MORRE A GRANDE DIVA Brasileira: Dercy: a boca verdadeira pro mundo!

Testemunho pessoal:

Morreu a maior de todas. Essa que teve a cara, coragem e o PEITO (nu) de enfrentar todos os preconceitos; a de enfrentar os piores insultos por ser uma absoluta pioneira no que fez.

Agüentou ser injustiçada até os últimos dias de sua vida. Inconformada com sua “falta de reconhecimento pelos intelectuais” como ela me confessou uma vez (em voz grave, triste) no camarim após um de seus shows no Canecão do Rio, Dercy era uma pessoa muitíssimo temperamental.

Quando encenei Gal Costa em “Sorriso do Gato de Alice”, em 1994, e tivemos aquela linda cena do “peito de fora” durante a música de Cazuza (Brasil, mostra a tua cara), ela foi ver o show e, depois nos visitou aos berros e abraços, e disse “me imitando né?, cambada de filhos da puta!!!!”

Morremos de rir. Morríamos de rir, nas pouquíssimas vezes em que nos vimos. Pouquíssimas mas riquíssimas!

Foi quando dirigi Marco Nanini na peça que escrevi pra ele, “Circo de Rins e Fígados” em 2005 que fiquei sabendo mais e mais sobre nossa grande diva. Foi com ela que Nanini aprendeu, “no sopapo” a arte de entrar em cena!

O resto ele conta melhor.

O que posso dizer é que A SENHORA Gonçalves era a NOSSA Grande Diva, nossa Jane Mansfield, uma boca pro mundo, sem reservas, o melhor que o Brasil tinha pra dizer. O Brasil eterno, aquele que se manifesta, aquele que ainda fazia passeatas, aquele politicamente incorretíssimo. Sendo ex-genro de Fernanda Montenegro, às vezes, morríamos de rir da coragem que ela tinha de ir direto ao ponto, de não ter medo de nada.

Quantas pessoas têm essa coragem? Digo, quantas pessoas no MUNDO tem essa coragem, a de dizer TUDO aquilo que merece e DEVE ser DITO sobre justiça e injustiça no momento exato, mesmo que depois pese profundamente sobre elas?

Poucas.

Morreu hoje um Bastião da CULTURA brasileira. Sim Dercy. Você conversava com nós todos porque o teatro, o cinema, a arte em geral deve muitíssimo a você.

O Brasil deve MUITISSIMO a você.

Talvez a sua presença só será notada agora, uma vez que você não esta mais entre nós. Mas você sabia disso desde o início. Continue amarga e nos xingando aí de cima. Estaremos te escutando, so que dessa vez, aos prantos.

LOVE

Gerald Thomas

Lindissimo comentario (publicado domingo 14;10h)

Enviado por: O Fantasma do Rio de Janeiro

Essa é a minha primeira aparição. Morri num urinol. Mas fui condenado a vagar até que os crimes cometidos em meus tempos de vida tenham sido purgados, se transformando em cinzas, ou fumaça. Meu menino Gerald Thomas a tua palavra e ação, bem como as de Dercy, narra os segredos das profundas, e, nos revela a nossa historia. A tua palavra sobre a vida e a arte arranca as raizes da nossa alma. E gela o sangue da nossa falsa juventude. A fetuoso Gerald Thomas a espontaneidade exige rigor, que Deus conserve essa tua caracteristica: afeto e rigor. Que Deus também te proteja desses que te apredejam. Desses, que lançam pedras, o que é mais importânte de observar não é o que as palavras dissem, mas sim o que elas ocultão. Até porque não têm nenhuma argumentação plausivel em suas respostas, apenas: agresividade gratuida, choro com raiva, inveja de pessoas que se escondem por atras de uma parede de humanos. O teu olhar é belo e acido permanentemente atual pela força com que trata de problemas fundamentais da nossa condição humana. A obsessão de uma vingança, desses anonimos, é porque a duvida e o desespero, aflorados pelas tuas palavras, expõe a impressionante dimensão tragica dessas pessoas. Você é importante, obrigado por existir e exigir.

63 Comments

Filed under artigos

63 responses to “MORRE A GRANDE DIVA Brasileira: Dercy: a boca verdadeira pro mundo!

  1. dalva

    lamento muito pela morte dessa grade atriz muito querida por todo nois brasileiros

  2. Antonio Carlos Pimenta

    Conheci Dercy em 1998 no teatro joão caetano em São Paulo. Tive o prazer de ser um dos convidados de um jantar após o espetáculo onde a atriz que era “boa de garfo” nos proporcionou momentos inesquecíveis. Gostaria de ter compartilhado mais momentos de sua vida. Era realmente extraordinária.

  3. Rodolfo Nilton

    Lamento muito a morte de Dercy, era uma grande humorista! Que Deus dê muita força a todos os familiares, e não chorem pois agora Dercy está na vida eterna!

  4. Fernanda

    Dercy é eterna!

    o que termina é o cartão!

  5. sylvio costa filho

    Essa noite as estrelas vão corar de tanto rir e quem sabe será um tremendo escândalo! Subiu a estrela maior! Puta que pariu!!! Valeu Derci, vou retomar aquela peça que conta a tua história, aqui em Petrópolis, com o grupo da terceira idade que te deseja MERDA para essa nova estréia!!! Solta o berro, Madalena!!!

  6. euzim

    Olá Gerald,
    é impressionante a beleza do seu texto quando resolve ser afetivo. Ainda que por meio da palavra. É o que constato neste e no outro sobre o Duchamp. O segredo deve ser este mesmo: afetividade. A gente, quando fala, sempre revela é o modo como a gente é. Beijo.

  7. Como se houvessem palavras para dizer sobre uma perda…
    Ela era única!!!
    Ela era simplesmente Dercy!!!
    Sempre te amaremos, esteja onde estiver!!!

