse povo não é a elite, mas os menos favorecidos. O negro é na maioria o menos favorecido, pois o estigma carrega ele para esse buraco e o rotulam com tal. Mas aqueles que são inteligentes não votam pela cor da pele e sim pela ideologia que atenda aquelas necessidades. Mas não espere algo positivo dos EUA agora, pois o resultado só refletirão no futuro. Vamos brasileiros !! parar com essa ipocrisia em dizer que não somos racistas, pois o brasileiro é e não dão oportunidades para os negros e somente mediante COTA, como se fosse esmola, copiando idéas de outros paises como os EUA. Não vemos professores negros, gerentes, médicos, engenheiros e advogados etc… A sociedade só dá espaço para o esporte, samba, pagode, ou seja, para o entreterimento. O Brasil só vai se desemvolver quando formos verdadeiramente patriota, ou seja, gostar das nossas culturas, ou seja, dar valor ao nosso patrimônio e não se corromper por papel estrangeiro. O resquicio militar da datadura tem que parar, pois quem estar pagando são as nossas florestas, litorais, falna. Por favor vamos ser racionais nas urnas eletrônicas.

    JORGE C ROCHA
    UFPR -DIREITO- NOTURNO 5º

    Acredito no mundo melhor (negro com orgulho)

  345. Luciana

    “Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos.É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.”

    “A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas.Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende do acesso mais amplo possível de idéias, dados, opiniões não sujeitas a censura.”

  346. Wilson

    VIVA O BRAHMA

  347. Wilson

    BAR ACK O BRAHMA LÁ

  348. Ronald.

    Por isso que eu vou tomar banho com meu sabonete do descarrego.
    Pelo que eu estou lendo até agora, o Brasil não vai ter muita ajuda do Pai Obama.
    Na verdade ninguém sabe o que vai rolar, pra variar. Até agora tudo são flores, tá bonito, aliás, emocionante, mas me parece que a posse é em 20 de janeiro.
    Acho que depois os mares vão se abrir, os gatos viverão com os ratos….., o tiozinho aqui do lado do meu terreno finalmente vai usar a fossa que ele e mais quarenta famílias receberam(e não usam), como fossa sanitária, e não como churrasqueira, os corruptos não mais serão corruptos, o brasileiro vai respeitar a faixa de pedestres, os traficantes resolverão trabalhar, o Marcos Valério vai abrir o bico…… .

    Todo mundo fala em mudanças; pois bem, como explicar pra galera deste vídeo, que os peixes que não servem para comer, poderiam ser jogados de novo no mar. Fora que a pesca de arrastão não é nada recomendável.

  349. Lu

    G
    I bet you were jumping, shakin, screaming!
    You must be VERY happy!
    Congratulations!
    I confess I’m surprised with America, and glad that Obama is the new president!
    xoxo,

    Lulu

  350. roni

    Nossa que povo lindo êste aqui, pelo visto ninguém é racista, adoram negros.
    Eu sou negro, não sou rico, nem bonito, vou me dar muito bem com vocês.

  351. Galão

    Lwis Hamilton negro ganha o titulo da F1
    Obama negro presidente
    Pelé negro o rei do futebol
    Os melhores musicos são negros
    Jordan negro o melhor do basquete
    Tayson negro o melhor do box
    E muito mais…

  352. Ivo Veiga

    Nobody answer my questions?What!s happend?
    Ivo

  353. Luciana

    Abraços, Ivo

  354. Luciana

    Ivo, Até agora a Ezir não deu sinal de vida, bem , vc sabe como ela é, de repente ela entra daquele jeitão dela…

  355. JORGE C. ROCHA

    OI Cris

    Evoluir, no sentido da máquina Estatal dar verdadeiramente oportunidade para todos comforme tutela constitucional , fundamentado no Art 5º CF/88 ( dos direitos fundamentais) Igualdade; dignidade. Simplificando que não tem uma casa ou um trabalho como será dígino? O Brasil, ainda peca nesse aspecto. Metade, digo, 49% da população Brasilera são negros.Pq não encontramos como professores, gerentes, senadores, empresários. Há na verdade uma falta de respeito, e logicamente, mechendo com a digninade de alguams camadas. Para o Braisl evoluir temos que colocar em determinados cargos os cidadãoes de diferentes seguimentos. Essa é minha tese de monografia na UFPR (direito).

    Jorge C Rocha – UFPR

  356. JORGE C. ROCHA

    Galão

    Lwis Hamilton negro ganha o titulo da F1
    Obama negro presidente
    Pelé negro o rei do futebol
    Os melhores musicos são negros
    Jordan negro o melhor do basquete
    Tayson negro o melhor do box
    E muito mais…

    Desculpa, mas a maioria dos negros foram simplesmenrte utilizados pela sociedade como mero entreterimento asrtistico e esportistas.Exceto o presidente dos EUA r e no Brasil somente entreterimento. Há ipocrisia dos brasileiros e logicamente acarretando injustiça quando emprega a mão de obra especializada que na maioria não são negros e sim aqueles que poderam pagar o pré-vestibular para no futuro concorrer a um emprego digno. É a elite que ficam com esse tipo de emprego e para favorecer mais essa desigualdade os herdeiros também ficam com essa fatia.

