Olimpíadas: O Nada Admirável Mundo Novo está sendo Construído na CHINA: até Gilberto Gil deveria se mudar pra CHINA

Londres – SE eu soubesse que escrever CRITICAMENTE a respeito do (ex) ministro da Cultura rendesse tantos comentários (329) e tantos acessos ao BLOG… eu não teria escrito sobre outra pessoa desde o dia UM, mas infelizmente a vida continua e o mundo roda…..

Aqui eu publico algo parecido com uma matéria que saiu em “Tendências e Debates” (Folha de S Paulo) no ano passado chamada “Os EUA são made in China”

O Mundo is “made in China”

Não sei se Mao Tse-tung está revoltado, rebolando ou sorrindo no túmulo. Sua China virou uma indústria de imitações de plástico de ultima qualidade!

As Olimpíadas estão pra acontecer. O mundo estará parado olhando e… E o quê? Mais uma vez a China conquista as atenções! Mas dessa vez pelos motivos que fariam a “revolução cultural” de 1949 paracer uma brincadeira de ‘Mao” gosto. O país mandarin que enterrou a cultura hunan, sceshuan, mongol, manchuria e tibetana atrai milhões de espectadores de uma olimpíada mais parecida com a de 1936 na Alemanha de Hitler sob as bandeiras do Terceiro Reich!

NÃO SEI se Mao Tse-tung está revoltado, rebolando ou simplesmente sorrindo no túmulo. Sua Revolução Cultural acabou dando numa enorme fábrica poluente e de produtos de quinta categoria. A sua China virou uma indústria de imitações de plástico ou uma enorme versão das Chinatowns de Nova York e de Los Angeles. E os trabalhadores? Ah, sim, 3 dólares por dia, claro! 

Mas esses produtos estão acabando com os EUA e com outros países do Ocidente, literalmente. Para cada máquina de café “made in China” ou edredom fabricado lá, para cada tênis Nike ou o que você imaginar, um trabalhador americano está no olho da rua. Num futuro próximo, será um trabalhador brasileiro. O nome disso, aqui nos EUA, é “outsourcing“, ou seja, empregos que foram exportados pra países de terceiro mundo a custo 60% mais barato. Aliás, o termo  “terceiro mundo”, pra quem não sabe, is made in China. Foi Mao quem o cunhou.

O problema da China é bem mais grave que o “outsourcing” da força trabalhadora que foi para o México, para a Índia ou para as Filipinas. Lá tem a exploração, mas não benefícios, como seguro de saúde, aposentadoria, etc..

Depois de tantos surtos epidêmicos do E.coli do espinafre colhido na Califórnia, e tomates que mandaram gente para o cemitério e centenas para os hospitais, parcialmente por causa da “higiene (ou falta dela) dos mexicanos ilegais que fazem a colheita” -o que está entre aspas é citação do Center for Desease Control-, o mais recente escândalo assombrando a Food and Drug Administration são os produtos de origem na China: peixes cultivados em rios poluídos, camarões cultivados em tanques, (alguns são vendidos em supermercados brasileiros! Pasmem!), até pasta de dentes e outros que já chegam contaminados com uma substância tão tóxica que o próprio Departamento de Saúde da China a baniu faz cinco anos (o FDA a baniu faz 25 anos).

Esse produto é algo parecido com o “antifreeze” que se coloca nos radiadores dos carros no inverno. Uma substância marciana gosmenta, uma meleca verde que não permite que a água congele. 

E parece que esse anticongelante em pequenas proporções permite que os peixes continuem vivos em rios, riachos ou tanques altamente poluídos. Idem para os crustáceos. E como a base da pasta de dentes é igual para todas, o governo americano se viu obrigado a alertar o público: cuidado ao comprar a sua pasta de dentes. (isso também é válido para o Brasil, mas o Ministério da Saúde jamais se pronunciou sobre isso!)

Mas, cuidado como, meu Deus? 

O que fazzzzeeeeerrrr????? A situação é tão grave que o equivalente ao secretário de Saúde da China foi sentenciado à morte!! E foi mesmo!  A China reconhece a gravidade da situação. 

Existe uma proposta de lei em uma gaveta do Congresso em Washington DC que obrigaria o fabricante a colocar não somente o país de origem do produto mas também detalhes como “esse produto contém ingredientes originários da China”. Mas, porque o lobby é forte e a China é a número um na “trader’s list” (os EUA vendem partes de automóveis, partes de software, partes de tudo, inclusive armamentos bélicos -pasmem-, que são devolvidos para cá a troco de centavos), essa proposta de lei não sai da gaveta. Então, como tomar cuidado? 

Entrei nesses dias na loja Bed, Bath & Beyond e tudo ou quase tudo é fabricado na China. Sendo muitíssimo honesto comigo, o gerente da seção de máquinas de café falou sobre a da Krup, originalmente fabricada na Alemanha (e sobre o liquidificador Hamilton Beach): “Não prestam. Não compre: em três semanas entrarão em curto ou a tampa voará ou a água sairá por baixo”. E, em voz baixa: “Vejo, pela tua aparência, que posso confiar em você. Também participei das passeatas contra a Guerra do Vietnã”. Me senti um velho idiota e imbecil!

Quase ao sair da loja, passei na seção de bengalas. Mas me lembrei que bengala deve vir de Bengal, na Índia e… Bem, lá se vai mais uma história. 

Dia desses, tentei comprar uma camisa branca simples, dessas com botão, por que a que eu tenho rasgou depois de cinco anos de uso (ainda feita nos EUA). Já havia notado que a minha Levi’s nova era “made in China”, o tecido está fino demais, feita para durar, no máximo, um ano (e olhe lá!) e continuei a caminhar. A loja Gap inteira é “made in China”! Fui para a loja Banana Republic (dos mesmos donos). Igual: quase tudo vem da China. 

Meu Deus, o coração começou a pulsar como se eu fosse um personagem num filme de Stanley Kubrick, pronto a ser detido por ter visto algo que não deveria, de olhos bem abertos ou bem fechados -ou algo entre um e outro, sei lá. 

Como estava fazendo quase 40 graus à sombra, nesse verão novayorkino doido, fui buscar abrigo numa loja de porcelana (em inglês, porcelana chama-se “china”). Fui olhar o rótulo de um dos produtos de “china” (com o “c” minúsculo) e o vaso era feito na Turquia. UFA! (Alívio temporário). 

Ainda hei de achar aqui neste país algo, além de Bush e McCain e Obama (não, seu pai é do Kenya!) que são fabricados nos EUA. Juro que vou. Nesse meio tempo, passei na loja Kinkos (hum, que nome suspeito), que se especializou em fotocópia e internet e são parceiros da Fedex, e encomendei um carimbo temporário para estampar nas testas dos transeuntes: “Nós, feitos na Terra (em caracteres chineses), “are made in China’“. Quem sabe dessa forma não seremos mais, digamos, entendidos como commodities e menos como seres humanos, já que essa raça está mesmo em extinção!

“Democracia do proletariado”??? Bem, vamos ver: certos autores ocidentais considerados de esquerda e que escreviam CONTRA o sistema, digo o NOSSO sistema BURROcrático ou BiGBrotheriano: como Franz Kafka (Processo, Castelo) ou George Orwell (1984), por exemplo, são BANIDOS na China. Estranho, não?

Beethoven, sim, o compositor… o Ludwig, o da Pastoral (Sexta sinfonia) ou a Nona (hoje o hino da Europa Unida): também BANIDO. A lista de livros e músicas e COISAS banidas na CHINA não caberiam no seu HD, a não ser, é claro, que ele fosse made in China.

GERALD THOMAS a favor do boicote! E a favor da libertação do TIBET.

CUIDADO: ATÉ OS TERREMOTOS DE HOJE PODEM SER UMA CONSPIRAÇÃO MAO-METANA!!!! PARA ACABAR COM O ESPORTE MUNDIAL E DOMINAR O ATLETISMO NO MUNDO: VEJAM O BUNKER QUE ELES CONSTRUIRAM LÁ PRA SEQUESTRAR AS CELEBS!!!!! SERÃO ENTERRADAS VIVAS JUNTAS COM A IDEOLOGIA COMUNISTA! Adeus Karl Marx… Adeus Engels e Lenin… Adeuuuuussss!!!!!

Obrigado, Vamp, na edição!

Comentário glorioso (entre MUITOS gloriosos):

02/08/2008 – 20:01Enviado por: Tene Cheba “Se os chineses resolverem beber uma Coca Cola por dia, ora vejam só, os americanos ficaram na saudade, e Marx terá um gozo infinito, que em oposição a Freud, complicou o mundo de vez. A próxima guerra, a Grande, Deus nos livre, será por causa da Coca Cola, uma sangrenta guerra entre os EUA e a China, pela primazia de produzi -la.
Gosto de Marte, lá não tem efeito estufa, não tem florestas, não tem ursinhos pandas, não tem ártico e nem antártico, não tem buraco, não tem você e nem eu, não tem ninguém, porra nenhuma, eu vou prá lá, pelo menos não vou pirar, Marte é lindo, límpido, tem água, tem gelo, em se plantando tudo dar, tem que dar.”

Advertisements

205 Comments

Filed under artigos

205 responses to “Olimpíadas: O Nada Admirável Mundo Novo está sendo Construído na CHINA: até Gilberto Gil deveria se mudar pra CHINA

  1. Sandra

    Kafca e Orwell eu entendo, mas Beethoven???

    AMEI AS TAGS!!!!!!

  2. Sandra

    Kafka!!!!! Já consertei!!!!!!!!

  3. Sandra

    Grande artigo, Gerald!

  4. Contrera

    os capitais que investem na china não são apenas nem principalmente chineses, bem entendido. ou seja, quem cria toda essa situação são os próprios países que amargam seus prejuízos na população.
    contrera

  5. O Vampiro de Curitiba

    O Vampirão também é favor do boicote! E a favor da libertação do TIBET!

  6. gthomas

    Sandra: Beethoven provavelmente porque era SURDO!

    as proibicoes sao TANTAS que isso aqui viraria um texto absurdo: realmente nao existe uma logica per se (acho, quem sou eu…)…mas Verdi eh banido….MOzart nao eh banido….

    Mendelson nao eh banido\
    Chopin e Brahms nao sao banidos
    Wagner eh PARCIALMENTE banido (PARCIFAL nao pode ser performado e o ANEL nem pensar!!!!)
    LOVE
    G
    existem sites que se especializam nisso
    amanha eu coloco o link no ar

  7. Sandra

    Porque era surdo… É! Faz sentido…

  8. Sandra

    A China é outro país que consegue ser “melhor” que a caricatura.
    É uma afronta as Olimpíadas serem ali.

    Já não me assusto com Kafka, Gerald. Há realidades mais assustadoras.

  9. Sandra

    “Sua Revolução Cultural acabou dando numa enorme fábrica poluente e de produtos de quinta categoria.”

    Toda corrente pra frente acaba em algo parecido.

  10. Gerald,

    Adorei o artigo, só não sei quem é o Gilberto Gil que você citou no título, pois nunca ouvi falar… Quem é ele? Nossa, show o que você falou sobre a pasta de dentes, pois me fez lembrar do longa-metragem Teoria da Conspiração em que a personagem Jerry Fletcher (Mel Gibson) falava de certas substâncias encontradas na pasta de dentes que nos deixa sem vontade de agir e lutar pelos nossos direitos. Outra coisa interessante citada neste longa foi a obra O Apanhador no Campo de Centeio, algo relacionado com Lee Harvey Oswald e Mark David Chapman. Meu amigo, cadê o NACHTERGAELE?…(rsrs) Ah, pode deixar, não se preocupe, este ano estou deixando um pouco de lado o cinema e entrevistando escritores brasileiros (conhecidos e principalmente não conhecidos) pois a mídia brasileira não abre espaço para nós escritores nacionais, pois preferem os que carregam sobrenome e sotaque estrangeiro, o Paulo Coelho (que tanto quero entrevistar) é uma exceção, talvez porque não mora mais no Brasil.

    um GRANDE abraço,

    .