  8. sinezio bernardo

    quem morreu,dercy ? ahahahah ela é imortal,morremos nós para sempre sem sua presença,e de morte súbita. Ela vive, no cotidiano de todos os brasileiros mortais, até daqui a pouco dercy……

  9. Marcelo

    Fiquei muito comovido com o seu texto sobre a morte da Dercy!
    Acabo de ver um programa que estão reprisando de uma entrevista com ela em 1997. Maravilhosa! Cantora, atriz, bailarina, comediante e uma grande personalidade.
    Dor no coração! SALVE DERCY!

    bjs

  10. O Vampiro de Curitiba

    Espero que a coragem desta brasileira sirva como inspiração às novas gerações.

  11. Na comédia ela era a própria personagem – “se meu dolar falasse” filme dela – muito engraçado, com Grande Otelo e tbm a finada “Catifunda” – que aprendeu capoeira com os criolo da Mooca “meu”. E a Dercy era bonitona

  12. Contrera

    pois é, fiquei sabendo lá no ecal, antes de me apresentar – e que fiasco……..! ahahahah
    sofri na rua, agora não ligo.
    voltando: a dercy, em seu amargor, dizia que não se rendia. podia ser amarga, etc. e tal, mas render-se jamais, nunca, – como naquele filme, “retroceder nunca, render-se jamais!”.
    incrível que, em minha boçalidade, eu tenha levando tanto tempo para perceber seu valor. agora vejo uma puta na indianópolis e lembro dela! ela foi realmente precursora dos costumes. previu tudo. só não previu que os outros permaneceriam ridiculamente os mesmos.
    pois é.
    bj
    contrera
    aquele que passa ridículo mas faz akontecer.

  13. Gustavo

    Dercy mito.

    Mas que 2008 mais filho da puta hein? (esse foi em homenagem a diva).

  14. Diana

    Ousadia…essa foi a tônica na vida de Dercy. Vendo sua trajetória, creio que essa ousadia veio mesmo da necessidade de sobreviver numa sociedade hipócrita que sempre cobra demais daqueles que transgridem suas normas politicamente corretas. Ela tinha de sobra o que é cada vez mais raro de se encontrar no mundo de hoje: autenticidade.

  15. Pancho Cappeletti

    MAIS UMA ARTISTA SE FOI.
    OBRIGADO DERCY.

    SERÁ QUE EXISTE ´A CIDADE DOS ARTISTAS QUE MORRERAM´?
    TALVEZ ELES ESTEJAM TODOS JUNTOS EM UM GRANDE ELEVADOR, COMO O DE UM HOSPITAL, CONVERSANDO E SE ´DIVERTINDO´, DIALOGANDO ASSUNTOS DO TIPO:
    a – OS CARAS NÃO ME ENTENDERAM!
    b – POIS É, NEM A MIM, EU TENTEI COLOCAR MEU PONTO DE VISTA MAS ME QUEIMARAM NA FOGUEIRA…
    c – POXA VIDA! E EU?! EU TENTEI DAR AMOR E CONHECIMENTO E ME CRUCIFICARAM
    a – QUE MERDA!
    d – WHAT ABOUT ME?! I HAD A DREAM…I FOUGHT SO HARD FOR THE AFRICAN AMERICAN PEOPLE RIGHTS AND A BASTARD SHOT ME! AT THE LORRAINE MOTEL!!!
    e – TUDO ISSO NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA. ÉÉÉ GENTE!!! RRREEEALMENTE VOCÊS TEM QUE LER MEU LIVRO CHAMADO ´ELE´ , PARA APRENDER A ROBAR E SEREM POLITICAMENTE INCORRETOS.

  16. Lindas palavras G. Perdas o preço de continuarmos por aqui. wl

  17. andre luis patricio

    agora falta mais verdade,ou um pouco de verdade,nas in-verdades brasileiros,sarava,Dercy-der-cy,ñ perde nada em deixar este mun-dão, e este lugar asissssssssssssssss.

  18. MORREUUUUUUUUUUUUUUUU QUERENDO TRABALHAR,MAIS FOI BIBELÔ,FICOU BIBELÔ, DE SEU SILVIO,COMO O CHICO ANISIO A BIBELÔ, DE SEU GLOBO,DEPOIS Q MORRERRRRRRRRRRRRR. IRAM LAMENTAR,DE DARMOS A(O)”CRACK”PARA Ñ DIZER Q Ñ SOMOS SOLIDARIOS E AMIGOS,OS PARADOXOS DO BRASIL,ONDE TODA IN-VERDADE E MENTIRA É LEI,BOÇAIS FROUXOS LOBBYS DOS FILHOS DOS TAIS,E DROGAS E CAR-NA-VAIS,SÃO TANTAS AS VIOLÊNCIAS DAS BALAS Ñ TÃO PERDIDAS Q LANÇAMOS UNS AOS OUTROS,NAS DIÁRIAS DO VIVER,QUERO PODER CANTAR MEU CANTO PEQUENO E ROTO,E Q Ñ SEJA APENAS NOS ESGOTOS
    DA LUZ,PRA QUANDO EU MORRER, NINGUÉM DIZER Q Ñ DEIXOU DE ME DAR VOZ E ESPAÇO,O AÇO DERCY SE FOI ,DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSS,DER-CY

  19. Estamos nos despedindo da mais amada vovó brasileira. Mas é apenas um até logo.
    A história do teatro e da tv brasileira nada seriam sem Dercy Gonçalves. Eu poderia dizer que com o fim de seu corpo físico um capítulo se encerra.
    Puta que pariu !!! Estamos falando da maior mestra brasileira, não se encerrou capítulo nenhum !!! A história continua pois, Dercy é o SÍMBOLO MAIOR DA CULTURA BRASILEIRA.
    Autenticidade no sentido maior da palavra. Isso mesmo, Não falava besteiras nem vivia tentando se exibir grotescamente.
    Dercy não morreu, a cultura brasileira é que perde a presença de seu ícone maior.
    A Academis Brasileira de Letras nunca a reconheceu mas, o que são poucos ditos intelectuais diante de 180 milhões de eleitores que sempre a elegeram “A DIVA MAIOR”.

