Violência BRUTAL

Violência BRUTA

Ou BRUTAL.

Não pode ser normal. Meus amigos “estrangeiros” que estão chegando aqui para uma série de eventos me perguntam: ”Como está aí? Como é São Paulo?  O que devo vestir?”

Fico quieto aqui no meu canto e reflito um pouco.

1-   Polícia atacando polícia. Humm, será que conto isso pra eles? “Listen guys, down here two separate forces of the police are at each others throats, with FULL FORCE, tear gas, bombs, etc”.

2-Duas polícias diferentes? “WHAT?

2-   Ah, como os carabinieri e os polizzia na Itália? Sei lá, difícil de explicar. Se eles não conseguem se entender, como a população os entenderia? Ou como eles entenderão a população?

3-   Ou falo daquela garota mantida pelo seqüestrador… Não, melhor não falar nada sobre isso. Quero falar bem sobre São Paulo. Quero dizer que isso aqui é um prosseguimento da Bauhaus, que, se Gropius estivesse vivo, se orgulharia disso aqui. Ou Corbusier. Ou gostaria que Peter Eisenman e Gehri dessem um pulo aqui para fazer uma intervenção arquitetônica, misturar os vivos com os quase vivos.

4-   Mas… fora o Hotel Unique, a aquitetutura daqui é simplesmente a MAIS convencional das cidades modernas. Careta mesmo! Até Shanghai é mais moderna, mais criativa e não tem esses malditos postes, postes, postes, postes com os fios expostos, tranformador à vista e mais fios, fios, fios e poste, poste  e poste! Nem o Rio, Zona Sul tem mais isso.

5-   Mudo de assunto, então? “It’s a cool city, man!” Pode-se andar de noite na rua sem problemas. Catzo! Pode nada. Tem que se VOAR do lugar para onde se está para o carro e do carro para dentro de um recinto fechado. Muito carro BLINDADO aqui. Lojas: BLINDA-se em 48 horas! Que vida bela!

NENHUMA CAPITAL de lugar nenhum é assim. Nova York, onde moro, saio na rua as 3 manhã para fazer compras na Deli. Sei lá, coisas como açaí orgânico. Pão, coisas que não tenho saco pra comprar de dia, no meio da muvuca. Desço a pé uns 12 quarteirões, da 23 até o East Village, e não me passa pela cabeça olhar para trás.

Ontem, na 9 de julho, um motoqueiro morto, estirado no chão. O motorista de táxi nordestino dizia: “Ótimo, menos um”! Assim, com essa frieza.  Ótimo? Menos um? É isso que o brasieiro quente… REPITO… ”quente” virou?

Hoje estréia nos EUA o filme de Oliver Stone sobre George Bush. Chama-se simplesmente “W”. Vi trechos. Stone, às vezes acerta em cheio, às vezes erra feio, assim como eu e você. Stone, nesse filme, afirma que “W” mudou o mundo pra sempre e que essa esfera jamais vai se recuperar dos danos deixados pela dupla Cheney-Bush. Até McCain está afirmando: “I am NOT “W”. Somente ele sabe o que quer dizer com isso.

O skype toca: “Então, que roupa devo levar?”

Não sei, digo eu. Um dia faz 35 graus e não há ar para respirar, uma secura… uma poluição, um barulho de ônibus, dos escapamentos, os bip bip bip dos motoqueiros e os snif snif snif dos garotos cheiradores de cola nos faróis, semáforos/sinais de trânsito. Olha, paulicéia… Vocês estão de parabéns!

Daqui da janela vejo antenas e mais antenas.

Refúgios altos e helicópteros de pessoas que tentam se elevar além dos índices do DOW JONES.  Lá embaixo, uma população que dorme nos cantos, abaixo dos BAIXOS níveis do DOW JONES. Enquanto o Lula fala besteiras em Moçambique ou em algum alambique e tenta perpetuar sua história no poder, eu me lembro de que Hitler, Stalin e Franco e os grandes ditadores se perpetuaram através de juventudes, melhor, de movimentos juvenis que criaram (Hitler Jugend, por exemplo). Algum anão espanhol me lembrou disso.

Acho que um dia São Paulo acorda para São Paulo. Aliás, eu acordei para São Paulo faz tempo. E… e o quê? Aprendi que só há mesmo uma maneira de amá-la. É através da atonalidade. Através dos “pingos” do Pollock, dos traços mal traçados de qualquer movimento artístico da deformidade que, sim, tem a sua beleza.

Num dia cinza como o de hoje, Sampa fica ainda mais feia, digo, seu espelho a reflete ainda mais bela.

Gerald Thomas

 

 

(Vamp, na edição)

 

Ps. do Vamp: Caros, os comentários permanecem daquele jeito: Uns entram como se tivessem sido postados (do verbo postar)  com uma hora de antecedência. Outros não. Às vezes as respostas aparecem antes das perguntas.

Portanto, antes de começar a rogar pragas para o moderador (no caso, eu) por seu comentário não ter entrado, verifique se ele não está lá em cima. Vamos tentar organizar o caos!

 

193 Comments

Filed under artigos

193 responses to “Violência BRUTAL

  1. Ana Luiza

    Como sempre.. nos deixando.. semm palavras….

    E com muita, muita vergoha.

    Bjus

  2. gthomas

    Sandra: nao sei mais o que dizer!
    Ou entao choro!

  3. Ricardo Hartmann

    Não é brasileiro. Não é americano. Não é inglês, nem alemão. Uma alma penada que perambula pelas madrugadas, com delírios pseudo intelectuais. Esnobe. Pedante. Distante. Alguem se importa com o que escreve, pensa, ou diz, Gerald Thomas ??? Será que o IG paga por isso ???

  4. Ana Luiza

    Ricardo Hartmann, se te incomoda pq perde tempo aqui ?????

    Volta p a sua mediocridade……

  5. assombrações aparecem
    a medida que a gente se desloca no planeta
    quando é chegada a hora
    se vai embora do lugar se não há praça nem jardim
    levarei comigo uma lembrança tão amarga assim:
    eram crianças de rua virados na cola que falavam
    sozinhos
    hoje são velhos fugidos dos hospício
    e agora gritam nús pela rua
    vigaristas e levianos ergueram muros fizeram jardins
    mas proibido pisar na grama nao é escrito assim .
    mas proibido pisar na grama nao é escrito assim

  6. assombrações aparecem
    a medida que a gente se desloca no planeta
    quando é chegada a hora
    se vai embora do lugar se não há praça nem jardim
    levarei comigo uma lembrança tão amarga assim:
    eram crianças de rua virados na cola que falavam
    sozinhos
    hoje são velhos fugidos dos hospício
    e agora gritam nús pela rua
    vigaristas e levianos ergueram muros fizeram jardins
    mas proibido pisar na grama nao é escrito assim .
    mas proibido pisar na grama nao é escrito assim

  7. gthomas

    Ricardo Hartman quer um emprego pra escrever?
    Vire celebridade antes! ou entao reduza-se a sua insignificancia

  8. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, na boa, fala pros seus amigos virem para Curitiba!

  9. O Vampiro de Curitiba

    Os comentários estão daquele jeito: Uns aparecem bem antes, mesmo que postados depois.

  10. O Vampiro de Curitiba

    Ahhh… Bom dia, meus amores!

  11. Ana Luiza

    Vamp o belo boa tardeeeeee
    apesar de meu comentário aparecer lá em cim
    saindo…
    volto ,mais tarde
    bjus a todos

  12. gthomas

    GIO, Sampa esta assim por MINHA CAUSA?

    vou embora ja!

    e quando volto esta pior ainda

    eu nao sou FATOR GIO
    GRAFICO
    GIO

  13. Edward

    Vocês ainda estão por aqui? pensei que todo mundo já tivesse ido embora.

  14. Oi, GT e pessoal. Lendo Oswald, que definiu Sampa como babel do vocábulo impróprio, encontrei diálogos que poderiam estar no blog agora:

    O rapaz magro, de olhos mortiços, animou-se. Estávamos num bar do Leme.

    — A gente acaba compreendendo que não é possível outra coisa senão voltarmos a nós mesmos….

    –Você virou nacionalista?

    –Não. Virei xenófobo (…). Temos que dar pancada nessa estranja que usurpou tudo, a nossa casa, a nossa comida, o nosso silêncio, a nossa emoção (…). Outro dia peguei uma pretinha minha empregada, chamando o namorado de “meu big” e combinando: “yes, darling!” Vou te encontrar na gafieira…Isso é demais! Precisamos de trinta noites de São Bartolomeu para acabar com isso. E esses idiotas e vendidos que se puseram a serviço de nações estrangeiras?

    (…)

    –Nós vivemos em plena erosão nacional. De um lado, esse comunismo antimarxista, pois ficou estável, intocável, metafísico como o tomismo na mão dos inacinos (…). De outro, a América absorvente e cínica, com seus tentáculos musicais de swing e rumba, seus entorpecentes civilizadores. O whisky que já figura na dosagem das mamadeiras, o gin matinal ou a boate cretinizante, onde se põe Bach em compasso de fox, toda essa degradação das velhas e sadias reservas humanas”

    Telefonema 6. jun 1947

  15. Maurício

    Sugira para seus amigos irem para o Rio… Recife… ou qualquer outra cidade deste país. Será que a violência é um problema só de São Paulo? O problema de São Paulo é que recebemos todos de portas abertas… oferecemos hospitalidade e as melhores oportunidades que existem neste país… e depois as pessoas vão embora daqui morar em Nova York ou em qualquer outro local esquecendo-se de tudo que esta cidade lhes proporcionou… do quanto eles devem a esta cidade que considero incrível. Espero que seus parentes que vivem escrevendo neste blog não me condenem por esta crítica, pois considero São Paulo uma das melhores e mais injustiçadas cidades do mundo.

  16. Sandra

    QUE LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    “Num dia cinza como o de hoje, Sampa fica ainda mais feia, digo, seu espelho a reflete ainda mais bela.”

    QUE LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. MEU…ACOISA DA DOIDA!!NÃO ACREDITEI NO QUE VI ONTEM!!A PM DESCEU O CASSETE NA TROPA DE ELITE PAULISTA,AINDA BEM QUE A TROPA DE ELITE APANHOU QUETINHA,SE NÃO SERIA UMA GUERRA DE SANGUE…A PAU COMEU NAS BARBAS DO SERRA!!!!!

  18. Laercio Pimentel

    É, Gerald… o mar não está pra peixe, tampouco para pescador. Mas o gostoso de tudo isso são as diferenças. Já pensou todos os lugares iguais a New York, ou iguais a Budapeste, ou ao Itaim Paulista? A diferença é que faz a beleza. Diga para seus friends que venham e sintam aquilo que você não consegue traduzir. Pode ser que sintam decepção; pode ser que sintam tesão por essa cidade. É Sampa…

  19. Rio Maynart

    Brasil tem seus defeitos, mas ainda é o MELHOR país (ou devo dizer, digo, relembrar PINDORAMA) do mundo. Como cidadã brasileira, Gerald, sua dor é tb a minha dor… a dor dos brasileiros… nas ainda assim, a menor dor do mundo… DOR mesmo, é no Iraque, na Índia, na Palestina e em alguns lugares – ainda NÃO descobertos pela mídia – deste universo.

    Vamp, minha vida tá uma correria só… Tenho faltado aqui e minha ausência continuará presente ainda por algum tempo… Coisas da vida!!!… Mas sempre que der, dou um pulinho por aqui.
    Bjão,Meu Doce Vampiro… Isso me lembra S. Paulo que o Gerald falou acima… afinal Rita Lee – como afirma Caetano – ainda é a MAIS COMPLETA, e por que não dizer, a MELHOR tradução de Sampa.

    Saudade, Gerald, Bjos…

  20. Edward

    se cabe a polícia nos proteger, quem nos protege da polícia?

  21. MEU…ACOISA DA DOIDA!! NÃO ACREDITEI NO QUE VI ONTEM!!A PM DESCEU O CASSETE NA TROPA DE ELITE PAULISTA,AINDA BEM QUE A TROPA DE ELITE APANHOU QUETINHA,SE NÃO SERIA UMA GUERRA DE SANGUE…A PAU COMEU NAS BARBAS DO SERRA,QUER DIZER…..CARECA!!!!!!!!

