pra ler o texto in full vá pro blog do…

O verdadeiro, o verossímil e o terror


Vou ligar para o meu amigo Gerald Thomas para conversar sobre a representação. Desde Aristóteles, vocês sabem, estão devidamente categorizados, para o drama, o verdadeiro e o verossímil. Não são a mesma coisa. Às vezes, são até contraditórios e excludentes.

Em arte, o que é o verossímil? Em última instância, é uma narrativa convincente, que acreditamos possível, ainda que seja essencialmente mentirosa. Mas é mais complexo do que isso, conforme ficará claro. Já o verdadeiro… Bem, por mais que se possa argumentar que a verdade é sempre relativa, é evidente que há dados da experiência que não podem ser contestados. Fiquemos no absolutamente óbvio: duas laranjas mais duas laranjas somam sempre quatro laranjas. A partir de uma certa dose, mínima, o arsênico mata. Isso não comporta controvérsia.

De maneira geral, a arte trabalha com o verossímil, com a impressão da verdade – mesmo que seja uma verdade não-realista -ou não-naturalista, como queiram. Há um filme de que gosto muito que leva essa questão para o centro do "palco": Dogville, de Lars von Trier, estrelado Nicole Kidman, num desempenho formidável. Todas as verdades ali são demasiadamente humanas, mas tudo é feito para evidenciar a "mentira": está claro, desde sempre, que aquilo tudo é "só" cinema (o correto, vejam o filme, seria dizer é "só" teatro). Nesse caso, a mentira serve gloriosamente à verdade.

PRA LER O TEXTO COMPLETO vá pro: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo.

comentario do Carlos
Vampiro, minha tentativa é de pedir que AO MENOS você tenha um discurso coerente, ainda que cego. Em primeiro lugar: você ataca os blogueiros chamando de rebanho e depois diz que os outros é que baixam o nível. Cara, vai ser hipócrita assim em Curitiba. Eu disse: xingue e critique à vontade, mas ASSUMA que xingou. Não precisa se fazer de santinho. Segundo: não tem essa de ficar "espiando", meu caro. Entro no blog e escrevo quando quiser. Terceiro: cuidado com o discurso que beiro o racismo. Você parece sugerir que todo e qualquer muçulmano é terrorista. À propósito, NENHUM dos terroristas de 9/11 eram do Iraque. Você tentou ao menos se informar a respeito dos fatos antes de opinar a respeito. O teu herói Bush é um criminoso sim. Não é uma opinião minha, não é censo comum. NO MAIS, não vou mais criticar isso sozinho nesse blog. Se você acha o Bush "legalzinho" e os demais não dizem nada, então que seja. Minha crítica já foi feita. Passar bem.
Carlos (US)

do Vampiro (equal chance, nao precisa ficar chateado)

He, he, he… Que coisa! O Carlos estava este tempo todo em silêncio, só espiando, em protesto contra o fato de Gerald dar espaço para "o outro lado", mas não se conteve, teve que vir me atacar. Não sejamos tão infantís, Carlos! Podemos muito bem expressar nossas opiniões sem ter que atacar um ao outro, não acha? Só quero dizer que eu não choramingo, não me cabe o papel de vítima, muito pelo contrário. Quanto ao Bush, os americanos que decidam. Votaram nele em duas oportunidades e seu candidato será eleito com uma votação significativa. Eu sei! Os americanos não sabem votar, né? Aquele povo atrasado.. Os brasileiros, como os cubanos ou palestinos é que sabem. O Bush é um criminoso, né? Onde já se viu brigar com os coitadinhos dos "militantes" muçulmanos. Deve ser coisa do sionismo, né? Quanto a eu ser ou agir como velhinho, foi frustrada a sua tentativa de me rotular como representante do senso comum (pos abaixo). Superficialidade? "Tranformar em superfície o que parece profundo."

