"Apocalipstick" – Quinta-feira: Conversa em Washington Falha: "TEATRO POLÍTICO", diz Chefe do Senado!

Blog: quatro meses. Leia o UPDATE de QUINTA á Noite lá embaixo, nessa mesma coluna, *em ingles” do NYTimes, estou tentando dar um tempo… tentando relaxar… em Miami (obviamente não consigo). GT

Não, não é bem um blog e sim mistura de BlogHosting com BlogNovela. Não sou blogueiro ou bloguista ou blognauta. Sou autor e diretor teatral, uma arte em momento fundamental de se repensar, de se reapresentar e de se re-encenar. Assim como no magnífico prefácio de Alberto Guzik pro “Encenador de Si Mesmo” (uma coletânea que Haroldo de Campos, Jacó Guinsburg e Silvia Fernandes fizeram sobre o meu trabalho), a arte da encenação não pode bater na primeira e única tecla e não pode ficar na era do primeiro e último retorno. Ou seja, morremos todos os dias. No fechar do pano, no teatro, acabamos com as nossas vidas, as vidas de nossos personagens. Se o teatro pega fogo e o espetáculo não volta mais, acabou. Bem, mas até Hamlet já dizia isso. 

 

Anteontem, conversando com  a última beatnick do teatro livre, a Judith Malina, trêmulo de emoção por todos os motivos do mundo (a morte de seu companheiro Hanon há seis meses e a de Julian Beck há 23 anos) eu senti que estamos, nós do teatro, entrando num clima estranho. Mesmo o seu Living Theater – com esse nome – vive dias estranhos. Sinto que DEVERÍAMOS SER CAPAZES DE TROCAR DE NOME E DE IDENTIDADE pelo menos uma, duas, três vezes na vida. Vocês acham justo que “atacham” um nome e um número na gente e… that’s it?

 

Estranho!  Termo estranho esse termo… estranho. Pois! Mais e mais gente no mundo quer entrar para o teatro, mas… Entrar para quê? Entrar para dizer o quê? Naquela mini-entrevista no YouTube, em inglês, http://www.youtube.com/watch?v=kfZaz3s5VV0, eu falo sobre essa crise.

 

Essa gente tem o que dizer? São pensadores? São, em primeiro lugar, ARTISTAS? Não, não são. Esse Blog comemorou ontem 4 meses aqui no IG e foi além dos 178 mil hits e cada post vira um ‘hub’, um fórum de debates  com seus pra mais de 400 comentários e isso me deixa extremamente orgulhoso.

 

Mas e qual o pararelo entre Blog e Teatro? O Berro. A BlogNovela. O BlogHosting. A intensa interatividade que existe num tempo quase real de performance art que acontece aqui.

 

No próximo capítulo da BlogNovela estaremos remando de volta paro o CRASH novayorkino de onde eu  nunca saí. Encenador de si mesmo? Não, nada disso. Encenador do que está em minha volta. Um imenso barulho que Maureen Dowd chama de “apocalipstick” , se referindo ao batom no porco e ao apocalíptico mundo de mentiras editorias em que vivemos.

 

O que vem a ser um artista? O que dá a alguém o direito de ocupar o palco e estar na luz? Pois é, justamente! Tudo está turvo, tem gente demais querendo dizer coisas demais nesses reality shows. Gente que não tem passado, que não colocou um pé na lama e outro na merda, como diz um mestre do teatro. Mesmo assim, o ego do anonimato está crescendo dia a dia de uma forma apocalíptica. Os 15 minutos de fama de Warhol parecem ter se tornado uma eternidade e ninguém, digo, os do palco, consegue lidar com a crítica. Talvez porque a crítica não consiga mais lidar com eles.

 

Há um rombo imenso no diálogo na arte mundial. É disso que ria o Damien Hirst outro dia quando comprou sua própria obra…

 

Pena que nós não consigamos lotar os teatros com nossos próprios egos ou transformar os blogs em leitura casual. Para mim isso virou um caso visceral e eu queria agradecer a vocês todos por me darem essa chance.

 

LOVE

 

Gerald

 

 

 

(O Vampiro de Curitiba na edição)

 

Desta quinta, do New York Times:

 

It does no good, Mr. Dodd said, “to be distracted for two or three hours by political theater.”

The senator was apparently alluding to a growing revolt by conservative House Republicans against the proposed $700 billion rescue, and the fact that Senator McCain has not yet endorsed the plan, whose concept runs contrary to the policy positions he has taken for years.

Mr. McCain and his Democratic opponent, Senator Barack Obama, left the White House by a side entrance without commenting. The initial silence of the presidential candidates reinforced the impression that thorny issues still need to be addressed before an accord is achieved.

Shortly afterward, Mr. Obama said in an interview on CNN that he was confident that a deal would be reached “eventually,” but he said, “I think there’s still some work that needs to be done.”

 

 

WASHINGTON — With their first presidential debate awash in uncertainty, Senator Barack Obama interrupted his preparations in Florida and arrived here Thursday afternoon to join Senator John McCain for an extraordinary White House meeting intended to spark an agreement on the $700 billion government plan to bail out the nation’s financial institutions.

 

 

 

 

 

PS. do Vamp: Como vocês devem ter percebido, tivemos uns probleminhas no WordPress. Enquanto o Gerald está lá em Miami, se estressando com aquela paisagem maravilhosa, eu “estarei resolvendo” (gerúndio é foda, né?) o problema. Enquanto isso, mandem ver nos comentários.

261 Comments

Filed under artigos

261 responses to “"Apocalipstick" – Quinta-feira: Conversa em Washington Falha: "TEATRO POLÍTICO", diz Chefe do Senado!

  1. ………………………………….:..AAAAA.. -….RRRÁÁÁÁÁÁÁÁAÁ…-……SÔÔÔ…..!!!!
    …………………………Gérald…….!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Eliana

    Gerald,

    se existe a consciência do egocentrismo, porquê não podemos olhar para outra direção ?

  3. Maria Santos

    Oi Gerald,
    Estou viciada neste blog!
    Não concordo com tudo que você escreve mas, suas opiniões são interessantes.
    Adoro os comentários do Marvado.
    Vamp, você poderia ser menos cruel com as pessoas aqui…
    Parabéns e sucesso sempre!
    Bjs

  4. O Vampiro de Curitiba

    Estava relendo o texto, simplesmente GENIAL!

  5. bem relevante esse post gerald, para que? para quem? esse é minha pergunta em relação as artes cenicas nesse congo verde amarelo. a garotada não quer saber de nada meu caro, querem fazer novela na globo e sair em revista de quinta categoria.
    imagino que deve ser foda para vc, ver os amigos morrendo e ninguem para ocupar o lugar…

    see ya

  6. O Vampiro de Curitiba

    Entre tantas questões fundamentais do texto, uma em particular me chamou a atenção:
    “Sinto que DEVERÍAMOS SER CAPAZES DE TROCAR DE NOME E DE IDENTIDADE pelo menos uma, duas, três vezes na vida. Vocês acham justo que “atacham” um nome e um número na gente e… that’s it?”
    É para pensar.

  7. gthomas

    Olhem que loucura!

    Crise faz Obama disparar

    Pela primeira vez, o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, apareceu nas pesquisas com uma clara vantagem sobre o republicano John McCain, às vésperas do primeiro debate eleitoral entre os dois adversários.

    Em uma pesquisa de hoje do jornal “The Washington Post” e da rede de TV “ABC”, Obama tem nove pontos a mais que o senador pelo Arizona (52% contra 43%) entre os eleitores preocupados com a crise financeira do país.

    Independentemente das pesquisas, parece claro que a crise econômica virou uma aliada das aspirações presidenciais de Obama.

    A situação econômica, que já aparecia como o assunto prioritário dos eleitores, ganhou ainda mais destaque: 50% dos eleitores acham que agora o tema é o que mais lhes preocupa, contra 37% há duas semanas. Além disso, a maioria (53%) diz confiar mais em Obama que em McCain como um líder capaz de lidar com a pior crise dos últimos 80 anos.

  8. O Vampiro de Curitiba

    Você estava certo, Gerald. Eu estava errado: A crise ajudou Obama, não McCain.

  9. O Vampiro de Curitiba

    Gostei dessa idéia do Gerald de que deveríamos trocar de nome de vez em quando. Vou trocar o “Vampiro” por “Steppenwolf”. Não serei mais o Vampirão, serei um lobão. Mas o lobão que ignora as vovozinhas e pega a Chapeuzinho Vermelho.

  10. carlosena

    NÃO SE PREOCUPE COM OS ANONIMOS , POIS NO FUNDO ELES SABEM O SEU LUGAR < QUE É NA PLATÉIA , PARA EM 1 LUGAR SABER SE O DINHEIRO QUE PAGOU VALEU A PENA , EM 2 LUGAR PODER FAZER QUALQUER CRITICA QUE QUISER , AFINAL ELE PAGOU PARA VER SE O TAL EGO DO ARTISTA REALMENTE VALE OU NÃO VALE A SUA NECESSIDADE DE FAMA E DE APLAUSO.

    OBS; SE NÃO GOSTOU NÃO IMPORTA PQ SOU DA PLATÉIA , E LEMBRA O ESPETACULO JÁ ACABOU E JÁ ESTOU EM CASA ……… E VIVA OS ANONIMOS ….RSRSRS

  11. O Vampiro de Curitiba

    Só um adendo, Gerald: Você coloca 178.000 hits. Se formos computar o número de páginas visitadas, atualmente está em 273,839. Uma média de 3.296 por dia.

  12. Glorinha

    é difícil o desapego
    desapego de nós mesmos…mais ainda!
    mas é bom tentar…
    largar o “eu” em qualquer esquina e não voltar para buscar
    deixar-se ser encontrado novamente, mas, que o tempo passou
    e nunca mais se é o mesmo…
    artista traz ao público o algo, talvez o inusitado,
    em cada artista um pouco que largamos naquela esquina
    um mundo inteirinho de possibilidades
    e fomos relembrar lá no teatro!
    obrigada a você Gerald por nos dar essa oportunidade.
    sempre ouço um barulhinho aqui….
    [[]]

  13. Glorinha

    Vampiro, vou sussurrar que também é uma forma de berro!!!

  14. O Vampiro de Curitiba

    “Mas e qual o pararelo entre Blog e Teatro? O Berro.”
    Então, vamos berrar, gente!!!!

  15. JAd

    Big Mac called his troops home, acabou de suspender a campanha e correu pra DC pra se esconder embaixo das saias do Bush. Quer suspender o debate de sexta porque sabe que vai ser massacrado. Já iria ser um massacre, porque o estilo town hall meeting do Big Mac não funciona em debates de TV, e Obama é o rei da oratória. Não sou Obamanite mas esse pacotão do Bush de ajuda aos bilionários com o dinheiro dos nossos taxes pegou mal. Mas o que isso tem a ver com a necessidade do teatro desconstruir/reconstruir seu discurso? Well… I have no idea whatsoever… prolly, not related…

  16. Glorinha

    Andre M, por que atiraria pedras em vc?
    só porque vc escreveu ai em cima o que pensa?
    muitas flores para vc pois é primavera lá fora e aqui também,
    o dia ontem foi difícil mas e dai! hoje também pode ser, tudo está para ser escrito…
    []

  17. Paulo Cesar

    Parabéns Gerald! Pelo blog e por sua trajetória!
    Adorei o post e tb gostei bastante dessa entrevista(de 2007) que acabo de ler:
    http://www.cranik.com/entrevista66.html
    A partir de hoje estarei sempre por aqui.

    grande abraço!
    Paulo Cesar

  18. Silvana

    é isso aí meu caro!!! a desordem, a loucura, a anti censura, a globalização, etc etc, dá brecha pra essa entrada desastrada de gente de todo o tipo no meio artístico, ou seja, no meio da fama – que agora se confundem totalmente – arte e fama!!! hahahaha muito engraçado mesmo …só se é reconhecidamente artista se for famoso!!! hahaha que tristeza!!!

  19. André M.

    Prezado Blogueiro

    Esse tema “encenação de si mesmo” me lembra muito a questão da alegoria da caverna. No fundo não sabemos porque estamos aqui, o que estamos fazendo e qual resultado de nossos “atos” (tanto no sentido de atitude quanto no sentido de ato teatral). Muito menos temos noção do estamos pensando (a questão dos “pensadores”). Seria o pensamento apenas uma reação química indesejada?

    As vezes tem-se a impressão que tudo não passa de uma nau desgovernada rumo ao fim dos tempos. Por isso que gosto tanto da ideía de fim do mundo.

    E antes que eu receba mais pedradas, digo, que tudo acima escrito não tem qualquer objetivo de se estabelecer nem como tese, muito menos como verdade, mas sim como minha opinião pessoal e intransferível. Alias, desconfio que é para isto que blogs existem, para as pessoas destilarem suas opiniões pessoais.

    Porém, podem tocar as pedras, ficarei até chateado se me pouparem. Não me importo quando atiram, são pedras etóricas mesmo.

    E posso dizer, com franqueza, gosto deste blog!

    Saudações leais.

  20. Luciana

    Já vi pessoas super talentosas , mostrarem seus trabalhos, suarem em cima deles e não terem um ego do tamanho de um bonde.Acho que é tudo uma questão de temperamento.Outros querem é fazer o seu trabalho independente se estão aparecendo ou não.E o que faz um artista? Não é a construção do seu trabalho, seu talento, ter o que dizer ,sua dedicação no que faz?Não sou atriz, não sou escritora apesar de gostar de me expressar escrevendo também , mas nunca produzi um livro.

  21. chalo

    O que vem a ser um artista? O que vem a ser um humano? O que dá a alguém o direito de ocupar a face da Terra?

    Engraçado como o povo americano foi participante ativo neste estelionato. Refinanciando seus imóveis a juros irrisórios gastavam o dinheiro com o que?

    Com carros beberrões e consumo desenfreado de produtos nem sempre necessários e geralmente nocivos ao meio ambiente.

    Hoje nos Estados Unidos o cara é obeso ou é marombado. Espero que estejam enxergando no Obama uma chance de mudarem de estilo de vida.

    Que não se sustenta por muito tempo.

    E olha que parece que a China está no início deste processo, o mundo precisa mostrá-los um atalho para um consumo mais racional. Além de parar de sermos coniventes com sua detruição ambiental.

    Afinal como vai ser 20% da população mundial sem meio ambiente, sob o controle, até o momento autoritário, de grupos políticos.

    Lógico que o Brasil também.

    Voltando a indagação do texto, a qual fiz inicialmente inclusões, completo.

    O que é ser um artista? O que é ser um advogado? O que é ser um engenheiro? O que é ser um cientista? O que é ser um geógrafo? O que é ser um administrador? O que é ser um jurista? O que é ser um médico? O que é ser um vizinho? O que é ser um arquiteto? O que é ser um empreendedor?…

    Qual afinal é a finalidade de ser algo?

    Valeu

  22. Marcos

    Cheguei até o final do blog. rs

  23. gthomas

    Imagina vc Vamp de Steppenwolf….nao, por favor nao.
    Escolha outra coisa!
    LOVE
    G

  24. Luciana

    Será que para um artista ser um artista é necessário que tenha um ego inflado ou será que interpretei errado o significado do ego , o ego seria no sentido de trazer o que cada um tem dentro de si, seus conflitos, suas inquietações?Mas o artista sempre se diferencia pelo seu trabalho ,pelo suor não tem outro jeito, só no dia à dia, um artista não se faz de um dia para outro,é toda uma vida.E não só pelo trabalho mas pela forma como ele se expressa é diferente de uma pessoa ~que não é artista artista.

  25. Eliana

    Pacheco, Boa Tarde !

    Texto : “Reinaldo Azevedo… (22/09).

    Estou respondendo com atraso, pois só vi agora seu comentário :

    obrigada pelas flôres, estava pensando nisso hoje (receber e dar flôres). Uma feliz primavera para você também e continue sendo assim, cavalheiro.

    Nós, mulheres, agradecemos.

  26. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, eu gosto dessa coisa de “lobo da estepe”, caminhando solitário, procurando por lebres, encontrando corsas…
    Apenas observando o rebanho… a manada…

  27. gthomas

    Queria deixar claro que o DEBATE no Blog me interessa.
    Os do palco e entre PALQUEIROS anda fraco.
    nao entre blogueiros!
    LOVE
    G

  28. Glorinha

    Vampiro, espero que a frente de seus olhos nem tudo seja rebanho e manada… pelo menos não o vejo olhando para isso apenas…
    []

  29. gthomas

    Vamp virando um lobo solitario….epa, acho que vc esta me mandando mensagens cripticas…

    A Luiza me mandou essa mensagem que ela nao consguiu blogar

    Boa tarde amigos do blog
    Vamp,”o belo” papis, fábio, muchaco…..e principalmente o Gerald

    GERALD A SUA INTEGRIDADE, SUA CLAREZA…ÚNICA !!!
    PARABÉNS!!!
    vC OUSA, SEMPRE.. DIZ O QUE PENSA !!!
    vC NÃO É O MÁXIMO.. VC EXTRAPOLA O MÁXIMO !!!!

    Atordoada cheio de coisas para ler, interessantissimas…… e péssimas too

    Bjucas em todos

    Sumida por estar passando por uma fase complicada ( apesar de ser primavera….)

    LOVE G !!!!”

  30. Eliana

    Pacheco,

    continuação…

    agradecemos pelas flôres e pelo “diálogo no mesmo nível” (fazendo um paralelo com o egocentrismo citado no texto de hoje).

  31. Luciana

    “Toda a gente é um artista”,
    “Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade.”
    Joseph Beuys

  32. gthomas

    FLÓRIDA – O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, rejeitou nesta quarta-feira o pedido de seu oponente na corrida eleitoral, o republicano John McCain, para que aceitasse o adiamento do debate que ambos protagonizarão sexta-feira, já que agora “é mais importante do que nunca” que os americanos ouçam os presidenciáveis.

  33. gthomas

    Certissimo Obama!
    parabens pela atitude,

    Tem comissao suficiente trabalhando no ‘resgate financeiro”

    nao se precisa de 1 ou 2 senadores, justamente os dois que concorrem ao mais alto posto. e SEIS semanas antes da eleicao.
    LOVE
    G

  34. O Vampiro de Curitiba

    Beijo, Ana Luiza!

  35. O Vampiro de Curitiba

    A intenção do McCain é mostrar ao público que a situação financeira é mais importante para ele que a campanha política. Tá certo ele. Sabe que Obama é imbatível sob holofotes.
    Se o Obama perder, Gerald, chama ele para integrar sua equipe teatral. Grande ator!

  36. gthomas

    Chamo mesmo!

  37. gthomas

    Assim o teatro sai da crise: teremos 200 milhoes de espectadores!

  38. Rio Maynart

    Eu quero berrar com você, Gerald! Vc é o seu próprio personagem, o seu próprio autor, o seu próprio ator, o seu próprio diretor, o seu próprio louco “EU”… Isso é egocentrismo?!!! Talvez! Não sei!!! Acho que é mais um existencialismo sartriano em que vc se projeta existir em inúmeros diferentes Geralds para ver, conhecer, entender e viver mais o universo. Aliás, o Fernando Pessoa já fez isso na primeira metade do século passado. Mas isso é o certo!!!… Ou NÃO!!!… Como diz Caetano Veloso. Mas temos mesmo que ser plural! (Mesmo sem ser Gal! Hahaha…),pq uma visão só,não dá para nos conhecermos,nem dentro do nosso próprio universo interior, nem o nosso universo dentro do Universo infinito. Aqui, Gerald, deixo as minhas felicitações por estes 4 meses de louco e supremo sucesso e… quero BERRAR com você e com o Vampiro de Curitiba (Meu querido Vamp) por mais 4 séculos( qdo der) neste blog.
    Parabéns! Forte Abço.

  39. Eu fico imaginando, só imaginando, como era a vida quando podíamos sair de casa, ira ao cinema, teatro, estádios de futebol, ou mesmo um medíocre bar sujo, sem nos preocuparmos com flanelinhas, estacionamento, trombadinhas, assaltantes, maníacos dos mais diversos, ou só daqueles que soltam uma rajada de balas com uma metralhadora uzi, torcidas organizadas violentas que matam por prazer. Antes me preocupava somente com as pulgas, hoje tenho n! [n fatorial] razões para não sair de casa. Se está frio penso, putz que vento gelado!, se está calor, puxa! vou ficar e pegar uma ducha. Ligo a tv e vejo aquele mundaréu de gente se atropelando na fila dos estádios e levando pedrada na cabeça. Prá que isto? Sem falar nos teatros que desabam. Mas o Crash do Bush não me preocupa.