  11. gthomas

    Pois eh, Ademir,,,,,Bem, o Gil esta mesmo eh aqui no artigo aqui embaixo….. Vou te mandar um arrtigo que escrevi pro Caderno MAIS no inicio do ano (vc deve ter lido) sobre o filme “The Killing of John Lennon”, nao?
    LOVE
    G

  12. Liz

    Só se a China fosse o nono circulo do inferno, aí sim, Gilbert Vil deveria se mudar para lá. Ele consegue ser pior que todos as imitações de plástico com o já citado carimbo! Já penso nas letras que surgiriam a partir de tal contexto… BLARGH!

  13. Ademir Pascale

    Legal, quero ler sim o artigo que escreveu para o Caderno MAIS. Acabei de ler o outro artigo que cita o Gilberto Gil e finalmente descobri quem era o nosso ministro da cultura, valeu. Vou mandar um e-mail p/ você com um link de um artigo que escrevi ano passado com temas interessantes, como: ” O Homem realmente esteve na lua?”, “Hitler não suicidou-se”, “JFK e a Conspiração “, “Área 51 e 52” e algo relacionado com liberdade e Empire State.

    valeuuuuuu,
    .

  14. Gozado, que essa posição de potência da China abala fortemente a teoria da conspiração.

    Ou vai ver… ela (a teoria) também é algo criado pelos chineses…

    Mas que dá medo dá.

    E o ocidente se boicotando… íncrível ver o notório quando ele não é notório ainda…

    Aliás, tenho a impressão que a China sempre foi mesmo um mundo à parte. Que agora talvez possa querer o resto do mundo…, nem que simbolicamente.

  15. ViniciusB

    ” If I lived in China I’d have some Chinese children
    If I lived in China I’d have some Chinese children
    Well out of my toes my little black baby grows
    And that’s my fact

    […]

    Now if I lived in Russia, I’d have some Chinese children
    If I lived in Prussia, I’d have some Chinese children
    Well if I lived in India, they’d still be Chinese children uh huh
    And out my toes my little blue baby grows
    And that’s another fact

    […]
    Now if I lived in my land, which I do, I’d still have Chinese children
    And if I lived in Iceland, I’d still have Chinese children
    […]
    Well if I lived in Thailand, I’d have some Chinese children
    Well if I lived in Japan, I’d still have Chinese children
    If I lived in this land, if I lived in that land, uh huh
    And up from my lungs and standing on my tongue
    My little blue baby sung

    Yeah if I lived in Brooklyn, I’d still have Chinese children
    Yeah if I lived in Oakland, they’d still be Chinese children
    Oh if I was an engine yeah, if I was an engine, uh huh
    Whatever I do they’re Chinese through and through, uh huh

    Well I got Chinese children
    I got Chinese children…”
    (Chinese Children – song by devendra banhart)

  16. gthomas

    But if I lived in China i’d probably have some Pakistany children!!!
    LOVE
    G

  17. Pancho Cappeletti

    Ta começando a parecer que os EUA são o mocinho da história, como se eles não exploracem e fossem injustos e ditadores com suas políticas externas.
    Agora…agora é a fez da China, nothing to do – ni iun ien chin. Os primeiros mundistas tiveram sua chance, agora aguenta os amarelos MADE IN CHINA.

    Antigamente as mães davam o nome de Madinusa (madeinusa) a sua filha, isto é fato…agora vai virar Madinchina.

    p.

  18. Sandra

    Quando ouvi falar em Revolução Cultural (não foi na escola. Na década de 80, a escola ensinava que comunismo era lindo, e começou achar que ensinar cidadania era melhor do que matemática), achei que era um grande movimento pela educação, não a valorização da mediocridade.

    Vemos agora as conseqüências, tanto da Revolução Cultural na China como da troca do ensino de matemática pelo de cidadania no Brasil.

    O pior é que se “Toda alma que se eleva, eleva o mundo” (Elizabeth Leseur), todo o país que quer emburrecer arrasta o mundo para baixo.

  19. Sandra

    Gerald, menino, como tem gente boa escrevendo no seu blog!!!

    Eu, que sou do:

    se A então B (1)
    se B então C (2)

    De (1) e (2):
    Se A então C c.q.d.

    estou babando!

  20. Sandra, nós vivemos sob várias revoluções que levam a um mesmo estado (de espírito): o do terror.

  21. Paulo Gaeta

    Um detalhe interessante desse jogo de trading entre Estados Unidos e China eh o fato da China investir a maior parte dos bilhoes de dolares de superavit de comercio que tem em relacao aos EUA
    em titulos do tesouro americano, entao na verdade a economia americana atualmente eh refem da China. Se eles resolvessem mudar o seu portfolio de investimentos causariam o colapso total da economia americana.

  22. mesmo o comunismo, como antítese do capitalismo.
    mesmo o capitalismo como desculpa para um crescimento para poucos (comparando em proporções).
    mesmo a miséria como único símbolo da liberdade.

    tudo terror.

  23. Sandra

    Ana, por isso desconfio de toda corrente pra frente. Principalmente daquelas que me propõem saídas fáceis e inquestionáveis.

  24. Pronto, o Paulo Gaeta já me antenou: volto à velha e boa teoria da conspiração. Caixa/ Cara = EUA – Cofre/ Coroa = Inglaterra.

  25. é, Sandra, quando a esmola é muita o mendigo, que geralmente é santo mesmo, desconfia.

  26. Sérgio Franck

    Os produtos chineses podem até ser falsificados, mas a ambição do gigante de olhinhos puxados é autêntica. Interessa à China ratificar-se como uma potência a qualquer custo. Propaganda é a alma do negócio. Mostre ao mundo capitalista onde jorra oportudinades e os olhos obesos, umbigos enormes, estes estarão por lá a reivindicar seus dividendos. Mao para os países realmente pobres. Estes veem a gigantesca tempestade de poeira a tomar aquilo que eles ainda possuem para crescerem.

    Mao sorri para os afogados no mar vermelho e diz zombeteiro:

    O Mao só quer ver o seu povo bem.

  27. O Vampiro de Curitiba

    Não deixa de ser curioso o que aconteceu na China. Era uma ditadura sob todos os aspectos: social, político e econômico. A economia ficou livre, mais selvagem que em muito país ocidental. (E por isso vem crescendo fantasticamente). Mas politicamente é a pior ditadura do Mundo. Partido único, sem liberdade alguma, perseguição, prisões, etc., (como em todo regime socialista ou comunista). Ou seja, não tem como ficar pior! Sem contar que lá não tem loiras, nem morenas e nem ruivas. É a visão do Inferno!

  28. gthomas

    Pancho: acho que vc nao pegou o “jist” da coisa. Tudo bem. Cada pais pode ter a sua vez mesmo. Mas….
    ah….
    voce diz fez..
    eu li fezes

    vc ta certo
    LOVE
    G

  29. gthomas

    Tem mais Pancho: em questao: DIREITOS HUMANOS
    1- a China NUNCA respeitou…vc talvez nao se lembre do ACIDENTE de Tieneman Square….(A Praca da Paz Celestial)

    2- Ate hoje existe acesso restrito a informacao!

    3 – Pra se poder Viver na china…
    ah nao vou explicar, Se vc nao sabe VOLTA PRO KEPLAO E PERGUNTA PRO ANDRE LUIS!!!!!

  30. Mau

    Falando em China vi ontem – O Ultimo Imperador

    Cada chinesa linda do filme, eu me mudava pra cidade proibida e ficava lá até o mundo explodir…

  31. O Vampiro de Curitiba

    Pancho, tá certo, você é um grande ator e tal… Mas que porra é essa de mocinho e bandido da história? Outra: Nunca ví ninguém com o nome “Madinusa”? Já ví “Valdicleide”, “Zeferina”, “Alice Land Roover” e outras baixarias do tipo. “Madinusa” nunca!

  32. Sandra

    Gerald, você está inspiradíssimo!!!!

    É London?

    E aproveite para recarregar as pilhas do coração!

  33. Sandra

    Mau, seus filhinhos serão mesticinhos, com certeza!

  34. Sandra

    Saiu um artigo na Veja dizendo que eles querem fazer um banco de dados de TODA a população.

    BOA SORTE!!!

  35. Mau

    Se o Maluf souber da meleca marciana e ele for eleito, ele compra e coloca no Tiete… periiigo heimmm

    Mas ele ja adiantou que pretende fechar o rio e construir mais 6 faixas de trafego que resolveriam o problema de transito

    “Eu sou engenheiro, eu sou Maluf”

    Vamos mander o Maluf pra China – eles vão adorar

  36. gthomas

    Mau, era outra CHINA
    quando eu fui pra China (82) era outra coisa tambem
    cada china eh uma china
    tanta china
    tanta
    Sandra…..esse artigo ja saiu parecido na Folha em SET do ano passado na Folha
    LOVE
    G

  37. Mau

    Sandra vou ser o ultimo da minha espécie…

  38. Mau

    Verdade, as chinesas de hoje não sao tao bonitas qto as do Bertolucci.

    Alias, os chineses hj sao até bem humorados. No tempo q treinei kung fu eram estressados – devia ser o mal do Mao

    Hj eles ensinam mandarim do q kung fu e faturam vendendo pirataria (kung fu ja era)

  39. Sandra

    Gerald, o artigo é ótimo, mas são seus comentários que estão de matar!

    Adorei o “fezes” e a surdez de Beethoven como causa de sua proibição na China!!!

    Ah! Quanto a observação:
    “Me senti um velho idiota e imbecil!”
    É como digo aos meus aluninhos: Não sou velha, sou clássica.

  40. Sandra

    Mau, é capaz do Maluf desistir de fechar o Tietê e criar a Paulipeixes.

  41. gthomas

    ahahahaha! excelente, Sandra!

  42. Na “Revolução Cultural” em que professores foram perseguidos,;livros queimados em praça pública e escolas fechadas; Mao passou a mandar construir uma quantidade impressionante de presídios…

    Perguntado qual a razão de fechar escolas e disponibilizar cadeias, saiu com esta bem humorada pérola:

    – É que para escola tenho certeza que jamais retornarei…

    Taí, Lula que odeia escola deveria começar a caprichar na construção de uns cárcerezinhos estilo neo-Guantánamo…

    Não vai faltar é gente do PT prá enfiar lá dentro assim que acabar este governo e caso o próximo resolva passá-lo à limpo já com estes juízes STF aboletados dentro de um pijama catando coquinho em praias nordestinas e sem seguranças para correr atrás de seus cordões de ouro surrupiados por ladrões pés-de-chinelo…

    Jorge Schweitzer

  43. sim ,lembrei,me veio a tona,a praça celestial,álias o lulu santos fez uma música sobre,no disco popsambalanço,de 1989,direitos humanos,álias ser continuo de chinês no brasil,já dá pra sentir o drama,sempre trato chinês na mesma pesada,boicote já,precisavamos criar uma maneira de boicote a delegação brasileiro ,pelegação brasileira,tem alguma idéia, ana,abrço.

  44. gthomas

    Jorge, explica pro Pancho como foi a Revolucao Cultural…acho que, pelo fato dele ser novinho e ser Uruguaio….ele nao sabe muito bem dessa coisa de queima de livros , etc….
    Depois explica pro Pancho sobre os Founding Fathers e o fascinio do mundo pelos USA, ODIO e Amor,
    ah,.. nao aguento mais isso: Mad dogs and AnguishedMen!
    (os Argentinos entendem tudo isso!)
    LOVE
    G

  45. O Vampiro de Curitiba

    Pergunta inocente: Vai ter capoeira nas Olimpíadas? Ah, não! Esquecí, capoeira não é esporte, né? É cultura.