  22. Dagom Dclxvi.

    A cidade dorme.
    Esta noite o calor foi de rachar mamona por aqui e além de tudo como sou aposentado e a insônia é incessante retirei-me de minha alcova e me recostei a um sofá na sala que fica de frente a uma vidraça translúcida que dá para o sopé da serra do japi.
    Observando o céu claro e estrelado e passando os olhos sobre a encosta da montanha de um verde musgo que só as noites de luar nos proporcionam fiquei ali há matutar um pouco sobre tudo.
    Em um instante vi riscar o céu uma bólide chispante e prófuga como se fora um dardo penetrando e rasgando a cúpula celeste em um fulgor queimante e indescritível indo se perder aos poucos além da cumeada dando o ultima chispar lá pelos confins do horizonte.
    Tudo é calmo e tranqüilo e o silencio prevalece na aurora e a cidade dorme embalando o sonho e os devaneios de uma multidão indefesa.
    Sinto-me como o protetor de uma grande ninhada que vigia e acalenta as crias ingênuas e desarmadas, umas em camas macias outras em leitos de dor, umas destilando ternura outras sentindo pavor, umas vivendo abundância outras pedindo favor.
    Mas, a noite continua linda começo ouvir ao longe pequenos sons é a cidade despertando, os primeiros raios de sol surgem no horizonte e me situo entre duas grandes artérias que abastecem a metrópole paulista via Bandeirantes e via Anhangüera posso sentir seu pulsar posso medir sua pressão.
    Tudo é para ontem, tudo é pressa, tudo é pressão, todos correm, muitos nascem, outros morrem.
    Tudo parece normal, tudo parece bonito, mas ontem fez um frio de lascar e a cidade dormiu agasalhada uns com cobertor de lã ou edredom de cetim outros envoltos em farrapos ou agasalhados em jornal, mas todos sentiram frio, e a montanha estava sombria e a névoa pairava sobre o cimo escondendo as estrelas que as vezes insistiam a aparecer entre as aberturas dos flocos dispersos.
    Tudo é calmo e tranqüilo e o silencio prevalece na aurora e a cidade dorme embalando o sonho e os devaneios de uma multidão indefesa.
    Sinto-me como o protetor de uma grande ninhada que vigia e acalenta as crias ingênuas e desarmadas, umas em camas macias outras em leitos de dor, umas destilando ternura outras sentindo pavor, umas vivendo abundância outras pedindo favor.
    Mesmo assim a cidade acordou da mesma forma.
    Tudo é para ontem, tudo é pressa, tudo é pressão, todos correm, muitos nascem, outros morrem.
    Até parece embuste, mas anteontem fez-se um dia chuvoso e choveu a noite toda acionando os guarda-chuvas uns de cabo de osso e tecidos das mais lindas cores e incrustados de brilhante, outros com as varetas quebradas às vezes sem cabo até, muitos no coletivo ou de carro tantos caminhando a pé.
    As nuvens esconderam a montanha e a chuva molhou e banhou suas encostas com o vento que soprava lavando os telhados de carbono impregnados.
    Tudo é calmo e tranqüilo e o silencio prevalece na aurora e a cidade dorme embalando o sonho e os devaneios de uma multidão indefesa.
    Sinto-me como o protetor de uma grande ninhada que vigia e acalenta as crias ingênuas e desarmadas, umas em camas macias outras em leitos de dor, umas destilando ternura outras sentindo pavor, umas vivendo abundância outras pedindo favor.
    A cidade acordou da mesma forma, toda molhada com o ar mais respirável do que antes, mas mesmo assim.
    Tudo é para ontem, tudo é pressa, tudo é pressão, todos correm, muitos nascem, outros morrem.

  23. Aninomyous

    Vou tentar comentar retirando um pouco da dúvida…tem sim duas polícias, a militar é um ‘apoio’ ao Exército, ela é realmente militar, mas logicamente eles são soldados e oficiais especializados na ‘guerra urbana’….eles são muito mais para o ataque, repressão e confronto do que para negociação…embora estejam lá no caso da criança…
    A polícia civíl, é realmente civíl, e eles não são hierárquicamente subordinados, mas sim concursados, essa polícia é investigativa, eles rastreiam, são um tipo de intgeligência, que vai da polícia científica (CSI por exemplo) até os grupos como GOI e DENARC…eles podem se rivalizar por serem de dois mundos distintos, civil e militar, mas são irmãos enquanto cidadãos e estarem do mesmo lado, o da lei e da ordem…o caso lá é que a Militar não pode se ausentar de seu dever, eles ‘morrem em cumprimento do dever’, e foram solicitados pelo Governador, não podiam fazer diferente…são como ‘anjos’ sem livre arbítrio, eles não podem se insubordinar…ou algo assim….sem puxa saquismo..na real…hehehehehe…

  24. Aninomyous

    Quanto a corrupção, ao banditismo, às neuroses e aos exageros, ambos tem essas monstruosidades, e um simples conflito pode deflagrar o que ninguém espera que aconteça,mas isso não é referente às corporações, mas sim aos seus membros.

  25. gthomas

    Todos, vamos ver se o problema de horario esta resolvido
    LOVE
    G

  26. Luciana

    Falta da presença de Deus?Ou resultado da ganância do ser humano que em nome do dinheiro faz qualquer coisa?Nem digo dos miseráveis que muitas vezes roubam para comerem, estou falando dos que já tem uma vida confortável e mesmo assim querem mais mesmo que tenham que matar.

  27. Aninomyous

    Ops…ERRATA: é GOE (Grupo de Operações Especiais) e DENARC…eu mesmo tive aulas de Karatê Shotokan na juventude com um policial do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos)…eles estão mergulhados no submundo, na sujeira e na violência, sem apoio e ganhando mal…isso é culpa do Sistema,….ta bom, ta bom não vou bancar o subversivo…

  28. gthomas

    A ORDEM CRONOLOGICA DOS COMENTARIOS AINDA NAO FOI RESOLVIDA

    ACABEI DE COMPROVAR

  29. Glorinha

    Gerald,
    não tenho nem o que dizer a mais do que o próprio post…é lindamente triste…
    choro agora e em algumas outras tantas vezes, talvez para me tira um pouco dessa poluição cravada no peito.
    [[]]

  30. Luciana

    Tudo isso é resultado da presença da ganância.O outro falou que é a ausência de Deus, Qual Deus ele se refere, pq tem Deus do dinheiro, Deuses vários…ou seria o caso de valorizar a vida, humanizar as pessoas, acentuar o lado mais humanos nas pessoas, e não o seu pior lado.E ainda há pessoas que incitam mais as pessoas se tornarem frias, calculistas, desumanas, etc,etc….

  31. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Gerald – Você falou de todas as mazelas de São Paulo, mas aonde outros enxergam criticas eu vejo amor, reconhecimento que á metrópole mesmo com todos os seus problemas, sua grandeza é infinitamente maior.
    Parabéns pelo texto.
    Abraços colloridos.

  32. Aninomyous

    Veja por exemplo, que o GARRA teria a mesma função da Polícia Militar, de um Comando de Patrulha…por isso, talvez dentro do estresse de seus trabalhos, talvez a corrupção ora de um membro e ora de outro, cause injustiça ora de uma parte ora de outra, etc. etc. etc… logico que é preciso que tenha a integração de ambos, eles precisam ganhar bem, todos que trabalham precisam ganhar bem…mas não tem dinheiro…esse artigo só serve para especulação e fica estancado nos cofres do sistema financeiro…

  33. Glorinha

    … por que pensamos que sabemos explicar tudo?
    as vezes acho que a “fumaça” calcifica alguns sentimentos e que os perdemos em algum lugar para o qual ele não deveria estar…S…P….
    []

  34. Jeferson

    Pra quem tem Reinaldo Azevedo como supra-sumo de sabedoria, São Paulo deve estar bem feia mesmo!
    Quem deixou essa cidade feia até hoje? Foi a pequena parcela rica da cidade que sempre explorou a parcela pobre! Agora não adianta mais reclamar.
    O “operário analfabeto” já fez muito mais que o “príncipe dos sociólogos”. Caso contrário já estaríamos vendidos.

  35. Glorinha

    Ricardo Hartmann,
    sim, muitos se importam com o que pensa, cria, escreve, descreve o Gerald…muitos

    vc se preocupou em escrever que não se preocupa!

    abraços despreocupados pra vc.

  36. Aninomyous

    Não justificando, mas explicando…o kra vai lá e prende, depois encontra o mesmo marginal e prende, depois encontra…prende…encontra…prende…chega uma hora eles ‘fazem um acerto’…vc não pisa no meu calo e eu lhe arrumo uma grana…o sistema gera seus monstros, como disse não justificando mas explicando, o marginal tá lá às vezes por falta de emprego (como saber se não? já que o próprio sistema lhes proporciona esse recurso), e o policial cansado de tanto ver a justiça soltar os bandidos, que já começam a lhe ameaçar, ou faz acordo ou além de pobre vai se ferrar…aí o proprio sistema os deixa vulneráveis, pra além de não ter que matar, matar, matar e no fim perder o emprego e ser chamado de monstro, ou morrer nas mãos de um bandido e deixarem a família ao leu…o sistema os empurra à corrupção…’hoje vai ter janta com mistura’ vou levar um brinquedo pras criança….vou enfeitar a mulher e o barraco…vou ficar vivo e manter o emprego….sistema podre!!! ou vai ver que eu é quem não sei de nada…não! quem não sabe nada é o Lula…eu tô abaixo disso, na insignificância…

  37. marcelo

    Muito bom. Mas não dá pra comparar Lula com Hitler.

  38. Ivan Bruce

    Acho que a policia civil deveria ir para casa e voltar armada, em maior número. Depois de exterminarem toda a tropa de choque deveriam ser processados, condenados e, ao final (afinal), presos. Todos eles.

  39. GIO

    SÃO PAULO É ASSIM, PORQUE HÁ PESSOAS DEMAIS COMO VOCÊ, QUE NÃO TEM UM PINGO DE AMOR POR ONDE VIVE, JÁ ESTIVE EM NOVA IORQUE E ACHEI TÃO SUJO QUANTO AQUI (CHINATOWN COM SEUS OLHOS DE CABRA AO AR LIVRE, SUAS ESTAÇÕES DE METRO SEMPRE FEDORENTAS, SUJAS E QUENTES…UAU!!!) E DETALHE: NÃO PUDE SAIR DEPOIS DAS 22 H, PORQUE EU SOU DA FAIXA DE RISCO:TURISTA, MULHER E JOVEM…QUE MARAVILHOSO HM?ACHEI SUPER SEGURO…
    PENSA EM SÃO PAULO APENAS COMO UM LUGAR PRA SE GANHAR DINHEIRO, NÃO É MESMO?O QUE VOCÊ FAZ PARA MELHORAR SÃO PAULO? SE ENXERGA!SÓ FICAR FALANDO MAL É FÁCIL E CONVENIENTE…VOCÊ REPRESENTA A MÚSICA DO SKANK “A INDIGNAÇÃO É UMA MOSCA SEM ASAS…NÃO ULTRAPASSA AS JANELAS DE NOSSAS CASAS…” UM MAL DOS BRASILEIROS NÃO- PAULISTAS QUE MORAM AQUI…INFELIZMENTE PARA NÓS…

  40. Marcos Lima

    É inacreditável a arrogância desse solerte, indigno de limpar os sapatos do nosso estadista o presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA, que não perde uma oportunidade para escancarar seu preconceito e desdém para com as coisas tupiniquins, preocupado com seus amiguinhos estrangeiros cujo os Países de origem tem em suas histórias inúmeras passagens tão ou mais degradantes que nossas mazelas. E para lembrar esse intelectoide tomado por uma conveniente amnésia de qual segmento de “nossa” sociedade é responsável por esse país ser assim, aos quais ele busca agradar fazendo graça com sua retórica fascista.

  41. Glorinha

    Heitor,

    kkkkakkakakk, a gravura!!!
    []

  42. Aninomyous

    Glorinha, a gente precisa buscar refletir as questões, porque tentando uma explicação podemos talvez esbarrar em pontos chave, para formular respostas que se não corrijam ou solucionem, pelo menos minimizem e reduzam as distorções!
    Esse papo de relativizar tudo, o que é o bem? o que é o mal? o que é moral? o que é etica? o que é justiça? o que é o que? o que é que eu quero perguntando o que é? isso só serve para mistificar coisas simples, isso sim é esnobe, isso só serve para os cínicos e os hipocritas…precisamos sim de explicações, e de resultados, o resto não importa e vão filosofar no raio que os parta…ahahahahahahahahahahahahaaaaaaaaa…tal qual alguém vir me sugerir ‘vc parece um monge beneditino’ se visse Calígula…e depois vem se fazer de ofendido…barbaridade!

  43. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    .Nada melhor do que uma sexta-feira vendo os petramulambos se descabelarem, e aguardar mais um numero da VEJA.

    Amigos dizem que o texto do Mainardi está semana ficou irretocável.

    Gerald – tinha comentado sobre seu amor por São Paulo, mas a petralhada te xingando por causa do Mulla é impagável.

  44. O Vampiro de Curitiba

    Não entendí o porquê de tanta raiva contra o texto do Gerald!
    Claro, São Paulo não é nenhuma Curitiba, mas tem lá sua graça.
    Agora, convenhamos, êta gente feia!! Feia e hipócrita!!!