Carlos usa crucifixo e água benta contra o Vampiro

Calma Vampire, a diferença monumental, gigantesca, colossal entre esse fórum e o do seu 'rei', é que aqui as mensagens recebem o mesmo tratamento. Take it easy, não precise choramingar, tá vendo, tua mensagem está lá pra ser lida pela humanidade. Em tempo, eu não sabia da existência do 'rei' até outro dia, mas ao confrontá-lo com idéias, fui calado. Mas no blog ele faz questão de justificar que quem manda é ele. Grande justificativa pra quem agora quer escrever sobre o que é "verdade"! Sugiro que você evite distorções: ser contra o criminoso Bush não significa ser favorável aos terroristas. Agora, apoiar George Bush é endossar uma política de violência covarde como a aplicada no Iraque. Você insiste na sua ironia sobre as eleições. Quem votou em Bush é diretamente responsável pela morte de milhares de inocentes. Mas veja (não Veja), aqui você pode elogiar o Bush o quanto quiser. Na pior das hipóteses vai ter alguém como eu te criticando. Não vão te calar não.

O Vampiro pega na jugular do Carlos

Carlos, já havia encerrado esse assunto, mas já que insiste: Você pode expressar sua opinião da maneira que você achar melhor. Sabe por quê? Porque você vive num mundo livre. Você não será apedrejado por chamar Bush de criminoso. Você não será acorrentado numa selva por pensar diferente de quem quer que seja. E esse mundo livre tem um preço. A liberdade nunca foi, nem será, algo gratuito. Há que alguém lute por ela. Os americanos, comandados por Bush, estão pagando um preço alto pela liberdade não apenas para eles, mas para todo o mundo. O preço alto inclui, além de vidas de soldados americanos que estão morrendo nesse momento, enquanto você está criticando-os, sentado confortavelmente em sua poltrona, também o valor do petróleo, que tornou-se muito mais caro depois da invasão do Iraque. Foi um grande prejuízo para os EUA. O "Rei" (não sei porque tanto medo em escrever o nome dele), apenas não aceita que usem a democracia para solapá-la. Mesmo que por ignorância, como no seu caso.Me desculpem os demais leitores, não quero importuná-los com um monte de comentários. Mas não consigo ficar calado com tanta hipocrisia. Carlos, você é um baita de um fanfarrão: Em que país você ganha sua vida? Me diga em que momento eu me coloquei numa posição de vítima ou choraminguei, como você fala. Me diga um insulto que eu tenha feito aos demais leitores ou a quem quer que seja (eu cito vários palavrões que você usou). Em que momento eu disse que todos os muçulmanos são terroristas? Você, sim!, diz que todos os conservadores ou eleitores do Bush são assassinos, "fdp", etc. Quem aqui está sendo superficial? Quem age como "velhinhos" comentando tudo o que vêem na TV? Quem faz papel de santinho? Veja todos os meus comentários anteriores e me diga em que momento eu sequer citei outro comentarista. Você é quem chegou chamando todos de hipócritas, dando aula de moral… É minha culpa se os demais leitores acham você maniqueísta e não querem fazer coro com as suas sandices? Me poupe!

do Carlos (US) (a primeira parte e a terceira estao na tripa dos comments)
[Carlos ] [US]
…o porque dos EUA terem invadido o Iraque. Meu caro, as letras WMD significam alguma coisa pra você? Pra mim sim: mentira. Eu não estou aqui pra dar aula de moral, estou colocando os fatos e gostaria que você apresentasse o outro lado, só que seus argumentos ruíram juntamente com a reputação do Bush. Você sabe quem treinou os Talebans pra combater a ex-URSS? O buraco é fundo, meu caro, muito mais fundo que a cripta do Drakul. E volto a perguntar: você realmente acha que Bush matou Saddam pra nos dar liberdade?? Meu, até no lugar mais remoto da Transilvânia eles sabem que essa não é a verdade dos FATOS.

do Mau
Nunca fui esquerdista. Faz tempo que pra mim isso deixou de existir, qdo a esquerda se tornou direita (soa estranho). E acho que o Bush é um merda e tomara que Obama vença, pq ninguem aguenta mais republicanos. Não acho que o terror será vencido por ninguem – terror é igual a ódio. Odio sempre haverá, enqto houver religião. Já fui mais ativista (ambiental), mas cansei pq vi que essa bola de neve era interminável. Concordo com tudo que o Carlos fala, ele tá certo sobre Bush, Iraque, e tbm com o vampirão, sobre os esquerdistas falsários e principalmente tiranos. Enfim, estamos na merda, por todos os lados.
Mau

32 Comments

Filed under Sem categoria

32 responses to “pra ler o texto in full vá pro blog do…

  1. Sandra

    Muitas vezes, um gesto simples, como publicar uma linda foto na Internet, enche de ternura o coração de muita gente, e, com certeza, torna o mundo um lugar melhor.

