O Brasil não dá valor ao Brazil! tem um update no PS la embaixo!

Açaí em NY

Há uns dias, meu amigo Sérgio Dávila, da Folha e do concorrente UOL, escreveu uma matéria sobre o Açaí em Washington e mencionou a mesma MEGA cadeia de supermercados orgânicos Whole Foods. Mas a matéria me deixou irritado pelo seu amadorismo. Sérgio está longe de ser um amador: tanto não é que eu mesmo escrevi o prefácio de seu livro sobre o 11 de setembro aqui em NY.

Aqui então está a matéria que escrevi pro suplemento “Equilíbrio” (também da Folha) há dois anos, acho que em meados de 2006. O que me irritou é que o Sergio ignorou o mais popular produto, o Sambazon, esse que ganhou todos os prêmios possíveis e é igualzinho à fruta batida nos BB Lanches ou Polis Sucos da vida (pra quem é do Rio).

TÍTULO DA MATÉRIA DA FOLHA

“Produtos orgânicos feitos à base da fruta típica do Pará ganham espaço nas lojas e cafés da cidade norte-americana […] Além de rico em vitamina E, o açaí tem proteína, fibras e minerais como ferro, fósforo e calcio”

GERALD THOMAS

ESPECIAL PARA A FOLHA, EM NOVA YORK

Nova York: tem mais açaí daí aqui do que aí. E chega de rimas. O fato é que, em cinco quarteirões de Nova York, ou de qualquer capital americana, é impressionante notar a quantidade de açaí que existe no mercado. Desde que o Dr. Perricone (dermatologista e expert em antioxidantes em geral) e até Oprah Winfrey, a diva da TV diurna, começaram a botar a boca no mundo sobre o produto, não há mais quem o freie! Se, em São Paulo, eu tenho que procurar por bairros (e não exagero) até conseguir achar um lugar simpático como o Amazon’s, na esquina da Jesuíno Arruda com a João Cachoeira, no Itaim Bibi, (nao existe mais em 2008!!!, faliu!), ou lugares muito específicos ligados ao norte do Brasil, no Rio cada loja de sucos de esquina vende o suco ou a polpa batida há mais de duas décadas e meia.

Mas aqui em NY ele é encontrado nas suas mais variadas formas, sabores, concorrências e embalagens -de maneira a confundir o consumidor.

O líder no mercado é o Sambazon, que também planta, replanta e tem todo um projeto “integrado” com os indígenas da região Norte do Brasil.

O açaí deles é orgânico e tanto pode ser vendido em barras (polpa) quanto naquele “Rio style berry blend“, que eu como às colheradas, batido com guaraná (já estou ficando roxo!), e há até a nova invenção do grupo: os “smoothies”. O que vem a ser um “smoothie”? Uma espécie de shake, talvez, em sua embalagem sensual. E esses “smoothies” combinam chocolate com açaí, manga com açaí, acerola com açaí e por aí vai. É necessário apontar que os americanos são muito mais criativos que os brasileiros quando sabem que têm nas mãos um antioxidante que vale ouro.

Os brasileiros, cansados, sem iniciativa, recorrem ao bom e velho suco de laranja ou aos enlatados. Que pena. Aqui, nas “delis” ou nas lojas dos coreanos, que funcionam 24 horas, você entra e encontra “pomegranate juice with açaí”, da Früttzo, ou um outro, da marca Bossa Nova, um concentrado de açaí adoçado com “agave” (um adoçante oriundo de um cáctus mexicano, um polissacarídeo de assimilação lenta pelo organismo).

São interessantes as diferentes maneiras como se anunciam, como “brigam” para tomar conta do mercado. Mas ideologia mesmo, projeto mesmo, só um deles tem, e a longo prazo: Sambazon.

Seja como for, entrem no site www.sambazon.com -é uma rapaziada engraçada, alegre e que esbarrou no produto porque foi surfar no Brasil na virada do milênio. Só que, desde então, como tudo que floresce nesse país, da Microsoft ao grupo Nirvana, a coisa gera alguns milhões de dólares. E o Departamento de Estado norte-americano, que premia somente algumas companhias por “Corporate Excelence“, escolheu o Sambazon entre seus 12 finalistas em 2006. “Sambazon no Brasil por promover desenvolvimento sustentável na floresta brasileira enquanto melhora a condição econômica dos seus “indigenous people'”.

A soma da criatividade desse mercado com a sede e a vontade de comer é incrível. O que eu acho uma pena é que eu tenha que ralar para achar em São Paulo um produto embalado, certificadamente orgânico, pronto para comer ou beber que venha dessa fruta que somente o Brasil tem a oferecer.

Em cinco quarteirões de Nova York, contei mais de 18 produtos de empresas diferentes contendo açaí.

Em São Paulo, se não souber o lugar certo, acaba-se pedindo um guaraná com gelo e limão que nem sequer contém guaraná. Tudo porcaria química. Que piada malcontada!

“Breaking news”

Eles me pediram para manter segredo, mas aqui vai. Neste ano ainda, o pessoal do Sambazon lançará no mercado brasileiro um de seus produtos, que se chamará Tribal. Dessa maneira, quem sabe, não precisarei mais ficar que nem um alucinado, parando a cada loja de sucos perguntando “Tem açaí natural?”, porque teremos o Tribal.

Aqui a Whole Foods ou a Commodities e a Traders Joe e tantas dezenas de outras nos trazem tantas opções de sorvetes ou outros produtos como o de açaí (até a Tropicana tem uma versao com a fruta) (com tapioca são insubstituíveis) mas, na bolsa, ou no táxi, aos goles, estarei tomando, nas minhas breves passagens por Sao Paulo terei que me contentar com o Tribal, esperando pela minha volta para NY, porque no meu freezer só tem potes e mais potes do sorvete “style berry blend”… Vou parar de escrever e meter a colher! É de salivar!

Gerald Thomas, sempre na frente dos outros que se metem a ser diletantes (Sérgio é amigo meu, mas se meteu a falar de algo que desconhece! Se liga, Davila!)

—————-

O BRASIL DA VALOR AO BRASIL (NO TEATRO) HOJE NA FOLHA

trechos da ilustrada (sobre o lancamento do livro de Lenise Pinheiro)

DA REPORTAGEM LOCAL

A fotógrafa Lenise Pinheiro conta que sua principal inspiração foi o alemão Fredi Kleemann (1927-1974), que, radicado no Brasil, captou importantes momentos do teatro paulistano das décadas de 50 e 60 e se projetou retratando montagens do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia). “O modo como usava a luz no rosto dos atores me influenciou bastante, apesar de nossos estilos serem diferentes”, conta.
Outra referência foi a aparição do dramaturgo Gerald Thomas. “Ele sacudiu a cena brasileira. Foi uma chuva de estética. Mudou não só a linguagem do teatro como ampliou suas possibilidades e introduziu um alto nível de exigência e qualidade ao trabalho.”
Por conta dessa transformação, a fotógrafa conta que, assim como atores e diretores, teve de investir na técnica. O que, em seu caso, significava também adquirir novos e mais modernos equipamentos. Personagens O colega Leopoldo Pacheco atribui a qualidade das imagens da artista à “paixão que tem pelos atores, diretores e personagens em geral”. Estão registrados no livro Raul Cortez, Bete Coelho, Renato Borghi, Ney Latorraca, Fernanda Torres, Marco Ricca, Vera Holtz, Pascoal da Conceição e muitos outros.
Um dos destaques é uma série que registra o dançarino japonês Kazuo Ohno se maquiando para uma apresentação, em 1997. Outro é uma sessão realizada com Zé Celso quando este completou 60 anos. “Ela assumiu as rédeas de diretora. Me fechou entre quatro paredes, me dominou, me fez mostrar todo meu corpo.
Foi fantástico.” (SYLVIA COLOMBO)

Advertisements

230 Comments

Filed under artigos

230 responses to “O Brasil não dá valor ao Brazil! tem um update no PS la embaixo!

  1. Antonio

    “AÇAÍ, guardiã, zoom de besouro, um imã, branca é a tez da manhã” (Djavan). Só pra ter o gostinho de ser o pimeiro ahahahah… e único por enquanto.

  2. Sandra

    Que é isso, Gerald? Açaí tem de monte aqui em Sampa! O que não têm são esses leites esquisitos.

  3. Sandra

    Mas só porque você me deixou com vontade de comer açaí, e já é de madrugada, e terei de esperar até amanhã, vou fazer um suco de manga que apanhei do pé carregadíssimo.

  4. gthomas

    Nao tem assim como aqui Sandra: o que eu quero dizer eh que – como NY eh plana e so tem lojinhas de comida – as delis – de coreanos ou de indianos ou paquistaneses – uma atas da outra, aberta 24h, elas todas tem TANTAS marcas e VARIACOES de acai ja EMBALADAS e ORGANICAS!
    criativas
    LOVE
    G

  5. Sandra

    É guerra, é? Pois imagine aquela manga cheirosa, rosada, num pé carregado, que você só toca com os dedos e ela já cai. Aí você a descasca e o suco corre… Aquele cheiro de fruta… Aquele encanto para os olhos…

  6. gthomas

    Madrugada? Aqui, Sandra, eh uma hora antes e, no entanto, posso ir em pelo menos 5 ou 6 delis a 100 metros do meu predio e escolher o acai mais gostoso do mundo. Mas nao preciso, porque tenho POTES de Sambazon no congelador!
    LOVE
    G

  7. mistoffelees

    quebrando o protocolo.
    alguem poderia me informar qual é o jornal alemao mais decente, ou menos indecente?

  8. Sandra

    E nem falei da lichia!! Imagine aquele pé TÃO carregado, que você precisa escorar! Um perfume que parece de flor! A árvore linda como se fosse uma árvore de natal carregada de enfeites. Aí você pega a fruta, descasca, vê a polpa escorrendo, põe na boca devagar,… e ela está fria, quase gelada, … Um sabor quase de fruta verde…

  9. Guilherme Feitoza

    Olha, eh verdade. Aqui em Fort Lauderdale eh uma febre. Jamba Juice e 7 Eleven vendem produtos do fruto aos montes. Coisa que em Fortaleza soh se vende na praia, em frente a academias e quiosques com um liquidificador e umas 4 variedades de polpas + guarana.
    Abaixo ao suco de laranja!
    abracos

  10. mistoffelees

    esse dias tava anotando umas coisas do fausto( só as falas do mephisto e tal buuuuhh) e ,sem querer, intercalando pequeninas noticias de jornal. vc tinham q ver como ficou interessante.

  11. Sandra

    Vai lá ver se o coreano tem lichia!!

  12. Antonio

    Alguém tem uma receita gostosa com açaí?

  13. Antonio

    É incrível a quantidade de frutas que temos nesse país. Outro dia no mercado municipal em sampa, o cara deu pra eu experimentar uma fruta que era o cruzamento de fruta do conde (ou pinha , não lembro) com outra fruta…..ããã, droga, não me lembro tbem. Bom, ficou com gosto de creme de leite, deliciosa.
    Nós poderíamos viver só a base de frutas. E tem gente passando fome num país continental. Se você tomar pinga e cuspir no chão nasce um pé de cana.

  14. Marcelo Ayres

    Tomo açaí todo dia. Aqui em Macapá só Custa $R 1 ( um real). E ainda mais é encontrado em todo Estado do Amapá, em qualquer esquina.

  15. gthomas

    Obvio que tem, Sandra: desde que eu sou crianca: chama-se LYCHEES e vem frescas ou em latas dentro de xarope da China. Tipica sobremesa chinesa!
    a fresca eh mais gostosa. Tem ate sorvete ou sorbet disso!
    Porque tanta pergunta sobre isso meu deus?
    LOVE
    G

  16. mistoffelees

    aee, rapa desculpa ae. quebrei o clima . firmeza total?!

    terimarei de pensar nas intersecçoes ( mais semiotica) entre ”die verwandlung( et l’autres choses) e ok computer( album do radiohead- q chamaram de ”suite progressiva[ esse ”suite” me interessa; crecendo de estranhento nesse mundo q se tornou uma armadilha, nao só o mundo, as pessoas tambem).
    voltarei ao assunto.

    isso pra nao falar do encontro forçado joaquim maria- thomas bernhard sob o expediente de módulos de concentraçao linguistica dentro da narrativa( coisa q becktet e g. stein usaram como procedimento padrao em alguns escritos)

    to dizendo isso pra compensar minha total ignorancia quanto ao açaí. perdao.

  17. Bárbara Babalon

    Cupuaçu, açaí, andiroba, copaíba, pau-brasil, pau-rosa, sapo kampô, entre outros. Todos esses produtos já foram patenteados no mercado internacional. E pelo andar da carruagem( abóbora!!) toda a rica biodiversidade da Amazônia brasileira e de outras regiões do país será patenteada no mercado internacional.
    O Brasil amarga prejuizo de bilhoes de dolares anuais por conta disso.
    Enquanto isso Rio style berry fuckn blend para os Brazileiros!

    Prefiro a manga da Sandra!!

    =)

    Sou nova por aki, trabalho no iG sou gosto muito de seu trabalho Gerald. E gosto mais de manga que de açaí!! =P

  18. Sandra

    Gerald, vingancinha…

  19. mistoffelees

    sandra, fui la no coreano…

    pedi a tal coisa.
    o q q ele me faz , o grande sapeca, o sapecao?!
    tira da cartola um ”coquelicot epanoui”. me deu um beijo na testa e me mandou voltar pra casa.

    bonito porem frustrante.

  20. Paulo

    É muita falta do que fazer mesmo…

  21. Antonio

    E a minha receita? De preferência que fique doc.

  22. Sandra

    … porque você me deixou com vontade de comer açaí e eu vou ter que esperar até amanhã.

  23. gthomas

    Enquanto isso no Brasil Barbara, vc tem o prazer de poder comer Sushi, ou croissant ou um ementaler cheese ou quem sabe dirigir um Clio ou entao um VOLKSWAGEN e teclar num HP ou num MAC,
    O que seria do mundo sem a DIVERSIDADE nao eh? Ou a BIO diversidade? Existiram poodles no Brasil? E a CocaCola que vc bebe ou mesmo a CERVEJINHA que voce toma a noite? Cerveja nasceu no Brasil? Foi? Vinho? Hoje, depois que voce sair dai na Amauri (se for de manha cedo) de um pulo across the street) e sinta o gosto sutil e maravilhoso que o Starbucks te faz com o grao brasileiro ja que o Santos Coffee eh azedo pra XuXa,e eh por isso que brasileiro bota acucar e um pouco de Cafe dentro,
    Ah, e nao esquece de dar uma gorgeta pro mestre Faria ai na porta do Parigi por mim. Parigi. Como Sao Paulo eh ….Brasileira.
    LOVE Barbara! Welcome to your…..properties
    G

  24. gthomas

    Manga vem da INDIA
    Chequem!
    LOVE
    G

  25. Sandra

    A é, é?
    Já sei de uma coisa que voê não vai achar na deli. Jabuticaba. Gelada!

  26. gthomas

    Sandra, Antonio: falta do que fazer mesmo, mas aqui vai (vc fica ai com jaboticaba como se fosse o maximo Ora Sandra, tem que cuspit o caroco fora!)

    Blueberries , cobertas com Maple Syrrup e creme batido de leite de avelas (sem leite de vacas) e um pouco de noses em cima! Geladinho!

