Entrega do documento dos 113 signatários ao Presidente do STF, Gilmar Mendes

Os comentários sobre o vídeo serão publicados no bloco abaixo por questões técnicas.

Link da matéria: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM822172-7823-GRUPO+ENVIA+MANIFESTO+ANTICOTAS+NAS+UNIVERSIDADES+AO+STF,00.html

16 Comments

Filed under Sem categoria

16 responses to “Entrega do documento dos 113 signatários ao Presidente do STF, Gilmar Mendes

  1. Ana

    Gilda, vc não está sendo demagoga: a educação tem mesmo que começar sendo boa nas bases. Já sobre universidade ser para quem quer e pode, se esse “poder” tiver a ver com o financeiro, tá na hora de mudar. Tem muita gente querendo estudar de verdade, por paixão a um ofício que escolheu, mas sem chances financeiras. Qto. aos colégios particulares: concordo. Meu filho saiu de um particular (ano passado) para um do estado (esse ano), e o ensino tem se mostrado melhor. O lance é criar possibilidades para alunos sem condições financeiras poderem estudar em universidade federais e estaduais, pq. a ProUni só paga metade das bolsas em faculdades particulares. Aí, fica desigual, pq., repito, é sempre o filhindo de papai que cursa Usp. Sacanagem.

  2. GILDA] [RIO

    EM TEMPO:saí escrevendo sem assistir ao video,de qquer forma o verei amanhã para poder postar algo sobre ele se necessário, mas amanhã, pois hoje já estou no prego!
    beijos

  3. GILDA] [RIO

    Jantei!Teria muito a escrever, mas estou cansada e c/a Kbeça latejando.Voltando ao Sistenma de cotas:sou contra devido, principalmente ao ponto de corte.Darei um exemplo:Um cotista p/entrar na universidade basta obter grau 3,0 no vestibular.Já um não cotista,precisa de 7,0.Com isso,estamos nivelando por baixo e discriminando os não cotistas(literalmente dois pesos e duas medidas)qual o resultado disso?O não cotista, q fez as mesmas provas e teve média 3 é APROVADO,já o não cotista q tirou 6,9 é REPROVADO.ISSO É JUSTO? Não.O conhecimento e a formação academica são os parametros usados p/avaliar um candidato,para ingressar numa Universidade,e deve entrar quem for mais capaz.Quem garante q akele canditato não cotista q tirou 6,9 e foi reprovado,é rico?E mesmo q tenha estudado numa escola particular,foi lá no fim do mundo,sem profs qualificados,etc.Mas teve garra,marra, estudou sozinho,batalhou mto e conseguiu tirar 6,9 foi REPROVADO. Tente ano que vem…
    É JUSTO?
    TÔ MORTA,VOLTO AMANHÃ!

  4. Sandra

    Zeca, os 113 falam pela lei, e por parte significativa do nosso povo.

  5. Sandra

    Quando alguém precisa de uma cirurgia cardiaca, preocupa-se em dar emprego a um médico, pois ele é um pai de família, ou quer saber se o tal médico é um bom cirurgião? A função da universidade não é fazer um grupo melhorar seu salário, mas formar cientistas e profissionais competentes.

  6. GILDA] [RIO

    Ainda antes do jantar.
    E a classe média? Eu não teria condições de colocar 2 filhos em escola particular e ainda curso de linguas.A minha caçula(16 anos)fez ingles,mas Frances e Alemao,aprendeu sozinha,na web,por livros em sebo, conversando com gringo e hoje faz traduções de músicas e legenda curtas e documentário e ganha a sua graninha pra bancar sua esgrima e o Jazz.E apesar de estar fazendo vestibular,não faz cursinho não,estuda no mesmo colégio particular q sempre estudou e optei por ele por ser perto de casa,ter um ensino razoável e dar bolsas aos filhos de porteiros,pequenos comerciantes da redondeza e c/ isso ela sempre lidou c/pessoas de todas as classes sociais,pois a vida é assim. Lá pelos 11 anos,era fim de semana em Angra e outro num sala e quarto c/bolo e coca-cola no niver do amigo. Trabalho pacas,sou classe média,e não temos acesso a Centros comunitarios p/aprender musica,dança,etc.Ao longo da história,a classe média foi sempre a + prejuducada,mas agora está IGNORADA.

  7. Sandra

    Se as universidades públicas deixarem de selecionar alunos por mérito, esses alunos irão para as universidades particulares, e valorizarão esses cursos. As universidades particulares virarão sonhos de consumo inacessíveis, como são hoje os colégios particulares, e as universidades públicas terão o status que tem hoje os colégios públicos. Quem já viu solução rápida resolver alguma coisa?

  8. GILDA] [RIO

    Só para não deixar no ar, queria saber quem vcs chamam de elite? E AONDE FICA A CLASSE MÉDIA NISSO TUDO?
    Agora sim, vou jantar e volto ASAP.
    beijos

  9. GILDA] [RIO

    .CONT>é voz corrente q o Brasil (e o brasileiro) é imediatista,só pensa a curto prazo,e o sistema de cotas é uma prova viva disso.O q são 10 anos na vida de um pais?NADA!Aida mais qdo a questão é formação acadêmica de seu povo. Vamos cobrar q as escolas publicas sejam boas, nem que num primeiro momento os prfs q estão na ativa sejam reciclados,e comecem a formar a primeira geração de alunos bem formados e informados (educados),com já tivemos tempos atrás.Mas temos q gritar,exigir q a qualidade comece da base. daqui 10 anos teremos brasileiros pobres e ricos, negors, mulatos,indios, etc,bem formados e em condição de disputar uma vaga na Universidade,cursa-la bem e depois competir no mercado de trabalho. O desemprego está enorme e a maioria de canudo debaixo do braço, bachareis, formados aos trancos e barrancos,q fez engenharia mas é mestre de obras,outro q fez economia e é garçon,pois tem q sobreviver e o mercado de trabalho é cruel,realista e ker os melhores.Vou jantar mas volto!bj

