"Esquadrão Gilberto Gil da MORTE ao Teatro!". E agora? Se "o sonho acabou!"O que fazer depois do pesadelo?

Esquadrão Gilberto Gil da morte ao Teatro.

New York – “Nós somos do esquadrão Gilberto Gil da Morte ao Teatro e viemos aqui te prender pela ÚLTIMA vez.”

Essa frase, dita pelo personagem “Tenente Sylvia Colombo” para Marco Nanini em “Circo de Rins e Fígados” (que “autorei” e dirigí em 2005)  fazia o público vir abaixo! Todos morriam de rir e aplaudiam. Era o auge do fracasso do MinC. Gil não falava com a imprensa, viajava pelo mundo dando shows, pegando carona no avião de Lula e cobrando uma fortuna (já que era o “Senhor” Ministro!)  e apertava as mãos de presidentes, Primeiros Ministros, Rock Stars, etc.. E a tal chamada “Classe Teatral” estava furiosa com ele! E como!

Eu ainda havia defendido o Gil contra Augusto Boal (numa época estranha em que esse GT aqui tinha uma coluna no JB e Gil sofreu ataques do autor do Teatro do Oprimido, sei lá… algo no estilo de “você sabe piar bem, mas….”). Eu, violentamente, defendi nosso hoje “ex”.

Mas Gilberto Gil ODEIA ser defendido assim como ODEIA ser atacado. Ou seja: o homem, inteligentíssimo (e cujo talento não precisa nem entrar em discussão), não gosta de ser julgado: sorry! A vida.

Lembro-me como se fosse ontem: eu estava na tenda especial montada na Rocinha onde Gil iria dar um show. Foi um fracasso. Caetano e Paulinha, Junior e eu, conversávamos sobre algo que não me lembro – quando Lula havia ameaçado anunciar a candidatura de Gil. Repórteres para todo lado se atropelando. Gil saindo de uma van como Greta Garbo: “Não sei de nada, me dêem óculos escuros (era de noite), não, não, não…” (e entrou correndo na tenda!).

Dias depois: No Jardim de América, subúrbio carioca, num show do Afro Reggae, indo de uma tenda pra outra, o próprio Caetano já dizia: “Gil está impossível! Virou ministro! Não fala mais com ninguém.” Mas Caetano dizia isso naquele tom macio, suave e carinhoso de sempre: minutos depois, os dois estavam se apresentando para uma multidão!

Ministério da Cultura? Nesse Brasil de hoje? No lo creo!

Depois que Paulo Autran e muitos ícones do teatro foram insultados pelo hoje ex-ministro por serem “elitistas” (como se ele, o compositor – cantor REI, como se considera,ao se apresentar em Tókio, Paris ou aqui no Carnegie Hall a 125 U$ não fosse!!! Ha ha!). Pergunto-me se o Brasil realmente precisa de um Ministério da Cultura! Acho que não! Pra quê? Pra empilhar projetos? Deixá-los na poeira? Ou favorecer os amiguinhos?

Sergio Mamberti está lá, do seu lado: se ele fosse nomeado seria o máximo! Taí um verdadeiro HOMEM da Cultura. Mas não será. Fica esse Juca. E nada muda! E tudo caduca!

Talvez seja o caso de se voltar mesmo para EDUCACÃO!!!!!  Um ministério da ALFABETIZACÃO!!!!!

Andrzej Dudzinski, ilustrador, pintor e teatrólologo polonês, de Varsóvia, é meu amigo faz (uhhhh) quase 30 anos. Fazíamos parte do time que ilustrava a OpEd page do New York Times, dia sim, dia não. Hoje está  de volta à Polônia e nos fins de semanas ele me previne: “vou estar fora do ar: estou indo para a colônia de artistas à uma hora e meia de Varsóvia, no meio do campo, árvores e tal….” Que luxo! Isso antes da Polônia se juntar à Europa Unidamente Desunida!

Fico pensando na história triste da Polônia e como o Andrzej fugiu da ditadura stalinista, pré-Jeruzelski, pré-Soldarienosk, pré-Lech Walesa (o Lula de lá, que deu certo) e….

“se dedicar a carreira de compositor e cantor”, como Gil afirma….

Assim como o resto poderia ser o Silêncio de Hamlet decretado por Fortinbras, a caminho da Polônia (olha, como tudo não é um acaso!).

E, como em alguns acasos, o negócio mesmo é ARRUINAR o que já não andava muito bem.

Gerald Thomas

Obrigado Vampiro na correcao e edicao do texto, as always!

PS: nao posso dizer que estou “isento de Gil” na minha vida.  Minha cia de teatro foi produzida, em Salvador pela GG producoes artisticas em 1990. M.O.R.T.E. (Movimentos Obsessivos e Redundantes pra Tanta Estetica) era o espetaculo: nao vou entrar em detalhes.

PS 2: ele foi muito gentil comigo logo apos a estreia do show “Sorriso do Gato de Alice” que fiz pra Gal em 94 (muitas musicas de Gil). Ele, pela 1  e unica vez, me deixou um recado carinhoso naquelas secretarias eletronicas que haviam antigamente: com K7 e tudo.

PS 3: EDITORIAL da FOLHA de S Paulo de 1 de AGOSTO:

“POUCO PUBLICO”

Pouco público

INFELIZMENTE , a notícia de que Gilberto Gil deixa o Ministério da Cultura parece dizer mais respeito ao chamado “jornalismo de celebridades” do que aos assuntos de Estado. Grande parte desse efeito se deve, como não poderia deixar de ser, ao seu renome como artista e ao magnetismo de sua personalidade.
Ocorre que um dos principais méritos de Gilberto Gil foi justamente o de emprestar sua própria visibilidade midiática a um ministério cronicamente sem verbas e sem presença nas prioridades do governo.
A perene carência orçamentária não é a única justificativa para a inação do Ministério da Cultura. Em questões de grande importância, como a da Lei Rouanet e a dos direitos autorais, Gilberto Gil procurou movimentar o debate, sem poder traduzi-lo em propostas concretas de transformação.
São notórias, a esta altura, as distorções criadas pela atual legislação de incentivo à cultura. Apoiaram-se, com os recursos do contribuinte, projetos que teriam condições de se sustentar sem subsídios. A população carente de ofertas culturais e as instituições formadoras de talentos ficaram de lado.
É que as necessárias correções na Lei Rouanet -instrumento que tem a grande virtude de conter o aparelhamento político da cultura- esbarram tanto numa falta de real interesse político do governo para implementá-las, quanto no excesso de interesses, muito reais, dos setores que se beneficiam do sistema em vigor.
Refletem-se com isto, na verdade, as clássicas dificuldades em encarar o acesso à cultura, sua preservação e fomento, como uma questão de natureza pública, que transcende tanto as pressões corporativas quanto as tentações do dirigismo estatal.
Gilberto Gil pôde dar “publicidade” à pasta da Cultura. Não foi o suficiente, todavia, para colocá-la de fato como parte atuante do serviço público brasileiro.

341 Comments

Filed under artigos

341 responses to “"Esquadrão Gilberto Gil da MORTE ao Teatro!". E agora? Se "o sonho acabou!"O que fazer depois do pesadelo?

  1. O Vampiro de Curitiba

    Num outro blog aqui do IG, a chamda é: “Carisma e competência marcam passagem de Gil no MinC”. Tá certo, viva a diferença! Carisma, realmente não era o problema do ministro. Mas, convenhamos: Competência???? Forçou um pouquinho, né?

  2. gthomas

    Eh Vamp!
    Vamos ver se o IG tem o carisma e a competencia de fazer um fair play com a ANTI materia tambem
    e obrigado
    LOVE
    G

  3. Carlos Putti

    Tráfico de drogas………….Centenas de civis inocentes morrem……….e …….Kaya Now………….Kaya Now………….
    O MINISTRO FAZ APOLOGIA AS DROGAS………………
    HIPOCRISIA PURA…………….Gil……….?????????triste né.

  4. Glorinha

    “Tempos de Guerra”

    Lembro de meu pai contando estórias sobre os tempos de guerra entre as décadas de 30 e 40.
    Foram anos difíceis, tempos em que havia escassez de quase tudo. Tecido, remédio,alimento, tudo era mais difícil de se conseguir. Enfim as pessoas se ajeitavam como podiam, controlando os gastos aqui e ali, tentando suprir suas necessidades com o pouco que tinham.
    Não digo que o tempo de hoje esteja muito diferente, temos escassez de muitas coisas por conta de uma guerra que não é anunciada, fica “velada”, escondida mas permanentemente viva. Essa guerra tira de muitos o sonho de dias melhores, o doce mel da esperança, a crença em dias por vir, vai minando aos poucos patrimônios construídos ao longo de muitos anos de sacrifícios em prol de dias mais amenos. Os homens sentem seu efeito não menos do que a terra, a natureza e tudo o mais que está em nosso universo.
    Para essa guerra ouvi muitos nomes mas o que mais me toca é a simbologia “desperdício”.
    Desperdício sim, é capaz de deixar muito perdido no caminho, muitos sem tudo que é lenta e continuamente esquecido ao longo da estrada; alimento, roupa, remédio, amor, cumplicidade, compaixão, sinceridade, humanidade, coragem, respeito pelo próximo e tantas outras que mal posso explicitar.
    Não posso e não tenho como me acostumar.
    Minha revolta é silenciosa dentro de meu corpo, faz meu coração bater apertado,pequeno, então escrevo porque é essa ferramenta que tenho. Talvez também esteja eu desperdiçando coisas pelo caminho…. Mesmo assim, teimo em não aceitar, não me acostumar. Olho sempre ao longo da estrada, na esquina, no farol, no retrovisor de meu olhar que se volta para o que já passou. A cada vez que olho, sei que posso recolher algo que ficou, e sei que precisarei compreender algo que não posso mais mudar. Muitas vezes terei de desconstruir a mim mesma, terei medo, estarei confinada dentro de meu ser mas amanhã serei outra construção com alicerces da estrada pela qual vou caminhando.
    Com tudo o que temos, com toda a capacidade que a nós é ofertada como então esquecer? Acho que para mim não dá, sou uma eterna “desacostumada”.

  5. gthomas

    Glorinha
    Esse teu comentario faz parte de algum texto publicado ou a publicar????

    Lindissimo!

    Carlos Putti: exatamente! Muitissimo bem colocado!
    LOVE
    Gerald

  6. Glorinha

    Agradeço, escrevi faz algum tempo, achei que cabia nessa nossa conversa….

  7. gthomas

    Glorinha
    Entendi, e cabe mesmo;
    europa pos guerra tem um monte aqui nesse blog: guernica, espanha dividida, 3 reich, campos de concentracao , duchamp, duchamps de concentracao….tudo aqui embaixo….
    LOVE
    G

  8. olá,tenho criticas, sim, ao ministerio “do gil”,mas “os pontos de cultura” são um instrumento de cultura ,legassssssssss,ótimo,tenho amigos q estão lidando, ,idaNDO,InDO com artes,gracias aos pontos, ñ de drogas,mas de rogas culturaissssssssssss,o rastafarismo ñ tem nada a ver, com o uso da maconha hoje,seu carlos,mesmo q seja uma puta viagem,de bicho grilo,com fundos e a-fundo de cristão-judAI-ismossssssssssssss.,o album “kaya………….” do gil,une muitissimo bem ,marley com gonzagão,a solidão do ser-tão com solidão do rastaman,AS DUAS PAISAgenssssssssssssssssss,gil no ministerio des- centralizou coisas, como “os pontos”,levou os rappers a um diálago com a instância do poder.ñ podemos chapar a discussão,isso ñ quer dizer q ele ñ mereça criticas,quanto ao seu papel para com a classe teatral,e até mesmo com os entraves legaissssssssssss, do exercicio de sua função publica:seu cargo de ministro de cultura.Q a banda se alargue sempre!!!!!!!!..
    EVOÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  9. Liz

    Essa entidade, chamada de “Gilberto Vil” entre seus amigos foi mais que uma esperança: uma frustração.

  10. O Vampiro de Curitiba

    Como o Governo do PT como um todo, né, Liz?

  11. LEIGO

    Pois é Gerald, o Brasil precisa de um Ministério da Cultura ? Hoje li que o governo quer criar o Ministério da Pesca. Mais um desperdício de dinheiro público, de paciência, de vergonha, de (in)competência, de esperança, de tempo, de inteligência, de…

  12. Glorinha

    Deveríamos esperar mais a quem foi dado a condição de fazer? Sim, creio que sim, mas com certeza isso não nos isenta de participar de ações que de alguma forma possam imunizar os seres dessa terra da falta de cultura, não somente a cultura musical, teatral etc…, mas a cultura humana, sensações, ações, tempo, enfim, isso,matar a fome de viver dignamente
    Glorinha

  13. Liz

    O governo do PT como um todo, só espero que os mais espertos não regridam para o PSTU, PSOL, PCdoB ou outra coisa parecida. Obs: que medo, faltou uma vírgula no meu comentário acima, será que o Gerald vai achar ruim??? Espero que não me mande reescrevê-lo.

  14. Marcelo

    O vampiro deveria trabalhar mais.
    Mesmo desconsiderando a parte estilística, o
    texto está quebrado, parece rascunho de algo que poderia ser bom.

  15. gthomas

    Liz, meus textos (nao fosse o Vamp a corrigi-los) sao tao pessimos, porque nao tenho til, acento, cedilha e tal que….quem sou eu pra achar ou “mandar” vc reescreve-lo.

    MINISTERIO da PESCA? leigo????

    podemos tambem pensar em outros absurdos! Que tal um Miisterio logo assumindo o Kafkianismo? MINISTERIO KAFKA?????

    outro
    MINISTERIO DEUS
    MINISTERIO dos MISTERIOS (bem apropriado!)
    LOVE
    G

  16. Flávio

    Gerald podia falar sobre literatura contemporânea no universo NY, e nem precisa se esmerar para colocar Ç, mesmo que o teclado se adapte, como os romanos. Confuso? Sem fuso!

  17. Liz

    Gerald,

    Só pq ontem vc me corrigiu! 😉 MEDO, MEDO….

  18. caca

    como vc mesmo diz, acho que em circo:
    “falta cultura nessa falta de cultura”

    é uma loucura, o Gil como ministro é um ótimo músico (piada imbécil rsrs) e literalmente assim foi o tempo todo que ele ficou por lá. agora olhando bem para o panorama brasileiro me pergunto será que existe a possibilidade de um ministério da cultura funcionar num país em que cerca de 12% dos brasileiros são analfabetos, outros 30% da população são considerados analfabetos funcionais – capazes de ler textos sem saber interpretá-los – e um terço dos jovens com idade entre 18 e 24 anos não freqüenta escolas de ensino médio??

    qual a saída?

  19. Glorinha

    então Caca, acho que a saída é não se conformar…atitude, mesmo que na sua casa, no seu bairro, fazer algo que tenha um bom sentido para você, a comunidade onde vive, enfim, não é o fim….

  20. Sandra

    Marcelo, não é culpa do Vamp, mas da gramática. Ela manda separar separar por vírgulas vocativos, adjuntos adverbiais posicionados entre sujeito e verbo, verbo e objeto,… O que ele poderia fazer?

  21. maria teixeira

    não entendo nada que esses caras fala fico boiando
    eles são de outro planeta

  22. sinceramente.
    ESPAÇO PERDIDO.
    TEMPO PERDIDO.
    ………….O IG DEVERIA USAR ESTE ESPAÇO QUE ESTE BOÇAL DO GERALD TOMAS ESCREVE, PARA COLOCAR DADOS E INFORMAÇOES MAIS IMPORTANTES. algo como ensinar como votar, para nunca mais ter estes que ai estão “dirigindo” nosso querido brasil

  23. Sandra

    Gerald, não dê idéias! Sabe quando você tira uma fotocópia de um texto e constata que ficou melhor que o original? Então, esse país consegue ficar “melhor” que a caricatura!

  24. Sandra

    Noninha, o IG não precisa usar seus espaços para por só o que a agrada. Há blogs para todos os gostos.

  25. gthomas

    Flavio: isso seria um artigo aparte. Um dia sai,

    Sandra…..um dia desisto disso aqui,
    Juro que desisto.
    darei a voz a essas NOninha NOninha
    ou ao J de CUnha lima que rasga elogios PAGOS ao ex MinCnisro
    LOVE
    G ex-G

  26. Sandra

    Voltando a Chico César, “o país precisa de pó de giz”.

  27. Mau

    De desesperança não sofri nem sofro (sofro apenas de alguns transtornos de personalidade e depressão) mas desde que o Gil foi nomeado ministro, tanto faz e fez.

    Pelé tbm foi ministro – e tanto faz e fez. O Futebol ficou milionário – mas 90% dos atletas passam fomes em clubes do interior. Alias, em outros esportes nao recebem nem calçados.

    Com o Gil o cinema passou a ter investimentos de milhões atraves da Ancine e Petrobras – mas e daí ??? Cinema brasileiro sequer entra nas salas do CINEMARK (é o q se sabe de cinema) – é cinema pra Mostras e Amostras – pra ingles ver, frances, alemão, ate nova iorquino (fiquei sabendo que teve Mostra Brasil de cinema lá) Cinema brasileiro q brasileiro não vê.

    Figuras populares, Gil, Pelé, bobagem – na proxima podem chamar o Maguila pro Ministerio dos Esportes e o Falcão do Ceará pra Cultura. É pop…dá ibope…dá votos na eleição.

    Quem se desiludiu é um iludido. Sorry !!!!!

    Eu moro em Marte.

  28. Ana Paula

    Ainda bem que eu não preciso ter a pretensão de ser a única ‘descostumada’.

  29. Sandra

    Gerald, é como eu te disse: piolho precisa de hospedeiro.

  30. Mau

    Lendo a Nhonhinha – cruuuuuzes

    Eu acho que deveria ser instinto o ministerio da cultura – pra um povo tão ignorante e pior – QUE GOSTA DE VIVER NA IGNORANCIA – é perder dinheiro investir na Cultura.

    Sei la, põe esse dinheiro numa BOMBA ATOMICA, é melhor

  31. CARO THOMAS…

    Sua análise está correta. Eu havia escrito essa crítica:

    POLÍTICA CULTURAL, ONU E GILBERTO GIL

    Um dos brasileiros mais conhecidos no exterior é o Ministro da Cultura – Gilberto Gil. Ele deveria ter recebido o prêmio “Nobel da Paz – 2006”. Até em um evento da ONU, o “Ministro-artista” participou cantando “A PAZ” – palavra que ficou harmoniosa e intimista, ao som do violão de “Gil”.

    No outro lado do enredo, grande parte da classe artística brasileira, não está em paz com o Ministro. Esses brasileiros acham que foram entregues ao “Deus Dará” e estão atrás da “Parabolicamará”. E agora José? E agora amigo Gil? Palavras bonitas e poemas elaborados precisam de sintonias. As constelações tupiniquins da criação, não perdoam! Os versos escritos há décadas viraram profecias: “Olha lá vai passando a procissão… Esperando o que Jesus prometeu”.

    O “Ministro-compositor” viajou muitas vezes ao exterior! Será que andou divulgando a “Milenar Cultura Universal Brasileira? Macunaíma está aposentado? No amado, idolatrado e problemático Brasil, as políticas culturais parecem serpentes no Sertão… Se o Ministério da Cultura realizou eventos importantes, quais foram os resultados para a pacificação dos “egos machucados”? Os “Morros Urbanos”, as “Brasílias Teimosas” e outros centros explosivos – no talento e na violência – continuam dependendo da arte para o exercício de cidadania!

    Alguns dados estimados da população artística no Brasil: 50.000 músicos, 40.000 compositores, 100.000 artesãos, 30.000 escritores, milhares de atores e atrizes, e outros não mencionados – dependendo das minguadas verbas governamentais. Faltam programas e incentivos culturais! Sejamos justos: o atual Presidente da República, não é o único culpado. Os presidentes anteriores e outros governos das esferas municipais e estaduais participaram da degradação cultural.

    Nessa terra de “jabá”, o velho “bacalhau” (antes – comida de pobre) perdeu o “status”. A controvertida “Classe Artística Brasileira” já não escuta o “Guarani”… O Brasil canta “Festa no Apê…”

    Abraços.

    Lailton Araújo

  32. Fábio Costa

    Saudações Gerald!

    Tenho acompanhado diariamente a seu blog e, realmente, acho muito bom (redundancia…). Sobre o MinC, bem que você poderia assumi-lo e colocar essa geringonça pra funcionar, pelo menos, até o fim do “Lulinha paz e amor”.

    Um abraço!
    Fábio Costa

  33. gthomas

    Layton, muito bom seu texto!

    Onde saiu?

    LOVE
    Gerald

    Fabio Cista: obrigado. EU la? Mas nem que aVACA TUSSA RUSSA!!!!!

    Mau e Sandra daqui a pouco comento: sobre celebs em cargos PUBlicos. Nao da certo mesmo.

  34. THOMAS…

    Publiquei a crítica no Overmundo… Site financiado pela PETROBRAS e MINC…

    E não estou arrependido… Sei o que passa a classe artística!

    Dê uma lida:

    http://www.overmundo.com.br/overblog/a-cultura-brasileira-viaja-nas-ondas-do-acaso

    Abraços.

    Lailton Araújo

  35. Mau

    FABIO, TENHO OUTRA SUGESTAO.

    VAMOS AACABAR COM MINC E MIN ESPORTES – DINHEIRO PERDIDO. VAMOS CRIAR O MINISTERIO DA BOMBA ATOMICA.

    PARA MINISTRO SUGIRO O PUTIN – ASSIM ELE FICA COMO PRIMEIRO MINISTRO REI DA RUSSIA E MINISTRO DA BOMBA NO BRASIL.

    AÍ O BRASIL ENTRA PRO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

  36. Robin

    O pessoal do teatro não aprovou o GG mas o pessoal do cinema, sim. Porque continuamos financiando cine Lixo para a mesma patota parasita do cinema, (mais do mesmo para os mesmos). O pessoal do teatro ta querendo esta mesma teta ou tem projetos reais?

  37. Fábio Costa

    Mau,

    Realmente, acabar com esses dois desperdicios públicos- na verdade são privados, pois, poucos ganham – seria muito bom.
    Bomba atômica, Putin…. seria muita MAUdade, (Peço perdão pelo trocadilho).

  38. Sandra

    Há uns comentários muito legais, hoje! De muita gente nova, ou que vieram antes de mim, deram um tempo, e estão retornando agora.

    Boas vindas aos novos!

    Bom regresso aos veteranos, se for o caso!

  39. CArlos

    CAro GT: a existência de artistas como Gilberto Gil, Veloso, Autran e de pessoas que redigem textos como os que você assinou, legitimam a necessidade de um Ministério Cultural. Quanto à avaliação do desempenho do ex-ministro, podemos ponderar que quando se está do lado de fora da vidraça, as aparências tendem a se turvar e aparecerem distorcidas. Um ponto que acho interessante é que o MinC não pode ser considerado um ministério das artes simplesmente, como a sociedade e muitos governos tendem a fazer. A definição de Cultura abrange muito mais. E é nisto que se deveria concentrar esforços, até mesmo na alfabetização se for o (nosso) caso! Quem sabe um possível ministro Gerald Thomas saiba cuidar melhor de questões que ministro Gil se equivocou…

  40. Fábio Costa

    sandra,

    Muito agradecido pela recepção. Sempre tive vontade de responder ao Blog do Thomas, mas faltava coragem. Não sei por que.

    Um abraço!
    Fábio.

  41. O Vampiro de Curitiba

    Já que o povo quer: GERALD THOMAS PARA MINISTRO DA CULTURA!

