Censura ou simplesmente “subjetivismo” daqueles que não querem que a gente veja ou tenha acesso à noticia: o caso dos que ORGANIZAM nossas vidas à nossa revelia!

O Caso do fotógrafo que foi barrado no Iraque

Um freelance, ou, como brasileiro prefere dizer, “frilancer”, foi banido depois que colocou várias fotos de Marines (quem não souber quem são os Marines, saiam do artigo já!) na internet. Ah, detalhe: muitos dos Marines, nas fotos, estavam mortos.

Entra-se, aqui, num território perigoso e sensível sobre jornalista que cobre guerra, invasão, etc.: a que ponto ele/ela tem sua autonomia ou são submetidos às Autoridades Militares para controle de imagem e informação?

Sim, assunto de extrema sensibilidade em estados que se dizem “democráticos” e que dispõe do FIRST Amendment. Essa “emenda”, na Constituição dos US, conserva o direito de livre expressão. Mas até que ponto? Quando vemos um jornalista “embedded” (o vemos dentro dos tanques, nas trincheiras, etc.) junto com as tropas, o quanto sabemos sobre suas atividades ou cumplicidades com elas, as tropas? O quanto sabemos sobre  a Rede de TV que está nos trazendo àquela notícia? Isenção? Não, não existe! Existem os anunciantes. Isso, sim, existe! Ah, e os ‘Nielsen’ ratings… o Mr. Ibope!

Pois então!

No caso específico de Zoriah Miller, o tal fotógrafo: Se os militares conseguirem, de fato, barrá-lo (como querem) de tirar mais fotos em território Iraquiano, a palavra real seria Censura!

Mas por quantas não passamos todos os dias sem sequer sentirmos mais o seu odor? Na convenção de blogueiros e blogueiras se estabeleceu que nem os blogs estão livres de censura, pois os patrocinadores não gostam de certos “temas” e se irritam com certos assuntos.

Esse século 21 está transformando, manipulando a mídia – mais que nunca – num brinquedo Orwelliano (pior que Orwell jamais pôde pensar, ou Kafka jamais descreveu em seus “Processos”, “Castelos”, etc.), e por quê? E por que você pergunta?

Porque o ataque, a censura, não vem diretamente. O inimigo não tem visibilidade e as conversas com editores nunca são francas, transparentes ou abertas. Nesse mundo “tão redondo que não se sabe onde começa ou acaba” (Colombo não previa isso, seu ovo tão pouco), os assuntos nos vêm através de FILTROS.

E através deles vivemos. Achamos que estamos descobrindo coisas; a geração que realmente entendia a fusão das raças e das tribos que compõe as terras Árabes de hoje, a Europa e suas fronteiras provisórias, as emboscadas étnicas (ou essa Europa do Euro, como ela se encontra depois da queda do MURO hoje, etc.), essas pessoas estão desaparecendo. Difícil explicar para um jovem que o Irã não é um país Árabe. Difícil explicar que a Turquia também NÃO é árabe!!!!!! A geopolítica do ódio tende a transformar a cara do “inimigo numa coisa só”. Por isso, muitas vezes, Buenos Aires ainda é a capital do Brazzzzilllll e Rio de Jeneeeirooo fica na Argent’aina’, com suas lindas mulatas dançando el tango! Eta! Não, eta são os separatistas bascos!

No mais, o resto virou gelatina sem memória e filtrada de forma não-orwelliana, não ostensiva. No caso do tal fotógrafo, ele receberá um grande e sonoro NÃO, provavelmente. Mas no nosso, o acesso à informação ainda (e sempre) será completamente subjetiva, mesmo quando o repórter se diz independente, trabalhando pra uma agência de notícias “neutra ou imparcial” (piada maior não poderia existir).

Ora, meu senhores! Este artigo não pretende ser uma longa tese aprofundada sobre os  “direitos” ou liberdade de expressão. Longe disso. Numa sociedade onde qualquer um entra anonimamente na vida do outro e câmeras CCTV  te pegam em elevadores ou podem estar instaladas em quartos do teu hotel (sorria, você  está sendo filmado!) , onde os yellow cabs e livery cabs novayorkinos nos filmam enquanto as mini-tvs que o prefeito Bloomberg instalou nos táxis não desligam  nem quando se clica OFF (o Al Roker continua falando, falando, falando!), e os provedores sabem onde estamos através de nosso IP ou sabem de onde estamos falando por causa do GPS instalado em nosso celular, o  “ataque da mídia como um todo” parece ser um inferno mesmo.

Não se sabe até hoje 0 dia da convenção de blogueiros, três dias após a convenção de teatrólogos, cinco dias após a convenção dos ecologistas. 8 dias após a convenção dos pedófilos, 10 dias após a convenção de Genebra, 13 dias após a convenção dos Alcoólatras Anônimos (que querem introduzir um décimo terceiro “passo” porque doze não estão mais dando), e 24 dias após a convenção dos ex-amigos de Marilia Gabi Gabriela,  e 46 dias após a convenção dos que organizam convenções, sempre irei lembrar-me de uma frase gloriosa de Marcelo Tas: “Blog é uma coisa que se faz quando se vai ao banheiro de manhã, antes de puxar a descarga”.

Eu, modestamente, estenderia isso ao resto da mídia, como um todo.

Ah, Reinaldo (Azevedo), MIL E TRÊS perdões por ontem. Fiquei super mal. Erro meu. Mas, me deixe sofrer. Não me tire esse direito, já que sei que errei, errei, errei (o eco se ouve nas montanhas enquanto as auto-chibatas já acumulam 80 mil)

Gerald Thomas

obrigado Vamp mais uma vez pela edicao!

124 Comments

Filed under artigos

124 responses to “Censura ou simplesmente “subjetivismo” daqueles que não querem que a gente veja ou tenha acesso à noticia: o caso dos que ORGANIZAM nossas vidas à nossa revelia!

  1. O Vampiro de Curitiba

    Certíssimo, Gerald! Eu sou daqueles que concordam com a Guerra ao Iraque e ao Terror. Mas quero saber a VERDADE, não aquilo que algum iluminado acha que eu deva saber.

  2. O Vampiro de Curitiba

    Essa questão de repórter “independente”, aqui na Banânia também é uma grande piada! Cada um tem de ter um filtro contra os filtros do governo e seus jornalistas.

  3. juliano

    Quem faz a noticia são os grandes empresários da midia, influenciados pelas grandes corporações que graças a publicidade sustentam a maquina. Infelizmente nada é completamente livre,mas uma coisa é a parcialidade ideologica, tomar uma posição, outra coisa é a parcialidade no interesse das grandes corporações que há muito tempo substituiram o poder do Estado. Talvez a internet democratizou a informação, com a possibilidade de qualquer um abrir um blog, um site, dar uma opinião. Mas vejo que a reação das grandes corporações em cima da internet é grande, já que temos no congresso diversos pojetos de lei dificultando a liberdade da internet com a falsa finalidade de combater a calunia ou o anonimato. Querem sim acabar com a liberdade na internet! Quando vejo leitores clamando´por filtros ou censura vejo que estão caindo no blabla da grandes corporações. A internet na minha opinião talvez seja a última barreira da livre expressão no mundo, pois é barata e dificil de controlar. Um cidadão comum não consegue financiar um jornal,uma revista, uma radio,uma televisão.mas qualquer garoto de 11 anos faz um blog, um site, cria uma radio ou uma tv virtual. Por isso há projetos de lei pros sites pagarem ICMS, para que o acesso a internet seja atraves de certificadores usando RG e CPF, que estejam criando um codigo penal com centenas de artigos pra enquadrem os internautas.Nada disso acontece por acaso.

  4. Kurt

    Sabe, tentei ser inteligente…mas, agora, prefiro ir na direção em que estão indo aqueles milhões de cretinos e idiotas. Se continuar aqui ficarei sozinho e louco. Fui…

  5. eddy

    Nos USA a imprensa se vendeu pro Bush respondendo ao chamado do patriotismo pós-onze-de-setembro, deu no que deu. A censura mais difícil de ser combatida é aquela praticada no seio da redação, quando o dono do veículo de mídia, o empresário, dita a pauta. Esta seguer é reconhecida ou identificada por isso difícil de ser enfrentada. Mesmo q haja quem lute pela divulgação da verdade e dos fatos estará sozinho. Quando a “autoridade” local confiscar sua máquina fotográfica ou impedi-lo de entrar num área não será defendido pela mídia.
    O conservadorismo da era Bush foi um grande retrocesso na liberdade de opinião não só naquele país como em outras partes do mundo.

  6. meRdia

    Imprensa independente, não existe em lugar nenhum do mundo. Jornalista são norteados, pelos editorias das empresas que trabalham.
    Noticia verdadeira, de verdade, somente checando, fontes, de pelo menos, 3, 4, lados diferentes. E mesmo assim, levando em consideração, todo ranço, que aquela noticia, do editorial, carrega, na informação.

