Hoje o Blog comemora seu terceiro mês e…

Antes de mais  nada, eu queria agradecer aos leitores FIXOS (que transformaram esse BLOG num verdadeiro fórum de debates) e aos FLUTUANTES (aqueles que entram de tempos em tempos: no tempo Proustiano). Seja como for, está o máximo! Os comentários estão BOMBANDO!!!! Interessantíssimo: temos uma das maiores médias de Blogs (postagem diária) em comentários: ultimamente temos chegado à uma média de 250 por post: isso é uma maravilha! E isso com “moderador”.

Então, só tenho mesmo que agradecer a presença e o interesse de vocês: em 3 meses chegamos a quase 133 mil hits ou acessos, o que acho ótimo!!!!!

E parabéns ao pesoal do IG! (fui visitá-los ontem: os projetos futuros são ambiciosos e modernos. É o que se deseja. Sair da mesmice!)

Obrigado a todos!

E daqui a pouco, ainda hoje, espero: um novo artigo sobre o “BRASIL visto de cima”

LOVE

Gerald

__________________________________________________________________________________

QUERIDOS,

ESTOU PODRE DE SONO: MEUS OLHOS FECHAM ENQUANTO TENTO DIGITAR A PARTE PROMETIDA ACIMA. JÁ PASSA DAS 2 DA MANHÃ DE DOMINGO E… NÃO DÁ, 
SE AS MAQUININHAS PIFAM, OS HOMENS NÃO PRESTAM. DIGO, PIFAM TAMBÉM.
SÃO PAULO ME CONSOME (não confundir com a sopa de caldo de carne) como nenhuma outra cidade, e explico:

   Se em NY ou Londres e até em Trieste as malditas contas podem ser simplesmente pagas sem precisar ir aos Correios, mas deixando um cheque num envelope para, digamos, “ConEdison”, a “HIP” (meu seguro de saúde), “TIME WARNER CABLE” ou “BBC TV License”, etc. (ISSO PORQUE NÃO GOSTO DE PAGAR ONLINE: NÃO GOSTO DE DEIXAR MINHAS INFOS PESSOAIS NOS STES DE NINGUÉM).

   AINDA COLO UM SELINHO DE 42 CENTS NUM ENVELOPE E O DEIXO AQUI, dentro do prédio, numa caixa enorrme do “US POSTAL SERVICES MAIL BOX” ou da “ROYAL MAIL” ou da “DEUTSCHE (Bundes) POST” e, no dia seguinte, a conta está paga.

Mas em Sampa… onde o trânsito FLUI maravilhosamente bem e onde não existe stress de trânsito ALGUM. Onde um mero documentozinho de papel tem que passar por  tantos e tantos CARIMBOS e ASSINATURAS de JOSÉS e Marias que SEQUER O LÊEM, sequer  notam o seu CONTEÚDO!!!

Enfim, de volta ao capeamento das ruas e avenidas (PODRES e POBRES!) que são levemente asfaltadas num declive que vai caindo para o meio fio, ou guia, como vocês dizem, para que os motoristas de ônibus treinem para as próximas OLIMPÍADAS. Ou então metem essas carroças que vocês chamam de ônibus pra cima dos postes. Como é que os prefeitos BrassleROX deixam que circulem essa COISAS que até nas estradas perto e dentro de Tanger  e Casablanca já estâo UP TO CODE, digo, modernos (e Vamp: por favor não me venha com aquela de que o BR não vendia ÔNiBus pra NY, nâo! A tua Curitiba e o Jayme Lerner EMPRESTARAM algumas daquelas paradas de ônibus ovais e transparentes, junto com alguns ônibus. Não deu certo. Pequenos demais para o tamanho da populacão de NY e para reconstuir aquele alien numa cidade onde basicamente se anda a pé ).

Tempo que  me consome:

1- Tabelião (soa suspeitamente como o órgão que controla o Taleban) para RECONHECIMENTO DE FIRMA: ninguém olha nada mesmo, mas sai-se de lá, horas depois, orgulhoso e VITORIOSO  com aqueles selinhos e carimbos que Saul Steinberg imortalizou e fez com que Millôr Fernandes ficasse para sempre paralizado  de ódio e inveja (do Saul, claro),  porque, como já dizia Paul Celan, “Até existe  a inveja saudável, mas talvez entre os peixes”.

2-  Nos EUA (eu-a), o país mais personalizado do MUNDO, afinal é um país feito para o coletivo em inglês, US–A (nós–ou da gente), esquecem que existe algum parentesco com United something e, em português, fica ainda mais super-hyper-dper individualista: EU-A.

Lá (aqui, juro que não sei de onde escrevo, minha cabeça foi engolida por Moby Dick, uma baleia que vi na rua), nada de fila de correios e nada de FILA em bancos onde TUDO apita (falo dos bancos no BR): que meda! E que merda viver num clima de terror o tempo todo: não se pode parar nos faróis à noite, aquele CLIMA quando um molequinho de 9 anos quer limpar o vidro do carro.

 

Acordem brasileiros: esse país é extremanente RACISTA, cruz credo! Se um moleque branco vem, VOCÊ FICA. E se for um NEGRO, você dá um jeito de atravessar a Rebouças, vindo ali da Henrique Schauman.

 

Traum: sonho, em alemão

TRAUMA, oposto do sonho!

Já fiquei trancado naquela porta de banco giratória e nada acontecia: se tivesse sido com o ex-críitico teatral do New York Times de décadas anteriores, ele teria descrito uma ida aos bancos no BR à “Esperando Godot” que, segundo a infeliz crítica de Kerr, foi assim: “Nada acontece, em dois atos”

 

Kerr, décadas depois, pediu demissão do cargo de crítico por reconhecer em Beckett um gênio: “Nao tendo reconhecido Beckett logo, quanto talento maravilhoso eu terei ‘overlooked’?”

Pergunta: Quando é que esses MALANDROS QUE USAM O DINHEIRO PÚBLICO DO CONTRIBUINTE (esses verdadeiros impostores de renda!!)  seguirão o exemplo de kerr e… Como eu sou inocente, não? Tentando mesclar política com dignidade e dignidade com cultura…

 Nossa senhora! E as ruas aqui em sampa (olha que não falo das valetas que quebram TODOS os carros que cruzam a JAÚ, ITÚ, FRANCA, LORENA pelas  Joaquim E. de Lima, Peixoto Gomide, Casa Branca, Ministro, Padre, Augusta e a Haddock e a Bela Cintra e a rua da Consolation!) Não, o pior quebra-focinho-de-carro é a esquina da BRIGADEIRO (pra quem nem é daqui, até que dou banho em Rogério Fasano, que sentava ao lado do Fausto Silva na Rodeio e estranhava a decoração. Isso era uma prática diária, até que Marilia Gabi Gabriela, hoje a scholar mais respeitada no que diz respeito a Benazir Bhutto e a criação de sociedade dos seus ex-amigos…), enfim, o CAOS e o INFERNO dessa cidade me encantam (Frase de Marion Strecker).

Afinal, mostre-me uma grande cidade  cosmopolita que ainda tenha “BUJÃO DE GÁS” sendo vendido por charretes motorizadas: Essa é a grande KAPUTal? Sou mais o Rio! NÃO, NÃO E NÃO!!! NÃO ESTOU AQUI NESSE PLANETA PARA INSTIGAR AINDA MAIS VAIDADE ONDE NÃO DEVERIA HAVER NENHUMA…

O Roberto Marinho ordenou que a fiação fosse enterrada e que os os postes fossem alcoólatras em tratamento. E MANDOU que o Case e a ESPOSA doassem o seu dildo (como é em  português? É “consolo fálico”) no Bar Vinte, a alguns passos de onde o Islamismo extremista (ou algo assim) já faz muito tempo CONSEGUIU  dividir o LEBLON de Ipanema.

 É o Jardim de Alah… junto ao canal que desemboca na Rodrigo de Freitas!

 Prefeito (0u “a”): Vocês só têm duas opções!!!!!

1- Enterrem logo esss FIOS horrendos com seus geradores ou ‘transfiomadores’ assasinos: com 89 anos de atraso!

2- ENTERREM o transporte público também! SP bate todas as outras capitais do mesmo porte em FEIÚRA, falta de INFRA, etc.

Nao é à toa que o teatro CULTURA ARTÍSTICA  foi-se em questão de 3 horas.

Imaginem se Osama bin Laden decidisse atacar Sampa: Não restaria nem o Parque Trianom. Melhor ainda: só sobreviveriam os michês que ficam ali do lado de fora do Dante.

Mas… JUSTAMENTE por causa de toda essa zona que o Rio virou, aquela cidade ainda tem algo MUITÍSSIMO PRECIOSO: um senso de auto-estima altíssimo. Por ter sido a capital de Portugal e das colônias e depois a do BR. Não, de forma alguma: esse orgulho não está à venda  e não está na competição por prédios mais altos ou Shopping Malls que abrem aqui mais do que vala rasa na Geórgia!  Isso vem de uma FORTÍSSIMA TRADIÇÃO e CULTURA.

Sim, a CULTURA é o samba e a tradução vem de longa data: a de exbir com muito carinho, amor e preservação, ao TURISTA, a cidade onde Jesus decidiu dar uma paradinha. Só que, ao invés de simplesmente abençoar a cidade, seu gesto foi um daqueles “CARAMBA, como isso aqui é lindoooo!!”

COMO ISSO aqui é lindo!

Na minha modesta opinião, o Cristo Redentor deveria se casar com a LADY LIBERTY. “Ah, que piada insossa”, vocês estão dizendo. Seguinte, camaradenses: Jamais, mas JAMAIS menosprezem ou duvidem da importância de quando dois ÍCONES ou SÍMBOLOS resolvem se unir e se casar! Nunca! A História já nos provou  os tremendos danos de tais fusões. Mas raríssimamente existe, de fato, a paixão!

Gerald – comemorando 3 meses de IG e agradecendo TODA a equipe do fundo do meu coração: não sei como vocês me aguentam!

PS DO VAMP: críticas tudo bem, mas não esqueçam o LISTERINE!

Advertisements

380 Comments

Filed under artigos, shot cuts

380 responses to “Hoje o Blog comemora seu terceiro mês e…

  1. Ivam Cabral

    Querido, sou um dos que aparecem por aqui em silêncio. O problema é que você sempre coloca os dedos nas feridas mais profundas e a gente fica em estado letágico. Obrigado e parabéns pelos três meses.

  2. Tene Cheba

    Sentir um certo desconforto, quando você nos desejou boa sorte, lógico, não era o fim do mundo, mas não me senti confortável naquele dia. Sem exageros, a internet ficou desinteressante, um grupo de pessoas, como o Vamp, Contreras, Corvo, Antonio, Sandra, Ana, Pacheco, Annymous(?), Francyni, Fantasma Qualquer, Valéria, Heitor, e muitos outros inesquecíveis, mas por falha dos meus saltos sinápticos nada olimpícos não consigo lembrar, simplesmente, tais talentos, nem que todos os cometas se alinhasse, ocorrerá de novo.
    O bom é que aqui, podemos prosseguir, podemos nos declarar, podemos trocar, pensar ou apenas participar, sem muita atenção ao cartesianismo do dia dia.
    Parabéns, Gerald Thomas, os seus contrastes nunca produzirão à harmonia, o caos é a sua essência.

  3. Nessa revolução comunicativa, em que todos temos a palavra, a qualidade desta torna-se ainda mais fundamental.
    Escritores audaciosos e despojados são bem vindos, e você é um deles, parabéns pelo Blog!
    A areté pode ser ensinada?
    Não.
    Mas podemos compartilhar da sua!

  4. O Vampiro de Curitiba

    Parabéns, Gerald!
    Parabéns a todos que participam deste caos maravilhoso de idéias que é o Blog do Gerald!

  5. joão carlos

    vida longa para seu blog: Precisa-se da lucidez e das sombras, à tua pergunta em UnGlauber respondes a cada dia
    “Como o seculo vindouro representare este?”, aos leitores aviso, cito de cabeça, não textualmente. É fundamental podermos contar com tua zeladoria nestes tempos áridos.
    Grande abraço
    João carlos

  6. MOYSES FERREIRA

    Parabéns Gerald! Apesar de não deixar muitos comentários, não perco um post! Por favor não pense em parar de escrever! Esse blog é um dos poucos lugares que se lê coisas importantes para quem é artista e pensa no que está acontecendo no mundo! Um grande beijo!!!!!!!! Saudades!

  7. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, vc recebeu meus e-mails?????

  8. Sandra

    Parabéns, Gerald!
    Quando passar a chuva, que desponte um lua maravilhosa, para comemorarmos o aniversário desse blog canceriano, cheio de emoções.

  9. Parabéns, Gerald! Pessoal, vamos prestigiar também o blog do John Hemingway: o único comentarista fixo lá sou eu! Eu até acho que o Brasil precisa ser mais emancipado e menos dependente, daí se é blog em inglês vcs não lêem nem participam!

    O Brasil é um país pobre o suficiente para ter complexo de inferioridade e grande o suficiente para ser autista e narcisista!

    Abraços do Lúcio Jr.

  10. Sandra

    Só lamento não ter conhecido seu blog há mais tempo, Gerald.

  11. gthomas

    Ivam Cabral??? my god que delicia te ler aqui e que honra’

    Irai ligar pro Alberto amanha. Quem sabe nao repetimos the good old days in NY?
    LOVE
    G

  12. Sandra

    Lúcio, sempre navego pelos links do Gerald. Eu acho que a gente chega meio devagar aos blogs, depois vai pegando coragem e comentando uma vez na vida outra na morte, até se jogar, se soltar,…

  13. Sandra

    Aguardo seu artigo, Gerald! Hoje o dia está bom para ler, ouvir música, etc…

  14. como membro (ui!) comentarista flutuante (!) e assíduo frequentador ‘balzaquiano’ te amo e quero que tudo o mais vá para o inferno!!!
    Vc tá bombando mais que a ‘benazir’!
    Bj

  15. Marina S.

    meu querido, eu é que agradeço a tua vontade, paciência e cuidado aliados a essa inteligência sempre repleta de humor, indignação e desejo de mudança.
    que bom que vc ainda quer compartilhar isso com as pessoas.
    Bravo pra vc, vida longa ao Blog e a todos os seus escritos e cenas, onde quer que eles aconteçam.
    Obrigada!
    um beijo

  16. O CORVO

    Meu caro Tene Cheba, faço das suas palavras as minhas e obrigado por me citar sou apenas um livre pensador dando alguns palpites.

    Franciny um baijão – os blues continuam tristes – me escreva aguardo noticias suas.

    GThomas sem modéstia sue blog é campeão já percorri vários e não encontrei nada igual – não vou citar outros para não faltar com a ética. Continue ate quando você aguentar se vc parar nos vamos compreender espero, não tenho procuração e nem pretenção para falar por todos.
    Parabéns é um grande abraço.

  17. Antonio M.

    Bom, tô indo pro Veitiço de Áquila na Vila Madalove escutar um bom MPB e….minha mulher volta dirigindo.Ainda bem que ela não bebe.

  18. Gerald, você fez bem em não ter deixado o blog. Ainda podemos fazer muito melhor. Podemos comentar ainda uma série de outras questões sem deixar a peteca parlamentarista cair.

    abraxxos

  19. gthomas

    QUERIDOS

    ESTOU PODRE DE SONO: MEUS OLHOS FECHAM ENQUANTO TENTO DIGITAR A PARTE PROMETIDA DO BLOG ACIMA. JA PASSA DAS 2 DA MANHA DE DOMINGO E…NAO DA,
    SE AS MAQUINHAS PIFAM, OS HOMENS NAO PRESTAM. DIGO, PIFAM TAMBEM.
    SAO PAULO ME COSOME (nao confundr com a sopa caldo de carne)…como nenhuma outra cidade e explico

    – Se em NY ou Londres contas podem ser simplesmente pagas NAO INDO no correio, mas deixando um cheque nim envelope ra, digamos ConEdison, a HIP (meu seguro de saide) TIME WARNER CABLE, ou estc,,,,(ISSO PORQUE NAO GOSTO DE PAGA ONLINE: NAO GOSTO DE DEIXAR MINHAS INFOS PESSOAIS NOS STES DE NINGUEM: AINDA COLO UM SELINHO DE 42 CENTS NUM ENVELOPE E DEIXO AQU O US POSTA;L SERVICES MAIL BOX E , no dia seguinte cona esta paga :

    nada de fila de correps e nada de FILA EM bancos onde TUDO apita, Nossa senhora. E as ruas sao levemente asfatladas num declive pra que os motoristas de onibus treienem pras proximas OLIMPIADAS ou entao, metem a carroca pra cima dos postes.

    Prefeito (0u “a”) Vcs so tem duas opcoes!!!!!

    1- enterrem,logo esss FIOS Horredos com seus Geradores ou transfiroemadores assasinyos: com 89 anos de atraso

    2- ENTERREM o trnsporte publico tamnem! SP bate todas as outras capias do mesmo porte em FEURA, falta de INFRA,

    Nao eh a toa que o teatro CULTURA ARISRICA se foi em questao de 3 horas.

    Imagine se Osama bin Laden decisse atacra Sampa/ Nao restaria nem o parque Trianom.Melhor, ainda: so sobreviveriam os miches que ficam ali do lado de fora do Dante

    Mas amanha, without a shadow of doubt’
    LOVE
    g

  20. Ding Ling

    Ola gringo! Ta boa?

  21. Carlos Alberto

    nao sei como vcs me aguentam… Vai com calma, hahahahahaha

  22. Gerald Thomas e amigos do blog.

    Bom dia a todos.

    Feliz aniversário.

    Já estamos parabenizados pela data de hoje.Quem nos cumprimenta é o dono do blog ou o maquinista do trem.Sou dos que Gerald chama de Flutuantes.Até permanecendo bastante por aqui.Estou gostando muito da oportunidade que tenho em participar e desfrutar da oportunidade de somar conhecimentos ao pouco que acumulei até a data presente.
    Gerald (vai permitindo a intimidade) eu gosto de comemorações seja lá do que for.Esta de hoje é bacana.Indica que o blog esta indo bem.Sou novato por aqui.Ainda estranhos alguns comentários.Não estou me referindo aos que são de natureza agressiva.Tem participante que eu classifico de boa índole.Mas também da para perceber uma meia dúzia que aparece com real intenção de bagunçar.Quem entra em um grupo quer é se relacionar com outros que já estão permanentes.Tenho avançado em minhas pretensões e gosto de responder aos que demonstram ao menos ter lido o que eu enviei.Eu leio tudo de todos.Com atenção redobrada para entender ou tentar entender o pensamento de quem o enviou.Existe um grupo que aparentemente te conhece há muito tempo.Estes me parecem os mais fechados em si.Conversam e usam termos que aos demais soa meio estranho.Nestes casos eu fico mais por fora que bunda de índio.Ou que bunda do Gerald Thomas em palco nacional (não resisti e fiz esta comparação),cuja platéia muito provavelmente fez por merecer o que viu.
    Outro blog que participo é o do REINALDO da Veja.Antes nele eu era mais assíduo.Comentava quase que diariamente.Uma loucura minha participação.Sempre tentando ajudar o Mainardi.Pau direto no apedeuta e seu bando de seguidores.Tentei até criar uma corrente,que se chamaria de BASTA.Não deu certa a corrente.O blog do Reinaldo é mais fechado em comunicação entre os participantes.Praticamente não existe interação entre leitores o REINALDO é rigoroso na seleção.Quem não reza de acordo com as normas é deleitado.Eu gosto muito do blog e só ando afastado porque deu para sentir que o efeito teflon do lula é realidade.Não pega nada com o suposto presidente.Nem com os ratos que ele permite o rodearem.O homem diz que não sabe de nada sabendo de tudo e diz saber tudo quando de nada sabe.Verdadeiro mestre da arte de mentir só perde pára o diabo.
    Também ando entrando no blog do Contrera.è meio difícil entender realmente o Contrera.Ele mesmo admite esta dificuldade quando afirma que vem procurando dizer e definir algo que ele mesmo não sabe o que é.Bem meu amigo (os dois ou três que estão lendo) agradece estar com todos e vamos comemorar desejando ao dono do blog que continue nos orientando.Não digo conduzindo porque não somos manadas.Somos livres graças a Deus.Nesta condição cada qual deve respeitar a liberdade do outro e teremos em breve,motivos para mais comemorações.Talvez não muito distante possamos comemorar a solidificação de novas amizades neste mundo virtual.Parabéns a todos nós e ao Gerald também.Vampiro dei uma olhada e alegre notei que até agora as entradas para Feridas já somam 306.Será que vem mais por ai?!Vamos esperar para ver.
    Até uma próxima entrada e obrigado a todos.

    Pacheco.

  23. Para .

    Tene Cheba.

    Peço permissão e ouso acrescentar como lembrança ao teu excelente comentário:

    A saida do caos é sempre melhor realizada por meio da luz.

    Não sei porque digo isto agora.Deve ser empolgação pelo aniversário.

    Vou teclar enviar.Obrigado.

    Pacheco.

  24. MACONHEIRO

    FEIÚRA ????!!!!!!! SALVADOR GANHA DE TODAS AS CIDADES DO MUNDO.A DESGRAÇA DA CIDADE NÃO TEM NEM CALÇADA!

  25. Dilma

    A cidade está feia, decrépita, o cidadão baleável, morto-vivo! Existe cultura no eixo Rio-SP? Adorava seus textos nos anos’80!

  26. M.M

    Há uma réplica tosca do Cristo Redentor na margem sul do rio Tejo, em Portugal, um lugar pobre, um Cristo medíocre. Mas mesmo assim não deixa de atrair as atenções de turistas desavisados, como de um homem asiático que me parou na baixa de e na tentativa de lá ir, gritava algo com “Brazille, Brazille” e abria os braços, talvez pense ser uma das 7 Maravilhas.
    Espero que o Cristo do Rio não tenha tendências gays nem narcisistas, e que não tente casar com o Cristo do Rio…Tejo.
    Seria algo por demais tenebroso.

  27. DIZ ALGO DE NOVIDADE, INTELECTUAL AFEMINADO !!
    SAMPAU-LISTA NÃO DANÇA QUADRADINHO, NEM TEM NEUROSE DE BOMBAS ATOMICAS, SÓ OS MELIANTES COMUNS OS QUAIS EXISTEM EM QUALQUER BECO NE NY OU PARIS , ASSIM COM0O EM ROMA AONDE FUI TOTALMENTE LIMPO POR SEUS ACECLAS MELIANTES, BAGAGEM DO HOTEL, SEM LENÇO E DOCUMENTO.

    CONTA ALGO INTELIGENTE, DIFERENTE AO DO NORMAL NESTE MUNDÃO AFORA COMPADRE !!

    OU ESTA USANDO A ESCRITA COM DIARREIA CELEBRAL ??

  28. QUEM É GERARD THOMAS?QUEM É ESSE TIPO?? NUNCA OUVI FALAR! JÁ GANHOU ALGUMA MEDALHA, FOI GOVERNADOR DE ALGUM ESTADO, SURTIU ALGUM EFEITO? FEZ ALGUM FILME?COMEU ALGUMA GOSTOSA? NUNCA OUVI FALAR!IRRELEVANTE!

  29. Abismado

    Não sei o que eu vim fazer aqui.
    Mais do mesmo: gente que se projeta falando mal de uma realidade não vivenciada. Aliás, falar mal seja-do-que-for continua, como sempre, dando muito ibope.
    Aos que ficam, boa sorte

  30. Só acho esse cara muito bronquinha, o Brasil não é lá essa coisas, mas tb, não é tudo isso que esse puxa saco de americano tá falando, fiquei surpreso ao ouvir que o transito de algumas cidades dos EUA é muito pior que o de Sampa .. esse é o tipo de cara que nunca da soluçao para os problemas, é contra tudo e todos, deve ser muito desagradavel de conviver com uma pessoa assim …cê é chato mesmo … raivinha neurotica …

  31. Flor_do_nilo

    Salvador está feia e o Prefeito ainda quer fazê-la mais feia.
    Caetano bradou descontente pq querem mudar a calçada tradicional por um piso de granito.
    Não precisa desvirtuar a paisagem da cidade precisa-se apenas conservar o que já tem e embelezar os pontos menos favorecidos!!
    Infelizmente SSA não tem um Jaime Lerner!!
    Thomas..venho sempre aqui no blog..caladinha..leio..e saio timidamente pq são tantos comentários inteligentes que fico so curtindo.
    Um beijao grandao..
    Flor

  32. Naldo Valença

    “São caboclos querendo ser ingleses’.

  33. AMIGO THOMAS…

    Continue escrevendo…

    Tomara que você comemore 10 anos…

    Minha homenagem…

    E O TEMPO NÃO DEVORA

    ( Lailton Araújo )

    Será que sou um passageiro de um trem noturno
    viajante sem rumo nas terras européias?

    Será que sou um cidadão do mundo nos aviões
    voando sem metas nas retas continentais?

    Talvez eu seja um aprendiz de poeta escrevendo
    os versos que voam e viajam sem métricas

    Será que sou o protetor dos desertos, guardião órfão
    guerreiro sem armas, lutando por igualdade?

    Será que sou o diretor das minorias, amado e odiado
    por críticos ferozes, nas arenas das comunicações?

    Talvez eu seja um homem tímido, buscando novo ar
    e formas de sobrevivência sem dar um único grito…

    Sei que não sei o que sou e não saberei o que virá
    e viajarei nesse mundo seguindo o que Deus mandar

    Serei sempre um andarilho nas novas vielas do acaso
    e falarei de amor em versos longos e abstratos

    Foi a arte que aproximou os nossos caminhos
    nas distâncias que o tempo marca e não devora

    Abraços.

    Lailton Araújo

  34. Acarloz

    Não creio que comentários de um intelectalóide decrépito sobre Sp devam ser levados a sério, porém depois de tantas críticas, seria decente que riscasse de seu mapa essa capital do terror, segundo sua análise. Não venha aqui apresentar o conteúdo distorcido de suas idéias, tentando ganhar dinheiro para manter-se em sua vidinha medíocre em NY, vá para outros estados onde talvez consiga angariar alguns donativos…

  35. O Vampiro de Curitiba

    É Gerald, você está falando dos “tubos” do Jaime Lerner, né? Aqui funcionam muito bem, obrigado! Sempre lembrando que Curitiba NUNCA teve um prefeito petista. O atual prefeito, Beto Richa, do PSDB, está com 84% nas pesquisas pela reeleição. A candidata do PT está com 2%!!!!

  36. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, não adianta ficarem nervosinhos! Já cortei dezenas de comentários mal educados, se passou algum, me avisem, please!

  37. Mairon

    CELEBRAL?? oO

  38. giovanni

    O triste de Sao Paulo é que ela me lembra uma cidade onde vivi:
    – existiam as pessoas do grupo A que gostavam de ir em um certo lugar;
    – as pessoas do grupo A paravam de ir para aqueles lugares quando as pessoas do grupo B começavam a ir.
    – com isso se reinventavam novos lugares;

    Entao, o Centro é decadente, a Paulista está decadente, os jardins tende a decadência.
    – Inventaram um lugar que é a Berrini que é o nada. Apesar de movimentar muito dinheiro não tem nada. Nada cultural. Nada de restaurantes. Nada de moda. Nada de paisagem. Nada de diversão. Nada.
    – Inventaram lugares em que as pessoas não andam a pé. Nem podem andar, como o Morumbi.

    Paulistas não gostam que falem mal da cidade. Aliás, brasileiros em geral. Críticas são proibidas. Com isso não melhoram. Vivem nesse mundinho de exclusão auto-excluída. Eu me excluo de tal lugares. Eu me excluo do metrô. Eu me excluo de andar a pé. Aliás andar a pé é um esporte. Só deve ser praticado aos fins de semanas nos parques.

    o Paulista é um auto-excluído.

  39. Vc é muito bronquinha, sampa é sampa, vc é nordestino frustrado que vive fora do país, puxa saco de americano, imaginou o que seria o Brasil sem São Paulo ..!? Deve ser muito ruim conviver com uma pessoa igual a vc, nada tá bom, crítico em tudo, é companhia desagradável … Seu chato, os paulistas deveriam boicotar seu blog de meiia tigéla, conheço o Brasil e tb a Europa, tenho cidadania Italiana e mesmo assim nunca mudaria de país, passear sim morar nunca, vc é sem competencia precisou ir para longe, conviver com os gringos pra poder ter um lugarzinho ao sol … seu chato e irritante …

  40. Naldo Valença

    O Vampiro de Curitiba

    “Grande coisa!”

  41. zen

    Parabens pelo seus comentarios de modo acido, irreverente e verdadeiro.
    Rio ofusca tudo com sua beleza natural em tempos guerrilha e caos.
    A esperança ainda é a ultima que morre …

  42. João Segundo

    O G. T. esqueceu de mencionar que os comentários são de altíssima qualidade, postados por pessoas que dispõem de seu precioso tempo para compartilhar as pérolas que povoam seus pensamentos – pares à altura do blogueiro, que não deixa de ser uma espécie de comentador mor.

  43. xico

    Nunca acreditei em metrópoles. A partir de 500 mil habitantes a qualidade de vida cai. E aqui, no Brasil, o fator corrupção dos políticos e administradores públicos contribuem para termos cidades caóticas. Em consequência, faltam: educação ao povo, serviços públicos essenciais garantidos pela Constituição, efetivo emprego das verbas públicas nos seus fins, etc…
    Gerald, nunca sai do Brasil, mas será que essas grandes cidades citadas por você não tem nenhum problema. Não existe um mendigo, um batedor de carteira, uma gangue, um corrupto ? Se não existe aí é o céu e aqui é o inferno. Ou não ?