    Será que deu uns 15 min de fama?

  40. gthomas

    Oi Rio
    vc desaparece, eu fico triste
    LOVE
    G

  41. gthomas

    Boa, Heitor: Obrigado
    LOVE
    G

  42. euzim

    Oi Gerald, bem legais suas reflexões sobre a arte e o valor do artista num mundo contemporâneo de aparências. Mas, penso que os artistas já estabelecidos, muitas vezes obnubilados pela fama e vaidadezinhas mortíferas, fazem pouco, têm quase nenhuma curiosidade com o artista novo que chega. Digo que muita coisa genial está perdida por esse mundão, terra de ninguéns. As pessoas têm, na minha opinião, a tendência em dificultar ao máximo tudo. Especialmente para os putas artistas; esses são os que penam, enlouquecem, desistem, somem e nunca mais ouvimos falar deles. Graças a Deus, uns poucos conseguem. Identifico-me muitas vezes com o seu discurso, especialmente no que se refere à arte em geral, mas me pego pensando se vc não é mais um dos que estende os braços em direção à novidade mas quando se depara com ela, vira-lhe a cara. Tudo na retórica fica tão simples. O duro é bancar uma posição na vida que sustente o discurso. Antonio

  43. Notei que MacCain não faz discurso de improviso, ele parece sempre estar lendo alguma coisa ou algum teleprompt.

    Quisera eu ter lido 1% dos livros que Gerald e Reinaldo leram, mas ainda posso lê-los. [putz, lelos de novo, eita cacofonia]

  44. gthomas

    Heitor, eh do palco que falo, das pessoas do palco e nao dos blogs

  45. Rio Maynart

    São as atribulações da vida,Gerald. Tenho viajado mto…. mas qdo der, estou pintando por aqui.
    Abção.

  46. Gerald.

    Chama o Waldir Pires.
    Vais gastar menos na contratação. Os alemães lotarão os teatros.
    O efeito é o mesmo. Querem é circo e show.Hitler não gostava de Jesse Owens;Vamos apoiar o Obama para agradar os USA.Ou algo assim.
    Com crise ou sem crise. Com boa oratória e tudo.Não te esqueças que eu disse:
    Mais fácil será ter no mundo um papa preto que um presidente norte americano primeiro.
    MacCain leva na certa. Reacionários brancos se preparando.
    Na hora H vai ter virada, Anote e veremos depois. Esta pretenso retardamento visa tão somente mostrar que Obama não é maleável e possível aproveitador.Aproveitador do momento da crise,e ainda de tentar massacrar um veterano herói de guerra.Amigo, americano gosta de imagens.
    Torço para estar errado. Se Obama vencer o destino assim esta escrito. Não temos mais do que especulações. cada um com a sua .Neste grande teatro no qual a vida imita a arte. Ou vice versa. Holofotes para uns, platéia aos demais. Sobre o teatro comento depois.Pela madrugada após minhas orações.
    Responderei com imenso prazer aos outros também.

    Eliana não é mais que minha obrigação ser gentil. Vocês mulheres são o inicio e o fim.Todos somos em um ventre gerados.Adiante outro ventre nos presenteia com filhos e destes ainda surgirão nossos netos.Mulheres só produzem maravilhas.
    A quem chamamos no suspiro final?
    Portanto principio e fim.
    Obrigado Eliana.
    Boa noite a todos e fiquem com N.S.J.C.

    Pacheco.

  47. O Vampiro de Curitiba

    Rio Maynart, vê se não desaparecre!
    Beijos!!!

  48. gthomas

    Pacheco, sorry pela total ignorancia mas juro pra vc que nao sei quem eh Waldir Pires,

    ????? Deveria saber?

    LOVE
    G

  49. Vampiro.
    Rápido antes de sair mesmo.Sair de uma vez finalmente.
    Gerald na real deve esperar como outros uma renovação.Renovação de que?Estou provavelmente pegando um bonde andando.Mas aqui entre nós quem é realmente este Obama?! O que ele fez de extraordinário a nivel de conhecimento mundial?!
    Não te esqueças quando eu lembro Lucille e B.B.King estou tambem lembrando uma parte consideravel de sentimentos originais dos pretos oriundos dos antigos e até atuais catadores de algodão.Estou falando de raizes.Coisas enraigadas no coração de reacionários que entre os pretos existem tambem.Obama nesta questão perde.è o preto,instruido e teve mãe branca,tem ainda a lhe pesar o nome Barak. Nomes não são nada aprentemente e podem ser tudo em uma nação onde a instruçaõ é mais voltada para conhecimentos limitados ao proprio pais.Os noret americanos são assim. tem gente bpor lá que ainda pensa que no Rio de janeiro jacaré anda nas ruas e se canta mamãe eu quero em todo carnaval.Ainda acredito que Collin Powell seria imbativel.Por isto mesmo foi afastado ou resolveu se afastar.
    Vampiro com Gerald querendo ou não vamos acertar.Ganhar não ganharemos nada.No maximo talvez a possivel vaidade de dizer:
    ACERTEI.Obrigado e agora vou de verdade.Eta blog prendedor.E igual coçar,depois de começar não se quer mais parar.
    Ate´amanhã novamente,Obrigado pela moderação e aceitamento.

    Pacheco

  50. Contrera

    tudo é tão genial que às vezes me pergunto o que estou fazendo aqui. ora…
    bom, xá para lá.
    * * *
    é curioso, realmente, como os posts do gerald e meus atos às vezes se confundem: pois… ADMITO! eu já entrava aqui com outras personalidades! ADMITO! PRONTO! E ADMITO AINDA MAIS: GOSTO DISSO! gosto tanto que nem mais me espanto! rimou!
    outro ponto em que nos topamos: em se discutir o que é necessário para pisar no palco. mas, nos termos mais, adequados: o que dá a alguém o direito de ocupar o palco e de “ESTAR NA LUZ”. é realmente curioso. claro, iremos concordar. mas não é isso o que importa. eu realmente não me importo com todos os intrometidos que fazem porcaria por aí – aliás, porque talvez eu seja um deles… mas com o QUE É o palco: para mim, é a vida. e como eu reluto em ter uma destas, o meu único lugar parece ser lá, no palco. bom, mas é levar longe demais. eu não estou em discussão.
    bom, gostei do texto pelo sintomático que expressa. valeu.
    carinhos
    contrera

  51. Gerald.

    Obrigatoriamente não.

    Valdir ou Waldir Pires é um razoavel cantor de musica popular.Nad pessoal tenho contra ele.Eu o comparo com Obama apenas no efeito palco.O cantor brasileiro para quem como eu asistiu seu incio se metaforseou.Caprichou na aprencia e mudou totalmente até em aparencia, E tudo para melhor.Tem jogo de cintura.Se expressa muito bem.Bom cantor.Delirio de moças e moçoilas.mas se subir os morros será olhado de esquelha pelos sambistas pé no chão.Respeito o artista Pires e só uso a comparação no bom sentido.Para nmarcar que na minha humilde mas sincera opinião o Obama tirando o que aparenta nad mais de niovidade tem a oferecer.Talves fosse melhor eu nem ter arriscado a entar neste assunto.Posso ser mal interpretdo.Não por você tenho a certeza.mas que tem nego de barba de molho disto estou certo.E naõ posso descuidar da linha de frente.Fabio deve estar de tocaia e everaldo esta muito doce e pode estar aprontando.KKKK Tudo gente fina.Obrigado.

    Pacheco.

    lamento mas tenho mesmo de ir,

  52. Lilian

    Assim eu choro droga. ( Buáa.. Buáaa..)

  53. chalo

    Boa Contrera,

    O palco é a vida, então somos todos atores! Talvez esteja faltando mais paixão em todas as profissões!

    Imaginemos todo o avanço atual de sabedoria e tecnologia sendo aplicado no contexto dos antigos ofícios.

    As pessoas realizando suas vocações com autonomia, possuindo objetivos pessoais aliados a objetivos sociais.

    Talvez o Obama, o Mc quêm?, o Maluf ou o Lula não tivessem tanta relevância assim em nossas vidas.

    Só tentando inserir meu comentário acima para não parecer um E.T.

    Valeu

  54. Oi, GT e pessoal: parabéns!

    Postei no blog trechos de Escorpião e Félix, novela humorística de…Karl Marx. Olhem esse trecho aí do cap. 12, parece a blognovela!

    “Um cavalo, um cavalo, meu reino por um cavalo”, disse Ricardo 3°.

    “Um homem, um homem, eu mesma por um homem”, disse Greta.

    Abraços do Lúcio Jr.

  55. Querido. Este blog é o seu modo de acrescentar arte e incômodo a cacofonia geral. Volto sempre que posso. Sei que aqui eu encontro você.

    Beijos.

    Atila

  56. Glorinha

    Lembrei de vocês…
    voltando pra casa na noite, cruzamento da JK com a Faria Lima, o farol fecha…
    seis crianças, meninos entre 6 e 9 anos desenvolvem entre os carros uma verdadeira coreografia, seria linda se não fosse triste.
    você precisava ter visto, uma dança de robos, sincronizada,
    quando um ia a frente de um carro o outro ia para outro e assim eles irão noite adentro,
    um frio de fazer dó, camisetas rasgadas, pés sujinhos no chão duro da avenida,a costelinha aparecia na magreza dos meninos
    pensei no dia que passou, nas coisas que ví, ouvi e li… pensei na clareza das palavras da Sandra, no rebanho que mencionou o Vampiro, na explicação da Eliana sobre isso, no livro de Reinaldo, no Fábio tão necessário, Pacheco e tantos outros…esses meus novos amigos povoaram meus pensamentos…
    me pergunto onde está a essência da vida e a arte que vem com ela?
    naqueles minutos de farol fechado nada parece com nada, tudo está imerso, sub imerso, a pobreza, a bolsa de valores, o portugues prolixo, o verbo não conjugado, tudo naquela coreografia cinza e dura, da esmola que não devemos, da mão que não seguramos, este é o produto em que vivemos… qual a essência disso…de que valem as palavras de hoje diante do que vejo nesse farol?… tento me convencer de que hoje não valem nada mas talvez amanhã,
    talvez amanhã façam algum sentido e realmente tenham algum efeito de luz nesse balé, nesse duro concreto de ave vida!
    parei um minuto e senti o ego e o centrismo todinho descendo avenida abaixo,
    ali também havia essa arte que não vemos na luz do palco…
    arte em vida e morte, artista vive e morre, todos os dias, feito ave fenix, resurge novo e diferente em outro dia
    não tem como explicar, sei que vejo um artista quando sinto o que ele não pronuncia.
    [[]]

  57. …..acabei de assistir um filme sobre ….TRUMMAN CAPÓTE….!………….
    Não é com aquele ator que ganhou o ÓSCAR, não,……(acho que ele ganhou, se não me engano)…é um outro, mais baxinho,…..acho que chãma,…… JHON fost,…….sei lá, o nóme dele, agóra.! Mas um dos dois assassinos é o DANIEL CRAIG, atual, 007…..! Alguém, aqui viu ou leu
    os filmes e livros do, TRUMAN CAPÓTE..??????….(desculpe a mudança de tema,…… Gérald)………………………mais ô, BICHINHA ORDINÁRIA………………………………, NÃO…???????!!!!!!!!!!

  58. Paulo

    Gerald, o cara do pe na lama e o o outro na merda eh o Jerzy Grotowsky correto? Talvez voce deveria dar um background aqui para as pessoas entenderem a origem dessas coisas, como o cara era revolucionario, os conceitos de teatro mais pobre, tipo quando eu me deparei com esse conceito pela primeira vez, achei muito estranho, mas depois eu conheci uma pessoa que havia trabalhado com ele, e tambem no livro ele explica essas coisas, entao ele diz pobre no sentido de falta de suporte externos, mas rico no sentido
    de mobilizar o interior do ator, criar aquela presenca magica que eh a essencia da vida. nota 10 para o Grotowsky (tenho dificuldade com esses nomes Poloneses)

  59. Marcinha v.

    gostei de seu comentário
    bjsss

  60. Rio Maynart

    Vamp, querido!
    Como eu disse acima é o corre-corre da vida… Mas sempre que der, apareço p/ marcar presença… E qdo pintar um tempo mais de folga,serei mais assídua,prometo…
    Bjo no coração,Vamp.

  61. Paulo

    Em homenagem ao Grotowsky:

    One Polack arrived in New York seeking his fame and fortune. As he strolled down the sidewalk, he noticed a long ladder propped against
    the side of a building, stretching upward as far as the eye could see.
    He started to pass on by, but a voice high in the clouds called down,
    “Climb the ladder to success!”
    Somewhat nervously he began to ascend, rung by rung, all the way to the top of the fifty-store edifice.
    When he got there, a slender, blond, blue-eyed boy seated on the ledge of the building smiled sweetly at him.
    “Hi, there!” he said. “I am Cess!”

  62. Contrera

    Fábio: não.

  63. Meu caro GT.
    Vossa senhoria inventou esse teatro. Nos somos seus atores itinerantes, viajando pelo seu teatro. Às vezes somos censurados, outras vezes aplaudidos, roubando a cena por alguns minutos. Cada um de nos tem uma vida, uma crença, uma escolha. Escolhemos aquilo que nos faz bem, nos alegra e nos conforta. Somos todos seres humanos, viajando nessa bola espacial, procurando o criador, a espera do juízo final.

  64. everaldo

    …as vezes imagino que é como uma espécie, de tédio consequente da liberdade exacerbada, a arte produzida pra atender uma demanda, a perca da expontaneidade.
    Daí, a monotonia dos ritos, se tornam os últimos refúgios.
    Querem impor uma beleza, sem nenhuma substância, e a beleza impõe-se naturalmente por si mesma.
    Ídolos, ícones são artificialmente criados. Atores robotizados.
    A perda total da magia e do encanto.

  65. Flavio

    Claro Gerald, esse texto me trouxe a imagem do Genial ( olha o genial aí gente! ) José Celso Martinez Correa. Minha impressão, quando vou ao Oficina é que tudo ali está pronto para zarpar, acontecer, remexer, revirar, e propor também. José Celso me dá essa sensação de sacudimento, de evoé – tãp rara no teatro hoje. D´accordo?

  66. everaldo

    …é o “e agora josé?”

  67. Pacheco.
    Você tem 50% de chances de acertar. Se der cara ou corou é pura sorte. Se houvessem uns 10 candidatos embolados na reta final, ai você poderia se vangloriar.

  68. FRANCINY CHEQUER

    Boa noite, Vampiro ou Lobo, ainda sim tem seu charme.

    Mas vou falar uma coisa concordo com meu querido Contrera pois a vida e um espetaculo, e um palco, e só cabe a nós se seremos marionetes, ou atores, nos comandam ou comandamos, e aí que se complica as coisas, mas em relação ao ego, me desculpem todos somos egocentricos em algum momento da vida, e não e errado, claro que e uma delicia escutar um elogio, se sentir bem, bonita, inteligente, quem fala que não gosta e mintira, pois e delicioso, mas de uma forma saudavel, mas eu concordo com Gerad, poderiamos durante a nossa existencia mudar de nome, de profisão e tudo mais, já pensou sempre tento a chance de recomeçar ou concertar o que quebrou lá atraz, acho que atuar e isso, e chance de por um momento mudar, de vida até de seculo, de sexo, mas depois volta a ser o que era antes, mas por alguns momentos vc acaba fugindo e isso e bom. Quando pequena eu adora um seriado na tv a feitiçeira, ela só movia o ariz e tudo a sua volta se transformava, e eu acho que o palco, atuar, e até escrever seja isso e mudar transformar, mas nem todos mundo tem talento para ser um ator da sua propria vida, pois este e o papel mais complicado de se encenar, a vida.

    Jose Pacheco meu caro amigo, que sempre e um doce com todos, Contrera que e um amigo muito querido.

    Gerald primeiro meus parabens, pois vc além de colocar textos otimos nos atura, epor alguma razão também nos da a chance de deixarmos de ser A.A. como diria o querido petralia Anonimos e Anonimos, pois neste espaço de alguma forma vc nos deu um palco, para podermos por alguns momentos fugir de nossas realidades, e até mudar de nomes como alguns, e segundo por ser um amigo sensivel e gentil, em alguns momentos doloridos em que eu me senti muito perdida, vc tem sido um grande e caro amigo, e todo o ibop que o seu blog tem e por vc ser está pessoa, um grande escritor, diretor , e acima de tudo um grande e bom amigo.

    Love de sua amiga, que te admira, e tem uma gratidão por ser um bom amigo neste momento que vc sabe que está sendo dificil. mil beijos

  69. O Vampiro de Curitiba

    Oi, Franciny!
    Você quase me mata de saudades! Por que você faz isso comigo?
    Beijos, minha linda!

  70. everaldo

    …tudo se transformou em um produto mercadológico, em arte, a razão não pode vir antes da inspiração, o cara pensa produzir uma peça, faz uma pesquisa de mercado, para ver o que poderá ter demanda, e aí mata a magia.
    Também, esta obseção pelo novo, pela tecnologia, pelo artificial…vem matando a arte.

  71. Mau

    E não foi isso que eu rascunhei em garranchos no meu finado blog semanas atrás, que larguei as moscas…

    Sei la

  72. O Vampiro de Curitiba

    Glorinha, sempre é um prazer ler o que você escreve! Mas hoje você está especialmente inspirada!
    Beijos!

  73. Mau

    Pior é não conseguir encontrar uma nova identidade.

  74. Contrera

    bom, mas não é sobre isso que o gerald toca. e como nós sabemos bem fazer, a gente deturpa e diz qualquer coisa, só para puxar a brasa para nossa sardinha.
    sim, gerald, A não é mais igual a A. e não por causa da matemática. a identidade hoje não faz diferença.
    quanto à arte: não gerald, a arte não tem mais prerrogativas enquanto saberes que possibilitam sua existência. como tudo hoje, a questão tornou-se saber quem MOBILIZA mais, quem faz mais barulho, quem sabe VENDER-SE vendendo aquilo que os peixes querem fisgar. não é mais questão de mercado, é questão de oferta, mesmo. mas nós caímos a toda hora nessa armadilha, e se há, hoje, postura a que o artista verdadeiro – ele sabe que é – não PODE se furtar é a negar qualquer compromisso, qualquer cessão de direitos em nome de qualquer outra coisa que não sua arte. daí eu gostar do cobain, por exemplo. morreu, morreu, mas não desistiu. matou-se para não matar aquilo que o fazia viver. mas chega que vão me chamar de cultuador de mortos ilustres.
    estamos todos, artistas, juntos, mas só enquanto quisermos estar. enquanto continuarmos a fazer o jogo da galera, ficaremos em dúvida. prefiro vislumbrar-me num giacometti que insistia querendo reproduzir algo que via naquela maçaroca de metal (metal?) e não conseguia, e não conseguia dormir, e não ligava a mínima para isso. mais ou menos nisso aí.
    carinhos a todos, todas, franciny, pacheco, todo mundo
    contrera

  75. everaldo

    …uma outra coisa, a arte não esta só na obra em si, esta naqueles que a veem ou apreciam, e êstes, tanto quanto os artistas, estão em colapso, estão como zumbis.

  76. Sandra

    SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!

  77. Mau

    então, Mau, agora eu sou você. viu, é fácil.

  78. Sandra

    “Sinto que DEVERÍAMOS SER CAPAZES DE TROCAR DE NOME E DE IDENTIDADE pelo menos uma, duas, três vezes na vida.”

    Gerald, você está dando um salto quântico.

  79. …”e o resto, é o silêncio”…

  80. Sandra

    “No fechar do pano, no teatro, acabamos com as nossas vidas, as vidas de nossos personagens. Se o teatro pega fogo e o espetáculo não volta mais, acabou. ”

    Puxa, é assim? É isso que um artista sente?

  81. Sandra

    “Mas e qual o pararelo entre Blog e Teatro?”
    Acho que se há algo minimamente próximo do teatro, esse algo é o blog, não o cinema.

  82. gthomas

    Pra todos vcs obrigado.
    Estou chegando agora, 11:30pm, horario de NY
    daqui a pouco comento os comentarios (!!!!!)
    LOVE
    G

  83. FRANCINY CHEQUER

    Me desculpe meu doce vampiro, juro que não foi intencional, mas vc vai virar um lobo?