    JORGE C ROCHA – DIREITO UFPR

  357. Franciny Chequer

    Ola boa noite Sandra e verdade eu me fiz as mesmas perguntas, por que para uma crianca de 8 anos e facil achar a resposta, e nós adultos vividos, instruidos nao , ??? achava que me tornar adulta era achar a solucao para todos os problemas, saber a verdade absoluta para viver, mas nao e, e muitas vezes nos deparamos com coisas absolutamente simples, e nem ao menos conseguimos resolver, a alguns dias foi niver do nosso querido Corvo, ele comentando algo sobre o tempo que está a cada dia mais implacavel, mas eu acho que uma coisa e certa o tempo vai passar para todos, mas se conservarmos aquela crianca que um dia ja fomos, aquela alegria e até mesmo a ingenuidade, um pouco ainda dentro de nos com certeza, em nossos olhos que sao as janelas de nossas almas, vai sempre existir uma jovialidade e uma esperanca que infelizmente quando se e adulto se perde. Mas eu gostaria de ter todas as respostas mas nao tenho, queria poder entender o que e perda, e aprender aceita-la, nao a perde de um bem material, mas sim de uma pessoa que se foi, e ao meu ver bem antes do seu tempo, gostaria agora de ser crianca e compreender aquela perda, mas naquela epoca eu queria ser adulta pois eu achava que entenderia a mesma perda, mas uma coisa eu posso lhe dizer, que os meus valores foram alterados, por isso, hoje se eu perder algo de material, juro nao sinto nada, pois as pessoas que tem valor, achei engracado alguns amigos falando que perderam dinheiro na bolsa, falavam, e eu nao entendi toda aquela tristesa, hoje muitos so se abalam com as perdas materiais a vida, o ser humano perdeu o valor a vida perdeu o valor, fatalidade nao e um menino morrer em um acidente de moto, mas sim perder o dinheiro na bolsa,o que aconteceu com os valores ???? Mas eu estou falando tudo isso e para dizer que hoje ao menos uma Nacao está vivendo o melhor sentimento de esperanca uma nova fé, Uma fé que o futuro vai ser melhor, pois infelizmente muitos de nos nao consegue mais ter está fé nem a esperanca de um futuro melhor, independente da cor ou credo, ele e um homem, que quer paz, quer prosperidade, quer acabar com a guerra, sabemos que pode ou e o inicio de uma nova era para todo o mundo, me desculpem, nao e a cor da pele, a crenca ou se homo ou hetero, as pessoas nao podem mais ser taxadas , por sua genetica, mas sim pelo que habita em seu coracao, hoje apesar de eu mesma muitas vezes aqui falar que a cadeira de presidente nos Estados Unidos e um cargo Nepotista, sim nunca achei que ele ganharia, ainda bem que eu errei sabe isso acaba de provar ao mundo que ainda existe esperanca, e que temos que acreditar em mudancas, que temos que apenas comecar crer, sim como uma crianca que acredita na figura do papai Noel, crer e um pouco mudar o mundo a sua volta, e foi isso que nos vimos acontecer, e um momento historico, tenhamos fé, pois tenho certeza que muitos aqui, nao acharam que um dia assitiriam a queda do muro de Berlin, e posso falar uma coisa foi como a queda da Bastilha para o Franceses, o Muro foi para o mundo o inicio de uma nova era uma liberdade nao so , para eles mas , para o mundo, ter fe e esperanca e fazer o que aquele estudante fez, ficou parado em frente dos tanques, para paralos meu Deus isso que e ter fé e coragem, ou as mulheres que tiraram seus Xadors ou suas Burcas, mas nao a sua fé , mas so removeram um tecido, pois a fe est;a dentro de nos mas algumas vezes esquecemos dela, pois os bolsos vem em primeiro lugar, sei que e ele que impulciona o mundo,mas nao e ele que faz o meu coracao bater, nao e ele que faz os meus olhos se abrirem, mas sim a fe de ver o mundo mudar, as pessoas mudarem, vou falar uma coisa para vcs, o dinheiro nao compra esta sensacao de esperanca que hoje um pais inteiro esta sentindo, o dinheiro nao vai trazer de volta aquelas pessoas que ja se foram, e juro que eu daria todo ele, para ter quem ja se foi, daria tudo para que a distancia que me separa fosse uma ponte aeria, e nao uma lapide, uma pedra fria, eu luto todos os dias para que meu coracao nao fique igual a aquela lapide dura imovel e fria.

  358. Franciny Chequer

    Oi Roni vc ja se deu bem, meu caro ja te amamos

  359. gthomas

    Ola todos:

    estou vindo de reunioes aqui em NY
    O dia continua e a vitoria do novo presidente nao eh a unica coisa em pauta,

    life goes on as usual.

