Gilberto Gil: um consagado que se rejeita?

50 Comments

Filed under Sem categoria

50 responses to “Gilberto Gil: um consagado que se rejeita?

  1. Rodrigo Contrera] [Sampa, SP, Brasil

    começo a me interessar concretamente pelo teatro há alguns meses. aprecio muito o gerald, suas posturas, seu inconformismo, sua sensibilidade, seu tom. ou seja, Gerald, te aprecio.
    mas fico sossegado em afirmar que isso não é aqui importante. pois ANTES DE MAIS NADA concordo com vc.
    em outro momento, comentei o caráter pessoalizante das críticas até então feitas por vc ao dirceu e ao gil. sempre sinto é que preciso distinguir os âmbitos.
    mas NESTE ARTIGO vc faz isso. e acerta. claro que vc não se restringe a isso.
    enquanto ministro da cultura, o gil não deveria ter liberdade (ou tanta) para sujeitar-se aos seus limites, idiossincrasias e – pior – interesses privados, ainda mais num descalabro cultural (dada a riqueza e pobreza, ambas incomensuráveis) como o brasileiro. mas é justamente isso que ele faz. e pior, justifica – o que, no caso, é admitir culpa – especialmente em função da imagem pública que ele tem.
    lv
    Contrera

  2. dylpires

    ah, se gil tivesse a mesma cara e raríssima honestidade que teve um raduan nassar em relação à literatura! viva a vaidade dele, e tudo que de mediocre está embutido nela.

  3. Ano Do Bragil

    Ah, Gerald, se vc esta reclamando assim, imagino o que nao vai dizer quando descobrirem no Brasil a palhaçada que foi este Ano do BraGil na França

  4. Natalicio] [São Paulo/SP/Brasil

    Os comentários de Gerald fizeram minhas inquietações, sobre meu ex-ídolo, GG, tornarem + claras. O atual ministro/cantor está cada vez mais mercantilista e está pouco se lixando pra essa tal de cultura. Como diria aquele célebre personagem do Chico Anysio, “eu quero que a cultura do país se exploda. Meu negócio é faturar”

  5. Vivaldo Junior] [São Pàulo - SP

    Mete o pau e isto que merece este tal de ministro que mais viaja do que ministra ou administra + um mamador das tetas deste governo que nao e de esquerda e nem de direita e dos imperialistas.
    Nao podemos aceitar determinados matancas ora e eldorado ora e carandiru e agora avida teatral deste pais .te apoio meu caro e seja sempre deste temperamento pois de sosego ja basta o DASLUGIL.

  6. caso verídico

    Uma vez, eu estava em um bar bem bacaninha quando percebni uma dicussão, na mesa ao lado.
    Um cara bêbabdo tentava cumprimentar outro. Era um tipo desses bem afetados, com pose de intelectual, que não dava a mínima para o bebum.
    Cansado de ficar com a mão estendida, o bêbado desabafou:
    – Seu… seu… seu… seu Gerald Thomas!

  7. Christiane] [SP/SP - BR

    Adoro seu trabalho, mas realmente seu “pequeno” texto sobre a atuação de Gilberto Gil, como ministro, cantor e pessoa está vergonhoso para você mesmo!
    Primeiro, ainda bem que chegou alguém para tirar o monopólio de verbas. O Brasil é grande o suficiente, e tem uma cultura riquíssima. Pq temos que patrocinar projetos, onde no final ainda temos que pagar preços astronômicos para usufruir??
    Segundo, o Programa Cultura Viva, através dos Pontos de Cultura, está viabilizando ao “Zé das Couves” da esquina levar adiante seus projetos para o bem da comunidade e pela cultura nacional. Terceiro, é fácil reclamar, difícil é executar! Nunca vimos um Ministério tão acesível qto ao de Gil.
    Acredito que vc conseguiu o que queria, MÍDIA!!! Parabéns! Porém, na minha opinião, a mídia através da inteligência e por trabalho digno (atributos que vc tem tb!) reforça mais a imagem, do que soltar merda no ventilador!!!