  42. ike

    Repito aqui o que deixei no Blog do Cunha Lima, que é para cunhar/alcunhar mesmo:

    Quanta bobagem o Gil escrevia! Sentenças sem nexo, palavras vazias em estilo moderninho-corporativo: sintaxe mistificadora.
    Cultura é mistificação?
    Mas é chover no molhado: quem mandava de fato na casa era e é s.m. (sua majestade e não s.m.j) a eminência parda-esquizofrênica ainda empossada.

  43. O Vampiro de Curitiba

    O cara com cara de bancário forçou de mais os elogios ao Gil. Cara de bancário. Bancário petista. Bancos e PT, sempre juntos. Muita grana. Sobra até para os caras de bancários.

  44. Adenilde petrina

    o ex ministro gil pode ter seus defeitos, pois quem não os tem?mas uma coisa ele fez: os pontos de cultura que levou informação, valorizou a cultura popular e deu voz aos excluídos, pois até então cultura no Brasil era privilégio de uma elite sanguessuga que vive às custas da exploração dos desafortunados. Elite esta que institucionalizou a violência no Brasil e nos considera ignorantes, mas vive às nossas custas … esses afortunados não conhecem história e vivem ainda na casa grande achando que o Brasil é uma grande senzala….já era: vive o povo brasileiro que breve deixará de sustentar a arrogancia de poucos, pois graças aos trabalhos deste ministério da cultura estamos tendo mais oportunidades inclusive de estar neste blog dando opinmião.

  45. Fábio Costa

    Vamp,

    Bancos e PT, PSDB,DEM(os) sempre juntos…..

  46. Sandra

    Adenilde, só não entendi porque “graças ao ministério da cultura” estamos tendo oportunidade de estar nesse blog dando opinião.

  47. macedo

    Parece que essas mensagens foram enviadas por um bando de imbecis. Nada aproveitável. Vamos estudar minha gente e apender a fazer alguma coisa aproveitável. O ex-min de nada, nada disse, nada fez em favor do Br. Porém, pra ele e família foi bom de montão como diz o baiano. Nós brasileiros merecemos tudo quanto está acontecendo: bolsa família, miséria, “farta distribuição de renda”, violência, saúde podre e educação no fun do do poço. Falei e disse.

  48. gthomas

    Lailton, Fabio, CArlos e todos

    Tem sido excelente o que todos escrevem: mas tem uma coisa muito seria: Celebridade em Ministerio NAO da certo

    minha ex sogra, a Sir Fernanda Montenegro, certa vez, foi convidada pro cargo e declinou dizendo-se incapaz.

    Concordo: artista nao tem jeito pra essas coisas mesmo.

    1- viajamos o tempo todo.
    2-nossos EGOS sao inflados demais
    3- nao temos a CORAGEM de delagar veramente
    4- em questao continua se o BR precisa realmente de um MinC

    os EUA funcionam sem e as artes vao bem obrigado. Esse tipo de paternalismo do “coitadinho” nao faz bem a niguem. Agora, ja que existe e nao ira acabar que – pelo menos coloquem o Sergio Mamberti que entende de tudo e esta la desde o inicio!!!!!
    LOVE
    Gerald

  49. Fernando

    Já foi tarde…..

  50. Tuca

    IIIIhhhhhhh, como comentar algo que nem se acompanha?

    Pessoal, fora o comentário sobre os pontos de cultura, nada vcs sabem sobre ações do ministério? E opa, só tem o ministro no ministério?

    hummmm…enfim, até questionar se o Ministro esteve presente ou ausente tudo bem vai, mas desconsiderar toda uma equipe é muito simplismo.

    *Pontos de Cultura
    *Aumento de verbas para reforma de patrimonio.

    Mas ainda temos um ministério com 1% do orçamento…e ouvi aquele jornalista Jose Neumane dizer que ” UM MINISTÉRIO INSIGNIFICANTE, O DA CULTURA, PERDE SEU MINISTRO…” bom me doeu muito ouvir que a cultura é insignificante…isso pq não damos a minima para ela.

    O que me alenta é a equipe…está em estudo um projeto muito parecido com a LEI DE FOMENTO AO TEATRO que tem aqui em São Paulo, criada na gestão de Celso Frateschi.Se isso for concretizado, ai sim, teremos no Brasil uma melhora na produção, pois temos grupos que podem desemvolver pesquisas e projetos sendo fomentados, sem ficar se estapiando por aquela Lei morimbuda…rouanet… Essa onda de lei de incentivos foi a responsavel pela paralisia e asfixiamento da classe cultural…Renuncia fiscal, pra cá, pra lá…e não se cria uma vida propria…fomentada…oras, como em vários países da Europa.

    Não , por favor não me venham com a atualização da morimbunda…pô nem todo mundo é um Poladian!

    Bom, tb não dá pra ficar apenas na dependencia de bons centro como SESC…tem mais produções, inumeras…e não tem SESC pra todo mundo.

    A grande luta é aumentar esse ridiculo orçamento…pois cultura dá inumeros e diversos postos de trabalho.
    Até quando vamos ficar fingindo de conta ou tendo que ouvir aquela frase:

    Ah, que legal vc é artista? E trabalha no que?

    Santa Brigda Batman!!!

  51. Tuca

    desenvolver…cruzes…tecla errada

  52. gthomas

    Acho que o Fernando disse o que todos queriamos dizer e nao tinhamos coragem e escrevemos e escrevemos e escrevemos palavras palavras…..
    LOVE
    G

  53. Paulo Caires

    Gil fêz muito pela cultura, mas só pela própria. Atuou como uma modelo, atriz ou travesti que vê na oprtunidade da fama e visibilidade trazida por um amante, uma forma de levar seu cahê.

  54. Peru

    Botar um maconheiro pra Ministro não dá.

  55. Glorinha

    sim, palavras, palavras, palavras… faz parte né!! 🙂

  56. gthomas

    Tuca
    vc sabe muito bem quem eu sou e onde e em que eu trabalho porra!
    nao me venha com inocencios de oliveiros! no mais, se existem SESCs pra apoiar os orfaos do MInC (porque sim, o MInC fez milhares de orfaos) teve o Danilo Santos de Miranda pra acolher as VITIMAS sim senhor!!!!

    e se o Celso fez alguma coisa positiva, viva ele!
    nao tenho nada contra a Funarte, Nem ao menos a mencionei.
    Vc a pautou aqui,
    essa materia eh sobre o GIL ou vc le em braille????
    Gerald

  57. gthomas

    …o THC 2222
    LOVE
    G

  58. Huf

    Já assisti uma peça de teatro, uma vez, faz muito tempo, não lembro direito mas acho que era sobre algumas obras da literatura brasileira, lembro que era entrada franca. Na minha cidade tem teatro (Joaçaba/SC) mas ainda não tive oportunidade/dinheiro/vontade de assistir uma peça. Deve ser bom morar em cidades que possuam teatros com boas peças e pertencer a uma classe social que tem grana para pagar por estes espetáculos, mas enquanto isso eu e alguns outros milhões de brasileiros nos conformamos com a novela “A Favorita”, dizem que também é arte, menos mal.

  59. gthomas

    Otmo comentario do Vamp

    O Vampiro de Curitiba
    O cara com cara de bancário forçou de mais os elogios ao Gil. Cara de bancário. Bancário petista. Bancos e PT, sempre juntos. Muita grana. Sobra até para os caras de bancários.

    ele se refere ao tal do cunha lima !!!! Comprado ali do IG e nao isento com cara de dentista ou bancario, ainda bem que os comentarios (inclusive o meu) mandou ver: Idi-ota!
    Parabens Vamp
    LOVE
    G

  60. Sandra

    Achei que a função do MinC era instalar a censura. Não foi esse ministério que tentou criar um conselho de jornalismo?

  61. ADSON

    O AUTOR DO REFERIDO TEXTO, FAZ OPOSICAO AO ATUAL GORVERNO BEM ANTES DA ENTRADA DO GIL NO MINISTERIO. PORTANTO, NAO E A PESSOA IDEAL PARA AVALIAR O DESEMPENHO DO GIL BEM COMO DO GOVERNO LULA.

  62. Louis

    Maconheiro como ministro? Qual o problema? Nosso meio artístico está recheado de drogados, bêbados, prostitutas, homossexuais e lésbicas. Cada um com seu cada um. Desde que tenham talento e que a arte e a cultura sejam valorizadas e reverenciadas, td bem.
    Quando houver união e coesão na nossa classe artística, nas suas mais variadas vertentes, aí sim haverá investimentos significativos na área da cultura. Há essa união?

    GThomas, seria ótimo se houvesse mesmo um ministério para a luta contra o Analfabetismo. Em vinte anos, a cultura seria tão valorizada que não precisaríamos de um “ministro maconheiro” como muitos o qualificaram. Com certeza, muitos desses que o criticam consomem drogas e são negligentes e omissos com a terrível desigualdade sociocultural existente no nosso país, aspectos que alimentam o tráfico com recursos (materiais e humanos) para que se arme e atente contra toda a sociedade.
    Mas vai melhorar!

    ST!

  63. Sandra

    Adson, a oposição não pode avaliar o governo? Qual seria a função dela?

  64. Edwin Perez

    gt, vc já jogou futebol?

  65. Glorinha

    o fato de o autor do referido texto se opor ao atual governo não tira deste a capacidade de opinar e de avaliar não é mesmo!

  66. Denis

    Ora, acho que não precisaria ser nenhum iluminado para perceber que o Beto não era minimamente indicável para o cargo. Alguém achava mesmo que ele tinha algum cacoete para política? Alguém achava mesmo que ele iria abrir mão da carreira e trabalhar duro, como exige a pasta para funcionar de verdade?
    Alguém não percebeu a pirotecnia da medida? “Um artista no Ministério da Cultura”!! Que “lindju”! E como era o Beto, poucos se atreveram a criticar.
    Por essas e outras é que esse país é o que é, pessoas erradas nos lugares certos e certas nos lugares errados.
    Bacci.

  67. Claudia

    Estou com o Fernando!!!!
    Já foi tarde mesmo…
    Hoje pela manhã li uma entrevista do MinC dizendo que “discursos fazem mal a minha voz”….agora cantar em Paris “para poucos” faz bem ao ego, ao bolso.
    Lá dizem : Que maravilhoso o M&M…
    Aproveita que a filhota está indo pra NYC fazer turnê, pega a Dona Flora…e aquele abraço…..
    E claro, vlw pela PAC da Cultura, e pelos R$ 4,7 até 2010…
    Que vergonha SR. GIL…

  68. Glorinha

    certos em lugares errados, errados nos lugares certos, bom então não tem nada certo né…. os lugares serão o que fizermos dele!

  69. Alexandre Braz

    Pelo menos o MinC divulgou para leigos artistas(meia boca), o que é não fazer cultura no minitério!
    Diferente de seu talento como artísta e assim conhecer boas composições, para deixarem de empobrecer nossa arte.
    Pra que ministro?
    Vamos montar um partido.
    Que tal PA, partido arte.
    Vai dar tanta gennnnnnnnnte.

  70. jorge

    Que bom que aquele homem ou sei lá oque, saiu do

    ministério., ele é muito MULAMBUDO. HA! HA! HA! HA!

  71. Eh uma pena que o Brasil trate tao mal o teatro, a arte em geral. Eh muito triste.

  72. marcelo josé veiga da silva

    Se espera muito de um governo que tem seu olhar para a própria barriga. Nunca seremos nada enquanto um nome for melhor que o país. Os artistas em geral sempre estarão a parte da sociedade, pois o a arte sempre será um substrato do momento vivido. Gil vai, logo será outro ocupar seu lugar e tirar lucro… É uma politica do lucro infinito…

  73. Jocledson !!!! é meu nome !

    primeira coisa isso está uma lastimas geral ! escrevi este texto/canção/ musica que ainda não tem melodia !!! leiam e vejam o que a desgraça na nossa cultura chega a fazer !!

    abraço Gerald Thomas !!!

    País plastificado

    Vivo neste país sarcástico
    Onde ao todo o povo é endividado
    Completamente enrolado por um sistema
    Fajuto, de falsa anarquia.

    Sempre numa monotonia
    De suspense e condenação
    Se é culpado ou não
    Mas com tudo que acaba em pizza
    Acabamos levando a vida

    Por uma direção contrária
    Só por nós mesmos
    No comando deste comboio
    Descendo nossa serra de desilusão
    Poeira do abismo

    Mas mesmo chegando neste fundo
    Há uma compreensão contrária
    De nosso mundo selvagem
    Insano mesmo nos revoltando ficamos
    Como ovelhas brancas
    A caminhar pela floresta com o lobo

    Levando doces à vovozinha
    Senadora da república
    De boa só à artimanha
    Sobre as ovelhas

    Ovelhas negras de uma era obscura
    Mas tão claras diferenças
    Tão burras ofensas!!!!!

    escrevi outra

    Fundo do poço

    Nossas reservas estão abertas
    Agora nosso petróleo é rei
    Agora a OPEP disse vem com tudo neném
    Com direito até a episódio do Chávez; diz ai Hugo
    Quem é o rei, o magnata dessa vez ?
    Ditador liberal dinheiro estranho
    Mas meticuloso, sempre sei que por trás do bondoso
    Este saberá o verdadeiro lado facínora.
    Uns fecham o gás roubam nossas empresas
    Oposição muda de nome pra ver se consegue se eleger dessa vez
    Enquanto isso ataca a direita esquecendo que o governo só colhe o que você fez
    Me enojo de todos vocês governo desorganizado
    Neste país só o crime é organizado
    Poucos sabem fazer lei
    Sem fazer do pó refém
    A mercadoria é extraviada
    Mas eu não sei! Não adianta perguntar
    A resposta você sabe: Ladrão que rouba ladrão
    Escapa cem anos da prisão

    Olha a gravata suja de batom é a morena do congresso
    Com direito a capa na mesa do parlamentar
    Mas quem é que vai se importar
    Mulher nua não é de se importar
    Mas que o banheiro do parlamento encheu-se
    Isso é verdade não foram problemas alimentares
    Só desidratação, cansa usar as mãos
    A Mônica soube se superar outra vez
    Cada pose nua é outra onda de tesão
    Uiuiuiui
    Falta de decoro, não! É falta de couro!
    Gasto no banheiro! Vá limpar as mãos!

    Quanto besteira mas, fazer o quê? É o nosso governo
    O ponto de encontro entre a razão e a escuridão
    Até que horas vai ser assim cidadão!!!

    até que horas vai ser assim hein !????

    até mais Gerald !!!!

    ah sou jovem mas não sou burro !! eu tenho cultura não preciso saber de quem é o cargo pois não sabemos quem é que faz as leis !!!!
    não é verdade !!!

  74. augusto vieira

    Se entrar o Mamberti em alguns anos as criticas serão bem parecidas.

  75. geraldo

    O Gerald Thomas e cercanias deveria deixar de passear entre alemanha, frança, eua, etc, e cair de boca num quilombo, numa aldeia indígena, numa favela, num bairro periférico, num vilarejo longínquo lá no fundo do palco e se instrumentalizar um pouco de Brasil para poder fazer com mais honestidade a sua tarefa de opositor. A questão não é um ministério da cultura mas a função do mesmo, ser um balcão para os GTs da vida ou uma ferramenta de democracia cultural e impulsionador de um processo de cultura cultura democrática. Pela primeira vez na história do país temos um ministério da cultura, mesmo, e não um brinquedo para enriquecer cada vez mais a já muito rica turma do eixo rio-sãopaulo. A questão não é ser da elite, mas trabalhar só em função da sua própriua classe, como fazem todos os elitistas (gil é a única exceção) do país. Gil não presta porque pensou nos outros, não só o seu lado, como o sul maravilha faz. Ganhar dinheiro não é o problema, sr thomas, mas querer que só a causa própria e a de meia dúzia de três ou quatro amiguinhos ganhe todo o dinheiro que é de TODOS. Gil saiu porque a usura, a ganância, o egoismo desmedido, a mesquinhez absoluta do eixo rio-sãopaulo, responsável pelo aniquilamento perverso de toda possibilidade de produção e expressão cultural fora desse eixo puidesse vir à tona, ter direito Á vida! Esse é o verdadeiro pelotão de morte do teatroie de todas as manifestações culturais do país. o sr thomas é um desses carrascos que deveriam ir à júri popular por crimes de lesa-humanidade, terrosrismo cultural, massacre artístico e corrupção da liberdade de ação e expressão em todos os níveis. O Brasil não precisa do sr thomas e seus asseclas mas a cultura (que é TUDO!) precisa do ministério que o sr Gilberto Gil de um modo muito natural animou o trabalho de parto e agora parte para dar a luz a outros poemas, como fez com o minc. Porra, tá na hora do pessoal começar a enxergar, sentir, pensar as coisas por si mesmo e não pela cabeça eurocêntricanorteamericanizada do colonizado-mor, Gerald Thomas e assimilados.

  76. Alirio de Oliveira

    Quanta asneira!!!!! Quanta bobagem!!! E é ainda essa ignóbil “Classe Média”, pseudo burguesa que ainda fala em cultura!!! Será que existe algum projeto do Sr.GT que não foi aceito por razões óbvias??? Parabéns aos pouquissimos defensores da legalidade que (por sinal não erram o nosso vernáculo) souberam defender, não o artista Gil, mas o homem público. Realmente, ser pedra é muito fácil, GT. Espero que publiquem esse comentário e não usem do mesmo procedimento que era costume nos tempos passados.

  77. emilio ambrosano

    gerald tenho lido todos os seus comentários e crônicas, sei lá como definir, mas quero te dizer que eu simplesmente adoro lê-las, sua inteligência em comentar ultrapassa o meu entendimento, amo-as e concordo com tudo, parabéns, cara você é de mais, a de hoje então nem se fala, odiava o ministro da cultura, amo o cantor gilberto gil, agora com certeza vai andar a cultura de nosso país, eu também quero realizar minha exposição, sou artista-plástico e preciso como todos de apoio e ajuda aos meus projetos, agora vai, tenho certeza, abraços a todos.

  78. Paulo Gaeta

    Gerald
    O Gil antes de se tornar ministro era um artista bastante criativo, mas
    eh realmente incrivel como o poder muda as pessoas.
    Atualmente acho que ele perdeu mesmo o fio da meada criativa e sera que um dia vai recuperar? God knows…
    Agora, realmente sinto que ele usou esse cargo para se auto-promover e nao vejo nada de muito significativo feito na culture por ele. Como estou num notebook nao tenho cedilha ne til como o Gerald e acho que fica faltando algo no idioma Portugues sem essas coisas. T+

  79. Sandra

    Sou de classe média. Algum partido não faz questão do meu voto?

  80. MIGUEL BATISTA BOMFIM DE CARVALHO

    ”O SUJO NÃO PODE FALAR DO MAL LAVADO”

  81. Sandra

    Voltando ao conselho de jornalismo, proposto pelo MinC, se eu me lembro do que foi discutido na época, ninguém poderia escrever artigos em jornais e revistas se não tivesse diploma de jornalismo.

    Daí para impedir um blog de falar sobre política, ou mesmo calá-lo de vez…

    Lembrei-me disso porque um dos comentaristas escreveu que deveríamos agradecer ao MinC por estarmos comentando nesse blog.

  82. O Vampiro de Curitiba

    Eu gostaria apenas que os defensores do ex-ministro Gil nos dissessem porque, afinal, ele deixou o Governo. Ele fala uma coisa, o Lula fala outra. E aí?

  83. Stefenson

    Esse é o Tomas…
    muita besteira, maníaco por polemica. E um desastre como alfinetata em política. O Gil fez um bom trabalho. Para o Tomas cultura é só teatro. Não é. O Tomas odeia a música … lembram o que ele fez com a Gal

  84. Eduardo

    Cara, tú é muito figura…cê tem coragem de falar do Gil???O que é que exatamente vc fez pela cultura popular??? Vive dentro de avião muito burguesamente… Entre Rio e N York…fazendo críticas??? Ô meu, faz alguma que entre para a história do teatro popular e não para elite. Elite sim, disse o Gil e muito bem. Se vc apresentar esses draminhas careta que vc faz pra classe média lá em Jardim América ( e não de América, com certeza vc nem tem idéia de onde fica ) não sobrará nem um cachinho de suas emplastadas medeixas. Viva o rasta do Gil e de seu trabalho maravilhoso!!!

  85. O Vampiro de Curitiba

    Muito bem lembrado, Sandra! E eu queria deixar bem claro que minhas críticas ao Gilberto Gil não se referem ao artista, muito menos à pessoa, mas exclusivamente ao ministro.

  86. O Vampiro de Curitiba

    Ô, Stefenson (pelo nome, deve ser petralha) não gostar de axé não significa não gostar de música. O Gerald curte Wagner, Bach, etc. É pecado gostar de qualidade?

  87. O Vampiro de Curitiba

    Eduardo, acorda, cara! O povo não curte teatro, curte novela das seis.

  88. O Vampiro de Curitiba

    Alirio (outro nome de petralha), o que você entende por “legalidade”?
    Só o simples fato de pertencer a este desgoverno já implica em não apreciar muito a legalidade.

  89. Mau

    DEPOIS DE EXTINGUIR O MINC E O MIN DOS ESPORTES UNINDO TUDO PARA O NOVO MINISTERIO DA BOMBA ATÔMICA CUJO MINISTRO SERÁ CONVIDADO POSTERIORMENTE – WLADIMIR PUTIN, ATUAL CZAR DA RÚSSIA, LANÇO OUTRO NOVO MINISTERIO:

    NO LUGAR DO MIN DA EDUCAÇÃO, SERÁ CRIADO O MINISTERIO DA “IGNORANCIA SOCIAL” SEM ACENTO PRA FACILITAR O “POVAUMMMMM” COM MAIS UMA NOVA ORTOGRAFIA – JA QUE ABOLIRAM TBM O TREMA

  90. gthomas

    Caramba!
    Quanta coisa

    Marcelo Jose Veiga da Silva: OTIMO, otimo comentario: Mais tarde no fnal do dia, acho que farei uma compilacao dos melhores e resumo numa especie de The Best of….. Obrigado.

    Jocledson: entendi que esse eh seu nome: mas quanta letra so! irei ouvir (ler) com cuidado mais tarde, Prometo.

    Augusto Vieira: nao acho que seja verdade que se o Mamberti pegar continue igual: ele tem muito mais visao e nao faz shows ao redor do mundo

    Agora essa PEROLA precisava ser sublinhada porque expressa a XENOFOBIA institucionalizada pela ETICA desse ministerio e desse PT

    “Porra, tá na hora do pessoal começar a enxergar, sentir, pensar as coisas por si mesmo e não pela cabeça eurocêntricanorteamericanizada do colonizado-mor, Gerald Thomas e assimilados.” do Sr Geraldo, meu xara!!!!

    Sr Geraldo: Leia um pouco sobre minha biografia. Um pouquinho so. Alias, leia um pouco mais o artigo em si. Alias, nao leia nada nao. Com vcs nao adianta, Vcs sao cegos. Nao adiante discutir, nao sabem quem eh colonizador ou colonizado. Nao sabem em que dia a HISTORIA comecou,
    Fim de papol
    Gerald(0)

  91. Marcinha/:

    Não, eles tem um trabalho muito forte e bonito na sua maioria andam com suas proprias pernas a anos…e falo por propriedade pois visitei a maioria dos pontos do Brasil.

  92. Ana lafa beto

    A situação ficou preta Gil.