    No topo de tudo isso, uma colherada de sorbet de vinho cabernet sovignon (sorry mas tambem nao existe na terra do Kibon)

    O Brasil se adora TANTO que se esquece que virou uma ILHA

    OLHEM PRA FORA BRASILEIROS; tambem no mundo das frutas existe um paraiso a ser explorado que vcs desconhecem!!!!

    Chocolate com 87% cacau

    Wow
    LOVE
    G
    e CHEGA por hoje. Sandra: pra cama!

  27. Sandra

    Boa noite a todos! Estou moída! Sonhem com árvores carregadas de flores, frutas e passarinhos!

  28. Sandra

    Isso! DES -DE -NHA! Mas garanto que ficou com vontade de comer jabuticaba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E pior é que vou para a cama mesmo. Estou caindo de sono!

  29. gthomas

    Tambem me despeco feliz que o Alvaro Lins de entregou a POLICIA pois foi ele que me algemou logo apos a recita de Tristao e Isolda a mando do Garotinho e Rosinha’

    agora estao todos em apuros: nada como o mundo e suas voltas!
    LOVE
    G

  30. Bárbara Babalon

    Bem, eu trabalho no suporte técnico do provedor e o atendimento fica em Goiânia -Goiás!! Ja viu PIQUI em New York????Sim, existe açaí e manga aqui! =P
    A questão não está na diversidade. viva a globalização das coisas(inclusive dos poodles enjoados). Mas patentiar produto nosso considero falta de respeito.
    Mas sei que, em parte, isso acontece por falta de interesse dos que deviam tê-lo… Ao menos temos Nova York! Viva a Globalização!

  31. gthomas

    To com vc Barbara: nao sabia que era a patente a coisa em questao!
    Ok concordo. O Brasil como qq pais pode inverter o jogo se quiser: fez assim com o etanol e se quiser QUEBRA a patente como fez com o AZT pra AIDS quando o Serra era ministro da Saude.

    Entao, leis estao ai pra serem ignoradas (Kafka) ou estao ai pra serem imperceptiveis (Chesterton) ou entao estao ai pra serem malandradas (Lula)
    LOVE
    G (boa sorte no suporte tecnico da nossa difusa International Group oops, da Internet Gratis
    indo dormir MESMO
    LOVE
    Gerald e Goias (Gerald e Goias) pronto, nasceu um novo produto….to fazendo hora pra sair a Folha Ilustrada porque sai algo sobre o livro da lenise pinheiro e eu e Bete Coelhhhhoooo na capa’ mas estou torto de sooonnooo

  32. Bárbara Babalon

    Boa noite!

  33. Que coisa mais feia! Português agora não possui acentos diacríticos? Um verdadeiro absurdo o que vocês estão tentando fazer com a mais bela das línguas.

  34. Ana Personal Trainer

    Que me desculpe os leigos, mas o acai e uma frutinha que da em uma cacho grande que nasce em uma palmeira, nasce verde depois vai ficando escuro ate checar a cor roxa, indicacao esta, que ja ta na hora de ser apanhado! Acai nao e so natural do Para, mas sim de toda regiao norte, principalmente no Amazonas, ja colhi muito acai e preparei com minha mae, vo e irmas, voce corta o caho na arvore e com uma luva grossa, pega cada fio do cacho e puxa todos os carocos de acai, coloca numa bacia grande com agua e deia de molho no sol, esse processo e pra amolecer a casca, ai voce pega as frutinha e coloca numa panela grande, pega uma garrafa de vidro e comeca a pilar, ai penera e coloca agua, depois coloca num copo com acucar e farinha d’agua ou farinha tapioca…isso sim e acai, ate chegr em NY esse processo ai ja ficou pra tras e o que nos EUA deve ser somente uma pequena essencia do que a natureza no Amazonas nos presentiou!

  35. Moro em Rondônia, norte do Brasil.
    Estão brigando pra saber onde tem mais açaí? huahuahuahuaha
    Chega a ser engraçado essa discussão.

    Vem cá para o norte e verão o que é ter açaí em quantidade e qualidade respeitável. hehehehe

  36. Ah, vou ter que dar um depoimento! No meio do processo da tetralogia do Asfaltaram a Terra, fui ao hotel do Gerald para trabalharmos um dos textos. Eram meia-noite, talvez? Pois é, uma puta fome. Ele ligou o liquidificador, bateu o açaí que trouxe de NY e… Desculpa, galera, mas nunca mais comi um açaí tão bom.

    Dois dias depois a produção nos trouxe no ensaio açaí de uma loja xyz de SP, que era o melhor e coisa e tal… Lembra Gerald que depois de alguns goles jogamos o resto fora???

    Fazer o que? risos… agora também fiquei com vontade… Mas, Sandra, essa manga aí chega pelo correio em bom estado???

    Beijos
    RUY FILHO

  37. Lenise me enviou o convite. Delicada como sempre. Vou lá hoje à noite. Depois te conto…

  38. vocês podem achar açaí, açaqui, jabuticaba, jabutinãoacaba, mas um bom e original cachorro quente a la uruguaya chamado pancho somente no uruguay ou argentina talvez.
    simple e bom, pão e salsicha….mmmm….que saudades daquele país….

  39. Mariene de Campos

    Jeito subliminar de lançar o SABAZON,..vão ensinar macaco a comer banana!!!
    A sensação incomparável de colher fruta no pé, plantar e colher, ver crescer, in locco, não tem preço.
    Vem uma fome aí no mundo, é bom plantar um banco de proteína no fundo do quintal, quem ainda tiver um.
    Prateleira de supermercado…rsrsrsrs
    Mundo estranho este…

  40. Sandra

    VOCÊ SAIU ALGEMADO????????????????????????

    E os imbecis que disseram “judeuzinho volta pro campo”? NADA aconteceu a eles????????????????

    E quem o processou? Ofendeu-se com sua reação, mas não com as frases dos nazistas? ERA PARA TÊ-LO DEFENDIDO!!!!!!!!!! Não importa o quão chocado tenha ficado com sua peça!!!!!!!!!!

    Gerald, não venha mais para cá! ESSA MERDA DESSE PAÍS NÃO TE MERECE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  41. GThomas… o açaí é mesmo muito bom, mas cuidado minha filha misturou leite em pó com açaí e teve uma intoxicação por conta do cálcio que é muito elevado nessa fruta…
    Forte abraço sempre.

  42. Fábio Costa

    Bom dia, Gerald!

    É incrivel como o Brasil tem uma variedade incrível de frutas, mas que não são conhecidas por nós e que, o pior de tudo, já são conhecidos e PATENTEADOS fora daqui….

    Um abraço!
    Fábio Costa.

  43. Sandra

    Quanto a patentear frutas estrangeiras, isso é um absurdo! O Brasil não poderia vender nada de cupuaçu porque estrangeiros a patentearam! Patentearam a fruta! A saída que o Brasil encontrou era começar a escrever cupuassu. O Brasil entrou com um processo e ganhou. Mas a gente está cansado de ver isso. Alguém registra uma marca com o nome de alguém famoso, e a pessoa não pode mais criar produtos com seu nome. Precisa pagar licença ao pilantra. Mas parece que isso agora é dificultado. O crime nasce antes da lei.

  44. Oi, GT e pessoal. O açaí é mesmo um sucesso. Apresentei ao meu amigo Pierre Doury (linque para o blog dele tá lá aí no meu blog) e ele adorou e falou para os amigos.
    Valéria, festa de águias e Sandra: obrigado! eu fiz uma blognovela com os meus colegas de faculdade que escrevem, inspirada na do GT, chamou-se blognovela Penetrália e tá lá no meu blog, se quiserem, dêem suas opiniões.
    Uma para o Gerald: VAACLAV HAVEL é bom dramaturgo?
    Abraços do Lúcio Jr.

  45. Oi, Gerald. Eu queria contar de uns probleminhas que enfrentei em meu blog. Quando retirei essa foto de pelé, o blog pediu para retirar por ser “pornográfica”. Confira.

    http://fspike.wordpress.com/2007/08/28/pele-num-momento-descontraido/

  46. gthomas

    Lucio: nao acho o Havel essas coisas todas nao. Mas o Beckett escreveu Katastrophe pra ele quando ele ainda era um preso politico na ex tchecoeslovaquia.
    LOVE
    G

  47. gthomas

    Ruy, e se eu disser que aqui tem mais manga do que ai?
    Juro que nao sei qual eh a impressao que as pessoas tem daqui.
    Manga: vem da India, Jamaica, Nigeria, kenya, California, Havai, Etioipia, etc….
    No Brasil eh que se comem UVAS vindas do Chile e macas da Argentina: que palhacada!
    LOVE’
    G
    Alias eu nao sei muito bem o que vcs defendem ja que SP nem tem aquelas lojas de sucos de frutas a cada esquina como no Rio, tem que se ir ate a Juscelino ate a Hortifruti ou ate aquela banca naquela curva da minhas gerais/angelia/consolacao. e dr arnaldo que vira reboucas e comeca a….
    Chega!

  48. Sr. Bisnaga Voadora

    Gerald ja tem Acai no Mc Donalds?
    rs

  49. Edward

    Nem lí o texto ainda mas quero fazer um comentário: ví agora a pouco na folha uma concepção artistíca do primeiro hotel no espaço, que possívelmente será inaugurado em 2012. Como isso me deixou feliz. Realmente, nem tudo está perdido. Se formos colonizar os espaço como uma única humanidade a coisa pode até dar certo. Agora, isso não lembra 2001: Uma Odisséia no Espaço?

  50. Aninomyous

    Mas é verdade mesmo, quanto a produtos eu já disse em algum lugar comentando e vcs devem pensar que é algum frustrado, mas não sou não, acontece que o pessoal adora exportar, e para conseguirem exportar eles até diminuem o preço, e para garantir sempre selecionam o melhor do melhor, assim ficam aqui somente os refugos e produtos ‘quimicos’, sintetizados, e quando se encontra o que procura estão na seção de ‘importados’ ou ‘produto exportação’ que é para dobrarem o preço, que já é dobrado no refugo…ham…não sei se consegui ser claro no meio desta confusão….o brasileiro desvalorizado acaba se acostumando a não ter valor, por isso viram paga pau do exterior…que pena!
    Abraços.

  51. Aninomyous

    Eles vendem o melhor à metade do preço para garantir a exportação, o refugo que fica aqui eles vendem por mais da metade do preço da exportação…acontece que é exportado muito mais do que fica, então quem não tem como ir almoçar fora tem que se contentar com o tal produto nacional (que é refugo, rejeito, porrrrrrcaria) e pagar mais caro, eles são uns santinhos não são? e depois brigam com o mundo por subsidiarem contra a exportação brasileira, dizendo que as pessoas aqui ficam esfomeadas por culpa disto ou aquilo, são todos uns caras de pau mesmo! mas, não espalha não.
    Abraços.

  52. Aninomyous

    Errata: o refugo que fica aqui eles vendem por mais do que o dobro do preço do produto exportação, e o produto exportação é vendido por mais de 3 a 5 vezes o produto exportado…dá pra entender? logico que sim…é porque vc está TOTALMENTE certo e o brasileiro não da valor para o Brasil.

  53. Aninomyous

    Otima sugestão do Sr. Bisnaga! o McDonalds tem uns lances de vender sucos, maçãs e saladas…vcs que tem influência poderiam sugerir de verdade para que viesse a ter mesmo, um açai destes ‘exportação’ aí iria chegar pro Brasil….ahahahahahaahaaaaaaa…chorei.

  54. Marvado

    A galera do Norte que escreu ai pra cima sobre quantidade de açai na região, não percam tempo com o GT, ele fala que somos ilha, nos ufanamos, não conhecemos nada, somos ignorantes e ofensas mil, entretanto se o açai ou açaqui ou qualquer produto não estiver escrito em inglês na embalagem pra ele não presta. Todo esse açai do Norte não vale nada, vale apenas aqueles industrializados vendidos por imigrantes do terceiro mundo que ficaram ricos em nova iorque.
    GT porque tanta solidariedade e preocupação com este nosso país aqui? nova iorque tem até as melhores frutas do mundo e melhor, todas industrializadas e por vezes até em pozinho. Esqueça o Brasil, isso é o atraso, porque faz tanta questão de ser o primeiro na aldeia? Pare de olhar só pro Brasil, ganhe o mundo, sua crítica está muito além da capacidade intelectual deste povo que chupa manga, esta fruta que vc torce pra que não seja oriunda do Brasil, e se mela todo, onde se viu, em nova iorque o coreano vende manga em pasta gelada ou em pozinho e ainda acompanha um hamburguer com queijo e beicom.
    Se manga é do Brasil não sei, o que sei é que tem demais sô, em todo o país. Andar descalço em Itaparica, comer uma moqueca de peixe em Ponta de Areia e seguir a pé pra Gamboa apanhando toda sorte de frutas no caminho é coisa de índio, fruta apanha-se na geladeira em pó ou pasta, o resto é atraso…
    bjs no Brasil

  55. Aninomyous

    Ah,…antes que me critiquem eu até dou uma dica, no Rio de Janeiro deve ter bastante mesmo…por influência principalmente dos Gracie (aqueles do Jiu Jitsu), e virou febre entre os cariocas Bad Boy(stas) ou o pessoal Gente Fina…ma em sampa é como vc disse, porém posso até dar uma dica, no Centro tem o Mercadão Municipal…ou no Ipiranga tem além do Mercado alguns lugares que só vendem açaí…acho que perto do Museu do Ipiranga … lá mesmo, perto das margens plácidas,…eu vi.

  56. açai no mcdonald´s….genial!!!!
    açai com fritas
    açai burguer
    açai diet

  57. Oi, Gerald e pessoal, bom saber dessa homenagem do Beckett ao Havel!

    Viva Cacilda BECKETT! Eu conhecia uma famosa foto da Cacilda, onde ela está tirando o sapato com uma cara de dor.
    Depois fiquei sabendo que ela estava fazendo papel de Estragon em Esperando Godot, montada em 1968, daí aquele grito do Caetano no famoso discurso no festival onde ele cantou “é proibido proibir”!

    Só por curiosidade: me pareceu é que o Kotscho tem uma coluna aqui no ig e não um blog como vc, ou eu é que não encontrei o blog dele?

    Vejam no meu blog, retirada do blog do Sérgio, uma das piores cenas de sexo já descritas (é do Mailer)!

    Abraços do Lúcio Jr.

  58. gthomas

    Beckett escreveu isso nessa leva de suas ultimas pecas curtas;
    Ohio Imprompu
    Rockaby
    Katastrophe

    mas sem tomar acai!

    se tivesse tomado acai, ai teria sido

    SANDRAPERAI!!!!

    SandraManga que a Jaboticaba ja vem vindo: bem, ja eh de manha e a Sandra ja deve estar roxa de tanto tomar Acai!