    Mestra Dercy, que JESUS a acolha nessa sua nova caminhada. Pois eu e todo o povo brasileiro sabemos que a senhora deve é estar às gargalhadas debochando de nós.

    Gerald Thomas, meus parabés pelas palavras sobre a MAIOR REPRESENTANTE DO POVO BRASILEIRO.

  20. NÃO FOI A DERCI QUEM MORREU, NÓS É QUE CONTINUAMOS VIVENDO SEM GRAÇA.

  21. Val

    Até mais Dercy, não se preocupe, o Brasil já está assumindo cada vez mais a cara daquilo que você o descreveu! Âpesar da falta de arquivo desse país cara de créu e melancia, com certeza, na mente dos brasileiros realistas, você se eternizou !!!

  22. Essa é a minha primeira aparição. Morri num urinol. Mas fui condenado a vagar até que os crimes cometidos em meus tempos de vida tenham sido purgados, se transformando em cinzas, ou fumaça. Meu menino Gerald Thomas a tua palavra e ação, bem como as de Dercy, narra os segredos das profundas, e, nos revela a nossa historia. A tua palavra sobre a vida e a arte arranca as raizes da nossa alma. E gela o sangue da nossa falsa juventude. A fetuoso Gerald Thomas a espontaneidade exige rigor, que Deus conserve essa tua caracteristica: afeto e rigor. Que Deus também te proteja desses que te apredejam. Desses, que lançam pedras, o que é mais importânte de observar não é o que as palavras dissem, mas sim o que elas ocultão. Até porque não têm nenhuma argumentação plausivel em suas respostas, apenas: agresividade gratuida, choro com raiva, inveja de pessoas que se escondem por atras de uma parede de humanos. O teu olhar é belo e acido permanentemente atual pela força com que trata de problemas fundamentais da nossa condição humana. A obsessão de uma vingança, desses anonimos, é porque a duvida e o desespero, aflorados pelas tuas palavras, expõe a impressionante dimensão tragica dessas pessoas. Você é importante, obrigado por existir e exigir.

  23. Gustavo

    É Vampiro de Curitiba, Fantasma do RJ…. daqui a pouco aparece o Lobisomem Paulistano, a Mula-sem-cabeça de Brasília, o Boitatá de Manaus…

  24. jeovani

    morte serena

  25. Tene Cheba

    Um dia não poderei fumar um cigarro, não poderei tomar uma coca gelada, não poderei rir, não poderei chorar, não poderei amar. Um dia deixarei de existir, sucumbirei, e ninguém lembrará de mim. Um dia, lindo que for, não notarei, nem sentirei tristeza se for feio.Um dia perderei a cobiça, não mais olharei para as bundas, para curvas, não mais te desejarei.Um dia o débil, se tomará posse de mim, afastando a minha lucidez, me anestesiando para o fim.Bom é o cachorro, que não tem a mínima noção da sua existência, não pensa, não sabe e nem imagina que terá um fim. Eu sei, e isto não é poesia, é a fina tortura da contagem dos tempos, que não cessa, é o tic-tac cruel da estrada do tempo, ou tobogã do caixão, é o fim, enfim.

    Derci, você é linda.

    Tchau!

  26. Jorge Schweitzer

    Pôs bueno…

    Ainda pouco estive no velório da Dercy no Palácio Tiradentes…

    Filmei e depois fiquei na dúvida se devo colocar na Rede, já que morte é encarado por cada um de uma forma diferente…

    Então…

    Haviam coroas de flores enviadas pelo Lula, pelo Faustão, SBT, Bar Lamas, ALERJ e mais NINGUÉM…

    Pouquíssimas pessoas foram até lá prestar a última homenagem; o caixão estava rodeado de fotógrafos e cinegrafistas e somente meia duzia de pessoas que pareciam serem amigos mais próximos de Dercy…

    Estive conversando com diversos repórteres e eles me informaram que foi assim o tempo todo, dava sono em quem foi lá a trabalho na esperança que seria um entra e sai de ‘amigos’ da Dercy…

    Quando eu já estava indo embora houve intensa movimentação de repórteres e imaginei haver chegado alguma celebridade…

    Era o Aguinaldo Timóteo…

    Aquela quantidade toda de pessoas famosas que ficaram dando declarações chorosas e emocionadas se dizendo tão próximas de Dercy ontem nos programas da Globo não deram o ar da graça…

    Todo mundo querendo pegar carona no evento fúnebre. de longe, sem alterar suas rotinas para irem reverenciá-la pela última vez..

    Eu, sinceramente, nunca saí de casa para assistir uma peça da Dercy; para ver um filme com a Dercy…

    Portanto não posso considerá-la uma Diva da minha geração…

    Mas é uma pessoa que conseguiu encontrar seu espaço…

    Engraçado, Dercy se preparou tanto para este momento (mandou até construir um mausoléu) e no dia da festa não apareceu ninguém…

    E, talvez, o que mais me impressionou, foi a qualidade do caixão…

    Não que isto faça diferença…

    Mas, pô, se a Dercy toda cheia de ‘amigões’ vai prá tumba com o artefato de madeira mais barato encontrado na funerária, imagina eu que não tenho nenhum…

    Feliz Dia dos Amigos prá vocês!