    Estou lendo um livro sobre nepotismo, e o primeiro capitulo fala a respeito do nepotismo ao cargo de presidente da USA, reparem e quase como ser um rei e um reinado, e os ultimos presidentes quase reclamam seu direito de sucessão, nos ultimos anos todos eram de familias de politicos sendo 3 ou 4 gerações, e o proprio povo vê seu presidente como um rei que controla uma das maiores potencias economicas, sera que Obama tem alguma chance a está coroa, e ainda mais agora que a economia está fragil, será que irão eleger alguem sem titulo, será?
    o titulo do livro acima citado Em louvor do nepotismo autos Adam Bellow.

    beijos

  84. cacá

    bom, não sei …acho que podemos ser vários EUs mesmo pq não nascemos com nenhum manual , estamos o tempo todo improvisando o proprio EGo não deixa de ser um falso Eu ……então deveríamos sim trocar de nome uma, duas, três…mesmo porque cada un vive em camada de realidade diferentes um do outro com percepções e visão de mundo diferentes.
    beijozz!

  85. gthomas

    Eh Sandra, boa pergunta: Otima pergunta. Eh justamente esse sentimento que divide o artista do nao artista
    LOVE
    G

  86. caca

    hum, agora sou a caca, agora sim. que EGo Eu terei eu agora, hum, bom, não sei… beijozz

  87. Sandra

    Boa noite a todos!

  88. gthomas

    Estou em estado de estupefacti,,,
    meu santo deus

  89. Gerald.
    Tua entrada as 02 45 invoca Deus. Sem maiores compromissos,talvez somente com expressão .
    Lembro que neste mesmo e exato horário, monges trapistas Em Curitiba iniciam suas orações que seguirão intervaladas durante ao longo do dia com pausas somente para necessidades básicas e inevitáveis as quais todos podem imaginar e não necessito entrar em detalhes. Recentemente estive com eles ou no meio deles levado por meu filho que sempre viaja de Santos para Curitiba pois neste mosteiro ele completou sua formação teológica.Lá conheci um monge que meu filho tanto falava.E norte –americano de família judaica e uma pessoa doce e terna sendo a personificação do que possa imaginar de com um monge chefe deva ser.Conversamos em inglês que eu falo com facilidade e muitos erros naturalmente porque aprendi de ouvido e treino.Poucas palavras.mas muito entendimento.E isto nos intervalos de refeições porque fora destas ninguém fala com ninguém.falar é proibido.mas por incrível que possa parecer no local e lá estando se entende que pé possível sim haver entendimento até no silencio.Em dois dias de completa ou quase completa reclusão; repensei minha vida.Sai de lá com decisões que resolvi seriam me norte a todo e qualquer custo.sai mudado e iniciei as mudanças com determinação.Entre outras resolvi que daquele momento em diante só farei o que fosse do meu agrado levando sempre que o meu agrado não poderia avançar no respeito dos outros.dentro deste item e parâmetro como estou sempre atrasado aqui neste blog vou agora comentar e falar um pouco com cada um contigo pouco a discutir.muito a pedir.Continues sendo GERALD THOMAS e bring fast a segunda parte da blog-novela porque estou ansioso em continuar a viagem que já sei será de retorno ao ponto de origem.Uma guinada de 180º idêntica a que dei em minha vida.Coincidência.Sei lá.abraços ternos e muito obrigado.
    Pacheco.

  90. Sandra.
    Já falei que adoro teus escritos. Repito com alegria. Só a tua pergunta valeu a entrada. Causou-me reflexão demorada. Assim continuo aprendendo e cada dia mais.Abraços.
    Pacheco.

  91. Franciny Chequer.
    Leio o que escreves com muita atenção. Tanto aqui como lá no Contrera.Confesso que fico embevecido .Não entro muito com receio de errar e estragar o prazer de minha leitura.Não te digo parabéns.O certo e dizer obrigado.Ser ou tentar ser doce foi uma das decisões das quais falei ao Gerald acima.Abraços.
    Pacheco

  92. Lilian.
    Você chorou?
    Não sei a razão. Nem pretendo saber.Prefiro imaginar que teus olhos lacrimejaram por ser primavera.Mulheres são mais dedicadas a apreciar e sentir o belo das flores.E ai vem o choro.Chorar é fácil.E faz muito bem.Difícil é segurar a vontade de chorar quando ela vem.Espero que teu choro tenha sido confortante.Abraços.
    Pacheco.

  93. Luciana

    Não tenho muita preocupação nesta questão de ter uma identidade ou de ficar mudando de identidade para ver o que acontece.Talvez por não trabalhar em teatro, não ter estudado teatro, não ser atriz que não veja por esse prisma.Mas ao mesmo tempo minha compreensão se modifica conforme as minhas experiências com vida.Já estive uma época preocupada nesta questão de procurar uma nova identidade ou ter tido a sensãção de ter perdido a identidade.E uma pessoa especial me mostrou o caminho desta busca.Pessoas assim são raras, com ele comecei a sentir novamente o que sentia quando criança, a minha espontaneidade perdida .Foi onde pude mostrar o que eu era de verdade.Porque a partir de uma época essa possibilidade de poder se expressar livremente não se mostrou.E é horrível não encontrar um lugar onde a gente possa ser querido, onde possamos mostrar o nosso melhor lado sem sermos castrados de uma forma ou outra.Acho isso muito deplorável.E por sempre perseguir uma liberdade de expressão que desde pequena busquei caminhos para poder exercê-la.Sei que posso estar falando coisas para pessoas que talvez não sejam as pessoas certas para me entender.E encontrar essas pessoas é tão difícil.Mas estou falando.Não os conheço, e é muito difícil conhecer alguém por inteiro num espaço como esse.E por isso que ainda estou pensando nesta questão de procurar outra identidade, e acho que não sei se isso adianta alguma coisa.Se continuamos a nos comportar de forma discriminatoria, racistas muitas vezes, ou dizendo cada macaco no seu galho, claro que temos que respeitar as pessoas, suas vidas , suas trajetórias, suas posições que obtiveram com esforço, dedicação ,etc.mas também acho isso também não nos dá o direito de ficar ridicularizando, diminuindo quem quer que seja.Estou constatando um defeito que antes não percebia, a teimosia.E por isso que permaneci teclando neste blog.Se não fosse teimosa já teria deixado a muito tempo.E como , às vezes, como estava dizendo antes, é difícil encontrar um espaço onde possamos ser mais livre que pensei que um blog de um diretor de teatro fosse mais livre, mais aberto e não como os outros espaços onde as pessoas já ficam querendo ver se vc é importante, se tem isso, ou aquilo, etc,etc…bem , sei que posso estar sendo chata e nem me importo pq é como sinto as coisas.Agora na questão da pessoas ser artista ou não, se ela deva desistir ou não isso é um problema somente da pessoa.Acho que ninguém poderia dizer a uma pessoa desista do que vc gosta , mas dizem e a pessoa tem que ser forte para seguir em frente contra tudo e todos se ela sente que tem algo para produzir ou mostrar às pessoas.E ter a sorte de encontrar pessoas que sejam abertas a outras formas de existência.O problema hoje é um certo tipo de pobreza , as pessoas estão somente preocupadas com superficialidades, em mesquinharias, e como próprio GT falou no café filosófico, o mundo de hj é extremamente violento e constato que é mesmo.As pessoas estão cada vez mais frias, fechadas ao novo, mais preconceituosas, e vivendo somente num mundo falso, ilusório de seus egos inflados, nas suas fortalezas, nos seus títulos de doutores disso ou aquilo pq desistiram cedo de ser o que eram , verdadeiros.Por isso ou aquilo que acho que não adianta nada essa de ficar trocando de identidade a toda hora,etc,etc isso não vai mudar nada , não vai nos tornar melhores se continuamos fechados, e só selecionando quem pensa como a gente.Não adianta fazer anos de analise, não adianta ler todos livros , etc,etc não é isso que muda alguém, e todos sabemos o que é que muda uma pessoa profundamente.Podemos ter uma visão ampla sobre o mundo mas será que temos uma visão ampla de nós mesmos?E gosto de participar de grupos, blogs,etc, etc..para ver se encontro algo que procuro e sempre constato que é tudo sempre a mesma coisas e no fim volto a minha vida na companhia dos bixos pq esses parecem ser mais humanos , éticos e leais do que nós seres humanos.Sei que a arte não teria sentido sem a vida e que precisamos dela para ampliá-la mas também acho criminoso querer tolher o que é vital para alguém.Bem, a vida não é fácil mesmo.E os seres humanos muito menos ainda.Mas seguirei meu caminho naquilo que me propus fazer nesta vida.Um abraço a todos.

  94. Glorinha.
    Minha filha Ana tem a mesma ternura especialmente dedicada as crianças idênticas as que percebem em ti. Transbordas amor em tudo que escreves.
    Sei muito e conheço e sinto do que fala descrevendo teus sentimentos observando o farol e os meninos pedintes. Glória o mundo é cruel. São Paulo é cruel. E pior é o medo que temos. Até mesmo de sair e ajudar ao próximo. Glória aqui em Belmonte nunca vi um menino pedinte. A solidariedade é tanta que os mais necessitados são atendidos por vizinhos. Não pedem porque recebem antes o que lhes falta. Paraíso?! Nem tanto. Apenas amor eu acho. Por falar em amor você leu o que eu te disse lá no barco?Muito obrigado em dose dupla.
    Pacheco.

  95. Targino Silva.
    Matematicamente falando concordo contigo. São meio a meio nas chances de acertar.Mas algo me impele a manter a opinião a favor de MacCain.
    Algo talvez que ficou em mim com esta cultura enlatada que os norte-americanos espalham pelo mundo chamados cinema. Este mundo maravilhoso que encheu minha infância e juventude e me deu sonhos depois destruídos e em ocasiões reconstruídos momentaneamente durante uma sessão.Depois ao sair tudo se apaga e a realidade é sempre outra imagem.Ainda fico com MAC Cain.Abraços Targino.
    Pacheco.

  96. ´PÉ NA LAMA E NA ALMA
    parabens por 4 meses que devem virar 4 anos e concordo o blog esta com uma cara diferente um ritmo explosivo elétrico bem legal e é isso aí Gerald , e tem artista demais sim concordo que tem que ter lama no pé na alma e de preferencia de Woodstock
    E diria NESSES 4 MESES DO SEU BLOG.

    Tenho na alma a lama de woodstock
    o meu sleep bag é uma cama inflavel
    patrocinada por multi nacional
    no ramo de pneus e condutores elétricos.
    tudo é elétrico, ate seu coraçao de plástico
    tudo é eletrico até o ultimo suspiro…
    e por falar em suspiro ….
    em casa hoje tem bolo de chocolate
    coberto com maçã do amor
    quem trouxe foi a serpente
    se voce sente
    que chegou a hora de partir
    ponha tudo na motocicleta
    vista o capacete escrito a guerra acabou
    e de o fora,
    esconda-se a te que todos morram!

  97. Chalo.
    Mac quem?!
    Perfeito. Ri muito.Bom humor é salutar e você escreveu com este espírito.Perfeito.
    Abraços.
    Pacheco.

  98. Aos amigos:
    Caca, Peixe ensopado, Mau, Everaldo, Flávio, Paulo, Rio Maynart, Fabio (dois), Atila Roque e Lucio Jr.
    Poderia e gostaria de conversar ou disser algo especial para cada um isoladamente. Li tudo que escreveram. Concordando aqui e discordando ali. Nada demais a não ser esta amizade virtual. Isto sim é importante. Conversar e tentar receber ou dar algo para aluem fisicamente estranho, mas tão presente em nossas mentes quando teclamos. A todos meu obrigado.Sinceramente.
    Pacheco.

  99. Vampiro e Contrera
    Sabe cada um a importância que dou por serem meus guias iniciais neste blog.
    Procurei este blog seguindo instrução que REINALDO colocou lá no blog da Veja. Hoje estou mais por aqui do que por lá. Tento dar o pouco que tenho e receber o muito que necessito.
    Vocês estão em meu coração em canto especial.É um canto onde ficam aqueles que direta ou indiretamente me ajudam.Portanto o obrigado a vocês é especial.MUITO OBRIGADO.
    Pacheco.

  100. Sandra

    Gerald, até agora eu estava neutra nessa eleição, e minha opinião é a de quem a olha como se ela estivesse numa tela de cinema: distante, modésta e isolada.
    Acho que, diante dessa crise, McCain tinha que ir ao debate, para o pior ou para o melhor. É sua responsabilidade para com seu povo. Isso destoou totalmente de sua história de vida.

  101. Aguardo moderação.Estou sempre atrazado por estar sempre na frente.Explico.Durmo antes de todos.Acordo antes tambem,dormindo antes saio na frente.Acordando na frente chego atrazado.Ou coisa bem parecida.Com boa vontade dá para entender.
    Aguardo mais comentários de todos.
    Aproveito e fico falando comigo mesmo.teclando na esperança de ser lido depois.
    Se finanças nem me arrisco.Nada mais a dizer do que o já dito.Posso repetir.Esta crise vai se resolver por si mesma.Com laranjas desarrumadas em caixas que se ajeitam a medida que o caminhão que as transporta em movimento provoca balanços .Pura narmia gritou o Fábio.E daí?Serve para mim e não tentei impor meu pensamento a ninguém.O caminhão já se movimenta.Alguém escutou altas em bolsas?Já deve estar presente este grito.Os oportunistas adoram crises;è o momento que operam.Logo .Baixa?! Que bom vamos comprar e logo a alta nos dará mais lucros.Olha ai as laranjas procurando se ajeitar.Este filme já passou antes.Esperem e verão.O poder muda de donos.E nós todos de um modo ou de outro pagamos a conta.Quando eu era pequeno meu pai sempre dizia que as coisa irão melhorar.Era otimista.Muitas melhoraram e ainda repetimos que irão melhorar.estoubem melhor e vivo melhor do que naqueles dias.Tudo que me rodeia é melhor.Irão melhorar mais ainda porque sempre mais queremos.Tanto os que vendem como os que compram.Tanto os que servem como os que são servidos.Isto é narmia?!OK que seja, pois me serve. Agradeço a oportunidade de expor o que me serve assim como a oportunidade de ler e sentir o que serve para os outros que comigo estão neste blog aniversariante.Obrigado .
    Parabens ao blog.
    Parabens ao dono da festa ( GERALD )que nos convidou.
    Parabens a nos todos.
    Cadê o bolo.Será que o pt levou?!

    Pacheco.

  102. Sandra

    Voltando ao teatro. Puxa, minha opinião é de quem fica na platéia. Lembro-me da reação de minha filha, que assistiu tanto ao primeiro filme como à primeira peça com 2 anos. No filme, ela ficou dispersa. Na peça, ela ficou com os olhos pregados, riu e chorou.

    Lembro-me da primeira Blognovela. Eu sei que, em mãos pouco habilidosas, aquilo teria virado uma colcha de retalhos mal costurada, mas, nas suas mãos, virou algo tão perturbador, fez-me entrar num turbilhão de emoções tão intenso, que não consegui dizer com o que aquilo se parecia. Não era literatura. Não era uma perturbação de quem lê Orwell ou Kafka. Era algo mais interativo. Era… diferente.

    Acho (opinião de platéia) que o blog é a coisa mais próxima do teatro que existe.

  103. gthomas

    Estou indo viajar: sao duas horas e pouco aqui dentro mesmo dos EUA
    daqui a pouco entro online
    Beijo em todos
    LOVE
    G

  104. Tentando falar de teatro com medo tremendo de errar.

    Não sou freqüentador de teatro do qual muito pouco sei.Exponho o que sei então.
    Artista eu considero todo aquele que faz o que sabe com amor e dedicação integral.
    Artista de teatro portanto é o que faz seu trabalho em um teatro.É claro.
    Artista verdadeiro no meu entender é aquele que tendo uma pequena entrada nos deixa uma impressão tamanha de grandeza a qual ele nos transmitiu por ter talento.mesmo sendo um anão nos faz ver um gigante.
    Pretenso artista é aquele que faz a contramão.De uma grande participação nos deixa sem entender porque está no palco .Pode ser um gigante e nele vemos simplesmente um anão.
    Palco é onde os artistas representam ou tentam representar a busca de holofotes a razão de suas vidas.Onde marcam ou perdem o gol que lhes aparece a cada peça.
    Platéia são os que vão assistir os artistas.Aplaudem ou vaiam segundo as emoções que lhes são transmitidas pelos que lhes mostram o trabalho.Quando esta platéia paga para estar assistindo por lógica presta mais atenção.
    Autor é aquele que inventa ou reconta o mesmo existente,Igual como era ou retocado e melhorado ou piorado seguindo a idéia própria que tem do material ou da estória que procura contar.
    E tem ainda os críticos que eu avalio em classes.
    Os Honestos que amado seu trabalho e função analisam e publicam o que assistem.O que sentem.Ou o que perceberam nos sentidos dos outros assistentes,
    Os desonestos que tentam destruir aquilo que não atendam seus interesses mesquinhos que não raro buscam lucros pessoais,
    E os FDP.intermediários dos exemplos acima que ficam em cima do muro querendo ver o circo pegar fogo.

    O artista genial:

    Todo aquele que toma porrada mas permanece firme contra tudo e contra todos.Luta agarrado no que acredita. Faz de tudo para levar a frente o que quer.Até varre palco se necessário.Sofre com criticas injustas .Vibra com reconhecimentos.Trabalha com amor dedicação respeito e carinho.Acredita no que pensa pois é verdadeiro.As vezes é reconhecido em vida.Na maioria dos casos somente depois que vira saudades.Posso teclar aqui que falo de pessoas como GERALD THOMAS que penso ser assim.
    Concordem. Ou discordem.
    Não pretendo ser aplaudido.
    Não gostaria de ser vaiado
    THIS IS MY WAY.
    Muito obrigado.
    Desço o pano.E saio correndo.

    Pacheco

  105. Sandra

    Boa viagem, Gerald! Deus o acompanhe!

  106. Thiago

    “O que vem a ser um artista? O que dá a alguém o direito de ocupar o palco e estar na luz?”

    essa é uma grande questão. Para mim, o artista é aquele que nos tira da mesmice, que abala nossas estruturas, que nos tira para dançar no ritmo dissonante, ele nos diz o que não queriamos ouvir, ver o que não queriamos ver…

    O palco é a vida, então somos todos atores…mas somos atores com imaginários colonizados e o espirito dopado!!! pra isso precisamos da arte, para nos acordar.

    Para ter o direito a ocupar a luz, tem que se ter o que dizer, tem que estar fora , como vc disse, quando fecha o pano, acabamos com nossas vidas, um artista vive para a arte

  107. Thiago

    O Mccain está fugindo da raia, Obama está certo, é necessário que o povo saiba o que seu futuro presidente tenha a dizer sobre a crise. Ele quer é dissociar sua imagem do bushit

    pra mim..já perdeu

  108. sol - sampa

    Simplesmente sinto que essa Bomba que explodiu nos EUA não dá prá entender e pior não dá prá prever as consequências. parece tão embrulhada em celofane..não dá prá enxergar o que tá lá dentro.Mas o dinheiro 700bilhões vão ser colocados na economia e assim os eua vão continuar comprando de nós e da China e do resto do mundo..?e os meninos que estão matando e morrendo lá no Vietnan..quer dizer no Irã ops quer dizer no Afganistão aii p.. no IRA QUÊ Petrobrás Humm What?! Tem navios de guerra americanos aqui nas costas? Eh mesmo? Eta..
    Globalização é como dominó..e o que será que pode dar esse samba do criolo doido oh my . As flôres de Sampa stressadas floreceram antes da primavera chegar.. isto as faz virem enfraquecidas nas próximas mudas ..Obama na Kabana Branca O Tio Patinhas não é a cara daquele Tio do cartaz aquele do ” I wan t you” com o dedo apontado prá cara dos jovens americanos..? idly

  109. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Gerald vc goza de um conceito muito bom no mundo artistico
    porisso gostaria de sua opnião “SINCERA”, sobre o que ocorre hoje no Brasil, artistas, intelectuais e jornalistas sendo coniventes com tanta falta de Moral, Etica e Honra, chegam á dizer que meter a mão na MERDA é normal, qual sua opnião sobre a “MORAL COMPRADA”?

  110. MacCain dá o bom exemplo, não é hora de debates no meio de uma crise tão grave, é verdade, em Wall Street, o sinal Walk-DontWalk pisca loucamente, não é ora de polemizar e tripudiar em cima de cadáveres. Bobama dá mostra que anda no meio de corpos putrefados sem medo, embora seja MacCain quem tem a experiência real disto. Hugo Chávez tem a mesma coragem, a coragem dos idiotas ditadores sangüinários. Bobama mostrou ser um idiota. PONTO FINAL. Com todo o respeito a Gerald Thomas.