  93. Mau

    PS: De repente aparecem grandiosos críticos de teatro e dramaturgia no blog…

    por exemplo o Eduardo …

    HUahaha

  94. Hélio Pere

    Entrei pela primeira e espero que pela ultima vez,nesse blog, para mim esta pessoa (americanizados acham que são geniais)não tem capacidade de criticar Gilberto Gil isso merece uma resposta a altura de sua estupidez , o que não é muito difícil.
    Cadê os artistas teatrais falando asneiras do ex-ministro; agora um cabra que precisa tirar a roupa para aparecer na mídia é uma comédia. desculpe

  95. parece q isto ñ é falcatrua,maestria,o gil tem erros, inormes,sim,parece q desfavoreceu muito a “tal ” da classe teatral,da qual piso agora pelas mãos de seu teatro,mas há algo a mais,né,cacá e claudia, me parece q vcs vão na onda, onda beatriz segal,a cega de seu próprio umbigo,madame “odette”,q chegou desvaloriza-ló,dizendo:nem sabe o q é teatro,ele sabe,mas há os entraves politicalescos, para os mafiosos do cinema ,parece q ñ foi tão ruim, assim,barretão,elogiou hoje ele na folha,mas no foro privado,essasssssssssss novas privadas de puxa de tapetes,ñ sei o q o senhor barretão, realmente pensa,a “tal da “classe” AR -TISTICA,MUITAS VEZES SIM ELITISTA,PRECISA QUEBRAR SEU CLÉROS,evoéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee,q banda realceMENTE SE A-largue,sou da FAveLA,MAS TAMBÉM soul DA CIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  96. Ana lafa beto

    VÃO TRABALHAR CAMBADA DE VAGABUNDOS,POR ISSO Q ESSE PAIS ESTA ASSIM UM BANDO DE VAGABUNDO LENDO BLOG NA HORA DO TRABALHO.JÁ NÃO BASTA O MINISTRO DA PREGUISA GILBERTO GIL?VOU SAIR Q MEU CHEFE TA VINDO..TCHAU

  97. Marcinha/:

    Não, eles tem um trabalho muito forte e bonito na sua maioria andam com suas proprias pernas a anos…e falo por propriedade pois visitei a maioria dos pontos do Brasil.

    de novo comentário da marcia

  98. Toni

    Porque e pra quê, Ministério da cultura?, se já existia o Ministério da Educação e Cultura. Pelo que entendo, a educação e a base da Cultura, portanto pergunto novamente: Porque Ministério da Cultura?
    Eu acho que tá faltando competência para administrar esse Ministério.

  99. gthomas

    Pronto: passou dos 100 virou baixaria!
    Gil era americanizado sabia’
    ou melhor, BRITANIZADO
    Britushly zado!
    e ai?’
    saia pela Portobello road, through the sound of music,,,,la la la la la la ,,,,,

    9 out of 1o movie stars make me cry, I’m alive..
    Gerald(o)

  100. Lu Prieto

    Gilberto Gil é um artista incrível. Isso não pode nem entrar em discussão. Mas, infelizmente, deixou-se levar pela vaidade e pela tentação do poder e da bajulação que vem com ele, sem considerar o que realmente estava ao seu alcance realizar. Ficou anos e anos num ministério inútil, apenas para manter uma posição falsa e hipócrita. Uma pena… Acabou prejudicando o imaginário que o seu passado e história de um grande artista despertava em muitos dos seus fãs… Como já foi dito aqui, já foi tarde mesmo.
    Gerald, adooooro sua coluna.

  101. Sandra

    Em 1985, de Orwell, o autor já previa a proposta de alguns comentaristas: trocar livros por resumos, eliminar-se a gramática. Era o artista que precisava emburrecer sua arte, não o povo que precisava estudar. Quando li, achei um absurdo. Mas o Brasil consegue ser “melhor” que a caricatura.

  102. roberto

    ME DIGAM UMA COISA QUE ELE FEZ DE BOM NO MINISTÉRIO, A NÃO SER PROMOVER SEUS PROPRIOS SHOWS, JÁ VAI TARDE, ALIÁS, NÃO DEVERIA NEM TER COMEÇADO (SÓ NESTE GOVERNO DE TRANQUEIRAS MESMO PRA ACONTECER ESSAS COISAS ).

  103. Tuca

    vixeee…Gerald, onde citei o tal Indescencio de Oliveira?
    Admiro o processo de mais de 20 anos do SESC no apoio de varias linguagens, sem dizer que construiram um público sólido, que participa desde de um ARTISTA COMO VC à um com menos previlégios , por motivos óbvios…pois ele tem que andar muitooo pra estar ao seu lado.E acredito que está na hora de dinamizar isso, com mais postos de trabalho, com mais investimentos sem tutela.

    E existe uma equipe que se esforça pra isso sim.Infelizmente, 1% de orçamento é de chorar.Leis de incentivo não solucionam, em Sampa vide lei mENDONÇA, as empresas estão abarrotadas de descontos…deixam de usá-la. Fato!

  104. Tuca

    Ana Lafa…preguisa? bom…vamos trabalhar e vc, pra escolaaaa…com pregressão continuada e tudo.

  105. Jonas Buarque

    Numa boa,

    o cara quer meter o pau no desempenho do ex-ministro Gil, mas, no mínimo, lhe falta cultura para tanto. Erros crassos de gramática, frases mal construídas, pontuação sofrível e, o pior, carência total de argumentos para questionar o trabalho do Gil.
    Se quer criticar, tudo bem, mas com lógica, texto inteligível e embasamento teórico factível.
    Abraço,

  106. Jocledson !!!! é meu nome !

    o Brasil, tem a cultura da putaria infelizmente !

    teremos o criança esperança que tem festa e tudo mais, mas que infelizmente não é tão explicado assim !!!!

    o brasileiro não é um povo natural, ele é micegenado nos somos colonizados por europeus e outros povos !! o Gerald Thomas não é americanizado pois vive no Brasil e vê o que é de bom grado a sociedade e o que não é ! vocês o criticam mas não dizem o porque gilberto gil e compania só deixam o brasil como terra da folia e da bunda ! por que mostrar alegria é fácil o dificil e ser de tão sério como um ilustre palhaço que nos encanta mas não deixa de fazer o seu trabalho ! Muitos partem parra agressão verbal mas se prestem a dizer o que é poesia improvisar rimas ? é isso poesia ? poesia é ter lirismo com inteligência não é só pensar rápido em palavras que rimam , tem que se ter decência de pensamento ou vocês não sabem o que arte !?

    ficam vendo as novelas da globo né ?? ao JN mas não sabem a verdade que está fora da tela !

    as pessoas criam fadas e demonios pessoais nós apenas sabemos mostrá-los , será que arte não pode ter toques de várias tonalidades !!

    a arte não tem bandeira !!! meio contraditório?

    não vcs apenas critcam então mostrem o seu melhor !!!!!

    Brasil o fim de um início !!!

  107. Tuca

    hum, mas não é sobre a saída do Ministro Gilebrto Gil e estes 6 anos de trabalho do MInistério?

    Então compreendi direito, sobre as ações pessoais dele nem me interesso.Teve sorte sim de ter uma ótima equipe, sai sem deixar abalos.

    Critico muito é a demora de avaliação dos processos de solicitação da Lei.Este ponto o ministério esta devendo.Mas , Gerald , do Celso comentei quando ele estava na secretaria de cultura do municipio de São Paulo.

  108. Pancho Cappeletti

    Até o Gil durou bastante! Foram o que? 6 anos? Ta bem legal! Agora virá outro, como sempre acontece. N.E.X.T
    Poxa o cara quer cantar, somente cantar, então…vai cantar (…) quanto mais purpurina melhor (…)
    Quem vai ficar no lugar dele? Será melhor? Ou a mesma história?
    A arte no Brasil está tãããooo incrível por causa do Gil? Ou por causa da SAÍDA do Gil?
    p.

  109. Eduardo

    O cara lá em cima pensa que teatro é pra críticos…

  110. Diogenes

    Pobre moça Tuca!Viu a cacetada que tomou?Não quiseram entender moça.E você irá apanhar mais ainda.Senhor GT, mesmo que a senhorita soubesse ler em braille, o senhor não postou em braile.Desnecessário!

  111. gthomas

    Ta vendo Vamp o que te digo?

    Com um Tuca da pra dialogar: estamos divergindo (ou nao estamos) ainda nao entendi direito,…sobre a posicao do Celso…..Nao sei onde o Celso esta (adimiro o Celso imensamente, foi o professor da fabi e o colega do damasceno) e sempre se mostrou uma pessoa integra pelo que sei. Mais nao sei.

    Mas de repente entra esses que ARROTAM o tal da “falta de embasamento” “erros de grafia” como o tal do Buarque ai de cima…o que me faz pensar……Sera que ele gostaria ser um de nos? estar na tenda junto com a gente? Dirigir e autorar essas pecas como nos????? Ter contato em altas cupulas assim como a gente?
    Sera isso o motivo da inveja?
    ah, acho que entendi a frase da Sandra: cada piolho…..
    entendi

    Tuca, daqui a pouco volto
    de percentagens realmente entendo pouco, Necessito de mais info>>> APETESP e APTalguma outra coisa que o Nando Libonati e a Fernanda Signorini podem explicar melhor que eu
    LOVE
    G

  112. gthomas

    OLHA SO quem me diz que eu vou levar PORRADA!!! que meda!!!

    Domain Name gov.br ? (Brazil)
    IP Address 200.198.212.# (SERVICO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS – SERPRO)
    ISP SERVICO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS – SERPRO
    Location
    Continent : South America
    Country : Brazil (Facts)
    State/Region : Distrito Federal
    City : Braslia
    Lat/Long : -15.7833, -47.9167 (Map)
    Language Portuguese (Brazil)
    pt-br
    Operating System Microsoft WinXP
    Browser Internet Explorer 6.0
    Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 6.0; Windows NT 5.1; SV1; .NET CLR 2.0.50727; .NET CLR 3.0.04506.30; .NET CLR 3.0.04506.648)
    Javascript version 1.3

  113. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, como assim? O cara é de Brasília? É funcionário Público? Usando um bem público para ameaçar pessoas? Isto é crime! Ele deveria ocupar o seu tempo fazendo jus ao salário que NÓS lhe pagamos e não ameaçando pessoas. Será que o chefinho dele sabe disso? Será que é um petralha? Tem um pessoal que recebe um sanduíche de mortadela do partido para ficar atacando blogs contrários ao partido. Será esse o caso?

  114. Tuca

    Gerald, sou mulherrrrr.Bom, não costumo me colocar em debates pra denegrir ninguém, nem idéias.Sei que há uma PT fobia muito grande.Sou uma pessoa que participa de debates culturais e fóruns de cultura, pois acredito que para ampliar uma visão critica, criar um público presente, alguns tem que participar destes movimentos.

    Deus que me livre da arcaica junção de ministérios…Cultura tem que ter um e Educação outro, pois se corre o risco de escolarizarem a cultura…a Cultura deve estar sempre em movimento livre.

    APETESP, Gerald, pode dar informações sim, mas uma entidade que faz durante 6 meses campanha de R$ 2,00 o ingresso? para ampliar o público´? Vai no Teatro quem paga 2 e que paga 40…a população que não foi acostumada ao prazer do teatro, vai pagar 40 só pro CURINTIAS X PARMERA…e pronto.

    Vc mesmo GErald, poderia ter sua Cia com fomento, vc representa o país no mundo…seria traquilizador.

  115. Tuca

    em tempo

    Hj, o Celso é presidente da FUNARTE…Gerald, é um Hacker mesmo viu…nos IPs do governo federal não sai mais 200…, que indicam computadores mais antigos, opa…antigos assim de 2002 ou 2003 ,foram trocados os pcs .

  116. André M.

    MEDO!

    Quando o “blogueiro” vem aqui abrir ip de posts, fico pensando: Ele é tão contra tudo, e age de maneira tão policialesca? Que coisa né? A gente critica nos outros aquilo que tem medo de assumir ser.

    Quanto ao assunto em pauta, eu acho uma tremenda asneira esse negócio de ministério da cultura. Me lembra aquela música da Felini brincando em em cima da frase do Goebels:

    Quando escuto a palavra cultura
    saco meu revolver!
    Quando escuto a palavra cultura
    Saco meu talão de cheques
    Saco meu revolver
    Saco meu talão de cheques.
    Saco meu revolver
    Saco meu talão de cheques.

    Cultura é uma coisa intrinseca, não tem como ter ministério da cultura, assim como não tem como ter ministério das idéias ou ministério dos espíritos.

    Ministério da cultura sempre foi uma falcatrua para dar dinheiro para falso artista que vivia de favor do Estado. Não tem que ter ministério da cultura, se o cara fizer arte das boas, ele vai saber como se virar, seja via “paitrocínio”, patrocínio, venda da sua arte ou pela prostituição mesmo! O Gil eu não sei, não acompanhei o “ministério” dele. Mas não me lembro de outro ministro da cultura que tenha sido relevante. A única coisa que sei é que a grita em relação ao ministro-músico era porque ele tinha verba e não liberava. Provavelmente os mesmos cretinos que antes mamavam no Estado e agora estão sem dinheirinho para a “cultura” deles.

    Por fim, aqueles que ficam falando que o “ministério” dele não deu certo por causa do THC são tremendamente imbecis. De uma imbecilidade que não consigo nem mensurar. A única coisa que eu lamento no Gil é que ele não dá uma dura na filha dele e nos poupa da busca pela fama dela. Nesse ponto eu gostaria que ele fosse mais duro com a Preta. É a única crítica que tenho em relação a ele.

    Saudções cordiais.

  117. gthomas

    Tuca, desculpe

    So uma coisa: a Cia de Opera Seca entra com pedidos anuais re: Lei do Fomento. NUNCA ganhamos. NUNCA. Tudo bem. Nao era mesmo pra ser. Nao foi. Eh tudo…como se diz……?????
    como eh a expressao?????

    me ajuda!!!!!
    Sai sempre pros mesmos…..
    enfim…..
    nao tem importancia!
    pedimos pra fazer espetaculo, pra construir uma sede em Sampa, pra construir nosso acervo (Ruy Filho entrou com esse pedido) , pra deus e o diabo na terra da esquina e NUNCA saiu positivamente! E quer saber? nao era mesmo pra ser
    LOVE
    G

  118. Reinaldo

    Me perdoe Thomas, a critica faz parte, mas dizer que Gil melhorou o seu cache por conta do ministerio, é não ter escutado nunca: Lunik 9, Se eu quiser falar com Deus, Rebento, Domingo no parque, etc, etc…… Gil é na minha humilde opinião, um dos maiores artistas desse pais, ao lado de Tom Jobin. Fala verdade meu véiu, a sua raiva não é com o Gil, e sim com o torneiro mecanico….
    De qualquer forma ¨AQUELE ABRAÇO¨.

  119. chico xique

    BENDITA LIBERDADE que propicia a um BANDO DE VAGABUNDOS,expressarem tantas asneiras em um só local, vocês não valem o que deixam no vaso.

  120. chico xique

    …quem são vocês, seus rola bostas, pra criticarem o Gil??? Vão pras putas que os pariu.

  121. CAROS AMIGOS E AMIGAS…

    O Thomas acertou na análise… Foi “tiro na mosca”. Ele conhece
    o Brasil… E bem mais que muitos pseudo-brasileiros!

    Um texto para análise…

    RUMOS CULTURAIS… FALTAM BÚSSOLAS

    ( Lailton Araújo )

    Os navegantes do “Oceano Atlântico” tentam descobrir o segredo das tempestades, calmarias, ondas, marés e águas navegáveis, neste lado continental. Talvez não conheçam a geografia destes mares. A nação da análise é Brasil ou Brazil?

    Estando em qualquer porto seguro, as naus dos descendentes lusitanos, franceses, ingleses e holandeses, caminham na escrita em 2007. São textos, poemas, letras e rascunhos. As criações literárias são livres! Não podem ser vinculadas aos interesses comerciais dos anunciantes nacionais ou internacionais. Muito menos: multinacionais. Sem quaisquer dúvidas: esse pedaço de chão (cagado e cuspido) pode precisar de uma revolução meio “dente por dente (x) nota por nota (x) letra por letra”. Por aqui existem poetas, compositores, letristas, músicos, fotógrafos e outros aprendizes sérios. É a maioria! A outra parte – pode ou não – está usando o lema: “tenho que me arrumá, senão, perco meu barquinho!” Desculpem a sinceridade! O mar já não é de marinheiro de primeira viagem! Quem não lembra do refrão: “Marinheiro, marinheiro (Marinheiro só)… Quem te ensinou a nadar… Ou foi o tombo do navio… Ou foi o balanço do mar…” (Bi Ribeiro/João Barone).

    Muitas obras culturais – da antiga “Terra de Santa Cruz” – são originais. Aquelas tão comuns, massificadas, com a assinatura da mediocridade – ajudam ou não – no nascimento natural de uma concepção artística duvidosa, não crítica, que não recebeu crítica, e que jamais receberá crítica. Quem navega em tal mar poderá se afogar na monotonia; sonolento; em mar calmo. A viagem literária – às vezes – é previsível ou imprevisível. Depende da condução do capitão e marujos da embarcação. Como escrever sem colocar palavras ovais e frases triangulares? Aqui é América do Sul. O Caribe fica lá em cima! Se existem léguas ou milhas marítimas é uma questão de história? Qual é a praia ou litoral? Eles são de fora… “Eu não sou daqui (Marinheiro só)… Eu não tenho amor (Marinheiro só)… Eu sou da Bahia (Marinheiro só)… De São Salvador (Marinheiro só)…” (Adaptação de Caetano Veloso).

    Entende-se que o objetivo é a meta necessária. O subjetivo lembra a arte. Chocar um ovo pode ser arte? Depende da ave! Ave César! Ave de rapina! Ave-da-avenida! Ave Maria! Quebram-se as formas! Rompem-se os conceitos e preconceitos! Talvez, aconteçam mudanças! As formações culturais das elites brasileiras soam como afronta ao simples, verdadeiro e genuíno. Será que os povos do Brasil sabem o que é cultura? Monteiro Lobato e Amacio Mazzaropi fazem falta!

    Onde estão os artistas independentes? Será que não se afogaram nos patrocínios estatais do país? As MTV’s diárias concorrem com as linguagens das TV’s digitais abertas! E haja amor, chavões, carrões e algumas bundas com silicone! É cultura “cult”, curtida, malhada, de melodias fáceis, harmonias baratas e letras esculachadas. Os brasileiros e brasileiras sentem tesão por bumba! É normal! São formas de mídia, comunicação, música, literatura e sacanagem – sobrevivendo – no mercado do MP4! As gravadoras tornaram-se gravadores caseiros e que computam prejuízos. Os novos direitos autorais dos que criam, já não são garantidos. A internet mutilou a criação do autor? “É a vida, é bonita e é bonita…” (Gonzaguinha).

    Abraços.

    Lailton Araújo

  122. chico xique

    …o que vocês gostariam, mesmo, era que o ministério fosse colocadoa serviço de vocês, financiando as produções deste seus ídolo ôco, Geraldo Tomás(no rabo), criador da inarte debilaica psicronítica.

  123. chico xique

    …padecendo da Síndrome do Imigrante Frustrado, pois esperava conquistar esta merda de américa, e não conseguiu, para eles ó idiota, tu não passa, de uma figurinha opaca do terceiro mundo, quem sabe no pròximo atentado, com a queda de outro edifício, tu sirva para recoher escombros.

  124. Em tempo: adorei os comentários sobre Duchamp. O blog do neto do Hemingway é bom tb e ele meu pareceu gente fina. Taí a postagem dele sobre o Gerald:

    http://johnhemingway.blogspot.com/2008/06/hemingway-opera.html#links

  125. hilton

    Cultura é muito bom demais, mas com barriga cheia!

  126. hilton

    Cultura é bom demais, mas se a barriga estiver cheia!

  127. JIB

    De todas as B.O.S.T.A.S. nomeadas como Ministros, concorre
    nos três primeiros lugares. Ficará com a medalha de ouro,acho .
    eu.Os outros dois..????Vai ser difícil…..só o voto Minerva….vai
    decidir.

  128. gthomas

    Lailton: quero ler teus textos
    me indique o caminho das pedras

    Vamp, cade a dona Ana Peluso? e o CONTRERA hein Mau so pra entrar aqui e dizer que tanto faz que ele veio ou nao veio???

    Credibildadeetica eh liderada por um grupo que hoje quer me ofender,

    No entanto quando estavam presos, eu os defendia. Isso, na decada de 70 quando eu trabalhava na Anistia Internacional em Londres e eles no carcere ou no exilio.

    O poder eh uma merda mesmo!
    mas mesmo assim falo o que penso, afinal esse mesmo CIRCO de RINS e FIGADOS que escrevi pro Nanini era e eh uma homenagem aqueles, como o Arthir Geraldo Bonfim de Paula, meu xara, que sofreram anos de suas vidas debaixo de repressao!
    LOVE
    Gerald

  129. Louis

    eu rio muito disso tudo aqui nos meus mais de 50 aninhos ja indo pros 60….o que voces queriam colocando o Gil como ministro ? …o ministrinho saiu com o bolso mais cheio e aumentou a puxasaquice da Preta….querem mais ? nomeia o Dirceu pra economia .

  130. chico xique

    …e nada mais..e tome …tengo,lengo tengo, tengo lengo, lengo tengo.

  131. Reinaldo

    ¨A burguesia fede, a burguesia quer ficar rica, enquanto houver burguesia, não vai haver poesia¨SALVE O POETA!!!
    Nunca vi um desfile brutal de preconceito e raiva…….

  132. Tuca

    Putz Gerald, nossa me assombrei com a informação de que a CIa pede fomento em Sampa e não recebe!!!…bom, veja a formatação do projeto, pq a lei de fomento solicita contrapartida social, se na formatação não fica claro, ai não tem fomento mesmo, além de ter os Planos de ação continuada que não se restrinjam a um evento ou uma obra. Fundamental observar estes critérios.Tipo, vc cria seu espetáculo, e tb formação, oficinas…BOm, vc já teve esta experiência, com uma seleção na Oficina OSWALD DE ANDRADE…se me lembro …não tenho certeza.Mas ser ousado e enfrentar a formação de um público que não tem acesso ao seu trabalho, vai te dar um up…uma dica!

    Nesta adm da prefeitura cortaram verbas, droga, esses “caras” não entendem…dá certo deixa continuar, caspita!

    Pela lei, que foi um decreto criado em 23/12/2001, fazemos criticas sempre…mas no fim muitos projetos acabam não deixando claro seu formato, aí quebramos a cara…infelizmente no Brasil a cultura ( exatamento falando das linguagens artisticas e não cultura no todo) não alcançou um profissionalismo que transfome opiniões de alguns que postaram aqui…do tipo ARTISTA É VAGABUNDO…trabalhador sou eu que sou bancário,engenheiro, etc…” sic, sic…essas criaturas saem de seu restrito mundinho como…só tomando Brahma? deixa eles…não temos uma ECONOMIA CULTURAL, que emprega desde o diretor , ator, técnico etc…ao eletricista, bombeiro, vigilante, camareira, motorista, office boy…canhestro conhecimento do que é fazer arte e todo seu universo enriquecedor…quem sabe daqui uns anos as criaturas divinas desp´rovidas de conhecimento mais amplo mudem o código do

    TICO & TECO…e tenha um brainstorm produtivo…afeee…que Deus me ouça…

    bjs

  133. Tuca

    huauyauahhauahuhauhaua..olha o cara fazendo um trocadilhooo…the best…nem sei se concordo com a reflexão mas adorei o trocadilho

    B.O.S.T.A.S x B.E.S.T.A mostra que ele assistiu a trilogia, ou conhec algo…gostei…hehehehehe

  134. gthomas

    Sim aquela oficina…mas aquilo foi o Celso Cury mais o Joao Candido de Galvao….em 94 pasme!!!! justamente de la eh que saiu UnGlauber e finalizou-se a trilogia da Besta.
    e de la a cia foi pra Dinamarca pela 5 vez, etc e de fundou-se o DOGMA 95, o grupo do Lars von Trier

    mas nao era o Fomento ainda
    era…uma experiencia avulsa.

    era o Ricardo Othake o sec de cultura ou o Fernando de Moraes.???? ou o Mendonca antes dele virar lei????