  44. Fabiane

    Você é mais um com mente de colonizador, adora ganhar dinheiro no Brasil, mas mesmo assim não perde a oportunidade de criticar a terra. Ingrato é o que você é. Se aqui é tão ruim, porque não some daqui?

  45. ricardo scheible

    Velho, se tá achando ruim, faça um grande favor: Vai embora para o primeiro mundo e poupe-nos da sua obviedade, que não é um direito seu, e sim de quem é daqui e tem esta longa jornada pela frente, que é transformar este país. Não precisamos de sua ajuda imbecil.

  46. Luciano

    Se voce procurasse estudar mais e descobrir os mecanismos de segurança dos pagamentos via internet não teria assunto para esse post. Pague pela internet e ganhe mais tempo para escrever outros assuntos

  47. Thaís

    Maior pesadelo que você não existe!

    Placenta (mal) criada!

  48. Dum De Lucca

    Para começar seu texto é fraco e prepotente. Além disso, tive a infeliz oportunidade de te conhecer em um evento que cubri e te achei insuportável. São Paulo é ruim??!!! Sim, tem muitos problemas, como o Rio,dominada pelo poder paralelo dos bandidos, milícias e corrupção, tão comuns no Brasil. Seu perfil é claro, detona, critica, mas de forma rala e sem profundidade. O seu problema é se achar muito bom no que faz, quando na verdade é mediano. Bom mesmo são o Antunes Filho e o Zé Celso, que não são afetados e hipócritas. Veja bem, não estou sendo grosso nem agressivo, apenas te leio de forma imparcial. Quem é você em NY?

  49. RALC

    Gerald, parabéns por estar sobrevivendo, nada fazendo de positivo, nada acrescentando. É caso a ser estudado no futuro.

  50. Maria Dirce

    O Paulo HENRIQUE aMORIN, PERGUNTOU EM SEU BLOG QUEM VC GOSTARIA QUE FICASSE NA CHINA.eU PERGUNTO A VC SEU PORRA LOUCA, PQ VC NÃO FICA NA INGLATERRA, OU USA SEI LA DE ONDE VC VEIO, SEU FLUTUANTE.lAVA ESE CABELO TEU ENCEBADO TA?

  51. Luciano

    bicha velha é um problema ne… tem HÔÔORROR a pobreza ne? Noooossa quérida, isso me estafa. Pare de dar faniquito e escreva algo com consistencia, ou então libera o espaço pra outro.

  52. maria luiza silva

    Olá, Gerald,

    Nunca gostei de vc., tenho gastura, sei lá, + pela primeira vez lí esse blog (está chovendo e ventando aqui no Guaruja há 3 dias e não tive nada melhor p/fazer) e minha educação me obriga a dar os parabéns sempre q alguém accomplishes alguma coisa, portanto, parabéns pelos 250 comments em apenas 3 meses…

    Como adoro polêmicas/polemizar e gostei deste assunto talvez me torne uma neo-Flutuante, pelo menos por alguns dias, até q vc me injurie ou meta o dedo numa ferida muito doída. Gostei do q vc escreveu, acho q apesar de tudo, ou p/causa de tudo, vc tb ame Sampa, como eu, daí falar mal c/tanto amor… pena que divagou, tergiversou, acabou deixando o mote morrer e passou a falar do Rio (seu comment sobre o Bar 20 me remeteu à minha infância, qdo. minha mãe me levava de bonde, cuja parada final era o ditocujoreferido local e ainda andávamos umas 2/3 quadras até à escola em Ipanema, próximo à N.Sra. da Paz… ainda não existia a Cruzada S. Sebastião, eu morria de medo do leãozinho do Jardim de Alá… bons tempos, bons tempos… mas divago tb!). Sou carioca de nascimento, paulistana (e são-paulina) de coração e por adoção: Sampa me adotou, acabou de me criar e me tornou o q sou hoje (sei lá o quê, + estou “sastisfeita” comigo mesma!) e acho q o amor nos dá o direito de criticar construtivamte o objeto de nosso amor p/moldá-lo + à nosso gosto e feitio (vide “filhos”…), porisso entendi vc . completamte.

    O objetivo deste é apenas parabenizá-lo, colocando-o em observação e provisóriamte em meu coração, mas não resisto em deixar uma pequena contribuição como uma oferenda de paz: US-Ah!

    Bjão

  53. ELIETE

    CRITICA SAO PAULO , MAIS ESQUECE QUE SAO PAULO JA RECEBEU SEU LIXO CULTURAL MUITAS VEZES …. EU SOU UMA PESSOA QUE JAMAIS PAGARIA PRA VER SEU LIXO ….
    CAUSAR POLEMICAS E COISA DE GENTE BAIXA E VC E UMA DELAS
    SAO PAULO NAO AGUENTA MAIS ESTES LIXOS CULTURAIS ……..

  54. Alo turma de enfezados.

    Qual a razão de tanta raiva incontida.?Do que vale agredir?
    Talvez a intenção do Gerald seja em apontando defeitos clamar por consertos.Quem vai negar que os defeitos apontados existem?!Calma não faz mal a ninguém.Se o agredido desejasse poderia se calar e pronto.Comentando fica exposto é claro.Combatam então com modos.Gritar,espernear ou usar de termos não adequados é passar atestado de incapacidade de argumentação.E se à vontade de aparecer for muita existem melhores meios.è só ser inventivo.Quando um não quer dois não brigam.Em tempo.Quem pretender me atacar e possivelmente me taxar de puxa saco não adianta.Vai perder tempo.Vai gastar palavras e não vai atingir o alvo.Para os menos avisados não conheço o GT e nunca assisti uma de suas peças.O que sei dele aprendi aqui mesmo neste blog.E eu defenderia qualquer um que estivesse sendo atacado injustamente.Destruir é fácil.Vamos então procurar construir algo.
    Obrigado.
    Pacheco.

  55. Eu cheguei aqui em 1964, com 20 anos e nunca mais consegui sair .Trouxe, na bagagem, os meus sonhos e os meus pesadelos. Queria mostrar aos meus amigos, as minhas amadas que poderia vencer. Tudo nessa cidade me impressionava e eu comecei a escrever e escrevi o meu próprio epitáfio.

    Ruas de São Paulo

    Eu passava pela rua…
    Era gente que eu via
    que passava, sumia
    nas eqüinas quebradas.

    Eu sentia saudades da minha terra
    onde a rua não tem pressa,
    nem barulho, nem nada.

    No tumulto da cidade…
    Se corro me canso,
    Se paro, não alcanço
    tenho que correr!

    Um dia…
    estatelado
    no asfalto quente vou morrer!

    Mas, como?
    Morrer sem gloria e sem destino
    eu era apenas, um menino
    que queria crescer.

    Subir os picos da gloria,
    riscar o meu nome na historia,
    aparecer na tv.

    Esquecido no jazigo da Quarta Parada,
    a minha vida deu em nada.
    Queria tanto viver!

    Viver para crescer,
    crescer para vencer,
    vencer para voltar
    e procurar você.

  56. O Vampiro de Curitiba

    Não sei porque tanta revolta das loucas! Ficaram ensandecidas!
    São Paulo tá um lixo mesmo. O Rio não fica muito longe, não!

  57. Ann

    E pensar que ja cheguei a gostar dessa criatura vil.

  58. O Vampiro de Curitiba

    NO FUNDO, SÃO UM BANDO DE INVEJOSOS! ME POUPEM!

  59. SUZANA REIPERT

    olá

    Você não passa de um pernóstico e presunçoso.

    Fique onde está !!!

    Suzana

  60. iza

    Sao Paulo e uma torre de babel local, ninguem se entende e nao existe interresse nenhum do pessoal que administra pra mudar. Dinheiro tem, sempre teve, falta vontade.

  61. Cesare

    Sampa é uma bosta , Rio uma merda e o mundo um cocô.
    Adoro fezes …..
    Praga é bonita e Paraty também, apesar de suja, fedida e cheia de problemas sociais como a maioria dos lugares do mundo inclusive Londres.
    Cesar – Araraquara
    cas.au@ig.com.br

  62. Naldo Valença

    Concordo com Giovanni
    Sou paulistano e sei, tanto como já fui, que paulista é prepotente e egocêntrico como qualquer norte americado simplesmente pelo fato de estar em posição econômica mais agradável em relação a outros estados e até mesmo países latinos.
    E tenho que admitir também que embora nunca fui com sua cara, por preconceito, ganhou mais uma, não admitimos criticas e opiniões divergentes.
    Saudades da guerra fria.

  63. João Segundo

    Provincianismo paulista, além de injustificado, é odiável. Todas as críticas, vindas ou não de um egresso, fazem muito sentido. É uma cidade que se orgulha das mesquinharias que o capital econômico construiu e se envergonha de seu povo multifário-brasileiro. Incrível, mas ainda vale pensar antropofagicamente, depois de décadas, como solução artística e social para este reino de um Anchieta, excludentemente genocida. Aqui em SP, a cultura nacional dá indigestão no casta provinciana que assiste sptv. E a vida globalizada vira sinônimo de de daslu… É um nicho em que a classe média se orgulha de posar de novaiorquino, tomando café de U$ 10,00 no Starbuck, com as caras sonsas vidradas como personagens de novela. Multiplicados nos balcões dos Shopping Centers, fantasiados de globais, posam os vazios de suas vidas familiares pensando que podem disfarçar as tumbas matrimoniais de onde saíram. Lamentável acreditar que SP seja amada às cegas, com podridões escamoteadas, por gente que apóia a monarquia que domina seu governo há 16 anos. Amar SP é encarar suas mazelas e odiar quem vive delas.

  64. gthomas

    Vamp!
    Cade a nossa turma???
    so reconheco pouqissimos nomes!
    O que esta acontecendo?
    Assaltaram o Blog?
    anunciaram ele no Diario Popular ou no Pravda?

    LOVE
    G

  65. Naldo Valença

    João Segundo

    Muito bom!

  66. Renato

    Isso por que você não mora em Brasília. hehahahahahhaah Essa cidade aqui é uma cidade engessada. não se permite que se faça nada nela. a cidade não pode crescer para cima, só para os lados. prédios residenciais no máximo só de 6 andares. Estão construindo um bairro que se permite até 20 andares agora, mas apenas um bairro para a classe média alta. Comerciais de no máximo de 12 andares. 30 minutos de carro se vai de um lado a outro da cidade. Acho que eles decreteram Brasília como patrimônio cultural da humanidade antes mesmo de a cidade estar pronta. Péssima idéia do Juscelino Jk ter escolhido o Oscar Nyemayer para fazer a capital do Brasil. Fez parecendo a cara dele. Eu, se presidente fosse, mandaria destruir tudo do e começar tudo de novo. Mas dessa Vez mandaria Construir A Capital. E não essa coisa engessada, tediosa, de uma simetria esquisita que é isso aqui. . Aqui, podem ter certeza, não se tem muita coisa para fazer, não!

  67. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, esses são os mais bem educados!!! Abriram os portões do Inferno!! É a revolta dos ressentidos!!!!

  68. Naldo Valença

    gthomas

    Por isso mesmo que nunca fui com sua cara.
    “Sempre foi de turminha!”

    Abraços.

  69. Pois eh, SP eh tao ruim mas ninguem sai daih, de onde vieram os 20 milhoes de habitantes , entao de diversas partes do Brasil e do mundo??? O que SP tem menos eh paulista.
    SP esta um caos, verdade, e qual cidade do Brasil nao esta???
    Quem nao esta feliz, mude-se, o Brasil eh imenso, lindo, bonito, praias, sol, calor, montanhas. Nao tem necessidade de ficar em SP, alias SP ja tem gente demais: alias, vindo de Nova Iorque, nao fique em SP, porque nao vai para o RJ, Fortaleza ou Maceio, Floripa?? Sao muito lindas e organizadas.
    Londres tambem esta um lixo, se vc nao sabe. Pegue metro no horario de rush para ver o que eh bom para a tosse. De um pulinho a noite em Hackney ou Brixton, para ver se vc sai de la vivo. Passear em volta do Big Ben eh bonito e luxuoso, mas vai para outros bairros, andar pela cidade. Ate Genebra tem placas avisando “cuidado com suas carteiras” em plena estacao de trem central….isso porque eh uma das melhores cidades do mundo !!!
    Cara, ninguem eh obrigado a ficar onde nao esta afim. O Brasil eh gigante e o mundo eh enorme. Faca SP um pouco melhor retirando a sua pessoa de la, ja que SP ja esta mais do que lotada e cheia de problemas e pessoas como vc , reclamando mas nada fazendo de concreto para melhorar a cidade.

  70. POR QUE SERÁ QUE EM SÃO PAULO, NÃO, MELHOR, NO BRASIL, TEMOS A CULTURA DAS FILAS E DOS INÚMEROS PAPÉIS E CARIMBOS PROTOCOLADOS POR JOSÉS E MARIAS QUE SEQUER LÊEM NOSSOS DOCUMENTOS?

    1- Porque acreditamos incredulamente na Autoridade das instituições. Fazemos corpo mole quando nos interessa, mas sabemos fazer o jogo das amizades e conchavos nos balcões institucionais, sempre que o nosso está na RETA;
    Exemplo: pedreiro bêbado no Banco do Brasil reclama da ausência de fila para idosos e mulheres gestantes. A fila xinga o pedreiro de bêbado e diz que, para passar na frente, tem que comporvar se é mesmo idoso ou gestante. Não importam os cabelos brancos, pele enrugada u barriga proeminente. A gerente do banco concorda, diz que não há fila preferencial, pede ao segurança convidar o “cidadão alterado” a se retirar, ele vai embora, a fila toda ri. (Isso ficaria ótimo numa peça, não?)

    2-)Porque adoramos xingar, pelas costas, os funcionários que não lêem nossos documentos, mas sabemos fazer um senhor corpo mole e usar toda nossa autoridade institucional para ferrar a vida dos cidadãos quando estamos do outro lado do balcão, digo, do lado institucional do balcão.

    3-)Porque adoramos pensar na possibilidade de que, se conhecêssemos o gerente do banco ou o responsável pela instituição da qual requisitamos nossos documentos, FARÍAMOS MUITO PIOR, E DEIXARÍAMOS O MÁXIMO DE “VACILÕES”ESPERANDO NA FILA, ATRÁS DE NÓS, É CLARO.

    Resumindo: ADORAMOS O AUTORITARISMO QUANDO ESTAMOS NO PÓLO DO PODER E AMAMOS A DEMOCRACIA QUANDO ESTAMOS NA MERDA.

    um abraço do Carcará

  71. Em 1998 eu estive em Bogotá, com alguns colegas, trabalhando no Bug do Milênio. Um dia , a caminho de uma lanchonete, para comer um hambúrguer de pinto, eu disse aos colegas mais jovens. Isto aqui é São Paulo, dos anos 60. Ônibus antigos, arquitetura inglesa. povo bem vestido, gente educada, mulheres castas, confeitarias, galerias de arte, pouca miséria aparente. Não importa, onde você está, importa onde o seu coração esta. O coração do paulistano está no passado porque a cidade que eles defendem não existe mais.

  72. O CORVO

    Maria Dirce, citar o Paulo H.A é demais, ele bota banca de jornalista, mais vendeu a sua alma ao diabo – é o maior CAPACHO do “bispo” Edir –
    O blog é livre para criticar ou elogiar – elabore uma boa crítica dê a sua opinião e pare de citar dublê de jornalista.

  73. Renato

    Venha para Brasília, onde o nada se faz o caos! só que o caos mais entendiante que essa não há!

  74. Antonio Moraes

    Bem será difícil um diálogo, pois sua verborragia segui seu desorndado fluxo de pensamentos. Moro em SP, no “centro expandido” e ADORO este CAOS. Nasci aqui, e peguei o final do crescimento desenfreado, acelerado na década de 50. Nenhuma cidade resiste a isto. Mas é questão de dar tempo ao tempo (e escolher bons prefeitos). Com relação ao balneário, me assusta um barão da mídia ter imposto uma ação governamental – enterrar os fios. Foi na época da ditadura militar, não ? Quando todos os “presidentes” – se não me falha a memória – eram de lá … De qualquer modo, ações para resolver o que você considera problemas, custam $$$. E boa parte de parte renda gerada por aqui – estado e município -, sob a forma de impostos, vai para o governo federal, que a manda para outros lugares, incluindo o balneário. A distribuição não leva em conta a relação população/local – como no congresso e senado, no qual um senador do Acre tem o mesmo valor que um de SP, mesmo representando um infinétisimo da população. A solução considero simples. Monarquia absolutista, eu como imperador. Mas está difícil conseguir apoios … Voltando ao CAOS. Gosto dele, e me adapto. Optei morar no jardim paulista – pagando mais caro por isto, para ter acesso fácil aos lugares que frequento. simples. Ando de táxi – não tenho que me preocupar com estacionamente, flanelinhas, ruas esburacadas, etc. Tenho conta em bancos, pagando todas minhas contas via internet, sem sair de casa. Não entro em bancos – como não atraso minhas contas, isto não é problema. Retiro dinheiro nos ATMs que, em alguns lugares, perto de onde moro, ficam abertos 24×7. Assaltos ? Fui assaltado uma vez na praça roosevelt, por dois indivíduos, uma com uma faca afiadíssima de 30cm. Mas isto também pode acontecer em qualquer parte do mundo. Sobre o cruzamento da rebouças com a herinque schaumann/brasil, estava uns três meses atrás em um táxi. O condutor ouviu – o taxista me diste isto logo em seguida – um dos praticantes de malabares expulsando um moleque que estava armado. Mas isto não me impede de atravessar A PÉ aquele pedaço, quando quero.

  75. Gustavo

    Enfim acabaram-se as olimPIADAS. Voltemos a realidade. Voltemos a chapa Obama-Bin.

    Ah… SP… já morei, já namorei, já deixei… Também sou mais o RJ.

  76. Edward

    Não tenho nada para falar de São Paulo, não moro lá. Posso falar sobre as notícias de São Paulo que chega até mim. Mas não posso falar nada de São Paulo. São Paulo é um dos quatro evangelistas do novo testamento…

  77. G.omes...!

    #### Paulistanos, pode não parecer mas os restaurantes do bixiga estão aí, as livrarias e as bancas de jornais, o punk rock underground e o Adoniran Barbosa, o “ôrra meu!”, a Acheropita … …. …..
    #### Parecemos, ou somos, a minoria numa cidade infestada de Pedros Biais na tv, comida ruim em restaurantes de 2a, pancadão carioca nos porta malas abertos… … ….
    #### Aos poucos que sobraram por aqui, paulistanos ou não, busquemos valor!!!!
    #### cuidado, os zumbis estão a solta!!!!!

  78. Naldo Valença

    Renato.

    Por isso estou gladiando na net, sem pedir licença ao dono do blog e seus colaboradores, num hotel, num domingo de Brasília.

    Quer tédio maior?

  79. Sandra

    Ah ah!!! Mas o Rio não tem o Borba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  80. Sandra

    É não é só Bujão a gás não senhor!!!!!! Já viu os que tocam Beethoven? Cultura pura!!!!

  81. Sandra

    E garanto que no Rio não tem pamonhas de PI-RA-CI-CA-BA!!!
    É o puro creme do milho! É o puro curau e pamonha!

  82. Renato

    Naldo Valença

    rsrsrs, cuidado, meu. Esse tédio daqui é de pirar qualquer um. Brasília é o pior dos labirintos, é um labirinto sem paredes!

  83. Sandra

    E em NY tem CPTM??? Tem???? Tem???
    Cultura pura!!!!!
    Você entra no trem, perdão, na composição “que não trafega com as portas abertas” (sai logo! Senão a gente vai arrebentar essa merda!)
    Dá um passinho para frente coletivo, cheio de calor humano e ternura, e recebe uma massagem, compra um moranguete ou um biscoitinho de polvilho, um insenso, recebe ensinamentos religiosos, intera-se da política, quando o maquinista está de bom humor, ainda te brinda com uma linda canção!

    NY tem isso? NÃO!!!!!!!

  84. Sergio

    a melhor coisa do Rio é q os cariocas se amam tanta q eles não saem de lá. pode reparar o qto é dificil encontrar um carioca em outra parte do brasil. vc encontra mineiro, paulista, gaúcho, agora, carioca, qse nenhum. isso é ótimo, pois se deus deu ao rio essa natureza toda, ainda colocou lá um povinho chato q dói. Em relacao a SP, Thomas, uma cidade nao se constroi somente de Infra e coisa e tal… Se o povo brasileiro é tão legal qto todo mundo fala, SP é a única cidade no país que reúne gente de todas as partes, com a vantagem de excluir cariocas. Ou seja, pelo povo, SP é a cidade perfeita. Infra estrutura se constrói, mudar o povo é mais difícil. Ah, obviamente, nem tudo é perfeito e por lá (pelas ruas de SP) ainda circulam os baianos. Queria q os baianos fossem tao orgulhosos de seu Estado qto sao os cariocas de sua cidade. Mas nem tudo é perfeito.

  85. Sandra

    E já perguntou alguma informação em Sampa? Puta oportunidade para conhecer Sampa inteira!!!!!!

  86. Sandra

    O meu! Tem gente sentindo falta dos out-doors, e você quer que enterrem os fios!
    Por mim, quem sente falta pode levar todos para frente de sua casa.

  87. pilungo

    GT, “não concordo com a sua forma de pensar, mas daria a minha vida pelo seu direito de opinar”
    A questão de São Paulo é simples. Quem bebeu da sua água, casou, teve filhos, enraizou, acabou amando esta terra . Para os não nativos, nem a nossa terra natal nos oferece hoje em dia tantos atrativos.
    Eu vivo nas ruas, conversando, perguntando, me apresentando, e em resumo, sou bem tratado, sou respeitado, sou bem vindo.
    Adoro trocar idéias com a população, a juventude sempre alegre e solícita. Essas idéias pauli-trágicas não me convencem. Morar aqui é uma questão de amor. Como morar com a minha mulher a Gumersinda, não é uma belezura, pesa 90 kilos, mais….. me dá sombra no verão e me aquece no inverno. Não a trocaria por nenhuma outra. É o carinho que nos une, o mesmo que finca-nos nesta cidade para sempre. Para vê-la crescer e ficar-mos orgulhosos de saber que nós fizemos parte disso. Que deixamos a nossa participação, a nossa ssinatura.
    GT, continue escrevendo, ganhe o seu quinão honestamente e não fique indiferente com esta nossa cidade. Adoro o seu ódio, isto nos prova que vc está muito perto do amor.
    Conheço bem esta cidade e a sua população. Eu sou moto boy.

  88. Renato

    São Paulo pelo menos tem todas essas coisas, em Brasília se peca pela falta de coisas.

  89. Sandra

    Gerald, você vai ficar muito bravo se eu disser que Sampa é a sua cara (imagine eu falando isso com sotaque paulista)? Seu humor até muda quando você vem para cá: fica mais cínico, mais provocador, mas mais leve.
    Mas a gente não é egoísta: emprestamos você para o mundo!

  90. Sandra

    Oh povo aí de cima! Qual é o paulistano que diz que Sampa é linda? Isso é coisa de carioca. Todo dia a gente reclama das mesmas coisas que o Gerald reclama. O caso é que a gente gosta de Sampa assim mesmo.

  91. Sandra

    Mas é sério: Já pensou em usar a Internet para pagar as contas?

  92. Paulo Rangel

    É meu caro, é por essa e por outras que eu desisti de São Paulo, depois de 23 anos em Sampa volto para o Rio para viver.
    voltarei sempre, a passeio.
    Abraços

  93. Sandra

    O mais interessante é quando a gente fica em Sampa no feriadão, a cidade está vazia, sem filas,…. E as pessoas desoladas: Como São Paulo está triste assim vazia…

    É VERDADE!!! EU JURO!!!! AS PESSOAS FALAM ISSO MESMO!!!!

  94. pilungo

    GT, “não concordo com a sua forma de pensar, mas daria a minha vida pelo seu direito de opinar”
    A questão de São Paulo é simples. Quem bebeu da sua água, casou, teve filhos, enraizou, acabou amando esta terra . Para os não nativos, nem a nossa terra natal nos oferece hoje em dia tantos atrativos.
    Eu vivo nas ruas, conversando, perguntando, me apresentando, e em resumo, sou bem tratado, sou respeitado, sou bem vindo.
    Adoro trocar idéias com a população, a juventude sempre alegre e solícita. Essas idéias pauli-trágicas não me convencem. Morar aqui é uma questão de amor. Como morar com a minha mulher a Gumersinda, não é uma belezura, pesa 90 kilos, mais….. me dá sombra no verão e me aquece no inverno. Não a trocaria por nenhuma outra. É o carinho que nos une, o mesmo que finca-nos nesta cidade para sempre. Para vê-la crescer e ficar-mos orgulhosos de saber que nós fizemos parte disso. Que deixamos a nossa participação, a nossa assinatura.
    GT, continue escrevendo, ganhe o seu quinão honestamente e não fique indiferente com esta nossa cidade. Adoro o seu ódio, isto nos prova que vc está muito perto do amor.
    A pesar das teorias irrelevântes ou das opiniões subjetivas, posso afirmar que conheço bem esta cidade e a sua população. Eu sou moto boy.

  95. Sandra

    Fora que a gente é mais gostoso mesmo! Melhor cidade do mundo! Sabem? Mundo… aquilo que fica ao redor de Sampa!

  96. Gustavo

    E acabei de ler no site da concorrente que a Dinamarca que um dia foi de Hamlet é o lugar mais feliz do PLANETA.

    Depois dessa vou tomar uma Carlsberg.

  97. Tene Cheba

    Discordo, muito melhor, eu não concordo, o Rio e o Estado do Rio, sofrem, muito, demais, temos uma classe política horrorosa, oportunista,, com raríssimas exceções, coisa escassa, tipo Tigre de Bengala, Mico Leão Dourado ou Orogotango Cor de Rosa. No Subúrbio, local em que nasci, tudo abandonado, pior que o caos. Não quero nem citar a região metropolitana, tudo muito pobre, nada compensa a visão chocante de Seres Humanos assaltados, violentados na sua cidadania. Aqui tem petróleo?Tem, e muito, temos tudo e não temos nada, 49 mil km² de terras abençoadas e saqueadas também, somos filhos da pouca vergonha do populismo, com Lula Lá, com Garotinho Dó e eu no Sí, e todo mundo Só, porque só o Ré prospera por aqui. Nascer no Rio, é botar o bloco na rua com a ré engatada. Qual é, mintam para mim, digam que São Paulo é muito melhor. Agora, nem tudo são urtigas, tem também o suco de tamarindo, que nem com dezenove kilos de acúcar adoçam este que deixa o limão doce.

  98. O Vampiro de Curitiba

    E quem está na frente das pesquisas em São Paulo? O PT!!! Pasmem!!!! Chego à conclusão que paulistas e petistas se merecem!

  99. Tene Cheba

    Taí uma cidade que eu gostaria de conhecer, Londres, não pelos Pubs, cervejas, whiski, ou mesmo pelos inexistentes vinhos ingleses, britânicos, não, juro que não. Mas, …não vou me arriscar, gostaria de conhecer e pronto.

  100. Antonio Moraes

    esqueci. A mediocridade é que precisa de símbolos. Para a privilegiada minoria, os conceitos são suficientes. Mas, a bem da verdade, no caso daquela coisa horrenda de braços abertos, simbolo, conceitos, interpretações e instiuições associadas são podres.

  101. Antonio Moraes

    sou paulistano. Não sou classe média,nem mediano em meus gostos e pretensões. Por isto NÃO voto no PT.

  102. Tene Cheba

    Tá na frente mas não ganhou, Dona Marta, não a da São Clemente, vai ganhar mais um ministério bolado e inventado pelo Lula. Posso imaginar, talvez, o Ministério Para a preservação das Antas Paralyticas, com “Y” mesmo por causa da numerologia, é para que dê certo, não poderá falhar de novo, “como” nos aeroportos, nossa!!!

  103. Antonio Moraes

    sobre teatro. Para quem estiver em SP recomendo Insignificância. Inteligente texto em, hum, boa montagem no Ágora.

  104. Tene Cheba

    Ops! Cristo é lindo, feio são os seus pés.

  105. Sandra

    Vamp, a Marta não ganha.

  106. Tene Cheba

    Conheço São Paulo, não por completa, muito desvairada, incessante, nos locais em que baixei, tudo muito amistoso. em termos gastronômicos uma perdição.

  107. O Vampiro de Curitiba

    Sandra, deus te ouça!

  108. Sandra

    Vamp, aposto em Kassab, como apostei em Covas. Ele começa lá atrás, vai subindo aos pouquinhos, vai chegando,…
    Quanto às pesquisas, nas últimas eleições elas erraram por uns 10%.

  109. Sandra

    Puxa, Gerald! Ontem, naquele friozão, todo mundo louco por uma boa briga, e os blogs todos calmos!
    Hoje sim! Fortes emoções!

  110. Naldo Valença

    Paulista é tão esperto que paga IPVA mais caro do país e pedágios sem questionar e tá louquinho pra pagar pedágio nas radiais e marginais.
    Sustentam planos de saúde que não funcionam tanto quanto a saúde pública.
    Deixam donos de escolas particulares, seguradoras , e segurança particulares mais ricos e não se importam com o que o governo cobra em ICMS.
    Alguns inteligentes aqui, afirma que tem muito nordestino em SP, pois também tem muito descendente de italiano, japonês, paranaense, gaúcho entre outros afros e portugueses é óbivio.
    O fato é que quem vive em SP se torna tal como pensa o paulista.
    Se transforma, como o judeu que se renegava.
    O baiano de Sampa é totalmente diferente à aquele da Bahia, da mesma forma o paranaense, o gaucho, o mineiro etc…
    A verdade que São Paulo é como NY, não tem raiz, tal como o Brasil é como os Estados unidos.
    Quem realmente é paulista ou quem realmente é brasileiro?