  111. O Vampiro de Curitiba

    Questão importante levantada pelo “Collor 2010”.
    Collor 2010, pergunto: Por onde anda a minha querida Michelle?

  112. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Sangue-suga, ela tinha mandado uma mensagem achando que era outro Vamp, foi bom saber que é vc, depois que soube que estava aqui dei uma canja e pedi aos amigos colloridos para te visitarem ela deve ter entrado com outro nome, mas vou avisar que é o proprio, abraços do amigo.

  113. Glorinha

    Bom dia todo mundo!!!
    Pacheco, lí sim o seu comentário no post lá traz, comentei rapidinho com meu agradecimento no post seguinte, então agradeço novamente e também triplamente o seu carinho e gentileza de palavras.
    Collor 2010 – essa “doença” que descreves ai em cima acomete todos os segmentos nessa terra de meu deux… é especialmente daninha quando ocupa lugar naqueles que tem nas mãos os meios de comunicação. moral de verdade não existe se é ou pode ser comprada.

  114. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, eu adoro o programa de David Letterman, acho muito divertido. Mas, convenhamos: Todos sabemos que Letterman é Obama até a medula. Não ficaria nada bem para o McCain participar daquele programa humorístico no meio de uma crise dessas. Neste ponto eu concordo com o Heitor Bonfim.

  115. Tem gente que pensa que cultura é só piano e violino.
    Tem reco-reco, pandeiro, cavaquinho e violão.

  116. Eu disse Ponto Final, mas quem põe o Ponto Final é Geraldo, que é o dono do Blog, lógico, não sou nenhum MST.

  117. Glorinha

    Vampiro,
    Vampiro mesmo só tem um.. você!!!
    muita luz pro cê, mas Luz que não faça doer seus olhos de vampiro (rs…)
    [[]]

  118. O Vampiro de Curitiba

    Collor, gostaria de aproveitar e dizer que tem outros “Vampiros de Curitiba” comentando em tudo quanto é blog. Não sou eu. Eu só comento aqui no Gerald Thomas.
    Abraço!
    Manda um beijo pra Michelle!

  119. Gustavo

    Não acho que a questão do Gerald é genérica. Esse negócio de que somos todos artistas, a vida é um palco, 15 minutos de fama pra cá, ilha de Caras pra lá é tudo chavão, uma xaropada!

    Todo mundo só comenta o que é visto. E o que é visto parece mesmo oco. Daí, a exibição é massificante e o olhar, estigmatizante. Uma pobreza!

    Se procurarmos, podemos encontrar em todos os cantos, muitos jovens inquietos, ávidos por aprender, auto conhecer, correr riscos e se comunicar com o mundo, sentido primeiro da função do artista. São jovens curiosos, atentos, percebem suas lacunas e, principalmente, sentem MEDO! O sentimento mais cruel e alastrado nestes tempos. Existe o contrário, não há dúvida. Os imbecilizados, tadinhos. Mas é dos interessantes esquecidos que eu quero falar.

    Vocês podem imaginar o que é crescer hoje em dia? Eu não queria! Padrões estéticos, comportamentais, econômicos, o politicamente correto, ideologias em frangalhos, a pressão econômica, o sexo fácil, o amor impossível, casa, comida, trabalho…. Se foi tudo quase sempre assim, nunca foi tão assim. Se a Revolução Cultural dos anos 60, pregando paz, amor e liberdade nos trouxe até aqui, qual será a saída agora? Acredito que este trinômio continua sendo uma meta prioritária, mas qual a nova estratégia para alcançá-la?

    Estamos num vácuo, no início da era da mais louca das revoluções, a Revolução Tecnológica, os temas já foram todos dissecados: a solidão, a falta de comunicação, a fragmentação, a opressão da família, do Estado, o vazio existencial, o drama psicológico, guerras, miséria…. tudo!

    Como se achar no meio disso tudo? Sobre o que dizer? Como dizer?

    O artista se faz com técnica, com cultura trabalhada, esmiuçada, com inteligência e informação, com prática e treinamento diário, com sensibilidade, suor e talento. Não é mesmo para qualquer um.

    Os que querem realmente ser ARTISTAS, penam e mergulham de cabeça num estudo e prática sem fim para suprir suas deficiências e buscar os seus legítimos meios de expressão. São uns obcecados. E devem ter o nosso maior respeito e admiração por conseguirem chegar onde chegaram. Para citar alguns do palco: Wagner Moura, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergale, Camila Morgado, Fabiana Gugli, João Miguel, Selton Mello, Denise Fraga e muitos e muitos outros.

    Parabéns aos nossos novos artistas! Eles existem!!!

    Quanto aos pensadores, o buraco é mais embaixo. Foi-se o tempo em que o Príncipe Regente comandava, adolescente, o Exército, a Igreja e os Políticos e que uma obra como A Sagração da Primavera pudesse ser escrita por um gênio de 30 anos. O tempo voa, mas a maturação é lenta. É muita informação a ser digerida. E é lógico que este momento histórico ainda nos surpreenderá um bocado. Com luzes e trevas como foram todos os momentos cruciais da história da evolução humana. É difícil uma avaliação precisa se estando no olho do furacão. E é nele onde todos nós estamos.

  120. chalo

    Pacheco, fiz sem pedir, posso?

    Tentando falar de mundo com medo tremendo de errar.

    Humano eu considero todo aquele que faz o que sabe com amor e dedicação integral.
    Humano de teatro portanto é o que faz seu trabalho em um teatro.É claro.
    Humano verdadeiro no meu entender é aquele que tendo uma pequena entrada nos deixa uma impressão tamanha de grandeza a qual ele nos transmitiu por ter talento. Mesmo sendo um anão nos faz ver um gigante.
    Pretenso humano é aquele que faz a contramão. De uma grande participação nos deixa sem entender porque está no mundo. Pode ser um gigante e nele vemos simplesmente um anão.
    Mundo é onde os humanos representam ou tentam representar a busca da razão de suas vidas.Onde marcam ou perdem o gol que lhes aparece a cada ação.
    Sociedade são os que vão assistir os humanos. Aplaudem ou vaiam segundo as emoções que lhes são transmitidas pelos que lhes mostram o trabalho. Quando esta sociedade paga para estar assistindo por lógica presta mais atenção.
    Profissional é aquele que inventa ou reconta o mesmo existente. Igual como era ou retocado e melhorado ou piorado seguindo a idéia própria que tem do material ou da prática que procura executar.
    E tem ainda os políticos que eu avalio em classes.
    Os Honestos que amando seu trabalho e função analisam e buscam o que acreditam. O que sentem. Ou o que perceberam nos sentidos dos outros.
    Os desonestos que tentam destruir aquilo que não atendam seus interesses mesquinhos que não raro buscam lucros pessoais,
    E os FDP. Intermediários dos exemplos acima que ficam em cima do muro querendo ver o circo pegar fogo.

    O humano genial:

    Todo aquele que toma porrada mas permanece firme contra tudo e contra todos.Luta agarrado no que acredita. Faz de tudo para levar a frente o que quer.Até varre rua se necessário.Sofre com criticas injustas .Vibra com reconhecimentos.Trabalha com amor dedicação respeito e carinho. Acredita no que pensa pois é verdadeiro. As vezes é reconhecido em vida. Na maioria dos casos somente depois que vira saudades.

    Se fui anti-ético é só falar, se fui chato também!

    A intenção era gerar um outro ponto na discussão sobre artistas e políticos. Acrescentando mais um vértice neste polígono: arte, política, sociedade…

    Valeu.

  121. O Vampiro de Curitiba

    Bom dia, Glorinha!
    Mil beijos!!!!

  122. O que aconteceu com os EUA já estava previsto ha mais de 10 anos.Da mesma forma que a Rússia quebrou na guerra fria eles estão se quebrando.Nem todo mundo é inteligente como parece.
    Inteligente foi o Japão que disse “Adeus as armas” e se concentrou na produção industrial.
    Toda ação tem uma reação que lhe é igual e contraria. (Isaac Newton).

  123. Yo Gerald, You don’t really believe Bush’s BS do you? He just wants to help out his buddies on Wall Street (as do McCain and Obama). It’s amazing how all these politicians want to help out the obscenely rich in America;-)
    abs.
    John

  124. O comum do ser humano é a critica. Todos nos somos críticos. Há um tempo atrás conheci um lotérico que sempre criticava os meus esquemas. Um dia disse: se ao menos fosse um esquema espetacular.O que é um esquema espetacular, perguntei. Ele se calou.
    Todos nos temos a critica, mas quase ninguém tem a solução.

  125. Chalo.
    Seja quem for e mesmo no imaginário.
    Não só pode como deve.
    Ai está a prova do que tentei dizer.Tua melhora e contribuição foram coisa de artista.
    Você gosta de tomar umas cervejas e jogar papo fora?Mesmo calado certas pessoas sentimos como companheiros.Bom humor confirmado.Agradeço.
    Pacheco.

  126. Glorinha.

    Desculpe minha ansiedade.Era importante confirmar teu recebimento.Somos dois que te agradeceram,Espero que tenhas entendido as pistas.Quando falei que quetro braços te abraçavam.Obrigado.

    Pacheco.

  127. Luciana.
    Bem cedo escrevi para as participantes do blog.Todas que cometaram na noite anterior.A você escrevi o mais longo dos comentários.Não o vejo publicado.Não tenho cópias.Vou pedir ao Gerald que tente achar.No caso de não aparecer quero que saibas que posso apenas lembrar que te elogiei e muito.Não somente por notar sinceridade e honetidade em teus escritos.Mas principalmente pelo quanto eles me transmitem em novas idéias e conhecimentos.Obrigado.

    Pacheco.

  128. Mau

    ué, o Bush não tinha salvado o Mundo ???????????

  129. O Vampiro de Curitiba

    Pacheco, o seu comentário deve estar em outro post. Os comentários vão direto para o post onde ele foi feito. Não caem no último, como muitos pensam.

  130. O Vampiro de Curitiba

    Mau, o Bush tá salvando, calma!

  131. Já gastei bilhões dos meus neurônios tentando equacionar a moral matemática, não consegui São tantos os pressupostos que eu pedi ajuda ao Dirceu.

    Ah! Socorre, Amor, socorre
    Ao mais grato empenho meu!

  132. Rio Maynart

    Relendo o texto,cada vez mais me convenço: O Gerald NÃO é apenas o Gerald; São vários Geralds dentro do próprio Gerald!

    E de assistente de direção,nesse teatro que é o PRÓPRIO Gerald, encontro o magnífico Vamp, TÃO competente e sublime QUANTO!!!

    A tragicomédia norte-americana: Bush, McCain e Obama na Casa Branca (tomando chá?!!!) discutindo sobre a política econômica do país…
    Não!!! Acho que chá deve ser no Palácio de Buckingham, na Inglaterra… Ainda bem que o Tony Blair já saiu de cena…

    FECHA O PANO!

  133. Oi, Gt e pessoal. Vamos comentar essa postagem de Caetano no blog dele? Achei bem interessante.

    Um tal Alain escreveu que só quem é de direita diz que “esquerda” e “direita” não existem. Acho que isso é um papo do século 19. Eu próprio muitas vezes, se for assim, sou de direita. Mas será assim? Bem, o fato é que essa tirada tem um fundo de verdade – que pode ser verificada cotidianamente. Mas “fundo de verdade” é um papo frouxo.

    No Brasil um cara como Fernando Henrique Cardoso é chamado de direitista. Mas não há quem não saiba que se José Serra tivesse vencido as eleições para presidente tocaria uma política econômica bem à esquerda da de Lula. E todos os petistas diriam que era uma política de direita. Meu problema é: estaríamos em melhor situação? Não creio. Talvez o caminho do país em direção à riqueza e à menor desigualdade social não tivesse andado tanto. É melhor assim: com os banqueiros felizes com um presidente a quem a esquerda não faz oposição.

    Abraços do Lúcio Jr.

  134. Embora o pouco que me poderá afetar.Embora minha preocupação maior seja o avanço indevido de lula.Embora temend(e muito) os possiveis enetndimentos e tramoias da quadrilha FCML repito a todos;

    Mac Cain ganha de Obama.
    Exatamente o que parece estragar a festa é que vai ajudar.
    Os donos do dinheiro investiram em lula e ainda ganham por isto.
    Duvidam ?Pensam que quem segura a oposição é quem?KKK
    Acordem!
    Quem mais ganha dinheiro com lula alem dos corruptos.Com quem o lula foi se explicar quando era candidato lá na tal Wall Street?Quem viocês imaginam que prepara o discurso de lula na ONU? o ze´dirceu?Ainda dormem.è pena.Por isto é que defendo ver tudo com simplicidade.Muito conhecimento atrapalha.
    Estes mesmo senhores que realmente movimentam o mundo vão desejar o Obama.
    Obama NO eles dizem.Exatamente porque Obama pode lhes passar a perna.
    Mac Cain YES eles dissem e o que de nada sabe de finanças para ele é o ideal ser responsavel pelo dinheiro,
    As laranjas já se ajeitam.
    Money ? MORE and MORE eles dizem. BY NOW.
    A hora de aumentarem seus lucros futuros é agora.
    Que Deus olhe a América do Norte.
    Que Deus olhe mais o BRASIL.
    E que Ele me conceda perdão.
    Obrigado.

    Pacheco.

  135. O Vampiro de Curitiba

    Rio Maynart, te adoro!

  136. Sandra

    Puxa… Lindo debate!

  137. Vamp.
    Vou pocurar.Posso mesmo ter cometido engano.Mas já disse a Luciana o que me recordei.Valeu amigo.Obrigado.Não mude de opinião quanto ao MacCain.È bom navegar contra a corrente.Ai em São Paulo a corrente parece da marta e eu aposto e insisto que quem ganha é o KASSAB.Anote e veremos.Boa sugestão para o amigo Targino Silva analisar as probabilidades não é.Valeu Vamp.Servido a almoçar?Vou agora.Obrigado.
    Pacheco.

  138. Glorinha

    Pacheco, abraço sempre é quentinho, a quatro braços então… já ganhei esse dia!!!

    Sobre o Crash que não Crash… tô com um pouco de medo!!! sabe quando não se sabe o que vai acontecer?
    quando é só com a vida da gente tudo bem… o medo até ajuda em algumas vezes.
    estamos aqui falando de muitas, muitas mesmo… cada decisão lá bate forte em todo o mundo não é mesmo!
    []

  139. Pacheco.
    Você deve sonhar toda noite com o Lula (Exmo Sr. Presidente) e com Waldir Pires. Lembres-se meu amigo, o rico e pobre só tem um voto cada um. É único momento em que eles são iguais.
    Lá é como cá, tem mais pobres que ricos.

  140. Glorinha

    esse pano que não abre e que também não fecha!

  141. …..Querido, Pacheco…!…Admiro muito em você e sua filha, Ana Luisa,
    a EDUCAÇÃO e o RESPEITO com que tratam todos aqui no Blóg de Gérald…!..Isso, nos dias de HOJE, é muito RARO…Tenho 43 anos de idade, e tenho IMENSA VERGONHA DA MINHA GERAÇÃO…!!!!..São pessoas individualistas, mesquinhas, dissimuladas e cínicas.Muitas tiveram FILHOS e deixaram para seus PAÍS a CRIAÇÃO, destes..!Hoje, essas “criãnças” tem mais de 20 anos, e são verdadeiros BICHOS andando sobre DUAS PATAS…!……então,. pergunto…..??….as coisas melhóram de um ângulo e pióram de outro, não é…???????..Você, concórda….??

  142. Eliana

    Queridos,

    Pacheco,
    obrigada pelas palavras e sentimento sobre nós mulheres. Vocês também nos “acrescentam” !
    Por acaso o cantor Valdir Pires, não seria o Alexandre Pires ?

    Glorinha,
    que bom saber que você se lembrou de nós e fêz um paralelo com a uma cena humana e real do nosso cotidiano. Essa colocação sua traz de volta a minha pergunta no início dos comentários sobre o assunto “Blog e seus 4 meses” :

    se existe a consciência do egocentrismo, porquê não podemos olhar para outra direção ?

  143. Mau

    A imprensa especializada é uma grande palpiteira.

    Ate semana passada Bush salvava o mundo.

    Agora não mais.

    Tbm vou fazer um palpite – o PIB de Marte vai ter uma queda de 1,78% – uma desaceleração.

    Pronto – já posso trabalhar na VEJA e ganhar um bom salario

    E eu, fazendo mestrado. Bahhhhhhh burro.

  144. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    :

    Vamp este pais tem jeito meu irmão??

    Tal como fez com os 2 boxeadores cubanos que os extraditou para Cuba com apoio logistico de chavez, lula vai fazer o mesmo com todos os bolivianos que procuraram asilo no Brasil

    A chacina realizada em Pando foi efetivada por soldados da Venezuela e guerrilheiros das FARC como já está comprovado. será que alguem ainda tem duvida que isto está caminhando para uma DITADURA.

  145. Maria

    Gerald sobre o texto: considero muitíssimo importante essa mistura, pois, para a arte de um modo geral, essa interação traz à publicidade. Por isso que gosto da platéia, em meio à multidão. Anônima… Mas acredito que o artista precisa saber como se deu a sua atuação… Aplausos… Um anônimo as vezes consegue ser mais imparcial, que os críticos de plantão.
    Acho perigoso quando o artista não consegue ter a sua própria vida (saber quem ele é e o que busca), independente de seus personagens ou daquilo que ele cria. Que vamos morrendo a cada dia, não discordo, o físico, pois o espírito tende a adquirir mais e mais sabedoria. Agora, se à vida do artista se confunde com as de seus personagens e, ele acaba se matando, matando o personagem, isso pode trazer uma profunda monotonia. Quem dá vida ao personagem é o artista, portanto o artista precisa ter a sua própria vida (curtir seu momento com a sua companheira ou companheiro, correr, andar, pular, divertir-se). Esse discernimento possibilita o crescimento do artista e permite que ele aprimore a arte de representar, sem contar que é exatamente isso que faz o personagem brilhar. À experiência e a bagagem que ele traz em si.
    Como qualquer profissional que se preze, o artista precisa da sua individualidade, para melhor atuar. É aí que reside à possibilidade de renovação tanto do personagem quanto de quem o dirige.

    Espero que eu tenha me feito compreender.

  146. Marvado

    Maria Santos:
    Obrigado. Sou sem dúvida um anônimo assim como vc, e graças a estas novas tecnologias e neste caso o Gerald e o Vamp podemos nos comunicar e por que não dizer nos conhecer.
    As vezes fico bravo e penso: Não entrarei mais neste blog, daí não aguento e acabo entrando. Apesar de eu discordar muitas vezes, mais que concordar, diga-se, com os citados protagonistas, apesar de trocarmos farpas, na maioria das vezes sinto-me respeitado por eles e provocado tb.
    Este blog é a oportunidade que o Gerald, que no meu modo de ver, tem o ego infladíssimo, ouvir/ler coisas que as pessoas anônimas não o diriam caso o encotrasse numa festa ou qualquer lugar, aqui ele se mostra, como sempre diz o que quer, entretanto neste canal, as vezes, tem que ouvir o que não se quer,
    Abraços no Gerald e no Vamp,
    Não mandei bjs por que já percebi que o vamp é um tanto “machão”rs

  147. É pedante usar um nick de COLLOR 2010 – VICE – KATIA ABREU para campanha política que nem existe ainda. Que foi Collor, acabou o dinheiro do Elba? Eu te vi no Maksoud Plaza outro dia.

  148. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Para quem tiver interesse em acompanhar a noticia.
    LA PAZ

    El ministro de Defensa, Walker San Miguel, informó que autoridades del Brasil están dispuestos a colaborar a Bolivia para detener a personas involucradas en la masacre de Pando y deportarlos.

    Dijo que “si las personas involucradas tienen requerimiento de la autoridad jurisdiccional, se debe cumplir el trámite para solicitar su deportación o por la vía de la extradición con la colaboración de las autoridades del Brasil.”

    http://www.hoybolivia.com/index.php

  149. Sandra

    “Colapsa o país” não é um exagero, Gerald? No último colapso a BOVESPA despencou 8 pontos.

  150. Sandra

    Gerald, seu diálogo com a Judith Malina sobre esses upgrades da alma deve ter sido SENSACIONAL!!!!!!!

