Fernando Torres

Ontem mesmo eu recebi a tristíssima notícia da morte do meu ex-sogro. Meu casamento com a Nanda foi um dos mais fortes, mais deliciosos da minha vida.  Falei, do Castelo de Caras, aqui perto em Tarrytown, NY, com a “Sir.” Fernandona, minha ex companheira de palco de “Flash and Crash Days” (junto com a Nanda).

Estou tristíssimo. Não sei o que dizer. Não tenho o que dizer. O Fernando viajou com a troupe  para  a Alemanha, para a Dinamarca e foi ótimo para nós. Espero que tenha sido ótimo para ele. 

Em cada jantar e no convívio íntimo eu sentia a “dor do mundo” que
ele esboçava em seu olhar. E mesmo lá, naquele momento, não me
ocorria nada à altura a dizer. E agora, Fernando, nada resta a dizer…

A familia é super discreta e eu não gostaria de quebrar essa tradição. Tenho somente que agradecer muitíssimo por ter feito parte dela pelos anos em que meu casamento com a Nanda durou. Ontem, ao telefone, a Fernandona foi mais corajosa que eu, como sempre é.

Gabi e Nanda: obrigado pela ajuda nos contatos!

Fernanda, Nanda, Cláudio: meu coração está com vocês. Juro que o resto é completamente irrelevante nesse momento. Um enorme beijo saudoso!

LOVE

Gerald

comentario lindo

Enviado por: Tene ChebaAmanhã é sábado, triste sábado, triste Sol que vai nascer, com menos um, com muita dor, a dura luta de continuar, estes que nos dão a alegria, a graça, a mudança, que nos alteram, e tudo por muito pouco, estes que querem apenas o sorriso, o aplauso, o pequeno retorno.Senti, pelo Raul, pelo Autran, pela Dercy, e agora pelo Fernando, parece pobre, banal ou piegas, mas sentimos muito quando perdemos referências, sentimos mesmos, percebemos a ausência, somos seus eternos carentes, somos seu público, respeitável público, amamos vocês, metáforas de nós mesmo, com seus olhares no infinito, na expressão solene, que dor perdida, no camarim perpetuamente fechado. Sinto muito.

 

 

 

38 Comments

Filed under shot cuts

38 responses to “Fernando Torres

  1. O Vampiro de Curitiba

    Meus mais sinceros sentimentos a todos familiares e amigos do Fernando Torres!
    Não o conhecí mas gostava muito de sua atuação. Me pareceu sempre uma pessoa muito querida

  2. gthomas

    Vamp, obrigado, como sempre, na edicao, alteracao e adicao do texto acima
    LOVE
    G

  3. O Vampiro de Curitiba

    Força, cara!

  4. sol - sampa

    Nós que amamos o teatro e tudo que nele há, estamos em respeitoso luto pela perda do grande homem, ator, produtor, pai,
    companheiro Sr. Fernando Torres. Nossa história teatral e arte dramaturgica é honrada que um artista desse calibre foi um dos nossos. Alguns realmente são especiais e Sr. Fernando era um desses seres absolutamente diferenciados que sendo exelente ator se transformou em produtor diretor, conforme a necessidade
    e igualava o talento em todas essas atividades.Que Dionísio o receba com uma bela festa.

  5. O CORVO

    Perda irreparável para a cultura brasileira, GThomas meus sentimentos, extensivos a familia Torres.

  6. Adriana

    Poxa,

    A vida nos surpreende das mais diversas maneiras. Alguns seres humanos conseguem apenas com a sua simples existência ser excepcionalmente incríveis em nossas vidas. E fazem, com certeza, toda a diferença! Devido a elas mudamos nossas visões de mundo, nossas estruturas, nossas referenciais e análises… Sinto pela falta que este homem fará em sua vida, GT. E finalizo dizendo o mesmo que o Vamp:
    Força!

    Abraços.

  7. GT, meus sentimentos!

    Vamos falar um pouco sobre teatro, quem sabe isso te dê alento. Adorei o texto do David George sobre vc. Soube que ele está fazendo um livro sobre Nelson Rodrigues e O´neill, parece q já está saindo.

    O Mamet entrou numas de novo. Tá falando que Laurence Olivier é duro e insuportável e o adorável foi o Toni Curtis quando se travestiu.

