do Blog do Tas – os caras de PAU

Quando jovenzinho, cansei de ouvir de jornalistas que admirava na época que eu fazia parte de uma "geração perdida". Porque cresci durante a ditadura, sem acesso à informação. Enquanto eles combatiam destemidos nas trincheiras desenhando cartuns, escrevendo artigos com duplo sentido, entrevistando a si mesmos e tomando porres em Ipanema.

Eis que agora, os velhinhos voltam à cena e, segundo o Estadão, cobram a conta do contribuinte. Ziraldo e Jaguar se juntaram a outros espertinhos como Carlos Heitor Cony, e vão tungar dos cofres públicos mais de R$ 1 milhão de reais cada um mais um salarinho mensal.

Sim, cada um a seu modo, teve uma postura crítica diante da cruel realidade brasileira na época, que aliás não mudou muito de lá para cá. Mas não fizeram isso por idealismo? Não fizeram isso porque era "a única coisa a ser feita naquela época"? Não fizeram isso porque eram legaizinhos e "prafrentex" como nos disseram através do Pasquim? Não é exatamente isso que se espera de pessoas honradas? Não é exatamente essa a postura de milhares, senão milhões de brasileiros que resistem a duras penas, à tremenda injustiça escancarada nas ruas pelos quatro cantos do país até hoje?

O que esses senhores recomendariam a cada brasileiro que hoje se sinta injustiçado por algo que aconteceu há 30 anos? Que contrate um bom advogado para tungar um milhãozinho dos cofres públicos? Quem diria que esses senhores, no final da vida, figuras que sempre posaram de boa gente, amantes do humanismo, combatentes das desigualdades, defensores dos bons costumes… fossem dar um aplique desse na gente? Depois de todo o blablablá de décadas, no ocaso de suas carreiras, coroarem o currículum vitae com a invenção da "Bolsa Ditadura"?! Que vergonha!

Tivemos que esperar esses anos todos para perceber, aos 45 do segundo tempo, que eles, esses velhinhos velhacos, são verdadeiramente, a geração perdida. Que este milhão arda no traseiro deles e o travesseiro não os deixe dormir em paz.

PS1: depois de escrever o post acima, li no blog da Cora Ronai, além de um comentário precioso dela sobre o imbrolio, que Jaguar e Ziraldo vão receber da Justiça, a seguinte bolada, respectivamente: R$1.027.383,29 e R$1.253.000,24, mais pensão mensal de R$ 4.375,88.

PS2: Leio ainda no blog de Reinaldo Azevedo, que existem mais de 30 mil de pedidos de Bolsa Ditadura correndo na Justiça. Abro aspas para Reinaldo: "Pegue-se o caso de Carlos Heitor Cony, que deve receber a maior pensão mensal vigente – mais de R$ 20 mil -, além de ter levado uma indenização superior a R$ 1,5 milhão. Teria sido demitido do Correio da Manhã, onde era editorialista, por causa da ditadura. Recebeu uma pensão como quem estivesse destinado a ser diretor de redação. E para quem ele foi trabalhar depois, tornando-se seu ghost writer? Para Adolfo Bloch, dono da Manchete, um entusiasta do regime militar, para o qual Cony ajudava a derramar elogios."

E, olha a ironia do destino:

"Vejam que engraçado. Sabem como o pessoal do Pasquim se referia a Cony? Como "Carlos Heitor Conyvente". Passados alguns anos, eis que todos são agraciados com o título nobiliárquico de "perseguidos pela ditadura".