  59. eu sei, Gerald, tá certo. Mas colher o fruto é outro sabor. Quando morei em fortaleza tínhamos no quintal um cajueiro. Nunca consegui gostar de qualquer outro caju. E gelo feito de água de coco fresca. Era maravilhoso. E quer saber, nem ligo de onde vem a fruta. O sabor sendo bom, por mim, tudo bem… A manga da Sandra, as maçãs irmanas, o caju do velho quintal, a uva chilena, a mangaba nordestina, E o açaí daí! Pronto. Fiz a feira da semana…. De são paulo mesmo vou ter de comer concreto com fuligem! E pro almoço, o cachorro quente uruguaio do pancho, que pra mim é uma novidade estranhíssima!

    beijos
    querido

    e que bom te ver de tão bom humor… que puta saudade de rirmos de nós mesmos.

  60. Sinceramente? Não sei, ficou fraco este artigo. Começou falando do Açaí, que o Brasil não percebe e não valoriza como Brazil. Certo, deveríamos investir pesado nesse tipo de comércio, nessa forma de percepção, não? Mas não fica claro, no artigo, o que o Gerald quer dizer.

    Depois, sobre a fotógrafa e seu investimento em técnica (a exemplo do que ocorreu no teatro com, adivinha?, Gerald!), o que podemos entender? Un éloge-de-soi-même? Maybe.

    Lembrando: os investimentos na qualidade decorriam de fomento estatal? Ou foram singulares conquistas de gente que suou para tentar dar um salto na terra da mediocridade?

    até

  61. everaldo

    Parabéns…o blog tá ganhando alma, esta se humanizando, parabéns.
    Vai sobreviver, legal. “Com mais açaí e menos rivotril”. Mesmo que de vez em quando seja servido um açaízinho sem açucar.
    Afinal os nossos “guerilheiros” não podem viver sem uma “guerrilhazinha”.
    Aleluia! Na glória tudo cessará!!!

  62. mistoffelees

    gerald, o q acha de thomas bernhard?

    sinceritude de congratulamentos.
    ciao.

  63. FANTASMA QUALQUER

    Num processo de interação brasileiros nos Estados Unidos conseguiram convencer os americanos que aquele gesto OK, era de certo modo obsceno no Brasil. Tanto assim que a partir de 2001 e 2002, pode-se ver, inclusive nos novos filmes, um gesto exportado, típicamente brasileiro, em que o dedo médio se sobrepõe, enquanto o indicador e o anular se dobram, formando aquilo que as mulheres tanto adoram e que gesticulados de dentro de um carro em pleno engarrafamento, é pura ofensa. Bom os americanos adoraram ! Estão parando de gesticular o tal do ” OK” my boy ! O tipo brasileiro é mais macho, mais masculino.

    E uma palavra portuguesa, que nem o “Aurélio” definiu tão bem,breve estará nas ruas de Nova York, será adotado pelas tribos e gangues de rua da cidade de New York. Tão assim…..eu explico :

    A palavra mais rica da língua portuguesa é a palavra MERDA.

    Esta versátil palavra pode mesmo ser considerada um coringa da língua portuguesa.

    Vejam os exemplos a seguir:

    1) Como indicação geográfica 1:
    Onde fica essa MERDA?

    2) Como indicação geográfica 2:
    Vá a MERDA!

    3) Como indicação geográfica 3:
    17 h – vou embora dessa MERDA.

    4) Como substantivo qualificativo:
    Você é um MERDA!

    5) Como auxiliar quantitativo:
    Trabalho pra caramba e não ganho MERDA nenhuma!

    6) Como indicador de especialização profissional:
    Ele só faz MERDA.

    7) Como indicativo de MBA:
    Ele faz muita MERDA.

    8) Como sinônimo de covarde:
    Seu MERDA!

    9) Como questionamento dirigido:
    Fez MERDA, né?

    10) Como indicador visual:
    Não se enxerga MERDA nenhuma!

    11) Como elemento de indicação do caminho a ser percorrido:
    Por que você não vai a MERDA?

    12) Como especulação de conhecimento e surpresa:
    Que MERDA é essa?

    13) Como constatação da situação financeira de um indivíduo:
    Ele está na MERDA…

    14) Como indicador de ressentimento natalino:
    Não ganhei MERDA nenhuma de presente!

    15) Como indicador de admiração:
    Puta MERDA!

    16) Como indicador de rejeição:
    Puta MERDA!

    17) Como indicador de espécie:
    O que esse MERDA pensa que é?

    18) Como indicador de continuidade:
    Tô na mesma MERDA de sempre.

    19) Como indicador de desordem:
    Tá tudo uma MERDA!

    20) Como constatação científica dos resultados da alquimia:
    Tudo o que ele toca vira MERDA!

    21) Como resultado aplicativo:
    Deu MERDA.

    22) Como indicador de performance esportiva:
    O Flamengo não está jogando MERDA nenhuma!!!

    23) Como constatação negativa:
    Que MERDA!

    24) Como classificação literária:
    Êita textinho de MERDA!!!

    25) Como qualificação de governo:
    O governo Lula só faz MERDA!

    26) Como situação de ‘orgulho/metidez’ :
    Ela se acha e não tem ‘MERDA NENHUMA!’

    27) Como indicativo de ocupação:
    Para você ter lido até aqui, é sinal que não está fazendo MERDA nenhuma!!!

    BJS

  64. gthomas

    Tai ! Gosto de Thomas Bernhard
    Suicidou=se nao?
    Tadinho
    Austriaco dos bons!
    LOVE
    G

    ainda estou tentando decifrar o comentario do Fantasma, acima

  65. Marvado

    Sei que foge ao texto proposto, mas me parece um comentário de merda…

  66. Eu

    poxa, passei tantas vezes na frente da loja da joao cachoeira………………. vacilei em nao ter ido 😦

  67. gthomas

    O Amazon da Joao Cachoeira fechou suas portas, Eu amava aquele lugar,
    Incrivel como brasileiro canta canta mas nao da valor: prefere sorvete com sabor artificial de nao sei o que,

    Ali tinha o acai PARAENSE, O VERDADEIRO, SEM XAROPE DE GUARANA!!!!!

    era aquele barro mesmo, delicioso!
    LOVE
    G

  68. Aninomyous

    Esse papo de merda é foda…faltou dizerem que foi investido pesado nas pesquisas de ‘merda’ e então
    …Segundo a conclusão final o mundo vai terminar em merda, não tem como deterem essa globalização de merda, ela se acumula e as pessoas cagam no mundo todo diariamente…e assim foram criadas duas linhas de pensamento científico…
    A otimista, que diz que os cientístas irão descobrir uma forma de a Humanidade comer essa merda toda…e, finalmente
    A pessimista, que diz que a merda não vai dar para todo mundo.

  69. FANTASMA QUALQUER

    Decifra-me ou te devoro !

  70. Edward

    Merda! Esse blog agora tá servindo para os piadiadistas e suas piadas de merda! esses e-mails de merdas também chegou pra mim!

  71. Edward

    Merda suas palavras!

    Merda direito o cumprimento dessa merda de asfalto!

    Merda um dinheiro para almoço, tio?

  72. gthomas

    MERDA MESMO!
    COMO NINGUEM PARECE TER NADA DE INTELIGENTE PRA DIZER, VOU FECHAR TOTAL
    E TCHAU!

    ORA!
    GERALD

  73. Edward

    açaí virou moda por causa dos bombados! é igual comida japonesa tem um gosto esquisito mas ta todo mundo comendo.

    PS, comi açaí uma vez. não me lembro direito o seu gosto. Mas não estou dizendo que seja ruim. Mas comida japonesa…

  74. Ih, fechou o tempo.

    Não Gerald, não faz isso. Você precisa responder minha pergunta.

    volto amanhã, se der.

  75. Edward

    Mas que MERDA, Gerald, não faça isso! Não faça nenhuma MERDA que possa se arrepender depois!

  76. FANTASMA QUALQUER

    Para não dizer que fugir ao texto, o Fantasma aqui, expõe:

    Dúvidas e Perguntas sôbre o Açaí
    E verdade ki açai faz crescer a bunda??
    R= pode ser, aliás.. acho que tudo o que a gente comer em excesso faz a bunda crescer, não!?

    Outras respostas
    • Phoenix: Só falta agora falarem que com banana cresce o bilau
    hi hi hi
    • Livy : kkkkkkkkkkkkkk, nunca ouvi falar sobre isso!!!!

    • Profª Mariana : Quando a gente pensa que já viu e ouviu de tudo, a vida mostra que certas coisas não têm limites…

    • Zuza do Salqueiro : Mais um mito brasileiro !

    • Karl l9 : Se faz crescer a bunda especificamente nao sei so sei q engorda muito pois tem muita gordura eu acho q faz crescer tudo bunda,barriga,culote e ainda dá celulites rsrsrsrs.
    • Babizin : kkkk não só bunda, como a barriga e resto do corpo também!! huhuhu
    Se fosse assim, já estaria uma tanajura!!
    É melhor vc malhar que ai sim vc vai ter melhores resultados!

    Bjus e boa sorte!!
    • Zenitlua : a minha cresce com qualquer alimento hauahauahauahauahaua…das frutas às massas…hauabauahauahaauahaua…ela aproveita todas os nutrientes, magros ou naum.
    • Thais : É sim. Enfie 3 copos de 300ml diariamente e em uma semana repare só como seu rabo cresceu.
    Afe.
    • Alan Bike : kkkkkkkkkkkk

    De onde vc tirou essa?? kkkkkkkkk

    Oo

    Se for verdade eu to perdido, pq eu tomo açai direto! Kkkkkkkk
    • My God : aff……………..não acredito que eu li issoo…..pelo amor neh colegah….

    bjks
    Tão vendo colegas, Fantasma não mente, mata a cobra e mostra o pau !!!! Viu marvadeza !!!!!

  77. Aninomyous

    Voltando a falar dos alimentos (não digeridos ainda) hahaha… eu acho que é muito modismo, mas gostei sim de saber das novidades…
    Certa vez na região de Higienópolis (antes dos Gracie, antes dos japas tentarem patentear, antes da moda se posso assim dizer), encontrei um kra vendendo cachorros quentes, pastéis e coisas assim, ele tinha novidades e queria que eu experimentasse, foi mesmo um golpe de sorte! e pude experimentar de primeira mão e sem influências de nomes e sugestionamentos, muito da hora se é que posso dizer, e quero então deixar a propaganda para que realmente peguem no gosto do mundo…e se pude sorver tais bebidas com pasteis e hot-dogs por que não com um big-tasty?
    Na verdade são uma Trinca de Treis… Açaí, mas também Acerola e Cupuaçú…este último é mais doce, porém outra joia.

  78. Aninomyous

    Vou deixar os links da Wikipedia para os curiosos…
    http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Acerola
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cupua%C3%A7u
    Tem umas outras mas não me recordo agora, porém estas três foram as primeiras que eu experimentei na sugestão deste que era um nativo daquela região…gostei mais da Acerola no dia, se me recordo bem…mas modismos à parte acho que ela também pegou.

  79. JOANA SILVA

    VC ESTÁ ENGANADO. EU AMO A AMERICA(EUA) COMO MUITOS BRAZILEIROS E QUE SE FOODA O BRASSSSIL.

  80. Sandra

    FOI PRAGA SUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Não achei açaí!!!

    Imagine aquela jaboticaba suculenta, geladinha, pegada direto do pé, que você morde, e faz aquele barulhinho de casca rompendo,…

    E é sério que você cospe o caroço?

  81. Sandra

    É verdade que patentearam a rapadura?
    Que cara-de-pau!

  82. Mau

    O açaí não pegou em SP. Eu mesmo não gosto.

    Pessoal das artes marciais gosta muito do bendito açaí.

    Deve ter açaí na Jamaica tbm, e deve ser misturado com algo que o antidopping nao pega – por isso os reggae boys correm tanto e tão rápido.

    Eu prefiro o famoso doce de banana caramelizado popularmente conhecido em SP como “bananinha” – eu comia aquilo antes de treinar kung fu, aikido e outros exemplares.

    Ahh, o governo brasileiro devia dar essas bananinhas pra nossos atletas – quem sabe eles conseguem vencer a falta de intelectualidade. QUEM FOI QUE DISSE QUE PRA VENCER UMA PROVA OLIMPICA É PRECISO APENAS CONDICIONAMENTO FISICO???????

    Nao tardará e inventarão o acaí caramelizado tbm.

    PS: Deusas gregas??? Eu prefiro a deusa russa – Que é aquilo, aquela russa voadora – Isinbayeva (só ela consegue comemorar as façanhas a 2 metros do colchão)

    Outro PS: Gerald me responda: porque o Brasil fracassa nos games quando é favorito e qdo não é favorito???????????????

    “Seria devido ao amarelo de nossa bandeira” ????????

  83. Sandra

    Mas como o meu coração é cheio de amor, não posso deixar de aplaudir o brilho do adversário que tripudia sobre minha dificuldade em achar açaí, mas que deve estar com a boca cheia d’água de vontade de comer jaboticaba.

    “se tivesse tomado acai, ai teria sido

    SANDRAPERAI!!!!

    SandraManga que a Jaboticaba ja vem vindo”

  84. Aninomyous

    Particularmente, como Artista Marcial (não influenciado por Bad Boy(stas), prefiro o Ginseng (asiático mesmo, Panax, e não o brasileiro, Pfafia Paniculato), e costumo associar à Acerola…cada um cada um…uso mesmo os sucos de laranja para diluir isso tudo, mas também em chás ou simplesmente suplementos.
    Como já disse, a energia é amorfa, por isso eu utilizo os ginsenocideos e etc. para fazer uma energização (pelos seus desprezados chakras) … mas também funciona como certos ‘garrafeiros’ (não confio nestas procedências) como algum tipo de afrodisíaco, sendo que o ginseng favorece entre outras coisas a musculatura lisa…etc. e tal e coisa…

    Vc sabia que os Chakras abrem os sentidos mentais e espirituais? por isso a meditação esbarra em ditos 6º sentidos? e as Artes Marciais (desta linha e não dos bestas-feras-burras) beneficiam estes desenvolvimentos?…bom, desculpe se fugi do assunto…acho que vou ver se tem um Açaísinho aqui do lado…

  85. Sandra

    Eu sabia que eu já tinha visto a foto na home!

    “Ele sacudiu a cena brasileira. Foi uma chuva de estética. Mudou não só a linguagem do teatro como ampliou suas possibilidades e introduziu um alto nível de exigência e qualidade ao trabalho.”

    ISSO EXPLICA MUITA COISA!!!!

  86. Sandra

    Gerald, diga à sua amiga, que não é tão elevada, qual a sensação de ver o Álvaro Lins se entregando à polícia, afogado em mil denúncias, enquanto

    “Ele sacudiu a cena brasileira. Foi uma chuva de estética. Mudou não só a linguagem do teatro como ampliou suas possibilidades e introduziu um alto nível de exigência e qualidade ao trabalho.”

    Eu disse que não era elevada!

  87. Aninomyous

    Errata: antes dos Vale-Tudo tornarem os Gracie famosos…eles ficaram famosos antes de eu nascer, quando um deles foi desafiar o campeão de judô no Japão e quase teve a coluna partida ao meio…o irmão jogou a toalha para ele…mas digo, antes dessa moda do jiu jitsu…nada contra, até fico feliz por eles…mas como dizem sugerindo por aí que Deus deveria se suicidar quando vê gente matando gente, explodindo, violentando…se fosse assim, os Gracie deveriam se Suicidar também porque usam o Jiu Jitsu em tudo que não presta, principalmente no Rio…se tem algo bom que fizeram foi mesmo divulgar o Açaí. (que é origem do Judo e não uma invenção deles, mas que eles são os representantes máximos no mundo), mas como vi o mestre deles reprovar estas atitudes, me reservo no direito de não opinar, porém opinando hehehehe 8) pois acho uma covardia isso tudo…:P ahmmm vou trocar o acaí por um big mac…só hoje!
    Abraços.

