OLIMPÍADAS: UMA OVAÇÃO MUNDIAL NOJENTA À VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS!

MAIS TARDE, NESTE ESPAÇO: A  MAIS INACREDITÁVEL OVAÇÃO À VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS JÁ VISTA!!! UM ESPETÁCULO MONUMENTAL DE COMO VALIDAR  A PRISÃO PERPÉTUA , MORTE, TORRRRRTURA, ETC, EM NOME DA LIVRE EXPRESSÃO!!!!! E um artigo que escrevi e que o Arthur Xexeo (colunista e editor do Segundo Caderno do Globo) conseguiu resgatar (thanks, Xexéo!) dos arquivos (de 1999) sobre o Livro do Ruy Castro “Ela é Carioca”, em que Castro e a Cia das Letras – nas primeiras linhas da minha bio, diziam que minha avó era amante de Hitler e de Goebbles!!!!! Isso  deu início à lenta degradação moral e fisica e acabou levando minha mãe ao túmulo! Ontem fez dois anos que ela faleceu!

Eis o texto:

O que assusta é a banalização.

Dirigindo pelas ruas de Londres, ontem, dia 9, era nítido como grupos e mais grupos de pessoas se acumulavam pelo centro com bandeiras e faixas se OPONDO às olimpíadas.

No mais, O West End (parte central e turística da cidade) estava lotada como sempre, e os Pubs engarrafados, gente bêbada, aos berros e vários deles (aqueles que queriam mostrar os jogos) tiveram suas tvs desplugadas ou quebradas pelos usuários. Sim, os ingleses são incrivelmente politizados. Foi justamente aqui, em março de 2003 que participei da “one million march” contra a invasão do Iraque. Não adiantou. Alistair Campbell forjou o documento que fez com que Blair se juntasse a Bush. E a Grã-bretanha foi junto na leva e bombardeou Bagdad.

Voltando às Olimpíadas: NOJO! E, ao mesmo tempo, como uma DITADURA consegue, como ninguém, montar um BELÍSSIMO ESPETÁCULO (assim me dizem): O homem voando com a tocha na mão!

Mas qual outro significado pode ter esse “super-homem” olímpico criando ILUSÕES com fogo na mão?

Ilusão! Bem, uma ditadura não é ilusão! Controle de informação também não é! Lembram as Olimpíadas de 1936, na Alemanha de Hitler? Lembram quando a Seleção de Futebol da Inglaterra teve que fazer o “heil salut”? Não, não lembram! Ninguém lembra! Melhor esquecer. É mais conveniente desassociar POLÍTICA de ESPORTE. Mas infelizmente, não dá! EU DISSE: NÃO DÁ!

Estou ouvindo a BBC RADIO 3 que está em Shanghai entrevistando uma musicóloga chinesa tentando nos fazer entender a “cultura musical pura” da China. De estatal a estatal. Tem lá suas belezas, não nego! Mas… a palavra “pura” me dá medo! Esses grandes eventos são políticos e, num país com TOTAL controle político, o óbvio fica sendo um jacaré nadando de costas, como na camisa “lacoste”, all made in China.

Não quero me alongar muito, pois quero focar num único assunto: DIREITOS HUMANOS. A quebra das CONVENCÕES, o que significam regimes TOTALITARISTAS, os que matam, torturam, exilam, desterram as pessoas. Em nome do quê? De uma ideologia, de uma língua, de uma unificação de uma raça pura, de um deus, de um bode, de um aspirante a guru, de uma montanha mágica, de um santo de plástico ou mesmo de uma nota de dólar ou um barril de petróleo que seja. Todas as formas são terríveis pois desumanizam seres humanos como eu e você! Destroem famílias, acabam com a dignidade de crianças, de civis, ou seja, daqueles que nada tem a ver com isso.

Este texto, por tanto, é uma homenagem aos PRISIONEIROS de CONSCIÊNCIA do mundo inteiro. Vale pelos anos que dediquei, na década de 70, também aqui em Londres. Anos em que trabalhei na sede da Amnesty International, depois para o Russell Tribunal e depois em Roma, pela “Liga Internacionali dei Popoli”, do Senador Lélio Basso.

O texto foi escrito para “O Globo”, por ocasião do lançamento do livro “Ela é Carioca”, de Ruy Castro, que visa contar a biografia de Ipanemenses. A minha já começou da forma mais errada possível e acabou com a morte da minha mãe, em 7 de agosto de 2006. Esse texto é uma homenagem a todas as vítimas de todos os holocaustos diários: os jogos Olímpicos ocorrendo na China vêm a ser somente MAIS UMA no nosso dia a dia.

Texto (obrigado, Arthur Xexéo, por resgatá-lo!)

Pode ser que para um brasileiro de origem cristã esse assunto nem exista, esteja ultrapassado, digerido. Muita gente não se dá mesmo conta de como é pesado, perverso e permanente o reaparecimento do fantasma nazista. Quando menos se espera, quando o dia está bonito e a vida vai bem, ele te chega, como um soco na cara. No meu caso, foi no meio de uma palestra em São Paulo segunda-feira. Alguém da platéia perguntou: “é verdade que sua avó era amiga de Hitler?”. Achando não ter ouvido, devo ter ficado alguns segundos em silêncio. Ou soltei uma daquelas risadas histéricas.

Eu não sabia que se tratava de uma pergunta séria. Não tinha idéia de que o perguntador havia lido tal afirmação num livro. “Como????”, perguntei, “minha avó era judia!!. Perdeu tudo. Perdeu família, casa, dignidade… tudo!!!! Como assim, amiga de Hitler??? COMO ASSIM, AMIGA DE HITLER????”, devo ter berrado num tom constrangedor.

Para as pessoas que viveram ou foram criadas sob a sombra gélida do Holocausto, a Kristalnacht e outras atrocidades do terceiro Reich, a mera insinuação de tal coisa traz à tona uma perplexidade sem nome. Não é nem um mal estar, ou uma repulsa. Talvez esse sentimento possa ser melhor descrito como uma mistura de humilhação e degeneração instantânea de auto-estima. Muitos que sobreviveram ao Holocausto se suicidaram por não achar um termo para tamanho paradoxo.

Não posso explicar o grau de crueldade que é, para mim, abrir um livro numa página que visa a contar a minha biografia e ler, na primeira linha, que minha avó era amiga de Hitler e Goebbels. A frase seguinte é ainda pior: “foram muito generosos com ela”. Não posso descrever o que foi isso para a minha mãe. Trauma? É pouco. No caso dela, o destino parece ser extremamente demoníaco, pois não bastou a guerra, e se encontrar no porão de um navio rumando para não sei onde, tendo sua identidade roubada e arrebentada pelo regime nazista. Cinqüenta anos depois, ostraumas voltam travestidos de uma forma quase simpática, carinhosa, transformando o seu maior problema em vida (o nazismo) num comentário passageiro, piada, nota “leve”.

Acho que é isso o que mais me abala. A banalização. A falta de memória. A alienação constrangedora. Não posso deixar esse episódio passar em branco. Estaria traindo muita gente, a própria História e o rumo que o mundo tomou depois desse deplorável regime. Estaria traindo os que, como Spielberg, Wiesel e tantos outros, se esforçam diariamente para não deixar a amnésia e a burrice causarem danos ainda maiores que as feridas deixadas pelos nazistas. Minha avó? Desembarcou na Praça Mauá no início da guerra, com a roupa do corpo, desceu do navio e olhou em volta. Não tinha um centavo. Mesmo assim, deve ter dado um suspiro de alívio quando viu que estava nos trópicos, longe dos assassinos, num mundo novo. Tadinha. Morreu sem imaginar que alguém, algum dia, seria capaz de transformar todo o seu sofrimento e a sua miséria, numa graça ligeira em verbete de livro. Que pena, gente. Que horror! Deus me livre!

GERALD THOMAS é dramaturgo

Dezembro de 1999

O Globo”

(Vamp na edição)

do Blog do Alberto Guzik (linkado a esse blog na coluna da direita ai do lado) um trecho maravilhoso (o texto in full esta no blog dele, num post de hoje

……”já podia antecipar o que viria pela frente nesta abertura. toda a multimilenar cultura chinesa foi desfraldada de maneira mega-super no assustador ninho do pássaro, o estádio que parece saído de um cenário de pesadelo de filme expressionista. tudo muito incrível. números aparentemente improváveis, reunindo centenas de integrantes, executados de forma impecável. uma coreografia de cubos que nunca vou esquecer. e o que foi aquilo das roupas pontilhadas de leds que acendiam e apagavam em sincronia, formando figuras, ideogramas? e a pira olímpica acesa por um atleta voador? que espetacular, vão dizer. tudo isso me emociona? não. me assusta. grandioso demais, ostentoso demais, novo-rico demais. muito distante da elegância do tao, da sobriedade de confúcio (o que foi o número dedicado a ele? superproduzido e nada confuciano), da precisão ideogramas chineses. a cerimônia foi alimentada pelo espírito desse cinema sensacional que produz coisas como “o tigre e o dragão” e o “clã”, proporcionando espetáculo em lugar de reflexão. mais uma abertura das olimpíadas da era do espetáculo. marketing. por que não acredito na promessa de paz que a coreografia tanto exaltou na última coreografia? os excessos de brilho, de gente, de luz, desse show haverão de jogar purpurina nos olhos de muita gente. eu mesmo me pilhei emocionado aqui e ali. estavam manipulando a gente direitinho. que show é esse que me faz ter medo dele? que espetáculo é esse onde vejo alguma coisa …”A Guzik

227 Comments

Filed under artigos

227 responses to “OLIMPÍADAS: UMA OVAÇÃO MUNDIAL NOJENTA À VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS!

  1. Sandra

    Gerald, não deixe barato.

  2. Impressionante como o planeta inteiro escolheu fingir não perceber o que esta olimpíada realmente representa: Uma celebração da vitória do autoritarismo, da violência do estado, do total desrespeito ao direitos humanos. E ainda ter que ouvir Mr Bush criticando o governo chinês pela falta de respeito às liberdades civis.
    Mas o mundo parece estar nem aí pra nada disso. O importante é que o circo seja monumental e satisfaça o apetite burro da massa por espetáculo.
    Lamentável.

  3. Contrera

    eu já disse que quero que as olimpíadas se fodam.
    contrera

  4. Oi, Gerald e pessoal! Dê uma olhada nesse site:
    http://www.museumofbadart.org/
    É para levantar seu astral. É um museu que acolhe a arte mal feita, ruim, pegando às vezes no lixo as obras. E tem um texto muito espirituoso que analisa a obra. Eu ri de chorar. Vale muito a visita.
    Olhe, a coisa do Ruy serviu para desmistifcá-lo. Eu tinha uma namorada que achava ele muito bom jornalista, ela própria jornalista formada pela PUC e sua admiradora.
    Eu disse a ela que os livros do Ruy tinham esquisitices políticas e “hearsay”. Por exemplo: no Chega de Saudade ele simplesmente descarta o espetáculo Opinião por ser um musical e pela posição política dos integrantes. Na biografia do Garrincha tem hearsay de enfermeira sobre o tamanho do pênis, além de uma crítica ao filme do Joaquim Pedro sobre o Garrincha, que seria bom para quem gosta de cinema, mas não para quem gosta de futebol…
    Sobre as olimpíadas, ficou provado: é a força da grana. Eu fiz um post sobre a guerra no Cáucaso em meu blog: Jogos Olímpicos de Guerra: Rússia X Geórgia…

    Tá no zero a zero, ainda.

    Abraços do Lúcio Jr.

  5. Tienes Razon, Gerald! The games are nothing more than a paean to rampant commercialism and exaggerated nationalism.
    Abraços,
    John

  6. Tene Cheba

    O filme sobre Garrincha, me perdoem, mas foi de uma pobreza monumental, aquela cena do desfile de Carnaval, entre outras, não dimensionaram bem, o que foi Garrincha no Rio. Bom, cada um tem a Yoko Ono que merece.Campeonato mundial de monstros sagrados, não percam, Putin versus Bush, arrasa Putin, arrasa, deixe seu crepúsculo mais vermelho.
    Ainda bem que o TIm Maia, escapou dessa. Como é que pode, Cara!? Citando: ” do Leme ao Pontal, tã tã tã e tã, não há nada igual”.Tome guaraná.

  7. Lu

    Sempre acho agosto um mês ruim…
    Aqui já fazem 5 anos que ele significa a perda de alguém, logo quando todos celebram essa coisa de segundo domingo…
    What else should I feel?
    Sorry…
    C’est la vie, isn’t it?

    E sobre a liberdade de expressão, é dolorido acreditar nela e depois deparar com uma maioria que a utiliza sem escrúpulos.

    Beijos

  8. Sandra

    Gerald, não é de Os Pequenos Burgueses a frase (mais ou menos): O bem é precioso, e deve ser pago na medida, já o mal é gratuito, e pode ser retribuído à vontade?

  9. O Vampiro de Curitiba

    Engraçado como o espetáculo e o esporte cegam as pessoas com relação aos graves crimes praticados contra os mais elementares direitos humanos.

  10. Isabela Guglielmetti

    Saudades de vc, Gerald. Fica bem… bjs

  11. Tenecheba:

    “Pobreza monumental” é um conceito que serve para definir mais o quê, Portinari?

    Eu critico essa idéia burra do Ruy: se fizer um filme sobre um jogador para quem gosta de cinema, fatalmente vai alienar o público de futebo, que não lê Cahies du Cinéma e sim vê TV. Acho que é aí onde ele queria chegar. Ora, bolas, um bom filme sobre futebol tem que ser bom cinema, um bom filme, antes de mais nada! Senão é um chatíssimo melhores momentos da TV.

    Eu achei esse mais profundo e interessante do que aquele filme fenomenológico sobre a Copa de 94, “Todos os Corações do Mundo”. Porque o Joaquim sacou que o futebol do Garrincha tinha uma ginga à la Macunaíma, tendo algo de uma dança: era futebol-arte.

    Quanto ao Chega de Saudade, o Sérgio Ricardo disse que o Ruy escutou só uma pessoa: Ronaldo Bôscoli. Que tem fama de mau caráter, vide Gerald na Veja. Sérgio também apontou a picaretagem do Ruy e chamou Bôscoli de Boca de Hiena.

    É o que eu disse para minha namorada na época: Ruy, como jornalista, é preconceituoso, quer polemizar a qualquer custo, enfia opiniões políticas e estéticas sem maiores explicações (era contra o Cinema Novo, tascou ferro no Joaquim Pedro).

  12. Mau

    Sua avó era de Marte tbm Gerald ???

    Uma coisa das olimpiadas eu tirei de uma entrevista de um atleta a um mês que não conseguiu o tal índice pra Pequim – seria a 3. olimpiada dele e ultima – ele fracassou. Chorando ele falou ao reporter – “era minha ultima olimpiada, agora acabou e eu não sei fazer mais nada, sei apenas correr”.

    Sei la nome dele, nem a especialidade, deve ser 100 m ou revezamento, sei que é um sujeito forte com cabelo afro, e tal – pobre, sem estudos, que passou a vida toda correndo, correndo, correndo…

    CORRENDO

    AGORA ELE PRECISA SABER DO QUE ELE VAI CONTINUAR CORRENDO

    Essa é a diferença do Brasil olimpico pra outros

    PS: tô de saco cheio de comemoraçoes – é pascoa, natal, reveillon, dia dos pais, maes, crianças, criança esperança, olimpiadas, panamericano, copa disso, daquilo, Ramadan, Pascoa judaica, Pascoa ortodoxa, imigraçao japonesa, alema, russa, marciana…

    Bla, blablablablaaaaaaaaaaaa

    Vou dormir

  13. THOMAS…

    Bom dia!

    Estou voando (trabalhando muito nesses últimos dias)…

    Publiquei algo no meu blog (fotomontagens) sobre as olimpíadas…

    Espero que cada cidadão do planeta faça uma reflexão…

    Link:

    http://lailtonaraujo.blog.terra.com.br/pequim_ou_beijing_a_china_mostra_a_cara

    Abraços.

    Lailton Araújo

  14. Sobre as Olimpíadas, sempre há o que se tirar sobre tudo. O esporte é um ópio? Tanto quanto a cultura e a arte, com certeza. Recomendo o livro Arte Inimiga do Povo, do Roger Taylor. Um pouco marxista demais, mas inquietante e provocativo ao extremo… Voltando, o que fora possível tirar da cerimônia de abertura? Algumas reações populares foram extremamente interessantes, como o público ignorar o Vietnã, ou se manifestar contrariado com o Sudão (e, obviamente, após uma longa reflexão, o EUA escolher como porta-bandeira um atleta sudanense naturalizado americano, gesto nítido de diplomática provocação), ou o silêncio constrangedor da maioria nas entradas das delegações cubana e iraniana, as Coréias se recusarem a participarem como uma delegação única, ao contrário do que ocorrera na Olimpíada anterior, a ovação para Taiwan etc. Mesmo dominada por uma política de extrema opressão, percebeu-se que a massa, a população, uma vez unida é capaz de opor-se e apresentar uma voz independente. Claro, em tom de festa e tudo mais, mas alguns recados foram dados. Sem falar em todos os protestos na travessia da tocha pelos quatro cantos do planeta e que só foram possíveis porque se trata de um evento esportivo que busca unir os povos e blá blá blá… Por muito menos, cidades são cercadas, durante os encontros do G8, por exemplo…

    Enquanto virem o esporte como algo menor, terá ele força para expor contradições e liberdades.

    Por fim, as Olimpíadas possuem um valor humano de resgatar identidades e traduzir ao homem comum que heróis são os sobreviventes do dia-a-dia, os que lá estão são meramente atletas, corpos em estado de plenitude e vigor físico. Nada mais do que isso.

    Levar a Olimpíada para China foi um ato necessário para a manutenção do neoliberalismo e importante para as relações comerciais de todo o mundo. Que isso significa também fechar os olhos – o que quer dizer, até certo ponto, apoiar – às opressões sociais, culturais, políticas e religiosas, isso é fato. Mas é interessante ver lado a lado palestinos, judeus, muçulmanos, sem portarem armas ou explosivos. Ou comunistas e capitalistas. E todas as raças… Em qual outro instante da história recente nós temos a possibilidade de reunir diferenças?

    No fim, vale pela tentativa de mensagem, vale pela fé, vale pelo apaziguamento político momentâneo.