  7. gthomas

    Eddy: me perdoe pela MINHA ignorancia mas vc deve saber muito sobre a era BUSH e a midia americana – isso talvez explique a ENORME POPULARIDADE do OBAMA !!!!! ou sera que vc nao entende que eu so fiquei sabendo sobre o fotografo atraves do New York Times?
    Nenhum jornal brasileiro reportou! Nao ha interesses aqui ou se venderam pro….( )?
    Essa coisa de PASTEURIZAR tudo e classificar tudo eh patetico cara! principalmente quando nao se vive aqui, nao se convive com o dia a dia de programas de tv daqui
    Me descreva por exemplo um unico programa de noticias daqui ou da Inglaterra. Digo, em detalhes. Tente
    LOVE
    Gerald

  8. gthomas

    Kurt
    nao desista.
    Ainda existem MINIMAS possibilidades!
    LOVE
    G

  9. Nil

    Aqui no Brasil, a elite é manipulada pela rede Bobo, pois toda a classe esclarecida só faz é papagaiar tudo que sai no JN, na Veja, O Bobo… A classe operária(ignorante), chamada analfabeta pelos ricos, é que tem a cabeça feita, pois já a muito tempo não acredita em mais nada que sai na mídia. A plebe não é mais Globo.

  10. Contrera

    nós fazemos os filtros. há filtros mais permeáveis, outros menos. sempre há filtros. os filtros são necessários? não sei. tento não fazer com que meus filtros interfiram em minha autocrítica. a imprensa tem pouca autocrítica. o poder em geral não tem qualquer autocrítica. o ego, menos ainda.
    os filtros que afetam a imprensa afetam-na no poder da grana e no poder da polícia. a imprensa sempre foi vigiada, e não necessariamente pela sociedade. a imprensa diz-se perseguida quando é de fato cerceada na sua sensibilidade. mas a imprensa de hoje é como o poder dos dias de hoje: omissa.
    flw
    contrera

  11. Rebeka

    Adoro seu blog… vida inteligente na net (hunn, esse plágio foi horroroso, né?)

  12. Marcel

    Acabei de acordar, do que estão falando mesmo? Melhor continuo dormindo.

  13. Liz

    Em todos, TODOS os setores onde se trabalha com o público há sempre uma informação secreta ou manipulada ao viés de interesses próprios. Um povo ou uma clientela, digamos assim, que não sabe da missa 1/3 é sempre muito mais fácil de ser manipulada pelo padre. Vejam o caso do projeto ECHELON, por exemplo, ou até mesmo o que o positivismo fez com a história do Brasil. Bjos

  14. Como já disse outro dia, tomamos a cápsula da MATRIX.

  15. LUIZ, O CORVO

    CARO THOMAS – A CENSURA SUBJETIVA É IGUAL AO RACISMO MASCARADO QUE TEM NO BRASIL NINGUEM ASSUME DIRETAMENTE E DE REPENTE A GENTE TOPA COM ELE OU COM ELA.
    QUANDO É DIRETA NUA E CRUA NOS TOMAMOS PARTIDO, VAMOS À LUTA, BRIGAMOS E ETC. AGORA ESSE PAPO DE IMPRENSA INDEPENDENTE NEM CRIANÇA ACREDITA MAIS TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO LIGADOS E INTERLIGADOS COM O SETOR INDUSTRIAL, COMERCIAL, POLÍTICO, CRIMINOSO, RELIGIOSO E POR AI AFORA O FILTRO SUBJETIVO É QUEM CONTROLA O LEMOS OU OUVIMOS E AINDA TEM GENTE QUE SE ACHA BEM INFORMADO E ARTICULADO – SÓ SE FOR IGAUAL MARIONETE.
    DIANTE DISSO SÓ NOS RESTA TOMAR UMAS E SAIR DO AR, FALAR ASNEIRAS E ACHAR QUE SOMOS OS DONOS DA INFORMAÇÃO QUE ENTENDEMOS DE TUDO NÃO PASSAMOS DE ‘INTELECTUAIS’ DE MERDA.
    INVENTARAM ATE DEUS, CEU, INFERNO E PURGATÓRIO E TEM UMA GALERA QUE ACREDITA E MANTEM ESSA COISA TODA FUNCIONANDO E DANDO LUCRO QUER MAIS? AINDA DA PARA PIORAR…………

  16. juliano

    A questão é que a venda em banca no caso de jornais e revistas brasileiros não cobre os custos. O universo das empresas anunciantes é pequeno e o maior anunciante do país é o governo(municipal,estadual e federal) através de campanhas e suas estatais. No Brasil fica dificil ter uma midia independente por causa disso. As televisões públicas servem pra fazer propaganda do governo, exceção da boa e sem verbas tv cultura de são paulo.Não existe uma BBC aqui, por exemplo. Como pode ser independente o dono de um jornal que tem o governo como anunciante,necessita de um emprestimo no BNDS, um parcelamento no INSS?É tudo complicado….

  17. LUIZ, O CORVO

    EI NIL, A CLASSE AOPERÁRIA TEM A CABEÇA FEITA POR QUEM? PELA ESQUERDA FESTIVA DO PT, TRAVESTIDA DE CAPITALISMO PROGRESSISTA VOCÊ ESTA DE BRINCADEIRA, NEM A CLASSE A – B – C – D ……… Z – É BEM INFORMADA E SIM ENGANADA DIARIAMENTE NÃO TEM IMPRENSA CONFIAVEL VAMOS PARAR PARA PENSAR E REFLETIR. NÃO ESTOU ESCREVENDO PARA TE PROVOCAR, MAS SIM PARA TROCARMOS IDÉIAS.
    UM ABRAÇO DO CORVO…………

  18. Liz

    Juliano:ainda uma análise, muito, muito inocente.

  19. Márcio M

    Legal mesmo foi um show recentíssimo em que reuniram o Caetano Veloso (que nos anos 60 andou falando coisas como ”é proibido proibir”) e o nosso rei Roberto Carlos (que recentemente censurou uma biografia sobre ele mesmo Roberto Carlos escrita pelo historiador Paulo César Araújo).

  20. Sandra

    Gerald, outro puta texto!

    Comentando: A linha que separa a censura do respeito à individualidade é tão difusa quanto a que separa a necessidade do abuso dos psicotrópicos. Ninguém pode pôr uma escuta ilegal em meu telefone e achar-se no direito de divulgar minhas conversas alegando que não pode ser proibido, porque isso seria censura. Ninguém pode fazer um discurso de ódio, pregando a extinção de uma raça, considerando que seria censura a proibição de fazê-lo.
    Muitas vezes, as ditaduras, alegando proteger o povo, estabelecem a censura, e, muitas vezes, as pessoas usam espaços como blogs para pregar ódio, e reclamam que não podem ser censuradas.
    Para estabelecer esses limites, debates inteligentes sempre ajudam.

  21. gthomas

    Sandra minha queridissima
    Muitissimo bem posto
    mas o Patriot Act – em plena vigencia, diz que o tal GRAMPO eh perfeitamente legitimo. Em nome da homeland security……eles te escutam

    Problema numero 1- O que sera que eles escutam, depois que determinam que vc nao posa mais nenhum risco?

    2- ja que chama-se de RANDOM eavesdropping (parece coco que camundongo deixa nos subsolos das cidades) , eles acabam “ANGARIANDO INFORMACOES (total quebra de civil liberties)

    3 – uma vez feito isso, o que farao com isso que eles sabem a teu respeito? E pra que?????? se nao sou terrorista?

    Se nosso amado (e amado mesmo) Reinaldo afirma sempre que votaria em McCain, ele tem que levar em consideracao que os GOPs sao esses que instalaram e manterao esses sistema de terror inteRno, Quem nao vive nos USA nao tem nocao do que os USA ja foi e o que virou debaixo de Bush,

    LOVE
    G

  22. O Vampiro de Curitiba

    É verdade, Gerald, há, sim, muita paranóia em tudo isso. Aqui no Brasil também não é muito diferente. No Rio de Janeiro a PM e Policia Civil matam inocentes à menor suspeita de serem criminosos.Paranóia! Mas a questão: E como agir quando se está sob a iminência de um ataque terrorista? Não seria o caso de perdermos um pouco de liberdade para termos mais segurança? É uma situação complicada, convenhamos. Agora, pautar a imprensa, definitivamente não dá. Nada é melhor para a democracia, a paz e a liberdade do que a verdade, a transparência.

  23. O Vampiro de Curitiba

    Ahh, fugindo um pouco do assunto, hoje é dia dos taxistas. Gostaria de mandar um abraço a todos so taxistas, inclusive para aqueles que vivem se intrometendo na vida dos outros.

  24. gthomas

    Vamp: sem duvidas: Nada contra.O problema eh que o Congresso e Senado + Casa Branca ja gastam em intelligence gathering agencies (CIA, NSA, FBI, Pentagon, e inumeras outras, ligadas diretamente as Forcas Armadas) que deveriam fazer uma TRIAGEM sobre QUEM ouvir, ou seja

    1- ha , sem duvida, celulas “dormentes” , assim como em Leeds no Reino Unido e no Norte de Londres. Mas o Mi5 age com mais discrecao e nao wire-tap todos os phones.

    2- Se gastamos tanto com tantas agencias (e o livro de George Tenet eh otimo, porque revela tudo a esse respeito), porque nao entram e se INFILTRAM como deveriam os SPIES?