Jesus, que caras-de-pau!
Marcelo Tas

17 Comments

Filed under Sem categoria

17 responses to “do Blog do Tas – os caras de PAU

  1. Contrera

    tudo bem, mas o cony escreve na folha. por que o pessoal não se mexe para tirá-lo de lá? de ter uma tribuna em que possa se defender? e o ziraldo aparece em todo lugar dançando fagueiro. alguém se opõe? alguém lhe coloca o dedo em riste na cara? nada. o pessoal baba, pensando, esse sim é safo, safado – quando não pensam: queria ser como ele. enquanto o ostracismo não virar lei no brasil, nada, meus caros, nada. falo por saber por dentro, pelo interior da besta. sendo o besta.
    carinhos
    contrera

  2. Sandra

    Pancho, para você:
    “Adoramos a perfeição, porque não podemos ter; repugná-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito.” (Bernardo Soares/Fernando Pessoa)

  3. Sandra

    Gabeira é o máximo!!!!

  4. Pancho Cappeletti] [São Paulo

    (…) pessoas honradas (…) quem disse que existem pessoas honradas?! Idealismo, don´t make me laugh!? Tudo um jeitinho pra um dia ficar com um dinheirinho, ou um pouquinho de poder.
    Será que o próximo a trair-nos será Fernando Gabeira? Ou Barack Obama? Ou sera eu mesmo?!
    p.

  5. Sandra

    Concordo com Gabeira, “o direito à indenização deveria se restringir aos casos de comprovado e irreparável prejuízo”. E além disso, essas indenizações tiram um pouco do mérito das pessoas terem lutado por seus valores. Uma vez, uma escola para a qual eu trabalhava queria que eu aprovasse um curso de enfermagem numa unidade do interior de São Paulo, sem nem mesmo ver as instalações. E eu sou da área de exatas, não tenho nada a ver com enfermagem. Pensei: um enfermeiro formado nessa escola matará uma pessoa, e serão as minhas mãos que estarão sujas de sangue. Minha recusa custou o meu emprego, é verdade, e nós estávamos casados com o SFH, que comia 2/3 dos nossos salários. Mas hoje eu ponho a cabeça no travesseiro e durmo. Eu não processaria aquela escola se pudesse, pois isso tiraria meu orgulho de ter tomado aquela decisão. E quero viver com o salário ganho com meu trabalho, do qual me orgulho.

  6. Lilian] [Ipatinga/MG

    Lilian mineirinha… taí… até que gostei disto. Oq eu sou mesmo vampirão curitibano ?
    ( oq me anima é que seus posts sempre vem cheios de Testosterona…)

  7. Mau] [SP

    É preciso dizer que a BOLSA DITADURA só acontece se houver um dedo de partidos, sejam da ESQUERDA E DA DIREITA, senhores. Ou seja, se voce teve um pai, irmao, que morreu por obra da repressao e nao for agraciado pela ajuda de PARTIDOS POLITICOS QUE AÍ ESTÃO NO PODER, vc não ganha porra nenhuma – eu é q nao sou besta de falar nomes de politicos de partidos que ajudam nessas tramoias de castelos de fantasmas da epoca da ditadura e da nossa democracia de alienados. PS – e eu que achava que eu era a GERAÇÃO PERDIDA – de Kurt Cobain, por nao ter nenhuma ligação com essa luta do povo contra o regime em favor da liberdade. Sempre perguntei pra minha mãe – e aí como era sua vida na epoca da ditadura (“ela me responde com aquela cara – na minha infancia a gente escovava o dente com sabão em pó – eu ia lá saber o q era ideologia”) Pois é, não tem geração perdida, tem um mundo errado e rasurado.

  8. O Vampiro de Curitiba

    Fabio, se vc se referiu aa minha polaca, nao precisa ficar com ciumes, ela nao pode vir. Ela trabalha, sabe… Tem pessoas que ainda preferem trabalhar ao inves de viverem de bolsa-esmola, bolsa-ditadura, como esses canalhas, vagabundos, esquerdopatas cretinos que voce defende. Me poupe!