  88. Cicero

    Oi Thomas, tem açaí no supermercado da rede Wal-Mart, aí em NY. Mas tome cuidado, pois dependendo da origem pode vir contaminado pelo Tyipanosoma Cruzi, causador da doença de Chagas.

  89. Aninomyous

    Sei que só vale ‘merda para vc’ quando é de artista para artista…vale de artista marcial?
    Então vai todo mundo à merda…ops…merda pra todos…hahahahahahaaaaaaaaaaaaaaa! chorei.

  90. mistoffelees

    entao, gerald , nao sei acerca da morte do tb.

    um ”Nestbeschmutzer”, né? marginal da austria catolico-nacional socialista.

    http://www.thomasbernhard.org/interviews/1986intas.shtml

    entrevista ”molto graziosa” com t.b. se tiver tempo( ou se alguem mais se habilItar,leiam) leia.
    bacione, thomas.

  91. FRANCINY CHEQUER

    Ola boa tarde, vcs estam falando de um alimento, mas o Brasil e muito rico de alimentos, e nós as vezes nem sabemos quais são, o açai e muito nutritivo, mas ainda tem pessoas desnutridas? como também tem acerola, e outras mais, o nosso solo e fertil, o nosso país tem uma grande quantidade de frutas legumas e mesmo assim tem pessoas morrendo de fome, e isso que e triste, fora do nosso país as nossas coisas tem valor e para nós?, não temos mais o pau – Brasil, o mico leão dourado está acabando, Darwin em sua primeira expedição ao Brasil, ficou enloquecido com o grande numero de especimes , o quanto nossa falna e flora e rica, mas nós não damos valor, só tem valor o industrializado, o que vem de fora, mas Darwin também ficou indignado com o Brasil, pois o mesmo falou não voltarei mais pois em um país escravocrata não colocarei meus pés, imagina naquela epoca ele percebeu que estamos com problemas, beijos

  92. gthomas

    Sandra: aha! Ganhei de vc
    Vc nao encontrou acai!
    no meio tempo, devorei tres copos.. e estou a caminho do 4.

    Jaboticaba? Nao to nem ai!

    Nao entendi o que vc quis dizer sobre a “amiga elevada” .
    LOVE
    G

  93. gthomas

    Anonymious: depois que destaquei um comentario teu ENORME e fiz dele uma materia e vc nem deu bola
    fiquei chateado com vc
    LOVE
    G

  94. Valéria

    o assunto hoje é engordiet?

    Eu provei uma vez um suco de açaí em Ipanema mas não gostei, não tinha gosto de nada. Deve ser isso que o Ruy falou; fiquei com aquele gosto de nem sei o quê e com a boca roxa. Tive que partir prum suco de pera com morango e outra coisa que não me lembro mais.

    Realmente, a estética do Gerald me impressionou tb, era tudo tão lindo, nunca tinha visto nada igual.

    Lúcio, agora que entendi o lance da blognovela: eu realmente tinha falado sobre isso, dizendo que numa próxima blognovela vc teria que ser o achador de tudo e que nos guiaria! Sorry.
    Ainda não li seu texto, mas já copiei; vou ler e te falo, ok?

    Caramba, vc foi algemado!
    Ah, sim, até que enfim tiveram coragem de mexer com o LIns. Parecia que estava todo mundo com medo… Me surpreendi até. Espero que todas as cartas e dominós e máscaras caiam de vez.

    bjim em todos.

  95. Sandra

    Mas não é qualquer jaboticaba!!!!
    É jaboticaba pegada NO PÉ!!!
    É manga pegada NO PÉ!!!
    É lichia pegada NO PÉ!!!

  96. Aninomyous

    Fiquei muito feliz com o destaque, não é que não dei bola…fiquei sem palavras…obrigado!
    Abraços.

  97. Aninomyous

    Pois é…estou poluindo seu blog, hahahaha…desculpe se ficam muito extensos…vou tentar sintetizar e deixar só a polpa….hahaha…valeu.

  98. Sandra

    Quanto ao “elevada”, é que uma pessoa elevada não diria para você tripudiar sobre o tal Álvaro Lins. Diria: Você deve ser superior a isso.
    Mas como eu não sou elevada, não estou nem aí.

  99. gthomas

    Valeria: vc nao sabe o que esta perdendo: melhor pro planeta!

    Sandra: eu vou te rebatizar de JABOTCABA e pegar no teu PE entao!

    Aninomyous (eta!) vc sem palavras? ta bom, vou reconsiderar! Mas so por ora!”
    LOVE
    G

  100. Sandra

    GENIAL!!!!!!!
    Peço arrego!!!!

  101. Mau

    E a LENISE PINHEIRO é FANTASTICA MESMO…

    Cada foto dela dos palcos é um show a parte.

    Não sei se ela tirou alguma foto da Ivanice Satie (coreógrafa paulistana que morreu a poucos dias aos 57 anos) as fotos da carreira da Ivanice são LINDISSIMAS.

    ABRAÇOS

  102. Edward

    Não aguento ler mais nada do que esse Aninomyous escreve. Haja saco, meu!

  103. romualdo

    Querido Geraldo, aqui em Joao Pessoa – PB tem açaí de montao em cada esquina, sai dai de New York um pouquinho e vem tomar sol e açaí bem gelado ( com muitas variedades) , aqui nessa terra do sol de rachar. Grande abraço.

  104. Edward

    Nos textos deles, não sei se alguém aqui já percebeu, ele parece que está chorando, se derramando em lágrimas. É um bebê chorão esse Aninomyous. Pare, de chorar, meu!

  105. gthomas

    Sandra: eu tenho uma solucao: levo acai daqui pra vc!
    Aqui nao falta, alias tem em excesso!

    Mas vai derreter……

    levo num container de isopor,,,,. mas a alfandega brasileira vai dizer///O QUE EH ISSO????

    ACAI? ISSO EH DAQUI? DO NORTE DO BRAZIL? DA ZONA FRANCA DE MANAUSSSSSS???

    O SENHOR VAI TER QUE DECLARAR!

    ih Sandra! Acho mais facil te levar um perfume da Shiseido mesmo!
    LOVE
    G

  106. Sandra

    Gerald, você está atacado hoje!!!!

    Mas, quando vier a Sampa, se quiser comer fruta no pé, será bem-vindo a nossa caverna (sem Internet, sem TV, só o silencioso, frio e escuro universo).

  107. Aninomyous

    (engolindo o choro)…ok! mãos de tesoura…vc tizorô meu barato…hahahahahahaaaaaaaaa…chorei….mas é o seguinte, este é meu estilo, o Shorey Ryu, porque além de ter praticado o Karatê esporte (Shotokan) também prossegui no conhecimento até encontrar o Karatê Arte-Marcial, da linha a que me referi… partindo do budista Vajramushthi, até o Templo Shao-Lin com o Ch’an Tao Chuan e chegando ao Shorey Ryu…sou mestre em Shorey hahahahahaaaaaa….veja um tiquinho da história já que me citou:
    Naha-tê
    Dos três principais estilos de Okinawa da época, o Naha-tê foi o que mais influenciou e recebeu dos sistemas internos da China, e o que menor contato teve com a tradição externa Shaolin.
    O maior mestre de Naha-tê foi Kanryo Higashiona. Há evidências de que Higashiona tivesse tido lições de Matsumura (shuri-tê), mas por curto período de tempo. Higashiona era ainda bem jovem quando se mudou para a China, onde permaneceu por muitos anos. Quando retornou a Naha, abriu uma escola que enfatizava técnicas respiratórias dos estilos chineses. Higashiona teve muitos alunos que acabaram por se tornar famosos por seus próprios esforços e por seus próprios méritos, como Chojun Miyagui e Kenwa Nabuni. Com o passar dos anos o shuri-tê e o tomari-tê evoluíram no estilo Shorin Ryu, que reconhece a influência do templo Shaolin (“Shorin” é a palavra japonesa para Shaolin).
    Foi na época de Matsumura que as duas formas de arte se mesclaram num só estilo. Um dos maiores expoentes do recém formado estilo foi Yatsutsume (Anko Itoso), que também foi um dos melhores alunos de Matsumura.
    O Naha-tê se tornou conhecido por Shorey Ryu, no auge da popularidade de Higashiona. Foi também nesta época que o estilo começou a mudar sua tendência para ser puramente um sistema de luta interno, devido à influência de Motobu Choki (o Mono). Embora o estilo de Motobu fosse considerado um naha-tê, na verdade não tinha conexão com Higashiona. Quando Motobu se tornou líder da Shorin Ryu, começou a desenvolvê-lo em uma nova direção, primeiramente devido ao extensivo treinamento de Anko Itoso (shuri-tê). Motobu conseguiu grande reputação, tanto como invejável lutador como grande instrutor.
    Portanto, da fusão das três escolas principais do karatê de Okinawa surgiu o estilo Shorin Ryu, que mais tarde daria condições a estudos e análises, para que surgissem dezenas de outros estilos de karatê.

    Entendeu? meu estilo é ‘secreto’ porque estou muito acima e além de estilos agressivos que visam ataques pessoais, hahahahahaaaaaaaaaaaaa…chorei…. 😉 brincadeirinha.

  108. Aninomyous

    Um adendo, aproveitando o assunto, mas já volto ao tema…o estilo secreto sempre visou a Busca dos Mestres, eles na verdade eram monges e queriam sondar o Universo também, deles surgiu muita ciência que não vou descrever aqui, esta linha que citei começando no Sakiamuni (que incorporou a prática de luta para o fortalecimento físico) e mesclou-se com o Boxe Chinês com o Daruma Tai Chi (famoso Bodhi Dharma), ficou recluso como conhecimento secreto em Shao Lin…o que ensinaram para o ‘povo’ comum e ‘ateu’ é uma mera versão de defesa pessoal, algo apenas animalesco para que os camponeses se defendessem dos ladrões…nem se compara à verdadeira Arte que está oculta no Caminho.
    Oss.

  109. Aninomyous

    Voltando ao assunto…a gordura do Açaí não é uma gordura ruim… pelo contrário, tipo um Ômega 6, ela é uma gordura que ajuda a reduzir a gordura ruim e o colesterol…isso é muito benéfico.

  110. Aninomyous

    Olha, já vi muito contorcionista, e tenho colegas que tem essas manias de encostar os pés nas orelhas ou na nuca,…mas acho meio estravagante comer frutas nos pés, prefiro usar as mãos mesmo.
    abraços a todos.

  111. Edward

    Alguém tá lendo com esse Aninomyous escreve?!? Deixa de ser chato, meu. Ninguém aqui tá interessando em suas baboseiras, não! Tenha dó!

  112. Edward

    Esse Aninomyous acha que isso aqui é o Blog das Lamentações. Paciência, com esse rapaz! O que foi que as pessoas que frequenta esse blog fizeram para você? Para nos torturar com esses ses escritos?

  113. Aninomyous

    Edward…só lembrando, o tema aqui não sou eu! chato é vc desviar o foco do Blog, dirigindo ataques pessoais sem agregar nada ao assunto e ainda querer mandar em quem não conhece…vê se te manca cara, ninguém quer saber do teu mau humor, aliás a irritação demonstra que vc é um fraco e que tem baixa estima, comente sobre o assunto e veja se ignora meus comentarios, o comentado aqui é o Gerald Thomas.

  114. Aninomyous

    Edward, quem está se lamentando? vc não percebe a diferença entre um lamento e uma brincadeira? então leia seus comentários e releia os meus…vc é um bebe chorão atacando os outros para esconder tua fragilidade…te toca meu, eu já lhe disse que o assunto aqui é o proposto pelo Gerald Thomas? vc tem que comentar o tema, se não tem algo a acrescentar então fique aí com seus lamentos disfarçados em ataques.
    Abraços.

  115. O Vampiro de Curitiba

    No norte do país há uma varidedade incrível de frutos exóticos. A maioria deles são afrodisíacos. A natureza é sábia! Aqui no Sul do Brasil, quase não temos esses frutos, nem precisamos. Temos uma mistura de Italianas e alemãs, que, meudeusdocéu!, melhor nem comentar…

  116. Fico feliz que saia um livro sobre teatro e fico mais feliz por ser de fotos da talentosíssima Lenise Pinheiro.É maravilhoso hoje poder ver fotos de Cacilda ,Sergio Cardoso Nathalia Timberg Fernandona novinha Sergio Brito.Esses registros são fudamentais para os novos saberem da história …Imagine que as vezes eses cursos de atores os alunos no quarto quinto semestre e nuncas ouviram falar em Zienbinsk .e o que ela diz sobre foi exatamente o que Gerald Thomas foi/é para o Teatro brasileiro, eu já disse aqui, quando voltei do meu exílio em Miami o teatro tinha uma tsunami havia algo acontecendo e todo mundo estava falando do enfant terrible o jovem diretor estava levando o povo a falar de teatro a ir saber desse fenômeno essa novidade.Antunes, Zé Celso todos se pronunciaram.daí o teatro ganha uma energia ..quem viveu viu. Ah eu adoro Açai e meu filho é um devorador, vou pesquisar sobre porque realmente a oferta não é grande as vezes até em hortifruti não se encontra.. O Brasil não conhece o brasil… O Brasil nunca foi ao Brasil Tapi, jabuti, liana, alamandra, alialaúde, Piau, ururau, aquiataúde Piau, carioca, moreca, meganha Jobim akarare e Jobim açu oh, oh,oh Pererê camará, gororô…. O Brasil não merece o Brasil OBrasil tá matando o Brasil lfe

  117. O Vampiro de Curitiba

    Depois, não adianta nada ter um variedade incrível de frutos se não sabem aproveitar. Os gringos que estão fazendo a festa, patenteando exportando para todo o mundo. Viva o capitalismo!

  118. Aninomyous

    Ah, Tah…acho que é sobre o fato lamentável da má distribuição no Brasil? o fato de eu ter revelado sobre a forma de exportação adotado no Brasil? AHAHAHAHAHAHAHAHA! mas eu não menti em nada! isso é até uma bela propaganda para os exportadores!
    Olha, quem tem sítio, conhecimento, tecnologia, etc. tem toda possibilidade de ter uma horti-fruti orgânica bem no quintal, um belo pomar, etc. eu falava do ponto de vista da Metrópole…vcs pensam que o Brasil é uma Selva? que a capital é Buenos Aires? que o Carnaval Brasileiro fica dentro da Colômbia (Delta Force com o Chuck Norris)? não! tem uma gigantesca metrópole, aliás com centenas de excluidos pelas calçadas da city, se vc não se cuidar sai tropeçando…mesmo para os cidadãos com poder aquisitivo está mesmo uma porcaria…vc acha que estou errado? quer me calar? hein? hein? hein? vá lamber sabão bebê chorão….AHAHAHAHAHAHAHAHAAAAAAAAAAAAAA! chorei.