  45. Bairros,luxuosos:
    Higienópolis,Perdizes,Jardins,Moema,Luxo,Luxo,Luxo,Luxo,Luxo,Luxo,Luxo,Luxo…lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixo,lixolixo,pessoas remexendo,degustando,pegando,lixo,comendo Lixo LIXO,LIXO,LIXO,do luxo…..que lixo do luxo

    Maurício Severino,porteiro do prédio que o Vamp mora..

  46. Fabio Ribeiro

    A melhor foi o comentário do taxista, é assim mesmo…
    o aquecimento é global, but it’s a cold world after all

    em São Paulo não existe violência
    existe uma grande Ausência da presença de Deus =)

    quando vemos essas cenas, sabemos “Ele não esta ali”

  47. Aninomyous

    O Lula pode não ser Estadista, mas também não é um tolo…posso até criticar, mas eu concordo com o Gerald e não vejo a critica como algo de um extrangeiro, mas sim como alguém de casa preocupado com a bagunça feita pela Governanta…ele não sabe se foge do assunto ou se avisa que os cães estão soltos e mordento todo mundo, hahahahahahahahaaaaaaaaaaaa…
    abraços a todos….ops, digo, salve-se quem puder, fujam para as montanhas, parem o mundo que eu quero desceeeeeer…hahahahahaha

  48. Aninomyous

    Errata: posso até criticar o Lula, mas o respeito, porém concordo com o Gerald…ou algo assim…peraí que tenho um monte de coisas pra fazer agora…(babando feito o Hommer Simpson….)

  49. Glorinha

    Aninomyous,

    então, é justamente a pergunta que coloquei…
    “por que pensamos que sabemos explicar tudo?”

    é porque acho que não sabemos mesmo, e se não sabemos penso que devemos procurar!

    [[]]

  50. André M.

    Prezado Blogueiro

    Já passei muitas semanas da minha vida em sampa, a trabalho, e hoje em dia só vou quando não tem como escapar. Mas não odeio a cidade.

    A cidade tem coisas impares, que nunca encontrei em nenhum outro lugar. Algumas são simples, como colocar purê de batata no cachorro quente (com certeza algum engraçadinho vai aparecer e dizer que existe isso em outro lugar, porém, eu só vi em são paulo e vi pela primeira vez lá), até coisas odientas, como a população aplaudindo o massacre do Carandiru.

    E além das coisas, como o puré de batata e o Carandiru, tem as pessoas. E são por essas que a gente lamenta a cidade de São Paulo e ao mesmo tempo deseja que ela um dia melhore. Pelos nossos amigos que amam aquilo lá e que a gente sabe que não sairão de lá por nada.

    E esse negócio dos postes, isso tem em muitas cidades ATRASADAS do mundo. Em Porto Alegre também tem. E é uma coisa que DEFINE bem o status de desenvolvimento de uma cidade. Paris enterrou os postes a mais de um século, e desde dessa época é chamada de cidade luz.

    Te parabenizo, pois hoje acertaste em cada palavra. E só gostaria de dizer isso, a gente ainda não fica achando que essa cidade deveria ser riscada do mapa pelas pessoas que lá vivem, pois o puré de batata no cachorro quente, para quem gosta, se arruma. E o Carandiru não precisa mais existir. Nunca mais.

    Para encerrar queria dizer que sempre que penso em São Paulo, penso em lágrimas. Pois basta eu pisar meus pés em congonhas ou guarulhos para que eu comece a lacrimejar. Mas não é de emoção, é alergia mesmo. Mas sei de muitos que lacrimejam de emoção.

    Saudações a todos paulistanos e ao blogueiro.

    PS : Não siga a dica do teu auxiliar, levando teus convivas para Curitiba. Leve eles para Amsterdamm.

  51. Glorinha

    Aninomyous,

    os questionamentos não são esnobes, penso ser busca a algo que não se compreende.
    a relatividade de tudo existe, o seu ponto de vista é seu até que vc compartilhe com o outro, enquanto isso é relativo…só vc o vê o resto do mundo não….
    a relatividade em alguns momentos permite o movimento,
    as perguntas pra mim fazem parte da vida que tenho, pergunto por que toda hora…penso que não me faz esnobe… muitas vezes me faz ver que o curso das coisas não é exatamente aquele que penso…bom…não somo iguais mas estamos aqui e somos todos responsáveis por tudo o que nos rodeia( com ou sem relatividade)..é o que penso por hora.
    []

  52. Domenico Queiroz

    Vampiro
    Ir a Curitiba porque ?
    Quem vê a cidade nos cartões postais, pode se habilitar a fazer conferências sobre ela. Espontaneidades e culturas locais, talvez sejam possíveis nas favelas que circundam a auto entitulada CAPITAL MODELO, mas ai já será em outro município

  53. Dagom Dclxvi.

    Com assim, ausência de Deus????????

    E as catedrais??????????

    E os cinemas que se transformaram em salões cristãos?????????

    Ou será que são apenas caça níquel????????????????

  54. Fabio

    O que Lula tem a ver com tudo isso ai? São Paulo tá nas maos dos tucanos nem sei mais há quanto tempo e o cara vem botar o Lula no meio…. que gozador… a mídia aqui é uma merda mesmo(ta certo que a rigor esse tonto nem é da midia)

  55. Domenico Queiroz

    Vampiro
    Ir a Curitiba porque ?
    Quem vê a cidade nos cartões postais, pode se habilitar a fazer conferências sobre ela. Espontaneidades e culturas locais, talvez sejam possíveis nas favelas que circundam a auto-intitulada CAPITAL MODELO, mas ai já será em outro município

  56. Silvério Cardoso Corrêa

    Interessante. O texto só transmite o que tem de pior em sampa. Até percebi aqui o tempo aí nublado. São Paulo realmente não é uma cidade bonita, mas tem seus encantos, nos cantos.

    Fala o texto somente de coisas ruins de São Paulo. Coisas feitas pelos homens, ou que deixaram de fazer.

    Mas o texto também não deixa de dar um “espetada” no LULA, claro, quem o escreveu dele não gosta, tem nojo dele. Mas ele não governa São Paulo, ele (LULA) nunca foi governador ou prefeito.

    Mas se o espetou apenas porque disse que 4 anos é pouco para se fazer tudo que gostaria, nem devia te-lo citado porque outros já o falaram. Aliás também acho pouco tempo.

  57. Sandra

    Gerald, se eu tivesse que escrever spamzinho de 5a categoria o dia inteiro também te odiaria!!!!!!!!

    Já deixei minha sugestão à cúpula do PT: manda esses caras embora e usa o dinheiro para ir a Miami. Eles não conquistam nenhum blogueiro ou comentarista e não derrubam nenhum blog mesmo!!!! O partido ainda sai no lucro!!!

  58. gthomas

    Desculpa mas nao posso responder a todos

    Sandra, vc acertou em Cheio

    eh uma declaracao de amor sim

    a gente so critica aquilo que AMA

  59. Aninomyous

    Glorinha, eu não me referia específicamente a vc, mas veja, ter saúde é bom? ter dinheiro suficiente para tomar decisões é bom? poder de escolha é bom? ou tudo isso é relativo? pode ser bom ficar doente? pode ser bom virar um escravo em uma subsistência onde o dinheiro é insuficiente? pode ser bom vc não ter escolha?….há coisas que ‘o dinheiro não compra’…para todas as outras…hehehehehe…a gente pode relativizar.

  60. Glorinha

    Aninomyous,

    algumas perguntas nos trazem respostas, respostas trazem movimentos, movimentos mudanças, mudanças questionamentos…

    não sei se há perguntas que não devão ser feitas…
    não sei se há respostas para todas as perguntas…
    não sei se perguntas e respostas são sempre perfeitas…
    muitas vezes não sei se o barulho foi melhor do que ficar em silêncio… vivo aprendendo isso, e logo em seguida desaprendo…
    não sou perfeita, não sou dona de verdade nenhuma e imperfeitamente questionadora.

    [[]]

  61. Sandra

    Eu adoro esses fios expostos e essa cara cinza de Sampa. Adoro o caos e as luzes noturnas!

  62. gthomas

    ENVIADO POR EMAIL POR GUSTAVO ARIANI (CAL – RIO)

    Vc se supera a cada dia.
    Babo de inveja com a sua capacidade de sentir, entender e se expressar.
    Um visão incrívelmente lúcida e colocada, apesar da violência brutal do conteíudo, com poesia e humor profundos.
    Considero antológico pela forma e conteúdo.
    O urbano com a arte, a feiura e a beleza, o concreto e o abstrato, coração e mente.
    O detalhe dos postes me bateu especialmente porque utilizo esta referência banal como índice de desenvolvimento humano em todos os cantos do mundo. É um dado meu que me define claramente como andam as coisas no lugar.
    E, no Rio, só as vias principais da Zona Sul, que sofreram as intervenções do Rio Cidade é que tiraram eles de vista. De resto, a poluição elétrica/telefônica visual é um horror!!!! A cara do nosso caos!
    E além do mais, nota-se a sua imensa generosidade ao comparar São Paulo com o atonalismo e Pollock.
    Não consigo ainda. Nestas artes, a forma ainda existe. Em São Paulo não! É como se fosse uma tela rasgada ou a sinfonia de Webern transcrita para o Olodum.
    Bj

  63. Glorinha

    Anino,

    SP é viva…tem movimento, é cinza e violenta, e verde e feliz nos parques de infância, em algum domingo de sol…não se trata de falar mal da cidade…apenas falar da cidade.
    isso é relativo?

    O Vamp… esse mal é mal ou mau?? rs…
    []

  64. Thiago P.

    É inacreditável isto que aconteceu ontem em SP. Como pode uma coisa dessas. Policiais fazendo greve. E o pior é saírem em manifestação armados. Isso não é reclamar seus direitos, é coagir.
    Eu queria perguntar para o Gerald ou para quem vive ou já viveu no exterior, se por acaso também existe mundo afora essa imbecil divisão de policias. E no Rio ainda temos a guarda municipal que só serve para brincar de Tom e Jerry com os vendedores ambulantes.

  65. Glorinha

    Sandra…

    e faz frio de manhã….inferno na torre a tarde…e chuvinha fria de noite…. é um must!!!

    [[]]

  66. Thiago P.

    E o pior é assistir o governador ao invés de resolver o problema, até porque os policiais realmente são mal pagos, acusar o PT de ter manipulado a manifestação para fins eleitorais, sendo essa acusação ela própria uma manobra eleitoral. O PT não seria ingênuo e maquiavélico a esse ponto, esses sindicalistas (incluindo o senhor Paulinho da Força) falam e fazem bobagem por conta própria.
    Transformar esta questão em caso eleitoral e um erro grosseiro. O problema é o histórico descaso com os funcionários públicos, como médicos, professores e policiais que são pouco valorizados, e isto ocorre com todos os governos, municipais, estaduais e federal, Com o PT, PSDB ou PMDB.

  67. Aninomyous

    Glorinha, não há respostas concretas? 1 + 1 não é 2? não pode ser 1? (em aritmetica binária?) e não pode ser 0 (zero) se for em um inversor de eletrônica digital? então 1+ 1 não é apenas 2 ou 1 ou Zero? me diga um outro resultado…espero.

  68. Glorinha

    Aninomyous,

    será que estamos falando a mesma coisa de formas diferentes?!!!
    kakakkaka…
    abração pra vc!!!

  69. Sandra

    Acho que ninguém sabe por que ama Sampa. Mas ninguém sabe por que ama nada.

    “Porque quem ama nunca sabe o que ama
    Nem por que ama, nem o que é amar…
    Amar é a eterna inocência,
    E a única inocência não pensar…”
    (Fernando Pessoa)

  70. Sandra

    Aninomyous, 1(+)1 pode ser 3, se você definir a operação soma como:

    a(+)b=2a+b, onde a soma definida por + é a clássica.

  71. Sandra

    Glorinha, é mesmo!!!!

  72. Dorival AC

    Talvez a ambição maior de São Paulo é ser mesmo como curitiba, uma curitiba esticaaaaaaaaaada …, esticada, organizada e coerente… mas para isto precisa mudar muita coisa, por exemplo, não eleger as mesmas mentes de sempre para administar a capital

  73. Sandra

    Dagom, ARRASOU!

  74. A rima de Moçambique com alambique – tendo Lula por personagem – é simplesmente genial, Gerald Thomas!
    Aliás, entendo que o adjetivo se aplica ao post como um tudo.
    Um fragmento exemplar da sua vasta cultura e sensibilidade artística.

    Suas considerações sobre São Paulo, especialmente a cena do motoqueiro, fizeram-me lembrar de um 3 X 4 que escrevi em algum momento da década de 80.

    Amanhece.
    Saio.
    São Paulo é um som.
    Aí passa um garoto de moto arriscando a vida numa boa.
    E é isso aí.
    Infinitamente assim.
    Esse universo de casas, pessoas e sons de motor.

  75. Glorinha

    Aninomyous,

    vc já viu um número 2 andando??
    [[]]

  76. Sandra

    Geraldo, ARRASOU TAMBÉM.