  8. Carlos A. Manique] [Brasil

    OI! Vc queria o que? esperava o que? de um sujeito que não pode ouvir o som da chuva no telhado e já sia dançando, quantos micos o povo brasileiro já pagou por ter um ministro assim. tb devemos esperar o que de alguem que é ministro do LuLLa, que pertence a um partido chamado, Partido do Trapaceiros e embrulhões, a Gil só não é mais idiota e besta por que é um só,
    Abraços

  9. cilenezkoutras] [santiago - chile

    Concordo plenamente.
    Será que o ministro algum dia já foi ao vale fazer um showzinho bene????
    Será que o ministro educou sua filha para amar a sua raça???
    Daqui a pouco a Preta se transfrmará numa Pamela Anderson…..triste fim.

  10. Maximiliano Dornelles Bordignon] [Campo Grande,MS

    Não acho errado e nem deleterio o artigo que Gerald Thomas escreveu sobre a desenvoltura do nosso ministro da cultura. Acho que o ministro precisa se atentar para o que esta fazendo e como esta fazendo, pois se pessoas com o conhecimento do Gerald estão fazendo criticas ao seu trabalho realizado no ministerio, acho que o ministro tem que buscar um pouco de humildade e se preocupar com esses tipos de “puxões de orelha”, pois afinal de contas ele não é ministro da cultura, mas sim esta ministrto da cultura, que são situações muito diferentes……..se liga ministro.
    MAX.

  11. Ricardo] [São Carlos - SP

    Parabéns Gerald!!” Excelente texto e muito verdadeiro. Ma o pior é a Música que nem citada é. Detalhe, este tal ministro é músico, e o q ele faz? permite a atividade inconstitucional de um Orgão ditador chamado OMB – Ordem dos Músicos do Brasil. Esta nascida mediante a um AI – Ato Constitucional. Muito me espanta,pois na época q isso começou quem era e o q fazia o tal Gilberto Gil ? lastimável e vergonhoso ele permitir isso, a constituição assegura livre e sem qualquer taxação o direito de atividade artística em nosso país. E lá esta ele nos fazendo (músicos) reviver e viver os AI’s. abraço a todos.

  12. JOAO ROBERTO] [PALMAS

    Quero comentar que você como a maioria dos brasileiros é um coorporativista nato, se der só fatura para você, felizmente temos outros pensadores no brasil.
    Querer um ministério só para o TEATRO????? É bricadeira!!!!!! Criticar quando se corta o bolo e a fatia é igual para todos, paciência.

  13. Marina] [São Paulo

    Concordo com tudo que disse e adorei seus adjetivos para o ministro…hahahaha!!!
    Abs

  14. Fafala

    A unica coisa PIOR que o Gil é aquela sua filha que se diz artista, que diz que adora o povo e que é do povo e junto com o pai dela faz transaçoes de mais de 200 mil reais pra vender dois lugares no camarote do “ministro” no carnaval. Pro Gil agora isso é a arte brasileira. Valeu por ajudar a melhor nosso pontos no exterior padrinho!

  15. Mascavo

    Pô^, como assim? O Gilberto Gil é o melhor ministro do país. Se os outros não dão o pão, pelo menos ele dá o circo, olha só…

  16. Carlos] [Recife

    Realmente, vc está certo!!!! O teatro de SP/Rio está morrendo! Salvem-nos quem puder!!!!
    Em verdade, pouco me preocupa “a morte” deste teatro para ninguém.

  17. Affonso

    Pô, Gerald!
    Você é bravo mesmo, hein?
    Não é inveja, não?
    Tá querendo o lugar dele, né?
    Toma um chazinho de maracujá, meu filho.
    Assim você acaba pegando uma úlcera! Isso faz mal, cara!

  18. Emerson] [São Paulo

    1o. Gil não criticou ninguém, achei que, inclusive,foi muito educado, ao contrário do Sr. Gerald Thomas.
    2o. Gil pode estar cometendo erros, mas pelo não está se omitindo, está tentando, o que é melhor que ficar esperneando.
    3o. Qual o problema dele estar voltado para outro tipo de teatro? Ele tem que estar atentado ao teatro de Gerald? É uma imposição.
    4. Lendo o texto, só posso me lembrar de uma música de Chico Buarque, chamada Injuriado. Acho que seria perfeita para nosso ministro cantar para Gerald.