    O Magaldi também tá com um livro na gaveta para sair só depois que ele morrer, onde dizem que conta tudo, tudo dos bastidores. Eu li no panorama do teatro brasileiro que ele escreveu que ele curtiu o que vc fez de Beckett e Heiner Muller, mas achou The Flash and Crash uma piada que se esquece rapidamente…nem sequer avaliou o todo do seu trabalho…

    Faça um remake de Flash and Crash em homenagem ao setember eleven: THE FLASH AND THE CRASH DAY.

    A Fernanda poderia com a cabeça numa bandeja prateada, recitando algumas frases do disco New York de Lou Reed, que tal?

    Abraços para todos.
    Lúcio Jr.

  8. ana

    Gerald, força.
    Carinho. LV,

  9. gthomas

    Lucio Jr – O livro do David George eh OTIMO. Chama-se Flash and Crash Days, como a minha peca e eh um dos melhores trabalhos a me respeito. O David desapareceu da minha vida. Mas aparece de novo. Esta la em Evanston, IL. perto de Chicago. Ultima vez que nos vimos foi em Kansas City, Missouri numa conferencia sobre teatro.

    O problema eh que nao consigo escrever pro teu email pessoal. Voltam todos. Eh que gostaria de fazer o link entre nossos blogs
    LOVE
    G

  10. Rosana e cia (Brasil/Alemanha

    Gerald, com toda sua sensibilidade e o que viveu ao lado da família Torres, imagino o quando esta triste! Força, Ge. O Manfred te manda abraços especiais.

    entre em contato com a gente, beijos Ro e cia.

  11. Rio Maynart

    Tudo no seu tempo certo. A obra do Sr. Fernando Torres, tanto no cinema como no teatro, imortaliza-o pela magnificência de seu talento e pela grandiosidade art[ística de sua alma. Aqui na terra fica a sua obra e o seu nome. Grande nome!!! O Sr. Fernando Torres agora vai fazer teatro no céu.
    Vai com Deus, grande mestre da dramaturgia brasileira! Que o Divino Mestre JC o abençoe! Assim Seja.

  12. Marina S.

    e eu concordo com o Mamet.
    viva Billy Wilder!

  13. Eu estava lendo no tema anterior,o Franciny, comentando sobre quem entra e quem sai. Eu penso que as pessoas entram dependendo do tema em questão que toca no intimo de cada um. Esse aqui é um tema pessoal, familiar, é difícil entrar quem não tem relacionamento com a família. Nos, que amamos essas pessoas pelas suas manifestações artísticas, também estamos consternados.

  14. gthomas

    Fecho a noite com uma perola que o Fernando amaria!
    Eh de Maureen Dowd, colunista da OpEd Page no N Y Times ja de sabado:

    “….Obama may have been president of The Harvard Law Review, but Palin graduated from the University of Idaho with a minor in poli-sci and worked briefly as a TV sports reporter. And she was tougher on the basketball court than the ethereal Obama, earning the nickname “Sarah Barracuda.”

    LOVE e boa noite pra todos
    G

  15. Oi, Gerald. E sobre o Magaldi? O diagnóstico dele sobre o teatro brasileiro converge com o seu: o teatro está moribundo. Ele sugere investimento do estado e reclama do neoliberalismo. A matéria, no entanto, recorda o apoio dele ao Décio de Almeida Prado e ao episódio em que o Estadão apoiou a censura ao Roda Viva.

    Para vc linkar os blogs, peça ao Vamp, acho que não é difícil, mas também me atrapalho para fazer esse linque lateral no meu. Quando vier ao Brasil, dê o toque e eu te ligo para conversamos. Eu vou estar indo mais a SP daqui por diante. A ópera sai em outubro?

    O link do site é: http://www.penetralia-penetralia.blogspot.com

    Abraços do Lúcio Jr

  16. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, vão mandando ver aí nos coments.
    Se demorar um pouco para liberar, não se apavorem.
    O Gerald daqui a pouco deve aparecer também.

  17. THOMAS…

    Fernando Torres subiu na última torre… Já chegou lá! Faz parte do Universo dos Deuses! Viva a vida! A alma vive… Fernando Torres já é história viva!