    LOVE
    G

  135. Tuca

    não Gerald…foi em 93….pq vc deu a oficina, os integrantes da Cia tb…e os finalistas foram pro SESC…94 a Trilogia já estava no festival de Curitiba, temporada nacional e internacional..ai veio plano economico…sic..aghhh..meu Jesus…enfim…para um público um pouco diferente daquele que participou da seleção, eu dúvido que vc não leve…

  136. Tuca

    agora vou deixá-los…me divertir vendo o debate…hehehehhe…

    bjs e bela noite.

  137. ana peluso

    O Vamp fala la em cima de carisma. Ok, mas nao sei se eh preciso carisma para fazer nao apenas a musica (que foi muito bem trabalhada em seis anos de ministerio), mas o teatro, a literatura (e tudo mais que pode ser representado pelo termo cultura) darem certo num pais em que a educa’cao basica eh paupehrrima. Acho que eh preciso mais do que carisma. E preciso vontade, meios, e grana.

    EU ATEH AGORA NAO COMPREENDI PQ GILBERTO GIL FOI UM MINISTRO TAO OMISSO.

    PQ NUNCA BUSCOU COALISAO COM O MINISTEHRIO DA EDUCACAO.

    Quando eu vi o Gil “ministro” , achei que a lavoura tava salva, mas n~ao vi nada – que nao fosse muito ” as proprias custas (como eventos belissimos dos quais participei direta ou indiretamente); as pessoas fazendo por vontade e bolso proprios. Nada de Gil. Nem na Flip ele foi. Tudo bem. Acho que ele nem escreveu livro algum, e a Flip n~ao passa da ante-sala da ABL, algo assim…, mas caramba, o homem nao eh da cultura??? cade uma mesa de debates entre educacao e cultura, ou uma coisa nao tem nada a ver com a outra, e eu eh que vejo estrelas?

    Gilberto Gil: vc conseguiu se tornar macrobiohtico ao ser preso, e nao conseguiu fazer da literatura algo serio, do teatro… tem a lei do fomento, e fomenta todo mundo atras, e como disse muito bem o Gerald, as sobras (parece sobra sim do ministeherio inteiro da Cultura) sao sempre para os amigos dos amigos dos amigos dos amigos…. CHEGA.

    Diz-se que voce falou com o homem (Ashtar), mas nem assim o Brasil saiu do ranking fim de mundo? A CULTURA do povo, Gil, eh ” A Favorita” .Ainda se fosse uma ” Pecado Capital ” da vida tava bom…

    No mais, desculpe, continuo amando voce como amam os admiradores, distantes ou proximos; — vou continuar fissurada no seu som, letra, poesia, SUPERA’CAO (como diz o Caetano num texto que eu tenho: o GURU eh voce, mas o seu ministerio deixou muito a desejar….

    …justamente por ser voce o representante dele…

  138. ana peluso

    MEU TECLADO ESTA INDOMAVEL.

    nao sei teclar nele. ele eh reto e nao tem configuracao para ingles internacional, entao vcs vao ter que me aguentar assim por algumtempo. ‘ohi: o spacedele n”ao ” casa” com a minha ” pegada”. 😉

    sandra, mau, contrera, john, vamp, gilda(?), e mais gentes: saudade!

  139. ana peluso

    coalisao eh um termo forte ate pra mim:

    PQ NAO HOUVE DIALOGO ENTRE CULTURA MIN E EDUCACAO MIN?

    AH: GIL FOI OMISSO E PARCIAL. foi muita musica daqui pra fora, mas E O RESTO??????……. como eh que fica? nao fica?????

  140. O Vampiro de Curitiba

    Ahhh!!! Finalmente a Ana apareceu!!!

  141. Pancho Cappeletti

    talvez ter escolhido um músico para ser ministro da cultura tenha sido um ´gol com a mão´.

  142. O Vampiro de Curitiba

    Ana, quer saber? Eu acho que o Gil deveria é ter saído faz muito tempo do Governo. Depois da Marina, ele ficou sozinho, no meio de tanto aloprado. Pra mim, essa saída é emblemática. Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre o governo PT… é porque se recusa a enxergar a realidade.

  143. O Vampiro de Curitiba

    Grande Pancho! Grande ator!

  144. Tuca

    ai…ia embora mas a Ana colocou uma coisa interessante.Ana, se vc soubesse o quanto é dificil a relação de CULTURA X EDUCAÇÃO? não é simpkles não…a educação tem mais verba, tem um corpo de funcionários mais estavel, programas e projetos formatados e a Cultura não.Aqui em Sampa vivemos a experiência por causa dos CEUs, 31% da verba do municipio era da Educação…a pobrezinha cultura com 1% do orçamento municipal contribuiu com know how …mas foi uma experiência interessante…só que no começo estress total…até a cultura entender o universo da educação…voou folhas, pra todo lado…quando tava acertado..puf…mudou de gestão…demitiram todos da educação e da cultura…e colocaram qualquer esposa de dono de churrascaria nos cargos ( PSDB/DEM…ai…que ódio desta quebra de processo) mas enfim…não é fácil…não é simples…e até o professor entender a importancia de levar os alunos pra assitir dança contemporanea, ou algo que não dê pra fazer uma provinha cruzada com um livro didatico…hummmm…vai tempo, amor, compreensão, alma boaaaa, e muita sorteeee…

    bjs

  145. Vale a pena copiar e colar

    Super Mario Bros Jogo do Nintendinho 8 bits( Gerald vc jogou nintendo?)

    O mundo em Super Mario Bros. representa nossa transição da vida para a morte. As moedas que você coleta significa que precisamos de uma consistente fonte de renda, os cogumelos, a necessidade de sustância.

    Estrelas são indicativos de muitos perigos da vida, especialmente drogas, e o quão invencível elas podem fazê-lo se sentir.

    As armadilhas são simplesmente isso, armadilhas da vida, acidentes que você talvez infelizmente sofrerá.

    O fato dos arbustos serem apenas nuvens recoloridas mostra o elo entre a terra e o céu. Uma referência ao céu, o último local de descanso para algumas religiões. Isso é reforçado pela escada ao final de cada nível, como em “stairway to heaven” [N.T.: música do Led Zeppelin].

    O objetivo do jogo é resgatar a Princesa, mas para quê? A verdade é que você está tentando engravidá-la, simplesmente porque muitos podem dizer que este é o sentido da vida.

    Você não está indo ao Mushroom Kingdom para salvar a Princesa, você está indo para passar sua semente.

  146. ana peluso

    genial, Pancho, mas se for no sentido de lucro (e o mercado musical sempre foi o mais rechonchudo (falando de Brasil), acho que qualquer um que entrar la, fara a sua arte ser mais lucrativa….
    imagina um cineasta ministro…

    um ministro da cultura devia ser apenas um amante das artes…

    alias, como diz o Gerald, pq nao o Danilo (Santos de Miranda)?!

    ele sozinho com o SESC consegue fazer mais coisa em diversas areas do que o Gil com um ministerio (falando de SP, proporcionalmente)(ou nem).

  147. ana peluso

    eh,Vamp, acho que o PT (enquanto ” filosofia”, pq TEORICAMENTE houve) ja era.

    quando vi a Erundina cair fora, sabendo que Lula disse pra ela que, caso o PT acabasse, sobraria so os dois… ja vi que tinha dado m….

  148. Kurt

    Quando se zera o jogo do Super Mario Bros aparece todo esse texto em Inglês. Achei isso na net. Quando zerei o Super Mario Bros eu não sabia inglês(até hoje naum sei – pois eu acreditava q o esperanto é que seria a lígua internacional – me dei mal heheehel) achei esse texto num blog aqui perto do seu, basta virar a esquina da arroba!

  149. ana peluso

    Kurt, vc zera jogos?

    Pra que? Eh a mesma pergunta que fiz ao meu filho, pq depois que zera nao tem mais graca, neh?

    Gerald: se o sonho acabou eh hora de acordar. essas pessoas que nao vao fazer nada pela cultura (imagino o Gil com sua verba e a mesa dele cheia de ‘ ordens’) (mas ele podia ter gritado que a gente ajudava) (podia?) (ou nunca se pode?) sao as mesmas que ‘ tiraram’ a Marina Silva do meio-ambiente. e sao as mesmas que fecharam o cerco em cima dos colarinhos brancos donos de terrenos proximos reservas de petroleo.

    VAMP! NAO EH PETRALHADA! SE FOSSE, SERIA TAMB’EM TUCANADA. ALIAS AI SIM NADA MESMO…

    sao escroques. a gente pode voltar a blogNovela: DESCOBRE-SE QUE A TRAVECA EH A CULTURA. E ELA NAO TA MORTA, SO EM COMa, e levanta e conta do resto das culturas: agricultura, cultura de defesa, cultura economia, cultura de mercados, cultura de midia e entretenimento, cultura da saude (olha so onde chegamos!!!), cultura do exercito (que nem se fala)…

    GERALD, PLIS, RESSUSSITA A BLOGNOVELA, A AMY, A TRAVECA, E A CULTURA. O PARTE DO BRASIL QUE ACESSA O BLOG (E O RESTO DO MUNDO, agora e futuramente ainda mais) AGRADECE!!!

  150. gthomas

    Kurt apareceu, Otimo
    Pancho deveria estar trabalhando, vagabundo!
    peguei

    Tuca, precisamos conversar fora daqui

    Bretas ainda te devo enorme mail

    devo pra muita gente: Lucio Jr por exemplo mas o dia ainda nao acabou: aqui em NY o calor melhorou……ainda eh dia 8 em punto de la noche!
    LOVE
    G
    tuca, a oficina foi em 93? de onde saiu o Azevedo? a Luciana e alguem mais? 94 curitiba? nao,….eu comecei o fest de curitiba na Opera de Arame com Flash and Crash days em 91 e depois em 92 com Imperio das meias verdades e depois nao sei mais….

  151. ana peluso

    G, fala comigo… Nem bronca (feito a Sandra), eu levo…

  152. Kurt

    Ana peluso

    Zerar um jogo de video game é igual fazer sexo, depois que se faz e goza, percebemos a falta de sentido, também, do ato sexual. A não ser quando fazemos com uma princesa, no sentido que nos fala a zeração do Mário, aí. Mas depois a líbido atacava novamente e lá vamos nós, andar em círculos de novo.

  153. Pancho Cappeletti

    No dia em que o Gilberto Gil saiu do ministério da cultura volto a escrever, felizmente algo mudou. Ainda não sabemos se é para melhor, o mesmo ou pior, como sempre, somente o tempo dirá. Mas com certeza este maravilhoso artísta, cantor, compositor e responsável junto com outros bahianos, é responsável da maior revolução artística deste país. Falhou como político, deixou muuuuuuuuuito a desejar. Provavelmente uma das razões pelas quais saíu foi pela falta de espaço físico no MinC devido a tantos mais tantos mais tantoooooos projetos culturais arquivados, esquecidos, empoeirados na sala.
    Claro que ele ajudou a nossa cultura estar onde está, mas será que mesmo com outro ministro, outro ministro mais eficiênte nossa cultura, nossos artístas estariam em melhores condições? Ou seguiriamos anestesiados ao que está ocorrendo ao redor?
    Não adianta reclamar do bahiano, não hã público nos teatros.
    Não adianta reclamar do bahiano, os adolecentes não querem saber de política.
    Não adianta reclamar do bahiano, as pessoas preferem ficar em casa ao em vez de ir ao cinema.
    e porque?
    O teatro não está apresentando nada melhor do que ficar em casa e cozinhar um pacote de noodles com sabor HOT chicken em apenas 5 minutos
    Os políticos não estimulam os adolencentes a deixarem de lado seus IPod´s para debater política, o que é interessantíssimo – não falo dos políticos – mas de política.
    Sair de casa para ver mais uma produção hollywoodiana e correr o risco de ser assassinado, ta loco, vou pegar um filme na ´Blockbuster´ e que o mundo se bust.
    Acabo de voltar do banheiro e não adianta…ele é meu lugar predileto, é de mais!!! Não é a toa que Buster Keaton resolveu suas cenas mais difíceis lá dentro. Bem, não querendo me comparar a este gênio que tando amo, me despesso de você com uma homenagem aos meus quatro gatos lindos (Dracula – Negão – Maria – Zuleica) querendo algum dia, viver como eles. Dormir por hoooooras, comer várias vezes, brincar com o primeiro pedaço de plástico que estiver na minha frente, correrrrrr feito um louco como os violinos em PRESTISSIMO…e se algum dono não me castrar, trepa até fude!!!

  154. ana peluso

    G, vc perguntou para o Vamp onde eu estou?

    Vamp… acabam de descobrir o nosso segredo…

  155. ana peluso

    Kurt, o jogo eh machista. Nao. Deus eh oportunista. Se nao houvesse princesas e principes (noves fora, quase nada) nao haveria civilizacao, e nesse momento o Universo podia estar jogando… Super Mario Bros…

    ta, eu forcei. de novo.

    vou tentar configurar a minha rede, e volto em seguida para comentar o post do Pancho.

  156. Kurt

    Não confunda, Gerald, sou o Vonnegut e não o Cobain. 🙂

  157. ana peluso

    VAMP: acho que ate o Lula ‘ta no meio de tanto aloprado’. Se eu fosse ele nem tinha entrado, juro. NUNCA tivemos uma oposicao tao boa quanto o PT fora do governo, mas dentro do legislativo.

  158. lisa

    Noooossssa!!! Quanta c u r t u r a.Quanta gente c u r t a.

  159. Kurt

    Ana peluso

    Eu nunca entendi qual é a das mulheres inteligentes!?!

  160. O Vampiro de Curitiba

    Ana, e você achava que ninguém sabia?

  161. juliano

    A maioria criticou o Gil que aceitou estar a frente de um Ministério sem verbas, portanto, inexistente. Mas cade as propostas? O Estado deve financiar uma peça de teatro ou não? Deve haver renuncia de receitas em prol da cultura? Qual a politica cultural a ser seguida? Só criticas?

  162. JH

    Olá p odos.
    Bom, em primeiro lugar, discordo quando falam que o Minc nada fez durante a gestão do Sr. Gilberto Gil, pois graças a ele e ao empenho de poucos do Minc, foi possivel a criação dos pontos de cultura pelo Brasil, o movimento da Ação Grio, a descentralização dos recursos para o cinema, tirando-os do eixo Rio-São Paulo e distribuindo-os pelo pais ( onde com poucos recursos sairam filmes e documentários fantasticos ), a criação de pontos digitais onde pessoas com pouca renda pudessem ter acesso a informatização ( dai as pessoas poderem dar suas opiniões, independente da classe social que pertençam ), viabilização para que patrimonios históricos pudessem ser preservados, além de colocar recursos para obras literárias que visavam a pesquisa e memoria de grupos, tradições folcloricas e personagens brasileiros, para que pudessem ser documentados e mostrados para todo o Brasil. Parece pouco, mais é muito para apenas quatro a cinco anos de um governo que teve coo herança o desmando de 20 anos de ditadura e mais uns 12 anos ( se não me engano ) dos filhos desta mesma ditadura que não queriam perder seus privilégos, conquistados com o sucateamento dos serviços publicos ( Saude, Educação, Cultura.. ) em prol das empresas particulares da qual a maioria é dona e herdeira. As opiniões deste blog só me fizeram ver que os ditos “defensores” da cultura popular brasileira desconhecem a cultura do sue povo e preferem se render aos esteriotipos da cultura europeia, são os filhos dos protestantantes burgueses do Atlântico Norte, que com certeza não conhecem um Maracatu, um Bumba-Meu-Boi e que gosta de falar no problema do analfabetismo brasileiro sentados em em casa. Um outro detalhe, o povo não é inculto, tem muito mais cultura do que se imagina, seja num quilombola ( que ainda existem e são de patrimonio historico e cultural de pura resistência) ou numa favela, pois tem a memoria e a tradição de um povo mestiço e lindo que o povo brasileiro e que está no seu sangue e no seu eterno, pois passa de geração em geração, sendo inculto quem desconhece tais fatos. E mais uma coisa para o Sr. Gerald Thomas, uum artista pode SIM ser um ministro, pois o bom artista é aquele que primeiro é um cidadão e que tem opinião politica, que sabe e não tem medo de expor seus pensamentos, que sabe que politica tem a ver com a sociedade que vive, vide os exemplos de Augusto Boal, Gianfranscesco Guarnieri, Oduvaldo Vianna Filho, Amir Haddad, José Celso, Bete Mendes, Plinio Marcos e tantos outros. Gente que já até esteve envolvida em cargos publicos, que tinham objetivos claros e que foram impedidos, pois qualquer tentativa de projeto era barrado nas votações nas assembleias de vereadores e deputados que estavam mais interessados na continua miséria do povo do que em aprovar projetos e leis ( fossem elas de cunho cultural ou educacional ). E é bom lembrar disso, dos projetos vetados, inclusive as emendas que visavam aumentar o orçamento do Minc, pelos politicos que só tem compromisso com interesses dos grandes capitais e com eles mesmos e lembrar que algumas celebridades artisticas ( e famosas ) defendem esses mesmos politicos que fazem questão de avacalhar qualquer tentativa de avanço do povo e que são corruptos declarados e fosséis da ditadura com O falecido Antonio Carlos Magalhães, Agripino Maia, Paulo Maluf, Artur Virgilio, entre tantos que ainda possam de Coronés do Brasil. Gerald Thomas, vc não é brasileiro e se é para falar mal do meu país e dos orgãos constituidos, como o Minc, então devolva o dinheiro que já ganhou beneficiado pelas nossas leis e patrocinado pelo Minc, por esse pais tupiniquim que, pelo que eu já li dos seus artigos, despreza e vá em paz, para a Alemanha, Inglaterra, aonde quiser e não pise mais no pão que esta terra te deu nem na mão .brasileira que te alimentou

  163. everaldo

    O estado não deve patrocinar a nontagem de pessas de teatro.O estado pode fazer sim, é subsidiar às pessoas que querem ver alguma peça, facilitando a compra de ingressos para aquela peça que êle deseje assistir. E se aquela peça patrocinada peço estado não interessar a ninguém???Acho que a discussão deve ir por aí…

  164. everaldo

    Um micro agricultor, para cultivar sua terra, pega um emprestimo no BB, e é obrigado a pagar o mesmo, sob pena de perder sua terrrinha, se a chuva não vir. Por que uma companhia de teatro, ou produtora de filmes , teria que ser diferentes?

  165. JH

    De que teatro estamos falando ? Do teatro do Palco Italiano ? Do espaço fechado ? E o Teatro de Rua ? Do espaço aberto ? O que nos entendemos de teatro ? Quais as suas formas ? Como cobrar do povo que é livre para ir e vir ? E quantas casas para espetáculos existem no país ? E o que falar das caravanas teatrais e de circo que vão até os lugares mais distantes do pais levando arte para quem nunca sequer entrou numa casa de espetáculos ? A discussão para mim é: nós conhecemos bem o Brasil ou vemos o país como se fosse o universo da minha cidade, tudo igual, sem variações e será que as manifestações populares nestas regiões que desconhecemos não serão tambem lindas encenações artisticas ?

  166. everaldo

    PARABÉNS JH. VOCÊ FALOU TUDO!!! SÓ AGORA LI SEU COMENTÁRIO. PARABÉNS.ENRIQUECEU A POBREZA DESTE BLOG.

  167. JH

    E porque em vez de queremos amenizar a consciência com o Criança Esperança, não se faz força para discutir essas desigualdades financeiras ?

  168. JH

    Obrigado Everaldo ! Não podia deixar passar sem dar minha opinião ! Ainda de uma pessoa que vive as custas do nosso patrimonio, financiado e ainda vem querendo nos ridicularizar como se não fosemos capz de pensar !

  169. ana peluso

    Eu achava, Vamp, juro… E agora?

  170. everaldo

    SILÊNCIO…SILÊNCIO…SILÊNCIO

  171. everaldo

    JH…COPIEI PARA POR NUMA MOLDURA..EMOCIONANTE

  172. ana peluso

    Kurt:

    Acho que é a mesma dos homens inteligentes, ainda que saibamos que em escalas percentuais ganhamos sempre, ehehehehe!

  173. ana peluso

    (G: desobedeci vc; estou no meu PC)

  174. everaldo

    …UM MOMENTO INESQUECÍVEL…UMA SINFONIA DE PALAVRAS

  175. Kurt

    ” Alimento pra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém” L.U.

    Nada mais bobo discutir se o povo gosta ou não de cultura. Se o burguês gasta ou não com cultura. Esse tempo na minha vida já passou. Agora, quero saber se vou ter grana para pagar o aluguél do fim do mês. E se o universo vai ou não parar de se expandir. Pois já estou ficando tonto com toda essa expanção do universo que parece não ter fim.

  176. ana peluso

    JH, acho que estamos falando de TODOS os teatros.

    Acho que até marionetes merecem incentivos de lei.

    Agora não vem com esse papinho de não conhecermos o Brasil. Não conhecemos mesmo. Olha o tamanho disso. Precisa ser milionário e NÃO TER NADA PARA FAZER MESMO para se dar ao luxo, né? Me poupe.

  177. ana peluso

    Kurt, na boa, mas o objetivo é chegar ao prana (cadê a Sandra?), e no prana não é necessário a barriga estar cheia.

    😉

  178. ana peluso

    Penso que se nem o bolsa-família resolveu o problema da fome, quem sabe a gente aqui não fazendo parte de algum esquema mesquinho do sistema-emblema (decifra-me ou devoro-te), a gente já ajuda. No mais, cristão nunca ajudou cristão. Só por isso o mundo passa fome.

  179. ana peluso

    Kurt: quem é L.U.?

  180. everaldo

    A VERDADE É COMO A BELEZA…IMPÕE-SE POR SI SÓ

  181. Kurt

    Ana peluso

    Sei não…e também não estou totalmente ciente do queé que vocês ganham…Cuidado, estão descobrindo novos planetas; quem sabe se as mulheres não vão ficar em segundo plano?!

  182. Kurt

    Ana peluso

    Legião Urbana

  183. gthomas

    O que eu acho mais engracado de tudo isso eh o seguinte: acham tudo que eh americano um horror nao eh?

    Ah….

    1- mas escrevem em PCs ou Mac AMERICANOS

    2- Numa INTERNET inventada por AMERICANOS

    3- carregada por uma banda larga ou fibra OTICA ou satelitre inventada por….AMERICANOS…

    4- ODEIAM TUDO MAS…QUANDO UM BRASILEIRO LOTA ESTADIOS A “EUROPA SE CURVA PERANTE O BRASIL” OU “DEU NO NEW YORK TIMES QUE…..”

    5- Quando alguem faz algum dinheiro, o primeiro lugar que vem onde eh: Nova York, obvio! Ou Orlando pra levar os filhotinhos na Disney!!!!! Tadinhos!
    Coisa de AMERICANO!!!!!