    ***

    Sobre o Ruy Castro, lembro-me bem do dia em que vc soube o que estava no livro. Sala do Oswald de Andrade, horas antes do almoço. Eu sentado assistindo a Camila Morgado se alongar, a Fabi comia uma barra de cholocate (ou cereal???). Meus cabelos vermelhos… Era a primeira vez que ia ao teu ensaio. Ventriloquist… Nosso primeiro encontro ocorria comigo tímido e esperançoso num canto e teu pé atacando uma cadeira. Depois o livro. E um andar agitado. Telefone na mão, uma ligação atrás da outra. Um desabafo rápido com os atores. Mais ligações. Até que vc se dá conta que eu existia e pergunta à Beth Accioly: “quem são aqueles alí?” (haviam outros dois como eu escondidos no canto). “O de cabelo vermelho é o que o Damasceno me pediu pra deixar ver os ensaios, os outros eu não sei”. “Vocês dois, podem sair agora, eu não autorizei vocês aqui”. Permaneci imóvel esperando minha vez. Não me pediu pra sair, fiquei. E fiquei por quase dez anos…

    Tudo isso pra dizer, que aquele pé, aquela cadeira voando, o livro atacando a parede, guardaram na minha memória a dor de um absurdo. No almoço a Camila me explicava o que estava acontecendo. No dia seguinte a vida continuava. Você criava a cena dos “flamingos”, que não fora para a peça. Duas semanas depois, estreava no Vila Mariana. E a vida continuou independente das dores e mortes.

    Dois anos do falecimento da tua mãe… A linearidade da história se acumulara nesse tempo todo. Você sobreviveu encarando-a e fugindo num percurso quântico. E me lembro de chorar escondido no banheiro do Oi Futura, no Rio, após ver Rainha Mentira, a peça que escrevera para se despedir de sua mãe…

    Lembra do que te escrevi? “Apenas com um abraço silencioso eu vou conseguir demonstrar o que você me fez sentir”. Dois anos. Poderíamos acrescentar agora ao abraço uma boa caneca de café…

    Beijos, querido.
    RUY FILHO

  15. Leonardo, Pirituba

    Quem não proscreve?
    Geliebt G, acredito que os chineses, como os americanos e os russos, são um império. Como todo império, suas conquistas e glórias portam aquela marca evidente de sangue e horror. Ninguém mantém o poder sobre outrem de forma pacífica. O brasileiro acredita nos jingles comerciais propagados pelos livros de auto-ajuda “Mande sem ser notado”, “carisma manda mais do que a força”, “comande pelo carisma”. Bullshit. Os vendedores pitbulls são animais agredindo consumidores com carta-branca de suas lojas. Os chineses não são diferentes. os chineses sabem que a política envolve sangue, e muito. Aliás, o próprio confucionismo já percebia entre os homens certas distinções: uns são de natureza dócil e submissa, outros, de índole guerreira e conquistadora. Um meio-termo entre esses extremos seria o ideal, mas os homens possuem a marca da imperfeição. Basta ler o Canto XIII de Ezra Pound e depois a seção chinesa da mesma obra. O Lula-lá disse que no Brasil não há terrorismo, mas isto se explica pelo que comentei ontem: na visão da esquerda e da direita, as favelas são um problema que as favelas têm que resolver. Porque para o Lula e muitos antropólogos facistas, enviar as Forças Armadas para os morros, é imitar Putin invadindo a Geórgia. Putin é um homicida por ação; os políticos brasileiros são homicidas por omissão. Escolhemos o outro lado da moeda criminosa: nós, ao contrário dos chineses, amercianos e russos, não exterminamos os nossos desafetos com a força estatal: permitimos que eles se matem, e que aglomerações de feras matem impunemente onde o Estado finge não ver o que ocorre. Chamar os chineses de torturadores é chamar os brasileiros de torturadores. Na China ainda há o culto da delação; no Brasil, não é necessário pedir ao Estado, os bandidos se encarregam de matar os proscritos pelo Estado.

    Virtudes e vícios
    Ontem, alguns disseram que os chineses se parecem com micos amestrados: os brasileiros me parecem muito mais com cães adestrados. Os chineses observam as normas de um partido único; nós, as leis de esferas que se repudiam ideologicamente (mas que se aproximam quando o assunto é grana). Criticamos os chineses e não percebemos como não somos nem chineses, nem americanos, mas nós, conglomerado de tribos e mais tribos que não se respeitam por educação, mas pela força da violência. Criticamos a disciplina dos chineses, mas seríamos capazes de tocar aqueles tambores ou operar aquela máquina de impressão com a mesma sincronia? Ou apenas simularíamos união? Será que esquerda e direita, desdentados e dentados, pobres e ricos, pretos e brancos, vermelhos e verde-amarelos, conseguiriam superar suas diferenças e parar de encenar (pois só fazemos isto G, encenar), para realmente trabalhar em conjunto? Não, o conjunto, como eu disse ontem, não existe no Brasil: o que existe aqui, pior do que na China, são grupos se dizendo brasileiros (lá, nem todos se dizem chineses), e trabalhando sempre para a destruição do Outro.

    Solução:
    A destruição de tudo o que é frágil: cristãos, empregadores, juízes, fábricas, patrões e operários.

    PS: os chefes comunitários também dizem que meus amigos se parecem com o Goebbels, só porque alguns desses sabem alemão e, nem por isso, são materialistas. Nós amamos Kleist.

  16. O Sacana de Curitiba

    No camfrog, nas salas da china, não sei se ainda é assim, mas acredito que seja, vou dar uma olhada, fica um policial vigiano as conversas de quem está na sala. e olha que o filho da mãe também usa webcam, mas so da para ver o distintivo.

  17. mago de OZ

    Quem não proscreve?
    Geliebt G, acredito que os chineses, como os americanos e os russos, são um império. Como todo império, suas conquistas e glórias portam aquela marca evidente de sangue e horror. Ninguém mantém o poder sobre outrem de forma pacífica. O brasileiro acredita nos jingles comerciais propagados pelos livros de auto-ajuda “Mande sem ser notado”, “carisma manda mais do que a força”, “comande pelo carisma”. Bullshit. Os vendedores pitbulls são animais agredindo consumidores com carta-branca de suas lojas. Os chineses não são diferentes. os chineses sabem que a política envolve sangue, e muito. Aliás, o próprio confucionismo já percebia entre os homens certas distinções: uns são de natureza dócil e submissa, outros, de índole guerreira e conquistadora. Um meio-termo entre esses extremos seria o ideal, mas os homens possuem a marca da imperfeição. Basta ler o Canto XIII de Ezra Pound e depois a seção chinesa da mesma obra. O Lula-lá disse que no Brasil não há terrorismo, mas isto se explica pelo que comentei ontem: na visão da esquerda e da direita, as favelas são um problema que as favelas têm que resolver. Porque para o Lula e muitos antropólogos facistas, enviar as Forças Armadas para os morros, é imitar Putin invadindo a Geórgia. Putin é um homicida por ação; os políticos brasileiros são homicidas por omissão. Escolhemos o outro lado da moeda criminosa: nós, ao contrário dos chineses, amercianos e russos, não exterminamos os nossos desafetos com a força estatal: permitimos que eles se matem, e que aglomerações de feras matem impunemente onde o Estado finge não ver o que ocorre. Chamar os chineses de torturadores é chamar os brasileiros de torturadores. Na China ainda há o culto da delação; no Brasil, não é necessário pedir ao Estado, os bandidos se encarregam de matar os proscritos pelo Estado.

    Virtudes e vícios
    Ontem, alguns disseram que os chineses se parecem com micos amestrados: os brasileiros me parecem muito mais com cães adestrados. Os chineses observam as normas de um partido único; nós, as leis de esferas que se repudiam ideologicamente (mas que se aproximam quando o assunto é grana). Criticamos os chineses e não percebemos como não somos nem chineses, nem americanos, mas nós, conglomerado de tribos e mais tribos que não se respeitam por educação, mas pela força da violência. Criticamos a disciplina dos chineses, mas seríamos capazes de tocar aqueles tambores ou operar aquela máquina de impressão com a mesma sincronia? Ou apenas simularíamos união? Será que esquerda e direita, desdentados e dentados, pobres e ricos, pretos e brancos, vermelhos e verde-amarelos, conseguiriam superar suas diferenças e parar de encenar (pois só fazemos isto G, encenar), para realmente trabalhar em conjunto? Não, o conjunto, como eu disse ontem, não existe no Brasil: o que existe aqui, pior do que na China, são grupos se dizendo brasileiros (lá, nem todos se dizem chineses), e trabalhando sempre para a destruição do Outro.

    Solução:
    A destruição de tudo o que é frágil: cristãos, empregadores, juízes, fábricas, patrões e operários.

    PS: os chefes comunitários também dizem que meus amigos se parecem com o Goebbels, só porque alguns desses sabem alemão e, nem por isso, são materialistas. Nós amamos Kleist.

  18. Psiu

    sim, ele vai ter que correr muito agora mas para sobreviver…,

  19. Psiu

    tudo parece um grande circo, os que podem se ver rindo, rindo, sobre os que carregam essa lona, lutando sem saber o por quê.
    na tv o brilho dos eternos fogos como artifício, sim, enganando as vistas cansadas dos que já lutaram tanto e continuam sem poder ver a festa, que não é para ninguem…

  20. Psiu

    geralg, sinto muitíssimo sobre a data que mencionas e mais ainda o motivo que a criou assim.
    em algum lugar vi escrito que as palavras que declaramos nunca mais podem ser apagadas, ecoam na eternidade do espaço sem fim…penso na responsabilidade disso. as palavras escritas também são assim eu creio, depois de declaradas dificilmente podem ser reparadas. preciso pensar um pocuo mais sobre isso.
    abraços,

  21. Lilian

    Gerald vc seria a cria mais promissora do bird’s nest .Ficaremos para próxima ninhada. Isto é se o ovo não “gorá”…

  22. Mauro

    Se num bloguisinho deste implantou a censura, imagina se pudesse governar uma nação???

  23. Eu sei que é hipocrisia gostar dos jogos olímpicos na China, mas aquelas chinesinhas delicadinhas vestidas as vezes tão simples ou todas cheias de detalhes, aqueles sorrisos gratuitos, aquele piscar de olhos de gotas de jade relfetindo a luz do sol são tão hipnóticos, que me fazem esquecer do Brasil. Ai ai

  24. Também falei mais ou menos a mesma coisa sobre as olimpiadas lá no blog. Não dá pra engolir, né?! P-leaaaase!

    Agora, o que o cara falou da sua vó hein, poxa, não dá pra deixar barato, meu. Que sacanagem. Que falta de noção.

    Um beijo solidário pra ti.

  25. Adenilde petrina

    É uma hipocria todos os discurso do presidente dos EUA e todos estes protestos e falácias a respeito dos direitos humanos: o que dizer da invasão do Iraque, do Afeganistão,do Vietnam, de vários países da América Latina pelos EUA, o que falar dos presos de Guantanamo, do apoio estadunidense a governos corruptos, que violam os direitos humanos só porque são aliados? o que falar da ação da CIA na derrubada de governos legitimamente eleitos pelo povo?o que falar da ignorância do próprio povo dos EUA a respeito das ações do seu governo e da intolerância racial lá?o que falar da mídia de lá? E como diza minha avó: é o porco falando do toucinho! chega de hipocrisia!

  26. Sandra

    Ruy Castro, seu DELINQÜENTE IRRESPONSÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. O CORVO

    Oi Mau, eu vi entrvista – o atleta é o André Domingues sua modalidade e cem metros e revezamento 4/100 já correu 200m também. É uma pena ele agora vai correr pela vida.

  28. janson

    Já vi cada coisa!!

  29. Mas la nao tem corrupcao, mensalao, traficante, cocaina…e policia comprada.Tem gente estudando se preparando para o futuro. Os regimes podres de eleicoes fajutas ja eram!!!

  30. janson

    não,não sou mineira!

  31. Mas la nao tem corrupcao nao! Nem mensalao, trafico de drogas, traficante dando cocaina pra criancinha na porta dos grupos nem policia comprada por eles,,, Tem gente estudando se preparando pro futuro. Os regimes de eleicoes fajutas que elegem o que os banqueiros ou o circulo do poder aprova, ja eram…

  32. O CORVO

    Meu caro GThomas, fiquei bolado com irresponsabilidade do jornalista Ruy de Castro, como ele publicou um absurdo desse, perai e as fontes não foram verificadas, quem falou, onde,como – ai você publica – afinal foi o Ziraldo ou não.
    Ele tem de vir a público e se retratar, não vai voltar o tempo, mais vai resgatar a memoria de uma senhora que sofreu os horrores do nazismo e ainda foi caluniada por um irresponsavel.
    Para quem é biógrafo esse é um erro imperdoavel.
    Um abraço do Corvo. (vamos colocar os pingos nos isssss)

  33. Sandra

    Que post sensacional…

  34. Paulo

    Mudando de assunto, deu na Folha de SP que o Vampiro de Curitiba
    eh um escritor chamado Dalton Trevisan, isso eh confirmado pelo Mr. Thomas?
    Cheers

  35. Eliana

    Já vi que vou gostar !

  36. janson

    Ela é mineira,ela é mineira,lá,lá,lá…ele é casado, ele é casado,lá,lá…

  37. Sandra

    Prefiro democracia, ser dona do meu nariz, estudar, trabalhar, eleições livres e imprensa livre. Ler o que quiser e não trabalhar por 3 dólares ao dia.

  38. Vitrola

    Acho que Olimpíadas e propaganda e por conseguinte governos que precisam se perpetuar (através de uma imagem de grandeza, força, vitalidade, superioridade, etc), sempre andaram juntas, vide 1932, de cara Hitler e toda sua “”inovação”” via imagens de Riefenstall, vão vendo! No Brasil foram “90 milhoes na copa de 70”, por falta de Olimpíada… dá-se um jeito! E Lula quer tanto uma aqui por que? Hiii, não sei não!

  39. O CORVO

    É preferivel viver em uma democracia de 5ª categoria onde posso ir e vir, ler escrever e ver o que bem entender, posso ser vagabundo e pronto. Somente os inocentes acreditam que nas ditaduras não tem corrupção, policia comprada, drogas, e tudo mais é só ver o exemplo da ex União Soviética, foi só levantar o tapete que a merda apareceu.
    Quanto aos EUA, China e outros – são impérios e todos eles são transgressores uns mais outros menos dependendo do momento – isso foi dito por um comentarista do blog e é a pura realidade..
    Como falou a Sandra “fora ditadura quero ser dona do meu nariz”

  40. Diana

    Os jogos olímpicos de Pequim tornaram-se o maior espetáculo da hipocrisia política dos últimos tempos. O que mais falta acontecer neste “suposto” mundo moderno?

  41. Ruy Castro é aquele comentarista do BandNews ??? Nossa, ele parece tão inofensivo, nunca imaginei que por trás daquele olhar metido a carioca praiano existisse um jornalista desserviço, mais um Naiffs.

  42. Caro amigo Gerald,

    Cara,
    tô muito feliz por ter lido seu texto de hj,
    Cara me sensibilizei muito,
    é impressionante a forma que as pessoas que possuem o poder nas mãos fazem questão de mostrar aos seus “suditos” ou sua plebe em geral de como eles nao tem senso de memória.
    Sempre fui contra a idéia de se fazer as Olimpíadas em territórios fora de Athena, acredito que isso é apenas um jeito de tapar aos olhos do mundo toda a critica e a falta de respeito cometida por todos. Nação à nação. Nas Olimpíadas, deste ano, vi na inauguração, festa de mal gosto, acaredito, a delegação da Russia toda pompuda, e logo depois a delegação da georgia, eles ainda fazem festa após a morte de tantos. Se isso é ser humano, acredito que animais de verdade e sanguinários até hj repugnados como cobras, leões, leopardos, entre outros, somos nada mais que nós mesmos.
    E o pior,
    temos um cerebro e nao usamos nem 10% de sua capacidade de processamento, isso indica que nao somos inteligentes, se nós pararmos para raciocinar um pouco, acho que seres humanos deveriam ter cerebros de Orcas, ou de Elefantes.
    São muito mais humanizados do que esses poderosos.

    Diego Costa, futuro escritor de biografias anônimas, sobre o cotidiano da sociedade Goianiense, tem 20 anos. Não é formado
    em nenhuma faculdade. Porem tem senso político e ainda acredita em um futuro decente para gerações posteriores.
    Um abraço Gerald

  43. Sinto muito pelas datas mencionadas,
    Acredito que elas são marcas boas, pois tbm nao temos muita memória para quem está no Eterno.
    Sorry

  44. mauro

    blá bla´blá blá……….e LULA lá
    blá blá bla´blá……….e LULA lá
    blá blá blá blá……….e LULA lá
    Ó turma do blá blá blá, o LULA, vai demorá, sair de lá
    LULA é como massa de pão, quanto mais nele batem, mais cresce e fica bão. Não elogiem, elogios de vocês seca!!!

  45. emilio ambrosano

    todas as vezes que leio o que você escreve “gerald” fico mais e mais fã (não sei se é essa a palavra ideal ao momento) mas me transporto, sonho, vivo, gosto de ler, quero comentar algo que acho que é importante, eu não sei onde lí, mas lí sobre o que você citou acima sobre a sua avó, não sei em que jornal, mas acho que lí seu comentário sobre a pergunta se sua avó era amiga íntima de hitlet ou não, e não faz muito tempo. pesquise. abraços. emilio

  46. Diego Encosta

    Cara,
    tô muito feliz por ter lido seu texto de hj,
    Cara me sensibilizei muito,
    é impressionante a forma que as pessoas que possuem o poder nas mãos fazem questão de mostrar aos seus “suditos” ou sua plebe em geral de como eles nao tem senso de memória.
    …..ver a delegação americana, toda ponpuda, sem o menor remorso pelas mortes no Iraque, numa querra mercantil, apenas para beneficiar a sua indústria armamentista, que vergonha!!!
    E o pior,
    temos um cerebro e nao usamos nem 10% de sua capacidade de processamento, isso indica que nao somos inteligentes, se nós pararmos para raciocinar um pouco, acho que seres humanos deveriam ter cerebros de Orcas, ou de Elefantes.
    São muito mais humanizados do que esses poderosos

  47. mauro

    GêTê!!!
    Caaaara! Vc é D ( d maiúsculo= demais, viu?)
    repito: Caaaaara você é D
    Vc é gênio!
    repito: Vc é gênio!
    Como pode este povinhos, americanos, inglêses, deixarem vc no ostracismo, neste terrível anonimato?
    Como pode êstes povinhos de merda, não reconhecerem a sua genialidade, não lhe darem o valor que vc merece?! Ao ponto de você para mostrar que ainda existe, recorrer à esta sub-raça do terceiro mundo? Num simples bloguinho?
    Por isto odeio americanos e ingleses, a terra seria bem melhor sem êles.