  111. Mau

    Sinceramente, nem SP, RJ, POA, Curitiba. Não vejo grandes diferenças entre as metropoles. Tbm não morro de amores pelas gringas, NY ou Londres …

    Existe muita crença em relaçao as metropoles. Do mesmo jeito que há em relaçao ao brasileiro e sua afetividade (falsária) – o brasileiro trata muito mal seus turistas – prova disso que o turismo é uma joça.

    Eu prefiro Marte. Mas moro em SP – e vivo na zona oeste, e dificilmente cruzo pro Leste ou centro.

    Essa mania da pos modernidade de expansão.

    As pessoas tinham de construir seus micro universos em pequenos espaços pra assim viver mais harmoniosamente.

  112. Sandra

    “o CAOS e o INFERNO dessa cidade me encantam”

  113. Viviane

    Cara e o que você está fazendo aqui em Sao Paulo ainda ?? Comendo e cagando no prato !!!!!
    Caí fora mesmo! Uma certeza eu tenho : minha cidade vai ficar mais bonita quando não tiver a presença dessa sua cara de aidetico !!!
    Idiota!

  114. …Gérald…… . . . . . . . ! para “entender” São paulo, você precisa entrar no DNA, dos……. paulistas..!..É aí que móra toda CORRUPÇÃO do nósso PAÍS>>>!..No DNA. dos paulistas. É a térra da MÁFIA das comunicações, é a térra dos OPORTUNISTAS, é a térra dos BEM SUCEDIDOS PUXADORES de tapete, é a terra das SECRETINAS que DÃO, prôs “chéfis”, é a térra da CRASSE MÉRDIA que anda com camiseta ” I LÓVE NY “, é a térra dos 15 MINUTOS de poderZINHO pra pisá na doméstica, é a térra do ALCAPONE nos ANOS 30, é a térra da policia COVIL pága com nósso dinheiro e SÓCIA do ABADIA, é a térra da TUCANALHA, pois, nos CÉUS, eles REINAM nas MICROONDAS, ANTENAS, REDES de TV, MGHz, AM, FM enfim,…….toda PARAFERNÁLIA da “comunicação” e do judiciário a SEU FAVOR.
    E a você, ODETE RÓITMAN, o PT SÓ NÃO FICOU NO PODER EM sun paulo, por causa do APARATO QUE CITEI ACIMA, OK!?
    Antes de falar BESTEIRA, VÁ SE informar, tá AMIGA…!

  115. Sandra

    Gerald, é muita insensibilidade minha rir ao imaginar você tentando passar na porta giratória dos bancos?

    E o guarda todo gentil: o senhor não se esqueceu do celular? Chave também apita.

    E o povo todo solícito: Moço, você não está usando colar não? Outro dia a porta apitou com meus brincos.

    E logo você vira o assunto da fila:
    -Será que é moeda?
    -Não, moeda não apita!

    Finalmente você consegue entrar. Aí o guarda avisa:
    Na próxima vez, por que o senhor não deixa suas coisas no guarda-volumes?

    E por falar nisso, Gerald! Por que você não usa o guarda-volumes?

  116. Tene Cheba

    O que eu gosto em São Paulo é a sua capacidade de atrair, feia por assim dizer, sem grandes atrativos de relevo ou de paisagem, São Paulo, talvez por inesgotável capacidade de atrair trabalho, segue e vai bem. Não encaro o Rio como a Capital da Cultura no Brasil, assim o quer a Rede Globo, mas desde os Cieps, tudo começou a ruir, a qualidade do ensino fundamental e médio no Rio e adjacências.pública, lógico, é de doer, de cair em prantos. O sistema educacional do Rio é uma píada, da qual somente os políticos conseguem rir. Rio, estado e município tem uma realidade muito maquiada pela mídia nativa daqui, é tudo muito pior do que apresentado.

  117. Sandra

    E se a Lady Liberty preferir o Borba?

  118. mistoffelees

    perdoe a petulancia,gerald. mas aproveitando a grande popularidade do blog, resolvi fazer uma rizoma aqui.
    um negocio notável.
    se bem q todo mundo deve conhecer o blog do boudourkan, mas pra quem nao conhece…
    http://blogdobourdoukan.blogspot.com/

    vejam o post q trata dos barcos q furaram o bloqueio israelense alcançaram gaza

    bises.

  119. Tene Cheba

    Acabei de ler em um outro Blog que estão proíbidas matérias sobre as eleições municipais na internet, mesmo comentários devem ser cortados. Crime de Opinião segundo o TRE, acho, só pode ser. Por que será? Não podemos opinar, nos expressar, que absurdo é este? E o meu direito à liberdade de expressão? Deve ser obra e graças de algum reator nuclear chinês que anda vazando por essas paragens. Eu quero excercer o meu direito garantido na constituição brasileira, a Carta é Soberana sobre as ordinárias.

  120. até que enfim alguém fala tudo o que está intalado na minha garganta no que diz respeito a São Paulo.

    e não comungo do pensamento da Marion. pra mim é o mal gosto, maus tratos, e descaso das administrações paulistanas são hors concours.

    não tem quem dê jeito em São Paulo porque São Paulo desorganizada dá mais lucro que em ordem. aqui é terceiro-mundo, país subdesenvolvido. ainda é preciso roubar descaradamente.

    ou é a herança italiana: é preciso ter problemas para ter que resolvê-los, mas nunca resolvê-los, e se sim, arrumar outro rápido, afinal il padre precisa de emoções.

    eu tenho vergonha e horror disso aqui.

    essa gente não pára de construir prédio, não se planta nada, muito menos na proporção que se constrói. o cara mora na zona leste e trabalha na zona sul.
    o metrô é patético, se contar que tem 40 anos de existência.

    a saúde é absurda. não tem vaga, morre.

    o ensino público é (contra o que os professores querem) DE ACORDO COM O GOVERNO (e isso não me cheira bem).

    LOGO NÃO VEREMOS mais O SOL. SÓ AO MEIO-DIA. NÃO TEREMOS COMO RESPIRAR NORMALMENTE, DIGO… gente isso vai ficar parecido com Cubatão… PELAMORDEDEUS, ALGUÉM FAÇA ALGUMA COISA? Por favor…?

    Sem contar SIM a fiação dependurada, bueiros entupidos, é realmente tudo muito decadente…

    eu sinto muito, mas pra São Paulo dar certo, só esvaziando pra fazer faxina antes.

    uma cidade que se diz capital financeira de um país não pode ser o lixão da empresa. tem alguma coisa errada aí no meio do bordado.

    que cáca…

    (saudades dos queridos de sempre,G; quando der, volto)

  121. nena

    gerald vc eu idiota,ja viu algum carioca falar bem de sao paulo,critica tanto e nao sai daqui vai pra p… qu pariu

  122. João Segundo

    Politizando, partidarizando, o caso paulistano é um dos mais graves do país. Cidade trampolim de demos e vampiros (da mooca). Imersa numa monarquia estadual resignadamente tucana, onde o povo acompanha a política não pela vida nas ruas, mas pelo que vê na TV, a novidade não tem vez aqui.

    Eleições? Pesquisas? Quem está em cima e quem está embaixo? A Marta está por cima, é claro. Marta tem imagem bem demarcada, boa e má. Boa porque fez uma gestão obreira e, ao mesmo tempo, alentando regiões esquecidas da cidade. O lado obscuro é ser esbaforidamente, e deliciosamente, espontânea em suas colocações que dão pano para tecerem um véu de antipatia sobre seu caráter.

    Por baixo está quem deveria estar. Ora! Por acaso alguém precisa de um testa que se acha o reizinho demo que merece um segundo mandato? Ou de um ex-governador com pretensões a presidente, que tucanamente utilizará a prefeitura como degrau, deixando outro testa (opus dei dessa vez, quem é ele)?

    Antes de indignar-se com quem está com a preferência do eleitorado, é preciso lembrar do show de horrores que habita a cena política dessa terra de ninguém.

  123. Stefano

    São Paulo – e tem ainda a questão dos nordestinos. Um preconceito geral: lingüístico, estético. Talvez tenha sido um filho de nordestino que você viu no sinal
    ( farol). Mas há uma diferença fútil: você pode andar na Paulista na madruga ( se não cruzar com um skinhead, não vai ter problemas, no Rio há mais problemas de segurança, proibido parar no sinal à noite. E no mais Sampa irá parar de vez, porque paulista não anda a pé e o metrô ( sem ar condicionado, uma m ). CPTM? Fala sério, aquilo é para carregar gado.
    Sem falar no ar, ninguém se preocupa mais com o que se respira, e nem mesmo com o que se pensa.

  124. em tempo: parabéns pelo texto.
    e pelos 3 meses de blog!

  125. juliano

    Fiz um comentário, ele não chegou ou foi censurado? Já é a segunda vez que isso acontece, acho que vou me tornar leitor silencioso. O que está acontecendo?

  126. Tene Cheba

    Não consigo acessar a página, fica parado nesse número apocalíptico 111.

  127. Sandra

    ANA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que saudades!!!!!!!

    Nena, é verdade: carioca não fala bem de São Paulo. Nem paulistano (só você e a Viviane, acho). Mas só quem AMA Sampa diz:

    “o CAOS e o INFERNO dessa cidade me encantam”.

  128. Sandra

    Fábio, o PT não ganhou em São Paulo porque as crianças, estudando nas escolinhas de lata, ficavam UMA SEMANA sem professor, que tinha mais o que fazer do que cuidar daquela criançada sem educação. Se você ligasse para reclamar, ainda ouvia que o companheiro professor estava correto. Fora a taxa do lixo, taxa da luz,… que você pagava mesmo sem ter luz. Fora o pessoal do Jardim Ângela levar TRÊS horas para ir até o hospital Menino Jesus, porque não tinha nem PS, nem posto, nem nada por perto.

  129. Sandra

    Fábio, a classe média o incomoda mas a Marta não? No que ela é tão mais elevada?

  130. O Vampiro de Curitiba

    Hummm… a Escrava Isaura do blog resolveu dar o ar de sua graça… Que chique!!! Elas estão descontroladas, he, he….

  131. O Vampiro de Curitiba

    ANA, vê se não some! Você faz falta aqui!

  132. Cristina

    Sr.Gerald Thomas pesadelo é o Sr. Gosta muito de se fazer de intelectóide e só fala bobagens. Faz o seguinte vai para Nova York e não volte mais.

  133. Rafael

    ‘Pesadelo’ com o 3º maior PIB do Brasil, menor que o da União e o do Estado de São Paulo…

  134. Sandra

    Ah prefeito!
    1-enterre os fios;
    2-enterre o transporte;

    E por favor! O nosso teatro! Não se esqueça dele!

  135. Sandra

    Ah prefeito! Manda os out-doors para a frente da casa do Fábio.

  136. Sandra

    Quais bobagens, Cristina?

  137. PATROCINADOR

    ELE ODEIA SAO PAULO, OTIMO JA NAO FAZIA SUCESSO AQUI COM OS PAULISTA AGORA QUE MERDOU DE VEZ
    MERDA PRA VC ….MAIS MERDA NO MAL SENTIDO POR QUE MERDA E UMA PALAVRA QUE A CRITICA MAIS USA NAS SUAS OBRAS IDIOTAS ………………..VOLTA PRO EXTERIOR , DE ONDE NEM DEVIA SAIR ………. LEVE SUAS OBRINHAS NO LIXO AMERICANO
    POR QUE SAO PAULO TEM COISA MELHOR QUE SUA FRUSTAÇOES, OS PATROCINADORES AGRADECEM ……….

  138. Marta

    Cansei de ouvir vc reclamar de tudo desde que surgiu no cenário teatral e te deram voz… Faça algo diferente de vez em quando, por favor…

  139. Tene Cheba

    O mito da administração Marta foi para o beleléu, quando perdeu a penúltima, perdeu por achar o eleitor otário, o fruto da mesma árvore obtusa que produziu seres políticos que fariam Maquiável corar, corar pela vergonha de que o limite de sua obra foi facilmente ultrapassada com destreza e maestria pelos mutantes guevarinhas, avessos ao Capital e ao Trabalho.São Paulo se tornou uma espécie de Oásis deste Atacama estéril, manipulado, seco, completamente inócuo, a fração Brasil de todos que enxergam em um prato de comida seu maior feito, a plena satisfação, todos os seus direitos, todas as suas conquistas, neste mesmo prato, cheio de seus sorrisos expõe a fúria para os que se opõe a evidente inanição ética da qual são fartamente nutridos. Vamos combinar melhor, vítima, quem é a vítima seu Guarda?

  140. O Vampiro de Curitiba

    Para a Marta, com carinho: ““Até existe a inveja saudável, mas talvez entre os peixes”.

  141. Tene Cheba

    O pior lobo mau, é aquele que se traveste de Chapeuzinho Vermelho, é o mais voraz dos lobos, primeiro lhe mostra aquela candura, o ar honesto, a única esperança para o país, a voz macia, tranquilla, com o lastro se seus sequiosos militantes, forjam, preparam e suas mãos passam ursupar, a corroer todas as coerências, a sociedade se cala diante do seu prometido Messias.

  142. Eu penso que para melhorar o transito das marginais e grandes avenidas deveria inverter a regra. Caminhões para esquerda e automóveis para a direita. Os automóveis são maioria e mais ágeis.Seria muito mais fácil entrar e sair das Marginais sem ter que furar uma fila de caminhões.. Não adianta construir free way se quando se sai delas para centro ou periferia as ruas estão entupidas.É como construir tubulações de 50 polegadas com torneiras de meia. Obras faraônicas só alimentam a roubalheira e a divida pública.

  143. Ana Paula

    DESCULPEM MAIS JÁ MOREI NA EUROPA E TAMBÉM EM NY, POSSO GARANTI R PRA VOCÊS QUE SÃO PAULO TEM PROBLEMAS COMO TODA GRANDE METRÓPOLIS TEM. PORTANTO DIZER QUE A CIDADE É UM CAUS É MUITO FÁCIL. EM VEZ DE CRITICAR, PORQUE VOCÊS NÃO FAZEM ALGUMA COISA PRA DEIXA-LÁ MELHOR???? ESCREVER UM MONTE DE BOBAGENS EM UM BLOG IMBECIL É SIMPLES !!! AFINAL TÁ CHEIO DE GENTE PRA FAZER ISSO. MUITAS DELAS NEM PAULISTAS SÃO.
    PORTANTO SE NÃO É CAPAZ DE MUDAR….FODA-SE E MUDE DE CIDADE OU DE PAÍS. ESTAMOS DE SACO CHEIO DE BRASILEIROS QUE SÓ SABEM CRÍTICAR E APONTAR ERROS, MAS NÃO É CAPAZ DE LEVANTAR A BUNDA E FAZER AS COISAS ACONTECER.
    PARABÉNS GERALD VOCÊ CONSEGUIU EXATAMENTE O QUE QUERIA COM SEU BOLG ‘SER UM VERDADEIRO ESTÚPIDO PÔLEMICO”.

  144. Ana Paula

    SÓ ESQUECI DE UMA COISA: DIFÍCIL NÃO É CONVIVER COM OS PROBLEMAS DE SÃO PAULO.
    DIFÍCIL MESMO E CONVIVER COM PESSOAS COMO VOCÊ ‘GERALD’.

  145. …Bom, vãmo lá..!Sandra Quãntica, querida….!Quando falo de ADMINISTRAÇÃO DO PT, estou falando das DUUUUUUAS MELHÓRES PREFEITURAS que esse, CAMPO DE CONCENTRAÇÃO disfarçado de CIDADE, JÁ TEVE..!..ou seja, DUUUUAS MULHÉRES!
    ….a primeira: LUIZA ERUNDINA….(que pegou a prefeitura DEEEESTRUIDA pelo bêbado jânio quadros) …e a segunda: MARTA SUPLICY que pegou a PREFEITURA ARRASAAAAAAAAAAADA pelo FAMIGERADO paulo maluf e SUA cria, CÉLSO PITTA 9 (ou seja, 8 ANOS de PURA MÁFIA em TODO SERVIÇO PÚBLICO)….Quanto a sua póbre crítica, (vinda da MÁFIA da comunicação que chamava MARTA de martaxa), por CAUSA DA QUESTÃO DO lixo, acho que você precisa se informar um pouquinho, prá saber o CAOS que está se ABATENDO sobre as áreas de DEPÓSITO DA “grande metrópole”, antes de bancar (como a ODÉTE RÓITMAN), PAPAGAIO da mídia GOLPISTA paulista.ok?!

  146. Quanto as escolas de LATA, não foi “criação” do PT, elas já estavam lá, porém, Marta demorou prá resolver essa questão e acabou não resolvendo..! Como outros PROBLEMAS da “magnífica” capital.Se você fosse um pouco HONÉSTA de analisar a “herança” que éla recebeu de maluf e pitta, NÃO ESTARIA FALANDO ESSAS BOBAGENS QUE FALOU.

  147. Quanto aos CHUTES de Odéte róitman, sobre a política em São paulo, digo que ela poderia olhar para seu estado PARANÁ, e não só sua capital, Curitiba, E VER O que a mesma, MÍDIA GOLPISTA, está fazendo com o REQUIÃO..! depois que ele CORTOU O ORÇAMENTO DO DINHEEEEEEEIRO DO ESTADO, destinado aos “meios de comunicação”….!…A MÁFIA da contra-informação VEM SABOTANDO SEU GOVERNO DIA E NOITE SEM PARAR..!..por que você não fala disso, Odéte…?????!!!!!????!!?heim,???

  148. Sandra

    Fale por você, patrocinador. Eu quero mais é assistir à peça dele em outubro.

  149. FRANCINY CHEQUER

    Infelizmente não queria concordar com ele, mas tenho hoje se eu pego um manobrista eu mato, fui almoçar com uns amigos na figueira lotado,o atendimento já foi melhor e além de tudo e caro, mas o pior foi quando fui pegar meu carro, otimo fdp. ralou um pouco lateral e ficou parado com cara de pebre coitado, o pior que eu adoro sampa, mas ela está feia, e foi mau planejada , sejamos sinceros, virou um caos, a coisa boa e que tem muito lugar que funciona 24 hs e ontem as 3 da manhã fui comprar um livro, pois tentar ir ao shoping de domingo e uma aventura só para achar vaga, pior tentar ir no cinema, alguem já viu que no cidade jardim a entrada está custando 45 reais, para ir ao cinema, o pior carro blindado, segurança, não tem mais vida, vivemos enjaulados, vc sai as ruas, não tem segurança, infelizmente concordar com o texto me doi mas vamos abrir os olhos a cultura do Brazileiro, e pegar fila, não fazem nada facilitar nossas vidas mas sim dificultam, não adianta soltar um monte no G.T. mas e verdade quando vc viaja e mora fora e acaba comparando, me desculpem vamos tentar arrumar sampa, beijos a todos Vampiro G.T. meus parabens , Corvo eu estou com saudades sabe que vc e meu amor

  150. Juca Bala

    Feio é sua foto posando de galã.
    Se liga, só arruma mulher de teatro atrás de publicidade.

  151. Sandra

    Mas cada um é livre para assistir ao que quiser, ler o quer quiser, ouvir a música que quiser. Não mexendo com o MEU direito de assistir a quem eu quero, tudo bem.

  152. tiao galinha

    geraldo bronheiro

  153. JP

    Como já disse um leitor aqui, qualquer cidade com mais de 500 mil habitntes, tende a ver sua qualidade de vida cair. Moro em São José dos Campos (700 mil hab.) e a impressão que tenho é que a cidade está, bem aos poucos, se tornando uma São Paulo. Expansão urbana absurda, verticalização desenfreada, falta de ônibus. No Brasil, planejamento urbano é o seguinte: avenidas com canteiros floridos, bairros bonitos e prédios de luxo de um lado, bairros pobres do outro, ônibus novos (quando são) mas insuficientes. Enfim. Esses probelmas não são “privilégio” só de São Paulo.
    Para finalizar, penso que esse negócio de qualidade de vida é relativo. Em São José dos Campos, com R$ 1000,00 não se vive muito bem. Isso levando em conta a pessoa for sozinha, sem família. Em Conceição das Pedras (MG), com os mesmos R$ 1000,00, vive-se muito bem.

  154. Sandra

    Alguém gostaria de explicar-me o que é intelectualóide?

  155. Sandra

    Você dispensaria, Juca?

  156. Leandro

    NÃO FOI POSSÍVEL LER ESSE TEXTO RIDÍCULO ATÉ O FINAL. MAS AINDA TENHO FORÇA PARA DEIXAR ESSE RECADO.

  157. Paulo

    Juliano: Estao mesmo censurando os comentarios incovenientes
    meu ultimo ficou so alguns momentos no ar e desapareceu depois, THIS IS REAL DEMOCRACY, I GUESS!!

  158. Sandra

    Fábio, eu ligava para a prefeitura direto na gestão da Marta a pedido de uma grande amiga. Por que o leite ainda não tinha vindo, por que as crianças estavam quase um mês com a professora vindo só uma vez por semana, por que o uniforme veio totalmente fora de medida e o material veio pela metade? Foi ela sair, nunca mais tive que me preocupar.
    E a Marta não se aliou ao Maluf na última eleição?
    E o PT não expulsou (ou suspendeu) a Erundina por ela ter participado do governo Itamar, quando o país estava totalmente a deriva após a queda do Collor?

    E eu não voto em alguém só porque é mulher.

  159. Sandra

    Marta é sinônimo de frivolidade.

  160. Sandra

    E Gerald, quando você fala em samba, não esta falando daqueles samba-enredo que muitas escolas vendem para algum homenageado, não é? Outro dia, eu e o meu marido fizemos um sambinha desses:

    “Hoje, a nossa escola vai homenagear
    Aquele que foi um grande herói popular,
    E vamos dançar a noite inteira
    Até o sol raiar

    la la la la iá, la la (porque samba enredo que é samba enredo tem la la la la iá, la la…)

  161. Sandra

    Ana Paula, para que resolver os problemas se a cidade é linda?
    E ninguém é obrigado a conviver com quem não gosta.

  162. Sandra

    Gerald, se você é tão ruim, por que tanta gente vem ao seu blog? E por que se dão ao trabalho de comentar? Por que não vão dar Ibope a blogs que gostam?

  163. Sandra

    “Essa é a grande KAPUTal?” Mas quem se autodenomina capital não é o Rio?

  164. Marina S.

    acho que este samba que o gerald cita deve estar mais próximo de: cartola, nelson sargento, jamelão, paulinho da viola, noel rosa, pixinguinha, e por aí vai…

    e por mais que o samba enredo seja ruim, com letras medícocres, etc, quem esteve dentro de uma bateria de escola de samba não esquece e quer mais.

  165. Intelectual = Pessoa que tem gosto predominante ou inclinação pelas coisas do espírito, da inteligência.

  166. Ana Paula

    OHHH CRIATURA LEIA PELO MENOS O COMENTÁRIO DIREITO QUERIDA QUANTO ANOS VOCÊ TEM , 10?

  167. Ana Paula

    AFINAL OOHHHH SANDRA CRIATURA QUEM ESTÁ RECLAMANDO DA CIDADE NÃO EU, ENTÃO EU VOLTO A REPETIR LEIA O COMENTÁRIO DIREITO.

  168. Olá!!!
    Adorei seu blog,textos!!
    Voltarei!
    Até

  169. Umberto Carlos

    Parabéns Geraldo. Infelizmente, é preciso estar fora do país para às vezes, dizermos certas verdades, pois o brasileiro nem bairrista sabe ser. Acredito eu, que por uma questão cultural e social também, todas as grandes cidades brasileiras estão se transformando em um verdadeiro caos, porém é inegável que São Paulo é a pior delas, pois algumas que estão nessas mesmas condições e possuem imensas belezas naturais e culturais como Salvador, ainda “se salvam”. São Paulo nem isso tem…
    Caiu muito bem sua crítica à São Paulo: Já que é o coração econômico do país ( e descrimina povos de outras regiões do Brasil) deveria zelar pela beleza, ao invés disso é feia, suja, pichada, violenta, poluída, arquitetura brega, dourada, colorida, etc. E ainda por cima possui clima de garoa permanente e é frienta, rs. Que não me falem bem de São Paulo aqui no meu Nordeste! Andei ali uma única vez, e como me decepcionei, diabos de lugar feio.

  170. Nossa! Alguns, parece-me, estão muito satisfeitos com a vidinha que levam. Fico curiosa para saber como é! Não vejo motivo, sinceramente para tanta irritação. Quando ficamos doentes e vamos ao médico queremos ouvir o diagnóstico e, após ele nos prescreve algum remédio, que irá aliviar ou sanar a doença. Aqui do mesmo modo. O Brasil é um país enorme, mas totalmente subdividido. Cada uma região com a beleza que lhe é peculiar. Porém cada uma região com os seus problemas. E, se os políticos se esquecem de resolver os problemas que afligem à população, nada mais justo que os lembrarmos. Colocando-os em evidência sempre que necessário, para o caso deles continuarem a se esquecer. Acho que o Gerald foi brilhante. Já fez até algumas sugestões de como melhorar os serviços, comparando-os com o que ele faz uso nos EUA.
    Agora, não podemos aqui pensar, que o fato de uma cidade possuir beleza maior é melhor, ou deve-se priorizar o seu desenvolvimento. Certo é que os cariocas vivem em efervescencia, tendo em vista as redes de televisão. O circuito cultural da mídia, gira em torno de Rio-São Paulo, mas a União não pode se esquecer de sua função, dos seus objetivos fundamentais. Proporcionar lazer e diversão para uns poucos enquanto outros continuam sem um mínimo necessário para à sobrevivência. É dever da União, sim, amparar aqueles que não conseguem angariar o mínimo necessário. É dever da União promover o desenvolvimento social e financeiro de todo o povo brasileiro, quando este não consegue com os seus próprios meios.
    Então vamos aceitar às críticas do Gerald, com educação e resignação, pois o país precisa avançar. O País precisa sair da condição de subdesenvolvido e, para isso é necessário encararmos com humildade suas mazelas. Procurando sempre relatar, cada um, o que acontece realmente em sua cidade, em seu Estado, em seu País. Como dizia Sócrates: Conhece-te a ti mesmo. Não adianta ficar empurrando os defeitos, às deficiências que possuem cada região, Estado ou cidade, para às próximas eleições. É ficando a par dos problemas, que podemos ter uma real certeza de solução.
    Continue a enumerá-los Gerald, que nós vamos muito agradecê-lo mais tarde.

  171. Maria Souza

    Gerald, e sabes que a São Paulo que vc descreveu é a parte que consideramos o cartão postal, imagine se vc se aventurasse um dia a conhecer as minhas bandas, “zona leste”, São Miguel, Penha, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaquera e ai por diante, com seus corregos a céu aberto, escolas caindo aos pedaços, e casinhas montadas encima de outras como pequenos edificios projetados por arquitetos do cimento e da telha brasilit, pipas enrroscadas em fios, e nas ruas barraquinhas com todos os tipos de mercadorias, do fumo de rolo ao Nike da China ou Paraguai, aqui se encontra de tudo, incluisive meninas de 12 anos gravidas e garotos com cigarros de maconha nas pracinhas de skate que feitas na intenção de oferecer lazer se transformam em bocas de fumo, aqui é o fim do mundo, o fim dessa cidade ou seria o começo? Começo porque vejo nas baladinhas de amigos “chiques” o mesmo funk que as meninas da leste dançam no “Nação Tatam”, casa de show famosa por aqui, a diferença é quem minhas amigas das alamedas vestem Daslu e as daqui vestem Daspu, qual mundo invade o outro? Tem dias que fico louca nessa confusão de identidade.

  172. Daniel Filho

    Na realidade, não somos culpados por sampa ser assim, isso se deve pelo crescimento desordenado, somos países de terceiro mundo porque moramos, (acredito eu) no país mais corrupto do mundo. Nao temos educação, infra estrutura. Como pode um pais crescer sem esses requisitos?? Somos ricos e nao sabemos usar a riqueza que possuimos, olha o PIB do Brasil se fosse bem utilizado com certeza seriamos diferentes

  173. Marina S.

    Feitio de oração
    Noel Rosa e Vadico

    Quem acha vive se perdendo
    Por isso agora eu vou me defendendo
    Da dor tão cruel desta saudade
    Que, por infelicidade,
    Meu pobre peito invade

    Batuque é um privilégio
    Ninguém aprende samba no colégio
    Sambar é chorar de alegria
    É sorrir de nostalgia
    Dentro da melodia

    Por isso agora lá na Penha
    Vou mandar minha morena
    Pra cantar com satisfação
    E com harmonia
    Esta triste melodia
    Que é meu samba em feito de oração

    O samba na realidade não vem do morro
    Nem lá da cidade
    E quem suportar uma paixão
    Sentirá que o samba então
    Nasce do coração.

  174. Gilda Aché Taveira

    DEAREST G,
    estou voltando, mas postei já 3 vezes e não apareceu nada do que escrevi. E não estou dizendo que há cernsura pois entrei rapidamente apenas para dar um Oi geral, para Ana, Mau, Vampiro, etc.. e um beijo especial pra vc.
    Por onde andas ô figurinha? Estou sem seu tel e e-mail.
    Dê noticias. ok?
    beijos
    Gilda – RJ
    Estou indo para NY em final de setembro, a trabalho, e espero estar de volta antes do natal. Já que vc não vem ao Rio, o Rio irá até vc… 🙂
    beijos I Miss U all

  175. Fique ai onde esta, poís tú deve ter encontrado um marido!!!

  176. angelo macedo

    Cada um com seus valores! Cada vez mais, da prazer visitar seu blog! Trilhões de abraços!