    Jorge Schweitzer

  27. fabio

    Não tiro o mérito da grande artista Dercy Gonçalves, que mesmo lutando contra todos os preconceitos sociais e raciais (Dercy era filha de negros e brancos) encontrou seu lugar nos palcos e na dramaturgia brasileira, já a cidadã Dolores Gonçalves jamais encontrou seu lugar neste mundo. Sempre a vi como uma pessoa triste, amargurada, carente, solitária. Não era impressão. Sua biográfa Maria Adelaide Amaral confirma que a mulher Dolores foi o ser mais triste e solitário que conhceceu na vida. Que pena! Porque o que nos vale o reconhecimento do público, os aplausos se não conseguirmos ser felizes pelo menos um pouco nesta vida?

  28. Edward

    Não gostava dela, como também não gosto de um bocado de atores e atrizes de ontem, de hoje, e de sempre. Vou voltar a ler piadas na net…( o ator mais legal que tem no Brasi, hoje, é o Marco Nanini e o Pedro Cardoso da grande família, o resto são estercos)

  29. Tene Cheba

    E o dia que Roberto Carlos morrer? Aí, fudeu.

  30. Edward

    Roberto Carlos já morreu, fí! o q tá aí é um sósia dele! Um sósia muito esquisito, diga-se de passagem!

  31. Tene Cheba

    Sério?! Então foi por isso que mataram Lady Laura? É verdade que quem escreveu,”existe mais coisas entre o céu e a terra do que a sua vã, (faz muito tempo, não ando em uma), filosofia possa imaginar”, foi Macahado de Assis, e não como supomos, Willian Shakespeare? E que Fernando Pessoa, não existiu, mas já vai nascer? O Homem, tem uma necessidade enorme de reprimir sua realidade, diga-se, aliás, que é insuportável. Como diria Freud, para quê explicar tudo?

  32. Roberto Oliveira

    Chorar por quê? Por quem? Por quantos?
    Um dia aprendo a chorar.
    Por enquanto rio, aprendo e rio mais ainda daquilo que aprendo.
    Minha angústia foi não ter tido oportunidade de contracenar com Dercy, de não ter tido oportunidade de dirigir Dercy Não faltou vontade!
    Mas ela vai me esperar. Subiremos no mesmo palco e seremos iluminados por holofotes desenhados pelo Aurélio, dançaremos pelos cenários do Dias e ai sim, poderemos chorar de rir um com o outro…..

  33. Tene Cheba

    Em um cinema pertinho de você. Como eu gostava de cinema, ainda gosto, mas estou recuperando o prazer da leitura, e não posso me dissipar. Sou unha e carne com a indisciplina.Anseio por Batman, pelos dados obtidos parece bom. Se fosse autor ou escritor, roteirizava o caótico transito do Rio, e seus reflexos no humor das pessoas, simplesmente insuportável, título, Trânsito em Transe, o caminho para para os Lagos, é torturante. Adoro as tardes de domingo, detesto a música do Fantástico, o domingo acaba, exatamente neste ponto, nenhum feriado no horizonte que lástima.

  34. Márcio M

    A versão intelectualizada da Dercy Gonçalves é o Diogo Maynard.

  35. Tene Cheba

    Um grande ator, apesar de não gostar de fazer Teatro, prefere cinema, é o marginalizado pelo grandes autores, famoso pela indisciplina, por interpretações milimétricas, nem mais nem menos, um ator magnífico, comparável a Marlon Brando ou, ao espetacular Jack Nickson, e porque não citar Robert de Niro, sem falar do impecável Laurence Olivier. Este sim, pode crer.

  36. Contrera

    gostei, Jorge! pegou pesado! pegou bem! abraços! do contrera

  37. Tene Cheba

    Disque M, pra matar, disque 190, para viver. I can’t quit your baby, (Dixon), não, não me mate minha garotinha, não me ouça gemendo.Me deixe em paz. Pô, cadê as criaturas desse espaço?

  38. Amigos deste blog.
    Passei vistas em todos os comentários. Gosto de conhecer a opinião geral. Aprende-se sempre aqui e acolá. È sempre bom saber o que pensam e a opinião de cada um seja qual for o assunto comentado. De todos que li até agora gostei muito do que foi enviado pelo amigo Jorge Schweitzer. Pelas verdades que o Jorge apresenta quando informa a situação notada por ele que compareceu e velou nossa saudosa Dercy. Duvido que o lula tenha realmente enviado flores. Claro que um presidente tem quem o faça por ele.Acredito mais na sinceridade do Faustão.Este sim deve ter sentido e enviado as flores com sinceridade e emoção.O também saudoso compositor Nelson Cavaquinho(grande figura)mostrou em um dos seus sambas que homenagens sinceras são aquelas feitas estando vivo o homenageado.Se alguém quiser fazer por mim,que faça agora.Isto ele colocou no samba ao qual me refiro.Passado algum tempo,pouco há de se comentar de Dercy.Como já não se lembram do Nelson.Quando eu morei no Rio de Janeiro foi no Jardim América.Nelson também.Andava ele pelos bares e entre umas e outras goladas de cerveja brindava os presentes com sua voz rouca e seu violão.Grata lembrança.Um dia eu arrisquei e soltei a voz junto com Nelson.Foi maravilhoso e nunca esqueci o acontecimento.Muitos amigos tiveram esta chance.O Nelson era muito popular.O Tito Madi também.Os dois andavam pelo bairro e eram simples embora famosos.E hoje?!Poucos os mencionam. Com Dercy acontecerá o mesmo. Durante uns poucos dias falarão muito de Dercy. Homenagens e coisa e tal.Muita gente vai tirar proveito do momento.Aparecerão amigos íntimos as pencas.Principalmente políticos considerando os dias que antecedem eleições.Depois o silêncio.Dercy?! Que Dercy?!Não vai demorar em ter esta pergunta por parte de alguém. Nunca assisti a artista Dercy Gonçalves em palcos. Somente em antigos filmes da Atlântida ou Atlântica já não recordo o certo.. Todos chanchadas como eram chamados,e mostrando em alguns uma Dercy mais gordinha em épocas passadas.Suas falas eram fortes e chegadas a um palavrão.No teatro por ser mais reservado eu ouvia dizer que ela se soltava e mandava ver no uso de expressões fortes.Fortes para aquela época.Hoje qualquer apresentador solta um merda e ninguém se abala.Portanto Dercy foi corajosa e pioneira.É disto que lembrarão.Diziam que ela era boca suja.Portanto se viva estivesse e lesse o que o Jorge escreveu mandaria os indesejáveis e falsos amigos para a puta que os pariu.E eu então os mando por ela.Dercy estou mandando estes aproveitadores a merda.E que você descanse em paz.Amigo Jorge eu gostaria de novamente parabenizar o teu comentário,Por isto eu digo que lendo dos outros eu aprendo.
    Aprendi mais um pouco hoje. Sei melhor porque no conjunto somos um povinho filhos da puta. E por estas e outras nos finalmente até merecemos o governo de merda que temos.
    Desculpem os que não merecem minha revolta de agora, E os que merecem podem ir mesmo a PQP. Obrigado.
    Pacheco.