    6- Nao EXISTE uma UNICA INVENCAO ai que seja BRASILEIRA caralho! porque vcs nao comem ACAI ou pato no tucupi: comem………o que mesmo? Sorvetinho de creme ou de BAUNILHA da KIBOM BOM BOM ou da Kopenhagen!!!!! que choquerrimossss!!!! ou metem gasosa num Pathfinder ou landrover ou VW Alemao, ou Audi ou BMW feito em Munique que nao eh mais AMERICANO mas ja foi NAZISTA bando de colonizados e ex PORTUGUESES

    VOLTEM PRA LISBOA e fiquem eh no bairro ALTO falando baixo!
    Gerald
    ‘ah nao…porque tem o tal do Blackberry nao eh? Claro! tem o tal do torpedinho nao eh???? Coisa de AMERICANO!!!!! BLOG TAMBEM EH COISA DE AMERICANO ENTAO SUMAM DAQUI SEUS COLONIZADOS E SE ENFIEM NUM CAMPO DE CONCENTRACAO DO TUNEL DO TEMPO E ENTENDAM QUE TUDO QUE VCS QUEREM EH SER,…..

    A M E R I C A N O S

    Vou checar com o Homeland Security pra ver se as cozinhas tem lugar de faxineiros pra vcs. Depois aviso!

  184. Pancho Cappeletti

    enquanto escrevemos neste blog…os incríveis candidatos a prefeitura de São Paulo estão em debate ao vivo pela Band. O Kassab falando sobre lampadas de mercurio na iluminação pública, o Alckmin falando sobre transporte público, o Maluf, CARALHOOOOOOOO, o Maluf ta na TV, PUTA QUE PARIU, falando sobre viadutos.
    Na boa, estes assuntos os candidatos escandinavos deveriam estar discutindo…não os brasileiros…nem os uruguayos.
    CAGGGGALHOOO!!!!!
    PUETA MIERRDAAA!!!!!!

  185. everaldo

    COITADO DO GTHOMAS…..COITADO…TÁ PARECENDO AQUELES GAROTINHOS NAQUELAS DISCUSSÕES DE RECREIO…COITADO ( coito+destrado)

  186. ana peluso

    Gerald, eu só odiei os americanos (e não o povo, mas o governo) durante a guerra fria, e mesmo assim pq não tinha entendido direito (o tabuleiro tava ao contrário e, nesse caso ainda por cima, sou daltônica.

    O avião é uma invenção brasileira, ainda que o inventor seja um francês.

    O samba é invenção brasileira. Chorinho, samba canção, poesia concreta (noigandres) (noipequeños), bobó de camarão é brasileiro… você é brasileiro! Não deixa de ser… Anglo-hebreu-brasileiro, algo assim…

    Agora, se não fossem os EUA a sediaren o escritório gerencial do mundo, a gente estaria menos tecnológico, mas menos bélico. Não adianta: os EUA se tornou referência para o mundo. E tudo por causa dos russos…

    Alguém pode virar o tabuleiro pra cá, que eu me perdi…?

  187. everaldo

    E esta Ana Peluda…nem sabe aonde está!!!

  188. ana peluso

    e sei que vc (GT) talvez odeie isso, mas uma das melhores coisas (numa lista de mil) que os EUA produziu foi Liza Minelli! não dá pra odiar os americanos!!!

  189. ana peluso

    Verardô… vai buscá os óculo… Eu sei onde eu tô. Cê é que ainda num conheci u modius operandios do brogui.

    Se num achá os óculo, tem pobrema não. Traz algo que recunheça pele, não pêlo, que tá bão demaisi…

  190. Dunha

    Escuta aqui, ô lombriga cabeluda, quem é vc para descascar o Gil? Ele é e sempre foi um cara hiper competente e que deu a cara a tapa pra fazer algo pela cultura do nosso país, não é como certos cães sem dono e sem pátria, decadentes e que só conseguem impressionar poucos cupinchas quando esbraveja com um discurso cheio de vento e pouco conteúdo. Todas as vezes que tenho o desprazer de deparar com um de seus textos de Forrest Gump, onde vc diz que conheceu, que fez, que aconteceu, que estava lá nos grandes momentos, tenho sempre a impressão que estou lendo mais um arrogante de merda que vem ao terceiro mundo nos dar o privilégio de ouvi-lo filosofar sobre não sabe! Porra cara, volta pro buraco de onde vc saiu! Ninguém quer ver essas peças vazias e nem vc mostrando essa bunda que o Helio Oiticica comeu! Xô, passa!

  191. ana peluso

    EU ACABO DE CONSEGUIR UMA FAÇANHA!

    INSTALEI WINDOWS NUM MAC!

    SEM AJUDA NO MINC!

    se alguém disser que se trata de herança portuguesa, eu deixo pra responder despues. tudo o que um WIN precisa para rodar rápido é um Mac!

  192. Hey Gerald! La polemica qui non finisce mai;-) Anyway, you are wrong on one point the WWW (world wide web) is a European invention. It was developed by the CERN laboratory in Switzerland. Muy buenas noches a todos!!

  193. Rauf

    Gthomas, você até que esta certo, os americanos existem para serem servos do mundo, o problema é que insistem em serem senhores. Quando assumirem o seu verdadeiro papel, o mundo viverá em paz..

  194. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, essa estupidez tem um nome: “Síndrome do terceiro Mundo”. Eu a chamo de “Síndrome dos ressentidos”. É uma praga que começa nas escolas, professores fazendo a cabeça dos alunos com baboseiras do tipo “Davi X Golias”, o “Império” X a Colônia, etc, etc… Na faculdade a coisa piora, tudo é armação dos EUA, da CIA. O petralha foi pego com dinheiro na cueca? Culpa da CIA. O filho do presidente ficou milhonário do dia para noite? Culpa dos EUA. O mensalão, óbvio, não existiu, foi uma invenção das revistas cooptadas pelos EUA. Tem uns valentes que deixam de tomar Coca-Cola porque lutam contra o Imperialismo. Só tomam Fanta. Sim, usam a internet e todas as invenções importadas, mas apenas para o “bem”. São vítimas de professores frustrados, de pais fracassados. No seu íntimo, lá no fundo, têm um desejo secreto: Um dia ir à Disney!

  195. Kurt

    eu tenho um amigo com quem eu participei de movimentos estudantis anos atrás. Mas, engraçado, ele ainda tá naquela lavagem cerebral, que as esquerdas impõe aos estudantes, de odiar os americanos e o capitalismo. Tenho pena dele, às vezes. E também não sou o advogado do diabo.

  196. O Vampiro de Curitiba

    John, sentí sua falta! Não esquece do meu livro autografado, tá? Beijo!

  197. verardô

    Ana !!! e nessa buceta relachada num vai nada não?

  198. ana peluso

    Verardu… pega o cérebro, e aciona o menu educação. Deixa o óculos quieto. Não serve procê.

  199. Vamp! Of course I’ll autograph it:-)

  200. Kurt

    Folclore não é cultura! Bumba meu boi não é cultura! Chimarrão não é cultura! Rap não é cultura! Sertanejo não é cultura! Rock é cultura! Quanto mais rock eu ouvia mais eu lia!

  201. O Vampiro de Curitiba

    Dunha, eu sei que você ganha um sanduba de mortadela do seu partidinho pra vir aqui encher o saco, eu entendo. Mas aqui, como você bem disse, só tem cão sem dono. Portanto, vai lá no blog do Dirceu expôr as suas idéias brilhantes. Ele tá precisando de uns comentários inteligentes como o seu.

  202. ana peluso

    John: eu sempre ouvi dizer que foi um americano que inventou a www (multimedia) na internet, que já foi arpanet.

    VAMP: tem nada a ver com a CIA a coisa toda. Tem a ver com a ordem dos Cavaleiros de Telgas. E com aquele juramento que as mulheres não podem ver.

  203. O Vampiro de Curitiba

    John, I love you!

  204. Mau

    MINISTERIO DA BOMBA ATOMICA JÁ

    CHEGA DE MINC E OUTROS MINISTERIOS BANAIS COMO POR EXEMPLO MINISTERIO DA EDUCAÇAO

    QUE DESPERDÍCIO

    O BRASILEIRO NAO PRECISA DE EDUCAÇÃO, ESTÃO TODOS ESCREVENDO O PORTUGUES MARAVILHOSAMENTE.

    O PASQUALE VAI ATÉ SE MATAR – MOTIVO – VAI PERDER A FUNÇÃO.

    O BRASILEIRO SABE PORTUGUES (GENNNNNNTE)

    MOVIMENTO BRASIL PELA BOMBA ATOMICA

    QUEREMOS O PUTIN

  205. ana peluso

    John, eu também quero Strange Tribe autografado! tem pra mim?!

  206. Contrera

    puxa, pessoal.
    descubro que deixo saudades.
    será?
    fico meio pasmo, sabem.
    é como são as coisas, hoje.
    ou apenas deixo uma espécie de vazio?
    como um buraco negro?
    não sei.

    enquanto isso…

    sabe, glorinha, pessoal, gerald, hoje eu trabalhei ouvindo victor jara. em geral, não me agrada a sonoridade desse (desse, sim) chileno. mas hoje foi diferente. talvez porque tudo seja tão árido, hoje, e porque em comparação ele não é nada árido, sabem. e olhem que não tenho muito do que reclamar, naquele quartinho onde me deixam em paz entrevistando, escrevendo e revisando.
    sim, queridos, hoje falta-nos algo ainda mais básico do que comida, água ou outro tipo de alimento: falta-nos a noção de que, apesar de tudo, acima de tudo, somos seres humanos. triste, mas é assim.

    agora a cris me conta como está sendo aí em nova york. e como ela assistiu ontem um musical off broadway, que aqui é vendido como grandiosidade. e como ela percebeu como nós, brazucas, somos realmente POOOOOOOOBRES (é ela que escreve assim).
    e concordo, mas nao só de agora. e como essa discussão de ministério da cultura é mais do que POOOOOOOOOOOBRE. pois é o que somos. pobres. pobres de grana, de espírito, de cultura. de tudo. e ainda discutimos isso… é ou nao é triste, isto? puxa, pessoal, e o pior é que discutimos por MIGALHAS!!!!!

    ai, que tristeza…
    talvez por isso é que eu tô me lixando para isso que se chama lei rouanet e contrapartidas. que se fodam. eu quero mais é me expressar, caralho. e fazer algo que possa atingir, porcaria!

    há horas, apresentei minha segunda peça a uma atendente de livraria. achou muito pesado. ficou meio mal. e me sinto mal ao machucar, mas o fato é que o mundo tá tão afastado que nao podemos mais nos dar ao luxo de brincar, entendem? mas não, como a gente se dá importância…

    (cont.)

    contrera

  207. Kurt

    Giberto Gil é um tosco mesmo. Se ele for no porão do rock vai ser vaido por uma hora. Se eu fosse ele eu não ia. Mas, acho que já não vai mesmo, não! Se fudeu Gilberto Gil. E aquela filha dele? que processou o Google porque se buscasse mulher gorda ela aparecia? Frustrada aquela mulher! ehhehehehehehe

  208. ana peluso

    Vamp, “Dunha” é o Verardu sob pseudônimo?

  209. O Vampiro de Curitiba

    JH, já terminou de vomitar toda sua ignorância? Então volta lá pros blogs dos companheiros, tá? E aproveita pra falar pra eles devolverem o dinheiro que surrupiaram nesses anos todos de desgoverno!

  210. ana peluso

    o que que é isso? >>> 22:57

    grrr…………….. Rauf!

  211. Mau

    É ISSO CONTRERA

    FODA-SE A LEI ROUANET…

  212. janjão

    CHEQUEI!!!

    E VOCÊS INDA ESTÃO AQUI
    NESTA PUNHÊTA VERBAL
    UM QUERENDO FUDÊ O OUTRO
    TODOS FUGINDO DO PAU
    TÔ A FIM DE CUMÊ HOJE
    O CÚ DE UM INTELECTUAL

  213. Mau

    CONTRERA DEMOROU MAIS APARECEU.

    PS: O MALUF DISSE QUE VAI AFASTAR O RIO TIETE PRA AJUDAR A DESPOLUIR SP…

    AHUAUHAUHAUHA ESSA FOI A DO DEBATE

    ****OUTRO PS: COMO A MARTA FICOU PARECIDA COM POLITICO. É A PROVA QUE A MULHER MODERNA FICOU IGUAL AO HOMEM.

    AGORA QUE VENHA O PUTIN

  214. Mau

    *** ASFALTAR O RIO TIETE (ANTES QUE O PASQUALE ME CORRIHA) AHUAUHUHAUH

  215. Kurt

    olha ele lá no canto direito, um pouco abaixo:

    http://www.poraodorock.com.br/

    como as coisas mudam, meu Deus!

  216. Ana, sooner or later I’ll visit Brasil and then I’ll autograph your copy:-) Arapnet was invented by the Americans, but…..the WWW is a European creation!

  217. janjão

    NÃO LI O QUE ESCREVERAM
    ISTO NÃO ME INTERESSA
    POIS EU SEI QUE O QUE DISSERAM
    FOI MUITA BESTEIRA A BESSA
    CADÊ O INTELECTUAL DE HOJE
    VAMOS QUE EU TÔ COM PRESSA

  218. ana peluso

    Mau, não meça as mulheres pela Marta. Não vale. Ela é acadêmica em gênero.
    Estudando o sexo, chega-se ao orgasmo?

    Tá vendo, pergunta de mulher burra. O que prova que continuo mulher e sou moderna! Consigo instalar um XP num Mac, você não!!!

  219. ana peluso

    Aliás, Vamp, modéstia a pqp, essa devia ser a pergunta-frase da semana: “Estudando o sexo, chega-se ao orgasmo?”.

    Estou tentando sugerir a pergunta da semana há séculos… Gerald, me endosse, please…

  220. janjão

    E ÊSSE PORRA DESSE THOMAS
    COMO FAÇO PRA ENCONTRAR
    O CABRA FUGIU DAQUI
    PRA NO MEU FERRO NÃO ENTRAR
    NUM ACIANTA FUGIR MEU NÊGO
    UM DIA VOU TE FERRÁ

  221. Sandra

    Chico, você precisa da licença de outros para gostar de alguém? Não estou nem aí se o mundo ama ou odeia o Gerald. Eu o acho sensacional!

  222. Kurt

    Bate-papo do IG, hehehhheehhe

  223. ana peluso

    John, tá vendo? Os americanos são os bélicos… A arpanet era a forma de comunicação entre Russia, EUA, espiões, espiões duplos, espelhos etc. Já a arte da coisa veio da Europa. Isso, se multimedia pode ser considerado arte… Mas que é melhor que código-fonte puro, é.

    Eu acho que a arpanet (enquanto conceito) nos vigia.

    É sempre assim: europeu disfarça, americano age, sulamericano não entende, e asiático surta e explode. Até nos índices da bolsa….

  224. Contrera

    (cont)

    pois é, caca.
    vc tem razão, querida.
    mas venhamos e convenhamos:
    a gente no fundo não liga para essa garotada do ensino médio.
    lembro-me bem.
    ano passado, as pessoas pouco menos que se benziam ao saberem que ligo para eles, os do ensino médio, essa juventude perdida, com que convivo com muito orgulho lá naquela escola onde apresento minhas peças.
    porque nós não temos coragem de pensar em seus termos. naquelas garotas que bebem uma garrafa inteira de vodca por noite e aguentam melhor que todos nós juntos.
    e isso porque não sentimos que temos algo a dever para eles. nos sentimos separados, superiores, desligados de todos os outros.
    mas eis que tento fazer uma peça com eles, e mal consigo. os problemas de sempre: pretensão, pretensão, pretensão.
    ontem, divisei uns quinze, perdidos ao lado de um carrefour. claro, o que sou eu, para eles? um tiozinho com boas intenções, certo? pois é, e o que eles são, para mim? juventude perdida. porra, não é isso, caralho! somos todos iguais, quando vamos entender isso, quando vamos entender que precisamos uns dos outros???? será tão difícil assim superarmos nossos preconceitos de classe??? e simplesmente cumprirmos os pressupostos de nossa formação? sermos professores por sermos formados para isso?

    sim, noninha noninha, há muito mais o que fazer. e fazermos, dentre outras coisas, o que vc mesma diz. pois não sabemos votar. todos nós. e não me venham com bobagens, ok?

    não é daí que o Gerald, por sua vez, tenha que dar qualquer espaço a ninguém, e é por isso que estou aqui. mas vc, noninha, deveria reclamar, por outro lado, por que é que as tvs abertas servem para o que servem (vender roupas, de lugar de oração (ahahahahah)), e não ficar enxendo o saco de quem simplesmente faz uso de sua liberdade artística. porque, cá entre nós, vc NEM SABE o que isso significa, e vem aqui se meter, do nada. ora….

    (cont)

    contrera

  225. Kurt

    Janjão

    essa última ficou boba e forçada. Ficou sem graça!

  226. MEU DEUS!

    Quanta besteira escrita… Criticar uma nacionalidade é xenofobia!

    O autor deste blog é um artista! E está defendendo outros artistas… O MinC tem problemas! Esbarra na burocracia ou “burrocracia” de alguns! O ex-ministro “Gilberto Gil” saiu… Ele não era idiota… Sabia onde pisava e até onde podia pisar… O campo estava minado! A arte brasileira está em decadência… A cultura brasileira não mora apenas na Bahia! Ou mora? O Brasil é um país complexo… Existem várias nações neste território… São Brasis e Brazis! Ou não? Alguém duvida?

    Faltou competência por parte de “Gil”? Eu acredito que faltou empenho… Coragem em abrir as caixas pretas do “jabá” e compreensão que o mundo mudou. Hoje qualquer cidadão tem uma mídia caseira… Inclusive pra detonar qualquer governante incompetente! As ideologias são burras… Ultrapassadas… A incompetência não tem mais lugar em um mundo competitivo e comercial… A Cultura precisa saciar a fome do descartável! Qual a solução? Educação… De baixo!

    A forma como a cultura é entendida é algo grave. A culpa não é do colonizador! Já se passaram séculos! As crianças cresceram, viraram pais, avós, bisavós, e geraram filhos, netos… E assim por diante! Somos uma nação em desenvolvimento! Herdamos outras culturas… Americanas também! E daí? O inglês é o idioma universal! O Brasil precisa crescer… Entender que o mundo está globalizado! E que pessoas iguais ao “Gerald Thomas” – devem e podem – colocar dedos nas feridas dos ex-colonizados… Qual o problema? A crítica à mediocridade deve ser feita por qualquer cidadão do planeta Terra! O habitat pertence aos povos… Ou não?

    São provocações necessárias… Não tiram o mérito do artista – e brasileiro por opção – “Gerald Thomas”. O texto proposto está correto nas análises… Foi escrito por um estrangeiro! E daí? Ele está enxergando mais do que muitos nacionalistas cegos…

    Caro “Gerald Thomas”, não esquente a cabeça! Você está em casa… Na casa de amigos artistas… A arte não tem pátria… É universal!

    Abaixo a xenofobia!

    Abraços.

    Lailton Araújo

  227. ana peluso

    Ah, faltou: africano passa fome enquanto canadense come bem demais, e australiano faz tudo o que mamãe manda.

  228. O Vampiro de Curitiba

    Ana, depende da pessoa que estuda com você! Eu dou garantias!

  229. gthomas

    Lailton: obrigado querido
    as vezes se perde a cabeca a toa mesmo.
    Mas quando olho em volta….juro que nao me sinto um ‘coitado’
    Minha vida eh otima, assim como a sua deve ser. Vc eh um criador. Criadores sao magicos. E magia nao precisa de muito, Somos pagos pelo simples fato de vermos na tela ou no papel o reconhecimento do espelho ou do bafafa que se faz em torno de quem nos le e quem nos comenta.
    Mais uma vez gostaria que vc me desse o caminho de como faco pra te ler
    LOVE
    G

  230. gthomas

    VAMP: sindrome dos ressentidos eh OTIMO
    tai o artigo de amanha se o (……) resolver a (…….) de manha…
    LOVE
    G

  231. Sandra

    JH, fale em seu próprio nome. Você pode mandar alguém embora de sua casa, não do Brasil. Os tais incentivos são só para quem achar o Brasil e o governo lindos? Então é financiamento de propaganda, não de cultura. Que acabem com eles duma vez.

  232. Contrera

    (cont)

    pois é, mau, vc que vive em marte, por sua vez, prefere morrer por lá, não é mesmo. e não vê que temos um dos maiores chaplins do mundo nas condições que temos? e que não precisamos dessas porras de cinemark. refiro-me ao joão miguel, porra. e vc, que diz essas coisas de estarmos onde os outros estão. fodam-se eles, caralho. afinal, de que me adiantaria estar off broaday? para o pessoal aplaudir sentado? que se fodam. eu não quero. fico com minha garotada. e adoro eles, até porque não fedem, como esses nossos colegas críticos cheios de querer ser. não me refiro ao alberto – que desistiu a tempo, graças a deus -, mas aos outros, sim, aos outros, e fodam-se, vistam as carapuças, pelo menos…

    e pois é, meus caros lailtons, um latino que faz “festa no apê” tá no ápice por quê, hein? porque, malgrado seu mau gosto, isso e aquilo, ele respeita a garotada e escreve para eles. e lembro-me bem de uma entrevista feita com ele num canalzinho de merda desses nossos: e eis que gosto. o sujeito sabe o lugar que tem, e sabe que não é por nada que deva ser considerado menor que qualquer um de nós, sim, porra, e isso porque ele escreve aos outros de igual para igual, e isso a garotada respeita. algo que eu não sei fazer, ao menos ainda… e ele ganha sua grana honestamente, e daí? nós esmolamos a grana porque nos dizemos superiores, e dizemos que temos isso e aquilo…. hahahahaha comigo, não, meus amiguinhos…
    ]
    (cont)

    contrera

  233. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, excelente idéia! Polêmica pouca é bobagem!

  234. Genilson Caetano

    Nunca entendi que a nomeação de Gilberto Gil para o Ministério da Cultura fosse uma solução, como um passo de mágica, para todos os problemas das pessoas que fazem cultura deste país ou fora dele, antes vi um avanço, um homem da cultura para a cultura, era o que todos queriam, a classe artística não se manifestou contrária, não estava se nomeando uma pessoa por acomadação política, víamos alí o envolvimento dele com o passado e o presente da cultura nacional. se Gil está sendo levado a forca é o mesmo que dizer que as pessoas que fazem cultura são incompetentes para admistrarem seu produto. Não vejamos uma democracia plena onde ela ainda não existe, estamos num processo de construção, ou vamos abrir concurso público para ministro da cultura. Ah, escuto de tudo !

  235. Contrera

    cansei.
    por enquanto.
    vou comer alguma coisa que já tou irritado.
    bj
    contrera

  236. Kurt

    estou tolerante e nem um pouco surpreso: acho que tem público e gente para todos os gostos neste mundo. defendo o que eu gosto; mas outros defenderão o que gosta.

  237. Sandra

    Gosto das músicas do Gil, mas ele é o cara que só não nos empurrou goela abaixo CENSURA, que poderia ter acabado com espaços de discussão como esse blog, porque os jornalistas chiaram e brigaram.

  238. CARO CONTRERA

    Sou nordestino! Filho de pai analfabeto e artista! Cheguei em São Paulo com 16 anos… Vim de carona em um caminhão de “jaca”… Não foi por causa de adversidades que não procurei estudar! Sou ex-professor de Biologia e Geografia, produtor artístico, compositor, cantor e letrista. Não sou prostituta pra trabalhar apenas por dinheiro… Cada letra ou texto que escrevo tem uma finalidade… Dinheiro é consequência!