    3- Por que o McCain me sai com uma bobagem como “Pegarei o Bin Laden” sabendo que essa eh uma besteira (ele pediu descupas pela idiotice dois dias depois) se o governo Bush nao o conseguiu em 7 anos?????????

    4 – em suma: wiretapping, eavesdropping ou simplesmente Grampear nossos telefonemas nao leva a NADA. Nao somos pakistaneses, nao somos Afgaos, nao somos Syrios, nem Iraquianos do Al Qaeda e nem do Hesbollah, Entao como contribuintes e cidadaos obedientes e tendo nossa ficha atraves de nosso social security number, nao faz SENTIDO algum ficar nos ouvindo a nao ser que QUEIRAM saber aquilo que eu nao quero que eles saibam

    E a guerra contra o Terror nada tem a ver com isso!
    LOVE
    G

  25. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, esse assunto de grampo telefônico também é uma preocupação aqui no Brasil. Aqui ainda é pior: A maioria dos grampos são clandestinos. Agora, convenhamos, o McCain também tem o direito de falar umas besteiras, né? Afinal o Obama fala tantas… Calma! Não vai começar a me chamar de “bicha”, “viado”, etc…he, he, he…

  26. eddy

    Caro Gerald, da mídia gringa só sei por ouvir dizer. Moro em Sampa e num falo “ingrês” . Lembro de comentários sobre a falta de crítica durante a guerra do Iraque essa crítica veio de setor da própria imprensa americana. Essa situação parece q reverteu frente a inúmeras notícias de abusos: as torturas, morte de civís, Guantânamo etc. Me fale, não teve um âncora q disse q estava do lado do governo? É claro q imprensa estrangeira sempre é melhor (muito) q a nacional. A nossa mídia esta sim reina uma completa censura interna a contento dos interesses políticos e financeiros. O caso Dantas poderá por a credibilidade dos mais poderosos veículos midiáticos a baixo. Os barões do jornalismo brasileiro serão postos a nú se ou quando os jornallistas tiverem q depor para os investicadores da PF.

  27. Sandra

    O segredo das ditaduras é:
    -censurar o oponente TODA a vez que se sentir ameaçado, principalmente quando não conseguir se defender com argumentos;
    -falar o que quiser, pregando intolerância, extermínio, ódio contra seus oponentes, e dizer que está sendo censurado se alguém reclamar dessa atitude.

    Nada como a imprensa livre para evitar ditaduras.

  28. Mau Fonseca

    Concordo com o CORVO.

    Que papo é esse de que a classe “não sei das qtas” tem consciencia e não é atingida por GLobo, Folha, Record, seja la qual for a merda de sigla…

    QUE PAPO FURADO… É MUITA INGENUIDADE.

    QUALQUER CIDADÃO NESSE MUNDO DE TROGLODITAS É INFLUENCIADO POR QUALQUER MÍDIA – AINDA MAIS A CLASSE OPERÁRIA – TÃO ALIENADA QTO AS TIETES DA IVETE SANGALO.

    O ser humano se considera muito superior – qdo é bem menos do q se imagina.

  29. Mau Fonseca

    Quanto a censura, a policia e a morte de civis, chego a conclusão que num planeta com 7 bilhões de seres humanos é IMPOSSIVEL evitar tais injustiças – a VIDA É INJUSTA.

    Nesse formigueiro desumano não tem espaço pra todo mundo triunfar. Muitos e a maioria vai sofrer e comer poeira e se arrastar até morrer desfalecido (nada triunfante)

    (da mesma forma que nem todos os estudantes unviersitarios irão encontrar emprego, nem todos que escrevem irão ser publicados, nem todos que jogam futebol irão ser craques, etc)

  30. Jorge Schweitzer

    Será que existe dia do babaca também?

  31. Fernanda

    QUERIDO GERALD,

    MUITO OBRIGADA POR MAIS UM ARTIGO FANTÁSTICO! DE ONDE VC TIRÁ TANTA IMAGINAÇÃO? VC VAI DE XANGAI À VILA BRASILÂNDIA NUM SEGUNDO!

    CARAMBA!

    E OS COMENTÁRIOS ENTÃO?

    COMENTÁRIOS INTERESSANTES SOBRE O TEMA , ENRIQUECIDOS COM SEUS COMENTÁRIOS JUNTO AOS BLOG-ERMANOS, FICA …UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL ARRISCAR UMA EMENDA AO SONETO!

    BEIJOS DA FERNANDA

  32. O Vampiro de Curitiba

    O assunto é realmente complicado. Eu sou radicalmente pela maior liberdade possível. Acredito que o Estado deva interferir o menos possível na vida do cidadão. Mas, queiramos ou não, tem esse problema da segurança, nos EUA. Agora, querer censurar a imprensa é coisa de ditador. Se existe a guerra, ela deve ser mostrada como realmente é. Com corpos, com sangue, com lágrimas. A população tem o direito de saber tudo. É ridículo alguém querer que saibamos apenas aquilo que alguém julgue conveniente sabermos.

  33. giu

    Embora a midia controle o que vemos, (ainda) não (re)começaram a queimar os livros e depois seus autores e, finalmente, também aqueles que os leram.
    Enquanto tivermos esta preciosa liberdade, resta uma (pequena) esperança, só que, infelizmente, é para uma seleta minoria que (ainda) pensa…

  34. Tene Cheba

    Eu quero agradecer, de coração. as citações sobre os meus comentários, vocês são muito generosos. Peço desculpas, até agora não descobrir a causa do meu comentário afirmando que entendo muito de matemática e integrais, não sei por que cargas d’águas eu escrevi aquilo.
    Obama, não sei se leva, analisando as estatísticas, não leva. MacCain tem uma desvantagem de seis pontos percentuais, segundo as pesquisas, isto não é absolutamente nada, diante da explosão de mídia e popularidade de Obama, que não se consolida nas pesquisas. O grande problema dos Estados Unidos chama-se Irã, e para se lidar com o complicado programa nuclear, tem que ser conservador, Obama mostra-se vacilante, comete gafes e carrega o maior paradigma do mundo, a do primeiro presidente negro da maior nação do universo conhecido e desconhecido, Hillary não conseguiu. MacCain, é muito bem preparado, conhece e se relaciona bem.
    Liberdade, um ato de amor ao próximo, qualquer sociedade é livre, para em nome da sua preservação, cercear seus suspeitos, existe legitimidade no zelo dos seus interesses.
    Bush, uma vítima da história, todo o seu governo foi por água abaixo, depois do 11/09, sua opção era ser forte, e foi. Um governo que sob o ponto de vista americano, foi eficiente. A sociedade americana, representada pelo seu Congresso endossou todos os seus atos, inclusive este que se apresenta como o Grande Inovador. Como bem disse o Vamp:” nem para administrar uma carrocinha de cachorros quentes”, nem servindo duas vinas no pão.
    Gerald Thomas, um Homem que contraria padrões, modularidades, ama o clássico, mas detesta suas repetições, esse pessoal que assistiu o Altas Horas e se decepcionou, querem dele o mesmo que receberam de Roberto Carlos, nada além do horizonte, a mesma balada de sempre, que mamãe não leia isto, senão…, apenas a minha opinião. Enquanto Caetano produziu, só para manter uma paralela distinta e equivalente em épocas, Roberto Carlos parou e se conservou, Caetano não, compôs Sampa, a sua mais completa tradução.

  35. Pancho Cappeletti

    wag the dog, atual como nunca

  36. Fernanda

    para Cris Bonani ( uma argentina muito legal- coisa rara)

    no meu comentario entendam blog-hermanas e blog-hermanos………

    Mil desculpas a todos!

    Cris,
    DESCULPE_ME,

    BRASIL PENTA-CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    beijos

  37. O Vampiro de Curitiba

    Grande Tene Cheba!!! Mas me diz uma coisa, Tene: “duas vinas”??? Você também é curitibano?

  38. Tene Cheba

    Não, mas conheço bem a Terra do Leite Quente, aliás, adoro Curitiba, o Cantinho do Eisbein, ou a Churrascaria Batel Grill. Uma cidade impressionantemente limpa, tem também a boa massa das pizzarias, a da Baggio é muito boa. Linda cidade, cheia de parques e mulheres bonitas. Putz, é cada loura, que dá até raiva, de tão bonitas e … .Comi também pinhão cozido, lembra muito as castanhas portuguesas. Frequentemente, tô por aí, a trabalho, o frio é que arrebenta comigo, no último quase congelei, meados de junho 08, caramba.
    Um grande abraço.

  39. Tene Cheba

    Censura é algo muito complicado. O modelo desse espaço, de não ter um moderador, tem o seu lado bom, a troca espontânea de idéias, o lado ruim, são os limites não observados, a agressão gratuita, a crítica inócua dos chatos e redondos.Mas, “você pode fumar baseado, baseado em que você pode fazer quase tudo”, (Pepeu Gomes e Dona Baby).

