artigo de Zeca Palaghano (Montreal)

Mohammed Bakri, ator e cineasta palestino é processado pelos israelenses por mostrar em seu filme JENIN, JENIN a destruidora e assassina operacao "REMPART" do exercito israelense em Jenin (cidade ao norte da Cisjordania) em abril de 2002. Depois da operacao, um soldado israelense foi condecorado e declarou a satisfacao que sentiu ao "transformar todo um quarteirao em um campo de futebol".
Apos a projecao do filme em Tel-Aviv e em Jerulasem, 5 soldados deram queixa contra Bakri por difamacao, reclamando que o filme apresenta esse ataque como "uma longa sucessao de crimes e de guerras e de sevícias". Mas nao é isso mesmo? Por que os israelenses ficam histericos quando o assunto é "ocupacao"?
Mohammed Bakri continua com esse processo nas costas e nao consegue trabalho em Israel, apesar de ser um dos unicos, senao o unico ator palestino a ser reconhecido como arabe israelense. A comunidade artistica israelense nao fez nada, absolutamente nada para ajuda-lo. Um dos raros apoiadores de Bakri é Alon Garbouz, diretor da Cinemateca de Tel-Aviv, que exibe regularmente o documentario.
A Corte Suprema de Israel insiste em chamar o filme de "propaganda mentirosa".NEM OS JUDEUS NEM OS ARABES FAZEM NADA EM FAVOR DE MAHAMMED BAKRI.
Pra quem nao conhece, Bakri pode ser visto em Hanna K, de Costa-Gavras (1983), Esther, de Amos Gitai (1985) e no recente Le Mas des Alouettes, dos irmaos Taviani.
E pra quem estiver interessado em assistir a JENIN, JENIN, o documentario está disponivel no google
videos.
Zeca Palaghano

comment
Olá, meu nome é Bruno, sou leitor do site do Esquema Novo, e estou enviando esta dica para que repasse aos outros leitores. Conheci, através de uma comunidade sobre cinema do orkut, o site www.moviemago.com, e o achei muito interessante. O site é como uma rede de relacionamento via Internet, com enfoque em cinema (como um "orkut cinematográfico"). O diferencial é que os usuários avaliam os filmes que já viram e recebem dicas de quais filmes ver. O site avalia seu gosto e indica boas opções. Além disso, há também a possibilidade de se comentar qualquer filme, de convidar amigos para participar e ver quanto o gosto de vocês é parecido. Sem falar que qualquer usuário pode postar notícias sobre a sétima arte, ver quais filmes estão no cinema e quais estão sendo lançados em dvd. Quanto mais o usuário for participativo, passará a figurar como destaque na home page do site, estando classificado como o que mais votou, mais comentou, mais indicou filmes, etc. Fica a dica p quem curte cine
Bruno

3 Comments

Filed under Sem categoria

3 responses to “artigo de Zeca Palaghano (Montreal)

  1. Contrera

    zeca: irei procurar o sujeito. obrigado contrera

  2. Zeca] [Montreal

    Bruno, assista ao filme do Bakri e divulgue-o!!! Como o Gerald disse, existe um MUNDO, mesmo que caindo aos pedaços. É por isso mesmo que devemos nos unir pra juntar os cacos que restam (e nao sao poucos!!!). Abs!

  3. Bruno] [Brasil

    Olá, meu nome é Bruno, sou leitor do site do Esquema Novo, e estou enviando esta dica para que repasse aos outros leitores.
    Conheci, através de uma comunidade sobre cinema do orkut, o site http://www.moviemago.com, e o achei muito interessante. O site é como uma rede de relacionamento via Internet, com enfoque em cinema (como um “orkut cinematográfico”). O diferencial é que os usuários avaliam os filmes que já viram e recebem dicas de quais filmes ver. O site avalia seu gosto e indica boas opções. Além disso, há também a possibilidade de se comentar qualquer filme, de convidar amigos para participar e ver quanto o gosto de vocês é parecido. Sem falar que qualquer usuário pode postar notícias sobre a sétima arte, ver quais filmes estão no cinema e quais estão sendo lançados em dvd.
    Quanto mais o usuário for participativo, passará a figurar como destaque na home page do site, estando classificado como o que mais votou, mais comentou, mais indicou filmes, etc.
    Fica a dica p quem curte cine

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s