o assunto continua! E tem que continuar!

de Claudia Terra
Em resposta a André Luis Patricio:
Estou, pensando sobre aquilo que vc escreveu a sei lá….dois dias Mais que hum século de desvantagem…aí está o começo de tudo. Os negros, mesmo em um momento de dor.."cantam"..seus lamentos, quase que como um flamenco..e destes lamentos saem canções "DIVINAS", como as de Ali Farka Touré, ou qualquer outros blues do deserto africano. Parece que aqui (Brasil), falar de racismo, é quase sempre falar …e falar….e falar …sempre ..sempre das mesmas coisas, das mesmas situações, formando um circulo vicioso, que é passado de geração, em geração,acabando sempre em um mesmo resultado, ou seja….nenhum.. Para se falar em racismo, é preciso ir muito além de cotas e de manifestações cansantivas, querendo, algo a força, ou no berro…é preciso ter conhecimento, cultura, e muita generosidade, é preciso estar despido de qualquer ressentimento,de pré-conceito.Não basta mais, falar de histórias, injustiças, de sistema, de governo…é preciso atitude. É verdade que no Brasil, os negros estão em desvantagem em muitos aspectos, são 120 anos a menos em comparação aos brancos, em um país que ninguem é totalmente branco ou totalmente negro…por sermos totalmente brasileiros,mas é assim…é preciso cessar tanta revolta, é preciso menos fala e mais ação, seja ela coletiva, ou seja ela individual.Agora, ficar neste falso desculpismo de que negros, não tem oportunidades..ora fazendo isto, estaremos negando, todos os esforços dos nossos antepassados,e de grandes nomes de lideres negros,que deram sua vida, anonimos que foram assassinados, para que hoje….eu , voce e qualquer outro negro, possa andar livremente na rua, possa caminhar com outras raças.Sei que temos diretos que nos foram negados, mas sei também que temos deveres que nós mesmos negamos.Toda situação tem dois lados, toda moeda tem duas faces. Visite a história, lá encontrará NEGROS, que viviam em situações extremamente precárias, e se tornaram Sembène Ousmane (cineasta) Aimé Césaire (Luta contra o racismo pela poesia) Cruz e Sousa(poeta 1895) existem inumeros casos.Oque os definiram foram cotas?….foram oportunidades?..foi o blá blá blá do racismo?não!…encontram simplismente uma forma diferente e brilhante de se expressar.
Claudia Terra

[fabio] [são paulo]
Gérald Thômas…!..O único que te CRITICOU POR TER ASSINADO ESSE FAMIGERADO "manifésto" contra as CÓTAS, FUI EU, concórda??!!!..DESDE O COMEÇO DEFENDI AS CÓTAS E dei meu TESTEMUNHO DO QUE É FEITO COM OS NEGROS, EM SÃO PAULO,ok?!Depois apareceu o tal KRIOULLO, que é o PAULO, CÉRTO!…GRAAAAAAAÇAS A DEUS, QUE ELE APARECEU!POis o PAULO, ESTÁ DANDO UM BAÃÃÃÃNHO EM TODO MUNDO AQUI..!..esse POVO que fica VENDENDO PEIXE PÔDRE..!entrando nesse FALSO DEBATE que éssa PÔRRA DE MÍDIA BRANCA, fica jogando no AR..!Sempre fazendo matérias LEVANDO PARA O LADO de que as CÓTAS É O "VERDADEIRO" racismo. Aí, vem a "vampi" dando esses "exemplos" sobre loira burra..!(..ai GEÔVÁ…ME AJUDE.)! vou fazer uma música sobre a "vampi" BUURRA..!Como você "vampi", tem a capacidade de falar tããããañta ,MÉRDA DESSE JEITO, MEU!!!

[O Vampiro de Curitiba]
É, a "Princesa Isabel", ou melhor, a "Escrava Isaura" do blog se enrolou toda, coitada. Isaur, ops!, quero dizer, Fábio, veja no post abaixo a terceira pessoa que aparece de cima para baixo sendo homenageada por contribuir com a igualadade racial. JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES. Este é aquele a quem você se referiu como "macaco de toga".

[Ana]
Me arrependi de palpitar sobre o assunto das cotas. Pq. só se faz as coisas pra inglês ver. Pra quê gastar dinheiro com medalha pra premiar algo que é obrigação? Ou, no mínimo, deveria ser natural. A questão da igualdade racial. Parece que a desigualade só existe para que em dado momento existam pessoas que lutem pela igualdade. Para acabarem levando medalhas pra casa. Já imagino uma estante com porta de vidro. Haja medalha. Nisso, quem fabrica medalhas faturou. Quem desenhou as medalhas, faturou. O cara que vai de quem desenhou até quem fabrica, faturou. O vice-presidente e o presidente do conselho de heráldica, faturaram. E os negros? Até agora nada. Vamos mudar de assunto? Acho que é nisso que eles nos pegam. A gente insiste, insiste, e acaba se distraindo. Não dá, não dá… Fazer o quê? Vamos para o próximo? Problema. Até o dia em que eles ficarem tontos com tantos pedidos, como o personagem do Jim Carrey em "Todo Poderoso", um besteirol sem tamanho. E uma vez tontos, CAIAM.