    Mc William: I have absolutely no idea what on earth you’re talking about! Oh, you mean t say that the pavilion built for the occasion was torn down ? Good. it should have been. it was terrible. A real eyesore.

    As for sharing the same air, do you mean to say that you’re writing from NYC???? GREAT ! keep on writing.

    SARGENTO JORGE ROCHA: Fiquei especialmente orgulhoso e feliz com o seu comentario

    LOVE
    Gerald

  360. Rogério

    Desculpe! meu amigo Guimaraes, do primeiro comentario, vc falar que os estados Unidos e lugar de gente inteligente é pura falta de nformação, 60% o povo americano não sabe nem quais são os continentes existentes, muitos falam que a africa é um pais, vc esta equivocado.

  361. Aldo Nogueira

    Povo Americano

    Tem orgulho pela Pátria, são os melhores do mundo, lutadores, irreconhecivelmente o Povo Americano, formado pela heterogeneidade de raças, pátrias satélites inseridas no teu território, formador da tua garra e inteligência, desbravadores, “invasores tambèm!’ Outros tempos pela frente, eis que a democracia venceu o racismo, Obama, Presidente do maior país do mundo. Quiséramos, um povo brasileiro asssim, feliz como vocês! Parabéns pela escolha, não votei, mas fui um eleitor virtual, por ideologia? Não sei. É peciso acreditar que um dia nós seremos ainda um enorme Portugal! Viva a Obama!

  362. gthomas

    OTIMO ESSE COMENTARIO AQUI, (PROVAVELMENTE O 1 da noite passada)

    05/11/2008 – 01:49
    Enviado por: Guimaraes
    IG -Manchete da home page:
    Um brasileiro representate deste Website, encontrou uma negra americana em Chicago que se prontificou a declarar que tem viajado bastante mundo afora e sentido vergonha de ser americana.
    O brasileiro que nunca saiu do pais toma isso como a verdade absoluta.
    Eu tambem tenho viajado pelo mundo ha muitos anos e decidi nao viver mais no Brasil.
    Eu a compreendo.
    Mas, se ela que nasceu num pais de gente inteligente sente vergonha , eu que nasci ai, onde a exploracao e matanca humanas, a desonestidade e a burrice sao as principais caracteristicas do meu pais , sinto o que ?
    Meu povo sente orgulho, se acha o maximo !!!
    Pelo menos “Entao o que vc esta fazendo aqui” nao e’ uma pergunta que tenha que ouvir

  363. gthomas

    Vamos parar com esse negocio de 1 presidente NEGRO
    ONTEM ISSO ERA UM FATO. HOJE JA NAO EH MAIS

    NA ADMINISTRACAO OBAMA SO VAI DAR BRANCO, SE ISSO VOZ SATISFAZ, QUERIDOS RACISTAS PREOCUPADIISIMOSQUE SAO AI NO BR

  364. gthomas

    The congressman from the 5th District of Illinois, Chicago’s North Side, is Rahm Emanuel, a Democrat elected in 2002 and a major force in the House. Emanuel was born in Chicago and grew up in Wilmette, the son of an Israeli immigrant. He graduated from Sarah Lawrence, got a master’s degree in communications from Northwestern and began his career with Illinois Public Action, a consumer rights group. California Representative Tony Coelho recruited him to join the staff of the Democratic Congressional Campaign Committee in 1985. He worked for Mayor Richard M. Daley, before joining Bill Clinton’s presidential campaign in 1991. He was rewarded with a high-level staff post in the Clinton White House, where he gained wide respect for his political savvy but drew criticism, even from allies, for an arrogant and abrasive style. In 1999 he left the White House and returned to Chicago where he made millions as an investment banker. His decision to run for Congress was greeted with disdain by those who had toiled for years in the vineyards of Chicago politics.

  365. gthomas

    Filho de imigrantes Israelitas, Rahm Emanuel (sim, assim como no livro de Emanuel), eh o braco direito escolhido por Obama. Pra apaziguar aqueles que acham que Obama eh INIMIGO de Israel, como a smear campaign de McCain quis sempre divulgar.

    Tai! em preto e branco: um filho de israelenses diretamente na Casa Branca novamente!

  366. Parabéns, Ex.ª Barack Obama. Aqui no Brasil meu voto sempre foi seu. Admiro muito V. Ex.ª. Rezo por V. Ex.ª .

    Zeneida
    85 91458952

  367. Suzana Huguenin

    Este blog é uma cahaça, uma delícia, um vício… E nascemos para divergir! Este foi “O Post”! Divertidíssimo ler todos os comentários, de todas tendências possíveis e muita cara de pau. Apesar de tudo que possa ser dito neste momento, ou a falta de palavras para expressar, voltemos aos comentários sobre a candidatura do Gabeira – Que infelizmente não entrou por 0,1% (parafraseando alguém). O povo americano não podia se dar ao luxo de não votar em Obama, por tudo de ruim que representou a era Republicana/Bush para o mundo e finalmente para eles.
    Love & Cheers para vc G. e todos que brilhantemente colocaram suas opniões, mostraram o que pensam , mesmo que por tras de um nick. Ser democrata é saber divergir. Viva a Democracia!