  40. Mau Fonseca

    GERALD MEU QUERIDO ADOREI A VISITA

    BLOGGERS RIVOTRÍLICOS, NARIGUDOS E CABELUDOS HEIMMM

    Sim, vc me falou sobre o Brook …

  41. Mau Fonseca

    E O OBAMA TÁ ARRASANDO

    E O MCCAIN TEVE DE SEGURAR NA MÃO DO DALAI LAMA…

    Que coisa (eu fico imaginando ele pensando – what´s the fuck´n hell is that – it´s sucks)

  42. Sandra

    Tene, você arrasa!

  43. Tene Cheba

    Nasceu João, filho único, amado, de família católica, logo conhece Padre Manuel, este mostrou-lhe Deus e ele se encantou, amou Jesus, e todos seus Apóstolos e Discípulos, terminou o ensino fundamental, iniciou o médio, conheceu Prof. Reginaldo, de História,este mostrou-lhe a civilização grega, o império romano, mas sobretudo Marx, a teoria marxista não tardou a se tornar uma paixão juvenil,tornou-se ateu, antiamericano, rezava para a falha de San Andreas trepar e dizimar Los Angeles e toda a Califórnia, não bebia coca cola, nem fanta uva, Padre Manoel já era. No último ano conheceu o Prof.Sinésio, de História, e este dissertou sobre Stálin, Mao e Fidel, apresentou a economia americana, o calvinismo, os milhões de mortos, os Gulags, o terror cambojano, a fome, o notável produto da coletividade unida. Tudo caiu, a confusão tomou conta da sua existência, perdido e vingativo, prestou vestibular para matemática, passou, tornou-se Professor, da rede pública e cursinhos, conheceu Maristela e casou, trabalha dezesseis horas por dia, mora no surbúbio do Rio. Toma solitariamente seu choppinho no centro do Rio, as sextas, depois segue para casa, lá, Maristela, a janta e a televisão o esperam, derrubado, vai para o banho, em seguida janta, senta no sofá, assisti a TV, escova os dentes, quando derrepente, flagra sua imagem no espelho, chora copiosamente, se refaz e vai dormir, na cama, Maristela virgem naquele dia espera o amor das sextas, completamente derrubado, clama por uma bendita dor de
    cabeça, inerte, terá que cumprir o que jurou no altar. Amanhã comprará o pãozinho francês que comerá com margarina sem gordura trans, que se assemelha a sua vida, completamente sem graça. Segue, para o cursinho, no caminho,passa por uma fulnerária onde lê:’ Fulnerária Santa Luzia, sua morte é a nossa alegria”, ri e se anima. Triste João, não quer mais mudar o mundo, apenas deixá-lo o mais rápido possível, já toma até coca-cola.

  44. Lelecko

    Pra falar a verdade as pessoas hj em dia perderam u senso de tudo nu mundo… as coisas só tendem a piorar… naum acredito mais em salvação da pátria, governo, presidente, são marionetes nas mãos dos verdadeiros poderosus… esquecem q nascem, repodruzem, envelhecem e morrem, esse ciclo de vida ja era… no di-a-dia já se ve q seres humanos nós nos tornamos… corre corre, agitação, dinheiro, brigas, desrrespeitos, gente espancada, assassinada, sequestro, vandalismo, moçinhos matando inocêntes e kd o objetivo natural da vida, kd o respeito, palavra pesada né ” RESPEITO” é respeitar pra ser respeitado… gente a coisa ta feia e ta indu para um buraco gigantesco enorme e não temos noção nenhuma mais nenhuma mesmu de onde tudo issu irá parar, e a mídia é só um Tylenol q tomamos diariamente pra passar a pesada dor de cabeça q constantimente pertuba nossas mentes essa é a mais pura verdade. Porque a cura não existe!

  45. Lelecko

    Pra falar a verdade as pessoas perderam u senso de tudo nu mundo… as coisas só tendem a piorar… naum acredito mais em salvação da pátria, governo, presidente, são marionetes nas mãos dos verdadeiros poderosus… esquecem q nascem, repodruzem, envelhecem e morrem, esse ciclo de vida ja era… no di-a-dia já se ve q seres humanos nós nos tornamos… corre corre, agitação, dinheiro, brigas, desrrespeitos, gente espancada, assassinada, sequestro, vandalismo, moçinhos matando inocêntes e kd o objetivo natural da vida, kd o respeito, palavra pesada né ” RESPEITO” é respeitar pra ser respeitado… gente a coisa ta feia e ta indu para um buraco gigantesco enorme e não temos noção nenhuma mais nenhuma mesmu de onde tudo issu irá parar, e a mídia é só um Tylenol q tomamos diariamente pra passar a pesada dor de cabeça q constantimente pertuba nossas mentes essa é a mais pura verdade. Porque a cura não existe!

  46. Sandra

    Puxa… Não é só o artigo. Os comentários estão demais!

  47. Contrera

    sei lá.

  48. Prefiro assistir ao meu próprio videoclip de love for sale de cole porter, no youtube. A música fala de uma época menos hipócrita. Posso garantir que nada foi censurado na edição deste.

  49. Eduardo

    E o Brasil, se auto censura?

  50. Bourbon Açuruá

    Mais Transprente Impossível
    “A guerra é mãe de todas as coisas e de todas as coisas é rainha”- Héráclito de Éfeso.
    Governo Reagan- imbroglio Irã-Contras. Caspar Weinberger, Secretário de Defesa; Alm. Poindexter-fina flõr da “aristocracia americana”-Chefe do Conselho de Segurança Nacional; Cel. Oliver North, principal assessor de Poindexter.
    Governo Bush Pai – Primeira guerra do golfo. O Secretári Weiberg do caso Irã- Contras, obteve o perdão do Presidente
    Governo Bush Filho – Segunda guerra no golfo- invasão do Iraque, após o ataque terrorista às torres gemeas. A Fox, aliada assumida dos republicanos , envia como reporter especial para o front , junto com os marines- de onde é egresso- Oliver North, narrando para o mundo a rotina da guerra . Segundo suas palavras , aceitou a tarefa “pelo prazer inenarravel de estar novamente junto aos marines”. A A l Jazira, Abu Dabi e os seus finaciadores recheiados de petrodolares, faziam e fazem, a transparencia inversa. Na garupa do “Obscuro”: A harmonia de contrarios feita de tensões, persistirá ” ad infinitum”. Melhor do que isso, so sopa de misso. ” Ad libitum”

  51. Marden Bretas

    Pronto, agora que assisti ao Altas Horas e fiz meu lanche da madrugada,depois de uma boa hora de leitura,posso fazer meu comentário.A programação normal nos veículos da mídia,sempre a oferecer aquilo que,teoricamente,a população quer,o velho feijão com arroz de idéias bem diluídas e compactamente engendradas para agredir o menos possível,irritar da forma mais branda nossos sucateados neurônios,é,creio eu,o que define a rotina das atrações.Eu não conheço a televisão americana por dentro,mas assisto algumas séries e os filmes,claro,como todo mundo.Leio parcimoniamente o The New York Times,na internet,um jornal em tudo contra o governo Bush.Quando o Gerald mencionou o caso do fotógrafo barrado no Iraque,na hora entrei no site desse jornal e achei lá a reportagem referida.Sim,ele pode ser proibido de prosseguir no seu trabalho junto aos marines,no entanto a imprensa,por menos vigilante que seja em muitas ocasiões,reporta a notícia e se cria um debate.

    No Brasil a coisa está feia.Eu,basicamente acompanho a revista Veja e a Folha de São Paulo e,no assunto televisão,os jornais da tevê globo,o Bom Dia Brasil,o Jornal Nacional e o Jornal da Globo.Acho que a parte da televisão mais deplorável e aviltante,porque não se mobiliza em nenhum aspecto e não abre as frestas para transformações,reside na indústria do entretenimento.Nesse setor, o lixo assumiu a baixaria sem nenhum pudor.Certa feita,assistindo distraidamente ao Domingão do Faustão,ouvi uma frase,dita por ele,com a qual concordei no mesmo instante:”O ditado mais idiota que inventaram é esse,a voz do povo é a voz de Deus”.Na hora ,fiquei impressionado com a coragem do apresentador e falta de pudor ao disparar uma bala que podia furar o olho do público.Mas isto foi um entusiasmo de momento.Qual o resultado dessa opinião,já que ela é apenas uma frase oca e inerte;não há significado algum quando uma frase de efeito não muda nada no dia seguinte.

    É verdade,somos mais vigiados hoje do que em qualquer outra época da história,às vezes até de forma indireta,por exemplo,quando temos de ser um modelo imposto por determinado segmento da sociedade.Não há problema quando um rapaz negro,devidamente enfeitado de branco,trajando um visual respeitável na indumentária do capitalista padrão,estacionar o carro nas redondezas de um iminente ato criminal e não ser confundido por um bandido.Pode acontecer esse milagre e eu,apesar de agnóstico convicto,acredito nos milagres.O difícil é o rapaz negro,na indumentária do favelado,nas mesmas circunstâncias,não ser sacrificado inocentemente.

    O leitor de jornais e de revistas tende a ajustar seu gosto com o veículo mais apropriado,ou seja,se apropria e se interessa pelas coisas que representa sua maneira de pensar.O petista ferrenho sente repugnância ao manusear as páginas da Veja,da mesma forma,o leitor fiel dessa revista,partidário de suas posições tendentes a uma linha mais direitista,só com bastante assombro acompanha os números da revista Caros Amigos.