  2. Carlos ] [US

    MAU: valeu. E vamos seguindo na merda mesmo, reclamando, cansando, tomando sol e chuva, ora fazendo, ora olhando. VAMPIRO: se você não assistiu ao Murnau, recuso-me a dialogar com alguém que se auto-entitula Vampiro. E uma câmara de vácuo tem mais conteúdo do que essa sua retórica direitista. Então os partidos de esquerda são os únicos medíocres?? Dá um tempo cara. FRANK: de fato eu escrevo muito aqui, fica mais fácil ver que sou mala. O chato é o teu caso, que com uma única frase se mostra um completo idiota.

  3. Sandra

    Geralmente, quem quer salvar o mundo não arruma a própria cozinha, e ainda deixa o mundo um pouquinho pior.

  4. Mau

    Nunca fui esquerdista. Faz tempo que pra mim isso deixou de existir, qdo a esquerda se tornou direita (soa estranho). E acho que o Bush é um merda e tomara que Obama vença, pq ninguem aguenta mais republicanos. Não acho que o terror será vencido por ninguem – terror é igual a ódio. Odio sempre haverá, enqto houver religião. Já fui mais ativista (ambiental), mas cansei pq vi que essa bola de neve era interminável. Concordo com tudo que o Carlos fala, ele tá certo sobre Bush, Iraque, e tbm com o vampirão, sobre os esquerdistas falsários e principalmente tiranos. Enfim, estamos na merda, por todos os lados.

  5. O Vampiro de Curitiba

    Mau, confesso: Adoro este blog! Nem mesmo o senso comum mais razo, mais rastaquera, como o do nosso amigo Carlos, me afasta daqui. Pelo contrário, seria uma chatice se todos pensássemos iguais. Concordo também quando você diz que o mundo não precisa ser salvo. Esse clichê esquerdista, esse papo-furado de salvar o oprimido, o coitadinho, de combater o “mal”, o “imperialismo” é só isso mesmo: papo-furado! Seviu apenas para enriquecer os líderes desses partidinhos medíocres. O problema é que tem muito idiota que quer salvar a humanidade e para isso resolvem acorrentar pessoas na selva, explodir israelenses inocentes, usar pessoas com síndrome de Down como homen-bomba, explodir edifícios, etc… Quem irá deter esses lunáticos? O Brasil, é óbvio que não. A ONU? Ninguém nunca a respeitou. Sim, os EUA, com o apoio da Inglaterra, vencerão o terrorismo, assim como venceram os nazistas, comunistas, facistas e outros lunáticos. Mesmo que para isso causem muita inveja e ódio de alguns Carlos.

  6. Frank] [Bagdad, Iraque

    putz gerald, como esse tal de Carlos é mala!
    Manda ele com passagem só de ida pro Iraque, manda.

  7. Mau

    O mundo não precisa ser salvo. O mundo não deseja ser salvo. Ao menos o mundo dos humanos. As pessoas estão aí vivendo, gastando, respirando. Refletir não é o forte da sociedade pós-moderna. Se pensa apenas em crescimento, progresso e é claro culpar o vizinho. É o BUSH, o Chavez, o Governo, o Lula, os republicanos, os muçulmanos, os favelados, os brancos, os…nós somos a culpa. Atitude conformista – SIM. Mas não conseguimos sair disso mais.