  368. Zeneida

    Parabéns, Ex.ª Barack Obama. Aqui no Brasil meu voto sempre foi seu. Admiro muito V. Ex.ª. Rezo por V. Ex.ª .

  369. Sandra

    Lúcio, depende da conversa.

  370. Sandra

    TErgiv, não considero esses países democracias.

  371. Tergiv

    AH ta, democracia pra vc deve ser o que os EUA consideram como tal, ou qual seria seu conceito a respeito?

  372. Tergiv

    Boa noite a todos

  373. Sandra

    Tergiv, uma democracia não deve: calar a imprensa, apoiar organizações criminosas, manter o povo no país a força, fuzilar dissidentes e ter reeleições eternas.

  374. Sandra

    Franciny, as respostas das crianças sempre me surpreendem.

  375. Sandra

    Só vai dar branco? Credo, como o Obama é racista!

  376. gthomas

    Depois eu volto
    ainda sao 10 da noite aqui
    LOVE
    G

  377. FRANCISCO

    PARABÉNS OBAMA VOCÊ MERECEU A VITÓRIA acredito no seu governo…Mais oque é do Brasil é do Brasil…a Amazônia é nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Não mexa com nossa pátria!!!!!

  378. Sandra

    Foi só uma provocação, Gerald! Que Obama escolha as melhores pessoas, sejam elas brancas, pretas, amarelas, pardas, indígenas ou não quero declarar.

  379. gthomas

    Sandra, para com isso por favor
    tudo tem seu momento de graca

    mas, juro!

    desligo agora meu computador

    o Xamp esta fora do ar mesmo.

    chamar o Obama de racista eh me ofender e nao sei porque vc esta fazendo isso, justamente comigo!

  380. Sandra

    Boa noite a todos!

  381. Ronald.

    Francisco, se eles mexerem, a gente faz o que??

  382. McWilliam

    Yeah, there was a dream Niemeyer’s pavilion could stay there for good , or at least have lasted longer than only one day.
    I’m a globetrotter. I just came from Paris, after almost 2 months on holidays in Ibiza, but i’m not in NYC now.
    At the moment I’m in Canada , however the last two years i’ve spent 3 months in Manhattan and 3 months in Europe or Canada.
    I’m glad that as a broadmind guy you try to deal with my people, whose awareness has completely been lost while living under such lawlessness condition.
    I didn’t know you’re american
    Keep trying to wake them up please, i’ve lost my energy and completely gave up for it
    Thanks for the reply
    Congratulation for the blog
    Cheers !!!
    Be well & take care !!!

  383. Sandra

    Perdão por tê-lo ofendido, Gerald. Acho que Obama será um grande presidente, independentemente de sua raça, e que escolherá grandes pessoas para apoiá-lo, indepedentemente de raça, credo, sexo e preferência sexual. Desculpe-me. Sei que às vezes exagero. Não queria desrespeitar nem você, nem seu espaço.

  384. Ana

    Fui, mas precisei voltar para comentar: estou assistindo ZEIGEIST Addendum (addendum? agora?)

    Acabou de ser “lançado no Youtube”…

    E cheguei à seguinte conclusão: vamos ficar tão contra o capital, mas tão contra o capital, ou contra a forma como ele é gerenciado no mundo, que vamos acabar trabalhando por ideal.

    É aí que se quer chegar, mas não vejo a coisa tão bonita como pretendem que seja.

    Vamos ser escravos porque será a única forma de sermos, existirmos, mesmo, de vero e de fato. Não haverá outra forma.

    Triste isso, não?

    Ps: Eu disse esse blog tem imã, eu disse! A gente mal se despede e dá de cara com algo que sabe que aqui vai ser, pelo menos, questionado.

  385. nícollas

    bom, muito obrigado por ter votado em obama.
    votou por mim e por mais alguns esperançosos que ainda existem, felizmente…
    e viva!
    e mudando de assunto: sou teu fã.

    abraços

  386. McWilliam

    Hi GT
    I just read you liked the Guimaraes’s comment
    I’m sorry, i forgot to say that i signed as Guimaraes for my fist comment.
    That’s me !
    That’s also my name

    Goodnight !!!

  387. NOVATA

    Nenhuma eleição, nenhum presidente no mundo recebe tanta atenção…. é incrivelmente assustadora a influência que os EUA têm na mente global. Brasileiro vota por obrigação, mas se fosse pra votar em Obama saía de casa sorrindo!

    O que é para alguém viver e ser de um país tão popular… é assustador tbém, sentir a expectativa do mundo sobre seus ombros?

    Claro que quem foi votar foi pensando em votar no presidente de uma nação…. mas foi bem maior, vcs sentem isso?

    Vcs enxergam o resto do mundo? Acho que estão começando a perceberem que fazem parte de um mundo Algor, foi quase o primeiro….e Obama é a primeira representação disso, pelo menos espero isso.