    Cultura é algo sério… As gerações futuras não perdoarão as atitudes dos atuais medíocres… E políticos incompetentes! Esqueci algo: sou socialista e responsável pela eleição do presidente “Lula” – que me deixou decepcionado…

    Pense nisso!

    Abraços.

    Lailton Araújo

  239. Kurt

    eu adiqurir cultura porque sou uma pessoa curiosa imaginativa. Não adianta o ministério da cultura ficar colocando cultura goela a baixo das pessoas em nome de ideais revolucionários. Não será digerido nunca. Quem quer é preciso que vá atrás. Quase nunca compro livros, pois não tenho tanto dinheiro assim. livros que compro saum todos de bolso. Mas, oras, eu leio muito porque vou atrás…biblioteca pública. Repito a pessoa tem que querer, senão…pode colocar as melhores músicas, as melhores obras de arte, os melhores livros, se a pessoas naum quiser realmente, ela caga e anda pra toda essa arte. Vejo muito, muitos dizerem, que o Brasil é um país de pessoas ignorantes, na verdade tem muita gente inteligente. Vejo muito, muitos dizerem, que o Brasil é um país de pessoas inteligentes, na verdade tem muita gente burra.

  240. Sandra

    Gerald, o tal que te ameaçou é do Ministério das Comunicações:

    inetnum: 200.198.212.0/27
    asn: AS10954
    ID abusos: AJP88
    entidade: MINISTERIO DAS COMUNICACOES
    documento: 000.394.437/0001-57
    responsável: Coordenação de Informática
    endereço: EMI BLOCO R Edifício Anexo Térreo-Oeste Sala TO-04, 04,
    endereço: 70044-900 – BRASILIA – DF
    país: BR

  241. Mau

    CONTRERA EU ENTENDO SEU PONTO…

    DE CERTO MODO TBM CONCORDO E TENHO FEITO ISSO

    MAS AGORA VOU VER O ABU NA TV

    ABS A TODOS

  242. Toni

    Porque e pra quê, Ministério da cultura?, se já existia o Ministério da Educação e Cultura. Pelo que entendo, Educação e Cultura, são intrínsecos, portanto pergunto novamente: Porque Ministério da Cultura?
    Eu acho que tá faltando competência…

    2º o Aurélio Cultura é:
    A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc.
    O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso.

  243. Sandra

    Kurt, AMEI AMEI AMEI!!!

  244. Genilson Caetano

    Parabéns Glorinha pelo texto “Tempos de Guerra”, casualmente o encontrei entre os comentários de Gerald Thomas, e me vieram a cabeça algumas lembranças de minha infância na cidade onde nasci e vivo(Cabo de Santo Agostinho-PE, temos as praias e rios mais belos do mundo! exagero, precisa conhecer), bem, mais entre as muitas lembranças, uma me achamou a atenção, uma recomendação de minha mãe, um conselho repetitivo, repetitivo não, automático, porque quando eu acordava, não dava nem tempo pedir a benção(sou nordestino!) ela já desparava NÃO TOME BANHO DE RIO, pois é, o maior medo que minha mãe tinha é que eu morresse afogado,e já sabia nadar, que saudade daqueles tempos. Ah, as recomendações hoje duram duas horas.

  245. Contrera

    laílton
    tudo bem, querido, mas e daí? cada um sua trajetória, meu caro.
    mas por favor não fale mal das prostitutas: elas vendem o corpo, não a alma. não como muitos desses que se autorotulam artistas…
    vc sente patente orgulho em tudo o que faz, e isso é admirável. mas não por isso podemos, por causa disso, nos considerarmos superiores a nada, ou a nos decepcionarmos com uma política que não entendemos. que a política é diferente quando olhada por dentro, isso eu sei. e vc deveria saber ANTES de votar, tão cheio de confiança. decepcionou-se? sabe o que a política acha disso? nada. paciência.
    lailton, meu caro, estamos todos aqui – menos o janjao, claro, que tanto tem a aprender – do mesmo lado.
    não pense o oposto, por favor. simplesmente teclamos de notebooks diferentes, em bairros, cidades e residências de níveis diferentes, etc. mas estamos todos juntos. apesar de muitos de nós precisarem cair na real.
    abs
    contrera

  246. gthomas

    Genilson, Contrera, Kurt e Sandra: obrigado pelos comentarios tambem: amanha terei a cabeca mais “fresca”….passei o dia escrevendo um espetaculo pra Londres e trabalhando a opera Hemingway (libretto do John) porque estou de malas feitas- saio de NY e vou pra Londres.
    enfim…..estou exausto.

    ate amanha pra todos e muitissmo obrigado
    LOVE
    Gerald

  247. Sandra

    1985 é do Burgess. Agora que vi a bobagem que escrevi. Também preciso dormir!

    Durma o sono dos justos, Gerald!

  248. gthomas

    Sandrissima! Obrigado.
    Nunca nos despedimos por aqui.
    Boa noite querida
    LOVE
    G

  249. Contrera

    ah, não, gerald, pode dormir, mas eu continuo…. ahahahahah

    pois é, gerald, e vc diz que artista não tem jeito. incrível de onde isso vem: da deslegitimação de si mesmos!!! como aqueles intelectuais orgânicos que precisam se saber traidores de classe para entenderem o mundo como ele é!! ora, convenhamos: o erro está em os artistas se considerarem diferentes, acima da carne seca. pois não é porque criamos que não sabemos enfrentar o mundo do mesmo jeito que qualquer outro cidadão, ora. o problema está em que todos, incluindo os artistas, mostram-se em geral incompetentes aos desafios a serem enfrentados. e por isso vendem-se, rendem-se, sem perdão. e todos pagamos por isso.

    mas eis que o Tuca se propõe a discutir a sério.
    pois é, isso eu não sei.
    sei apenas que, como criador, quero ter como criar o que busco sem ter que me sentir obrigado a fazer sucesso ou a ganhar dinheiro com isso. e que, se eu quiser desenvolver um trabalho interessante, quero ter onde vender meu projeto sem que me sejam exigidos parâmetros fora de minha atividade fim: a cultura. e isso, há quem banque, não é mesmo? então, pronto. para que queremos multiplicar o orçamento cultural se nem sabemos gerir o que temos? claro que eu gostaria de mais cultura, e ainda mais. mas não adianta criar um Minc que não discuta a televisão, o rádio, a internet e uma infinidade de outras manifestações culturais, dentre elas o teatro…

    agora vejam “VOU SAIR Q MEU CHEFE TA VINDO..TCHAU”, é ou não é uma graça? ahahahahahah e ainda chama os outros de vagabundos!!!! ahahaha só aqui, mesmo…

    e o Jocledson, hein. há tempos que eu não ria tanto! algumas pérolas:
    “o Brasil tem a cultura da putaria”; “teremos o criança esperança que tem festa e tudo mais, mas que infelizmente não é tão explicado assim”; “o brasileiro não é um povo natural”; “será que arte não pode ter toques de várias tonalidades”; “a arte não tem bandeira !!! meio contraditório?” e “o Brasil o fim de um início !!!”
    putz, assim não dá para começar sequer a competir!!!! HAHAHAHAHAHA

    e eis que também somos promovidos a rola-bostas!!!! hahahah putz, e ainda tem a definição “criador da inarte debilaica psicronítica”, que chega a ser cômica, se não fosse débil mental! ajahahahahah

    putz,
    agora sim
    cansei

    bj
    contrera

  250. gthomas

    Contrera: tambem nao consegui parar por aqui e te li e achei isso super legal que vc escreveu

    “de onde isso vem: da deslegitimação de si mesmos!!! como aqueles intelectuais orgânicos que precisam se saber traidores de classe para entenderem o mundo como ele é!! ora, convenhamos: o erro está em os artistas se considerarem diferentes, acima da carne seca. pois não é porque criamos que não sabemos enfrentar o mundo do mesmo jeito que qualquer outro cidadão, ora. o problema está em que todos, incluindo os artistas, mostram-se em geral incompetentes aos desafios a serem enfrentados. e por isso vendem-se, rendem-se, sem perdão. e todos pagamos por isso.”

    Fui no Blog do Guzik linkado a esse aqui e tem coisas ESTIMULANTES e lindas escritas la. Projetos maravilhosos. Antes de enlouquecer por completo, eh sempre bom ir no Blog de um cara apaixonado como o Alberto. Nao sei. Parece que ele tem uma sobrevida que nos nao temos. No debate eu perguntei pra ele onde ele recarrega as baterias.

    “nao sei” ele me disse.

    Mas alem de estar escrevendo UM CRITICO, fazendo o Vestido e ensaiando uma peca, o cara ainda viaja e se envolve com mil e outros projetos. Palmas alias pro IVAM CABRAL e o Rodolfo tambem. Mas meu contato mesmo eh com o Alberto.
    Bem, se eu nao dormir agora, chamem a ambulancia (que eu mesmo dirijo)
    LOVE
    G

  251. Contrera

    ah, mas eu nem vou citar meus projetos.
    porque são meus, né.
    e em teatro só vale o coletivo, não é mesmo.
    ahahahaha
    ah, não, eu sou apenas um ninguém.
    que bom.
    bj
    contrera

  252. Mau

    NInguém dorme aqui mesmo.

    Eu tbm nao consegui dormir e fui ver a Nona de Beethoven na TV -com a orquestra academica… coisa boa

    Vai Gerald toma um rivoltril q aqui eu tbm vou.

  253. Mau

    Ah Contrera, tbm nao cito os meus projetos – eles nunca dão certo – ahuahuauha

    Cansei de escrever roteiros e curtas metragens – eu vou cantar uma opera em MARTE

  254. Contrera

    xi, mau, os meus dão certo. até agora, pelo menos.
    ahahahaha
    contrra

  255. Cláudio de Oliveira

    Como sempre muito afetado e elitista, falando muito de si mesmo, Sr. Geraldo. O fato de Gil fazer chou na Europa e EUA a preços nada populares não muda em nada a situação do teatro elitista e para a elite, que Paulo Autram e o Sr. fazem….
    Não estou aqui para defender político nenhum, ao contrário, entretanto não vou atacar ninguém só por que não me deu dinheiro e somente por esse motivo. Caso ele tivesse dado muitas pratas pro Sr. e pro Bruno Barreto produzirem “arte”, dai vc estaria o elogiando, enfim…
    Alguem ai falou sobre pontos de Cultura, “pela primeira vez neste país” a capoeira recebeu alguma atenção. O que pra vc pode ser algo menor e de gente pobre é praticado em quase todos os países do mundo e atrai ao Brasil milhares de pessoas todos os anos e outras coisas mais. Viva a capoeira!!!
    Celulari montou um Dom Quixote ano passado no qual gastou mais de 1.000.000 arrecadado das leis de encentivo e botuou durante uma temporada bem curta a história de Cervantes “contada” de maneira elitista num período curtíssimo num chopim de São Paulo, custando miseros R$80,00. à mesma época a Cia São Jorge de Variedades colocou na praça da república sua montagem popular e carnavalesca de Dom Quixote e São Jorge, gastando cerca de 200.000, um quinto ou menos que o global, e ficou meses na Pça da República e andando pela cidade com um ótimo espetáculo de rua totalmente gratuito, espetáculo visto e aplaudido por milhares de pessoas, dentre elas Eugênio Barba lá no festival de Rio Preto. Pergunta: onde estão os mais de um milão de reias de espetáculo do celulari feito pra mesma elite que o Sr. e o Paulo Autram fazem teatro?

  256. Tene Cheba

    Gil, Ministro Gilberto, foi a associação do ridículo com o escroto.
    Ridículo em suas canjas, em seu oportunismo cênico, na farsa, na indiferença. Não consigo dissociar a arte do pensamento, quase todo artista tem o seu intervalo Mephisto, Ministro Gil teve o seu também. Uma significativa parcela da classe teatral, musical e afins, apoiou esse desastre, lógico que Mephisto colocou e premiou, por este apoio, um embotado artista consagrado, dono de uma pauta vazia, soberbamente idolatrado, amado e refratário a tudo. O Brasil não precisa da arte, o Brasil demente, precisa dessa miragem, dessa matéria escura, que nada mais nada menos, é este paradoxo político chamado Governo Lula, o triunfo da escrotidão.

  257. Tene Cheba

    E o Amorim, Meu Deus, não precisava ter exagerado.

  258. Ognei Santos Vieira

    que bom ter um cara como voce na internet,que bom acordar ,e, poder ler comentários inteligentes e ,pertinentes,sem muito rodeios ,Gil , sem palavras bonitas,Gil deve voltar para a música, urgente,pois como ministro?ficou condicionado a regras desse pt corrupto e transgressor,melhor sair agora ,que queimar definitivamente sua biografia.

  259. gthomas

    Isso MERRRMMO sr CRAUDIO de OLiveira. Capoeria eh a VERDADEIRA ARTE! a ARTE BRALERA< digo BRASILEIRA! Vamo por ai CAPOEIRANDO! Oh OH OH, bum um bum bum bum, xi bum bum xi bum xi bum xi bum xi bum xi bum xio bum xi bum xibhum

    saia xa du computador sinho!! Va luta! Va luta !

    va luta a verdadeir arte marcial brasileira que o GIL institucionalizou nos PONTOS de CULTURA!!!

    Muito BOM

    MUITO BOM

    fico imensamente feliz

    CAPOIERA bum bum bum bum bum!

    CAPOEIRA

    Vamos acabar com os JORNAIS!!!!
    ACABAR com essas eliti!!!!

    e jogar as perna pro ar!!!~

    capoeir bum bum bum bum……

    Gerald bum bum bum bum bummmmmmmmmmm

  260. Tene Cheba

    A Cultura é a manutenção da identidade de uma nação. Um ônus que devemos pagar, sem remorsos, para sobrevivermos. Não existe democracia sem arte, não existe o grude sem a arte. Os egipcios não me deixam mentir.

  261. gthomas

    Reproducao do EDITORIAL da FOLHA de HOJE

    Pouco público
    INFELIZMENTE , a notícia de que Gilberto Gil deixa o Ministério da Cultura parece dizer mais respeito ao chamado “jornalismo de celebridades” do que aos assuntos de Estado. Grande parte desse efeito se deve, como não poderia deixar de ser, ao seu renome como artista e ao magnetismo de sua personalidade.
    Ocorre que um dos principais méritos de Gilberto Gil foi justamente o de emprestar sua própria visibilidade midiática a um ministério cronicamente sem verbas e sem presença nas prioridades do governo.
    A perene carência orçamentária não é a única justificativa para a inação do Ministério da Cultura. Em questões de grande importância, como a da Lei Rouanet e a dos direitos autorais, Gilberto Gil procurou movimentar o debate, sem poder traduzi-lo em propostas concretas de transformação.
    São notórias, a esta altura, as distorções criadas pela atual legislação de incentivo à cultura. Apoiaram-se, com os recursos do contribuinte, projetos que teriam condições de se sustentar sem subsídios. A população carente de ofertas culturais e as instituições formadoras de talentos ficaram de lado.
    É que as necessárias correções na Lei Rouanet -instrumento que tem a grande virtude de conter o aparelhamento político da cultura- esbarram tanto numa falta de real interesse político do governo para implementá-las, quanto no excesso de interesses, muito reais, dos setores que se beneficiam do sistema em vigor.
    Refletem-se com isto, na verdade, as clássicas dificuldades em encarar o acesso à cultura, sua preservação e fomento, como uma questão de natureza pública, que transcende tanto as pressões corporativas quanto as tentações do dirigismo estatal.
    Gilberto Gil pôde dar “publicidade” à pasta da Cultura. Não foi o suficiente, todavia, para colocá-la de fato como parte atuante do serviço público brasileiro.

  262. O Vampiro de Curitiba

    Putz, finalmente alguém deu a solução para os problemas da cultura nacional! Pra que perder tempo com Becket, com Shakespeare? É só colocar dois crioulos dançando capoeira e tá tudo resolvido! Por que ninguém falou isso antes? Onde estava esse gênio chamado Craudio? Craudio, se quiser não precisa responder: Você é filiado ao PT, certo?

  263. Alice Lee Roover

    Interessante o senhor, Mr. G. Thomas! Mas o que o torna interessante, para mim, é que o senhor (justamente o sr) se auto fotografa como crítico da presunção de Gil. O sr., que, embaixo da mais pura expressão do que o público achou do seu trabalho (a vaia de pé – equivalente a um nocaute), mostrou a bunda à nação (confessando com convicção o que sente por nosso país e povo – com tudo o que há por aqui) se vê com autoridade pra falar – parcialmente – do deslumbre narcisista baiano de Gil. Não pertenço à “seita” jornalística e, portanto, não sei dos “segredos” que a mídia guarda pros momentos oportunistas. Mas acredito mesmo que Gil tenha largado de lado projetos importantes, sem que jamais tivesse largado a carreira artística (sequer disfarçado) enquanto ministro. E que, mesmo também sendo “elistista”, como o senhor, como os “Barretos” da vida, como os repugnantes Caetano e Paula Lavigne e a panela do Guell Arraes, não é menos nocivo que o seu desprezo pelo Brasil, sr. Thomas. Desde que Gil veio a público defender, com veemência incontrolada, a roubalheira do governo Lula (dizendo que toda aquela revoada de notícias eram insultos ao presidente), que mudei meu olhar sobre o artista e cidadão (Gil). Não, ele não é nem nunca foi diferente de Caetano (que, às palavras de Jards Macalé, é “quase igual a ACM”). Gil é um grande artista e pensador, mas lamentavelmente comum. Eu diria, do ponto de vista da presunção negativa dele, que ele é vulgar… como o senhor o é também, Mr. Thomas. Gil já fez o que queria: aparecer (e apareceu). Que, agora, descanse em paz! Só me preocupa é que voltem todas as panelas de antes a dominar o MinC. E que aquela pitomba lá volte a ser um antro voltado para alguns; e que outros profissionais de arte (como eu, sr. Thomas) tenham que se ajoelhar à essa casta pustulenta de “mandatários” exóticos (pra não dizer vampiresco), como o senhor. A propósito, o Bruno Barreto já pagou o que deve – há anos – ao MinC? O sr., que nos detalhes de sua crítica a Gil, se eximiu de exaltar o que ele tem de bom e o que fez pelo senhor, não deve saber, não é?
    Que o sr. tenha dias elevados e superiores, Mr. Thomas.

  264. Sandra

    Será que o MinC me financia uma academia?

  265. gthomas

    Mrs Land Roover!
    ODEIO o Barretao e tudo que ele ONOPOLIZOU NESSE GOVERNO pro SEU governo.
    E, se voce acha, que o UNICO evento na minha vida, foi TRISTAO e Isolad No Municipal do Rio, va se informar, sua IMBECIL,
    nao perco mais tempo com idiotas como vc
    estou onde estou na vida nao por causa de Uma opera mas por causa de 19!!!
    idiota
    va ler!
    GT

  266. gthomas

    Eh Vamp! A soluchao eh rodopiar o corpo por ai pelos pontioxxx de cultura…vc ve essa idiota da Alice B Toklas ai….vira e mexe as pessoas so falam na minha bunda!!!!
    nao tem jeito mesmo essa cultura brasileira

    quem sabe Xitaozinho e Xororo pra MINISTROS nao seria uma otima opcao????

    Todo o nordeste apoiaria!!!!
    GT

  267. Sandra

    Alice, quando vejo que estamos em ÚLTIMO lugar do MUNDO em matemática e PENÚLTIMO em compreensão de textos, e que grande parte do nosso povo acha que é o sol que gira em torno da terra e não sabe localizar nosso lindo país no mapa, e ainda vejo gente aqui no blog dizer que ler é uma inutilidade, também tenho vontade de mostrar a bunda para o nosso país.

  268. Tene Cheba

    Não, eu prefiro Cruz Credo e Deus me Livre, uaaau, para ministro da cultura, pelo leite que mamei na mamãe.

  269. gthomas

    Tene Cheba: entao vamo nessa!
    LOVE
    G

    qualquer opcao eh melhor!!!

  270. Sandra

    Quem não estuda, tem orgulho disso e acha que a solução é os outros pararem de estudar ou se esconderem quer ser respeitado?

    Eu não tenho orgulho da minha ignorância. Sei que tenho muito o que aprender. Quero melhorar, e não que os que são melhores que eu piorem. E não tenho a menor crise de dizer que há muita gente melhor do que eu.

  271. gthomas

    Eh isso Sandra: esse governo e esse MInisterio LEGITIMARAM a imbecilizacao de TUDO!
    que pena!
    que pena, E ainda ficam esses imvecis falando nux potux de cultura com capuuuueeera…e a minha bunda

    alias EU MOSTRO A BUNDA PORQUE POSSO!
    e bota o pessoal pra DESAPRENDER aquilo que sabe: otima tatica STALINISTA!
    G

  272. Glorinha

    nossa… pena que se dorme e se acorda e não se altera a conversa…
    Tenho certeza que cultura em todos os seus sentidos e possibilidades é um ser vivo, que se mexe, e em sua legitimidade não atende a interesse de ninguem, atende a quem queira lhe aprender.
    Mesmo com todos os ministros que foram, vieram e virão, temos nós, que podemos e devemos, nos mexer também independente de todos ressentimentos etc etc…
    Glorinha_b

  273. ana peluso

    então, Sandra, num país onde o entendimento do que se lê é tão baixo, fica fácil para qualquer ministério fazer porcaria nenhuma. enfim… o saco é ler commentes tendo a certeza que são assinados por pseudônimos… bom, a cultura é mesmo tão desnecessária… assim como caráter…, né? tem quem quer.

  274. Fernando Horylka

    Deu um nó na minha cabeça (de cima, bom entendido!). Rendo-me, acenando o lenço branco, clamando por paz… Não sei como chama-lo, Gerald, Dalton Trevisan ou Vampiro de Curitiba. Mas deixa isso para lá! Vamos ao que interessa.

    Não é a primeira vez que digo isso. Depois de dar uma olhada no seu blog – Gil & Companhia Teatral do Absurdo – me sinto no palco na pele do personagem Vlademir, do mestre maior Becktt: – Não estamos mais sozinhos, esperando a noite, esperando Godot, esperando a espera – diz ele.

    Todas essas pessoas que fizeram comentários, Sandra, Eu, até a Noninha, fazemos parte desse caldeirão da bruxa que é o Brasil, e porque não dizer o mundo. No mais é um alívio (ia dizer um orgasmo) existir um espaço como esse, democrático e sem censura. Vida longa para o teu blog.

    Abraço do fanzoca: Fernando Horylka.