  48. Sandra

    Pode deixar, Mauro. Não vamos elogiá-lo. Eu, pelo menos, não. Jamais elogio quem tem orgulho da ignorância.

  49. ana peluso

    essa olimpíada fake, e por isso tão bem produzida, não passa de uma cortina para um cenário, atrás, bem pior do que os porões chineses (nos dois sentidos). eu não sei se todos viram as manchetes hoje, mas sei lá…

  50. Sandra

    Onde o Comitê Olímpico estava com a cabeça quando decidiu realizar as Olimpíadas na China? Pelo menos criamos um novo esporte: caça à tocha olímpica para apagá-la.

  51. Sandra

    Não, Mauro, bloguinhos são aqueles que ninguém lê nem no terceiro mundo. Aqueles que parecem panfletos de 5a categoria.

    ESSE BLOG É DEZ!!!!!!!!!!!!!

  52. ana peluso

    grande texto, G.

    sua avó, de onde está, já nem liga para essas mesquinharias humanas.
    e tudo sempre serve à política.
    o que eles querem? eles querem poder.
    LOVE

  53. Sandra

    Gerald, você escreve MUITO MUITO MUITO…

    Um dos posts mais comoventes que já li…

  54. Sandra

    A China é revoltante. Pessoas condenadas à morte sem julgamento para que seus órgãos sejam vendidos. Mortas em estádios, em grandes espetáculos. Isso é civilização?

  55. Sandra

    Concordo com a Ana e acrescento: todos os seus que estão em outro plano olham por você, Gerald, e aplaudem orgulhosos esse filho tão talentoso e tão cheio de luz.

  56. Contrera

    o andar da carruagem – e o uso indiscriminado das “críticas” para corroborar o mundo tal como ele se apresenta – mostram a que ponto os poderes aparecem deslocados do mundo que eles comandam, às expensas dos seres humanos que apenas querem viver e resolver suas vidas sem excessivas intromissões. mas estes, que muitas vezes fazem mal uso de suas crenças e que deixam o tempo passar sem resolverem suas mais profundas divergências, deixam aos estados a incumbência de enfiar os porretes nas cabeças dos descontentes. e os porretes sempre rolam soltos.
    bom, no caso do ruy, se este fosse um país que fizesse respeitar direitos sem o uso da mera força, estaria preso, correto? ou pelo menos teria sido obrigado a $$$$e retratar ou ao menos retratar seus escritos, correto? não, não é isso que acontece. e não veremos isso acontecer nas próximas décadas, querem apostar? G, querido, minha solidariedade – mas ainda não li o livro: queria fazê-lo…
    bj
    contrera

  57. Contrera

    deu-me a inspiração, chamar o evento de
    OLIM PIÁÁÁÁÁÁÁDAS

  58. O Vampiro de Curitiba

    Boa noite, meus amores!
    Beleza de texto, né?!
    Grande Gerald!
    Esse é o cara!!!

  59. Hiran Pinel

    Eu não posso acreditar nisso – sua avó, mãe, voce e agora eu e nós teus leitores. Eu cheguei a dizer no doutorado que ensino e pesquiso que o Ruy Castro poderia ser um dos melhores psicobiográfos que li – isso é, capaz de narrar os fatos (biografia), provando-os documentalmente de todos os modos e ir inferindo análises afetivas e cognitivas embasadas nos dados obtidos. Num pode escrever mentiras! Existe mentira! Existe verdade! Uma coisa se diferencia da primeira! Nada de dizer que os dois aspectos são imbricadas, indissociados ‘sempre’. Se estão ligados assim, vale o esforço de buscar uma ‘humana verdade’ que implica na ética e no cuidado que devemos ter com o nosso biografado (quão estético é cuidar do outro, não é?). Nosso inacabamento mesmo e sempre um projeto aberto no mundo, as vezes, nos confunde e trocamos tudo em nome da leveza e do ‘bom humor’ (?) fundantes de tudo, inclusive da mentira; eis nossa finitude na qual sua avó e mais recente sua mãe revelou-se concreta e verdadeira; ou não? E que voce pode embarcar nela, já que simbolicamente está sendo levado. Nem sei se vale a pena processar. Nem sei se os ‘pseudo-pensadores’ do Terceiro Mundo tem dinheiro para pagamentos, mas acredito numa desmoralização de ‘um’ Ruy frágil e inconsequente – ou seja, demasiadamente humano (mas isso não impede que exista Justiça). Olha o Castro talvez tenha ao escrever isso desejando ser (sendo) Gerald Thomas, que no meu imaginário desde o incio ficou como um provocador verdadeiro, opsoitor ao estabelecido, e que vai a frente (que atrás tem gente). Bem, eu adoro te ler e escrever – então estou frito e posso escrever asneiras. Finalizando eu senti que o seu segundo texto (da sua avó, mãe e voce) produz ‘mais sentido’ ; ele nos dói mais) ao primeiro ou o fundamenta. Por que? Sunto aqui-agora que parte de uma ‘experiencia de sentido’ advindo de ‘sua’ carne (para nós os leitores), faz vir a tona uma verdade advinda da intimidade. Assim o privado comprova o ‘público’: A China despótica está em todo lugar, inclusive dentro de um escritor (Castro), de um outro escritor e mais coisas que é (sendo) que é (sendo) Thomas – e nos leitores como sou (sendo). Socorro! Socorre-me! O mundo é verdadeiramente (ou não?) é inóspito; ele não é nossa casa; ele não nos abriga. Por isso o Cuidado deveria nos reger, nos (co)mover. Fui (senão choro). Hiran Pinel.

  60. gthomas

    Heitor, O Ruy eh autor do “Anjo Pornografico”(sobre Nelson Rodrigues) e outros livros e escreve pra Folha – do Rio.
    Nao sei se ele comenta pra Band News.

    Quanto a inofensivo……

    Mauro: quanto a odiar os americanos e ingleses querido. Nao ! Nao os odeie, Digo, nao nos odeie: entre no http://www.geraldthomas.com e de uma rapida visitada em PRESS e leia um pouquinho do que ja saiu a meu respeito….
    …e o que saira, depois da estreia aqui, bem, ai nao posso te dizer ne?
    Anonimato eh tudo que eu queria
    LOVE
    G

  61. Valéria

    Gerald, eu não assisti à festa de abertura nem a nada. As olimpíadas não são, pra mim, uma festa à paz nem à união de povos, virou negócio há milênios, de pessoas interessadas em alavancar-se comercialmente e pronto. E nesta ditatura eu não quero entrar nem ver, nem ter que lembrar do que os chineses têm que passar diariamente neste país de censuras e torturas. É ridículo as pessoas protestarem contra os direitos humanos lá, participando e fazendo negócios lá na China. Bom saber de Londres. E se esporte é pra unir, por que tem que ter competição??? Prefiro festivais e mostras a competições de qualquer tipo.
    E não dou cego crédito a meia dúzia de gente que votou e disse que tal pessoa ou tal trabalho É o melhor e o maior de todos. E aí então todos aplaudem e respeitam… eu não agüento estas coisas. O maior, o melhor tal e tal…

    Além do mais o esporte que se faz em meio a muita disciplina, rigidez e espírito competitivo não tem nada a ver com espírito de união. Querem trabalhar e ganhar medalhas e pronto; trabalhar e fazer o que gosto, ok, sem problemas! mas medalhas para o SEU país? Isso é pra eu rir? Pra honrar país? Quero mais é que os governos do mundo nos honrem atuando politicamente e não corrupta e gananciosamente.

    E eu quro mais é que ongs, governos, maricotas etc dêem também além de artes e esportos pro coitadinho do povo poder ter uma chance dêem a eles escolas e escolhas!!! Por que não podem então dar curso de odontologia, filosofica, medicina etc pra eles? Não é um escolha também??? Faça-me o favor! Por isso arte e esporte viraram símbolo de TUDO, e viraram NADA.
    Ai sei lá, tô com a macaca hoje ( e imito muito bem aha hahaa)

    Gerald, o que dá pra falar sobre este interesseiro e irresponsável Ruy Castro??? Deve ser do nome, veio pra castrar vidas, nomes etc. Se isso ficou no passado é porque não passou, FICOU e PERPASSA aqui e espero que fique aqui com a gente (sim, tô me apropriando do termo e da idéia do W. Benjamim) pra dar um golpe de luz nessa Ruym ruim. Que ele se retrate AGORA então ! Que porcaria de biógrafo é este??? Essas biografias surdas e sujas, de pegar gente famosa pra ganhar publicidade e grana eu não aturo! Isso é o fim. Estamos assistindo à incredibilidade jornalística! É de chorar! PROTESTO e gostaria de propor que TODOS pedissem retratação pública! É de ranger os dentes!
    então a bunda do Gerald ofende e humilha mais que isso??? A bunda foi paraR na Injustiça, e este fofoqueiro com sua língua comprida E PODRE, foi parar aonde??? Na Bandnews??? E Ziraldo agora é símbolo de verdade? Bêbado ou não??? Pelo amor de nossa vida, haja estupidez!

    Ruy FILHO obrigada pelo seu texto. Eu me emocionei muito com o que escreveu. E mais uma vez vou amargar por não ter visto Rainha Mentira.

    Leonardo OU mago de oz: a gente finge união no Réveillon, na praia de Copa, apesar das brigas, assaltos etc que acontecem nos bastidores. E o mundo também fica impressionado.´
    É, “as favelas são um problema que as favelas têm que resolver”, pois o Estado está presente em sua ausência. Isso é tristerrível!
    Os chineses NÃO observam as normas de um partido único, os que nascem e moram na China, os plurais chineses, não os “puros” chineses (existe isso???), são OBRIGADOS a seguir as regras daquele totalitarismo, e os que não “observam” estas leis são torturados, aprisionados em hospícios, prisões etc. E mesmo os mihões que “observam” à norma vivem na pobreza, não têm direito à reclamação (e durante as olimpíadas foi suspensa toda e qualquer chance de os camponeses e trabalhadores reclamarem, ou seja, de serem espancados e não serem ouvidos ou etc, depois de terem passado horas na fila para serem “atendidos”.

    Flávio: lá onde??? Lá não tem corrupção etc??? Além de ser um regime totalitarista tem isso também e como! E não me venha dizer que, se há, ou se descobrem, eles se suicidam, isso só quando chega no último degrau, porque nos campos etc a coisa tá e sempre foi feia também.
    Mas não estou comparando com o Brasil, porque aqui a putrefação é outra mas é podre também.

    Vou tomar um banho, porque tô me sentindo PODRE.

    AH, mas antes que me esqueça de novo: eu assisti a uma peça chama O QUE EU GOSTARIA DE DIZER, escrita por Márcio Vito, Luís Mello e Bianca Ramoneda e gostei muito. Fora o prazer IMENSO E INENARRÁVEL de ver o trabalho do Márcio Vito em cena, e do Luís Mello também. O trabalho tem encontro entre artistas, tem generosidade e isso transparece em cena. Márcio Vito, Márcio Vito eu AMEI você! Obrigada pelo seu talento.

    E Vamp: tá negando o seu passado??? Como não rolou sacanagem aqui??? ahahahahha

  62. Leko

    A seguir, veja dados sobre os 12 principais patrocinadores da Olimpíada, que têm o direito de usar o logotipo dos Jogos e a frase “Parceiro do Programa Olímpico” em suas publicidades.

    — Atos Origin (tecnologia da informação): empresa francesa responsável pela rede de informática dos Jogos.
    — Coca-Cola (bebidas): A empresa patrocina os Jogos continuamente há 80 anos, e desde 1996 se envolve também com o percurso da tocha. Em 16 de abril, cerca de cem ativistas pró-Tibet protestaram diante da reunião anual de acionistas da empresa. Em nota, a Coca-Cola manifestou “profunda preocupação com a situação” no Tibet, mas disse acreditar que “a Olimpíada é uma força para o bem.”
    — General Electric (vários produtos e serviços): A empresa será responsável por energia, iluminação, sistemas de alarmes e equipamentos de ultra-som para atendimento médico dos atletas. Ela também é sócia da Vivendi na rede NBC Universal, que detém os direitos exclusivos de exibição dos Jogos na TV aberta dos EUA.
    — Manulife (seguros e pensões): A companhia canadense, quinta maior seguradora do mundo, tornou-se patrocinadora global ao se fundir em 2004 com a subsidiária John Hancock.
    – Johnson & Johnson (produtos de higiene e saúde): A empresa dos EUA estréia como patrocinadora olímpica global. Fornecerá produtos do seu campo de atuação aos participantes.
    — Kodak (fotografia e imagem): A Eastman Kodak manterá um centro de imagens para fotojornalistas em Pequim, montará um centro de diagnóstico para atletas lesionados e distribuirá milhares de crachás. A empresa é patrocinadora olímpica desde os primeiros Jogos modernos, em Atenas-1896, mas diz que esta será a última edição, pois em seguida pretende redirecionar sua estratégia de marketing.
    — Lenovo (informática): Maior fabricantes de computadores da China, é a única empresa do país-sede entre os principais patrocinadores. Seu objetivo é exibir seu domínio tecnológico e promover a construção global da marca. A Lenovo criou a moderníssima tocha olímpica, pensada para brilhar até no topo do Evereste, que está no trajeto da chama.
    — McDonald’s (lanchonetes): A rede está construindo quatro lanchonetes especificamente para a Olimpíada, para onde levará seus 1.300 melhores funcionários de todo o mundo. A empresa teve o “restaurante oficial” das últimas sete edições. É patrocinadora desde Montreal-76.
    — Omega (relógios e cronômetros): Parte do grupo suíço Swatch, a Omega só deixou de fornecer equipamentos para três edições dos Jogos desde 1932. O ator George Clooney, garoto-propaganda da marca e critico do apoio chinês ao regime do Sudão, disse ter abordado o assunto com a Omega.
    — Panasonic (áudio e vídeo): A empresa de Osaka, patrocinadora oficial dos Jogos desde Seul-88, fará com que a Olimpíada de Pequim seja a primeira totalmente transmitida em TV de alta definição. Além disso, está instalando 2.000 câmeras de vigilância nos locais de disputa.
    — Samsung (comunicação sem fio): A empresa sul-coreana está entre os principais patrocinadores olímpicos desde 1997. A respeito do Tibet, ela diz que os Jogos não deveriam ser motivo de protestos. “Esperamos que todas as pessoas que compareçam aos Jogos entendam isso.”
    — Visa (cartões de crédito): Dona de 1,4 bilhão de cartões no mundo, a empresa é o serviço oficial de pagamento das últimas 11 Olimpíadas, e um dos principais patrocinadores desde 1986.

    Outros 11 patrocinadores têm o direito de usar o logotipo olímpico na China. A alemã Adidas, por exemplo, pagará 200 milhões de dólares para isso. A China Mobile, maior operadora mundial de celulares, o Banco da China, maior operador de câmbio do país, e a Sinopec Corp., maior refinaria da Ásia, também têm quotas de patrocínio.

    Fonte(s):
    http://br.news.yahoo.com/s/reuters/08042

  63. Contrera

    valéria, tô com vc. deixa porém antes te agradecer as lindas palavras no post anterior, tá. não consigo responder à altura, sabe. meio que um bloqueio. bj

  64. Flavio Marzano

    Gerald, com relação ao absurdo ato que envolveu sua família, sem comentário. É algo de um mal gosto intenso.
    Com relação à China e Olimpíadas é preciso pensar: muitos criticam a China, mas não vivem sem suas bugingangas produzidas por operários com um salário pífio. Que a abertura foi espetacular – no sentido de espetáculo mesmo – lá isso foi.

  65. …Bom,…Gérald..! Eu ia comentar o teu texto sobre as olimpíadas, mãns…, estava lendo os coménts….., e lí o do RUY FILHO…!..Quem é, ele….?
    É filho do Ruy Castro…????Cara, que texto……!!!!!Fiquei chapado….!!O cara tem uma pegada léve e fórte ao mesmo tempo..,hein…!?Não consegui ler mais NADA depois do dele….!!!!Até perdí o que ia escrever sobre as olimpíadas em Pequim…!…….ãhn, e o pior ainda é que eu ia dizer que a abertura das olimpíadas de MOSCOU deu de DEZ, néssa da China…!!!….você ia me por prá CORRER daquí, né Gérald,…..!!!!!!!!mas, calma, Gérald….!….mais tarde eu volto, prá comentar o teu texto,ok?!

  66. Flavio Marzano

    em tempo: por um descuido nunca visto, escrevi mal gosto, seria o gosato do mal? é MAU gosto, isso é para eu pagar a língua quando torço o nariz para erros – rs

  67. Flavio Marzano

    meu momento Sandra, Ruy Filho arrebentou mesmo
    “”” Levar a Olimpíada para China foi um ato necessário para a manutenção do neoliberalismo e importante para as relações comerciais de todo o mundo. Que isso significa também fechar os olhos – o que quer dizer, até certo ponto, apoiar – às opressões sociais, culturais, políticas e religiosas, isso é fato. Mas é interessante ver lado a lado palestinos, judeus, muçulmanos, sem portarem armas ou explosivos. Ou comunistas e capitalistas. E todas as raças… Em qual outro instante da história recente nós temos a possibilidade de reunir diferenças?”””

  68. gthomas

    Sr Mauro, acho que o Sr nao entendeu ainda:
    eh justamente por isso que NAO sou governante e nao ocupo CARGO PUBLICO seu….seu….anonimo!
    eta gentinha!

    nao gostou? Vire a pagina! Tem mais blog do que gente por ai. Procure OUTROS!
    LOVE
    G

  69. Revista VEJA

    Amiga do führer?!
    Erro em obra de Ruy Castro
    provoca ira em Gerald Thomas

    André Penners

    Thomas: “Como um biógrafo mexe com a vida dos outros sem critério?”

    Uma frase com quinze palavras está valendo ao escritor Ruy Castro uma tremenda dor de cabeça. Seu último livro, Ela é Carioca, enfileira 231 verbetes de personagens que ele considera protagonistas da saga de Ipanema, folclórico bairro do Rio de Janeiro. No perfil do teatrólogo Gerald Thomas, lê-se: “A avó era alemã, amiga de Hitler e Goebbels, que eram muito generosos com ela”. Indagado, em uma palestra, sobre essa curiosidade em relação aos dois líderes nazistas, Thomas achou que se tratasse de uma piada. Resolveu comprar o livro – e teve uma surpresa. “Minha avó era judia e só viu a Gestapo quando os soldados entraram em sua casa para confiscar seus bens”, afirma. “Como um biógrafo mexe com a vida dos outros sem o menor critério?” “Não consegui falar com o Gerald e peguei esses dados de uma fonte”, diz o escritor, que prefere manter em sigilo o nome do informante. Depois de um telefonema encolerizado do diretor para Castro, na terça passada, providenciou-se um remendo: as 15.000 cópias da primeira impressão não serão recolhidas, mas a segunda edição, de 10.000, terá a frase abolida. “A minha mãe está sob efeito de calmantes”, diz Thomas. “Espero que, daqui em diante, o Ruy se preocupe em ao menos ouvir aqueles que quer retratar”, completa.