  388. NOVATA

    Correção “Al Gore”

  389. NOVATA

    Correção “perceber”

  390. Ana

    Gente, quem tiver interesse em política, melhor, em polítca monetária, assista a isso: http://www.youtube.com/watch?v=NT-2fenmLnc

    É a primeira de 13 partes. Estou na sétima, e já estou à beira da loucura. Primeiro pq cheguei às mesmas conclusões sozinha, então isso, paradoxalmente, cura a minha “loucura”.

    Segundo, pq acho que não temos saída, mas é desumano demais saber que isso acontece e não poder fazer nada contra.

    Aliás, qualquer cidadão do mundo que se levantar contra isso é um “terrorista” em potencial ou tornado imediatamente em um.
    Um “terrorista” é alguém que não aceita nada do que tem sido feito desde que o Federal Reserve foi… inventado…

    Tenham paciência, são 12 ou 13 partes, mas assistam.

    Agora, uma coisa é certa: se isso vazou, é porque já há outro segredo por trás, muito, mas muito mais poderoso para manter aquilo que Lula chamou – antes de ser aprovado por eles mesmos – de “meia dúzia de banqueiros”.

    Vou virar hippie. Eu não agüento ver isso e precisar ficar calada. Ou saber que, mesmo falando, metade não vai sequer compreender do que se trata.

    Nunca é tarde para se questionar se Atlântida realmente existiu, e que os motivos que levaram o continente inteiro a afundar no – hoje – Triângulo das Bermudas, não seriam os mesmos de hoje: uma ganância sem precedentes, que no fundo acaba com o meio ambiente. Sem contar as vidas. VIDAS. Não ficções monetárias, mas VIDAS.

    Obama não vai mudar nada dentro desse contexto. Apenas apaziguar o povo americano. Mesmo sendo um bom homem, tendo carisma, exercendo a civilidade, ele, Obama, não é livre do jugo dos verdadeiros donos do mundo.

  391. Ana

    Em tempo: se Lula fosse um representante FIEL do povo, ele sequer teria se candidatado. Jamais.

    Eu não acredito mais em políticos, nem no capital, nem nas empresas, nem em nada.

    Eu acredito na força do povo. E acho que tá na hora dele se auto-gerenciar.

    Ou viveremos uma escravidão eterna, carregando na consciência que somos escravos de um sistema que mata de fome não sei quantos milhões de pessoas por ano.

    Dormir com isso pesando na cabeça é não dormir.

    Viver com isso, fingindo que não vê, não é viver. É compactuar. E compactuar com algo não faz de ninguém um anti-herói, ou um vilão, mas demonstra o quão vazios somos, cada um de nós.

  392. gthomas

    McWilliam
    I’m a little lost
    be well in Canada or in Paris or wherever you may find yourself.
    Yes, I’m a bit of everything and nothing. Maybe that’s a good way of putting it: a little bit of both. A little bit of zero, meaning, a little empty and joyful at this moment. A New Yorker for sure but a Carioca also as much as a Welsh German Jew. Does that explain it?
    LOVE
    G

  393. gthomas

    Ana, te dou toda a razao
    LOVE
    G

  394. devemos louvar a criatividade , atençao nessa altura do campeonato é piada velha mas é boa, divina … uma piada presidencial logo cedo a turma anda criativa
    são pedro esta na porta do céu e chega um sujeito e sáo pedro pergunta :
    E voce quem é?
    EU SOU BARAK OBAMA PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO DOS ESTADOS UNIDOS
    E sao pedro olhou e falou
    presidente negro nos estados unidos? quando isso?
    OBAMA RESPONDEU :
    A MEIA HORA .

  395. Rio Maynart

    Um negro na Casa Branca!!! Que maravilha!!! É o início do fim do
    do ultra-conservadorismo racial de uma nação sufocada pelo mofo de seu próprio preconceito. A vitória de Obama não é tão-somente a votória de Obama… É a vitória também de Lincoln e de Kennedy… É o sonho aparentemente impossível do Sr. Luther King tomando corpo, vida, pulsando em uníssono em todo coração estadunidense sem cor e sem raça. Que grande evolução obtiveram as cabeças de billhões e billhões de pessoas
    dessa grande potência mundial que fez sim , neste início de século e milênio, a MAIOR revolução histórico-cultural do planeta.
    Mas como o Gerald disse, é o caso de se estar feliz e preocupado… Que batata fervendo o Obama vai pegar!!!… Mas é o caso de preocupar-se tb com certos grupos fanáticos e terrivelmente contra um homem de cor sentar-se no lugar mais alto do poder norte-americano, tendo sob sua égide o destino do país e a vida de milhões e milhões de estadunidenses que querem viver essa mudança e fazer parte dessa revolução.
    Tremo de medo só de pensar que este fato político-sócio-histórico-cultural pode também suscitar um efeito contrário e fazer vir à tona – pela minoria ultra-conservadora fanática e instisfeita – o também secular grupo de encapuzados brancos sempre empunhando uma cruz em chamas.
    Bom… deixando a ku kus klan de lado…

    Eu desejo sucesso, ânimo,persistência, serenidade e firmeza (mas sem perder a ternura jamais) ao Excelentíssimo Sr. Presidente dos Estados Unidos da América, Sr. Barack Obama.