  8. Carlos ] [US

    Agora, já que vi essa foto, que tal aliviar um pouco a guerra ou dar uma pausa. Que tal falarmos sobre o Nosferatu do Murnau?? O mais próximo daquilo só pode ser a versão feita muitos anos mais tarde dirigida por….e o ator era….COMPLETEM os pontinhos…

  9. Carlos ] [US

    …o porque dos EUA terem invadido o Iraque. Meu caro, as letras WMD significam alguma coisa pra você? Pra mim sim: mentira. Eu não estou aqui pra dar aula de moral, estou colocando os fatos e gostaria que você apresentasse o outro lado, só que seus argumentos ruíram juntamente com a reputação do Bush. Você sabe quem treinou os Talebans pra combater a ex-URSS? O buraco é fundo, meu caro, muito mais fundo que a cripta do Drakul. E volto a perguntar: você realmente acha que Bush matou Saddam pra nos dar liberdade?? Meu, até no lugar mais remoto da Transilvânia eles sabem que essa não é a verdade dos FATOS.

  10. Carlos ] [US

    Vampire, repito tudo o que disse antes, incluindo os palavrões. Só que meus palavrões tem endereço: os assassinos e os mentirosos que manipularam milhões de pessoas pra invadir covardemente o Iraque. Você realmente acha que George Bush fez essa guerra suja em nome da NOSSA liberdade? Você realmente acha que o petróleo caro é o ALTO preço a se pagar??? Você por acaso viu imagens dos civis sendo mortos no Iraque pelos soldadinhos americanos que você defende?? Você sabe quantos civis inocentes já morreram no Iraque em comparação com os soldadinhos de chumbo americanos? Você tem idéia do absurdo que você colocou? E como não responsabilizar por isso também os eleitores que elegeram o criminoso duas vezes!!?? Sabe porque estamos discutindo isso? Pela total incompetência dos EUA em fazer um serviço de assassinato em massa limpo. Esse era o objetivo: entrar, matar, sugar o petróleo e viver feliz pra sempre. Só que deu errado, a matança deu errado. Até agora você não justificou o porque (cont)

  11. Mau

    Vampiro vc gostou das bandas de cá, confesse homem…;-P

  12. O Vampiro de Curitiba

    Ha, ha, ha… Adorei esse vampiro! Muito bom! Óbvio que não tem nenhuma semelhança comigo. Sou caucasiano, traços delicados, um charme. Mas a idéia foi muito boa. Espero que sirva para acalmar os mais exaltados, né Carlão?!

  13. O Vampiro de Curitiba

    Me desculpem os demais leitores, não quero importuná-los com um monte de comentários. Mas não consigo ficar calado com tanta hipocrisia. Carlos, você é um baita de um fanfarrão: Em que país você ganha sua vida? Me diga em que momento eu me coloquei numa posição de vítima ou choraminguei, como você fala. Me diga um insulto que eu tenha feito aos demais leitores ou a quem quer que seja (eu cito vários palavrões que você usou). Em que momento eu disse que todos os muçulmanos são terroristas? Você, sim!, diz que todos os conservadores ou eleitores do Bush são assassinos, “fdp”, etc. Quem aqui está sendo superficial? Quem age como “velhinhos” comentando tudo o que vêem na TV? Quem faz papel de santinho? Veja todos os meus comentários anteriores e me diga em que momento eu sequer citei outro comentarista. Você é quem chegou chamando todos de hipócritas, dando aula de moral… É minha culpa se os demais leitores acham você maniqueísta e não querem fazer coro com as suas sandices? Me poupe!

  14. O Vampiro de Curitiba

    Carlos, já havia encerrado esse assunto, mas já que insiste: Você pode expressar sua opinião da maneira que você achar melhor. Sabe por quê? Porque você vive num mundo livre. Você não será apedrejado por chamar Bush de criminoso. Você não será acorrentado numa selva por pensar diferente de quem quer que seja. E esse mundo livre tem um preço. A liberdade nunca foi, nem será, algo gratuito. Há que alguém lute por ela. Os americanos, comandados por Bush, estão pagando um preço alto pela liberdade não apenas para eles, mas para todo o mundo. O preço alto inclui, além de vidas de soldados americanos que estão morrendo nesse momento, enquanto você está criticando-os, sentado confortavelmente em sua poltrona, também o valor do petróleo, que tornou-se muito mais caro depois da invasão do Iraque. Foi um grande prejuízo para os EUA. O “Rei” (não sei porque tanto medo em escrever o nome dele), apenas não aceita que usem a democracia para solapá-la. Mesmo que por ignorância, como no seu caso.