  70. É, o Ruy tá no Bandnews, é ele mesmo, faz o mesmo que Heitor Cony, meu xará, mas não tem nada haver comigo.

  71. gthomas

    Heitor, vc copiou isso da Veja???
    Como???
    Isso saiu naquela epoca, nao?
    LOVE
    G

  72. Sandra

    Flávio, a Olimpíada é algo maravilhoso, mas não deveria ser feita na China. E não é porque muitos vivem do trabalho escravo que vamos aplaudi-lo.

    Eu, tendo escolha, não compro produtos chineses. Nem visitei aquela exposição dos corpos, porque desconfio de onde vieram aqueles corpos.

  73. Eu estava procurando no Yahoo o “ruy castro” gerald thomas e pimba!

    veja.abril.com.br/081299/p_212a.html

    08/12/1999 acho.

  74. Sandra

    Que história é essa das 15.000 cópias não serem recolhidas? A biografia de Roberto Carlos foi proibida porque ele não quis que sua vida se tornasse pública. Como alguém escreve uma barbaridade dessas e as cópias não são recolhidas? Cadê o pedido de desculpas público, estampado na capa da segunda edição?
    Esse irresponsável merecia um processo sim.

  75. Márcio M

    Será que o Simon&Garfunkel não fizeram essa música para o Gerald?

    ”And here’s to you, Mr. Gerald Thomas, Jesus loves you more than you will know Wo wo wo God bless you, please, Mr. Gerald Thomas, Heaven holds a place for those who pray Hey hey hey, hey hey hey”

    🙂

  76. gthomas

    Heitor: obrigado!
    caindo de sono, pedi ao Vamp ai pra colar a tua colaboracao logo abaixo do texto do Guzik
    LOVE
    G

  77. Bom, acredito que esse post que fiz
    pode sim ter erros porem nao ha incoerencia com o meu pensamento
    logo acima escrevi um texto falando sobre meu ponto de vista apartir do ponto de vista do G.

    Acho mesquinho e de grande futileza da parte de quem copiou fragmentos de meu post. fico chateado que pessoas que insistam em acessar paginas concorridas como essas precisem copiar textos alheios, ao invés de usar a sua mente
    que seja pra escrever algo mais futil ainda. Fico profundamente chateado.
    Ahhh Gerald,
    o que vc achou de meu ponto de vista?
    Re-li o que eu mesmo escrevi e nao vi algo que seja necessário alterar.
    Mantenho pornto de vista.
    Muito obrigado pelo espaço
    E se quizerem coloque meu nome mas nunca “Encosta”.
    Ao contrário de quem copiou de muito mau gosto o que eu escrevi!!!
    Grilado!!!

  78. gthomas

    Marcio M.
    Ate gostava dessa dupla ate conhecer o Paul Simon (e sua ex Carrie Fisher – deus me livre!). Participei indiretamente do Rythyms of the Saints com o Olodum . E o Philip (Glass) tambem ajudou. Sujeito simpatico, mas ela…..
    nao , nao vou falar….
    Garfunkel e ele nao se dao, nem se falam Num PBS special, gravado na Library of Congress recentemente (pro Paul) o Garfunkel teve UMA unica aparicao: Like a Bridge over troubled waters….e os dois nao se olhavam
    Uma coisa boa sobre o Paul: ele tem dois onibus de Medicare que andam pelo Bronx e atendem criancas de graca
    LOVE
    G

  79. YARA BELCHIOR - WWW.SALVEJORGE.COM

    Abaixo a Ditadura Chinesa

    Abaixo todas as Ditaduras!

    A CHINA É UMA DITATURA CRIMINOSA QUE PRECISA ACABAR DE UMA VEZ POR TODAS NESTE PLANETA.

    UM PAÍS ONDE SE COME CACHORRO E ANIMAIS AINDA VIVOS, PASME, PENDURADOS VIVOS E DE OLHOS BEM ABERTOS DIANTE DA FACA E DO FOGÃO ATÉ A HORA DA DEGOLA;

    QUE NÃO RESPEITA UM MILÍMETRO SEQUER DOS DIREITOS HUMANOS BÁSICOS;

    QUE VENDE ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO GRAÇAS A UM PAREDÃO QUE MANTÉM PARA MATAR PESSOAS SEM CRIME TIPIFICADO OU SISTEMA JURÍDICO JUSTO PARA JULGAMENTOS, ATÉ PELO SUPOSTO ROUBO DE UM PICOLÉ;

    SÃO CERCA DE 500 MIL CHINESES PRESOS E MALTRADOS NAS PRISÕES SEM JUSTIFICATIVA NEM ACUSAÇÃO, PROVA, DE CRIME ALGUM, TIPIFICADO, APENAS SUSPEITA POLÍTICA E/OU PRENDER POR PRENDER: OS ÓRGÃOS SÃO VENDIDOS CAROS, DEPOIS …

    QUE ASSASSINA BEBÊS DO SEXO FEMININO ANTES E DEPOIS DE NASCER, DE FORMA LIVRE, DEIXANDO-OS MORTOS E/OU ABANDONADOS NAS CALÇADAS;

    QUE NÃO RESPEITA DIREITO A PROPRIEDADE, A PALAVRA, A EXPRESSÃO, A VIDA;

    QUE NÃO RESPEITA LEIS COMERCIAIS INTERNAS NEM EXTERNAS;

    QUE TRABALHA COM MÃO DE OBRA ESCRAVA, SEM DIREITOS TRABALHISTAS, A SAÚDE, A MORADIA DIGNA, A RESPIRAÇÃO, AO AR, AO DESCANSO, AO LAZER;

    QUE POLUI O MUNDO DE FORMA BÁRBARA, SOB FALSOS CONCEITOS DE GLOBALIZAÇÃO!

    QUE MATA JOVENS, CRIANÇAS E ADULTOS EM PROTESTOS PARA O MUNDO TODO VER!!! E O MUNDO AINDA ACEITA DE BOCA CALADA E VIAJA PARA BATER PALMAS NA CHINA DIANTE DE UM ESPETÁCULO LINDO, É VERDADE, MAS AO CONTRÁRIO DO INFERNO E TERROR DITATORIAL QUE SE VIVE POR LÁ!!!

    CHEGA DE TANTA MENTIRA E HIPOCRISIA DE FALSAS BONDADES SOBRE A DITADURA CHINESA, EM TROCO DE COMPRAR E VENDER PRODUTOS INDUSTRIAIS E ELETRÔNICOS BARATOS AO CUSTO DE UMA MÃO DE OBRA ESCRAVA, SEM DIREITOS TRABALHISTAS.

    PARABÉNS A TODOS OS JORNALISTAS QUE ESTÃO IN LOCO, NA CHINA, DENUNCIANDO E LEMBRANDO DE TODAS AS ATROCIDADES QUE POR LÁ SE PASSA, A EXEMPLO DO AUTOR DO ARTIGO ACIMA, CARLOS ARRIBAS, BOB FERNANDES E OUTROS QUE TÊM A CORAGEM E A HOMBRIDADE DE IR CONTRA ESTA MARÉ DE FARSA!

    NÃO TEM DINHEIRO QUE PAGUE A UMA MENTIRA, MUITO MENOS ESCREVER SOBRE ELA E ASSINAR EM BAIXO, COMO SE FOSSE VERDADE.

    MAS PARECE QUE A MENTIRA E A HIPOCRISIA SOCIAL, EMPRESARIAL E TRABALHISTA CORREM SOLTAS EM FESTAS, EMPRESAS, MUNDO E OLIMPÍADAS COMO UM FLUXO DE ÁGUA NUM TELÃO DE TV …

    … GRAÇAS AOS FLASHES E INDIGNIDADE DE PESSOAS QUE IMAGINAM PODER COMPRAR E PAGAR POR TUDO, QUANDO SÓ PODERÃO PAGAR DEPOIS POR SUAS PRÓPRIAS MENTIRAS E FALSIDADES …

    … DIFAMANDO, IGNORANDO COM MAUS TRATOS E DESATENÇÕES DIÁRIAS SITUAÇÕES QUE PODERIAM SER RESOLVIDAS DE FORMA MAIS JUSTA E CORTÊS PARA COM TODOS, NÃO APENAS COM OS QUE TÊM OU DETÊM PODER.

    EXISTE FELICIDADE NA MENTIRA CRUEL E DESLAVADA?! NOS GRANDES E PEQUENOS ATOS DE TENTATIVA DE HUMILHAÇÃO DO OUTRO, QUANDO NA VERDADE SE QUER TRANSFERIR PARA ELE AS SUAS PRÓPRIAS CULPAS E INVERDADES?!

    EXISTE FELICIDADE EM SE AUTO PROCLAMAR ‘AJUDANTE’ DO OUTRO QUANDO NA VERDADE O DIFAMA, IGNORA E HUMILHA SOB AS CORTINAS DE QUEM NÃO QUER VER?

    QUEM PERMITE CERTAS AÇÕES MENTIROSAS E GROSSEIRAS, TENDO O PODER REAL DE CONTESTAÇÃO E MANDO, SE REFLETE EM NOME DO QUÊ, E POR QUÊ?!

    A MENTIRA E A HIPOCRISIA SOCIAL SÃO SINTOMAS SOCIAIS CONTINUADOS E ALARMANTES EM UM SÉCULO QUE APENAS COMEÇA EM SUA PRIMEIRA DÉCADA, NO QUAL AINDA VEREMOS MUITAS MÁSCARAS CAINDO, TAL A SUA FRAGILIDADE, PRESUNÇÃO E CUPIDEZ.

    NÃO SE SUSTENTA UMA VIDA APENAS PELO PODER DO DINHEIRO, DO TER NO LUGAR DO SER, E DA HIPOCRISIA EMPRESARIAL EM NOME DOS LUCROS, PAGOS COM OS IMPOSTOS DO POVO.

    MUITA GENTE QUE SE CONSIDERA RICA E IMPORTANTE, QUE NÃO DÁ RETORNO NEM ATENÇÃO, CUSPINDO NO CHÃO, PAGANDO A BANCA, TRANSAÇÕES E OS BILIONÁRIOS INVESTIMENTOS COM OS IMPOSTOS DO POVO NA MÃO …

    A VIDA PROSSEGUE APÓS O DESENCARNE DA ALMA NO CORPO. PROSSEGUE FIRME E LINDA EM OUTRAS DIMENSÕES. É PRECISO TER O QUE LEVAR NAS MÃOS, POIS NO PLANO ESPIRITUAL A MOEDA DE SOBREVIVÊNCIA NÃO É TER DINHEIRO E PODER, MAS SIM ENERGIA LIMPA E MAIOR PODER DE VERDADE.

    NÃO PODEMOS MODIFICAR O MUNDO NEM A NÓS MESMOS EM UM GOLPE, É VERDADE, MAS DEVEMOS TRABALHAR TODOS OS DIAS POR UM MUNDO MAIS VERDADEIRO E MENOS HIPÓCRITA, EM DEFESA DOS QUE SOFREM HORRORES DEBAIXO DE DITADURAS E PEQUENOS/GRANDES SISTEMAS INSANOS, AQUI E ACOLÁ.

    PARABÉNS MAIS UMA VEZ A TODOS OS JORNALISTAS E PESSOAS QUE ESTÃO IN LOCO, NA CHINA E OUTROS LOCAIS DO MUNDO, COMO CUBA, AFEGANISTÃO, IRÃ, IRAQUE, CORÉIA DO NORTE ETC., DENUNCIANDO E LEMBRANDO DE TODAS AS ATROCIDADES QUE POR LÁ E EM OUTRAS DITADURAS DO MUNDO ACONTECEM, COM A CORAGEM, O PESO E A HOMBRIDADE DE IR CONTRA ESTA MARÉ DE FARSA!

    QUE DEUS, EM SUA INFINITA BONDADE E JUSTIÇA, RECOMPENSE EM GRAÇAS E DOÇURAS TODOS AQUELES QUE FORAM OBRIGADOS A PRODUZIR PARA O MUNDO TANTA BELEZA E MAGISTRALIDADE …

    … QUANDO MUITOS NÃO TIVERAM SEQUER O DIREITO DE PROCURAR OS SEUS FILHOS DEBAIXO DOS ESCOMBROS DOS TERREMOTOS, NEM DE ASSISTIR AO ESPETÁCULO SURREAL, NA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL, EM PEQUIM, BLOQUEADA PARA TELÕES PELO GOVERNO CHINÊS, COM MEDO DE NOVOS PROTESTOS …

    SALVE, JORGE, SALVE! http://www.infonet.com.br/yarabelchior/ler.asp?id=76520&titulo=Yara_Belchior

    Yara Belchior

  80. yasmine

    Direitos humanos para quem??? Para o cidadão correto, honesto e trabalhador isso não existe… ou será que sou “míope”?
    Admira-me que um país comunista cresça assustadoramente e em um futuro não muito distante será a primeira economia do mundo. Será que é por não existir desvio de dinheiro público, traficantes, bandidos, assassinos, corruptos e todas as mazelas que estamos vivendo desde a era Collor? Qual a contribuição da democracia até agora????? Deixar a imprensa falar??? Liberdade de pensamento e expressão? E o povo morrer e sofrer d i a r i a m e n t e com tanta podridão e impunidade? É isso que merece nossos aplausos? Vivi na época da repressão militar. Andava tranqüilamente pelas ruas da grande cidade a qualquer hora livremente sem sofrer qualquer tipo de agressão, arrastão, seqüestro. Pelo menos para mim e todos à minha volta, a vida era segura. Tempos em que os muros da casas eram baixinhos, cerca elétrica, o que era isso???? Grades nas janelas, nem pensar! Bala perdida, somente quando alguma criançinha deixava o doce cair da sua mão…Seqüestro relâmpago… palavras desconhecidas!
    Confesso que já tenho saudades daqueles tempos!!!!

  81. juliano

    O crescimento economico d aChina se dá com a melhora das condições da população? Um trabalhador chines não tem direito trabalhista,não existe sindicato, os salários são irrisórios, há trabalho escravo de prisioneiros e presos políticos. A China só é competitiva economicamente porque não respeita os minimos direitos dos trabalhadores. Não me venham falar em crescimento economico sem melhoria das condições de vida da população. A democracia brasileira tem apenas vinte anos. Quer dizer que ela foi a responsavel por todos os problemas do Brasil? Não foi a ditatura com a divida externa, inflação, emprestimos, miulagres economicos, falta de recursos na educação? Antes o Brasil era uma Suiça, tá bom?Não dá pra aplaudir olimpiadas quando milhares estão nos poroes da ditatura chinesa. Agora mais uma guerra entre Russia e Georgia, mais de dois mil mortos, sofrimento na população, ninguem aprende nada memso….

  82. Targino Silva

    A criatividade humana independe do regime político. Homens são chamados a criar e dão o melhor de si. Questões políticas à parte. Foi magnífico, esplendoroso, majestoso, fantástico. Orgulhei-me da raça humana. Este é um mundo caótico, sem equações padronizadas, que vai do racional ao absurdo. Esse é o nosso mundo. As pessoas não vêem com os olhos, vêem com a compreensão, com a razão com a cultura, com a inteligência. É utopia achar que as pessoas devem ser iguais a nós, ou achar que devemos ser iguais a elas e acreditar nas mesmas coisas. Cada um é único. Por isso que esse mundo não é um paraíso. Se fosse seria a maior chatice.

  83. Sandra

    Geralmente as ditaduras caem porque começam a faltar comida e condições humanas minimamente dignas de vida. Diante das incertezas e do medo que a liberdade gera, muita gente pensa: se perdermos nossa liberdade, voltaremos a ter comida e segurança. Se as condições estão péssimas, por que nos tirando a liberdade de nos informar, protestar e cobrar a situação melhoraria? Qual a lógica disso?

  84. O CORVO

    Minha cara Yasmini, eu também vivi esse período, mas não concordo com você, muitas mazelas que hoje vivemos foram geradas naquela época – posso citar a Alemanha, Áustria, Escantinavia, e ate mesmo Portugal e Espanha – onde não ha ditadura evocê tem uma ótima qualidade de vida, quando estou por la ate me sinto estranho andando na madrugada sem o menor problema.
    Você esta muito inocente lá existe muita corrupção não ha como denunciar já falei nisso sobre a União Soviética foi só levantar o tapete que a merda apareceu.
    ABAIXO AS DITADURAS DE ESQUERDA E DE DIRAITA – YARA PARABÉNS PELO SEU COMENT´RIO.
    Yasmini, nada pessoal respeito a sua opinão, um abraço do Corvo.

  85. O CORVO

    FERANCINY, ESCREVA ALGUMA COISA, VOCÊ ´SABE SE COLOCAR COM ELEGÂNCIA E EDUCAÇÃO – GOSTEI DE VOCÊ.
    UM GRANDE ABRAÇO DO CORVO.

  86. Mau

    PONTO ALTO DO TEATRO OLIMPICO

    BUSH SE ENCONTRA COM PUTIN E LHE PEDE:

    _ Tire suas tropas da Georgia imediatamente.

    PUTIN RESPONDE:

    _ Não, a guerra vai começar…

    PRESIDENTE CHINES QUE PARECE UM FANTOCHE FALA:

    _respeitem o espírito olímpico.

    BUSH DÁ UMA GARGALHADA E DIZ:

    _não se intrometa em assuntos ocidentais otário…

    PUTIN FAZ UMA LIGAÇÃO DO CELULAR NA FRENTE DE TODOS NO ESTADIO DO NINHO CHINES…

    _Dimi, Dimi, sou eu, A GUERRA COMEÇOU

    A VOZ DE PUTIN FICA MAIS GROSSA QUE A DE LORD VADER, ELE NA VERDADE É UM SITH E POSSUI UM SABRE DE LUZ E UMA GARRAFA DE VODKA NOUTRA MÃO

    LULA PEDE APOIO PRA CHINA PRO RIO 2016

    BUSH MANDA LULA SE CALAR E DIZ:

    _Rio 2016 – que piada – Rio só se for 2100 se ainda tiver um Rio nessa terra

    A TOCHA FOI ACESA – UMA RODADA DE PUTAS TAILANDESAS PRA TODO MUNDO COMER.

