Venda ilegal da Varig


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dilma cometeu atos "imorais", afirma ex-diretora da Anac

No Senado, Denise Abreu reafirma que agência sofreu pressões para aprovar venda da Varig

Segundo ela, estrutura da Anac foi voltada para atender aos interesses do escritório do advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula

ANDREZA MATAIS
FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em depoimento à Comissão de Infra-estrutura do Senado, a ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Denise Abreu acusou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Lula, de terem cometido atos "imorais" que "podem gerar uma ilegalidade" no processo de venda da Varig para a VarigLog.
Ela reafirmou que a agência foi pressionada pelo governo para aprovar a venda sem exigir documentação que comprovaria a origem do capital dos sócios da VarigLog, entre eles o fundo norte-americano Mattlin Patterson, e apresentou novas acusações.
"As ingerências praticadas [pela Casa Civil] e a forma truculenta como o escritório Teixeira Martins [do advogado Roberto Teixeira] atuou na Anac são, no mínimo, imorais, que podem gerar uma ilegalidade. Eu não tenho dúvidas disso."
Denise contou que, em meio à crise aérea, a estrutura da Anac foi voltada para atender aos interesses do escritório de Teixeira, ao ponto de a equipe técnica da agência ter atuado para ajudar a consultoria contratada pelo advogado para trabalhar no caso.
"Houve pressão para que toda a documentação do escritório Teixeira Martins fosse agilizada, como se a Anac não tivesse outra coisa a fazer." Segundo ela, foi devido a pressões da Casa Civil que o Cheta (Certificado de Homologação de Aviação Civil), que permitiu a nova Varig a voar, saiu em tempo considerado recorde, cinco meses.
"Toda essa aceleração foi porque tinha uma pressão, sim. Se não tivesse, não haveria monitoramentos. Éramos chamados na Casa Civil para checar pari passu (simultaneamente) o que estávamos fazendo."
Segundo ela, para o terceiro escalão "não é fácil dizer não para alguém que usa o nome do presidente da República [sobre Roberto Teixeira]."
Munida com 30 kg de documentos, que deixou à disposição do Senado, a ex-diretora citou várias reuniões para exemplificar a interferência do governo no processo. Ela descreveu quatro encontros ontem, todos com a participação de Dilma e Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil.
Um deles, ainda em 2005, quando Denise era subsecretária de assuntos jurídicos da Casa Civil, teria contado com a participação do presidente Lula e do então ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda).
Na reunião, Lula foi orientado a vetar artigo da Lei de Falências aprovada pelo Congresso que incluía as empresas concessionárias entre as beneficiadas. Mas, no dia seguinte, em uma outra reunião, desta vez no Planalto, o governo decidiu aceitar esse artigo apesar do parecer contrário da subsecretaria de assuntos jurídicos da Casa Civil. Com isso, a VarigLog pôde comprar só a parte saudável da Varig, sem assumir as dívidas tributária e trabalhista. >
"Tivemos inúmeras reuniões na Casa Civil, despachei com o presidente e fui surpreendida com o fato de que, apesar do parecer, o artigo deveria ser aprovado. Nunca ouvi falar em recuperação de concessionária de serviço público. Se uma concessionária não cumpre suas obrigações, sua concessão tem que ser cassada", afirmou.
Denise disse que, 19 dias após tomar posse na Anac, foi chamada por Dilma e Erenice e recebeu orientação para um plano de contingência, já que "nos foi dito que a Varig iria quebrar por conta de uma dívida de R$ 7 bilhões." Vinte dias depois, segundo Denise, a ministra a convocou nova reunião, quando mudou a versão. "Fomos chamados para dizer que a Varig não iria mais quebrar e que tínhamos que fazer um trabalho para colaborar com o juiz [Luiz Roberto Ayoub, coordenador da recuperação judicial]."
Na ocasião, Dilma teria afirmado que havia representação contra Denise no Ministério da Defesa. A denúncia, no entanto, só teria sido protocolada pelo advogado Roberto Teixeira semanas depois. Como relatora do processo de venda da empresa, Denise disse que foi novamente pressionada pela Casa Civil porque, diante de denúncia de que o capital estrangeiro no negócio era superior a 20%, o que é ilegal, pediu à VarigLog documentação sobre o capital.
Ela, porém, negou ter recebido ordens diretas de Dilma. "A ministra Dilma nunca me deu uma ordem. Fui fortemente questionada, contestada."

[O Vampiro de Curitiba]
Incrível como age a mente de um petista. Até ontem, Denise Abreu era uma verdadeira heroína do Governo Lula. Hoje, os próprios companheiros tentam desqualificá-la. Não, dessa vez não dá pra dizer que as denúncias são coisa da CIA, do Bush ou da Veja. Aliás, se vocês acompanharem todos (eu disse todos!) os escândalos do governo Lula, perceberão que em todos eles a oposição não teve nada a ver. Todas (repito) as denúncias envolvendo todos os trambiques dos petralhas foram feitas por próprios companheiros. Só para lembrar do mais recente: Quem foi que vazou o dossiê com gastos do Governo FHC? Oras, um servidor da Casa Civil. Indicado por quem? Por ele, José Dirceu. E aí, Zé ruela, ops!, Zé Dirceu? Vai continuar com essa cara de paisagem ou vai nos explicar o porquê de tanta traição entre companheiros?