    Segue um poema para esta família bonita e amante da arte…

    VISÕES DE TERÇA-FEIRA…

    ( Lailton Araújo )

    Hoje é terça-feira e a noite chega
    Igual à sombra do repouso eterno
    E a viagem será mais confortável
    Sem corpo… Como é fácil flutuar!
    E perceber as emoções – fluindo
    Como raios em plena tempestade

    Serão eternas as nossas lembranças
    E os dias não estarão no calendário
    As mágoas estarão perdidas no ar
    Pois o amor já habita a alma livre
    É manta do Pai Eterno, protegendo
    Mais um filho com sede de carinho

    E as vozes dos que ficaram, pedem
    Indulgência pelo irmão que viajou…
    As flores são de respeito nas orações
    E todos os santos serão procurados
    Mas Deus… Escuta e sabe o porquê!
    Deste segredo nunca ser revelado…

    Os espíritos esperam a oportunidade
    A nova missão virá por merecimento
    Sendo luzes que brilham no universo
    Os olhos na Terra vêem e admiram
    Nunca conhecerão o grande mistério
    Da reencarnação da alma no corpo…

    Abraços.

    Lailton Araújo

  18. Ah, mais uma: o Fausto Wolff, do Pasquim, tb faleceu, e o Fernando Barbosa Lima. Parece que o Fernando trabalho no Abertura, do Glauber, não foi?

    Abraços do Lúcio Jr.

  19. meus pesames a todos que sofrem com esta morte

  20. Gerald.

    Boa noite.

    Fiz pausa e abri teu blog aqui em Caravelas BA onde estou de passagem.Grande surpresa ao ler do falecimento do teu ex-sogro.Não sabia desta condição.
    Do Fernando pouco conheci.Sei quem foi.Conheço mais da Fernanda ora viúva.Da tv e de filmes.Defino-a como espetacular.
    No mesmo dia outro artista nos deixou.O Waldik Soriano.Cantor baiano e que estourou em São Paulo e no Sul com a musica ¨Eu não sou cachorro não¨.Gerald na minha mocidade tomei muita cerveja em bordel ouvindo o Waldik.Certa ocasião em Manaus eu tive a alegria de partilhar de mesa e beber com ele.O cara era amigo de verdade das mulheres chamadas de vida fácil.Vida dura isto sim.Dava canja em qualquer puteiro que entrasse e não raro pagava tudo que com ele ou a seu mando era servido.Foi-se. A exemplo do recente passado falecimento de Derçy será noticia por dias e depois nada mais.
    Gerald.Mais que nunca deves ser forte e superar.Tudo passa e vale o que fica.Do Fernando tens tuas recordações.Do Waldik tenho as minhas.
    Vamos fazer como dizem que fazem os japoneses.Vamos imaginar que eles estão em lugar melhor.Se este lugar existir mesmo eles encontrarão muita gente boa por lá.
    E nós continuaremos por aqui.Amanhã será outro dia.
    Vivamos então.
    Do teu nodo encerro.
    Love.

    Pacheco.

  21. Paulo

    Claro que sempre devemos nos lembrar que em varios paises Asiaticos as pessoas realmente acreditam e levam a serio a ideia
    de reencarnacao. Claro que no Ocidente eh uma minoria que acha isso mas nao muda em nada a realidade. A realidade eh o que eh…

  22. gthomas

    Pacheco! Que bom te ver aqui de novo! Eu ja ia “reclamar” a tua presenca! Olha so como eu sou.

    Eu estou aqui esperando o Tropical Storm Hanna passar (um inferno) enquanto me comunico com pessoas do Brasil e do mundo sobre o Fernando….e sobre uma materia que saira amanha na Ilustrada sobre a fragilidade dos teatros brasileiros (consequencia daquele meu post NOS SOMOS OS RESPONSAVEIS – relacionado ao fogo do teatro Cultura Artistica….sai amanha, domingo o Vamp coloca aqui no Blog

    estou DEVORANDO o manuscrito UM CRITICO do Alberto Guzik, uma delicia…nao, nao eh uma delicia: eh profundo, eh tragico, eh um risco e nao sei onde vai dar! eh de fazer chorar….eh emocionante assim como….(vou parar)