  119. Aninomyous

    Se eu tenho a possibilidade de conseguir o melhor por aqui, não vou fazer propaganda enganosa e alardear sonhos que não funcionam! é melhor aí na terrinha onde vc está, fique AÍ! Açaí! aqui tá foda meu! é bom que fique claro que tem de tudo do mundo inteiro, se vc quiser caviar da Alemanha tem também, mas não pense que aqui é o paraíso porque se vier aqui seu vacilão vai é lamber o asfalto pra beber água da chuva e vai remexer no lixo para buscar comida e vestimenta…assim ficou claro?

  120. Aninomyous

    Desculpe Gerald por eu ceder à tentação de entrar em um debate lateral, mas é para que fique claro mesmo a minha participação, sem que distorçam o que eu tentei dizer, em escência é assim mesmo! mas é lógico que é preciso bom senso para saber diferenciar as coisas…o Brasil não é bem assim como dizem, e se vc ou seus colegas passam em Sampa, Rio, Belizonte ou seja lá a Metropole que vc conhece, saberá que é outro foco, outro comportamento, outra coisa, um selvícola sobrevive bem no mato…mas se pensa que vai chegar na Selva de Pedra e se dar bem, descobrirá que aqui ele é tão vacilão quanto eu lá…

  121. Vampiro tão é assim que até pouco tempo o açaí brasileiro, aquele colhido na Amazônia era patentiado pelos Japoneses…que loucura…pode ler nas embalagens nos nossos supermercados uma tira enorme em japones

    G.T. que legal o lançamento da Lenise.

  122. Aninomyous

    Esses caipiras vem pra cá, ou ficam definhando na nossa frente, fedendo e apodrecendo em vida, ou caem para o crime e aumentam a violência e as estatísticas…Yakissoba? tem também, é ótimo e não sei porque criticam? o que tem aqui é até melhor do que o Japonês e já ouvi isso de Niponicos legítimos…a diferença é que é feito já com a salada junto….ué, gosto é como a cultura, tem que ser educado, apurado, ou a pessoa vai passar a vida sem se sofisticar…aliás, sofisticação é algo que já vi não tem no dicionário e nem na vida de muitos que querem se meter a besta…hahahahahaaaaaaa…estou rindo mesmo bobão!
    Abraços, Gerald e para a multidão.

  123. Aninomyous

    Não é lamento a afirmação de que aqui os impostos são maiores do que o resto do mundo, e que os salários só são maiores do que uns 3 países da Africa! no Brasil há uma péssima distribuição de renda, e a exportação só dá lucros para os exportadores, para o governo corrupto e incompetente, e etc. não é lamento falar a verdade…
    Posso garantir que minha alimentação é inteiramente orgânica, até as carnes, tenho suplementos e etc. mas não é verdade eu generalizar minha vidinha insignificante para a dimensão do País.

  124. Aninomyous

    Queria encerrar então concordando plenamente, o Brasil não valoriza o Brasil, este país já possui um valor imenso e só é explorado desde sua descoberta.
    Os poucos que investem ou planejam algo são assaltados, violentados pelo crime ou acharcados por taxas e impostos governamentais, e mesmo assim continua indo, sozinho, uma fortuna escoa pelos ralos da incompetência e criminalidade, corrupção e omissão, etc. o Brasil não valoriza o Brasil, nem seu Estado valoriza os brasileiros, aqui há uma ‘lei ora lei’, que discrimina e pune os pobres mas é branda, omissa e permissiva aos ricos, em outras palavras ela cobra dos coitados mas não lhes garante os dereito…hahaha…o Brasil não se valoriza porque ele só vai dar valor quando já perdeu ou já está perdendo,…depois vem algum otário me chamar de chato? desculpe mas nem estou aqui falando de humor…apesar de tentar deixar leve meu manifesto.
    Até…

  125. Antonio

    Se ese papo todo deu fome, entrem nesse site e mexam o mouse em 360º. Vai dar mais fome ainda.

    http://flashificator.com/1/BlueMoon/Buffet/Buffet.html

  126. Antonio

    Achei o nome da fruta que eu experimentei no mercado municipal em sampa: cruzamento entre a Fruta-do-Conde e a Cherimola, originou a Atemóia. Deliciosa, com gosto de creme de leite.

  127. Gerald: parabéns pelo texto na Folha. Uma amiga minha, Maria do Socorro Santiago, me disse que foi ver Electra com Creta e gostou muito. Fiquei espantado: Socorro é de gosto mais clássico para arte, mais para Brecht e é MUITO crítica!

    E vai aí um trecho do Bernhard que saiu na revista Modelo 19 traduzido pelo José Pedro Antunes:

    Elogio do Fragmento

    [A cada dois dias, o filósofo Reger estuda um único e mesmo quadro de Tintoretto. No museu, um banco lhe foi reservado. Ele vai e vem como o dia e a noite; quanto a isso, pode-se ter certeza. Às vezes, também, fica ali sentado, mergulhado em leituras e lê atentamente Montaigne, Pascal, Voltaire…]

    […] eu nunca li um livro inteiro em toda a minha vida, a minha maneira de ler é a de um folheador altamente talentoso, portanto, de um homem que prefere folhear a ler, que, portanto, costuma folhear dúzias, em determinadas circunstâncias centenas de páginas, antes de ler uma única que seja; mas quando esse homem lê uma página, ele o faz tão a fundo como ninguém e com a maior paixão pela leitura que se possa pensar. Eu sou mais folheador do que leitor, isso o senhor tem de saber, milhões de vezes mais folheei do que li em minha vida, mas sempre, ao folhear, tive ao menos tanta alegria e efetivo prazer intelectual quanto à leitura. Em suma, na verdade é melhor a gente ler tão-somente três das quatrocentas páginas de um livro, mil vezes mais minuciosamente do que o leitor normal, que tudo lê, mas nem uma única página em profundidade, ele disse. Na verdade, de um livro é melhor que se leiam doze linhas com a máxima intensidade e, desse modo, ganhar acesso ao todo, como se poderia dizer, do que lermos o livro inteiro como o leitor normal, que ao fim e ao cabo conhece o livro lido exatamente tão pouco quanto um passageiro de avião a paisagem que ele sobrevoa. Ele, na verdade, nem sequer chega a perceber os contornos. Assim, é de revôo que as pessoas lêem hoje tudo, todas; elas lêem tudo e não sabem nada.

    […] Quem lê tudo, não entendeu nada, ele disse. Não é preciso ler o Goethe inteiro, o Kant inteiro, tampouco o Schopenhauer inteiro é necessário; algumas páginas do Werther, algumas páginas das Afinidades Eletivas e, ao final, sabemos mais sobre ambos os livros do que se os tivéssemos lido da primeira à última linha, o que, em todo o caso, nos proporcionaria o mais puro dos prazeres. Porém, a esta drástica auto-restrição corresponde tanta coragem e tanta energia intelectual, que ela mui raramente apenas pode ser alcançada, e que nós mesmos esporadicamente apenas logramos consegui-la; o homem que lê, como o carnívoro, é voraz, de uma voracidade em sua forma a mais repulsiva e, como o carnívoro com o estômago e com a saúde do resto do seu organismo, acaba com a cabeça e arruina por completo sua inteira existência intelectual.

    […] Acontece que a nossa época, como um todo, há muito tempo já deixou de poder ser tolerada, ele disse, apenas ali, onde vemos o fragmento, é que ela nos parece suportável.

    ______________________________

  128. Só um PS: Socorro é doutora em Artes pela ECA/USP, viu Electra em 1986 e não nasceu ontem.

    Beijing para todos

  129. FRANCINY CHEQUER

    Por favor abriram a porta da creche, o que e isso, o Gerald já pediu para que tenhamos um debate, e não uma briga de lancheiras na hora do recreio, o que isso, querem falar de açai ou de outras frutas que temos otimo, mas parece que ninguem respeita a opinião do outro, a unica coisa que eu posso dizer e lamentavel a pobreza do Brasil, diante da abundacia de alimentos, e a pobreza de debate, pois resolveram que já está na hora do recreio espero para meu consolo, que entendam que eu não estou ofendendo muito menos brigando, mas estou falando que eu adoraria que uma nutricionista fale a respeito do açaí, e outras coisas, ou até o tipo de plantio e cultivo, para que nós saiamos do jardim da infancia.

    Beijos a todos e me desculpem pensei que o bebate seria melhor, mas com essas pequenas briguinhas eu acabo até perdendo a vontade de ler os comentarios, com isso eu perco pois tem comentarios com informações otimas, mas as crianças não deixam, mas acho que depois das 22;00 vamos poder pois e hora de criança estar na cama

    Vampiro e Gerald me desculpem fica dificil de ser educada e diplomatica assim

  130. O Vampiro de Curitiba

    Alguém teve problemas para acessar o blog?
    Eu fiquei sem acesso desde às 17:20hs.

  131. Stefano

    O Brazil está sfrutando o Brasil – longa data!

  132. gthomas

    Franciny, o que fazer? Essa eh a cara do Brasil. Vc quer que eu a mude? Eu nao . Escrevo quase todos os dias. Quando nao sou eu, eh o Vamp. Juro, olhe os outros textos rondando. Tem jeito? Se as pessoas reagem desse jeito, nada posso fazer senao aprovar. Se nao tem comentario derrogatorio, eu aprovo,
    Mas que tem assunto interessante :”enterrado” nesse artigo, tem. Acai, assim como qualquer COMMODITIE eh algo pra ser debatido.

    pode ser gostoso, delicioso, etc, Mas eh, antes de tudo uma Commoditie Um valor no mercado de trade. Mas nao se debate isso e sim qual a fruta mais gostosa, vai fazer o que?

    Qual a origem do que, a “etimologia” das coisas, isso sim seria interessante> mas alguem se interessa?

    Nao, ninguem se interessa: welcome to the internet.
    Me pergunto as vezes porque estou nesse chiqueiro!

    LOVE
    G

  133. O Vampiro de Curitiba

    O mais importante do texto, ao meu ver, é a questão da falta de visão do brasileiro. Quem está aproveitando o açaí (e milhões de outras coisas) é o estrangeiro que exporta o produto para o mundo inteiro. Depois que o produto é patenteado, vão lá os brasileiros chorar o açaí derramado. E há o contraponto do outro texto da folha: Sobre o teatro. O Brasil que se valoriza.

  134. gthomas

    Exatamente Vamp! Se alguem tivesse antevisao isso nao iria acontecer e nao se trata de patriotismo ou xenofobia porque todos aqui sabem que sou CONTRA. Mas patrimonios e CULTURAS, sou a FAVOR. e por isso batalhei pro VARIG ate o fim.

    tinha muita coisa errada com o management da Varig como a fundacao Ruben Berta, Mas o Lula e asseclas nao podiam ter facilitado ou ROUBADO o emprego de 11 mil brasileiros DIGNOS dessa maneira so pra abrir as pernas pra essa maldita TAM

    Nao viajo de TAM nem de graca por HORROR, Viajei duas vezes, Dirceu eh acionista! Por isso aquela jogada toda. A Varig era um dos simbolos dos ceus, pioneira em muitos sentidos e ia completar 80, disse OITENTA anos no ar com um tracking de SEGURANCA melhor que quase TODAS as outras!!!!!

    Patrimonio: sim, o cacau, o cafe, o acai sao patrimonios. A Amazonia que TACAM FOGO pra rodar papel jornal e limpar a bunda e outros LODOS, eh um dos ultimos PATRIMONIOS MEDICINAIS DO MUNDO; E ESTA SENDO DESTRUIDA E NINGUEM FAZ NADA ALEM DE MENTIR

    QUANDO PENSO NISSO TUDO VAMP, oou paro de vez, ou sei la,,,,,,desisto
    LOVE
    G

  135. gthomas

    Entendem agora por onde a discussao poderia ter ido? mas nao, foi pela jaboticaba, atravessou o caju e foi parar na laranja.,
    entao, pior pra mim mesmo que tento ainda tento construir aqui no IG um blog combativo

    ia comentar o artgo do Gorbachov sobre a Russia e Georgia no Times de hoje e sobre o desastre no Paquistao…
    nada nao
    LOVE
    G

  136. Stefano

    Gerald, fazer o quê? Todos sabemos que do Brasil sai matéria-prima há séculos. O cacau para o maravilhoso chocolate suíço, o café delicioso italiano ou alemão ( lá não tem um pé ). Isso sem falar no ouro, minério, petróleo, madeira, frutas. etc.
    Você fala em commoditie. Mercado, muito bom, seria o óbvio. Lembro do guaraná também.
    Eu falo em exploração – discurso ultrapassado, dizem. O país não consegue sequer impedir a bio-pirataria na Amazônia, ou pior: sequer consegue mantê-la em pé. Lembra do antigo Projeto Jari? Agora leiloam pedaços da Amazônia pela rede.
    Será preciso nascer na sociedade esse desejo pelo Brasil que se tem no exterior – em todos os âmbitos.

  137. Tene Cheba

    Bom mesmo é caldo de cana e pastel de camarão, ou empadas de camarão com pimenta. Suco de manga é muito bom. Caldo de cana com limão, hortelã, abacaxi, é muito bom. Cajá também é bom, caju idem, abil uma delícia, sapoti e graviola, ah Deus existe, claro que sim. Mas quero mesmo é beber suco desidratado de romã, batido com jamelão e jambo, nunca bebi e nem quero beber, mas deve ser muito bão.

  138. O Vampiro de Curitiba

    Não é o caso de criticar o estrangeiro. Pelo contrário, o açaí deles, por exemplo, é muito bom. Quem deve ser criticado é o brasileiro que não não tem visão das coisas, não percebe as oportunidades. Gostemos ou não, temos muito que aprender com os caras lá de fora.

  139. O Vampiro de Curitiba

    Agora, Gerald, acho que esse papo mais descontraído também é válido. Ontem foi foda, pauleira pura, clima pesado. Hoje dá pra relaxar um pouco, né?

  140. Edward

    Gerald, Se me permite, estou postando aqui um pedaço de um texto(artigo) do Senador Cristovam Buarque que achei interessante e gostaria de compartilhar…

    eu que nasci na década de 80, ainda cheguei a particicipar de verdadeiros movimentos estudantis, e não isso que está acontecendo hoje. Mas para falar a verdade, acho que o movimento estudantil começou a se tornar o que é hoje depois do fim da ditadura mesmo… Hoje, realmente, eu não penso mais na coletividade, ah não ser quando se trata de questões ambientais…hoje, penso em chegar em casa e estudar para um concurso público para garantir o meu futuro. Eu disse o meu futuro. O resto que se vire nos 30. Sou de esquerda! 🙂 logo abaixo vai o texto do:

    Cristo Buarque

    “(…) O abandono da mística revolucionária pela juventude universitária tem outras razões.

    Antes, a revolução defendida pela juventude universitária era a favor da nação, do povo, mas também dos jovens. O país estava estancado, as classes médias eram empobrecidas, a distribuição de renda traria vantagens para pobres, classes médias e até ricos, porque, dinamizando a demanda, os negócios floresceriam.

    Com o apartheid social que caracteriza o Brasil de hoje, a classe média sabe que seu padrão de vida e de consumo sairá perdendo se houver distribuição de renda para os pobres.

    Os jovens universitários percebem que não há espaço para todos.