Advertisements

14 Comments

Filed under Sem categoria

14 responses to “Venda ilegal da Varig

  1. Silvério Cardoso Corrêa] [Juiz de Fora - MG

    Comentario com linguagem parecida com a do Reinaldo Azevedo. Uma pena.
    Falta postar tudo que ocorreu depois do depoimento da Denise no Senado. As coisas parece que não tiveram a ilegalidade que ela quiz transmitir.

  2. Valéria] [RJ

    Esse cumpâdi Lula é um urso, disse o Gaspari num artigo q li há anos: ele falava em detalhes como o Lula foi comendo seus companheiros, irmãos etc e subindo degrau por degrau… dava vertigem ler; isso foi logo nos primeiros meses do 1º mandato, mas isso nunca + saiu da minha cabeça, pena q ñ guardei. “E eu tô convencido q nunca houve no Universo”- pegando a frase do Caruso sobre Lula -q tamos num banquete em q todos entram e comem e bebem a parte dos outros sem nenhuma cerimônia; ñ há + oposição no Brasil. Vamp,sobre o Todos q ñ vieram da oposição, teve o Jeferson do mensalão, q ñ era do PT mas…
    A frase-chave do Lula: eu tô convencido blá blá blá… é de uma viscosidade… Quem o convence tão rápido??? A musa q rosna docemente Grana-grana-grana…
    Vcs viram o artigo no início da semana do Kamel: Caetano e Obama? Lembrei das nossas discussões sobre raça etc. E a Varig, falar o q desta podridão? Agora se entende pq ñ queriam salvar a Varig, tavam querendo salvar sabe-se o q.

  3. O Vampiro de Curitiba

    É deprimente ver uma parte da mídia, principalmente na blogosfera, se entortando toda para conciliar os interesses hora de uma banda do PT, hora de outra. São mascates que vendem a pena para qualquer um. Pattif’s, vermes rastejantes, nojentos! O que o BNDES não faz, hein? Faz até chover!

  4. O Vampiro de Curitiba

    Para os leitores petralhas, com carinho: “No Senado, Denise Abreu reafirma que agência sofreu pressões para aprovar venda da Varig//Segundo ela, estrutura da Anac foi voltada para atender aos interesses do escritório do advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula”. Façam um esforço e tenter ler, não é tão difícil. Está no começo do texto aqui publicado. Não acreditem no Vamp, acreditem na Folha. Ou melhor, acreditem na própria Denise Abreu. Não tem nada de Mário Covas, não. Quem a indicou foi o Zé Dirceu, sim! Quem repassou o dossiê para a oposição foi o acessor indicado pelo Zé Dirceu, sim! Aí, Zé Dirceu, não vai falar nada? Por que tanto medo da Dilma, companheiro?

  5. Ana

    Vamp, isso tudo se deu pq. Lula, e não o PT, deixou de ser esquerda. Não é pq. ele dá bolsa-família que ele se manteve na esquerda. Aliás, ele só dá bolsa-família para vigorar um resquício de esquerda. Os “petralhas” como vc chama os partidários só se delatam desde que Lula chegou ao poder, por esse motivo: tudo saiu da linha. Lá do ABC, das linhas de automotivos, para se tornar uma representação econômica de centro. E é assim, mordendo as bordas, que ele vai colocar o Brasil entre os maiores. Mas cá entre nós: ele teve ótimos professores mundo afora. Está só seguindo o exemplo: “Não quer passar fome, aprenda a fazer comida; antes arenda a obter a comida”. Que partido de ESQUERDA dá status de ministro ao um presidente de banco, me diz?

  6. Sandra] [SP

    Não consigo respeitar alguém que joga a responsabilidade por seus atos nas costas de auxiliares diretos e que descarrega suas frustrações em cima de subalternos. É o caso de Dilma e também o de Lula. O Lula é um pouco pior, por orgulhar-se de não ler.