    Nando Libonati ligou agora
    vou atender
    Volto logo
    LOVE
    G

  23. Na hora da morte somos todos como a erva, perecemos, e a nossa glória termina. O nosso corpo volta ao pó, que é à terra e, o Espírito volta a Deus que o Deu. (Eclesiastes 12:7). E nesta hora percebemos que nunca estamos preparados para entregar o nosso espírito e por causa disso sofremos. E sofremos muito. A nossa alma não encontra consolo, é como se a pessoa(morto) levasse consigo uma parte de nós mesmos. Como nos desvencilharmos deste dor tão grande que é não ver mais aquele ente querido. O tempo passa e, parece que ainda estamos ligados. É uma hora cruel. Precisamos muito do apoio de pessoas sinceras, pessoas amigas que consigam nos ajudar a superar tão grande dor. Não precisa falar nada. Apenas que sinta a dor de quem ficou. Porque por mais que nos preparemos queremos manter à morte sempre distante das pessoas que nos cercam.
    Que a Viúva e os filhos entendam, que apesar da convivência e dos laços que os uniram, à vida continua. A lembrança ficará para sempre por tudo que passaram juntos, mas à missão dos que ficaram não acabou. CADA um tem uma missão diante do SUPREMO DEUS! É preciso ser forte e entender que para aquele a jornada simplismente acabou. Torço para que à família encontre o conforto que precisam!

  24. Herbert Bastos

    Eu nunca compreendi a vida, muito menos a morte. Desejo muita força à Fernandona, familiares e amigos.

  25. Paulo

    Acho ridiculo a Maria ficar fazendo citacoes da biblia aqui, pois a religiao crista eh apenas uma entre centenas e ela nem teve a sensibilidade de saber a religiao ou crenca do dono do blog ou da familia do falecido. Da facilmente para perceber da forma egocentrica que ela escreve SUPREMO DEUS em maiusculas que se trata de uma fundamentalista religiosa, enfim uma facista!

  26. franklin albuquerque

    VI FERNANDO TORRES POR BREVES INSTANTES NA PEÇA
    DIAS FELIZES DE BECKETT AO LADO DE FERNANDONA,
    LEMBREI DISSO HOJE LENDO O TEU ARTIGO, E ONTEM SENTADO COM DOIS LIVROS SOBRE A VIDA DE FERNANDONA , COMECEI A LER PASSAGENS SOBRE O ENCONTRO DOS DOIS QDO JOVENS,FIQUEI EMOCIONADO…BOM ELE NAO MORREU !! ELE É ETERNO, AS PALAVRAS DOS LIVROS E AS FOTOS ME DIZIAM ISSO…ENFIM FORÇA AI GERALD…
    BJS

  27. Paulo, acabei de entrar e li o teu ponto de vista. Saiba que na hora da morte todos são absolutamente iguais. Não importa a religião a dor é a mesma. Acompanho esse blog diariamente, porque gosto de ouvir outras opiniões além da minha. Acredito que todos já conhecem o meu ponto de vista quanto à Religião que aliás é bastante bíblico. Religião para mim é como dizia São Tiago no capítulo 1:27: ” É visitar os órfãos e às viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo “. Sinceramente, conheço várias religiões, mas me atenho a minha que sou cristã. Não posso falar daquelas que não sou adepta e, não falei nada que não seja verdadeiro, pelo menos do que sinto. Acredito na SUPREMACIA DIVINA, sim. Acredito que Deus criou todas às coisas e que ele está em todas as partes, inclusive dentro de nós. Acredito também que a ativação desse ELO, só se verifica quando nós o requeremos, fazendo tudo conforme Cristo nos ensinou.
    Sabe Paulo, não falei nada demais, senão de uma realidade que tenho acompanhado até na mídia. Já vi casos de casais que quando um se vai (desce à sepultura), o outro não consegue mais continuar a viver, por mais que amigos e parentes tentem. O viúvo ou à viúva estava tão casado que resolve simplismente não mais viver também. Há um caso famoso que não consigo recordar no momento, onde um estava doente (ela) e, ele decide suicidar-se para acompanhá-la também na morte. Então baseada nesses acontecimentos resolvi postar essas palavras para que à viúva, não fique pensando que à vida dela também acabou, o que aliás, pelo pouco que conheço da Fernanda Montenegro, e de seus trabalhos, tenho certeza que ela reagirá.
    Então Paulo, falei de uma coisa que vivo. Falei da força SUPREMA DE DEUS porque sinto essa força nos momentos em que solicito ela. Somos livres para acreditar que quiser. Dou testemunho daquilo que vivo.
    Agora, quero que saibas que independente da religião que professo tenho a minha vida normal como todos os demais. Trabalho e estudo e, procuro estar informada sobre o que acontece aqui no Brasil e no mundo e, à leitura é um dos meus muitos hobbies. De sobra vai os comentários que costumo fazer de vez em quando, isso quando não ficam na moderação. Outra coisa, não sou fundamentalista nem fascista, desculpe-me se te dei esta impressão. Apenas uma mulher que vive e sente como outra qualquer do planeta.