  19. Me engana que eu gosto

    O falei foi um post que fiz em resposta a uma blogueira que em Agosto de 2004 questionou onde estariam aqueles ídolos dos anos 60 e 70. Acho que ela queria ouvir a voz de protesto do Caetano, Gil, Chico etc… Espere sentada minha filha. Pois bem, fiz este post onde comento que estes dois “Gênios” nunca foram exilados e sim convidados a passarem um tempo no exterior. Falei isto por pura intuição, nunca li e nunca ouvi alguém comentar este assunto. E não é que eu tinha razão? Recentemente foram lançadas revistas com a história do rock brasileiro, por décadas. Na revista referente ao rock Brasil década de 70 está escrito que os dois ao serem detidos pediram ao governo para irem tentar carreira no exterior. E foram para a Inglaterra. Como já falei, logo, logo voltaram com toda pompa com ares de “exilados de mentirinha”. Nunca me enganaram. Até hoje está na cabeça de seus fãs (Zé povo classe média baixa e a classe média remediada) que os mesmos coitadinhos foram expulsos pela ditadura.

  20. Me engana que eu gosto

    Pode uma Universidade Federal ficar 3 meses parada por greve? Aconteceu aqui em Salvador em 2004.
    Anos atrás, numa destas Caros Amigos um cara diz que no Brasil não acontece nada a não ser a bunda da Carla Perez.
    Onde foi parar a frase de Caetano, É proibido proibir?

  21. Me engana que eu gosto

    Priscila, finalizando, você fala dos ídolos dos anos 60 e eu me lembrei do Movimento popular na França em 1968.
    Veja o que puxei da Internet e colei aqui: “O pretexto foi uma vulgar reforma do ensino, pensada pelos donos do poder. Mas as razões profundas eram tensões, tédios e insatisfações que se haviam acumulado na sociedade, particularmente entre os jovens; sem elas maio não teria sido possível e as ruas não se teriam enchido, nem o movimento ultrapassaria os muros das universidades, se espalhando como uma mancha de azeite pelas periferias operárias.”
    Lá funciona. Aqui colocaram na cabeça de nós povão que os caras pintadas derrubaram um presidente.
    Foi!!!!? E eu nem sabia!
    O jornal do Brasil pesquisou sobre os Caras pintadas e descobriu que seus ídolos preferidos eram Xuxa, Ayrton Senna…só faltou incluir Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau… esse povo pensa?

  22. Me engana que eu gosto

    Eu sempre digo que é bacana ser comunista ou socialista no Brasil, nenhum destes senhores gostariam de morar em Cuba, na ex:União Soviética… Se moraram por lá foi porque foram expulsos do Brasil.

  23. Me engana que eu gosto

    No Brasil? Tivemos um Jorge Amado que foi envelhecendo e esquecendo sua estória de comunista. Como opção começou a ficar ao lado dos poderosos. Já pensou Jorge Amado contestar o governo da Bahia? A casa Jorge Amado e o Teatro Jorge Amado sumiriam do mapa de Salvador. Ele fazer pesadas críticas ao sistema Globo? Ele é bobo? Nunca mais ele veria sua Gabriela na tela pequena.
    Temos um Paulo Coelho que foi empurrado para dentro da Academia Brasileira de Letras pelo sistema Globo.
    Pra onde vai Caetano se o sistema Globo lhe boicotar? (quando eu cito a Globo estou englobando todo seu conglomerado). Ele tem mesmo é que andar no programa da Xuxa, do Faustão, da Hebe etc.

  24. Me engana que eu gosto

    O que pode acontecer com um cara deste? Membros do governo pressionarem as editoras a não publicarem seus livros. Só que lá os caras têm instituições fortes, um povo culto e vigilante e se você é culto você questiona e se você questiona alguém cede. O povo vai continuar comprando livros do cara mesmo na clandestinidade.