  151. Paulo

    Gosto de você, do que escreve e da maneira como fala das “coisas”. O teu fraseado é uma metralhadora de chumbo doce contra tudo o que respira sem o merecer, contra você, as vezes . . . ratatata. Guerra culta e debochada. Contra quem ? Não importa. Te acho bonito, louco de atar e charmosamente pedante e arrogante. À distância, claro.
    Mas o teatro, ah, esse deveria ser enterrado de vez ! É um morto vivo a procura de um funeral decente. E você é o único capaz de tornar-se o coveiro deste moribundo miserável ! Apressemo-nos, pois o morto já está cheirando.
    Se você tornou essa merda de blogs uma coisa atraente, o que faria com uma pá cheia de terra na mão ? O tal teatro já está a sete palmos . . . falta a pá de terra.
    Bj.
    Paulo.

  152. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Heitor Bonfim – Eu algum post acima um comentarista disse que tem vergonha desta nossa geração de 40 a 50 anos. E complicado mais concordo com ele plenamente o minimo que se exige de uma pessoa para debater é o conhecimento, amigo para que vc não tem nenhum.

  153. Maria

    Marvado a Maria Santos, acima, não sou eu. Sou simplismente Maria….. aqui….. Ainda não terminei….

  154. E aí COLLOR 2010 – VICE – KATIA ABREU, você vai caçar marajá ou será cassado de novo? Quá Quá Quá.

  155. everaldo

    Targiansilva 10:46, é o que é porque qué, nas sabe das coisas.

  156. Sandra

    Gerald, como vocês conseguem comer um frango, olhar as zicas, falar sobre um assunto cotidiano, e ao terceiro sinal:

    “… morremos todos os dias. No fechar do pano, no teatro, acabamos com as nossas vidas, as vidas de nossos personagens. Se o teatro pega fogo e o espetáculo não volta mais, acabou. ”

    É instantâneo?
    E como podem fazer isso projetando a voz e olhando a platéia?

  157. everaldo

    Que importância tem se existe ou não existe esquerda e direita, ambas estão nas mãos do NEOBANDITISMO.
    Êles são os donos de tudo.
    Alguém pode me provar o contrário???Pode??? Então tente.

  158. Sandra

    “Sou autor e diretor teatral, uma arte em momento fundamental de se repensar, de se reapresentar e de se re-encenar”

    Você ama o teatro, não?

  159. everaldo

    …acredito que todos já leram , leiam de novo, não as palavras mas o que há por trás delas, protocolos dos sábios de sião.

  160. everaldo

    …e êles são apenas uma cartilha.

  161. everaldo

    Targinosilva…aquela experiência de Galileu, com um corpo deslizando em um plano inclinado… leva a uma abstração interessente… muito aplicada imperceptivelmente no plano moral
    e comportamental.
    Quando passares a defender o LULA…

  162. everaldo

    …e o mais é o seguinte: BOM MESMO É REFOGADO DE CAMBUQUIRA.

  163. Carlos, EX-BLOGUEIRO

    Retorno brevemente pois é um momento especial em nossas vidas.
    Lindo, maravilhoso o discurso de George Bush. Esse grande Homem, essa grande liderança mundial, hoje provou que além de tudo é um homem de coração puro, sensível e bondoso. Não me surpreende que tantos aqui nos EUA e no Brasil apóiem esse grande indivíduo. Estou de cabeça baixa: preciso reconhecer quando erro. Durante sete anos e nove meses eu erroneamente critiquei essa figura brilhante. Mas ontem ele deu uma grande lição a nós todos. Humildemente foi à TV e num pronunciamento firme como um Churchill e objetivo e emocional como um Kennedy, trouxe-nos luz. George Bush e John McCain: salvem o nosso mundo, eu vos peço.

    Ontem, eu chorei. Vi em George Bush um grande irmão. Sua humildade, seu calor humano, sua dignidade, seu amor à humanidade brotaram de sua face como um feixe de luz subindo aos céus. Finalmente entendi que a guerra no Iraque foi sim necessária. Era preciso matar. Tudo é lindo de mais, esses debates, lindo. Nunca vi tanta sensibilidade como agora. Parabéns a todos. Lindos todos. Sem essa guerra que nem é tão grave assim, a crise teria sido muito pior. Imagine se a crise se alastrasse pela internet, por exemplo? Imagine um mundo sem “enviar comentário”? A grande motivação para essa guerra santificada devem ter sido as missões católicas de séculos atrás. Era preciso levar amor e paz aos povos perdidos e nefastos que viviam nas florestas sujas e violentas.
    Mas nem tudo é perfeito. É verdade que algumas crianças inocentes pagaram com a vida o erro de alguns poucos soldados mal intencionados que acabaram por colocar uma mancha numa estratégia político-militar brilhante e caridosa. Há uma imagem de uma criança iraquiana com braços arrancados por uma bomba das forças de paz de Bush que foi usada para nos pressionar. Mas todos sabem que braços de crianças são como dentes de leite. Logo crescerão outros no lugar. O que importa é que nossas crianças estejam vivas e saudáveis e estou confiante que conduzirão o mundo para dias de felicidade, amor e fraternidade. A elas eu digo: salvem o mundo, eu vos peço.

    Hoje, estamos todos unidos nessa luta pela salvação do planeta. Por tantos anos fomos levados a crer que o meio ambiente estava em risco. Tudo isso era uma grande mentira de terroristas comunistas como o greenpeace e um bando de cientistas paranóicos. Está provado que a camada de ozonio não existe. Sarah Palin, linda mulher, ícone de coragem e sabedoria no manejo de um rifle, já mostrou a todos que Deus nunca criou camada de Ozonio alguma. É tudo invenção de acadêmicos com muito tempo sobrando liderados pelo cientista de mentalidade tão esquerdista quanto distorcida, Darwin. A beleza de Sarah Palin nos trará uma luz especial. Confesso que não sei muito bem da existência de Deus ou não, mas felizmente muitos de vocês sabem, o que é um alívio para mim. Confio em vocês e deposito o futuro da humanidade em vossas mãos abençoadas por esse conhecimento que a mim foi negado. Por favor, façam suas mensagens chegar aos nossos líderes. Salvem o nosso mundo, eu vos peço.

    Encerro esse texto com palavras de otimismo: viva a liberdade!! Liberdade acima de tudo!! Essa mensagem é a mais importante de todas. LIBERDADE. Mais do que liberdade, viva a “Überdade”. A überdade de poder de amar, de viver, de caçar, de lutar por nossos ideais. Sim, liberdade-úberdade acima de tudo. Lutem, queridos amigos e amigas. Lutem para que as forças do mal não derrubem o mundo. No Brasil, os índices sociais nunca foram tão catastróficos: a miséria aumentou acentuadamente nos últimos anos, a expectativa de vida caiu para níveis medievais, a classe média ruiu por completo e o que temos são dois opostos perigosos: uma grande classe pobre causando graves problemas ao país e uma elite sofrida. No meio, poucas almas esclarecidas, dentre as quais algumas frequentam esse espaço virtual em mais uma atitude de humildade e ensinamento. Obrigado a essas pessoas. Salvem o nosso mundo, eu vos peço.

  164. FRANCINY CHEQUER

    Me desculpem os homens deste blog, mas este e para a mulherada, para descontrair um pouco o momento.

    Eu perco o namorado.
    Eu fico corada.
    Eu tomo banho de sal.
    Mas não desço do salto
    nem quando pareço amarrotada.
    Tenho alma de tergal.

    beijos a todas;

  165. everaldo

    …a meurda é…que o maior obstáculo para a comunicação humana são as palavras.

  166. everaldo

    beijão FRANCINI, gostei!!!

  167. everaldo

    …não me sai da cabeça esta p..ra de TPM cerebral, será que além de labinritite e HBP, tou com esta porcaria???

  168. O Vampiro de Curitiba

    Menos, Carlos, menos!!!

  169. Sandra

    Carlos, como está o clima aí em Cuba?

  170. everaldo

    ..inté mais…Pachecão, guenta aí negão…em dezembro vais levar umas palmadas na bunda, nêgo véi.

  171. O Vampiro de Curitiba

    Marvado, só um abraço tá de bom tamanho.
    Abraço!

  172. O Vampiro de Curitiba

    Eu gosto do “Collor 2010…” porque é um cara que assume sua posição. Tem um monte de petista enrustido aqui no blog que tem vergonha de se assumir como petista. Ué?! Por que vergonha? Vocês não estão com 99% de aprovação?

  173. André M.

    O debate voltou para a gangorra direitaXfalsa esquerda?

    Ou é impressão minha?

    Saco isso. Vamos falar de representação de si mesmo. É muito mais interessante.

    E como diz o everaldo, “bom mesmo é refogado de cambuqira”.

    Eu diria, bom mesmo é o nhoque da minha mãe.

    Saudações leais

  174. Sandra

    E Vamp, depois da política, sempre acabamos o debate falando de Deus.

  175. O Vampiro de Curitiba

    André M., não adianta! Aqui é 15 minutos de êxtase, de reflexão… Depois volta tudo pra porradaria novamente. Fazer o quê? Vamos pra porrada!!!

  176. Sandra

    Mas faz tempo que o Gerald não acalma nossos ânimos lembrando que uma em cada duas gerações passa fome.

    Acho que ele aprendeu a apreciar casos viscerais. Ainda mais que, na Internet, ninguém se machuca mesmo.

  177. Sandra

    Vamp, se a gente começa a divagar um pouco, aí sim leva aquele sopapo galáctico! A próxima etapa deve ser a longa e triste conversa!

    Como será que é o Gerald dirigindo uma peça?

  178. O Vampiro de Curitiba

    Olha, Sandra: Pode-se criticar este blog de tudo, menos de não haver debates! Num mesmo post se discute desde açai até deus. Passando por teatro, Obama, Cuba…

  179. Pacheco.
    O kassab teria mais chance se o Alckmin apoiasse ao Kassab como queria o PSDB. O PSDB é uma tribo de caciques, e cada cacique tem os seus adeptos, ansiosos para ocupar cargos na prefeitura.É o irmão que quer ser secretario, o amigo que quer ser assessor. É comum em todos os partidos.Tudo indica que Marta quer enfrentar o Kassab no segundo turno. Esta em jogo o apoio do Lula. (Exmo Sr. Presidente). É um balão de ensaio.
    Se a Marta ganhar aqui, a Dilma ganha no Planalto.

  180. Marvado

    Carlos ex blogueiro.
    Muito bom, to contigo, só faltou vc enfatizar, como muitos aqui tb, que antes do atual governo não havia corrupção, tudo era feito às claras, o princípe do sociólogos privatizou e investiu o dinheiro na compra de varas de pescar, que coisa linda!!! Não havia mensalão, cocessões de televisão pra picaretas, sem falar que desde que o governo de São Paulo, há muito tempo, pertence ao partido do príncipe, a educação no estado passou a ter níveis suiços e professor tornou-se a profissão mais prestigiada do país, que lindo, que lindo, Ah!! esqueci o Reinaldo é mestre!!!
    abraços amigo

  181. Sandra

    Targino, se a Marta quer o Kassab no segundo turno, o desejo dela será realizado. Eu vou até ajudá-la em sua felicidade, votando no Kassab.

  182. Mau

    BOA CARLOS…

    cada vez mais percebo que os de cá são como dos de lá (ou daí)

    “Sara Palin Salin Maluf” – na chapa com “John Mccain Collor Cardoso de Mello”

    ou de repente Barack Obama Lula da Silva Chavez

  183. Sandra

    Gerald, eu gostei da soma dos votos seu e do Vamp, seguida pela divisão por dois, para mostrar a imparcialidade do blog.

  184. gthomas

    Otima Frase de Obama, Heitor:

    Um PRESIDENTE tem que saber lidar com mais de UMA crise ao mesmo tempo!!!!

    McCain esta perdendo nos polls, e por isso nao quer o debate.
    Vc sabe muito bem que esse Blog e imparcial: eu sou Obama, Vamp eh McCain, some os dois, divida e a conta esta feita,

    Mas o McCain falou MUITA BESTEIRA nas ultimas 2 semanas desde a crise desde o CRASH

    E por isso o NAO debate de amanha!

    Claro que Obama quer o debate e McCain nao quer o confronto porque nao entende LHUFAS de economia,
    Viva aqui e entenda isso, por favor!

    do estado mais replicano,
    eu estou teclando da.. Flo flo Florida!

  185. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Respondendo ao amigo eu prefiro ficar com a opnião do eminente Paulo Brossard que textualmente disse que foi um “GOLPE DE ESTADO”

  186. Sandra

    Sempre soube que você tinha alma de matemático, Gerald. Você sabe como o matemático faz café dados:

    – água fria, fogão, café (solúvel, para facilitar) e açúcar?
    Esquenta a água fria no fogão e mistura-a com café e açúcar.

    – água quente, água fria, fogão, café solúvel e açúcar?
    Joga a água quente fora e reduz esse problema ao anterior.

  187. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Obrigado amigo vc e Bona gente!!

  188. sol - sampa

    O Financial Times declarou que o Brasil será beneficiado com a crise econmica^americana pois muitos investidores migrarão pra cá. Eu tô bege!

  189. André M.

    Prezado Blogueiro Telúrico

    McCain não quer o debate pq ele disse que o Obama é despreparado, e ao mesmo tempo ele, McCain, já assumiu várias que não entende nada de economia.

    Logo, a bola tá na marca da cal, o Obama só precisa chutar o penalti, e o McCain dá aquele velho godô tentando fazer o juiz não deixar bater o penalti. Ele sabe que a solidão dele é a mesma do goleiro na hora do gol. E neste caso, o pitbull de batom não poderá salva-lo.

    E como eu sempre digo, aqui no blog, e lá na eleição gringa, a criança chora e a mãe não escuta!

    Essa é a minha impressão.

    Saudações democratas (mas não do partido democrata).

  190. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU
  191. Sandra

    QUE ARRAAAAAAAAAAASOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  192. gthomas

    Sandrissima, obrigado pelos elogios, mas nao eh verdade? Se nao fosse pela imparcialidade …digo, se eu nao desse vazao aos varios lados (nao somente dois) isso aqui nao seria o que era. Nao eh?

    Olha o que a Marina Salomon me mandou do livro que a Silvia Fernandes publicou a meu respeito; escrito em 1988, por mim, pra peca M.O.R.T.E.

    Oi.

    aqui está o seu texto que li no livro da Silvia Fernandes, que me fez ficar taquicárdica outro dia e que fiquei de te enviar…

    Olhe fundo nos meus olhos e diga: aqui um universo? Que eu não ria… Nossos poetas estão mortos.
    Nossa música não tem heroísmo. Nós não temos corpos, somos fracos, somos rasos. Nossos casos
    moribundos. Julgamentos um acaso. Nossa obra a obra do acaso total. Clamo: que me acordem se eu
    estiver dormindo! (manifesto final de M.O.R.T.E.)

    e tem mais do mesmo livro:

    Não faço mais teatro. Faço ópera. Ópera seca. Há anos digo isso e há anos faço isso. Só que agora mais do que nunca.
    Estou constrangido pela falta de pensadores deste país. Constrangido pela falta de loucos, obcecados, visionários. Parece que só
    existem os políticos e os que entretém os políticos com shows ou com consentimento. O nojo nacional é, antes de mais nada, um nojo
    cultural. E não adianta centralizar informação e distribuir verba. Isso vira FBI sangrento e burocrático e, pra minha infelicidade, não
    parece mais ópera.

    esse de cima vc escreveu em 1988. 1988! vinte anos.
    parece que pouca coisa mudou. que lucidez louca vc tem.

  193. Sandra

    Caramba!!! Eu não queria que minha resposta saísse antes do seu comentário!!!

  194. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, eu tô aqui na Banânia e quase morro de pena de você, sabia? Fica nesse sofrimento de Nova York, Miami, Nova York, Miami…
    Vida dura, né?

  195. FILOXERA

    Vou colocar uma carta, imagine de quem?

    Do Alexis Stepanenko que foi Ministro das Minas e Energia do Presidente Itamar Franco, quando ainda havia politicos honestos.

    Não como hoje, pois extinguiram-se! Politicos e militares responsáveis sérios e honestos, com muitas estrelas bem vermelhas nos ombros! Soviéticos e comissarios do Povo! Palhaços!

    “Caro Itamar Franco,

    Tenho que tirar o chapéu para a capacidade do Presidente Lula em criar novidades sobre as coisas antigas. Quando eu era o Ministro de Minas e Energia em seu Governo, a Petrobras já sabia da existência destas reservas que iam de Santos a Santa Catarina. O problema é que estão a mais de 2.500m de profundidade e, hoje, foi comprovado que se encontram a mais 3.200m.

    Qual era problema? Em 1993, não havia (nem hoje há), tecnologia para se chegar a essa profundidade. Apenas no ano passado conseguimos chegar a 2.000m, a uma pressão de água bárbara.

    Comentei contigo que tínhamos reservas, mas não tecnologia para chegar lá, mas o CEMPES estava trabalhando para conseguir perfurar a essa profundidade.

    Segundo os geólogos da Petrobras nas priscas eras os continentes da América do Sul e da África se separaram. Nesta separação a costa ocidental da África (Nigéria, Angola, Guiné etc.) ficou com o petróleo mais perto da superfície e nós em águas profundas. Contudo, um dia chegaríamos a retirar petróleo destas nossa águas e o País seria independente.

    Pois bem, ontem a Dilma anunciou essa “grande descoberta”, prevista para produzir petróleo daqui a 8 anos! Essa profundidade, que nunca foi alcançada por ninguém, apresenta enormes desafios de engenharia para resolver a pressão dágua, a resistência de materiais, sondas adequadas etc. A engenharia da Petrobras tem trabalhado nestes problemas, mas não encontrou ainda todas as soluções. Contudo acho que estão prevendo que em 2015 terão desenvolvido e dominado a tecnologia para essta profundidade. Hoje, a

    Petrobrás não tem.

    Estima-se que este petróleo deve ter um API de menos de 30°, talvez 25°. O que é isso? Petróleo muito pesado, parecido com o da Venezuela, mais custoso de refinar, pois rende 20% de combustíveis de cada barril extraído.

    O custo médio atual no Brasil, desse petróleo, para a Petrobras deve estar por volta de USD$ 12 a 13,00. O petróleo leve, como o encontrado no Oriente Médio, rende 50% de combustíveis e custa talvez USD 1 a 2,00 o barril. Onde se vê como é um negócio de grandes lucros movido por uma especulação desenfreada na economia globalizada.

    Claro que ao preço do barril de petróleo a USD $ 93 a 96,00 vale a pena extrair óleo até das areias de xisto como fazem agora os canadenses.

    A mídia e o povo com essa “descoberta” estão euforicamente enganados.

    Nem se fala mais no problema do gás. O Sauer, que era o Diretor de Gás da Petrobras, nunca gostou de gás por ser um especialista em hidrelétricas…

    Em nossa época, tivemos o pudor de não anunciar algo que era impossível de extrair, da mesma forma que nunca falamos dos 2.000 pontos de ouro na superfície que poderiam ser encontrados na Amazônia etc. e tal. Questão de pudor e de seguir a sua orientação de não chutar a torto e a direita para não criar falsas esperanças e especulações nas bolsas de valores.

    Não creio que os técnicos da Petrobras quisessem divulgar a “descoberta”. Devem ter sido pressionados para dar uma noticia que acabasse com a “crise do gás”. E assim vamos, no vai da valsa…

    Abraços,

    Alexis Stepanenko”

  196. O Vampiro de Curitiba

    Sandra, eu não sei por que acontece isso. Não é a primeira vez. Mas não é algo que possamos controlar, entende? Nós só temos a opção de aprovar ou de a excluir.

  197. A T E N Ç Â O:
    Glorinha: Abraços estarão sempre te esperando.
    Targinosilva: Sonho com lula?Então é pesadelo. O Peres parece que não é Valdir.Dei mancada.
    Que eu sabia onde rico e pobre se igualam é nas praias e em WC. Não creio que em votos se igualem, pois já vi gente trocando voto por dentadura e outras trocas também. Eu disse já vi.Pelo menos a negociação.
    Fábio: Agradeço reconhecer em nós educação. Primeiro aprendi em cãs.Fui coroinha.Entrei para servir a Marinha com 16 anos sai depois de trinta de serviços.Entrei na Marinha Mercante.Sempre obedecendo normas e regulamentos.Passei a meus filhos que passarão aos dele.Nada demais.
    Eliana: Acho que o nome certo é o que noticias. Mancada minha.Preciso ter mais atenção.Posso acabar confundindo balde de gari com Garibaldi e ai o Everaldo pega no meu pé.
    Marvardo: Não sei se o Vamp é machão. Lembro que dizem que cão que ladra não morde.Será aplicável a vampiros?
    Everaldo: Ainda não achei a receita de frango com uísque. Estou procurando.Usei a dias passados.É muito bom.Aguarde.
    Francyni: Porque só para mulheres. Versos assim todos gostam.Muito legal e de tergal.
    Everaldo vindo em dezembro cuidado para não espantar o PAPAI NOEL. Pergunte a Ana com eu o espero e gosto dele. Se todos gostassem como eu este blog seria monótono e menos freqüentado.Haveria paz e aqui e um dia nada teríamos a debater.Pode acreditar.
    Muito obrigado.
    Pacheco.