  28. Maria.

    Deixe o Paulo pensar o que ele quiser a teu respeito. É direito dele como participante deste blog aberto a todos.Não precisas justificar tua postura em relação a tua preferência religiosa.É tua e a ti pertence.Parabenizo tua nobre intenção em confortar os entes que suportam mais que nós a passagem do marido,pai e ex-sogro no caso do Gerald.Agora se o Paulo não admite DEUS como SER SUPREMO é direito dele.Talvez ele tenha exagerado em te classificar como fascista.Mas o que fazer?!Discutir com o Paulo?!Para que?
    Vamos então empatar a situação. O Paulo te chamou de fascista?Um ponto para ele.
    Eu te chamo de irmã em Cristo. Um ponto para você.
    Fica satisfeito o Paulo.
    Espero que fiques também.Leio tudo que escreves e gosto.
    Obrigado (a),

    Pacheco.

  29. Herbert Bastos.

    Todos devem ter duvidas iquais as tuas.
    Compreender a vida é realmente duvidoso. Dizem que alguns tem esta capacidade.Será?
    Para mim eu arrumei um modo bem simples.
    Acho que a vida é assim como uma peça de teatro ou um filme. Cada um nasce para o que é.Mesmo mudando as situações conforme o desenrolar da história o papel de cada um já está definido desde o inicio ou entrada no palco.O fim é comum a todos.Morte de algum modo é sempre o final.E depois disto só lembranças e pelo tempo do que o papel deixou marcado para ser recordado.Uns são esquecidos rapidamente.Outros permanecem e para sempre.E este sempre tem um fim?
    Abraços Herbert.

    Pacheco.

  30. Satisfeitíssima Pacheco. Também leio o que escreves, mas é que não fico contente comigo mesma quando desperto o pior dentro das pessoas. Gostaria muitíssimo que elas pudessem sentir o que sinto e por isso falar da forma que falo, mas o que fazer? Ainda bem que somos todos diferentes, já pensou o que seria de nós se todos pensassem da mesma forma? ´
    Pacheco, é que para mim, Supremacia é isso. Está em todos os lugares ao mesmo tempo. Ao contrário do que acontece conosco (homens). Podemos chegar a governar uma cidade, um Estado e até um País. Podemos levar alegria e diversão para determinadas pessoas. Podemos até influir no modo de vida de algumas, mas entrar dentro dos corações e permanecer neles só DEUS. Independente da pessoa querer ou não. Ele está e sempre estará lá.
    Fique com Deus, irmão.

  31. Paulo

    Realmente nao da para discutir, pois o cristianismo eh uma religiao monoteista e so admite O SEU DEUS, entao quando ela fala de DEUS SUPREMO na verdade nao se refere a uma entidade transcendente que nao pertence a nenuma religiao organizada mas se refere AO DEUS PUNITIVO DOS CRISTAOS…
    Desculpem mas ese conceito eh realmente um conceito facista, me recuso a adorar um Deus punitivo, acho o cristianismo uma religiao completamente furada!! Para ser sincero me sinto mais a vontade e contato com Deus numa praia maravilhosa do que numa igreja crista. Agora acho que as religioes Asiaticas tais como o Budismo estao anos luz a frente dessa pobresa de cristianismo. Ja que nem se admite a existencia de Deus no budismo