    Vou me recolher à minha insignificância hoje!!!

    Estão todos inspiradíssimos!!

  77. Angelo

    Gerald, gosto de Sampa a noite, madrugada… de preferência com um fina névoa, neblina ou garoa. De preferência sem assaltos, sem mortes, sem atropelos… Creio que não estou sonhando!

  78. Aninomyous

    Legal…viu só…vc já criou uma fórmula, um ‘problema’…por isso o questionamento é saudável…eu estava apenas provocando…não seria relativo, mas sim uma questão ‘oculta’…não adianta nos questionarmos ou explicarmos algo sem ter a verdadeira ideia da questão para poder formular a solução adequada ao resultado…ou algo assim…hehehehe..eu tava apenas provocando… mas queria dizer algo como, a solução é uma resposta à questão e jamais o confronto armado, inteligência é bom e briga é mau…sera? falou!

    Vou ter que fazer outras coisas agora, depois eu retorno, leio e participo novamente…hehehehe….(babando… http://studio2628.files.wordpress.com/2008/04/homer_simpson31.jpg ) 😉

  79. Glorinha

    Sandra,

    …obrigada…matemática está em tudo eu sei…mas sou péssima com numeros rs…

  80. Glorinha

    Aninomyous,

    “existe resposta concreta”

    preciso entender: vc está perguntando, está afirmando ou está esperando uma resposta concreta e definitiva de outra pessoa?
    []

  81. Ricardo, concordo com você!!

    Ana Luiza, para ser blogueira, é melhor aceitar comentários contrários ao seu que normalmente são bobos. fúteis e vazios.

  82. Aninomyous

    Glorinha, vc recorreu a ‘variáveis’…assim não vale….
    a= 1 e b=1 …. 2a é 2 vezes 1 que é 2…mas vc usou variáveis…matemática com variáveis é irracional…hahahahahahahaha….

  83. Ricardo, concordo com você.

    Ana luiza, para ser blolgueira, é melhor aceitar comentários contrários ao seu, que, diga-se de passagem, são bobos, futeis e superficiais.

  84. Marcos Villa

    Sujeito que clama e berra
    Contra a vida a que se agarra,
    Vive em perene algazarra
    Colado aos brejais da terra.
    Do raciocínio faz garra
    Com que à verdade faz guerra,
    Na desdita em que se aferra,
    À ilusão em que se amarra.

    De mente sempre na birra
    Ouve a ambição que lhe acirra
    A paixão que o liga à burra.

    Mas a luz divina jorra
    E a vida ganha a desforra
    Na morte que o pega e surra

    abraço no coração de todos

  85. Que bosta esse cara…. ele deveria respeitar mais a maior metrópole mundial e o maior pólo industrial do país, problemas todos enfrentam, ou o que dizemos da guerra sem fim de W bush, matando gente no Iraque, financiando via coca-cola, mc donalds as metralhadoras pra matar inocentes, se igualando ou até superando Bin Laden, que aliás deveria ter mirado o seu prédio em um dos ataques…. E fala pra esses lixos que fiquem por ai mesmo, nem venham pois já temos os nossos problemas aqui pra resolver, e eles só poderão poluir mais ainda a nossa São Paulo cinza, “lindamente feia” como o nosso inteligentíssimo autor disse… Q lixo!!!

  86. Sandra

    Glorinha e Aninomyous, foi só uma provocaçãozinha totalmente fora da discussão de vocês. É que a matemática é menos “exata” do que acreditamos.

  87. Glorinha

    Sandra,
    mas valeu muito!!!
    []

  88. Sandra

    Não Roberta, os seus é que são. E os do Ricardo. Tenho certeza que você aceitará esse meu comentário contrário ao seu.

  89. Aninomyous

    Já vi sim, um nº 2 andando por aí…era o Rubinho Barrichelo quando fazia dupla com o Michael Shumaher…. ahahahahahahahahahahahahahaaaaaaaaa…

  90. Aninomyous

    Ah éh, foi você hein Sandra! hahahahahahahaa….e eu respondendo à Glorinha…huahuahuahua….
    peraí que vou tirar um raio X… http://www.simpsonstrivia.com.ar/simpsons-photos/wallpapers/homer-simpson-wallpaper-brain-1024.jpg … viram, eu tenho massa cinzenta…hahahahahaha…

  91. Sandra

    Eu adoro quando venho do interior, que também acho belíssimo, justiça seja feita, e chego nessa Sampa caótica. Penso: Que saudades!!!!!

  92. Edson Albino Ursini

    SÃO PAULO É IRREVERSÍVEL.
    SP É UM CORAÇÃO CORTADO AO MEIO.
    METADE É AÇO. A OUTRA METADE É “TECIDO”.
    SP É A METADE DA GRANA DESSE PAÍS. A OUTRA METADE É FRAGMENTADA.
    SP É A METADE DA INDUSTRIA DESSE PAÍS. A OUTRA METADE É A MÃO DE OBRA.
    SP É A METADE DO SHOW, DO CINEMA, DO TEATRO, DA TELEVISÃO, DO SONHO, DA TECNOLOGIA, DA PSICANALISE, DA VIOLÊNCIA, DA LOUCURA, DA NEUROSE DESSE PAÍS. A OUTRA METADE É ESTAÇÃO REPETIDORA.
    SP É METADE CINZA ESCURO, SOMBRIA, MOLHADA, PEGAJOSA, ESCORREGADIA, PERIGOSA E DELICIOSAMENTE SEDUTORA. A OUTRA METADE É OBSERVADORA.
    SÃO PAULO É.

  93. telma calil

    É Gerald , estamos todos em via de deixar o país , para continuarmos a amá-lo ;todos eu digo , minha familia; o bagaço da laranja , já não dá para tanta gente , minha gente que quer caminhar sem precisar olhar para trás e nem segurar fime suas bolsas e nem disfarsar lep top em mochilas , para continuar viva. Desculpe o desabafo , mas é isso aí , tchau, abraços .

  94. Aninomyous

    Bloqueada…ah, deixa pra lá…
    São Paulo, precisa mesmo melhorar, ta muito zoada…o problema é que ela é assim mesmo, meio abandonada, a mercê de todos seus habitantes, não tem uma ‘repressão’ armada, algo tipo uma Cuba ou Russia…gosto dela assim mesmo, e acredito que ela encontra as suas soluções! se não imediatas, nas proximas eleições…mas ainda desconfio de algum tipo de fisiologia político-partidaria…a gente vota, vota, vota, vota e não muda nada, hahahahahahahahahahahaha….

  95. telma calil

    disfarçar, desculpe !

  96. Sandra

    Aninomyous, não consegui acessar a página! Sacanagem! Também queria tirar uma radiografia do meu cérebro.

    Tudo bem o Gerald me aluga até hoje só porque levei Moisés para passear de arca, mas ele é que não conhece essa releitura da Bíblia!

  97. Ronald

    Por que você acha que eu me mudei para Ilhabela?
    Se bem que, agora aqui está virando uma beleza banguela.
    E você ainda acredita que exista direita ou esquerda no Brasil??
    Aqui existe a demência, o inacreditavel, o país do absurdo.
    E a terra do que se foda, problema seu, e por ai vai…..

  98. Victor Arce

    Curitiba eh uma farsa que se vende pela TV . Entupiram a cidade de paulistas , os imoveis subiram absurdamente e a violencia está escancarada.

  99. Sandra

    Gerald, esse texto foi uma declaração de amor à Sampa.

  100. Marcos Villa

    Não é São Paulo ou outra cidade que precisa se reinventar meu caro Geraldo, o problema a ser resolvido está no interior de cada ser humano, pois entre as expressões do primarismo, no mercado das paixões humanas, destaca-se com realce a violência, espalhando angústia e dor.
    Remanescente dos instintos agressivos, ela estiola as mais formosas florações da vida, estabelecendo o caos.
    Em onda volumosa arrasa, deixando destroços por onde passa, alucinada.
    Na raiz da violência encontra-se a falta de desenvolvimento do senso moral, que o espírito aprimora através da educação, do exercício dos valores éticos, da amplitude de consciência.
    Atavismo cruel, demora de ser transformada em ação edificante, face às suas vinculações com os reflexos instintivos do período animal, que se prolongam, perturbadores.
    Não apenas gera aflição, quando desencadeada, como também provoca reações equivalentes em sucessão quase incontrolável, arrebentando tudo quanto se lhe opõe no percurso destrutivo.
    Todo o empenho em favor da preservação dos valores morais deve ser colocado a serviço da paz, como antídoto à força devastadora da violência.
    Pequenos exercícios de autocontrole terminam por criar hábitos de não-violência.
    Disciplinas mentais e silêncios fortalecidos pela confiança em Deus geram a harmonia que impede a instalação desse desequilíbrio.
    Atividades de amor, visando o bem e o progresso da criatura humana e da sociedade, constituem patamar de resistência às investidas dessa agressividade.
    Reflexões em torno dos deveres morais produzem a conscientização do bem, gerando o clima que preserva os sentimentos da fraternidade.
    A violência é adversária do processo de evolução, fomentadora da loucura. Quem lhe tomba nas garras exaure-se, e, sem forças, termina no abismo do auto-aniquilamento ou do assassínio…
    A violência disfarça-se no lar, quando os cônjuges não respeitam os espaços, os direitos que lhes cabem reciprocamente;
    quando os filhos se sentem preteridos por falsos valores do trabalho, do dinheiro, do poder…
    Na sociedade, quando os preços escorcham os necessitados;
    quando os interesses pessoais extrapolam os seus limites e perturbam os outros; quando a comodidade e os prazeres de alguns agridem os compromissos e os comportamentos alheios; quando as injustiças sociais estiolam os fracos a benefício dos fortes aparentes; quando os sentimentos inferiores da maledicência, da calúnia, da inveja, da traição, do suborno de qualquer tipo, da hipocrisia, disseminam suas infelizes sementes; quando os pendores asselvajados não encontram orientação; quando as ilusões e fugas, os vícios e aliciamentos levam às drogas, ao sexo desvairado, às ambições absurdas, explodindo nas ruas do mundo e invadindo os lares; quando os governantes perdem a dignidade e estimulam a prevalência da ignorância, provocando guerras nacionais e internacionais…
    A violência, de qualquer natureza, é atraso moral, síndrome do primitivismo humano remanescente.
    O homem e a mulher estão fadados à paz, à glória estelar.
    Assim, liberta-te daqueles remanescentes agressivos que terminam insuflando-te reações infelizes.
    Se te compraz ainda mantê-los, tem a coragem de te violentares, superando-os ou domando-os, e contribuirás para o apressar do progresso humano.
    Como não te é lícito conivir com o erro, ensina pela retidão os mecanismos da felicidade, evitando a ira, a cólera, o ódio.
    A ira é fagulha que ateia o fogo da violência. A cólera é combustível que a mantém, e o ódio é labareda que a amplia.

    Iniciemos nosso trabalho diário, abraços no coração de todos.

  101. Sandra

    As mais lindas homenagens à Sampa falam de sua feiúra e sua dor. E não são feitas por paulistas natos, mas só por seus filhos de alma.

  102. Paulista no Pará

    é necessário evoluir, estamos no caminho certo, quanto aos seus amigos, marque um encontro com eles em Londres ou NY, ou ainda … sei lá em qualquer lugar desde que não seja nesse país que luta para se livrar do colonialismo ainda.

    ah esqueci, depois do encontro onde vcs poderão confabular bastante sobre os contrastes entre o 1.o e o 3.o mundo, alugue um KIT NET Lá, e passe um bom tempo Lá, ou ainda, vá a Espanha, lá eles , diferente daqui tratam os extrangeiros a base de tapete “vermelho”.

  103. Sandra,

    eis que chega a oportunidade do trípulo agradecimento por sua atenção e consideração para com minhas interferências, duas aqui, uma no blog do Reinaldo.

  104. Thiago P.

    Gerald…aqui no Rio ainda vivemos com esse horror de postes e fios poluindo nosso horizonte, somente na zona sul esse problema foi resolvido. E olha que foi realizado nos últimos anos um programa de reforma urbana, que “beneficiou” as demais regiões mas os postes continuam

  105. Sr. Geraldo ( ou Gerald, não sei ):

    Porque não diz para seus amigos “estrangeiros” ( afinal o senhor é brasileiro ou estrangeiro ?) , ficarem nos EUA mesmo. La tudo anda muito bem. A policia é mais educada: só espanca negros. Afinal que perigo para eles chegarem nesse lugar de sequestros. Nos EUA não acontecem essas coisas. As vezes um adolescente pega um fuzil e mata uma meia dúzia de colegas na escola, mas nada demais: besteira de criança. E jamais um americano iria olhar outro morto e dizer: “Ótimo, menos um”. Somente falariam coisa semelhante se o morto fosse um árabe ou “estrangeiro”.
    Alias, ja que não tive oportunidade de comentar: foi uma pena duas pessoas com cerebros tão brilhantes como o senhor e o Guzick, não terem aproveitado o fato de estarem em um restaurante japones e usarem o hashi para decidirem numa disputa de palitinhos qual dos dois é mais “inteligente”. A humanidade finalmente iria saber .