  177. Brasileiro

    Caro Gerard… lamentável a sua falta de informação. Infelizmente alguns brasileiros ainda acham… que pessoas como o senhor são culturalmente superiores. Entretanto discordo e explico:
    1) A população e a cidade de NY não é maior que São Paulo, veja ao final;
    2) O trânsito lá… consegue ser pior e mais caótico do que o de Sampa, valendo observar que nem sequer falamos da proporcionalidade de veículo nas dias cidades.
    3) quanto ao “clima de terror”, sua cidade não é tão melhor… aliás.. quantos seriados que monstram só crime em sua cidade existe? O senhor pode ir a qualquer loja de doces ou em uma estão de trem, e etc e pedir em voz alta uma bomda de chocolate? Não… não pode, pois certamete será confundido com um extremista.. heheh que coisa… onde será que mais se vive atormentado???
    4) se informe primeiro.. depois emita comentários…
    População de São Paulo
    Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério sul[3]. Uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, São Paulo é considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta[3], recebendo o status de cidade global beta, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).[4]

    A cidade é mundialmente conhecida, e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil e o São Paulo Fashion Week.

    Décima nona cidade mais rica do mundo, o município representa, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro[5] e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil.[6]

    Sua região metropolitana possui 19.223.897 habitantes[7][1], o que a torna a sexta maior aglomeração urbana do mundo.[8] O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim “Non ducor, duco”, cujo significado em português é “Não sou conduzido, conduzo”.

    Populaçao de NY.:
    Segundo o censo americano de 2000, Nova Iorque possui uma população de 8 008 278 habitantes, 3 021 588 residências ocupadas e 1 852 233 famílias. A densidade populacional da cidade é de 10 194,2 hab/km². A cidade possui um total de 3 200 912 residências, que resultam em uma densidade de 4 074,6 residências/km². 44,66% da população de Nova Iorque são brancos, 26,59% são afro-americanos, 9,83% são asiáticos, 0,52% são nativos americanos, 0,07% são nativos polinésios, 13,42% são de outras raças e 4,92% são descendentes de duas ou mais raças. 26,98% da população da cidade são hispânicos de qualquer raça. 35,9% da população de Nova Iorque nasceu fora dos Estados Unidos (18,9% na América Latina, 8,6% na Ásia e 7% na Europa). Os maiores grupos étnicos da cidade são afro-americanos (que compõem 26,6% da população da cidade), judeus (11,9%), porto riquenhos (9,9%), dominicanos (9,3%), italianos (8,7%), irlandeses (5,3%), e chineses (4,5%), russos (3%), poloneses (2,7%), sul asiáticos (2,1%), filipinos (1,8%) e coreanos (1,6%).

  178. santa sampa
    de concreto
    e pó
    mais pr0fana
    MAIS SAGRada e

    li
    D
    ÃO

  179. Glorinha

    contrastes, São Paulo,
    as 2 da tarde pode-se contar as poucas árvores nas marginais, dá tempo porque o tempo não anda a essa hora
    as 2 da manha te vejo de norte a sul de leste a oeste, em um minuto
    mísero minuto onde tudo é decidido, ficam os fios, os bondes, o medo no farol, não importa a cor do meio fio, o corpo frágil e pequeno iluminado pelas luzes dessa via de mão única, estampado no retrovisor do carro e da retina
    a marca mais profunda, a desigualdade….

  180. Tem uma coisa deprimente nessa cidade; é quando comemora o aniversario. Eu não acredito que o Prefeito não seja capaz de organizar uma festa de aniversario. Cortar o bolo, dar um pratinho, um garfinho, um copo de refrigerante para cada participante. É uma cena dantesca, um bando de esfomeados destroçando um bolo. Como já disseram aqui: nem índio faz isso.

  181. Oi, GT e pessoal.

    Vivo numa cidade de 40 mil habitantes. Outro dia vi o Molloy, do Beckett, na vitrine da Boutique do Livro, em Divinópolis, cidade aqui vizinha onde vive a poeta Adélia Prado. Queria tanto conhecer esses leitores de Beckett ali!

    Juntas, a minha cidade e Divinópolis dão pouco mais que a população que já visitou o blog. Vamos criar uma utopia, a Geraldlândia?

    Eu também prefiro o Rio, acho mais ameno devido ao mar. No entanto, jamais poderia morar lá, pois a imprensa do País, que é o que me interessa, está em Sampa.

    O homem quer mesmo é brigar. E a briga é a máscara de sua fome. Oswald. Não se esqueçam que Oswald, que colocou São Paulo no eixo com a Semana, também disse que a cidade é a babel do vocábulo impróprio…

    Abraços do Lúcio Jr.

  182. FRANCINY CHEQUER

    Gerald , Sampa, Ny, Tokio todas as grandes metropolis, tem problemas, mas em sampa também mas em outros lugares querem achar a solução ou algum tipo de solução para melhorar ou facilitar a vida, em Sampa os administradores não estam preocupados com isso, a preocúpação e de se garantir financeiramente por 4 anos, digamos fazer seu pé de meia pois coitadinhos como será o resto da vida deles os administradores, não a nossa, mas vc falou a verdade parece que vc deixou sampa caotica , não eles, sua maxima culpa, não a dos prefeitos e governadores, me explica como uma moço como o Turco louco que de familia rica, sempre está se reelegendo, mesmo depois da morte inesplicavel do seu irmão Claudio Hayar, que também estava na politica, e depois de ter a Surf Combat agora e o dono da Cavalera, mas alguem lembra algum projeto dele para Sampa, que legal, e nós aqui neste blog falando do Gerald, tá ele pegou pesado mas será que não foi bom, assim abrimos nossos mentes antes de votar, Marta, a pata que teve um AVC, o que fez por sampa, nada mas o guarda roupa dela ficou maravilhoso, ela fez sim reduziu o IPTU da Cidade Jardim, os Tucanos que estam tentando também me desculpem são as crias de outros politicos filhotes de FHC, Mario Covas, e etcs, Paulo Maluf, ainda vive entre nós mas o que vou falar do maior demagogo mas o que adianta ele ainda tem fã club, e para minha tristeza a minha mãe e a Hebe Camargo acho que são as maiores defensora dele, acho que nem a esposa dele defende tanto ele, São Paulo e linda, tem de tudo funciona 24h mais até mais que NY, mas o problema não somos nós , pois estamos levando o texto para um lado pessoal, mas sim de ambito geral ele falou e verdade filas, manobristas, taxista o caos de transito o desrespeito geral conosco, eu não bebo com a lei seca agora na AV Ibirapuera fica lotada de guardas, outro dia um Sabado eu e uma amiga no meu carro com os vidros abertos pois estava calor, só que um guarda mandando todo mundo parar concordo, mas até aí parar do lado do meu carro e enfiar uma arma dentro dele não, isso e uma violação aos meu direitos, mas vc não pode falar nada para ele pois ele e toridade, eles não sabem falar como aquela frase vc é de menor, e vai responder mas me desculpe colocar uma arma dentro do meu carro, enquanto está ocorrendo varios roubos latrocinios, mas não o que eles querem e aplicar multas, acho que eles tem comissão por multas, agora temos lei seca, não acho ruim, mas estamos retroagindo no tempo, daqui a pouco teremos toque de recolher, vamos para de nos atacar no blog, e vamos abrir os olhos, e vamos atacar politicos, etcs. Ao ver ver ele só tentou abrir nossos olhos, mas e mais facil não pensarmos e respondermos com ofensas, me desculpem aos Paulistas, mas pensem antes de falar , Sandra beijos Vampiro eu te adoro, Gerald muito obrigado de coração, e Corvo vc sabe que e o meu grande amor,

    Ps estou com saudades do Ex blog Carlosssssss, beijos meu querido de sua amiga e fã

  183. BOB

    MORO NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO E PREFIRO MIL VEZES SP QUE O RIO CAPITAL, QUE É UM LIXO. DEFENDO A DESFUSÃO DO ESTADO DO RIO E QUE O MESMO PASSE A TER OUTRO NOME, PQ O NOME “RIO DE JANEIRO” DÁ UMA URUCUBACA DANADA, NADA DÁ CERTO, HEHEHEHEHHE….
    E QUE A CIDADE DO RIO FIQUE COM SEUS PROBLEMAS……
    VIVA SP!!!!!!!

  184. Aninomyous

    Parabéns pelo aniversário do seu Blog! que vc continue com seu sucesso.

    Realmente Sampa está um pesadelo, muito disso causado pelos prórprios cidadãos, é verdade! há uma parte deles que gosta de exteriorizar a hostilidade, a maldade, etc. parte que vem crescendo, enfeiando ainda mais a nossa cidade! como se não bastassem os serviços estarem aquém do que deveriam, ainda há esta gente que ocupa lugares que não deveriam piorando ainda mais a situação…imagine a porta do banco travar, e ao invés de o guarda chegar educadamente, o mesmo resolve ‘pagar de revorve’ e chegar lhe desafiando ou intimidando, ou vc pegar um daqueles ônibus cheio e o cobrador ficar com aquela cara (de que está defecando na sua frente), etc….já vi muito disso, vc vê o transporte público do lado de fora, senão chamaria de carregamento de trouxas, e mesmo cheio e atrasado, tem gente que para segurando na porta para subir, e segura o ônibus parado até conseguir se compactar feito lixo num caminhão sanitário, acabou o senso de respeito e auto crítica dessa gente, só faltam começarem a subir se arrastando no chão para aproveitar ‘os espaços vazios’ entre os pés de quem está em pé.

    Enterrar o transporte público é o que estão ‘tentando’ fazer…lá pelas imediações de Pinheiros até aconteceu um acidente e desabou quase 1 quarteirão inteiro, as obras do metrô durante a chuva, o ‘tatuzão’ e a pressa política levaram a tal acontecimento.
    mas também, sampa está sobrecarregada, muitas vezes por pessoas despreparadas, e pessoas que se ‘submetem’ a fazer coisas ‘inferiores’ ao que deveriam em troca de salários inferiores ao que deveriam também!!! obvio que com materiais inferiores para que o preço seja inferior, sampa vai se tornando uma cidade inferior no produto final.

    A iluminação! nem se fala, estão substituindo agora por lâmpadas mais inteligentes e econômicas (bom, as lâmpadas tem que ficar acima, isso está certo), mas o monte de fios é realmente muito feio, e não tem como enterrar isso tudo a curto/ medio prazo, ele está estruturado para correr sobre as ruas, assim os mendigos e marginais (nóias) andam aproveitando para roubar estes fios ainda, deixando lugares às escuras…mas seria mesmo muito legal retirar esse monte de ‘linhas’ das nossas kbeças.

    O Rio deveria mesmo casar com Nova York, deveriam mesmo unir estas cidades, o Rio deveria adotar o Tolerância Zero, retirar as milícias, os traficos e etc…mas em Sampa não é assim maravilhoso, tem todas, eu disse todas as máfias do mundo por aqui, de Lau Kin Chon e a máfia Chinesa, os Italianos, a Yakuza, e de lá para cá vc pode acrescentar todos e todas…fora as daqui mesmo, as guangues juvenis, os marginais ‘flutuantes’ e os casos isolados…veja que não minto se digo que está uma merda! mas é preciso acreditar, guardar no coração o sonho de progresso (mesmo sem ordem), e perceber que ainda está havendo avanços (mesmo que em conta gotas, uns não estão entupidos)…o ar é uma miséria, se vc viajar por via terrestre vai perceber que há uma ‘cortina’ de fumaça em são paulo, uma densa cúpula sobre a cidade, quando vc sai para o interior, alguma periferia mais distânte vc consegue ver a poluição literalmente!!!

    Há lugares piores mesmo, vc correu estes citados? se vc ver os bairros ‘dormitório’ vai realmente ter pesadelos…ruas não arborizadas, sem asfalto, com falta de infra-estrutura, corregos carregados de esgoto a ceu aberto e lixo largado no meio das ruas e calçadas, gente abandonada no meio de tudo isso…etc.

    Mas também há muitos lugares lindos, muita coisa legal, o melhor da culinária do mundo inteiro, cultura e outras coisas…parece mais ou menos com aqueles castelos medievais da Inglaterra…fazendo um paralelo, para além dos muros vc viu, onde habitam as plebes e a marginália mas atravessando o fosso de jacarés, se a ponte baixar, vc verá um outro ‘reino’ todo diferente, lugares onde profissionais fazem grandes obras, e mais adentro vai encontrar até arte, ciência, cultura, luxo…mas é escondido, guardado, isolado, e definitivamente não é para todos.

  185. Acho que às pessoas confundem desinformação com cegueira. Há quinhentos anos o país foi descoberto e onde estamos? Quanto crescemos? No todo? Porque o País não é só São Paulo; não é só Rio de Janeiro. É uma questão de discernimento. Não adianta ajudar os administradores. Eles não precisam disso. O país é pacífico, tirando às mílicias e o tráfico.
    O que se quer é que o povo pense, analise, investigue, não podemos aceitar calados esse cáos. Essas míserias humanas, quando sabemos, que tudo poderia ser resolvido se à população escolhesse melhor os seus representantes. Se à população estivesse atenta ao trabalho dos parlamentares. Se todos cobrassem desses homens. Precisamos colocar para nos representar homens verdadeiros, honestos, probos. Pessoas com integridade moral. Pessoas empreendedoras. Pessoas que tem o seu trabalho, à sua vida regular no dia-à-dia. É fácil reconhecer quem trabalha ou quem passa à vida, à custa do dinheiro público. Não seria necessário expor nossas mazelas se elas fossem pelos menos relacionadas entre os projetos de campanhas dos candidatos. Se realmente houvesse comprometimento por partes dos envolvidos, mas não há. Estamos sempre tentando ludibriar à população com promessas nas campanhas e, depois da eleição, esquece-se, ou se ocupa com outros afazeres como é o caso da candidatura das Olímpiadas em 2.016. E assim, o povo precisa ser atleta, viver em constante preparação para uma próxima candidatura.
    Não, gente! Precisamos encarar de frente e com seriedade que temos falhas e muitas falhas. Falhas estruturais. Nada de ficar tapando o sol com a peneira, não conseguiríamos. Há estrangeiros por toda a parte no País e são eles próprios que se encarregam de propagar a nossa desestruturação, a nossa pobreza, o nosso subdesenvolvimento. Vamos acordar, ser honestos conosco mesmo. Aceitar às nossas falhas, aquilo que não fizemos e que não estamos preocupados em fazer, o porque não queremos ou porque não temos sabedoria e conhecimento suficientes para tal. Todos sabemos o que tem de bom nessas capitais mencionadas, mas precisamos ter a grandeza de espírito de aceitar tudo que tem de ruim e, é para se envergonhar. O desenvolvimento social, cultural e financeiro da população são problemas do governo. São a eles que confiamos o dever de trabalhar para minimizar e acabar de vez com as desigualdades, proporcionando bem-estar a todo o cidadão brasileiro.
    Em uma eleição, temos que observar se às promessas, ou plano são feitos atendendo à realidade local, para depois observarmos também o cumprimento de tais promessas. E nada de querer aqui justificar as atitudes de um candidato. Imagine que ao votar você vai escolher uma pessoa que te represente, então faça o seguinte: para confiar os seus bens, à sua casa, você empregaria qualquer pessoa? É necessário que façamos uma seleção de pessoas. E essa seleção tem que ser rigorosa.

  186. Aninomyous

    Agora, não pense que o racismo é apenas do cidadão que está no trânsito querendo fugir dos assaltos, muitas vezes sequer é racismo, mas sim medo mesmo.

    Por que? porque os que são ‘diferentes’ não tem ’empatia’ para com suas vítimas, digamos que o neguinho não seja apenas um limpador de para-brisas querendo uma moeda! então ele vai puxar uma arma de fogo e lhe torturar (primeiro psicologicamente) e forçar vc a dirigir para ele durante a noite toda sob ameaça de morte, vai lhe fazer sacar todo dinheiro que puder (e não quer saber se é para vc pagar contas no banco, comprar alimentos, remédios ou vestuário), no final pode ser que ele te libere apenas com os traumas, ou então vai lhe levar para algum lugar ‘verdadeiramente’ horrível e isolado, onde vai lhe executar, e depois incendiar o veículo até vc virar pó….melhor não arriscar em nome da ‘igualdade’, pois o que não há em Sampa é igualdade, e os desiguais, parece, se odeiam ou no mínimo não se reconhecem gente.

  187. Edvaldo Pereira

    Bom, Dia

    Divertimento de carioca é falar mal de paulista, entendo e respeito sua opinião, mas se são paulo não tem o tão falado samba carioca é porque aqui é uma terra de imigrantes, assim como o país é um país de imigrantes. O turismo no Rio é em sua maioria feita por pessoas de São Paulo, prova maior de que cariocas não deveriam falar mal de paulistas, já que no princípio básico do marketing “O cliente tem sempre razão”, e isso sem falar que o Rio é muito bonito sim, concordo com você, mas na verdade não é uma cidade é um imenso outdoor. É o retrado do Brasil bonito na aparência mas nada funciona

  188. Aninomyous

    Aliás, o que pode até lhe garantir um pouco menos de agressão em Sampa é vc ser individual, estar contigo mesmo (mesmo que acompanhado), esse discurso de igualdade e bondade por aqui desperta reações que vc não gostaria de ver, e o ladrão não vai ficar bonzinho porque vc vai dizer que não o vê diferente, mas ele o vê diferente! e isso basta, tentar contrariar isso é como faltar com o respeito! a má distribuição de renda precisa ser desfeita com uma vontade política de geração de empregos, renda, educação, arte…isso tudo não se muda com descursos muitas vezes mal interpretados como demagogia ou hipocrisia…desculpe se falo besteira.
    Saindo um pouco disso, há muita coisa boa apesar de tudo, vá à feirinha da liberdade se quiser ver uma das poucas coisas legais em Sampa…fora seus parques, etc. porque é uma questão de foco, de ponto de vista…o bem assim como o mal não tem fim…tanto o céu é infinitamente lindo (azul em sua atmosfera diurna ou matéria negra em sua atmosfera noturna), quanto o poço não tem fundo e é infinitamente horrivel (e não se tem visão do fim, nem do fundo do poço, porque quanto mais se olha de perto, mais detalhes surgem dos detalhes, e quanto mais se choca, mais traumas existem a serem experimentados)…melhor observar crítico mas focar nas soluções ou nas coisas boas.

  189. Eliana

    Gerald,

    achei interessante as analogias e considero seus textos inteligentes, como já escreví anteriormente.
    Parabéns pelo Aniversário do Blog, mas por favor não deixe a peteca cair, cuspindo num dos pratos em que se come.
    Não estou dizendo que as críticas não devam ser feitas, mas em plena comemoração de aniversário… ou, ainda, dessa forma….
    Porquê você frequenta o nosso país ? O que nós lhe damos de bom ?

  190. Aninomyous

    Frase de um Biscoito da Sorte Chinês.
    “Quem ama o feio, bonito lhe parece”
    😛

    ¿São Paulo? É muito feinha mesmo, não sei como amo este lugar!!!??? para quem não conhece…

  191. Aninomyous

    Errata: “esse discurso de igualdade e bondade por aqui desperta reações que vc não gostaria de ver, e o ladrão não vai ficar bonzinho porque vc vai dizer que não o vê diferente, mas ele o vê diferente! e isso basta, tentar contrariar isso é como faltar com o respeito! a má distribuição de renda precisa ser desfeita com uma vontade política de geração de empregos, renda, educação, arte…isso tudo não se muda com descursos muitas vezes mal interpretados como demagogia ou hipocrisia”

    Queria terminar falando mais sobre isso…a demagogia e a hipocrisia tornaram-se as armas atuais para o mantenimento do Status Quo, para a eternização das desigualdades…os que mais investem ‘contra’

  192. Aninomyous

    Errata: “esse discurso de igualdade e bondade por aqui desperta reações que vc não gostaria de ver, e o ladrão não vai ficar bonzinho porque vc vai dizer que não o vê diferente, mas ele o vê diferente! e isso basta, tentar contrariar isso é como faltar com o respeito! a má distribuição de renda precisa ser desfeita com uma vontade política de geração de empregos, renda, educação, arte…isso tudo não se muda com descursos muitas vezes mal interpretados como demagogia ou hipocrisia”

    Queria terminar falando mais sobre isso…a demagogia e a hipocrisia tornaram-se as armas atuais para o mantenimento do Status Quo, para a eternização das desigualdades…os que mais investem ‘contra’ a distribuição é que mais falam sobre isso tudo…as propagandas políticas falam disso tudo e nunca acontece nada…não adianta emprego, cultura, educação, etc. se estiver tudo estagnado…é preciso aumentar o poder aquisitivo dos trabalhadores, assim como manter as possibilidades de crescimento individuais para que as pessoas possam ‘crescer’ profissionalmente e também socialmente, fora isso é tudo mentira, e os mentirosos conseguiram destruir todas estas palavras plageando os discursos dos ideologistas…vc falando o que os hipócritas repetem, mesmo que vc sendo verdadeiro, passa a ser confundido…queria deixar claro isso, eu não direcionava para vc ‘demagogia e hipocrisia’ mas sim dizer que estas são as armas atuais dos que são contra o progresso social, e por isso quem fala igual a eles acaba mal interpretado…incrivel, não?
    Abraços…qualquer coisa, eu tento corrigir melhor.

  193. MIlton

    HIPÓCRITAS TODOS!!!
    VOCÊ CONHECEM O RIO?
    POSSO GARANTIR QUE É LIXOOO
    VENHAM CONHECER A CIDADE QUE SE DIZ MARAVILHOSA. AI DESSA CIDADE SE NÃO FOSSE OS ESTRANGEIROS E AQUELES QUE DIZEM QUE A MAIORIA DE NÓS CARIOCAS DETESTAMOS ( O QUE NÃO É VERDADE) QUE SÃO OS PAULISTAS.
    NO FUNDO AMAMOS PORQUE SÃO ELES É QUE NA SUA MAIORIA TRAZEM DINHEIRO PRA NOSSA CIDADE.
    AFINAL DO QUE VOCÊS ACHAM QUE O RIO DE JANEIRO VIVE E SOBREVIVE HEIM? EU ADORO SÃO PAULO E CONSEQUENTIMENTE DOS PAULISTAS TAMBÉM.
    REGIONALISMO ESTÁ TOTALMENTE FORA DE MODA PESSOAL,VOCÊS AINDA NÃO APRENDERAM?

  194. Aninomyous

    Hê….o asfalto não chega a ter 2 cm de espessura! por isso vive esburacado…por isso vou comprar uma Hummer.

  195. Juliano Antunes

    Eu sou um daqueles que de tempos em tempos navega nesse sucesso, mas ñ menos apaixonado pelo capitão do barco que leva o nome do mesmo,GERALD THOMAS.Te adoro queridão!

    Parabéns!!!!Saudades!!!

  196. marcelo kaja

    Um dia fui assistir uma peça de Gerald Thomas, chamava-se M.O.R.T.E, nunca mais quis saber de nenhuma peça dessa pessoa, de tão ruim que era. Graças ao bom Deus ele foi morar em outro país.

  197. Aninomyous

    Veja, antigamente utilizavam artifícios bem no estilo Maquiavel para justificarem as desigualdades…’Deus’ era quem escolhia os nascidos em berço de ouro e os que nascem para morrer na miséria como párias…a Igreja mesmo teve cumplicidade com muitos membros políticos que agiam divulgando estas mentiras, o Absolutismo, ou algo assim…
    Rompendo com essas mentiras que diluiam as verdades, apareceram pensadores como Voltaire ( http://www.pensador.info/autor/Voltaire/ ), o Iluminismo…
    “O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! – esse é o lema do Iluminismo”.
    Etc. mas como dizia o próprio Voltaire: “O segredo de aborrecer é dizer tudo.” então paro por aqui.

  198. Sandra

    Justamente, Ana Paula. Se eu não reclamo de algo é porque gosto desse algo como é, e, portanto, não acho que precisa ser melhorado.

  199. Sandra

    Durante todo o governo militar aprendíamos como o Brasil era lindo.
    Durante o governo Lula aprendemos que é feio ser intelectual, que lindo é fazer errado e não ler.

    Conseqüentemente, somos um país feio e analfabeto, mas que se acha lindo.

  200. Aninomyous

    Critico também o próprio povo, mas sou povo! tem um certo sarcasmo e ironia nisto tudo, porque se vc fica insatisfeito logo o próprio povo o ataca…Não está contente? vai de taxi…parecendo uma tal Rainha…O povo não tem pão? coma brioxes.
    ….hahahahahahaaaaaaaaaa…rainha, ironia…sarcasmo.

  201. Aninomyous

    Ops…Brioches!
    hey, cadê vcs, não me deixem sóoooo…hahahahaha!
    São Paulo é bem a cara da Raimunda…

  202. Aninomyous

    Digamos assim…para tentar resumir, o sarcasmo e a ironia muitas vezes são as melhores expressões diante do cinismo dos demagogos e da hipocrisia.
    Agora sim…falou e feliz niver, amigo.

  203. Aninomyous

    São Paulo é a mistura de todos os povos do mundo, nada é mais cosmopolita…se quiser ir pode ir, mas Voltaire quando quiser…hehehehe…
    “Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande.”

    “Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.”

    “O público é uma besta feroz. Deve-se enjaulá-lo ou fugir dele.”

    “A falsa ciência cria os ateus, a verdadeira, faz o homem prostrar-se diante da divindade.”

    Fui.

  204. Sandra

    Mas Marcelo, se fosse assim você não visitaria o blog dele, e, muito menos, daria-se ao trabalho de comentar.

  205. Marvado

    Como paulistano descedente de um bahiano e de uma mineira, nascido e criado na periferia, poderia descer o pau nesta cidade, não me faltariam motivos, mas não o farei por que não tenho por que bater em bêbado… às periferias vivem o taltal abandono, as nossas escolas públicas estão entre as piores do país e continuam a piorar o que dificulta e muito, ao meu ver, uma reação popular em qualquer nível que seja, de qualidade ou favor da qualidade, não briga por qualidade quem não a conhece. E gde parte disso se deve ao governo tucano que apesar de seu discurso tecnisista desvalorizou e desprestigiou totalmente o magistério paulista, o qual cada vez é mais vergonhoso.
    O Rio é indiscutívelmente lindo, o cartão postal obviamente, onde o Gerald transita, o Rio não é a Lapa, Centro e Zona Sul é muito mais que isso e os problemas são muito maiores que estas regiões.
    Criticar ou elogiar estas cidades com uma visão européia de cidade não é muito consistente, temos questões humanas muito diferentes e uma cidade é feita principalmente por seres humanos e suas necessidades.
    Outra coisa que me chamou atenção na crítica do Gerald é o elogio ao digamos ego carioca (talvez é por que nosso caro GT tenha o mais inflado que já pude conhecer), Caetano Veloso diz no livro Verdades Tropicais que o Tropicalismo jamais aconteceria no Rio, pois este ego de quem já foi corte, posiciona-se em relação as novidades com desdem, enquanto SP é, para ele, a terra da iniciativa privada, onde apesar dos problemas do asfalto, por exemplo, pode-se chegar com uma boa idéia e vencer com ela, muito parecida, neste aspecto, com uma cidade que o Gerald não cansa de elogiar, inclusive sobre este aspecto.
    bjs no Brasil

  206. O Vampiro de Curitiba

    Da Sandra:
    “Durante todo o governo militar aprendíamos como o Brasil era lindo.
    Durante o governo Lula aprendemos que é feio ser intelectual, que lindo é fazer errado e não ler.
    Conseqüentemente, somos um país feio e analfabeto, mas que se acha lindo”.

    Brilhante, Sandra! Gostaria eu de ter escrito isso!
    Como foi a Sandra, assino embaixo!

  207. GT e pessoal: num poema que Mário de Andrade escreveu para Belo Horizonte, Noturno de Belo Horizonte, existe uma crítica dura à cidade: “fruta paulista, fruta que apodreceu”.

    Mesmo assim, o poema é um dos orgulhos de BH, é reproduzido sempre e ninguém jamais parou para dar chilique devido a esse verso. Nisso, vcs paulistas têm muito o que aprender com BH;

    VCS AINDA VAO SE ORGULHAR DE GERALD THOMAS!

    Abraços do Lúcio Jr

  208. Aninomyous

    Vc falou bem das feiuras e dos abandonos que ocorrem na Bela Cintra, Paulista, etc… mas como alguns posts devem ter comentado, São Paulo é beeeem mais feia que isso..veja por exemplo onde ficam alguns dos migrantes desta Cidade…com a violência e o abandono todo:

    Logico que é preciso de avanços (para os Centros), mas também a expansão disto tudo corrigindo estes contrastes.

    Ps> se alguma imagem tiver direitos ou coisa assim, pode deletar na moderação.
    Abraços.

  209. Para Sandra e
    Vampiro
    Recortei e copio o que vocês disseram e comento abaixo:
    por: O Vampiro de Curitiba
    Da Sandra:
    “Durante todo o governo militar aprendíamos como o Brasil era lindo.
    Durante o governo Lula aprendemos que é feio ser intelectual, que lindo é fazer errado e não ler.
    Conseqüentemente, somos um país feio e analfabeto, mas que se acha lindo”.
    Brilhante, Sandra! Gostaria eu de ter escrito isso!
    Como foi a Sandra, assino embaixo!
    Amigos,na condição de militar reformado (estou agora com 67 anos) e por ter sido testemunha e participante bem proximo dos acontecimentos conturbados passados quando lutamos e combatemos os que nos governam agora,com emoção percebo que um dia esta mal contada e divulgada versão de ditadura militar será mais bem explicada e entendida.Obrigado por serem o que são e pensarem o que pensam.Obrigado ainda por assumirem o que pensam.Rezo por todos.Por vocês rezarei em especial.Afinal vocês merecem.Somos BRASILEIROS.Fiquemos todos com N.S.J.C.

    Atenção maquinista.: Viu do que te falei?!Ias deixar tão belos passageiros sem rumo?!Apite e aumente a velocidade.Deixe o vento que cortas nos invadir.è o Brasil passando por nós.
    Amo todos vocês.
    Pacheco.