  46. Sandra

    Quem queima um livro mata um ser humano sem culpa.

  47. Sandra

    Vamp, nem tenho nada contra a capoeira. O que acho um total absurdo é a proposta de alguns comentaristas, na linha: joguemos capoeira e queimemos os livros.

    Prefiro a sabedoria de nossos pais: não estude que você vai ver o que acontece! Estudando já está difícil!

    Agora, garantindo o português e a matemática, o resto é bem vindo.

  48. Vampiro de Brasilia

    A Capoeira nas Olimpiadas deve ser de brasileiros sem ingresso
    que ficaram de fora dos jogos normais. Segundo a teoria Odara
    todos os que dancarem para o mundo ficar Odara devem renascer
    em esferas nirvanicas. A capoeira tambem deve ser uma arte odara.

  49. O Vampiro de Curitiba

    Sandra, estou rindo até agora do comentário que o Gerald fez referente a um tal de Cláudio no post abaixo… sobre capoeira… acabar com as elites…ahahahahh

  50. Sandra

    Vamp, você também está em London? GENIAL!!!!!

  51. gthomas

    Sabia que o Ande Luis nao iria me falhar: uma mao no cigarro e outra no computer……… entendendo tudo!!! descobrindo as iscas das entranhas das anhas das altas das montanhas!
    Ufff!!!!!
    Caminhando aos poucos.
    Estou exausto!
    Adoro meu blog.
    Mas estou EXAUSTO.Vamp leva ai pra mim!
    LOVE
    G

  52. gthomas

    O Vamp continua no posto dele, en Curitiba, Sandra!
    LOVE
    G

  53. O Vampiro de Curitiba

    Me desculpem mudar um pouco de assunto, mas vejam essa do Gerald, respondendo a um tal de Claudio que não quer saber de teatro, de cinema, de nada. Só de capoeira. Vejam a resposta do Gerald. Foi no post de ontem, sobre o Gil:

    “Isso MERRRMMO sr CRAUDIO de OLiveira. Capoeria eh a VERDADEIRA ARTE! a ARTE BRALERA< digo BRASILEIRA! Vamo por ai CAPOEIRANDO! Oh OH OH, bum um bum bum bum, xi bum bum xi bum xi bum xi bum xi bum xi bum xio bum xi bum xibhum

    saia xa du computador sinho!! Va luta! Va luta !

    va luta a verdadeir arte marcial brasileira que o GIL institucionalizou nos PONTOS de CULTURA!!!

    Muito BOM

    MUITO BOM

    fico imensamente feliz

    CAPOIERA bum bum bum bum bum!

    CAPOEIRA

    Vamos acabar com os JORNAIS!!!!
    ACABAR com essas eliti!!!!

    e jogar as perna pro ar!!!~

    capoeir bum bum bum bum……

    Gerald bum bum bum bum bummmmmmmmmmm”

  54. Sandra

    Gerald, pelo jeito, os ares de Curitiba devem ser como os londrinos: inspiradores!!!

    Também adoro seu blog!!!!

  55. O Vampiro de Curitiba

    “Vamos acabar com os JORNAIS!!!!
    ACABAR com essas eliti!!!!

    e jogar as perna pro ar!!!~”

    ahahahahahahahaha

  56. Sandra

    São dois Vampiros no blog? O das 15:29 é outro?

  57. O Vampiro de Curitiba

    Sandra, você reparou nas “tags” que o Gerald colocou neste post? O cara é louco… hahahahahahah

  58. O Vampiro de Curitiba

    É, o das 15:29 é um clone. Que seja bem vindo!

  59. Vampiro de Brasilia

    Certamente o das 15:29 vampiriza melhor pois esta em Brasilia, a capital da vampiros tupiniquins. O vampiro virou uma franchise agora, de onde voce tecla Sandra?

  60. Sandra

    Seu clone é muito bem humorado, Vamp! Que seja bem vindo!

    Reparei nas tags, sim!!! Os comentários também estão demais! Ele está atacado hoje!

    Eu disse! É London!

  61. Sandra

    Eu teclo de Sampa, às margens do Tietê, berço do futuro empreendimento malufista.

  62. Contrera

    cansado disso tudo.
    contrera

  63. fatima

    g thomas também poderia se mudar para a china, escrevendo em português, para não ser entendido pelos pobres chineses, é lógico, porque tudo isso é muito muito chato.

  64. Márcio M

    A Amanda Lear (transexual que virou celebridade ao se casar com o pintor espanhol Salvador Dali) também é MADE IN CHINA. A mãe dela era chinesa.

    🙂

  65. Jose Maria

    Tudo na Velha e esquizofrênica China é Mao – Mao a pior, Até os personagens são mal acabados, talvez falsificados, ou gente desarrumada. Tudo ali é uma mentira, muros que escondem favelas, sorrisos amarelos querendo dar a entender ser o futuro também amarelo/China/Comuna/Democrática. Uma mentira só. O resto, o artigo acima nos elucida. Tudo igualzinho ao nosso ex Super 0 a esquerda (aff), Gilberto Gil.

  66. Sandra

    Ele aprenderia chinês rapidamente, Fátima, já que não tem medo de estudar. E os chineses amariam. Depois de anos sofrendo as conseqüências da revolução cultural, devem estar sedentos de algo inteligente. Já devem ter aprendido que queimar livros em nome da cultura popular foi a maior besteira que fizeram.

  67. Jhones C A Sousa

    Prezado Gerald,

    Apesar desse rótulo de “globalização”, acredito que a grande utilidade deste termo foi a de podermos enxergar a real imagem deste mundo capitalista falido. A China nada mais é que um sub-produto do “veneno capitalista”. Ela se perdeu no ideal de Mao-Tse e percebeu que poderia tirar uma grande casquinha deste universo EUA e passou a crescer vendendo mao-de-obra barata(Esfomiada, desesperada, ignorante e eficaz). “…Tirem os agricultores das plantações de arroz!…Dêem a eles fábricas!

    Veja só o caso da Seleção Brasileira…Foi jogar contra aqueles paises que, pelo que eu saiba, não sabem nada de futebol. Aquilo alí foi um “agradinho da Nike” que tem fábricas por lá(Asia).
    Eu mesmo já fui vítima da praga made in China. Comprei uma mochila para utilizar no meu dia-a-dia, pelo simples fator preço e, em menos de três meses, ela me deu um presentinho de vários buracos!

    Temos em plena Av Rio Branco(Centro RJ), camelôs vendendo(…Jogos, filmes e programas!!”), made in China. Nas barbas dos nossos gorvernantes!
    Isso representa o que somos hoje;. um país(Brasil) que mais parace uma P…ta de pernas abertas para o Mundo…(…Olha só o novo cliente do pedaço o Sr.China!…Vou fazer um “michê” com ele, pois “tá” cheio das “verdinhas”!
    E, equanto isso vários Asiáticos estão trazendo suas “fortuninhas” para essa “Garota de programa” e em cada esquina do RJ, vemos várias pastelarias com pessoas que mal sabem pronunciar pastel.

    Vivemos uma época em que mais vale uma bunda do que um cérebro, para, assim não enchergarmos mais o mundo globalizado como ele realmente é…(…Dragão da inflação que nada!…Olha só o dragão Chinês aí gente!!!).

    Um grande abraço.

  68. Pancho Cappeletti

    realmente está faltando humor para vocês hoje, nestes comentários.
    falta humor nesta falta de humor!!!
    …é claro que não concordo com as ditaduras, querendo ou não, fui criado por um Tupamaro, não Vocêmaro ou Youmaro…
    Sr. Vamp, obrigado pelos elogios.
    Sr. Gerald adoro suas alfinetadas.
    Sr. André, bem, amanhã te vejo lá às 18h.
    p.

  69. fatima

    sandra, então tá, o g thomas poderia se mudar para a china, aprender a escrever em mandarim e nós é que ficaríamos livres…

  70. neuza accioly

    será coincidencia ??so existe pessoas te elogiando??ou vc so posta comentarios que te covenham!!VC É UM BIXA ENRUSTIDO metido a intelectual……

  71. MACONHEIRO

    Gerald comeu muito boi envenenado em hamburgers do mcdonalds,e o tibet é livre :livre da idade média e da ditadura servil dos monges.viva a china !

  72. Sandra

    Há uma solução melhor, Fátima: é só VOCÊ não vê-lo para que VOCÊ se livre dele. Ou precisa de companhia para não ler ou assistir o que não gosta?

  73. Sandra

    Mais gente que acha que ser intelectual é vergonha. Os chineses também achavam. Tenho um conselho a essa gente: quando papai e mamãe disserem que vocês precisam estudar, e gente muito legal, que pensa no país, disser que não precisam, ouçam os primeiros. Ninguém muito bonzinho quer seu bem.

  74. AMIGO THOMAS…

    Gostei do texto e das críticas… São ácidas? Sim! Devem ser… A dose do texto está na medida certa. Quem gostar pode colocar em um copo d’água e beber. O descaso com o planeta Terra é caso de humor… E você conseguiu mostrar esse “humor negro”, na visão artística, sem ter o “rabo preso” com ideologias… As citadas críticas são para “A”, “B” e “C”… A vida não tem preço! A leis comerciais não podem ser movidas apenas por $$$$$$$$$$$…

    Segue uma reflexão para o domingo…

    A HUMANIDADE CAMINHA… E DAÍ?

    ( Lailton Araújo )

    Domingo, inverno de 2008, ligo o aparelho de TV, o computador com INTERNET e vejo o mundo na rotina, guerras terminando, outras começando e o consumismo alimentando o mercado publicitário mundial.

    Leio jornais do dia, revistas semanais e os assuntos são os mesmos: Maluf x Alckmin x Marta x Kassab, violência, bolsa de valores, moedas, câmbio, artistas da mídia, doenças novas, corrupção política, tráfico de drogas, conflitos religiosos e tantos outros assuntos rotineiros do cotidiano humano.

    Analiso todos os erros e acertos, na busca da sobrevivência nos últimos anos e pergunto: vale à pena toda essa correria? Foram cursos profissionais, busca de reconhecimento pessoal, noites sem dormir, finais de semana formatando projetos e projetos, viagens e viagens, hospedagens em hotéis de cinco e zero estrelas e muito mais. Valeu à pena?

    Novos horizontes aparecem todos os dias, e em todas as áreas do conhecimento. Como lidar com essas ondulações sociais? Como começar ou recomeçar uma nova vida em um mundo tumultuado por concorrências desleais, jogos de amizades em troca de interesses políticos e financeiros, ambição material, poder, exposição da vida privada e degradação – para alguns, moral; para outros, amoral.

    Será que vale à pena a correria em busca de automação e de auto-suficiência em bens de consumo? E as brigas diárias por domínio da tecnologia de ponta e a falsa sensação de bem-estar individual e coletivo? E se tudo isso terminar? A vida é frágil… Valeu à pena?

    O tempo diz a hora certa das mudanças. Uma pausa na vida de cada cidadão e alguns minutos de reflexão, para o entendimento das palavras “Limite e Ética”, poderá ser o caminho de uma nova forma de viver e o verdadeiro motivo da construção de civilizações não-materiais. A humanidade caminha… E daí?

    Bom domingo!

    Abraços.

    Lailton Araújo

  75. Contrera

    falta amor nesta falta de humor.
    assistam os ultimos dias, e eastern promises (senhores do crime), e minhas indicações de videos no orkut. estou como rodrigo humberto leon contrera.
    pancho, responde meu email.
    chau…
    contrera

  76. Sandra

    …Principalmente se o cara legal disser que a China é linda.

  77. Sandra

    Lailton, você é um dos que escrevem lindamente aqui no blog!

  78. Sandra

    Não falta amor não, Contrera. Temos você aqui!