  39. Contrera

    adorei, pacheco! espero que eu não seja dos que merecem ir à pqp!
    flw
    contrera

  40. Tene Cheba

    Depois de tudo, a exaustão, o cansaço, o fim do dia. Toda a perplexidade, diante da falta de forças, o moribundo aquele não definha, não é capaz de sentir a ausência. O febril não, este não é inerte, contempla, contesta, vive, se justifica, reage. Não existe crepúsculos para os guerreiros, a vida é a sua droga, seu barato é a nossa reação, uma busca, que quando não dá ressonância, os olhos de peixe morto prevalecem, denunciando como é cruel a ribalta. Se por você passei fome, não dormir, ensaei à exaustão, sou seu escravo, apenas o quero de ti, o aplauso, uma palma que seja, mas me dê isto, eu preciso.

  41. Juliana

    Que pena que a velhinha doida morreu, ela era muito simpática e engraçada. Além do mais, ela quebrou muitos tabus, em uma época em que a mulher era muito mais reprimida na sociedade brasileira. DEIXARÁ saudades, mas fazer o que? Com 101 anos, ela já estava fazendo hora extra nesse mundo estapafúrdio há muito tempo!

  42. Juliana

    Que pena que a velhinha doida morreu, ela era muito simpática e engraçada. Além do mais, ela quebrou muitos tabus, em uma época em que a mulher era muito mais reprimida na sociedade brasileira. DEIXARÁ saudades, mas fazer o que? Com 101 anos, ela já estava fazendo hora extra nesse mundo estapafúrdio há muito tempo

  43. Mirian Couto

    Grande DERCY, sempre à fui sua fã. Ri muito com você. Mulher de garra, fibra…… maravilhosa. Deus com certeza vai colocar em bom lugar, dai de cima vai alegrar a todos nós. Pois sua passagem por aqui jamais será esquecida.
    Que você continue sempre iluminada. Estou triste, mas nunca vou esquecer os momentos alegres que você me proporcionou.
    Fique com DEUS.
    Força, e energia.

  44. Valéria

    Bacana o seu texto, Gerald.
    Também gostei muito do texto do Euzim, do Fantasma do RJ (afeto e rigor), do Jorge (chegou a doer ler como vc colocou a nu o tal ‘amizade e choro’ das pessoas), do Fábio e do Tene (berço: tobogã: caixão) entre outros.

    Tudo afeta quando pensamos neste nossa condição estranha e imposta a todos, esta vida e morte que nos acompanha sempre de perto. E é tudo tão longamente rápido.

    Fábio, que bom que voltou.

    Contrera, vc recebeu? Sou eu. Era vc mesmo?

    bjim

  45. Valéria

    Caramba, acabei não falando na Dercy…
    Mas só tô conseguindo pensar em flores e em Santa Maria Madalena e no olhar dela.
    Mas o texto de vcs já disseram tudo por mim.

  46. Contrera

    valéria: a ligação, querida? era uma sandra, é isso? bjo!
    contrera

  47. Jorge Schweitzer

    Só queria corigir, estive no velória da Dercy somente para registrar como matéria para meu blog…

    Odeio cerimônias fúnebres e se não tivesse uma página na internet não passaria nem por perto…

    Pôs bueno…

    Tempos atrás transportei em meu táxi o Johnny Alf e tive oportunidade de dar grandes gargalhadas para minha surpresa já que haviam me avisado que seria uma pessoa de péssimo humor…

    Fui comentando com Johnny sobre o João Nonato que na semana anterior havia sido meu passageiro a caminho do Aeroporto Galeão e acabei envolvido com brincadeiras que fazíamos sobre política e mundo artístico e em momento algum confessei que sabia quem eras ele para não cortar a sintonia…

    Por quê estou citando isto?

    Soube que o Johnny Alf está muito ruim de saúde…

    Tomara que a informação esteja equivocada…

    Johnny está no ostracismo…

    Completamente esquecido…

    Quando morrer (que seja daqui 100 anos, espero) vai aparecer uma porrada de carpideiras oportunistas citando que Johnny Alf era maravilhoso, pai da bossa nova, mestre do caratzo à quatro…

    Coveiros sofredores compulsivos em exumação de celebridades…

    Alguém quer apostar?

    Boa semana,

    Jorge Schweitzer

  48. Sandra

    O Céu ficará animadíssimo!