  106. Meu caro GT.
    Manda construir, ai no vale do silício, um robot que saiba tudo, para a gente colocar no lugar do Lula.
    Que seja doutor em física, química, matemática, biologia, lingüística, política, economia e historia universal.
    Tem que saber tudo de futebol e carnaval. Surfar como ninguém.
    Entender de comida baiana, mineira, sulista, fazer tutu de feijão.
    Fumar cigarro de palha, beber quentão, tocar viola, dançar cateretê.
    So tem um detalhe. Não pode ser mais idiota que o Jorge W. Bush

  107. Danilo

    Pensava que eu sou o único que se incomoda com os postes de São Paulo. Você já prestou atenção nos Jardins? É um bairro agradável, mas os postes tiram uns 40% de sua graça. E não é pouco poste: é poste a cada 10 ou 15 metros, o que deve ser a menor distância entre postes do mundo; e muitos fios entrelaçados, que servem para não sei o quê.

    São Paulo é como mulher feia: gostamos dela por causa da inteligência, da simpatia ou qualquer outro atributo que não seja beleza. É por isso que esta cidade nunca ficará vazia.

  108. Mau

    CONCORDO. Nasci nesse inferno e moro aqui nesse inferno (claro, perambulo em Marte tbm), mas SP não é a cidade das linhas retas de Gropius e Gabo, porque se fossem seria organizado, não é o clássico ou simbolista, é um ecletismo desvairado.

    Talvez essa cidade seja cara e o sonho de Tatlin, e suas esculturas horrorozas e mal construídas sem função, nem decorativa, nem funcional. Aqui não se aplica nada, nem Bauhaus, nem Mondrian, Pollack (so se virarmos de cabeça pra baixo), Ulm, concretoneoconcreto.

  109. “Eu adoro quando venho do interior, que também acho belíssimo, justiça seja feita, e chego nessa Sampa caótica. Penso: Que saudades!!!!!”

    Sandra, a propósito, você conhece o que se segue, do Castro Alves?

    “Tenho saudades… ai! de ti, São Paulo.”

    Se não estou enganado, vi citado num ensaio do José Paulo Paes.

  110. Sandra,

    Aceito qq tipo de comentário, mas as vezes os comentáros são de doer, muito superficiais, quando não mudam o assunto por total falta de conhecimento da pauta, mas querem participar de todo o jeito.

    Alem do mais, não é porque leio o blog que concordo coma as idéias do autor.

  111. Monik

    Cu ritiba?
    onde fica?

  112. H

    Gerald, segue uma boa sugestão: Assista “Linha de Paase” e conheça mais de São Paulo, uma cidade do caralho, puta queu Pariu!!!!

    ABraços meu velho

  113. São Paulo é uma cidade como outra qualquer.
    As pessoas que aqui estavam não imaginavam como seria o futuro. A cada surto de desenvolvimento ela foi se modificando se adaptando.São Paulo não pode parar, eu já ouvia isso antes de aqui chegar.Como qualquer cidade com mais de quinhentos anos ele se valeu, primeiro, de braço escravo. Foram os índios, os negros, os imigrantes e por fim, o braço nordestino.
    Todo desenvolvimento humano é caótico, não somos programados como as abelhas e as formigas.
    que também sucumbem nas adversidades.
    São Paulo é um grande desafio, para quem aqui mora ou
    governa essa cidade. Eu não votei nem no Serra nem no Kassab, mas enquanto eles forem governador e prefeito, vou rezar para que eles acertem, porque acima de tudo, sou brasileiro, sou paulista.

  114. Mais importante que tirar os postes é coloca-los onde não tem.

  115. Ronald

    Colocar os fios abaixo da terra, custam cinco vezes mais do que em postes.
    E não dá voto pra ninguém.
    Alias, eu nem moro ai.
    Boa sorte pra vcs.

    A propósito, São Paulo é tão bom, que morrem 12 pessoas por dia, somente por culpa da poluição.
    Nossa, que delícia!!!! E por ai vai…..
    Vamos votar na Marta, ela tem a solução,…………..pro cabelo, Laque.

  116. Ronald

    Todo o desenvolvimento urbano é caótico???
    No Brasil pode ser.
    Afinal, Nós não temos terremotos, mas temos brasileiros.

  117. Meu caro GT.
    Lendo os comentários eu acho que voce cutucou a onça com a vara curta. Vem chuva de pedras por ai. Espero que voce tenha tutano para aquentar o tranco sem apelar para o palavrão.

  118. Ronald

    Como assim, cutucou a onça???
    Ele só disse o que acontece, ou será que os paulistanos não veem o que acontece?

  119. Zando

    Os paulistanos não enxergam São Paulo como “sua” cidade.
    Um anarquia niilista bem a cara dos Titãs :
    “Não sou brasileiro
    (…)
    Eu não tô nem aí
    Eu não tô nem aqui”

    E assim vai São Paulo, indo Tietê abaixo…

    Ainda demora um tempo até surgir uma geração com alguma preocupação com o seu meio.
    Ate agora só tivemos “Geração 100% Umbigo”.

    G. sua coluna é demais!
    Sempre trazendo uma abordagem interessante, fora do óbvio e do “mainstream” jornalístico !

    Como dizem os gringos :”Thanks for the head up!”

  120. Aninomyous

    Violência brutal…certa vez caminhando pelas ruas dos bairros mais afastados, fui abordado por criaturas nojentas…para mim apontavam armas e me sequestraram para que eu lhes levasse a caixas de banco de emergência…quando peguei o cartão disse que não tinha dinheiro…e quebrei em minha mão…para minha sorte eles não queriam me fuzilar ali mesmo e então…
    …me levaram a um lugar ermo e vazio, enquanto ouviam eu lhes chamando à razão, ainda mais se envaideciam e ficavam com tesão…logico que eu não fazia movimentos de valentão, senão me matariam ali mesmo sem diversão…
    quando chegamos perto do destino dois pararam no caminho e um me levou para execução…ali, ele já se achando foi puxando o berro na mão…com um golpe lhe desarmei, socando na parte posterior da mão e logo um gancho no queixo acertei…ele caiu no chão, mas não acertei em cheio porque ele se desviou com destreza se jogando no chão…peguei a sua arma e atirei enquanto ele me mordia a mão…não deu tempo, os outros dois chegaram e me pegaram de sopetão….mas, aí vendo aquilo tudo ainda queriam diversão…”vai pagar por sua ousadia”…laguei a arma…e foram se aproximando…abra a boca! e eu disse: faça isso não! o outro colocou a arma em minha tempora! engatilhou e eu falei…tá bão….aí vi tudo em camera lenta, ele levando o trabucão na minha direção, e quando ia engatilhando fiz num movimento de improvisação…ao mesmo tempo puxava a arma de minha têmpora na direção do sujeito e com a outra mão enfiei a pele entre o dedo e o dedão bem no caminho do cão….o primeiro atirou de sopetão e assustado afrouxou a mão e retirei sua arma…hehehehehe…explodindo a cabeça do segundo que caiu no chão…e eu já a tinha engatilhada, à qual mirei e terminei com a presepada…depois limpei as digitais e deixei as armas dessa infeliz jornada nas mãos deles como se houvessem se matado em troca cruzada…hehehehehehehe…aqui minhas rimas para a violência generalizada.

    PS> essa é uma obra de ficção, qualquer….blah blah blah.

  121. Sandra

    Geraldo, não conhecia o poema. Vou procurar. Achei… só voltando para Sampa para saber.

  122. Sandra

    Uma coisa que me encanta em Sampa é quando saio do vagão do metrô e mergulho num mar humano. Cada um fechado no seu mundo, formando uma unidade imensa e pulsante.

  123. Ronald

    tô te falando Aninomyous

    chá de camomila, duas gotas de maracugina, e mais uma hora de caminhada.

    boa tarde, até a próxima consulta.

  124. ezir

    VOILÁ . Sr. Geraldo Thomas!!!Teus artigos são UMA AULA DE ARTE POP-MODERNA, TRANS-SEMIÓTICA, TRANS-CONTINENTAL, UM GIRO À MODA DE “os eleitos” SEMPRE COM ESTE DESEJO QUASI-INCONTROLÁVEL DE ULTRAPASSAR AS BARREIRAS DO SOM. Aqueles 03 CAPITÃES aéreos em pleno DESERTO DO ARIZONA ( aLIÁS , A Júlia Roberts foi morar por aquelas bandas , acho q por causa daqueles ÍNDIOS ULTRA-INTREGRADOS À sociedade MAIS-QUE-CONTEMPORÂNEA AMERICANA. Fico me perguntando como no Sonho da Alice no páis das Maravilhas como UMA VIDA DE MARAVILHAS . ..ESTA AVENTURA DA VIDA na altura deste TUDO que estas nossas MEGA-LÓPOLIS chegaram…no sonho , tudo É RUIM , SÓ GENTE MÁ , DEMENTE, NEUROTISSSSÍSSIMAS que COME DEMAIS E SÃO COMIDAS até as berras e não PERCEBEM O QUANTO A BUSCA DE SI MESMO é a MELHOR DE TODAS AS AVENTURAS DA VIDA. TODAS AS GRAÇAS vêm dái!!!o Paulistano(a) , EU DESCOBRI via nem da minha MÃE q falava ITALIANO DE RRRRR RASGADO E APESAR dos PIORES vivem RINDO como os ÁRABES E OS PORTUGUESES q vivo ENCONTRANDO , ou os JAPONESES discretíssimos , SINCRETIZADOS todos com ESTE MUNDO DOS INFERNOS PIORES DO QUE 0S 22 PORTAIS DO INFERNO DE DANTE … aLIÁS , A LITERATURA UNIVERSAL , desde dostoiévski , KAFKA, , TOSTOI, MILANKUNDERA, E TODA A LITERATURA POLICIAL DOS BEST-SELLERS AMERICANOS E AS TESES DE MESTRADOS , as mais CALAFRIANTES da FACULDADE DE SÃO FRANCISCO , do DIREITO, E diabo a quatro!!!è Sr. Gerald Thomas, NUTRI uma PAIXÃO MITOLÓGICA por São Paulo CITY, e AUTOMÁTICO-INSTINTIVA-SIMBIÓTICA pela minha mãe, e famílias ITALIANAS da Móoca , e Portuguesas e MUITAS famílias JUDIAS q convivi do BROOKLIN, CAMPO BELO , SOUTH ZONE, CENTRAL ,PAULISTA GARDENS ETCETERAS. mE lembro de quando estive com meu pai, nas MINAS GERAIS DE OURO, minhas tias ITALIONADASSS E HISTERÍSSSSSSIMMMMMASSSS contando notícias da TV SENSACIONALISTA , mortes etc e o INCÊNDIO DO PRÉDIO JOELMA, O TERRRORRRR PIOR DOS TEORRES , elas , as DONAS-DE CASA aposentados , serviçais etc. contam EM DETALHESSSS de TESE DE MESTRADO…nADA me tocava , SÓ queria a minha MÃE , DONNA SUMMERS TODA POP BLACK DE CABELO LISO, E BOTAS DE NOVA IORQUE , estraçalhando corações e deixando meu padrasto ‘pÊ” DA VIDA!!!O AMOR POR ELA FOI FICANDO CADA VEZ tão arraigado pelas saudades e TUDO QUE ELA ERA DE LUXO E BELO E ZELO E FRENESI, FRISSON DE ALTO TEOR mesmo … que minha UTOPIA DE SÃO PAULO me alimentou até RECENTEMENTE … quando me cansei de TUDO e quis IR EMBORA pra sempre, SEM DOR E NEM PIEDADE, com o DEVER DE COMPREENDER ESTA METRÓPOLE CUMMMPRIDIIIISSSIIIIMOOOOOOO!… dAÍ , já estava até me acostumando com a mudança , ADEUS DEIXAR PRA TRÁS TODA ESTA POOOOORRRRAAAA q nop FILME “WOOODDSTOOOCK”do ANGELI vi correndo o tempo inteiro nas paginas DA TELA-JORNAL, e aqueles SERES PAULISTAS . O CASAL morando com baratas , A MULHER buscando reviver LOUCURAS, e a VIDA ALTERNATIVA e … o POBRE ESFORÇADÍSSIMO MOLEQUE MENINO ESTUDIOSO DELES tentando fechar a porta do quarto dele PRA ESTUDAR LIVRE DA LOUCURA DELES TOTAL. O GAROTO SUPER FIRME ligado NOS GIBIS , NA IMAGINAÇÃO EXTRA-TEMPÓRICA, INTELIGÊNCIA SENSORIAL , e O BARATO TODO DOS LIVROS…
    Com meu pai RELIGIOSO E APOCALÍPTICO( tudo era O FIM DO MUNDO, IDOLATRIAAAAAAAA, PROSTITUIÇÃOOOOOO, MORTEEE, É PROFECIIIIAAAA, JÁ ESTÁ ESCRITO, TUDO IA SE ACABAR EM ENXOFREEEE, MERDA ERA POUCA BOBAGEMMM…Com meu pai, iniciei-me a TODA ICONOCLASTIA DAS REVISTAS DE FOTONOVELAS ITALIANAS, ERÓTICAS, E CENTENAS DE GIBIS … tudo das amigas , da escollla, bibioteca única na cidade, e DO POSTO DO CORREIO que vendia ATUALIDADES , TUDO QUE ERA MODA E MANCHETE aqui em São Paulo city ,DIRETAMENTE me fazendo ficar bem perto de mamãe e AMA-LA PERDIDAMENTE E SEM MEDO DE VIVER qualquer PARADA. Sr. Gerald Thomas , DESCULPE pelas caixas altas de RESSALTE e a EMPOLGAÇÃO.