  275. gthomas

    E bota caldeirao nisso Fernando!
    LOVE
    G

  276. Contrera

    olha, isto é novo: consegui almoçar e estar aqui em frente ao micro.
    ok.
    sobre o editorial da folha: resta saber quem mais ganhou com o empréstimo da imagem: o poder público ou o indivíduo gil. que a exposição trouxe benefícios, ok. mas fazendo as contas… bom, isso é o que a opinião pública – da qual este blog faz parte – tenta fazer.
    quanto ao elitismo:
    uau. só me resta tentar entender montando um quebra-cabeças feito de cacos de vidro. quem é elite, no brasil? quem pode? quem tem? quem deve? quem não paga? quem não existe? o que há em todas as críticas ao gerald é o entendimento de que ele, e sua obra, é pretencioso(a), deslocado do brasil. venhamos e convenhamos: quem é que tá deslocado, o brasil do mundo ou o mundo do brasil? eu me informo por meio do gerald. não à toa foi por meio dele, sem que ele soubesse, que eu me achei, ao descobrir o beckett – santa ignorância minha – e ao descobrir uma série de outras coisas que hoje me influenciam como criador. pois foi isso que aconteceu. depois, a gente se conheceu e ele me cedeu o palco por, sei lá, 20 segundos. e eu me encontrei. mas isso é outra história. o gerald está antenado e quer permanecer ainda mais antenado. e o brasil? ontem mesmo, mandei carta à sbat dizendo-me ninguém. por quê? porque oficialmente somos ninguém, até prova em contrário, enquanto não fizermos parte do poder. e aí, deus nos acuda. poder? aí tomamos conta de tudo. é o ser humano. é o brazil.
    mas é injusto acusar o gerald de elitista. o gerald bebe das fontes que aprecia. o aderbal freire filho, das que ele próprio aprecia. e assim por diante. ignorante é quem não repara que muitas vezes não sabe o suficiente para criticar o que não entende. claro, vão me acusar de puxa-saco, etc. foda-se.
    mas, e o gil? EU não sei. vejo aqui e acolá, e sei lá. sei que quem assume o poder nunca escapa ileso. e o gil assumiu e apareceu. foi para lá e para cá e fez o que achava que era certo. era? nem ele pode saber, nem os seus críticos. só a história vai dizer. eu, de minha parte, até concordo com algumas críticas à política de incentivos, mas, venhamos e convenhamos, que venham as opções concretas. cadê elas? chamem os políticos! ah, não, eles não podem. pessoal, a política vem da política. ou teremos que viver para sempre à base dessa mentalidade à la são tomás de aquino.
    e assim vamos indo.
    bjs
    contrera

  277. Sandra

    Eu nunca passei fome, mas muitas vezes ganhei saquinhos de balas de presente de Natal, e isso nunca me deixou mal. Mas já chorei por não poder comprar um livro. Foi no governo Collor. Vi o livro de poesias de Fernando Pessoa, vi meu saldo bancário, e voltei para casa chorando. Comentei com o meu pai que nosso presidente gastava tanto dinheiro com futilidades, tinha a chance de estudar, de fazer vários cursos superiores, de aprender vários idiomas e jogava essas oportunidades fora, e talvez tivesse o livro que eu desejava fazendo peso na estante. Meu pai disse o que hoje digo aos meus alunos: você vai conseguir esse livro e todos os que desejar, mas não vai ser para amanhã. Com esforço a gente consegue tudo.
    E consegui mesmo.
    Agora vejo gente chamando-nos de intelectuais como se isso fosse ofensa. Ser intelectual é motivo de orgulho, não de vergonha. Ser corrupto é motivo de vergonha.
    Acham que depois de tomar porrada da vida vamos nos intimidar com gente que acha que ignorância é paradigma?

  278. Sandra

    Gerald, é isso aí!

    VOCÊ PODE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  279. Lilian

    Querido GG,

    Berlim é foda. Incrivelmente parecida com Ipatinga… tenho certeza que Mies van der Rohe tem vários parentes em Ipatinga… falta eu decobrir o pq que a Bauhaus começou lá e não aqui… a única e grande diferença é que o Muro de Berlim caiu… e o de Ipatinga ainda está sendo construído… estamos sem conexão com o mundo… e sem você …

  280. gthomas

    Contrera: Lindo
    LOVE
    G

  281. O CORVO

    Oi pessoal, quantas opiniões a respeito do ministro (clone do predador) – na minha opinião o que importa é a cultura sem si, com ou sem ministério ala existe e sempre existira, muita gente confunde cultura com conhecimento ou escolaridade – qualquer comunidade , ate as mais primitivas tem cultura.
    No Brasil só falamos de teatro e cinema e o as outras manifestações culturais???? como é que ficam.
    Todos os ministérios deveriam ter uma maneira de fomentar as manifestações culturais, ou através de incentivos fiscais (parcerias com as empressas) ou algum tipo de verba.
    Tem ministério demais para pouca ação – é só para criarem mais cargos comissionados………..

  282. CAROS AMIGOS E AMIGAS…

    Segue abaixo um texto para o relaxamento da sexta-feira…

    Paz e amor (rsrs)

    A VIAGEM… SEM CIGARRO, PILEQUE OU PORRADA!

    ( Lailton Araújo )

    Na longa viagem ao encontro das novas descobertas, conseguimos fotografar novas galáxias, e o Universo, tornou-se pequeno… Ficou chato, comprido, alto, largo!

    Colocamos uma sonda na barriga e outra no planeta Marte – somos os novos marcianos – vermelhos, brancos, negros, amarelos, sem cor ou raça: metal barato, cachaça, cigarro!

    Tomamos posse sem violência, sem cara feia, com os pés de aço ou de lata, e a aparência – na forma de robô. Lunáticos: nunca mais seremos! Bebemos etanol; cheiramos fumaça!

    E a Lua e Marte são velhas histórias ultrapassadas… Viva o Homo sapiens!

    Derrubamos algumas torres. Levantamos outras. Talvez as que erguemos sejam mais altas que a bíblica “Torre de Babel”, ou mesmo: de papel… Estamos na batalha diária!

    Não somos terráqueos malucos… Aprendemos as lições de casa. Nos novos edifícios existem as vozes do diálogo e da tolerância… É samba, rap, reggae, rock!

    Nossas asas metálicas continuam evoluindo. Algumas quebraram! Caímos… Quem não cai? Pássaros também caem no primeiro vôo… É a lei da gravidade, Newton, Isaac…

    A asa e o vôo são relações já dominadas… Viva o Homo sapiens!

    Bebemos todos os vinhos possíveis. Brindamos em homenagem às novas conquistas profissionais, à saúde, à paz e à harmonia… Da literatura, do cinema, da música, da política!

    Superamos várias tragédias humanas. Furacões, Terremotos, Tsunamis e Titanics, agora são roteiros do moderno cinema comercial. É trash, é atual, é over, é animal!

    O podium ficou pequeno para tantos atletas e suas vitórias. Homens e mulheres conquistaram novos recordes… Alguns, com anabolizantes! Outros com Anas, aborígenes, antes e depois…

    Os limites – físico e emocional – já não entram em conflito com a ética… Viva o Homo sapiens!

    As fotografias coloridas e digitais mostram os continentes globalizados. Será que não existem conflitos religiosos, comerciais ou políticos? É viagem… Sem cigarro, pileque ou porrada!

    Será que caminhamos para uma nova era? Calma internauta! É um sonho! Continuamos na velha e complicada rotina terrestre… Correndo, comprando, comendo, cagando!

    Chegaremos em 2008, mais velhos, mais confiantes e talvez – mais tolerantes e humanizados… Viva o Homo sapiens!

    E os viajantes da nave “Terra” seguem sua jornada… Até o novo Big Bang ou nova Big Band, ao som de Ray Charles, Cauby, Ângela Maria e Sinatra!

    Abraços.

    Lailton Araújo

    PS.: Thomas
    Se puder visite meu blog
    http://lailtonaraujo.blog.terra.com.br/

  283. Alice Lee Roover

    Easy, Mr. Thomas… easy! Esperneias por que? Jamais pus em dúvida, ou pretendi fazer juízo de valor de sua obra. Até porque, o sr. não precisa do meu aplauso; e, apear da indiferença e superioridade que trazes em cada célula sua, já tens aplauso demais. Até merecido, concordo! Poxa, 19 óperas? Muito maneiro! Parabéns, Mr. Thomas! E à blindagen contida nos comentários que o protegem aqui, talvez fosse prudente aos “nobres” suporem (ao menos) que não sou tão “analfabeta” assim. E que, Mr. Thomas, continuo lendo, sabe? Nunca parei. E quanto “as suas bundas”, esteticamente falando, convenhamos (…). De fato, “vocês podem mostrar suas bundas”! Aliás, e como têm poder pra isso. Agora, quanto ao sentido da amostra da sua bunda …digamos… “sua bunda superior”, “plurimídia”, à essa “sua bunda” eu me referi. Porque “essa sua bunda” só tem uma intensão: o desprezo, o escárnio pelo país. Aliás, em que pese sua superioridade, à sua intelectualidade, o seu “esplendoroso” conhecimento sobre a falta de solução para o país, além da sua obra (sua 19 óperas e tanto mais), qual foi sua ajuda para ao menos minimizar isso? Rá! Rá! Mr. Thomas, não é o meu caso (que também mexo com música), mas cada país tem o “Xitãozinho e Xororó” que merece. Com certeza, o sr. e os que o blindam não fariam a mesma ironia com Willie Nelson, Keane Rogers… Aos “Xororós” do Braisl, desejo sorte. Senão, do que eles vão viver? Mas, tudo bem… O sr. PODE, não é mesmo SRA.? Pode qualquer coisa. Quem não pode são os outros. Sabe, enfim, o quem surpreende, Mr. Thomas, sras. e srs. é que Gerald Thomas (ora, ora!) tem “queixo de vidro”. Imagina…não aguenta uma porrada. Ainda que porrada exatamente como as que dá!
    Fica por aí, Mr. Thomas. Londres é linda! Já o Brasil, para o senhor …
    Kisses for you all.

  284. Jorge Schweitzer

    Lembro o dia porque foi na data em que morreu Augusto Pinochet…

    O então ministrão Gilberto Gil fez um show grandioso na enseada de Botafogo…

    Era um domingo, ou feriado, não lembro…

    O palco imenso…

    Na parte da manhã caminhões enormes de vários eixos da Petrobrás atravancavam a enseada de Botafogo…

    Imaginei: o trânsito vai virar um inferno…

    Quando passei de tardinha vi uma movimentação no palco, e o som altíssimo e limpo com a voz do político Gil ao microfone…

    Agora, o engraçado (prá mim) e trágico (para a GG Produções), havia mais gente da produção do show do que platéia…

    Só uns gatos pingados claque arregimentada com uniforme verde-amarelo do Patrocinador…

    O Gil nem precisava de microfone, podia fazer algo meio intimista e cantar ao pé do ouvido de cada um que ali estava…

    Eu imaginava que eles estavam passando o som…

    Necas…

    Era o show mesmo…

    Tive problemas de contraturas estomacais de tanto rir com olhos rasos d´água…

    E tudo pago com nosso dinheiro, via oleodutos da Petrobrás…

    Cá entre nós: quem sairia de casa, pegaria uma condução para assistir o Gil num final da tarde…

    A carreira política enterrou a artística…

    Virou um chato…

    Até fisionomicamente estava a cada dia mais parecido com a Mãe Menininha do Gamtoá…

    Poder deve fazer bem para o ego, mas é péssimo para a estética física e moral…

    Gil se transformou em outro Gilberto…

    Nem desmunhecava mais…

    Jurou que parou de dar um tapa no dois…

    Não gostei desta fase…

    Quero nosso Gil de volta…

    Fumando e rebolando…

    E buzinando a moça e comandando a massa…

    Alô, alô Gerald, Aquele Abraço!

    Jorge Schweitzer

  285. Sandra

    Alice, o Gerald, sendo bom (aliás, sendo incrivelmente bom) em sua arte já ajuda muito o país.

    Meus alunos admiram Marcola (esse mesmo, o chefe do PCC), porque lê mais que nosso presidente. Quase todos leram O Príncipe e A Arte da Guerra por inspiração dele.

    Eu preferiria que lessem Orwell e Kafka por inspiração do Gerald.

  286. Sandra

    Se eu não me incomodo com alguém se achar superior quando não é, imagine se eu vou me incomodar quando o cara é bom de verdade.

  287. Sandra

    Gerald, muita gente acha que vai conseguir a admiração dos outros com discursos elogiando o Brasil, e quando vêem que a gente lê, admira e aplaude quem nos mostra a bunda, nos diz muitas verdades dolorosas e, principalmente, é muito bom em sua arte, devem sentir muita dor.

  288. O Vampiro de Curitiba

    Sandra, acho que já te disse uma vez, mas não custa repetir: Se ambos não fôssemos comprometidos, juro que eu casava com você. Te adoro!
    Já a “Alice Land Roover” tem jeito de ser aquelas tias solteironas, mal amadas, mal humoradas. E cafona, além de tudo!

  289. Sandra

    Vamp, também não custa repetir: meu coração, apesar de ter dono, tem lugares de honra para grandes amigos.

  290. O Vampiro de Curitiba

    O papel da sociedade em geral, e de artistas em particular, é criticar, cobrar, bater, não ficar dizendo que o país é uma maravilha, que tem palmeiras onde canta o pardal, ou sei lá que bicho. Alice, não, não estamos no País das Maravilhas. Você é quem faz parte de uma elite! Mas não uma elite que se destacou por seus mériotos, e sim de uma elite de um partido que assaltou o país e o está arruinando. Ainda vem aqui dar lição de moral em quem vive e trabalha dignamente? Nos poupe, Alice!

  291. gthomas

    O comentario do Jorge eh hilario. Eu me lembro desse dia. O Jorge comentou comigo. Riamos junto. Mas eh triste rir de plateia vazia, nao desejo isso pra ninguem, juro, nem pro Gil nem pra Jill.

    Quanto a Alice ela nao eh Alice, nao se preocupe Sandra e Vamp. Nem respondam. ELe, ela, seja o bicho que for, pode falar a besteira que quiser; ou poder fazer melhor: pode visitar a minha cia de teatro no segundo andar do SESC av Paulista, que tal????
    se acha que nao ando pelos braslilis da vidis….que tal dar uma aula pros meus meninos??????

    Aqui esta: grupo KEPLAO: SESC Paulista, 2 andar TODOS os dias depois das 6 da tarde. (nao aos sabados: e se quiser saber mais….entre em http://www.geraldthomas.com) pois a chamada do projeto esta na home.Oooops – a musica nao sera de Gil, que pena nao?

    Nao nao nao!!!!!!
    Nao sera patrocinada pela Petrobras tambem!!!! Que horror!!!!
    Isso quer dizer antipatriotismo?????
    Isso quer dizer o que????
    Me digam
    Irao me barrar quando eu tentar entrar de novo no Brasil?
    Meu deus do ceu que calamidade!!!!!
    que calamidade
    que calamidade
    que calamidade
    cala me dade
    cala
    cale me
    cale me!!!!
    Gerald

  292. O CORVO

    Oi Alice, você mexe com música, hoooo!!!!! deve mexer é com colher nas panelas, para de ufanismo barato, cai na real vivemos em um país ESCROTO, olha quantos mortos por ano só no bang-bang…. é um Iraque e Faixa de Gaza juntos, sem contar a saúde, a educação e as oportunidades reais – temos que mostrar a BUNDA sim – escreva uma carta para o GUGU ele vai ti dar um fim de semana na ilha de CARAS – lá você pode mostrar a sua bunda, se é que tem……………

  293. …É O GOV. LULA É UMA TRISTEZA, PARA OS ELITISTAS, PARA OS RURALISTAS E OUTROS MAIS…MAS PARA QUEM NADA COMIA E EMBORA COM BOLSA FAMILIA COME ALGUMA COISA, QUEM TRABALHA NO CAMPO E COME ALGUMA COISA E PODE TER UMA APOSENTADORIA, PARA O FAMOSO EUA QUE NAO MANDA E O BRASIL DIZ AMÉM…E PARA O FAMOSO FERNANDO HENRIQUE QUE VENDEU O PAÍS EM TENEBROSAS TRANSAÇOES E NAO SE SABE ONDE ESTÁ O DINHEIRO….DIGAM AMÉM

  294. Sandra

    Gerald, nosso governo dá asilo político a membros da FARC e vai barrar você?

    Ele que tente!

  295. O CORVO

    Alice Esperança Certeza, é muito pouco para um pais tão rico, parte da grana a turma da esquerda já se encarregou de dividir – nunca comeram melado ai cairam na panela – a base monetária que temos hoje foi montada em parte durante o governo do FHC, com a ajuda do doidão do Itamar Franco…. não tenho partido mas tenho memoria no governo de FHC teve muita merda, mais esse ai é a própria merda.
    A tal eleite, os ruralistas, os banqueiros e os especuladores nunca estiveram tão bem como no governo LULALAAAAAA, nos da classe onde me incluo é quem levamos a mordida do leão…………..
    OBS a maioria das empresas privatizadas poderiam ate serem doadas pois só davam prejuízo, hoje são lucrativas – conferir os dados da FGV e outros institutos………

  296. é sandra,depois do marcola a coisa cola,antes nas quedradas ,dadas aoSSSSSSSSSSS léusssssssssssssss,MANO COM as MÃOSSSSSSSSSSSSSSSS E OLHAR NOS LIVROS ERA VIADÃO,DIGO VIA-DÃOOOOOOOOOOOOO,Ñ VIAJADÃO,DEPOIS DO MARCOLA ,quando estivess,e se vc estiver com um livro nas mãos,te olham com misto de medo e admiração,os “mulekes”so faltam dizer:amém,trutão,as bolas envertidas da canção,rima os aissssssssssssssss com anêssssssssssssssssssssss,santa palavra maldiÇÃO, LÂMINA PALAVRA JUDAICA, DO NEGRO ALEMÃO,TRAZESSSSSSSSSSSSSSSS EM SEU PEITO,CORPO,EVOCA DE SUA GARGANTA TODA REJEIÇÃO,BATUCA AI A SUA MALDIÇÃO,e faz um carnaval de sua solidão,o mundo é tosca toca mestrão.

  297. santa palavra maldiÇÃO, LÂMINA PALAVRA JUDAICA, DO NEGRO ALEMÃO,TRAZESSSSSSSSSSSSSSSS EM SEU PEITO,CORPO,EVOCA DE SUA GARGANTA TODA REJEIÇÃO,BATUCA AI A SUA MALDIÇÃO,e faz um carnaval de sua solidão,o mundo é tosca toca mestrão.

  298. SEM HIPOCRISIAS…

    Um(a) avestruz ainda esconde a cara?

    Que país maravilhoso:

    1) O programa “Bolsa Família” é do “Governo Lula”. E nesse país – de governo social tão divulgado – um quilo de feijão é vendido por R$ 5,50 (US$ 3,54). Antes custava apenas R$ 1,80 (US$ 1,16).

    2) O programa “Fome Zero” é a marca política… Enquanto isso, o “Programa dos Biocombustíveis” avança devastando as matas, o cerrado e desempregando milhões de agricultores. Sem contar de outros milhões que desembarcam nas metrópoles em busca de emprego. O trabalho no campo é realizado por máquinas… Alguém pode explicar tal milagre? E o preço dos alimentos subiu! O que será que aconteceu? Uai sô” Sei não! Mande o “Lula” lá…

    3) Há 10 anos existiam no Brasil 70 selos/gravadoras – que produziam quase 100 milhões de CD’s musicais. Hoje existem apenas quatro ou cinco gravadoras fortes… O restante foi devorado pela pirataria… Viva a ilegalidade! O Ministro “Gil” acompanhou todo esse processo… O que ele procurou fazer?

    4) Esqueci de falar em educação… Nunca se comprou tantos diplomas universitários. Em cada esquina existe uma faculdade… Os cursos são para cada freguês: R$ 180,00; R$ 700,00; R$ 950,00; E a qualidade? Existem mais advogados desempregados do que jogadores e técnicos de futebol! O salário mínimo é de R$ 420,00 (US$ 271,00). Que bela quantia! Dá pra comprar uma saca de feijão… Talvez pague 38 quilos de carne de primeira… Dá pra um churrasco em dia de jogo de futebol!

    5) E a ciranda financeira? Os juros estão por volta de 10% ao mês… A quantia cobrada nos cartões de crédito, nem se fala! E são essas mesmas empresas que financiam a “cultura” no Brasil. Quem paga? Nós… Uai sô! Eu também!

    Que país é esse? É uma vergonha!

    Está na hora do povo brasileiro dá um basta!

    Hipocrisia é crime contra quem tenta pensar…

    Abraços.

    Lailton Araújo

  299. gthomas

    Esse O CORVO sabe das coisas!
    Sabe numeros! Nao eh dos imbecis que ficam UFO-(objetos nao identificados in IGRIXXX) UFONIZANDO as imbecilidades KKKLULOLametavels!
    mas nao sera esse e nem outro Blog a resolver!

    Esperanca eh a ultima que dorme num pais tao gigante!
    Quem le meu artigo e nao percebe que o espetaculo foi escrito e dirigido para Marco Nanini….e visto no BR por mais de 80 mil pessoas eh ANALFABETO…..

    LOVE
    G

  300. gthomas

    Lailton, te mandei email pessoal e deixei comentario no teu blog que sera linkado a esse aqui,
    Agora estamos em contato
    LOVE
    G

  301. THOMAS…

    Obrigado!

    Mandei uma resposta no teu e-mail pessoal…

    Abraços.

    Lailton Araújo

  302. Tuca

    Bom, primeiro.CONTRERA, SOU MULHER…geralmente TUCA é apelido de mulher, este é meu desde criança.

    Segundo: à todos , principalmente os mais agressivos, para reflexão.EU estava em uma reunião da area cultural e nela estava o CElso FRateschi…numa conversa ele contou sobre uma outra reunião que participava , e estavam notótios e anonimos juntos…ele estava admirado do comportamento de um cidadão que alterado criticava o ANTONIO CANDIDO…bom, falou isso para nos lembrar que era muito importante respeitar as pessoas que de alguma maneira se destacavam e nos destacavam.

    Pq coloquei isso?
    Ah, aprendi que cada um caminha uma estrada…alguns conseguem mais méritos e destaque.

    Aí pergunto? Poxa pq vc entra aqui só pra chamar o GT de …ahhh..sei lá o que?

    Não é possivel tentar argumentar e beber do conhecimento, mesmo q achem arrogancia etc?

    Vcs tem acesso assim tão fácil a outras culturas?

    Pensem…diversidade de tudo, conhecimento, personalidade, tudo…faz muito bem para o crescimento.

    Eu hj, tenho certeza do quanto este assunto CULTURA é tabu, e o quanto é frágil o debate.Tem pessoas que até defenderam a extinção do ministério…Deus que me livre.

    Sem erudição, nem citações de notorios vou dizer que CULTURA é uma forma ampla de dizer ao homem o quanto ele é importante.

    CULTURA tem diversas ramificações…as linguagens artisticas são um vetor .Quando estou (exemplo rápido) tentando convencer o seu Manoel que canalizar corrego não é uma boa, e sim lutar pela revitalização…estou tentando intervir na cultura já criada.

    Quando falo que o ministério da Cultura não deve ser anexado ao da Educação, é pq quero que as linguagens artisticas possam se desenvolver de todas as maneiras.

    Posso fazer uma peça de teatro para ensinar as crianças a escovar os dentes…como posso ir assitir um M.O.R.T.E e refletir se a qualidade do que fiz para as crianças realmente ajudava a melhor compreensão da peça.

    Tá confuso?
    Calma…

    Não acredito que a arte deva ser apenas panfletária…acho que deve sim ter todos os processos.

    Simplesmente assistir um espetáculo e sair falando mau pq não entendeu…é simplismo…VC JÁ SE PERGUNTOU?

    NÃO ENTENDI? PQ? QUAIS AS REFERENCIAS QUE ESTE DIRETOR TEM QUE ESTÃO ACIMA DE MEUS CONHECIMENTOS?

    se vcs não partirem para esse comportamento, entrarão sempre aqui, e covardemente ( pq não estão dando a cara a tapa) irão xingar etc…

    E isso leva aonde? BOm , sou inimiga da cultura do desrespeito. Mesmo o Gerald fazendo várias criticas ao atual governo, e eu sendo Ptista roxa e refiliada , venho para construir e não construir…queria mesmo que as pessoas tivessem mais cultura…coisa que infelizmente falta e muito…por isso a agressão gratuita…

    abraços a todos.