  49. Valéria

    Contrera: ligação da Sandra? Não, não é isso… eu pensei que fosse vc, te passei uma mensagem, mas não por aqui; então confundi alguém com vc!
    qu loucura…

  50. dani

    Dercy pessoa maravilhosa nem da pra acreditar em sua morte mais sei que sstara bem fique com Deus não ha ninguém melhor que ele……Abraços e até um dia se Deus quizer…..

  51. Mineirinho

    SNIFFF, SNIFFFF, SNIFFF

  52. XyberX

    A grande verdade é que, como pessoas extremamente ruins nescem de 100 em 100 anos, pessoas especiais como a Dercy nascem de 1000 em 1000, não vê Jesus, Moises e outros.

    Temos que aprender a tirar melhor proveito da nossa passagem por essa vida, nós não temos muito tempo, e o pouco que temos, queremos passar nossas vidas medíocres amarrados ao Dinheiro, Maldades e coisas que o ser humano não deveria perder seu tempo, olhem como é estranho, somente após a morte que muitos que vi ou vejo na NET e até perto de casa, vão falar por um tempo na nossa querida Dercy, mais daqui há algum tempo esquecem tbém.
    “Não são todos que tem essa benção, viver 100 Anos ou mais”, procurem viver com mais intencidade, que o tanto que se vive, vai deixar de ser importante, contanto que se viva com intencidade cada dia de sua vida.

    Eu sou Temujin, vim como a vóz do passado, olhem para o presente e olhem pra si mesmos.

  53. Contrera

    que loucura, que loucura… ahahahah
    valeu, valeria! beijo grande
    contrera

  54. Kurrik

    Velha é o caralho! E eu não morri! Estou aqui para me divertir.
    Aliás, me dá um selinho aquí ó véio barbudim.

    Essa é a Derci chegando no Céu sendo recebida por São Pedro.

    Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!Há!

  55. Amigo (permiti?). Contrera.
    O amigo vai por conta de estarmos nos encontrando neste blog. Quem sabe se amanhã ou depois não poderemos ser realmente?
    Pelo que li até o presente, gostei do que o GT disse a teu respeito. Também de outros e outras que fazem e fizeram comunicação contigo. Embora o GT te descrever como meio doidão eu tenho a certeza que ele assim fez por carinho e naturalmente a vossa amizade e relacionamento vá muito alem do que aparenta. Portanto tenho a certeza que não és merecedor dos que eu mandei irem a PGP no comentário (meio revoltado) que fiz. Agradeço tua comunicação a mim endereçada e estou ao dispor para qualquer outra forma de contato se assim você desejar. Meu e-mail é: jose.pacheco@mrbengenharia.com.br e também se desejado acesse: http://www.omunicipio.net. Este acesso abrirá pagina inicial do jornal de Belmonte cidade ao sul da Bahia onde resido em função de serviço. Colaboro escrevendo crônicas para este jornal convidado que fui devido jornalista proprietário ter lido comentários que eu enviei para o blog do REINALDO da revista Veja. Esta é uma das razões pelas quais eu trato o REINALDO de MESTRE e em maiúsculas. É meu habito dar este tratamento aos que eu admiro e por conseqüência lógica trato em minúsculas os ou as pessoas as quais eu tenho restrições. lula por exemplo e toda cambada que o serve os quais infelizmente estão por ai deitando e rolando e jogando nosso Brasil na lata de lixo.E para brindar nossa primeira comunicação eu me despeço mandando um abraço a você caro CONTRERA.Obrigado.
    Pacheco.

  56. Contrera

    pacheco, querido.
    vi seu pedido de resposta.
    só não sei o que vc quer.
    veja, moro em sampa e não sou realmente tão sociável quanto pode parecer. acabo de falar com o Mau pelo msn e de repente acabei jogando a ligação fora. não sei por quê.
    sou jornalista, mas, na boa, não prezo muito nenhuma profissão, dados os antiexemplos que me avassalam a toda hora.
    obrigado pelo mestre, querido, mas desconsidere, se quer me agradar: a gertrude stein não usava maiúsculas por não entendê-las, eu tento não tratar ninguém como se usasse maiúsculas para não enlevar o que não existe ou mesmo me decepcionar demais depois. não existem mestres. existem pessoas. e quando estas aparecem, é melhor do que assistir a qualquer banca de hors concours.
    mas obrigado. faça como quiser.
    abração
    contrera