    Conclusão:cada um cria a mídia que merece.

  52. Paulo Klein

    As seus comentários são muito bons, mas é preciso um pouco mais de atenção à gramática. Muitos erros! Se os fótógrafos que cobrem as guerras enviassem fotos borradas e desfocadas, qual seria nossa percepção das atrocidades cometidas? A mesma coisa acontece com o texto, que é o seu instrumento de trabalho e exposição de idéias, não é mesmo?

  53. gthomas

    Bourbon Acuara (nao tenho cedilhas, sorry)
    Quem tem comentaristas desse altussimo nivel pode ter uma noite ou dia mais tranquilo, Quem dera os comentarios fossem sempre assim.
    LOVE
    G

  54. Ognei Santos Vieira

    alo Gerald,aqui é vieira do Rio Grande do Sul,vou ser curto e grosso,censura?mas quem nesse país tem condições morais e intelectuais para dizer o que eu devo ou não ler ou ver?mas que negócio é esse?um ppaís corrupto,que todos os dias brotam ladrões nas esferas politicas,empresariais, e juridicas,e ,vão escolher o que eu devo ver ou ler,”VÃO SE CATA”,abraços Gerald,e manda um abraço aqui para o sul!

  55. Matilde Resende

    Thomas!

    Filtro não é só para café.Infelismente!… Hoje filtro é para tudo e tudo vira uma grande mentira .O cérebro virou uma máquina de idéias coletivas.As notícias da televisão procedecem de um único lugar.Todas iguais, até história de criminosos e sua desumanas façanhas.Todos os canais possuem as mesmas virgulas , os mesmos pontos, os mesmos fatos .Logo, logo teremos até os mesmos reportes em todos os canais e no mesmo horário em rede nacional. Outras produções também.Por favor , senhores senhoras , desliguem seus televiores e sejam livres!

  56. Manuel Luiz Lopes

    Concordo plenamente com a “pertinentíssima”abordagem.Ontem ví um excelente documentário no MILENIO da Globo. Onde encontrá-lo? Aonde está o Paulo Henrique Amorim? Não estamos exatamente na mesma situação? Só que indecisa…e contraditória, por falta de coragem.

  57. Manuel Luiz Lopes

    Desculpem o retorno, mas já notaram como, em todas as emissoras, as imagens de qualquer notícia são exatamente as mesmas? É claro que a informação também. Será que é porque, por economía ou subserviência, as empresas de notícias não têm mais correspondentes de sua responsabilidade? Ou será porque se venderam às tres donas da divulgação -CNN;BBC;CBN- que determinam o que deve ser informado à população?Qual o crime REAL do Sadam, além das disputas tribais, assemelhadas às dos traficantes com os não traficantes, separatistas e agregadores?Aonde estão as armas? Só morrem iraquianos? E os mercenários, cujos atos não são contabilizados? Desculpem a posição assumida, mas qual é a diferença do que hoje nos é imposto e daquilo que , diziam, era feito sob o regime Stalinista e Soviético, em geral? Os muros estão de volta, as parcerias desagregadoras, idem. Quem lhes dá esse direito? Aonde está a diferença entre os racionais e irracionais? Os últimos, só lutam para sobreviver, nunca para explorar e submeter a situações vexatórias seus vencidos. E nunca se utilizam de mais do que aquilo que precisam. Parabens, mais uma vez, pela coragem da abordagem de tema tão fundamental para a sobrevivência do raça humana, como raça, e não como sub-raça de grupos financeiros, bélicos e que se utilizam da ideação Divina para enganar e estrupar a mente dos que atingem.

  58. gthomas

    Manuel Luiz Lopes
    Desculpar o retorno?????
    SEMPRE retorne!!! Com comentarios assim, eh um PRAZER!
    LOVE
    G

  59. GT e pessoa, aí vai uma carta de um amigo militante sobre o PT de BH. Vejam como são diferentes as coisas nos jornais e nos bastidores.

    > Querido Lúcio,
    Como andam as coisas por aí? Tudo bem? Bem, a história é relativamente
    simples. O Fernando Pimentel, que era um completo desconhecido até
    princípios do ano 2000, desde que tomou conta da Prefeitura, age com muita
    inteligência e nenhum pudor, pelo menos no que tange aos antigos princípios
    e práticas considerados factíveis no PT, no sentido de acabar com todas as
    estruturas antigas, correntes, grupamentos sindicais, vertentes de
    pensamento, tendências acadêmicas, que levaram anos pra se constituírem com
    muito debate, no sentido de aniquilá-las ou pelo menos retirar delas o pouco
    poder que porventura ainda tenham. No PT de BH existem alguns bons
    candidatos: Virgílio, Rogério, André e vários candidatos ruins, Roberto de
    Carvalho, por exemplo.
    E um candidato excelente, Patrus. Mas na conjuntura muito especial que
    vivemos, qualquer um dos candidatos “bons” tem chances reais de se eleger,
    dados principalmente que: 1- Não existe candidato adversário, o único com
    alguma chance é João Leite, mas não passa dos 20%; e 2- Com o Prestígio do
    Pimentel e do Lula somados, qualquer um dos “bons” é praticamente imbatível.
    Roberto de Carvalho seria o candidato ideal
    do Pimentel, a intimidade entre os grupos dos dois é total, na verdade
    poderíamos falar de um mesmo grupamento integrado por ambos. Roberto é o
    “deputado do Prefeito”, ao ponto de ele mesmo ter mais de mil apadrinhados
    em cargos comissionados na PBH, de longe o político com mais funcionários na
    prefeitura. Em alguns eventos públicos, como por exemplo na posse do
    REginaldo à frente do PT estadual, em dezembro, ele Fala e falou em
    nome do
    > Prefeito durante a cerimôni, e na maioria das vezes ainda lê alguma
    mensagem escrita pelo prefeito. Só que ele
    não emplacou. Nas últimas boas pesquisas, ele sempre aparece em 5o lugar, às
    vezes pior. E também tem o problema de que todo o resto do PT, incluindo 90%
    dos vereadores do partido em BH, deputados em geral, não fariam campanha pra
    ele, como aconteceu com a campanha do Patrus a Governador em 98, o que
    serviria como ponto final às suas pretensões. Além de já começar a campanha
    mal, ele não iria ter nenhum partidário ao seu lado durante a campanha.
    Então por isso o Pimentel, que tem uma relação pra lá de promíscua com o
    Aécio, se viu obrigado a tramar essa “saída”. Porque ele sabe que qualquer
    um do PT, mesmo os mais próximos como Virgílio, Miguel, qualquer um,
    passando por toda a gama de vertentes até chegar na Articulação, com André,
    > Patrus, etc, qualquer um do PT que ganhe a prefeitura, vai substituir 90%
    dos funcionários em cargos de confiança, exatamente os 90% que o
    Pimentel/Roberto usam pra ganhar todos os encontros e convenções internas.
    Faço meu testemunho: no congresso do PT em
    Julho, e no PED em dezembro, a prefeitura entrou de verdade na disputa, isto
    é, os caras tinham ÔNIBUS indo em casa buscar os militantes, além de
    olheiros que ficavam na porta dos locais de votação dando 10 reais pra cada
    um que chagava pra votar, isso pra não dizer das ameaças, sempre cumpridas,
    de demissão e exoneração para os funcionários comissionados que não votarem
    na chapa deles.Sem esses mais de mil funcionários filiados que fazem toda a
    diferença, Pimentel sabe que não tem qualquer chance na sua pretensão de
    virar Governador em 2010. Ele vai sair agora no final do mandato, e teria
    que ficar 2 anos sem nenhum funcionário
    > indicado na PBH, ou seja, jamais ganharia uma prévia, um encontro,
    qualquer tipo de eleição interna. Por isso ele procura o “adversário” (na
    verdade ele não tem nenhum adversário no PSDB nem no PSB): o trato é
    simples. Quem prometer que vai manter os mil e tantos;funcionários do
    Pimentel/Roberto na prefeitura até 2010, e principalmente, manter o Paulo
    Moura, ganha, de graça, uma prefeitura de BH novinha em folha.; Pra ele, na
    lógica dele, isso é muito melhor do que arriscar entregar a prefeitura pra
    um inimigo interno, como André, Rogério, Patrus, Virgílio, etc, que
    certamente JAMAIS vai manter 1000 filiados do inimigo recebendo slaário
    pra poder votar contra si.

  60. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, na questão da censura, acho que não há discordâncias, todos queremos liberdade total de informação. A polêmica envolve mesmo a privacidade do cidadão X a segurança do Estado. O que nós já transformamos em: Obama X McCain. Você vive em NY, portanto tem muito mais credibilidade para argumentar. Mas me diz uma coisa: Estão monitorando todas as pessoas ou apenas suspeitos. Ou o problema é o alargamento da condição de “suspeitos”, ou seja, todo muçulmano? E o que você acha que Obama fará se eleito? Há algo que possa ser feito de outra maneira sem pôr em risco a segurança nacional?