    E preferem tornar-se conservadores, porque sabem que a revolução atingirá seus interesses. Para eles, os únicos empecilhos para chegarem ao paraíso são a Aids e as mensalidades da universidade particular. A revolução está no Prouni e no sexo seguro, bandeiras da caravana da UNE. Parte dos universitários nem sequer defende o Prouni, porque ele beneficia a classe média baixa.

    Por isso, a juventude universitária não defende a necessária revolução na educação de base. Intui que, se todos os pobres do Brasil tiverem educação de máxima qualidade, a juventude de classe média e seus filhos sofrerão forte concorrência.

    A exclusão educacional e a má educação dos que sobrevivem até o fim do ensino básico é uma forma de proteger os que têm acesso a boas escolas.(…)”

    Cristovam Buarque.

  141. O Vampiro de Curitiba

    Tene, pastel de camarão com caldo de cana é ótimo!
    Convido, a quem vier à Curitiba, experimentar lá na feirinha do Largo da Ordem, domingo de manhã.

  142. Stefano

    Vampiro, não é criticar o estrangeiro: não há mais essa de estrangeiro nas transnacionais, só há LUCRO e devastação, é só o que interessa. O que disse é que o brasileiro não está nem aí para o país, no fundo o brasileiro AMA ser explorado. Não existe açaí deles, eles não colhem açaí.
    Isso tem a ver com identidade nacional, mas somos envergonhados, e não temos a idéia ( e desejo ) ainda do Brasil.

  143. O Vampiro de Curitiba

    Stefano, “identidade nacional”? Credo, que coisa mais cafona! Se o brasileiro fica dormindo no ponto, ainda bem que tem o estrangeiro para comercializar o “nosso” açaí!

  144. Stefano

    Cafona é ótimo, Vampiro. Mas sem uma identidade como vamos reconhecer o que é nosso patrimônio?
    Você fala estrangeiro como meu avô falava – rs

    Abraços

  145. Tene Cheba

    Eu discordo um pouco, o brasileiro tem visão sim, um pouco defeituosa, mas temos. Basta visualisarmos a 51, nossa que delícia, para quê servem os maltes? Para envelhecerem os gringos, lógico. Outra grande sacada é o óleo de bacalhau, bom muito bom, chego a ter taquicardias quando me lembro da sua vitamina E de eu amo.E a groselha com leite, minha lingua parecia um modisse usado, quanta saudade.E a tangerina, nossa eram tantas que parecia que Deus me incubiu de acabar com elas da face da Terra. A pura verdade cristalina, é que eu adorava ficar gripado, tomava Cebion até me afogar, a melhor fanta laranja que Brasil produziu.

  146. O Vampiro de Curitiba

    Edward, a classe média e os jovens, sabem que quanto mais educação todos tiverem, melhor para o país como um todo. Quem não quer fornecer educação para os mais pobres é o senador Cristóvam Buarque, que foi ministro da educação e não fez porra nenhuma, e o governo do PT, partido do senador e que está há 7 anos no poder e acabou com a educação pública.

  147. Edward

    sobre o texto do Cristovam Buarque:

    é acho que hoje, as coisas estão muito diferentes. o individualismo se sobre pôs ao coletivismo. Mas estou dizendo isso de uma forma positiva. eu sei que nem todo mundo tem um computador em casa, mas acredito que o pc está se popularizando de outras formas…então acho que a forma de protesto hoje, é o protesto de cada um, de uma forma individual, a partir de sua casa. e vejam, que de vez em quando acontece aqueles encontros relampagos…

    entum é isso, há um outro tipo de inimigo e uma outra forma de protestar. engraçado como as duas coisas evoluiram jutos.

    mas vou falar mais alguma coisa sobre açaí!

  148. gthomas

    Meu Deus do Ceu!!! La Vamos nos de novo! Parece o botequim la de Santa Tereza, Rio discutindo a Copa do Mexico de 70!

    Oleo de Bacalhau, Tene?

    Ja ouviu falar em Fish Oil, com Omega 3 , ou FLAX SEED OIL, ou seja oleo de LINHACA (com cedilha), sem bacalhau no meio, porque bacalhau nao da no brasil,,,,,,com OMEGA 3, OMEGA 6 e OMEGA 9?????

    O artigo acima (o do acai) fala das propriedades antioxidantes e nao vou repeti-las aqui.

    Stefano: ja te respondo aqui em baixo

  149. Edward

    Vamp,

    eu naum sou petista. mas você já se declarou aqui mesmo nesse blog que é de direita. quando falo que sou de esquerda, quero dizer que ainda precisa-se de mudanças. e você quando fala que é de direita, eu entendo que você acha que tudo está bom do jeito que está.

    Mas eu vejo que as coisas mudaram. Não se pode, hoje, ter as mesmas idéias do passado, como aquela coisa de ditadura do proletariado….

    hoje, temos que arrumar nossas cidades, nosso lugares onde vivemos e trabalhamos. e naum precipitadamente o planeta de uma vez…

  150. Stefano

    Cristovam é do PDT, foi candidato a presidente por esse partido.
    Está falando sobre o sucateamento da educação pública – ensino médio e fundamental.
    Eu não tenho partido, mas se me lembro, ele fez um manifesto junto a estudantes ( tipo uma ação direta ) exigindo mais verba de Lula, e por isso caiu.
    Sim, Edward, tudo misturado mesmo.
    Falando, nisso 51 tá com nada, procure Correinha e verás o que é uma cachaça. E fruta ácida é taperebá, vizinho lá do açaí. Fui.

  151. Rio 18

    Estou tomando vinho de bacaba e ouvindo essa musíca: http://br.youtube.com/watch?v=r1k4E0r7qKE&feature=related , casamento perfeito

  152. Tene Cheba

    Ontem o bicho pegou, mas eu quase morri de rir, quando O Gerald Thomas falava algo assim:” o texto não é meu, leiam lá em cima por favor, é do Vamp”. Como eu adoro estatísticas, quantos comentários foram vetados?Trinta e dois bilhões? Crush, que coisa mais antiga ser Cristão.
    Paranaenses escondam o seu Barreado, os estrangeiros vão tomá-los, patenteá-los e faturar horrores, aos montes descerão a Graciosa no Litorânea, e baixaram em Antonina, deixando a cidade suja de dólares, muitos dólares.Gente, vamos morrer de fome com dignidade, se tá ruim por que não deixar que piore?

  153. O Vampiro de Curitiba

    Não sou de direita porque, normalmente, a direita é ligada à religião. Sou contra a esquerda porque acho que não está nada bom do jeito que está. Tanto direita como esquerda querem um Estado forte. Eu abomino o Estado. O Nazismo era o nacional SOCIALISMO, tudo o mesmo lixo. Eu sou individualista radical, quase doente.

  154. Tene Cheba

    Geral Thomas, você graças a Deus nunca tomou óleo de bacalhau, urtiga com sal grosso é muito melhor. Mamãe não me deixava assistir Piscose, até hoje não compreendo bem.Apesar disto tenho muita saudade dos Meninos da Rua Paulo.

  155. O Vampiro de Curitiba

    É mesmo, o Senador Cristóvam foi para o PDT, né? PDT do “Paulinho da Força”… Mas foi ministro da Educação do PT e foi o pior ministro da educação de toda a história do Brasil. Hoje está no PDT apoiando Lula, na base de apoio ao governo, mesmo depois de ter sido demitido por Lula pelo telefone.

  156. gthomas

    Enviado por: Stefano e respondido por mim: (tentando)
    Gerald, fazer o quê? Todos sabemos que do Brasil sai matéria-prima há séculos.

    Sim, a India, o Kenya, a Nigeria e os EUA a mesma coisa: a producao de frutas e legumes entre FLORIDA, California,TEXAS, WYOMING e MISSOURI somados (SOJA, TRIGO e MILHO) dariam conta da metade do planeta.

    Espanha + Brasil: a outra metade do planeta

    O cacau para o maravilhoso chocolate suíço

    —-E Holandes, e Belga! Eh a pasta do cacau que conta, O produto final so leva manteiga, leite e acucar.

    , o café delicioso italiano (ILLY, o melhor

    ou alemão (DALMAYER)

    ( lá não tem um pé ). Isso sem falar no ouro, minério, petróleo, madeira, frutas. etc.

    —O mesmo pode ser dito da Africa do SUL , do Oriente Medio, de Macau….. e ate do Canada,,,(madeira)

    Você fala em commoditie. Mercado, muito bom, seria o óbvio. Lembro do guaraná também

    —realmente esse so tem no Brasil,

    Eu falo em exploração – discurso ultrapassado, dizem.

    —Nao nao eh ultrapassado, Mas seria o caso de atualiza-lo. E como fazer isso? Com consciencia eu acho. Se os sindicatos nao fossem TAO CORRUPTOS E TAO ATRELADOS AOS GOVERNOS, AS COISAS NAO ESTARIAM TAO FUDIDAS.
    MAS O PT VIROU GOVERNO….FUDEU!

    O país não consegue sequer impedir a bio-pirataria na Amazônia,

    —-Ao contrario, encorajam.!

    ou pior: sequer consegue mantê-la em pé. Lembra do antigo Projeto Jari? Agora leiloam pedaços da Amazônia pela rede.
    Será preciso nascer na sociedade esse desejo pelo Brasil que se tem no exterior – em todos os âmbitos.

    —Entao, sou completamente a favor que todos se comuniquem e troquem as trades. Capitalsmo nasceu assim, o mercado de Londres nasceu no berro e em 1666 pegou fogo mas continuou assim com Oliver Twist e tudo, Nem a Revolucao Industrial quebrou essa tradicao e nem a dissolucao da Commonwealth acabou com isso

    Mas existem maneiras e maneiras.

    ROUBO eh uma coisa.
    Valorizar o que se tem eh maravilhoso,
    Eu acho que o Brasil nao valoriza o que tem.
    E chupa em fontes alheias
    E arrota arrogancia com produtos importados na mao, tendo produtos indigenous maravilhosos que sao negados porque o tal SANTO DE CASA NAO FAZ MILAGRE E.\

    ESSA MENTALIDADE EH TRISTE’

    LOVE
    G

  157. gthomas

    Edward’
    Nao tenho condicoes de comentar sobre um senador, congressista sobre quem eu nunca ouvi falar, Vou pesquisar. Preciso voltar a labuta.’
    LOVE
    G

  158. Tene Cheba

    Eu sou de direita, Cristão Católico, destro e acho o Fidel uma besta, o Stálin um tirano subversivo, sim, não sabiam(?) ele tomava coca cola escondido no Kremlin, sua fortaleza em que cometia os mais pervertidos pecados burgueses.falava aos berros que os Charutos cubanos eram uma porcaria, gostava mesmo era de umas cigarrilhas holandesas. E o Mao? Uma fervoroso comunista que comia criancinhas. Sim sou de direita, sou um cara desencucado. Lins e os Garotinhos, ah se advogados não custassem tão caro. Por que não te calas?

  159. Tene Cheba

    Psicose. Baixarão. Por que catupiry não é bom para saúde? Sempre que como tenho remorsos, fala sério.

  160. gthomas

    Tene? Porque isso agora????

    Bebeu?

    O que esquerda ou direita (isso eh uma furada…..) conservative or liberal eh mais a minha praia…..
    LOVE
    G

    sou nada. Nao acredito nessas coisas.
    Mas cmo o comunismo morreu, pra que discuti-lo? Fidel? Ah sim, ele!

  161. gthomas

    Muita gordura!
    gorduta do MAL
    LOVE
    G

  162. Stefano

    Valeu Gerald, é isso aí. Valorizar o que se tem. E quando falei de identidade nacional passa longe qualquer coisa tipo Ame ou Deixe-o. Nada disso, sai pra lá, falei no intuito da auto-valorização, você leu bem. Essa mentalidade é realmente triste, e auto-destrutiva. Abraços

  163. Tene Cheba

    O Brasil é o país dos bonzinhos, o único referencial que interessa, para se conceituar uma político, é se é de esquerda, trocando em miúdos, se o tal político foi perseguido na ditadura, se lambeu as botas do Che Guevara, se ama Marx, se ama a revolução cubana, mesmo padecendo de retardamento temporal, então é bom. Por que alguém intelectualmente capaz, não escreve um livro inspirado no título “Os Babacas”.Engels e Marx somente para marcianos, mas em Marte não tem marcianos, então somente para nós, os laitnos. americanos, e nunca me engano, e nunca me engano, chego sempre atrasado(Zé Rodrix, acho).

  164. Tene Cheba

    Parece que bebe, vai ver, bebe. Não bebi, meu querido, vocês americanos é que estão atuais, nós ainda estamos no primeiro volume da obra de Marx. O Brasil parece conectado a uma meta, o futuro, entretanto o retrocesso é o que nos move nessa estrada sem fim.Marx existe, Deus não existe.Na veia Vamp, trezentão, parabéns.

  165. Tene Cheba

    Para todos um grande abraço, sempre muito prazeroso está por aqui, perdão pelos excessos.

  166. gthomas

    Pena Tene. pena. Te leio, te ouco. Mas pena que seja assim. Nao sei se acredito que seja assim realmente. Existe uma industria forte no BR e existem varios Brasis dentro do Brasil.

    Qual deles prevalecera, nao se sabe!

    Se for pela por essa imbecilizacao nordestina que impera, meus sorrys! Se for pelo espirito conquistador e empreendedor que a metade sul sempre demonstrou ter , entao viva
    LOVE
    G

  167. Edward

    mas quando falo de esquerda, estou dizendo um estado de espirito. não sou de esquerda no sentido tradicional da palavra. podia me dizer liberal, mas acho que sou mais um pouco do que liberal se estivermos falando do liberalismo americano. Mas nada contra os EUA. è um país que se eu tivesse oportunidade gostaria de morar alguns anos para aprender inglês.

    entaum quando digo de esquerda, acho que quero dizer que estou contra quem estiver no poder, seja quem for, de esquerda ou de direita.

  168. Edward

    essa frase poderia ser diferente: pelo menos Marx existiu, agora Deus…

  169. gthomas

    Stefano: sim, eh isso e longe de xenofobias: e que lindo seria um Brasil regido por jovens, empresarios como o Branson (o cara da empresa GOL eh mais ou ou menos calcado no grego-anglo da Easyjet ou do americano/brasilero David Leenan da Jet Blue) ou do pessoal da Body Shop ou do pessoal JOVEM e nao careta que se mete como BILL GATES (quando ainda era jovem) ou o JOBS….
    esses eram pioneiros

    Ted Turner foi um tremendo PIONEIRO ha 27 anos quando criou a CNN. Mas o Brasil tem velhos e caretas dominando o business.
    Um dia vai virar, vai mudar

    LOVE
    G

  170. Edward

    “Se for pela por essa imbecilizacao nordestina que impera, meus sorrys! Se for pelo espirito conquistador e empreendedor que a metade sul sempre demonstrou ter , entao viva
    LOVE
    G”

    desconfio de que esse comentário seja do Gerald. Gerald passou por umas poucas e boas em Porto Alegre, e acho que ele nuam falaria isso.