  15. Carlos ] [US

    Calma Vampire, a diferença monumental, gigantesca, colossal entre esse fórum e o do seu ‘rei’, é que aqui as mensagens recebem o mesmo tratamento. Take it easy, não precise choramingar, tá vendo, tua mensagem está lá pra ser lida pela humanidade. Em tempo, eu não sabia da existência do ‘rei’ até outro dia, mas ao confrontá-lo com idéias, fui calado. Mas no blog ele faz questão de justificar que quem manda é ele. Grande justificativa pra quem agora quer escrever sobre o que é “verdade”! Sugiro que você evite distorções: ser contra o criminoso Bush não significa ser favorável aos terroristas. Agora, apoiar George Bush é endossar uma política de violência covarde como a aplicada no Iraque. Você insiste na sua ironia sobre as eleições. Quem votou em Bush é diretamente responsável pela morte de milhares de inocentes. Mas veja (não Veja), aqui você pode elogiar o Bush o quanto quiser. Na pior das hipóteses vai ter alguém como eu te criticando. Não vão te calar não.

  16. O Vampiro de Curitiba

    Muito obrigado, he, he… Mas seria pedir demais que você destacasse o comentário das 14:42 hs. Tem mais a ver com o post.

  17. O Vampiro de Curitiba

    Carlos, é você quem eu acho “legalzinho”. Pelo jeito o Gerald também acha. Destacou sua resposta sem destacar o meu comentário. Tudo bem. Eu entendo o Gerald. E entendo você também, Carlos. Love!

  18. Carlos ] [US

    Vampiro, minha tentativa é de pedir que AO MENOS você tenha um discurso coerente, ainda que cego. Em primeiro lugar: você ataca os blogueiros chamando de rebanho e depois diz que os outros é que baixam o nível. Cara, vai ser hipócrita assim em Curitiba. Eu disse: xingue e critique à vontade, mas ASSUMA que xingou. Não precisa se fazer de santinho. Segundo: não tem essa de ficar “espiando”, meu caro. Entro no blog e escrevo quando quiser. Terceiro: cuidado com o discurso que beiro o racismo. Você parece sugerir que todo e qualquer muçulmano é terrorista. À propósito, NENHUM dos terroristas de 9/11 eram do Iraque. Você tentou ao menos se informar a respeito dos fatos antes de opinar a respeito. O teu herói Bush é um criminoso sim. Não é uma opinião minha, não é censo comum. NO MAIS, não vou mais criticar isso sozinho nesse blog. Se você acha o Bush “legalzinho” e os demais não dizem nada, então que seja. Minha crítica já foi feita. Passar bem.

  19. raul z\onta

    Gerard,
    Voce me conquistou porque conquistou Reinaldo e Reinaldo voce sabe é tudo (intlectualmente falando)
    Beijo, para voce sem falsete.

  20. O Vampiro de Curitiba

    Ana, estar posicionado contra o terror, não é terror. Concordo que é preciso que o ser humano evolua. É só isso que eu desejo. Amarrar pessoas em uma selva ou bombardear judeus inocentes não nos levará à essa evolução. Combater o senso comum, representado aqui pelo discursinho do Carlos, em que Bush é o Mal e os terroristas (muçulmanos ou colombianos, tanto faz) são as vítimas é dar uma chance á humanidade para que ela possa evoluir pacificamente.