  87. leia a primeira parte

  88. leia a primeira parte, do Gerald.

  89. O CORVO

    É isso ai juliano, crescimento não é igual a desenvolvimento.
    Mais essa merda de guerra entre a Rússia e a Georgia.

  90. Delei Duarte

    Gerald Tomas e’ um craque das artes e especialmente um AS das palavras, pois faz-nos parecer que os Estados Unidos, a Inglaterra e outros paises “desenvolvidos” sao o paraizo da paz e dos direitos humanos. Lendo seu texto eu quase acreditei que USA e Europa nao sao os mantenedores de todas as guerras, sejam estas ideologicas ou belicas. Lendo seu texto quase esqueci que a China ha apenas 70 nao fora invadida por uma orda de nacoes “civilizadas” sendo que estas chegaram aqui e simplesmente se apropriaram de bens e mataram pessoas e as viciaram em opio, prostituiram as chinesas, estruparam criancas, tudo em nome do “desenvolvimento”. Nao me lembro de nenhum texto seu criticando as Olimpiadas dos paises “civilizados”. Certamente porque aqueles sao os arautos da bondade e do politicamente correto. Sim! Gerald Thomas e’ um craque!

  91. Valéria

    CONTRERA: não é pra responder é pra receber! Que bom (sem sorvete) que viu!

  92. Valéria

    O blog do Alberto Guzik é maravilhoso. Mas não tô conseguindo deixar comentário lá, não tá abrindo, tá estranho, pelo menos pra mim! Isso já tem uns 3 dias…

    Entraçado, Gerald, eu ia perguntar sobre o Felipe e dei de cara com um link aqui do lado! Tá crescendo o número de links aqui. Posso sugerir um? O meu!
    Mentira, não tenho nem vou ter; mas sugiro um que descobri há pouco tempo (dei pra conhecer outros blogs, coisa que nunca fiz antes!): o do Sérgio Roveri, adorei. Pena que não tenho tanto tempo perto de um computador pra visitá-los com mais calma.

    Mas estas 15 mil cópias não foram apreendidas? E nas outras dez mil cópias, a retratação entrou???
    O que ele, Ruy Castro, pensa disso tudo hoje??? Já deu pra ele refletir sobre o que fez??? Ou ainda é muito pouco tempo pra completar a ruminação? Ou foi direto pro lixo sem passar por uma reciclagem??? Ele nunca te procurou depois, não se sentiu mal, Gerald??? Isso é um espanto.

    RUY CASTRO: vc já ouviu falar ou já leu o blog do Gerald? Ou ainda não ouviu falar? Será que alguém poderia falar com ele para ele finalmente ouvir falar desse blog???
    Caramba, o Gerald e o Reinaldo tiveram um briga histórica e resolveram aproximar ouvidos e se olhar nos olhos, mas o que faz vc, Ruy, um biógrafo (e do Nelson!) e jornalista quando tem uma “fonte” errada??? Deixa errado 15 mil cópias circulando por aí? Vai ver tomou ao pé da letra uma das críticas do Nelson, de que saiu no jornal, tá escrito, é verdade… E dá-lhe beijo no asfalto, ou na lama… Isso é amor à biografia ou ao jornalismo?

    Preciso dormir.

    Pra quem é pai de algum jeito: que tudo o que a gente fala e desabafa aqui vire ação na hora de se relacionar honesta e amorosamente com os filhos.

    inté

  93. YARA BELCHIOR - WWW.SALVEJORGE.COM

    PARA O CORVO – Agradeço a atenção das suas palavras, 10/08/2008, 00h20min. / http://WWW.YARABELCHIOR.COM.BR / http://WWW.SALVEJORGE.COM / http://WWW.INFONET.COM.BR/YARABELCHIOR

  94. estivison

    Comentário assertivo. Jogos políticos acontecem sempre.
    não quero ser chinês!!!!!

  95. Marden Bretas

    Loucura isso,realmente.Um biógrafo que gosta de aparentar uma pose enorme e fala como alguém que engoliu informação atrás de informação,não se dá ao trabalho de ouvir as fontes legítimas,num caso notório de precisar checar o mero falatório numa mesa de bar.É como se biografias fossem feitas de recortes de boatos e fofocas,no qual se pode transformar tragédias pessoais(sem considerar por nenhum momento todo o peso histórico que o Holocausto merece) em comédias histéricas em que se rir da falta mesmo de profundidade das coisas acaba virando a norma.Um jornalista,freqüentemente descrito nos jornais como o sujeito que modificou o jeito de fazer ressurgir vidas esquecidas no país da amnésia perpétua,tem a coragem de cometer uma cagada dessas,o povo precisa realmente bloquear todos os neurônios e se concentrar defronte da televisão e,de cada ponto no placar nas Olimpíadas,se achar o mais sortudos dos terráqueos,já que a escassez é imensa para encarar seus próprios fantasmas.

  96. yasmine

    INOCENTE OU NÃO VIVI TEMPOS MELHORES….tenho saudades deles. HOJE VIVO TRANCADA EM CASA, POIS NEM SAIR POSSO MAIS…A VIOLÊNCIA E A IMPUNIDADE NÃO DEIXAM. TUDO PIOROU A PARTIR DA ERA COLLOR… JÁ DEU TEMPO SUFICIENTE PARA ACABAR COM AS MAZELAS ORIGINADAS NO PASSADO… MAS, AO CONTRÁRIO, TUDO PIORA. MOSTRE-ME ALGO DE POSITIVO QUE A DEMOCRACIA APRESENTOU ALÉM DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO… TALVEZ MUDE O MEU MODO DE PENSAR….

  97. Targino Silva

    A mídia lembra constantemente o holocausto dos judeus. Quem lembra dos mortos de Stálin, Mao Setung . Kmer Vemelho, dos Armênios, dos Curdos, de Cartago, milhões de pessoas dizimadas. Seria importante perguntar: Por quem os sinos dobram? Como disse a criatividade independe o sistema de governo. Após a derrota na segunda guerra, a Alemanha teve toda a sua tecnologia transferida para os paises vencedores. Fabricas inteira foram desmontadas e levadas para Rússia e USA. Só não levaram o fusquinha porque acharam que não tinha futuro comercial. Cientistas alemães, transferidos para a Rússia e USA deram o start na corrida espacial . Os embriões foram as bombas voadoras V1 e V2. O foguete, Saturno V, que levou os americanos à lua, foi desenhado por Von Braun, cientista alemão da segunda guerra. É o mundo adverso que nos faz viver, criar, vencer todas as dificuldades.
    A vida começou na terra e vai se alastrar por todo o universo.

  98. Sergio Soares

    A Delei Duarte tem um ponto interessante pois eh verdade que por exemplo o Iraque foi invadido numa operacao conjunta entre Estados Unidos e Inglaterra. Obviamente a Inglaterra esperava recuperar um pouquinho da gloria passada de potencia imperialista pegando carona no PODER BELICO SUPERIOR dos EUA. Essa invasao foi feita por causa do petroleo e com a desculpa esfarrapada de que haviam armas de destruicao em massa que jamais foram encontradas. Os Iraquianos agradacem… A Inglaterra foi a potencia imperial do passado e atualmente sao invadidos pelos EUA.

  99. O CORVO

    Minha cara Yasmine, o Brasil ainta continua governado pelas velhas oligarquias, que serviram a ditadura, e agora servem a “democracia” travestida de bagunça e de guerra civil.
    Para piorar boa parte da esquerda festiva é quem esta no poder.
    Durante os governos militares é inegavel que ocorreu um crescimento enome do nosso PIB – (milagre brasileiro), parecido com o da China atual, mas não ocorreu o densenvolvimento, pois a riqueza nacional ficou nas mãos de poucos e ainda continua.
    Os muitos problemas que eram conjunturais se tornaram estruturais e não tem ninguem afim de colocar o dedo na ferida,
    DEMOCRACIA não é sinônimo de seguranças, assim como REPÚBLICA não é sinônimo de democracia.
    Eu quero um Brasil melhor – assim como você, mas sem ditadura.
    Yasmine isso não é provocação é dialogo, continuo respeitando a sua opinião.
    UM abraço do Corvo

  100. O CORVO

    Acabei de chegar da banca de jornal, fui comprar o primeiro volume da coleção Folha 50 anos de Bossa Nova, tem um porem o texto das mine biografias são do Ruy Castro – espero não encontrar nenha barbaridade nos textos.
    Outro dia li uma entrevista dele na revista encontro que circula aqui em BH e ele afirma que; ” depois de Fidel que é seu idolo a coisa mais importante ocorida na América Latina era o Chaves e que o terceiro mandato de Lula era totalmente legitimo pois era a vontade da maioria e é ai que esta verdadeira democracia”
    Agora eu vou curtir o T.Jobim e o Dick FarneY.

  101. Leonardo, Pirituba

    VALÉRIA,

    o que eu disse sobre as favelas, e que foi copiado pelo OZ (que deve ser um companheiro de cela), não representa o meu pensamento. Representa, sim, o pensamento de uma elite freyriana de esquerda e de direita que insiste em isolar as favelas e deixá-las na mão dos bandidos. Quanto ao Réveillon, devo dizer que você confirmou o meu argumento: nosso tribalismo serve exatamente para mascarar nossas desigualdades. Não sei por que você se revoltou, sem perceber que eu apenas discuti usando argumentos que estão aí, na nossa cara. Nossa situação é mesmo tristerrível.

  102. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, vou em busca de sangue fresco. Enquanto isso, mandem ver nos comentários. Libero assim que retornar

  103. Du

    O texto é sensacional, mas preciso dizer algumas coisas:
    1)Gerald, ainda existem jornalistas (poucos, é verdade) que, mesmo elogiando a olimpíada, não se esquecem dos problemas humanitários que existem na China, portanto, não são TODAS as pessoas que fecham os olhos para os problemas durante uma olimpíada.
    2)Sandra, pare de puxar o saco e falar bobagem(às vezes), acho que mesmo que a China tenha problemas, foi bom sediar a Olímpiada, TODO O MUNDO se viu obrigado a olhar para a China e discutir os inumeráveis problemas causados por um regime como o chinês.

    Acho que é isso.
    Ótimo blog!!

    Abraço Gerald!

    Obs:escrevi no meu blog, de uma forma piadista e debochada, é claro, sobre a falta de liberdade na china.

    http://durosetti.blogspot.com/2008/08/governo-chins-liberdade-merda.html

  104. Sandra

    Fico horrorizada só de pensar a quantidade de baixarias que o Gerald e o Vamp tiveram que descartar nesse último post.
    Em A Insustentável Leveza do Ser, que conta a história de pessoas vivendo na Tchecoslováquia sob ocupação russa, o personagem principal teve que escolher se colaborava com o regime e continuava trabalhando como médico, ou se recusava e virava limpador de janelas. O curioso é que seus colegas de trabalho torciam para que ele cedesse, e que não se mostrasse moralmente superior a eles.
    Imagino a quantidade de pessoas que trocaram profissões dignas para virar parasitas de blogs e, dessa forma, quebrar o ânimo de pessoas que outros consideram inconvenientes. Como devem se incomodar com pessoas que podem expressar livremente. Valeu a pena, por alma tão pequena?

  105. Sandra

    Valéria, a diferença é que o Reinaldo e o Gerald NÃO SÃO COVARDES!

  106. Sandra

    Feliz Dia dos Pais a todos os papais do blog!

  107. Sergio Soares

    Mas afinal, esse Vampiro de Curitiba eh mesmo o Dalton Trevisan??

  108. Zeca (in PARIS e longe do wi-fi)

    Ditadura na China?
    E aqui na Europa ou na America do Norte?
    Somos tao livres assim?
    Nao vejo diferenca entre o ultranacionalismo chines e o ultranacionalismo americano.
    Ver os Reporteres Sem Fronteiras berrando contra Beijing 2008 é e aquele bando de artistas com cara de diarreia participando da campanha da vontade de vomitar.
    Beijing comecou e muito bem comecado (ah, a Coca-Cola construiu aquele estadio olimpico e pelo que sei, a Coke ainda nao é Made in China).
    O que interessa agora é buscar patrocinio para os Jogos Olimpicos de Londres.
    O dinheiro certamente vira dos trilhardarios arabes.
    Vivemos num mundo de FAZ-DE-CONTAS.
    Isso sim é um NOJO!

  109. Zeca

    Ditadura na China?E aqui na Europa ou na America do Norte?
    Somos tao livres assim?Nao vejo diferenca entre o ultranacionalismo chines e o ultranacionalismo americano.
    Ver os Reporteres Sem Fronteiras berrando contra Beijing 2008 e aquele bando de artistas com cara de diarreia participando da campanha da vontade de vomitar. Beijing comecou e muito bem comecado (ah, a Coca-Cola construiu aquele estadio olimpico e pelo que sei, a Coke ainda nao é Made in China). O que interessa agora é buscar patrocinio para os Jogos Olimpicos de Londres. O dinheiro certamente vira dos trilhardarios arabes.
    Vivemos num mundo de FAZ-DE-CONTAS. Isso sim é um NOJO!

  110. Contrera

    o único cara aqui de quem eu concordo sem ler, embora tenha de ler depois para confirmar, é do Léo, de Pirituba, de quem sou admirador incondicional, e foda-se. ahahahaha
    contrera

  111. Valéria

    Leonardo:
    acho que não me fiz entender: nestas duas partes eu constatei e concordei com o que vc disse: que realmente há uma ausência (omissão) do Estado quanto às favelas ( e à saúde, à educação, segurança; e esquerda e direita fazem o mesmo, se é que ainda se possa falar nestes dois lados…) e que no Brasil há sim uma aparência similar,pois não estamos daquele jeito como aparece no réveillon.
    Discordei sim do termo “observam” etc, acho que não dá pra comparar neste ponto os dois povos nem pensar por aquele viés, pois a população é submetida a regimes diferentes (e ruins), mas lá há um totalitarismo declarado e HORROROSO, aqui há isso aí…
    Por ter ficado tudo junto e pelo tom de revolta e de perplexidade que imprimi, parece que isso foi dirigido contra tudo o que você disse, mas foi a situação que me deixou revoltada, ok?

  112. Valéria

    não sei por que as pessoas ligam de forma tão cristalizante a democracia com a vontade da maioria, e não com o bem-estar comum e a pluralidade e o direito das minorias… Tava na hora de as pessoas darem uma lida na Constituição, em algumas leis, sei lá… Principalmente esse tânatógrafo do Ruy Castro, reduzir a democracia à vontade da maioria (ok, ele estava falando de eleição, votos, mas um jornalista tem que ser mais articulado, ou não?), e o ídolo dele ser o Fidel CASTRO. Não tô falando?… O homem é fiel a uma mesma opinião, esta basta e é a verdade…

  113. caca

    essa Olimpíada é um verdadeiro show da aparência… o chineses colocando muros pra tapar suas favelas e prendendo pessoas civis dentron de casa pra que ninguém veja a realidade… é.. o espírito de porco olímpico deu a largada…

  114. caca

    essa Olimpíada é um verdadeiro show da aparência… o chineses colocando muros pra tapar suas favelas e prendendo pessoas dentro de suas casa pra que ninguém veja a realidade… é.. o espírito de porco olímpico deu a largada…

  115. caca

    oi Gerald ou moderador!! se for pra aprovar o comentário aprova só o segundo porque o primeiro tem alguns erros…
    obrigada
    bj
    caca

  116. Tene Cheba

    Li, isso só reforça o meu preconceito em relação aos autores best seller. Sim, tenho preconceitos e não me sentirei culpado, fiz análise, tô numa boa. Hitler, não foi uma farsa como muitos tentam impor, este foi a resultante de uma inconseqüencia coletiva, a manifestação da força líquida do preconceito, a materialização da estupidez, matar por matar, crianças, idosos, mulheres, homens, sem uma única possibilidade de defesa, a nítida covardia, uma singularidade somente ferida por Stálin.
    O povo alemão por mais que a civilização o isente, jamais conseguirá firmar uma convicção, sempre uma sombra difusa e nefasta aporrinhará sua existência.
    Meus preconceitos estão mais para pressentimentos. Amo o maravilhoso Ser Humano, uma obra prima, cujo o ponto culminante é a Mulher, um ser intrigante mas, um notável ser.
    Olimpíadas, lamento, entretanto, a teia de aranha já está acabada, e estamos todos dentro dela. Creio que a China, se não tiver um surto retardado de nacionalismo a lá Japão, tende a se democratizar, como diria o Caetano: “ou não?”.
    Eu assistir o filme sobre Garrincha, uma lamentável redução da linda História do Maneco. Faltou simplesmente tudo no filme, novamente lamento pela minha sinceridade.
    Iraque, sinto, não acredito que Bush&Tony Blair, não sabiam o que queriam, Iraque serve para muitas coisas, inclusive para sossegar, a quem eu temo de coração, o Putin. Com tanto cara ruim nesse mundo e o Osama foi cismar logo com o Bush. Esses nomes de provincias da pequena Moscou são intrigantes, imaginem quando a Ossétia resolver sair na porrada com a Tchetchênia, nossa, vai ser de arrepiar.

  117. leice

    Alguém poderia me dizer aonde há liberdade neste nosso mundo???

  118. O Vampiro de Curitiba

    Sandra, você citou Milan Kundera. Quando tiver uma oportuidade, leia também um outro livro dele, aqui no Brasil saiu como “A vida está em outro lugar”. Ele coloca de maneira genial o pensamento marxista, de rebanho, etc. Quem gosta de poesia é melhor não ler. Eu nunca mais conseguí ler um poema depois de ter lido esse livro.

  119. Sandra

    Mas Zeca, apesar de tudo, entre China e Europa, você escolheu Europa.

  120. mauro

    Sandra!!!
    Garota (ou véia) vc é D (d maiúsculo=demais)
    Vc é D Sandra!!!
    Vale a pena uma alma tão pequena???
    Não coloco nenhum comentário, esperando elogio seu ou de muitos daqui.Já disse para não elogiarem o Lula, pois elogios de vcs secam.
    Em vez de elogios a mim, ou a uns e outros, esperaria, que esclarecessem as suas contradições.Como asseclas do GT, o gnio, não teriam condições disto?

  121. mauro

    GT= Geraldo Tomás

  122. O Vampiro de Curitiba

    MB= Mauro bocó

  123. Sandra

    Du, eu acho o Gerald GENIAL. Acho que ele e o Reinaldo têm o dom da palavra, e eu admiro quem tem esse dom. Não preciso puxar o saco de ninguém, pois minha admiração é totalmente DESINTERESSADA. Mas, certamente, isso não é o que faria minha opinião sobre a China ser mais ou menos válida, não é mesmo?