Vamp!
[O Vampiro de Curitiba]
Que tal falarmos então do Governo Lula? O que vocês acham dessa nova classe que assumiu o poder aqui na Banânia? Os burgueses do capital alheio? Por que eles precisam separar negros de brancos? Pequenos produtores rurais de fazendeiros? Mulheres de homens? Porque é assim que eles agem! Dividem a sociedade para enfraquecê-la. Assim como Chaves dividiu a Venezuela. Assim com Evo Morales dividiu a Bolívia. Esses vermes precisam de vítimas, de fracos, de oprimidos para chamarem de seus. Inventam minorias para dizer-lhes que as apoiam. "Olhem, vocês são coitadinhos, são vítimas desse sistema cruel capitalista, mas nós vamos lhes proteger! Votem em nós! Nós somos como vocês!" O problema é que as "minorias" acordaram e estão dizendo: "Deixem de conversa fiada! Parem de roubar e invistam em educação básica para todos! Não queremos cotas, não queremos bolsa-esmola, queremos educação de qualidade para todos os brasileiros! Vão trabalhar, cambada de vagabundos!"[O Vampiro de Curitiba]
É, a "Princesa Isabel", ou melhor, a "Escrava Isaura" do blog se enrolou toda, coitada. Isaur, ops!, quero dizer, Fábio, veja no post abaixo a terceira pessoa que aparece de cima para baixo sendo homenageada por contribuir com a igualadade racial. JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES. Este é aquele a quem você se referiu como "macaco de toga".

[Sandra]
Paulão, minha família não ganhou terras não!!! Ganhou malária (meus avós) e problemas respiratórios por trabalhar em indústria química desde criança, 12 horas por dia (minha mãe). Vou repetir-lhe as palavras que ouvi do meu pai: "Você quer que tudo se resolva amanhã! Você pode conseguir o que quiser se batalhar, mas leva tempo!" Ele era sábio. Não pode estudar, mas os filhos e os irmãos menores puderam. E eu espero que minha filha vá um pouco além do que eu fui. Leva tempo. Às vezes, leva mais de uma geração, mas o caminho é mais sólido. Atropelar um processo que já estava ocorrendo pode revertê-lo, em vez de acelerá-lo.

VAMOS AGUARDAR OS PROXIMOS ACONTECIMENTOS!
LOVE
GT

FABIO: O VAMP NAO EH ARBITRO MAS EH VALIOSISSIMO CONTRIBUIDOR. SE NAO FOSSE, VC NAO ESTARIA DEBATENDO COM ELE.

[Vampiro de Curitiba]
Gerald, muito obrigado pelo "valiosíssimo". Fábio, fazer o quê? Eu sou assim, valiosíssimo! Esse sou eu!

Fabio (SP)
cara, Claudia Terra..!..Sugiro que você LEIA, OS TEXTOS POSTADOS AQUI, pelo PAULO (ou KRIOULLO).Desde o COMEÇO DESSA DISCUSSÃO. Você terá que ir lá embaixo para pegar os PRIMEIROS TEXTOS DELE,OK?!..é uma AULA PRÁTICA, sobre a realidade NEGRA em nósso amado MAS injusto PAÍS.
fabio