  79. JIB

    ô meu…, não existe lugar mais longe do que a China para mandar
    o e.c.a. do gilberto gil…(minúsculo mesmo)…!!!!

  80. Contrera

    falta, sim, sandra.
    veja os filmes. hum.
    mas a cris tá vindo de ny. logo chega.
    terei amor. novamente.
    contrera

  81. Porta Torta

    Eu acho o seguinte.Ou deveria achar. Ou não. Ou não AO CONTRÁRIO. A unanimidade e o pensamento único que se explodam. Eu ME permito ser DIRETO, OU CONTROVERSO, OU VICE-VERSA, OU O DIABO A QUATRO (ELIPSE DE ” A QUATRO PATAS” numa literatura não muito distante, HOJE EU NÃO SEI…) PUTZ, se ao menos aqueles monges do Tibet batessem cada um em um 100 chineses pelo menos, como naqueles filmes de Bruce Lee que todo garoto dos anos oitenta amou curtir (principalmente depois de juras de vingança mortal após uma surra na escola…), o Tibet estaria livre da maldição do oprimido babaca que não sabe que pode ser mais forte do que seu opressor…

    Enquanto eu era adolescente, a impressão que eu tinha era de que os sacerdotes budistas, hinduistas e taoistas e os estudiosos da Física Moderna conseguiriam unificar os pensamentos do misticismo oriental com a concepções da realidade baseadas na Teoria da Relatividade de Einstein e nas probabilidades de eventos oriundas da Mecânica Quântica. O tempo passou e a dúvida essencial persistiu, ou seja, as pessoas que possuem um melhor entendimento de que o mundo físico e o mundo não-físico parecem estar de fato interligados e devem ser entendidos e serem afetados conjuntamente são as mesmas pessoas que não têm capacidade de fato de serem líderes da mudança de mentalidade mundial necessária para que qualquer melhoria conceitual seja alcançada em uma mínima parte sequer desse assunto.
    Esse assunto dá pano pra manga…. Desculpe-me por ter-me alongado demais. Um Abraço!

  82. Contrera

    enfiei mais um commet no artigo anterior. só para não deixar o 329 continuar enchendo o meu saco.
    coloquem mais lá.
    vai que é legal.
    contrera

  83. aguinaldo

    sem comentario…..não entendi bolufas

  84. Contrera

    ahn, pancho, responde.

  85. O Vampiro de Curitiba

    Porta Torta, não é por que certas pessoas não estão no comando de países que não serão elas as líderes da mudança de mentalidade mundial. Só que essa mudança leva tempo, gerações. Quem cria valores não são os que tem votos ou preferência popular. Estes só administram com base nos novos valores. Valores, estes, criados, sim, pela Física Quântica, Biologia e as ciencias como um todo.

  86. DioNick

    Países, fronteiras, democracia?
    O planeta tem um comando: o Capital.
    O poder nunca teve fronteiras para Ele.
    Somos rebanhos a mando de pretensas ” constituições ” elaboradas por corjas.
    Maníacos pedófilos sinalizam o caminho…..
    Zen buNdistas de mãos dadas com fabricantes de armas…..
    O dedo que falta aqui deve estar fazendo exame de próstata em nosso reto, para gozo da maioria votante sem dente deste país.
    Boiada errante vamos construindo sonhos e escondedo a mágoa e a decepção de ver a vida sendo levada por bandidos e seus cargos bem remunerados.

  87. Digão

    O négocio não é mais embaixo como viamos a pouco tempo atrás, onde atravessar uma ponte simpática como o próprio nome diz “Amizade” era o paraiso da pechincha e qualidade razoável engraçado que o tamanho territorial influencia, e muito em poder só o Brasilzão que não vê ou se faz adormecido, pois quando o maior protagonizador da pirataria era o Paragueixon, dominavamos as quinquilharias que entravam em nosso território, hj calçado com um tenis que gosto muito que foi elaborado pela, “és” para variar Americana me dei conta que o primeiro par se foi com 2 anos de uso, eu resolvi continuar com o mesmo modelo, mas para minha surpresa o Boot hávia acabado ou seja parado de fabricar para abrir espaço adivinha para quem, hehhe esses mesmos que falam feio e moram longe especificamente do outro lado do mundo e muro.

    Resumindo hj os caras chegam cheios de dolar no bolso produtos aparetemente originais porém sem notas físcais e adivinha camagadas como eles conseguem burlar a fiscalização humm pense mais um pouquinho. É isso muguegada do jeitinho brasileiro claro tomará que pelo menos esse jeitinho contínue Made in Brasil xiquidindin xiquidindinn!!!

    Me despeço deixando um cálice de sangue verdadeiro é claro importado diretinho da Xaína!
    Falow Morcegões.

  88. Contrera

    boiada errante.
    belo título.
    aham
    conheço só a chana, a perua.
    contrera

  89. Parabéns ao Gerald Thomas, em pouco tempo o Brasil vai começar a importar da China, FUTEBOL, CARNAVAL, etc, etc, etc, e quem sabe a região AMAZÔNICA vai a eles pertencer, vendida pelo Sr. Lula!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  90. Gerald, um hai kai

    Faltam dias para jogos Pekin
    XUPAKI-RAUUUIMM
    Boa sortíii Brasil

  91. Maurice Cezário

    Olá ..excelente texto, muito pertinente. Abraços …

  92. Devia mandar o Gil o Lula e toda a cupula do PTe vêr se elês não iam parar no paredão, só que a familia delês dariam o calote nos chinas e não pagariam as balas.

  93. Evandro

    quero que os chineses morram!!!!!!!!!!

  94. Sandra

    Não, Evandro. Que eles se elevem e elevem o mundo junto.
    E nós também.

  95. Aparecida

    Pena saber que a imensa população brasileira deixa-se levar pela propaganda oficial do Partido Comunista Chinês mostrando o pequeno lado cor-de-rosa e escondendo a face verdadeira que se passa no interior.

  96. Tene Cheba

    Então nós latinos americanos somos uns retardados. A União Soviética sucumbiu, o Muro caiu, a Cortina de Ferro foi rasgada, Fidel pede pela sua extinção, a China quer que a coletividade se exploda de tanto consumir. E por aqui, nós, atualíssimos, reeditamos os Che Guevaras, a nossa moda, travestidos de sangue sugas. Com Lula paz e amor, Hugo Chaves o Cavalheiro quixotesco que pensa que o mundo só pensa nele, Evo Morales uma traíra a serviço dos Índios, pobres índios, cada vez mais índios, sem preconceitos, do Rafael Correa que tinha tudo no mundo para escolher e escolheu Hugo Chaves, o macabro Daniel Ortega, sandinista que só anda de Mercedez e finalizando o casal, mais cafona que a humanidade produziu, Nestor Kirchner, e sua Cristina, o horror meus caros, o horror. Nunca seremos vanguarda, sempre seremos quintais.

  97. Sandra

    Eu gosto das músicas do Gil. Minhas críticas foram aos comentaristas que disseram coisas do tipo: Viva Gil, fora livros.

  98. Contrera

    como tudo que os gregos inventaram, deturpamos as olimpíadas, que desde sempre foram apenas uma nova forma de geopolítica. por isso, fodam-se.
    de resto, fodam-se também os intermediários, todos, neste mundo de comerciantes de amizades, de bens, de serviços (implícitos, explícitos), assim como todos os falsos exportadores de sofrimento.
    viva cobain e cazuza, e todos os outros mortos, porque dos vivos nem dá para o gasto.
    pancho, não responda.
    prestes a tomar aquele banho,
    contrera

  99. gthomas

    Tarde da noite daqui…delego pro Vamp
    mas nao antes de agradecer

    o Lailton
    o Jonas C a Sousa (viu, era o que eu queria dizer: em plena Rio Branco, provavelmente com a Rua do Ouvidor..perto da estatua do pequeno jornaleiro que amo) os camelos estao bem ai: vendendo produtos que nao prestam e PRA CRIANCAS com produtos TOXICOS!!! que os bebes colocam na boca!

    vai acabar atingindo o Brasil (semi industrializado) ou bastante do centro sul,…

    JIB
    Porta Torta
    Carlos Reinaldo Viana
    e outros que, se a exaustao deixar eu ainda comento hoje
    MUITO LEGAL TUDO
    e,….obvio que tinha que entrar um que me chamasse de viado ou bicha (olha que dessa vez foi so um …que incrivel : nossa percentagem esta melhorando gente: hora de acender as velas!
    LOVE
    G

  100. Tene Cheba

    Se os chineses resolverem beber uma Coca Cola por dia, ora vejam só, os americanos ficaram na saudade, e Marx terá um gozo infinito, que em oposição a Freud, complicou o mundo de vez. A próxima guerra, a Grande, Deus nos livre, será por causa da Coca Cola, uma sangrenta guerra entre os EUA e a China, pela primazia de produzi -la.
    Gosto de Marte, lá não tem efeito estufa, não tem florestas, não tem ursinhos pandas, não tem ártico e nem antártico, não tem buraco, não tem você e nem eu, não tem ninguém, porra nenhuma, eu vou prá lá, pelo menos não vou pirar, Marte é lindo, límpido, tem água, tem gelo, em se plantando tudo dar, tem que dar.

  101. André: agora é tarde demais. O que fere e assusta é não ver federações de país algum se recusarem a participar. mas também, pensa bem: a carreira dos caras têm cron^ômetro. ou vão agora, ou em 2012, e até lá muitos dos atletas de toda parte estarão aposentados.

    como diz o ‘maestria’ Silvio, tudo é um jogo de interesses.

    mas a gente pode fazer um samba! o samba do contra.

    ou um pop à lá Lulu mesmo.

    Berlim, Beijing, e pra resistir

    muito pó de pirlimpimpim…

  102. Tene Cheba

    “ficarão”. Sinal, que a qualidade triunfa sobre a mediocridade. Eu sabia, e não sou anormal.

  103. Tene, eu acho que a próxima guerra será travada via wireless…

  104. Existe uma prática religiosa na China chamada Falun Gong (ou Falun Dafa). Seus praticantes são torturados cruelmente. É uma perseguição horrenda… Aí me pergunto sobre a cara do primeiro ministro chinês diante dos terremotos… ou ele é excelente ator, ou quem manda na China não é ele… o que é bem mais provável.

  105. Sergio Soares

    It was quite a swanky bar in the best part of town. The new arrival ordered a bottle of beer. Paying with a dollar bill, he was surprised when the bartender gave him ninety cents change. When questioned about it, the bartender said that a dime was all he was charging.
    The customer being hungry and pleased with the apparently low prices of the place, ordered a ham and cheese sandwich on rye.
    “That will be fifteen cents,” said the barkeeper.
    The customer´s eyes widened: “I can´t understand. How can you sell stuff so low?”
    “Listen buddy,” said the bartender. “I just work here. I´m not the boss. He is upstairs with my wife, and I´m doing the same thing with him here!”

  106. gthomas

    Nao resisto
    Tene Cheba
    vou reproduzir seu comentario no corpo do Blog, la em cima mesmo, abaixo da assinatura, do agradecimento pro Vamp.
    Veja la’
    LOVE
    G

  107. quem falou que inferno existe, ou é doido, ou a gente nasceu (e vai morrer) só pra (se) f…

    vejam (quem tiver estômago), esse site: http://tortura.wordpress.com/

  108. Sergio Soares

    In a church the priest was telling the people, “The building is getting very old and we need money.”
    Nobody responded — all businessmen! Everybody was looking at each other; everybody was waiting and expecting that somebody would be foolish enough.
    And then a woman stood up — the prostitute of the town! — and she said, “I donate ten thousand dollars to the church.”
    The priest could not believe his ears, his eyes! For a moment he was in a shock, and then he said, “But I cannot accept your money — I cannot accept any wrong money.”
    One businessman stood up and said, “You don´t worry, that is our money! It is only coming via her — you can accept it!”