    Isso posto, vamos à China.
    Precisamos de Olimpíadas para ver que aquele regime é aviltante? Quem o defende, defende aqui de longe… Podendo escolher um país para morar, escolhe EUA, algum país da Europa, e fica aproveitando as maravilhas do capitalismo enquanto prega aos OUTROS uma vida maravilhosa na China. Quer dizer: já sabíamos disso sem Olimpíadas, e não vamos piorar ou melhorar nossa visão a respeito dela por causa de Olimpiadas.

    Você assistiu ao filme Banquete Macabro, onde um grupo de jovens faz um banquete usando um caixão de outro jovem que assassinaram como mesa? Pois é: considero as Olimpíadas na China um banquete macabro. Quando disse que não gostaria que fossem realizadas ali, não estava pensando em termos utilitários.

  124. Sandra

    Mauro!!! Não era para dizer que você é um dos que!

  125. Sandra

    Vamp, valeu a dica! Semana que vem tem Bienal do Livro em Sampa. Semana de comprar livros!

  126. Tene Cheba

    China, tornou-se um país desesperado, não pode parar, com um bilhão e dois Brasil de gente, bala perdida por lá mata dezenas.Comem de tudo, mexeu vai para a panela.Querem se tornar uma superpotência, fanáticos, não vivem, trabalham muito, tanto que só de pensar já quero pedir as minhas férias. Mulheres estão se tornando escassas por lá, importam de países mais paupérrimos, Vietnan, Camboja, Laos e Coréia do Norte. São completamente viciados nos states, culturalmente, são donos milenares da arte monótona e repetitiva, do jeito que matam meninas, não sei como pensam em se procriar daqui a alguns anos.Crimes, que passam batidos pela nossa preponderante ONU.Matam em Darfur, matam em Ruanda, morrem no Zimbábue, explodem-se em Angola, extirpam no Egito e no Sudão também, a AIDS come a todos e o Ébola também, mas ninguém dá bola, dinheiro por lá não tem, tudo muito complicado, hostil e desestimulante, deixem que se fodam, depois veremos, se valer apena, montemos um discurso, e tomemos.

  127. Sandra

    Mauro, brilho não é seu forte, não?!

  128. Zeca

    Sandra, eu nao escolhi a Europa e adoraria passar uma temporada na China. Tenho um amigo frances que mora em Shangai e ele me disse que acessa o Google normalmente (sem restricao nenhuma). Ele me mandou um email chamado “Viva o Tibet livre”, so pra saber se a msg nao seria deletada e nao foi. A China nao é flor que se cheire, assim com os EUA, a Franca, a Inglaterra, etc. etc, fedem e muito! Precisamos é parar com esse papo furado de direitos humanos, que alias nada dizem sobre o homem e os seus direitos. Isso tudo é pretexto para reuniozinhas da ONU, de ONGs e o escambau. A fome e a miseria estao no mundo todo. Cadê os “direitos humanos”??? Essa “guerra” na Georgia agora!!! Cadê os “direitos humanos”? Sera que restou algo de HUMANO nos “direitos humanos”?

  129. Valéria

    DU:
    fiquei pensando no que vc escreveu: “acho que mesmo que a China tenha problemas, foi bom sediar a Olímpiada, TODO O MUNDO se viu obrigado a olhar para a China e discutir os inumeráveis problemas causados por um regime como o chinês”

    por este ângulo é interessante, mas seria melhor se a discussão não precisasse partir deste espetáculo e com esta maquiagem; ou: se não tivesse olimpíadas lá, não teria discussão, pelo seu ponto de vista, nunca? Ou: a discussão é justamente a aceitação da ditadura porque gera frutos, lucros, para os países democráticos? Já que em outras países ditos totalitários os mesmos países não aceitaram tamanha violência contra os direitos humanos e resolveram boicotar? A coisa ficou ruminando aqui dentro de mim… Obrigada.

    Vi em fotos a dor dos civis, na guerra entre Rússia e Geórgia; o sofrimento é seco, é o horror e a perplexidade no corpo-alma dessas pessoas; não tem como não lembrar de O Grito do Munch. É, estamos sempre entre-munchs.

  130. mauro

    EUA, é um país desperado, não pode parar, mas está parando, 30% da poulação já é obesa, o restante quer ser, não conseguem correr atrás de um frango, fazem qualquer coisa para satisfazer a sua cultura intestinal, produzem guerras para beneficiar a sua indústria armamementista, mantêem presos em guantânamo de maneira mais cruel e desumana, são capazes de criar e produzirem a mais alta tecnologia, mas nâo têem o menor pudor de consumiram produtos produzidos por mão de obra escrava em qualquer outra nação, produzem 45% do lixo da terra e não estão nem ai….e por aí vai. Mas, a pior produção americana são os americanófilos fanáticus, terrivel tipo de bactéria que prolifera no esgoto cultural.

  131. mauro

    …americanófilus fanáticus, como disse, é uma terível bactéria que prolifera no esgoto cultural e intelectual, onde habitam aquelas pessoas, já portadoras da Sindrome de Senzala, mal congênito para qual ainda não se conseguiu cura.

  132. Valéria

    Vamp, se vc ler “Homo Saccer” (do Giorgio Agamben) então… É produtivo pra este momento que estamos vivendo e o que estamos conversando aqui… É de calar e pensar.
    Este filósofo me fez pensar muito, ainda estou lendo mas há outros também… Traduzido pro Brasil tem: A linguagem e a morte; Estado de Exceção; Profanações; Infância e História; e Estâncias, a palavra e o fantasma na cultura ocidental;

    Mas poesia não tem como não ler, é o outro lado do mesmo lado…
    inté

  133. mauro

    …os portadores da Síndrome de Senzala, são aquêles seres que compõesm aquela legião de cegos admiradores, senten-se diferenciados apenas por admirarem o senhor, se o senhor diz: não comam manga com leite pois faz mal, êles não comem de jeito nenhum, acham tudo que o senhor faz belo e perfeito, o filho do senhor é o mais bonito…a filha é a mais formosa, necessitam êstes pobres seres, de proteção permanente, são ociosos por natureza. Dizem os espiritualistas, que quando desencarnam, vão para um inferno especial, onde nem , o mais afoito dos capetas passa perto.

  134. mauro

    … ainda sôbre os portadores da Síndrome de Senzala.Os portadores desta terrível anomalia, pelo visto, sofrem muito nesta e noutra vida. Fazem tudo para merecer o reconhecimento dos senhores, não o conseguindo, pois nasceram para serem servos, formam bandos para mutuamente se elogiarem, têem uma necessidade constante de serem reconhecidos, já ouvi falar de um, que comprou o espaço em um portal de internet, para lincar um blogue seu.

  135. Vera

    Horrível ! Quanto maior a pompa maior o horror! Foi assim que entendi a abertura dessas olimpíadas, que para falar a verdade, nem assisti, só ouvi falar e vi algumas imagens. O mesmo horror, da mesma pompa,do outro terror, que leva ao outro susto, o “biográfico” e a falta de memória das pessoas, dos biógrafos…Horrível. Saudades de LOVE.

  136. Márcio M

    GThomas, obrigado pelo reply. 🙂

    Os biógrafos escrevem coisas de amargar.. O próprio Ruy Castro escreveu que o Tom Jobim não quis comer a Brigitte Bardot..E como é que o Ruy Castro sabia que a Brigitte Bardot queria dar para o Tom Jobim?

    Tem também uma biógrafa norte-americana, na verdade, grega, a ARIANNA HUFFINGTON, ela biografou a vida da Maria Callas, que comparou a administração Bush ao teatro do absurdo:

    ”Listening to the Bush administration’s increasingly ridiculous attempts to spin the disastrous reality on the ground in Iraq, I’m wondering if they’ve hired the venerable messaging team of Ionesco, Beckett, and Genet. The theater of war meets the theater of the absurd.”
    Arianna Huffington

    😉

  137. Victor

    Embora goste de seus textos, confesso que a Fonte em temanho muito grande, preta, tem dificultado bastante a leitura.

  138. Sandra

    É impressão minha ou alguém já trocou de nick três vezes repetindo a mesma ladainha? Quero dizer, três vezes só com o mesmo estilo.

  139. Tene Cheba

    Todo Rei tem seus súditos, triste é o súdito que não tem Rei. Não se pode concordar nesse mundo, o melhor é arruinar, derrubar o Rei, e colocar os Príncipes em seu lugar. No mundo de hoje quem come o pão, é um criminoso, no mundo não, aqui nesse pedacinho de chão, lugar em que incapazes são guiados pelo mau gosto, pela má dicção, pela sintaxe medíocre dos que puderam e não quiseram. Foi- se o tempo em que buscar a cultura, ou a contra, eram evidentes sinais de melhora, hoje, o remorso por saber, pela linguagem não vasectomizada, é a culpa, o pecado mortal, a condenação e a penitência, por querer se construir melhor. Aplausos para as Modelos e Jogadores, em seus monólogos edificantes, “com certeza”, “vamos entrar para ganhar”, “estou analisando propostas”, palmas, muitas palmas.

  140. O Vampiro de Curitiba

    Valéria, obrigado pela dica. Confesso que não lí nada dele, mas vou procurar me interar.
    Beijo!

  141. O Vampiro de Curitiba

    Mauro, e quem é o dono da senzala? O Lula ou o Fidel?

  142. Tene Cheba

    Segundo o que eu leio a China investe pesado na educação e pesquisa cientifica. No Brasil, crianças, cujos os pais provavelmente, cairam na real e votaram no Lula, na quarta série, em várias capitais não sabem escrever, analfabetos. Tenho um funcionário, na empresa em que trabalho, inteligente, com o primeiro grau, e não sabe fazer uma conta de dividir ou multiplicar, aprendeu, na marra. Duro é ouvir o Lula, afirmar que o século XXI, será dominado pelo Brasil, nem com uma overdose de Dreher, dá para suportar.

  143. Sandra

    Ah! Esqueci de dois! Na verdade foram cinco nicks com o mesmo estilo, repetindo as mesmas ladainhas, com os exatos mesmos erros de ortografia. SÓ com o mesmo estilo! Com outro foram dois ou três. O divertido é quando dialogam entre si!

  144. Sergio Soares

    Vamp, voce eh o Dalton Trevisan??

  145. Sergio Soares

    Gerald eu conheco bem o estilo da Ariana Huffington, milhonaria foi candidata ao governo da California e perdeu feio para o Arnold Swazenneger… Bush eh uma bosta total, mas a triste realidade e que ele vendeu a guerra e o POVO AMERICANO OTARIO COMPROU
    A GUERRA DO IRAQUE, ELE CONCENVEU O POVO IGNORANTE DE QUE O SADDAM FOI RESPONSAVEL PELA QUEDA DAS TORRES GEMEAS E IRIA BOMBARDEAR O PAIS COM SUAS ARMAS DE DESTRUICAO EM MASSA. Depois o povo o consagrou votando nele para um segundo mandato. Eu estava na California quando se ensaiava o ataque a Bagdah e a verdade eh que grande parte das pessoas apoiava a invasao. Agora que a economia foi para as picas, a bolha do real state estourou, muita gente perdendo o emprego TODOS OS QUE APOIARAM AGORA SE DIZEM CONTRA MAS EH TARDE DEMAIS OTARIOS, A MERDA JA FOI FEITA!!

  146. O CORVO

    É duro ficar lendo tanta defesa e justificativas para as ditaduras, não sou inocente ao ponto de acretitar que EUA e a maioria dos países europeus são coniventes com os governos totalitários em troca de lucro – mas comparar o nivel de liberdade desses paises com ditaduras é ser totalmente cego e alienado.
    Não justifico o que os EUA aprontam pelo o mundo afora, mas dentro dos EUA as liderdades individuais funcionam ate mesmo para os que moram lá e não gostam do país.
    Aqui no Brasil temos de tudo – turtura, miséria, má distribuição de renda, desrespeiro aos direitos humanos em todos os niveis,
    corrupção politica, policial e econômica, temos uma Faixa de Gaza, uma Colina de Golan.
    Por outro lado temos ilhas de prosperidade, alta tecnologia, consumo de primeiro mundo, ensino de primeiro mundo, advogados com habeas corpus para todos os colarinhos brancos.
    Vamos discutir o Brasil, pois ao discuti-lo estamos discutindo o mundo.

  147. Contrera

    leice: liberdade há em nossas mentes, mas a gente em geral não a usa. este blog mostra, dentre outras coisas, tentar provar o contrário.

  148. mauro

    …novas descobertas sobre os hospedeiros do americanófillus fanáticus e portadores de Síndrome de Senzala.
    Cientistas do Crato, maiores conhecedores dêstes pobres seres, estudando uma colônia dos mesmos que mora no Brasil, concluiram que além de várias aberraçõe, há uma muito particular: como padecem de ociosidade crônica (preguiça, ou vagabundagem mesmo), passam o tempo todo lendo os mais inúteis folhetins, para exibiram seus conhecimentos(?) em páginas de menságens, na internet. Adoram procurar êrros gramaticais no que os outros escrevem, como se estes mesmos outros não deixssem êstes êrros, prpositadamente, para preencher-lhes o tempo, pois assim não fazem outras besteiras As de sexo feminino adoram chupar picolé de graselha, os masculinos, sentem uma grande alegria ao darem rosca para transeuntes.

  149. Sandra

    Zeca, seu comentário lembrou-me uma frase de meu pai: “Frio é bom, mas para turista”. Ele me contava que a colheita da azeitona era feita no inverno, e as azeitonas eram puxadas dos galhos das oliveiras com as mãos nuas, que ficavam dormentes com o contato com o gelo.
    Tudo isso para dizer que eu adoraria ir para a China, COMO TURISTA! Se fosse para morar, podendo escolher, preferiria Europa ou EUA.

  150. Sandra

    Vamp, você, para mim, é Vamp, que é como quer que o vejamos.

  151. Mau

    “Ai ai ai, ai de Mim, míseros restos”

    Com essas OLIMPIADAS – estou na dúvida – não sei se QUERIA SER O PHELPS ou ser CHINES

    São todos tão COMPETENTES

    PULVERIZAM MARCAS HISTORICAS…

    “ahhh esse grito grego que não sai da minha garganta”

  152. mauro

    outra descoberta interessante dos cientitstas do Crato Um membro do sexo feminino, em profundo estado de disritimia mental, ao ler uma página de menságens num bloguinho, da web, chegou estarrecida a conclusão, que alguém estava postando com 5 nicks, quando na verdade era apenas um, e esta é membro efetivo e, me parece, com grande crédito nesta colônia.
    Supoem, os cientistas, que já é um sintoma terminal. A colônia pode a qualquer momento entrar em processo de auto-destruição.

  153. Leonardo, Pirituba

    O mendigo é um proscrito

    Homo Sacer, do Agamben… o que eu comentei a respeito das proscrições, e que foi copiado, pode ser encontrado nesse livro. Porque a proscrição é a expulsão do lobisomen: lobisomen somos nós, os cidadãos à margem, gente que, no Brasil, não corresponde ao perfil idealizado pelo capital e, por isso, não precisa da proteção das instituições modernas. Para que me entendam: o conceito de homem sacro repousa no entendimento de que há uma vida que não merece a proteção estatal e que, precisamente por essa razão, pode ser aniquilada por qualquer um. Daí os mendigos serem queimados impunemente nas ruas: como o Dantas e o Gilmar Mendes são pessoas com um perfil que interessa ao capital (empresário e jurista, respectivamente), as instituições os defendem, quando provocadas a tanto; como os mendigos não são empresários ou juristas, e não possuem lugar privilegiado nem na produção de bens nem na movimentação de capitais, são PROSCRITOS, LOBISOMENS, seres que podem ser mortos, senão com anuência estatal, com a omissão propositadamente negligente de nossas instituições públicas.

  154. Carlos, EX-BLOGUEIRO

    Curiosíssimo: há trinta anos os brasileiros detonavam tudo que vinha da antiga União Soviética. Se era Russo, se era daquele lado, era do mal. A filial dos EUA na América do Sul, ou seja, o Brasil, vibrava com Rambo detonando russo, com espião que falava essa língua linda chamada inglês destruindo os malvados comedores de criancinha que falavam aquela língua estranha e feia cheia de skovsky, zkisnki, kokoskis, kiskiskis…
    Qualquer semelhança com a propaganda anti-Soviética dos nossos colonizadores americanos é mera coincidência…o Brasil tinha VOZ PRÓPRIA!!! Simplesmente detestava os Soviéticos porque o Brasil detesta quem come criancinha.

    Mas o vilão mudou. Não, não são os árabes. ERA pra ser. Mas já ficou provado que com um pouco de política de terror no mundo fica fácil esmagar os árabes e classificá-los como sub-raça. Qualquer guerra covarde pode ser justificada a partir de agora. Ou seja, árabes são cartas fora do baralho.

    Mas eu perguntaria pro Brasileiro, esse de voz própria, quem seria o grande vilão?
    Não, a França apoiou um genocídio em pleno final de século, um genocídio que eliminou quase UM MILHAO de vidas em três meses. Mas peraí? Como ficariam os livros de francês jogados pelo esgoto pelos próprios franceses mas que servem de comida pras universidades brasileiras se chafurdarem. Oras, deixemos os franceses em paz com seus genocídios. Afinal, um genocídio alimentado por armas compradas pelo governo francês não deve ser tão cruel assim.

    Precisamos de um vilão de verdade, um realmente cruel. Então o brasileiro de voz própria olha pros seus colonizadores mais uma vez pra pedir auxílio. E o que vê?? Vê seus ídolos maiores em plena decadência sendo dia após dia engolidos pelo grande vilão, a China! Eis portanto!! Encontramos o vilão!! Os maiores massacres da história da humanidade tem que ter sido cometidos pelos chineses. Eles investem bilhões em educação, mas é pra COMER as crianças depois, juntamente com carne de cachorro como vocês bem disseram!!! Os maiores atentados aos direitos humanos??? CLARO que são os chineses!!! Veja a história da maioria das grandes nações desse planeta: são histórias santificadas, todas sempre lutaram pela paz e pelos direitos humanos!!! A Inglaterra, em 2012, vai ser o símbolo da Nação que jamais invadiu, jamais cometeu atrocidades, jamais assassinou comunidades inteiras, jamais usou e abusou de outros povos. Londres em 2012 será a vitória da PAZ e mais uma vez…dos DIREITOS HUMANOS.
    As olimpíadas eram pra ser um esporte sem competição, só assim o esporte tem sentido!!! Sabemos que a ARTE É TÃO BELA porque NÃO HÁ COMPETICAO! Nas ARTES, TODOS ESTAO UNIDOS DO SEU LADO. NINGuÉM COMPETE COM NINGuÉM… É AMOR, AMOR, AMOR….e é assim que o esporte deveria ser!! Competição é coisa que só existe nessa porcaria chamada Olimpíadas. E se é na China então…mais horrível ainda!!!