  10. Gilda] [RIO

    Mau,Ana,Zeca,etc.Concordo com alguns pontos de vcs e discordo de VÁRIOS.De cara,acho q a universidade não é p/quem quer mas p/quem QUER E PODE,quem tem condições de se formar e depois arranjar um emprego. E sem essa de colégio particular(estão umas drogas,tenhos filhos e vejo isso),o Pedro II e as escolas técnicas dão banho em qquer colégio particular.Falo isso pois,meus melhores alunos na Universidade são,na maioria,provenientes de lá. Posso parecer demaoga com q vou falar,mas temos que começar pela base,pela alfabetização, EF e EM, demora mais um pouco mais,mas estaremos fazendo a coisa certa.Só q é mais simples fazer sistema de cotas na universidade do que EXIGIR BONS PROFS p/o ensino fundamental e médio,até porque a formação deles as vezes tb é péssima. E acho q a causa da má formação deles se deve a terem tido uma formação bpasica ruim, fizeram uma universidade aos trancos e barrancos,conseguiram o diploma e estão por aí formando nossas crianças e adolescentes. È VOZ CONT>

  11. Mau

    A universidade não é pra quem é melhor – é pra quem tem interesse e vontade. E nem sempre os melhores sao os ricos – sem citar exemplos historicos ou atuais. Mas a vida não é justa, não há logica em nada, muito menos coerencia. Hoje as universidades estao repletas de pessoas que buscam as riquezas na mediocridade, tirando lugar e sufocando aqueles que tem vontade e interesse. Hoje o dia foi de CÃO. Quer dizer, do diabo, porque CÃO é uma coisa otima – anima minha vida – ja falei que adoro minha pastora alemã – HANNA, linda 😉

  12. Ana

    Zeca, eu entendo o que você coloca, mas você concorda que isso soa muito antigo, para quem já está com o pé no terceiro milênio? Quer dizer, a gente tem que – a partir do momento em que concorda com um absurdo desses – ensinar o povo a respeitar o povo? Os gays, as prostitutas (tão avacalhadas pela hipocrisia do ser humano), os negros, todas as minorias, que acabam se fechando em guetos só existem porque meia dúzia que detém a mídia, o poder, a economia em mãos massificam pensamentos que corroboram para que isso aconteça. Não há educação igualitária. Eu conheço professora primária que chama crianças negras de “pretinho”. Que dá notas no final do ano conforme a cor e a beleza da criança. Vc acha que esses profisssionais estão preparados para exercerem os seus ofícios? As elites tem que entender e aceitar que elas só existem, graças à servidão do que elas chamam de minorias. Essa elite, feita dos “melhores” não mostra nada de melhor. Infelizmente.

  13. Zeca

    Oi, Ana, e antes, obrigado pela educacao. Pensei que eu fosse ser metralhado! Eu concordo com tudo o que vc disse, mas ainda assim acho as cotas positivas.
    Sei que tudo hj é mercado e o capital penetrou tao fundo na vida das pessoas que a propria vida virou capital. So que essas cotas sao como as construcoes de muros. Quanto mais cotas e muros melhor. É so assim que a resistencia continua existindo. É como o casamento gay. Pq os gays, que tanto lutaram e lutam pela diversidade querem se igualar ao que é igual, ou seja, ao matrimonio, familia, lar, etc. É preciso de cotas, de muros, de casamento gay. Infelizmente é so assim que os racistas, os retrogrados, as elites, esses escrotos todos se dao conta de que os negros, os gays, as minorias existem!!! Estou no sufoco agora, escrevo mais depois. Abs!

  14. Ana

    Zeca, as cotas não equilibram; desfavorecem. Se vc tem uma porcentagem x para negros em universidades, você está desprezando o restante deles, em favor, apenas, de uma aparente igualdade representadas por cotas, e assegurando o restante apenas para os brancos. Isso é como economia: engana bem, mas se for ver de onde os juros vêm, se verá que não é onde a gente pensa, compreende? Façamos a prova dos 9. Se no Brasil, a maioria não é 100% branca, nem 100% negra, pra quê cotas? Se é para existir algum tipo de diferenciação, que se priorize o ingresso em universidades federais e estaduais para pessoas de baixa renda. Nunca teremos um estado igualitário, enquanto o pobre não puder estudar de forma decente, e o rico sempre tiver à mão os melhores cursos. Se é pra continuar assim, assumamos então que o estado não é igualitário em relação ao seu povo, como consta na constituição.

  15. Zeca] [Montreal

    Sou a favor das cotas… infelizmente. Digo infelizmente porque todos sabem muito bem que o racismo vai continuar existindo sempre (ou nao sabem?). Com ou sem cotas. Negro, indio, gay, mulher, enfim, todas as minorias sofrem literalmente na pele com o preconceito. É rizivel esse papo no Brasil, ja que la nenhum branco é 100% branco e nenhum preto é 100% preto. Faltam oportunidades, falta aceitacao (?), falta tudo. As cotas, apesar de tudo, dao uma equilibrada no sistema. Esse berro dos negros deve ecoar longe e fazer mal (aos ainda muitos racistas e elitistas brasileiros). É por isso mesmo que as tais das cotas sao importantes. E desculpem, mas 113 nao podem e nao devem falar em nome de milhoes de negros e mesticos e caboclos brasileiros!!!

  16. Contrera

    taí, fiquei emocionado. sei lá.
    contrera

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s