  57. Contrera.
    Agradeço tua resposta a qual procurei com insistência até a chegada. Esta ansiosa busca, acredito já te responde ao que quero. Acho que isto se chama comunicação. Mesmo virtual. Quem sabe poderemos até chamar de novos conhecimentos ou novas possibilidades de relacionamentos. Acrescente ai, uma pitada de vaidade. Acho que todo um que se usa de blog para tentar vender seu peixe já demonstra pelo ato uma dose de vaidade. Confirma isto o fato da satisfação que temos ao ler o que nós mesmos produzimos. E quando em resposta como gora estou, melhor ainda. Fica aquela impressão de: Olha ai gente, o Contrera falou comigo e eu estou falando com o Contrera. Portanto fica provado que eu existo.Estou aparecendo.Gente sou eu.Estou aqui.Estou vivo.E por ai vamos.Não é isto o que realmente queremos?!Contrera, não tenho a intenção de agradar. Admito que talvez eu procure ser agradado. Reconhecido por algo. Prova é que procurei o teu nome já que você respondeu ao que eu disse de Dercy Gonçalves. Foi ou não foi?Talvez eu estivesse te buscando como apoio pra conseguir entrar no grupo ou coisa parecida. Não passa despercebida que tens transito firme e desenvolto neste blog. Basta ler o que enviam e é publicado dos participantes.Declaras ser jornalista. Bacana. Gostei. Eu tento consigo escrever comentários aqui em Belmonte. Tenho conseguido me sair mais ou menos. Ao pior dão o prazer de me ver publicado. Não sou pago por isto. Pago com dinheiro não. Pago com satisfação pessoal sim. A não ser pela vaidade já citada. Claro que é vaidade. Que outro nome tem para justificar o meu próprio ato de divulgar o endereço do jornal net e como acessar?!Contrera existem mestres sim senhor. Podes concordar ou não. Considero Mestre todo aquele que transmite ensinamentos. Bons ou maus. Não é por acaso que popularmente existem referências tipo: Fulano de tal, mestre na arte de roubar. Não é mesmo?Contrera minha atenção foi para o teu nome lendo o que o GT escreveu outro dia passado a teu respeito. Achei você um porra-louca de motoqueiro (nada contra). Tipo deste s que infundem medo aos menos habituados. Totalmente diverso com os meus costumes de simples militar da reserva remunerada e ainda batalhando na vida por estar com saúde e disposição. Já disse mais ou menos o que faço e até onde trabalho.Moras em Sampa.Minha família mora em Santos.Eu moro um pouco lá e bastante aqui.Estando aqui sinto falta de lá e estando lá sinto falta daqui.Seria minha tentativa de entrar e ser aceito em blogs uma carência causada por e devido a esta situação.?!Pode ser. Como notas eu tenho duvidas. Blog serve como terapia também?!Acredito que sim?!Do que tenho certeza é que depois que passei a me dedicar a bloguear (nossa mãe está certo isto?). Explicando melhor depois que passei a escrever em blog ocupei melhor o meu tempo livre.Ao menos parei de ficar longo tempo enchendo a cara de cervejas e sonhando acordado em devaneios.Na realidade esperando o tempo passar até o sono chegar.Contrera você mesmo com tuas palavras se mostrou preocupado com assuntos os quais também me preocupam. Retorne e leia o que você mesmo escreveu a respeito de tuas verdadeiras preocupações. Acredito que estavas sendo sincero. Tinha que estar.Ou então a descrição que o Gerald Thomas fez a teu respeito é corretíssima.Pode ser que após escrever você tenha se esquecido e alterado as preocupações.Ai teremos o porra-louca de novo.Olha ai você afirmando ter jogado fora a ligação que fazia com o teu conhecido Mau e afirmando não saber o porque do teu ato.Se isto não é porra-loca é o que?!Contrera confesso que eu não sei quem é Gertrude Stein. Vou saber.Entro no Google e depois onde ele me direcionar.Ta vendo?!Já estás me ensinando. Ao menos de partida tua menção despertou meu desejo de pesquisar. Se a isto não queres chamar de Mestre é teu direito. Eu chamo do que eu quiser usando do mesmo direito.Finalmente Contrera você me parece que se preocupa com pessoas.Eu idem.Guardo comigo o que ouvi de uma conhecida no passado.Ela era e sempre foi empregada doméstica.Aparentada de longe com minha mulher.Em desabafo ela assim se expressou: neste mundo só existem duas classes de pessoas.As que servem e as que são servidas.Eu adorei quando ouvi isto.E nunca esqueci.
    Não entrando nos méritos afirmo que tenho preferência em me manter do lado dos que servem. Servi a vida inteira e assim pretendo ficar. Portanto coloco-me ao teu dispor. Agradeço o teu abração enviado e retribuo com a mesma intensidade. Obrigado pela atenção.
    Pacheco.

  58. Contrera

    pacheco, querido
    seria injusto e pouco sensível te responder em forma de tópicos, tipo 1, 2, 3.
    vc, do seu jeito, como militar aposentado, animou-se como quis e respondeu como pôde. e foi muito bonito, isso.
    mas eu não me adapto mesmo a quaisquer categorizações que não partam de mim.
    sou pior e melhor do que eu mesmo imagino. e até prova em contrário considero que isso possa valer para cada um de nós. minha tarefa, se é que existe, é mostrar isso e dizer que nada nos tira no lugar de sermos responsáveis por isso. qualquer desculpa esfarrapada deve ser condenada à pqp. daí talvez todas as denominações de motoqueiro, etc,, todas muito carinhosas pelo pessoal daqui. nem te conto como ri com o perfil que o G. fez a meu respeito. e que tem tudo a ver realmente. eu, que sou extremadamente racional, deixo por isso me conduzir no dia a dia, naquilo que diz respeito à palavra, realmente pelo coração. e por isso ele acertou, em suma: porque isto que me guia é o amor e deveria ser retribuído da mesma forma. como o é em caras diriam escrotos como um iggy pop, etc. e creio que sou pior que eles, porque não me satisfaço em aparecer. quero realmente destruir as bases do que existe e que mantêm essa merda que nos domina.
    por isso discordo de vc. esse papo de servidor-servido deriva da ética hegeliana, que tem tudo a ver mas que não resolve nada. por outro lado, a moral kantiana aposta num ideal babaca, em última instância, pois os seres humanos não seguem realmente a razão. daí que servidor-servido não serve para mim. eu faço minha parte, e sirvo porque gosto de mandar em nome dos outros mas não aceito esse negócio de que os outros me delegam tal responsabilidade. esta é deles e o que eles fazem é só encontrar um cristo para carregar a cruz deles, por mero comodismo.
    realmente, aqui, neste blog, com o G, vc pode até se sentir à vontade, e fico feliz com isso. mas vc destoa, e tem muita juventude por aí que não passaria um minuto esperando vc falar, com esse seu linguajar empolado que por sua vez é muito elegante. não digo isso de uma ana, de um G, do mau, etc. estes são caras e garotas de formação, que divulgam o que pensam porque acreditam e querem, lá no fundo, mudar alguma coisa, sentir que suas insatisfações são ouvidas. são legais, todos. mas também não me adapto a eles, em suma. gosto de mexer com poder, com grana, e quando isso acontece gente que gosta de opinar já começa a me categorizar. prefiro o marido de minha chefe, que arquitetou um prédio sozinho e que tirou ele do zero sem ter secundário. um cara com sangue no olho como eu. e não gente que se diz zangada. ahahahahah
    vc é um cara legal, pacheco. legal que prefere ler e escrever a encher a cara. até porque as pessoas morrem disso – tipo meu pai. mas o legal mesmo é encontrar seu lugar de protagonismo. em minha peça tento meio que obrigar os idiotas que preferem ser menores a encararem suas caras feias e entenderem que tudo é deles. mas é só arte. e como o G diz, a arte morreu, não é mesmo? nada. a arte está em nós e somos nós. mas somos covardes, cuzões, então ficamos caladinhos vendo o circo pegar fogo! ahahahahah
    se cuida, pacheco, e se quiser manda email rodrigo_contrera2@hotmail.com. só não espera muita coisa porque eu gosto mesmo é de me exibir. o palco, o G me mostrou, é realmente MEU. lá estou em casa. para quê? para nada. é porque gosto. e logo vcs verão minha nova peça: Apenas uma nova mostra de amor.
    abração
    contrera