  25. Me engana que eu gosto

    Sempre leio sobre alguns intelectuais franceses (Sartre e + alguns).
    Nunca (que eu saiba) bajularam o poder e tem um deles (sei quem é mais não sei escrever em francês) que contestou veementemente o governo francês (Charles De Gaulle, o que disse que o Brasil não é um país sério, era o presidente) sobre a questão da Argélia, isto no início dos anos 60. O Sartre foi um cara que teve um grande engajamento político e sempre esteve envolvido em movimentos que lutavam contra governos ditatoriais. Foi contra intervenções de países contra outros países como da invasão da União Soviética à Hungria, combateu a Guerra do Vietnã e defendeu a independência de países africanos que eram colônias de países europeus. E ainda renunciou ao Premio Nobel.

  26. Me engana que eu gosto

    No ano 2000 o Gilberto Gil andou falando que FHC é um homem civilizado, educado e não troglodita e que o mesmo foi uma das melhores coisas que o Brasil já teve. Na revista Bundas tem uma página dedicada ao Bundão da Semana. Daí colocaram o Gil nesta página com um texto que termina assim: “Gilberto nos prova que é possível ser genial e mau-caráter ao mesmo tempo…”.
    Hoje Gil está gozando as benesses do poder, está até batendo tambor na ONU com seu secretário.
    Garanto que a cultura do Brasil era assim, está assim e vai continuar assim… bater tambor!!!!!!!!!!
    Alguém me pergunta: Mas se alguém é comunista ou socialista não pode viver bem? Pode.
    Eu tenho um amigo que diz: Sou socialista, mas gosto de viver bem, concordo. O que você não pode é passar uma visão ao público e nos bastidores pensar e agir diferente.

  27. Me engana que eu gosto

    Eu tenho uma lembrança (não afirmo) de que nos anos 70 o Milton N. e o Chico prometeram não se apresentarem na Globo…
    sem comentários…
    Hoje são verdadeiros burgueses aplaudindo a nobreza e submisso ao poder das grandes corporações da mídia.
    Isto acontece em países de povo culto imagine no 3º mundo.
    Gil na época do Ribamar presidente era recebido pelo mesmo (Ribamar dono do Maranhão navegou pelo mar da ditadura).

  28. Me engana que eu gosto

    Jovens são assim… depois estudam bastante, até no exterior, se intelectualizam, aprendem a pensar…daí passam a fazer parte da classe dirigente do país, gozar das benesses do capitalismo, do poder e dos cofres públicos (coisa pra poucos), o resto vocês já sabem…
    Como eu não sou ignorante por completo, desde os anos 70 eu nunca acreditei em Caetano, Gil, Milton Nascimento e outros como contestadores.
    O cara ia pro palco com um violão, um banquinho e vestido com uma calça Lee (calça tipo jeans) desbotada, ou melhor, surrada, cantar umas coisinhas e os pseudo-intelectuais (universitários da classe média trabalhadora) aplaudindo.
    Hoje, Caetano grava Peninha e outras porcarias populares. Sabem por quê? Hoje ele está sendo bem assessorado por sua esposa e ela sabe que se ele só cantar o seu b a ba não vai poder mostrar à revista Caras uma casa ou apartamento nos EUA.

  29. Me engana que eu gosto

    DERAM UM GOLPE DE MESTRE:
    Resposta que dei a uma Blogueira que revoltada aos últimos acontecimentos no nosso país indagou querendo saber por onde andaria a voz dos nossos intelectuais. No seu lamento entre outros cita o Caetano.
    – Priscila, eu nunca acreditei que o Caetano e o Gil foram exilados, em minha opinião eles foram convidados a passarem uma temporada fora do país, inclusive os verdadeiros exilados só voltaram a partir de 1979 com a anistia.
    Caetano e Gil vieram em 1972, chegaram com toda a pompa e Caetano ainda com ares de rebelde sem causa dando chiliques (ele adora) em seus shows.
    Se não me falha a memória me parece que Zélia Cardoso (ex: ministra de Collor) e Roseana Sarney ou foram militantes ou simpatizantes da esquerda.

  30. Paulo Lira Cruz] [São Paulo

    Um grande abraço de admiração e respeito.

  31. Vanda] [SP

    Não podia ter definido melhor quem é GILBERTO GIL.