  7. (Claudia) ] [SP

    Entra ano…saí ano, entra mês …saí mês….começa o dia e acaba o dia…e nenhuma novidade?…nada de realmente novo?…é sempre tudo de novo, não existe milicia angelical que posso mudar isto?aí Gerald vc com a batalha dos suínos, e aqui nós com as “pérolas aos porcos”…é…só mais uma denuncia…o governo lula é uma novela, sentamos, assistimos e aguardamos os “próximos” capítulos.E o final vai ser um ” e viveram felizes para sempre…”
    Ah! Como vc tem razão…o Brasil não gosta do Brasil e nada prova nada…e o meu gosto, voce já sabe

  8. fábio] [são paulo

    ..parti 2…Éla, denise, nunca foi heroína do governo Lula PO… nenhuma,ok. Éla foi ACUSADA pela MÍDIA, sem PRÓVAS PRÁ VARIÁ,e pagou um PREÇO ALTO POR ISSO.Quase mandaram seu passado de serviços PRESTADOS DIGNAMENTE, pro BRÉJO.Como a MÁFIA da CONTRA-INFORMAÇÃO, “dirigida” pelo ALCAPONE robérto civita e o fuinha aqui da FALHA de sp, NÃO SE CONFÓRMAM que LULA FARÁ SEU SUCESSOR, eles ATIRAM desesperadamente PARA QUALQUER LADO….NÃO INTERESSA se é verdade se não é, o NEGÓCIO É O DESGASTE de IMAGEM a qualquér CUSTO…e como você odéte róitman, muitos outros se REFESTÉLAM NAS MANCHÉTES da MÍDIA paulista…déssa CRASSE de gente ORDINÁRIA, SÓRDIDA,CORRUPTA que é a “zelite” paulista e seus PUXA SACOS de crasse MÉRDIA.

  9. (Claudia) ] [SP

    Entra ano…saí ano, entra mês …saí mês….começa o dia e acaba o dia…e nenhuma novidade?…nada de realmente novo?…é sempre tudo de novo, não existe milicia angelical que posso mudar isto?aí Gerald vc com a batalha dos suínos, e aqui nós com as “pérolas aos porcos”…é…só mais uma denuncia…o governo lula é uma novela, sentamos, assistimos e aguardamos os “próximos” capítulos.E o final vai ser um ” e viveram felizes para sempre…”
    Ah! Como vc tem razão…o Brasil não gosta do Brasil e nada prova nada…e o meu gosto, voce já sabe

  10. fábio] [são paulo

    ..Cara,odéte róitman..!O que mais me “impressiona” em seus “textos”,é a SUA FALTA de criatividade. Por isso você vai lá no seu “mentor”….o, NAZISTA disfarçado de ANARQUISTA!…(reinaldo A.)e depois de se “informar” ,vem vendendo o PEIXE PÔDRE aqui, no blóg do Gérald.A Denise Abreu, NUUUUUUNCA FOI PETISTA, éla sempre trabalhou no estado de São Paulo, nos governos Mario Cóvas e Alkmin.E foi CONVIDADA a participar do Governo LULA.OK!Eu assisti quase na INTEGRA seu depoimento. E éla DIZ CATEGÓRICAMENTE QUE DILMA NÃÃÃO A PRESSIONOU A NAAADA….Diferente do que o UOL BOTOU AQUI NA PÁGINA da frente,que “..éla DISSE QUE DILMA PRESSIONOU,SIM..”…Agóra, DEPENDE da sua cabecinha….,né?!..Em que você ACREDITA..? Na DENISE ou no OTÁVIO frias filho, mais conhecido como FUINHA de gél!

  11. Zeca] [Montreal

    O “caso” Varig é mais uma jogada, uma manipulacao da imprensa brasileira!!! Tudo para abafar o caso ALSTOM/PSDB.

  12. O Vampiro de Curitiba

    Convenhamos: A criatividade das esquerdas é surpreendente. Enquanto alguns de nós se contentam em roubar livros de velhinhas (Que coisa feia, Carlos!), a companheirada tá passando a mão grande em bilhões. Isso que era “Socialismo” ? Sinceramente? Prefiro o bom e velho Capitalismo!

  13. O Vampiro de Curitiba

    Incrível como age a mente de um petista. Até ontem, Denise Abreu era uma verdadeira heroína do Governo Lula. Hoje, os próprios companheiros tentam desqualificá-la. Não, dessa vez não dá pra dizer que as denúncias são coisa da CIA, do Bush ou da Veja. Aliás, se vocês acompanharem todos (eu disse todos!) os escândalos do governo Lula, perceberão que em todos eles a oposição não teve nada a ver. Todas (repito) as denúncias envolvendo todos os trambiques dos petralhas foram feitas por próprios companheiros. Só para lembrar do mais recente: Quem foi que vazou o dossiê com gastos do Governo FHC? Oras, um servidor da Casa Civil. Indicado por quem? Por ele, José Dirceu. E aí, Zé ruela, ops!, Zé Dirceu? Vai continuar com essa cara de paisagem ou vai nos explicar o porquê de tanta traição entre companheiros?

  14. O Vampiro de Curitiba

    Será que a Dra. Paloma atende também alguns petistas? Isto explicaria a sua ausência. Tem muita gente do governo da Banânia que está em crise existencial. Ninguém sabe o que acontece com a cabeça dos companheiros. Agora a tal de Denise Abreu. Sim, os petralhas querem demonizá-la porque ela abriu a boca e contou detalhes de uma operação bilionária envolvendo a ministra Dilma, candidata de Lula para sucedê-lo em 2010. Só tem um probleminha: Denise é petralha desde sempre e foi indicada por Zé Dirceu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s