  21. O Vampiro de Curitiba

    He, he, he… Que coisa! O Carlos estava este tempo todo em silêncio, só espiando, em protesto contra o fato de Gerald dar espaço para “o outro lado”, mas não se conteve, teve que vir me atacar. Não sejamos tão infantís, Carlos! Podemos muito bem expressar nossas opiniões sem ter que atacar um ao outro, não acha? Só quero dizer que eu não choramingo, não me cabe o papel de vítima, muito pelo contrário. Quanto ao Bush, os americanos que decidam. Votaram nele em duas oportunidades e seu candidato será eleito com uma votação significativa. Eu sei! Os americanos não sabem votar, né? Aquele povo atrasado.. Os brasileiros, como os cubanos ou palestinos é que sabem. O Bush é um criminoso, né? Onde já se viu brigar com os coitadinhos dos “militantes” muçulmanos. Deve ser coisa do sionismo, né? Quanto a eu ser ou agir como velhinho, foi frustrada a sua tentativa de me rotular como representante do senso comum (pos abaixo). Superficialidade? “Tranformar em superfície o que parece profundo.”

  22. Ana

    Sei lá… lendo tudo, chego a conclusão de que terror mesmo é isso ainda ser assunto. “Vamp”, querido, ser a favor de um lado ou de outro também é um terror. E já que o verossímil pode ser excludente, me auto-excluo da compreensão do que é este mundo novo, que para mim tem o direito de ser novo, porque é o único que eu habito. E ainda que eu recorra a Kardec, e me mantenha budistamente no dia-a-dia (e isso nada exclui ou contradiz); em suma, ainda que eu me equilibre entre o de sempre e o agora, abomino ambos. Nada mais justifica a falta de uma evolução básica no ser humano. E talvez não tenha nada a ver com bondade, compreensão, eqüanimidade, bons modos, ou por outro lado, a força. Talvez tenha a ver com algo fora da compreensão. E a vida é isso aqui mesmo, uma puta duma contradição, excludente e verossímil. Mas se é a verdade são outros possíveis terrores, dependendo de cada um. A balança não é só comercial, nem só pesa. E ela estática, está provado, não serve pra nada. Mistérios.

  23. Carlos ] [US

    No mais, caro vampiro, até os próprios americanos, mesmo os FDPs conservadores, estão de SACO CHEIO com BUSH. Portanto é no mínimo hilário, pra não dizer patético e risível, quando um brasileiro começa a dizer esse tipo de estupidez em favor de Bush. Melhor você se concentrar no teu bairro ou no teu Estado e deixe o mundo afora pra quem está mais ligado na realidade.

  24. Carlos ] [US

    Vampiro de Curitiba e demais: estou impressionado com a superficialidade de vocês. Vocês falam de TUDO como velhinhas e velhinhos aposentados assistindo a um showzinho pela TV e fazendo comentários dos mais vazios sobre tudo. E digo isso pelo seguinte: Vampiro de Curitiba, hipocrisia tem limites. Você não pode dizer no mesmo parágrafo que apóia Bush e é contra a violência. Isso é de uma falsidade sem limites, é de uma ignorância dos fatos que fere QUALQUER LEITOR que não entra aqui simplesmente pro bla bla bla que você propõe. Lamento que algumas pessoas que entram aqui SÃO INCAPAZES de cobrar mais coerência no seu discursinho vazio. Ao contrário, dão trela pra tua balela. UMA COISA é verdade: tua opinião sobre Bush ou sobre qualquer coisa não vai mudar absolutamente nada portanto eu sei que estou comprando uma briga INÚTIL e PERDENDO meu tempo.No mais, você não é intruso, não venha com seu choramingo ridículo. FALE O QUE QUISER, xingue, critique, entre, saia. WHO GIVES A FUCKIN’ SHIT?

  25. O Vampiro de Curitiba

    Mau, sabe o que é? É que às vezes tenho a impressão de que alguns freqüntadores mais antigos do blog me vêem como um intruso. Pior (para eles): Um “direitista” intruso. Foi exatamente este o motivo que me fez escrever aquele comentário pedindo para o Gerald “estourar o rebanho”. No mesmo momento em que o Gerald fala de tudo ter mais de um lado, alguns comentaristas escreveram: “Tá vendo, Gerald, você fez as pazes com o Reinaldo agora temos que agüentar estes intrusos aqui no blog”. Para mim não falaram, não tiveram coragem, mas falaram para a Ana ou a Sandra, se não me engano. É esse comportamento que me deixa cabreiro. Tudo tem dois lados, desde que o lado da esquerda seja priveligiado. Lembra de Orwell? “Todos são iguais, mas uns são mais iguais que outros”. Não vim com o objetivo de conter a revolução dos bichos, mas ver o rebanho assustado, confesso que me deixa excitado.