  171. Sandra

    Só uma passadinha rápida!
    Vamp, mas qual o sentido de patentear uma fruta? Eu entendo patentear um remédio, uma determinada receita PRÓPRIA (não é o caso de rapadura). Mas isso, para mim, é pilantragem.
    Mas acho que não produzimos, comercializamos, criamos receitas novas, um novo marketing, pois é muito mais fácil vender soja para os chineses.
    E aqui não temos o menor incentivo para pesquisas dessa natureza. Vem a Via Campesina e destrói 20 anos de pesquisas, realizada pelos capitalistas opressores. Gente do bem, para eles são os do MST, que PRECISAM DO DINHEIRO DO ESTADO, por não serem autosuficientes.

  172. Edward

    Com o vampiro, com as chaves da casa do Gerald, nunca teremos certeza se quem postou foi mesmo o Gerald ou este vampiro fanfarrão.

  173. Sandra

    É como disse o Tom Jobim, e o Gerald destacou: No Brasil, sucesso é ofensa.

  174. gthomas

    Edward: POA? um evento chamado Fronteiras do Pensamento? Nao passei por nada nao. Enfrentei uma plateia pessima que pagou 500 reais pra ver um debate que nao houve.

    Houve um discurso imbecil de um anao imbecil espanhol cujonome eh arrabal, o homem de uma peca so: imitador de Beckett.

    o publico teve razao em nao gostar

    mas ainda eh meu melhor publico< melhor somente na Argentina. La eh, de longe o melhor publico do mundo.
    A frase foi de fato minha
    nao tem essa de esquerda ou direita, alto, baixo.
    Existem anoes, Arrabal eh um deles
    existem gigantes: beckett eh um deles.

    LOVE
    G

  175. O Vampiro de Curitiba

    Edward, vc é contra o poder e por isso é de esquerda?
    O poder na América Latina, os governos, as universidades, os sindicatos, ou seja, todo o poder aqui é de esquerda!!! E vc se diz de esquerda porque é contra o poder?

  176. gthomas

    Oi Sandra, Explica pro Edward que o que sai do meu computer eh gthomas. depois do filtro nao tem mais falsiicacao,

    mas nao vou ficar a noite inteira aqui tentado provar que sou eu,
    ou vc acredita ou nao.
    LOVE
    G

  177. O Vampiro de Curitiba

    Edward, se eu tenho a chave do blog é porque o Gerald sabe que jamais faria um comentário usando outro nick. Jamais! Não preciso disso. Outra: Eu uso apelido mas tanto o Gerald como o IG sabem meu nome, sobrenome, profissão, endereço, CPF, telefone, etc….

  178. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, apesar de uns probleminhas que vc teve em Curitiba, a platéia daqui te ama de paixão!

  179. Sandra

    Tá bem, Gerald!
    Edward, é o seguinte: O Gerald é o dono do blog. Por que ele permitiria um comentário com o nome dele e que não fosse escrito por ele mesmo? Passaria o facão! Mandaria descarga abaixo!

  180. Edward

    sei não… não acredito. muito comentários que estavam aí como o nick do gerald, de um tempo para outro mudou, para o nick do vampiro esquisitão.

    daqui em diante, vou desconfiar de todo post do Gerald, até que ele esteja moderando.

    falo esquerda porque ainda naum achei uma palavra melhor. por eu disse que era mais um estado de espirito.

  181. Edward

    Quer dizer que o Gerald, é separatista?

  182. Edward

    Não é o Gerald, não. agora tenho certeza.

  183. Edward

    Pronto, agora o vampiro enloqueceu de vez: ele agora está num diálogo com ele mesmo. será que essa conversa vai render?

  184. Edward

    Se o Gerald estivesse aí, meus comentários não ficariam todo esse tempo parado!

  185. Sandra

    Gerald, pode distribuir sopapo a vontade!

    “Quem me dirá não o que desejo nem o que sei
    Mas aquilo de que preciso
    Sem botar nem tirar uma sílaba?
    Quem saberá contar o enredo
    Sem alterar o tom, o teor e o desfecho
    Sem errar, nem mudar uma vírgula?”

    (Djavan – Sílaba)

  186. Antonio Moraes

    Este papo de açai está mais interessante que as bobagens religiosas e nacionalistas (EUA melhor, Brasil pior, ou vice-versa) – peço desculpas pelo pleonasmo.
    Prefiro vinho como antioxidante. Estou tomando agora uma taça ouvindo Chet Baker. Relaxando após um dia estressante. Açai como/tomo raramente. Calórico. E estou, clinicamente, obeso. Herança genética. Fazer o que. Não sei quem culpar por isso. Europeus, africanos ou amerindios.
    Sobre variedades, não tenho o que me queixar. Em comidas Brasil a Gosto para alta cozinha destas terras. Sorvetes ? Vipiteno. Due Cuocchi, Supra e Vechio Torino para variedas de vinho meia garrafa e cozinha italiana exemplar. Pomodori para só cozinha. Brasserie Eric Jaquin e Eau para as de inspiração francesa. Antiquarius, Bela Cintra e Trindade para portuguesa. Eñe, Toro para espanhola. Japoneses ? Diversos. Santa Luzia para industrializados. É verdade que a variedade não é a mesma de NY. Mas atende o dia a dia.

  187. Sandra

    Ah, Edward! Ele também daria uma risada maligna e exclamaria: Tchau babaca! – durante o processo de defenestração do ixxxperrrto!

  188. gthomas

    Bom Epson21
    te mandei email pessoal
    se esse eh realmente teu email vc recebeu
    se nao eh
    nao vou mais perder meu tempo

  189. Sandra

    Ah, Edward! Se o babaca então deixou realmente o email pessoal dele… Ah! Tadinho!
    Quer dizer: Tadinho nada! F____-__!!!

  190. Sandra

    E aí, Gerald? Que tal minha didática?

  191. Edward

    sim, chegou os e-mails.

  192. Edward

    mas porque censurou meus últimos comentários?
    ainda não acredito que seja o Gerald.

  193. Sandra

    Ele acredita sim, Gerald! Ele está CAUSANDO!

  194. gthomas

    Ta bom Edward entao nao sou eu. PONTO, chega
    Sandra, te respondo daqui a pouco por email;
    Tenho que embarcar
    LOVE
    G

  195. Edward

    TENHO TODA CERTEZA QUE NÃO É O GERALD!

  196. Sandra

    Embarcar? Menino, você mora no ar! O chão é o lugar onde você passa um tempinho!
    Boa viagem, Gerald! Deus o acompanhe!

  197. Não sei porque todo mundo fala mal de nordestino se todo mundo vive do trabalho do nordestino.

    Rompe a aurora
    Bandeira é um santo,
    a selva um manto
    cobrindo as terras.

    Avante Senhores Valentes
    de espadas aos dentes,
    aos índios, à guerra!

    Eia Gente Paulista.
    Às brenhas, às conquistas
    ao rude sertão.

    Abrir as picadas,
    caminhos nas matas,
    abrir a nação!
    ……….
    Rompe a aurora
    O céu é cinzento.
    de asfalto e cimento
    ergue-se a nação.

    No duro compasso,
    na força do braço,
    Paulistas e Nortistas
    dão-se a mão.

    ……..
    Gente Paulista
    (sinfonia inacabada)

  198. Edward

    SE EU ACHASSE QUE ERA O GERALD, DEPOIS DAS BOBAGENS DITAS, ACHO QUE NUNCA MAIS VOLTARIA NESSE BLOG.

  199. Sandra

    Targino, todo o mundo vive do trabalho de todo o mundo. E o Gerald já falou mal de Sampa: que o trânsito é caótico, que os rios são poluídos, que existe muita pobreza,… E eu vou dizer o quê? Que ele está errado?

  200. O CORVO

    Meu caro GThomas – tá muito bom – frutas sucos receitas etc, a cozinha maravilhosa da Ofélia esta ótima, mais vamos mudar de assunto.

  201. O CORVO

    Meu caro Antônio Moraes, você é cara de bom gosto – vinho tinto seco de boa qualidade é o que há de melhor – da para encaixar um blues ai no meio vai ficar legal.
    Não preocupa com antioxidante – nos temos a ditadura da genética – eu sou fundista treino todos os dias no minímo 10Km de corrida e tenho problemas com o meu colesterol e não é de hoje

  202. gthomas

    O CORVO! Gracas a deus! Eh isso!
    Precisavamos de luz
    mas enquanto o IG nao me responder algumas perguntinhas, fica esse arigo ai.
    LOVE
    G

  203. Dona Maria

    O BRASIL NÃO DÁ VALOR AO BRAZIL E NEM AO BRASIL

    Bom, pra começar, o nome do nosso país é horroroso! É urgente que se mude! É Brasil porque os portugueses, quando aqui chegaram, encontraram um monte de árvores da espécie pau-brasil, cujo tronco tem cor de brasa. Então, Brasil vem de brasa? Foi assim que ouvi dizer. Será que não tem nada melhor?
    Ma eu acabei de NÃO CONSEGUIR assistir ao jogo de vôlei de praia feminino, disputa de medalha de bronze, Brasil x China. Perdeu, eu sei, fiquei sabendo por outro meio, mas eu queria tanto ter assistido e torcido, afinal as Olimpíadas só acontecem a cada quatro anos, mas eu estou sem TV a cabo e as duas TVs abertas brasileiras, aquelas com as quais “você não perde um só momento das Olimpíadas” (ou coisa parecida) e cujos jornalistas (tem disso no Brasil?) sempre dizem coisas do tipo “NÓS ganhamos medalha de ouro na natação” (e quem é Cesar Cielo neste país mesmo?), transmitiram jogos de futebol. As duas transmitiram jogos de futebol. Desses que passam o ano todo, iguaizinhos, não agüento mais. Futebol, que assim como as meninas do vôlei de hoje, Renata e Talita, também foi desclassificado, com o Ronaldinho Gaúcho em campo. Eu odeio futebol! E queria tanto ter assistido essa disputa tão importante do vôlei nacional. Mas quem disse que vôlei é nacional? Eu nem sei mais o que é nacional. O pau-brasil é nacional? Então eu me pergunto se o Brasil é essa porcaria por causa do futebol ou se o futebol é essa porcaria por causa dos brasileiros.
    Mas um dia desses, eu li uma frase em algum lugar, que dizia assim: “SE VOCÊ QUER SER QUERIDO, NÃO TENHA OPINIÃO”. Assim, espero que me odeiem!

  204. O CORVO

    Se não é o sudeste oferecer trabalho e contribuir com a maior carga tributária da união – o nordeste já havia ido para o brejo a muito tempo – não sou bairrista nem separatista é só consultar o IBGE e constatar o que eu estou relatando – não me venham com respostas de exploração, coitadinhos e etc. os maiores exploradores dos nordestinos são os “coronéis” travestidos de empresários que habitam por lá – acabaram as capitanias hereditárias, mais os capitães continuam no poder.

  205. FRANCINY CHEQUER

    “todo aquele que contesta a autoridade e luta contra ela é um anarquista” Sebastien Faure, uns de direito outros de esquerda agora me digam qual a diferença entre direita e esquerda deste país, atual governo ladrão e omisso, o anterior com FHC ainda um pouco pior pois estamos falando em materia prima FHC vendeu a vale do rio doce, nosso lastro para a emissão de papel moeda, se vcs não sabem para que o banco central emita cedulas monetarias, temos que ter lastro como prata, ouro, minerios eo que era a vale, para o Brasil era nosso lastro de papel moeda, FHC deixou que muitas empresas farmacuticas se utilizasem da nossa materia prima em pesquisa com isso abrindo um precedente para que essas empresas patentiacem as mesmas, a nossa materia prima muitas plantas, ervas raizes tem patente estrangeira, mas daqui a pouco até o açai vai ser patentiado, e o problema aqui e se e o Grerald ou não, ele falou do açai mas ele estava tentandi dizer olhem nossas coisas estam indo para fora, e está sendo melhor aproveitado,coisas que nós poderiamos fazer, mas não a briga de lancheiras ainda cotinua, por favor entrei para ler coisas melhores pensei que já tinham ido para cama nanar, vamos fazer uma anarquia não no sentido de bagunça mas de luta e não prescisa ser armada mas sim com atitudes, vamos tentar transformar está sociedade, pois as proximas gerações seram os condenados da nossa visão individualista, vamos dexar de ser mesquinhos e vamos pensar como um ser social, pois assim estaremos condenados a uma sub existencia na terra, seremos patentiados também?

    beijos Gerald , Vampiro muitos para vc, e para meu grande e querido amigo Corvo
    Sandra a minha iluminada e Valeria minha conselheira beijos
    Cadê o meu Ex Blogueiro carlos ele está muito quieto mas mando beijos para ele

  206. É verdade Gerald, Brasil não dá valor ao Brazil!
    Aqui em Sydney – Austrália, açaí na tigela é Brazilian Breakfast.
    A balada mais disputada se chama “Favela”, e chinelo havainas já virou até souvenir em barraquinha que vende chaveiros. Tem gringo que acha que havaiana é invenção australiana… dito o sucesso das chinelas pela kangaroo land.
    Brazil ainda explodindo pelo mundo, Brasil continua desse “balde de caranguejos”.. um dos países mais ricos do mundo nessa m** de 3º mundo…
    Maldito português que passou dna caranguejo no sangue de todo brasileiro! Ou seria maldito o italiano? Ou o africano? Foi a mistura? Será que tem jeito?
    … e nem futebol a gente joga mais…

  207. Corvo, qual a história do Sudeste levar o Nordeste nas costas?
    Vcs ainda falam isso?? Achei que só no Sul (aliás, sou Curitibana) as pessoas conseguiam ter um pensamento tão limitado assim.
    Afinal sudeste é mais conectado com o mundo.. ou não?
    Eu achava isso tb, mas aqui em Sydney conheci muitos paulistanos, e de uma certa forma, eles pensam como Americanos.. não tem a menor idéia do que se passa fora da cidade deles.
    É se não fosse o Estados Unidos da América ajudar a América Latina, o Brasil já estaria ido p/ o brejo ha muito tempo..
    ??????????
    É essa a sua lógica?
    Vou p/ o Brasil no ano que vem, passar o carnaval em Salvador, sabe quanto que isso vai custar??? A$5,000 (dolares australianos) por 1 semana!!! E vem me dizer que Nordeste não tem dinheiro?? Será mesmo??
    E a Região Norte?? Qual é a contribuição deles p/ a união? Vamos separar o Sudeste da Região Norte tb? Afinal a Amazônia $$ não se compara à RJ $$ e SP $$.. certo?
    Discordo tb da paternalização das minorias, mas a solução do problema seria excluí-las? “Brazil” ficaria muito desapontado em não poder oferecer p/ o mundo, e ganhar muito com isso, toda a cultura Nordestina a qual facina tanto aos gringos
    Aff…. Eu prometo p/ mim mesma que nunca mais vou discutir sobre isso… mas não consigo…
    PS: outras brazilian things que estão dando o que falar em Sydney: churrascaria, frescobol, roupas e alimentos (incluindo farofa, paçoca e cachaça aqui).
    Quem puder investir, que venha! Brazil bombando na Austrália.

  208. marta dale

    acai nao e previlegio de brasileiro pois e uma palmeira tambem nativa na africa. alias na africa ja se come acai muito antes do que no brasil.