  32. gthomas

    Ah, esta aqui. O Comentario do paulo esta aqui.
    sorry
    LOVE
    G

  33. Paulo.
    Boa tarde.

    Digamos que tenhas razão. Vamos tentar me ajudar a esclarecer questões que podem ser ainda duvidas minhas e de outros já que realmente eu reconheço que aceito para mim certo ensinamento ao mesmo tempo que admito que ninguém é dono da verdade.
    Pergunto: Que Deus é este que encontras na praia?
    Eu também encontro, na praia, no mar, nas areias e em tudo que na praia estiver. O meu é o que eu aceitei.E´Aquele que mandou seu filho para morrer,ressuscitar e nos salvar.Estamos falando do mesmo Deus?
    Se estivermos então onde você arrumou esta historia de Deus punitivo?Veja a Maria defendeu que ele está no coração de todos. Eu não acho isto.No meu entender Ele só entra no coração de que o chama e o aceita.Mas sei que o Deus que ela se refere é o mesmo que eu reconheço.
    Você menciona Budismo (excelente). E se Buda se inspirou em Deus?
    Paulo algo ou alguém ou alguma coisa foi o inicio de tudo.
    Temos o Velho e o Novo Testamento para tentar nos explicar.
    Temos também explicações mais cientificas e estudadas por doutores disto e daquilo. Cada um com suas brilhantes e acadêmicas teorias.Mas no finalmente só se chega a um vazio sem resposta e a única palavra possível de preencher a lacuna é DEUS.
    Não se aborreça nem pense que eu estou tentando te convencer. Apenas estou dizendo o que me satisfaz como noção do que devo crer.Até que algo ou alguém me arrume explicação melhor.
    E por favor, não julgue a Maria como fascista apenas porque ela já, assim como eu aceitou e deixou Deus entrar no seu coração. Se fechas o teu é um direito que tens.E eu o respeito.
    Obrigado prela atenção.
    Pacheco.

  34. Tene Cheba

    Desde que iniciei leituras neste blog tenho a felicidade de entender e amar o que tão bem escreves.
    Não por acaso o Gerald evidenciou teu comentario acima. Lindo.
    Só lamentei não teres incluído o Waldick Soriano na relação dos falecidos recentemente.
    O cantor baiano foi um verdadeiro artista e tocou a alma de muitos quando vivo.
    Suas canções eram estouro em qualquer parada do Norte e Nordeste do Brasil.
    São Paulo e grande parte do sul do Brasil só o conheceram mais pela musica do cachorro. E também por caso amoroso com uma socialite da época.Foi a Beki Klabin se não me falha a memória.
    Possivelmente você não o conheceu. Minha sugestão é que procures ouvir uma canção chamada ¨Tortura de amor¨.Ouvindo facilmente entenderás de quem estou falando.
    E estou quase certo de que serás mais uma das admiradoras do cantor popular Waldick.
    Obrigado.

    Pacheco.

  35. Pacheco, gosto da sua educação. Acabei de ler os outros comentários teus e fiquei muito contente, mas gostaria de te esclarecer uma coisa na qual acredito e sinto dentro de mim. Sei que o Gerald não é Cristão e por isso gostaria de te pedir um e-mail para podermos nos comunicar melhor. Aqui, gostaria só de comentar os textos tão bem escrito pelo Gerald. Aqui todo o mérito vai para ele. Claro fique à vontade para recusar. Agora peço licença ao Gerald, para tentar esclarecer essa situação, pois ela estabeleceu-se aqui. E alerto antes que, essa explicação é totalmente biblica, a qual tenho imenso prazer em testemunhar, porque vivo e contemplo essas obras.
    Veja bem, se Deus criou todas às coisas e por fim criou o homem a sua imagem e semelhança soprando dentro dele o seu espírito, certo é que todos vivem por causa disso. E por isso todos deveriam ser bons e ordeiros. Falindo o corpo o espírito sai e retorna para Deus. Vemos que o corpo se move porque há um espírito dentro dele e, esse espírito é de Deus. Portanto Deus está dentro de nós, basta apenas observar os ensinamentos cristãos para ativar essa ligação, que se não observados inviabiliza essa ligação. Por quê? Porque Deus é santidade. Deus é luz e, veja o quao difícil é olharmos para o sol? Imagine para DEUS? Tamanha luz!. E que iluminação! Então para que ele nos ajude e passe a atuar dentro de nós é necessário muita humilhação. Devemos fazer como aquele homem que não se exaltou e teve a coragem de confessar às suas faltas e ainda pedir perdão, o qual foi justificado pelo Grande Deus. Passagem biblica também. Agora veja bem, no decorrer da jornada, alguns se desviam do caminho traçado e determinado por Deus, por meio de ações e pensamentos, mas que se pode resgatar por meio do arrependimento e do perdão, retornando o tal ao caminho de luz que é o caminho do bem, do respeito mútuo, do amor ao próximo e principalmente de honra a Deus.
    Nós podemos verificar isso em algumas passagens na biblia, quando Jesus Cristo diz que não veio para os são e sim para os que estão doentes. Ele diz mais que não veio para os justos e sim para os pecadores. No entanto ele alerta em outras passagens que se o homem não crer e for batizado, se não se arrepender de todo o seu mau caminho, não salvará a sua alma no dia do Juízo Final. Então entendo que todo o homem tem Deus, mas precisa obedecer os ensinamentos para poder receber dele à devida proteção. Acredito que Deus está em todas as coisas boas ou más, apenas falta comunhão.
    Se não entenderes isso? Gostaria que se possível, explicasse-me como foi aceitar Jesus ou esse grande Deus atingível? De onde você conheceu a existência de Deus? O que te levou a aceitar senão ele que antes já estava em ti?
    Um abraço.