  32. João Paulo

    O Gil como Ministro da Cultura é um bom… Cantor. Seu cachê se multiplicou e isso é o que lheinteressa. Quanto à cultura brasileira, coitada, se não é baiana, tá fufu… O Gerald, o Paulo Autran, os artistas brasileiros estão certos e corretos em denunciar a inércia do Gil em relação aos problemas da cultura brasileira. Ele não está nem aí… O que vale é cuidar da Flora, do Juca, de seus amigos. Para os outros: a famigerada Lei da Cultura, que é um grande, o maior entrave à produção cultura no país. Ela só serve para vender produto de empresas e encher os bolsos dos lobistas e dos intermediários, conforme denunciou o Bicudo no JB de domingo. Abaixo a ditadura do Ministério da Cultura e sua Lei de (des)Incentivo à Cultura !!!

  33. Luciano] [Rio de Janeiro

    Gerald Thomas, parabéns pela nota. Parabéns, disse tudo.

  34. Frederico

    Respeito+seu+trabalho%2C+a+sua+vida+art%EDstica%2C+mas+a+sua+opini%E3o+tem+a+capacidade+de+ser+sempre+dispens%E1vel.+%0D%0AAbra%E7os.

  35. Vinicius Factum] [Salvador-Bahia-Brasil

    Bom, eu tb tenho algo a dizer. Vejam o meu Blog….www.viniciusfactum.blogspot.com

  36. Jurandir

    Pô Gerald! Você é brasileiro? achava que era amricano… só fala de Nova York!

  37. Ana

    O mundo do poder obriga ao “daslumbre”. Se não tiver “daslumbre”, o cara fica de fora das rodas. Por isso, incontestavelmente, Gabeira e Suplicy são verdadeiros homens de negócios públicos. Não misturam a casa grande e a senzala, posto quê, eles todos são apenas empregados. Meus, seus, de todos. É aquela coisa da patroa não usar celular, e a empregada usar. Não destoa, mas não faz sentido. Love,

  38. Junior] [Recife

    Por quanto tempo Gerald Thomas manterá as aparências?

  39. Burraldino

    Gerald, onde está a acentuação do belo idioma português? Ou é o meu computador que está com defeito? Escreva direito!

  40. André Nandi] [Tubarão / Sta Catarina

    Porra Gerald, de novo usando o termo:draconiano? vire o disco. outra coisa, até entendo que seu teclado não tenha os acentos da língua portuguesa, agora usar o “n” na frente de “p”, aí dói!

  41. rogerio] [sao paulo

    o Pior do GIl é o acessor dele sacando 300 mil reais do mensalão e ele ter usado o avião da fab para fazer o circuito rio / salvador no carnaval.
    GIL, vc e uma vergonha
    vamosparafrasear caetano…
    MAs são esses os ministros que querem mudar o pais?
    GErald thomas, visite meu site se vc ler isso, tenho muito conteudo e gostaria de me comunicar com vc.
    me mande um email.

  42. B.S. Holveri] [São Paulo

    Gil segue a cultura (ou descultura?) do presidente. Acho que quando eles se encontram o comentário é: Isso aí, Companheiro, nivela por baixo…

  43. Edivaldo] [Taguatinga/DF.

    Com os flogs, blogs e tlogs e sei lá quantos outros tipos de logs de hoje em dia é fácil qualquer um dar opinião, né? Olhe que quem está com as calças arriadas no meio do público não é o Gil. Querem patrocínio e verba fácil para o teatro milionário que eles fazem e nos cobram R$100,00 pela entrada. Isto com todo o apoio que têm. Gosto muito do Nanini e do Autran (como não gostar?), mas existem outras pessoas que fazem teatro e que, por não serem conhecidas, não recebem patrocínios. Precisam de projetos do governo para tal. Venham à periferia, às favelas. Nestes lugares não tem um teatro melhor que o citado, porque também concordo que não existem direfentes tipos de teatro, mas tem teatro e que para se desenvolver precisa de apoio. E não cobra R$100,00 por uma entrada. Os pontos de Cultura estão funcionando e as pessoas assistem a bons espetáculos de graça. Cria cultura teatral.

  44. Mariana+Guedes] [Teresina-PI

    “Gil nao entende nada que nao seja um reboladinha nos palcos”. Daí pra baixo (e pra cima)seu texto não merece nem ser lido.