  210. Aninomyous

    Não sei não…mas colocando lenha na fogueira…se a Marta é PT e fala sobre ‘revitalização’ do Centro de Sampa, o Governo Federal é quem distribui os recursos da União (já que os impostos são centralizados no Federal, e depois é feita a distribuição), partidarismos à parte, não seria melhor mesmo para São Paulo a Marta vencer?

  211. Glorinha

    Aninomyous,
    não, por favor, não…
    na verdade não vejo ninguém nesse horizonte que mereça um voto confiante
    é difícil escolher entre nada x nada.
    []

  212. Querido, parabéns pelo blog. Tem conseguido efetuar grandes debates e isso está cada vez raro.

    Sobre SP, falou tudo. Mas sabe que é por tudo isso que adoro essa cidade? Sei lá… Aqui me parece que o mundo não tem jeito mesmo, que a humanidade está perdida, que a arte não serve mais pra nada. Isso me consome de uma maneria absurda. E é exatamente nisso que encontro minhas crises e meu discurso. Já morei no litoral, em tudo quando foi praia por aí, e o mar sempre me trouxe certo alento, certo romantismo de que as coisas podem melhorar e que no fim tudo vai dar certo. Já morei no interior, e a sensação era de o tempo não correr, ou melhor, não existir, e o melhor a fazer era viver o dia a dia, se deixar levar pela vida e construir uma boa velhice e história. A falta do horizonte tão criticada em SP, vejo diferente. Nosso horizonte não é na horizontal, mas na vertical. Não olhamos pra frente, mas pra cima. Não enxergamos o infinito, mas o céu, e por conseguinte a morte. Nos lembramos da vida pela eficiente violência com que a morte se apresenta. Aqui, em SP, vivemos para não morrer. Construímos histórias para se sobreviver e não se perpetuar. E com a certeza de que nada nunca vai mudar ou melhorar, só nos resta buscar transformar as coisas sem destruí-las. Por isso dedicamos a vida ao trabalho, porque na real não nos resta muito no que acreditar. Por isso, volto à dizer, adoro essa cidade. Na falta de projeto, na ausência de futuro, eu posso tudo. São Paulo não tem uma cara, não tem um estílo ou linguagem. São Paulo, verdadeiramente, não é nada. Então, que seja o que eu quiser. E com a certeza que ninguém vai estar nem um pouco incomodado com o formato que eu lhe der… Em que outro lugar do mundo eu posso estar tão solitário, em contato constante comigo mesmo, sentindo o pior da vida e da humanidade e ainda assim ser feliz???

    Beijos
    RUY FILHO

  213. Marvado

    Ao Vampiro,
    Sempre achei mesmo que o seu pensamento e de mais alguns se assemelham muito com o dos milicos na época da ditadura, vejo que tenho razão. Esta questão levantada pela Sandra, brilhante, em sua opinião, quer dizer o que exatamente? que o brasileiro vive as mazelas e acredita que está no paraíso por que aqui coincidentemente nasceram pessoas mais lesadas que no resto do mundo?
    A quem cabe estas críticas especificamente, quem é este Sr. Brasil ao qual vcs se referem como alguém feio, mal educado e mal vestido. Eu acho o que a Sandra disse uma bobagem, quem faz a propaganda positivista são estes governos e a classe dominante interessada na manutenção destas mazelas, não é o povo. O povo trabalha e muito, pegue o mêtro, trens e ônibus aqui nesta cidade pela manhã e verá, enfim. Se o caso é de uma região (Brasil) onde nasceram pessoas desprivilegiadas intelectualmente o que pessoas brilhantes, como vcs fazem aqui?
    O Brasil por acaso é uma ilha, está isolado? ou é fruto de uma história muito cruel de exploração? a qual continua em plena marcha. Meus pais, pessoas simples, não acham o Brasil lindo por causo dos militares, e nem acham que devemos ser analfabetos, gostam das pequenas coisas da vida, aprenderam a valoriza-las e sofrem com a falta das coisas mais complexas, mas isso não é uma escolha, é uma condição de brasileiros de descendência pobre.
    bjs no Brasil

  214. FRANCINY CHEQUER

    Aninomyous

    Marta de novo, com todo respeito vc não tem amor por São Paulo, quer saber qual e a da Marta , primeiro a empresa de recolhimento de lixo nossaaaaaaa e do atual Marido dela, que foi colocada na gestão dela, nossa antes ela não tinha nenhuma plastica agora tem varias, só um coisinha ela era falida antes, e não venha me dizer que ela e da familia Fracalanza, pois eles não sao mais os donos da empresa, que casa linda e nova na Rua Grecia Jd. America e bem atraz da casa do Abilio Diniz , ela tem 2 filhos musicos, sem nenhum sucesso como eles vivem, o outro e um grande advogado, vc quer ver a Marta vá a Daslu de terça feira pois ela sempre está lá, e me diga na epoca da gestão dela que muitos sabiam que financeiramente ela estava quebrada, me diga como ela não repitia roupa ainda mais Chanel, e vc sabe o quanto custa um Chanel, e o papelão ela logo que entrou na prefeitura chutou o gaga do Suplicy e não me venham pois ele está ficando bem ruim da memoria, o autruismo dele e pedanti, mas e assim vamos colocar a Marta, vc ser otimo, para São Paulo, nada como uma plastica ou umasessão de botox, para melhorar a cidade

  215. Eu nunca adotei esse nome Sampa. Pra mim São Paulo é São Paulo com esse e pe maiúsculos. Não é o berço, nem o tumulo do samba. Samba é coisa de carioca, com muita maestria. Aqui cantamos Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola, Adoniran e muitos outros. Sabemos o que é bom, venha de onde vier. Por isso é que nos trabalhamos muito, para consumir o que nós e os outros tem de bom.

  216. gthomas

    Por favor descupem a minha ausencia (temporarai aqui nos comantarios). A FATASTICA e imponete SAMPA tem me cosumido. Atores, ensiaios, etc/
    Amanha tudo volta ao normal se eh que essa nocap existe.
    LOVE
    G

  217. Aninomyous

    Caro targinosilva, não adoto Sampa como alusão ao Samba, sequer, minha linha musical é totalmente diferente, o mais próximo que existe aqui é o Fusion do Raul Rock Seixas com Forró, Baião…etc. porque verdadeiramente curto uma linhagem musical que nasce de Fusion também, e nem é nacional, do Blues, Country, Funk surgiu o Rock and Roll, depois o Hard Rock, Pauleira, o Heavy e o Metal…tudo isso, mas não tudo de todos…chamo de Sampa, Ibira, a padaria de Padoka, o cinema de cine…por questão de habito, o voismicê vira você, etc. e tal…não que eu não goste de outras músicas, até ouço mas não consumo, de clássicas a techno, mas outras coisas eu prefiro não ouvir, embora respeite também, musicas tipo pagode, funk carioca, axé, etc. não são exatamente músicas, e mesmo as mais refinadas tipo chorinho ou bossa, eu particularmente não consumo.
    Glorinha e Franciny, estou estudando ainda, amo sim a cidade, por isso eu tenho que levar a sério as propostas e planos dos candidatos e poder cobrar meu voto depois, o que não posso no momento é anular ou deixar um voto sem consciência…política não é meu forte.
    Abraços.

  218. Aninomyous

    Falando em Cultura, São Paulo consegue misturar ela dentro das já misturadas raças, etnias e miscigenação…sou eclético não apenas na religião, nas Artes Marciais que gosto, mas também na música, etc….conheço gente que segue um padrão, por ex. negão pagodeiro, muçulmanos que seguem disciplina rígida tal qual os crentes que não assistem TV e nem cortam o Cabelo…mas conheço em contrapartida a mim ( que sou ocidental) orientais que fizeram Arte Marcial por tradição (mas não gostam) e curtem mesmo é futebol e samba….gosto de yakissoba e eles de feijoada…algo engraçado nesta cidade cosmopolita, muitas vezes mistura o obvio, etnias, mas outras mistura o inusitado, as culturas.

  219. Marvardo
    Boa tarde.
    Noto teu desprezo ao denominar de milicos os situas na época da ditadura.De inicio te pergunto: Exatamente da qual ditadura estas falando.Se te referes ao período que os militares (e não milicos) combateram os comunistas que ora estão no poder então te afirmo que não foi uma ditadura que existiu.Inicialmente houve um movimento de repressão necessária porque que nosso Brasil estava sendo conduzido pela esquerda ao destino incerto de preparação para que eles tomassem o poder.Mesmo dentro das Forças Armadas existia infiltração de comunas ou de simpatizantes com um regime estranho mas que prometia mudanças e vantagens para os excluídos.Pense e tente me responder com lógica?Se fosse uma ditadura porque ele não esta valendo até os dias atuais.Caramba é tão fácil de deduzir.Veja o caso de Cuba que nosso lula tanto admira.Aquilo sim é ditadura.Não vou ficar malhando em ferro frio.Aprenda quem desejar e se interessar.É bobagem ficar tentando convencer a A ou B.Entre no Google.Pergunte quem é LOVECHIO.Leia com atenção.Saberás quem é Dilma.Sim Dilma a tal mãe do inexistente já que o PAC tão falado praticamente só existe no papel.Só com o caso LOVECHIO lido de trás para frente e vice versa terás material suficiente para entenderes melhor o que aconteceu e ainda acontece.E por favor eu te peço não use o adjetivo milico.Respeite os que lutaram exatamente para que entre outras regalias você sob a alcunha de Marvardo tenha a liberdade de escrever e ser lido.Eles estão novamente querendo ficar eternos no poder.Cuidado Maravardo.Cuidado Brasil.Muito obrigado.
    Pacheco.
    Maquinista por favor:Pare na próxima estação.Preciso comprar mais cigarros.Aqui no trem a conversa esquenta aos poucos.Pode ser que eu não consiga dormir.Infelizmente se ficar sem cigarros eu fico na merda.Este vicio é de amargar.Obrigado se tentar me dar conselhos.Não largo e vou me prevenir.Agradeço a parada……..retorno depois.
    Abraços .
    Pacheco.

  220. Glorinha

    Aninomyous,
    talvez estejamos falado a mesma coisa de forma diferente… meu comentário foi apenas que, nesse momento, não vejo nada como certo com relação ao canditados que estão ai
    não acho que uma escolha deva ser pautada em conveniencias pois geralmente essas atendem apenas um pequeno grupo.
    []abraço amigo,

  221. Carcará Telescópico

    Prezado Pacheco,

    detesto essa história de ditaduras. Usar a violência para libertar o país de um golpe militar é exatamente usar a violência para libertar o país de um golpe militar, que é exatamente usar a violência para libertar um país de uma libertação violenta.

    Mussolini dizia isto: “C’è una violenza che libera ed una violenza che incatena; c’è uma violenza che è morale ed una violenza che è stupida, immorale. Bisogna adeguare la violenza alla necessità del momento, non farne una scuola, una dottrina, uno sport.” Discorso di Udine, 20-09-1922.

    Uma revolução quer sempre libertar de uma outra revolução que também queria libertar, e, no final, o que acontece são sempre homenzinhos medíocres matando em nome da oferta de regalias para usufruto da Humanidade.

  222. Parabéns meu querido pelo bloging progress. quanto a Sampa :È isso aí Rui!!!! e qto ao resto..pé de pato mangalô tres vezes! naquele dia 21 o blog ficou fora do ar o site entrava mas o blog não.Depois normalizou,tah bj

  223. O CORVO

    Pacheco, espero que esteja tudo bem – você estava se referindo ao caso do Orlando Lovechio que foi atingido por uma bomba e teve a perna amputada – foi acusado de autor e posteriormente inocentado e vitima que ainda não recebeu indenização – já li sobre o caso mas me faltam detalhes. O autor foi Aloisio Nunes Ferreira? que foi
    Secretário Geral da Presidência – Esse assunto que você levantou é pano para muinta manga, eu fui contra o governo militar e queria um estado de direito pleno, mas também sempre fui contra as forças de esquerda do Brasil, a luta armada comandada pelo Mririguela, Lamarca, Dilma, MIngue, Zé Dirceu e outros – se vencedores irião implantar uma DITADURA DE ESQUERDA, em lugar da DITADURA DE DIREITA, implanta no Brasil após o AI 5 – ai vai a minha discordância com seu texto que afirmou que não houve ditadura no Brasil.

  224. O CORVO

    VIVA O RAUL SAIXAS –

    VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA – A UTOPIA NÃO PODE MORRER.

    VIVA O MALUCO BELEZA.

  225. O CORVO

    RAUL NÃO MORREU.

  226. Sandra

    Pacheco, respeito os militares, mas odeio ditaduras. De civis, de militares, de direita e de esquerda.

    Marvado, acho que já é a terceira vez que repito isso, mas você deve ser novo no blog, então vamos de novo: vim da periferia, estudei sempre em escola pública, e peguei muito ônibus pendurada na porta e muito trem lotado. Meu pai foi boia-fria, minha mãe trabalhou desde criança como operária em indústrias químicas e depois de alimentos, bebendo água quente no mesmo tanque sujo em que os tachos eram lavados. Não sou brilhante, não me orgulho de minha ignorância, e quero aprender sempre mais. Respeito quem deseja aprender, quem deseja crescer, só que quem quer fazer isso precisa abaixar a crista, reconhecer suas limitações e tentar superá-las. NÃO TENHO RESPEITO POR QUEM SE ORGULHA DE SUA IGNORÂNCIA.

  227. Amigo Corvo e não menos amigo Carcará Telescópico.

    Estas na trilha certa quanto ao Lovechio.Como mais um detalhe te informo que enquanto Lovechio que nada tinha com a briga dos dois lados até hoje não teve seu enquadramento na lei de anistia deferido no que pede correção,os seus algozes (que lançaram a bomba que vitimou Lovechio alem de polpuda soma indenizatória recebem salário mensal acima do que é estipulado e praticado por carreiras que diploma superior exigem).Não esquecer ainda que dilma (preferida de lula) estava na corriola que levou a cabo a operação de resgatar o embaixador americano da época.Codinome de dilma era Estela.Lovechio é uma lição de vida.Destruído seu sonho de ser piloto de avião ,hoje é corretor de imóveis em Santos.Isto é justiça?!Ver a patética figura de tarso genro falando merda na televisão revolta o estomago de quem como eu sei exatamente do que estou falando.Concordo também com a posição do Carcará telescópico que afirma com sabedoria não ser justificável uma ditadura se impor para retirar outra.E aqui novamente digo aos dois que não houve ditadura
    Ditadura coisa alguma.Vocês se lembram de Jânio Quadros?!Uma vez ele disse que para fechar o Congresso só era necessário ordenar um cabo e dois soldados.Frase inteligente.De efeito mas na realidade.Fechar ele até poderia.Mas quanto de tempo ficaria fechado?!Por estas considerações que aceito que da divergência surgem soluções que melhor se prestam a encontrar igualdades.Repito que houve inicialmente um movimento surgido nos quartéis e navios e aeronaves enfim nas Forças Armadas para evitar uma tomada de poder pela esquerda que era na ocasião composta dev- salvadores da humanidade (eles os comunas se julgavam assim.).Havia até um movimento similar aos sem terra de agora,Eram as chamadas Ligas Camponesas e o Stedile de então era um político de nome Francisco Julião se não me falha a memória.A história se repete e lula só continua barbarizando porque serve diretamente aos banqueiros que nos finalmente são os donos da bola.Meus amigos.Não embarquem nesta canoa furada.Não se deixem levar por aparências.Os militares de agora sofrem como todos.Mas firmes a Constituição que juraram defender só agirão dentro das normas constitucionais.O povo é quem manda.Eleições são para isto.Não quero eu me arvorar como defensor de quem não está pedindo para ser defendido.Tudo o que quis ao entrar no assunto foi pedir a um leitor e participante que omitisse de seus comentários à palavra pejorativa milico.E quem acha que foi ditadura continue com sua opinião.Um dia a estória será recontada.Espero que até lá Lovechio não seja chamado para a viagem que o levará aos céus.Se for que esta viagem realmente exista.Se existir espero que ele vá de avião (estou dando asas a minha imaginação) e realize finalmente o sonho que esta cambada de ratos lhe tirou nesta passagem pela vida.Que o nome Lovechio seja um dia referencia.Não desejo manter este assunto.Se mantido iremos superar a marca de Vampiro em feridas.Vampiro esta com 307 comentários falando de Deus.Par que passar esta marca falando da turma daquele que não sabe de nada.Finalizando amigos Corvo e Carcará Telescópico fiquem com a garantia que se pareceu e esta divulgada ditadura a intenção dos que participaram do lado da verdade não era esta.Quem vos fala participou e muito em área especifica onde a inteligência era a arma mais usada.Eu era apenas um jovem marinheiro em anteriores durante e após 64.Vivi de perto lances dramáticos.Sei exatamente o que pensavam os militares corretos da época.Até mesmo porque por bons Oficiais sempre fui dirigido e encaminhado.Gostaria de encerrar o assunto em exposição.O blog em aniversário não merece este desvio.Mas quem ler a estória da Ratoeira que eu mandei para Maria saiba que não a escolhi por acaso.E mandei para a Maria porque ela sabe do que está falando.Muito obrigado.
    Pacheco.

  228. FRANCINY CHEQUER

    Aninomyos, me desculpe se fiz algum comenntario chato ,mas não foi para te atacar, espero que vc entenda pois respeito as suas escolhas até ao voto, eu fui radical em minha posição em relação ao seu comentario, me desculpe novamente, mas por favor seja um cidadão conciente na hora do voto, e isso eu sei que vc vai ser. Vampiro oiiiiiiiiiiiiii, vc não me mendou nenhum beijo vou ficar Carente.
    Corvo vc sabe que e meu adoroval, mesmo que seja um passaro horrivel, mas vc já está no meu coração e vc sabe muito bem Sandra oi Valeria como vc está?
    Gerald de um sinal de vida, meu ex Carlos também sabe que sou sua fã

  229. Sandra

    Targino, chamo Sampa de Sampa por causa da música do Caetano. Sempre quando a ouço fora de Sampa, sinto aquela saudade de casa, com tudo o que ela tem de ruim.

  230. FRANCINY CHEQUER

    Ps ao Sr. José Pacheco, que eu admiro muito o que ele escreve oi Lu cade vc.????
    Contrero cade seus textos também maravilhosos,
    beijos de coração para todos

  231. Antonio M.

    Paulista sem lista é pau
    Paulista sem pau é lista
    Se tirar pau do paulista
    Paulista fica sem pau
    eheheh brincadeinha
    Só pra quebrar o clima
    São Paulo, o inferno é aqui, mas já que está aqui, abrace o Diabo.

  232. Gerald Thomas.

    Hoje passei vistas no site Dry-Opera.Fiquei impressionado.Não tão somente por tuas inúmeras e controversas (li isto também) criações,mas idem por sentir como eu pouco sei de teatro e outras atividades.Agora teu valor para mim está aumentado.O que deve estar acontecendo nas cabeças de poucos frustrados é a merda da inveja.Você venceu lá fora e isto falsos ufanistas do Brasil não podem aceitar.Ficam pegando carona na fama de outros e sendo mais fácil destruir do que construir, atacam gratuitamente em tentativas desesperadas de aparecerem.E o que dizer dos covardes que assinam como anônimos.Você conhecendo e participando como cidadão do mundo ao chegar em São Paulo e apontar defeitos para que como eu gosta e usa da verdade está contribuindo para que os defeitos apontados sejam corrigidos.Fazer outra leitura dos teus comentários é ato de aparente menosprezo dos que na verdade desejam mas talvez não tenham o talento e a coragem de um representante de nação perseguida que não ficou em lamentos e partiu para distribuir o dom que Deus lhe concedeu.A frase não é minha mas eu te envio:Deus não escolhe capacitado. .Ele capacita os escolhidos.Obrigado por seres quem és.E toque este trem que a estrada é longa.Vou para o vagão dormitório.Acordo cedo (o tempo de sono diminui com a idade) ao amanhecer vai conferir se têm recados.Se encontrar, respondo.Boa noite e um grande abraço.

    Pacheco

  233. Antonio M.

    A tarde inteira sem minha caixa postal. Vou ter um desconto IG?

  234. Para Sandra,Franciny Chequer,Antonio M. e quem demais gostam de tudo ler.

    A todos obrigado por me aceitarem e meu bom dia bem forte apesar do tempo nublado.:

    Sandra.

    Muito bem colocada tua resposta ao Targino.Sampa é carinhoso.Criado por um baiano que choca a alguns exatamente por ser contrário ao estereótipo atribuído ao baiano pejorativo que usam alguns.Quem não conhece a Bahia e os baianos não sabe do que fala.Convivo lá e me considero meio baiano com muito orgulho.Amo São Paulo.Amo a Bahia também.Dizem que estou remoçado.Acredito e nem precisei procura o que é que a baiana tem.A velhinhas baianas são velhinhas iguais as de qualquer parte do mundo.Só que fazem cocada como ninguém.
    Sandra como bem colocas eu respeito também os que desejam aprender.Por isto e para isto estou neste trem.Graças a Deus em excelentes companhias iguais a você.Apologia da ignorância só faz o nosso suposto presidente e pelo andar da carruagem isto lhe é conveniente.Os índices de popularidade que ele ostenta falam bem do que estou dizendo.mantendo seus enganados eleitores no limbo do saber pode manter a capa que duda mendonça lhe vestiu.Espero que um dia a exemplo da estória infantil um meninão apareça e grite que o rei está nu.O Mainardi tenta dar este grito há tempos.Quem leu Lula é minha anta sabe do que falo.Infelizmente os que não sabem ler nunca escutarão o Mainardi.Conhecendo detalhes da vida do Mainardi posso dizer que eu aprendo depois de muitos anos o que é realmente ser um pai.Não quero detalhar mas grito em silencio quando recolhido em orações para que o senhor escute o quanto agradeço a graça de ter meus filhos vencendo .Tive um caminho que para o Mainardi é mais dificultoso de trilhar.E Mainardi com ampla desenvoltura faz o mesmo caminho com uma dignidade que não sei se eu teria a mesma grandeza.Sandra desculpe ter saído do nosso assunto.Quando teclo vou acompanhando o que me vem a mente.Geralmente só leio depois de passar no corretor.è isto .

    Franciny Chequer.

    Carinho de tua parte.Agradeço.Seguro a soberba.Também te admiro.Mais do que possas imaginar.Li alguns dos teus enviados.Nada mais preciso dizer.Agradeço o contato e esteja certa que estarei acompanhando teus comentários.Aprenderei mais e mais a cada dia lendo todos.Sinceramente gosto das opiniões das mulheres .Nada de duvidas de que lado está no meu time de homens.Somos todos iguais homem ou mulher.Cabeça não tem órgão sexual.Pensar é igual para ambos os sexos.Mas as mulheres são mais criteriosas.E apaixonadas no que defendem.Grato por me incluíres nos beijos de todo coração que bem recebo e retribuo simbolicamente enviando os meus.Franciny,lamento te informar que o Contrera decidiu se afastar por uns tempos.Ao menos foi o que me disse lá no blog que ele tem.No entanto é sabido que o Contrera é mutante em posições e opiniões.Algo deve ter influenciado o Contrera por este afastamento.Quem sabe se superado este algo empecilho ele retorne.Vamos torcer para que isto se torne realidade.
    Antonio M.

    Ri com tua brincadeira das listas e pau do Paulista.
    Rir é bom e nada custa.
    Não gostei de mandares abraçar o Diabo (arreda de nós)
    Amigo Antonio entendi o teu humor.Contudo a Frase:Faça do limão uma limonada teria a mesma objetividade.E não necessitarias mencionar o nome da coisa ruim.Chamá-lo é como pedir sua presença.E ele de pronto atende.Tão assanhado ele é que às vezes tenta enganar os fracos e quer chegar antes de Deus.Sinceramente eu prefiro deixa-lo fora do trem no qual estamos viajando.
    Por isto repito arreda Satanás e invoco o nome de Deus.
    Obrigado a todos.

    Pacheco.

  235. Marvado

    Sr. Pacheco me benzo ao contrário… O que é isso meu sr.?
    É o seguinte, é milico mesmo, e não tenho que agradecer a milico algum a liberdade de expressão que hora tenho, como qualquer conquista de liberdade e direitos é uma conquista de um povo. Os milicos lutaram pela minha liberdade igual a Pricesa tal e tal lutou pelos escravos, esta estória não me interessa.
    Tb já disse e repito, vcs enchem o saco com esta estória de comunistas e pt e tal, não tenho nada com o governo que ai está e muito menos com estes comunistas que o sr. diz estar no poder, aliás nem sei quem são os comuna, seria o governador de São Paulo ou e ex presidente da república? a mim me parece que estes carregaram mais o rotúlo de comunistas, apesar de efetivamente nunca terem sido, do que o próprio Lula que vem do chão de fábrica, é vero que ele não vê este chão há muito tempo, mas concordem vcs ou não ele não vem de uma universidade ou de uma biblioteca cheia de Marx e seus analistas.
    Chamar o Lula de comunista é cair na crítica pela crítica. Não acredito na ditadura do proletáriado e muito menos no operário que chega ao poder. “A revolução dos bichos”, entretanto a contribuição de Marx em relação ao conhecimento da relação entre capital e trabalho é sim de extremo interesse de qualquer trabalhador que perdeu toalmente a relação com a origem do trabalho e é o tipo de trabalhador que aqui predomina.
    bjs no Brasil

  236. Acarloz

    235 comentários de um vasto material inútil…

    Estivesse vivo o grande Stanilaw Pnte Preta, terial material aqui para mais algumas edições de seu Febeapa ….

    Credo

  237. Acarloz

    235 comentários, um vasto material inútil…

    Estivesse vivo o grande Stanislaw Ponte Preta, teria material aqui para mais algumas edições de seu Febeapa ….

    Credo

  238. Marvardo.

    Bravo amigo.Aplaudo de pé todo aquele que manchem e defende sua crença.Receito a tua.Escute mais da minha.Quanto ao Marx se bem lido e interpretado concordo em parte contigo.Quanto ao termo milico já sabes o que penso.Só gostaria de te fazer uma pergunta.De onde vem os que chamas de milico?!São povo ou são alienígenas.Pense bem no que tento passar.Pode não estar sendo entendido ou limitado em minhas explicações.Queres saber os saudosistas do comunismo?! Saudosista diz, porque eles vivem no passados.Ao que sabemos a queda do muro de Berlim enterrou de vez a influência comunista em boa parte do mundo.Aqui pela América do Sul ainda tem simpatizante.Acompanhe os noticiários e já terás tuas respostas.Ou na internet com mais precisão.Procure um blog comunista ligado ai pt.Procure por tarso genro e já terás o inicio para ir conhecendo um por um.Por favor releia o que eu escrevi.Não taxei lula de comunista.Disse que ele é o chefe do bando e mais nada.Quem rotual-o como comunista foi tua resposta.Lula sempre esteve em cima do muro.E´hábil e inteligente,Uma inteligência a serviço da mentira.Realmente ele não veio de universidade.Quem o ajudou na projeção nacional é que veio.Leia sobre o falecido General Golbery.Este Oficial criou a serpente.Alimentou desde que a concebeu.A intenção era de fazer uso do que criava.A serpente astuta enganou seu próprio criador e com andar desenvolto onde lhe ensinaram o caminho percorreu a trilha que o levou onde está.E pretende ficar por mais tempo.Tem gente que ainda o quer mandando.Infelizmente.Marvardo não queira a mal este que te aprecia.Podemos manter cada qual a opinião que temos.Confesso-te que já defendi e até admirei o lula.Votei nele uma vez.Até discuti com meu filho.Errar é humano.Persistir no erro é tolice.Saiba ainda que antigos e sinceros companheiros de fabrica de lula hoje lhes viram as costas.Será que eles também estão errados.?Se estivermos (os contra lula) errados o lula é mesmo teflon.O duda é um gênio da propaganda,o zé dirceu é um injustiçado,os escândalos deste governo são intriga da oposição (tese de tarso genro) o GT nunca se despiu em um palco,você e o Vampiro acreditam em Deus e eu acredito em Papai Noel todos os dais e não somente durante as festas para alegria de meus filhos e netos.Falando em netos acrescento que pensando neles e em netos de outros brasileiros é que me motivo a ficar repetindo o que prefiro esquecer.Anistia acenada e promulgada para todos de ambas os lados.Os militares aceitam e respeitam.O outro lado atiça e provoca; e o operário (nunca foi realmente) que defendes nunca sabe de nada.Porque realmente nem quer saber.
    Abraço amigo marvado.

    Pacheco.

  239. Edward

    Ainda estamos falando mal de São Paulo?

  240. Sandra

    Marvado, concordo que Lula vem do chão de fábrica e não de uma biblioteca. Aliás, ele disse com orgulho, numa das Bienais, que odiava ler. Meus pais vieram do chão de fábrica, e adoravam ler. Colecionaram todos os fascículos de Conhecer, Nosso Século, Ciência Abril, Geografia Ilustrada, Os Bichos, Grandes Personagens da Nossa História,… Sempre fui rato de biblioteca. Não sei o que no chão de fábrica seja incompatível com a leitura.

  241. Sandra

    Arcaloz, faça um comentário útil, então.

  242. CBarros

    Enquanto seu Blog bomba democraticamente eu como blogueiro não posso dizer o mesmo, sou censurado, logo pelo Estadão que fala tanto dos tempos da mordaça, porém, do mesmo modo que os censores da época da ditadura usa os mesmos métodos em pleno século 21. O Daniel Piza morre de amores pela China, talvez ai se explique sua tendência de censor mor da corte, ele não suporta uma crítica aos seus comentários, com certeza se tivesse uma oportunidade seria pior que um torturador do DOI-CODI não tenho dúvidas disso, isso é questão de desvio de personalidade.