    Estou novamente atrasado.alcanço vocês adiante.

  198. Sandra

    Vamp, será que ele não pega a hora do meu computador?

  199. Sandra eu não,voto em São Paulo.Voto em Santos.
    Tenha a certeza que Kassab vai ganhar.
    Alckmin quando muito arruma uma de embaixador e marta fica onde está e não sabe.Não digo onde em respeito ao Supla que não pode escolher sua origem.A ostensividade com que ela exibe o tal de Favre que todos sabem o que é ….deixa eu calado.
    Obrigado.
    pacheco.

  200. Sandra

    Pacheco, também acho que vai dar Kassab em São Paulo. Independentemente de quem ganhar, eu voto nele.

  201. aninomyous

    O que é a morte? se puderem me responder então desvendarão o mistério da vida…por que morte? os bitnicks hippyes esbarraram em um pouco de morte, mas eles tinham visões distorcidas, não pelo sexo e nem pelo rock & roll, mas pelas drogas…oh yeah, drugs…porque yoga é antes de tudo morte!!!
    Somente com a morte se pode atingir a iluminação, e à partir dela vc pode assumir então a sua impessoalidade…hã? por que não? sei sei vc apenas assume o que vc tem vocação, sua teatralidade, uma forma mais sutil de não ser apenas deixando seu ser em segundo plano.
    Pare de pensar…agora…não! eu disse agora…ih, já ficou para trás…segure o agora do próximo instante e pare de pensar neste,…agora…não! vc deixou passar! meu assim não dá?!!! pare de pensar ou jamais conseguira estar no agora deste instante…ih! vc já deixou passar! porque ou vc está no presente agora deste instante que passa ou vc perde o tempo para pensar, e para que pensar se isso é então perda de tempo? para se projetar sendo o que vc pensa? vc é o que pensa ou pensa que faz seu ser? sua impessoalidade deixa de ser na sua existência? porque para existir vc precisa de sua personalidade? então vc não pode estar 100% no agora deste presente instante? abdica isso antes na busca incessante de reafirmar estar sendo este ser pensante….dê então o nome que quiser…numere…registre, mas enquanto isso veja se esvair no tempo o instante que não consegue contemplar.
    Quem? porque alguém que tenha visto ‘o vale da sombra da morte’ voltaria aqui para lhe contar? jamais! ou estaria perdido dentro destes labirintos pensando estar sempre sendo ou estaria aqui perdido sem saber qual é de sua impessoalidade.

  202. Exatamente por ser leigo em economia que o MAcCain vai ser escolhido entre outras razões.Tanks e tanques.
    Obama é muito entendido e pode atrapalhar o que já deve estar combinado.Até surpresa esta gente programa antes de acontecer.Obrigado.
    Pacheco.

  203. Glorinha

    Eliana,
    é aquela coisa do apego e desapego
    o ego e o eu…
    tudo junto, egocentrismo apego mais que supervalorizado do nosso “eu”…
    é possível sim olhar para nós mesmos e também para outro lugar,
    esse movimento oh!… “olha e não olha, olha de novo e depois “desolha”…
    existimos com essa carga de nós mesmos e desse cosmos de vida a nossa volta, sem isso tudo o que seríamos?
    não sei, talvez ninguém…,como nos reconheceríamos?
    o que temos como ser não me parece um problema, o que fazemos com o que temos e que nos torna então o que somos, isso talvez possa ser!
    [[]]

  204. Filoxera.
    Hoje vi na TV a antiga bandoleira estela hoje mãe do nada(PAC) afirmar que a reserva vai acbar a miséria no BRASIL.KKKK.
    Deu vontade de jogar o prato contra o aprelho de TV.E um monte de FDP sorrindo e ouvindo tamanha mentira e fazendo sinais de aprovação.Que bom existir este blog.Onde mais eu poderia descarregar esta vontade de sair pelas ruas gritando.Será que estamos doidos varridos ?!O que está realmente acontecendo.Tudo é permitido./A mentira é tão grande quanto o Universo e sem limites,/Chega.Basta.Obrigado,

    Pacheco,

  205. Sandra

    ANINOMYOUS, VOCÊ TAMBÉM ARRAAAAAAAAAAAAAAAASA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  206. O Vampiro de Curitiba

    Não pode ser, Sandra. Pois tem muitos comentaristas que teclam de outros países, com fuso-horários bem diferentes. Além do mais, aconteceu com comentários de outros leitores. Sinceramente, não sei o que ocorre.

  207. Sandra

    É verdade, Vamp! Acabei de teclar e pensei na bestera que disse. Será que o IG pega os comentários por lote?

  208. Aninomyous

    O que? o que estou fazendo aqui nesta impessoalidade? não sei! esqueci quando perdi meus pensamentos, ou será que me perdi no meu não pensar? mas quando vc consegue parar então de pensar ocorre algo diferente? digo, estou afirmando que quando vc para de pensar ocorre algo diferente! hahahahahaaaaaaaa, é que acontece o inverso! vc não consegue mais pensar ‘incessantemente’, vc acaba sendo ‘obrigado’ a dirigir seus pensamentos! /) e afinal de contas para que tudo isso? por que brincar assim com sua mente? oras, vamos deixar assim! esqueçam tudo isso e simplesmente deixem seus pensamentos fluirem, mas isso não é a ‘iluminação’ porque excesso de pensamentos é como núvens, mas as núvens encobrem as estrelas! só que as núvens passam e as estrelas ficam! enquanto o pensamento ‘comum’, ‘primitivo’, ‘instintivo’ é um céu nublado de núvens em todos formatos poluindo tua consciência, os pensamentos dirigidos são fixos e tem bases concretas em sí proprios tal qual as estrelas…porém eles só chegam a aparecer na impessoalidade, mas peraí…ela só surge quando vc aprisionar seus instantes deixando de pensar…hahahahahaaaaaaaaa…e o que é que surge antes? há algo anterior ao pensamento? a formulação dos seus sensores e de sua cognição? será mesmo??? e os tais sentidos latentes que se despertam na espiritualidade? os sentidos mentais dos pobres coitados chamados de mediuns? acho que não tô a fim de pensar agora….deixa pra depois.
    Abraços.

  209. Sandra
    Conheço muitos paulistanos que são Kassab.Kassab é um jovem ainda não frequentador de meios ilegais de fazer politica.Sua firmeza mostrada ao encarar caciques do proprio partido para mim é indicação de que nõ tem o rabo preso em negociatas..O Alckmin morreu politicamente e não foi avisado ou não quer escutar o aviso.Não soube apoveitar o momento de enfrentar o lula.carrega a marca de perdedor.Este negócio de xuxu e bom mocinho não ganha sequidores.Tem que ser lutador.
    Boxeador nocauteado em disputa de titulo máximo ou enfrenta quem lhe bateu ou vira sparring.marta com o relaxa mas goza se for eleita é sinal de estão todos doido varridos.Será que estou falando asneira.Será que nem decência resta …..?Obrigado Sandra e todos amigos.

    Pacheco.

  210. Qualquer um que entende na prática que não se pode gastar mais do que ganha é bom economista.

    Prezado Gerald, sei que você tem muito mais gabarito, mais medalhas no peito e smiles do que qualquer um aqui

    Só frequento blog de pessoas com muitas estrelas nos ombros.

    Bush me parece arrogante, embora não tenha lutado no Vietnã, MacCain me parece muito mais humilde, pé no chão sem aquela aura santificada de “eu sou negro, não mexam comigo, não me acusem”, mas não sei quantas besteiras ele tem dito por aí, a única coisa que vazou para a imprensa foi que ele não se lembrava de Zapatero, presidente da Espanha. Obama é arrogante até o último, como dizemos aqui no interior caipira. Sei que você adora as negras, até aí, eu também, mas Obama não me parece um gentleman, ele me lembra o Lula que depois de eleito ficou pisando em seus assessores e servidores públicos.

    Obama também se contradisse diversas vezes sobre ser ou não ser muçulmano.

    Não estou querendo fazer você mudar de idéia, apenas estou dizendo o que sei dos dois para que vc e outros leitores conheçamo-nos melhor.

    Sei outras coisas mas evito dizer porque sei que sofreu na pele as quedas das duas Torres Gêmeas e que muito aí ainda sofrem por causa da poeira tóxica.

  211. Marvado

    Mister Pacheco

    Se a Marta não é de confiança por que acabou com um casamento de anos, por que deu pra outro estando casada, por que abriu mão de um casamento tradicional pautado na moral e bons costumes, se ela já perdeu uma eleição por conta destes preconceitos do tipo TFP, poderá perder outra, mas neste caso é melhor vcs que curtem esta gente do mal invistam em Alkmim, pois me parece que em relação a Tradição, Família e Propriedade o Kassab parece-me, segundo alguns boatos que correm nestas plagas, não é o ideal, dizem que ele tem opções não tão ortodoxicas assim como vcs soldados da moral pensam.
    Vamos ver, a mim não faz diferença mesmo. Nem a opção sexual de um, nem pra quem a outra quer dar, isso só faz admirá-los viva a liberdade e a diversidade.
    Eu voto pelo fim da Tradição, da família burguesa e principalmente da propriedade, a qual é a base de todas as trevas humanas,
    bjs em São Paulo

  212. André M.

    Putz

    Agora a questão é martaXkassabXalckmin, ou, traduzindo bostaXmerdaXfezes.

    Depois dizem que deus não castiga. Dizem que São Paulo (o santo que foi homenageado pelo nome do estado) perseguiu muitos cristãos, antes de se converter. Vai ver tudo isso é apenas karma ruim.

    Saudações cordiais

  213. Mister marvardo.
    Eu não voto em na cidade de São Paulo, mas nem imagino que o pt possa ganhar.A vida pessoal de cada um não deve realmente ser julgada.Mas marta abusou do pedantismo e arrogância.É nascida no chamado berço de ouro.Veste capa de humildade somente para enganar. Pelas costas despreza os humildes. Faz o que bem entende com se não devesse a nada e a ninguém. Nas obras que dizem ter realizado houve roubalheira e ainda concorre, O pt não pode tudo poder. Tem que haver um freio e à hora é esta. Os paulistanos que decidam.
    Lembro a frase de Pelé que brasileiro não sabe votar. Eu sei. Ou penso que sei. Pensando bem não sei de nada e já começo a entender um pouco mais do amigo Contrera e paro para não tentar imitar a quem admiro. Obrigado.
    Pacheco

  214. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    p/ Marvado – Tudo bem que vc se considere um anarquista, mas pregar o fim da sociedade já é um pouco demais não é cumpanheiru??

    Fico imaginando vc morando com mais 03 familias na sua residencia, e ganhando 30,00 reais por mês, e como apareceu em um programa se não me engano da Globo, aonde uma medica criava uma porca dentro de casa como se fosse uma criança para ter o que comer no natal, realmente uma maravilha não é mesmo?

    Não precisa transformar o Brasil no paraiso, já existe a terra prometida CUBA, boa viagem.

    Sem rescentimentos.

  215. Marvado até o úrtimo

    “Eu voto pelo fim da Tradição, da família burguesa e principalmente da propriedade, a qual é a base de todas as trevas humanas, …”

    É cruel julgar um ser humano por causa de uma frase, queria saber se Marvado pode aprofundar esta questão, com a permissão de Gerald Thomas, esta acima frase é o cerne dos desentendimentos entre as “classes” e das “diversidades humanas”. Acho tão perverso classificar as pessoas em classes e falar em diversidade humana, que fico chocado. São termos usados na biologia, patologia e paleontologia para classificarem espécies ou raças. Considero impróprio este uso, mas é um vocabulário comum que caracteriza a linguagem da esquerda.

  216. Aninomyous

    Em outras palavras, isso é o oposto do que parece:
    “O que vem a ser um artista? O que dá a alguém o direito de ocupar o palco e estar na luz? Pois é, justamente! Tudo está turvo, tem gente demais querendo dizer coisas demais nesses reality shows.”
    Afinal na superficialidade das ‘atitudes’ destas realidades foi perdido o artista, tempos diferentes onde a personalidade vazia de arte substitui com suas atitudes uma pretensa cultura, agora ditando moda e modos, escolhem as pessoas do outro lado qual é a sua modalidade de consumismo, assim vasculham na verdade as mentes mergulhadas na ilusão de que acham algo de realidade nisto tudo…a arte também está vazia, e confunde-se nosso grande gênio em achar que os palcos é que foram invadidos, a verdade pior é que as platéias é que estão vazias…cada um em seus sonhos, tal qual uma glutona a mente se alimenta desses pensamentos, dessas vaidades hedonistas, e nas ações e atitudes se perderam as antigas quintessências e esqueceram nestas latências as vontades de superação agora letargiadas pela nova era da modernidade, o consumismo e as atitudes estereotipadas.

  217. Propriedade é a questão, acredito, Marvado não que rque ninguém seja dono de nada a fim de que ele possa fazer o que quiser, onde quiser, como quiser. Todos teriam que se submeter às vontades de Marvado, se ele quisesse dormir na praça, tudo bem, se ele quisesse dormir na cama do vizinho, tudo bem, se ele quisesse plantar um pé de laranja na frente da tv que o vizinho estivesse assistindo, dane-se o vizinho.

    Marvado poderia entrar numa nave espacial qualquer, ir até a lua e voltar que tudo bem, ninguém é dono de nada.

    Que mundo maravilhoso, é este imaginado por Marvado.

  218. Aninomyous

    A verdade é que a simplicidade de outrora foi perdida, mas ela deve ser buscada! algo como uma inocência madura!
    Se antes na infância havia aquele sorriso singelo, aquela pureza ignorante, logo é perdido essa inocência e no lugar surge o medo e a desconfiança…mas não é preciso se deixar poluir pelo crescimento! basta aceitar que a vida é a constante mudança e assim assumir uma inocência na sabedoria…logo essa efervescência superficial será substituida pelo vazio da repetição, aí é que precisamos injetar o conteúdo no lugar para não cair na vulgaridade e puerilidade dos materialistas ‘adultos’, afinal é normal a busca por uma personalidade e identificação durante a ‘adolescência’, mas isso não deve se extender durante a fase adulta…em outras palavras, posso até estar sendo besta na afirmação, mas toda essa indústria plástica e estética logo vai perder sua razão de ser, e os punks de boutique deixarão lugar para a verdadeira causa, talvez descobrindo que ela seja maior e mais nobre até que ‘aquele’ movimento, ou ‘aquela’ calça velha e desbotada, muito mais do que qualquer objeto ou instrumento.
    Agora sim…parei nestas águas mansas e tranquilas para desejar uma boa viajem, abraços e até mais.

  219. Outro dia o vi na TV Cultura com aquele psicanalista, onde dizias que não existe amor e nem honestidade no teatro. Outro dia você disse que não via diferença entre o ator e a plateia. Muitas vezes podemos ir até o fim com uma tristeza, mas não é o suficiente. Não adianta apenas indignações. Usamos palavras, palavras e não tocamos no problema; tem as suas implicações. Digo isto com algum respaldo, pois sou militante de base desde de 1978 e estou a seis anos no teatro, estudando e apredendo. É desta plataforma que posso dizer: tudo está em crise, todas as instituições o teatro o ator os sindicatos. O capitão do mato foi substituido por ONGs e muitos atores e diretores aderem a esta forma de sustentação de si e do sistema apodrecido. A queda do muro de Berlin, o desfazimento do Estado Sovietico, contribuiu em muito para o não sabermos onde vamos, e que é pior não termos utopias. As regras do capital, todo o material belico usado em suas diversas formas, se apoderou das pessoas e está no teatro, no palco, no ator, no diretor, e na plateia. As forças produtivas pararam de crescer a muito tempo, e com isto estamos repetindo muitas coisas. Mas as transformações terão de vir. Nada é definitivo. O que se tenta hoje, é girar a roda da historia para traz. Haverá transformações profundas, não estou falando de reformas. Estou falando da morte do Principe e do principio. Se você me atribuir a insignia de “Dinossauro”.Eu digo: sou sem nenhum constrangimento, e digo mais sou Marxista/trotskista. Aliás ser moderno é aceitar as regras, é se calar, silenciar diante do lixo, da invasão do Iraque, do Haiti. Aliás veja a crise financeira, será jogada sob as costas do povo estadunidense e tambem do mundo. Estamos no teatro Satiros I com a peça Album de Familia de Nelson Rodrigues – todos os domingos as 8:30 horas até novembro – Praça Roosevelt – 214 Espero que vá nos assistir. Olha que nós não somos famosos!! risos

    saudaçoes e forte abraço camarada!

    Carlitos

  220. O último mundo que era parecido com o mundo do Marvado foi Woodstock, mas todos tinham que estar drogados.

  221. Aninomyous

    Errata: “A verdade é que”…eu não tinha a intenção e nem a pretenção de colocar nenhuma verdade…me distraí na divagação, acredito sim é que tudo não passa de influencia e sugestionamento, e isso tudo está muito, muito distante da realidade e da verdade, muito perigoso é isso tudo para os influenciáveis e sugestionáveis, também para os distraidos, mas acredito na arte como algo mais sublime e mais nobre…
    …remando, remando, remando de volta para as águas tranquilas.
    Abraços.

  222. Londrina

    Depois de ler e reler os comentários do Vampiro de Curitiba vi que tratava de quem eu pensava que era.

    Mas o que aconteceu com esse moço? Tão educado, simpatico não lembra em nada o chutador de traseiros.

    Como foi bom ele passar a frequentar o blog do Gerald Thomas e deixar de lado o tio rei e o seu fiel escudeiro

  223. Maria

    Marvado, completando ainda, minha resposta, não estou de todo anônima, Maria é um dos meus nomes verdadeiros, mas como disse o Pacheco, Maria tem uma “porção” por aí.

    Agora, meditando na tua fantasia, eu acrescentaria o seguinte: que os grandes empresários, indústriarios, e os capitalistas, remunerem melhor seus trabalhadores e subordinados, ao invés de embolsarem todo o lucro de suas produções. Só assim todos poderão se desenvolver socialmente. À miséria nesse país e nos demais em parte, está relativamente ligada à má distribuição da renda.

  224. O Vampiro de Curitiba

    “Londrina”, eu sou assim, esse ser generoso… elegante! Esse sou eu…

  225. Maria

    Gerald, sobre o texto: Definição do dicionário: nome é apenas uma palavra com que se designa uma coisa ou pessoa; nome também é fama; renome.
    Particularmente, acho que o nome da pessoa em si mesmo, nada tem a ver com aquilo que ele verdadeiramente é, ou seja, não é o nome que faz com que uma pessoa seja reconhecida ou desconhecida para alguns e não para outros e sim à soma de atributos que esta pessoa traz consigo desde que nasceu. Por exemplo: ficamos conhecidos na verdade por alguma atitude que tomamos, ou pela nossa capacidade, ou pelo nosso desenvolvimento intelectual, pela forma como pensamos, como escrevemos, etc… Acredito que o que verdadeiramente caracteriza uma pessoa são suas atitudes, comportamentos. O nome reflete apenas esse conjunto de atributos que é inerente a cada um.
    Então, entendo, mudar um comportamento é que altera toda uma conceituação.

  226. Luciana

    Viver de arte hj em dia não é fácil e não são todas pessoas que têm essa sorte e nisso concordo que, paralelamente ao que gostamos ,podemos nos sustentar com outras atividades e com isto não quer dizer deixar de desenvolver o que gosta de verdade.Neste sentido que estava falando.O importante é desenvolver o potencial que tem dentro de si.É nisso que insisto.O resto é só especulação e palpite furado.

  227. gthomas

    Entrando agora, 7:15 horario aqui na FLORIDA bem cheia de flores floridas!

    Li que em Woodstock tinha que se estar drogado.

    Coloquei os pes em Woodstock no ultimo dia mas: muita chuva e muita lama e sem drogas! nem mesmo alcool. Eu tinha 15 anos de idade!
    LOVE
    G

  228. Andre M.

    O comentario do blogueiro as 20:14 sobre wodstock explica, para mim, muitas coisas que antes eu nao entendia.

    Mas esse tipo de coisa acontece. Fazer o que?

    Se fosse eu, nao contaria.