  109. Hugo .

    E viva a liberdade, o alvedrio, o livre arbítrio.
    Viva a bunda, o samba e o tampax.
    Abaixo a censura, o reproche, a reprimenda, a repreensão, a exprobação, a objurgatória e o pudor, o respeito, a reserva, a modestia e a compustura.
    Salve o “EU” salve a essência da loucura.

  110. Contrera

    quem pede desculpa, tem quê?
    contrera

  111. Contrera

    isso aí, hugo.
    há quem (ainda) não entenda.

  112. O Vampiro de Curitiba

    Hugo, eu só não concordo com o tampax. E estou em dúvida quanto à objurgatória.

  113. O Vampiro de Curitiba

    Grande e “glorioso” Tene!

  114. Contrera

    processos?
    desprezo.
    só admito os judiciais.
    onde há acordos (que não aprecio) e juízos finais.
    pelo menos na teoria.
    em arte, esse negócio de processo beira a megalomania, sempre. tentativas de controlar (upaupa) a inspiração.
    não falo de ignorante.
    há o processo de chegar a um ponto para a exposição – o palco.
    o resto é blablabla.
    minha resposta, pancho.
    que, como sempre, é pública.
    a não ser quando o que está envolvido é o âmbito jurídico, o único que aceito – nesta sociedade midiática – quanto à proteção da pessoa privada.
    o resto são idiossincrasias, “pega mal”, “não vou com a cara”, etc.
    flw, agora é que vôo sozinho
    ahahahahah
    contrera

  115. O Vampiro de Curitiba

    Ana, estou com saudades!

  116. Hugo .

    A discórdia é afetuosamente bem vinda senão a loucura não enflora.

  117. Contrera

    ENflora, Hugo?
    uau!
    isso sim é loucura, hein?
    valeu
    contrera

  118. Ruy P

    G-Raldo. Please, outsourcing é terceirização de mão de obra, não exportação de mão de obra. CDC é Center for Disease Control, não Desease… A China só incomoda pois tá na moda e não na merda, embora seja uma merdocracia stoolpida. When I was a little boy – so many years ago – made in Japan era sinônimo de má qualidade. Hoje! Não acredito que Beethoven seja proibido na China, será que não será o Bi-thoven que é proibido? Não me queira Mao e a China não é tão cu tural como vc que-la e cá.

  119. Sandra

    Concordo com o Hugo! Discórdia civilizada é ótima!

  120. Sandra

    Vamp, outros que sumiram foram a Valéria, a Rio, o Fábio,..
    Estou com saudades deles.

  121. Sandra

    Vamp, você ficou nos devendo a frase da semana. Ela MÓR-REU de novo?

  122. Eduardo

    Eu pratico golden breath American tai-chi que consiste(1/2 Chines tradicional+1/2 principios da Cabahah) chequem o web site.

    http://www.goldenbreath.com

    Valeu, cool blog

  123. Como não gostamos de revoluções não? Acho que uma centena de anos envoltos no capitalismo americano entorpeceu nossas mentes ao ponto de ver o crescimento chinês como algo pertencente a nossa zona de desconforto.

    Ora, que audácia. É mais do que visível para qualquer pessoa que países como os EUA, por anos exploraram “tudo e a todos” como quiseram. Mas claro, parece-me que a rotina elevada a um pensamento pífio não nos faz perceber a falsa democracia que temos em todos os níveis da sociedade capitalista. Nunca vivemos democraticamente, me espanta e é irônica uma comparação da China com qualquer outro país moderno. Assim como a China vivemos presos a ideologias construídas para um objetivo específico. Mas ter isso claro em nossa mente, é demais para nosso egocentrismo, é necessário então camuflar esse sentimento com nomes mais “entendíveis e aceitáveis”; capitalismo, democracia, presidencialismo, etc.

    Marx já dizia em seu livro (O Capital V.1): “O país mais desenvolvido não faz mais do que representar a imagem futura do menos desenvolvido”.

    Chegou à vez da China. A economia chinesa é selvagem, pudera, é um reflexo de anos de exploração dos fortemente armados e a meu ver AMADOS países ocidentais. Assim como a China vê um mundo por seus olhos “puxados”, nós somos condicionados a ver o mundo com olhos “ocidentais”. São duas visões completamente diferentes, então, por favor, não me venha criticar a China.

    Se estou usando um PC “Made in China” agora, algum porque histórico teve, e não sou hipócrita ao ponto de menosprezar uma revolução ou evolução tão ascendente como a Chinesa. Onde vai dar isso, se vai ser bom ou ruim eu não sei. Mas também não sabíamos o que era uma bomba nuclear quando os EUA soltaram duas no nosso querido Japão. A China nada mais é que o fruto plantado por uma classe dominante.

    Desculpe-me, mas se te incomoda usar uma camisa branca “Made in China” recomendo que siga o “comentário glorioso” a qual você mesmo assinalou e mude para marte, pois hoje, o mundo é da China, e de verdade, não adianta chorar.

  124. Tene Cheba

    Obrigado Vamp, você é Sangue Bom, hehehe, adoro os que lhe cercam.
    Exportação de mão de obra, simplesmente, a decisão de uma Empresa em desativar por completo, ou parcialmente, as suas Plantas industriais, exportando suas fabricas para países com ambiente de encargos trabalhistas muito mais amistosos aos custos de produção. Resumindo, você exporta o “trabalho”(tecnologia, máquinas, treinamentos, staff, logística…), e importa sua produção( desativa linhas de produção, demissão gradual e progressiva, redução de investimentos, transformação progressiva no seu parque fabril em grandes armazéns, enfim, simples distribuidores, com griffe). O mesmo que eu estou, “comprado”, no jargão dos investidores em ações.
    Grandes conglomerados industriais, nos segmentos de manufatura simples( ferramentas, eletrônicos e tantos outros estão implntados na China). Não posso citá-los, mas vocês não tem idéia do que já está rolando no Brasil. acredito que cerca de 30% dos nacionais, hehehe, são importados.

  125. gthomas

    Ruy P – leve suas reclamacoes pro manual da Folha de S Paulo: as revisoes foram feitas BY THEM, as for me, I write the damn thing in ENGLISH to begin with, if you really want to know. As for them, it goes through a lot of hands, lots and lots of hands until it finally makes it to the printed page so as for the CDC. DC itself or any other government agency – thanks for the spelling suggestions (all advice is good advice) but in this case I’ll tell you something (wispering it closely into your eardrums: Beet Heaven is , indeed, he is, VERBOTEN, in China
    Viele Liebe
    Gerald

  126. Sandra

    Felipe, mas se inundar o mundo com seus produtos significa que o país vai bem obrigado, aqueles que adotam a escravidão são verdadeiros paraísos.

    E reclamar contra a escravidão, mutilação a sangue frio de genitais, prisões arbitrárias, proibições de livros é ver o mundo com olhos ocidentais? Sou ocidentalíssima, então.

  127. Tene Cheba

    Então um “viva” para a fome em Cuba, para o opulento regime stalinista e canibalista da Coréia do Norte. A China apenas derrubou seus muros, como todos os outros fizeram, o Muro da auto suficiência buscada por Mao, da Revolução Cultural praticada por Mao, da fome que aniquilou 22 milhões de seres humanos feitas e competentemente produzidas por Mao. Só porque deu certo, é ruim? Só porque deu errado, é bom? Glorioso é tú, que nunca foi comunista, tal como Preste, Lula, Dirceu, Stálin e Mao. O único comunista que Marx produziu, foi ele próprio, levou consigo este entendimento, a Dialética Materialista, o ponto cínico de quem come caviar e arrota lamentos.
    China, a forma econômica de despoluir os estates.

  128. Simone

    Muito bom, mais o carimbo foi demais, amei.

  129. Contrera, eu acho que quem pede desculpas tem que…

  130. Vamp… saudades de mim…? Aquela que vê nos moinhos de vento, não gigantes, mas estrelas, e não acredita que elas tenham morrido um só dia sequer?
    Aqueles pontos luminosos no céu não passam de códigos de como nos comportaremos, por isso acredito em astrologia. E por isso desacredito de extra-terrestre. Somando o tempo do homem sobre a terra, haja estrela pra mapear caminho…

    Sem contar que pontos luminosos não precisam se alimentar, e como os miseráveis de “Ilha das Flores”, que revi outro dia pela enésima vez, são livres… para traçar destinos…
    Curvo-me ante a integridade da natureza.

    Foi você…

    que disse que estava com saudade de mim…

  131. everaldo

    Todos sabem que não existem produtos chineses, mas sim, produtos do capital americanos, fabricados na china.

  132. everaldo

    Toda a sujeira do mundo, venha de onde vier, tem origem nos states.

  133. everaldo

    E por isto serão destruidos.

  134. gthomas

    everaldo: voce ja procurou o Al-Qaueda? deve ter um perto de vc ai em algum lugar. Que tal se juntar? Eles sao legalzinhos, rapazes elegantes, simples, simpaticos, inteligenterrrrrimos assim como vc. pensam o mundo com uma visao grobrar! e querem destriuirrr tudo entao considere se tornar um membro.
    GT (Alah)

  135. everaldo

    Não precisa de Al-Qaueda, os states serão destruidos pelos costumes de sua gente. Serão auto-destruidos. A qualquer momento um potente serial Killer, acabará com esta gente nojenta, e com os seus admiradores.

  136. Contrera

    everaldo, não confunda o poder com a população em nome de quem esse poder faz o que quer. não confunda também os rumos da história com as civilizações que estão por detrás dela. os gregos viviam em cidades-estado, eram aristocratas, escravocratas, mas nos legaram a filosofia. os povos do oriente médio, que possibilitaram a todos recuperar o legado dos gregos, viviam sob condições radicalmente diferentes – nem por isso superiores ou inferiores. os chineses, idem. e assim por diante. quando vc confunde poder com civilização ou história com cultura esquece que por detrás dos eventos não há necessariamente pessoas optando apenas entre o bem ou o mal. eu sei a que ponto pode chegar a raiva contra o estrangeiro que abusa do poder. mas é preciso separar as coisas, enquanto formos humanos. minha esposa acaba de voltar de ny, a trabalho, sem gostar muito do que viu, mas reparando que as pessoas, lá como aqui, são gente como a gente.
    flw
    contrera

  137. Contrera

    ana:
    me provocando, hein.

  138. O Vampiro de Curitiba

    Sandra, convenhamos: Foram milhares de comentários nesta semana. Escolher uma única frase é quase impossível. Vamos ver com o Gerald pra essa semana que vem. Beijo!

  139. O Vampiro de Curitiba

    O Everaldo é uma figuraça: “Venha de onde vier”… vem dos EUA! Maniqueísmo pouco é bobagem, né, Everaldo?!

  140. O Vampiro de Curitiba

    Ana, beijo!