  36. Maria.

    Não discordo de nada do que li em tuas afirmações. Todas bem colocadas.Tudo bem entendido por mim.
    Gostaria de te dizer mais de minha pessoa e até mesmo o porquê aceitei seguir uma linha de pensamento cristão dentro dos meus limites de conhecimento.
    Neste mundo virtual que estamos sendo amigos de blog, tudo que escrevemos nos deixa exposto e em certas ocasiões pode não ser ideal. Lembre que por apenas teres emitido uma opinião alguém já foi te rotulando de fascista e coisa e tal.Existem pessoas belicosas por natureza e prontas a atacar sem ao menos considerar o que realmente estão dizendo.O Gerald por ser o dono do blog sofre isto na pele e não foi outro o motivo que em passado recente ameaçou abandonar o trem.Resistiu.deixou baixar a poeira e estamos todos nesta viagem com paradas em estações diversas.E assim vamos viajando e trocando nossos conhecimentos gostando de uns e detestando outros.
    Religião, futebol e política são terrenos escorregadios. Cada um quer vender o seu peixe e não raro se chega à discussão. Eu servi por trinta anos na Marinha e te informo que na caserna estes assuntos são evitados. Exatamente por serem controversos e causarem beligerância entre grupos. O que mais se procura em uma unidade militar é principalmente a união de seus membros. Já fica evidente que torcedor do Botafogo não vai deixar de gozar o time que perdeu e no dia seguinte o palco já está armado para conversas inadequadas. Respeito muito à opinião de todos e quando questiono alguém não tenho outra intenção senão a de tentar melhorar a idéia que tenho formada deste ou de outro assunto. Os ensinamentos bíblicos eu os leio com pensamento atual. Para mim tudo que lá esta escrito foi colocada de modo a ser entendido por pessoas que na época na qual foram descritos tinha de associar o pouco que entendiam das coisas. Por exemplo: afirmas que o homem veio de um sopro divino. Isto já deixa Deus de fora do que do sopro virou o homem. Portanto mantenho minha crença de que para ter Deus consigo o homem tem que chama-lo e deixar que Ele entre. Não podemos realmente ser todos iguais. Cada um tem seu livre arbítrio. Escolhe o que mais lhe agrada e convém.Mas uma coisa é certa e verdade.Dizem que antes de morrer todos chamam primeiro pela mãe e depois por Deus.Já estive em uma situação horrível em viagem marítima.Pegamos ou melhor fomos alcançados por uma tormenta terrível.Daquelas que depois de vencida muda a cabeça de todos.Poucos ficaram desempenhando suas funções.A maioria ficou deitado e agarrado em seus beliches.Foi um espetáculo dantesco.E te digo que nunca escutei tantos chamados por mães e Deus como naquele dia.E Deus atendeu a todos.Prova é que estou te narrando o acontecido.Maria eu exercia função de ajudante de navegação e meteorologia.Fiquei durante a tormenta ao lado do comandante que era o depois Almirante Mario Hermes.Estávamos no navio escola Custódio de Mello e a tormenta nos pegou um dia após termos deixado o porto de New Yorque.Nunca perguntei ao oficial qual era a sua preferência religiosa.Mas quando saímos da tormenta e o sol nos brindou e o mar mais calmo permitiu ele mandou o oficial capelão rezar uma missa de graças.Foi a missa mais linda que eu participei.E as lágrimas que derramei naquele momento da missa são companheiras destas poucas que me enchem os olhos agora escrevendo este relato.Deus nunca mais deixou de estar em meus pensamentos e exatamente como você afirma eu procuro viver dentro dos mandamentos que seu filho nos legou.As vezes falho em algum ponto.Mas procuro corrigir assim que dou conta do erro cometido.Quero que saibas ainda que sou um privilegiado pelos filhos que tenho.Nem os mereço pelas graças que eles me dão.Vou encerrar porque como disse antes em blog a exposição é enorme.Terei muito prazer em contato contigo.Acesse no Google Jose Pacheco Filho Belmonte Ba e depois acesse J.Pacheco crônicas no jornal o município.Ou então vá direto e busque http://www.omunicipio.net e procure em Brasil crônicas de J.Pacheco.E se desejar meu e-mail é jose.pacheco@mrbengenharia.com.br.Será um prazer manter contato com quem já admiro. Obrigado e fique com N.S.J.C.