  61. Marcello S Lopes

    Não acredito que alguém aqui espera que algum artigo seja publicado sem algums espécie de censura! Alguns podem até chamá-la de “edição”, mas ela sempre estará presente! Acredito que a coisa toda deve funcionar assim: as grandes redes de difusão da informação, envolvidas até o pescoço com as multinacionais e com os Governos dos países do Primeiro Mundo, contratam os repórteres “alinhados” com seu modo de pensar e os colocam nas ruas. Os poucos que não se alinham ficam por aí reclamando, como aqueles cães viralatas sem dono, levando pedradas de vez em quando ou sendo acariciados volta e meia por uma mão caridosa. A verdade é que não vai fazer qualquer diferença o que nós pensamos, pois os donos da mídia não precisam dos intelectuais, precisam da opinião pública e esta é manipulável. Não gosto da idéia de saber que estou lendo matérias pré-fabricadas, mas encaro esse fato com resignação, defendendo-me como posso. Sim, é resignado que observo aqueles que detêm o poder econômico (que é o que realmente faz a diferença neste jogo de interesses) tratar-nos como marionetes em busca de seus objetivos mesquinhos e megalomaníacos. Contudo, enquanto a obsessão pelo poder e, consequentemente, pelo dinheiro, continuar sendo o único farol a guiar aqueles que possuem as rédeas do destino da Humanidade, permaneceremos reféns desta situação.

  62. O Vampiro de Curitiba

    Quanto ao argumento de que a Guerra trouxe mais ódio aos EUA, acho essa afirmação, no mínimo, polêmica. Mas fazer o quê? Deixar que lunáticos terroristas explodam o mundo civilizado para não atrair a antipatia detes mesmos terroristas. A China e o Irã serão sempre inimigos do Ocidente por questões ideológicas. Com ou sem Guerra. Acho, sinceramente, sem ser irônico, que Bush vem tratando dessa questão da melhor maneira possível. Vem atraindo a China para a civilização. Quanto ao Irã, não tem jeito: É questão de tempo uma invasão a esse país. O Obama mesmo não vem descartando essa hipótese. E isso não porque Obama seja do “mal”, mas porque não dá para dialogar com lunáticos. O fato é que a questão nada tem nada a ver com petróleo. A idade da pedra não acabou porque acabaram-se as pedras. O fato é que enquanto o cristianismo e o judaísmo tiveram suas respectivas reformas e iluminismos, a religião muçulmana continua a viver na época das Trevas. Não aceitam a civilização Ocidental nem o modo de vida americano. Querem uma guerra santa. E a terão.

  63. O Vampiro de Curitiba

    Essa questão de “censura” também está sendo exagerada aqui. O fato que o Gerald escreveu no artigo existe, sim. Mas não vamos entrar numa de “teoria de conspiração”, né? Menos, please!

  64. O Vampiro de Curitiba

    O Vamp vai resumir a dúvida existencial de Obama: Ele tem que conquistar o eleitorado adulto dizendo que Papai Noel não existe. Mas tem de fazê-lo, sem perder a admiração dos inocentes. Ou seja: “Vamos manter os soldados no Iraque e invadir o Irã, mas tudo isso com muita dor no coração.”

  65. gthomas

    Vamp
    Ei-las (oops, parece nome de Al Qaeda)

    Dialogo ficticio

    Vamp: Gerald, na questão da censura, acho que não há discordâncias, todos queremos liberdade total de informação. A polêmica envolve mesmo a privacidade do cidadão X a segurança do Estado. O que nós já transformamos em: Obama X McCain. Você vive em NY, portanto tem muito mais credibilidade para argumentar. Mas me diz uma coisa: Estão monitorando todas as pessoas ou apenas suspeitos.

    GT- Tem essa coisa de “random” que eh absurda, Random quer dizer……(nao encontro a palavra (talvez seria ALEARORIO), ou seja, cai em qualquer lugar; e isso prova que NADA PROVA NADA. As estatisticas do National Secirity Agency mostradas ao Senado provaram a GRANA jogada fora pelo Homeland Securuty com essa bobagem
    Muito porque, terrorista nao fala seus planos por tekefone caseiro!!!POMBAS!

    Vamp: Ou o problema é o alargamento da condição de “suspeitos”, ou seja, todo muçulmano?

    GT- Muculmano eh como eu e vc. Os medicos do sirio e libanes em sampa, como dr Ryad Younes eh islamico assim como meu amigo e tenor Leon Browne. Eles sao RADICALMENTE contra a violencia. O Coran prega a nao violencia. Ate Judeu israelense tem extremista: exemplo? aquele que matou Izrak rabin. Se for assim onde se comeca e onde se acaba e quais sao os parametros e…principalmente:
    1- Quem esta nos ouvindo tem uma moral e etica? e qual seria ela??????

    Vamp- E o que você acha que Obama fará se eleito? Há algo que possa ser feito de outra maneira sem pôr em risco a segurança nacional?

    GT – Nao se trata de Obama ou nao Obama. Existe um Chief of Staff. Existe um compromisso com Washington (Beltway) que nenhum presidente dos US podera romper! nem que ele queira! Obama, SURAMA ou Suruba , seja quem for, quando e SE eleito ele ainda tera que colocar a mao na biblia e na constituicao no dia na Inauguration e cumprir com a Constitution,
    Disso, gracas a deus, somos garantidos
    O Bush foi o UNICO a quebrar as regras. Na boa. A invasao do iraque com bases falsas de que haviam WMDs (sabendo que nao haviam) (por isso a renuncia de Tenet e Colin Powell) e aquela farsa toda com o Anthrax,,,e a novela continua.
    Enfim, resume=se na INDUSTRIA BELICA
    McCain investira MAIS
    Obama Menos
    mas o systema contuara
    mais ou menos igual so que diferente (Caetano Veloso)
    LOVE
    G

  66. O Vampiro de Curitiba

    Ué?! Se “não se trata de Obama ou não Obama”, por que votar em Obama??? Mais ou menos diferente só que igual???

  67. caca

    estamos ou não na matrix?
    de certa forma vivemos manipulados, marionetes do sistema.

  68. gthomas

    Obama ou nao Obama? Simples! Health Care reform!

    Ou seja : Reforna no sistema PODRE e Falido de Saude (medicare, medicaid) e a ganacia dos HMOs (seguros de saude)

    Reforma URGENTE no sistema de EDUCACAO!!!!

    Reforma URGENTE na questao de IMIGRACAO
    e de reservas alternativas de energias pra nap ser REFEM mais de PETROLEO estrangeiro

    Reforma URGENTE de integracao de racas (nao somente negros, mas os recem chegados) e reformas URGENTES no indice de taxas cobrados por MORTGAGES, etc

    eh justamente ai que os Dems sao INDICUTIVELMENTE melhores e mais progressistas que os GOPs.

    Vc Vamp eh um TREMENDO progressista mas NAO SABE!
    te peguei,……
    haha!
    LOVE
    G

  69. Marcelo

    Ahh gente! Não! A liberdade aumentou. Se hoje você sabe que fotos foram banidas… Já é sinal de uma maior comunicação!
    Temos blogs… Youtube… Jornais e Sites virtuais para todo e qualquer tipo de publico : assassinos, idiotas, artixxxxtas ahaha, suicidas, interessados em plantar maconha… Enfim sugar babe!
    Na minha opinião a liberdade é BEM MAIOR. As cameras que te filmam na rua, nos bares e no elevador são realmente incomodas. Isso sem duvida! Antigamente eu achava graça, sabe? Sabe quando você esquece de pagar a conta de luz e cortam a tua energia? Da primeira vez é engraçado… Você ri.. acende velas… Faz uma performace e tudo mais. Na segunda vez você também acha tudo muito engraçado… Pq é a segunda vez. Mas numa quinta vez, perde a graça. Assim são essas cameras.. No começo: “sorria, você esta sendo filmado” era um máximo. Achava tudo muito engraçado. Mas já agora me parece um freak show mesmo. Agora : O tal do GPS no iphone é um máximo. Imagina você perdido em algum lugar do universo: você liga seu iphone entra no google maps e ele te informa TUDO! Amazing! Já eu que nem celular uso tou com uma invejinha absurda. Aquilo ali parece um matrix. Ahh! A subjetividade da informação aparece em niveis iguais tanto aqui quanto no Jornal Nacional. Na boa! Justamente por ser subjetivo. Resta a você, caro cidadão, acreditar em alguma coisa ou em nada. Se hj o seu blog tem a marca de 71 mil visitantes (como informa o querido sitemeter) o Jornal Nacional atige 40 pontos no Ibope em Sp. Interessa tanto a você quanto a empresa milhonária quantas pessoas assistem aquilo. Babado né?
    E sim! Aqui no Brasil as pessoas falam FRILA! E não frilancer. Eu vivo de Frila por exemplo. Tirando a sua ironia chatissima eu vou de CAETANO com lingua!

    Bjs!