  9. fabio] [são paulo

    Ólha, “vampira”….!Pra você chamar de “canalhas” esses..quaisquer que sejam de esquerda, é melhor você lavar sua BOCA PODRE, pois, pra quem frequenta e VANGLORIA o NAZI/FACISTA, reinaldo azevedo, meu filho,é muito atrevimento vir bancar o “zorro” da direita resnascentista.Bom….nem sei por que tô perdendo meu tempo. com você!!!Vai lá pula na cama com seu “MICHÉL CERDÃN”, VAI!

  10. O Vampiro de Curitiba

    Legal o texto do Tas, mas, sinceramente, depois que o Reinaldo Azevedo ja escreveu sobre o assunto, nao resta mais nada a acrecentar. Eh chover no molhado. E, alem do mais, estamos ansiosos por um texto do Gerald. So ele consegue nos emocionar.

  11. O Vampiro de Curitiba

    Esse assunto ta rendendo mais do que eu imaginava. Mostra muito claramente quem sao os humanistas, os esquerdistas, os herois nacionais. Isto mostra o porquê da esquerda estar sndo varrida do mapa politico no mundo todo, respondendo aa pergunta do Carlos. Enquanto isso, ainda existem aqueles que adotam a mesma ideologia daqueles canalhas, haja vista os nossos amigos Fabio e Lilian mineirinha.

  12. O Vampiro de Curitiba

    Pessoal, nao reparem na acentuacão, estou usando um lap top meio estranho, voces entendem… Estou em um lugar maravilhoso, o Gerald com certeza conhece. Cidade estilo europeia, me sinto em casa.

  13. Gustavo] [Gainesville, FL

    Será que a gente um dia vai ter direito a “Bolsa Companheiro”? Sim, pois enfrentamos o “Companheiro” em nossos blogs, emails, chats…

  14. Valéria] [Rio de Denguerio

    Gostei duma entrevista q li ( e já esqueci o nome do deputado…sorry – quem souber…); ele disse q sabia o risco q tava correndo, q ñ tinha sido enganado, então mesmo tendo sido prejudicado, deixado de ser prof de faculdade, ficado anos sem emprego, ele ñ acha q tem q pedir nada: “eu ñ fui enganado, sabia do risco”; ele lutou pq quis. Mas ele diz tb q cada caso é um caso, q uma amiga dele nunca mais se recuperou, q sofreu mta violência e ñ conseguiu mais trabalhar. Falou tb q já depôs a favor de 3 pessoas nestas condições. Ok. Mas o q estamos vendo é outra coisa: todo mundo quer tirar dinheiro do Estado, e os q estão na frente, são os q conseguiram se manter, se reerguer, sei lá! Os q precisam mesmo tão lá na fila do último trem q ñ vai sair nunca. Enquanto isso o brasileiro paga a “coragem”, o investimento q eles fizeram por nós (?). É piada de mau gosto, é mesada de mau gosto; amargo pra quem paga, pra quem quase ñ recebe nada, só desgaste, só… Fazer o quê?
    bjim

  15. Lilian] [Ipatinga/MG

    (Lilian batendo os pés no chão e dizendo) — Não concordo com nada disto… e vc Gerald? qual é a sua ? também vai vir com um “discurso- eco” de papagaio da barriga amarela?

  16. jorgeana braga] [são luis /ma

    depois de algum tempo lendo esse blog deu vontade de exclamar: putaquepariu para os caras-de-pau.

  17. fabio] [são paulo

    Sabe, eu ainda não sei me posicionar, pois não tenho todas as informações comigo. Mas se isso for verdade, deles ganharem éssa grana só por causa da “perseguição” política, VAI t….naquele lugar, cérto!!!!. Até que enfim esse Marcelo Tas escreveu uma coisa boa. Eu, prá falar a verdade, nunca CONFIEI NESSES CARAS DO PASQUIM,apesar da importância que o jornal teve.Confio MUITO MENOS nesse Marcelo Tas, que ficou famoso por perguntar pro Maluf se ele éra corrupto.Enfim, o MUNDINHO IMUNDO DÉSSE “imprensa”!!!!!!!!!

Leave a Reply

