Na Ilustrada de hoje

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO: ARTISTA CHRISTO CANCELA VINDA AO BRASIL

O Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem 2008 anunciou anteontem que os artistas Christo e Jeanne-Claude, com apresentação marcada para 28 de abril em Porto Alegre e 29 em Salvador, cancelaram a vinda ao evento. A dupla rompeu o contrato firmado em novembro. Um substituto das artes deve ser divulgado em breve. Pedro Juan Gutiérrez, que falaria no dia 12 de maio, com Fabrício Carpinejar, fez uma cirurgia de emergência; esse debate foi transferido para o dia 13 de outubro. No lugar, no dia 12/5, o diretor espanhol Fernando Arrabal discute com o diretor Gerald Thomas.


do Tales
A referência a Christo não é casual, não é mesmo, Gerald? Eu lembro que li uma coletânea de textos do crítico Marcelo Coelho, no qual ele conta que só os iniciados entenderiam a alusão sutil que você fez a uma peça montada em 1990. Não lembro qual porque não cheguei a assistir.
Tales

Do GT: Tales, era M.O.R.T.E. (Movimentos Obsessivos e Redundantes pra Tanta Estetica) – um Hamlet Haroldo de Campeano debaixo da Pont Neuf . Era sobre um artista-escultor que nao conseguia mais (conseguir ou nao conseguir, eis a ….) E estava tudo "embrulhado" palco, homenagem a esse Christo.

VAMP TEM RAZAO!!!!
Olhem aqui: Se ninguém der sugestões para a "Frase da Semana", eu mesmo vou escolher. Depois não adianta ficar reclamando.
O Vampiro de Curitiba

la frase
Gerald, o Vamp sempre tem razão! Bom, atendendo a pedidos, vem aí a "Frase da Semana". Alguém tem algum palpite sobre quem será o felizardo dessa semana? Ninguém arrisca um palpite? O eleito da semana é, vejam vocês, "O Vampiro de Curitiba". Isso mesmo: Eu próprio! E tem mais: Extraordinariamente, essa semana não teremos uma frase, mas sim um comentário. Isso por que (claro que é separado) alguns tentaram tirar uma frase de seu contexto, fazendo gracinhas com o sentido figurado do termo "morta". Quem não gostar muito da frase, se isso servir de consolo, saiba que a segunda, terceira, quarta e quinta opções de frases também eram todas de minha autoria. No comentário acima, saboreiem toda a sutileza e frescor da "Frase da Semana".
O Vampiro de Curitiba

Fabio fabio
om, "Vamp"..se até você concordou comigo da sua "PÉLORA", a frase da SEMANA TEM QUE SER ….ÉLA NÉ!…. TODO MUNDO CONCÓRDA??????????????? "…A sedução da FÊMEA MÓRTA.."Já falei pro Gérald achar um "GANCHO" na péça dele, ou na próxima…sei lá, pra por isso, pois tá MUITO ENGRAÇADO!!! Gérald, sabe o GANSO que vai virá PÁTÊ..??Na tua péça…?Não tem como você inserír um "balézinho" dele com a música a "mórte do cisney" ou é " o LAGO DO CINEY"…não lembro…!!é do russo né..!em vólta de uma GALINHA PRETA, mórta numa MACUMBA????Aí quando o GANSO SE TÓCA QUE A GALINHA TÁ MÓRTA…ele entra em PARAFUSO e se suicída na MÁQUINA DE PATÊ..!cara, acho que seria MUITO LEGAL, desculpe minha PRETENÇÃO, e também seria uma homenagem ao VAMPI.(vampi, não vem com ÉSSA DE POR O TEXTO TODO NÃO, HEIN. SÊ VAI ESTRAGAR A FÉSTA!) fabio

Advertisements

13 Comments

Filed under Sem categoria

13 responses to “Na Ilustrada de hoje

  1. Alexandre Vargas] [Porto Alegre

    Oi Gerald,
    é o Alexandre Vargas. podemos nos ver em Porto Alegre? Desenvolvo um trabalho com um grupo de atores no SESC de Porto Alegre. No ano passado o Luiz Damasceno esteve aqui. Podemos marcar alguma coisa? Um encontro? Quer ministrar uma oficina, Workshop? Posso fazer a ponte com o SESC…bem gostaria de conhece-lo.
    Com admiração
    Alexandre Vargas

  2. Sandra

    Fábio, meu voto é para dividirmos o prêmio Frase da Semana, que virou, nessa sexta, Comentário da Semana, entre o comentário do Vamp e esse seu!!!!

  3. fabio] [são paulo

    Bom, “Vamp”..se até você concordou comigo da sua “PÉLORA”, a frase da SEMANA TEM QUE SER ….ÉLA NÉ!….
    TODO MUNDO CONCÓRDA???????????????
    “…A sedução da FÊMEA MÓRTA..”Já falei pro Gérald achar um “GANCHO” na péça dele, ou na próxima…sei lá, pra por isso, pois tá MUITO ENGRAÇADO!!!
    Gérald, sabe o GANSO que vai virá PÁTÊ..??Na tua péça…?Não tem como você inserír um “balézinho” dele com a música a “mórte do cisney” ou é ” o LAGO DO CINEY”…não lembro…!!é do russo né..!em vólta de uma GALINHA PRETA, mórta numa MACUMBA????Aí quando o GANSO SE TÓCA QUE A GALINHA TÁ MÓRTA…ele entra em PARAFUSO e se suicída na MÁQUINA DE PATÊ..!cara, acho que seria MUITO LEGAL, desculpe minha PRETENÇÃO, e também seria uma homenagem ao VAMPI.(vampi, não vem com ÉSSA DE POR O TEXTO TODO NÃO, HEIN. SÊ VAI ESTRAGAR A FÉSTA!)