  209. Aninomyous

    O nordeste é assim mesmo! é como um tipo de Cuba! o povo vive mesmo na maior miséria, mas os coronéis (como foi citado) tem vida melhor que muito marajá dono de Petróleo, eles exploram a miséria do povo para se manterem no poder…tem cidadezinhas onde estão trocando tiros neste exato instante para disputar a prefeitura…portanto o que o colega disse é a mais pura verdade…o povo explorado foge de lá migrando para os grandes centros urbanos, onde buscam suas identidades e reconhecimentos, leis de direitos civís, algo que lá em suas terras de origens não existe! não é separatismo dizer que os que usufruem do poder no nordeste são os principais responsáveis pela esploração dos nordestinos, por isso eles migram…porém para Turismo o nordeste é mais caro do que uma viagem internacional à Miami, Havai, Europa, etc…isso é a política! eles cobram os impostos e há uma extrema carga tributária imposta em Sampa por exemplo, esta dinheirama vai para o Federal, e disto retiram uma parcela grande para enviar ao nordeste (o que não seria injusto partindo do pressuposto que os nordestinos estão aqui!) mas esse dinheiro todo que os nordestinos de Sampa mandam para sua terra natal vai para o bolso dos assassinos sanguinários que tomaram aquelas bandas e impoem sua lei à bala…entendeu agora? posso falar sendo que tenho nordestinos como ancestrais, tenho gauchos também…eu sou a mistura da mistura, tenho o Brasil inteiro na família…bom, acho que na verdade Portugueses e indios…mas em todas estas regiões…até cangaceiros (oque acham que foi o cangaço? uma insurgência, quem matou eles? o Exercito a mando dos Coronéis)

    Ser Cristão é antigo Tene Cheba? não é tanto! só tem uns 2008 anos aproximadamente, pelo calendário Cristão…mas eu sou ‘realista’, digo, sigo tudo o que é verdadeiro e aproveitável…sabe as origens do meu citado Vajramushthi na India? Civilizações Pré-arianas, mais ou menos 2000 anos Antes de Cristo.

  210. Aninomyous

    Na verdade tem uma errata, por isso voltei aqui…e não poderia deixar de ler os posts seguintes…hehehehe… 😛
    Na verdade não como tudo orgânico, mas sempre que tenho acesso eu escolho o orgânico…já os produtos nacionais são tão ruins e de origens duvidosas, refugo mesmo, que acabo preferindo comprar o industrializado mesmo, por último logicamente se não achar um produto ‘Sadia’, ‘Perdigão’, etc. e tão… ou algo de nível bom, arrisco comprar algo que esteja de bom aspecto…já foi noticiado por exemplo, que o tomate e o morango estão com Agrotoxicos acima do permitido pela ANVISA, imagine então se o máximo permitido já seria prejudicial, eles ultrapassando torna-se suicídio…abraços.

  211. Aninomyous

    Outra errata: Muitas vezes o industrializado engana, maquia um refugo-rejeito em uma bela embalagem…por isso também procuro ficar antenado, e ser consumidor ao invés de consumista, não me deixo levar por marcas e nem embalagens simplesmente…tem aqui algo comum nos EUA e Europa (embora aqui o passa tempo é ficar na rua jogando bola e lá o passa tempo é consumir em Shoppings), mas um dos poucos lugares que testam estas coisas de maneira ‘isenta’ é a Proteste.
    http://www.proteste.org.br/
    para quem quiser dar uma olhadinha.

  212. O CORVO

    Maisa, é só você olhar o sistema de distribuição de recursos no Brasil, e verificar o PIB por região e fazer as contas, estou comentando dados do próprio governo, e falar que os nordestinos não são explorados por seus coronéis desde as capitanias hereditárias é não ter o minimo de conhecimento da história desse país – tem ate muito dinheiro no nordeste – nas mãos de poucos. Quando tiver um tempinho ai na Australia entre na internet e vejas os dados da economia Brasileira – analise as regiões antes de ficar julgando alguem que você não conhece estou debatendo dados de indicadores econômicos e não questões pessoais, você não sabe nem de qual região, estado ou cidade que eu vivo.

  213. Explorados somos todos nós… ou a grande maioria desde a classe média até as minorias excluída. A desigualdade social em SP e RJ é maior do que no Nordeste… ou não? Miséria batendo na porta de bancos. E banco no Brasil é realmente um grande negócio…
    Contexto os indicadores mesmo, em um país como o Brasil é lógico que irão estar distorcidos… Essas estatística tb contribuem p/ falta de visão dos brasileiros sobre o potencial do BRAZIL (com Z mesmo, entenda como produto exportação).
    Vcs dizem que as cargas tributárias federais são focadas p/ acabar com a miséria nordestina? Será mesmo? Não é a polícia militar que está nas favelas cariocas? Na verdade pelo que eu li era o exército mesmo… É só um exemplo do uso da carga tributária federal paga por todo o país p/ resolver os problemas que são mais fortes no Sudeste.
    Enfim, acho essa história do Sudeste sustentar o Nordeste se tornou um clichê que em nada beneficía o país…
    Até hj não consigo entender como a industria do turismo não funciona, como o Amazônia e Pantanal são raramente levados em consideração pela população brasileira e estão à mercê de empresas gringas (voltando ai ao assunto do açaí). Não entendo tb como o custo de vida pode ser tão alto em SAO e BSB. E afinal de contas pq os políticos ganham tanto?
    Tem muita coisa errada, a oportunidade de morar fora me fez vez isso.
    Mas é claro que nem tudo são espinhos… a idéia da crítica é mostrar o potencial que o nosso país tem. O poder de venda do Brasil da combinação da cultura c/ atrativos naturais nos coloca no top 3 mundial… Com certeza o 1º para o primeiro trimestre do ano. Hj em dia esse potencial é praticamento inexplorado e em alguns locais muito mal administrado.
    Finalizando, Brasil é Brasil, e morro de saudades todo dia e vou voltar. Mas o nacionalismos não me cega.

  214. O CORVO

    A CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA NÃO É PARA ACABAR COM A MISÉRIA DO NORDESTE, PELO CONTRÁRIO ELA É DESVIADA, O SISTAMA BRASILEIRO É FEDERATIVO, MAS NÃO FUNCIONA COMO TAL – O GOVERNO FEDERAL ARRECADA E DISTRIBUI.

    A DESIGUADADE SOCIAL DO SUDESTES FOI E É PROVOCADO EM GRANDE PARTE PELO EXÔDO RURAL NORDESTINO QUE TEVE INICIO DURANTE A ERA VARGAS – APÓS A CRIAÇÃO DA (CLT) – NÃO TEMOS DADOS CONFIAVEIS, MAS NEM POR ISSO PODEMOS AFIRMAR QUE HA MAIOR DESIGUADADE SOCIAL NO SUDESTE – O EXÔDO SEMPRE FOI NORDESTE > SUDESTE.

  215. Edward

    imagina se há uma separação dos estados Brasileiros. Pô, o europeu tá cansado de frio, então eles investem no nordeste Brasileiro e essa região passa a despontar como a melhor do que era antes chamado Brasil.

    Não sou um defensor inveterado do Nordeste, acho até que eles fazem muitas bobagens. Com um lugar daqueles, ser a região mais pobre do Brasil. Também concordo com o Anynomius, sobre o corenealismo lá existente. Mas acho que em qualquer lugar existe essas disputas por terras e poder. Só que o do nordeste se cravou mais em nossas mentes. E aquela cultura? aquelas músicas chatas, que as multinacionais da música, não nos esqueçamos disso, pois como algumas as multinacionais fazem com o açaí, outras fazem com a música, levando bobagens para os quatros cantos do mundo. ainda querem que ninguém baixe músicas na net…

    O nordeste tem muitos problemas e seu próprio povo, fazem de tudo para aumentá-los ainda mais. Veja, que no programa do Gugu, a maioras das pessoas que participam daqueles quadros sensacionalistas são do nordeste.

    E os moradores da região sul se gabam mais por causa de sua ascencia européia, lá tem mais, mas no brasil tem em qualquer lugar. Vide o vampiro sempre chupando as bolas de algum polaco… Se no nordeste brasileiro brancos só casarem com brancos, com certeza os genes brancos de europeus aumentarão significativamente. é só uma questão de escolhas.

    O que eu critico é algumas regiãos se acharem superiores do que as outras. Eu morando no Centro-Oeste brasileiro, uma região quase esquecida, em comparação com outras regiões, não vejo, a medio prazo esta região receber tantos investimentos como a região sudeste e sul do país.

  216. 2 assuntos diferentes, êxodo rural é uma coisa, desigualdade social é outra.
    Vamos simplificar, o que significa “desigualdade social”? Entendo como o abismo em cifrões entre alguém muito rico e alguém muito miserável que moram dentro de uma mesma amostragem.
    Miserável por miserável, tem gente comendo lixo em Curitiba, Salvador e Vitória… o ponto de diferença é no topo da pirâmide. Por isso digo que a desigualdade é maior no Sudeste.
    Agora, a pobreza da região como um todo é de fato maior lá, mas isso é por falhas na nação como um todo. Preciso repetir aqui: aonde esse clichê (ou análise) ajuda ao país?
    Brasil é 1 só, na verdade o mundo todo é 1 só… as políticas internacionais mercantilistas ainda existem, mesmo que ao meu ver estejam sendo ultrapassadas pois chegamos no ponto de que os interesses dos indivíduos chegaram até mesmo à ultrapassar ao da nação.
    Ao invéz de ogerizar o Nordeste e sua história, pense o quanto nosso país poderia ganhar com ele… E isso só geraria bens p/ todos, p/ vc, p/ quem morar lá, p/ Brasil e p/ quem uzufruir do produto criado.
    Estamos na parte mais rala da balança, o melhor seria atrair cifrões de investidores externos.
    Segue um bom exemplo de administração turística no Nordeste, mesmo que feita pelo governo: Fernando de Noronha! Perfeito, o governo lucra com o turismo, protege a população local dando direito somente a eles para contruir na ilha, preservação ambiental, enfim… perfeito. E quem vai gasta muito, sabendo que vale cada centavo.

  217. O CORVO

    EXÔDO RURAL ESTA DIRETAMENTE LIGADO DESIGUALDADE SOCIAL, MISÉRIA E OUTRAS MAZELAS – OLHE O QUE OS EXÔDOS PROVOCAM NA ÁFRICA É OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO – É IMPOSSIVEL SEPARAR OS DOIS FATOS.

    NÃO ESTOU DISCRIMINANDO O NORDESTE E SIM QUERENDO DEFENDEDE-LO A CULPA NÃO É DOS NORDESTINOS – A CULPA É DA ELITE QUE VEM COMANDANDO O NORDESTE DESDE AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS > SEM ANALISAR A HISTÓRA NÃO DA PARA AVALIAR NADA.

    QUANTO AO TURISMO O BRASIL NÃO TEM UMA POLITICA SÉRIA PARA NEHUMA REGIÃO – A ESPANHA, ITÁLIA, FRANÇA, GRÉCIA E OUTROS RECEBEM EM MÉDIA 60 A 70 MILHÕES DE TURISTAS/ANO – O BRASIL NÃO CHEGA A 6 MILHÕES.
    SÓ A REGIÃO NORDESTE PODERIA RECEBER EM MÉDIA 30 MILHÕES DE TURISTAS POR ANO – ESSA AVALIAÇÃO FOI FEITA POR EMPRESÁRIOS DE TURISMO DA ITÁLIA.

  218. Um pode causar o outro, mas ainda assim são problemas diferentes.
    Bom, e tirando o primeiro parágrafo… entendi que acabamos concordando?
    Vou dormir pq aqui já são 2:00am
    até mais x

  219. O CORVO

    Maisa foi bom o debater com você – estavamos falando a mesma coisa, mas por caminhos diferentes –
    Um abraço do Corvo.

  220. Aninomyous

    A má distribuição é pior no nordeste, por estes grandes centros urbanos citados, vc retira do lixo o que o luxo joga fora, no nordeste o luxo não joga nada fora, nem tem lixo para ser remexido por lá, não há chuvas para se lamber no asfalto, por isso eles se submetem à migração, não diga que o lixo daqui é melhor do que o de lá, mas lá não há lixo, e os que perecem por aquelas bandas morrem muito mais do que por aqui, os lugares onde tem mais mortes por assassinatos no Brasil, mais até que no Rio de Janeiro e suas guerras do Crime Organizado.

  221. Aninomyous

    Por que não há lixos? porque estes caras que citados ‘coroneis’ são fazendeiros, possuem vastas terras ‘griladas’ e roubadas à bala, e para qualquer bom entendedor, meia palavra basta, em fazenda não há lixo que não seja reaproveitável, nem merda passa batido…e gente por lá não come nem a ração dos porcos que é citado no ‘filho pródigo’…os principais casos de trabalho escravo (gente que trabalha e ainda fica devendo a comida) é lá…por isso desculpe, mas não vou maquiar, o sudeste tá péssimo, mas o nordeste com esse papinho de turismo tá pior que os cariocas.

  222. Aninomyous

    Mas não vejo também com maus olhos o Turismo, afinal isso tudo pode ser a chance de uma virada, um revigoramento social, é preciso o controle da situação, a ativação dos mecanismos sociais, segurança pública, saúde, transporte, etc. porque se querem turistas, vão ter que vender a imagem e ninguém vai querer vir ao Brasil enquanto esta situação insustentável permanecer, só louco vai querer passear num local em guerra, num haiti, num Afeganistão, num Iraque…quem quer entrar em locais de conflito armado? por isso sou totalmente favoravel ao turismo, mas sem a MENTIRA, que nossos turistas sejam bem tratados de verdade, que nossas propagandas sejam reais e que o nosso povo se beneficie e prospere no bem, não como um marginalsinho de gangue juvenil, mas sim como um promissor jovem talento.

  223. Antonio

    Corvo,
    pro nordeste receber trinta milhões de turistas por ano teria que investir pesado pelos próximos 20 anos, e olha lá!! Passei férias em Natal – RN e fiquei impressionado com a falta de estrutura, inclusive humana. Banheiros, placas, que? como? onde?E é incrível como os hotéis não se envolvem e cobram das “otoridades” uma melhoria nisso tudo. Estão ganhando bem e dane-se o resto.

  224. Antonio

    Aninomyos,
    e por falar em trabalho escravo, nosso querido dePUTAdo e coroné INOCÊNCIO OLIVEIRA, que não é filho de uma uva, tem um processo por ESCRAVIDÃO. Ah, já foi presidente do congresso. Tamo feito.Bobo.

  225. O CORVO

    É por isso que você falou Antônio e também os empresarios italianos constaram é que a coisa não decola e acho que nem em 50 anos vai decolar – é tudo estimativa, tem potencial e dai ninguem liga – onde esva o governo anterior e anterior e o atual, sei la – você tem toda razão…

  226. Antonio

    Os governos anteriores estavam onde o atual sempre está:viajando pelo mundode avião e hospedagem pagas por nós em hotéis de luxo.Ou seja, de turismo todos entendem muito bem.

  227. Heitor Bonfim

    Gerald,

    Tem algo errado na página do iG pois quando clico no http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2008/08/21/um-dia-iremos-desaparecer-que-saudades-da-guerra-fria/ cai no blog do Milton trajano.

  228. DILMA LEÃO

    Nasci na cidade considerada Capital Mundial do Açai, cresci tomando açai todos os dias de manhã, de tarde e de noite e depois de alguns anos quase 50 continuo tomando, daqui à pouco vou tomar mais uma tigela com farinha da’agua ou de mandioca, quer mais?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s