  45. Josh] [São Paulo

    O GIL é um dos melhores ministros da cultura que esse país já teve. O PROBLEMA É ESSE MESMO: em um país com demandas extraordinárias chegou a hora de acabar com a boqueinha e o balcão que existia no governo FHC, e que privilegiava justamente esses que reclamam, claro, porque aí se tem visibilidade. A operação que o Gil tá levando no ministério é clara: priorizar o apoio e o fomento aos que nunca tiveram, nunquinha, a mediação do poder público a seu favor. Os barões do teatro sempre conseguiram seu dinheirinho por conta das influências e poder de inserção na mídia. Agora o quadro é outro. Parou de pingar a grana, as prioridades mudaram.
    E quem é Gerald Thomas pra falar de Gil? Há quanto tempo não faz algo que preste no teatro? Há quanto tempo vive de pequenos escândalos, na carona de outros? Essa peça com o Nanini é uma porcaria artística, fascista e panfletária. Não mereceria nem dez centavos de dinheiro público (o que, no funfo, é oque quer o dublê de encenador).
    E

  46. Luiz Claudio Santos] [Cachoeiro de Itapemirim - ES

    QUE TAL UMA ENQUETE NA INTERNET, NAS RUAS, RÁDIOS, TV (EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO) COM AS PERGUNTAS:
    – QUEM É GERALD THOMAS?
    – QUEM É GILBERTO GIL?
    GARANTO QUE, QUANTO AO PRIMEIRO, MUITOS IRÃO CONFUNDIR COM ALGUM PRESIDENTE DOS EUA, JÁ O SEGUNDO…

  47. Me engana que eu gosto

    Ele se acha o máximo quando bate tambor com o Kofi Annan. O mesmo acha que o mundo todo lhe aplaude. Devia saber (se sabe se faz de desentendido) que as cortes dos grandes reinos gostam de ter servos a divertir-lhes com shows folclóricos.

  48. Me engana que eu gosto

    De que vale seus feitos?!
    O ministro da cultura, Gilberto Gil, exultou: “É uma das grandes novas de final de ano”. Estas foram suas palavras quando soube que a Unesco reconheceu o samba-de-roda como Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
    Não me lembro bem, mas meses passados o tambor teve um tipo de reconhecimento, não lembro se a nível nacional ou internacional.
    Então ministro Gil continue ensinando as crianças a fazerem e bater tambor, fazer artesanato, sandália de couro, chinelo de material reciclado etc.
    Continue usufruindo as benesses dadas pelo governo e também continue viajando e batendo tambor para nossos patrões do 1º mundo.
    Eles tão te adorando, pois sabem que se depender do senhor nós brasileiros sempre seremos um povo atrasado culturalmente, pois bater tambor só serve para avisar ao Tarzan que o perigo está chegando à floresta.

  49. Me engana que eu gosto

    Quando o Gil cantou (ou berrou?) a versão do Bob Marley, Woman no Cry, o jornal Francês considerou uma demagogia.
    Pois é, O jornal Le Monde achou demagogia o Gil cantar a música do Bob Marley. O mesmo cantou em Paris numa praça pública.
    Estes cantorzinhos deviam imaginar que eles estavam cantando num país onde seu povo tem bom gosto para a música, não é qualquer Zé de qualquer país que chega por lá tentando lhes enganar.
    Em 1979, na Alemanha, o mesmo Gilberto Gil recebeu uma estrepitosa vaia do público, descontente com seu repertório em inglês. Enganam aqui.

  50. Betoms] [São Paulo,SP

    Funcionário público não pode ter dois empregos. Mas o ministro da Cultura pode. Isso é que importa. Grande parte de sua divagação, Gerald, é vã. Julgar a arte dele é falta de argumento. Pergunte qual o resultado da pasta dele, aí sim estará colocando na mesa uma crítica válida. Dizer “So eu sei quanto talento reside ali” é uma piada…quem mora muito tempo nos EUA fica parecendo americano! Daqueles que vem no Brasil e perguntam “como pode essas pessoas viverem em favelas?”
    Parabéns ao Vladmir(MG)…matou a pau…
    PS.:Não sou fã de Gil…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s