    P. S. POR COINCIÊNCIA , me empolguei demais com a aRTISTA PLÁSTICA e seus QUADROS expostos JUSTAMENTE EXALTANDO SÃO PAULO pelo ANGULO GEOMETRAL, CUBISTA, SUPER INGENUAMENTE levemente chegando a tocar O JOGO VIVO DA FRUIÇÃO DO OLHAR com seus ESQUELETOS DE LINHAS E FIGURAS entre-postos á suas leves PAISAGENS , VISTAS AÉREAS DE São Paulo.E vIVVVA OOO picassso!!!,e OSSWAAALDDD DE ANDRADE falando dos salões de Outono em Paris , e tentando mostrar QUASI UM TODO-TAO DA FÍSICA DE UMA METRÓPOLIS como O SR, GERALD THOMAS , neste INÍCIO DE SÉCULO XXI. Saudações a todos !Até, Ezir

  125. Aninomyous

    Hahahahahaha…prefiro Ginseng, que é adaptivo, laranja com acerola que é anti-oxidante e artes marciais que é reconfortante…mas obrigado, que na meditação eu já me guardo.
    Não, não aconteceu meu! foi só uma imaginação sobre a violência que nos tem cercado.
    Abraços.

  126. ezir

    Desculpe, A artista plástica é a STELLA GOMIDE , do Campo Belo expondo no Parlamento Paulista. Ezir

  127. Sandra

    A todos, de qualquer estado, de qualquer país:
    Bem vindos a Sampa!

  128. Sandra

    Ezir, QUE ARRASO!!!!!

  129. Carlos N Mendes

    São Paulo 2008 é filha legítima da ditadura de 64; virou esse traste a partir dos governos nomeados do final da década de 60, onde todas a decisões vinham de cima. Posso morder a língua, mas parece ser a mais conservadora e reacionária capital brasileira. Não um, mas vários choques urbanísticos possam, com sorte, resolver esse problema. coisa de pelo menos 40 anos. Foi esse o tempo que se levou para avacalhar. P.S. : Gerald, você é o segundo artista essa semana que vem dizer que Lula vi dar um golpe de estado. O outro foi o Ferreira Gullar. Onde vocês combinam essas coisas ? Na loja ? No Projac ? Na Starbucks ? Na casa do Mainardi ? Só lembro que quando FHC, entupido de Veuve Cliquot (também tenho direito de chamar inimigo político de bê-ba-do) NINGUÉM de nossa classe artística ficou falando em golpe de estado. Isso é muito mais grave que um presidente bêbado. Se vocês estão sabendo de alguma coisa, procurem imediatamente o Ministério Público, senão isso acaba virando boato golpista.

  130. Aninomyous

    Ronald, vc é psi…squi…vc é doutor?
    Me diga então: Um psiquiatra cruza com outro na rua:

    – Você está bem. E eu?

  131. Nossa, tanta gente com tanta mágoa no peito… devem morar em São Paulo….
    Sou mineiro, e em Sampa moro e adoro. Adorei o texto.

    Sumemo meo!!

    Abração Gera!

  132. André M.

    Fazendo um pouco de marolinha:

    Primeiro a marta queria saber se o kassab é ou não é.

    Agora ela está indignada com o checão do kassab.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u457202.shtml

    E depois eu me pergunto, pq São Paulo tem dois candidatos tão ruins? Seria castigo de deus? Seria próprio do paulistano?

    Saudações

  133. André M.

    Talvez um dia eu consiga ler o Ezir.

    Se ele usar vírgulas nos lugares certos.

    Se ele souber montar parágrafos.

    Se ele conseguir usar corretamente maiúsculas e minúsculas.

    Se ele conseguir entender que parênteses são para orações curtas, e não para um texto tão longo quanto o que recebe a intervenção. Parênteses são intervenções no texto que está se desenrolando.

    Mas deve ser bom o que ele escreve, pois o pessoal comenta.

    Talvez um dia eu consiga ler. Pena que a minha dislexia seletiva me impeça.

    Saudações ortográficas.

  134. Cavaleiro Templario

    Essas pessoas militantes que trabalham nos escritórios nas sedes dos Partidos Políticos e esses assessores de políticos e até mesmo jornalistas o bicho pega mesmo entre eles é cada bomba, cada fofoca, cada revelação, cada verdade, cada cutucada e cada merda é até gostoso de ver essas luta livre.

  135. Sr. Ezir:

    Na sua lista de elogios ao talento de GT, so faltou o senhor salientar essa maravilhosa figura poetica da imagem invertida no espelho, jamais usada antes. A D. Sandra nunca leu nada mais lindo.

  136. Oi, pessoal. Para quem tem orkut, agora existe a comunidade Estranha Tribo de John Hemingway:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=72963821

  137. RAQUEL

    GOSTARIA DE FAZER UM CONVITE !
    SO PARA OS MELHORES OS ARROGANTES PODEM CONTINUAR AI.
    VENHAM PARA SALVADOR BAHIA BRASIL ISSO SIM É CIDADE.!!!

  138. Josie

    Uma das coisas que se aprende é a conviver…Somos adaptáveis até mesmo à barbárie…
    Seja como for,esfriem a cabeça no Tietê e viva aos neurônios anestesiados O.o”

  139. Ronald

    Salvador.
    Pera ai malander, a vantagem de Salvador é que venta bastante, e a poluição vai embora. Mas quando estive por ai, o que mais vi no centro histórico foram pedintes.
    Me dá, me dá, me dá, oiiii, me dá um dinheiro aiiii.
    Maraú é mais legal.
    Agora tinha uma cidade legal também por ai, mas os paulistas compraram, era Trancoso., que de baiano agora só tem a sigla.

  140. Ana Luiza

    Ricardo, ops, Paulo Henrique ou Roberta , ops , Bia ????

    Alguns que escrevem aqui usam nicks falsos, o que é normal, mas.. usar nomes para “tentar” afetar…….rsrsrsrs

    Pelo menos vc podia mudar a escrita não ????

    Está na cara que é vc brother….

    Tá incomodando assim…ichiiii… tem que procurar urgente o que fazer………..

  141. Carlos, o mesmo

    É preciso dizer a verdade sobre São Paulo:

    Foi lá no século XVI, com o país ainda sendo descoberto lentamente, que Lula e o PT resolveram dar início ao seu projeto de tomada do poder em São Paulo. Desde aquele tempo o que o PT tem feito é transformar essa cidade nesse caos sem qualquer planejamento urbano. Como se não bastasse isso, o PT resolveu que toda fumaça do Brasil seria escoada para São Paulo. Criaram grandes canais subterrâneos por onde passa a fumaça. É por isso que a cidade precisa de postes. Porque embaixo da terra não há mais espaço.
    Mais uma vez ficou desmascarado o projeto de tomada do poder pelo PT e por Lula. E olha que Lula até agradava aos Jesuítas e indígenas, mas logo foi desmascarado por pessoas do Bem, que sempre, sempre, sempre lutaram contra o poder do PT em São Paulo desde o século XIV até nossos dias.
    Felizmente existe a RESISTÊNCIA, senão São Paulo já teria sucumbido.

    No século XX a coisa piorou de vez. De 1901 até o ano 2000, inúmeras favelas foram criadas pelas forças malignas do PT. É inegável que a violência em SP é fruto da péssima administração petista das décadas de 70, 80 e 90. Foram eles, esses petralhas inconsequentes que transformaram SP nesse mar de prédios, de feiúra e desigualdade, de favelas sem fim.

    Existe solução, senhoras e senhoras. E estão nos livros. Mais especificamente livros que tenham a palavra “petralha” na capa. Livros que foram escritos ao longo de décadas de repressão petista. Livros que foram escritos com sangue de seus autores, que em épocas passadas jamais tiveram a oportunidade de criticar coisa alguma, mas que agora encontram uma brecha para respirar e nos trazer oxigênio também.

    Viva a resistência!!!!!! Abaixo o domínio petista dos últimos 400 anos em São Paulo!!!

  142. Ana Luiza

    Chegando agora
    Cascando
    Chuva forte
    Boa noite a rodos !!!

  143. Ana Luiza

    Raquel esse é meu sonhooooooo

    Doce Bahia….

    Que invejaaaaa (saudável viu..)

    Bjus

  144. Lídia

    E esta é a cidade que estou indo morar…

  145. Heitor

    Bom Gerald, eu não sou do metier artístico, serei apenas espectador. Boa sorte aos participantes.

  146. Heitor

    Peço só perdão para explicar que o confronto em São Paulo entre Polícia Militar e Polícia Civil se deu porque a Polícia Militar cumpria seu dever de proteger a entrada dos prédios do governo e manter a ordem, inicialmente com diálogo, mas a Polícia Civil e outros, tomadas pelo espírito militante do PT, um espírito xiita fundamentalista, cerca de mil pessoas partiram para a ignorância, brutalidade e confronto. Eu estou envergonhado, e quem não está envergonhado deve ser disléxico ou muito mal informado.

  147. Bianca

    Para os que se apaixonaram por São Paulo, como eu… Para os para os que nunca mais voltaram…Abraços…

    Na morada de São Paulo

    A casa é própria e
    sem jardim.

    Sua beleza não é
    óbvia –
    é decifrada em signos sutis.

    Nebulosa beleza cinzenta
    num céu
    quase lilás
    pigmental poesia
    sólida cor
    de antes dos temporais,
    aliás.

  148. Tene Cheba

    Conheço pouco São Paulo, mas o suficiente para entender o texto do Gerald Thomas. São Paulo não tem orla, não tem brisa, não tem pôr do Sol, mas estranhamente é linda, sua noite é gostosa, dinâmica, seus ótimos restaurantes, suas interessantes Padarias,(adoro Padarias), suas lindas paulistanas,(adoro paulistanas), uma metrópole que concentra 41% da indústria nacional, 26 milhões de habitantes, jamais será bonita, nem em porta retrato, entretanto conserva uma estranha singularidade, seu conjunto é harmônico, parece que o Brasil começa ali, na Paulista, na Ipiranga, no Ibirapuera, na São João.Eu gosto de São Paulo, eu gosto do Subúrbio do Rio, existem afinidades visuais.

  149. juliano

    Nao ligo pra geografismo, gosto de São Paulo pelas pessoas, pelas inumeras culturas, raças e religioes que convivem aqui. Gerald não iria criticar se não gostasse daqui, aquilo que não gostamos simplesmente desprezamos. A Cidade Cinza estará sempre de braços abertos a todos…

  150. Fabio

    Impeachment do “governador” Serra já!! demorou!!
    Levantemos essa bandeira!
    Por menos pediram do presidente
    Esse cadaver não pode continuar!

  151. Ronald

    O Brasil tá uma beleza.

    Rio de Janeiro – O Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro divulgou hoje (25/07) os números de crimes praticados no estado relativos ao mês de maio. Segundo o relatório, as mortes ocorridas em supostos confrontos com policiais, casos tipificados como autos de resistência, continuam crescendo. A cada 48 horas, três pessoas são assassinadas pelas polícias Civil e Militar no Brasil. Um total de 46 mortes por mês.

  152. Tene Cheba

    São Paulo, grande em todas as suas dimensões, teve que gerar anomalias, sua pior concepção, esta capital que nos deu tantos bons presentes, gestou um exceção, o binômio trágico PT-Lula, sua mais perfeita aberração, a coisa mais cinza que sua poluição produziu, até o Tietê não quer vê-los boiando em suas águas que clamam pela ressureição. Isso Kassab, impõe a estes a negação de uma sociedade fadigada por tantos assaltos e distortções.

  153. Fabio

    Impeachment do “governador” Serra já!! demorou!!
    Levantemos essa bandeira!
    Por menos pediram do presidente
    Esse cadaver não pode continuar!!