  4. Valéria] [Rio

    É, Vamp, então embrulha pra presente a dica e deixa no armário, né? Mas a sua tb valeu, taí. É, percebi q devia ser antiga este entrevista vetada,falava em mensalão etc, mas é bacana de ver a energia do Vereza; ele já disse q aki não dá pra ter talento e pensamento, só talento pra… É, e a arte de embrulhar pensamento, percepção, opinião continua.
    Olha, Vamp, um dia ainda me invoco e ixprico béim ixpricadim, de A a Z, qdo é q tem q ser porque junto, separado, com acento ou não, e por quê! Ai ai ai…
    Inté.

  5. O Vampiro de Curitiba

    Valéria, como vc já deve ter visto, dessa vez não foi nem o Contrera nem a Sandra, he, he.. Pensando bem, essa coisa de “femea morta” ficou engraçada mesmo, o Fábio tem razão, he, he, he… Essa treta do Carlos Vereza é bem antiga. A não ser que seja uma nova, também não assisto mais ao Jô. Sei que uns tempos atrás o Vereza desceu o cacete no Lula, uma parte da entrevista não foi ao ar e tal… Na época o episódio foi muito comentado. Deve ser a mesma, acho.

  6. Valéria] [Rio

    G,só agora caiu a ficha q vc já tinha falado sobre o Christo aqui, o embrulhador de pontes e monumentos… Caramba, há tanta gente no mundo q nem sonho ainda em conhecer, tento olhar e conversar com alguns mas às vezes dá uma tristeza ver qtos vou deixar pra trás ou pra frente, mas tb só acumular informação ñ adianta, então continuo devagar e sempre. Teria sido bom tb um encontro seu com ele.
    VAMP, lembrei do Contrera: “extremos estão em nós – e creio q seja por isso q você sempre vem e volta, e volta e vai e volta. porque você gosta mesmo dos extremos. e q maior extremo esse do samba, q transforma em lirismo aquilo q sinceramente não dá para agüentar?” Mas pensei q vc já tinha escolhido a da Sandra: “O Gerald não escreve, sangra”.
    Recebi email com entrevista do Carlos Vereza, a q foi vetada no programa do Jô. Vcs viram? mas ñ sei se soltaram sometne agora, e ñ vejo este programa então ñ sei, só sei q ele cai de pau no governo e no Lula… e foi vetado, é o q dizem. Bom de ver.

  7. O Vampiro de Curitiba

    Gerald Thomas mete o dedo numa ferida na qual nem sempre estamos dispostos a mexer: Estará todo crítico literário capacitado a julgar uma obra de arte? Não questiono a capacidade “literária”, nem me refiro a esse caso específico. Mas quando Gerald coloca: “estamos num terreno coalhado de emoções delicadas e palavras escolhidas e situações deliberadas.”, ele está mostrando que nem todos estão capacitados a perceber e sentir certas emoções tão delicadas. As vezes, é como mostrar uma linda rosa vermelha a um cego, ou tentar seduzir uma fêmea quando ela já está morta. Tempo perdido! Daí a superficialidade com que muitos críticos tratam seus criticados. Gerald Thomas não foi superficial nessa crítica à crítica. Foi profundo. Profundo como Contardo em seu livro. E eu? Eu sou o crítico do crítico do crítico, he, he…

  8. O Vampiro de Curitiba

    Gerald, o Vamp sempre tem razão! Bom, atendendo a pedidos, vem aí a “Frase da Semana”. Alguém tem algum palpite sobre quem será o felizardo dessa semana? Ninguém arrisca um palpite? O eleito da semana é, vejam vocês, “O Vampiro de Curitiba”. Isso mesmo: Eu próprio! E tem mais: Extraordinariamente, essa semana não teremos uma frase, mas sim um comentário. Isso por que (claro que é separado) alguns tentaram tirar uma frase de seu contexto, fazendo gracinhas com o sentido figurado do termo “morta”. Quem não gostar muito da frase, se isso servir de consolo, saiba que a segunda, terceira, quarta e quinta opções de frases também eram todas de minha autoria. No comentário acima, saboreiem toda a sutileza e frescor da “Frase da Semana”.

  9. O Vampiro de Curitiba

    Olhem aqui: Se ninguém der sugestões para a “Frase da Semana”, eu mesmo vou escolher. Depois não adianta ficar reclamando.

  10. Valéria] [Rio

    O porto vai ficar inda mais alegre

  11. Tales

    A referência a Christo não é casual, não é mesmo, Gerald? Eu lembro que li uma coletânea de textos do crítico Marcelo Coelho, no qual ele conta que só os iniciados entenderiam a alusão sutil que você fez a uma peça montada em 1990. Não lembro qual porque não cheguei a assistir.

  12. O Vampiro de Curitiba

    Que dia da semana é hoje mesmo? Sexta-feira? Isso lembra o quê? Hummm… vou ver se vocês merecem…

  13. O Vampiro de Curitiba

    Então tá combinado: Dia 12 de Maio tem Gerald Thomas em Porto Alegre. Não deu para ser em Ipatinga, Lilian. Fazer o quê, né?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s