  396. Rio Maynart

    ERRATA: Onde se lê “ku kus klan”, LEIA-SE “Ku Klux Klan”.

  397. Jorge

    Eh isso ai! PARABENS pelo presidente preto nos EUA, que isto nos sirva de exemplo.

    Por falar nisso.

    Cade os pretos politicos brasileiros, estah na hora dos pretos brasileiros acordarem e seguir o mesmo exemplo dos EUA.

    e olha que nem preto sou hein! mas acho justo que se acabe logo com os preconceitos.

    Abracos
    Jorge

  398. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, tem post novo lá em cima.

  399. Ivan Martins Tavares

    É muito bom ver que o muro do proeconceito começa a desmoronar, tal qual o de Berlim a décadas passadas.

  400. Eurico Gaspar Batista

    Nos EUA uma nova era, um novo começo, muito trabalho cuidadoso e cauteloso, um exemplo a ser seguido. Aqui no Brasil, onde não existe racismo legval, ao contrário, existe um não racismo legal (onde não se pode dizer a um negro que ele é negro), pois dá cadeia, é preciso que nós negros deixemos de ser milindrosos. Vamos mudar esta visão, vamos à luta, vamos romper esse comportamento furado, frágil, sem consistência, vamos participar mais da política, vamos nos preparar dizendo não às cotas, vamos agir de igual para igual, somos inteligentes, capazes. No início será difícil más em poucas décadas estaremos colhendo os frutos. A cor da pele é apenas uma pigmentação. A inteligência é algo mais importante, mais sério e nós a temos. Pé na estrada.

  401. Danilo

    Que alegria!!! Não sou cidadão americano, amo meu Brasil brasileiro. Mas essa vitória de Obama é um estímulo a nós negros que tanto sofremos com o preconceito que aí está. Não adianta tentarem mascará isso, porque sabemos que existe. Então, caros amigos essa grande vitória de Obama reafirma quão capaz somos nós negros e que merecemos sim o respeito e a admiração como qualquer outra pessoa, que esse acontecimento sirva de lição (principalmente para os racistas natos)…. Que alegria!!! Que alegria!!!

  402. Silvana

    Acho, sinceramente, um tremendo racismo esse frissom sobre ” um negro na presidencia dos Estados Unidos”. A questao agora é essa (isso é racismo!!!!). O cara tem q ser é competente pq afinal a influencia q ele exerce é no planeta! E ta todo mundo ligado demais no sentimentalismo. Que o Obama tem um tremendo carisma e poder de seduçao absurda, isso nao ha como negar, mas temos que nos preocuparmos é se ele melhora essa economia falida. Lembremos que o Collor foi tbm esse fenomeno aqui no Barsil e deu no que deu (sem querer agorar é claro). Que Deus de sabedoria e ajude esse novo!!!! presidente

    Bjssssssss

  403. Oi, pessoal: Ana, vc está falando do blog do Caetano? Não, não sou o Lúcio filho, mas leio o blog, ainda não participei.

    Abraços e vamos para o outro post: and the band played on…

  404. contraponto

    Olá Heitor, obrigado por ter-me citado no seu comentário.

    O quye quis dizer que o negro como o branco pode errar e muito, porém um erro branco é perdoado, vide a eleição de Palocci, Genuíno (?), Maluf etc.etc.
    Quando o erro é negro, ele fica solitário, sem apoios, sem solidariedade.

    Ninguém passa a mão na cabeça ou perdoa, vide Benedita da Silva, Celso Pitta, Wilson Simonal etc.etc. etc.

    Esta aí a diferença no tratamento.

    Sejamos corajosos, nós brasileiros somos racistas até a medula, por isso, vamos parar de apontar o dedo para os norte-americanos, estes têm feito a sua (dele) parte por encarar o racismo de frente, ao contrário de nós brasileiros, que ainda nos envergonhamos de sermos racistas.

  405. meu estou muito feliz obama espero que seu governo seje cheio de gloria nos o povo brasileiro dezejamos.que seu governo diferente de bush o presidente das desgraças e guerras seja esquecido ?obama sou branco mas muito feliz de ver um negro /na casa branca espero que o povo americano se orgulhe de ter um presidente umiudi como nosso presidente lula que gostamos muito ? deus nao gosta de guerra deus quer a felicidade de todos no mundo.obama voce merece ?????????