  26. Lilian] [Ipatinga/mg

    Um tal Michael Davis fez uma transubstanciação ou tradução? da poética de Aristoteles falando o mesmo sobre a Mímese…

  27. Mau

    Vampiro não precisa se explicar tanto. Aqui é permitido falar sem pensar e falar pensando. Sobre verdade ou verossímil, Jean Claude Bernadet chama isso de auto-ficção. A mesma discussão qdo aplicada ao documentário e a ficção, a ficção e o documentário.

  28. Sandra

    É verdade, Vampiro. Acho que o Reinaldo gostou da conversa e resolveu papear com a gente. Ele poderia também escrever um post sobre o amor!

  29. O Vampiro de Curitiba

    O que eu quis dizer com o comentário abaixo é que quando eu peço ao Gerald para “estourar este rebanho”, estou usando de metáfora, não quero estourar ninguém, não. Os defensores das Farc’s, do Hammas, do Hezbolah são outros.
    Gerald nos disse ontem que tudo tem mais de um lado. Apenas deixo claro o meu: Estou do lado de Israel, dos sequestrados pelas Farc’s, da imprensa Venezuelana, da democracia, do mundo livre, da liberdade de expressão, do Bush, sim! Não sou nenhum fanático defensor do ocidente-judaico-cristão-consumista, mas, entre este e a barbárie, escolho o mundo livre. Portanto, sou contra qualquer lunático que use qualquer tipo de violência contra o ser humano para atingir seu objetivo. Imaginem se em protesto a um suposto consevadorismo sexual da minha polaca eu resolvesse sequestrar e manter acorrentados centenas de pessoas que não têm absolutamente nada com isso? Imaginaram se algum “consevador” ou “direitista” fizesse o que Chaves ou as Farc’s fazem? ONU não, EUA sim!

  30. O Vampiro de Curitiba

    O Reinaldo faz referência à expressão usada por Gerald e reverberada por mim e outros leitores deste blog “Tudo é teatro”. Começou com o Gerald comentando a dramatização de Hillary em sua campanha pelos votos dos Democratas. Eu, Ana e Sandra viajamos e aprofundamos essa questão trazendo-na para nossas próprias vidas. Reinaldo deve ter lido o artigo do tal Mário, recomendado pelo Gerald, no “Direto da redação”, e não se conteve (Ele nunca se contém!). Faz, de maneira brilhante, como de costume, a diferença entre o Verdadeiro e o Verossímel para mostrar o erro no qual incorrem aqueles que, como o tal Mário e alguns leitores deste blog, fazem a análise simplista e superficial sobre os acontecimentos ocorridos entre Colômbia e Equador, ou, se preferirem, entre E.U.A e Venezuela e a sofrível reação brasileira. Entendo como uma homenagem de Reinaldo a seu amigo Gerald.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e esclarecer que todos os meus comentários neste blog têm também essa natureza.

  31. Sandra

    Gerald, um livro sensacional que discute a verdade é O Mundo de Sofia, onde personagens de livro descobrem que são personagens de livros (sugerimos lá no blog do Reinaldo, eu e outro comentarista). O Dia do Coringa, do mesmo autor, também é muito bom. O problema de O Mundo de Sofia, é que tem um erro de física sério nesse livro. A lua não cai porque tem uma força centrípeta puxando ela para a terra, e uma força centrífuga puxando ela para fora. Se fosse assim, a resultante seria nula, e a lua sairia por aí, livre, leve e solta, em linha reta, sempre no mesmo passo, poderosa e absoluta. Que somos nós sem a nossa lua? Beijos

  32. Sandra

    Gerald, você é ator, e Reinaldo, entre outras coisas, é escritor. Vocês poderiam fazer um debate sobre a verdade. Seria um sonho de consumo!
    E 2+2 não é necessariamente 4. Na matemática, podemos definir o que é soma, sem nenhum compromisso com a realidade. Não são só vocês que viajam. Beijos

Leave a Reply