    AO ZECA: o teu “””problema””” é justamente esse: você conhece gente na China mandando emails de protesto contra a ocupação no Tibet, acessando google, vivendo normalmente. Eu não só conheço chineses, mas divido um apartamento com dois. Sim, existem inúmeros problemas sérios…eles fritaram meu cachorro e comeram até os olhos com molho de soja….mas só conheço três lugares totalmente abençoado por “”Deus”” e sem problemas: o Rio de Janeiro, a Avenida Paulista, esse monumento maravilhoso de liderança, esse ícone de celebração ao trabalho e à eficiência humana, e a cidade de Curitiba, a verdadeira capital da camaradagem e nobreza mundial.

  155. gthomas

    Mauro, um ser doente…coitado! nao consegue sair desse blog.

    Bem, estou de volta a NY…..3 e meia da manha…viagem cansativa. British Airways perdendo bagagem….Esse Terminal 5 – mal comecou a funcionar, e ja funciona MAL –
    O lado novayorkino da BA sem comentarios: esteira de bagagens NAO FUNCIONA!!!!!
    Quarto mundo total
    estou exausto
    leio tudo amanha
    vamp , obrigado pela mediacao.

    acho que agora teremos que introduzir filtros contra mauro-chatos tambem.
    LOVE
    G

  156. O CORVO

    Por favor, menos filtro, temos de ver todos os lados – olha a liberdade de opinar e ate mesmo de tomar partido – tirando as ofensas pessoais temos de conviver com o contraditório.
    Não sou advogado de ninguem e ate detesto algumas opiniões, mas tento conviver com elas.
    Abraços do Corvo.

  157. Sandra

    MAURO!!!! Não era para dizer que era você!!!!!

    Brilho, realmente, não é seu forte!!!!

  158. Sandra

    Filho – Pai, qual é sua profissão?

    Parasita de Blog – Profissão?

    Filho – É, pai! Seu trabalho!

    PB – Papai é… escritor!

    Filho – Nossa!!!! O que você escreve? Livros? Revistas? Posso ler?

    PB – Não… Papai escreve… Em blog… Na Internet…

    Filho – UAU… Posso ler? Vou mostrar para todos os meus amigos! Você teve que estudar muito, pai?

    PB – Não… Papai é uma espécie de agente secreto.

    Filho – É, pai? Aposto que você usa uma arma, e atira em vilões assassinos cruéis!!!!

    PB (empolgado) – Não! Mas há várias maneiras de derrubar um vilão!!! Escrevendo coisas que deixam ele mal, por exemplo!

    Filho – Posso ver?

    PB – Claro! É esse aqui, ó!

    Filho – Mas o moço não parece mau… Parece até que ele está triste… Está falando da mãe dele. O que foi que ele fez? Matou alguém?

    PB – Não, meu filho, mas…

    Ele não gosta do Brasil…

    Gosta de música estrangeira…

    Não gosta de capoeira…

    Gosta de comida do Mac…

    Tudo bem, meu filho, eu sei que você também gosta do Mac e de música estrangeira, mas é diferente,… Além disso, papai tem que pagar as contas…

    Filho – Tá bom! Não disse nada.

  159. Sandra

    Carlos, desde a década de 80 aprendemos nas escolas que os vilões do mundo são os EUA. Eles fritam o planeta com efeito estufa e poluição. A China e leste europeu não. Eles matam civis inocentes. A Rússia não. Eles violam os direitos humanos. Rússia, China, Coréia, Cuba e similares não, porque o fazem em nome do bem maior – para os outros – porque nós dispensamos.

    Que fique claro que não gosto de gente que destrói outros povos , principalmente, seu próprio povo, mas detesto ainda mais quem faz isso em nome da “causa” e em nome de Deus.

  160. Glorinha

    destruição, não há melhor ou pior… e nunca terão uma causa justa, nunca

  161. Sandra

    Corvo, é que a gente já está lendo os comentários filtrados, com opiniões contraditórias civilizadas. Mas imagine o que o Gerald e o Vamp devem ter lido de baixarias nesses dois últimos posts, ainda mais que o Gerald estava fragilizado. Devem ter pensado: agora é o momento! “Judeuzinho, volta para o campo” deve ter sido só um aperitivo. Devem ter incluído também toda a família dele nas ofensas. Nem todo o mundo debate como você: argumentando brilhantemente.

  162. O Vampiro de Curitiba

    Embora sejam chatíssimas, eu gosto de permitir as opiniões de pessoas como o tal de Mauro para sabermos como pensa essa gente. Mauro, confesse: Que Cuba, que nada! O seu sonho é viver nos EUA! Só não faça como alguns “ex-blogueiros” que, em não conseguindo se destacar com sua mediocridade nos EUA, começam a criticar o modo de vida americano. Se não gostam de Mac Donald’s, que vão comer cachorro frito na China, oras.

  163. Flavio Marzano

    Falando de males e maus, e MAO? Como pode ser esquecido nessa ? O último imperador amarelo…

  164. Glorinha

    opinião sempre traz algo à ser pensado, mesmo quando é uma crítica contrária. o que não dá pra aguentar é quando isso vai indo para o contexto pessoal no sentido mais “podre” da palavra.

  165. Leonardo, Pirituba

    Estou com o Corvo. menos filtro e mais liberdade. Se há ofensas, os comentários devem ser tirados. Se há discussão de perspectivas contraditórias, que o contraditório predomine neste blog, porque, do contrário, seremos como o MAO, e também como o Bernardinho (técnico do Vôlei). Não queremos que o blog tenha cara de Bernardinho, sujeito autoritário que se deixa levar por “desgastes pessoais” em momentos que, convenhamos, a pessoalidade não deve contar. Mas o que digo? Estou no Brasil, terra onde as pessoas adoram um deus chamado Bernardinho, que ironiza as discussões e, com apoio da Globo, pune os atletas que ousaram divergir. Aqui, só o cacique tem voz.

    Menos filtro e mais liberdade. A palavra do contraditório não é o princípio do processo civil em uma república democrática?

  166. gthomas

    Ok CORVO, seus pedidos sempre serao atendidos
    Sandra: OTIMO teu dialogo do menino com o pail
    Flavio; Ja falei tanto do MAO no artigo “Somos made in China” ha tres blogs atras, que nao achei relevante traze-lo a tona novamente”

    Preciso ler o comentario do Carlos pra entender a resposta da Sandra pra ele.

    Estou podre de exaustao: e ainda tenho que recuperar a bagagem que a Britisih Airways LOST, thank you very much
    LOVE
    G
    as 9 da manha, horario NY

  167. Kurt

    Engraçado, como tudo, lentamente, vai se deteriorando.

  168. O CORVO

    Minha cara Sandra, ofensas pessoais, baixarias, proselitismo a favor de teorias nazistas devem ser filtradas e banidas.
    Gostei muito do dialogo do pai com o filho, da para refletir muita coisa.
    Esse negocio de escutar nas escolas que as ditaduras de esquerda atuam pelo bem do coletivo é duro já comprei muita briga por causa disso inclusive com ex colegas.
    Quando os lutadores de box cubanos foram devolvidos rapidamente pelo ministro do Lula muita gente bateu palmas não se falou mais neles, devem estar mofando em alguma prisão.
    A mais ou menos dois anos o embeixador do Brasil em Cuba – Tilben Santiago ex padre operário, justificou a execução de dois cubanos, qual seu terrivel crime? não querer mais morar em Cuba.
    Minha cara Sandra não perca tempo respondendo algumas pessoas, pois você fica os colocando em evidência e é isso que eles querem.

  169. Sandra

    Discordo, Leonardo. Liberdade acaba onde começa a do outro. Ninguém tem liberdade de entrar em sua casa, quebrar suas coisas, bater em sua família e matar seu cachorro. O Gerald sempre aceitou idéias divergentes. Mas desde quando “judeuzinho volta para o campo” é expressão de liberdade?
    Há pessoas pagas para derrubar blogs: Enchê-los de ofensas ao dono do blog e aos outros comentaristas, tentando intimidá-los, até que ninguém tenha mais coragem de revidar, com medo dos insultos, e eles acabam tomando o espaço, e acabando com ele. Divergência inteligente é sempre saudável, mas o Gerald não precisa aceitar no blog dele o que não aceitamos em nossa casa.

  170. O CORVO

    Ola meu caro GThomas, você tem o direito de colocar ordem nesse emaranhado do opiniões ofensivas e principalmente resgardar a sua pessoa e de seus familiares – a minha opinião reflete o pensamento que o Vampiro publicou as 9,30h.
    Agradeço a sua gentileza com a minha pessoa, um grande abraço do Corvo.

  171. Oi, Gerald, imperdível: tão colocando os diários de Orwell em formato de blog:

    http://orwelldiaries.wordpress.com/

  172. Sandra

    Corvo, já tomei muita porrada da vida. Tenho a casca grossa. Bjs.

  173. O Vampiro de Curitiba

    Sobre liberação de comentários: As divergências serão bem vindas. A preocupação do Gerald, e, acredito, da maioria dos leitores, é quanto ao uso de palavrões, ataques pessoais e baixarias do gênero… Ninguém (ao menos aqueles que têm um mínimo de sanidade mental) entra num blog para ler comentários que têm o único objetivo de dizer que este ou aquele é “bicha” ou “viado” ou “dejeto”… Estes não entrarão enquanto eu estiver moderando.

  174. Sandra

    …casca grossa e soco inglês.

    Não vou me calar.

  175. Kurt

    cu, só tem duas letras, acredito que não seja um palavrão.

  176. Kurt

    olha esse palavrão:

    Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

  177. O CORVO

    É isso ai Sandra, continue combativa, mas sem dar munição para os desclassificados – eles se nutrem das qualidades alheias.

  178. Leonardo, Pirituba

    SANDRA,

    acho que você não leu direito. Eu disse que, com exceção dos comentários ofensivos, deve predominar o princípio do contraditório. Sem misunderstandings, por favor. Parece até vontade de distorcer as palavras dos outros colocar as coisas da forma como você colocou a meu respeito. A moderação serve para filtrar ofensas, expressões cheias de ódio e preconceito, e não para fazer controle ideológico. Acho que o blog do Gerald tem esse perfil, e é muito diferente de blogs em que NINGUÉM PODE TER OPINIÃO DIFERENTE DA DO BLOGUEIRO E DE SEUS ASSECLAS, o que, reitero, não é e não poderá ser o caso aqui.

  179. Leonardo, Pirituba

    Afinal, os blogs estão ou não tentando gerar um novo tipo de assembléia, uma nova forma de expor democraticamente as idéias? Isto aqui é INTERNET GRÁTIS, é tentativa de debater a coisa com gente da mais alta qualidade. Por isso estamos aqui, debatendo em torno das idéias do Gerald, e não em qualquer lugar.

    É um novo tipo de comunhão, de orgia. Sandra, pode vir com seu soco inglês. Nas orgias sempre há alguém querendo levar umas palmadas.

  180. aninomyous

    Sempre há divergências, que coisa! :S pelo jeito há quem goste de ver a ‘dita’ dura…hahahaha…mas durezas à parte, gosto muito das Olimpíadas, a origem delas (disse origem e não orgia) lá nos mitos onde Hercules a utiliza no monte Olimpo para substituir as guerras…embora no início eles se matavam também, onde o boxe tinha tiras de couro no lugar das luvas, e uma porrada valia tanto quanto uma chicotada e para não haverem empates ambos ficavam frente a frente se espancando até um cair…parece que nos primórdios teve até um campeão-defunto…explico: enquanto ele torcia o pé do oponente na luta livre, o oponente virou-se e torceu também…mas torceu foi o pescoço dele…hahaha…não teve graça 😦 mas foi vero!
    Atualmente precisamos mesmo de mais autonomia, a descentralização, com um controle mais eficaz dos gastos públicos, por que será que os Governos Comunistas querem tanto manter o poder? por que há tanta intolerância? dindin meus caros, dindin…e a China vai pelo mesmo caminho da extinta URSS mas esperamos todos que eles demonstrem mais sabedoria oriental e menos guerras…que as Olimpiadas abram caminho para nossos herois do Olimpo e que eles dêem o exemplo de que a guerra não é um entorpecente do tipo Pão e Circo dos Romanos mas sim um movimento de inclusão social e política.

  181. Du

    Oi Valéria,

    legal que tenha gostado do comentário!
    Não é que eu ache que os problemas na China nunca seriam discutidos sem a Olimpíada, o fato é que os jogos trouxeram a atenção para esses problemas, de uma forma muito mais forte.
    Quantas notícias chegam aqui no Brasil, por exemplo, HOJE falando dos problemas do governo chinês?? Agora você consegue lembrar quantas notícias de abuso do governo chinês chegavam pra gente bem antes desse papo de Olimpíada??
    Com a chegada da Olimpíada, países puderam protestar, ameaçaram boicotar os jogos, TODOS OS DIAS chegam novas notícias de problemas ambientais, liberdade de expressão, condições desumanas de trabalho……
    E ainda temos os jornalistas que reclamam diariamente dos problemas que encontram para se comunicar com os seus países de origem.

    Bom, pra finalizar, acho que a oportunidade foi bacana também para o povo Chinês, que tem a oportunidade de participar de um evento desses e, quem sabe, a partir das críticas contra a China algo possa mudar, não é?

    Abraço

  182. aninomyous

    Gostaria que incluissem novas modalidades nas Olimpíadas…
    luta de mulheres semi-nuas no Gel…
    …Vale-Tudo entre candidatos a cargos politicos, valendo tudo mesmo!
    …campeonato de cuspe e arrotos…
    …guerra de palavrões, afinal os palavrões estão já tão batidos que tem até musiquinha, qualquer criançola já fala (mesmo sem saber o porquê) e ficou tão batido que nem graça tem mais.
    hahahaha.

  183. Sandra

    Leonardo, quando você diz “menos filtro e mais liberdade” entendi que o filtro que tínhamos era demais, e disse que o que estavam sendo filtrados eram já eram os comentários ofensivos, como o que vimos nos posts antes da moderação.

    Eu pratico artes marciais. Não bato em ninguém com soco inglês A MENOS QUE seja agredida.

    Com quem discute em alto nível, eu procuro manter o mesmo nível de discussão.

  184. Mau

    CARLOS, explique esse lance “OS SEUS AMIGOS CHINESES FRITARAM SEU CACHORRO” ????????????????????????

    AH, EU LI SEU COMENTÁRIO LÁ NO BLOG CARLOS – OBRIGADO…

    MAS SE FOSSE COMIGO, EU AFOGAVA O CHINES NA PRIVADA E DAVA DESCARGA

    NA MINHA PASTORA ALEMA NINGUEM ENCOSTA – ATE PQ ELA É ANTISOCIAL E TEM UMA MORDIDA DE 250 KG

    LINDA, LINDA, LINDA, MINHA FEMEA PREFERIDA NO MUNDO

  185. aninomyous

    Dizem que de 666 em 666 anos surge um anti-cristo…o último foi o Hitler, foi? não sei não! acho que as ideias deste demônio andam muito frescas ainda nos de espírito de porco!…porco como bem sabem é um ser sem espírito na religião…não joguem perolas aos porcos.

  186. aninomyous

    Errata:> “que as Olimpiadas abram caminho para nossos herois do Olimpo e que eles dêem o exemplo de que a guerra não é um entorpecente do tipo Pão e Circo dos Romanos mas sim um movimento de inclusão social e política.”

    Guerra Esportiva, meus caros, no Esporte.

  187. Sandra

    Leonardo, eu li direito seu comentário, como você sugeriu, e não achei “com exceção dos comentários ofensivos” . Mas vou entender que você quis dizer isso. Vou considerar seus últimos comentários como explicação adicional.

  188. aninomyous

    tualmente precisamos mesmo de mais autonomia, a descentralização, com um controle mais eficaz dos gastos públicos, mas de tal forma integrada que exista sim uma Globalização, onde os cidadãos de bem possam ser reconhecidos em qualquer canto do planeta, onde um médico o seja em qualquer canto também, assim com qualquer profissional, com a Humanidade livre de fronteiras mas ao mesmo tempo dona de seu destino, sem demagogia ou hipocrisia entregando o poder público ao povo e retirando ele do dinheiro excuso…como no ditado “o dinheiro é um péssimo patrão mas um excelente empregado” o povo tem que tomar o controle do dinheiro, descentralizando e deixando transparente, pois o obscuro e sombrio esconde armadilhas e perigos, sendo que pelo dinheiro se arranca o couro dos cidadãos mas pelos cidadãos o dinheiro poderia ser um ‘bem’ empregado.

  189. aninomyous

    Ops…errata: dinheiro escuso, retirando o dinheiro escuso do poder público e entregando ele transparente à Administração….Utopia!

  190. Sandra

    Mau, quer que eu te ensine a improvisar um soco inglês com molho de chaves? Eu usava quando tinha que pegar ônibus-trem-trem-trem-ônibus. Se a mordida da sua pastora falhar, é sempre um recurso.

  191. Gustavo

    Em países subdesenvolvidos, como o Brasil, manter a democracia pode ter um custo social muito elevado. É claro que em um sistema como o da China existem deficiências, mas acontece que uma democracia capitalista em países do terceiro mundo tem mais injustiças ainda. Na verdade a China optou por uma maior igualdade social, em detrimento da liberdade individual. Faço uma pergunta: Qual é a liberdade que um menino muito pobre, morador de uma favela carioca?

  192. O CORVO

    Meu caro Aninomyous, não se preocupe com o nº 666 isso é bobagem – Se Hitler foi o último anti-cristo e o Stalin, Franco e outros menos votados, fila é grande.
    Não existe demônio isso é criação do próprio homem para justificar o seu comprtamento bestial.

  193. Sandra

    Gustavo, ditadura é homogeneizar pela miséria.
    Grande parte dos chineses morreu de fome e inanição durante a Revolução Cultural. Por que calar um povo faria com que ele não passasse fome? Por que alguém iria se preocupar em resolver meu problema se eu não puder me defender? Se fosse assim, para que serviria um PROCON?

  194. Sandra

    O que quer dizer que a democracia tem um custo social elevado? Por que a democracia custa caro? Por que a ditadura é mais barata?