  154. Fabio

    Esse tal Cheba (!!) deve se alimentar de fezes, só pode ser
    vai la no tiete bater um rango filhão

  155. Ronald

    Beleza 2

    Quinta-Feira, 09 de Outubro de 2008 | Versão Impressa
    Rio supera SP em nº de assassinatos
    Índice paulista teve redução de 19,5% em 2007; considerando a população, ES lidera o ranking de homicídios
    Renato Machado e Clarissa ThoméTamanho do texto? A A A A
    A segunda edição do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que, pela primeira vez, o Estado do Rio ultrapassou o de São Paulo em números absolutos de homicídios dolosos (com intenção) – ocorreram 5.504 assassinatos em território fluminense, ante 4.877 em São Paulo, no ano passado. Em relação aos dados de 2006, São Paulo conseguiu reduzir esse tipo de crime em 19,5%, enquanto no Rio a queda foi de 3,6%.Quando o cálculo leva em conta o número de habitantes, o Rio ainda fica em segundo lugar no ranking de mortes, com 35 homicídios por 100 mil habitantes, atrás só do Espírito Santo, com uma taxa de 41,6 por 100 mil habitantes.

  156. Ronald

    Quem sai de madrugada tranquilo mesmo???

  157. Tene Cheba

    Em toda as recentes eleições, o PT caprichou na aplicção da Teoria do tudo ou nada.A última, foi cômica.No desespero, baixou a tentação, e mandou ver, distorcendo a política, misturando argumentos primários com vida pessoal.Eu não acredito nestes seres, que só arrumam confusões.PT, do Planalto ao Supremo.

  158. Sandra

    Fábio, não vai colar.

  159. Sandra

    Antonio, na verdade, a cena do torcedor solitário na noite chuvosa foi igualmente linda.

  160. Paulo

    The Polack patient lying on the operating table whispers to
    the surgical-masked doctor, “You can take your mask off now, doctor, I have recognized you!”

  161. Paulo

    In a school in Poland the teacher asks, “Has any of you ever saved somebody’s life?
    A little boy raises his arm, “Yes, my little nephew’s”
    “How did this happen? Tell us!” asks the teacher.
    The little Polack says, “I hid my sister’s birth control pills!”

  162. Ronald

    Nasci e cresci em São Paulo.
    Confesso, tive realmente uma infância incrível.
    Futebol na rua, carrinho de rolemã em frente a Universidade Mackenzie, sim, na rua Itambé, não haviam grades em prédios, os grandes casarões do bairro de Higienópolis, todos com diversas histórias.
    O Pacaembú ainda tinha a concha acústica na priimeira vez que fui até lá. Meu pai me levou para ver o Pelé jogar. Estádio que invadi várias vezes, não o gramado, mas as instalações atrás , apenas para jogar bola com amigos.
    Com 10 anos de idade, saí de bicicleta de minha casa em Higienópolis e fui até o Parque do Ibirapuera, me lembro como se fosse hoje a sensação de cruzar a cidade com o meu pequeno tamanho.
    Pois bem, dos 35 anos em que morei na cidade eu só a vi piorar, trânsito, intolerância, pouco caso, a arquitetura é bem como o Gerald descreveu, caixotes de concreto, com suas minúsculas janelas, não sei pra que precisam de arquitetos, os prédios são praticamente todos iguais, qualquer pedreiro sabe fazer.
    Foram anos de crescimento desordenado, incompetência, pouco caso; segundo pesquisas recentes, o aproveitamento do trabalho de um vereador chega a 8%.
    Fugi.
    Chega.
    Cada vez que tenho que voltar a cidade me sinto mal, ando de moto, é passar o pedágio da Trabalhadores e pronto, tenho que me transformar em outra pessoa para não virar um número estatístico, pra não ser assaltado ando como em uma corrida, a corrida pela vida, sou obrigado a virar bicho, nunca consigo chegar tranquilamente a cidade.
    Meus pêsames São Paulo.

  163. Ricardo Hartmann

    Thomas, obrigado pela censura. Você nunca me enganou.

  164. Paulo

    The phone is ringing in the doctor’s office. He picks it up and hears the desperate voice of a Polack woman: “Hello, Doc! Did I leave my underpants in your room after the medical examination?”
    “No,” replies the doctor, “They are not here.”
    Half an hour later she calls again. “Hello, Doc, it’s me again. Don’t worry anymore, I found them — they were at the dentist’s!”

  165. ezir

    Caro Sr. André M, pra você ter lembrado de cada SINAL DE PONTUAÇÃO que EU deixei de USAR em meu COMENTÁRIO-discurso INDIRETO LIVRE é porque O sR. conseguiu LER MUITO BEM TUDO… MAS , meu TEXTO como acontecer com cada AUTOR(A) LIDO(A) suscitou no SUB-CONSCIENTE DO SR. alguma REAÇÃO INCONSCIENTE calcada em ALGUM TRAUMA de REDAÇÃO que O Sr. deve ter tido no processo de aprendizagem DO ATO DE ESCREVER . Tive alguns ERROS, sim , mas de ESTILO em que OMITI algumas palavras q no CONTEXTO , nas ENTRELINHAS DÁ MUITO BEM p uma pessoa LIDA e ESFORÇADA NA COMPREENSAÃO podia ter compreendido BEM os SENTIDOS de MEUS FLASHES sobre os IMIGRANTES e os MORADORES NATURAIS , nativos da cidade de São Paulo. BALZAC escrevia com este ESTILO q usei aqui :
    apontando as perspectivas e voltando p alinhavar O TOPICO FRASAL. Favor, ENTENDA esta réplica como um INTERCÂMBIO e não se PRECIPITE em REAÇÕES desnecessárias , OU IMPRESSÕES IMEDIATISTAS…O Sr. vai ganhar o melhor como A Sandra e outros q me leiam aqui. gRATO, Ezir.

  166. Tene Cheba

    Puxa, que necessidade eu tenho de te ler, santo remédio esse para os que padecem de algum retardamento.Nada como a calma edificante, afinal um murro não precisa de muita força.
    Afinal, os babacas são sempre os babacas, e tudo para eles é mais ou menos, carne de pescoço é o que os revestem.

  167. Mau

    E onde estão os defensores do comercio de ARMAS que defendiam suas ideias no Referendo de 2005 – Cade o ex governador Fleury

    Aí, arma na mão de um bando de transtornado carente, aos milhares – ta aí Sto André, SP, RJ e etc

  168. André M.

    Prezado Ezir

    Ainda é difícil a minha compreensão do seu texto/estilo.

    Espero que não entenda a minha resposta como reação desnecessária. Nunca li Balzac. E não teria condições de ser qualquer coisa hoje depois de ter levado um soco no estomago e outro na cara ao acompanhar o desfecho do sequestro de Santo André.

    Ainda não entendo a alternância entre maiúsculas e minúsculas, mas acho que cada um é livre para escrever do modo que quiser, e também sou livre para opinar sobre isso.

    Saudações leais

  169. Tene Cheba

    Se as armas fossem proíbidas, John Lennon estaria vivo, eu mais feliz.Mas o mundo não consegue mais viver sem as armas.Temo muito por elas, mas temo muito estar sem elas.Tenho em mim a eterna dúvida de como definir melhor a alma que insisti em continuar penando.

  170. thais

    gerald thomas adoro vc!São Paulo e assim porque é uma das maiores metropoles do mundo.fazer oque?mas como vc disse é maravilhosa ao seu jeito.amo São Paulo sou paulistana adorei seu texto.tem um carinho implicito lá!Deus abençoe Sao Paulo.

  171. Jovelino

    Por que ser masoquista ? Não gosta de São Paulo, mude…. Existem tantas cidades brasileiras.
    Quem fala mal de São Paulo e continua por aqui, ou é masoquista ou tem inveja.
    São Paulo é que nem a Elis Regina, incomoda porque fascina !
    Aliás, a Elis amava e se identificava com esta cidade.
    Já ouvi alguem dizendo que São Paulo é a menina feia, que toda menina bonita gostaria de ser.

  172. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, tem post novo lá em cima!

  173. Sr. Gerald Thomas,

    Acho que de fato Sao Paulo e tudo isso e mais um poquinho, sera que voce conheca a Zona Leste da cidade? talvez voce nunca tenha visto o Largo 13 em Santo Amaro, numa tarde de sexta-feira, sera que voce conhece o Carandiru? onde ha alguns anos houve aque chacina? Hoje e um complexo de diversao, um lugar que nao me tras boas recordacoes, pois morei na Zona Norte da cidade exatamente no periodo da rebeliao. Mas ainda sim, Sao Paulo e charmosa, Sao Paulo tem algo especial, Vila Madalena, Rua Avanhandava, o Gigetto, a Rua Augusta , se bem que agora nao pode mais estacionar por la. Que mais? A Vila Mariana, lugar onde morei por muito anos, ali bem pertinho do Paraiso, perto do Jabber onde a melhor esfiha da cidade espera por sua visita. Que mais? Indo o poquinho mais pra ona norte, Largo da Matriz com seu charme, e a Av. Robert Kennedy com seus restaurantes nordestinos, Feijao de Corda, e o Largo do Aroche, e as flores da Dr Arnaldo, e o chopp do Bra Brahma, sem falar do sanduiche do Mercadao Municipal, e ali bem pertinho porque nao levar seus “friends” pra ver o COPAN do alto do Edificio Italia, (maybe they will enjoy); and why not to take your friends no Largo Sao Bento, no Patio do Colegio, poxa la tem um cafe super charmoso, que nao perde pra nenhum cafe no exterior. Ah sim!!!! Nao esqueca os bons restaurantes. Please take your friends to know A Figueira Rubayat my favourite place, tambem tem o Carlota, o Brasil a Gosto com todos os sabores do Brasil, delicia de comida, tambem temos o Tordeseilhas com o melhor barreado que ja comi. Enfim sao tantos lugares maravilhoso tem o D.O.M. do Alex Atala, one of the best restaurants in the World.
    Finally, Mr. Thomas I am sure that your friends will enjoy in Sao Paulo, more then you imagine. Don’t worry about the bed things, you know why? BECAUSE SAO PAULO is SAO PAULO and we don’t have the same place in the World.
    New York e linda, cheia de charme, cheia de poder, mas nada comparado com Sao Paulo. New York nao tem cafe com leite como no Brasil, nao tem uma media com pao na chapa.
    Eu moro em Seattle WA, mas sinto tantas saudades de Sao Paulo, da minha Sao Paulo.
    Please don’t be shame to show Sao Paulo, how Sao Paulo deserve.

  174. Sandra Rocha Evanoff

    Gerald Thomas,

    Eu entendi seu texto perfeitamente, mas uma pessoa que nao sabe interpretar o que foi escrito, provavelmente vai achar que voce odeia Sao Paulo.

    Acho que de fato Sao Paulo e tudo isso e mais um poquinho, sera que voce conheca a Zona Leste da cidade? talvez voce nunca tenha visto o Largo 13 em Santo Amaro, numa tarde de sexta-feira, sera que voce conhece o Carandiru? onde ha alguns anos houve aque chacina? Hoje e um complexo de diversao, um lugar que nao me traz boas recordacoes, pois morei na Zona Norte da cidade exatamente no periodo da rebeliao. Mas ainda assim, Sao Paulo e charmosa, Sao Paulo tem algo especial, Vila Madalena, Rua Avanhandava, o Gigetto, a Rua Augusta , se bem que agora nao pode mais estacionar por la. Que mais? A Vila Mariana, lugar onde morei por muito anos, ali bem pertinho do Paraiso, perto do Jabber onde a melhor esfiha da cidade espera por sua visita. Que mais? Indo o poquinho mais pra ona norte, Largo da Matriz com seu charme, e a Av. Robert Kennedy com seus restaurantes nordestinos, Feijao de Corda, e o Largo do Arouche, e as flores da Dr Arnaldo, e o chopp do Bar Brahma, sem falar do sanduiche do Mercadao Municipal, e ali bem pertinho, porque nao levar seus “friends” pra apreciar o COPAN do alto do Edificio Italia, (maybe they will enjoy); and why not to take your friends no Largo Sao Bento, no Patio do Colegio, poxa la tem um cafe super charmoso, que nao perde pra nenhum cafe no exterior. Ah sim!!!! Nao esqueca os bons restaurantes. Please take your friends to know A Figueira Rubayat my favourite place, tambem tem o Carlota, o Brasil a Gosto com todos os sabores do Brasil, delicia de comida, tambem temos o Tordeseilhas com o melhor barreado que ja comi. Enfim sao tantos lugares maravilhoso tem o D.O.M. do Alex Atala, one of the best restaurants in the World.
    Finally, Mr. Thomas I am sure that your friends will enjoy in Sao Paulo, more then you imagine. Don’t worry about the bed things, you know why? BECAUSE SAO PAULO is SAO PAULO and we don’t have the same place in the World.
    New York e linda, cheia de charme, cheia de poder, mas nada comparado com Sao Paulo. New York nao tem cafe com leite como no Brasil, nao tem uma media com pao na chapa.
    Eu moro em Seattle WA, mas sinto tantas saudades de Sao Paulo, da minha Sao Paulo.
    Please don’t be shame to show Sao Paulo, how Sao Paulo deserve

  175. Não Identificado

    Não gosto da cidade onde moro… Mas acho que não gostaria de morar em São Paulo. Aqui é feio, muito feio, é poluído, o governo local é uma piada, e a violência está chegando mascarada de desenvolvimento e embalada por pedras de crack. Contudo ainda saio a rua a noite, sem dar bandeira, olhando sobre os ombros, mas saio a hora que tiver de sair. Desenvolvimento insustentável é assim: hoje é ruim, amanhã será pior. E a culpa de quem é? Sinceramente, acho que é do povo deste país. Não de todos, mas da vasta maioria. Além da mentalidade de achar que um erro serve para justificar outro erro, ainda reina a completa ignorância. A ignorância… Esta sim irá aumentar no modelo de ensino-linha-de-produção. E assim se arrasta a terra onde cantava o sabiá.