  70. Tene Cheba

    Caramba! A Madona tá magra de assustar.
    As eleições americanas, suponho, não são definidas por maioria absoluta, e sim por maioria relativa, a quê? Aos estados, esses votam também, o peso do número dos delegados, no total para cada unidade federativa, mostra a força dos pequenos, não existe linearidade no sistema eleitoral. A forma como foi determinado o número dos delegados por estado, eu não sei, deve ser mais complicado do que entender a teoria do big bang.
    Bom, não tenho certeza, mais na eleição do Bush, a primeira, Al Gore, ganhou por maioria absoluta, mas não levou, não considerando os votos da Flórida, aquela confusão toda.
    A principal função do presidente americano é o de “conservar”, em sua campanha eleitoral este termo está embutido, no seu slogan, ” conservarei a nossa unidade, ( guerra da secessão), conservarei o nosso poder de persuasão, ( o colapso da União Soviética), conservarei a todo custo os nossos interesses comerciais e outros,(ONU), para o bem estar do povo americano”. Ora, isto é claro, nítido, ao alcance todos, os americanos mostram a cara, sustentaram Bush, pior são os europeus, enrustidos, pão duros, comem pelas beiradas, se preocupam tanto com o meio ambiente, que 75% do boi pode ser jogado fora que eles não tem nem aí, só querem o filé.
    Concluindo, e diante do exposto, Obama pensa que é o rei da cocada preta, vai ver é mesmo.

  71. MANIPULADOS E ENGANADOS.

    Hoje e sempre.

    Faz mais de 30 anos que os grupos de ciclistas pedem ciclovias nas cidades – isso nunca sai do papel.

    Vem eleiçoes – agora é moda especiais nos telejornais sobre temas essenciais pra vida urbana – o mais falado e discutido o TRANSITO.

    Nossos politicos enfatizam o metrô e a construção de ciclovias. A Marta, Kassab, Alckimin, todos, falam disso. PAPO FURADO.

    E o porquê??? Porque a industria do petroleo, dos automoveis, do asfalto nao permitem – desde JFK.

    A industria do automovel faz anos já tem prototipos de carros que podem fazem 2000 km com 20 litros de Diesel – como ir de Sampa até sei la Floripa com 20 litros de diesel. Mas esses carros ficam apenas como prototipos, porque é claro, é obvio.

    A industria de asfalto em Sp faz um material de pessima qualidade, pra esburacar no menor tempo possivel. A industria de petroleo ajudou e vem ajudando a destruir as linhas de ferrovias urbanas – por décadas.

    Tem a industria de empreiteiras que de dia tiram terra do Rio Tiete e de noite empurram essa mesma terra pra dentro dele – estão assim por mais de 30 anos (minha idade quase) eu lembro de ver as maquinas nas beiradas do RJ qdo cruzava do oeste pro Leste paulistano.

    E com uma população de semi-iletrados essa situação é perpétua. Como podem ver acordei o proprio anjo do apocalipse.

    Estou sonolento, vou-me.

  72. Paulo Gaeta

    Gerald, isso de voce não ter cedilha e acento voce resolve na próxima vinda ao Brasil voce compra um Windows em português baratinho (só R$10 no camelô) e um teclado ABNT que custa no máximo R$20

  73. gthomas

    Paulo: nao uso Windows. Sou da “familia do Mac” alem do mais no futuro da internet ninguem mais usara acentos nem tils nem cedilha. isso eh coisa do passado
    o futro tem essa cara:
    pk vc n usa wds mda?
    GT- pk n kro!
    LOVE
    G

  74. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, eu sempre me considerei um “progressista”. É que aqui na Banânia esse termo foi seqüestrado por aqueles que sonham com o milênio passado. Aqui, “progressista” é quem defende Fidel (em Cuba algumas pessoas já estão permitidas a comprar celular!!!), Chaves, Lula, etc… “Reacionário” é quem não reza para Stalin, Mao,Gramsci, etc… Nessa ótica eu sou um tremendo de um reaça!!!!

  75. Rubens Carneiro

    Geraldinho, sou brasileiro e talvez até fale “frilancer” mas pelo menos nunca escreveria algo como “achamos que estamos”. Seu blogue (prefere blog?) está cheio de clichês pós-11 de setembro e voce usa muita vírgula.

    Abraço.

    Rubens

  76. Rio 18

    Lu, e a cada dia eu te Amo mais…

  77. Paulo Faria

    Fiquei pensando no Google Earth. Por enquanto são imagens snapshot, mas acredito que em alguns anos (um ou dois) teremos imagens em real time e em alta qualidade, ao ponto de conseguirmos ler, bordado na gandola, o nome do soldado na trincheira. E aí? Como vai ser a censura? Certamente terá uma forma e bem cara, mas isso não será problema para os anunciantes. Abraços G.

  78. Márcio M

    Os três grandes chatos da TV são:

    1-O Professor Pasquale (TV CULTURA) que fica falando que existe língua culta e língua falada.

    2-A sexóloga Laura Muller (PROGRAMA ALTAS HORAS) que fica falando q

    3-O Sardenberg que fica falando que a bolsa desceu ontem mas hoje voltou a subir.

  79. Paulo Gaeta

    Gerald, verdade que quem é da familia Mac não se mistura com windows… Mas isso de não ter acento acho que não, pois a internet
    sempre vai ser uma coisa multipla. O negócio que ficamos presos ao nosso mundinho, achando que o total é aquilo. Um belo exemplo
    é por exemplo a Tailandia, bem, lá eles usam aquele Thai script, mesmo num internet café em Bangkok eles tem umas máquinas com teclado em Ingles para estrangeiros e a maioria com o teclado em Thai script que é de cair de costas…uma graça mas não entendo nada…Voce acha que isso pode mudar?

  80. Paulo Gaeta

    Gerald, Love for U too!

  81. Tene Cheba

    Toda a sociedade tem o seu grau de desordem, tem também seus valores que devem e serão preservados. O indivduo, nesta sociedade se resume a uma partícula, vez ou outra solicitada a se manifestar. Não é só a imprensa, nos seus diversos meios que aplica redutores sobre os fatos, ou mesmo aplicam uma vistosa maquiagem, tudo e todos que compõe a sociedade de alguma forma alteram realidades, somos cúmplices, para que não produzirmos turbulências coletivas, pois tudo se transformará em estatísticas, estas sim serão impactantes dependendo de suas curvas e análises. Vejamos como exemplo, o Bolsa Família, uma solução genial para os nossos olhos, hipocritamente, não precisamos mais temer o Fantástico, com suas reportagens sobre a extrema miséria nas regiões carentes do Brasil, perdeu seu valor, com cinquentinha para cada Família, o problema foi resolvido. Desta forma, este governo, sem dores de consciência, dado que todo mundo tá comidinho, alimentado, nutrido e corado, manda ver na apropriação indébita dos valores guardados nos cofres públicos, sem a menor cerimônia, pois os extremos da pirâmide estão comprados, os pobres com o bucho cheio, e os ricos com os bolsos cheios. E nós da Classe Média, nos curvamos silenciosamente aos monstrons que ajudamos a criar. Liberdade!? Como? Se a imprensa detonou com este governo, no Mensalão, citando o mais vistoso, e nós, por uma gritante omissão coletiva, endossamos seus atos, só resta aquela máxima, se o doente quer canja, canja nele. Moralmente, a nossa trajetória, é muito preocupante. Os Estados Unidos, vão muito bem, obrigado.

  82. Sandra

    Mas “achamos que estamos” não está correto?
    E a colocação de vírgulas também não está?

  83. Sandra

    Puxa… Está um deleite ler os comentários!

  84. Pessoal… se tem um papo chato que acaba com qualquer discussão interessante é esse blá blá blá do gramatiquês. O texto do dia é um dos mais interessantes que eu já li aqui e o povo aí em cima brincando de pasquale.

  85. De fato, existe o controle da informação. E eu não me refiro a esse filtro ideológico, que resguarda os interesses das grandes corporações que são os veículos de comunicação, ou o filtro subjeitvo, que é inerente à própria linguagem. O problema é o filtro político, a cortina de ferro que montam em torno dos temas delicados como a guerra no Iraque. Há também esse filtro mais angustiante que é a incapacidade que nós temos de interpretar esse século XXI, o filtro da fragmentação. Esse mar de informação que entorpece, emburrece e não explica…
    O Gerald citou o Orwell e o Kafka muito bem, portanto.

    Em tempo… vale citar também o Ray Bradbury, autor do livro “Fahrenheit 451″… foi ele quem previu como a ditadura das minorias e do politicamente correto acaba mascarando os verdadeiros conflitos e suas perspectivas de solução.

  86. TEM GENTE QUE FICA PROCURANDO PELO EM OVO E OUTROS LEGUMES E FRUTAS…

  87. luis flávio

    pois é, pois é. porém, mais engodo ainda seria pensar que através da consciência da opressão (marxismo), dos limites da razao(Kant), chegaríamos enfim a verdade da verdade (Aufklarung), ao sol platônico. Gosto de pensar com Nietzsche de que atrás de uma caverna há sempre outra caverna,

    como diria o velho e bom Baudrillard:

    só se pode viver da idéia de verdade. O outro é insuportável(precisamente porque verdade nao existe). Não é preciso querer repelir as aparencias(a sedução das imagens). é preciso que esse proeto fracasse, para que a ausencia de verdade não irrompa.