  243. Sandra

    Só para esquentar um pouco mais o debate: Marvado, a quem você agradece a liberdade de expressão que agora tem?

  244. Sandra

    Pacheco, sou grande fã de Caetano.
    Franciny, estava sumida!
    Valéria, ainda está sumida! Espero que esteja melhor!
    O Gerald eu sei que some mesmo. Fica naquele silêncio tenso…

  245. Sandra

    Falando em silêncio tenso, o que Kerr queria que acontecesse em Esperando Godot?

  246. Antonio M.

    E por falar em censura, leiam na home do Ig:
    “A Lei 9.504, assinada pelo então vice-presidente Marco Maciel, iguala a internet aos veículos de rádio e televisão, proibindo a qualquer site a difusão de opinião sobre candidatos, partidos e temas eleitorais durante o período de eleição. O argumento para limitar a veiculação de opinião em rádio e tevês baseia-se na idéia que esses veículos são concessão pública – o que claramente não se aplica à internet. Trata-se de “flagrante desrespeito à liberdade constitucional de expressão”, critica Caio Túlio Costa, presidente do iG”.
    Democraciaaaaa, eu quero uma pra viver…
    É por estas e outras que a última vez que eu votei pra alguém foi nas diretas já. Desde então eu ouço que a melhor maneira pra mudar isso tudo é pelo voto. E eu digo desde então que eu não sou cúmplice disso tudo que está aí. Que com ou sem meu voto as coisas estão piorando a cada ano. Nada mudou. A única novidade foi o Lula. Novidade???? Os únicos políticos que hoje eu tenho simpatia são: Antonio Carlos magalhães, Janio Quadros, Ulisses Guimarães, Enéas, Tancredo, Brizola, e mais alguns que se encontram no mesmo lugar que estes.

  247. Anonymous

    Uma coisa é certo, os militares podem não ter acertado em tudo, mas conseguiram impedir algum tipo de ditadura à la Fidel Castro no Brasil, o Che Guevara tentou depois expandir para a Bolívia onde morreu (e é também outra ditadura), algo que queriam os ‘revolucionários’, e tanto não (foram) são ditadura que o último general (Pres. Figueiredo) foi quem liberou as diretas já, onde o 1º Presidente civil foi o Tancredo Neves e não foi deflagrado um tiro de fuzil sequer por isso, a transição foi pacífica e os militares permitiram todas as manifestações do pessoal…sem isso, se todos fossem maus como alguma parcela realmente deve ter sido, estariamos numa ou noutra ditadura, com algum tipo de massacre igual aos dos Africanos onde morrem, morrem, morrem e a guerra continua…por isso certamente houveram os monstros, porém as Forças Armadas sempre estiveram com o povo, mesmo que sem o reconhecimento deste.
    Hoje o povo se vê acuado entre tiros de fuzil (que não são militares) e recorre a eles quando a polícia não tem contigente…se eles quisessem dar um golpe já o teriam feito, está claro que os militares não querem mais esse abacaxi nas mãos…mas que são a única coisa que anda funcionando, pelo menos em Sampa, se alguém cai no asfalto, é atropelado ou fica entre as ferragens, quem vem salvar? os mal pagos Bombeiros, que deixo como exemplo dos militares, porque é fácil condenar toda uma corporação quando há problemas, fácil dizer que as favelas é que são violentas, fácil afirmar que o governo é incompetente…difícil é reconhecer e separar o joio do trigo quando ‘ainda’ estamos bem e na verdade deveriamos agradecer por isso….ainda há muita ignorancia, gente fechada em soluções burras e politicagem visando lucros ilícitos, mas a maioria sabe que não é bem assim…vocês gostam da dita dura? hahahahahahaaaaaaaaa, tô fora.

  248. Anonymous

    Votamos, sempre nos planos e propostas dos candidatos, mas se eles usam o poder para desviar disto, aí não é nossa culpa, eles tem que cumprir o que prometem, por isso existem as CPIs os Impeachments…é difícil? é sim! mas enquanto estiver andando 2 passos e voltando apenas 1 ainda há progresso e isso é melhor que parar no meio da pista….não pare na pista.

  249. Aninomyous

    E isso leva exatamente a algo que queria comentar sobre a guerra fria! eram 2 ditaduras, comunismo X capitalismo, hoje sabemos o quanto AMBOS são nocivos à humanidade, só é a favor de algum destes quem tem terceiras intenções.

  250. Aninomyous

    Precisamos de algo intermediário…o comum deve ser comum sem o comunismo, algo como ter escolas, hospitais, segurança, habitação com um custo mínimo (não gratis) que já estejam inclusos nos impostos e que estes sejam justos, o que não é justo é pagar por tudo isso e ter que comprar novamente em escolas particulares, planos de saúde e pagamento para milícias, segurança privada e etc….
    A parte dos bens pessoais e patrimônios devem ser respeitados, e isso é parte do que não é comum, portanto é capital, mas o capital tem que girar, tem que sobrar nas mãos de quem trabalha também e não apenas dos ladrões que desviam o dinheiro dos impostos e nem dos ricos que negam pagamentos justos e coisas assim! o capital tem que retornar justo porque se vc pega emprestado o banco cobra 400% de juros, mas se vc ‘deixa’ no banco ele só lhe retorna 0,5% de juros, tá na cara que é desigual demais! jogo político para que não haja consumo, mas por que não haver consumo? por que somente privilegiar as exportações? o Brasil será eternamente colônia extrativista do mundo? criticar pelo menos pode não é, não faço campanha de X e nem Y, mas quero que qualquer um deles que assumir o poder público honre estas pessoas que trabalham e merecem a dignidade sem ter que implorar por isso.

  251. Aninomyous

    A humanidade deveria se tornar Turista…girar o Capital e ter estrutura em toda parte do mundo para poder viver em Comum, os que não quisessem fazer isso ter seus lugarsinhos para fincar as raíses…para quê gente insignificante quer se perpetuar porque viajou até o espaço e voltou se poderiam TODOS viajar e conhecer o espaço de perto dividindo este custo? porque são tão insignificantes que o orgulho se torna infinito e eles se tornam importantes pelo que os outros não fazem e não pelo que eles mesmos fazem! o muro que deve cair é a última fronteira da humanidade e este muro é feito de Homens.

  252. Aninomyous

    Eu quis dizer com a Humanidade se tornar turista é que a tecnologia deveria absorver praticamente todo o trabalho e derrubando os últimos muros que bloqueiam o progresso da humanidade, só trabalharia quem o quisesse, deveriam ter planejamentos familiares, lugares no mundo todo com infra estrutura…a inteligência deveria adaptar este parasitinha chamado Homem ao seu Hospedeiro chamado de Planeta, porque o Câncer e o verdadeiro HIV que destroi as defesas, estes não vão destruir apenas os sonhos e aspirações elevados dos homens, mas destruir toda a chance de um futuro brilhante e digno para todos os seus descendentes.

  253. Sandra

    “O CAOS E O INFERNO DESSA CIDADE ME ENCANTAM”

    Sampa respondendo a Gerald:

    “Diga que já não me quer
    Negue que me pertenceu
    Que eu mostro a boca molhada
    E ainda marcada
    Pelo beijo seu”

  254. Antonio M.

    O melhor sistema político do mundo é aquele em que não precisaríamos deles:os políticos. Pra que? Pra que precisamos de políticos ou fazer política para construir hospitais, estradas, escolas, etc, etc…. Por que as empresas deles, particulares, dão tanto lucro e quando administram a coisa pública é so prejuiso e de má qualidade? 513 deputados federais num país com 26 estados pra que se cada estado já tem um governador e vários deputados estaduais? É claro que eu sei a resposta: quanto mais gente, menos controle.

  255. Aninomyous

    Quando cair esse muro então não haverão mais barreiras para o Homem, ele pode salvar o Planeta e ainda tornar ele muito mais belo, pode explorar o Universo e até fazer contatos com outros seres se existirem!
    Neste mundo utópico o trabalho será algo muito digno e desejado, porque todos vão querer adquirir as habilidades para trabalhar, e isso não será castigo e nem escravidão!
    O destino será guiado pelos Homens sem falsos representantes e as riquesas serão invioláveis, assim todos que serão ‘despreparados’ ficarão como turistas alimentando o giro do capital, e somente os mais preparados assumirão os trabalhos necessários para sustentar a Humanidade…é pouco?
    Ha realmente muita cultura, muitos avanços, mas ainda há muito atraso e muita ignorância…o problema é se fechar nisto, e se isto está fechado é exatamente por incapacidade, medo, intolerância, etc… todas são meras questões humanas de gente insignificante e orgulhosa que esconde estas fraquesas na maldade e na opulência…não sei nada de política, mas é mais ou menos isso que vejo amarrando o Homem num cabresto de Jirico…

  256. Aninomyous

    Falei, falei e não disse nada? mas é que dada a complexidade da natureza humana não é possivel entrar em detalhes…queria apontar algo bem proximo de uma União Global verdadeira, onde as pessoas pudessem transitar, onde o capital (invenção humana) service a essa humanidade e não aos caprichos de gente ruim ou mesquinha…o mundo está se misturando, as etnias se tornam uma mescla, isto é bom porque somente os genes fortes é que se mantém, os genes dominantes de um e de outro substituem muitas vezes as doenças e defeitos genéticos….a genética também pode tomar parte nisto, e então no final as pessoas se olharem respeitosos e não buscando julgarem-se por preconceitos ou situações.
    Mas vamos voltar os pés no chão…vou citar Raul Seixas…
    “Do passado eu me esqueci
    No presente me perdi
    Se chamarem, diga que eu sai”
    Abraços.

  257. Marvado

    Sandríssima e Sr. Pacheco

    Sandra
    Concordo com vc em relação ao chão de fábrica, não é motivo incontestável pra não se ler. O que eu queria dizer, naquela fala, é que o Lula nunca foi um leitor de Marx ou qualquer seguidor do mesmo, enfim não estou aqui pra defender o presidente, muito ao contrário… Além do mais o Sr. Pacheco disse muito bem, ele não leu mas muitos dos que, em outros tempos principalmente, o apoiaram leram e acreditaram que podiam chegar ao poder como todo e qualquer político que por ai está, enfim deixo isso pra lá tb…
    Sandra não agradeço a ninguém a minha liberdade de expressão, e se tivesse que fazê-lo agradeceria a todos que lutam contra as didaduras, sejam elas quais e onde forem, entretanto, no caso do Brasil e no caso da ditadura estabelecida pelo golpe de 1964, atribuo (não agradeço) o fim desta e a dita “liberdade de expressão” sob muitas aspas, ao momento histórico, enquanto era interessante para Usa manter as ditaduras deste período aqui na América do Sul as mantiveram, apoiaram e financiaram, qdo deixou de ser interessante venderam-nos a idéia de democracia e a gente compra até hj e paga garo. Tem gente que acredita que a democracia é tão linda que até um oprário pode chegar ao poder e fazer a revolução, enfim tem quem acredite em papai noel, não é mesmo Sr. Pacheco.

    Sr. Pacheco admiro sua educação, mas de fato estamos em trincheiras diferentes, não por conta do Lula e sim por conta do Estado.

    Bjs no Brasil

  258. Sandra:
    estou amando tuas entradas.Uma melhor que a anterior.Todas coerentes e inteligentes.Sampa Mostrando a boca molhada ao Gerald mata qualquer critica ao nosso maquinista.Quando apontou defeitos de Sampa acredito que Gerald pedia consertos em amor antigo revisto no presente.Muito bom.A versão que tens é cantada por que.?Eu tenho com Nelson Gonçalves e outra com Núbia Lafaiete

    Aninomyous:

    Continue e solte tudo que tens.Excelentes e sensatas colocações.Para isto estamos neste blg.Ler refletir aprender.Com colocações como mandas aprendo mais a mais a cada leitura

    Antonio M.

    Para ser varredor de rua os concursos exigem alfabetização comprovada.Para ser político deveria ser exigido nível superior.Par não perder mais tempo vamos falar e recordar do caso do renan calheiros.Para mim o congresso acabou no dia que livrou a cara e um ladrão descarado como ele que continua a ser senador com os mesmos direitos dos outros.o que nivela todos por baixo.Ser político já é profissão destinada a locupletar de dinheiro aos felizardos que conseguem vencer eleições.E nem estudo precisa ser comprovado.Como é que pode ser deste modo?!Mais me parece obra de diabocracia do que norma de democracia.

    Acarloz.

    Concordo que o falecido jornalista Sergio Porto teria muito material.A começar pelo teu Credo que endereças a não sei quem como se estivesses acima de todos que estão trocando idéias e buscando entendimento.Lembro que podes entrar com teus posicionamentos que certamente serão bem recebidos.Não saia atirando a esmo.Direcione para um alvo.Os demais te agradecem.

    Contrera

    Se estiver lendo.entre por favor.Aqui se precisa hoje de palavras de amor como andas escrevendo em teu blog.Não ligue para os que pretendem apenas ver o circo pegar fogo.Vamos debater idéias.Temos o livre arbítrio de colocar os limites de nossas opiniões e também situar as dos demais .Tudo enquanto durar o respeito.Saiu do respeito deixa de ser blog evira bagunça.

    O Vampiro deve estar dormindo na caverna e chamo a noite.O corvo deve estar por ai e pode entrar de repente.E o marvardo que já me é simpático me avisem quando entrar.mais que falar pretendo ouvir.
    Obrigado.

    Pacheco.

  259. Quero dizer que São Paulo por ser grande demais e com mais oportunidades que qualquer outra cidade a até bem pouco tempo atrás, atraiu para si todo tipo de pessôas. o que foi ótimo Aqui se teve a ilusão que trabalhando vai.Hoje estamos sofrendo o resultado de anos de falta de administração planejada a longo e médio prazo.Quando penso o que somente um METRO faria por nossa city. E todos a Morta, o Kassando, o picolé de chuchu alkmin todos não fizeram nada ou quase nada e o babaluf nem comentários..agora veem querendo votos??Já tiveram suas vezes Beijos aos meus irmãos paulistanos, cariocas, maimenses, georgianos, soteropolitanos. Sampa precisa de alguem que tenha serenidade equilíbrio porque diante de situações graves a única chance é agir com lucidez inteligência e CRIATIVIDADE. wl

  260. critico _de lixo

    vixe………….ate dormi lendo este lixo eletronico

  261. Antonio M.

    Crítico de lixo,
    QUEPENA QUE VOCÊ ACORDOU. vOLTE A DORMIR.

  262. Aninomyous

    Isso é algum flooder, mas vou falar algo também… 😛
    Primeiramente em linguagem não poética, sugiro que o Sr. Lixo eletrônico instale e rode em seu computador o Ccleaner ( http://baixaki.ig.com.br/download/ccleaner.htm ) porque ele é excelente para limpar o lixo eletrônico do sistema e do registro.
    Finalmente, isso demonstra que vc aprendeu alguma coisa, porque o sono é exatamente a parte onde o cérebro faz uma limpesa de seu sistema, ele descarta os resíduos do cotidiano e impressões superfluas, mantendo o que vc acha importante, isso é aprender! quando vc lê algo e depois acorda e consegue lembrar aquilo significa que aquilo foi fixado, então releia novamente pois fixara mais ainda.
    Abraços.

  263. Aninomyous

    Errata: limpeza…o sono é uma ação fisiológica e que é importantíssimo para a clareza dos pensamentos…portanto não é ruim, vá dormir.

  264. Lilian

    Gerald…. posta outro…. ja cansei deste … posta outra belezura….

  265. Marcio M

    Poesia: Nas Passarelas de São Paulo e Nova Iorque
    autor: Márcio M

    Nas Passarelas de São Paulo e Nova Iorque
    Gil e Caetano
    de saiote
    Nas Passarelas de São Paulo e Nova Iorque
    Gerald Thomas e another guy
    de braços dados

    🙂

  266. Parabéns pelos textos sinceros que nos apresenta aqui. Vida longa ao blog!

  267. Marvado.

    Não me dei conta de estar entrincheirado.Muito menos de estar em trincheira diferente da tua.Que eu saiba estamos embarcados no mesmo trem e com o prazer de conversar.Lamento eu mesmo ter entrado em um assunto que considero ainda não bem explicado e portanto não bem resolvido por muitos.Deu uma boa parcela da prosa do dia de hoje.Interessante é que esta seção seria inicialmente destinada a comentários a respeitode São Paulo e diversos outros assuntos foram entrando e ficando com m diversas manifestações de todos que desejaram comentar e dar opinião aqui e acolá conforme a vontade de cada um.Foi muito boa esta troca de opiniões.Marvardo.Existe muito mais verdade nas tuas afirmações do que você próprio possa imaginar.Lembre-se que eu falei que até nas Forças Armadas havia infiltrações.Encare assim.Um golpe ia ser desferido.Houve reação e o golpe foi evitado.Mas um poder tomou o lugar de outro.Houve tremenda e perigosa ameaça de divisão do poder dominante.Ai sim se criou duas trincheiras.Morre Castelo Branco (limito-me a lamentar e mais não lamento comentar deste verdadeiro brasileiro).Castelo Branco é referencial de um antes e um depois dele.A morte do eminente Oficial General um dia certamente será recontada.O acidente que o vitimou nunca foi bem esclarecido na época.Meus conhecimentos mais profundos e participativos de tudo param ai. Aconteceram mudanças estruturais em varios comandos.Do que eu participava fui dispensado.Mas uma coisa te garanto.Os militares que defenderam a Constituição não podem nem devem ser tratados de milicos Me apontem uma manifestação de militares que seja no sentido de desprezar o outro lado dos combatentes.Militares por natureza respeitam até adversários quando percebem ideais nos que enfrentam.Aconteceram sim barbaridades de ambos os lados.Os fardados que extrapolaram foram punidos. Procure saber de Fleury e veja quem realmete barbarizou na epoca que chamas de ditadura.Como um quebra cabeças junte as peças que recolher..O resto é tudo confuso tipo briga de cegos que se digladiam no escuro.Tanto faz o que os rodeia porque nada enxergam E TEM QUEM NÃO QUEIRA ENXERGAR..Amigo Marvado vamos falar de São Paulo que saímos melhor.Os beijos Brasil do final do teu comentário mostra que estamos sim na mesma trincheira.E não por educação eu gosto de você como gosto de todos que defendem os seus pontos de vista.Quem sou eu para julgar quem é o certo entre eu e você?E se eu julgar vou basear-me em que?!Melhor é ficarmos torcendo por dias melhores e ver como nos sairemos nas futuras e próximas eleições.Muito obrigado.

    Pacheco.

  268. Pacheco, não consegui encontrar o teu comentário sobre a ratoeira, se é que a Maria a quem se dirigiste seja eu.
    Mas agora, quero comentar sobre a passagem de Jesus no texto. Foi a única parte que discordei. Não sei de quem foi a infeliz idéia de colocar o Cristo numa estátua e de braços abertos. Acredito que é exatamente dessa forma que ele se encontra nessa cidade. Isto sim, é usar o nome de Deus em vão. Porque da forma como o vemos é assim que ele se encontra, morto, e pregado, ainda na cruz, com os braços abertos. Cristo, para os que não lêem a Biblia, ressuscitou e foi para o céu e, hoje está acentado à direita de Deus, intercedendo por todos aqueles que crêr nele e o busca de sincero coração. Então discordo, quando o Gerald, diz que Cristo ficou encantado com a beleza da cidade. Cristo, jamais olhou para a aparência de uma pessoa ou até mesmo de uma cidade. Vemos na Biblia, que a única preocupação dele, quando de sua passagem pela terra, foi a de limpar os corações, sua única missão. Cristo sempre se preocupou em salvar homens, por meio do arrependimento e remissão dos pecados. No Rio como vemos o matariam novamente, como morto deixaram, como podemos deduzir dessa estátua.
    Inveja, tem da beleza, aqueles que vivem da exploração da beleza. Há outros que vivem totalmente do conhecimento e inteligência que possuem e, isto nada tem a ver com beleza. Sem querer dizer com isso que, pessoas inteligentes e cultas são pessoas feias fisicamente. A beleza é um ponto de vista.
    O Rio é uma cidade abençoada pela beleza natural, e talvez por isso tenha sido escolhida para ser a capital do país em tempos remotos. Talvez por isso também tenha se estabelecido aqui, a midia televisiva e daí o aumento desordenado de sua população. Mas vemos pela história, que os crimes aqui, residem desde os tempos em que era a Capital do País, de acordo com os relatos de Laurentino Gomes. Deste modo, vemos o descaso com que os seus governantes a trataram, permitindo que a criminalidade aumentasse e chegasse à situação em que está hoje. Então vemos que à sua beleza é suplantada pela criminalidade e outros problemas de que temos conhecimentos. Por isso que dizemos: Fazer festa com a casa suja, desarrumada e doente? Porque não investir o dinheiro em moradias dignas? Saúde? Policiais honesto e integros? Com o desenvolvimento social?

  269. É diferente, eu, eleitor, postar aqui a minha opinião sobre candidatos e o IG, empresa de comunicação, dar a sua opinião. Opinião de empresa de comunicação, geralmente é comprada, movida por interesses. Fazer propaganda é uma coisa, comprar opinião é outra coisa completamente diferente.Empresa de comunicação é pra relatar, não é para opinar, a opinião é do leitor. O Supremo não vai dar.

  270. Tene Cheba

    O Brasil é o país dos contrastes, nitidamente nós reverenciamos o paradoxo. Não temos o vinculo necessário com a nossa pobre História.Construímos fatos a nossa moda. Neste país só chuta forte quem é canhoto. Cuba, país por assim dizer o El Dourado dos guevarinhas ociosos, mata, fuzila, tortura, qualquer ser humano que ouse a opinar, são ditadores, donos do destino do país.Donos de uma elite, ora veja só, fausta e opulenta que como na Coréia do Norte, matam de fome seu sortudo povo. Ninguém critica este absurdo.O cubano, não assiste filmes, só comem frango, exatos um kilo por família mês, mal pesados ou aferidos, diga-se, os esquerdinhas, sugadores do suor alheio, não sentem vergonhas. A sociedade brasileira apoiou a ditadura, dito por uma ex guerrilheira, e hoje pagamos indenizações indecentes para com os nossos dados sociais indecentes na mesma magnitude. Sou contra qualquer tipo ou modalidade de opressão, tirania, mas vamos combinar, a nossa Santa Esquerda é a materialização plena da babaquisse, são os falsos dubladores de Marx, estão completamente superados. O Brasil é um país sem líderes, não temos expoentes, melhor temos, de valor zero, na base zero, uma indeterminação.

  271. Tene Cheba

    Se o PT levasse uma surra nas próximas, isto faria um bem enorme aos nossos destinos, mostraria na forma cristalina, a saturação que os seus sucessivos escândalos provocaram. De cada dez pessoas onze falam muito mal desse governo. Evidente que não conheço o Norte e Nordeste do Brasil.Nós temos um governo em uma eterna larica, comem tudo, devoram vorazmente todos os nossos tostões, na Granja dos Tortos, comem e se lambuzam como reis. Eu vivo em uma ditadura, a do silêncio mórbido que necrosa a minha existência, as passeatas só com motivadores de direita, a esquerda é santa e imaculada, amém.

  272. MIlton

    SANDRA AMEI ESSA PARTE DA MÚSICA DA MARIA BETÃNIA QUE VOCÊ LEMBROU. E PRA MIM VALE PARA TODOS QUE FALAM MAL.
    SÓ MAIS UMA VEZ

    “DIGA QUE JÁ NÃO ME QUER
    NEGUE QUE ME PERTENCEU
    E EU MOSTRO, A BOCA MOLHADA
    E AINDA MARCADA
    POR UM BEIJO SEU”

    LINDO NÃO? E REALENTE É A CARA DE SÃO PAULO.

  273. O CORVO

    Milton, só um detalhe, a música Negue é de autoria de Adelino Moreira e Enzo Almeida Passos – não leve a mal, aqui no Brasil é comum não citar compositor de música ficamos somente com o interprete – Já dizia Ary Barroso.

  274. FRANCINY CHEQUER

    Ola boa noite a todos, o que está acontecendo, nada de vampiro, vcs cozinharam ele com água benta e alho, só pode ser, G.T. em profundo pensar ou estamos nos comunicando de um blog do além, Sandra estou com medo,
    Vamos falar uma coisa seria, essa coisa de trincheiras opostas, nossa, ao meu ver não somos todos Brazileiros independentes das escolhas profissionais, Me diga se o Brasil for para a guerra quem são os funcionarios do Estado que irão, os Militares, não e porque tivemos uma historia de militarismo, qu agora todos que usam um uniforme será crucificado, sim houve uma ditadura, mas não foi só no Brasil, a Monarquia ao meu ver também e uma ditadura, e não me venha citar os despotas esclarecidos, pois só montaram seus parlamentos para não perderem a mordomia, não estou aqui para defender ninguem ou brigar com outro , só acho que a trincheira em que hoje lutamos e a mesma, contra um governo omisso, para ser educada, um militar um assassino um medico também, ou vcs se esquecem dos campos de concetração, mas eu sei que quando vc está com dor de cabeça toma uma aspirina, todos , mas vcs sabiam que a Bayar, siu de dentro de um campo de concetração, com as cobaias humanas, para a maioria dos medicos, a evolução da medicina moderna , Platão já em sua republica , coloca um exercito forte e bem treinado, para proteção, e claro que ao longo da historia da humanidade, coisas foram acontecendo e conceitos sendo alterados, mas ser um militar e um trabalhador,como todos que tem que cumprir ordens,se vc fala de militarismo, me fale entam da censura que voltou, a lei seca, cade a liberdade de imprensa, e as propagandas de cigarro, mas vivemos em uma Democracia, pode ser mas plena? Cade o direito de ir e vir? a Liberdade ? sim sou totalmente contra ao que já passou em nossa historia, mas vamos olhar a nossa frente, pois vcs acham que somos livres?
    com o nosso atual governo não,
    Mas para termos a liberdade ou a Democracia de debates também temos que ter respeito mutuo, independente de qualquer coisa. rico ou pobre, cor ou credo ou raça ou profisão tem que haver respeito até para que se tenha um debate equilibrado.
    Não falei para tomar partido mas sim por respeito e carinho por todos, e por suas opiniões, pois criamos carinho amizade e vinculos de respeito sem ao menos nos vermos, isso que e um sinal da nossa evolução.
    Sr Pacheco sempre um doce com todos, Marvado sempre se colocando de uma forma clara e objetiva, Sandra a atenção em pessoa mas sempre pronta para um debate isso mostra a sua força como pessoa, Tene sempre satirizando mas com uma grande razão, Antonio M. sempre com suas tiradas otimas Targinosilva sempre contestador de uma forma elegante, Valeria faz falta com seus carinho maternal de aconcelhar e ser conciliadora, e mutos outros que se eu for citar não paro maismas e vou cita-los pode ter certeza

    Só uma coisa vampiro se vc não me mandar beijo fico de cara com vc
    E em especial a alguem que eu me encantei logo que entrei CORVO, pois a sua gentileza e seu cavalherismo, não o impedem de falar o que pensa de forma mais educada, mas sempre com grandes e fortes opiniões, e claro que ele e meu grande amor

    beijosssssssssssssss

  275. Antonio M.

    Tene Cheba, faço minhas as suas palavras:

    “O Brasil é um país sem líderes, não temos expoentes, melhor temos, de valor zero, na base zero, uma indeterminação.”

  276. Antonio M.

    IG,
    cadê minha caixa postal? Preciso trabalhar. Vocês disseram as 14:00 hs e já são 00:02 hs. 24 hs sem caixa postal. Vão dar desconto?

  277. O Vampiro de Curitiba

    Beijão, Franciny!

  278. O CORVO

    Franciny, concordo com você a trincheira é uma só – contra tudo que fere a dignidade do povo brasileiro.

    Uma gande beijo – lhe enviei um e-mail no dia 25.

  279. Sandra

    Boa noite a todos! Só uma passadinha rápida. Estou moída. Vou dormir mais cedo hoje. Beijos!