  141. O CORVO

    È A VELHA E LENDÁRIA CHINA DANDO QUE FALAR E AINDA VAI DAR MUITA DOR DE CABEÇA, ACORDARAM A CRIATURA, AGORA TEMOS DE AGUENTAR.
    A MISTURA DO TOTALITARISMOS MAOISTA COM O CAPITALISMO SELVAGEM DEU RECEITA PERFEITA DA EXPLORAÇÃO DO SER HUMANO, NEM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PRODUZIU TANTA DISPARIDADE.
    A CHINA HOJE CONSUME MAIS DE 60% DO CIMENTO MUNDIAL,IDEM PARA MINÉIRIO DE FERRO E OUTROS PRODUTOS, JUNTE-SE ISSO A UMA MÃO DE OBRA MAIS QUE BARATA, PRODUTOS DE QUALIDADE DUVIDOSA, È = A UMA MAIS VALIA QUE NEM O VELHO MARX IMAGINOU.
    COMO FALOU O CONTRERA – PAISES DO 1º MUNDO ESTÃO TRANSFERINDO SUAS LINHAS DE PRODUÇÃO PARA A CHNA – A CURTO PRAZO ALTOS LUCROS A MÉDIO E LONGO PRAZO GRAVES PROBLEMAS SOCIAIS ESTÃO COMETENDO SUISSIDIO ECONÔMICO.
    TEM MAIS UM DADO, AINDA TEM UM BILHÃO DE CHINESES VIVENDO NO CAMPO E NAS PERIFERIAS (que exército industrial de reserva!!!).
    JÁ IMAGINARAM QUANDO METADE DOS CHINESES POSSOIREM UM CARRO OU MOTO, SOMEM A ÍNDIA E OUTROS, POR FALAR NA ÍNDIA ALGUEM AI CONHECE A MARCA DE SAPATOS FEMININOS CATWALK ESTÃO ENTRE OS MELHORES E MAIS CAROS SAPATOS DO MUNDO – SUA FÁBRICA É EM MUMBAI NA ÍNDIA, O EMPRESÁRIO É INDIANO, A EXPLORAÇÃO DOS EMPREGADOS É CRUEL – 17 H P/DIA, DORMEM EM CATRES, VIVEM DENTRO DA FÁBRICA É PIOR QUE CAMPO DE TRABALHO NAZISTA………..

  142. O CORVO

    QUEM QUISER CONHECER A FÁBRICA DE SAPATOS CATWALK E AS LOJAS É SÓ DEIXAR O EMA-IL QUE EU ENVIO AS FOTOS.
    OBS –

  143. Targino Silva

    Como não uso pasta de dentes, nem sabonetes, estou livre.
    Uso sabão de coco. Um remedião para os dentes e cefaleias.
    So não pode engolir o sabão e lavar bem a boca com agua corrente.

  144. O CORVO

    Ola Targino, olhe bem o seu sabão, ele pode ser mad in China.
    Outro dia ganhei uma camisa de lão comprada na Alemanha, quando olhei a etiqueta estava lá mad in Madagascar, da para acreditar? Um abraço do Corvo.

  145. Márcio M

    Sobre a hipótese de Gilberto Gil ir morar na China:

    Desde 2006 Gilberto Gil tem observado problemas financerios em seus próprios negócios. O jornalista Jotabe Medeiros do O ESTADO DE SÃO PAULO já havia detectado em 2006 que: ”a empresa do artista Gilberto Gil está perdendo dinheiro, que a família quer que ele deixe Brasília e volte para o Rio, fatores, digamos, empresariais e familiares.”

    Portanto, Gil deverá voltar para o Rio de Janeiro para retomar sua vida artistica. Evidentemente que mandá-lo para a China trata de uma piada de extremo Mao gosto.

  146. gthomas

    OTIMOS comentarios do CORVO, do Targino (sabao de Coco eh otimo mesmo, tinha quando eu era crianca…..mas nunca mais eu vi) e..Marcio M. nunca confie no que escreve JB Medeiros: falo de exeperiencia propria!
    um dia ele me estampa na capa do Caderno 2 do Estadao AFIRMANDO que eu iria dirigir Os Luziadas de Camoes pra Ruth Escobar em SP e Porto (portugal) justamente no dia em que eu assinava um contrato com o SESC Rio.

    Constrangimentos enormes e….as 8 da manha eu ligava pro Mocarzel, (editor do caderno, meu amigo desde os tempos de Niteroi, pasmem!) dizendo que o tal JB NUNCA havia me ligado pra sequer saber se aquilo tudo tinha FUNDAMENTO: e nao tinha
    nao tinha nenhum fundamento.

    Minutos depois, dentro do taxi, indo pra Botafogo, pra central do SESC rio Rio na epoca, eu berrava com esse JB e ele ainda me dizia que “TINHA FONTES SEGURAS”

    isso comigo enorme na capa e comprometendo 1 ano e meio de contrato que eu iria assinar dali a 10 minutos

    eu berrava: EU SOU A FONTE SEU>>>>>>

    Preciso dize mais sobre o Estadao????
    LOVE
    G

  147. Eliana

    Gerald,

    PARABÉNS pelo artigo. Foi um grande prazer te escrever. Este meu endereço de email conservo há alguns anos, para não esquecer que 2+2 é igual a 4, diante de tantas barbáries, como as do artigo escrito. Obrigada, Eliana

  148. Valéria

    Olá, povo bloguiano!
    Saudades!
    Fui prum lugar que achei que dava acesso, mas não dava acesso a NADA!
    Mas de certa forma foi ótimo também!

    China, este pesadelo que dura; também olho todas as etiquetas pra ver o que tá sendo made lá. Uma loucura!

    Se vcs soubessem como estou entupida de China… E quase morri quando recebi as fotos das mulheres de pés minúsculos, signo de nobreza, beleza, pureza… A inclusão da exclusão…

    Se quiserem eu mando as fotos pra vcs verem…

    Sim, Gerald, são muitas Chinas, e todas me dão calafrios.

    Pelo jeito todo mundo vai acabar indo pra Marte. E o Mau vai querer sair de lá…
    bjim

  149. Eliana

    Valéria, manda as fotos para mim.
    obrigada,
    Eliana
    jadewin1984@ig.com.br

  150. O Vampiro de Curitiba

    Valéria, que marte que nada! Vem pra Curitiba!

  151. Gustavo

    Gerald me lembrei de vc.

    Estou eu sossegado terminando de almoçar uma hora atrás quando me toca o telefone. Era o instituto Gallup de Lincoln Nebraska querendo fazer pesquisa de opinião eleitoral. Nunca na minha vida jamais pensei que um dia fosse participar disso, até porque não conheço ninguém que tenha respondido uma pesquisa dessas,

    Respostas que me lembro: votarei Obama, sou republicano, branco, classe média, não estou satisfeito com o atual governo, acredito que a situação vá melhorar, meu seguro saude é ruim, sou religioso, não vou a igreja com frequencia, não tenho problema de saúde que me impeça de trabalhar, meu chefe é mala, ganho o que eu mereço, gostaria de ganhar mais no futuro para ter uma vida mais confortável.

    Love,

    G

  152. Vampiro de Brasilia

    Sr. Marcio M,
    Acho que o Sr. sofre de uma deficiencia de entendimento grave. Pois
    sugerir que o Gilberto Gil seja mandado para a China apenas significa que estamos cansados dele e gostariamos de nos ver livre dele por um tempo. Claro que ele vai para o Rio pois la fica o nicho de mercado dele. De la ele vai tentar retomar sua carreira musical. Eu pessoalmente acho que ele como musico ficou uma bosta total nos ultimos anos, mas parece que tem muita gente na
    Europa que ainda gosta do som dele. vamos ver.

  153. Antonio Moraes

    Nacionalismo imbecil ! Que diferença faz o local de produção ? O que importa é a qualidade do processo. Isto pode ser obtido em qualquer lugar, depende apenas do interesse do produtor. Eu pago mas caro por um produto se tiver certeza de qualidade. As vezes quebro a cara – tenho CDs feitos na alemanha 10 anos atrás que estão perdendo o material de reflexão do laser -, mas não compro mais do mesmo fabricante quando isto ocorre. E cobro qualidade de quem trabalha comigo. E sei que a qualidade não se obtém com pressão excessiva nem com rítmos de trabaho surreais. Mas a MEDIOCRIDADE só se preocupa com custo – afinal, quer ter tudo o que lhe é mostrado, sem senso crítico sobre se lhe útil ou necessário – e se submete a condições degradantes – a classe média chinesa está causando problemas ao governo chinês (não que ela também não tenha sua parcela de MEDIOCRIDADE). E que o TIBET CONTINUE SOB JUGO CHINÊS – ABAIXO TODAS AS TEOCRACIAS !

  154. Fernando Horylka

    Agradecendo a generosidade do Gerald que nos dá a chance de despejar nosso pobre pensamento nesse espaço tão significavo. Aproveito então para dizer o que acho disso tudo aí, dito e redito infinitamente.
    Vou buscar o auxilio de Hegel, filosofo e que alguns dizem estar ultrapassado. Pergunto, será? Diz ele: a história é um processo dinâmico, que cresce e se transforma independente dos personagens que tentam administra-la. Leva tudo de roldão. Indago, não é isso o que vem ocorrendo nos dias de hoje.

    Não adianta querer sugurar os acontecimentos, eles acontecem e pronto. No momento somos regidos pelos maestros da OMC, FMI e Banco Mundial. A rodada de Doha e o fracasso do Brasil nas negociações estão aí para comprovar. O recado dos países desenvolvidos foi: quem tem mais chora menos.

    Falar meis é redundância.

    Abraços.

  155. Contrera

    gosto muito da levantada do nível (ops) dos comentários do Corvo e do Antonio Moraes. sobre o mérito do que se diz: engraçado, nada engraçado, como a gente lê – com provas – sobre esse negócio de marcas sendo feitas e refeitas à base da escravidão indiana e chinesa SOMENTE em veículos midiáticos do exterior. eu mesmo li a primeira vez, com provas a respeito, numa revista alemã – não a Stern – quando fui a Hamburgo, a trabalho. e guardei tudo o que consegui, pegando do hotel cinco estrelas em que fiquei. e aqui, cadê? realmente, corvo, a realidade é massacrante, muito mais que nossas vãs ideologias nos motivam a pensar. e – esta é para o Antonio Moraes – há de se esperar muita luta e barulho da classe média chinesa – a que pensa, claro. nesse panorama, quem prestigia as olimpíadas só poderá mesmo ser tachado de otário. desculpem-me, mas só posso pensar assim. é uma história conhecida, essa. que não poderá ser resolvida sem grandes (em amplitude) acordos ou balas perdidas com os mortos inocentes de sempre. ah, e não nos esqueçamos da Blackwater – não tem nada a ver, mas estou lendo aquele livro a respeito. (a propósito, linquei material – vídeos – sobre as pesquisas que deram origem ao livro no meu perfil do orkut.
    flw
    contrera

  156. Contrera

    gerald, o que acha do movimento encabeçado pelo dennis kucinich? vejam em http://www.orkut.com.br/FavoriteVideoView.aspx?uid=8697780756121325510&ad=1217681726. não explica muito – é o apoio do ator viggo mortensen ao cara, mas pode ajudar.

  157. Sandra

    Você também convidou os medíocres americanos para visitarem seu blog, Everaldo, como fez conosco?

  158. .AHAHAHAHAHAAHAHAH, Gérald, éssa do cara da loja dizer que…” pela sua aparência pósso confiar em você..”,…..eu rí muito Gérald…!
    …Esse mundo é LOCO mesmo,….sê vai num lugar que o nêgo tê taca PÉDRA por causa da tua aparência,……de repente, você vai num outro que o cara diz que por causa do teu visual, póde confiar em você..!Eu quase caí da cadeira, Gérald…!….O texto tá ótimo…!..CARA, a china é de METER MEDO, mesmo…!

  159. Vampiro de Brasilia

    Voltando ao assunto do Gil como musico, ha pouco tempo vi um video de um show dele gravado em Santiago, ele levou a Daniela Mercury e mais uma banda. Ele naquela atitude de superstar, mas sem NENHUMA ESPONTANEIDADE tentava pateticamente levantar a audiencia de chilenos e a resposta da plateia era NULA. Cheguei a ficar com do dele, parece que vai demorar muito tempo ate ele se dar conta de como se mediocrisou como musico. Uma pena, pois ele
    era um musico de talento mesmo.

  160. …AHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHA, cara, acabei de ler o teu comentário sobre o TAR de JB MEDEIROS do ESPADÃO..!..ahahahaha, é HILÁRIO, GÉRALD…! Muito, bom, meu..!
    Aqui em sun paulo, NINGUÉM MAIS LÊ ÉSSA MÉRDA DE “espadão”, Gérald..! Eles estão distribuindo gratuitamente até no BUSÃO..!.,.A FAMIGERADA famiGLIA mesquita, não sabe mais o que fazer com tanto “JORNAL” QUE SÓBRA nos depósitos..!..e a falha de sp, tá no mesmo BURACO.