    Nao acreditamos que a verdade continue sendo a verdade quando lhe retiram o véu. (NTZSTC)

  88. Sandra – uns querem virgulas outros nao. Mário de Andrade comia as virgulas – mas eram antropofágicos – quer dizer o Oswald era.

    Bem, na pos modernidade, as vírgulas podem ser ou não comidas ou vomitadas – tanto faz e fez.

    Ah o Oswald tbm começava frases com oblíquos ousados. Que lástima dizia alguns – isso até a Anita pegá-lo no fraga. Ela cortou as asas do Abaporu e depenou o coitado.

    E de novo é tudo uma questã de opinaes dizia “meu comprade Quelemén”

  89. Sandra

    Mau, Anita tem todo o meu apoio! Tinha mais é que cortar as asas do Abaporu mesmo!

  90. Pois é, tem esposa que corta outra coisa

    ahuauhauhauhauh

    sempre depois da meia-noite no sétimo sono

  91. ERRATA – não é Anita é a Tarsila^

    Tô acabando de sair do coma

  92. Sandra

    Ah, Mau! Agora entendi o corte antropofágico da vírgula!

  93. Sandra

    Tudo bem, Mau, eu também passei batido. Devo estar morrendo de sono. Mas não dá para dormir, pois ainda tenho que preparar minhas apostilas. Imagine a droga que está saindo!

  94. Gtex

    O gerald thomas esta super bem no video novo da Cyndi Lauper. legal.

  95. Bayão

    Isso é antigo, não? Me lembro de Kubrick e seu ‘Full Metal Jacket’, Mathew Modine no front, jornalista de guerra, tendo suas notícias cortadas pelo ‘front editor’: “the civilian press are about to wet their pants and we’ve heard even Cronkite’s going to say the war is now unwinnable. In other words, it’s a huge shit sandwich, and we’re all gonna have to take a bite.”(IMDB).

    Talvez hoje a ironia de ontem tenha dado lugar à censura burra, surda e cega de hoje; Mas os iPhone vão bem, obrigado.

  96. carnudo

    Thomas, tenha paciência! Pedir desculpas ao cara de ganso com chapéu panamá (na verdade feitos de paja toquilla de Cuenca, Ecuador), é DEMAIS!!!!

    Hoje, o dito cujo, em um êxtase orgiástico, clama o ardor da juventude de direita no Brasil. Um texto dos mais estúpidos, como o próprio dono daquele blog.

    Convenhamos, te admiro, mas nessas horas de complacência com a estupidez, tenho vontade é de te dar uns bofetes. Só vontade …. não leve a mal.

  97. pedro coelho

    deve ser uma pessoa parecida com o gerald thomas no video da cantora americana Cindi Lauper. realmente o cara se parece muito com ele. o gt nao faria participacao num clip destes.

  98. Sandra

    Puxa, Reinaldo… Mil e três perdões… Não são mil e um nem mil de dois, SÃO MIL E TRÊS… Fora as 80 mil auto chibatadas!

  99. everaldo

    Duvido que o mais ferrenho defensor da plena liberdade, não a procure limitar, se estiver sendo prejudicado pela mesma.
    O LIMITE DA LIBERDADE ESTÁ, NO MAU QUE ELA POSSA NOS CAUSAR.

  100. everaldo

    AS PRISÕES SÃO PRODUTOS DA LIBERDADE…e tenho dito.

  101. everaldo

    Em todas as camadas sociais, temos os midiopatas, portadores da Síndrome de Senzala, terrível patologia que acomete os pobres de razão, elegem um portador da verdade, detentor de falsa genialidade, e a êle submetem-se, cegamente. È o que acontece na micro-comunidade que compõe êste blog.

  102. everaldo

    …são micro-seitas, onde os participantes se mútuo elogiam, procurando satisfazer os seus pobres egos, verbalizando sôbre uma falsa cultura didática, pois cultura não se adquire lendo livros.

  103. everaldo

    …honestos seriam êstes gurus, se, como Krhisnamurti, abdicassem de seus postos e condições, por não achar que detinha tal “poder”

  104. everaldo

    Num mundo, onde a concessão de honrarias, são consequências da submissão, mesmo que muito sutil, não se pode hufanar de receber tais honrarias. Aplaudido e quem aplaude formam um circulo vicioso de medícres.

  105. corcunda de montes belos

    Everaldo, que bla-bla-bla-bla …. Porra, que capacidade de não dizer nada em quatro posts seguidos. Caramba, meu caro, o ególatra aqui parece ser só você, delirando com palavras sem sentido, escrita péssima (por exemplo, êste não leva mais acento há muito tempo), raciocínio confuso, necessidade de atacar outros, etc. Ou seja, tome um prozac, vá ao terapeuta, caminhe pela cidade, pois você está em frangalhos, mentalmente falando.

  106. corcunda de montes belos

    Everaldo, você é uma mente perturbada. É só ler o absurdo a seguir:

    O LIMITE DA LIBERDADE ESTÁ, NO MAU QUE ELA POSSA NOS CAUSAR.

    Primeiro, há um erro crasso na frase, pois mau é adjetivo. O emprego correto seria: mal (substantivo, substância).

    Agora vamos ao suposto conteúdo: liberdade causa o mal??? uhhhh … você tem realmente medo da liberdade, não é? Medo de ser livre. Uma pessoa que constrói muros em sua própria mente e se fecha a tudo. O mundo e a liberdade passam a ser ameaças, passam a ser portadores do mal.

    Eita nóis, os talibãs são fichinha perto desse cara. Everado, vai rezar pro seu deus e tente ficar mais calmo.

  107. everaldo

    Num falei???Foi só eu tomar a liberdade de expressar meus pensamentos, para aparecer um FERRENHO DEFENSOR DA MESMA,

  108. everaldo

    …para tentar impedir-me de faze-lo.Quanto aos êrros de grafia, e gramáticais, são secundários, pois podem ser consertados, já, sua imbecilidade me parece que não.

  109. everaldo

    CULTURA NÃO SE APRENDE EM LIVROS

  110. everaldo

    A corcunda deve ser consequência, do escessivo pêso da cabeça repleta de burrice

  111. everaldo

    Corcunda!!! OH!!! Corcunda!!! Desculpe-me por , meus comentários, baterem tão forte em você.A sua reação contradiz o que diz.

  112. everaldo

    Uma forma de avaliar a inteligência dos que participam desta página, é escrever sem a procupação de fazer correções, e ser compreendido.

  113. everaldo

    …o culto não se preocupa com a forma, e sim, com o conteúdo.

  114. everaldo

    …Subdivido os comentários, para reconpensar o postador, induzindo pelo número de comentários, a suposta importância de sua página.

  115. everaldo

    Tenho um blog, onde os postes e comentários não são feitos com palavras , mas com imágens. Poesia pura.

  116. everaldo

    Postes ou posts???

  117. Sandra

    Everaldo, não conheço ninguém que argumente ou escreva muitíssimo bem sem ler muito.

    Mas se somos tão medíocres assim, por que você nos quer visitando seu blog?

  118. everaldo

    Não só ao meu , mas a todos aqueles que têem alma. Só há vida onde há almas

  119. everaldo

    o intelecto sem alma, é um cemitério de zumbis. Augusto dos Anjos, espressou muito sobre isto.

  120. everaldo

    …finalizando, uma das qualidades de quem tem alma, é ser solidário

  121. Sandra

    “A todos aqueles que têm alma”. Esse, por exemplo.

  122. Contrera

    everaldo: leia, vai. aprenda, vai. pára de se achar, vai. reconheça, vai. se toca, vai.
    cara chato.

  123. livia pra variar um pouquito

    Seu nome diz a que veio, so q te falta sabe o que, ha, vc sbe muito bem e nem preciso lhe dizer! Essa agonia…o que lhe prende?Solte as amarras e coragem e portanto faca juz a seu name caro GERARD THOMAS

  124. maria rita

    Mais uma pro ce como boa mineira q sou , concordo absolutamente em numero e grau! A internet e livre e foi feitas para a evolucao da humanidade e a exposicao livremente das ideias e somente devera ser vigiada quando o assunto e pedofilia que e o crime mais hediondo q ja poderia haver ocorrido no mundo pq eses desvios ou anomalias e que nome quer que seja pq quem tem de tomar conta disso sao os ditos doutores em psiquiatria e os juizes que estabelecem uma pena tao irrisoria pra esses assasssinos que destroem o futuro da humanidade que sao as criancas pq a gente vai e ela ficam e ai colocam eles em carceresaos quais se revoltarao e continuarao a incitar em ouros a pratica hedionda desse crime tao barbaro que aniquila a personalidade de um inocente, pra isso sim deve-se ter controle rigido agora quaantoa quererem que se pague imposto pra se expor ideias, ha, caramba, qual e mane, ta pnsando o que, tao com medo de que, se estao com suas conscienias limpas, q parem d se inventar desculpas para nao serem expostos pq se a cara ta limpa nao ha o que temer okay entao e isso e falo e digo e e isso pq cada um sabe eu nasci livre e todos nos somos livres e continuaremos assim e viiva a internet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s