  303. Olha que comentário curioso lá no Digestivo:

    Gil e Gerald
    Gilberto Gil é um dos melhores “violeiros” do mundo. E isso não é pouca coisa, ora! Creio que o Alessandro esteja criticando posionamento político do Gil ao chamá-lo de simplório. Aí não discuto por desconhecimento de causa. Agora, quem é Gerald Thomas, senão o principal propagador dele ser o dramaturgo-pós-engajado-intelectual semita-destraumatizado sexualmente do Brazil, zil, zil…? A única referência que nós, a sociedade decadente brasileira, temos sobre GT é através de GT. Isso sim é cafonice, dele e nossa. Chega, gente!!!

    [Sobre “A bunda do Gerald Thomas”]

    por Izabela Pires
    31/10/2003 às 19h10
    Mais Izabela Pires…

  304. Uma indicação de banda, os Dead Lover´s, onde toca meu bróder Vinikov. Eles já abriram para a Vanguart, não à toa destaque outro dia no Altas Horas. O Serginho Groissman é tão bacana que até virou ator do Gerald.

    http://www.myspace.com/thedeadloverstwistedheart

  305. Tuca

    corrigendo…construir e não desconstruir

  306. Tuca

    credo, é hojeee…corrigindo

  307. Petistas que criticam Gerald: tão lembrados de uma pessoinha chamada HAMILTON PEREIRA, o PEDRO TIERRA? Pois o partido sempre prometeu que ELE seria o responsável pela cultura num eventual governo petista.

  308. gthomas

    Lucio Jr. Nao entendi lhufas!
    Principalmente no que diz respeito ao fato do Serginho Groisman ter feito uma peca minha, BRASAS NO CONGELADOR e (muito provavelmente) fara outra em breve: que so revelo quando revelo.

    – esse comentario teu c’est tres confuse!
    LOVE
    G

    Tuca, ja ja volto ao assunto!

    Juro que se soubesse que falar do Gil renderia tanto, TANTO mas TANTO TANNNNNTTTTOOOOO comentario, eu abriria um BLOG aparte chamado, BLOG do Gerald falando sobre o ESQUADRAO GILBERTO GIL !!!!!

  309. Pois é, Gerald… será que o Brasil precisa de um Ministério da Cultura? Não sou da “classe teatral”, sou do povo lá “do pó de giz” e não falo, portanto, como especialista. Mas acho que esse tipo de Ministério só pode existir num contexto em que a produção artística é financiada pela esmola das leis de incentivo fiscal… O sucesso comercial de um filme, peça, por aqui, independe das bilheterias e do público, e sim de quanto dinheiro público conseguiu levantar… quando tiver platéia pra todo mundo, aí a gente se livra da buracracia e da centralização. Mas é um lingo caminho a ser percorrido, não é? É lugar comum, mas o caminho é educar mesmo…

  310. gthomas

    Eh isso Tiago: O Brasil seguiu o caminho de Getulio e centralizou tudo: Instituto BRASILEIRO do Cafe, do CINEMA disso e daquilo.
    e, mesmo assim, rola o capitalismo selvagem. Os dois sao paradoxais, Ou eh um ou eh outro. Ou vc da liberdade pra crianca ou vc mantem ela em liberdade condicional dizendo que ela tem que voltar pra pegar a mesada!!!!

    LOVE
    G

  311. Márcio M (Sp)

    Bom, Gerald Thomas, aqui vai minha colocação sobre Gilberto Gil e Gerald Thomas.

    Gil, na Tropicália, musicou uma canção cujo nome é ”Geléia Geral”, a letra é de Torquato Neto!

    Os amáveis (e nem tão amáveis) comentários deste magnífico blog (que já ultrapassaram 300 !!!) são uma verdadeira ”Geléia Gerald”.

    🙂

  312. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, agora é o meu e-mail que não funciona…20:58hs no Brasil

  313. Tuca

    Agora já estou entendendo pq o pessoal acha irrelevante um ministério da cultura…pq acham que só filmes, teatro e novelas fazem parte da cultura..não…

    Os pontos de cultura mostram isso claramente…quando um grupo de homens de cabelo branco que moram na Bahia vem até Sampa e dão um show no Itau Cultural, dançando…isto é cultura rapaziada…

    Uma rapaziada de goiania que faz video e tb dançam é cultura rapaziada…não são globais…

    Enfim…uma banda gospel com o requinte de um Big Band tocando no Pacaembu…tb é cultura…vcs acham que não pq são evangélicos? erro fatal…

    Enfim, quem nem sabe o que é cultura nem MORAL tem pra descer o pau no Gerald…tenho dito…

    acordai criaturaaas divinas…o mundo esta além das novelas e da revista CARAS…

    BJS

  314. gthomas

    Vamp….eu espero….
    sem problemas
    LOVE
    G

  315. Tene Cheba

    Eu adoro teatro, adoro música e amo o cinema. Infelizmente depois de Glauber Rocha, pouca coisa surgiu, que vale apena citar. Toda Nudez Será Castigada, um ótimo filme, com interpretação magistral do saudoso Paulo Porto, Central do Brasil muito bom também. No teatro, ao contrário, muita coisa boa foi produzida, mesmo na fase mais sombria da ditadura, não acompanhei, mas meus Tios e Tias, conversavam muito sobre as Peças e eu ouvia atento. Na música, paradoxalmente, foi na ditadura, que as obras primas se revelaram, não sei se saudosismo, mas Chico Buarque, Caetano, Gil, Tom Jobim, Paulo Pinheiro, entre tantos outros, matavam a pau. Na minha opinião vivemos, hoje, um período estéril em quase todos os campos culturais, o anti clímax, foi e é esse ruídos sonoros de taquaras rachadas, insuportáveis, que nos obrigam a ouvir. Na literatura atual, acho que vou ler TIm Maia, não sei, me afastei um pouco, estou mais afim de filosofia, tão boa que encuca, Nietzsche é pertubador. Renegar o upgrade que Gerald Thomas, deu no teatro carioca, na época com Fernando Bicudo diretor do Teatro Municipal, é no mínimo, deixando barato, uma ingratidão, quando até os burros, vendados, bobos e babacas o aplaudiram.
    Taí um quadro que Portinari, não pintaria, a bunda do Gerald Thomas mostrada para um platéia insandecida, muita arte para ser captada, talvez a loucura de Van Gogh conseguisse, se vivo, lógico, materializar a fina ironia de uma bunda nua. Como parâmetro, só erra ou acerta quem faz, produz e tenta, somos muito niilistas, o prato tem que ser sempre o mesmo, um condicionamento incompatíve com o abstrato e concreto.

  316. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, mande de novo, please!

  317. O Vampiro de Curitiba

    aproveite e mande também para outro e-mail: meu nome e sobrenome (tudo junto e sem acento) @hotmail.com, parece que tá normal. Isso é coisa do Governo, bisbilhotando.

  318. gthomas

    Tuca – tenho muito a dizer sobre esse negocio ESTATAL de grupos ficarem viajando de la pra ca (que de outra forma nao poderiam…)
    Nao sei o que penso: sei que tem muitas COSTAS QUENTES envolvidas nesse Meio!!!!
    Entao, a coisa caminha desse jeito: quem consegue enfiar o projetinozinho dele ou dela (ontem falamos do FOMENTO e vc ficou espantada que NUNCA consegui aprovar nada la, pois eh! Passme!)
    tudo uma questao de
    quem
    quando
    onde
    como
    quem bebe com quem
    quem trepa com quem
    quem foi aluninho de quem
    quem cheirou com quem
    quem ODEIA a fama de quem
    e o PIOR<<<<<<<

    ….(os tambores rolam)

    os BUROCRATAS que votam e aprovam os projetos SAO
    na maioria

    artistas que nao TIVERAM , repito NAO TIVERAM SUCESSO
    QUE NAO TIVERAM SUCESSO e que MORREM de
    INVEJA, vou repetir
    MORREM de inveja
    MORREM de inveja
    daqueles que estao pelo mundo

    ou entao
    se juntam em pequenos grupos da EAD ou ECA
    e se melecam em frangalhos da NOITE e….
    decidem que esse ou essa….
    nos premios SHELL da gasolina podre da vida

    TUCA meu amor
    Nao nasci ontem e vc sabe disso!
    Please!
    entao, o da VEZ sera aquele DO TEMA BRASILEIRO

    ai os chamados encenadores: diretores pegam
    OS SERTOES ( e o povao berra)
    o outro encenador pega e monta o Sua Suna
    e o povo da Pedra do Reino comemora HURRA, fazia VINTE anos que vc nao pegava nesse projeto MESTRE isso…

    e fica nisso! UM bajulando o outro mas na verdade eh tudo bebendo na fonte do GETULISMO
    e quando essa onda passar

    a nostalgia vai pegar e o Goethe Insitut vai abrir vagas e o Br nao tem memoria mesmo e ai estara todo mundo montando o seu Schillerzinho Basico
    nao nasci ontem Tuca

    enquanto isso, traga as bandas de maracatu pra Sampa que os motoristas de taxi estao sentindo falta delas!
    LOVE
    G

  319. Paulo Gaeta

    I wasn’t born yesterday, just the day before…

  320. Paulo Gaeta

    I wish I was born yesterday…innocence is superior to cunningness…

  321. Bourbon Açuruá

    O Gil é um filho da classe média – Pai formado em medicina. Fez faculdade de administração , tendo exercido função executiva numa multinacional, até optar pela exclusividade da carreira artística . É fruto do caldo cultural baiano, onde os negros são hegemonicos como população e têm papel destacado nas artes- dança, música pintura, teatro e culinária-relativizando a visão edulcorada ” Da Bahia de São Salvador, terra do preto Doutor”. Seria Improvável , que numa população preponderantemente Afro- Descendente, não sobressaissem artistas e profissionais liberais das mais variadas categorias. O ministro teve uma estreia anunciadora de problemas e contratempos na política baiana. Candidatou-se vereador por Salvador, elegendo-se com significativa votação, tendo que afastar-se do cargo , dando a vez à suplencia, devido a sua condiçaõ de político bissexto-a carreira artistica tinha primazia-depois da cobrança de opositores locais e comentários diversos na mídia. Foi pré- candidato a prefeito, com fortes possibilidades de lograr exito, a reboque da popularidade obtida na primeira incurssão no universo politico, somado ao seu carisma como artista da poesia e da canção. Foi friamente sacrificado pelo Dr. Waldir Pires- egresso do PTB Janguista, do PDT Brizolista, do MDB do Dr. Ulisses. O ex Governador Pires- hoje filiado ao PT. Preferiu ressucitar um político enferrujado, oriundo do período do período onde os prefeitos eram indicados, há muito tempo, não testado nas urnas. Mário Kertsz- o mais rapace administrador que a Capital baiana já elegeu- conseguiu fazer vitorioso um radialista inexpressivo e neófito- Fernando José- que deu continuidade à rapinagem dos cofres Soteropolitanos . Não sei a dose de preconceito que continha a atitude do Sr. Waldir Pires, pois as chances de ter exito sem o Gil , para o seu pleito eram infimas ou melhor inexistentes. A significativa experiencia existencial , a boa formação intelectual , a brilhante carreira artística, orquestradas por uma inteligencia fulgurante, facultavam ao Poeta / Cantor o exercício de qualquer função na área cultural , pois dispunha até dos predicados de administrador – pela sua formação academica e pelo labor na função, pela competente condução da sua carreira, en por outras atividades correlatas desenvolvidas com competencia. O Gil, como todo brasileiro, e o baiano em particular ´e fruto do sincretismo religioso. Tem formação católica provavelmente, forte ligação com a religiosidade Africana. No seu caso em particular, agraga-se conhecimento das filosofias e religiões orientais-Confucionismo, Budismo,Hinduismo e Taoismo,chegando até a ufologia. Todo o seu conteudo intelectual e práticas existenciais estão visiveis de forma acessivel em diversos poemas /canções, onde expressões : Fé, Deus , Pai Eterno. Mãe Senhora, Ogum, ^Xangô, Iemanjá, Senhor do Bonfim e ET são citadas. O Poeta , hoje se diz ateu, ou agnóstico. Mas a sua sintonia continua fina. Não seria dificil entender o envolvimento do Gil com o PT- leia-se Lula. Creio que nessa atitude, misturou-se a credulidade que embaçou a visão de muitos atores do meio artistico e cultural;a oportunidade de redimir-se das duas tentativas pouco exitosas de atuar politicamente; a compreenssivel vaidade humana; o sentimento de resgate dos valores de todos os Afro-Descendentes . Mas sou simpático à possibilidade de a experiencia existencial ter sido o salvo-conduto definitivo.
    ‘Uma meta existe para ser um alvo/Mas quando o poeta diz;”meta”/Pode estar querendo dizer o inatingivel/Por isso não se meta a exigir do poeta/Que determine o conteudo na sua lata/Na lata do poeta tudonada cabe/Pois ao poeta cabe fazer /Com que na lata venha caber/O incabível deixa a meta do poeta não discuta/deixe a sua meta fora da disputa/meta dentro e fora, lata absoluta/deixe-a simplesmente metáfora.

  322. Silvinho

    Quero saber como encontrar as fotos da bunda do Gerald Thomas
    Deve ser uma bunda muito branca, cor de leite.

  323. gthomas

    Silvinho…..Procure no Japao! por ai, por la deve dar em arvore! em sopa de miso, com kombu, wakame, nira e…… enrolado em nori bem cripim crispim bahiano bahiano como o MinC

  324. Contrera

    ahahahahahahah
    AHAHAHAHAHAHAH
    contrera

  325. gthomas

    Eh bom mesmo rir Contrera antes que os OLODUNS da vida comecem a nos perseguir…..sabe como eh….maes de Santo, pais em Santos (SP)……pai foragido da Justica e parcialmente judia tentando fazer filmes que nao dao certo mas,….sempre ACOBERTADOS pelo padim GIL e…
    nossa – boca pra la Gerald…

  326. Contrera

    só pra encher o saco.
    330 comMETS.

  327. Gerald Thomas! Adoro ler-te! Acerca da saída de Gil do Ministério da Cultura. Creio que nós, o ‘populacho’, achamos artistas populares, famosos, ricos, as vezes bonitos ou gostosos e que se comportam como celebridades como ‘A Personalidade’ possível de trazer dignidade a um ‘espaço-tempo’ qualquer onde a indignidade prevalece. Artista tem essa Representação Social (essa ‘onda’) sobre ele: Um Hiper-Herói. Um sujeito especial que se comporta: como as letras poéticas (de todos os gostos) de sua música; como algum personagem do seu último livro; como um personagem de seus filmes; como um personagem que interpretou na telenovela; como um lutador como um desportista resistente e resiliente como Romário; honesto como um político ‘diferenciado’ do desajustes comuns (falta-me exemplo, mas confesso que gosto do Suplicy) etc. O artista, como Gil, ‘pode’ (será?) ter sido usado pelo ‘sistema dominador’ (Teoria Conspirtatória?) para mostrar que em ‘um’ governo (e olha que eu votei e num me arrependo, em Lula) pode ter e existir com sentido uma ‘conduta exemplar’ de político, amortecendo o resto da equipe sempre denunciada (ou não) por falcatruas. Gilberto Gil não foi denunciado por ‘roubo/ furto’, mas não fez NADICA DE NADA na esfera da Cultura Pública. Como artista eu o vejo agora, no seu discurso (voce Thomas), comportando-se como GG (Greta Garbo). Como ela foi única, e tal qual Fernanda Montenegro negou ser ministra no governo Collor ou outro qualquer, creio que Gilberto Gil põde ter sido uma GG que acabou no Irajá ou retornou a Salvador. Não! Gil nunca poderá ser comparado a GG. Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento e Roberto Carlos – esses sim podem fazer põse de GG. Maria Bethania é a GG do Brasil e melhor. Alguns mitos e icones podem, ao hiper-representar GG, histrionizar GG. Podem até ‘cair do salto alto’ e representar CM (Carmen Miranda), que também não é nada fácil ser imitada. Caetano foi CM, num foi? Num me lembro quando! Mas vejo a imagem dele presa as minhas retinas: Lindo, magro e interrogando acerca do que é que a baiana tem. Gil não consegue fazer linha GG e nem linha a linha CM e muito menos a linha Ministro da Cultura! Mas ele é um artista que eu gosto e o pobvo também. Mas isso não nos cega. Gil parou de brincar de ministro. E não adianta brincar de GG e nem ousar ser (sendo) CM. Ele não nos engana – excelente artista que é (sendo) – Hiran Pinel.

  328. a morte do teatro, a morte dos neurônios, da lógica, da semiótica se pela visão cartesiana (e parece que apesar de tudo, ela – a visão cartesiana – é a mais requisitada dentro desse sistema todo operacional que vive dando pau em cima de pau.

    a china vai mesmo tomar conta dos mercados manufatura(n)dos, mas os mercados manufatura(n)dos não vão durar os olhos da cara para quem viver até mais de mil anos.

    um dia você acorda com um estalo no cérebro. seu hardware se tornou incompatível com seu software, e você surta. e comete uma besteira. e vai para trás das grades. no caso, descarta-se a alma, em valor de: do que é feita.

    gilberto gil e a cultura não me devem nada. se a cultura, por motivos escusos, não pode chegar perto do povo, no mesmo tanto a ciência se omite atrás de artigos pateticos: todos os projetos “trarão algum resultado em 10,15, anos”.

    um cientista foi morto semana passada. queima de arquivo? faz-se um pequeno update: se a mídia fala sobre a conotação é outra. ele podia ter sido assaltado… não podia?

    se gil me dever algo, haja fila pra quem já deve mais.

    mas ainda acho que ele podia ter gritado.

    eu grito por muito menos.

  329. Contrera e Vamp, vi vcs dois aí pra cima falando comigo, mas não achei mais os comments… puxa, hoje eu não estou bem. É o frio. Eu odeio frio.

  330. Contrera
    Fiquei esperando tua resposta lá atrás na seção da Dercy Gonçalves. O que houve?!Quebrou a moto ou ta sem grana para a gasolina. Espiei que és no blog apontado.Bacana.Gostei de tudo que li.Até me assustei um pouco com a titulação que tens.Parabéns cara.E pensar que eu o imaginava um porra-doida de motoqueiro.Amigo não digo que invejo.Vamos colocar assim.Gostaria muito de ter os títulos que você fez por merecer e tens.Se voltar a ler o que eu escrevi na seção da Dercy vais notar que eu ao menos acertei quando disse que a falecida seria rapidamente esquecida,Basta comparar o numero de entradas que até o momento são 63 e estagnou.Veja as entradas do assunto Obama e estas agora do GIL.ETA povinho este que é do BRASIL.Talvez por isto é bom ser brasileiro.
    Misturando assuntos: acho que o GT deve deixar o blog a vontade. Manda opinião quem desejar e do modo que souber.Anônimo que opinar para construir é bem vindo.Pra destruir deve ser bem vindo também.Cada um dá o que tem e ao menos teremos um amplo e variado mosaico de opiniões.Mantenho tudo que disse do Obama porque é só o que sei.Para mudar alguém tem que me apresentar argumentos que me convençam.Até o momento conservo os meus.O Obama não vai ganhar nada.A não ser a grande desilusão de sentir o fim de um sonho.
    Quanto ao Gil eu gosto do cantor. Nem quero saber se o cara usa maconha etc. e tal o que seria opção dele se de fato usa. Agora Ministro e da Cultura me faça o favor.Lula é hábil e matreiro.Nomeia quem não entende de porra nenhuma da pasta a ser ocupada.Deste modo garante sua ascendência e mando sobre o nomeado.Estão esquecendo que o lula faz apologia da ignorância?! Ora bolas se ele de nada sabe e não entende só pode desejar estar cercado de outros paspalhos. No final ninguém entende de merda nenhuma e o lula deita e rola dizendo o que quer e o ministério fica igual a um bando de vaquinhas balançando a cabeça em concordância.Veja a galera.Jobim,na defesa.Tarso genro(comunista punheteiro )na justiça.
    Querem mais?! Lobão. E outros desconhecidos. E a tal de mãe do PAC?!Vamos parar por aqui. Preciso de calma ao falar desta corriola.Acho que o GT poderia começar a escrever uma peça.Coisa de doido.Não o autor que menciono.Doida a peça.Como doido anda o Brasil.Que de cultura anda carente,exatamente pelo fator Gil(olha só quase deu rima!).Agora encerro e deixo meu obrigado.Agradeço por ser publicado.Se lido fico mais grato ainda.
    Pacheco

  331. Para o Vamp.
    Agradeço teu empurrão inicial. Já ando mais confiante no blog.O problema é que meu filho me deu um alerta.Ele não topa o GT.Até estranhei a manifestação que recebi .Vou tentar aos poços saber desta possível aversão.Deve ser por posicionamento ligado a religião.O meu filho é advogado e também Oblato.Tem direito a sua opinião.Só não tem direito de tentar mudar o que eu desejo fazer.Pode ser uma forra.Olha Vamp,quando ele era mais jovem eu o convenci a votar no lula.Deu a merda que deu.Fomos todos enganados.Agora eu pergunto?! Eu lá tenho culpa se o falecido e ilustre General Golbery acharam um dia que poderia usar a serpente?!Gente o dia que a verdadeira historia for contada vocês verão como lula é esperto. Ignorante sim.Mas dono de uma capacidade de enganação que deixa Satanás de boca aberta.Pois é senhor Vampiro.Vamos de Gao em grão enchendo o papo.Antes que nos roubem os grãos.
    Pacheco.

  332. Contrera

    pacheco:
    sorry, esqueci. muito a fazer e nada a fazer. logo respondo.
    contrera

  333. Valéria

    Ufa, mas será que li lendo???

    Contrera, já que é o útlimo te digo: vc tava inspiradíssimo!
    bjim

  334. Gil viajou no avião presidencial para fazer Shows? Onde está o Gilmar Mendes – Ministro do STF – para defender o Estado de Direito???

  335. De vez em quando eu leio alguma página na internet que durante a apresentação os fãs de Gil dizem “Cala a boca e canta”, assim que começava a falar em Lula, que cruel, pensei … A voz do povo é a voz de Deus, acho que Gil já disse isto algum momento.

    Descobrir que Gil só canta é triste. Tira a magia.

    Por mísero que fosse oorçamento da Cultura, poderia, ao menos, ter comprado alguns saxs, fagotes, violinos, flautas, tímpanos etc

  336. A cultura continuou só no bate-lata.

  337. ivania

    Oieee!! Ha, desculpa ai, mas inda bem q o senhor gil saiu de la ne, pq de longe se via q tava longinho de haver jeiton pra coisa! Ministro das quantas pq hein? Talento,sim sim,mas e ai?!!!Justifica-se o ato de empossa-lo, pq me pareceu mais uma homenagem, em vida e tao lindo e tambem tao preciso! Agora o negocio e cantar e cantar e cantar, mas, novamente, eis-me aqui dizxendoi a verdade e nada mais que a verdade pq so a verdade nos libertara e coo sendo oessoa publica tera de suportar pq jsa qwue se pos entao essa coisa de gosto e desgosto e mimacao dmais pera ai, passou da idade,nossa q adrenalina q me deu oras bolas, qui bom, sem perpectiva alguma de sabado, e qui monotonia, ai me veio assunto mas tbem cantar e estar superstar ja tera de cancelar, passou do ponto sabe como e, milhoes de perdoes e que temos realmente de seguir a licao, somos todos iguais bracos dados ou nao, e cada um com sua o p i n i a o! Questao de idade jamais a ver, mas…passou do ponto…ta faltando algo! E foi tao bom um dia! Acontece..Mas a vida e sempre pra ser vivida e com sabedoria! Agradecamos sempre..!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s