  161. Sandra

    Gerald, você não vai mostrar outra foto de Hirohima se eu rir um pouquinho da história surreal do JB Medeiros, vai?

  162. Sandra

    Só quero acrescentar que estou rindo é do surrealismo da situação! O prejuízo que ele podia ter lhe causado não teve a menor graça. Foi totalmente antiprofissional.

  163. Tene Cheba

    quem investiu em aço este ano, estoques alto de aços, ferro velho, qualquer coisa que contenha ferro e carbono, ganhou muito dinheiro, ninguém fala, mas eu repito, uma variação de aproximadamente 65% sobre janeiro. Tudo porque o polo industrial da Terra mudou-se para o médio e extremo Oriente. No Brasil, já começa a dar sinais da falta do produto. Uma renomada empresa multinacional, fabricante de conceituadas ferramentas, não consegue atender sua carteira de clientes, por falta desta matéria prima. Reparem, só para autenticar, que a guerra sobre a taxação do aço brasileiro no mercado americano, morreu, dorme em coma profundo em alguma gaveta do Itamarati. O negócio agora são os tomates, bananas e alhos. A União Europeia, que é tão boazinha, joga duro em Doha, e a culpa é do Tio Sam. Querem sobretaxar até as bananinhas que são servidas aos nossos macaquinhos tupiniquins, que tanto os divertem nos finais de semana. Tem que pedir para subir mesmo.

  164. O Vampiro de Curitiba

    Putz… Esses dias apareceu o “Vampiro de Curitiba ll”, agora temos o “Vampiro de Brasília”. Só falta aparecer o “Vampiro do Buzão do Tietê”!

  165. Tene Cheba

    Não se preocupe meu caro, você é absolutamente singular nesse Universo,( ando visitando muito o site da NASA), afinal, a charmosa Curitiba, nossa, como tem parques por aí, só produz gente da melhor qualidade.

    Um Abraço.

  166. Contrera

    tene: a falta de matérias-primas não é de agora, não (trabalho com isso) (claro que os mercados sempre negam). além do que não é de agora que diversos mercados mudam suas tecnologias todas em função disso: do fato de que os chineses compram tudo que existe, e em geral do pior – em termos ambientais. quem está por trás disso: as mesmas grandes fabricantes de matérias-primas que fazem o produto faltar por aqui, sendo que elas mesmas ensaiam e fabricam os outros produtos, as opções. ou seja: tamos na mão deles (de quem? dos mesmos). a graça de tudo isso é que as empresas que até agora dominam o fornecimento dessas matérias-primas aqui nunca fizeram muita coisa para trazer novas tecnologias por meio de fornecimento de matéria-prima diferenciada. ao contrário, agora elas se unem para “competir” (muitas vezes com elas mesmas) e os organismos antitruste (com toda razão) só podem negar as uniões (verdadeiros monopólios). uma solução para nós? que os fabricantes chineses nos “descubram” . daí, com competição, quem sabe a gente mesmo consiga usufruir das tecnologias, que os outros sempre nos negaram, por meio de comodismo e certa incompetência. ou seja, nesse caso, os chineses viram uma solução. mias uma coisa: a china já bate há anos outros países em termos de uso maciço de tecnologias avançadas em diversos campos: no mercado de construção civil, por exemplo. isso significa o quê? que esse mercado pode servir para profissionais de peso daqui. ou acham que não existem profissionais “nossos” por lá alavancando os mercados e suas próprias carreiras? por isso, calma lá. a china não é um fruto estranho: é conseqüência de toda uma nova lógica planetária.
    flw
    contrera

  167. Contrera

    pô, gerald, responde.
    contrera

  168. Vitor

    Gerald,
    Estou pretendendo (pretencioso que sou) elaborar um projeto documentário sobre o Paulo Autran.
    Existe alguma forma em que possa contatá-lo sem ser através de scrap do blog?
    Meu e-mail é vgdaneu@hotmail.com
    Abraços.

  169. Valéria

    Caramba, Gerald, esta do JB Medeiros, que coisa horrível e surreal!!!

    Eliane, vou te enviar sim.

    Sim, Vamp, Curitiba é linda etc tal mas choooooove… e faz frio…
    Mas fiquei muito bem impressionada com o nível de consciência em relação à preservação ambiental, e até dos pequeninos! Isso há alguns anos, quando levei um trablho praí.
    Foi a primeira cidade do Brasil, tem que ter orgulho mesmo.

    bjim

  170. ..O Gérald não responde Contréra….., por que teu texto tá mais prá, salada russa que iaquissôba..!…PUTA ROLO, que você faz, meu.
    A gente não entende NADA que você escreve..Quanto ao vampiro do BUZÃO do tiête,…… ODÉTE róitman,……. fica tranquila que não vai APARECÊ NÃO.!..TÁ, AMIGA;…!..eu curto muito muito mais O BATMAN que o vampiro.,….Falar em BATMAN, alguém foi ver o filme..????EU FUI.Gérald, você CURTI algum “super” herói, da DC ou MARVEL..??
    (por faVOR não se ofenda, é uma pregunta inocente, não tem malícia não)

  171. Tene Cheba

    Muito bom, Contrera, “uma nova lógica planetátia”, define bem os BRIC, só que a China, copia tudo meu caro. Para você ter uma idéia, eles compraram um planta de alta tecnologia da Nova Zelândia, copiaram esta, estão fabricando e vendendo pela metade do preço. No Brasil, em Santa Catarina, em breve o start de uma. Outra negociar com os americanos é uma duresa, mas com os chineses, um ato de fé, eles tem uma bizarra noção de patirotrismo, algo muito esquisito. Querem bater os Estados Unidos nas Olimpíadas, muito bem observado pelo Gerald Thomas, nas entre linhas, claro, ao citar Hitler e sua olimpíadas, no reverso a conclusão, de um perigoso nacionalismo espartano.
    Nada contra o povo, como poderia? Mas a truculência americana, tem um tom amistoso para os meus ouvidos.Nós também já exportamos mão de obra, e distribuimos seus dividendos através do Bolsa Família.

    Um abraço.

    P.S. A Ana, é a Peluso? Achei que não fossem a mesma, muito embora, com agradáveis sensibilidades e comentários motivadores. Se não for, cadê a Ana?

  172. O CORVO

    Ola Antônio Moraes, não entendi a sua colocação a respeito da produção e nem tão pouco sobre – (“abaixo as teocracias”) tanto as teocracias quanto aos regimes totalitários são prejudiciais às liberdades individuais – a China não é uma teocracia e sim uma mistura de totalitarismo para a maioria e alguma liberdade para poucos que se aliaram ao capitalismo selvagem.
    Por que o Tibet tem de ser massacrado pela China? justifique a sua posição ideológica, coloque melhor as suas idéias – ficou meio misturado……
    Leia o Contreira ele coloca com clareza as suas idéias…….

  173. O CORVO

    Meu caro G. Thomas, você poderia escrever sobre o problema do crescimento do fundamentalismo político e principalmente o religioso, esse assunto é de vital importâncias para o futuro da humanidade é tão importânte quanto a questão ambiental.
    Um abraço do Corvo………

  174. Contrera

    tene
    ia te responder de uma forma x, mas reparei que com base nela posso levar ação judicial (afinal, isto aqui é opinião pública). então te digo de forma y a mesma mensagem:
    – a china resolveu jogar unida em prol de si mesma, usando uns e outros para jogar o jogo do poder. todos os maiorais estão lucrando com isso, mas nós, que vemos o jogo à distância, achamos que não. e os que ficam no meio do caminho – os pequenos fabricantes de peças, os industriais que penam para permanecerem à vista do mercado em bens que se tornam commodities com o tempo? esses são os que acabam se ferrando. e o governo, com isso? o governo fica olhando.
    – perguntam-me eles o que devem fazer. eu lhes digo que o jogo ficou pesado e que eles precisam acompanhar o jogo. não adianta a gente ficar reclamando. todos os chineses conseguem tecnologia na europa e estados unidos. fazem uso pragmático do que vêem, e produzem sem parar por uma fração do que os outros levaram décadas para conquistar. estão no direito? por que não? agora, os europeus e os norte-americanos vêm facilitando há anos, e só agora os medianos percebem o preço disso tudo. eu me lembro como os norte-americanos lidavam com os chineses em 2003 (quando visitei los angeles para cobrir uma feira). com certo desprezo. agora os chineses compram metade dos estandes. e os outros, concorrentes locais? quebraram. eu nunca duvidei do olhar dos chineses: eles não ligam mesmo. e pergunto: por que ligariam? foram autorizados – só agora – a sair em busca do mundo…
    – as olimpíadas enquanto jogo de supremacia não me interessam. sei o que todos buscam com isso. então não ligo. é o mínimo que posso fazer. preferível assistir às copas do mundo, muito mais lúdicas do que essas competições repletas de “atletas” dos esteróides.
    flw
    contrera

  175. Contrera

    corvo
    obrigado pelo elogio.

  176. Sandra

    Gerald, como está legal seu blog!

  177. Tene Cheba

    Contrera, o seu primeiro parágrafo foi magistral, o último fechou a tampa. Concordo com você, mas fatos são fatos, omercado chinês, será o seu próprio colapso, o seu algoz. Se a robótica prosperar, se os Estados Unidos implantarem um ambicioso projeto energético de Usinas Nucleares, parece que vão, e, aproveitando do seu cartesianismo xy, o eixo z, será a saída ocidental. Como? Nas atuais CNTP, a China nunca alcançará, em qualquer campo os EUA e adjacentes, precisariam primeiro se libertar de Confúcio, e isto nunca ocorrerá. Para ser sincero, você tem razão, mas eu não posso acreditar, entende? Estou tergiversando, réu confesso, prendam-me.

  178. Contrera

    tene
    os europeus bancam boa parte da china. os asiáticos bancam boa parte da especulação imobiliária nos eua. os eua endividam-se em sua megalomania. os chineses logo irão em ajuda à própria megalomania. a classe média chinesa fará o regime implodir e ceder em alguns direitos (autoexpressão, crítica, oposicionismo, etc.), em geral de ordem política. na economia, ou os chineses se renderão à legitimação de direitos (e criarão um novo sindicalismo) ou com o tempo o mundo bancará a ascensão gradual de mais e mais famílias e a construção de mais e mais cidades. a china já produz praticamente tudo no segmento químico (menos máquinas de alta tecnologia), onde eu entendo mais ou menos. os países avançados conduzirão os rumos da atualização do parque industrial chinês em seu benefício e em benefício do regime e de parte da classe média (a mais conservadora). os outros países deverão buscar (como está acontecendo) suas vantagens competitivas em mercados específicos (agrícola, energias alternativas, etc.), com capitais gerados a torto e a direito em qualquer lugar do mundo. a interdependência em objetivos dos regimes chinês e norte-americano (assim como dos europeus) é tamanha que todos torcem para nenhum fato novo (demanda de baixo) surja ou não possa ser contido. eu dizia há uns 3 anos que em pouco iríamos ver hollywood de olhos puxados à la chinês. já fazemos isso. e nós (que é o que me importat), hein? guerra, nada. tudo é só uma forma de tirar mais proveito do jogo, em nome de capitais que dançam ao deus dará, sempre em nome da maior reprodução e do enfrentamento ao menor número de problemas.
    contrera
    “fechou a tampa”. não entendi. do lixo?
    ouçam a banda punk portuguesa “mata ratos”.

  179. Gilberto Gil

    Que vergonha hein Gerald, se promovendo as minhas custas!
    Adquira luz propia meu rapaz. Sempre achei que voce era um Geraldinho da vida!