  59. Contrera

    pacheco
    quiser ler mais sobre mim (ahahahahah), leia:
    http://penetralia-penetralia.blogspot.com/2008/05/passando-em-revista-blitz-com-rodrigo.html
    tem uma entrevista que o lúcio jr fez comigo. pois se tem alguém que me descobriu, foi ele. a maior parte do que está lá ainda vale. flw
    contrera

  60. Contrera.
    Já estamos conversando e eu achando ótimo. Muito bom mesmo. Fico meio ressabiado. Teu modo de colocar as coisas me deixa em duvidas. Não sei bem quando estás elogiando e quando estas atacando. Algo assim como tomar uma porrada seguida de mel. Só me resta absorver e tirar o que de útil for possível. Tentarei ser menos afetado. Eu nem sabia que meu escrito é empolado. Agradeço a tua observação. Já disse e repito que sempre estou aprendendo quer queiram ou não. Concordo que neste blog fico a vontade. Quem sabe melhorando eu consiga um dia ser ouvido pelos mais jovens. Também sou revoltado ao sentir como andam os rumos da Nação hoje em dia. Quanto à questão de opção por servir eu não soube talvez me explicar direito. Apenas queria dizer que gosto de ajudar aos que tenho chances de fazer. Até mesmo como retribuição porque sempre fui muito e bem ajudado. A partir do meu nascimento. A admiração que relatas pelo marido da tua chefa é compreensível. O feito dele é notável. Soubesses de outro que com menos estudo conseguiu mais que um prédio do nada imagina que avaliação faria. Não agora, mas se houver oportunidade um dia te conto a respeito. Não prefiro escrever a encher a cara. Dei esta impressão?Desculpe a informação errada. Eu tentava explicar que escrevendo arrumei uma redução no consumo de bebidas. O que fazer em terra longe do lar nas horas de folga?Por exemplo, hoje sábado. Contrera, eu realmente não sei se poderei protagonizar algo mais que um pai responsável,um avô amoroso e um dedicado e correto empregado.Andei comentando muito e assiduamente no blog do Reinaldo.Sempre atacando o lula e sua equipe.Não consequi merda nenhuma mais do que desabafar minhas revoltas.Aqui ao menos estou tendo a chance de ser ouvido e de dialogar.Não estou desfazendo do blog do Reinaldo.Apenas vou diminuir meus impulsos e pegar mais espaçado.Foi um conselho do meu filho.Contrera tenho muito prazer em comunicar contigo.Enquanto desejar vá me aturando.Nunca conversei diretamente com alguém formado na USP,Chileno,exilado,com gosto múltiplos por musica ,porra-louca,motoqueiro,com opiniões parecidas com as minhas e também admirador de country music como eu.Contrera eu vou encerrar.Vou para a casa onde moro.BB King,Eric Clapton e Willie Nelson me esperam.Ainda me resta meia garrafa de Glenn Goose(com copo personalizado da marca que veio de brinde).Literalmente vou encher meia cara.Viu só?!De algum modo entendi a tua mensagem. Talvez nem tenhas tentado passar coisa alguma. Mas eu li algo nas entrelinhas. Se não consigo dar jeito em nada, tentarei dar um jeito em mim.Obrigado pelo teu e receba o meu abraço também.
    Pacheco.
    OBS: Contrera,eu escrevo tudo de uma só vez.Depois faço a revisão.Atendo o corretor no que me orienta e não sei como pode sair empolado(afetado?).Vai ver que é o maximo que consigo fazer.

  61. romina

    eu sinto dmais mas gracas ao bom deus ela se foi sem dor desse mundo tao cruel e passageiro mas tbem so em uma coisa a mulher so falava palavrao, tbm e dificil, escrachada dmais coitada e tinha de ser assim pra sobreviver e acho q no intimo dela la acho q achava ruim tr de colocar palavras de baix calao em sua boca o tempo todo pra sobreviver no mundo artistico enfim qu descans em paz pq tbem foi uma diva, no braizil, tudo bem, mas o foi!

  62. romina

    Gente, o que tem a ver o comentarioali8 acima, esquisito aquilo, sei la, nao sei, mas sei, falta de ter o q fzer que nem eu, lalarilara e mole ou quer mais, bem, isso aqui deixou de ser penico sabia, cramba, foi o espirito da dercy, me perdoe grande diva brasileira, por favor, vc foi endeusada o bastante e tbem a gente agrada a poucos e vc agradou all right e queria ter lhe dito qdo vc era viva em meio a nos e agorabateu a porta na mnha cara, e eu acho que o mundo dos espirito existe, e tudoi forca do pensamente tenham certezxa okay!

Leave a Reply