  280. Para ser lido por todos meus novos amigos deste trem.

    Necessito urgente deixar recado geral.Por necessidades iniciarei logo mais uma viagem por etapas.Santos-São Paulo-Vitória-Pausa de poucos dias e,Vitória-Belmonte.Neste planejamento estarei incerto de locais fixos com computador disponível e portanto restringido a comunicação e manutenção de contatos,principalmente com todos vocês que naturalmente seguirão nesta maravilhosa viagem.Nosso maquinista felizmente deixou de ameaçar largar a direção e certamente que saberá onde parar a locomotiva e em qual estação a novidade será mais bem analisada e discutida pr todos os passageiros,tanto os antigos como os flutuantes.Eu antes de embarcar tinha certo receio.Na verdade nem sabia da existência deste transporte maravilhoso.Andava freqüentando a escola do MESTRE REINALDO da Veja onde diariamente eu escrevia trabalhos todos contra o nosso atual governo.Contra esta vergonha que supostamente nos dirige.Também ia de quando em vez em um botequim (imaginário) onde bebia uma cachaça que se chama verdade e mais animado soltava o verbo ao estilo Mainardi.O Mainardi ataca e deseja derrubar a anta.Eu sigo o Mainardi.O botequim que vos falo foi criado por REINALDO e ele generosamente permitiu que eu usasse a idéia livremente.Nunca houve entre nós (eu e o MESTRE) qualquer tipo de aproximação diferente de qualquer outro freqüentador.Tanto da escola quanto do botequim.Estar e falar de um ou do outro local sempre foi de minha escolha.O sistema do REINALDO é mais rígido.Quase disciplinar.Vice recebe a aula procurada e comenta enviando seu trabalho o qual se passar no crivo será publicado.Petralhas e bagunceiros geralmente ficam de fora.Um ou outro escapa mas os próprios leitores se encarregam da denuncia e pedem sua exclusão.Nestes dois ambientes tentei lançar uma campanha chamada de BASTA inutilmente.O nome já se explica.Seria um Basta geral na bandalheira que há tempos nos prejudica.Acabei desistindo e só tive o prazer de até hoje notar que uma mulher (creio que é) chamada FAITH carrega e usa o BASTA até hoje fechando os trabalhos que envia.Um dia o MESTRE democraticamente avisou seus alunos que deveríamos visitar um local onde um trem dirigido por Gerald Thomas passava com passageiros e parava em seções interessantes.Neste ponto voltamos ao inicio deste recado.Como disse eu chegando na estação o trem estava parado e olhei os passageiros falantes na ocasião.Gostei mas tive receio de entrar.Um tal de Vampiro me encorajou nos primeiros passos .Fui me animando e soltando pequenas opiniões dentro dos meus limites de conhecimento do assunto.De um passageiro tomei logo uma observação.Foi do Contrera que anda meio sumido agora.Amigos eu vacilei e quase fui embora de volta a escola ou ao botequim .Algo me segurou por aqui.Fui entrando,gostando e tomei meu assento e tentei ocupar um lugar.Claro que sempre temendo ser mal interpretado .Gosto muito de considerar todas as opiniões com as quais aprendo e modifico se necessário as minhas.Não sou dono de verdade alguma e se realmente convencido por outra opinião eu mudo na hora.Não com facilidade pois volúvel não sou.Mas também não sou intransigente e tudo vai depender de como eu analise e julgue a opinião alheia.Sendo mais coerente e melhor que a minha porque não mudar?!Enquanto eu viajava na companhia de vocês vez ou outra estive na antiga sala de aula e também no botequim.Rápidas passagens com saudades dos locais.Ainda vejo as aulas do MESTRE diariamente.Só comento um pouco.Aqui neste trem estou me sentindo mais à vontade.Meu receio inicial já não existe.Gosto de todos com quem tive chance de conversar e gosto de viajar neste trem.Quero agradecer a todos que tão gentilmente me receberam. A Maria,Sandra,Tene Cheba,Franciny Cherquer,Vampiro,Marvado,Corvo,TarginoSilva ,Antonio M.Aninomyous e outros todos excelentes.Com perdão dos machos elogios as mulheres.Tem sido elas mais objetivas e completas no que conversam.Diria eu que estão ótimas em seus comentários dos quais eu muito absorvo e reflito.Alguns realmente me causaram emoções.Mulheres escrevem ou falam com muita objetividade e mais amor.`um ciclo que nos acompanha.è nossa avó,nossa mãe nossa companheira de vida .Sempre estamos na dependência deste sexo forte que insistem em rotular como fraco.Fraco?!Pare e pense.A única fraqueza que eu conheço das mulheres é que geralmente não resistem a uma oferta de flores e a um galanteio respeitoso e dito na hora certa.De resto não tente encarar porque do que mandas recebem em dobro.Então ao deixar um até logo a todos deixo em destaque agradecimentos as mulheres passageiras que tão bem me acolheram em suas conversas.Logo estarei retornando.Quando chegar em Belmonte com tida certeza.No meio do caminho e nas paradas dependendo das possibilidades telefonarei de alguma Lan House de tantas que eu possa encontrar.De pensamentos estarei com todos vocês.Gosto e pratico orações diariamente como rotina.Incluirei todos nelas.Mesmo os que se disseram ateus.O pedido será meu e DEUS não seleciona ninguém.Nós é que temos este livre arbitrio de aceita-lo ou não.Como Ele ensinou :Amai-vos uns aos outros eu já amo todos vocês.Ou ao estilo do nosso bom e excelente maquinista: I LOVE YOU ALL.Obrigado.

    Pacheco.

  281. FANTASMA QUALQUER

    Gerald Thomas, meus parabéns! Este blog é excelente ! Que continue assim , na qualidade de textos. Quero apresentar logo abaixo uma excelente redação que tirou nota 10. É um retrato dos bastidores do Brasil …..revela a “Madrasta mãe” :

    Esta sim, é uma jovem que raciocina de verdade, e se destaca e faz a diferença em meio ao pessoal da idade dela e até mais velhos (as) …
    Não importa se todos concordam ou não com o posicionamento dela, o raciocínio é claro, argumentação consistente, bom português.
    Grande – raro – exemplo!
    Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que terminou Graduação em Direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela esteve em Paris, onde recebeu o prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por esta redação.
    A redação foi incluída num livro, entre os cem textos selecionados no concurso.
    A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da Unesco.
    “Como vencer a pobreza e a desigualdade” Autora: Clarice Zeitel Vianna Silva
    Aluna da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

    PÁTRIA MADRASTA VIL

    Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência… Exagero de escassez… Contraditórios?? Então aí está!
    O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
    O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada – e friamente sistematizada – de contradições.
    Há quem diga que “dos filhos deste solo és mãe gentil”, mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe.
    Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para Madrasta Vil. A minha mãe não “tapa o sol com a peneira”. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica. E mesmo há 200 anos atrás, não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra… Sem nenhuma contradição!

    É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem! A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão. Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta – tão confortavelmente situadas na pirâmide social – terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)… Mas estão elas preparadas para isso?

    Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?

    Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos… Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente… ou como bicho?

  282. Ta todo mundo prosaico. Pachecão você leva jeito para contista. O ideal seria reunir tota a patota em uma mesa de bar, tomar uns chopes ao som de Vinicius de Mores e Tom Jobim. O que nos faz diferentes dos animais é essa capacidade maravilhosa de expressar e demonstrar sentimentos. Para mim é prazer imenso estar aqui junto com vocês.

  283. Fernanda

    GERALD,

    MINHA RESPOSTA ESTÁ AQUI:

    PARABENS E MUITO SUCESSO SEMPRE!

    BEIJOS DA FERNANDA

  284. Stefano

    Caro José Pacheco, que tal se o senhor rezasse também pelo seu Mestre? O senhor já viu a posição dele sobre os índios? Respeito esse espaço, não vou reproduzir aqui textos de outros autores e jornalistas. E fala do outro, o da Anta ( esse ao menos etem estilo ). Um poeta de mídia falou que eles viviam na idade da pedra. O jornalista, seu mestre, que eles desapareçam de vez, aculturados pelo processo de produção e grilagem.Respeitem os índios. É o mínimo de ética que deveriam ter.
    Não defendo o governo federal, não faço parte de ongs e nem insinuo que a fundação ford tenha interesse nisso tudo. Aliás ele deveria trazer à tona todo esse raciocínio oculto. O que vejo é que esse tipo de ” análise ” só reforça mais ainda os que estão no poder, um contaditório para firmar mais ainda a emotividade dos que se sentem atacados por uma suposta elite. Servem para isso, não derrubam nada, nem podem. Sustentam-se nessa dialética sanguessuga, é o jornalismo brasileiro.
    Quanto ao maquinista, nunca espero condução ou viagem tranqüila. Esse trem, meu caro, gosta de passar por penhascos. Ainda bem.

  285. O CORVO

    É fantasma, esse texto eu queria ter escrito mas me falta capacidade é de dar inveja – falou tudo – essa clarice é fera.

    Targino ótima idéia, mas vamos incluir uns blues e jazz vai dar para virar uma noite – todo grande acontecimente parte de uma grande idéia – tai gostei – pode ate ser em São Paulo.

  286. Sandra

    Bom dia a todos

    Marvado, com todos os defeitos, liberdade de expressão só existe em democracias.

    Pacheco, eu tenho Negue com a Maysa e com a Bethânia, mas estou desconfiada que emprestei o CD da Maysa e… never more. Ou está bem escondido entre os meus.

    Franciny…, ahn…, sou um pouco briguenta, né?

    Pacheco, lerei seu último comentário com mais calma, depois de levar a filhota para a escola.

    Beijos a todos

  287. Sandra

    Pacheco, lindo seu comentário!

  288. Sandra

    Stefano, respeitar não quer dizer necessariamente isolar. Veja Sampa: um caldeirão de culturas. Teria sido melhor cada povo ficar no seu canto? Eu respeito o direito das pessoas isolarem-se, mas nem a miscigenação deve ser imposta, nem o isolamento.
    Será que os índios querem ficar isolados? Eles vendem madeira das reservas, compram jipes e usam roupas como as nossas. Acho que preservar uma cultura intacta é impossível no mundo atual, e nem sei se é algo tão bom assim.

  289. Sandra

    Gerald e Vamp, vocês estão muito quietos.
    Sei lá… Toda vez que minha filha fica assim, sei que está aprontando.

  290. Sandra

    E o Gerald, toda vez que fica quieto, vem depois com uma bomba.

  291. FRANCINY CHEQUER

    Sandra, não falei que vc e briguenta, eu falei que vc e uma pessoa que está sempre pronta, e tem personalidade e eu acho isso otimo, eu apoio totalmente suas posições, e quando eu discordo eu escrevo e vc também me responde super bem, apoiando ou não, isto que e legal discordarmos e concordarmos mas sempre com respeito, ao meu ver vc sempre debate com respeito, uma qualidade admiravel, por isso sempre sinto sua falta quando não está, e a sua historia de vida e muito bonita.

    beijos

  292. Marvado

    Stefano,
    Gostei muito, concordo plenamente, está estória de anta do Mainardi cheira a elitismo preconceituoso, mesmo por que o cara faz campanha pro PSDB, e se formos falar em educação formal, já que segundo ele o lula é burro, os anos em que o partido citado está no poder, em SP, são os piores da estória para a educação. Sou professor, atualmente não leciono, exonerei-me da escola pública, e não é por que na periferia (lecionava em São Matheus, onde nasci, extremo leste da cidade) os garotos eventualmente podem estar armados ou agredir professores, não é por isso, e sim por um descaso total do estado, não há condições de trabalho, planejamento algum, os professores são péssimamente formados em universidades muito ruins, e quem vem de uma preparação um pouco melhor abandona o ensino público, na periferia não há professores formados em universidades públicas ou boas uni particulares, não.
    O estado nos oferece um ambiente com problemas de estrutura dos prédios, falta de limpeza, falta de equipamentos básicos para a educação nos tempos atuais, e não é por falta de dinheiro, há sim um interesse claro por parte de alguns nesta “educação pública” que ai está e o partido que o Mainardi defende em seus textos, com tanto tempo no governo poderia ter melhorado algo, entretanto no quesito educação pra alguns eles são competentíssimos, e acho que é isso que o Mainardi quer.
    Logo o presidente e o povo que estão ai fazem parte do pacote e viva a bunda que abunda neste país
    bj no Brasil
    Sandra escrever em blogs é muito pouco, não acha? sabe quantas pessoas nesse país sofre sem voz alguma, como são dadas as notícias sobre os movimentos sociais, etc. tudo numa mesma ótica, cade os canais dos movimentos sociais, onde estão as vozes destes? vc sabe como são distribuidas as concessões de meios de comunicação, pricipalmente tvs e rádios nesta democracia?
    q nojo do Brasil

  293. Glorinha

    … cadê o Gerald!
    []

  294. O CORVO

    Marvado, a educação np Brasil é lixo do lixo, com PSDB, PDT,PT,DEMOCRATA, PQP etc.. e ainda tem muita gente que elogia alguns setores do ensino púplico e particular – é um me engana que eu gosto – sem falar no sucateamento das universidades públicas – estãoquerendo construir a casa iniciando pelo telhado – ai não dá, não vamos chegar a lugar nenhum.
    Quando a questão dos índios a demarcação que esta em pauta é em Roraima são terra contínuas de 1,7 milhão de hectares entre a Venezuela e a Guiana o território é para 20 mil índios na maioria macuxis é muita terra para poucos índios – a demarção tem interesses de ongs européias.
    A demarcação de terras contínuas é um risco para soberania nacional, pois a região demarcada pode vir a ser reconhecida como Estado Nacional – isso é previsto pela legislação internacional da auto determinação dos povos.
    O interesse das ongs não é pelos índios e sim pelas riquezas da região.
    Não sou contra os povos indígenas, mas como argumentou a Sandra é imposivel uma cultura qualquer permanecer pura nos dias atuais.
    É só olhar o mapa e ver o risco que o Brasil corre de ter suas terras retalhas futuramente – a AMAZÔNIA É A BOLA DA VEZ.
    O Governo Federal tem de colocar ordem na amazônia virou zona, casa de ninhem é ong, é posseiro, é minerador, é grileiro e onde esta o governo? tem muinta gente falando sobre índio sem nuca ter ido lá, tem tecnocrata que nucnca viu um índio, nunca visitou uma aldeia.
    A amazônia é atualmente a parte mais delicada do Brasil nas suas relações internacionais – QUEM VIVER, VERÁ.

  295. FRANCINY CHEQUER

    Sem querer dar uma de rebelde, mas uns estam falando de militarismo, uns de direita outos de esquerda, outros ainda em cima do muro.
    Todos tentando chegar a um denominador comum, vamos instituir a politica Anarquista, mas antes de me bombardiarem, vcs tem que saber que neste tipo de politica cada um tem sua parcela de responsabilidade e de dever civico, vc e livre para fazer o que bem entender, mas para uma atitude errada sempre a uma consequencia, onde todos mandam e nenhum manda, não e o caos que todos imaginam.
    Seria otimo algo diferente, pois neste país já tivemos de tudo

    beijos

  296. Stefano

    É Marvado, posam de livres pesnadores mas não há almoço grátis. Sandra, minha resposta a você foi cen-su-ra -da. não sei se pesei a mão, não sei se o moderador não gostou, mas não tinha ofensa pessoal. Afinal, dizer que alguém é senso comum é ofensivo?
    Leia mais sobre a história do país e dos índios, please.

  297. Tene Cheba

    Caro José Pacheco, boas aventuras, que tudo transcorra bem. Seus textos primam pela suavidade, sinceridade e uma gostosa descontração, são sempre ótimos e agradáveis, um Contista como bem definiu Antonio M.

  298. Tene Cheba

    Acabo de ler que o nosso Ministro da Defesa, Nelson Jobim, voa ou voava em um Caça da Força Aérea brasileira. Engraçado né? O que o nobre ministro quer aferir? A performance do piloto? A performance do Caça? Ambos?Santa ociosidade, Santo desperdício com o dinheiro público, Santa vaidade, Santa paciência, Santa vontade de aparecer. Ora Ministro com todo respeito, recolha-se a sua importãncia.
    Freud explica, livre associação de idéias, nos EUA, para se tornar astronauta, não sei se é verdade, uma condição necessária, mas não suficiente, são as cinco mil horas de vôo que o Piloto da Força Aérea americana tem que ter, para aspirar tal promoção. Extrapolando para cá, ou seria interpolando(?), presidente Lula e anexos estão promovidos, por este critério, a Astronautas, com méritos. Filhinho o você quer ser quando crescer? Presidente da república, papai. Ótimo filhinho, mas terá que estudar muito. Porra nenhuma papai, o Senhor não alcança a sua realidade?Olha como ela é mínima, papai. Putz, preciso me volatizar.

  299. Prefeito de Paraty

    Sem tempo para futricos, todos podem me visitar em Paraty.
    Depois vamos a ilha de Caras

  300. Eliana

    Gerald, com todo respeito ao seu conhecimento,
    se aqui for apenas mais um espaço para fazer média, não me interessa ficar, pois entrei aqui para aprender e aprendizado para mim é “movimento”.

  301. Tene Cheba

    Gerald Thomas, só pode estar na festa dos Democratas nos EUA.Obama, levou bonito, Hillary teve que fazer uam força descomunal para não deixar o samba enredo atravessar, na Avenida, dureza não é perder, dureza é ver a linha do horizonte tão próxima de ti.

  302. O CORVO

    Qual é pessoal?, ninguem nanifestou sobre a data da passagem do Raul Seixas dia 25 – ELE ESTA POR AI EU GARANTO.

    E a questão da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol – é barra tem ate liga evangélica no meio, ninguem tem opinião a respeito da questão (SOMENTE A SANDRA SE MANIFESTOU A RESPEITO DA QUESTÃO INDÍGENA) – o Congesso esta parado e fica tudo com o Judiciário que só tem pavão – não podem ver um olofote da Globo que abrem o rabo. (PAVÃO DE CALDA BELA, VERDE AMARELA, MAIS TEM A PENA PRETA DO URUBU) juca chaves.

    Francuny um beijão te enviei um e-mail quero sua opinião sobre o blues.

  303. O CORVO

    Qual é pessoal?, ninguem nanifestou sobre a data da passagem do Raul Seixas dia 25 – ELE ESTA POR AI EU GARANTO.

    E a questão da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol – é barra tem ate liga evangélica no meio, ninguem tem opinião a respeito da questão (SOMENTE A SANDRA SE MANIFESTOU A RESPEITO DA QUESTÃO INDÍGENA) – o Congesso esta parado e fica tudo com o Judiciário que só tem pavão – não podem ver um olofote da Globo que abrem o rabo. (PAVÃO DE CALDA BELA, VERDE AMARELA, MAIS TEM A PENA PRETA DO URUBU) juca chaves.

    Francuny um beijão te enviei um e-mail quero sua opinião sobre o blues.

    pode enviar travou!!!

  304. Stefano

    Não Corvo, esse argumento de Soberania Nacional não rola, a terra é da União. Só falta agora culparmos o índio pela destruição da floresta e por querer terra demais!!! Bem, acho que esse cara entende um pouco mais do assunto do que todos nós, apesar de eu já ter visitado o Xingu, e também os guaranis. Ele tem a noção do que fala. Quando der, dá uma lida – é um artigo do Washington Novaes.
    http://www.funai.gov.br/funai.htm

  305. Sandra

    Marvado, apesar de respeitar o direito de todo o mundo manifestar-se pacificamente, movimento social para mim está mais para um grupo de pessoas seguindo alguém, sem pensar muito no que está fazendo.

  306. Sandra

    Stefano, por que você não nos diz quais são os argumentos das pessoas que eu deveria ler?

  307. Sandra

    Stefano, conheci dono de madeireira que comprava madeira dos índios (ilegalmente, lógico). E o cacique ia comprando jipes e outros bens. É fato: índios não são melhores ou piores que os demais seres humanos, e também têm os mesmos sonhos pequeno-burgueses que os nossos: querem casa, carro e tratamento dentário. E talvez um iPhone.

  308. Sandra

    Quanto à Anta, é o Lula que deveria se dar ao respeito. Quem fala com orgulho que não gosta de ler, quem diz: eu não tenho diploma, mas quem carrega papel para mim tem – quer ser chamado de que? Sábio?

  309. Sandra

    Gerald, que agonia esse teu silêncio. Dá um sinal de vida!

  310. Oi, GT e pessoal: consegui uma entrevista linda do Gerald na Revista Agulha.
    recado especialmente para Rodrigo Contrera, Francinny, Festa de Águias: não sei como, o blog estava configurado só para comentários do grupo; houve algum erro.
    Podem ir lá comentar à vontade a Blognovela Penetrália.
    Mil desculpas!
    Abraços do Lúcio Jr.

    Abraços do Lúcio Jr.

  311. Uma coisa me chamou sobremodo a atenção na aliança dos Clinton a Obama: os aplausos incessantes. Os americanos têm um jeito interessante de fazer pressão: não é pela violência (bom, se as pessoas se interessam por deliberação política, não haveria mesmo razão para atos violentos), mas sim por gestos de caloroso entusiasmo que a platéia mostra a que vem.

    muito bom ver aquela mobilização civilizada em torno da política e da eleição de um candidato. aqui, nossos cabos eleitorais são de uma mediocridade…ficam carimbando os vizinhos, julgando se são ou não de esquerda, se são situação ou oposição…isso para falar dos politizados…porque a massa despolitizada, essa sim é de doer no coração, pois mostra o quanto estamos longe de um parlamentarismo enquanto regime racional e democrático de viver a modernidade.

  312. .Eu concordo com a Sandra, vamos integrar os índios, eles já demonstraram capacidade de integração. Que venham vestidos. Fizemos assim com os africanos e ganhamos muito, podemos fazer com os índios. Com uma condição: sem usar santo de pau oco. Algumas pessoas que decidem, tem horizonte de formiga e esquecem de subir nas arvores para enxergar mais longe. Os índios têm muito a oferecer.

  313. Tene Cheba. Você não acha que depois que o Lula se tornou Presidente está havendo uma super valorização do diploma? Anos atrás prestei concurso para analista de sistemas, em uma empresa do Estado de São Paulo, passei em primeiro lugar, não pude assumir, porque não tinha concluído a faculdade. Tomas Edson tinha diploma? Abraão Lincoln tinha diploma? Se você consultar a historia vai ver um sem numero de pessoas que prestaram grandes serviços à humanidade e não tinham diploma,
    O importante é saber onde esta o conhecimento e saber uso dele. O próprio Presidente, confessou que aprendeu muito com os economistas do governo. Sua linha de raciocínio, sua fala demonstra que é uma pessoa que esta sempre se atualizando. Não é como o seu antecessor, o “Horroris Causa”, mas mudou o Brasil para melhor.

  314. Errata: saber fazer uso dele.

  315. Sandra

    Gerald, Vamp, está tudo bem?

  316. Sandra

    Gerald, dou a mão à palmatória. Reconheço que se você estivesse em Londres ou New York eu não estaria tão preocupada.

  317. Tene Cheba

    Targinosilva, sim você tem razão.Não completamente.Eu conheci vários Gênios da mecânica, que não eram formados, alguns eu afirmo que nasceram engeneiros e com o tempo foram se tornando notáveis especialistas.Por que você não conclui?Dê este presente a você.
    O não completamente reside na expressão,”Lula mudou o Brasil”. Quem mudou o Brasil foi o Plano Real, Lula colheu apenas os seus Louros, nem o Fome Zero conseguiu implantar, chupou o Bolsa Família do governo anterior.Eu não tenho nada contra semianalfabetos, apenas não gosto de mentirosos.
    Um grande abraço, e um grande respeito associado, pela sua opinião.Eu não preciso de mitos para sobreviver, mas meu povo precisa, então, vamos comer canja.

  318. Tene Cheba

    Lula é o meu eterno conflito, não se trata de uma convicção.A sua simplicidade, contrasta com o bom gosto pelas coisas profanas.Mas eu também não sabia de nada, quando descobrir, que o seu slogan era, é, e sempre será, esse:”eu quero te comprar, quanto custa?”.

  319. Marvado

    Sandra
    Pegue o seu diploma e põe na parede, pra não ser mais grosseiro. Quem segue uma pessoa é vc, movimento social é outra coisa, pare de falar dos outros e bancar a diplomada e vai ler, se informar em algum lugar que não seja a globo ou a veja.
    Vc cansa com o seu senso pequeno burguês, eu não deveria ligar pra comentários tão inocentes, (ou desonestos) porém como me encomodo estou tirando meu time, este lugar realmente é um forum de discussão de uma classe média deslumbrada sem a menor noção do coletivo. Há várias criticas ao governo federal, que sem dúvida são pertinentes, e ao governo do Estado? O governo dos cheios de diplomas? Não vou listar problemas, até por que quem tem como veículo de informação a revista veja, não tem interesses honestos. Falam dos petralhas, mas a diferença entre os que detonam o Lula e os que defendem é só o partido, pois ambos estão cegos aos problemas que não são seus, ou que são mas acham que não são.
    Adeus

  320. Andre Jotha

    Olá Gerald! MUITO bom conhecer seu blog, e assim te conheço melhor 😀

    Grande beijo

  321. O CORVO

    Stefano, como pode ser demarcado um território continuo maior que muitos paises europeus entre duas fronteiras e não ser motivo de preocupação – parece que você não tem conhecimento de direito internacional – das inúmeras jazidas na região – pelos lados da Bahia e Minas temos várias tribos passando fome e poucas ONGS estão lá para ajuda-los.
    Índio não é criança, ele tem de ser integrado é brasileiro nato como nós todos – nós somos tão brasileiros quanto os índios – 1500 esta muito longe.
    Índio também corta arvore, são como qualquer outro ser humano, bons e maus – vamos parar com essa visão paternalista com os índios – isso é ruim para eles.
    Quem ganha com essa politica são as ONGS QUE ESTÃO A SERVIÇO DE VÁRIOS PAISES EUROPEUS E EUA – NÃO SEJAMOS INGÊNUOS. (QUEM VIVER VERÁ) espero estar enganado.

  322. É Sampa tem dessas coisas Gerald sumiu..provavelmente trabalhando EN LOU QUE CI DA MEN TE com a paulistada..rss
    Welcome back home,man.kwl

  323. Sandra

    Targino, o diploma tinha valor porque, em geral, era sinônimo de autodidatismo.

    Se uma pessoa estuda, lê, enfim, é um autodidata sem diploma, claro que merece ser louvada. Era o caso de Faraday, por exemplo, além dos outros que você citou.

    Mas desculpe-me. Lula nem tem diploma, nem é autodidata, e desrespeita quem é.

  324. Sandra

    Marvado:

    1-o coletivo, para mim, é o individual de alguém que acha que sabe o que é melhor para todo mundo;

    2- tenho orgulho do meu diploma porque ele é simbolo de noites mal dormidas e finais de semana estudando SOZINHA para passar no vestibular, de ter que usar roupas que sobravam do irmão que sobravam do primo, de usar sabonete líquido de banheiro como perfume e de, muitas vezes, olhar para um livro com cobiça e dizer: é… ainda não dá… mas um dia, quem sabe? E não respeito quem faz pouco de tudo isso e não estuda nem lê por PREGUIÇA.

    3- Quanto ao meu senso pequeno burguês, lembrei-me da peça Os Pequenos Burgueses, onde achei que o mocinho e a mocinha eram uns malas, e os mais legais eram os pequenos burgueses mesmo. Então, tudo bem! Devo mesmo ser pequeno burguesa, mas e daí? Aliás, acho que o mundo divide-se em:
    a- quem tem senso pequeno burguês;
    b- quem finge que não tem;
    c- quem quer convencer os outros a não ter, e liderar um movimento social em nome do coletivo e, de quebra, abocanhar uma verbinha estatal para sustentar seus sonhos pequeno-burgueses.
    De qualquer forma, não estou nem aí. Como já disse, de 6 bilhões de pessoas, estatisticamente, pelo menos uma gostará de você como você é. Então, se está bom para mim, danem-se os outros.

  325. Sandra

    Alguma sugestão de algum lugar para eu me informar, Marvado?

  326. Acarloz

    Será que não tem uma terrinha pro MST nessa imensa reserva dos índios ?
    Dois coelhinhos inocentes e indefesos numa só pataquada …

  327. Sandra

    Só para esclarecer, quando disse que não respeito quem não estuda por preguiça, estava me referindo ao Lula.

  328. Sandra

    Acho que se as pessoas assumissem mais seu lado pequeno-burguês, até nossa educação seria de melhor qualidade.
    Ao fazer a matrícula de minha filha, tive que preencher um questionário, e uma das questões era: o que você espera da escola?
    Quase todos os pais presentes escreveram: que ela transforme meu filho num cidadão responsável, que ele seja feliz, etc….
    Poucos tiveram coragem de escrever (porque é feio!): quero que meu filho aprenda muita matemática, muito português, e que consiga, ao se formar, entrar numa boa universidade.
    Pode deixar que eu mesma ensino minha filha a ser uma cidadã responsável.

  329. “o coletivo, para mim, é o individual de alguém que acha que sabe o que é melhor para todo mundo”

    revolucionária essa expressão. cuidado, há muitos coletivos por aí. eles não gostam de indivíduos altivos e excepcionais.

    você já ouviu falar de Carolina de Jesus? então, certos coletivos não gostavam nem dela, talvez o maior espelho dos indivíduos no Brasil, mas um espelho em que pouca gente gosta de se olhar. muitos preferem se enrolar numa bandeira qualquer e ganhar sua verbinha estatal. e, no fundo, o coletivo é só um mote para ganhar o seu.

    tristerrível, sandra. tristerrível.

  330. Fernanda

    Sr. Prefeito de Paraty,

    Como diria o proprietário deste blog que infelizmente não se encontra no momento para saudá-lo.

    É uma “LINDAH CIDADE”!

    Sr Prefeito,

    Será que o senhor não viu o sr Gerald Thomas na ilha?

    Atenciosamente,

    FERNANDA

  331. Glorinha

    sobre o que estamos falando?! diploma, diplomacia, falta de conhecimento, excesso de conhecimento (se é que isso existe)?
    Por que precisamos demarcar terras, dividir territórios, separar nós mesmos de nós!
    porque isso é bom para algüem? mas quem?
    Por que questionamos a capacidade das pessoas pelo tamanho do livro que carregam?
    Onde reside o conhecimento, nos livros, na água, no mar, na terra, no universo, no seu universo particular?!
    Não entendo nada disso, não sei se quero mesmo entender
    me parece que quanto mais se entende menos se compreende…
    historicamente o ser humano vive a eterna era da angústia, da falta de caráter, da falta de comprometimento e acima de tudo isso a incapacidade de dar sem nada pedir em troca.
    enquanto escrevo aqui, sei, lá bem dentro de minha cabeça louca, que poucos poderão ler, ter acesso, conversar…
    enquanto escrevo sei que a cada tempo, menor que minuto, uma criança, um ser humano igualzinho a nós morre no mundo por falta de qualquer coisa que nós não proporcionamos.
    me sinto responsável pelas guerras, pela falta de tudo que não conseguimos fazer, pela inércia, pela inoperância dos governos, pela insensatez das palavras que se esvaem…
    quando essa página começou estávamos em Sampa, de lá pra cá já passamos pelo RJ, RR, BR, e abrindo as páginas do jornal hoje, vi triste notícia, nada a ver com tudo isso, mas tudo a ver com nós “mais de 2.000 pinguins morreram em SC”.
    então é isso que fazemos, construímos e destruímos
    enquanto isso, o que realmente estamos fazendo?
    quando penso nisso fico num silêncio muito profundo
    [] abraço amigo,

  332. Glorinha

    Sandra, é verdade!
    os pais acham que as escolas devem “formar” seus filhos.
    consciente ou inconscientemente fogem da responsabilidade pela educação
    a escola está ai para ensinar a ler a escrever (claro que estou escrevendo numa forma bem simplista), agora o resto (que é bastante coisa) está por nossa conta.
    [[]] abraço,

  333. Aninomyous

    “o coletivo, para mim, é o individual de alguém que acha que sabe o que é melhor para todo mundo”

    Coisas contraditórias colocadas juntas para confundir, isso pode ser chamado de politicagem, pois coletivo jamais pode ser individual para alguém, quem acha não sabe e portanto não deve opinar e o que é melhor não precisa ter dono para isso, vc prefere ser internada no açougue da esquina ou num Hospital estilo o Albert Einstein? prefere um transporte onde vc possa se instalar confortável ou ir pendurada num pau de arara? prefere comer o rejeito deixado como refugo ou um alimento saudável e sem toxinas e agro-tóxicos? pergunte isso a 100 pessoas saudáveis e que não forem doentes mentais e veja se não combinam em 100% as respostas, portanto é possível sim saber o que é melhor para todos sem tanta demagogia.
    Desviar dinheiro destes investimentos em benefício próprio como o nome diz é DESVIO e portanto não pode caracterizar uma verdade dentro desta afirmação de que ‘o coletivo é do indivíduo que rouba’.