  195. A Olimpíada sempre foi uma grande mentira, desde o tempo de Roma, e nunca ajudará a humanidade em nada, por isso deve ser afasta, como toda e qualquer mentirá imposta por um força governamental.
    A liberdade plena da humanidade só será alcançada através da verdade, busque a verdade, e ela te libertará (Jesus Cristo disse isto, pelo menos me falaram que foi ele). Mas o que é a verdade ? Para mim a verdade é simples, hoje quando olhamos para o céu temos a certeza que não existe nada vivo à milhões de anos luz. Hoje temos certeza que os negros matam, os brancos matam, os amarelos e os vermelhos então nem se fala. Não existe raça melhor ou pior, existem valores individuais, que quando aparecem, ou morrem na cruz ,ou morrem com um bala enfiada na cabeça, ou ainda, se entorpecem e são chamados de alcoolatras, drogados pelo resto de suas vidas, por viverem em um mundo que não podem compreender. O que os chineses fazem, os alemãs também fazem. Os judeus na antiguidade matavam as tribos que conquistavam e não perdoavam mulheres, crianças ou velhos, matavam todos, na atualidade continuam matando seus vizinhos palestinos.
    Não somos nem anjos, nem demônios. Somos simplesmente os únicos seres racionais da terra, e como todos as outras especies de seres viventes existente na terra, se nos coagem atacamos, para nos defender matamos (alguns de nós matam por prazer, mas para mim estes não são seres humanos, são demônios e deviam ser excluídos da terra para um plano celeste o mais breve possível). Além disto, estamos sozinhos no universo conhecido. E ficamos cada vez mais sozinhos devido aos valores egoístas impostos Capitalismo, talvez daí venha os outros males como drogados que matam a mãe, pais que matam filhos, mercadores do futuro que escravizam nações vendendo o sonho de consumo em troca da felicidade momentânea.
    E eu …, eu sou apenas mais um hipócrita drogado e alcoolatra cuspindo meus conceitos ideológicos que não ajudaram mundar porra nenhuma.

  196. juliano

    Por que a igualdade social não pode andar junto com a liberdade individual?Nunca entendi os socialistas nesse ponto, tem de optar?. Será que realmente há essa igualdade social na China?Não sei, não existe sindicatos, imprensa livre,nada que não seja a versão do governo. Agora alguem quer trabalhar no sistema chinês? Sem direitos trabalhistas, horas extras, sindicatos, salarios minguados, alguém encara isso? Empresários chineses tendo lucros exorbitantes sem dividir com os trabalhadores. Crescimento sem desenvolvimento social na minha opinião não serve.Não somos animais, nao queremos só comida, queremos liberdade, cultura,arte, tudo. Não existe caminho possivel sem a democracia e as liberdades sociais. Além do mais a China deixou de ser socialista há tempos e pratica um capitalismo de Estado desumano. Incrivel como há uma grande parte da população, de esquerda ou direita, que defende ditaduras. Vocês só escrevem nesse blog graças a democracia, se não nem teriam acesso a internet.

  197. Elton, um manifesto.

    Antes de tudo, são todos idiotas. Vocês, a humanidade, a fimose do Fidel Castro e quem mais acreditar em Natal, supositórios e que mulheres com muito buço vão arrumar maridos.
    O óbvio é o que sobra quando a gordura do esmegma das superstições que cobre a glande da certeza iluminada é retirada pela vulva da perspicácia. Simples assim, tão claro como o fato de que, se o Cebolinha falasse o nome do ator Paulo César Grande, alguém muito pervertido ficaria excitado.

    Tenho um certo transtorno obsessivo compulsivo, desde que mudei de vida, com glandes, prepúcios e pelinhas que cobrem tudo isso. Para que a pelinha? Isso eu nunca entendi. E ela tem um freiozinho feito de mais pelinha. E a boquinha do pênis? E se pintarmos com nanquim preto e colocar uma rodinha aqui e outra ali, ao mexer a boquinha do pênis, tudo vai parecer um Mickey Mouse. Principalmente se a glande tiver algumas roséolas sifilíticas. Mas isso é tergisversação para chegar ao principal, e eu me perco um pouco, principalmente quando estamos perto das Festas Sagradas do Povo Nazca. Tempo bom de moral pujante que nunca mais voltará, graças a liberais efeminados e emaconhados.

    Isso resume claramente o que vocês devem fazer. Ajam rápido em nome de Deus. Pelas crianças. Pela pátria, senão por outra coisa.
    Ah, Não? Fodam-se então.

  198. Gustavo

    Sandra, você não entendeu. Quando disse que a democracia tem um custo social muito elevado significa que em um país como o Brasil, onde grande da população é ignorante e incapaz de escolher seus líderes e lutar pelos seus direitos, um sistema democrático captalista servirá apenas para aumentar a desigualdade existente entre ricos e pobres. Este é o custo social a que me refiro. Ñão somos uma Finlândia, nosso país, Sandra, não é composto em sua maioria de pessoas como nós, capazes de procurar o PROCON, de escolher bem seus governantes; entendeu?

  199. Sandra

    “E eu …, eu sou apenas mais um hipócrita drogado e alcoolatra cuspindo meus conceitos ideológicos que não ajudaram mundar porra nenhuma.”

    Não, Rodrigo. Pelo seu comentário, você é extremamente sensível. Procure ajuda. Não se destrua.

  200. aninomyous

    “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”…a Sociedade é um sonho, precisa entrar em uníssono para que se torne realidade…uma criança favelada do Rio de Janeiro não tem liberdade porque há ausência do Poder Público, também por isso existem guerras de quadrilhas e o chamado Poder Paralelo, o cidadão agora paga imposto para o estado, e também para a milícia, mesmo achando que não paga ao Estado, quando compra Arroz, feijão ou o que for, no preço de qualquer produto está incluso 40% em média de imposto Governamental, o abandono destas crianças torna a Sociedade injusta, afinal elas param de sonhar junto com a sociedade, abandonados pelo Estado são adotados por outros, que também não tem interesses Sociais! isso precisa mudar e não é derrubando tudo que se conseguirá isso! A Lei diz que o Estado tem o Dever de assumir Educação, Habitação, Estudo, Saúde e etc. nos direitos do Cidadão…mas infiltrados no Estado estão a bandidagem, que desvia tudo destas metas em seus interesses escusos…isso é o que eu falava! que não adianta se drogar ou encher a cara pois não há fuga, e que a revolução armada apenas retirará do povo a última coisa que lhe resta, que é algum direito sobre o patrimônio, e em uma revolução ninguém é dono nem de sí! que dirá patrimônio ou algo que o valha…privacidade, e outros direitos que ainda são respeitados.
    Ou a Cultura revoluciona resgatando os valores certos, não a cultura do avesso ou das dúvidas inescrupulosas, ou ela municiará os que desejam levar tudo à banca rota por alguns dolares…se vc se droga e aliena estará favorecendo os que desviam e roubam seus direitos, e se vc acha que vale mais à pena perder seus direitos do que lutar por eles com a razão, então é melhor viver bebado e drogado mesmo assim não vê o que perdeu.

  201. Leonardo, Pirituba

    SANDRA TO CONTIGO E NÃO ABRO

    a Sandra compreendeu sim. eu também. você deveria pensar que a democracia deve ter o seu custo coberto, custe o que custar. nada paga os efeitos desastrosos de uma ditadura. nada repõe as vidas que os tiranos exterminam. o que deve predominar é investimento pesado nas fundações da democracia: educação, emprego, saúde. os governos devem investir pesado nesses fundamentos, ou as democracias se tornam impossíveis e, por isso, degeneram em ditaduras. aliás, é precisamente o conhecimento dessas manobras de degeneração de um país que possibilitam a sobrevinda das ditaduras: quando os governantes se recusam a investir nos setores básicos, são eles (e seus asseclas) que provocam um abiente propício para a ditadura.

    GUSTAVO LEIA GIORGIO AGAMBEN INTEIRO, FAZ FAVOR.

    SANDRA, BEIJINHO NA SUA MÃO, PRINCESA.

  202. Sandra

    Que quer dizer “grande da população é ignorante e incapaz de escolher seus líderes”? Isso quer dizer que eu, iluminada, boa, justa, dona da verdade, que sei o que é melhor para todos, devo escolher para eles. E, de preferência, um ditador, pois, se eles não gostarem, não poderão reclamar, já que a opinião deles é irrelevante.

    E a solução é não ter o PROCON?

  203. aninomyous

    A cultura do Avesso, a transgressão, a inversão de valores, o descaso, etc. tudo isso alimenta o prejuíso Comum, mas não é no Comunismo que se adquire algum direito, é preciso sim um Sistema que funcione, sem lobbys políticos para sucatear a saúde em prol de planos particulares, nem lobbys para ferrar a Segurança Pùblica em nome da Privada, nem a destruição do Ensino público para se vender ensino particular…isso tudo é Dever do Estado! se não se pode contar com ele de que adianta vc correr a um procon? se vc é explorado em um trabalho e entra com um processo no TRT e vc ganha, tem que esperar 1 geração para receber seus direitos, 10 a 20 anos para receber um direito trabalhista, mas as contas vencem mensalmente, os bancos cobram juros iguais aos agiotas, os alimentos sobem quase que semanalmente…cade a jusitça?

  204. Sandra

    Juliano, acho que a idéia é: liberdade para mim, que sou iluminada, e ditadura para quem constestar minha iluminação.

  205. aninomyous

    Cadê a justiça? eu quis dizer no final…ela precisa estar mais presente, porque se os impostos não dão treguas, se os bancos cobram 200 a 400% de juros em dinheiro mas retornam 0,1% nas aplicações, obvio que o Governo terá Superávit, logico que os Bancos vão quebrar recordes, mas também é lógico que eles trabalham apenas para sí e que também estão quebrando com a sociedade, digam-se as crianças abandonadas, os trabalhadores jogados à informalidade e explorados sem direito a recorrer e quando recorrem MORREM antes de ver o resultado de suas conquistas…mais fácil pegarem drogas e pinga na esquina não éh? depois os dementes dominam o que resta da sociedade, loucos se impõem pela morte, violência e imoralidade…parabéns a todos! desculpa criada pelo Homem é se dizer um animal que não tem nada divino, é se entegar ao desculpismo de que moral e ética são imposições de algum monstro, e entregar-se à desmoralização e exploração de sí próprios, o Homem é o predador de sua própria espécie, pobre tolo se pensa que por sua crença pessoal Deus o deixará impune assim como ele se julga imune ao mal que perpetua.

  206. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, lá em cima tem post novo de Gerald!

  207. Para Contrera, Vamp, Gerald Thomas e quem mais se interessar em ler.
    Como estás no momento Contrera?Tua demonstrada e afirmada por GT mutante condição de humor me obriga a ser cauteloso. Li teu comentário lá atrás onde se falou de fundamentalismo.Meus parabéns não te acrescentariam nada.Prefiro dizer que gostei e principalmente que entendi perfeitamente a lógica dos teus pensamentos e concordo em tudo.
    Vamp. Podes notar que já estou me acostumando com este novo e agradável convívio neste blog. Te digo isto considerando que por aqui fui ficando e ficarei devido no inicio teres me dado um empurrão quando eu vacilei ao perceber que estava entrando em área que me parecia estranha.
    Senhor Gerald Thomas. Na seção da qual estou recordando eu fiquei e ainda estou como o de entrada nº216.Tem lá a minha resposta a tua chamada.Leia por favor.Obrigado.
    Explico agora porque te chamei de senhor. Prometo que só o fiz e não repetirei. não repetirei porque sei que não vais gostar deste tratamento e também porque eu tenho 67 anos e se houver um senhor entre nó dois certamente seria eu,Também não gosto deste tratamento até porque ele me lembra que já estou mais para lá do que para cá.Pois bem.O termo de tratamento eu usei porque lendo esta seção onde reavivas o ocorrido com tua mãe e a tua avó.alem de emocionante foi um quanto basta para tirar minhas duvidas e fez com que eliminasse qualquer empecilho para decidir se gosto ou não de Gerald Thomas.Gerald veja como é este mundo.No passado eu me juntei aos críticos que reprovaram a tua atitude de mostrar a bunda no palco.Hoje e principalmente após esta estória da tua avó eu acho que foi pouco o que você fez.Não sei bem o que te revoltou naquela ocasião.Talvez a incompreensão da platéia?! Ou o desrespeito pela obra de tua autoria!! Sei lá. Nem de teatro eu entendo.Mas de explosão por maldades não totalmente absorvidas por desatinos e desaforos passados eu entendo muito bem.Por isto o tratamento inicial.Por ter apenas mostrado o traseiro.Pelo que tua avó passou,tua mãe sofreu e você ainda deve guardar ressentimentos eu acho que não deverias ter apenas mostrado a bunda.Devias é e literalmente ter cagado no palco.Acabas de ganhar um fã.De agora em diante sou GT desde criancinha.Obrigado e fique com Deus quem quiser.Eu estou sempre com Ele.Obrigado.
    Pacheco.

  208. O Vampiro de Curitiba

    Grande Pachecão!
    Abraço!

  209. Vamp.
    Não é soberba nem nada. Este Pachecão me agrada simplesmente porque desde que eu entrei na Marinha e durante todos estes anos assim eu sou tratado.Não sou gordo nem alto demais.Tenho 1,74 metros descalço e peso agora na velhice de 78 kilos.O Pachecão no inicio eu nem sei porque me trataram.Deve ser porque sempre me prestei a ser alegre e não deixar nada me perturbar.Ou talvez porque eu na realidade tenho um coração tipo fusca.Sempre cabe mais um se vier em paz e amor.Caso contrário a repulsa sempre será também no aumentativo.Portanto:
    Um enorme abraço; Vampirão.
    Pacheco.

  210. Franciny Chequer Gonzalez

    Ola Corvo, obrigado pelo elogio também adoro suas colocações também, mas e verdade o demonio não existe, o céu e o inferno e o que fazemos das nossas vidas, e como vivemos, sabe se faz o bem recebe o bem e vice versa, essa coisas de fazer o bem por reino do céu eu quero o da vida enquanto estou viva, sabe Corvo não fique chateado com os ataques, pois cada um pode contestar mas as pessoas tem que pensar antes de escrever, pois não há necessidade de ofensas ou palavroes

    beijos Corvo

  211. Franciny Chequer Gonzalez

    Meu Deus Mauro, segura estes seus dedinhos vc pode dizer as coisas dar opiniões, mas se vc quer ser respeitado, tem que respeitar também a opinião dos outros,vc me parece uma pessoa inteligente, debater não e atacar, Sandra homens e mulheres não são iguais, tenho o casco grosso, a mulher e um ser mais divinal ela pode gerar, ele dá uma outra vida a terra, vc não precisa ficar batendo boca, seus comentarios sao otimos, e vc e iluminada mas, não pode deixar ser atingida assim por tolos pobre coitados que acham que ofender e debater, isso e falta de cultura, agora na minha humilde opinião foi bom que os jogos fossem na China, nós não podemos excluir ninguem ou nenhum pais independente da sua forma de governo, temos que primeiramente pensar nas pessoas, porque querendo ou não as aberturas e tudo mais que está acontecendo na China está trazendo a eles um pouco de alegria e até esperança que um dia haja uma grande mudança nessa grande nação que tem muita historia no passado quanto para o futuro, e Mauro não fique chateado comigo, mas contenha as palavras torpes e as alfinetadas pois isso não leva ao debate inteligente mas sim trocas de farpas, e vc me parece uma pessoa que sabe debater com inteligencia só tem que saber respeitar. beijos em vc muro espero que vc não saia do blog, nem deixe de postar, e vc Sandra continue essa mulher forte beijos ao Vamp um dia será canonizado

  212. Sandra

    Desculpe-me, Franciny, mas eu respondo gentileza com gentileza, e grossura com grossura. Só quando as grossuras ficam tão repetitivas, tão sem originalidade, que o cérebro começa a bloquear, pois começam a virar spam.

  213. Gustavo

    Sandra, só lamento você não diferenciar a ditadura de esquerda da de direita. O enfoque é completamente diferente, na verdade o mundo perdeu e muito com o fim da URSS. Em um primeiro momento na história do socialismo foi a solução encontrada para colocar em prática a teoria marxista, e quem fez isso primeiro foi Stalin;

  214. Sandra

    Gustavo, eu as diferencio sim. As de esquerda são do bem, justas, elevadas, cheias de bons ideais, e, portanto, incontestáveis e com licença para matar.
    Odeio assassinos, mas os que me dão verdadeiros engulhos são os que posam de santos.

  215. Antonio

    Nossa, quanta revolta com as Olimpíadas. A China sempre foi assim. Agora as Olimpíadas vira bode expiatório. Alguém aí em cima perguntou para os atletas se eles estão preocupados que as olimpíadas sejam na China, Estdos Unidos, Brasil, no inferno? O que vocês querem, o fim do esporte. Aliás a China não tem nada a ver com isso. Ela é o que é por causa dos mesmos filhos da p… de todos os lugares: os políticos. Para os Estados Unidos, democracia é quando eles mandam em todo o mundo; ditadura é quando alguém tenta mandar neles.

  216. Antonio

    Gerald,
    esse blog ja dá pra ser medido por metro e não por visita.ahahahahah

  217. Antonio

    Nossa, onde estão todos?

  218. Gerald
    Olimpíadas na China é de uma inbecilidade, mas os interesses econômicos prevalecem sempre não é?
    E pior que a abertura foi a narração do Galvão Bueno a todo momento dizendo: se a China é assim ou assado é o modo de vida deles, não é problema nosso… nojo… nojo… nojo…

    “As tragédias dos outros são sempre de uma banalidade exasperante.” ( Oscar Wilde )

    Forte abraço sempre.

  219. esse site é uma borcaria uma descraça

  220. esse sie é uma borcaria

  221. osmar

    seu folgado
    vai ganhar seu dinheiro no iraque
    suma de sao paulo
    espertinho
    o rei dos factoides
    espero que um caminhao cheio de esterco passe por cima de voce
    idiota metido a intelectual

  222. osmar

    sem comentarios

  223. Isabela Guglielmetti

    Oi, Gerald…. Acabo de detectar uma depressão pós-férias. Seu texto só me faz ter mais certeza que minha vontade é sumir! Nos vemos amanhã? Não? Nos falamos. Bjs,

  224. antonio jesus silva

    REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !

    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criou-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndio descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história do nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argnetina,Boliviana, Peruana,Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma , não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma,Rafael Correa, Fernado lugo,
    Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva osTrabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.Movimento Revolucionario Socialista QUILOMBOLIVARIANO
    http://vivachavezviva.blogspot.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s