    Saudacoes leais

  229. Contestando o Stepanenko.
    O ultimo político honesto do Brasil morreu em 1499, era avo do Arariboia. Na década de 60 eu estudava no ginásio e já se falava dos sambaquis do Rio de Janeiro, com a possibilidade de haver petróleo. Mesmo assim o Maluf queimou U$ 500.000.000,00 furando no Mato Grosso, depois quis pegar carona no pré-sal.

  230. Oi, pessoal, deixo aí umas dicas para ajudar os blogueiros….
    Abraços do Lúcio Jr.

    Legislação ou noções de direito não fazem parte do currículo escolar. Legislação, em si, não é para lamentar, pois pressupõe a simples memorização de leis. Se estas forem revogadas, a memorização foi inútil.

    Mais importantes, e menos voláteis, são as noções de direito. Elas se fundam em princípios, sejam jurídicos, sejam sociais, orientando na elaboração das leis.

    São essas noções que trataremos neste artigo. Destinam-se principalmente aos autores de blogs, mas podem ser estendidas a todos os interessados em utilizar a Internet como forma de comunicação. O objetivo é suprir o conhecimento básico do direito que deveria ser ministrado na escola, e proporcionar melhor compreensão das condutas que, se adotadas, podem evitar ações judiciais.

    Anonimato

    Um blog anônimo hospedado em servidor estrangeiro dificilmente será alvo de um processo no Brasil. Isto porque o procedimento exige que o juiz brasileiro requeira ao colega estrangeiro, por meio do serviço diplomático, a retirada da página hospedada em outro país.

    Um blog anônimo hospedado no Brasil, porém, pode ser facilmente retirado da Internet, por meio de uma ordem judicial dirigida diretamente ao servidor, neste caso sujeito à lei brasileira. Além disso, o juiz pode determinar ao servidor a quebra do sigilo contratual e a informação do nome e outros dados do titular do blog. Ele, posteriormente, poderá ser alvo de um processo de indenização por danos morais ou mesmo criminal.

    É bom frisar que a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV) que, em princípio, poderá ser interpretado como má-fé do autor.

    O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome (art.19 do Código Civil). No caso de um processo, o juiz determinará ao servidor que forneça o nome e dados verdadeiros do autor do blog, tal como na hipótese do anonimato, mas o uso do pseudônimo, por si só, não poderá ser interpretado como má-fé.

    Disclaimer

    A interação dos leitores através de comentários é uma característica marcante dos blogs. Deveria ser óbvio que, por serem opiniões de terceiros, elas não representam necessariamente a opinião do autor. Porém, nem todas as pessoas conhecem um blog ou entendem sua estrutura de imediato. A função do disclaimer é exatamente a de informar a quem chega que o espaço dos comentários pode ser utilizado, inclusive para discordar do ponto de vista do autor, mas que a pessoa será responsável por aquilo que escrever.

    O disclaimer, porém, não isenta o autor do blog de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal. Como o blogueiro é, tradicionalmente, a pessoa que detém o poder de autorizar os comentários, editá-los ou apagá-los, dependendo do sistema utilizado, a página de comentários está também sob sua responsabilidade.

    Adotar posturas que possibilitem maior controle dos comentários, como impedir que sejam feitos em posts antigos ou cadastrar previamente quem desejar comentar, também ajuda a reduzir o risco de processos por comentários ofensivos. No caso de dúvidas quanto à possibilidade de identificar o autor, ou do comentário ser injustamente ofensivo a terceiros, é recomendável apagá-lo, pois o autor do blog pode ser responsabilizado juntamente com o autor do comentário.

    Os tipos de responsabilidade jurídica

    Um comentário ofensivo pode gerar dois tipos diferentes de responsabilidade jurídica: a responsabilidade criminal e a responsabilidade civil.

    A condenação criminal, em regra, resulta na prisão do culpado, mas em crimes leves – como nos casos de crimes contra a honra – a prisão pode ser substituída por prestação de serviços à comunidade e/ou multa.

    A condenação civil é sempre patrimonial e consiste no pagamento de uma indenização à vítima pelos danos sofridos.

    Os tribunais têm entendido, corretamente, que somente a pessoa física pode ser vítima de crimes contra a honra. As empresas, portanto, não podem ser vítimas de crimes contra a honra e somente poderão acionar o autor das ofensas no juízo cível.

    Responsabilidade penal

    Três são as modalidades de crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria.

    A calúnia (art. 138 do Código Penal) é a imputação falsa de fato criminoso a alguém. Para a sua caracterização é necessária a descrição do falso crime. Ex: uma postagem na qual o autor afirma que viu Tião Medonho furtando livros na biblioteca na noite anterior. O uso de expressões como “ladrão”, “bandido”, “corrupto”, etc, caracteriza o delito de injúria, não o de calúnia.

    A difamação (art. 139 do Código Penal) é a imputação de fato ofensivo à reputação de alguém. Ao contrário da calúnia, aqui não há necessidade de que os fatos sejam falsos. Ex: uma postagem na qual o autor afirma que viu Patrícia Angélica se prostituindo na noite anterior. Mesmo que a informação seja verdadeira, caracteriza-se a difamação. É bom frisar que a simples postagem “Patrícia Angélica é uma prostituta” configura a injúria, pois na difamação deve haver a descrição do fato desonroso.

    A injúria (art. 140 do Código Penal) é qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário das hipóteses anteriores, não se imputa um fato, mas uma opinião. É caracterizada principalmente pelo uso de palavras fortes: ladrão, prostituta, idiota e, muitas vezes por expressões de baixo calão. Ressalte-se ainda que a injúria terá a pena aumentada se praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.

    Evidentemente, em todos os casos acima, para a caracterização dos crimes é necessário que as ofensas sejam proferidas contra uma vítima determinada. A afirmação vaga de que “há uma colega na minha sala que é prostituta”, sem a possibilidade de determinar a quem o autor se refere, não configura o crime.

    Responsabilidade civil

    A ação de indenização por dano moral tem por fim uma reparação econômica pela desonra sofrida.

    Inicialmente destinada às pessoas físicas, acabou sendo reconhecida também como instrumento de tutela dos direitos da pessoa jurídica (Súmula 227 do STJ).

    Ao contrário da esfera criminal, na qual estão expressamente previstas as condutas proibidas, na esfera cível há tão-somente a determinação que:

    Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. (art.186 do Código Civil)

    Conclui-se, pois, que são necessários os seguintes pressupostos:

    1. Ação ou omissão: tanto o autor dos escritos quanto o responsável pelo blog que permitiu a postagem de comentários ofensivos à honra de alguém podem ser responsabilizados pelo dano moral;

    2. Dolo ou culpa: age com dolo o agente que agiu ou omitiu-se intencionalmente. Age com culpa quem não desejava o resultado, mas por negligência ou imprudência gerou o dano;

    3. Dano: não há responsabilidade civil sem dano. O dano pode ser material (ex: a vítima deixar de fechar um contrato milionário em virtude dos escritos) ou moral (ex: a vítima ter sua respeitabilidade maculada pelos escritos);

    4. Nexo de causalidade: é imprescindível comprovar que a ação ou omissão do agente foi a causadora do dano material ou moral.

    Nota-se que, por sua própria natureza, a responsabilidade civil é, ao contrário da esfera criminal, absolutamente indeterminada, sendo definida pelo juiz na análise de cada caso.

    A sugestão de valor de indenização por danos morais feita por advogados não é, por si só, indicativa do valor da indenização ao fim do processo. Esse valor é decidido exclusivamente pelo juiz, após analisar todas as provas juntadas aos autos, inclusive as que comprovarem o prejuízo sofrido.

    Alguns cuidados na redação de críticas

    A crítica deve ser objetiva. Isso significa que ela não deve ser feita à pessoa, mas a um fato, a algo que ela fez. Em uma crítica literária, deve-se discutir a obra, não o autor. Em uma crítica ao comportamento de alguém, deve-se criticar apenas a atitude desagradável.

    As críticas subjetivas, em regra, são possíveis tão-somente quando atacam uma opinião e não uma pessoa. É lícito dizer que é estúpido o raciocínio simplista de que aumentando a pena diminui-se a criminalidade. Mas deve-se evitar dizer que a pessoa que emitiu esta opinião seja estúpida. Ainda que eventualmente os raciocínios estúpidos sejam provenientes de pessoas estúpidas, uma afirmação como essa não pode ser considerada uma ofensa, pois mesmo indivíduos brilhantes emitem opiniões infelizes.

    Deve-ser evitar criticar uma empresa sem ter algo contra ela. A reclamação pode ser feita, sim. Mas quem reclama deve fazê-lo com base em fatos, não em suposições, ou porque ouviu alguém reclamar. A crítica aos serviços das empresas pode ser considerada de utilidade pública, mas deve ser dirigida ao serviço prestado, não ao dono ou à empresa como um todo, a menos que quem critique realmente tenha algo contra eles, e possa provar isso.

    Se uma empresa reclamar por email do que foi escrito sobre ela, é aconselhável que o autor do blog convide-a a integrar o debate e se manifestar no espaço de comentários, dando-lhe a oportunidade de emitir sua opinião e, porventura, alterar a opinião dos demais debatedores. Não há, em princípio, a obrigação de retratação ou de retirada de comentários, a menos que os termos usados tenham sido realmente desrespeitosos e ofensivos.

    Não se deve usar o nome de uma pessoa para expô-la ao desprezo público, como nas “páginas de ódio”. Isso é vedado pelo art. 17 do Código Civil. Evitar expor o email de um desafeto também é aconselhável para não se perder o controle do debate ao estendê-lo a terceiros, nem aumentar a possibilidade de ofensas ou prejudicar o funcionamento normal do email da pessoa.

    O autor do blog tem o dever de cuidar da veracidade da informação que vai publicar, verificando sempre a origem da notícia que será divulgada. Por mais que o blogueiro tenha orgulho em ser pato do Cocadaboa, não deve divulgar boatos ou fatos não confirmados.

    Não se pode esquecer que, mesmo usando pseudônimo, o conteúdo do blog pode facilitar a identificação de seu autor, seja por amigos ou colegas de trabalho. Assumir um pseudônimo exige cuidado redobrado nas informações disponibilizadas para não dar margem à interpretação de que o psedônimo foi usado para fornecer informações que não seriam publicadas se fossem feitas com o próprio nome.

    A Lei de Direitos Autorais (lei 9610/98) protege o direito do autor de ter seu nome associado à sua obra. Sempre que o responsável pelo blog mencionar algo que não é de sua autoria, deve indicar o nome do autor e a fonte de onde o texto foi retirado. Se a pessoa não souber quem é o autor, deve explicar que o trabalho é de autoria desconhecida. Preferencialmente, o trabalho de outrem deve ser destacado do trabalho do autor do blog, seja por fonte diferente, recuo de margem, ou outro recurso que não deixe dúvidas quanto à autoria de cada um.

    Em hipótese alguma se pode alterar o texto de terceiros sem autorização expressa do autor, pois isso também constitui infração prevista na Lei de Direitos Autorais.

    Em caso de processo

    Guardar as mensagens de advogados (sejam por email ou por correio tradicional) requerendo a retirada de artigos ou comentários do blog em tom ameaçador e arbitrário é uma boa providência, pois as mensagens poderão ser incluídas na instrução de um eventual processo.

    Se uma pessoa receber notificação assinada por advogados, mas tiver dúvidas sobre a sua autoria, deve procurar informações na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Como princípio básico, advogados sempre acrescentam o número da OAB e a região de registro (MG,SP,RJ,PR, etc) à assinatura. Quem se apresentar como advogado sem ter habilitação legal para isso pode ser processado por falsidade ideológica.

    A notificação, apesar da formalidade, é um ato extra-judicial que não obriga o notificado a fazer nada. É realizada por um cartório de notas e se destina a comunicar um fato ou requerer uma ação de alguém. Não é necessário haver processo para ser feita a notificação. Seu descumprimento pode ser utilizado como prova em posterior processo judicial, mas não há qualquer obrigação legal de cumpri-la.

    Caso o autor do blog receba uma citação, deve procurar um advogado de confiança, pois já foi iniciado um processo judicial e, neste caso, é imprescindível a assistência jurídica.

    A liminar é uma decisão judicial concedida pelo juiz sem ouvir a parte contrária, com o fim de evitar um prejuízo maior à suposta vítima. Por mais arbitrária que ela possa parecer, deve ser cumprida, imediatamente, na íntegra. Posteriormente, com a assistência de um advogado, pode-se reverter essa decisão no julgamento definitivo da causa.

    Uma última palavra

    Não pretendemos esgotar o assunto com esse guia, mas apenas orientar os colegas blogueiros sobre os efeitos jurídicos de seus atos. Traçamos linhas gerais de conduta, e explicamos os problemas mais comuns, na esperança de ver minimizadas as ações judiciais contra textos publicados na Internet.

    As orientações aqui constantes são baseadas nos entendimentos majoritários dos Tribunais e não quer dizer que necessariamente concordemos com todas elas. Nem todos os casos estão previstos aqui, e nem sempre este guia será o bastante, o que torna essencial ter um advogado de confiança para consultar em caso de dúvida

  231. gthomas

    VOLTOU
    o campo dos comentarios voltou!
    UFA
    obrigado pessoal do IG
    LOVE
    G

  232. Aninomyous

    Woodstock? muitcho loko meu! hahahahahahaaaaaa…eu sou fan do Woodstock, ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Woodstock ) onde ocorreram 3 dias de música, e de 50.000 pessoas que eram para ter comparecido, foram 400.000 pessoas no evento, algo tipo contra-cultura, mas ao mesmo tempo que resgatou ela, sendo que houve até nascimento de um baby e não houveram lutas, guerras de gangues e mortes…muito legal, eu tinha o álbum de vinil com 3 discos, depois o Vídeo, por último tive 1 CD mas acabei perdendo…só pelo fato de ter assistido umas dezenas de vezes eu já me dou por satisfeito, e tenho amigos que me dizem ‘putz, nasci na epoca errada meu! queria ter estado lá…’
    do Monterey Pop Festival ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Pop_de_Monterey ), com a Janis, o Jimi Hendrix, o Ravi Shankar, o Hendrix assistindo ao ensaio do The Who viu eles quebrarem o palco inteiro (acho que até nos ensaios) e em homenagem ele botou fogo na guitarra e quebrou ela, e ele estava lá assistindo a Janis também enquanto ela gritava, digo cantava o Ball and Chain, … e de outros eventos no mesmo estilo tipo o Isle of Wight Festival 1970 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Isle_of_Wight_Festival_1970 ) último show do Hendrix, mas também com estreias de gigantes como Jethro Tull, Emerson Lake and Palmer, Supertramp, etc. a própria canção Message to Love é demais! como diz a Sandra Arrazoooooou!!! hehehehehe…sei sei, na verdade haviam as drogas nisto tudo, mas a coisa era diferente! podes crer mano! era diferente, o próprio LSD não era conhecido e achavam que não era droga, que era algum ácido mágico que ‘abria portas da mente’, infelizmente ocorreram casos irreversiveis por causa desta droga, tipo com o fundador do Pink Floyd o Syd Barret… lamentável, 😦 mas eles não utilizavam para se tornarem bestas feras, para fazerem guerras e acho que pela ignorância ou falta de elementos para julgarem isso então não devem ser condenados, valeu e muito e eu ainda aplaudo a todos, os artistas e a plateia em sua busca … tinha um Guru mesmo que falava sobre a utilização de drogas para meditação, acho que ele foi até Guru da Bruna Lombardi (vi num livro a foto dela) e outros, ele mesmo falava de muitas técnicas tipo a minha relatada de ‘entrar consciente no sono’ (quando vc está no sono profundo seu corpo está tão abandonado quanto se estivesse ‘morto’, a diferença é que vc passa a ouvir seu coração e respiração tão alto que encobrem o som externo…e vc tem que primeiro ‘acordar’, despertar para depois poder fazer qualquer coisa, qualquer mesmo pois a respiração fica solta e o ritmo cardíaco cai, mas vc tem uma sensação indescritível de estar dentro de sí proprio, eu falo do Bhagwan Shree Rajneesh, e ele tinha um controle tão avançado sobre seu corpo que podia beber veneno e eliminar pela urina sem que ele fosse absorvido no organismo, mas pelo que dizem boatos um de seus discípulos colocou veneno em uma bebida sem avisa-lo, ele bebeu sem saber e aí morreu envenenado, conhecido como Osho ele teve pelo que parece muito conflito, mas eu me limito a falar sobre algumas tecnicas que sei que funcionam mesmo…( http://en.wikipedia.org/wiki/Osho ), logico que não viajo na maionese o suficiente para beber veneno e dizer para meu corpo ‘não absorver’, porém tenho pontos em comum considerando meu corpo como o ‘templo onde habito’.
    O proprio cerebro fabrica todas as ‘drogas’ para aqueles que quiserem explora-lo, tem uma inclusive parecida com o LSD, tem por exemplo a do prazer chamada de dopamina, ela na verdade é que é liberada quando sentimos prazer (liberados esses neurotransmissores no uso do álcool e da cocaína por exemplo, ele é liberado no sono ou após uma boa alimentação, uma meditação profunda, com a diferença que essas drogas causam problemas psiquiatricos, digo cerebrais, físicamente diminuindo e desregulando esses neurotransmissores, enquanto na natureza do sono, alimento, sexo ou meditação isso tudo permanece saudável, ninguém realmente precisa de drogas), mas o que é mimetizado pela LSD e a Ecstasy é a Serotonina que também é obtida naturalmente, aliás o pior engano é achar que vc encontra ‘fora’ o que vc já tem no seu corpo, porque essas químicas todas vão alterar seu metabolismo, sua fisiologia e o tiro pode sair pela culatra, vc pode ao usar drogas estar dando um tiro no próprio pé…certamente, mas isso tudo sabemos por causa deles também, por causa dos erros do passado, esbarraram em muitas verdades, só que ainda não tinham elementos ou ciência o suficiente para saber o que sabemos hoje, que um simples Cigarro é também uma droga tão poderosa quanto a Heroína, no futuro olharão para os fumantes de hoje como os de hoje olham para os hippies e suas LSDs.

  233. Amigos.
    Tentem entender o que se passou.
    Para enviar o comentário que fiz esta manhã apelei para tudo que foi possível. Mandei para o Gerald.Para minha filha e até penso ter conseguido colocar na seção anterior.O que aconteceu?Sei lá, mas não desisti e agora tento novamente. Desculpem uma confusão e trapalhadas.Isto sim mais parece uma estória de narmia.O que acha Fábio?