  406. Raul Fernandes Sobrinho

    Gerald:
    Assim como vc., passei os últimos meses “vivendo” a eleição americana, empolgado com Obama, desde as primárias.
    Escrevi “comments” TODOS OS DIAS para os sites poliíticos que assino – como o washingtonpost.com, o de Obama, o do Boston Herald, o do Partido Democrata, o da senadora (D- Cal) Barbara Boxer – além de outros como o da CNN, do Realclearpolitics, etc. Creio que foram mais de 150 textos, certamente. Criei polêmicas, recebi insultos dos Repubs, mas não deixei de criticá-los seriamente ou de sacaneá-los, principalmente depois de Sarah Palin. Como vc, sinto que isto foi uma das maiores realizações de minha vida…
    Agora um pouco de Astrologia, em que acredito (Napoleão também) como mais uma ferramenta para o Conhecimento, sem exageros… Como Obama é do signo de Leo (4 de agosto de 1961), com ascendente em Aquarius e Lua em Gemini, e a Lua entrou em Aquarius na noite do dia 4, fazendo conjunção com o Ascendente natal dele, posso dizer que THIS IS THE STARTING OF THE AGE OF AQUARIUS, como minha geração sonhou nos final dos anos 60 e começo dos 70!

  407. Alberto

    Tá tudo muito bem!Tá não!!! É interessante a novidade.Mas naõ passa daí.O Obama “sorriso” da campanha, não é o mesmo Obama da vitória.Agora, ele representa o sistema.E o sorriso já é de preocupação.De bom, é que nos livramos do Bush.Mas a política americana não mudou!Onde se tem um partido de direita e outro de extrema direita(para não dizer que são iguais), e capitalistas da ala especulativa, falta tudo pra dizer que mudou.
    Cor não basta.Tem que se ver a trajetória do homem e com quem se comprometeu.Dentro em breve saberemos.Mas tenho esperança.

  408. Alberto

    Nada mudou.Quem vai mandar?Senão vejamos: a america do sul todinha esteve nas mão de militares(pró-capitalistas).Aí vem a “abertura” e agora somos todos governos de esquerda(populistas).A America do norte pouca afeita a diversidade ideológica política, não tendo esquerda , muda de cor.”Coincidentemente” o sistema financeiro está quebrado(mas não está).O fato é que o dólar se valoriza.Os semi-libertos emergentes voltam a se afundar.Um seleto grupo de banqueiros vai se fortalecer.Será que resta alguma dúvida sobre quem “permitiu” a ascensão de Obama, de Lula, de Evo, de Chavez?Ou eu estou ficando, a exemplo da comentarista Ana(06/11/2008 02:17) , louco?

  409. Érica oliveira e Lavinia da hora

    e por favor acabem com esse preconceito
    besta
    seus dementes

  410. Acho legal Obama ter ganhado estava torcendo por ele.Mas estou preucupada com o Brasil,muita violência .Não sei se este pais esta perdido , acho que tem solução, mas muita gente tem que colaborar.
    Vamos colaborar!!!

    Quem concora comigo!

  411. achei maravilhoso a campanha de Barack,
    pois ele será uma inovação inovadora na Casa Branca.
    até mais e abraços a todosss.

  412. Angelica

    Obama , Prabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    Parabêns aos Democratas Americanos e toda América por esta vitoria ,depois de uma lomga caminhada.
    Que Deus abençõe Obama.

  413. fabricio de queiroz

    homem mais importante do planeta e negro…………
    espero que agora a vida nos paises do terceiro mundo seja notada…………..
    tenho esperança que dia melhores virão que esta matança esteja com dias contados que os nomes das pessoas não sejam escritos com sangue………..
    um negro na presidência dos E.U.A……….
    graças a DEUS estou vivo para ver a historia na minha frente………..

  414. everaldo

    Ana 2:17

    Beleza Ana. Acordou???

  415. parabens ao novo presidente..
    agora é fazer…Fazer muita coisa por esse povo q sofreu no governo bush e nos governos passados..
    parabens

  416. parabens oa novo presidente fiquei muito mais muito feliz com a sua vitoria

  417. parabens au novo presidente fiquei muito mais muito feliz ocm a sua vitoria

  418. Tom

    Além de ser um negro, é uma pessoa que tem uma certa vivência em outros países além de ter parentes de diversas etnias e de diversos lugares do mundo! Espera-se então que ele olhe com mais respeito para o resto do globo do que os neocons….

    Eu sempre disse: Os EUA são uma grande nação que foi sequestrada por um bando de loucos e a isso devia o seu declinio temporario. Agora com Obama voltam as esperanças…

  419. gilberto manam co

    sou gilberto manam co estou aqui em guine bissauso dejeso boas compressoes para a obama

  420. fabiola soares

    sabe foi uma coisa q marcou não só amim mas o mundo inteiro
    e sempre vai ficar uma moral nas nossas vidas
    sempre q quizemos algo temos q insistir e persistir
    q nos iremos alcansar nossos objetivos
    temos o exemplo do novo presidente dos ESTADOS UNIDOS
    se ELE consegui eu, vc, nós também podemos conseguir
    parabéns presidente vc eéo exemplo para o mundo.