  176. Thaís

    Primeiro que SP só está essa loucura por causa de gente que insiste em se reproduzir feito inseto e achar que o govrno e a sociedade têm obrigação de lhes dar tudo. É fato, doa a quem doer.

    Segundo, se SP precisa se reinventar, o Riiiiuuuu precisa se implodir, pq aquela merda cercada de natureza por todos os lados não tem nenhuma solução aplicável… é uma merda cercada de natureza por todos os lados e só!!!

  177. ANDRERB

    Pode ter certeza, o rio de janeiro é bem pior!

  178. Roger Elanado

    Como sempre, Gerald, você é chato demais. Se você anda às 3h da manhã em NY e não o faz em SP, você é preconceituoso porque é a mesmíssima coisa. Eu ando por aqui da mesma forma, com o mesmo cuidado de lá. Ah sim, você esqueceu de uma coisa ruim que temos em São Paulo que neste momento não existe em NY: Gerald Thomas. Você é um saco, cara. Se toca.

  179. Ronald

    Vcs sabem qual o tamanho da dívida Americana, juntando externa e interna???
    US$ 50.000.000.000.000,00, e subindo.
    O que será que vai acontecer nos próximos 10 anos?
    Por enquanto foram as bolsas……

  180. joão

    \você precisa lavar muito, mas muito mesmo, essa boca suja pra falar mal do presidente trabalhador.

  181. Sandra

    O Lula está pior com seus defensores do que sem eles!!!

  182. ezir

    BOM TARDE, Antônio Rodrigues:
    fiquei REFLETINDO refletindo…
    sobre o que você disse que faltou no meu texto sobre o TEXTO do Sr. Gerald thomas sobre a nossa CIDADE DE SÃO PAULO, hoje, JÁ!!!O que você quer dizer c faltou falar da “FIGURA POÉTICA DA IMAGEM INVERTIDA NO ESPELHO”? …JUSTAMENTE comecei FALANDO DE ME SENTIR COM A ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS q É UM SONHO-PESADELO-LÃOOOOOOO ao mesmo tempo!!!!
    eLA sediverte com as LINGUAGENS LOUCAS E ÀS VEZES AS INSANIDADES , DEMÊNCIAS , DESEQUILÍBRIOS E até DESVIOS GRAVÍSSIMOS das PERSONAGENS como A RAINHA a É DE TEMPERAMENTOOOOOOO NO MÁXIMO DO GRAU DE EXPLOSÕES MENTAIS E MANÍACAS ( ela NÃO OUVE NINGUÉM E QUER FALAR SOZINHA E USAR COMO UMA TIRANA, UMA DITADORAAAAAAA SEMMMM O MNEEEENOOOOR ESCRÚPULO DE DAR SENTENÇAS MÁXIMAS p as faltas e os ERROS DOS OUTROS E NEM DÁ chance p a JUSTIÇA E OS DIREITOS DAS PESSOAS entrar e IR DANDO UMA ORDEM MAIS HUMANA , MAIS RAZOÁVEL , MAIS RACIONAL p TODAS AS QUESTÕES E OS DESAFIOS NA REALIDADE IMEDIATA ). A coitada da GAROTA CURIOSA E EDUCADDDDDIIIIISSSIMMMMA
    COM TODOS SEUS INTERLOCUTORES , a ALICE, ela não TEM A MÍNIMA CHANCE DE FALAR COM VÁRIOS PERSONAGENS com quem ela VAI ENCONTRANDO pelo TÚNEL DAQUELA FLORESTA- UMA SELVA onde OS ANIMAIS são BONS , alguns EXTINTOS , outros ESFORÇADDISSSIMOOOOS P ENTENDER AS FALAS DELA E A EXISTÊNCIA , e outros ANIMAIS-PERSONIFICADOS EM TIPOS-MENTES HUMANAS… qUANDO quis dizer que me sinto com a ALICE , e falei DOS INFERNOS DAS NOTÍCIAS e da REALIDADE ABERTA de São Paulo concomitantemente ENFOQUEI A MINHA MÃE q é paulistana, e que nos anos 70 me LEGOU UM MODELO E UMA IMAGEM DE SÃO PAULO de LUXÚRIA, PULSAÇÃO, FRENESI, ESTÍMULOS AOS MILHARES E INCESSANTES ou quasi-INCESSANTES. Por exemplo , todo mundo VAI P OS EUA ,miami e Califórnia e reclamam que os BARES ERESTAURANTES fecham muito CEDO!!! aQUI em São PAULO, MUITA COISA FICA ABERTA ATÉ ÁS MADRUGAS – o que É FATOR POSITIVO NA NOITE PAULISTANA REPLETA DE ZUMBIS E MOÇADAS BONITAS . O único problema são os “BOTECOS” E “BOCA DO LIXO” OU “NIGHTCLUBS” ou “BOATES” e…. AS DISCOS DANCES CHATÉZZZIMMMMASS pq SÓ TOCAMMM AQUELA MERDDDAA DE MÚSICA DE RÁDIOOOSSS COMERCIAISSSS q FALAM ÁS PRESSAS como se FOSSEM AS AMBULANTES APAVORADAS nas ruas pra PASSAREM CORREENDO P OUTRA MÚSICA E DAR OS COMERCIAIS. Os programas em São Paulo TÊM QUE SEREM FEITOS PARTICULARMENTE , cada GRUPO VAI E FECHA UM BAR e CELEBRA OS SEUS ANIVERSÁRIOS E EVENTOS. aPESAR DA MULTIPLICIDADE, acho q São Paulo conseguiu se FECHAR EM GRUPOS E CADA UM NA SUA MESMO.Há um INDIVIDUALISMO DE MEDO.E , ESTA É A GRANDE DIFERENÇA DE QUALIDADE – q EU NÃO SABIA -q o Sr.Gerald Thomas ENFOCOU sobre a CIDADE DE NOVA YORK, no ranking com SÃO PAULO e MÉXICO E PEQUIM entre as PRIMEIRAS MAIS POPULOSAS CIDADES DO PLANETA TERRA.
    Até mais tarde, ezir

  183. Edson

    UM DIA DESSES O G.T. COMENTOU DE SUA ORIGEM JUDAICA E DOS TRAUMAS VIVIDOS POR SUA FAMÍLIA. HOLOCAUSTOS DEVEM SER LEMBRADOS PARA QUE NÃO ACONTEÇAM MAIS.

    MEUS PAIS SÃO NORDESTINOS. EX-LAVRADORES. MEU PAI, A QUEM AMO MUITO É O MAIOR EXEMPLO DE CALMA E SERENIDADE QUE CONHEÇO (DE VERDADE). MOTORISTA POR MAIS DE VINTE ANOS EM SÃO PAULO, APOSENTOU-SE. JAMAIS SE REFERIU ASSIM AOS MOTOCICLISTAS “UM A MENOS”… NO ENTANTO, O G.T. SE REFERIU AO “NORDESTINO”… (RACISMO?) QUEM SABE QUE O MOTORISTA DE TÁXI É NORDESTINO? EM NOVA YORK, TODOS OS MOTORISTAS DE TÁXI, SÃO ÁRABES?

    SOBRE O NAZISMO: NÃO FOI APENAS O POVO MÉDIO (POVINHO?) QUEM O APOIOU E APLAUDIU, PIOR, O SEGUIU E REPETIU COMO ELE MESMO JAMAIS TERIA IMAGINADO. FORAM JUSTAMENTE, O MAIS “ESCLARECIDOS” FILÓSOFOS, JORNALISTAS, ARTISTAS (?), POLÍTICOS, BURGUESES, FORMADORES DE OPINIÃO – VEJA, ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO, ENTRE OUTROS…

    ACHO QUE O G.T. SE EQUIVOCA AO NOMEAR OS “CULPADOS” PELOS CAOS E BRUTALIDADE URBANA. TALVEZ ELE NUNCA TENHA SENTIDO E VIVENCIADO NA PELE, O RACISMO E PRECONCEITO.

    UMA PENA, UMA ALMA TÃO ILUMINADA…

  184. Ronald

    Isto que acontece em São Paulo não é um problema isolado.
    São nossos 500 anos de história que fizeram isso.
    O culpado???
    Todos.

  185. Tom Jobim

    Thais, é melhor ser uma merda cercada por natureza exuberante, do que ser uma merda cercada por….merda…porque é isso que o Tietê e o Pinheiros são…ademais, o post foi sobre SP, e as mazelas narradas todos sabemos que não são exclusividades da Paulicéia…deixa de ser limitada menina…

  186. Sandra

    Ezir, DEMAIS…

  187. eduardomotor

    “Enquanto o Lula fala besteiras em Moçambique ou em algum alambique e tenta perpetuar sua história no poder…”
    Genial.

  188. gerald,

    não sei se vc. permite… se não permitir, está ok.
    mas queria indicar esse abaixo-assinado pela construção da Agora do Zé Celso lá no Bixiga. Para quem se importa com São Paulo, acho que vale a pena conhecer um pouco da proposta do Oficina e apoiar o grupo através do abaixo-assinado : http://teatroficina.uol.com.br/

    thank you
    love

  189. Jorge

    Gerald, eh lamentavel que justamente em seu blog que encontro as pessoas mais preconceituosas da internet.

    AMO SAMPA E SOH QUEM EH DE SAMPA PODE SABER AMA-LA, SABER ENXERGA-LA ALEM DOS HORRIVEIS EDIFICIOS CHAMADOS ‘NEOCLASSICOS” E DAS EXAGERADAS FACHADAS DE VIDRO DO ITAIM.

    Agora vem um tal de VAMP (que nem se identifica, qual eh mesmo o nome dele?) com o seu veneno preconceituoso e PROVINCIANO, tipico de alguns morados do sul do Brasil, eta povinho CAIPIRA!

    Como diria um curitibano amigo que elegeu SAMPA para morar, pois a cidade oferece melhores oportunidades para seu sucesso pessoal e profissional: “SAO UNS CURITIBOCAS” com acento agudo no O, (isto vindo de um curitibano hein!)

    Gerald, o que foi que voce falou mesmo numa entrevista anos atras sobre a cidade de Curitiba? Lembra?
    Era uma materia sobre o festival de teatro de Curitiba. Seria bom que este tal e VAMP soubesse da observacao e da comparacao que voce fez com Sao Paulo.

    Gerald, nao se trata de uma perseguicao ideologica com tudo o que voce diz/escreve, mas sim de um esclarecimento quanto alguns de seus posicionamentos, que ateh entao, acredito, tenham alguma coerencia, se eh que tem que ter.

    Seu texto e LINDO, principalmente quando fala da feiura e do espelho, a Sandra jah disse, tah dito!

    Ah, se nao conhece, de um pulo no SESC Pompeia, projeto da Lina , um belo exemplo da boa arquitetura paulistana.

    Tem tambem o Museu da Lingua Portuguesa, uma intervencao do premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, se for nao deixe de ver o filme e o que rola depois.

    A sala Sao Paulo que voce deve conhecer tambem oferece uma bela oportunidade para quem aprecia as internecoes arquitetonicas, vah lah e veja o seu amigo John, o maestro!

    See you
    Jorge, Sydney.

  190. Olá Gerald. Devo discordar de um pequeno detalhe do seu post: o que se viu em São Paulo não foi uma guerra entre polícias, mas entre o legítimo aparelho de segurança do Estado – representado pela PM – e os esbirros do petismo, capazes de aparelhar o movimento de greve da Polícia Civil.
    Servidor público que faz greve armado é criminoso. Quando esse mesmo servidor, armado, tenta tomar o palácio do governo para pressionar o governador, estamos falando em terrorismo.
    Abraços.

  191. Beatriz freitas

    puta que pariu!!!!
    adorei oque o autor postou,e a galera tbm!
    acho paia é tacar pau no pais dos outros! fala do seu pora!
    mas nao posso deixar de confessar que fiquei sem palavras berante tantas palavras brutais sobre sp. o pior é que é tudo verdade po!
    valeu bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s