  180. Tene Cheba

    Não, em absoluto, fechou a tampa é uma gíria carioca, antiga, muito usada nos subúrbios do Rio, o mesmo que, mando muito bem, genial, acabou com o assunto. Vou para o inferno, minha intenção era outra, completamente oposta a sua impressão.

  181. Contrera

    tene
    ok. gostei. gosto de gírias tradicionais.
    dá até letra de porrada punk.
    vamos todos ao inferno. vê como sempre ficamos na rabeira? hahahahaha
    tudo bem.
    abração
    contrera

  182. o que eu não consigo entender é pq ninguém deu voz pública à uma pergunta básica: o que a China quer de verdade? num mundo globalizado qual é o maior valor? cadê a antropologia que não se pronuncia? simbolicamente a China… caramba, a China já começou se cercando… a muralha… na atualidade emprestou Hong Kong à Inglaterra… pegou de volta. o que levou? eu acho que num mundo globalizado, de duas uma: ou se mente mesmo e nunca mais ninguém percebe, ou não se tem mais como mentir. não acho que ela vai dominar o mundo. não acho que vai existir domínio logo, e acho que foi um grande erro o extermínio dos povos indígenas.
    aqui se faz, aqui se paga.

  183. Tene Cheba, estou para dizer: você tem nome de Xamã!

  184. Contrera, gostei disso aqui “ou os chineses se renderão à legitimação de direitos”. Não é nem a questão de se render, mas de COMPREENDER. Será que é tão difícil? Ou vamos precisar que a realidade sim, se renda à ficção.

    Também tem outra: se ferrar tudo de vez, só veremos o sol ao meio-dia. O sol só será a pino.

    Para se sair à rua, antes se conecta ao gps para ver se tem espaço.

    Meudeus, vai chegar um dia em que o homem vai dormir em pé.

    A MAIORIA VAI CULPAR DEUS COMO SEMPRE.
    A MINORIA VAI SE APROVEITAR DA CULPA.

  185. O CORVO

    Ola Ana, eu não entendi qual relação da dominação chinesa, com o dextermínio dos indíos no Brasil.
    Quanto a muralha foi para se defender do povo mongol, mas não adiantou.
    Quanto a globalização, a china é um país fundamental, pois oferece mão-de-obra barata, estão abertos à entrada de capital estrangeiro, o governo detem um rigido controle sobre a maioria da população. Essa idéia de misturar totalitarismo com capitalismo selvagem e não dar bola para nenhum direito humano, atitude que muitos paises do ocidente gostariam de tomar mas não podem, não pega bem são “civilizados”!!!!!!!!
    Ai entra a China la vale tudo transfere a produção para lá e aproveita a legislação chinesa e tudo bem todos ganham, todos aproveitam é o VERDADEIRO NEGÓCIO DA CHINA.

  186. Tene Cheba

    Nossa, Ana, estão querendo me levar de volta para Tunguska. Outro dia por aqui, disse que o enigma de Tunguska, foi o anúncio do nascimento de Stálin, nada a ver com fatos históricos, apenas livre associação de idéias, Freud explica. Mas este evento sempre me atraiu. Agora esta sinistra correlação, da qual nunca notei. Estou em transe, vou subir.
    Um Vampiro, um Fantasma,(sumiu), e um Xamã.
    Um abraço, Ana.

  187. Contrera

    ana
    como exigir que uma civilização sempre mantida à margem – e manipulada ad infinitum – entenda a demanda legítima por direitos? isso não existe.
    a parte ocidentalizada de nações estrangeiras é, porém, venhamos e convenhamos, sempre aquela que é usada por nações ocidentais interessadas em recursos ou poder. os chineses pró-ocidentais nesse sentido, sim, lutam por direitos, mas também são considerados pelos locais como tipos de traidor – e não sem alguma razão. pois a secularização afasta, sim, o indivíduo de suas raízes – dá-lhe esclarecimento em troca de um vazio característico da sociedade pós-industrial moderna. disso, os povos em geral relutam em querer abrir mão (lembram-se do mishima, etc.?, isso num japão hoje perfeitamente adaptado).
    não importa. no fundo, realmente não importa. importo-me em mostrar a quem se interessa o papel protagônico de cada um (limitado, sempre) nesse contexto. importa-me que entendamos que sem essa contextualização navegamos em mares turvos que outros já passaram e em geral não superaram. os desafios do brasil têm algo a ver com isso, mas dizem mais respeito a como os brasileiros encaram e encarnam o poder que hoje lhes diz respeito. e em geral não encaram. nós, aqui conosco, só lutamos por aquilo que está à nossa frente, apenas. não pensamos o contexto e não nos responsabilizamos por ele. salvo partes da classe média organizada e grupos populares atomizados reunidos sob bandeiras em geral anacrônicas.
    flw
    contrera

  188. Tene Cheba

    Sempre vinculei a cultura e sua manifestação, como a mais pura identidade de um povo. Só que a sobreposição de uma sobre a outra, prevalecerá. Como a branca sobre as três américas, a destruição cultural da África, ou a impetuosidade dos japoneses, só com uma bomba para acabar com ela. Revoluções não destroem Culturas, a Chinesa sobreviveu, a Japonesa, idem, são milenares, impossível subvertê- las. Os Incas e Astecas e Apaches, tiveram que ser dizimados, um extermínio, senão a
    colonização da América não se concretizaria. Os nossos Índios, foram exterminados pacificamente, generalizando, Tupã cedeu a Cristo, e tudo morreu. Tudo isto para dizer, que infelizmente um pouco de pragmatismo, egoísmo, e, olha eu aí de novo, espírito guerreiro, fazem bem a uma nação, a qualquer nação. Estamos curvos demais, quase dobrados.

  189. …”classe média organizada..”……AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH,
    éssa foi a melhór da semana…! Póde ir prá frase da semana, que tal odéte róitman..! É do crontréra…!…..essa noite eu não DURMO..!..de tãnto RIR..!…esse blóg vai acabar me matando..!

  190. Marcelo

    Assustador não é?
    Que tal um Pastel de camarão chinês?! Não esqueça depois de escovar o dente.

    Gerald… O seu blog tá um sucesso. O fato é: Gilberto Gil sempre te da audiência. Seja na peça… no blog… no jornal.. rs!
    Tô passado!

    bj

  191. gthomas

    Fabiooooooo! De volta! motivo de comemoracao: vou sair berrando pelo bairro de Hampstead e belsize Park aqui em Londres: O fabio esta de volta ao BLOG…. pra todos ouvirem

    O Fabio esta de VOLLLTTTAAAAAA

    VIVA!

    DQUI A pouco comento mais: melhor ainda. escrevo novo artigo!
    LOVE
    G

  192. Contrera

    morra, fábio, morra de tanto rirrrrrr!!!!
    pelo menos será gotoso…
    classe média organizada? engraçado? ahahahhah

  193. Gilberto Gil

    Geraldinho Tomas, quero mais que voce va Tomas naquele lugar!
    Por que essa bosta contra mim que te ajudei tanto?

  194. juliano

    Sou contra a invasão chinesa do Tibet e sempre a favor da autonomia dos povos.Mas verdade seja dita, o Tibet era uma ditatura teocratica, governada por homens escolhidos por divindades, praticamente rural, sem acesso a qualquer coisa moderna. O Tibet pode até voltar a ser independente ,mas com eleições livres, com uma democracia moderna. Sei que vou levar pau aqui, mas não tenho nenhuma simpatia pelo Dlai Lama e pelo que ele representa.

  195. gthomas

    Pare com essas picuinhas imeditamente !! Nao leve a coisa para o lado pessoal. Deixe eu curtir uma caminhada no Hampstead Park
    onde pretendo fazer um crusing a noite. Volte para o seu moco no Rio ou vah para a China.

    LOVE

    G

  196. O CORVO

    Juliano, estou com você o Dalai Lama representa a estrutura teocrática tibetana, suas andanças pelo mundo, seus livros, palestras e ate a sua aparente boa intenção não iram levar o Tibet a um Estado moderno e democrático, mas não justifica a China totalitária massacrar Tibet……

  197. Silvinho

    Gente, isso ta virando um barraco. Vamos fazer o favor de ser um pouco mais educados. Sem baixarias e xingamentos!

  198. O CORVO

    Caro G. Thomas, estou igual a um penttelho de plantão, mais uma vez sugiro uma crônica sobre a questão do fundamentalismo – o assunto é relevante e vai dar muita discussão, vamos atacar de frente a questão do fundamentalismo, quem é a favor da liberdade de expressão deve combater o fundamentalismo.

  199. Contrera

    esse negócio de pôs os pingos nos iis quanto ao dalai lama (upa) pode dar belos panos para as mangas, as duas, tantas quantas forem necessárias. pois realmente o dalai lama não representa, ao menos em teoria, nada muito avançado, seja em termos políticos ou econômicos. o dalai era – ainda é – uma liderança de índole místico-religiosa e não representa – necessariamente – avanço social. representa, sim, oposição ao imperialismo chinês, mas pouco mais. claro que a nossa classe média (esta é para você, meu caro fábio!!!!!! EHEHEH) usa o dalai lama para outras coisas, achar a paz espiritual, etc. mas o dalai, aqui em nosso mundo secularizado, é bem outra coisa. embora tanto represente em termos políticos que lá se foi o mccain tentando enganar-nos. vamos lá, vamos nessa. vamos tirar o manto de santidade secular do dalai, que ele precisa ocupar o lugar que lhe cabe.
    flw
    contrera

  200. Contrera

    sem o querer, acabo meio que pedindo o mesmo que o corvo… heheheh

  201. O CORVO

    É isso ai Contrera, aqui no ocidente a maioria da classe média, principalmente as mulheres fincam encantadas com esse lado espiritual de meditação Yôga etc….., e não sabem qual a posição das mulheres nessas sociedades teocráticas – Tibet, ìndia etc….
    Para meditar, orar seja o que for não precisa do sair do seu quarto é só uma questão de sintonia, não tem que viajar, dar dinheiro para guru picareta nada disso é tudo picaretagem para tomar dinheiro de madame….. (SEI QUE VOU LEVAR PORRADA), podem bater………..

  202. Se os Chineses vendessem as próprias criações, e não pirateassem como fazem, não me importaria quanto eles ganham se são felizes mao e mao: veja por quê: aqui no Brasil, os acabrestados do voto em Lula estão felizes em plantar mamona para o biodiesel mesmo sem colher uma só mamona na colheita, pois que as lagartas comeram, pois recebem R$ 165 reais por mês para tapar buracos na estrada perto de suas fazendas de mamonas carcomidas, e ficam felizes quando Lula lá, vem cá, visitar a sede da fazenda. Sem biodiesel para fazer, todos andam de carroça e não poluem.

  203. Contrera

    corvo: tudo bem, querido, mas essa picaretagem é alimentada, antes de mais nada, pelo desconhecimento e sede ignara de quem acha que tem de pagar do que pela ganância de quem simplesmente quer viver bem, sendo como é.
    discordãncias, sabe…

  204. …Ai, que SAUDADES do CARLOS…!..Como éra bom ler os TEXTOS do CARLOS..! Aquilo que éra, texto..!..Escrever, REALMENTE não é prá quarqué, um..!..Gérald, BRIGADO por ter festejado meu “retorno”, mas eu tenho escrito MENAS, pois tem muito comentário agóra, aqui..! Não dá tempo de ler tooodos e escrever o meu PÓPRIO..!..Eu acabo BROCHANDO, ANTES..!..E ainda a Odéte róitman, como editôra
    CHÉFI, do blóg né……,éra tiudju que éla queria…!.Você, Gérald, pilotando a LANCHA e éla Odéte, esquiando, agarrada nos teus longos cabelos, pelo lago MICHIGAN..!..é a fãma de rabêra..!..mãns, num impórta, é FÃMA..!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s