  421. Achei legal, otimo, o povo americano ter escolhido um presidente negro para comandar os EUA, pois só assim o preconceito acaba!!

  422. Parabenssss..! Barackk que vc seje muito felixx.!!!

    bjossss…!!!

    muita felicidade pra vc vlw..!!!!

    thau..!

  423. LINA

    A REVOLUÇÃO CHEGOU….E A POPULAÇÃO DO ”EUA” TEM Q CONCORDAR….QUEM IMAGINARIA QUE FUTURAMENT UM NEGRO PODERIA DOMINAR A MAIOR POTENCIA DO MUNDO.E TODOS TEM Q CONCORDAR,QUERENDO OU NÃO BARACK OBAMA LUTOU…SOFREU…MAIS CONQUISTOU A TÃO ALMEJADA VITÓRIA….PARABENS PRA ELE…POIS O SONHO Q ELE REALIZOU,CONQUISTOU ERA DE TODOS E A PROVA DISSO FOI A SUA CHEGADA A PRESIDENTE….PARABENS….QUE DEUS TE ILUMINI HOJE E SEMPRE BARACK OBAMA

  424. Aqueles que nao gostam da presidencia de Obama, eu so posso lamentar, poi na minha opinião, eu acho que foi uma eleição muito merecida!!
    e eu não acredito que em pleno século XXI ainda exista racismo no mundo!
    eu acho isso uma BARBARIDADE, como cidadã brisileira, acho que tinhamos que aprender a valorizar mais as pessoas, não importa sua cor, sua religião ou sua classi social, mais temos que valoriza-la pelo seu caráter!!
    Bom aqueles que tem sua opinião própria de RACISTA, so posso lamentar!!

  425. barack obama,um nome estranho e bem bonito é nome para presidente.
    novidade um presidente negro nos estados unidos,claro porque la as pessoas tem muito preconceito com negro porque eles sao brancos!

  426. “Chega. Chega de preconceito racial. Temos um negro na Casa Branca!”

    Barack Obama eo Lula que os EUA estava precisando. O mundo precisa não apenas de pessoas que tenham inteligência para governar e dirigir um país. Não as guerras! chegou o tempo de mudança e hora de apoiarmos. Como disse Obama não uma revolução más a oportunidade de fazer algo melhor. O planeta o ganha com isso, o brasil talvez em alguns aspectos politicos e de transição iternacional pode ser um pouco prejudicado o estilo de governo democrata. Contudo há uma esperança de dias melhores ao repeito ao ser humano aos direitos de igualdade social, a inibição ao preconceito racial. Isso so depende da atitude minha e sua pra fazer um brasi um mundo melhor!

  427. ALBERTO MATEUS

    quero que me nao compreendam mal ,sem ainda julgar as minhas ideias… ser negro,branco ,amarelo ou outra cor da pele nao faz sentido positivo mas o importante é a massa cinzenta do homem bem educada e com oportunidade igual a qualquer .
    porque os seres humanos pensam que o negro nao tem capacidade igual a quqlquer …o que importa é a unidade e mutua correspondencia de ideias formando um só homem,para o bem das sociedades. depois da morte nao existe sabedoria.

  428. ALBERTO MATEUS

    sou um ser com a diferença de pensamento sobre assuntos politícos, porque os políticos falam sobre a dignidade do povo e seu respeito mas nao o que sucede ; embora nao tive oportunidade chave de formar através da guerra desnecessária que abateu no meu país. falando sobre o modo de governaçao depende do homem. porque as experiencias nos ensinam as apaencias iludem no vazio. ja reavaliaram o meu comentário anterior. é preciso que ajudam-lhe nas suas ideias e andem juntos,só assim conseguem ver o bom líder do povo. o líder nao pode ser egocentricos nas suas necessidades mas sim pelo povo embora nao podemos esquecer o nosso bem pessoal…ainda que nao consegue dar soluçoes de todos mas minimizar as suas questoes. empreso e educaçao aos jovens,sem criar diferença de cor ou raça,aos velhos boa assistencia médica e outros bens segundo as riquezas do país.

  429. ALBERTO MATEUS

    estamos na era moderna ,nao na escravatura ,onde os povos de outros continentes eram sujeito a dominaçao .o que eles trouxeram nouros continentes ?antes porem saqiqarem dos recursos naturais e economicos .hoje se nos estados unidos da america surge um negro para governar as criticas surgem.entao quem deve dominar neste pais ?brancos, amarelos ,castanhos e o negro onde fica? se jesus que criou o homem nao separa?porque ? nao critique pois … a sabedoria e a inteligencia é igual a qualquer na aprendizagem, existe diferença. por isso respeite,o que governa neste momento.. obrigado.

  430. marcio antonio

    so por que somos negros, nao quer dizer que somos incapazes de lutar pelos nossos direitos. Obama provara que faz e que é capaz de liderar o país mais poderoso do mundo,porque ele ja é um poderoso, ja é um vitorioso. Para aqueles que foram contra a Obama , os nossos muito obrigado, pois a vitoria calaram – os.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s