Carlos(US)
Considero as cotas uma medida temporária e espero que seja. Se a sociedade não debater e contestar o ORÇAMENTO e o quanto dele vai pra educação ano após ano, então a conversa é superficial. Pobre e rico, branco ou preto devem ter as mesmas chances de acesso à EDUCAÇÃO e uma educação de qualidade. Infelizmente isso é visto como mero "discurso". As gerações renovam-se a cada 10 anos. As cotas são um mero sistema emergencial que não resolve nada a longo prazo. Se mudanças de base são feitas agora, em 10 anos cria-se uma geração de brasileiros diferente e mais preparada. As classes dominantes não querem isso, no entanto. O que ocorre hoje é a "compra($$$) da condição de "melhores". As universidades públicas paulistas são a prova disso. PERGUNTAS: quais os dados de investimento na Educação do atual governo em comparação ao governo anterior? Alguém sabe?? Mande o link, por favor. À propósito, as cotas deveriam valer pros índios ou eles são irrelevantes no assunto como sempre??
Carlos
ADENDO: não vamos avacalhar as coisas novamente, sugerindo que governos de esquerda criam a historinha das minorias para dividir a sociedade e enfraquecê-la. Parece que enquanto a direita tem as rédeas e o chicote, então não há problema algum em dividir a sociedade, desde que os pobres fiquem ali, sob o sapato das classes dominantes. Quando alguém tenta modificar esse quadro é acusado de divisionismo?? E o Brasil não é a Bolívia nem a Venezuela. Comparar Chavez com Lula é totalmente fantasioso e inverídico, mesmo porque o empresariado brasileiro, assim como todo sistema financeiro parecem estar felicíssimos com Lula. Nunca os bancos faturaram tanto. AGORA (e nos próximos anos) é a hora de ver a verdadeira cara do Brasil. A grana está entrando e vai entrar ainda mais. Agora é a hora de definir as opções do país, se tem alguma coisa a ver com uma sociedade mais justa, ou se é pra chutar o balde e cada um por si. Os governos, sejam quais forem, serão fundamentais nessa decisão.
Carlos

5 Comments

Filed under Sem categoria

5 responses to “o assunto continua! E tem que continuar!

  1. fabio] [são paulo

    Sabe,o…. ODÉTE róitman….!
    ,mais conhecida como “vampi”..!
    Na próxima encadernação, TU VAI NASCÊ, NEGUÍNHA..!pá tu vê como é
    bom!..aí tu vai escrevê várias “téses”, sobre liberalismo,capitalismo,
    globalismo, americanismos,republicanismos e por aí vai…..!claro, isso só depois que ACABá A FAXINA..!né.
    ai com todo “ESFORÇO”, você será a doméstica que se tornou administradora de empresas..ou ..um PUL de empresas..!..aí você escréve um livro…tipos…..assim…:.”de ODÉTE lara…A ODÉTE róitman..”!
    e uma fóto tua na capa da “veja”
    com o troféu..” personalidade do ANO”!

  2. Carlos] [US

    ADENDO: não vamos avacalhar as coisas novamente, sugerindo que governos de esquerda criam a historinha das minorias para dividir a sociedade e enfraquecê-la. Parece que enquanto a direita tem as rédeas e o chicote, então não há problema algum em dividir a sociedade, desde que os pobres fiquem ali, sob o sapato das classes dominantes. Quando alguém tenta modificar esse quadro é acusado de divisionismo?? E o Brasil não é a Bolívia nem a Venezuela. Comparar Chavez com Lula é totalmente fantasioso e inverídico, mesmo porque o empresariado brasileiro, assim como todo sistema financeiro parecem estar felicíssimos com Lula. Nunca os bancos faturaram tanto. AGORA (e nos próximos anos) é a hora de ver a verdadeira cara do Brasil. A grana está entrando e vai entrar ainda mais. Agora é a hora de definir as opções do país, se tem alguma coisa a ver com uma sociedade mais justa, ou se é pra chutar o balde e cada um por si. Os governos, sejam quais forem, serão fundamentais nessa decisão.

  3. Carlos] [US

    Considero as cotas uma medida temporária e espero que seja. Se a sociedade não debater e contestar o ORÇAMENTO e o quanto dele vai pra educação ano após ano, então a conversa é superficial. Pobre e rico, branco ou preto devem ter as mesmas chances de acesso à EDUCAÇÃO e uma educação de qualidade. Infelizmente isso é visto como mero “discurso”. As gerações renovam-se a cada 10 anos. As cotas são um mero sistema emergencial que não resolve nada a longo prazo. Se mudanças de base são feitas agora, em 10 anos cria-se uma geração de brasileiros diferente e mais preparada. As classes dominantes não querem isso, no entanto. O que ocorre hoje é a “compra($$$) da condição de “melhores”. As universidades públicas paulistas são a prova disso. PERGUNTAS: quais os dados de investimento na Educação do atual governo em comparação ao governo anterior? Alguém sabe?? Mande o link, por favor. À propósito, as cotas deveriam valer pros índios ou eles são irrelevantes no assunto como sempre??

  4. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, muito obrigado pelo “valiosíssimo”. Fábio, fazer o quê? Eu sou assim, valiosíssimo! Esse sou eu!

  5. fabio] [são paulo

    cara, Claudia Terra..!..Sugiro que você LEIA, OS TEXTOS POSTADOS AQUI, pelo PAULO (ou KRIOULLO).Desde o COMEÇO DESSA DISCUSSÃO. Você terá que ir lá embaixo para pegar os PRIMEIROS TEXTOS DELE,OK?!..é uma AULA PRÁTICA, sobre a realidade NEGRA em nósso amado MAS injusto PAÍS.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s