    Sumiram todos?
    Como rotina após minhas orações entrei ansioso neste maravilhoso mundo do nosso blog.
    Surpreso constatei que poucos comentaram e só silencio existe após as 20 25 sendo o Andre M o ultimo a entra ou a sair como queiram. Andre no apagar das luzes passa a bola para as 20 14. Lá temos:
    gthomas dizendo quantos anos tinha ao pisar Woodstock.
    Woodstock?! Epa!Vamos retroagir?Que lembrem tudo bem. Cada um tem sua idéia e certeza ou engano sobre Woodstock.Será que vale a pena ficar divagando?Tenho minhas duvidas. Iríamos obrigatoriamente ficar neste antigo e surrado papo de sexo,drogas ,repressão ,busca de liberdade etc..e não chegaríamos a lugar nenhum.Se desejarem OK.Mas que as opiniões sejam mais dos que ao menos não pisando em Woodstock viveram e sentiram a época.Estou falando de antigos(velhos)como eu sou.Opiniões de quem só ouviu falar ou leu a respeito trariam um enorme debate vazio.Seria parecido aos comentários sobre a repressão de 64 aqui no Brasil rotulada pela esquerda de ditadura.Ditadura uma ova.Basta argumentar que se realmente tivesse sido uma ditadura nos dias de hoje não teríamos lula nos desorientando.Pensem a respeito.E paro o assunto por aqui.Vou subindo e lendo mais comentários.
    Luciana:
    Para mim dizes uma verdade. O importante mesmo cada um desenvolver o potencial que tem.
    Maria:
    Qual delas? Virtualmente fico sem saber com ou quem esta falando.
    Concordo com o que dizes, mas não totalmente. O nome é relativo e tem peso enorme no destino de cada um.É um assunto complicado e como outros gera polemicas.Vamos pegar um exemplo.Aqui mesmo no blog.Você acredita que GERALD THOMAS seria ou significaria o que é hoje se Por acaso ele tivesse escolhido ser conhecido e lembrado usando o nome de: GARIBALDINO TOMATELAZZO? É meio complicado, mas pense um pouco a respeito. Hitler foi a besta que foi porque foi Hitler.Não teria existido se fosse HILDEBRANDO.Eu realmente disse que Maria tem uma porção por ai.Foi sem intenção de desmerecer e mais ainda;sempre que leio o teu nome de imediato me lembro da Virgem escolhida.Deus chamais encheria de divindade o ventre de MADALENA.Abraços amiga e meus respeitos.
    Londrina:
    Uma ou mais vezes eu disse que o Vampiro chutou meu traseiro. Apenas fantasia.Eu estava realmente dizendo que ele me deu coragem para entrar no trem.Em alusão ao fato que suas palavras significaram que eu era bem vindo.O vampiro é de paz.E meio malandro.Repare como ele só ataca o sexo chamado de forte.Com as mulheres ele é sempre gentil.Acho que este vampiro é bem brasileiro e sabe usar o jogo de centro melhor que muito jogador de futebol,
    Heitor Bonfim:
    Tua afirmativa confirma o que eu disse no início. Quem foi que disse ou onde você foi informado que para estar em Woodstock necessariamente teria que estar drogado?Conversa furada te contaram. Pode acreditar.Tenho conhecidos que estiveram presentes e nem mesmo bebem ou usam cigarros.Nem todo seguidor ou real ypie era porra –louca.E até porra-louca existia e ainda existe que não faz uso de drogas.
    Carlito Pires e Aninomyous:
    Aproveitei bastante de seus comentários e refletirei do que dizem.
    Collor:
    O marvardo não é nada marvardo.
    Existe o mundo que ele imagina. Existe o mundo que voe imagina e existe o mundo que eu imagino.Talvez que o mundo ideal possa ser aquele que tiver um pouco de cada um de nós.De nós todos.Mas isto utópico,O mundo ideal só existe na idéia de cada um.Nem Deus me parece esta conseguindo dar jeito nesta bagunça.Ou então o mundo que ele deseja é ,mesmo assim.Quem somos nós para julgar o que Ele criou?
    Amigos deixo um grande abraço a todos. Estarei hoje indo ao mar.Sem meio de digitar e entrar em contato com vocês.Terei a chance de conhecer e saber se existe saudade virtual.
    Ate outro dia lá no futuro. Até mais ,Muito obrigado.
    Pacheco.
    OBS: Após varias tentativas não consegui postar o comentário acima. Vou enviar direto pra O GT e se correr tudo certo espero que este comentário seja lido por vocês. Agora dá para estimar o que pode ter acontecido e que me surpreendeu. Vocês devem ter enfrentado problemas de ontem para hoje. Eu presumo. Acertei?
    Pacheco.

  234. Perceberam?Até pensei que estava havendo boicote.
    Será efeito do IKE.
    Será por causa do CRASH.
    Cuidado e cautela.O lula acaba dizendo que o culpado foi o FHC.

    Obrigado e até a volta.

    Pacheco.

  235. Aninomyous

    No final eu acabei mesmo esbarrando nisto tudo por dois motivos, tecnicamente falando, a Luta que me indicava um ‘caminho’ na meditação (essa linha que vai do Vajramushti do Buda ao Karatê nipponico, e até ao ecletismo do Jeet Kune Do de Bruce Lee e seu Taoismo, o seu livro Tao of Jeet Kune Do), e as músicas que se iniciam no ecletismo do Blues, Country, Funk, Jazz, etc. e no final com o Rock and Roll, o Heavy, Metal e algum Fusion pois ninguém descartaria a música classica, o Jazz (acho que o Hendrix faria Jazz se fosse vivo atualmente), algumas outras influências como o Flamenco que influencia nos solos de guitarra, etc. etc. etc. os quais cada vez mais ‘não se repetem’ mas criam vida em nossas vidas.
    Abraços.

  236. marcya oliveira del valle

    Fiquei pensando após ler o texto sobre o teatro nas palavras do meu mestre Chico Xavier:
    “A vida é construida nos sonhos ,e concretizada no amor …”
    Acho que isso que falta no teatro hoje em dia ,falta amor a profissão do ator ,hoje o teatro e outras artes em geral virou uma busca pela fama, e pelo dinheiro uma busca a qualquer custo por louvores e glória .
    A arte está em uma fase de de estagnação completa …
    A busca pela glória despersonificou os seres humanos,a verdade do eu de cada um esta coberta por uma coraça .
    E é impossivel produzir arte sem os matériais essênciais,o amor ,a simplicidade, a verdade e o sonho .
    Acredito eu que a palavra anôniimo não se implica a nós seres humanos ,podemos estár no anonimato perante aos olhos de alguns ,mais aos olhos de outros ,essa palavra não confere a nós ,ninguém passa pela vida em anonimato,pelo menos no circulo que está enserido .
    Acredito eu que todas as pessoas tem muito a dizer,existe um universo dentro de cada um ser humano.
    GOSTARIA EU DE PODER ESTAR UM SEGUNDO ATRÁZ DOS OLHOS DE CADA UM SER HUMANO.
    Acho que busca da glória nada tem haver com ser ator,o ator controi um sonho mais só concretiza com amor na profissão.
    “Quando a vida desagrada só nos resta a revolução” esse é outro ditado que não me lembro de quem é mas que tb veio em minha mente em relação ao texto lido.

  237. Aninomyous

    A arte do êxtase, não! eu não disse ecstasy, disse êxtase, mas sim! é muito semelhante, porque a verdadeira arte leva muitas vezes a um êxtase, uma outra consciência, mas sem a utilização de artifícios como o ecstasy, acho que mesmo a friesa cientifica, as pesquisas, os estudos, tudo tem seu momento e no final tudo leva a esse ‘transe’ que deixa a pessoa extasiada.
    Falou, até +

  238. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

    Para o Pacheco – Isto é simplesmente crime virtual dos petramulambos.
    P/ Lucio Jr. – Falar a verdade não é crime, gostei do seu post que está servindo aqui no blog como ameaça aos comentaristas, ou estou enganado?

  239. Aninomyous

    Realmente o Lucio Jr está ai ensinando a missa pro vigário, qualquer um já sabe que não existe anonimato protegido, há casos até onde o Google está colaborando com a Justiça para caçar os pedófilos e assassinos dentro do Orkut por exemplo, e as difamações e etc. o Vampiro ( que é pseudôminio) já está retirando e recomendando listerine pra os incautos…isso tudo é como chover no molhado e desviar do assunto pra se dar ares de otoridade…meu! a otoridade aqui é o Vamp, e esse papo de justiça já tá pra lá de zoado, vai ver se a gente tá na esquina…huahuahuahuahua…, ops! brindadeirinha dotô, é bincadera dotô, faiz issu naum dotôzinhu! ahahahahahahahaaaaaaaaa

  240. Aninomyous

    Olha, eu mesmo disse em algum ponto que a Justiça é uma vendida, uma puta injusta, uma mamãesinha dos bandidos, e que abre as pernas e cai de quatro pros milionários, e que ela privilegia a jogatina financeira e permite arrancar dinheiro público dos impostos para cobrir rombos produzidos nisto, que também pune com rigor extremo os camelôs e contrabandistas enquanto faz vista grossa para os especuladores, além de que ajuda no ‘beneficiamento’ dos bandidos mais monstruosos partindo do princípio de que ‘ele tem que voltar para sociedade’ então vamos beneficia-lo enquanto as vítimas destes não tem como escapar da morte que eles perpetuam…mais sabi, eu sô leigu, num sei di nadia, foi sem querê querenu! eles são tudu santinho e o mundo é um paraisu, faiz issu cumigu naum…hahahahahaaaaaaa, bem capaz mesmo, bem capaz….

  241. Pacheco. Ao mestre com carinho.
    A Folha SP traz matérias sobre a questão do lixo em São Paulo. Como a abordagem não deixa claras algumas coisas, vou fornecer essas precisões para os leitores do meu blog (esperando, provavelmente em vão, que a Folha aproveite para esclarecer os seus leitores).Contrariamente a afirmação reproduzida no jornal a coleta seletiva na cidade de São Paulo recicla menos de 1% do total do lixo e não 6%. Ou seja encontra-se quase no mesmo patamar que quando os contratos foram assinados por Marta em 2004.Ninguém contesta hoje os contratos, constata o jornal, o que mostra como foi caluniosa a campanha de acusações e mentiras feitas em 2004 e como a imprensa na época pouco esclareceu. A Folha mostra que o instituto (FIPE) contratado por José Serra , sem licitação, para “provar” que os contratos estavam superfaturados concluiu, ao contrário, que o preço era justo.O que o jornal não deixa claro é que tendo suspenso os contratos com as empresas, estas foram liberadas pela administração para no proceder aos investimentos que o contrato exigia em contra-partida e isso durante vários anos. Vários anos sem as empresas investirem nos aterros, na coleta seletiva, no recolhimento do lixo nas favelas etc. Tendo assim as empresas ganho dinheiro sem pôr o próprio e depois de adiar em vários anos exigências centrais do contrato, como a de recolher o lixo das favelas, a questão da coleta seletiva, a questão dos aterros etc. a gestão Kassab “reivindica” ter diminuído o preço dos contratos. O desconto, proposto no próprio estudo que mostrou que os contratos eram justos, corresponde exatamente a todos os itens que foram deixados para o futuro e onde as empresas tinham que investir pesado. Já o custo para a cidade e seus habitantes do descaso com esses itens essenciais é muito superior a todos os descontos e a várias taxas de lixo juntas. Só na saúde e na poluição, as conseqüências são incomparáveis. Mas para a administração demo-tucana “economizar”, deixando o lixo nas favelas sem recolher, poluindo os córregos e provocando doenças para as crianças e moradores dessas favelas, é prova de bom gerenciamento.Luis Favre

  242. Sandra

    Aninomyous, CARAMBA!!!!!!!!!!!!!!!

  243. Aninomyous

    Ok ok, eu tava provocando mesmo, às vezes eu faço isso e sei que sou bom também, mas não gosto de agir desta maneira…voltando às águas tranquilas, a lei ora lei também tem em sua Constituição Capítulo II dos Direitos Sociais:
    Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000)

    E aí? realmente não invalida, mas observe que ela não dá conta, e eles tem lá toneladas de processos correndo, correndo, correndo anos a fio e que não saem, enquanto um criminoso que tenha dinheiro ‘acelera’ eles o cidadão comum fica sim desamparado em todos estes termos da Constituição…e tenho dito!
    Abraços.

  244. Sandra

    Gerald, você viu Hendrix? Você o ouviu? Ouviu quando ele fez os sons do bombardeio na guitarra? Como aquele moço era sensacional!!!!!!

  245. Maria

    Pacheco, fique tranqüilo. Não me aborreci. O que quis, foi que o Marvado entendesse que às pessoas ao lêem os comentários, se forem daqui, não associarão essa Maria a mim.

    Marcya, gostei do teu comentário. Conseguiste traduzir muito bem aquilo que tentei esclarecer.

  246. Maria

    Ainda Pacheco: o pior e mais criminoso, foi o do Fábio, como podes conferir, mas li, como uma leitura casual.
    Ás pessoas civilizadas costumam argumentar e não agredir, por isso, preferir ignorar e não me agastar.

  247. ..Caro, Pacheco…!!!!….As vezes fico em dúvida, sobre suas “CRÔNICAS de NÃRNIA..”!!???……Pois,…….quando você afirma que NÃO existiu ditadura,…..e chãma,………. DILMA ROUSSF de BANDOLERA, …………..me sinto assistindo a um POGRÃMA do,………. AMARAL NÉTO, ………….o “repórter”………!
    Lembra, dele…? Aquele que GRITAVA que nem um LÔCO, em cima da PORORÓCA ( no rio solimões), nos anos 70, prá mostrá a “grandeza” do Brasil, para os………, brasileiros..! ..Pois é,……pergunto…..?..Será que aquéla fóto do Vladimir Herzóg, dele ENFORCADO no vitrô do DÓI CÓDI é uma,.. montagem..????
    ..Ou você vai usá a tia SOFISTA reinalda, prá dizê que o Tchê Guevara,…… matô muito mais que a direita no Brasil..????????….
    ….Além das “teorias” econômica sobre o CRASH, do “CAMINHÃO que ACOMÓDA as,… LARANJAS..”…………………………(e dá odéte ADAM´S,)……. que …..” A CULPA é dos PÓBRE…”…..análises éstas……, que entrarão para os,……….. ANAIS do BLÓG de GÉRALD THÔMAS….!!!!!………..pergunto, agóra a mim, MESMO……….???…..Será que EU,….. errei na ANALOGIA, de teus textos com as “CRÔNICAS de NÃRNIA”?????!!!…… e deveria EVOCAR ……., WALT DISNEY, na época, …..do…………………………….,
    MACARTISMO….???????????

  248. …Maria,…..! Poderieis, me dizer, qual “comentário” CRIMINOSO que fiz….?????estou BOIANDO……!!!??Nem sei do que você está falando.

  249. Maria

    Gerald agora se permitires, gostaria de acrescentar:

    ” Mais e mais gente querendo entrar para o teatro… para quê? Entrar para dizer o quê? Elas pensam ou são pensadores? Elas são artistas? Não são….
    É exatamente aí que está o X da questão. Talvez para ver se mudam alguma coisa na arte da representação…. Essas pessoas buscam ser intérpretes daqueles que querem dizer. Elas querem dar vida aos personagens que alguém escrever. A responsabilidade do que dizer não está nas mãos do intérprete e sim do autor, do diretor.
    Na verdade quando assistimos alguma novela, algum filme, (fui ao teatro somente em audição), vemos à direção. Vemos às pessoas que estão por trás do personagem. Porque, por mais que o ator ou atriz tenham nome ou sejam bons, o que está se mostrando é um personagem. E cada personagem, uma interpretação. Os artistas usarão toda a sua emoção, seus sentimentos para dar vida ao personagem que é de responsabilidade de quem o criou.
    Por isso que insisto, cada um tem que ter um lugar próprio para se recompor. Um porto seguro para onde possam correr, descarregar-se ou recarregar-se. Todas as formas de representação sugam as emoções. Imagine, até a mais simples das profissões precisa de reflexão…
    Quando vamos ao teatro, quando assistimos a um filme ou vemos novelas, estamos buscando uma inovação. Queremos uma ilusão. Não queremos à mesmice. Não queremos ver o nosso retrato ali. Queremos algo de novo.
    Buscamos na arte uma recriação da vida. A arte ainda é e sempre será uma porta para à diferenciação, mas o artista precisa aceitar e entender às suas limitações (nasce, cresce e morre).
    Muitos, depois que o pano desce não consegue se despir. Retirar à maquiagem, trocar à roupa da representação e sair andando… Pensam até que deixaram de ser humano…. Não enfrentam sua própria vida, suas decepções e ilusões, suas fraquezas e …

    É por isso que se faz necessária a dissociação de sua vida particular e de sua criação ou representação, para que o seu trabalho não vire uma confusão. Se o artista não sabe lidar consigo mesmo, obviamente, não saberá lidar com o personagem muito menos com o público em geral para quem o teatro ou a arte em geral é destinada. Se o artista pensar que apenas outro artista ou pensador (intelectual) saberá entender o que ele quis dizer então deve mesmo enterrar todas as formas de arte.
    A arte serve justamente para despertar o mais inculto ou mais incauto dos mortais.

  250. Aninomyous

    Errata: Ok ok, eu tava provocando mesmo, às vezes eu faço isso e sei que sou bom também, mas não gosto de agir desta maneira…
    …na verdade eu me referia a ser bom em algumas coisas, e disse que sou bom em provocar, ser mei abestaiado…mas não que eu pretensamente tenha dito que sou bom em comentar, pelo contrário, a Sandra até me deixa encabulado e sou muito grato pela gentileza e compreensão dela, no mais deixo meus protestos de elevada estima e consideração por todos.
    Abraços.

  251. marcya oliveira del valle

    Gerald tentei postar meu comentário no item do seu novo texto ,mas como não consegui vai aqui mesmo…
    Concordo com vc ,realmente nossa ópera esta seca.
    Estamos sem ar,não conseguimos mais emitir sons,só grunidos.
    As notas músicais da vida se perderam,nossa voz está estrangulada no meio de tantas ruidos:
    Ruidos eletronicos reflete os ecos da nossa própria voz.
    Gestos robotizados,passos sicronizados.
    Qiuem está atraz da janela dos nossos prórios olhos???
    Acho que o que nos sobram é este tic e tac que ainda podemos escutar dentro de nós ,como na sua peça ,acho que é um coração prestes a explodir,como uma bomba relógio.
    Será o caos ou o recomeço?

  252. Marvado

    Maria:
    Querida em momento algum me referia a vc, qdo agradeci a Maria pelas palavras o fiz com nome e sobre nome e nunca achei ou fiz qualquer referência a vc. Fiquei muito tempo sem entrar, qdo entrei já fazia tempo que ela havia escrito e o agradecimento ficou perto de sua msg. Foi só isso, não fique tão preocupada, eu e acho que ninguém está pensando que vc concorda comigo ou simplesmente gosta de qualquer coisa que eu escrevi. Olhe de novo, eu nunca me confundi, a única referência que fiz a Maria, foi à Maria Santos, entendeu? não estou a fim de desenhar…
    Marva

  253. Maria

    Marvado,

    Tens razão. Não se enerve, caro colega. Realmente o endereço era Maria dos Santos, mas o texto fazia referência ao texto que eu escrevi… Tenho certeza que todos compreenderam….

  254. Maria

    Ah, Fábio, faça-me o favor?
    Quer perguntar ao Targino Silva sobre o seu poema Marivalda?

  255. Acabo de ler,….a “tése” da Maria……..!!!..(postada as 13:24)……………….!
    …..Achei,…..ãnssim,…………cãmo,…… pósso, dizer,……………………!!!!!!!………….
    ……………………………….sei, lá,……………………………….entende…..?!!!!………….
    ……Maria,…….vou chamá-la,……………………..maria de Jesus,…..ok?……..
    sem pobrema,…..prá vocÊ..???!!..póde ser que esse “nick” sofra alterações, conforme os acontecimentos…..!!!…………….Pergunta…..??
    …..Por que…., Maria de Jesus…..?????…………………………………………..
    Porque sua,….. “tése”,………… Maria,………………mais paréce,……… uma, PRÉCE..!!!!………………….o dono do Blóg, é Judeo, querida Maria…………….ele não é CARDEAL,…….nem BISPO,……………..e nem PADRE…………!…então aí, vai uma sugestão de, amigo….!!……….sempre que for ARRISACAR escrever uma “tése”,..mande-as,……por partes,………….dependendo da respósta do primeiro parágrafo,……………. você já PARA, POR AÍ….!……ok?
    Fica menos TRAUMATICO prá você e PRÁ QUEM, LÊ……!!!

  256. FRANCINY CHEQUER

    Ola boa tarde, eu tenho que concordar com toda a ironia do texto do ex blogeiro Carlos, pois infelizmento e assim que os politicos estam agindo, e o pior parecem palhaços em um picadeiro, e nos que estamos pagando a conta de tudo isso que está acontecendo,

    beijos

  257. ..Maria,………! Quando for assim, digo, quando você se referir a um texto meu que foi,…………….. ESCRITO NO DOMINGO DIA 21/09, coloque entre parentesês..(..),………. para que eu póssa saber do que se trata, querida…!?
    …..Quanto ao POEMA de nósso amigo, TARGINO, sobre …: ” MARIVALDA ÉRA PURA……”,…………..onde, POPRONHO que ele tróque a letra R (da palavra “pura”),…………….pela letra T,…………..eu estava IMBUÍDO de um sentimento PAGÃO,……………..pois, DOMINGO,……….. a coisa TAVA BRABA, ……aqui no Blóg de Gérald Thômas,…….éra TÃNTO …”POÉTA” ….a solta,………………………que eu quase tive UMA, ……..”..CRISE de EPILEPSIA..”…………!!!…..sou HUMANO, maria,………….não acho que foi um ATO “CRIMINOSO”, como você COLOCOU..!!……………você tá exagerando, amiga..!!

  258. Maria

    Perdoe-me Vamp e G.T., acho que me contradisse e perdi um pouco da civilização…

    Realmente, o ônus da prova cabe a quem alega…
    É que estavámos meio enlevada com o poema do Targino e, veio o Fábio e jogou tudo para o chão.

    Fábio, foi o teu cometário sobre a Marivalda no texto de 20/09/08, às 22:55. Segunda-feira: Mais um ciclone. Ações caem drasticamente….. Tourada capitalista……..

    Estava eu ali, virtualmente… Maria….

  259. ..Maria, dia 20,……….foi sábado…! e não segunda feira…!

  260. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, tem texto novo do Gerald lá em cima!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s