    Pacheco.

  37. Thank you very, very much! I will Answer after in your address. Bye, bye. A big hug!

  38. Antonio M.

    Olha Deus aí de novo gente!!!! Ele mandou seu filho, Cristo, para nos salvar? Estranho. Salvou? Porque Ele não ficou por aqui pra ver no que deu?
    Aliás, interessante essa suposta conversa que eu achei :

    Pense que, hipoteticamente falando, o Apostolo Pedro bata agora sem sua porta e diga,
    – Eu, Pedro o Apostolo, “vim ensinar as palavras do Senhor”.
    VOCÊ: – Desculpe Pedro, mas não posso dar ouvidos para o que você vai dizer. A Igreja Católica condenou os seus ensinamentos.
    PEDRO: Mas como? Eu andei com Jesus por 3 anos. Escutei cada palavra que ele disse.
    VOCÊ: Desculpe, mas não posso dar ouvidos ao Senhor e aos outros 10 apóstolos que andaram com Jesus.
    PEDRO: Como não pode? Eu sou considerado o Primeiro Papa.
    VOCÊ: Sei disso, mas os outros Papas depois de você, condenaram as suas palavras. Posso ser excomungada se ouvi-las.
    PEDRO: Como condenaram? Jesus confiou em mim e em todos os apóstolos. Nós saímos pelo mundo levando suas palavras. Eles, Jesus e o Espírito Santo, estiveram ao nosso lado, nos inspirando.
    VOCÊ: Desculpe mais terei que pedir pro senhor se retirar.
    PEDRO: Mas pra Jesus, aquilo que ensinávamos era correto.
    VOCÊ: Pra Jesus até pode ser, mas pra Igreja não.
    PEDRO: Eu morri em nome de Jesus, para poder levar a todos os Seus ensinamentos.
    VOCÊ; Sei disso, mas agora a Igreja mata quem seguir os teus ensinamentos. Você não sabe quantos morreram por seguir o seu Evangelho? Nós só podemos seguir o que disseram Mateus, João, Marcos, Lucas e Paulo.
    PEDRO: Mas como? Lucas, Marcos, Paulo nunca andaram com o Mestre.
    VOCÊ: Sei disto, mas eles estão com a razão, você e os outros não. Você é o primeiro Papa. Mas o Cristianismo é mais de Paulo do que Jesus. Você é apenas “a Pedra”, e fique feliz com isto.
    VOCÊ CONTINUA: – Olha, me desculpe, vá embora e por favor, diga a Tiago (menor), Felipe, Tome, Bartolomeu, Judas (Tadeu), Tiago (Maior), Simão Zelot, André, Maria Madalena, não vire mais aqui, como disse, corro um risco muito grande em ouvi-los. Tchau

Leave a Reply