  334. Aninomyous

    Me digam vocês que são tão diferentes…ao evacuar, defecar, cagar….preferem ir a um banheiro limpo e cheiroso, com produtos de higiene ou qualquer cantinho de calçada serve na frente de todo mundo? cagar não é coletivo? vcs não preferem que a merda toda vá para uma Estação de Tratamento de Esgoto ao invés de um Manancial? não existe então coletivo coletivamente falando? usar palavras opostas para confundir apenas ludibria os tolos…afinal os grandes líderes não cagam? o Fidel, o Einstein, o Buda, o Carl Sagan? se eu colocar a merda de algum deles num prato vc vai achar bonito sem eu contar de quem é? então não me venham com churumelas…hahahahahaha.

  335. Sandra

    Carcará, eu não conhecia a Carolina de Jesus. Procurei informações no Google e fiquei maravilhada. Já encomendei o livro dela. Obrigada pela dica!

    Cresci rodeada por movimentos sociais. Não tenho a menor dúvida que o perfil de Carolina de Jesus incomoda tais movimentos.

  336. Aninomyous

    Individual são aspirações maiores, é vc ter uma vocação, uma profissão, um dom, uma habilidade, uma facilidade…individual é ter personalidade e estilo, coisas que não podem ser compradas, e que a moda tenta suprir a falta destes nas pessoas ordinárias que tem muito dinheiro…no final é apenas aparência, porém o coletivo de Homens não pode ser tratado como um coletivo qualquer, e este coletivo é que me referia como Humanidade, a humanidade não deve passar a eternidade sem ‘crescer’ como gente! é preciso equilibrar isso pois esse egoismo todo estará matando não só os Homens enquanto sociedade, o futuro desta humanidade, mas também o planeta e as outras vidas que nele habitam…logo virão cataclismas e doenças ainda piores, e no fim quem vai lucrar quando a mentira não puder mais diluir a verdade?

  337. Sandra

    Aninomyous, o seu coletivo é um coletivo pequeno-burguês, que é o sonho de todo o mundo mesmo, inclusive dos índios.
    Referia-me ao coletivo bom, justo, belo, elevado. As “causas”.

  338. Sandra

    Glorinha, amei seu comentário.

  339. Aninomyous

    =) “Aninomyous, o seu coletivo é um coletivo pequeno-burguês, que é o sonho de todo o mundo mesmo, inclusive dos índios.
    Referia-me ao coletivo bom, justo, belo, elevado. As “causas”.”

    Não acho que seja exatamente isso, meu coletivo não chega a ser burguês, porque o que eu coloquei como coletivo é o que se pode chamar de comum sem pretenção de ser chulo.

    Logico que no individual, qualquer um quer sair do comum, ter seu carro ou casa no ‘estilo’ próprio, viver da maneira que gosta, uns querem ser populares, outros querem ser anonimos, mas o coletivo não pode ser confundido como verdade para as coisas que ele não tem competência! todos tem direito de abraçarem suas causas, ter direito deve ser uma coisa coletiva, mas as causas cada um pode ter a sua…digamos que eu não vou levantar uma bandeira de batalha por algo que não seja tocante à minha individualidade, se tem uma causa que precisa ser vista em nome do coletivo, essa é a do ecosistema e do progresso e adaptação sustentáveis ao planeta…desculpem então se eu entendi errado e atravessei o assunto por outro foco.

  340. Sandra

    Aninomyous, como nas frases:

    -Eu penso no coletivo;

    -Precisamos pensar no coletivo;

    Quase todo o mundo que conheço que diz uma dessas duas frases não está nem aí para o coletivo.

    Prefiro o egoísta autêntico.

  341. Sandra. Eu não gosto de discutir em cima de preconceito.
    É ingênuo imaginar, que o Presidente Lula vá uma reunião com lideres mundiais, sem estudar o tema. Com tanta gente letrada que tem a sua volta. Depois vem um cidadão dizer, porque não uso a palavra Sampa, não gosto de baiano, com dois cunhados baianos e um irmão chamado Luiz Gonzaga. Foi o mesmo baiano (devia ter h) que disse que São Paulo éra o tumulo do samba. Depois, quero falar de um grande engodo da política, chamado Plano Real.

  342. Sandra

    Mas veja, Aninomyous, o que você colocou como coletivo: ser internado no Einstein e não num açougue, ter uma boa comida, um transporte digno,…

    Está totalmente coerente com o que eu tinha dito: índio quer casa, carro e tratamento dentário.

    Em geral, quem pensa no coletivo é quer que eles vivam na Idade da Pedra na marra.

  343. Aninomyous

    Pode ser, mas como egoísta autêntico, eu defendo o coletivo visando exatamente ‘eu mesmo’…não digo isso por mim já que eu não sou autoridade em nada, não sou representante de mais ninguém (nem filhos tenho), eu sou um tremendo egoísta, porque eu quero ver as pessoas bem simplesmente para que eu possa sair nas ruas sem olhar pro lado com a certeza de estar sendo estudado para o próximo assalto, poder consumir coisas sem ter que ir ‘no lugar x’ e pagar mais ‘y’ para garantir que sei o que estou adquirindo…atualmente o egoista precisa pensar no coletivo, mas não estou pensando que todos tem que ser iguais a mim, e sim que todos devem ter seus direitos para que não venham fazer guerra comigo tentando tirar minhas posses, eu sei o que vc diz, assim os movimentos são destruidos pela moda!
    Surgiu um Punk…logo as Boutiques já tinham ‘visual punk’…surge algum outro movimento, logo a moda o dilui em algo para benefício do consumismo…surgem as ideias de uma sociedade mais justa e evoluida, tomam a frente os cinicos e demagogos repetindo estas ideias exaustivamente até que elas sejam esquecidas na exaustão…não! o principal é a escência e não a mera intenção.
    Quero que salvem o planeta ‘para mim’, quero uma sociedade mais justa para ‘minha compania’ e para ‘meu convívio’ mesmo que eu deseje mesmo é no mais íntimo de meu ser ficar só e em privacidade.

  344. Mau

    Apesar de brasileiro o samba e a bossa nova pouco me toca ou retoca (só considero pela importancia historica).

    O tango sim me faz a cabeça e a alma (e também o flamenco) – nesse caso São Paulo ainda me é mais interessante. Não há nenhuma outra cidade no Brasil com alma de tango. O Rio é samba. Salvador é Kaimi (e o Axé – ecaah) e SP é o Tango (e não é Floripa – lá é apenas parque de diversão de portenhos).

    A alma do tango está em SP – embora aqui tbm seja terra de Adoniran do Jaçanã.

  345. Aninomyous

    O Lula é ou foi o único que apesar de tudo, teria o respaldo e respeito para conversar com nossos visinhos da América Latina, Evo Morales, Hugo Chavez, Fidel (apesar de ele estar lá no Mexico), etc. tentando uma melhor aproximação para algum tipo de Mercado Comum, ninguém mais teria a mesma recepção ou conseguiria nem ser ouvido…o que ele fala com os Países de 1º mundo muitas vezes é válido, e não é preciso ser PHD com mestrado em Harvard para entender…o Mundo precisa entendimento, mas as políticas do ‘o melhor pra mim não é o melhor para vcs’ é a principal justificativa de países como os EUA em não aderir ao protocolo de Kyoto, ou da China também contra este protocolo (as indústrias deles são em sua maioria absoluta de Carvão), trabalho escravo, etc. eles tem sim um graaaaaande poder, sustentado pelo predantismo e pela falta de responsabilidade para com o coletivo já que estamos todos no mesmo planeta.

  346. Sandra

    Targino, acho que Lula não estuda nada e fala o que lhe dá na telha. Tanto que propôs um brinde num país islâmico. Ainda se ele se cercasse de pessoas brilhantes, não como nosso chanceler que usa citações nazistas como norte, e acha que o 11/9 foi BEM FEI-TO TÁ? Já que não consegue ganhar a negociação.

    Se você fizer uma cirurgia cardíaca, havendo a possibilidade, vai escolher um médico com uma boa formação e com um histórico razoável de sucessos, ou vai dar uma chance para alguém mal formado e inexperiente? Eu não julgo ninguém por ser branco, preto, amarelo ou pardo (classificações do IBGE, na qual temos que enquadrar nossos filhos. Sua filha é mestiça de branco com amarelo? Azar o seu. Escolha uma delas), mas, repito, não respeito quem tem orgulho da ignorância, seja de qualquer cor ou credo.

    E o Plano Real foi sensacional! Tanto que rendeu a FHC duas vitórias em 1o turno.

  347. Aninomyous

    Vi até um comentário falando mal de Sampa, porque aqui garoa muito…que mentira, aqui não é mais a terra da garoa desde a decada de 80!!!! ahahahahahahahahaha! ou não esteve em Sampa ou passou aqui durante a decada de 70! muito pelo contrário Sampa vive um Efeito Estufa diário, o inverno esquenta pácas…a humidade relativa do ar vive abaixo dos 30%…e quando é verão não tem calorzinho bom, é só chuva e alagamentos, calores insuportáveis tipo de estufa e chuvas torrenciais, o clima não é mais o mesmo!…dizem que muito se deve por causa das indústrias do ABC…mas não é o preço do ‘progresso’ e sim o preço da falta de investimento em tecnologia e em busca de novas fontes de energia limpa…os custos da preguiça e omição serão maiores do que imaginam…essa economia toda que fazem não é economia, é BURRICE! porque eu que não sou autoridade em nada posso afirmar convicto…esse barato vai sair caro!

  348. Aninomyous

    Ops…eu quis dizer omissão…a omissão dos que querem ter lucros de 500% 1000% 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000% são a forma mais burra de lucro, destroem o MUNDO para se julgarem inteligentes e espertos, mas depois que a bomba estourar na cara deles vão jogar a culpa uns nos outros e aí sim, tudo vai para banca rota….omissão! um empurra a culpa para o outro, porque eu não gosto disso, não gosto daquele…parece aqueles retardados imitando criança birrenta…dane-se o que os indivíduos gostam ou deixam de gostar, coletividade é outra coisa.

  349. Aninomyous

    Ops…exagerei nos zeros? acho que a tecla aqui emperrou! 😉
    Pobre São Paulo, porque não tem líderes de verdade, e quando se fala em tudo isso eles agem como Avestruz.

  350. Sandra

    Já havia citado essa música antes, mas vou me repetir. Quero dedicá-la aos que pensam no coletivo e querem me incluir nele:

    “Aqui nessa tribo ninguém quer a sua catequização.
    Falamos a sua língua, mas não entendemos seu sermão.
    Nós rimos alto, bebemos e falamos palavrão.
    Mas não sorrimos à toa,
    Não sorrimos à toa.

    Aqui nesse barco ninguém quer a sua orientação
    Não temos perspectiva mas o vento nos da a direção
    A vida que vai a deriva é a nossa condução
    Mas não seguimos a toa, não seguimos a toa”

    (Arnaldo Antunes)

  351. Aninomyous

    Pequeno Burguês…hehehe…talvez:
    “Nossa utopia é mais factível que a dos marxistas que pululam por aqui. Não é nossa intenção revolucionar a realidade, pois o Brasil, ao contrário do que acreditava Zweig, é um país sem futuro. Nós somos mais modestos. Somente não queremos entregar o país de bandeja para essa raça de esquerdistas (qualquer dúvida, não façam como o Emir Sader: Consultem o Aurélio). Estamos aqui para dar combate ao status quo.

    Eis o que somos, caros amigos. Somos a dona de casa que passa pano no pratinho. Somos o senhor que põe uma cobertura na caixa d´água. A moça que põe cloro na água parada.

    Somos mata-mosquitos.”

    Se eles são contra a estagnação e a politicagem, posso talvez ser a favor.

  352. Sandra

    Fidel, Chávez e Evo, Aninomyous? Taí uns caras que sempre pensam no coletivo, no qual quero que me incluam fora.

  353. Sandra

    Mau!!!!! Que saudades!!!!!

  354. Sandra

    Aninomyous, quase todo o mundo que fala em preservar o planeta quer nos enfiar goela abaixo coisas muito indigestas e ainda abocanhar uma verbinha.

    Quase todos os meus colegas que defendem a ecologia falam de como os EUA poluem o mundo, mas esquecem da China, Rússia e Leste Europeu. Numa entrevista, uma senhora disse que o gado prejudica o meio mais do que a soja. Por que mais do que a soja? Porque os vegetarianos são mais legais? Até podem ser, mas não por isso. E tente discordar! Acham que você quer que o mundo exploda.

    Quase todo o mundo que abraça grandes causas não admite contestação, porque se acha muito bom, justo e certo. E, em geral, usa essas causas para disfarçar interesses bem mais mesquinhos.

  355. Sandra

    Gerald, de quem você acha que Beckett gostava mais? Do Arrabal ou de você?

  356. Sandra

    Gerald, você também acha que em Esperando Godot nada acontece?

  357. Sandra

    Está bem, Gerald. Não vou mais provocá-lo. É que eu estou preocupada. Rezo para que esteja tudo bem com você. Fique com Deus.

  358. Sandra,

    posso fazer uma confissão? a atitude da carolina de jesus APAVORA (nos dois sentidos desse verbo) os movimentos sociais. porque ela fez tudo por ela mesma. uma mulher de fibra que não precisou utilizar nenhum discurso revolucionário para revolucionar.

  359. Mauro Júnior

    Gerald, escreva aqui sobre teatro, por favor!
    Abraço

  360. Antonio M.

    Sandra,
    o coletivo começa a partir de 2 pessoas, você e sua filha por exemplo. Ah, é verdade, dane-se os outros.

  361. Sandra

    Antonio, você interpretou mal meu comentário. Danem-se os outros que não estão satisfeitos comigo. Não preciso agradá-los.

  362. Bom dia amigos.

    Com imensa alegria retorno ao trem.Pelas conversas percebo que a maioria leu o recado que deixei.Nas respostas já lidas senti muita alegria.Um pouco de tristeza também.Alegria ao saber que diversos amigos e amigas pensam alinhados com o que eu simplesmente tentei explicar.Não disse que eu estava em definitivo afirmando verdades.Fui claro que dizia apenas o que eu penso.Portanto escutar um retorno apoiando minhas idéias é muito bom.Principalmente porque muitos falaram o mesmo e de modo mais sintetizado e melhor.Cultura no meu entender é isto.Cada um demonstra o quanto tem.Tristeza porque embora eu respeite a opinião de todos não posso concordar com uns e outros que talvez por falta de argumentos para defender ou explicar o que pensam partem para o ataque pura e simplesmente.E ainda se arvoram em donos da verdade pois que suas afirmações aparecem sempre em tom de quem deseja matar o assunto de vez.Basta uma leitura e fica evidente dos quais estou falando.
    Eu poderia destacar algum mas para ser mais restrito vai ocupar e sem nomear A ou B manter o assunto que falam.
    Relativo aos índios e a menção ao jornalista que chamo de MESTRE(assim mesmo em maiúsculas).
    De que índios estas falando?Nunca li no blog do Reinaldo Azevedo nada contrário ao índio que é o que é.Reinaldo ataca o tipo de índio do qual te passo um pequeno ocorrido para conhecimento.Já se passam perto de três meses idos do fato.Estando em Belmonte eu necessitei ir a Porto Seguro.Para tanto saindo de Belmonte foi necessário rodar 63 kilometros de boa estrada.Finda esta etapa foi e é ainda necessário atravessar de balsa para do outro lado (Cábralia) e ai ou daí se tem que rodar mais um tanto já em não tão boa estrada até Porto Seguro.Do lado que eu estava às viaturas acumuladas exigiam paciência e calma devido à demora em embarcar os carros que já estavam em fila de espera.Fato inusitado.Até então não antes por mim visto.Todo efeito tem uma causa.E a causa de tanto transtorno foi um grupo de índios que simplesmente resolveu impedir o transito e funcionamento das necessárias balsas.Um absurdo.Note o que estou narrando.Repito:Um bando de índios resolveu que o direito de ir e vir de todos eram limitados por decisão indígena tomada sei lá por que chefe ou pajé ou ancião ou sei lá quem na tribo é o manda-chuva ouvido.Um absurdo realmente.Agora preste mais atenção.Vamos ao motivo que moveu estes índios a barrar o vai e vem navegado pelas balsas.Na noite anterior jovens índios embriagados e motorizados (carros próprios) fizeram bagunça nas imediações de Cabralia.Lá eles têm aldeias próximas às margens do asfalto estradas.Mais para efeitos turísticos pois a maioria gosta mesmo é de apartamentos que alugam ou compram.Alguns até tem muito dinheiro.Ora,como os embriagados promoviam distúrbios foram presos.A noticia foi espalhada,Chegou à tribo e veio a revanche.Simplesmente os índios se arvoraram em juizes da situação e simplesmente tomaram a decisão que lhes pareceu mais ideal para impor a vontade deles,Simplesmente fecharam o acesso a Cabralia e a Porto Seguro.Vamos ficar por aqui.Note que eu usei muito a palavra simplesmente.Para continuar e dizer ao amigo que não gosta do Reinaldo Que simplesmente ele ao atacar este tipo de índio,preserva o verdadeiro representante da nação indígena.Os desiguais devem ser tratados desigualmente à medida que se desigualam.No passado alguém disse isto com profunda sabedoria.Reinaldo não é contra índios.Reinaldo demonstra ser contra a mentira.Por concordar com o que ele sempre defende o chamo de MESTRE.Porque com a verdade sempre se aprende.E o uso repetido da palavra simplesmente eu o fiz para encerrando dizer que você que não aceita idéias que contrariem as tuas.Simplesmente desça do trem.Simplesmente desapareça.Leve junto os que pensam iguais a você e nos deixe.Os que ficam por aqui gostam de ouvir e ser ouvidos.Gostam do dialogo.Gostam de ensinar ou aprender.Por isto somos blogueiros.Somos todos BRASILEIROS.Maquinista por favor uma parada nesta estação.Preciso descer bem rápido.Daqui posso ler as manchetes do jornal exposto na estação.Olhem a manchete:Secretario do PT desvia milhões de obras do PAC.Tenho de comprar um destes jornais.O livro do Mainardi já reli,e continuo lendo de quando em vez.Os assuntos são parecidos com as manchetes de sempre.Este novo assalto não pode deixar de ser analisado.Não vou fazer nada mais que :SIMPLESMENTE continuar com a verdade.
    Abraços a todos e até outra oportunidade.Obrigado,

    Pacheco.

  363. Sandra.

    Lamento e sinto muito terem mencionado teu nome junto à filha para insinuar coletivo.Mais ainda por supostamente terem tentado passar que poderias desejar um dane-se aos demais.Uso uma tirada do Reinaldo da Veja que define um tipo de leitor que escreve seus comentários com os pés no chão e as duas mãos também.Pelos teus comentários sei que és muito coerente.Gosto muito de tudo que escreves e do que e como opinas.Continue e não deixe que asnices de outro te abalem.Não sei a idade da tua filha ou se ela já entende.Caso afirmativo por favor diga-lhe que um avô lhe pede desculpas.Não foi minha intenção provocar distúrbio algum ao deixar meu recado.E também não sou culpado se petralha o leu.O pedido de desculpas faz porque sou parte do coletivo passageiros deste trem.E também por ter filha e netas.Obrigado amiga e fiquem com Deus.

    Pacheco.

  364. Antes que o trem deixe esta estação.
    Para os petralhas que comentaram e pretendem seguir viagem.
    A reportagem que temos em manchete falando de mais um assalto ao erário responde de encontro a alguns argumentos discutidos nesta vigem.E ontem o Senador Heráclito Fortes da tribuna do senado foi mais explicito.A merda foi grande desta feita.E com verba do PAC.Logo do PAC cuja mãe segundo o lula é a ex-terrorista Estela a agora toda ministra dilma (assim em minúsculas mesmo) A seqüência de tudo é de fácil previsão.Tarso genro e outros vão embolar o meio de campo.A tal de ideli nos brindara com mais cacarejos (atentai Mão Santa).Finalmente o presidente dirá que não sabe de nada e possivelmente ainda encaixe algo para respingar no FHC.Com tudo isto ainda tem gente que fica criticando o GT por ter dito verdades sobre Sampa.A vontade que tenho é de pedir que o maquinista mostre o traseiro aos que o criticaram.Não sei se eu mostraria .É preciso coragem.Mas que dá vontade é verdade.Afinal o que mais é possível ser feito?!Amigos a estória da ratoeira é para ser lembrada em ocasiões como esta.Vamos votar com critérios.Parece ladainha mas é a pura verdade.O voto é nossa arma redentora.Por favor pense nesta questão da hora do voto.Obrigado mais uma vez .

    Pacheco.

  365. Estou parado na estação acenando para todos que ficaram no trem em partida.Um sufoca no peito.Um grito contido .A distância aumenta…………..
    Então eu grito:

    VIVA O BRASIL
    Sigam com DEUS.

    Pacheco.

  366. Antonio M.

    Sandra,
    desculpe, eu não tinha entendido e concordo. Eu tinha achado estranho seu comentário, pois você já escreveu com muito carinho sobre seus alunos e suas preocupações para com eles. Não sei aonde e nem sobre o que você dá aula, mas nesse país isso é digno de admiração.

    Pacheco,
    não envolvi a filha da Sandra com más intenções e nunca faria isso pois também sou pai. Minha intenção era dizer que que nós temos que nos preocupar com o coletivo, e mesmo que nós nos preocupemos somente com a nossa família , e eles se preocupem com mais algumas pessoas, já é o inicio de uma coletividade. Escrevo isso com os dois pés no chão e as duas mãos no computador.

  367. Antonio M.

    Pacheco,
    votar em quem?

  368. Sandra

    Antonio, não é que eu não me preocupe com o coletivo, é que eu estou um pouco escaldada com movimentos sociais e correntes prá frente pelo coletivo.

    Pacheco, amo suas histórias.

    Carcará, espero que meu livro não demore.

  369. Antonio M.

    Noventa milhões em ação, pra frente Brasil,……
    Esse é um país que vai pra frente , o o o o….
    Eu te amo meu Brasil, eu te amo, meu coração é verde, amarelo, branco ………Lembra? ahahahah
    A coletividade tem que estar na consciência de cada um, sem corrente pra frente.

  370. Aninomyous

    O fato de alguns movimentos serem manipulados inescrupulosamente por personalidades individualistas não fere a aspiração da coletividade de ser respeitada.
    O problema é que antes os indivíduos (detentores de capital ou influência) manipulavam o poder e a opinião pública em favor de seus interesses escusos, porém atualmente a coletividade cada vez mais toma consciência destes fatos, de sí propria, as comunicações são instantâneas deixando pouca margem para manipulações…
    Infelizmente o quadro atual é o da inversão de valores, os loucos tomaram o poder, o prejuíso e a perda são os argumentos principais (de opressão e não de convencimento), os tão acariciados de coitadinhos agora oprimem a massa em nome do terrorismo e da ameaça, o principal problema apontado contra os militares agora é uma chaga espalhada dentro da sociedade…estão todos psicoticos, doentes e maníacos…a ordem da vez é ‘vou matar vc e toda sua família’, ou algo assim, a mordaça agora parte de qualquer parte e isso precisa mudar, pela coletividade para a coletividade, o indivíduo precisa garantir seus direitos, e a coletividade tem que legitimar isso e não o contrário, senão o terrorismo vence, e para ele não há coletividade porque ele é o maior de todos os reacionários.

  371. Aninomyous

    O que deveria ser o ‘inaceitável’ agora é o argumento da vez…a mordaça se tornou o padrão social, a ameaça é trivial como a banalização da violência!
    Se vc reclama de algo logo outro vem lhe lembrar disto, se o ônibus está lotado e uma porcaria precária, logo vem motorista, cobrador e algum outro néscio com olhar de psicopata querendo lhe calar, isso para qualquer outra coisa! assim na fila do banco, no hospital, dentro da escola, na rua a transitar…o inaceitavel é agora o padrão, o primeiro passo para mudar mesmo é acabar com os despotas e exigir uma cultura de compreensão, tolerância e valorização.

  372. Aninomyous

    Ou eu mesmo estou psicótico, mas comigo é assim, gente se droga diante de mim, fura minha vez na fila, me insultam, negam meus direitos de cidadão, etc. e tal…tudo baseados na convicção de que ‘ele não quer o pior, mas para mim tanto faz’…isso é um insulto a minha inteligência, não! eu não quero o pior, mas se para eles tanto faz, assim não haverá acordo entre nós.

  373. Aninomyous

    Termino com os mais sinceros votos de paz, harmonia e amor…
    Se Osama Bin Laden quisesse atacar São Paulo ficaria surpreso com a quantidade de gente que iria aparecer o ajudando, o bajulando e elogiando como se ele fizesse grande obra, no final ergueriam uma estátua dele no Centro e o venerariam feito divindade…essa é a cultura do avesso, o que vivemos na Sampa atual.

  374. Antonio M.

    A ninomyos,
    tudo vai melhorar até 5 de Outubro. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah…
    Não sei se é pra rir ou chorar.

  375. Antonio M.

    Despertar dos mortos
    Renato Russo

    Roubaram meu ouro
    Roubaram meu sangue
    Roubaram meus filhos
    E querem mais…
    Verde e amarelo, verde e amarelo, verde e amarelo,verde e amarelo
    Desordem e regresso não aguento mais
    A guerra acabou mas nós não temos paz
    E sempre a gente que sofre mais
    Você de esquerda, você de direita
    São todos uns babacas e velhos demais
    Vivendo intrigas de tempos atrás
    Acabem com a merda e nos deixem em paz
    Verde e amarelo, verde e amarelo, verde e amarelo,verde e amarelo
    Menos guerra e mais pão
    Golpe de estado é revolução
    Fuga de rico é televisão
    Fuga de pobre é religião
    Roubaram o verde e o amarelo também
    Protejam o azul e o branco, alguém
    Como roubar mais de quem nada tem!
    Verde e amarelo, verde e amarelo, verde e amarelo,verde e amarelo
    Sobrou o céu
    Sobrou o céu
    Sobrou o céu
    Sobrou o céu
    Um dia os mortos vão despertar
    Um dia os mortos vão despertar

    ATUALÍSSIMO

  376. Olá, gostei muito do seu blog e dos temas abordados nele.

    Parabéns!

    Um abraço

  377. Antonio M.

    Da maneira que interpretei teu escrito para Sandra entendi que estavas dizendo que ela se preocupava tão somente com ela e a filha e que os demais poderiam danar-se.Por este entendimento revidei.Agora mais esclarecido só me resta lamentar o que escrevi.Cabe então meu pedido de desculpas pela alusão que fiz.Mais embaixo perguntas votar em quem?!O problema é exatamente este.Ando tão desiludido com a mostra de políticos que temos que fico em duvidas se realmente iremos ter no futuro candidatos que se enquadrem no modelo desejável.È tanta mentira e corrupção que chego até a duvidar das intenções daqueles que se apresentam como possíveis promessas de correção ao descalabro atual de nossos governantes.No passado acreditei que o lula poderia ser uma mudança e que as coisas e tudo aos poucos poderiam ir melhorando.Deu no que ainda vem dando.Até o momento não temos realmente um candidato para o cargo de presidente que me parca solução.Não temos coletividade em política.Temos grupos ávidos em busca do ouro.Programas e metas são arrumados e apresentados a toque de caixa sempre procurando agradar o leitor do momento.Não existem metas e objetivos a serem perseguidos .Se eu fosse eleitor em São Paulo escolheria Kassab por ser o melhor dos piores e também pelo que apresentou até o momento.Para presidente vamos esperar mais um pouco.Quem sabe alguém grite que o rei está nu e num efeito cascata a nação acorde e descubra a grande mentira que estamos vivendo e apoiando.O Mainardi vem dando este grito há tempos.Tem alguém escutando?!.
    Obrigado.
    Pacheco.

  378. Antonio M.

    Pacheco, vou votar no Agnaldo Timóteo, ou Sérgio Malandro, ou no Dinei ex corinthians, ou Luis Carlos do Raça negra, Kid Bengala, Leo Aquila , Netinho de Paula,Lacraia,João do Gesso, Pastor Alcides, ambos do PRTB, Beto do Mercado (PSC), Ivan Vigilante (PTB), Curisco do Trio Marrom (PP)(.Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah.Tô fora. Nem time de futebol tem nome tão engraçados. Salve-se quem puder.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s